Um Exército de Doutores Desempregados

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 24 авг 2024
  • Um Exército de Doutores Desempregados
    Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado vale a pena?
    Não sei se você conhece aquela pessoa que estudou, estudou, estudou...e estudou sem nunca ter trabalhado.
    Antes de começar, digo que este artigo/vídeo foi baseado em outros dois artigos (de mesmo nome), uma matéria do G1 (tudo linkado abaixo) e meus insights pessoais. Você terá exercícios ao final.
    A questão é que aqui no Brasil, às vezes, caímos na busca incessante por certificações e status sem nunca ir para o mercado de trabalho e produzir algo, porque "é o que todo mundo faz" ou "porque sim".
    Premissa: NÃO estou generalizando. Há áreas que, de fato, a carreira acadêmica produz! Peço, portanto, para VOCÊ fazer uma AUTOCRÍTICA e analisar sua área.
    Preocupa-se demasiadamente com nota ou apenas se preocupa em atingir a nota mínima para passar na cadeira, e leva-se o curso "nas coxas".
    Está na casa de milhões de pessoas que vão para faculdade e que se comportam como se estivessem no primário. Alunos graduados em Direito, Arquitetura, Engenharia, Contábeis, entre tantos cursos, que NUNCA estagiaram durante seus 4-6 anos de faculdade e acabam terminando o curso sem nenhuma experiência prática.
    Em seguida, emenda-se uma pós-graduação/mestrado/doutorado para continuar o ciclo de estudos sem nunca gerar valor para a sociedade através de seu conhecimento, carecendo-lhes a prática, a aplicabilidade, o networking e uso efetivo do que passaram tantos anos aprendendo.
    ➡ A realidade para quem não vai para o Mercado de Trabalho
    É uma armadilha muito perigosa de se cair passar tantos anos só estudando.
    Estuda-se, por vezes, por anos a fio sem nunca prestar UM SERVIÇO, sem nunca estagiar, sem nunca trabalhar, sem nunca aplicar efetivamente o que se está aprendendo no mercado de trabalho.
    SUPLICO para que você não faça isso e vá ter EXPERIÊNCIAS o mais rapidamente possível.
    Vá para a prática aplicar as coisas que você está vendo na universidade. Pode ser que você encontre algo fantástico ou descobrir que odeia o que pretende fazer pelo resto da vida.
    Aprenda novas habilidades, aprenda idiomas, tente encontrar algum programa de intercâmbio com bolsa no exterior, voluntarie-se, estagie. Só não fique apenas preocupado com a prova do bimestre.
    Suas notas poderão não valer nada na hora de uma entrevista de emprego se você não tiver uma experiência sequer. O entrevistador pode chamar de "overqualified" (superqualificado) para evitar "inexperienced" (sem experiência).
    ➡ Takeaways desse artigo:
    - Vá ter experiências, estágios - nem que seja de graça! Trabalhe no intuito de APRENDER habilidades e ofícios.
    - Antes de fazer um pós, pergunte-se: vou usar isso na minha vida como? Vale à pena o investimento de tempo, financeiro e emocional?
    - Pergunte-se com o que você gostaria de trabalhar. Imagine um dia perfeito na sua vida. Veja alguém a quem você pode modelar e faça a engenharia reversa do que essa pessoa fez.
    PS.: No vídeo mencionei que tenho um Master in Law and Business (MLB) pela Bucerius Law School - Hamburgo, Alemanha. Aqui no Brasil, caracteriza-se como uma pós-graduação lato sensu.
    PS2: Para aprender a aprender, leia o Leitura Inteligente 2.0. Minha intenção é fazer uma lavagem cerebral em você para que você comece a aprender algo novo todo dia: alenooliveira.c...
    PS3: Compartilhaaaaaa esse vídeo no Whatsapp!
    🔴Fontes:
    Nestas matérias, você encontrará outros dados e opiniões sobre o assunto:
    - www.bbc.com/po...
    - www.pragmatism... , por Hugo Fernandes, autor original, publicado no Tribuna Científica.
    - / um-exército-de-doutore... , por Renatho Siqueira, publicado no BrasilPost, fazendo uma readaptação do texto original.

Комментарии • 414

  • @lucineanogueiradealmeida9408
    @lucineanogueiradealmeida9408 9 месяцев назад +9

    Esse país é do subemprego. Você se forma e quando vai concorrer, mais de 500 candidatos para uma única vaga. Empregos que pagam extremamente mal, que adoecem os funcionários, você só entra se te indicam.
    Qnd eu fazia estágio em uma empresa grande, nem no dia do meu aniversário que caiu no domingo, eu tive paz, era gente pedindo coisa pq lá funciona o tempo todo. Eu espero que um dia Deus me dê forças para passar em algum concurso para viver de forma digna. Pq nesse país infelizmente só sendo concursado para viver bem.
    Recentemente fiz um, mas demora a sair o resultado, espero conseguir, ele paga bem mal, mas é só para começar minha carreira e eu irei focar em outros. Por isso, meu conselho para todos é FOQUEM EM CONCURSO. Nem todo mundo é extrovertido, e tem habilidade social para conseguir emprego por indicação e acima de tudo, emprego que pague BEM, pois a maioria se mata para conseguir para recebe salário apenas para sua sobrevivência. Ou foquem em empreender.
    Se você não quiser passa a vida toda catando moedas e com incertezas sobre o seu futuro.

  • @julinisaba
    @julinisaba 3 года назад +46

    Conheço eletricistas, bombeiros hidráulicos que não sabem o que é desemprego, pois faltam profissionais nessas áreas. Conheço também vários profissionais com nível superior que estão vendendo salgados nas ruas. Daqui para frente, se a pessoa não tiver a humildade de encarar o que estiver disponível, vão morrer de fome. Papeis, títulos não garante nada. O futuro é sombrio para os orgulhosos que pensam que um monte de papéis vale algo. Desça do salto e não escolha trabalho.

    • @nilsonazambuja3461
      @nilsonazambuja3461 3 года назад +7

      Ou mude de país

    • @paulokofpv
      @paulokofpv 2 года назад +12

      Eu diria que eletricistas e bombeiros hidráulicos são bem mais importantes que um monte de diplomados que não sabem fazer nada!

    • @eusolitude
      @eusolitude 2 года назад +4

      Um monte de papéis que elaborou sua vacina de covid

    • @julinisaba
      @julinisaba 2 года назад +5

      @@eusolitude O que o cú tem a ver com as calças??? Diploma não é garantia de nada, principalmente diante do desemprego que vivemos. Isso não quer dizer, que as pessoas não devem cursar um curso superior. Acho que você não sabe interpretar texto.

