Amigo ! Muito obrigado por compartilhar conosco.... Estou no início e queria muito usar um sistema assim.... Vc é muito inspirador !! Que Deus te abençoe muito.... Teria como fazer um video por favor explicando como fazer a limpeza com esse compressor por gentileza?
Correto não é fato porém parabéns pela sua humildade de ensinar uma alternativa mas ccteza lembrando o mais rápido possível compre o nitrogênio e mesmo assim se fizer certinho da muito certo
Concordo quanto a hipocrisia de quem já está no mercado há algumas décadas, que conseguiu se aparelhar e hoje condena outros profissionais que estão iniciando e que não fazem seus procedimentos com as ferramentas e equipamentos necessários para um serviço limpo e garantido; esqueceram eles como começaram: só com as unhas. Fiz um curso online e estou vendo mais vídeos no RUclips para tirar mais dúvidas até poder praticar, treinar, especialmente brasagem. Já comprei quase tudo, deixando de fora da compra apenas o nitrogênio. Vou iniciar em uma geladeira minha que mandei consertar e ficou pior... Por isso resolvi aprender refrigeração. Estou aguardando minhas compras chegar. Com o investimento que fiz quero me aprofundar e depois oferecer o serviço. Onde moro atualmente, numa pequena vila na zona rural, tem dois técnicos que não têm o mínimo necessário para um atendimento; por isso minha geladeira está parada. Foi trocado o filtro secador dela; eu não estava presente no momento do serviço dele e não sei o o técnico fez limpeza e vácuo; creio que não fez. A geladeira funcionou criando gelo no retorno rente ao motocompressor. Pesquisando no RUclips vi que era excesso de fluído; fiz uma retirada do excesso via manifold: parou de criar gelo e funcionou por cerca de uma semana... Aí já não criava gelo e ela começou a estalar o protetor térmico. Agora ela quase não parte o motocompressor; vez por outra o motocompressor parte e noto que o filtro secador juntamente com o capilar ficam gelados e suando; tenho ligado ela para não a deixar muito tempo parada. Quando retirei o excesso de fluído pelo manifold ele ficou no zero; antes estava positivo (não lembro com quantos PSIs. Hoje o manifold marca bem abaixo de zero. Espero que seja apenas o filtro secador, que desconfio não é novo, e não o motocompressor. Só vou poder começar a treinar daqui uns 20 dias.
Show de bola ... Já foi dado o primeiro passo , daqui pra frente è sucesso total ... Com esse seu comentário , tô quase partindo pra fazer ao menos pra mim kkk . Só que o meu , é refrigeração automotiva mas praticamente o princípio é o mesmo ... pior foi que percebi, está faltando profissionais de verdade na área, e os poucos que tem, são moscas brancas de olhos azuis kkkk
@@drmaquinasbariri1105 , obrigado. Comecei hoje meu ingresso nesse negócio de refrigeração; estou tentando fazer minha geladeira funcionar. Estou feliz, porque o motocompressor está partindo: o problema era entupimento no capilar, que graças a Deus consegui desobstruir usando o aerosol BELNET, já que ainda não tenho nitrogênio; limpou bem, mas para expulsar os resquícios da tubulação de baixa usei a linha de alta, controlando a pressão com o manifold. Faltou expulsar os resquícios da linha de alta; fiquei sem energia. O BELNET realmente limpa; na linha de baixa ele demora bastante se injetar o aerosol pelo capilar; já injetando ao contrário ele sai com bastante pressão pelo capilar. Tive que fazer nos dois sentidos na linha de baixa, pois fazendo o aerosol sair pelo capilar ele vez por outra entupia. Depois usei a saída para limpar a linha de baixa. Ao selar a unidade vou fazer vácuo; tenho uma bomba de 2CFM... Graças a Deus o motocompressor partiu e tem pressão. Seu vídeo me ajudou bastante.
@@drmaquinasbariri1105, o entupimento no capilar é que impedia o motocompressor de partir, fazendo com que o protetor térmico atuasse. Cheguei a comprar um capacitor de partida, mas nem usei: resolvi cortar na saída do filtro pra deixar vazar o fluído e ligar o motocompressor: deu certo. Percebi que pelo capilar não saía nada.
