Maior documentário sobre São Paulo que já assisti...ainda mais orgulhosos de ser Paulista Paulistano Te Amo São Paulo ..terra que acolhe a todos...sejam bem vindos...Hoje véspera de 9 de Julho de 2023 assistindo essa preciosidade...🥰
Meu falecido pai, tinha 31 anos e participou de tudo que pôde nesses dias de festa. Ele não se cansava de falar da chuva de papel prateado que encantava a todos com tanto brilho. SÃO PAULO : A LOCOMOTIVA do Trem Brasil.
Saudades, sou do tempo que os alunos se levantavam das carteiras , quando o professor entrava na sala de aula e só voltavam a sentar quando o professor dizia, podem sentar. Respeito aos mais velhos, que hoje não existe mais, infelizmente.
Nasci em 1980 tínhamos grande respeito pelo corpo docente e pela escola , cantávamos o hino nacional toda sexta feira. Já me orgulho tanto dessa época , Gostaria de ter nascido antes da minha época , sou um rapaz q fui criado com alguns modos e costumes antigos pelos meus pais , então seria maravilhoso poder ter nascido na época dos meus pais por exemplo. As pessoas eram mais civilizadas e educadas , honestas .
OS FESTEJOS DO 4○ CENTENARIO DE S. PAULO COMEÇARAM EM 25- 01- 1954 E SÓ TERMINARAM EM DIA 25-- 01- 1955 FORAM COMEMORAÇOES O ANO, ORA CHUVA DE PRATA NO ANHANGABAU, ORA QUEIMA DE FOGOS NA ESTRADA DAS BOIADAS, O PREFEITO DR. ADEMAR DE BARROS ENTREGOU P/ A CIDADE A ENTAO 1a. ESTAÇAO RODOVIARIA DO PAIS E ABRIU O IBIRAPUERA QUE ATÉ ENTAO ÉRA CERCADO DE MATO, NINGUEM SABIA O QUE TINHA EM BAIXO DE UM ENORME BARRACÁO QUE ALI EXISTIA, ENTAO SURGIU AQUÉLA ENORME ESTATUA QUE DEPOIS APELIDARAM DE "DEIXA QUE EU EMPURRO" , DAVA GOSTO SER "PAULISTANO" MESMO QUE NAO FOSSE NATO, FELISMENTE NAQUELA EPOCA AINDA NAO TINHA SURGIDO UM "PORCO" DESORDEIRO ALCUNHADO DE ; "LULA", COMO ERA GOSTOSO AOS DOMINGOS SUBIR A AV. S. JOAO P/ PEGAR UM MATINNÉ VENDO AQUELAS GAROTAS BONITAS, BEM VESTIDAS SORRIDENTES FLERTANDO COM OS RAPASES TAMBEM EM BUSCA DE UM CINEMA, QUE SAUDADE DE ENTRAR NUM CINE " IPIRANGA, MARABA, REPUBLICA, MARROCOS, O LIDO, OPERA, METRO, E TANTOS OUTROS, NAQUELA EPOCA QUE A POPULAÇAO ERA CERCA DE 4.000.000 DE ABITANTES S. PAULO JA TINHA EM TODA CIDADE 200 SALAS DE CINEMA !.
Respeitar se tornou antiquado e retrógrado. Além disso, coloca o professor numa posição de autoridade, o que querem destruir, porque é ''antidemocrático''. Óbvio que autoridade não significa submissão total, nem que o aluno deve ficar calado o tempo todo, mas que existe uma hierarquia de conhecimento e responsabilidade dentro de escola. O aluno inteligente tem a obrigação de corrigir o professor se necessário.
Nessa época meu querido pai trabalhava em São Paulo. Muitas fotos e pôsteres da cidade São Paulo ele nos trouxe. Na década de 60 começou a nos levar para conhecer São Paulo. No entanto uma doença grave interrompeu esse nosso sonho. Mas valeu a intenção do meu querido pai, que faleceu no ano de 1983. Saudades e gratidão ao meu pai.
Estamos quase no final de 2022, onde os visionários brasileiros vertem ódio e se ufanam de glórias inexistentes. Pouco mais de 1 mês atrás, estávamos a passear por Buenos Ayres, onde os brasileiros ouvem Bolsonaro dizer que lá estão todos na miséria. Não vimos nenhum grupo morando na rua. Não vimos mendicancia em nenhuma das cidades onde estivemos. Transporte público bem superior ao de São Paulo (Metrô; Ônibus, e Trens). Realmente, a "miséria" dos hermanos nos deixou com inveja!
Meu pai estava nesta festa. Ele era jovem, tinha apenas 19 anos....Ele viveu e nos conta com detalhes sobre a Revolução de 1932. Parabéns aos Paulistas!
TINHA 4 ANOS DE IDADE MEUS PAIS ME LEVOU NESSE EVENTO , MELHOR DA FESTA MEU CORINTHIANS COSAGROU CAMPEÃO PAULISTA , DO QUARTO CENTENARIO , HJ TENHO 71 ANOS 8 NETOS 2 BISNETOS
Maravilhoso documentário. Nasci em 64 . Na minha escola , cantava o hino nacional,, onde aluno respeitava o professor , não com medo, mas com admiração .Havia muito mais civismo.
@Daniel De Souza Dias Então né cidadão ... cantávamos o hino nacional (nunca apanhei de professor e nunca caguei na roupa ) , e que eu me lembre nenhum amigo meu ou estudante da minha escola(pública) daquele tempo passou por isso . Mas acredito em vc .
Maravilhoso documentário. Hoje por acaso, conheci este canal. Agradeço aos idealizadores deste fantástico vídeo, pois, o túnel do tempo me levou ao ano de 1954 quando ainda na minha infância, acompanhei no rádio de meus saudosos pais a festa maravilhosa que foi o IV Centenário da cidade de São Paulo. Sinto muita saudade desse tempo onde o povo era civilizado, respeitoso, educado e os políticos também eram mais honestos. Que tempo bom que não volta mais. Parabéns por este vídeo extraordinário. Nota MIL .