    • @eusolitude
      @eusolitude 2 года назад

      @@julinisaba"O futuro é sombrio para os orgulhosos que pensam que um monte de papéis vale algo". "Um monte de papéis que elaborou sua vacina de covid". Em outras palavras: um monte de papeis também é conhecimento. Que não é garantia, já sabemos, afinal vivemos em um país que faz questão de manter seus cidadãos no analfabetismo funcional para jamais integrarem, de fato, a vida cívica e compreenderem criticamente as mudanças que precisam ser feitas. Mas esse monte de papeis que vc despreza interferem sobre a sua vida todos os dias, de diferentes maneiras. Estar infeliz com a desvalorização ou até feliz vendo outros se ferrarem (pode se esperar tudo), eu até entendo, mas engrossar o coro do desvalor, aí já é coisa de estúpido, ainda mais se você de fato conhece, minimamente, o que está criticando.

  • @helaineborges1712
    @helaineborges1712 4 года назад +41

    Gratidão pelo vídeo! Sou fruto de escola pública periférica, psicóloga clínica e social, graduada por universidade federal e mestrado pela mesma instituição. No momento, tenho 3 pós. Tenho vários projetos no currículo, excelentes notas. Sempre trabalhei, ingressei no mercado de trabalho com 12 anos. Estou trabalhando em um colégio particular de nome por apenas um salário mínimo. Diga-se de passagem que a vaga foi bem concorrida. Estou analisando se vou para o doutorado com o intuito de enriquecer o currículo e conseguir uma melhor colocação no mercado de trabalho. Seu vídeo é muito realista. Título não paga aluguel, as bolsas são imprevisíveis e atrasam muito. Doutorado é quase uma graduação. Meu pai tem a 4 série e ganha 3 vezes + que eu. Hoje eu recebo menos do que meu pai me depositava por mês durante a faculdade e ainda tenho que ouvir da sociedade "agradeça por ter um emprego". =( Enfim, gratidão!!!

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  4 года назад +3

      Obrigado, Helaine. Pois é, bom analisar o caso concreto.
      Há um investimento de recursos e TEMPO num doutorado, sendo este último o mais valioso.
      Pega um folha de papel e coloca pros e contras.
      Boa decisão

    • @JoaoGuilherme-wd8mw
      @JoaoGuilherme-wd8mw 4 года назад +3

      Pega o que você sabe invista em um curso online ou algo do tipo.

    • @helaineborges1712
      @helaineborges1712 4 года назад

      @@AlenoOliveira gratidão!!!

    • @deysemoraes9882
      @deysemoraes9882 4 года назад +1

      @@helaineborges1712 faz um curso de qualquer coisa que vc tem conhecimento ... mad primeiro identifique os nichos que tem interesse no seu curso aqui na internet.. pague algum canal do youtube para divulgar o curso.. e cobre barato.. não vá cobrar 300 reais por um curso ... e pesquise uma plataforma barata para hospedar seu curso e que possibilite o acesso ilimitado de alunos...
      Vai dar certo..

    • @helaineborges1712
      @helaineborges1712 4 года назад

      @@deysemoraes9882 obrigada pelas sugestões!!! 🙏

  • @j.j.9538
    @j.j.9538 4 года назад +59

    Na verdade, acho que o pessoal tá indo pro mestrado e pro doutorado justamente por que não acharam emprego. É mais uma questão de falta de opção, para não ficar parado. Geralmente são pessoas que vieram de famílias pobres e não têm contatos para conseguir emprego.

    • @mamemicg
      @mamemicg 3 года назад +7

      Se ele não conseguiu emprego então não adquiriu nenhum skill ou competência alguma que posa usar a seu favor numa futura entrevista.
      Pessoal tem que parar de ser mimado, se não encontrou a vaga que vc gostaria vai fazer outra coisa para adquirir experiência seja administrativa, seja na parte de atendimento ao cliente, suporte ao cliente, vendas etc.
      Fica vivendo de bolsa é mal visto no mercado. Certificado NUNCA vai estar acima de resultado e quem não tem o que mostrar além de certificado e tá com 30/40 anos nas costas vai se foder mesmo não tem jeito.

    • @j.j.9538
      @j.j.9538 3 года назад +27

      @@mamemicg E quem disse que as empresas escolhem as melhores pessoas nas entrevistas? Desde estágio até vagas com CLT, é tudo carta marcada. É tudo indicação. Quem não tem contatos, precisa de muita sorte para conseguir uma oportunidade.
      E não venha dizer quer isso não é a norma, por que é. Todas as pessoas que conheci, conseguiram seus primeiros empregos através de indicação. Eu vi, tanto do lado de dentro quanto do lado de fora... Processos seletivos, onde o pior candidato foi contratado por que era tudo carta marcada.
      Então pare de simplificar o mundo, por que as coisas não são tão simples assim.

    • @mamemicg
      @mamemicg 3 года назад +6

      @@j.j.9538 do que vc esta falando cara? Eu estou falando de pessoas que se mete a fazer pós sabendo que isso vai prejudicar no mercado de trabalho e vai ser difícil ser contratado por isso. Não tô falando de carta marcada.
      Desde o meu primeiro emprego até o último a maioria eu consegui porque passei na entrevista, apenas 1 foi por indicação.
      Indicação existe sim mas querer colocar a culpa de nunca ser contratado por conta disso tbm é exagero. A empresa quer gente que de lucro para ela, empresa não contrata ninguém por filantropia se o sujeito não dá retorno ele não fica.

    • @j.j.9538
      @j.j.9538 3 года назад +17

      @@mamemicg Talvez conseguir oportunidades tenha sido fácil pra você. Para muitas pessoas não foi. Você tá sendo inocente se acha que o processo de contratação de uma empresa é lógico e eficiente. Se fosse assim, não tinha um monte de empresa falindo por aí. Se as coisas fossem como o ideal esperado, o Brasil seria tão rico quanto os EUA. Na prática, não é assim.
      Conheci várias pessoas talentosas que se mataram e não conseguiram emprego, enquanto pessoas incompetentes e preguiçosas conseguiam emprego fácil. Isso foi a regra! Então não venha com essa de que o mercado de trabalho é meritocrático, por que se for, então mesmo as pessoas mais competentes do país são burras, por que o Brasil é um país muito pobre e se isso não é um sinal de incompetência, é um sinal de as empresas tão fazendo algo de errado.

