Namastê, Muito bom seus vídeos, fiquei 17 anos comendo carne, quando parei me chamaram de louco, diziam que eu iria ficar doente, mas doente eu estava ficando comendo a carne e sentindo os nossos queridos animais sofrendo. Quando parei senti uma grande diferença, um amor muito grande por todos os seres, me senti mais feliz, desde aquele dia eu nunca mais tive desejo de que uma pessoas ou qualquer ser morresse, pois eu reconheço o valor da existência. Deus diz que criou o homem perfeito em tudo, apenas ele não reconhece isso, então se Deus criou o homem a imagem dele, quer dizer que nossa exencia é o amor, e se o homem causa dor e sofrimento, quer dizer que ele ainda não sabe quem é, mas um dia ele saberá, e estamos reencarnando pra isso, pra entendermos quem somos e de onde viemos. Paz e bem pra todos.
Estou conhecendo e iniciando as práticas budistas. Fui transformada à cada dia. Filha de pai açougueiro e abandonei este tipo de alimentação. Com a mente liberta de conceitos equivocados, fui inserindo as práticas Budistas no meu cotidiano. Adeus ansiedade, angústia e inquietações com o amanhã. Basta o aqui e o agora.
Muito obrigada por esse vídeo! Tenho me relacionado há alguns anos com o budismo, e há um ano parei de comer carne e diminui bruscamente os laticínios. O vídeo foi muito esclarecedor. Eu precisava mesmo de referencias e respostas. Sou muito grata!
Sou cristã, mas me identifico tanto com o budismo, todos os ensinamentos sou veg faz alguns anos e não sabia que os monjes também defendiam essa causa.. oque me fez me identificar ainda mais (fiquei curiosa pois estou assistindo a série avatar lenda de Aang e ele comenta várias vezes que não come, aí resolvi pesquisar se era algo de monje) a calma, a verdade dos monjes me deixa chocada e admirada!
Sou vegana muito antes de buscar o Budismo. O ser humano precisa entender que os animais estão aqui conosco e , não estão aqui para nos servir. Como falar em compaixão sem excluir o sofrimento alheio? 🙏🐤🐔🐮🦂🐙🐷🐟🐑🐄🐆🌿🌻
Já pensei várias vezes assim. Desculpe por existir... Até senti uma sensação boa agora ao ouvir sua palavra. O Sr. Monge Genshô come derivados de leite, ovos? Usa couro? Sem julgamentos, apenas curiosidade.
Existem as torturas realizadas com as vacas e galinhas na industria do leite e ovo, sao torturadas a vida toda e quando não têm mais serventia sao mortas para gerar carne. É importantíssimo cessar o consumo de laticínios e ovos também para ajudar a combater o grandioso sofrimento animal.
Por isso eu não consumo produtos de origem animal. E se os budistas fizessem o que 'pregam' também não comeriam. Acho uma bela hipocrisia eles falam tanto sobre evitar o sofrimento de todos os seres mas não o fazem.