Não só tenho o orgulho mas a honra de ser Paulista, Paulistano o estado que comanda este pais, sou de 05-03-51 nascido em Tucuruvi, época que existia a honra de ser bem educado e patriota, sem mimimimi que hoje é uma nojeira e vergonhoso ver como se tornaram as pessoas....E viva São Paulo o estado e a capital.
saiba que muitos desses triângulos de alumínio entupiram milhares de bueiros da cidade e provocaram muitos curto circuitos nas redes elétricas deixando muita gente no escuro e dando um prejuízo enorme a eletrificação urbana para dar lucro a empresa dos EUA que produziram tais descalabros fantasiosos
Que maravilha ver essa festa, eu tinha 11 anos e via os enormes fachos de luz dos holofotes cruzando o céus, eu morava no Brás onde nasci, os triângulos prateados caíram em minha casa, foi inesquecível 😍
É um verdadeiro privilégio poder ver essas magnificas filmagens antigas do Estado de São Paulo.👏👏👏👏👏 História linda, maravilhosa e rica que infelizmente, a geração atual, nem se quer sabe que existe e muito menos comemora. Muito obrigado por compartilhar conosco esses registros históricos do Estado de São Paulo. Um grande abraço para todos e que Deus abençoe grandemente São Paulo e o Brasil.🇧🇷🙏
Foi nesse mesmo ano de 1954, no mes de janeiro e com 3 anos de idade cheguei de mudança junto com meus pais e 5 irmãos , vindos do duro oeste paulista, para dia melhores e fiquei nessa mais altaneira e pujante cidade do Brasil durante 56 anos. Não moro mais lá, mas o coração é paulistano eternamente.
Eu assisti com 6 anos uma festa de 1954 do quarto centenário no alto da Lapa,no parque de Pinheiros (hoje) fogos que jamais esquecerei tamanha beleza,fui com meu avô morávamos no alto da Lapa e essa festa foi feita atrás do colégio Anjo da Guarda colégio das freiras.foi realmente inesquecível.jamais sai de minha memória. Quem se lembrar,postar por favor ,quem morava no alto da Lapa,com certeza vai se lembrar 1954.
Sinto saudades até da Rádio Bandeirantes, com o Pulo do Gato, quem lembra.......meu pai ouvia todos os dias, eu amava ouvir a voz do José Paulo de Andrade. Tanto que; com meus 28 anos fiz curso de radialista e comecei no rádio e me tornei apresentador de noticiários, além de programas musicais, que na época se ouvia música só rádio, e a participação dos ouvintes era Total.......
@@revistapalco Em 1932, São Paulo foi tratado como inimigo conquistado pelo governo de Getúlio, ficando cada vez mais sem voz quanto ao quanto Getúlio prometia fazer uma constituição que só foi feita em 1937 com a ditadura de Getúlio.
Porque a cidade de São Paulo não faz uma festa como essa em tempos atuais? Seria essencial para resgatar nossas raízes e tradições na cidade de São Paulo.
Acho que infelizmente nem vale a pena. Sempre gostei do centro, mas sinceramnte hoje da uma sentimento de tristeza e de indigançao, sujeira pra todo lado, uma desordem sem fim. Quando vejo essas cenas, fotos desse tempo vejo como a cidade era outra. Gostaria de ser otimista, mas acho dificil ter a cidade como foi nessa época.
@Paulista Corinthiano - Não é possível, pois com o passar dos tempos essas ''raízes e tradições'' saíram do subsolo e se revelaram. Crimes e mais crimes são a base da formação do nosso Estado, nada diferentes das demais raízes que formam o Brasil. Nossos 'heróis' estão embotados com os sangues dos inocentes explorados, torturados, e estraçalhados covardemente pelos bandeirantes e imperialistas que, à qualquer custo, tinham de trazer riqueza para os seus senhores e para o imperador.
@@kumplice E com isso, apagamos todas as nossas memórias, nosso legado e cultura né? Ou seja, simplesmente botamos no caixão e queimamos a história, como outros líderes tentaram e infelizmente alguns, tiveram sucesso nisso. Aquele que sufoca o legado dos bandeirantes consegue ser mais ignorante do que aquele que os louva como heróis. História não tem lado, não tem ideologia, ou pelo menos não era para ter, e assim como todos na história, os bandeirantes são personagens históricos, agindo conforme a mentalidade da época. Ações que os mesmos fizeram no passado, e que hoje consideramos crimes devem ser revelados, bem como seus legados que vão desde o território de nosso país até a cultura caipira, tudo influenciando por eles, juntamente com o indígena, o escravo, os imigrantes que mesmo com seus pontos negativos, ajudaram a construir nossa nação, devemos nos orgulhar do legado dos povos que plantaram suas sementes neste chão!
@@tauafranca6339 - Você já buscou saber o significado de Tauã? Não descobrirá, sequer, a existência concreta dessa grafia (encontrará Tauá). Sempre que buscamos algo, e a resposta é imprecisa, há certa frustração. Infelizmente a nossa história é repleta de lacunas, remendos, e falsos heróis. Décadas atras, casualmente, descobri documentos autênticos sobre uma cidade paulista. Fui pesquisa-los usando a memória dos personagens ainda vivos, através dos seus testemunhos. Mais da metade do que descobri era o avesso do que estava registrado! Esconder a realidade, principalmente quando é intencional e para esconder crime, é indesculpável e deve ser revelado para que os mesmos jamais se repitam (crime não é moda, barbáries sempre foram e sempre serão indefensáveis). Óbvio que os imperialistas são hipócritas ao ponto de virem à público lamentar fatos, como o fizeram nesta última catástrofe em Petrópolis. Quanto à "se orgulhar do legado dos povos que plantaram suas sementes no chão", é bem discutível, possivelmente imoral.
1954,quarto centenário de São Paulo, eu tinha 17 anos, participei de todos os festejos que se estenderam durante o ano inteiro. Tenho jornais e revistas desse ano, inclusive algumas estrelas que foram jogadas e iluminadas com holofotes do exército. Nunca mais vi tantas comemorações iguais a essas. Tenho muitas saudades como paulistano da gema que sou. Nesse ano foi inaugurado o Parque do Ibirapuera era só festa. Hoje estou morando em São José dos Campos e fico triste quando vou a São Paulo e vejo no abandono que está, não há conservação dos locais públicos, tudo sujo, pichações etc..É uma pena. Tenho muitas saudades dos anos 50a 70 que podíamos passear pela cidade despreocupados. Será que alguém algum dia tentará reconstruir o centro de São Paulo ? SAUDADES!!!