    • @mamemicg
      @mamemicg 3 года назад +3

      @@j.j.9538 cara aprenda de uma vez que a vida não é justa e vai ser menos ainda se ficar tomando o caminho errado. Nenhum momento afirmei que era perfeito e até mencionei que teve um emprego que consegui uma vez por indicação, agora resumir todo o mercado como se tudo fosse do mesmo jeito é desculpa de revoltado.
      E a regra é bem clara, mestrado e doutorado prejudica a carreira do sujeito e isso é a regra. Não é difícil entender isso. Agora se prefere ficar na ilusão tudo bem, a vida é do sujeito e ele tem o direito de estragar como quiser ou ficar em rede social reclamando do mundo.

  • @sidneirodrigues6696
    @sidneirodrigues6696 4 месяца назад +5

    Empresas precisam de pessoas com experiência produzindo resultados e resolvendo problemas. Empresas não precisam de pessoas cheias de insígnias e condecorações e sem experiência profissional.

  • @terabyteinformatica2430
    @terabyteinformatica2430 3 года назад +21

    Quem é Pobre e de Família Pobre como eu deve ser Pragmático e ir pra via d Concurso Público na sua área! Diploma de Mestrado e Doutorado não compra carne, não paga a conta de luz, se estabilize profissional e financeiramente primeiro, depois disso vc decide se vai pro Mestrado e Doutorado se vc ainda quizer!

    • @staciemara20
      @staciemara20 2 года назад +4

      Exatamente quem não tem contato na área o segredo é fazer concurso eu só tive trabalhos dignos até hoje pelo concursos público mesmo.

    • @mamemicg
      @mamemicg Год назад +3

      Essa verdade as pessoas que fazem mestrado e doutorado não querem ouvir.
      E verdade seja dita, fora da academia esses titulos não servem de nada e tem milhares de pessoas já com esses títulos por aí na mesma situação.

    • @terabyteinformatica2430
      @terabyteinformatica2430 Год назад +1

      @@mamemicg Verdade Meu Chapa, sou Analista de um órgão público federal, ganho mais de 15 K mês e nem especialização eu tenho, e se eu quizer fazer um mestrado ou doutorado basta eu querer, e faço tranquilo pq todo mês vou receber e não depender de bolsas que pagam uma merreca e quando não atrasa, tmj realidade nua e crua!

    • @mamemicg
      @mamemicg Год назад +2

      @@terabyteinformatica2430 é o que eu falo, o tempo é a dedicação que a pessoa coloca num mestrado ou doutorado se colocasse no concurso público seria muito melhor.

    • @DiegoFerreira-sf3xn
      @DiegoFerreira-sf3xn 7 месяцев назад

      O pessoal foca muito em títulos que não final não garante emprego nenhum , com o tempo gasto nesses diplomas inúteis vc passa em um bom concurso tem renda garantida pro resto da vida. Eu msm sou concursado de nível médio aqui no DF só tenho um curso tecnólogo EAD de 2 anos mas eu tenho uma renda de 7.000 por mês .

  • @instrumentospilado
    @instrumentospilado 3 месяца назад +3

    Sou aluno de Federal. Do meio para o final do curso eu tranquei e desenvolvi minha pequena fábrica de instrumentos. Agora, 6 anos depois, tô voltando para concluir o curso e fazer mestrado e doutorado. Esse conhecimento irei usar na próxima empresa que vou criar. Vários colegas de turma que formaram antes do tempo estão sem trabalho. Alguns começando empreender. Academia te da conhecimento, e conhecimento tem que ser aplicado. Sem aplicação é só papo de intelectual!

  • @paulabrito7221
    @paulabrito7221 Год назад +12

    Que vídeo necessário!!! Penso exatamente assim!! As pessoas estão recorrendo ao mestrado e doutorado pelos motivos errados, somente pela bolsa. As vezes da certo, mas na maioria das vezes apenas se acumula títulos. Sai da faculdade com a meta de trabalhar e ai sim investir em mais formação. Porem, hoje com 10 anos formada não consegui emprego e nem fiz pós graduação porque não consigo pagar. To num momento bem complicado, me sentindo perdida, sem grana, nem computador eu tenho...

    • @Alisson_Otsubo
      @Alisson_Otsubo Год назад

      Poxa veii, fico mal por vc, já tentou trabalhar com o Mercado livre ?

    • @paulabrito7221
      @paulabrito7221 Год назад +1

      @@Alisson_Otsubo como assim?

    • @williamferreira6848
      @williamferreira6848 8 месяцев назад +2

      Não desista , me formei na faculdade em 2013, fiquei 10 anos sem conseguir na área , fiz concurso público e estou na área hoje, fazendo pós graduação é gratificante conseguir.

  •  5 лет назад +118

    Nem vamos falar então do exército de administradores, professores de educação física e bacharéis desempregados 😂😂😂😂😂😂😂

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  5 лет назад +11

      Tem razão, Pedro! Acho que vou colocar "doutor" com aspas para albergar os diplomados em geral.
      Terminar a faculdade sem experiência prática é muito, muuuuuuuito grave e preocupante!

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  5 лет назад +8

      Um excelente livro que deveria ser lido por todo profissional liberal: Quem pensa enriquece!

    • @jacsmaciel
      @jacsmaciel 5 лет назад +3

      @@AlenoOliveira vou comprar

    • @panicoterror996
      @panicoterror996 3 года назад +1

      Administrador pode virar um empresário fácil se usar seus conhecimentos , só que a maioria é orgulhoso .......

    • @panicoterror996
      @panicoterror996 3 года назад +1

      @@AlenoOliveira Dependeeee , Boa parte das federais aplica só conhecimento técnico , e isso faz sentido em parte porque os melhores salários estão na iniciativa publica , não só Empresas como as proprias Universidades públicas .... Além dos agravos na falta de recursos para comprar equipamentos mas a real é que todo dinheiro vai pro Professor Universitário, Seus assessores e alunos que participam dos seus projetos (as famosas bolsas que pagam mais que um salario minimo ).....

  • @maxvillareal9654
    @maxvillareal9654 2 года назад +12

    Deve ser um choque chegar no topo da cadeia alimentar universitária, finalmente servido por doutorandos, mestrandos, graduandos e administrativos, que engordam o seu lattes, e descobrir que o mundo lá fora, em especial o mercado de trabalho, tá se lixando pra sua titulação, se seu pós-doc é conceito Capes a, b ou c, gold, master e 5 estrelas.

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  2 года назад +1

      É exatamente isso mesmo.

    • @mamemicg
      @mamemicg Год назад +2

      Bem vindo ao mundo real!

