A nossa história com o bilinguismo - parte 1

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 21 окт 2024
  • Mais informações sobre nosso bilinguismo:
    drieverywhere.n...
    Nos acompanhe:
    Blog: drieverywhere.net
    Instagram: / drimiller

Комментарии • 34

  • @priscillaestrela113
    @priscillaestrela113 7 лет назад +21

    Oi, Dri! Sou fonoaudióloga e sua leitora ( e fã ) há um tempão. Parabéns pela sua perseverança em todos os dias estimular o bilinguismo na sua família. Pela minha experiência profissional ( já tive pacientes com pais coreanos, norte-americanos, vários países latino-americanos) é exatamente o que você falou: não tem nenhuma técnica especial ou super inovadora. É justamente a constância e a clareza de definição do falante ( você em Português e seu esposo em inglês, por exemplo) que vão contribuir para uma criança fluente no futuro. Esse atraso de linguagem oral que você mencionou realmente acontece, entretanto dificilmente traz prejuízos futuros pra comunicação oral.
    Já para a alfabetização, observo que algumas crianças ficam um pouco confusas ou tem alguma dificuldade de aprendizagem devido às regras gramaticais serem, por vezes, muito distintas. Não são todas as crianças, mas algumas precisam ser alfabetizadas primeiro em um idioma( normalmente o do país que ela vive ou utilizado como língua materna na escola) para em seguida ser alfabetizada no outro ou outros idiomas.
    Tem um aspecto de que pra mim é essencial: não impor ou propor nenhuma regra. Cada criança e cada família são únicos. Temos um direcionamento geral, claro, mas também as particularidades que só funcionam em cada lar.
    Parabéns novamente, te admiro demais e obrigada por compartilhar sua família conosco. Um beijo pra todos vcs.

  • @anacarolinasalles811
    @anacarolinasalles811 7 лет назад +7

    Adorei o vídeo! Com a minha família foi um pouco diferente, pq somos pais brasileiros, morando no Brasil. Tentamos fazer um "experimento", de só exibir filmes e desenhos animados em inglês para o nosso filho, a partir dos 2 anos. E foi muito claro para nós que ele adquiriu o inglês da mesma forma como o português: nos primeiros meses, ele só olhava. Logo começou a reagir (rir etc), em seguida começaram as palavras soltas, e, em 1 ano, começaram as frases bem complexas (para nosso espanto e surpresa completa). Como nós 2 falamos um bom inglês, começamos a conversar com ele e a estimular, e hoje alternamos. É engraçado, pq se ele se dirige a mim como "mommy", é pq quer que a conversa seja em inglês, e assim vamos fazendo. Nosso teste foi quando ele passou o dia com filhos de amigos ingleses e se comunicou muito bem em inglês o dia todo. Enfim, agora estou grávida de novo e pretendemos fazer a mesma coisa. Embora seja cansativo, foi um processo tão incrível que vale a pena o esforço. Abraço!

  • @erikavaladez361
    @erikavaladez361 7 лет назад +10

    Oi, sou mexicana , casada com brasileiro, morando em Londres, aquí eu falo espanhol com meus filhos e meu marido em portugues e na escolinha eles falao inglês. Meu filho tem 5anos e minha neném tem dos anos.

  • @marimva
    @marimva 7 лет назад +3

    Eu comentei no blog sobre a minha experiência e, pra mim, essa história de vinculo emocional é muito forte mesmo. Até a voz das pessoas mudam quando elas falam outro idioma, já reparou? E outra coisa: falar "i love you" ou "eu te amo" são coisas diferentes. Tem muita coisa que se traduz e tudo mais, mas SE SENTE diferente em diferentes línguas. Eu, pelo menos, não consigo mudar esse vínculo com meus pais, meu irmão, ninguém... No final, vale super a pena, apesar de dar trabalho! Fiquei feliz que você cortou o vídeo em dois, ao invés de resumir :)

  • @dalvaoliveira7517
    @dalvaoliveira7517 7 лет назад +4

    Olá, Dri!! Seu canal me "encontrou" há pouco!!
    Você é disciplinada, paciente, organizada, amorosa e muito inteligente....PARABÉNS!!!!!!