@@drmaquinasbariri1105, saudações! Ontem fiz mais uma reoperação de gás em minha geladeira, uma Eletrolux DF36A, mas não deu certo em nenhuma das vezes. Achava que o motocompressor estivesse travado; comprei um capacitor de partida, mas antes de fazer uso do mesmo resolvi seguir uma dica: tirar o filtro secador, ligar o motor e tentar segurar a pressão dele: fiz isso e o motor partiu, indicando que não é travamento. Desconectei a linha de alta e de baixa para fazer a limpeza, onde usei o aerosol BELNET; coloquei primeiro na linha de baixo no sentido tubo de retorno-capilar onde saiu do outro lado trazendo bastante sujeira; vez por outra para de expelir, como se tivesse entupindo; diante disso fiz o processo mais uma vez, só que do capilar para o tubo de retorno, onde também saiu sujeira. Feito essa primeira etapa de limpeza coloquei uma válvula no local onde fica o filtro secador e outra no capilar para usar uma mangueia do manifold para dar uma pressão nessa linha: fiz isso também do tubo de retorno para o capilar, para assim garantir que o capilar estava desobstruído. Desconectei o tubo de alta e coloquei o BELNET nele que saiu do outro lado trazendo muita sujeira; então, sem soldar o tubo de alta liguei o motocompressor e encostava o tubo para que o produto fosse expelido pelo lado onde fica o filtro secador. Depois de fazer isso por várias vezes fiz o vácuo por exatos 60 minutos; ao fim desse tempo inseri o fluído R134a usando a balança; quando a balança chegou nos 49 gramas parou: dei um tempo de cerca de 10 minutos para o sistema equalizar e liguei a geladeira para poder completar a carga, pois o fabricante recomenda 83 gramas de gás... Pra minha surpresa o motocompressor não partiu: o protetor térmicou atuou. Fiquei grilado e resolvi cortar o rabicho do filtro secador para expelir um pouco do fluído; o motor partiu em seguida, mas a geladeira trabalhou com um comportamento estranho: o tubo de saída aqueceu bastante e o condesador também aqueceu; o filtro secador também ficou quente; e o que mais me preocupou foi o fato do motocomprressor ter aquecido bastante. No início, cerca de 30 minutos depois de ligada a evaporadora começou a criar uma camada fina de gelo, mas já perto de 1 hora de funcionamento o motor parou de trabalhar e aconteceu o degelo do pouco gelo que criou. Por causa do calor dei mais de 2 horas de pausa na geladeira: quando fui ligá-la novamente o motor não partiu. Agora pouco refiz todo o processo e nesse exato momento a bomba de vácuo está trabalhando; vou deixar por cerca de 120 a 180 minutos para inserir o fluído. Depois de ler todo esse imenso relatório, onde você acha que errei? Grato.
Eu tenho o nitrogenio , porem trabalho a domicilio e fica inviavel o transporte do nitrogenio para casa do criente , poriso utoliso este metodo e fica muito bom sem problema algum .
Olá! Obrigado pelo comentário! Para atender a domicílio, caso não queira utilizar ar, vc tbm pode injetar r22 para empurrar o 141b ou para pressurizar o sistema. Mas é claro que tem um custo, inclusive maior que a do nitrogênio. Abraço!
Pode ate usar assim sem o filtro de umidade pra achar vazamento. Depois antes da carga de gas e so passar uns 50ml de 141b usando o mesmo gas q vai usar no equipamento e nao vai ter problema de umidade nao.
Olá! Obrigado pelo comentário! Realmente o 141b com o fluido refrigerante ajuda a descontaminar. Outra possibilidade pra ajudar a retirar a umidade é aquecer a evaporadora e a base do motocompressor pra aquecer o óleo, com a bomba de vácuo em funcionamento (com bom senso na caloria, principalmente na evaporadora que é de alumínio)
Fala james hetfield que honra vc por aqui!!! Brincadeiras a parte meu amigo, pode sim usar r134a pra empurrar 141b, mas terá custo elevado, o serviço de solda tbm irá carbonizar por dentro e com r134a vc não terá pressão suficiente pra pressurizar o sistema pra identificar vazamentos. Mudando de assunto, já ouviu o último álbum do metallica? O que achou?