POXA RUBENS , VC FOI PREVELEGIADO , ERA MOCINHO , QUANDO VIU EZTA FESTA GLORIOSA , EU FUI TAMBEM TINHA 4 ANOS MEUS PAIS ME LEVARAM ELES ERAM ESPANHOIS , HJ TENHO 8 NETOS E 2 BISNETOS
Caramba, que legal hein 😃 apesar de eu nem ter nascido, da muitas saudades pelo todo movimento que foi, hoje eu já não moro mais em São Paulo, mas continuo amando essa Cidade!!! 😉💖💞👏🏼👏🏼👏🏼👍🏼
É o grande jornalista Zé Paulo de Andrade que vai a sonora da entrada do vídeo, como é bom filmar as histórias dos nossos antepassados que viveram esses momentos.
Tempo que se foi, não volta jamais. ,e ninguém imaginava que no futuro 💥 chegaria a "Saudade" chegou o futuro é só viver essa época presente lembrando o que passou passou ,💥👵😎😩😌🧙
Eu era criança. Meus pais foram com minha irmã assistir aos festejos do 4o. Centenário na Praça da Sé. E guardamos por muito tempo, uns papeizinhos de alumínio que jogavam de aviãozinhos. E o dia 09 de julho também festejado, o dia 07 de setembro, tudo com muita festividades, com bandeiras. Os professores eram excelentes, muito bem arrumadinhos, de tailleur, bem preparadas didaticamente, e nós alunos os respeitávamos como aos nossos pais. Não tinhamos carros, ia-se de ônibus, ou de charrete, até ia se a pé, não tinhamos nem televisão, aliás, fazia só 4 anos que a TV Tupi havia sido inaugurada, poucos tinham radio, alguns tinham fogão a gás., nem enceradeira, liquidificador. No Natal não havia brinquedos, rarissimas vezes ganhava-se uma boneca, ou um caminhãozinho. Criavamos brincadeiras. Vivia-se com pouco e com dificuldades, mas eramos felizes. Hoje sou feliz, mas me entristece de ver São Paulo e outras cidades grandes com tão baixo austral. São Paulo, mudou muito, muitas coisas ficaram boas, mas eu sinceramente não tenho mais vontade de ir ao centro, passear pela Praça da Sé, Praça Clóvis, Lgo. S.Francisco, Pça do Patriarca, etc. Trabalhei na R.São Bento, bem mesmo no prédio Martinelli, na R.Líbero Badaró, na R.24 de Maio e na Av. S.Luis. Impensável de imaginar como era tudo isso nos anos 60 e 70. Tudo limpinho, nada dessas pichações sem arte, enfeiando os edifícios, as praças. Dá muita pena de ver uma cidade outrora tão bonita e bem cuidada estar nesse estado feia
@@revistapalco 9 de julho nos leva a mobilização de toda uma população em prol de uma causa. O que mais falta hoje em dia. Devemos nos orgulhar. A Constituição de 1934 deve se principalmente a Revolução Constitucionalista empreendidas pelos paulistas. Orgulho!
Meu deus o que aconteceu com o povo paulista 😞😞 hoje vivemos em uma cidade destruída sem cultura regional um povo sem orgulho da sua própria terra 😞😞pobre São Paulo hoje ,pobre povo paulista hoje orgulho e saudades de um tempo que eu não vivi 😞😞👍👍
Que lástima, acabaram com SP, meu pai sempre fala que nessa época ele morava exatamente no alto da Lapa, em uma chácara de flores...se lembra de alguns detalhes pois ainda era criança..
Como um Paulista Paulistano sinto que São Paulo esta cansado de carregar o Brasil e o mundo nas costas. Tá na hora de outros Estados e Países cuidarem melhor de seus cidadãos. Falo isso porque sinto que nos Paulistas estamos abandonados por nós mesmos, varias vezes quando ia a uma entrevista de trabalho havia uma média de cinco migrantes e um imigrante e eu o único Paulista que muitas vezes não conseguia a vaga de emprego, mesmo com as melhores habilidades que tinha para o emprego. Isso é o mesmo que se sentir descriminado em sua própria terra (CASA).
@@rodolphoperesperes9485 ,que maravilha, saudade a todos seus familiares, então Braz, Mooca, Belenzinho , não tem bairros mais Paulista e paulistano que esses, Tuto buona gente !!!!!
OCARLOS QUE LEGAL VC NÃO ESTA MAIS NA CAPITAL ? CARLOS ESSES PRACINHAS GUERREIROS LUTOU POR UMA CAUSA , E BENEFECIOU OS PAULISTA EO PAIS CONTRA AQUELE REGIME , NA HORA H , MUITOS ESTADOS PULARAM FORA DESSA GUERRA INTERNA , NOSSOS PAULISTINHAS TEVE A DERROTA , MAS COM SABOR DE VITORIA , CONSEGUINDO MUITOS BENEFICIOS PARA A POPULAÇÃO , CARLOS A NOSSA SÃO PAULO NEM GAROA TEM MAIS. CARLÃO DEUS TE ABENÇOE A TI E A TUA FAMILIA VC FALOU EM ITALIANO A SAUDAÇOES , MAS SOU FILHO DE ESPANHOES
Nem parece que isso existiu....uma polícia única respeitada pelo povo homens de caráter de palavra e respeito hoje essa situação.caotica que ninguém entende nada e nem confia em ninguém
EU TINHA 9 ANOS E ME LEMBRO DA CHUVA DE PRATA E DESSA LINDA FESTA COM NOSSO POVO FESTEJANDO NA MAIS PERFEITA ORDEM E MUITA ALEGRIA. QUEIRA DEUS QUE NO PRÓXIMO DIA 07/09 TENHAMOS O MESMO RESPEITO E AMOR A PÁTRIA.
abandonada porque esse mesmo povo que comemora qualquer fantasia, na hora séria de escolher seus administradores, sempre seguem os conselhos das oligarquias e elegem oportunistas cheios de Ufanismo de patriotagem e se esquecem do povo depois de eleitos.
Em 1954 tinha 8 anos de idade e peguei vários triângulos de alumínio lançados pelos aviões. Era outro ambiente, havia patriotismo, pessoas se vestiam bem. Hoje...pergunto: "onde erramos"?