  • @danimartins032
    @danimartins032 7 лет назад +3

    Morei em Monteal um tempo e lá é comum crianças falarem 2/3 línguas. Minha enteada tinha um colega de classe que a mãe era da Holanda e o pai da Venezuela. O menininho aprendeu 3 línguas ao mesmo tempo. A mãe só falava em holandês com ele, o pai em espanhol e na escola a língua era o francês. Era uma graça ver ele fazendo a transição das línguas automaticamente.

  • @DebyEicher
    @DebyEicher 7 лет назад +5

    Excelente vídeo!! E tbm acho que o pediatra que desaconseha isso, pede pra procurar fono, está completamente desatualizado.. Existem vários estudos sobre as vantagens do bilinguismo na infancia.. Inclusive a pediatra da minha filha aconselhou que eu falasse so em portugues e o pai em alemão, para evitar inclusive que eu pudesse falar erradoncom ela, ja que alemão não é minha lingua materna. E sem falar no ganho futuro de fluencia em mais linguas.

  • @priscilatalitacarvalho6609
    @priscilatalitacarvalho6609 4 года назад

    Acho Top vc fazer isso com seus filhos... Parabéns

  • @suelenborssatti2404
    @suelenborssatti2404 7 лет назад +1

    Dri, achei o máximo "e o português dele está ótimo para uma criança de quatro anos e meio", ri sozinha aqui! 😁 parabéns pelo teu empenho, acho muito legal e válido vcs ensinarem as duas línguas em casa. Meus pais são descendentes de italianos e alemães, cada um deles sabe se comunicar perfeitamente na sua lingua de origem, mas não nos ensinaram nenhuma das linguas em casa. Acho isso uma pena, e acontece muito no Brasil. 😘

  • @silviaturismologa2
    @silviaturismologa2 7 лет назад +1

    Ótimo video!Gostei muito do método do seu marido de continuar falando em Português se sua filha falaa com ele.Vou tentar aplicar aqui em casa quando minha filha nascer o Minority Language at home e priorizar o Português, já que ela irá aprender Dutch na creche desde bebê.

  • @anahirodriguesserpa728
    @anahirodriguesserpa728 7 лет назад

    Dri que bom que você não cortou e sim dividiu o vídeo! Estou morando em Londres e meu marido é brasileiro, então somos um pouco só semelhantes! Tenho certeza que usarei suas dicas e seus exemplos para quando tivermos filhos! Obrigada por compartilhar conosco e ajudar a criarmos filhos bilíngues. Amando que você tem feito vários vídeos!

  • @MariMari-pf3ie
    @MariMari-pf3ie 7 лет назад +4

    Entendi, cada um fala na sua própria língua. Vou fazer isso, aliás estou fazendo com o bebê próximo de nascer, falo em português e meu marido mistura inglês e montenegrino. Vou testar dele falar só em montenegrino com o bebê.
    Nós moramos na Irlanda conversamos entre nós em inglês desde sempre, ele fala muito pouco em português, eu já falo e escrevo em montenegrino/sérvio.

  • @tecaxav
    @tecaxav 6 лет назад

    Muitas blogueiras que não falam português com seus filhos deveriam ver seu video

  • @fernandapinto5722
    @fernandapinto5722 7 лет назад +1

    Arrasou no vídeo, Dri! Muito obrigada por dedicar um tempo para compartilhar sua experiência! Beijo!

  • @carolinabernardes7776
    @carolinabernardes7776 7 лет назад +2

    Oi Dri, feliz que vc dividiu o video em 2. Adorei esse e ja quero assistir o proximo! Beijos e obrigada

  • @solangecarvalho5324
    @solangecarvalho5324 7 лет назад +3

    Nossa vc é muito inteligente e determinada,parabéns, fico feliz, adoro a diversidade dos conteúdos...