    • @MundoodasideiAs
      @MundoodasideiAs 21 день назад

      Amigo isso é aqui no Brasil, país fudido sem perspectivas, economia agropecuária logo torna esse paíseco lixo, fraco, e inferior, ciência nunca é perca de tempo, tecnologia faz o Japão um país devastado pela segunda guerra e menor que Pernambuco ser poderoso. Enquanto não houver políticas públicas para absorção de mestres e doutores pela indústria e investimento maciço na industrialização forte e economia, estamos fadados ao fracasso!!!

  • @flaviacj9177
    @flaviacj9177 5 лет назад +26

    Quisera eu ter visto esse video em 2009 kkkkkkkkkkkk Me formei em Bio e nunca trabalhei na area ate hj e nunca vou trabalhar kkkkkkk Fazer o que né, tinha 18 anos quando comecei e 21 quando terminei, nessa idade a gente nao pensa direito o que quer ser na vida. . . Hj tenho ganho experiencia trabalhando em floriculturas e mantendo sempre contatos nesse meio, e mesmo sem nunca ter feito um curso especializado em florista, só nesse mes já me chamaram em 2 floriculturas como freelancer e com chances de ser contratado em uma. É como vc disse, o que te faz sobreviver no mundo é ir ganhando EXPERIENCIA e CONTATOS, diploma e estudo sem nenhuma dessas 2 coisas vale pra p...orra nenhuma...

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  5 лет назад +1

      Pois é, meu caro! Poderia ter sido algo que nossos professores tivessem nos dito durante todo primeiro ano de faculdade.
      Você resumiu bem a questão. Bem vindo ao canal!
      Acredito que possa encontrar algumas ideias relevantes para aplicar no seu trabalho atual e na sua vida pessoal aqui! =D
      Conte comigo!

  • @LucasMartins-el7kn
    @LucasMartins-el7kn 2 года назад +6

    O que eu penso é que a finalidade de qualquer curso deveria ser te preparar para resolver problemas reais nas empresas ou na sociedade. Se você se recolhe em apenas fazer a graduação ou pós, então está fazendo errado.
    Primeiro decida sobre que tipo de problemas você quer resolver nas empresas. Depois pergunte se seu curso te ajudará a desenvolver essas skills. Depois vá e ganhe experiência.
    Da mesma forma, pergunte que skills um mestrado/doutorado te ajudará a desenvolver. A menos que esses cursos te ensine algo a mais que possa aumentar o valor do seu trabalho, não faça. As empresas no Brasil já não valorizam diploma de pós graduação, portanto pense sempre em como você pode melhorar o que sabe pra conseguir resolver problemas que os outros não conseguiriam, se diferenciando dos demais.

  • @MegaKigo
    @MegaKigo 5 лет назад +23

    Gostaria de falar um pouco da minha experiência e dessa forma contribuir com o vídeo. Bom, vamos lá. Desde criança eu tinha o sonho de trabalhar como cientista. Optei então por fazer a faculdade de química, pois era a que mais estava alinhada com aquilo que eu queria para a minha carreira. Tinha duas opções durante a faculdade, ir fazer estágio em empresas, sendo que a maioria das empresas o enfoque é produção e controle de qualidade, ou ser iniciação científica nos laboratórios da faculdade. No meu caso, optei pela segunda opção, pois queria ser cientista e não fazer trabalho somente operacional. O desconhecido me atrai. Adoro descobrir coisas novas e a iniciação científica te proporciona isso. E isso é um trabalho e estudo ao mesmo tempo, pois você aprende toda a rotina de um laboratório e pega muita prática, tanto quanto em um laboratório na indústria. Depois que me formei, fiz mestrado e doutorado e essa formação me deu muito conhecimento na minha área. Na pesquisa acadêmica você está trabalhando e a rotina é até mais pesada que em uma empresa. O produto do trabalho é um novo conhecimento e esse é o valor. Depois do doutorado, consegui meu emprego formal (29 anos) e já estou há 9 anos. Trabalho como cientista em um centro de pesquisa dentro de uma grande empresa. Era requisito ter o doutorado para a vaga. Então, resumindo.... Se você quiser ser cientista e fazer pesquisas, o melhor caminho é fazer doutorado. Não conheço outra maneira. É concorrido depois para conseguir emprego? Sim. Mas se você gostar, se empenhar para fazer boa pesquisa e tiver força de vontade é um caminho viável sim.

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  5 лет назад

      Olá, Saldanha! Muito valiosa sua contribuição. Obrigado!
      No caso, você sempre produziu novos conhecimentos, sabia o que queria e seguiu carreira.
      Como disse no início do vídeo, cada área é uma área e não se pode generalizar.
      Se tiver mais alguma dicas para os futuros leitores deste comentário, deixa abaixo, tipo, como conseguir bolsa, quais áreas estão carentes de profissionais, onde há oportunidades...
      Abraço!

    • @claudiomotta7864
      @claudiomotta7864 5 лет назад +8

      O mestrado e o doutoração não qualifica profissionalmente ninguém para trabalhar no mercado de trabalho, as experiências profissionais SIM.
      Faculdade forma bacharel e professor, quem forma profissional é o mercado, portanto quem sai da graduação e corre direto para o mestrado e depois doutorado e por aí vai caiu numa armadilha terrível. Tirando casos fora da curva (que são a imensa exceção) se torna muito difícil ingressar no mercado de trabalho depois.

  • @alexandrefrias2147
    @alexandrefrias2147 3 года назад +11

    Acho que vocês não estão analisando a questão real. Pesquisa científica é essencial para todo o desenvolvimento e o aumento da produtividade. O problema é que o Brasil não absorve essa mão de obra ultra qualificada por não ter a estrutura para isso. Aí a gente acaba saindo do país. Governo gasta para formar as mentes e depois não cria o meio para colher os frutos disso.

    • @mamemicg
      @mamemicg 3 года назад +4

      O Brasil não tem que intervir e impor ao mercado quem ele deve ou não contratar, isso tem que partir de forma livre sem intervenção.
      Segundo que o país NAO PRECISA de tantos mestres e doutores assim, não temos essa necessidade e se quer temos condição de absorver METADE do está formada hoje.
      A formação de pessoal precisa ser minuciosamente planejada para não haver excessos e não ficar jogando dinheiro fora.
      O que o país precisa é para de gastar dinheiro do pagador de impostos formando futuros desempregados e destinar essa verba para educação básica e formação técnico profissional, ficar gastando dinheiro com marmanjo barbado e mulher já crescida que deveria estar caminhando com as próprias pernas pois já são formados é um desrespeito com o cidadão que paga esses impostos, um lesa pátria uma vez que essa gente quer mais viver de bolsa já que não conseguem arrumar emprego com esses títulos e o mercado não tem interesse nisso.
      É preciso ter mais responsabilidade com dinheiro público e a quem se destina para evitar essas aberrações com pessoas com 2 pós doc e ainda sem emprego.