Não sei o nome do filtro meu amigo, comprei no ML. Mas já retirei, ele tem um limitador de pressão, não ficou legal. Para ajudar a retirar a umidade do sistema, no processo de vacuo você pode aquecer com o maçarico algumas partes do refrigerador (base do compressor onde fica o óleo, evaporadora, tubulação de sucção e descarga próximas do compressor) Mas com moderação pra não danificar nenhum componente
@@edufarias4155 como o compressor é ar direto, eu não uso mais o filtro, eu mando ar direto para a garrafa injetora, assim que marcar 80 psi nela eu desligo o compressor e abro a válvula do manifold pra fazer A limpeza por exemplo
Olá! Eu utilizava um compressor com pulmão de armazenamento, acredito que um com ar direto tbm da certo, porém vc precisa controlar a pressão de entrada de ar para no máximo 100 psi. Abraço!
Tufão nao servi nao. Pois ele so atingi no máximo 30psi. Melhor vc ter um compressor usado de bebedouro e ideal pra tudo e e pequeno e leve pra carregar.
@@adilsoncasati9 obrigado pelo comentário! Existe um kit que substitui a solda de válvula shiraider (são como engate rápido) tem no ML pra vender e tutoriais aqui no RUclips. Abraço!
Já fiz .. e faço vários trabalhos e pressurização com compressor.. e sempre obtive bons resultados.. Tmj parabéns.
Brasil é país extremamente rico, o que estraga o Brasil são os próprios brasileiros por não saber escolher seus representantes. Parabéns pelo vídeo.
Meu amigo tem um técnico da Ideal Refrigeração que a muitos anos só trabalha com um compressor de geladeira e os serviços dele são de qualidade!
Amigo ! Muito obrigado por compartilhar conosco.... Estou no início e queria muito usar um sistema assim.... Vc é muito inspirador !! Que Deus te abençoe muito.... Teria como fazer um video por favor explicando como fazer a limpeza com esse compressor por gentileza?
Correto não é fato porém parabéns pela sua humildade de ensinar uma alternativa mas ccteza lembrando o mais rápido possível compre o nitrogênio e mesmo assim se fizer certinho da muito certo
Parabéns pelo vídeo
Parabéns melhor vídeo desse tipo
Muito bom e didático o vídeo meu amigo. Obgdo parabéns 👏🏼👏🏼
Parabéns amigo ótimo vídeo vai ajudar muita gente 👏👏👏
Concordo quanto a hipocrisia de quem já está no mercado há algumas décadas, que conseguiu se aparelhar e hoje condena outros profissionais que estão iniciando e que não fazem seus procedimentos com as ferramentas e equipamentos necessários para um serviço limpo e garantido; esqueceram eles como começaram: só com as unhas. Fiz um curso online e estou vendo mais vídeos no RUclips para tirar mais dúvidas até poder praticar, treinar, especialmente brasagem. Já comprei quase tudo, deixando de fora da compra apenas o nitrogênio. Vou iniciar em uma geladeira minha que mandei consertar e ficou pior... Por isso resolvi aprender refrigeração. Estou aguardando minhas compras chegar. Com o investimento que fiz quero me aprofundar e depois oferecer o serviço. Onde moro atualmente, numa pequena vila na zona rural, tem dois técnicos que não têm o mínimo necessário para um atendimento; por isso minha geladeira está parada. Foi trocado o filtro secador dela; eu não estava presente no momento do serviço dele e não sei o o técnico fez limpeza e vácuo; creio que não fez. A geladeira funcionou criando gelo no retorno rente ao motocompressor. Pesquisando no RUclips vi que era excesso de fluído; fiz uma retirada do excesso via manifold: parou de criar gelo e funcionou por cerca de uma semana... Aí já não criava gelo e ela começou a estalar o protetor térmico. Agora ela quase não parte o motocompressor; vez por outra o motocompressor parte e noto que o filtro secador juntamente com o capilar ficam gelados e suando; tenho ligado ela para não a deixar muito tempo parada. Quando retirei o excesso de fluído pelo manifold ele ficou no zero; antes estava positivo (não lembro com quantos PSIs. Hoje o manifold marca bem abaixo de zero. Espero que seja apenas o filtro secador, que desconfio não é novo, e não o motocompressor. Só vou poder começar a treinar daqui uns 20 dias.