  • @meninazonasul
    @meninazonasul 7 лет назад +2

    Gostei do argumento em relação ao vínculo, mas acho que tudo é adaptação e habito.
    Quando conheci meu marido falávamos inglês um com o outro, pois estava estudando alemão ainda, mas agora falamos alemão em casa e eu com a minha filha, eu só falo português, ele aprendeu português também com o tempo.
    E inglês ficou mesmo só para férias e viajem

  • @Dudenha87
    @Dudenha87 7 лет назад +1

    Adorei Dri! Sou casada com espanhol e tb tenho em mente usar seu método quando tiver filhos. Acho importante manter o português vivo, além do fato de que quanto mais línguas meus filhos souberem, melhor pra eles! E ainda pretendo coloca-los em uma escola inglesa aqui na Espanha para serem trilingües.

    • @maquillateya
      @maquillateya 7 лет назад +2

      Eu brasileira, casada com espanhol, moramos na Espanha e temos 3 filhos. Eles entendem tudo que eu digo em português mas não falam nada em português no dia a dia. Soltam algumas palavras mas comigo sempre falam espanhol porque eu nunca insisti que me respondessem em pt. Também devo confessar que meu maior problema é que misturo muito as 2 línguas por se parecerem tanto e quando vejo já estou falando espanhol com eles sem perceber... meus filhos tem 6, 4 anos e meio e 1 ano. Será tarde demais pra reverter essa situação?
      Queria te fazer uma pergunta: quando a Bella tenha lição de casa pra fazer e for vc que tenha que dar uma mãozinha, como você vai lidar com isso? Quero dizer, ela vai ser alfabetizada em inglês, fará spelling, caligrafia, etc... tudo em inglês. Você já pensou nessa fase, ou só o Aaron vai dar uma mãozinha a ela na hora da lição?

    • @danimartins032
      @danimartins032 7 лет назад

      Olá olha te respondendo a questão da alfabetização pela minha experiência. Fui morar em Montreal onde a língua oficial é o francês. Eu e meu marido não falávamos francês. Como Montreal é bilingue dá para viver sem o francês com certa tranquilidade. Minha enteada na ´poca tinha 5 anos e aprendeu o francês na escola. Quando foi para a alfabetização foi alfabetizada em francês e por lá a alfabetização é uma parceria entre escola e casa. Todos os dias tínhamos um cronograma com diversas tarefas que deveriam ser feitas para complementar o aprendizado da escola. Eu e meu marido fazíamos com ela as tarefas falando o português e deu tudo certo. Ela foi perfeitamente alfabetizada e o francês dela é perfeito.

  • @nathaliagomes315
    @nathaliagomes315 7 лет назад

    Mega bacana Dri! Eu tinha comentado que fiquei impressionada como a Isabela é bilíngue! Muito bacana vc falar sobre isso!

  • @biancamonteiro1829
    @biancamonteiro1829 7 лет назад

    Eu tenho uma sobrinha trilíngue (espanhol, alemão e inglês) com a mesma idade da Isabella e percebo que ela teve um atraso bem maior em relação às outras crianças nas três línguas, só agora que ela está realmente diferenciando as três e se comunicando bem (e inclusive começou a pegar agora um pouco o português através do contato com a nossa parte da família, apesar do meu irmão mesmo falar espanhol com ela). E apesar de tudo isso acho uma coisa impressionante e que vai ser muito valiosa pra ela no futuro toda essa riqueza linguística que ela tem. Por outro lado, meu namorado é ele próprio bilíngue, mas ele não tem o mesmo tipo de relação com as duas línguas que ele fala (o inglês e o alemão), porque mesmo a mãe dele sendo alemã o inglês era a língua da casa e, pra ele, caso ele não esteja morando na Alemanha quando tiver filhos, passar o alemão é incômodo e desnecessário porque o inglês é a língua afetiva dele.
    No final das contas, acho esse um assunto muito diverso e complexo e é mesmo a experiência de cada família e cada criança que vai mostrar o que dá certo ou o que vale a pena ou não, mas ver sua história dá ainda mais força pra minha convicção de também insistir no português caso eu tenha filhos na Europa