  • @larissamelo8055
    @larissamelo8055 5 лет назад +52

    Sempre desconfiei dessa insanidade da universidade, títulos, publicações.... mas parece q acordei tarde!
    Cheguei a fazer iniciação científica, estagiar dentro da universidade mas nada além dos muros da academia!
    Agr estou dessa forma, totalmente engessada, com um diploma na mão.
    Outro fator, todos os meus professores tiveram esse mesmo ciclo vicioso (graduação, mestrado, doutorado) o q creio eu levou mais ainda a ilusão de que qnd saíssemos dali o emprego estaria esperando!
    Amei seu vídeo e é bom saber q não to doida em pensar com vc.
    Forte abraço

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  5 лет назад +4

      Obrigado, Larissa! É a tal da corrida dos diplomas como mencionado no vídeo. Espero que leve algumas ideias consigo.
      Abraço!

    • @LucasAlves-uz7jh
      @LucasAlves-uz7jh 4 года назад +3

      _Eu vivo essa corrida, porque pobre como sou não posso optar por Empreender ou nada assim, sou bolsista em uma grande faculdade, formado em T.I, aprendendo Inglês, segundo ano de estágio, e só posso rezar para algum recrutador enxergar valor em mim, numa entrevista de emprego todo mundo tem qualificações melhores que a minha, a percepção que eu tenho é que apenas correndo esses 4 anos de faculdade consigo igualar essa concorrência._

    • @RenanSMene
      @RenanSMene 3 года назад +1

      @Adriana Souza só passar no concurso

    • @nataliaoliveira1802
      @nataliaoliveira1802 3 года назад +10

      Infelizmente ainda existe esse glamour de pós. Nunca quis e agora mesmo que não quero. Não vale a pena! O aluno se mata de publicar artigo para dar fama ao orientador que só faz encher o saco o tempo todo.

    • @mamemicg
      @mamemicg 2 года назад +6

      Mas essa é uma das piores escolhas tbm que a pessoa pode fazer, pois ela acaba sujando seu currículo pois as empresas não contratam pessoal com essa formação, torcem o nariz para excesso de academicismo e não gostam de pessoas muito teóricas e de pouca prática e zero realização.
      Por isso não vão conseguir emprego na suas áreas de formação, além do mais a academia não consegue absorver esse horror de gente com mestrado doutorado, sequer consegue absorver um terço do que hoje está aí, imagina a metade.
      A verdade é que o Brasil nunca teve necessidade de formar tanta gente com pós assim pois a necessidade era e sempre foi maior na parte técnica profissional e uma pequena parte no ensino superior. Quando era assim todo mundo de alguma forma conseguia se encaixar em algum lugar, mas quando a oferta ficou absurdamente menor do que a procura o resultado é esse.
      Se até engenheiro que é a ponta de lance do setor produtivo tem enfrentado uma verdadeira odisseia para conseguir um emprego na sua área formação vcs acham mesmo que vai ter vaga para pós graduando?
      Meu amigo, vc pode ter pós na USP, Unicamp, etc não vai mudar absolutamente NADA em termos de competitividade sua no mercado.
      Quando é que vão entender essa merda em?!?!?

  • @engderson7es
    @engderson7es 2 года назад +7

    O problema que o marcado de trabalho não dá oportunidade para recém formado. E na maioria das vezes não permite que as pessoas tenha tempo de casa para desenvolver uma carreira, isso quando existe. Resumo a obra, não estude para mercado de trabalho. Se não te darem oportunidade vai empreender e gerar concorrência para eles.

  • @jameslii9704
    @jameslii9704 4 года назад +32

    Sou agronomo e desempregado a mais de um ano, fora que fazer mestrado e doutorado tem se não me engano 6 vezes mais chances de desenvolver estresse e depressão comparada a população geral e ainda tem atraso de bolsa e alguns pos graduados passam fome, estudar o que eles passam em escola publica não serve para nada.

    • @jameslii9704
      @jameslii9704 3 года назад

      @@NB-si4ld Desejo melhoras para o Doutor e seus colegas.

    • @mamemicg
      @mamemicg 2 года назад +5

      Mas essa é uma das piores escolhas tbm que a pessoa pode fazer, pois ela acaba sujando seu currículo pois as empresas não contratam pessoal com essa formação, torcem o nariz para excesso de academicismo e não gostam de pessoas muito teóricas e de pouca prática e zero realização.
      Por isso não vão conseguir emprego na suas áreas de formação, além do mais a academia não consegue absorver esse horror de gente com mestrado doutorado, sequer consegue absorver um terço do que hoje está aí, imagina a metade.
      A verdade é que o Brasil nunca teve necessidade de formar tanta gente com pós assim pois a necessidade era e sempre foi maior na parte técnica profissional e uma pequena parte no ensino superior. Quando era assim todo mundo de alguma forma conseguia se encaixar em algum lugar, mas quando a oferta ficou absurdamente menor do que a procura o resultado é esse.
      Se até engenheiro que é a ponta de lance do setor produtivo tem enfrentado uma verdadeira odisseia para conseguir um emprego na sua área formação vcs acham mesmo que vai ter vaga para pós graduando?
      Meu amigo, vc pode ter pós na USP, Unicamp, etc não vai mudar absolutamente NADA em termos de competitividade sua no mercado.
      Quando é que vão entender essa merda em?!?!?

    • @jameslii9704
      @jameslii9704 2 года назад +1

      @@mamemicg Só ouvi verdades meu caro colega!
      Parabéns por espalhar a verdade!

    • @guilherme73937
      @guilherme73937 2 года назад +3

      Meu primo aqui em GO fez agronomia, aos trancos e barrancos. O pai manteve, quando o pai faleceu, ele herdou as terras, e está mexendo com soja. Em poucos anos pra cá. Ele está muito bem. Mas eu acho que tudo é sorte.

  • @katiamariasg
    @katiamariasg 5 лет назад +60

    Os diplomas estão me lembrando os titulos de nobreza, mesmo tendo, tem que pagar ou conhecer alguèm para ter seu titulo validado e reconhecido. É muita gente . , muita automação, muitos contatos virtuais, muitas relações online , via sistemas eletrônicos e sobra pouco espaço para os seres humanos. O futuro será dificil para a maioria das pessoas, e os poucos que tiverem emprego não poderão ter vida para mante-los

    • @panicoterror996
      @panicoterror996 3 года назад +1

      Mais sao exatamente isso meu Amigo !!!