Oi. Se importaria de gravar um vídeo respondendo 13 perguntas sobre direito dos animais e se deveríamos ser éticos? Se puder por favor me avise. São essas: 1- Se podemos matar a fome sem comer os animais, e ainda sermos saudáveis, então por que comer os animais? 2- Qual critério os veganos adotam para determinar quem deva ter direito (a vida e a liberdade)? E por que os veganos consideram esse critério relevante? 3- Qual critério os não-veganos adotam para determinar quem deva ter direito (a vida e a liberdade)? E por que os não-veganos consideram esse critério relevante? 4- É ético tratar alguém de outra espécie como uma propriedade? Vc se classifica como dono ou como tutor de um animal que cria? 5- Vc concorda que os animais são seres pertencentes a categoria de vulneráveis? Vc concorda que todo uso que se faça de um vulnerável, que não pode consentir, é abuso? 6- Por que as leis de bem estar animal vigentes consideram que os animais são bem tratados nos rodeios, abatedouros e laboratórios? Os animais estão tendo os seus interesses respeitados? 7- Respeitar os animais deve ser algo moralmente opcional ou moralmente obrigatório? Vc imporia o respeito aos animais ou permitiria o abuso de animais? 8- Uma pessoa que faz sexo com um animal sem o consentimento do animal deveria ser presa? 9- Uma pessoa que come a carne do corpo de alguém de outra especie, sem o consentimento desse alguém, deveria ser presa? 10- Numa sociedade civilizada, as pessoas deveriam ter direito de exercer sua religião sacrificando gatos, galinhas, etc.. para os seus deuses? Ou deveriam ser proibidas? Se deve proibir a pratica de uma fé quando essa fé visa matar alguém que não quer morrer? 11- Culturas tradicionais como touradas, rinhas, circos com animais, farra do boi, vaquejadas, rodeios, charretes, foie gras (figado de ganso), andam sendo proibidas por lei em vários lugares. Impor o fim de tais praticas é um avanço ou regresso? Criar leis para proteger os interesses dos animais melhora ou piora as culturas? 12- Vc já chegou a preparar/comer versões veganas de feijoada, sushi, moqueca, estrogonofe, vatapá, hamburguer, nugget, salsicha, linguiça, coxinha, lasanha, yakisoba, sopa, risoto, pizza, queijo, bolo, torta, brigadeiro? Se já comeu, as versões veganas são mais gostosas ou menos saborosas que as versões feitas de corpos mortos de animais/secreções de animais? 13- Qual é o melhor argumento contra o veganismo/direito dos animais?
1 - questões de viabilidade econômica, ainda q possamos viver sem comer animais, é inviável - por questões de custo e espaço - manter grandes sociedades a base de cereais.
@@Gabriel_osupremo Vc já apurou os dados sobre a quantidade de cereal que é usado para alimentar os animais da pecuária? Tenho dados sobre a viabilidade econômica ser vantajoso ao eliminar a pecuária. Quer dá uma olhada? Vc tem dados que sustenta seu argumento?
A questão parece sempre tomar o mesmo rumo, em que os excessos sempre acabam por ser o fator mais danoso e gerador de conflitos na sociedade. O hábito de ingerir carne e derivados está inserido no âmbito sociocultural há milênios e, dado o consumismo exacerbado, que é crescente em todas as áreas, a produção em massa deste "produto", que implica, de fato, em causar grande sofrimento a animais, só alcança tamanha gravidade devido à demanda, gerando esse ciclo de sofrimento, aliado a maus tratos e condições cruéis em que também existem, sem dúvidas, muitos desperdícios. Então, acredito que seja o excesso no consumo o grande problema e que atualmente coloca em cheque e faz aflorar as práticas vegetarianas e veganas, partindo de um mínimo de consciência por parte de seus praticantes/defensores perante o sujeito. Em todo caso, este debate ainda tem muito por ser discorrido. Interessante conhecer um pouco sobre a visão histórica dos budistas sobre o assunto.
Eu sinceramente não vejo sentindo nenhum em ser budista e não ser vegano. Seria muita hipocrisia falar sobre uma forma de escapar do sofrimento e não falar do sofrimento q causamos nos animais.
O vídeo explica, o foco do budismo é o sofrimento, não a vida em si. Seres vivos vivem da própria vida, podem diminuir o sofrimento que causam se tiverem olhos para isto.
Pesquise sobre senciência. Não comer carne tem a ver com não provocar sofrimento em seres sencientes. Uma "fruta" não é senciente, até porque uma maçã, por exemplo, é o só o órgão sexual da macieira que foi fecundado e produziu sementes. Você pode comer todas as maçãs de uma árvore que ela não irá morrer. Basta guardar as sementes e plantá-las distantes dali. Você estará se alimentando e perpetuando a vida daquele ser. Mas quando você mata um animal, tudo acaba naquela momento. A carne precisa ser consumida logo, senão apodrece. Pode ainda usar pele, ossos e dentes. Mas o animal está morto e dele não sairá outra vida.
As indagações levantadas são muito complexas e pertinentes. No entanto, por mais que alguém tente argumentar suas respostas, a verdade é que as mesmas estarão invariavelmente vinculadas a um determinado ponto de vista cristalizado. Comer carne ou não? Os animais possuem direitos éticos? Quem está com a razão nesse embate filosófico ideologico e religioso? Penso que ambos, pois tudo é uma questão de perspectiva e de respeito as crenças alheias.