Parabens, excelente trabalho. Espero que as pessoas que nasceram depois possam dedicar seu tempo para apreciar as imagens; o sr foi corajoso em ceder um video que hoje sera considerado longo. Mas uma minoria ainda nao foi estragada por "informacao facil", de modo que sua iniciativa ira perdurar!
Que os anjos digam amém! Sinto saudade da nossa São Paulo moderna, sempre a frente de seu tempo, sem nunca ser vulgar ou massificante. Tive a felicidade de viver nesta São Paulo, que respeitava o "Nove de Julho" e tomava as ruas, para saudar seus heróis. Eu também espero meu caro, que as novas gerações entendam e respeitem a nossa história bandeirante. Muito obrigado pela visita e pelas palavras. NON DUCOR DUCO
Maior documentário sobre São Paulo que já assisti...ainda mais orgulhosos de ser Paulista Paulistano Te Amo São Paulo ..terra que acolhe a todos...sejam bem vindos...Hoje véspera de 9 de Julho de 2023 assistindo essa preciosidade...🥰
Que saudades
Amo s paulo
Meu falecido pai, tinha 31 anos e participou de tudo que pôde nesses dias de festa. Ele não se cansava de falar da chuva de papel prateado que encantava a todos com tanto brilho.
SÃO PAULO : A LOCOMOTIVA do Trem Brasil.
Naci 51 quando entrei para a o colegio foi que eu aprendi estorias como essa da muitas saudsaudades desa epoca!!!
Orgulho de ser paulista e paulistano 🙏🙏👍👍
Saudades, sou do tempo que os alunos se levantavam das carteiras , quando o professor entrava na sala de aula e só voltavam a sentar quando o professor dizia, podem sentar. Respeito aos mais velhos, que hoje não existe mais, infelizmente.
Sou desse tempo também, Gabriel. Muita saudade!
Obrigado pela visita e comentário, volte sempre.
Nasci em 1980 tínhamos grande respeito pelo corpo docente e pela escola , cantávamos o hino nacional toda sexta feira. Já me orgulho tanto dessa época , Gostaria de ter nascido antes da minha época , sou um rapaz q fui criado com alguns modos e costumes antigos pelos meus pais , então seria maravilhoso poder ter nascido na época dos meus pais por exemplo. As pessoas eram mais civilizadas e educadas , honestas .
Eu também.!!!
OS FESTEJOS DO 4○ CENTENARIO DE S. PAULO COMEÇARAM EM 25- 01- 1954 E SÓ TERMINARAM EM DIA 25-- 01- 1955 FORAM COMEMORAÇOES O ANO, ORA CHUVA DE PRATA NO ANHANGABAU, ORA QUEIMA DE FOGOS NA ESTRADA DAS BOIADAS, O PREFEITO DR. ADEMAR DE BARROS ENTREGOU P/ A CIDADE A ENTAO 1a. ESTAÇAO RODOVIARIA DO PAIS E ABRIU O IBIRAPUERA QUE ATÉ ENTAO ÉRA CERCADO DE MATO, NINGUEM SABIA O QUE TINHA EM BAIXO DE UM ENORME BARRACÁO QUE ALI EXISTIA,
ENTAO SURGIU AQUÉLA ENORME ESTATUA QUE DEPOIS APELIDARAM DE "DEIXA QUE EU EMPURRO" , DAVA GOSTO SER "PAULISTANO" MESMO QUE NAO FOSSE NATO, FELISMENTE NAQUELA EPOCA AINDA NAO TINHA SURGIDO UM "PORCO" DESORDEIRO ALCUNHADO DE ; "LULA", COMO ERA GOSTOSO AOS DOMINGOS SUBIR A AV. S.
JOAO P/ PEGAR UM MATINNÉ VENDO AQUELAS GAROTAS BONITAS, BEM VESTIDAS SORRIDENTES FLERTANDO COM OS RAPASES TAMBEM EM BUSCA DE UM CINEMA, QUE SAUDADE DE ENTRAR NUM CINE " IPIRANGA, MARABA, REPUBLICA, MARROCOS, O LIDO, OPERA, METRO, E TANTOS OUTROS, NAQUELA EPOCA QUE A POPULAÇAO ERA CERCA DE 4.000.000 DE ABITANTES S. PAULO JA TINHA EM TODA CIDADE 200 SALAS DE CINEMA !.
Respeitar se tornou antiquado e retrógrado.
Além disso, coloca o professor numa posição de autoridade, o que querem destruir, porque é ''antidemocrático''.
Óbvio que autoridade não significa submissão total, nem que o aluno deve ficar calado o tempo todo, mas que existe uma hierarquia de conhecimento e responsabilidade dentro de escola.
O aluno inteligente tem a obrigação de corrigir o professor se necessário.
O povo era educado. Tinha respeito pelo seu país e por tudo q estava em volta. Tempos bons !!!
O Brasil de ontem não é muito diferente do Brasil de hoje, ufanista, patrioteiro e fascista... vide a besta que o povo colocou no poder
@@revistapalco estamos falando de SP
@@revistapalco..veja a besta que o povo colocou no poder!!,mais besta do que está não existe!!!!!!!
Memoráveis e deliciosas recordações dos anos 60. Como esquecer estas coisas quem viveu tudo isto?!
Eu era pequena mas me lembro muita coisa. Agora vou relembrar.
Nessa época meu querido pai trabalhava em São Paulo. Muitas fotos e pôsteres da cidade São Paulo ele nos trouxe. Na década de 60 começou a nos levar para conhecer São Paulo. No entanto uma doença grave interrompeu esse nosso sonho. Mas valeu a intenção do meu querido pai, que faleceu no ano de 1983. Saudades e gratidão ao meu pai.
Amo minha querida São Paulo, me orgulho de ter nascido nesta cidade! E triste por ver como ela está hoje!!
Estamos quase no final de 2022, onde os visionários brasileiros vertem ódio e se ufanam de glórias inexistentes.
Pouco mais de 1 mês atrás, estávamos a passear por Buenos Ayres, onde os brasileiros ouvem Bolsonaro dizer que lá estão todos na miséria. Não vimos nenhum grupo morando na rua. Não vimos mendicancia em nenhuma das cidades onde estivemos. Transporte público bem superior ao de São Paulo (Metrô; Ônibus, e Trens). Realmente, a "miséria" dos hermanos nos deixou com inveja!
