Navios de Assistência Hospitalar (NAsH) “Navios da Esperança” - Marinha do Brasil (MB)

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 31 окт 2020
  • As viagens que os Navios de Assistência Hospitalar (NAsH) da Marinha do Brasil realizam pela Amazônia atendendo à população carente daquela região são chamadas de Operações de Assistência Hospitalar à População Ribeirinha, ou simplesmente ASSHOP. Em cada ASSHOP um Navio atende a uma determinada região escolhida antecipadamente, de acordo com uma programação feita com antecedência. Esta antecedência é necessária para se prever todos os recursos logísticos necessários em uma empreitada desta envergadura. As experiências obtidas nas passagens anteriores dos Navios são utilizadas no planejamento.
    As regiões a serem visitadas são denominadas de Pólos de Saúde. As ASSHOP são realizadas nas localidades ribeirinhas mais carentes de atendimento de Saúde dos Pólos visitados. Esta carência é resultante da distância dos centros urbanos da região; da inexistência de serviços de saúde, públicos ou privados; da falta de cultura de higiene nas populações, da falta de atividades econômicas estáveis e lucrativas, e da falta de infra-estrutura de saneamento básico (água potável e esgoto tratado). Estas condições adversas resultam uma situação precária de saúde da população ribeirinha.
    Os NAsH, e antes deles as Corvetas que a Marinha do Brasil possui na região há mais de quarenta anos, são conhecidos pelas populações ribeirinhas como os “Navios da Esperança”. Embarcados nestes navios, profissionais de saúde provenientes de outras regiões do Brasil lançam-se nas barrancas dos rios da Amazônia, levando alívio para essas gentes tão carentes.
    O que é uma ASSHOP?
    A sigla ASSHOP significa as operações de assistência médica, odontológica e de orientação sanitária realizadas pela Marinha do Brasil, de forma continuada há mais de 20 anos, com o emprego dos Navios de Assistência Hospitalar pertencentes e tripulados pelo pessoal da Marinha, junto às populações ribeirinhas e indígenas da Amazônia que vivem em comunidades ainda carentes, e na sua grande maioria isoladas da assistência regular de saúde e saneamento básico.
    Essas são as verdadeiras operações consideradas como “O Médico da Família”.
    São brasileiros da Marinha cuidando de brasileiros!
    A Marinha realiza esse tipo de atividade de Saúde em outras regiões do Brasil?
    Não. As ASSHOP somente são realizadas na Região Amazônica, englobando os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima. Nas demais regiões do País, os navios da Marinha desenvolvem ações de Assistência Cívico-Social (ACISO) durante as operações navais na “AMAZÔNIA AZUL” e na bacia hidrográfica do Pantanal.
    Qual a duração de uma ASSHOP?
    A área de atuação dos Navios engloba praticamente metade do território nacional, com mais de 20.000 km de vias navegáveis. Assim, dependendo da distância do Pólo de Saúde a partir da Base da Marinha em Manaus, os Navios de Assistência Hospitalar podem permanecer em viagem de 25 dias até 4 meses.
    Quais os recursos materiais e humanos que a Marinha disponibiliza para a realização das ASSHOP?
    São empregados os Navios de Assistência Hospitalar “Dr. Montenegro” (U-16) “Osvaldo Cruz” (U-18) e o “Carlos Chagas” (U-19), além de lanchas e helicópteros de emprego geral tipo UH-12 Esquilo.
    Tais navios contam com salas de parto e de cirurgia, equipamentos de raios-X, espirômetro, reflotron, eletrocardiograma, ambulatórios médicos, gabinetes odontológicos completos, enfermarias, laboratórios de análises clínicas e farmácias. Possuem acomodações para equipes de até 20 profissionais de saúde, incluindo médicos, dentistas, farmacêuticos, enfermeiros e vacinadores, todos pertencentes aos quadros da Marinha.
    A população ribeirinha, em reconhecimento ao atendimento inteiramente gratuito oferecido e mantido pela Marinha, passou a chamar esses Navios, carinhosamente, de “NAVIOS DA ESPERANÇA”, representando geralmente o único contato dessas comunidades com profissionais de Saúde, constituindo importante vetor de integração nacional.
    Qual a abrangência dos atendimentos à saúde das comunidades?
    Além dos atendimentos médico, odontológico, preventivo e corretivo, de vacinação e da realização de exames laboratoriais, as equipes da Marinha proferem palestras sobre orientações para gestantes, hábitos de higiene corporal e bucal, hábitos alimentares e higiene doméstica, particularmente voltada à destinação dos dejetos caseiros visando à preservação do meio ambiente.
    Como são formadas as equipes de saúde dos navios?
    Parte dos recursos humanos empregados já pertence ao Corpo de Saúde da Marinha. Porém, para suprir eventuais deficiências de pessoal é aberto processo de seleção para as especialidades de Medicina, Odontologia, Farmácia e Enfermagem. Os profissionais são selecionados e são submetidos a um Estágio de Adaptação para Oficiais Temporários. Após o período de formação, os militares passam a compor as equipes lotadas nos navios.
    Comando da Flotilha do Amazonas (ComFlotAM)
    www.marinha.mil.br/com9dn/con...
    COMBATER E ASSISTIR!!!

