LETRA: Um dia Vivi a ilusão que ser homem bastaria Que o mundo masculino tudo me daria Do que eu quisesse ter Que nada Minha porção, mulher, que até então se resguardara É a porção melhor que trago em mim agora É a que me faz viver Quem dera Pudesse todo homem compreender a mãe Quem dera ser o verão o apogeu da primavera E só por ela ser Quem sabe O super-homem venha nos restituir a glória Mudando como um Deus o curso da história Por causa da mulher Quem sabe O super-homem venha nos restituir a glória Mudando como um Deus o curso da história Por causa da mulher
Quem dera todos os super homens por aí ouçam essa linda canção, que é um m hino à mulher, demonstrando a inteligência e a humildade que o homem deveria ter.
Que amizade linda essa....a troca de olhares....de admiração um pelo outro nessa trajetória que os tornarão imortalizados! Para sempre Caetano e Gil...
Essa é a verdadeira cara do melhor Brasil: inteligência, criatividade, música, amor, amizade e poesia. Que sejamos sempre essa delicadeza, nunca o contrário. Viva a arte: ela nos salva! Por favor, Caetano e Gil, não morram nunca!
"A partir da narrativa de Caetano sobre o filme que acabara de ver, surgiu uma das mais conhecidas músicas de Gil, uma homenagem, que ele narra no seu livro Todas as Letras (Cia das letras, 1996). “Eu estava morando na Bahia e não tinha casa no Rio, por isso estava hospedado na casa do Caetano. Como eu tinha que viajar logo cedo, na véspera da viagem eu me recolhi num quarto por volta de uma hora da manhã. “De repente eu ouvi uma zoada: era Caetano chegando da rua, falando muito, entusiasmado. Tinha assistido o filme Super-Homem. Falava na sala com as pessoas, entre elas a Dedé [Dedé Veloso, mulher de Caetano à época]; eu fiquei curioso e me juntei ao grupo. Caetano estava empolgado com aquele momento lindo do filme, em que a namorada do Superhomem morre no acidente de trem e ele volta o movimento de rotação da Terra para poder voltar o tempo para salvar a namorada. Com aquela capacidade extraordinária do Caetano de narrar um filme com todos os detalhes, você vê melhor o filme ouvindo a narrativa dele do que vendo o filme… Então eu vi o filme. Conversa vai, conversa vem, fomos dormir. "Mas eu não dormi. Estava impregnado da imagem do Super-Homem fazendo a Terra voltar por causa da mulher. Com essa ideia fixa na cabeça, levantei, acendi a luz, peguei o violão, o caderno, e comecei. Uma hora depois a canção estava lá, completa. No dia seguinte a mostrei ao Caetano; ele ficou contente: ‘Que linda!’ O significado da canção, que há quase 40 anos foi visto com certa desconfiança pela critica, hoje parece evidente: é uma homenagem àquilo que é visto como feminino, como características atribuídas naturalmente às mulheres, e que são coisas que fazem o e-lírico melhor, muito mais do que o tradicional mundo masculino. Gil, ainda sobre a letra, arrematou: *“Sobre a “porção mulher” - “Muita gente confundia essa música como apologia ao homossexualismo, e ela é o contrário. O que ela tem, de certa forma, é sem dúvida uma insinuação de androginia, um tema que me interessava muito na ocasião - me interessava revelar esse imbricamento entre homem e mulher, o feminino como complementação do masculino e vice-versa, masculino e feminino como duas qualidades essenciais ao ser humano”.* " Trechos de musicaemprosa.wordpress.com/2018/03/08/mudando-como-um-deus-o-curso-da-historia-por-causa-da-mulher/ Destaquei uma parte que acho bem interessante, onde ele provoca a existencia de um feminino e um masculino dentro de uma mesma pessoa. Lembrando que o texto é de 1996, e o termo "homossexualismo" não se usa mais (homossexualidade seria o termo a se utilizar).
E o melhor ainda, quando eles dão concerto fora do Brasil eles se comunicam com os expectadores na língua deles. Seja inglês ou francês. Um diferencial excelente!
Essa música foi feita por causa do filme. Na vdd Caetano viu o filme, ficou maravilhado com a cena q o Super Man faz a terra girar ao contrário para voltar no tempo, contou pra Gil todo empolgado. Gil sem assistir ao filme, maravilhado pelo encanto de Caetano, fez essa maravilha!!!