Show de bola ... Já foi dado o primeiro passo , daqui pra frente è sucesso total ... Com esse seu comentário , tô quase partindo pra fazer ao menos pra mim kkk . Só que o meu , é refrigeração automotiva mas praticamente o princípio é o mesmo ... pior foi que percebi, está faltando profissionais de verdade na área, e os poucos que tem, são moscas brancas de olhos azuis kkkk
Show de bola! Só pelo seu comentário tenho certeza que você será um ótimo profissional!
@@drmaquinasbariri1105 , obrigado. Comecei hoje meu ingresso nesse negócio de refrigeração; estou tentando fazer minha geladeira funcionar. Estou feliz, porque o motocompressor está partindo: o problema era entupimento no capilar, que graças a Deus consegui desobstruir usando o aerosol BELNET, já que ainda não tenho nitrogênio; limpou bem, mas para expulsar os resquícios da tubulação de baixa usei a linha de alta, controlando a pressão com o manifold. Faltou expulsar os resquícios da linha de alta; fiquei sem energia. O BELNET realmente limpa; na linha de baixa ele demora bastante se injetar o aerosol pelo capilar; já injetando ao contrário ele sai com bastante pressão pelo capilar. Tive que fazer nos dois sentidos na linha de baixa, pois fazendo o aerosol sair pelo capilar ele vez por outra entupia. Depois usei a saída para limpar a linha de baixa. Ao selar a unidade vou fazer vácuo; tenho uma bomba de 2CFM... Graças a Deus o motocompressor partiu e tem pressão. Seu vídeo me ajudou bastante.
@@drmaquinasbariri1105, o entupimento no capilar é que impedia o motocompressor de partir, fazendo com que o protetor térmico atuasse. Cheguei a comprar um capacitor de partida, mas nem usei: resolvi cortar na saída do filtro pra deixar vazar o fluído e ligar o motocompressor: deu certo. Percebi que pelo capilar não saía nada.
@@drmaquinasbariri1105, saudações! Ontem fiz mais uma reoperação de gás em minha geladeira, uma Eletrolux DF36A, mas não deu certo em nenhuma das vezes. Achava que o motocompressor estivesse travado; comprei um capacitor de partida, mas antes de fazer uso do mesmo resolvi seguir uma dica: tirar o filtro secador, ligar o motor e tentar segurar a pressão dele: fiz isso e o motor partiu, indicando que não é travamento. Desconectei a linha de alta e de baixa para fazer a limpeza, onde usei o aerosol BELNET; coloquei primeiro na linha de baixo no sentido tubo de retorno-capilar onde saiu do outro lado trazendo bastante sujeira; vez por outra para de expelir, como se tivesse entupindo; diante disso fiz o processo mais uma vez, só que do capilar para o tubo de retorno, onde também saiu sujeira. Feito essa primeira etapa de limpeza coloquei uma válvula no local onde fica o filtro secador e outra no capilar para usar uma mangueia do manifold para dar uma pressão nessa linha: fiz isso também do tubo de retorno para o capilar, para assim garantir que o capilar estava desobstruído. Desconectei o tubo de alta e coloquei o BELNET nele que saiu do outro lado trazendo muita sujeira; então, sem soldar o tubo de alta liguei o motocompressor e encostava o tubo para que o produto fosse expelido pelo lado onde fica o filtro secador. Depois de fazer isso por várias vezes fiz o vácuo por exatos 60 minutos; ao fim desse tempo inseri o fluído R134a usando a balança; quando a balança chegou nos 49 gramas parou: dei um tempo de cerca de 10 minutos para o sistema equalizar e liguei a geladeira para poder completar a carga, pois o fabricante recomenda 83 gramas de gás... Pra minha surpresa o motocompressor não partiu: o protetor térmicou atuou. Fiquei grilado e resolvi cortar o rabicho do filtro secador para expelir um pouco do fluído; o motor partiu em seguida, mas a geladeira trabalhou com um comportamento estranho: o tubo de saída aqueceu bastante e o condesador também aqueceu; o filtro secador também ficou quente; e o que mais me preocupou foi o fato do motocomprressor ter aquecido bastante. No início, cerca de 30 minutos depois de ligada a evaporadora começou a criar uma camada fina de gelo, mas já perto de 1 hora de funcionamento o motor parou de trabalhar e aconteceu o degelo do pouco gelo que criou. Por causa do calor dei mais de 2 horas de pausa na geladeira: quando fui ligá-la novamente o motor não partiu. Agora pouco refiz todo o processo e nesse exato momento a bomba de vácuo está trabalhando; vou deixar por cerca de 120 a 180 minutos para inserir o fluído. Depois de ler todo esse imenso relatório, onde você acha que errei? Grato.
gostei muito meu amigo parabéns
Muito bom, parabéns.