  • @LineCatalaoLomeu
    @LineCatalaoLomeu 7 лет назад +2

    Ótimo vídeo! Eu vivo um momento um pouco diferente e cheia de dúvidas. Eu, meu marido e filho, somos brasileiros e vivemos no Panama, um país que fala espanhol e meu filho estuda em uma escola americana, 100% inglês. Continuo falando com ele em casa em português, mas não sei colo ajudar nas outras línguas. Ele tem 4 anos tb. Se souber de sites ou vídeos. Me ajudaria muito. Bjss e aproveitem a Disney.

  • @eugeniajose1749
    @eugeniajose1749 7 лет назад

    Ola Dri!
    Obrigada por compartilhares a sua experiencia com o bilinguismo. O seu canal foi-me indicado por uma amiga de infancia ha pouco mais de um mes. (Segundo ela, ja segue o seu canal desde 2004... ) Desde entao, embarquei nessa viagem (do bilinguismo) pondo em pratica muitas das suas dicas😊 Tenho uma filha de 9 meses, e so falo com ela em portugues, ja o pai dela em noruegues. Parece um pouco confuso, mas percebo que a cada dia que passa ela comeca a entender algumas palavras que uso com mais frequencia. Um Bj e obrigada

  • @carinabotelho4617
    @carinabotelho4617 7 лет назад +3

    Eu sou disléxico então para mim o bilinguismo é super complicado. Não consigo ficar em uma só língua, às vezes misturo 3 e ainda invento palavras 😅

  • @priscilatalitacarvalho6609
    @priscilatalitacarvalho6609 4 года назад

    Entendo perfeitamente conheci minha amiga Russa falando alemão e quando tentamos falar inglês não rola..kkkk achava que eu era loka em me sentir estranha mas agora vi que é normal....rss....

  • @gabrielavieira8808
    @gabrielavieira8808 7 лет назад

    Que demais! Adorei o vídeo.. eu e meu marido somos brasileiros e moramos na Austrália .. mudamos para cá quando minha filha tinha 11 meses e hj com 2 anos e meio e indo na escola apenas 2x na semana ela já entende tudo em inglês e fala relativamente bem.. a Nurse que nos acompanha pediu para que falássemos somente em português com ela.. ela disse, o inglês ela vai aprender! Vcs são responsáveis por manter o português.. igualzinho vc (Dri) me falou há um ano atrás ❤️. Enfim.. hj a minha filha fala super bem português (praticamente só falamos português em casa - exceções quando temos uma visita que não entende por ex) e fala relativamente bem inglês na escola , biblioteca e parquinho por ex! Hj ela já entende mto bem que falamos 2 línguas e praticamente não mistura.. não me importo dela não formar frases tão complexas em inglês quanto em português, dentro de alguns anos tenho certeza que essa diferença diminuirá e que será mto bom para ela! Obrigada pelas dicas.. ;)

    • @TheHarryPorco
      @TheHarryPorco 7 лет назад

      Gabriela, e quando ela não sabia nada de português, como vcs faziam? Explicavam em inglês ou mantinham o português?

  • @CarolinaDeALeite
    @CarolinaDeALeite 7 лет назад

    Vc já viu que em Londres tem umas escolinhas que ensinam português como lingua de herança para crianças e alfabetizam tbm, filhos de brasileiros ou portugueses que nasceram aí? Acho que é 1x por semana. Legal, ne? :)

  • @danibittencourt9507
    @danibittencourt9507 7 лет назад

    Adoooreei Driii

  • @KikINha003
    @KikINha003 7 лет назад

    Ótimo video.. sempre tive curiosidade para saber :)

  • @camilaalmeidadossantos8712
    @camilaalmeidadossantos8712 4 года назад

    Ela assiste desenhos em português?