Esse mesmo argumento poderia ser utilizado para defender um serial killer ... Não se trata de razão, quando envolve assissinato de outro ser que foge do sofrimento e procura a felicidade... Não existe nenhuma justificativa lógica para fazê-lo...
Sim, os vegetais possuem um sistema nervoso, mesmo que não seja complexo e portanto não há como afirmar que esses seres vivos não sofram ao serem mutilados ou mortos por veganos ou vegetarianos e todos os demais mortais. Se a regra é não se alimentar de seres vivos então os vegetais devem ser excluídos também além dos animais (bactérias, protozoários, etc) que são atacados e mortos pelo nosso sistema imunológico o tempo todo ou se encontram em simbiose na nossa flora intestinal e são fundamentais para a nossa saúde e até mesmo para o bom funcionamento do nosso sistema nervoso central, afinal temos meio bilhão de neurônios nos nossos intestinos. O perigo é usarmos os neurônios intestinais como se fossem os corticais e chegarmos a conclusões pouco racionais e em razão disso acabarmos levando uma vida, no limite, vegetativa... Respeito todas as opções alimentares ainda que a rigor seja impossível alguém ser absolutamente vegetariano ou vegano.
@@acrata1312 Como hoje é quarta-feira vou lhe informar que o vegetarianismo certamente está deixando você verde de raiva e portanto você não deveria simular essa gargalhada alegre quando na verdade sua emoção é de ira e revolta por discordar de uma observação feita por alguém que pensa diferente de você. Será que a vida vegetativa também pode produzir esquizofrenia nos verdes engajados ?
@@joseeduardorezekajub4312 não, meu sentimento é de ver como uma pessoa consegue não ter vergonha de falar tanta asneira para todo mundo ver, você tinha que ser interditado rapaz....... No mundo de hoje você propagar merda, imbecilidade, tinha que dar cadeia, mas como estamos na era da fake news, você é só mais um propagando.
Buda não era gordo, pelo contrário, era bastante magro porque vivia de alimentos mendigados. O buda gordo da imagem que você conhece é só uma imagem, uma alegoria chinesa, que representa "satisfação", aparentemente, e sem qualquer ligação direta com o buda histórico.
Eu não entendi exatamente o que você quis dizer com esse comentário, mas quanto ao "Buda gordo" tem um texto muito esclarecedor aqui no seguinte link: budismoportoalegre.wordpress.com/2010/08/09/budinha-o-buda-gordo-nao-e-o-buddha-shakyamuni-siddhartha-gautama/
Parabéns a filosofia Budista, exercer a compaixão na prática com todos os seres, e isso inclui todos os animais.
Namastê, Muito bom seus vídeos, fiquei 17 anos comendo carne, quando parei me chamaram de louco, diziam que eu iria ficar doente, mas doente eu estava ficando comendo a carne e sentindo os nossos queridos animais sofrendo. Quando parei senti uma grande diferença, um amor muito grande por todos os seres, me senti mais feliz, desde aquele dia eu nunca mais tive desejo de que uma pessoas ou qualquer ser morresse, pois eu reconheço o valor da existência. Deus diz que criou o homem perfeito em tudo, apenas ele não reconhece isso, então se Deus criou o homem a imagem dele, quer dizer que nossa exencia é o amor, e se o homem causa dor e sofrimento, quer dizer que ele ainda não sabe quem é, mas um dia ele saberá, e estamos reencarnando pra isso, pra entendermos quem somos e de onde viemos. Paz e bem pra todos.
@BILLY O CÃO CANAL 1 se for por essa linha de pensamento, não comer oque vc ama... Então não coma os vegetais também, ou vc não os ama?
@@despertos9838
Sabe o que é senciência? Este é um dos principais critérios que usamos para definir o que seria uma alimentação "minimamente ética".
Estou conhecendo e iniciando as práticas budistas. Fui transformada à cada dia. Filha de pai açougueiro e abandonei este tipo de alimentação.