    • @donramonn12
      @donramonn12 Месяц назад

      Isso vai ficar insustentável. pois não fecha o ciclo.

  • @XJAVAX66
    @XJAVAX66 4 года назад +21

    Trabalhei 9,5 anos na Coppe/UFRJ como pesquisador na área de materiais. Tenho mestrado e estava fazendo doutorado. Tinha uma situação boa pois era contratado CLT como engenheiro. O financiamento da minha pesquisa e do meu salário era a Petrobrás. Final de 2016 a Petrobrás cortou radicalmente o dinheiro para pesquisa na Coppe/UFRJ. Estou desempregado há 3 anos. Vários pesquisadores também foram demitidos na mesma época. Situação está desanimadora.

    • @mamemicg
      @mamemicg 4 года назад +6

      Vc ainda tem experiencia profissional, pior é quem só estuda e se preocupa com titulos achando que isso vai ser diferencial quando na verdade não vai ser contratado pois isso suja o curriculo no mercado já que o excesso de academicismo não é bem visto pelo mercado.
      Jpaá existe gigantes do mercado que estão contratando mais pela experiência e realização do que pelo diploma, algumas até dispensando diploma o que mostra que ignorar o contato com o mercado e ficar apenas tirando títulos vai causar um grande problema para a pessoa.

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  4 года назад +1

      Sinto muito por sua situação, Ricardo. Eu entendo como a falta de perspectiva e instabilidade financeira podem ser extremamente desanimadoras.
      Já tentou buscar trabalho em empresas menores? Quem sabe até trabalhar de graça por umas semanas apenas para pegar um pouco de experiência?
      Espero que encontre algo logo.
      Um abraço!

    • @marcosfrota4276
      @marcosfrota4276 4 года назад +5

      Isso é o que dá ficar dependendo do estado para tudo, ter o estado como muleta é muito ruim pq vc se acostuma com essa posição uma vez que ela se torna confortável (isso é natural do ser humano encontrar uma situação confortável) só que aí vem o dia que a casa cai. Uma coisa é vc depender apenas de vc para chegar aonde quer já outra coisa é dependeralém de vc ainda do estado para conseguir ou chegar a algum lugar então tem tudo para dar errado e quando dá este é o resultado

    • @douglascarvalho9470
      @douglascarvalho9470 5 месяцев назад

      vc fez qual engenharia ?

  • @DiegoFerreira-sf3xn
    @DiegoFerreira-sf3xn 7 месяцев назад +3

    Mestrado e doutorado só quem precisa disso é pra fazer concurso pra federal, no mercado de trabalho esses títulos mais afastam o recrutador do que aumentam as chances de contratação.

  • @joaoaparecido1885
    @joaoaparecido1885 3 года назад +30

    Na verdade a única faculdade no Brasil que vc já sai com um emprego garantido e até 2 se quiser é só medicina.

    • @robertoalves5892
      @robertoalves5892 2 года назад +7

      Pura verdade João aparecido, o único curso que garante o emprego na área de formação

    • @hevean927
      @hevean927 2 года назад +1

      Enegenharia também pow, mas eng. no ITA ou IME..

    • @gegi9583
      @gegi9583 2 года назад

      T.I tambem

    • @odisseu5082
      @odisseu5082 Год назад +1

      Graças ao corporativismo que é forte entre eles

  • @rafaelsandrin93
    @rafaelsandrin93 4 года назад +25

    Olha estou fazendo doutorado para adquirir experiência científica e pesquisar e aumentar conhecimentos, já sou concursado em um cargo como professor de ensino fundamental e médio há 6 anos. Concordo com a análise do autor do vídeo, mas ter uma qualificação pode abrir futuramente a chance de adquirir um emprego na carreira acadêmica. Podemos sim ter conhecimento científico e sair da caixinha do meio acadêmico.

  • @rafaelamartins331
    @rafaelamartins331 3 года назад +22

    Muito bom e útil depois de dois anos que estou assistindo o seu vídeo. Fazer curso de nível superior e especializações não é garantia de absolutamente nada aqui no Brasil, estou fazendo adm de empresas e não pretendo fazer especializações depois... vou continuar investindo na minha empresa on line que está me trazendo muito mais resultados, muita faculdade de fundo de quintal soltando um monte de gente despreparada no mercado e muita gente iludida ainda achando que faculdade garante alguma coisa. Tá faltando o pessoal cair na real e isso aconteceu comigo logo no início do Curso!

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  3 года назад

      Como bem colocou, aprender a estudar pela internet é uma habilidade que pode ser aprendida.
      Parabéns pela empresa online!! Foca no simples e no que funciona. ESCUTA alguém mais experiente. Não inventa a roda. E não tenha medo de correr riscos calculados.
      =)
      Faz igual ao Nassim Taleb, que escreveu o Antifrágil, vai fazendo a faculdade aproveitando o que dá, mas focando muito mais nas experiências que você pode ter. Não cai na armadilha de notas e títulos.
      Abraço e boa jornada!

  • @limalimalima8083
    @limalimalima8083 5 лет назад +44

    Hoje temos um exércitos de pessoas com nível superior desempregados. Eu por exemplo, sou técnico em Mecânica Naval de nível médio, e me formei aos 19 anos, e tenho 40 anos de idade, ou seja, tenho 21 anos de experiência, atuando na mesma empresa. Hoje ganho R$ 10.600,00 (dez mil e seiscentos reais) e já fiz cursos e treinamentos pagos pela empresa nos Estados Unidos, frança e Canadá. Já dispensei três ofertas de empregos fora do Brasil, para ganhar $ 3.500,00 (trés mil e quinhentos doláres). Sou profissionalmente realizado e não pretendo fazer curso superior no Brasil. Quanto ao status? bem, status eu já tenho, pois, sou bem remunerado e levo uma vida harmoniosamente feliz.

    • @manueloliveira2432
      @manueloliveira2432 4 года назад +2

      Parabéns! terminei curso técnico em eletrotécnica esse ano.
      Pode dar algumas dicas?

    • @luizgabriel9385
      @luizgabriel9385 4 года назад +4

      @@manueloliveira2432 Aprende inglês. É uma ótima habilidade pro seu currículo e pra sua vida pessoal e profissional.