Um dia vivi a ilusão de que ser homem bastaria Que o mundo masculino tudo me daria Do que eu quisesse ter Que nada, minha porção mulher que até então se resguardara É a porção melhor que trago em mim agora É o que me faz viver Quem dera pudesse todo homem compreender, ó mãe, quem dera Ser o verão no apogeu da primavera E só por ela ser Quem sabe o super-homem venha nos restituir a glória Mudando como um Deus o curso da história Por causa da mulher Quem sabe o super-homem venha nos restituir a glória Mudando como um deus o curso da história Por causa da mulher
Olá! Se quiser conhecer a nova versão samba de "Super homem, a canção" em meu disco "Samba pra elas", tá aí! ;) Pode aproveitar pra ouvir as outras canções também! Espero que goste! bit.ly/superhomemytpl
Me sinto uma Super mulher ouvindo essa linda e deliciosa canção. Nossos poetas maiores junto a Chico Buarque, Tom Jobim, Vinícius de Moraes! Viva a esses grandes musicistas!
A criação dessa obra de arte, por Gilberto Gil, tem uma história interessante. Gil estava hospedado na casa de Caetano, e Caetano chegou do cinema com Dedé, sua esposa na época, onde viram o filme do super homem, então Caetano empolgado com o filme, descreveu para Gil, que logo depois, sozinho, escreveu essa canção, essa obra de arte. Mais uma história incrível desses dois seres de almas gêmeas, e gênios da nossa música.
Aos 80 anos , SENTADOS (quem canta sabe a diferença ) , e só gogó e violão !!!QUE SHOW !! QUE SAUDADE DE OUVIR MÚSICA COM ARTISTAS SEM SUPER-PRODUÇÃO !
Sou um homem de 60 anos, transplantado renal. O doador foi um cadáver feminino. Sempre lembro desta linda canção. O que me faz viver hoje é este rin feminino...
Sempre gostei dessa música, só fui entender qdo tive minha filha, é letra assim que cada momento tem um significado e entendimento. Ah os jovens de hoje não estão preparados p isso.
Não Valdemar, os jovens não tem culpa da imbecilidade no qual estão metidos. São os malditos que controlam tudo para faturarem alto com a ignorância alheia e fazem os jovens acreditarem que são imbecis. Se educá-los a terem ouvidos, os jovens terão. Nós tivemos esta chance em nossa juventude, eles não.
O encontro dessas duas lendas me remete a um momento tão singelo e efervescente da nossa mpb nesse show intimista voz e violão exaltando a maior dádiva que Deus deu ao universo a mulher em toda a sua magnitude. Só eles conseguem transformar o simples em algo fantástico.
Essa música tem muito haver com os Dois,Gil e caetano são bons carreguei por minha adolescência os dois como referência de cultura, como músico são perfeito.
Pérolas vivas da nossa MPB! Emocionalmente esses dois nos deixam, pelos desdobramentos das dissonantes conjugadas com a letra lapidada, tecida na alma!
Por favor por favor esqueçam opiniões políticas e esta tremenda idiotice de rotulos que perto de uma canção como esta ficam em ultimo plano Gil estava UNGIDO POR DEUS quando fez este manifesto ao amor pelas magníficas mulheres do planeta terra
Não se esqueça que foi o patriarcado é que nos trouxe até aqui, talvez se ele não tivesse existido como componente da história nós nem por aqui estaríamos, criticando-o como coisa extremamente ruim e enaltecendo o feminino como coisa profundamente superior ao masculino, boa, melhor, divinal. Me parece um erro, porque se sem a terra não há vida, sem semente também não. Ideologia é apenas uma ideia, e ela pode estar equivocada. O que eu disse aqui não desbanca a poesia da obra. Tenho dito.
Um poema para a mulher, mãe ou não, é perfeito .❤
O embate e a importância do equilíbrio do “sagrado masculino” e “sagrado feminino” poeticamente descrito em uma canção. 👏👏👏
LETRA:
Um dia
Vivi a ilusão que ser homem bastaria
Que o mundo masculino tudo me daria
Do que eu quisesse ter
Que nada
Minha porção, mulher, que até então se resguardara
É a porção melhor que trago em mim agora
É a que me faz viver
Quem dera
Pudesse todo homem compreender a mãe
Quem dera ser o verão o apogeu da primavera
E só por ela ser
Quem sabe
O super-homem venha nos restituir a glória
Mudando como um Deus o curso da história
Por causa da mulher
Quem sabe
O super-homem venha nos restituir a glória
Mudando como um Deus o curso da história
Por causa da mulher
Nessa música, eles estão falando da sensibilidade do ser humano, que nem tudo você pode resolver com uma briga, hoje estamos precisando dialogar.