Com a mente liberta de conceitos equivocados, fui inserindo as práticas Budistas no meu cotidiano. Adeus ansiedade, angústia e inquietações com o amanhã. Basta o aqui e o agora.
Sou vegano e estou descobrindo o budismo agora, estou amando :) 💚
Budismo é maravilhoso mesmo.
ruclips.net/video/mgd0NGJckZI/видео.html
Gosto muito desse monge ensinando
Agradeço enormemente os ensinamentos
Muito obrigada por esse vídeo! Tenho me relacionado há alguns anos com o budismo, e há um ano parei de comer carne e diminui bruscamente os laticínios. O vídeo foi muito esclarecedor. Eu precisava mesmo de referencias e respostas. Sou muito grata!
Que todos os seres possam ser livres e felizes. Que todos os seres tenham o direito de viver dias vidas em paz.
Muito obrigado pelos ensinamentos!
Sou cristã, mas me identifico tanto com o budismo, todos os ensinamentos sou veg faz alguns anos e não sabia que os monjes também defendiam essa causa.. oque me fez me identificar ainda mais (fiquei curiosa pois estou assistindo a série avatar lenda de Aang e ele comenta várias vezes que não come, aí resolvi pesquisar se era algo de monje) a calma, a verdade dos monjes me deixa chocada e admirada!
Sou vegana muito antes de buscar o Budismo. O ser humano precisa entender que os animais estão aqui conosco e , não estão aqui para nos servir. Como falar em compaixão sem excluir o sofrimento alheio? 🙏🐤🐔🐮🦂🐙🐷🐟🐑🐄🐆🌿🌻
Gostei muito! Totalmente coerente e sensato!
Incrível
Excelente palestra. Maravilhosa.
Já pensei várias vezes assim. Desculpe por existir... Até senti uma sensação boa agora ao ouvir sua palavra. O Sr. Monge Genshô come derivados de leite, ovos? Usa couro? Sem julgamentos, apenas curiosidade.
Essa do dedo na tigela é profundo.
Absolutamente sóbrio e esclarecedor
Lindo ensinamento Mestre
Muita sabedoria
Olha a monja ao lado direito do mestre em zazen observando os ensinamentos.
Só percebi agora kkkk
Existem as torturas realizadas com as vacas e galinhas na industria do leite e ovo, sao torturadas a vida toda e quando não têm mais serventia sao mortas para gerar carne. É importantíssimo cessar o consumo de laticínios e ovos também para ajudar a combater o grandioso sofrimento animal.
Por isso eu não consumo produtos de origem animal.
E se os budistas fizessem o que 'pregam' também não comeriam.
Acho uma bela hipocrisia eles falam tanto sobre evitar o sofrimento de todos os seres mas não o fazem.
ruclips.net/video/mgd0NGJckZI/видео.html
@@stardust5531 ruclips.net/video/mgd0NGJckZI/видео.html
GRATIDAO!!!!! PAX!!!!
Gratidão. /\
Oi. Se importaria de gravar um vídeo respondendo 13 perguntas sobre direito dos animais e se deveríamos ser éticos? Se puder por favor me avise.
São essas:
1- Se podemos matar a fome sem comer os animais, e ainda sermos saudáveis, então por que comer os animais?
2- Qual critério os veganos adotam para determinar quem deva ter direito (a vida e a liberdade)? E por que os veganos consideram esse critério relevante?
3- Qual critério os não-veganos adotam para determinar quem deva ter direito (a vida e a liberdade)? E por que os não-veganos consideram esse critério relevante?
4- É ético tratar alguém de outra espécie como uma propriedade? Vc se classifica como dono ou como tutor de um animal que cria?
5- Vc concorda que os animais são seres pertencentes a categoria de vulneráveis? Vc concorda que todo uso que se faça de um vulnerável, que não pode consentir, é abuso?
6- Por que as leis de bem estar animal vigentes consideram que os animais são bem tratados nos rodeios, abatedouros e laboratórios? Os animais estão tendo os seus interesses respeitados?
7- Respeitar os animais deve ser algo moralmente opcional ou moralmente obrigatório? Vc imporia o respeito aos animais ou permitiria o abuso de animais?