Комментарии • 27

  • @mariajose8539
    @mariajose8539 2 года назад +2

    Parabéns, são um exemplo de entrega ao próximo.Marinha do Brasil.Vigilantes.cortando os mares do nosso País.Deus os abençõe.

    • @IRVASARP
      @IRVASARP  2 года назад +1

      Na Revista Âncora Social todo lado social da Marinha do Brasil
      www.marinha.mil.br/todas/revistas-navais/ancora-social
      Voluntárias Cisne Branco
      instagram.com/departamento.vcb/
      Forte abraço e sucesso.

  • @arlindoclinton
    @arlindoclinton 3 года назад +5

    Que trabalho sensacional da Marinha do Brasil 😍🛳️

    • @IRVASARP
      @IRVASARP  3 года назад +3

      Operação Acolhida instagram.com/opacolhida/ , Um Dia de Fuzileiro Naval e Marinheiro voltado para pessoas com Autismo, Síndrome de Down, Déficit Cognitivo e Déficit Auditivo. Pais e filhos se divertiram em atividades como arvorismo, oficinas de camuflagem, musicoterapia, passeio em viaturas militares, exibição de cães militares, esportes, pintura, distribuição de brindes e lanches, entre outras atrações. Voluntárias Cisne Branco instagram.com/departamento.vcb/ projetos da Marinha no âmbito da Saúde, como no
      Centro de Atenção Diária, da Unidade Integrada de Saúde Mental, e no Serviço Integrado de Atendimento
      Domiciliar, do Hospital Naval Marcílio Dias, que também conta com um grande número de voluntárias no
      acolhimento de pacientes internados. Projetos voltados para idosos, pacientes com câncer e crianças
      especiais. www.abrigo.org.br/vcb/encontre Na Revista Âncora Social todo lado social da Marinha do Brasil www.marinha.mil.br/ancora-social . Forte abraço e sucesso. Venha participar!

  • @franciscogomesdeandrade5304
    @franciscogomesdeandrade5304 2 года назад +2

    Parabéns
    Ao Dia dos Soldados...
    Muitas bênçãos de Deus
    na caminhada de Todos...

    • @IRVASARP
      @IRVASARP  2 года назад +1

      Viva o Duque de Caxias! Parabéns, Soldado do Exército Brasileiro!
      Brasil Acima de Tudo!
      ruclips.net/video/XN1-oOe6NLQ/видео.html

  • @edsonsilva6009
    @edsonsilva6009 3 года назад +1

    Parabéns pela reportagem e esclarecimentos sobre a nossa Marinha.

    • @IRVASARP
      @IRVASARP  3 года назад +1

      Na Revista Âncora Social todo lado social da Marinha do Brasil www.marinha.mil.br/ancora-social . Forte abraço e sucesso. Viva a Marinha!

  • @reneantunes8150
    @reneantunes8150 2 года назад +3

    Esses sim honran aqueles quadradinhos mosaicos qualidades um militar

  • @edsonsilva6009
    @edsonsilva6009 Год назад +1

    Nossas FFAA prestam um serviço crucial aos Índios e ribeirinhos na regiao norte.

