Romance de época é legal, mas quem consome é maluco

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 5 фев 2025
  • The Buccaneers, Os Bridgertons, The Great e Six... e tudo mais que retratar a era dourada que vocês quiserem incluir! O vídeo desse ano foi feito com muito carinho para reclamar de uma coisa muito específica, mas para chegar vocês vão ouvir meia hora de enrolação.
    Como sempre me estendi além do necessário, me expus além do devido e recomendado, mas vocês são meus (únicos) fãs e vão me ouvir falar de séries que vocês não assistem.
    Não sei se estou interessada na opinião de vocês, mas dúvida é só falar.
    @quem.sabs

Комментарии • 4

  • @oamidodemilho
    @oamidodemilho 4 дня назад +1

    Minha maior alegria foi ter esse vídeo recomendado.
    Realmente, em romances de época e históricos os autores tendem à respeitar ou fortalecer o viés correspondente a data em que se passa, o que já cria temáticas muitas vezes problemáticas, juntando isso com a adaptação que acontece provavelmente com pessoas de poder em um contexto de racismo estrutural faz com que os personagens fidelizados como brancos nos livros sejam naturalmente reproduzidos, nem ao menos é considerado pela mídia ou espectadores como incorreto por existir essa aceitação sublime da fidelidade aos ideais dos autores ou à época representada. Tanto que os fãs acabam até ignorando quando algo oposto à isso é apresentado, como no romance citado por você.
    Recentemente comecei à escrever meu livro de fantasia medieval e uma das coisas que percebi foi que naturalmente as descrições e formas como imaginava os personagens se encaixavam nesse padrão do "aceitável" para a época, custou meia releitura do que fiz para colocar na cabeça que precisava readaptar a naturalidade, fazer o oposto do que o "senso comum" usava para representar, como tirar as descrições referenciando tons de pele, cores de olhos, comportamentos femininos ou tipos de corpos que não fossem relevantes para um contexto. Isso tornou tudo mais autentico e imaginativo, me deu a possibilidade de melhorar não só o que eu escrevia, mas também a forma como eu penso nas minhas criações.
    Infelizmente, ainda é muito difícil ter essa auto percepção de que romantizar certas coisas é agir de forma racista, até para quem tem essa noção com uma visão terceirizada, imagina para quem nem ao menos tem essa capacidade de compreender que o Theo só é aclamado e atrativo para elas em um "ship", porque foi-se colocado na cabeça delas através de todos os romances famosos de época e esse racismo estrutural que o romance perfeito é "normal" e mais romântico se ocorrer entre uma jovem branca de uma família de elite que quer desesperadamente que ela se case e um cara severo, ambicioso e "incompreendido" que coincidentemente é sempre branco. Basicamente, um amor que nada tem a ver com amor e sim com poder.
    Desculpe o textão e se falei algo errado ou tenha entendido algo oposto ao que você explicou.
    Você é maravilhosa! Se tiver atividade maior com toda a certeza vai crescer ainda muito mais no RUclips e super vou adorar apoiar esse cresciemento.

    • @quemsabesabs
      @quemsabesabs  3 дня назад

      Fico muito feliz com seu comentário e já digo logo que quero ler sua fantasia medieval, com certeza com a sua auto análise a experiência de leitura vai ser estranhamente edificante para quem normalmente não se questiona de muita coisa em obras que são regidas por um período histórico específico que não a contemporaneidade. Fico feliz mesmo que tenha gostado, a intenção nem era ir muito além dos meus amigos, mas acho tão bom trocar uma ideia sobre essas coisas que teoricamente passam batido, que nem reparei que era um textão até porque depois de mais de meia hora de vídeo claramente também sou adepta de textões

  • @nicolaspereira1470
    @nicolaspereira1470 11 дней назад +2

    É umas das coisas que me faz evitar filme de época, na maioria das vezes são todos brancos e quando pessoas não brancas aparecem são em personagens ruins e sem desenvolvimento nenhum

    • @quemsabesabs
      @quemsabesabs  10 дней назад

      nossa SIM, as vezes é só pra fazer o papel de uma porta