8- Uma pessoa que faz sexo com um animal sem o consentimento do animal deveria ser presa?
9- Uma pessoa que come a carne do corpo de alguém de outra especie, sem o consentimento desse alguém, deveria ser presa?
10- Numa sociedade civilizada, as pessoas deveriam ter direito de exercer sua religião sacrificando gatos, galinhas, etc.. para os seus deuses? Ou deveriam ser proibidas? Se deve proibir a pratica de uma fé quando essa fé visa matar alguém que não quer morrer?
11- Culturas tradicionais como touradas, rinhas, circos com animais, farra do boi, vaquejadas, rodeios, charretes, foie gras (figado de ganso), andam sendo proibidas por lei em vários lugares. Impor o fim de tais praticas é um avanço ou regresso? Criar leis para proteger os interesses dos animais melhora ou piora as culturas?
12- Vc já chegou a preparar/comer versões veganas de feijoada, sushi, moqueca, estrogonofe, vatapá, hamburguer, nugget, salsicha, linguiça, coxinha, lasanha, yakisoba, sopa, risoto, pizza, queijo, bolo, torta, brigadeiro? Se já comeu, as versões veganas são mais gostosas ou menos saborosas que as versões feitas de corpos mortos de animais/secreções de animais?
13- Qual é o melhor argumento contra o veganismo/direito dos animais?
1 - questões de viabilidade econômica, ainda q possamos viver sem comer animais, é inviável - por questões de custo e espaço - manter grandes sociedades a base de cereais.
@@Gabriel_osupremo
Vc já apurou os dados sobre a quantidade de cereal que é usado para alimentar os animais da pecuária?
Tenho dados sobre a viabilidade econômica ser vantajoso ao eliminar a pecuária. Quer dá uma olhada?
Vc tem dados que sustenta seu argumento?
Gassho 🙏
A questão parece sempre tomar o mesmo rumo, em que os excessos sempre acabam por ser o fator mais danoso e gerador de conflitos na sociedade. O hábito de ingerir carne e derivados está inserido no âmbito sociocultural há milênios e, dado o consumismo exacerbado, que é crescente em todas as áreas, a produção em massa deste "produto", que implica, de fato, em causar grande sofrimento a animais, só alcança tamanha gravidade devido à demanda, gerando esse ciclo de sofrimento, aliado a maus tratos e condições cruéis em que também existem, sem dúvidas, muitos desperdícios. Então, acredito que seja o excesso no consumo o grande problema e que atualmente coloca em cheque e faz aflorar as práticas vegetarianas e veganas, partindo de um mínimo de consciência por parte de seus praticantes/defensores perante o sujeito. Em todo caso, este debate ainda tem muito por ser discorrido. Interessante conhecer um pouco sobre a visão histórica dos budistas sobre o assunto.
Com todo respeito monge tem cara brabo né
ruclips.net/video/mgd0NGJckZI/видео.html. Esse vídeo explica bem isso
Eu sinceramente não vejo sentindo nenhum em ser budista e não ser vegano. Seria muita hipocrisia falar sobre uma forma de escapar do sofrimento e não falar do sofrimento q causamos nos animais.
E a plantas?
@@Yvisivel1 o vídeo responde.
@@mongegensho10 obrigado, sensei precisei ver mais algumas vezes para entender.
@@Yvisivel1 Plantas não possuem sistema nervoso, logo então não sentem dor, consequentemente não há sofrimento.
budismo nao tem dogmas ,vc n é obrigado a ser vegano ,ou seja a sentido ser budista e comer carne
Gostaria de saber pq que esse posicionamento é somente em relação a carne de animais, visto que as frutas e vegetais também possuem vida.
O vídeo explica, o foco do budismo é o sofrimento, não a vida em si. Seres vivos vivem da própria vida, podem diminuir o sofrimento que causam se tiverem olhos para isto.