- GOSTARIA DE SABER QUEM E RA O PREFEITO E O GOVERNADOR DE SÃO PAULO SOU PAULISTA ..DIOMAR ARÁUJO
@@antonioaraujo8952 - O prefeito de São Paulo era o Professor Jânio da Silva Quadros, e sua primeira dama, Dª Heloá.
O povo merece essa revolução de 9 de julho parabéns por quem lutou e ajudou são paulo nesta constituição.
SILVANA , ESSA REVOLUÇÃO SÓ NÃO AJUDOU SÃO PAULO MAS COMO UM BRASIL TODO , AONDE MELHOROU MUITO A VIDA DOS BRASILEIROS
Meu pai estava nesta festa. Ele era jovem, tinha apenas 19 anos....Ele viveu e nos conta com detalhes sobre a Revolução de 1932. Parabéns aos Paulistas!
TINHA 4 ANOS DE IDADE MEUS PAIS ME LEVOU NESSE EVENTO , MELHOR DA FESTA MEU CORINTHIANS COSAGROU CAMPEÃO PAULISTA , DO QUARTO CENTENARIO , HJ TENHO 71 ANOS 8 NETOS 2 BISNETOS
Assistindo 2021,fantástico,são Paulo maravilhoso
Maravilhoso documentário. Nasci em 64 . Na minha escola , cantava o hino nacional,, onde aluno respeitava o professor , não com medo, mas com admiração .Havia muito mais civismo.
@Daniel De Souza Dias Então né cidadão ... cantávamos o hino nacional (nunca apanhei de professor e nunca caguei na roupa ) , e que eu me lembre nenhum amigo meu ou estudante da minha escola(pública) daquele tempo passou por isso . Mas acredito em vc .
Daniel eu cagava era de medo de tirar notas baixas..de resto pra mim era SÓ esperança e alegria 😎😎😎
@Daniel De Souza Dias
Vc já estudava no CG em 1950?
@Daniel De Souza Dias Chegou a tomar alguns cascudos do Sr Diel?
( o seu Diel) era casca de ferida braba!!!
@@jcr6273 - Você devia ser o dedo duro da turma ! Aí a professora aliviava sua barra né seu pela saco ?
Fantástico conteúdo! Parabéns e obrigado por postar! Parte da história de nossa São Paulo!
Que alegria eu nasci no 04/07/54 e meu amado esposo em 11/07/54.
Feliz por ter nascido nesse mês e nesse ano!!!
Estive presente nestas comemorações, eu tinha na época 7 anos.
Maravilhoso documentário. Hoje por acaso, conheci este canal. Agradeço aos idealizadores deste fantástico vídeo, pois, o túnel do tempo me levou ao ano de 1954 quando ainda na minha infância, acompanhei no rádio de meus saudosos pais a festa maravilhosa que foi o IV Centenário da cidade de São Paulo. Sinto muita saudade desse tempo onde o povo era civilizado, respeitoso, educado e os políticos também eram mais honestos. Que tempo bom que não volta mais. Parabéns por este vídeo extraordinário. Nota MIL .
Assistindo em 2020 , q delicia vendo um povo , meu povo feliz , festejando Vitórias , queria ter vivido isso , MARAVILHOSO
feliz, iludido e de barriga vazia.
Dá-lhe circo a essa galera em jejum que mesmo faminto vai sorrir na sua ilusão.
@@revistapalco😆
@@revistapalco Ah vá tonto, todo mundo tava passando fome, como vc é tosco pelo amor!
Eu tinha 9 anos e tenho na memória a maior beleza da chuva de prata e as luzes dos holofotes. Salve salve a nossa Sao Paulo.
DIOMAR ARAUJO MINHA MÃE NASCEU EM SÃO PAULO NO ÇAMBUCI ELA FALAVA COM AMOR É ORGULHO
Adorei !!!! Faltavam 6 meses e meio pra eu nascer !!! Bons tempos que NÃO voltarão mais !!!! DAGELDO CARNEIRO MONTEIRO São Paulo/ SP
Que orgulho ter nascido nesse ano 16/07/1954 e de ser Paulistano da gema, parabéns São Paulo
Não só tenho o orgulho mas a honra de ser Paulista, Paulistano o estado que comanda este pais, sou de 05-03-51 nascido em Tucuruvi, época que existia a honra de ser bem educado e patriota, sem mimimimi que hoje é uma nojeira e vergonhoso ver como se tornaram as pessoas....E viva São Paulo o estado e a capital.
EU ESTIVE LÁ 1,954 SAUDADES
NASCI NO TATUAPÉ RUA VILELA & TIJUCO PRETO EM 1,941 COM MUITA HONRRA SOU FELIZ PO !!!
MARIO ZAN É ISSO MEU
Que saudade, peguei um monte de triângulos com dizeres de São Paulo.muita saudades.
saiba que muitos desses triângulos de alumínio entupiram milhares de bueiros da cidade e provocaram muitos curto circuitos nas redes elétricas deixando muita gente no escuro e dando um prejuízo enorme a eletrificação urbana para dar lucro a empresa dos EUA que produziram tais descalabros fantasiosos
@@revistapalco Estou sentindo cheiro de invejas
Que maravilha ver essa festa, eu tinha 11 anos e via os enormes fachos de luz dos holofotes cruzando o céus, eu morava no Brás onde nasci, os triângulos prateados caíram em minha casa, foi inesquecível 😍
É um verdadeiro privilégio poder ver essas magnificas filmagens antigas do Estado de São Paulo.👏👏👏👏👏
História linda, maravilhosa e rica que infelizmente, a geração atual, nem se quer sabe que existe e muito menos comemora.
Muito obrigado por compartilhar conosco esses registros históricos do Estado de São Paulo.
Um grande abraço para todos e que Deus abençoe grandemente São Paulo e o Brasil.🇧🇷🙏
Foi nesse mesmo ano de 1954, no mes de janeiro e com 3 anos de idade cheguei de mudança junto com meus pais e 5 irmãos , vindos do duro oeste paulista, para dia melhores e fiquei nessa mais altaneira e pujante cidade do Brasil durante 56 anos. Não moro mais lá, mas o coração é paulistano eternamente.