A troca de sorrisos entre os dois é tão forte quanto a própria poesia da música que tocam! ❤
Que comentário sutil, inteligente parabéns!
Observacao bela de muita sensibilidade.Parabens
Quem dera todos os super homens por aí ouçam essa linda canção, que é um m hino à mulher, demonstrando a inteligência e a humildade que o homem deveria ter.
A troca de olhares entre eles é lindo! Admiração mútua, cumplicidade.
Que amizade linda essa....a troca de olhares....de admiração um pelo outro nessa trajetória que os tornarão imortalizados! Para sempre Caetano e Gil...
❤
Quem dera pudesse todo homem compreender, quem dera...
Eu as venero.
O Bolsonaro as odeia.
Cada povo enriquece a humanidade com o que tem de melhor.
O Brasil entra com sua sonoridade.
Aff, amo tanto esses dois! Encheram meus olhos de lágrimas.
Erika, idem! Meus olhos ficaram molhados. Um encanto esses dois!
Exaltação à alma feminina
Essa é a verdadeira cara do melhor Brasil: inteligência, criatividade, música, amor, amizade e poesia. Que sejamos sempre essa delicadeza, nunca o contrário. Viva a arte: ela nos salva! Por favor, Caetano e Gil, não morram nunca!
😥😥😥😥😥😥😥😥😥😥😥😥😥Tanussi faço minha suas palavras ,vc foi fundo parabéns. 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏🙏👍
Bom dia ❤️
Serão eternos ❤️❤️🎵🎶
Cada acorde, acorda o coração, transbordando musicalidade e poesia!
poesia em forma de música! não ousem nunca morrer!
Preciso ver... Por favor!!! Não morram!!!!
... só se for "morrer de alegria"
já estão imortalizados em música
A música a obra não morre ou seja já estão mortalisados
A energia nunca morre.
"A partir da narrativa de Caetano sobre o filme que acabara de ver, surgiu uma das mais conhecidas músicas de Gil, uma homenagem, que ele narra no seu livro Todas as Letras (Cia das letras, 1996).
“Eu estava morando na Bahia e não tinha casa no Rio, por isso estava hospedado na casa do Caetano. Como eu tinha que viajar logo cedo, na véspera da viagem eu me recolhi num quarto por volta de uma hora da manhã.
“De repente eu ouvi uma zoada: era Caetano chegando da rua, falando muito, entusiasmado. Tinha assistido o filme Super-Homem. Falava na sala com as pessoas, entre elas a Dedé [Dedé Veloso, mulher de Caetano à época]; eu fiquei curioso e me juntei ao grupo. Caetano estava empolgado com aquele momento lindo do filme, em que a namorada do Superhomem morre no acidente de trem e ele volta o movimento de rotação da Terra para poder voltar o tempo para salvar a namorada. Com aquela capacidade extraordinária do Caetano de narrar um filme com todos os detalhes, você vê melhor o filme ouvindo a narrativa dele do que vendo o filme… Então eu vi o filme. Conversa vai, conversa vem, fomos dormir.
"Mas eu não dormi. Estava impregnado da imagem do Super-Homem fazendo a Terra voltar por causa da mulher. Com essa ideia fixa na cabeça, levantei, acendi a luz, peguei o violão, o caderno, e comecei. Uma hora depois a canção estava lá, completa. No dia seguinte a mostrei ao Caetano; ele ficou contente: ‘Que linda!’
O significado da canção, que há quase 40 anos foi visto com certa desconfiança pela critica, hoje parece evidente: é uma homenagem àquilo que é visto como feminino, como características atribuídas naturalmente às mulheres, e que são coisas que fazem o e-lírico melhor, muito mais do que o tradicional mundo masculino. Gil, ainda sobre a letra, arrematou:
*“Sobre a “porção mulher” - “Muita gente confundia essa música como apologia ao homossexualismo, e ela é o contrário. O que ela tem, de certa forma, é sem dúvida uma insinuação de androginia, um tema que me interessava muito na ocasião - me interessava revelar esse imbricamento entre homem e mulher, o feminino como complementação do masculino e vice-versa, masculino e feminino como duas qualidades essenciais ao ser humano”.* "
Trechos de musicaemprosa.wordpress.com/2018/03/08/mudando-como-um-deus-o-curso-da-historia-por-causa-da-mulher/
Destaquei uma parte que acho bem interessante, onde ele provoca a existencia de um feminino e um masculino dentro de uma mesma pessoa.
Lembrando que o texto é de 1996, e o termo "homossexualismo" não se usa mais (homossexualidade seria o termo a se utilizar).