    • @IRVASARP
      @IRVASARP  Год назад +1

      Programa Calha Norte (PCN)
      www.gov.br/defesa/pt-br/assuntos/programas-sociais/copy_of_programa-calha-norte
      Projeto Rondon - Ministério da Defesa
      pt-br.facebook.com/projetorondonoficial/
      Ações Cívico-Sociais (ACISO)
      A Ação Cívico-Social (ACISO) representa um conjunto de atividades de caráter temporário, episódico ou programado de assistência e auxílio às comunidades, promovendo o espírito cívico e comunitário dos cidadãos, no País ou no exterior, desenvolvidas pelas organizações militares das FA, nos diversos níveis de comando, com o aproveitamento dos recursos em pessoal, material e técnicas disponíveis, para resolver problemas imediatos e prementes. Além da natureza assistencial, também se insere como assunto civil e colabora nas operações psicológicas. Inclui-se nesse conjunto as operações de assistência hospitalar à população ribeirinha, conhecidas como ASSHOP, realizadas rotineiramente pela MB, com os Navios de Assistência Hospitalar distritais.
      Operações de Assistência Hospitalar à População Ribeirinha, ou simplesmente ASSHOP.
      www.marinha.mil.br/com9dn/node/1095
      www.marinha.mil.br/com6dn/ASSHOP_historico
      Forte abraço e sucesso.

  • @01eduardoalves
    @01eduardoalves 2 года назад +2

    Legal saber deste trabalho PARABÉNS a todos.
    Mas após as consultas e exames vocês distribuem algum tipo de medicamento para tratamento dos pacientes atendidos?

    • @IRVASARP
      @IRVASARP  2 года назад +1

      Sim e também Laboratório Farmacêutico da Marinha (LFM) Produzir, comercializar e desenvolver medicamentos e outros produtos da indústria farmacêutica, visando atender aos Programas de Saúde da Marinha do Brasil e do Sistema Único de Saúde (SUS).
      ruclips.net/video/4E5WbvHfpbw/видео.html
      www.marinha.mil.br/lfm/
      Medicamentos Disponíveis no SeDiMe
      www.marinha.mil.br/saudenaval/node/238
      Laboratório Químico Farmacêutico do Exército (LQFEX)
      www.lqfex.eb.mil.br/
      Laboratório Químico-Farmacêutico da Aeronáutica (LAQFA)
      www2.fab.mil.br/laqfa/
      “Desenvolver, fabricar e distribuir medicamentos e produtos químicos para atender ao Comando da Aeronáutica e ao Sistema Público de Saúde promovendo qualidade de vida.”
      Forte abraço e sucesso.

  • @eduardomonteiroa.argemiroe8100
    @eduardomonteiroa.argemiroe8100 3 года назад +2

    Provavelmente não tem UTI e não está preparado para doenças infecciosas como o Covid-19 mas pode sim ser um grande aliado no atendimento médico de outros casos gerando vagas em UTIs e hospitais de tratamento para o Covid-19.

    • @IRVASARP
      @IRVASARP  3 года назад +2

      Viva a Marinha! Os sentinelas dos Mares!

    • @andrewbrito4861
      @andrewbrito4861 Год назад

      Ok, olhou o lado negativo, e os positivos? Tu botou na balança?

  • @franciscogomesdeandrade5304
    @franciscogomesdeandrade5304 2 года назад

    AVE MARIA, cheia de graça, o Senhor é convosco, bendita sois vós entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre Jesus. Santa Maria Mãe de Deus, rogai por nós pecadores, agora e na hora da nossa morte. Amém.

  • @giquiri
    @giquiri 3 года назад +2

    Tem UTI??