Estava com 1aninho.muito maravilhoso
Legal ver pessoas valorizando o. Passado . porque hoje tá muito diferente.para ruim?
Eu assisti com 6 anos uma festa de 1954 do quarto centenário no alto da Lapa,no parque de Pinheiros (hoje) fogos que jamais esquecerei tamanha beleza,fui com meu avô morávamos no alto da Lapa e essa festa foi feita atrás do colégio Anjo da Guarda colégio das freiras.foi realmente inesquecível.jamais sai de minha memória. Quem se lembrar,postar por favor ,quem morava no alto da Lapa,com certeza vai se lembrar 1954.
Minha mãe nasceu esse ano e já é bisavó ! Eu trabalho nesta área central da Capital São Paulo - SP , que continua linda !
realmente maravilhoso documentário, parabéns a quem o fez... que prazer ouvir a voz de José Paulo de Andrade....
Cleudes Cifuente Muito obrigado pela visita! Uma jóia mesmo este documentário.
O grande Zé Paulo narrando. Ótima lembrança.
Sinto saudades até da Rádio Bandeirantes, com o Pulo do Gato, quem lembra.......meu pai ouvia todos os dias, eu amava ouvir a voz do José Paulo de Andrade. Tanto que; com meus 28 anos fiz curso de radialista e comecei no rádio e me tornei apresentador de noticiários, além de programas musicais, que na época se ouvia música só rádio, e a participação dos ouvintes era Total.......
Que coisa mais linda! O melhor documentário sobre são Paulo que eu já vi! Que orgulho
orgulho de ser Paulista! vivam nossos antepacados Bandeirantes! Viva 9 de julho ! Viva MMDC! Viva a liberdade contra toda tirania !
Obrigado Carlos, por postar a história do nosso querido estado de São Paulo. Nom Dvcor Dvco! Orgulho do meu Estado de São Paulo.
São Paulo perdeu a guerra e muitos filhos nessa luta que mais interessava às oligarquias do que ao próprio povo
@@revistapalco Em 1932, São Paulo foi tratado como inimigo conquistado pelo governo de Getúlio, ficando cada vez mais sem voz quanto ao quanto Getúlio prometia fazer uma constituição que só foi feita em 1937 com a ditadura de Getúlio.
Parabéns pelo belo trabalho e de grande importância histórica
Época que nosso Brasil era feliz não sabia
Porque a cidade de São Paulo não faz uma festa como essa em tempos atuais? Seria essencial para resgatar nossas raízes e tradições na cidade de São Paulo.
Acho que infelizmente nem vale a pena. Sempre gostei do centro, mas sinceramnte hoje da uma sentimento de tristeza e de indigançao, sujeira pra todo lado, uma desordem sem fim. Quando vejo essas cenas, fotos desse tempo vejo como a cidade era outra. Gostaria de ser otimista, mas acho dificil ter a cidade como foi nessa época.
@Paulista Corinthiano - Não é possível, pois com o passar dos tempos essas ''raízes e tradições'' saíram do subsolo e se revelaram. Crimes e mais crimes são a base da formação do nosso Estado, nada diferentes das demais raízes que formam o Brasil. Nossos 'heróis' estão embotados com os sangues dos inocentes explorados, torturados, e estraçalhados covardemente pelos bandeirantes e imperialistas que, à qualquer custo, tinham de trazer riqueza para os seus senhores e para o imperador.
@@kumplice E com isso, apagamos todas as nossas memórias, nosso legado e cultura né? Ou seja, simplesmente botamos no caixão e queimamos a história, como outros líderes tentaram e infelizmente alguns, tiveram sucesso nisso. Aquele que sufoca o legado dos bandeirantes consegue ser mais ignorante do que aquele que os louva como heróis. História não tem lado, não tem ideologia, ou pelo menos não era para ter, e assim como todos na história, os bandeirantes são personagens históricos, agindo conforme a mentalidade da época. Ações que os mesmos fizeram no passado, e que hoje consideramos crimes devem ser revelados, bem como seus legados que vão desde o território de nosso país até a cultura caipira, tudo influenciando por eles, juntamente com o indígena, o escravo, os imigrantes que mesmo com seus pontos negativos, ajudaram a construir nossa nação, devemos nos orgulhar do legado dos povos que plantaram suas sementes neste chão!
@@tauafranca6339 - Você já buscou saber o significado de Tauã? Não descobrirá, sequer, a existência concreta dessa grafia (encontrará Tauá). Sempre que buscamos algo, e a resposta é imprecisa, há certa frustração.
Infelizmente a nossa história é repleta de lacunas, remendos, e falsos heróis.
Décadas atras, casualmente, descobri documentos autênticos sobre uma cidade paulista. Fui pesquisa-los usando a memória dos personagens ainda vivos, através dos seus testemunhos. Mais da metade do que descobri era o avesso do que estava registrado!
Esconder a realidade, principalmente quando é intencional e para esconder crime, é indesculpável e deve ser revelado para que os mesmos jamais se repitam (crime não é moda, barbáries sempre foram e sempre serão indefensáveis). Óbvio que os imperialistas são hipócritas ao ponto de virem à público lamentar fatos, como o fizeram nesta última catástrofe em Petrópolis. Quanto à "se orgulhar do legado dos povos que plantaram suas sementes no chão", é bem discutível, possivelmente imoral.
@@teviah entendo...mas se algo já foi bom ele pode voltar a sê-lo! Depende das pessoas.
Ao nosso povo Paulista...parabens....
São Paulo cidade incrivel e espetacular
1954,quarto centenário de São Paulo, eu tinha 17 anos, participei de todos os festejos que se estenderam durante o ano inteiro. Tenho jornais e revistas desse ano, inclusive algumas estrelas que foram jogadas e iluminadas com holofotes do exército. Nunca mais vi tantas comemorações iguais a essas. Tenho muitas saudades como paulistano da gema que sou. Nesse ano foi inaugurado o Parque do Ibirapuera era só festa. Hoje estou morando em São José dos Campos e fico triste quando vou a São Paulo e vejo no abandono que está, não há conservação dos locais públicos, tudo sujo, pichações etc..É uma pena. Tenho muitas saudades dos anos 50a 70 que podíamos passear pela cidade despreocupados. Será que alguém algum dia tentará reconstruir o centro de São Paulo ? SAUDADES!!!