    • @useranonimo4959
      @useranonimo4959 4 года назад +4

      Mente bem tbm né 🤣🤣🤣🤣🤣

    • @srkpeneloux1025
      @srkpeneloux1025 4 года назад +1

      @@useranonimo4959 conheço profissionais de nível médio que ganham isso na vale , formados em tec em mecânica.

    • @Paulo-ko7mc
      @Paulo-ko7mc 4 года назад +7

      Quando vc morrer, vai ficar tudo ai. Parabéns,por ter conseguido se colocar, mas n seja arrogante é esnobe por isso. O mundo da voltas. Pricipalmente pra quem trabalha no setor privado.

  • @eng.caiocunha
    @eng.caiocunha 4 года назад +24

    No Brasil, se você tem que pagar contas, é melhor fazer logo um técnico...

    • @mrcubitcho4586
      @mrcubitcho4586 3 года назад +6

      Que por incrível que pareça, é bem mais valorizado e bem remunerado que um profissional de nível superior! KKK

  • @MarioTorreiro_PSI
    @MarioTorreiro_PSI 5 лет назад +69

    Praticamente, todos os países de primeiro mundo dão, em geral, mais valor ao curso técnico do que ao diploma universitário. Nestes países de primeiro mundo, o que primeiro importa é: VC SABE FAZER O SERVIÇO?
    Isto vai de encontro com a autocrítica que você fala no vídeo e também numa crítica ao sistema de ensino do Brasil.
    Já parou para se perguntar na quantidade de inutilidades que se aprende na faculdade???
    E eu não tô falando de cachaça e festinhas não.
    Diria que pelo menos 50% do curso é "encheção de linguiça".
    Abraço.

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  5 лет назад +6

      Obrigado pela contribuição, Mário, e bem vindo ao canal!
      A autocrítica a que me referi é cada um fazer na sua própria área/carreira.
      Nos países de primeiro mundo e aqui no Brasil, existem sim carreiras que você, de fato, precisa de um diploma.
      Você não vai fazer uma cirurgia com um cara que não foi para faculdade.
      Por outro lado, há diversas outras carreiras que carecem de uma faculdade, daí entra a valorização do ensino técnico nos países desenvolvidos, que você mencionou.
      Nem todo mundo precisa ir para faculdade no final das contas. Só que aqui no Brasil ainda há uma cultura muito forte do "status" de seguir os cursos de Direito, Medicina e Engenharia - apesar de que o mercado estar um pouco saturado de tantos profissionais.
      E para concordar com você também, o Google, IBM e Apple, entre outuras empresas, já estão contratando pessoas sem título universitário, embora isso ainda não seja a regra (matéria a respeito: www.cnbc.com/2018/08/16/15-companies-that-no-longer-require-employees-to-have-a-college-degree.html)
      Também concordo com a quantidade absurda de inutilidades que aprendemos na faculdade em vááários cursos.
      Aqui no canal tentamos suplementar nossa educação...
      Apareça mais vezes!
      Aleno

    • @manutensao6166
      @manutensao6166 5 лет назад +1

      Vdd mto bla bla bla

    • @hevertongregorio3226
      @hevertongregorio3226 4 года назад +4

      Rapaz.
      80% não servem para quase nada.

    • @useranonimo4959
      @useranonimo4959 4 года назад +3

      O problema é começar a amar curso técnico e achar que o grande vilão é o curso superior, quando na verdade não é esse o real problema...

  • @luanalopes9868
    @luanalopes9868 4 года назад +8

    Tá todo mundo fazendo bico e olhe lá, nem a experiência profissional tá salvando !

  • @diegoramos860
    @diegoramos860 5 лет назад +26

    Meu caro autodidata. Passei por isso na graduação. Fiz quatro estágios. Neles pude experimentar na pele a docência nas salas de aula. Gostei, me identifiquei, porém não consegui emprego na área. :(

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  5 лет назад +2

      Olá, Diego, obrigado por compartilhar. Quem sabe não poderia ser uma oportunidade para você começar a dar aulas particulares ou criar um canal no RUclips sobre o tema. Cadê aquele plano de ser guia especializado?

    • @diegoramos860
      @diegoramos860 5 лет назад +1

      @@AlenoOliveira , sobre o plano de guia, estou estruturando essa ideia. Coisas boas estão para acontecer.

    • @diegoramos860
      @diegoramos860 5 лет назад

      @@AlenoOliveira ,sobre trabalhar de graça para ganhar experiencia, acho uma ideia muito boa!

    • @__psicomed
      @__psicomed 5 лет назад +5

      Fiz dois estágios e fiquei 4 anos da graduação trabalhando em projetos de consultoria na empresa júnior e meeesmo assim, não consigo as oportunidades. Tá muito difícil!

    • @__psicomed
      @__psicomed 5 лет назад +5

      Por isso que devendo que sim, é responsabilidade do aluno se preparar, correr atrás, mas também é responsabilidade dos políticos que temos que com suas politicagens afundam a economia do país.

  • @katialima016
    @katialima016 5 лет назад +16

    Há quem entre numa pós-graduação por causa da bolsa, nem tanto pela vontade de seguir uma carreira acadêmica ou se especializar na profissão em que já atua. Isso é preocupante... agora que as bolsas são mais escassas, penso que essa deixou de ser uma opção minimamente viável . Mas na totalidade dos pós-graduandos e pós-graduados, incluindo os de universidades públicas e privadas, creio que uma minoria destes seja ou tenha sido bolsista. Eu não entrei no mestrado depois da faculdade, nem tentei, mas muitos amigos meus entraram. Alguns já estão no doutorado e vejo como é difícil para eles conciliar pós-graduação e emprego. Sei de alguns que, por terem trabalhado e feito mestrado sem bolsa, abandonaram o programa por não dar conta dos prazos de entrega da dissertação. Sei de outros, que são bolsistas, que são proibidos de trabalhar pois a bolsa da fapesp exige dedicação exclusiva. Na área que eu formei, que é a História, o mestrado não faz grande diferença. Muito dificilmente alguém consegue dar aulas em universidade, por mais "uniesquina" que seja, só com o mestrado no estado de SP. Há, sim, quem esteja em instituições desse nível com baixa qualificação, mas o nicho é bem restrito. Me parece que em outros estados isso é mais fácil do que aqui, principalmente na região do interior. E aí fica o questionamento que aparece na matéria da BBC que você citou: como adquirir experiência tendo que se dedicar exclusivamente à pós-graduação? Bom, essa é mais a realidade da universidade pública. Nas instituições privadas, vejo que se vende graduação e pós a torto e a direito. Os processos seletivos são pra inglês ver, o que vale é vender diploma. E a qualidade desses formados é quase sempre baixa, salvo raras mas boas exceções. Eu penso que quanto maior o nível de escolaridade de um país, melhor. Mas no nível individual, é frustrante ter uma formação superior e estar subempregado. Só fugindo um pouco do foco, quero comentar sobre duas das suas fontes. O texto do 'pragmatismo político' é um plágio de uma parte do texto do 'medium' e este último é, no mínimo, duvidoso... Cheio de senso comum, preconceito e uma com uma pitada dessa paranoia ideológica que tem se tornado tão comum ultimamente. Mas valeu a reflexão. Grande abraço!