Pesquise sobre senciência. Não comer carne tem a ver com não provocar sofrimento em seres sencientes. Uma "fruta" não é senciente, até porque uma maçã, por exemplo, é o só o órgão sexual da macieira que foi fecundado e produziu sementes. Você pode comer todas as maçãs de uma árvore que ela não irá morrer. Basta guardar as sementes e plantá-las distantes dali. Você estará se alimentando e perpetuando a vida daquele ser. Mas quando você mata um animal, tudo acaba naquela momento. A carne precisa ser consumida logo, senão apodrece. Pode ainda usar pele, ossos e dentes. Mas o animal está morto e dele não sairá outra vida.
Pergunta do helber so pode ser jocosa
As indagações levantadas são muito complexas e pertinentes. No entanto, por mais que alguém tente argumentar suas respostas, a verdade é que as mesmas estarão invariavelmente vinculadas a um determinado ponto de vista cristalizado. Comer carne ou não? Os animais possuem direitos éticos? Quem está com a razão nesse embate filosófico ideologico e religioso? Penso que ambos, pois tudo é uma questão de perspectiva e de respeito as crenças alheias.
E o respeito ao ponto de vista dos animais?
Esse mesmo argumento poderia ser utilizado para defender um serial killer ... Não se trata de razão, quando envolve assissinato de outro ser que foge do sofrimento e procura a felicidade... Não existe nenhuma justificativa lógica para fazê-lo...
Claro tem gente que crê que raptar torturar e esquartejar humanos é legal, mas quem sou eu pra falar das crenças das pessoas né, tem que respeitar.
Falácia. E se o Budismo Tibetano faz isdo, então esse budismo é falso.
Sim, os vegetais possuem um sistema nervoso, mesmo que não seja complexo e portanto não há como afirmar que esses seres vivos não sofram ao serem mutilados ou mortos por veganos ou vegetarianos e todos os demais mortais. Se a regra é não se alimentar de seres vivos então os vegetais devem ser excluídos também além dos animais (bactérias, protozoários, etc) que são atacados e mortos pelo nosso sistema imunológico o tempo todo ou se encontram em simbiose na nossa flora intestinal e são fundamentais para a nossa saúde e até mesmo para o bom funcionamento do nosso sistema nervoso central, afinal temos meio bilhão de neurônios nos nossos intestinos. O perigo é usarmos os neurônios intestinais como se fossem os corticais e chegarmos a conclusões pouco racionais e em razão disso acabarmos levando uma vida, no limite, vegetativa... Respeito todas as opções alimentares ainda que a rigor seja impossível alguém ser absolutamente vegetariano ou vegano.
Espantalho.
Ressentido.
@@joseeduardorezekajub4312 kkkkkkkkkkkkkkkk você fala merda assim todos os dias ou só aos sábados?
@@acrata1312 Como hoje é quarta-feira vou lhe informar que o vegetarianismo certamente está deixando você verde de raiva e portanto você não deveria simular essa gargalhada alegre quando na verdade sua emoção é de ira e revolta por discordar de uma observação feita por alguém que pensa diferente de você. Será que a vida vegetativa também pode produzir esquizofrenia nos verdes engajados ?
@@joseeduardorezekajub4312 não, meu sentimento é de ver como uma pessoa consegue não ter vergonha de falar tanta asneira para todo mundo ver, você tinha que ser interditado rapaz.......
No mundo de hoje você propagar merda, imbecilidade, tinha que dar cadeia, mas como estamos na era da fake news, você é só mais um propagando.
Engraçado.. Buda era um gordo.. Engorda como. Com razão? Blá blá blá
Buda não era gordo, pelo contrário, era bastante magro porque vivia de alimentos mendigados. O buda gordo da imagem que você conhece é só uma imagem, uma alegoria chinesa, que representa "satisfação", aparentemente, e sem qualquer ligação direta com o buda histórico.
Eu não entendi exatamente o que você quis dizer com esse comentário, mas quanto ao "Buda gordo" tem um texto muito esclarecedor aqui no seguinte link: budismoportoalegre.wordpress.com/2010/08/09/budinha-o-buda-gordo-nao-e-o-buddha-shakyamuni-siddhartha-gautama/
EcoArtMulher importados
Que besteira que você está falando?
A um ano passando vergonha com esse comentário...
@@galmusgun2659 apaga aí né Gal kkkkk