POXA RUBENS , VC FOI PREVELEGIADO , ERA MOCINHO , QUANDO VIU EZTA FESTA GLORIOSA , EU FUI TAMBEM TINHA 4 ANOS MEUS PAIS ME LEVARAM ELES ERAM ESPANHOIS , HJ TENHO 8 NETOS E 2 BISNETOS
Caramba, que legal hein 😃 apesar de eu nem ter nascido, da muitas saudades pelo todo movimento que foi, hoje eu já não moro mais em São Paulo, mas continuo amando essa Cidade!!! 😉💖💞👏🏼👏🏼👏🏼👍🏼
Que lindo!!!!
Isso é um fato verdadeiro que devemos preservar . É maravilhoso .
Belo documentário você fez . Gostei muito , sou de 1966 , tempo bom demais .
O estado que se levantou sozinho, parabéns guerreiros paulistas
Minas já enfrentou SP em batalhas
Carlos obrigado por compartilhar!
Viva SP!
Viva o Brasil!
É o grande jornalista Zé Paulo de Andrade que vai a sonora da entrada do vídeo, como é bom filmar as histórias dos nossos antepassados que viveram esses momentos.
Sensacional! Viva ao nosso gd Estado de SP!
viva xenofobamente São Paulo e que se dane outros estados... Não é isso?
@@revistapalco menino, que preconceito é esse que você tem com os paulistas, não é só porque um paulista te tratou mal que todo mundo é mau
Tempo que se foi, não volta jamais. ,e ninguém imaginava que no futuro 💥 chegaria a "Saudade" chegou o futuro é só viver essa época presente lembrando o que passou passou ,💥👵😎😩😌🧙
Eu era criança. Meus pais foram com minha irmã assistir aos festejos do 4o. Centenário na Praça da Sé. E guardamos por muito tempo, uns papeizinhos de alumínio que jogavam de aviãozinhos.
E o dia 09 de julho também festejado, o dia 07 de setembro, tudo com muita festividades, com bandeiras.
Os professores eram excelentes, muito bem arrumadinhos, de tailleur, bem preparadas didaticamente, e nós alunos os respeitávamos como aos nossos pais.
Não tinhamos carros, ia-se de ônibus, ou de charrete, até ia se a pé, não tinhamos nem televisão, aliás, fazia só 4 anos que a TV Tupi havia sido inaugurada, poucos tinham radio, alguns tinham fogão a gás., nem enceradeira, liquidificador.
No Natal não havia brinquedos, rarissimas vezes ganhava-se uma boneca, ou um caminhãozinho. Criavamos brincadeiras. Vivia-se com pouco e com dificuldades, mas eramos felizes.
Hoje sou feliz, mas me entristece de ver São Paulo e outras cidades grandes com tão baixo austral.
São Paulo, mudou muito, muitas coisas ficaram boas, mas eu sinceramente não tenho mais vontade de ir ao centro, passear pela Praça da Sé, Praça Clóvis, Lgo. S.Francisco, Pça do Patriarca, etc. Trabalhei na R.São Bento, bem mesmo no prédio Martinelli, na R.Líbero Badaró, na R.24 de Maio e na Av. S.Luis. Impensável de imaginar como era tudo isso nos anos 60 e 70. Tudo limpinho, nada dessas pichações sem arte, enfeiando os edifícios, as praças. Dá muita pena de ver uma cidade outrora tão bonita e bem cuidada estar nesse estado feia
Tambem lembro muito deste dia/noite. Tinha 8 anos de idade. Muitas bandeirinhas prateadas guardadas por muito tempo.
Minha mãe sempre falou sobre este dia, esteve lá nos festejos!
Eita e só Vitória
Parabéns pelo vídeo 🇧🇷
9de julho é uma data civica, mas hoje em dia as pessoas só querem saber se esse feriado vai cair numa sexta feira para cair na gandaia............
Ou pra descer pra Santos ou Guarujá e entupir as praias...
por mim, esse feriado nem existiria.
Comemorar o que?
Uma derrota?
Uma luta que mais interessava às oligarquias?
Bela merda 9 de julho.
@@revistapalco Garoto, vai estudar mais sobre a revolução antes de falar besteira
@@revistapalco 9 de julho nos leva a mobilização de toda uma população em prol de uma causa. O que mais falta hoje em dia. Devemos nos orgulhar. A Constituição de 1934 deve se principalmente a Revolução Constitucionalista empreendidas pelos paulistas. Orgulho!
Sou paulista com muito orgulho nasci em Mogi das cruzes SP no ano 1976 tenho muito parente em sp
Saudades quando o professor ou qualquer visitante chegava na sala Os alunos se levantavam..
Parabéns Carlos, importante trabalho para a memória visual de São Paulo.
Rui Tavares Maluf Eu apenas preservei e compartilhei, meu amigo. Muito obrigado pela visita e pelas palavras.
Abraço
Que coisa incrível.
Bandeira de São Paulo , que orgulho !!! Coisa que não se usa mais, infelizmente....
AMEIIIII , FAZENDO FALTA UMA ALEGRIA ASSIM NOS DIAS DE HOJE
Maravilhoso! Muito obrigado! 🌹
Meu deus o que aconteceu com o povo paulista 😞😞 hoje vivemos em uma cidade destruída sem cultura regional um povo sem orgulho da sua própria terra 😞😞pobre São Paulo hoje ,pobre povo paulista hoje orgulho e saudades de um tempo que eu não vivi 😞😞👍👍
Lindo documentário sobre essa grande data nos 400 anos de São Paulo
DIOMAR ARAUJO MINHA MÃE NASÇEU NA CIDADE DE SÃO PAULO NO ÇAMBUCI EU MEUS IRMÃOS SOMOS TODOS PAULISTAS AMO ESTE ESTADO
Que lástima, acabaram com SP, meu pai sempre fala que nessa época ele morava exatamente no alto da Lapa, em uma chácara de flores...se lembra de alguns detalhes pois ainda era criança..
São Paulo de ontem, não é diferente de São Paulo de agora... Só mudou o cabresto com o tempo
@@revistapalco Comentário infeliz o seu.
Bacana! !SOROCABA SP 2022
Que Deus guarde as almas dos milhares de mortos que aparecem nestas imagens
Como vemos pessoas patriota nesse tempo.Que pena que isso se perdeu.