    • @IRVASARP
      @IRVASARP  3 года назад +1

      Não, só tem consultórios médicos, odontológicos, farmácia, sala de vacinação, sala de raio-X, centro cirúrgico, enfermaria, laboratório de análises clínicas. O que tem Centro de Tratamento e Terapia Intensiva (CTI), salas para recuperação de traumas e cirurgias de pequeno porte e clínica odontológica é o Porta-Helicópteros Multipropósito (PHM) Atlântico e o Navio Doca Multipropósito (NDM) “Bahia O navio é dotado de um complexo hospitalar com 500m² e 49 leitos, que lhe confere grande capacidade de apoio médico, com acesso direto ao convés de voo principal, permitindo que helicópteros realizem evacuações aeromédicas de urgência. Além de duas salas de cirurgia, conta ainda com consultórios médicos e odontológico, laboratório de análises clínicas, sala de raio X, centrais de oxigênio e de esterilização, leitos de unidade de queimados, de terapia intensiva, de estabilização/pré-operatório, isolamento e 24 leitos de enfermaria.

  • @guymakingvideos4565
    @guymakingvideos4565 2 года назад +2

    Eu quero muito ser médico da marinha, especificamente do corpo da armada.

    • @IRVASARP
      @IRVASARP  2 года назад +1

      Concurso Público para ingresso de Médicos no Corpo de Saúde Marinha (CSM-Md)
      www.marinha.mil.br/sspm/csm-quadro-medicos/quadro-medicos_princ
      Edital:
      www.inscricao.marinha.mil.br/marinha/index_concursos.jsp?id_concurso=406
      ruclips.net/video/l1-vjWTp2No/видео.html
      www.marinha.mil.br/sspm/
      Forte abraço e sucesso.

  • @giquiri
    @giquiri 3 года назад +1

    Pode ser usado para tratar das pessoas com #Covid19?

    • @IRVASARP
      @IRVASARP  3 года назад +1

      A Marinha do Brasil não deve usar seus navios no atual estágio da pandemia do coronavírus (Covid-19) no país, como já vem ocorrendo nos Estados Unidos. No entanto, a autoridade marítima esclareceu por meio de nota que continua disponibilizando recursos operacionais e logísticos, conforme a necessidade do Ministério da Defesa.
      Nos Estados Unidos, o navio-hospital USNS Comfort da Marinha americana atracou em Nova Iorque para desafogar os hospitais da cidade que precisam atender pacientes com coronavírus. O navio tem capacidade para mil leitos e deve receber pacientes com outras patologias. A cidade já possui mais de 90 mil casos confirmados da Covid-19.
      Ao todo a Marinha brasileira dispõe de cinco Navios de Assistência Hospitalar (NAsH), conhecidos como “Navios da Esperança”. Dentre eles, quatro estão subordinados ao comando do 9º Distrito Naval, em Manaus (AM) e um ao comando do 6º Distrito Naval, no município de Ladário (MS).
      www.marinha.mil.br/comflotam/
      www.marinha.mil.br/comflotmt/
      Porém os cinco navios são de pequeno porte, variando de 31,5 a 63 metros de comprimento e contendo de dois a oito leitos. Os NAsH são empregados durante as operações de assistência hospitalar em sua maioria na região amazônica, nas comunidades que necessitam de atendimento.
      De modo geral, a Marinha afirmou que os navios não são adequados para internação de pacientes com doenças infectocontagiosas de alta transmissibilidade, como é o caso do coronavírus. Isso devido à impossibilidade de isolamento dos seus sistemas de ar condicionado, além da falta de recursos hospitalares necessários ao tratamento de pacientes em estado grave.
      Os navios possuem capacidade para atender atividades de clínica geral e odontológica; exames laboratoriais; serviços de enfermagem; exames de imagem e entrega de medicamentos à população local. As camas têm servido para acomodar militares ou civis de organizações quando embarcados nas comissões de saúde. A Marinha afirmou que podem ser usados como leitos numa situação específica, mas sem capacidade para isolamento de pacientes.
      A Marinha destacou que desde o dia 20 de março atua na Operação Covid-19 sob a coordenação do Ministério da Defesa e alinhada às recomendações dos órgãos de saúde. Dentre as ações desenvolvidas pela Operação está a atuação dos militares e agentes civis, principalmente na descontaminação de ambientes e materiais; instalação de pontos de triagem de pacientes nos acessos aos hospitais e os postos de saúde. Além disso realiza ações nas fronteiras e em embarcações e emprega laboratórios químicos para produção e distribuição de álcool em gel.