Concertesa amigo parabéns
Parabéns
Eu tenho o nitrogenio , porem trabalho a domicilio e fica inviavel o transporte do nitrogenio para casa do criente , poriso utoliso este metodo e fica muito bom sem problema algum .
Olá! Obrigado pelo comentário! Para atender a domicílio, caso não queira utilizar ar, vc tbm pode injetar r22 para empurrar o 141b ou para pressurizar o sistema. Mas é claro que tem um custo, inclusive maior que a do nitrogênio. Abraço!
Ótima dica. Parabéns
Pode ate usar assim sem o filtro de umidade pra achar vazamento. Depois antes da carga de gas e so passar uns 50ml de 141b usando o mesmo gas q vai usar no equipamento e nao vai ter problema de umidade nao.
Olá! Obrigado pelo comentário! Realmente o 141b com o fluido refrigerante ajuda a descontaminar. Outra possibilidade pra ajudar a retirar a umidade é aquecer a evaporadora e a base do motocompressor pra aquecer o óleo, com a bomba de vácuo em funcionamento (com bom senso na caloria, principalmente na evaporadora que é de alumínio)
@@drmaquinasbariri1105 pode sim fazer esse procedimento.
Amigo boa tarde posso usar gás 134 para empurrar 141b
Fala james hetfield que honra vc por aqui!!! Brincadeiras a parte meu amigo, pode sim usar r134a pra empurrar 141b, mas terá custo elevado, o serviço de solda tbm irá carbonizar por dentro e com r134a vc não terá pressão suficiente pra pressurizar o sistema pra identificar vazamentos. Mudando de assunto, já ouviu o último álbum do metallica? O que achou?
Muito boua a dica amigo
Q filtro é esse q colocou nele por favor
Não sei o nome do filtro meu amigo, comprei no ML. Mas já retirei, ele tem um limitador de pressão, não ficou legal. Para ajudar a retirar a umidade do sistema, no processo de vacuo você pode aquecer com o maçarico algumas partes do refrigerador (base do compressor onde fica o óleo, evaporadora, tubulação de sucção e descarga próximas do compressor) Mas com moderação pra não danificar nenhum componente
Amigo tu regulou esse filtro pra quantos psi ?
@@edufarias4155 como o compressor é ar direto, eu não uso mais o filtro, eu mando ar direto para a garrafa injetora, assim que marcar 80 psi nela eu desligo o compressor e abro a válvula do manifold pra fazer A limpeza por exemplo
Eu deixo uma das válvulas do manifold Berta, regulando a pressão de ar
pode usar um compressor tufao ar direto pra fazer limpesa no sistema
Olá! Eu utilizava um compressor com pulmão de armazenamento, acredito que um com ar direto tbm da certo, porém vc precisa controlar a pressão de entrada de ar para no máximo 100 psi. Abraço!
Tufão nao servi nao. Pois ele so atingi no máximo 30psi. Melhor vc ter um compressor usado de bebedouro e ideal pra tudo e e pequeno e leve pra carregar.
Quero fazer outra pergunta? em vez de solda não pode usar união com anilhas
@@adilsoncasati9 obrigado pelo comentário! Existe um kit que substitui a solda de válvula shiraider (são como engate rápido) tem no ML pra vender e tutoriais aqui no RUclips. Abraço!
@@adilsoncasati9 sempre que for possível e for cobre com cobre ou cobre com ferro e bom fazer solda normal com vareta de solda foscoper.
Tava crise hoje não
Obrigado professor gostei
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👍🏾👍🏾👍🏾👍🏾🤑🤑🤑🤑🤑😁👷🏾 TMJ