Patriotas ou patrioteiras?
Como um Paulista Paulistano sinto que São Paulo esta cansado de carregar o Brasil e o mundo nas costas.
Tá na hora de outros Estados e Países cuidarem melhor de seus cidadãos.
Falo isso porque sinto que nos Paulistas estamos abandonados por nós mesmos, varias vezes quando ia a uma entrevista de trabalho havia uma média de cinco migrantes e um imigrante e eu o único Paulista que muitas vezes não conseguia a vaga de emprego, mesmo com as melhores habilidades que tinha para o emprego.
Isso é o mesmo que se sentir descriminado em sua própria terra (CASA).
Eu tenho orgulho dessa cidade dessa época linda.😢 eu começo a lembrar do meu finado pai .
Linda festa!♥️ São Paulo!
Muitos que cresceram na cidade não tinham o amor pela cidade .
Viva São Paulo!!! 9 de Julho!!! Esse é meu país!!!
muito bommm brasilll sao paulo 2022
Sao Paulo Terra Magna
parabens amigo ,e com a ajuda de pessoas como vc que revejo os tempos antigos obrigado
joão santos Obrigado, que bom que gostou. Volte sempre!
Eu assisti Com Meu Pai.....
Parabéns pela postagem.
Eu estive nessa comemoração foi no Anhangabaú, tinha 4 anos, a semente do meu patriotismo .
CARLOS TBEM TINHA 4 ANOS , HJ TENHO 71 ANOS COM 8 NETOD 2 BISNETOS , ME ORGULHO DE SER PAULISTANO DO BELENZI HO
@@rodolphoperesperes9485 ,que maravilha, saudade a todos seus familiares, então Braz, Mooca, Belenzinho , não tem bairros mais Paulista e paulistano que esses, Tuto buona gente !!!!!
OCARLOS QUE LEGAL VC NÃO ESTA MAIS NA CAPITAL ? CARLOS ESSES PRACINHAS GUERREIROS LUTOU POR UMA CAUSA , E BENEFECIOU OS PAULISTA EO PAIS CONTRA AQUELE REGIME , NA HORA H , MUITOS ESTADOS PULARAM FORA DESSA GUERRA INTERNA , NOSSOS PAULISTINHAS TEVE A DERROTA , MAS COM SABOR DE VITORIA , CONSEGUINDO MUITOS BENEFICIOS PARA A POPULAÇÃO , CARLOS A NOSSA SÃO PAULO NEM GAROA TEM MAIS. CARLÃO DEUS TE ABENÇOE A TI E A TUA FAMILIA VC FALOU EM ITALIANO A SAUDAÇOES , MAS SOU FILHO DE ESPANHOES
@@rodolphoperesperes9485 Não estou mais na capital, forte abraço e tudo de bom para vc !!!
Vendo o centro de sp assim, tao lindo, nem parece com o centro atual =(
Nem parece que isso existiu....uma polícia única respeitada pelo povo homens de caráter de palavra e respeito hoje essa situação.caotica que ninguém entende nada e nem confia em ninguém
EU TINHA 9 ANOS E ME LEMBRO DA CHUVA DE PRATA E DESSA LINDA FESTA COM NOSSO POVO FESTEJANDO NA MAIS PERFEITA ORDEM E MUITA ALEGRIA. QUEIRA DEUS QUE NO PRÓXIMO DIA 07/09 TENHAMOS O MESMO RESPEITO E AMOR A PÁTRIA.
linda recordaçao,
e pena que a cidade de sp esta hoje completamente abandonada
Infelizmente um lixo as ruas de sp
abandonada porque esse mesmo povo que comemora qualquer fantasia, na hora séria de escolher seus administradores, sempre seguem os conselhos das oligarquias e elegem oportunistas cheios de Ufanismo de patriotagem e se esquecem do povo depois de eleitos.
Pra mim Sao Paulo e meu país ❤ de mais daria minha vida.
Época do glamour e da educação.
PRIMOROSO, OBRIGADO POR POSTAR!
Instituto Lohan Muito obrigado pela visita!
Abraço
Meu Deus, que legal!!!!!
O povo era civico. Homenagem aos Guerreiros Paulistas.👏👏
São Paulo sempre foi uma cidade festeira, algo nos tirou isso....
O que está faltando hoje ao Nosso País é o instinto de Patriotismo da população. Sem ele deu no que deu...
Em 1954 tinha 8 anos de idade e peguei vários triângulos de alumínio lançados pelos aviões. Era outro ambiente, havia patriotismo, pessoas se vestiam bem. Hoje...pergunto: "onde erramos"?
Nossa SÃO PAULO BRASIL
Esse tempo o povo se vestia bem.
Parabens, excelente trabalho. Espero que as pessoas que nasceram depois possam dedicar seu tempo para apreciar as imagens; o sr foi corajoso em ceder um video que hoje sera considerado longo. Mas uma minoria ainda nao foi estragada por "informacao facil", de modo que sua iniciativa ira perdurar!
Que os anjos digam amém!
Sinto saudade da nossa São Paulo moderna, sempre a frente de seu tempo, sem nunca ser vulgar ou massificante. Tive a felicidade de viver nesta São Paulo, que respeitava o "Nove de Julho" e tomava as ruas, para saudar seus heróis.
Eu também espero meu caro, que as novas gerações entendam e respeitem a nossa história bandeirante.
Muito obrigado pela visita e pelas palavras.
NON DUCOR DUCO
SÓ SE VÊ PESSOAS 😐😐
Ame Kaka sem dúvida. Foram pessoas que fizeram o 9 de julho. Se observar bem vera também muitas coisas inanimadas, além de seres humanos.
TUDO POR SÃO PAULO!
VIVA O POVO CAIPIRA!
A NAÇÃO BANDEIRANTE!
6:57 O 3º da direita para a esquerda é o grande Murilo Antunes Alves?
Tempo bom
...uma época em que os paulistas eram unidos!!!!!
Qdo o canal 21 era razoávelmente assistivo, hoje o é 24 h de programas religioso!,pra quem é religioso é ótimo.
Pois é, lembro dessa época do canal 21 também, até isso conseguiram destruir!
Tenho alguns desses triângulos guardados
Eu tinha 14 anos eu estava presente nesta festa