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾 Sensacional!!
Obrigado por essas informações.
Linda e justa homenagem a quem Deus consagrou com a sacrossanta missão de gestar a vida: a mulher.
Voltando aqui pra beber um momento de vida boa. Tava com sede já haha
E o melhor ainda, quando eles dão concerto fora do Brasil eles se comunicam com os expectadores na língua deles. Seja inglês ou francês. Um diferencial excelente!
Em 2068 voltando p 2021 e avisando q conseguimos vencer a luta! O Amor prevaleceu e vencemos essa guerra que parecia infinita na época. VIVA O AMOR ❤
2068? Muito tempo, 2030 já estaremos com a Vitória do amor para vivermos o "novo céu e a nova terra"
@@eustaquiosoarestata3005 O Brasil derrotou o mensageiro do mal em 2022. E para sempre ❤❤❤❤
Esta referência que Gil fez ao filme super- homem foi incrível. " Quem sabe o super-homem venha...."
Essa música foi feita por causa do filme. Na vdd Caetano viu o filme, ficou maravilhado com a cena q o Super Man faz a terra girar ao contrário para voltar no tempo, contou pra Gil todo empolgado. Gil sem assistir ao filme, maravilhado pelo encanto de Caetano, fez essa maravilha!!!
Amo a musicalidade que está canção traz, a letra e a melodia são agradáveis.
Emocionante, que lindo os dois cantando juntos! Ainda mais essa canção. Meus lindos baianos....
Um dia vivi a ilusão de que ser homem bastaria
Que o mundo masculino tudo me daria
Do que eu quisesse ter
Que nada, minha porção mulher que até então se resguardara
É a porção melhor que trago em mim agora
É o que me faz viver
Quem dera pudesse todo homem compreender, ó mãe, quem dera
Ser o verão no apogeu da primavera
E só por ela ser
Quem sabe o super-homem venha nos restituir a glória
Mudando como um Deus o curso da história
Por causa da mulher
Quem sabe o super-homem venha nos restituir a glória
Mudando como um deus o curso da história
Por causa da mulher
Olá! Se quiser conhecer a nova versão samba de "Super homem, a canção" em meu disco "Samba pra elas", tá aí! ;) Pode aproveitar pra ouvir as outras canções também! Espero que goste!
bit.ly/superhomemytpl
Ny
I
Uma das músicas mais linda que já ouvi!!!
Me sinto uma Super mulher ouvindo essa linda e deliciosa canção. Nossos poetas maiores junto a Chico Buarque, Tom Jobim, Vinícius de Moraes!
Viva a esses grandes musicistas!
Essa música faz você ser um homem melhor e sensível. 🤣
❤❤❤❤❤
Caetano e Gil Estravasam sempre!
A criação dessa obra de arte, por Gilberto Gil, tem uma história interessante. Gil estava hospedado na casa de Caetano, e Caetano chegou do cinema com Dedé, sua esposa na época, onde viram o filme do super homem, então Caetano empolgado com o filme, descreveu para Gil, que logo depois, sozinho, escreveu essa canção, essa obra de arte. Mais uma história incrível desses dois seres de almas gêmeas, e gênios da nossa música.
Caetano e Gil Estravasa sempre
Aos 80 anos , SENTADOS (quem canta sabe a diferença ) , e só gogó e violão !!!QUE SHOW !! QUE SAUDADE DE OUVIR MÚSICA COM ARTISTAS SEM SUPER-PRODUÇÃO !
Sou um homem de 60 anos, transplantado renal.
O doador foi um cadáver feminino. Sempre lembro desta linda canção.
O que me faz viver hoje é este rin feminino...
Que música bonita
Porque não toca nas rádios??
Ah os jovens de hoje não tem neurônios pra entender o belo
Só Nova Brasil praticar músicas desse estilo
Sempre gostei dessa música, só fui entender qdo tive minha filha, é letra assim que cada momento tem um significado e entendimento. Ah os jovens de hoje não estão preparados p isso.
Não Valdemar, os jovens não tem culpa da imbecilidade no qual estão metidos. São os malditos que controlam tudo para faturarem alto com a ignorância alheia e fazem os jovens acreditarem que são imbecis. Se educá-los a terem ouvidos, os jovens terão. Nós tivemos esta chance em nossa juventude, eles não.
O encontro dessas duas lendas me remete a um momento tão singelo e efervescente da nossa mpb nesse show intimista voz e violão exaltando a maior dádiva que Deus deu ao universo a mulher em toda a sua magnitude.
Só eles conseguem transformar o simples em algo fantástico.
