Restaurações que Deram Errado [O QUE NUNCA TE CONTARAM] | ATELIÊ de RESTAURO
HTML-код
- Опубликовано: 8 фев 2025
- Restaurações que Deram Errado aparecem com frequência alarmante nas manchetes dos noticiários. O caso do Ecce Homo, em que a senhora Cecília Gimenez repintou uma imagem do Cristo na cidade de Borja, iniciou uma série de manchetes com restauros errados de obras e pinturas. Estas restaurações mal feitas destroem as obras mas será que há uma verdade inconveniente nisso tudo. Será que é possível evitar que estes desastres se repitam? O que seria preciso fazer?
Neste vídeo mostro PORQUE os casos aparecem com frequência nas manchetes e dou minha OPINIÃO PESSOAL sobre este terrível fenômeno. Aviso que meu ponto de vista pode ser um tanto controverso, espero que ele enriqueça o debate. Afinal todo nós que amamos a preservação da cultura e das artes estamos preocupados com a situação.
SEJA UM AMIGO DO RESTAURO | ASSINE A LISTA DE EMAIL PARA SABER SOBRE OS CURSOS DE CONSERVAÇÃO, RESTAURO E ENCADERNAÇÃO: eepurl.com/hxbckX
CRISTINA SANCHES é Restauradora e Conservadora
✷ INSTAGRAM: / atelie_de_restauro
✷ CURRÍCULO LATTES: cutt.ly/KsXLACh
ATELIÊ DE RESTAURO é um programa de Arte de Fato, o canal das artes no RUclips.
Ficha técnica do vídeo:
Captura
Câmera Nikon D7000
iPhone 7 / APP Filmic PRO
Edição
✷ Cortes: Adobe Premiere CC 2019
✷ Motion e VFX: Adobe After Effects CC 2019
✷ Cor: Adobe Photoshop CC 2019
✷ Audio: Adobe Audition CC 2019
Músicas: RUclips Audio Library - www.youtube.co... One de Audionautix está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (creativecommon... audionautix.com/
e
Brandenburg Concerto No4-1 BWV1049 - Classical Whimsical de Kevin MacLeod está licenciada sob uma licença Creative Commons Attribution (creativecommon...)
Origem: incompetech.com...
Artista: incompetech.com/
Produção, direção, texto, edição e jornalista responsável: JOEL LOBO
Apresentação e expertise: CRISTINA SANCHES
#restauro #restauracao #eccehomo #eccemomo #ceciliagimenez #borja #restauracaodeobrasdearte #conservacaoerestauro #restauroeconservacao #preservacaodopatrimonio #preservacaodopatrimoniohistorico #museologia #museografia #restauroamador #restauracaodearte #conservaçãodopatrimônio #patrimoniocultural
Minha admiração a você, por abordar os vários lados da questão. Educar o olhar para o patrimônio é a saida sim. Parabéns!!!!
Obrigado pelo elogio e pelo apoio, Silvana.
Que vídeo incrível. Parabéns por compartilhar esse conhecimento. Não conhecia essas histórias.
Eu que agradeço seu apoio ao canal, Valzinha. Abração,
Gostei muito da abordagem, o caso da Cecília nem chegaria ser sério, mas o seu vídeo foi bastante justo.
Muito obrigado por seu comentário, Sérgio Salgueiro.
Acho o seu trabalho de restauro e conservação incrível.
Te vejo como uma guardiã dos livros.
Que honra! Muito obrigado pelo elogio e apoio, Amanda.
Parabéns pelo vídeo! Ótima abordagem! Você traçou um panorama bastante aprofundado sobre o tema! ❤️❤️❤️
Muito obrigado. Estávamos em dúvida se este formato de vídeo agradaria, mas o tema merece uma abordagem mais ampla.
Adorei esse vídeo, foi muito esclarecedor. Eu sabia desse restauro que deu errado, mas não sabia desse desfecho, foi incrível !!!
Muito obrigado por seu comentário. A Cris estava receosa se este formato de vídeo agradaria. Mas achamos que valia a pena correr o risco porque é um episódio que merece ser esclarecido e usado como exemplo para várias situações que podemos vivenciar pessoal e profissionalmente.
@@ateliederestauro, foi muito bom mesmo, eu também trabalho com restauração de livros e obras de arte. Estou estudando ainda, e esse episódio foi citado em uma das aulas. Eu fiz o curso de Encadernaçao e Restauro no Liceu de Artes e Ofícios, depois continuei com o Professor Fred Lane, mas quando ele faleceu eu parei, agora estou retornando, pois ja tenho um espaço onde posso trabalhar.
Gosto muito da Cris, do seu jeito de explicar, aí vou recordando tudo que aprendi e estou “pondo a mão na massa”, como dizia meu pai!!!
Obrigada pelo retorno
ótimo vídeo Cris! muito legal saber mais informações sobre esse caso e sobre a obra. adorei como vc explorou o assunto!
Obrigado pelo elogio e apoio, Juliana.