Na piscada; Caetano passa a bola pra Gil.
Repararam⁉️⁉️💞 Espetacular
Dois dos maiores mestres da MPB...!
Amo essa doçura do Gil.!
TE AMO CAETANO E O GIL EU VENERO
Quem dera o povo brasileiro pudesse apreciar esse tipo de música, infelizmente a maioria nem conhece. Perfeito! 💯
Belíssima! Essa dupla é imbatível!
Gil totalmente maravilhado em ver o Caetano cantando sua musica.
Belíssima canção
Isso é ser Poeta
Essa música tem muito haver com os Dois,Gil e caetano são bons carreguei por minha adolescência os dois como referência de cultura, como músico são perfeito.
Gil Monstro Sagrado!
Pérolas vivas da nossa MPB! Emocionalmente esses dois nos deixam, pelos desdobramentos das dissonantes conjugadas com a letra lapidada, tecida na alma!
Eu amo esses dois
Os MESTRES da MPB tiram onda letra e ritmo voz ....perfeitos
Essa letra, música, é linda! Quem dera, pudesse, eu compor.
Assim. ❤
Mds, que poesia. Essa musica é mais do que perfeita!!!!!!!
Maravilhosa ❤
Vim aqui pela indicação do canal Meteoro Brasil. Bela música!
Uma obra-prima da MPB!
Que espetáculo.
Eles são o máximo.
Uma cumplicidade linda❤❤❤❤❤
Poesia pura, linda demais essa música.
Poesia mais linda ❤
Como eu amo esses dois. Viva a Bahia!. 💙💙
tao lindo
Lindo demais, profundo, poesia!!!❤️❤️
Que poesia essa música 🎶 🥹🫶🏻
Por causa da mulher... buba querida seja curada hoje, Gil, te amo!
Magnificamente esplendoroso!
Maravilhosamente inspirada essa canção!
dos grandes musicos de Brasil
Dei o like antes da música começar....
espetacular
Linda música, lindos também
Os dois são demais.
Sem comentários... gênios
Lindo!! Não canso de ouvir esse dois!
Quem dera pudesse todo homem compreender a mãe, quem dera...
Agora, mais velho e sem a senhora, começo a entender.
Muito boas essas musicas.
Lindos juntos, sempre.
Maravilhosa canção ❤️⭐️❤️⭐️❤️⭐️
" o super homem venha nos restituir a glória, mudando como um deus o curso da história, por causa da mulher"
Como amo ser Homem, obrigado Deus.
Amo dimais Gil e Caetano mora no meu coração pra sempre adoro esses dois
PERFEICAO DE MÚSICA E DE CANTORES. MEUS AMORES
Adoro essa música ❤
Esta vai na alma.❤😊
Meus ídolos
Super homem, maior herói de todos os tempos
Como eu amo esses dois ❤️
Lindoooooo!
Pelé e Garrincha da música brasileira 😊
Eles são os caras da música brasileira
😢 MUDARAM MESMO O CURSO DA HISTÓRIA GENERO IMORAL
duas lindezas que temos
GENIAL ❣️💖❤
Duas feras...maravilha
Assisti os dois no show no Circo Voador, no qual cantaram lindas canções, inclusive esta também!! Foi em dezembro de 2015.
Que massa!
Muito bonito!
Por favor por favor esqueçam opiniões políticas e esta tremenda idiotice de rotulos que perto de uma canção como esta ficam em ultimo plano Gil estava UNGIDO POR DEUS quando fez este manifesto ao amor pelas magníficas mulheres do planeta terra
Essa música tem uma mensagem política muito forte, não viaja
Querido leia melhor e leia ate o fim que escrevi
Que amizade linda....
mestres
Duas lendas vivas .
Que tiro foi esse?👏😵
esses caras me fascina soi loco por ti meninos fa
Uma bela crítica ao patriarcado em forma poesia na Melodia dessa obra-prima quê mantém se super atual
Mas vc é bocó mesmo
Não se esqueça que foi o patriarcado é que nos trouxe até aqui, talvez se ele não tivesse existido como componente da história nós nem por aqui estaríamos, criticando-o como coisa extremamente ruim e enaltecendo o feminino como coisa profundamente superior ao masculino, boa, melhor, divinal. Me parece um erro, porque se sem a terra não há vida, sem semente também não. Ideologia é apenas uma ideia, e ela pode estar equivocada. O que eu disse aqui não desbanca a poesia da obra. Tenho dito.
Meus dois amores 😍
Coisa linda esses dois !...
Divino!!!!!