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  5 лет назад +1

      Oi, Kátia! Muito, muito pertinente e inteligente seu comentário!
      A questão de ter mestrado para dar aula é um "grande gargalo" da nossa educação. Em alguns caso, é um absurdo. Ter um diploma não significa que uma pessoa sabe mais uma matéria do que outra ou ensinar melhor. Por vezes, temos um profissional de 10-20-30 anos de prática que não pode ensinar por não ter o título. Daí vem a necessidade de reformulação do MEC...
      De fato, fica difícil conciliar trabalho e prazos de mestrado e doutorado. Uma flexibilização das regras e prazos seria necessária. A academia ganharia com a experiência prática de profissionais do mercado, que estão aplicando o que estão aprendendo, e não somente regurgitando doutrina e assuntos acadêmicos (mais uma vez, faço a ressalva de que cada caso deve ser analisado).
      Você tocou bem num ponto nodal da questão: de que adianta ter milhares e milhares de mais diplomados, se o nível continua muito baixo, como pontuou um dos autores dos artigos que é professor de universidade? Até mencionou também que o nível dos próprios alunos de graduação está mais baixo.
      Quanto aos artigos, não chamaria de "plágio" exatamente, considerando que o próprio autor do segundo informou que seu artigo era um "mashup" do outro. Acredito que o Hugo quis falar de um problema comum ao usar um vocabulário mais fácil de ser entendido através do "carinha". Não vi viés ideológico.
      Enfim, excelente comentário e uma boa discussão! Apareça sempre, Kátia!
      Aleno

    • @katialima016
      @katialima016 5 лет назад

      ​@@AlenoOliveira Acho muito válido que um profissional com décadas de experiência queira lecionar. Mas pra isso ele também precisa se especializar. Dar aula não é só chegar na frente de uma sala de aula cheio de conhecimentos e experiências na cabeça, mas sem saber como transmiti-las da melhor forma. Não concebo como alguém que nunca leu um texto sobre educação na vida se propõe a dar aula numa graduação. Digo isso porque na minha segunda graduação, na área de TI, eu ouvia professor zombando da pedagogia. Não tem como ser bom professor um sujeito desse, né? rs.
      Mas a mesma crítica é válida para os programa de pós também. Eu sei que o estágio de docência é obrigatório, mas acho que é insuficiente. Me parece que o objetivo da pós é formar pesquisadores mais do que professores. Deveria haver alguma disciplina ou alguma orientação mais aprofundada sobre a docência no nível superior nos programas de mestrado e doutorado. Já tive muito professor doutor, pós-doutor, livre docente, titular... mas que a aula era uma m****a. Por isso, acredito que a reformulação deveria ser das diretrizes dos programas de pós graduação, não no ministério da educação em si.
      Meu ponto é: não é porque mestres e doutores não são devidamente qualificados pra serem professores/educadores ou porque eles não são sempre necessariamente bons professores, que então vamos permitir que qualquer um com suposto notório saber vá lecionar no ensino superior. Se fala tanto em investir mais na formação dos professores da educação básica, precisamos adotar a mesma postura pra educação superior. Penso que, se quisermos sair daquele ciclo vicioso do 'professor que finge que ensina e aluno finge que aprende', o caminho é preparar melhores professores.
      E pra evitar entrar esse ciclo, penso que a universidade também deveria nos ensinar a como estudar e aprender, já que, por ser tão diferente da educação básica, muitas vezes o aluno fica desnorteado. É tanto texto, tanta palestra, discussões, aulas de 4 horas seguidas com o mesmo professor, artigo pra produzir, pesquisa, extensão... Pra mim foi uma mudança muito drástica. Eu levei muito tempo pra me adaptar e sinto que perdi muito da minha graduação por não saber como estudar com eficiência nesse novo contexto. E não havia alguém que facilitasse esse processo, que apontasse o caminho das pedras. Por isso que eu penso que os professores poderiam ser esses facilitadores. Essa é uma lacuna imensa na nossa formação, do básico ao superior.
      E é por isso também que eu gostaria de ter conhecido seu canal no meu primeiro ano de graduação, mas infelizmente ele ainda não existia.Você tem contribuído muito pra preencher essa lacuna e isso é louvável. Então, espero que você continue ajudando muitas pessoas a encontrar o caminho do aprendizado eficiente. Eu mesma tenho aprendido muito com você aqui. Muito obrigada!

    • @mamemicg
      @mamemicg 2 года назад +1

      Mas essa é uma das piores escolhas tbm que a pessoa pode fazer, pois ela acaba sujando seu currículo pois as empresas não contratam pessoal com essa formação, torcem o nariz para excesso de academicismo e não gostam de pessoas muito teóricas e de pouca prática e zero realização.
      Por isso não vão conseguir emprego na suas áreas de formação, além do mais a academia não consegue absorver esse horror de gente com mestrado doutorado, sequer consegue absorver um terço do que hoje está aí, imagina a metade.
      A verdade é que o Brasil nunca teve necessidade de formar tanta gente com pós assim pois a necessidade era e sempre foi maior na parte técnica profissional e uma pequena parte no ensino superior. Quando era assim todo mundo de alguma forma conseguia se encaixar em algum lugar, mas quando a oferta ficou absurdamente menor do que a procura o resultado é esse.
      Se até engenheiro que é a ponta de lance do setor produtivo tem enfrentado uma verdadeira odisseia para conseguir um emprego na sua área formação vcs acham mesmo que vai ter vaga para pós graduando?
      Meu amigo, vc pode ter pós na USP, Unicamp, etc não vai mudar absolutamente NADA em termos de competitividade sua no mercado.
      Quando é que vão entender essa merda em?!?!?

  • @fernandogomes6573
    @fernandogomes6573 3 года назад +9

    Vi algumas dificuldades no mercado de trabalho, formei em adm, fiz estágios no brasil e 3 estágios no exterior (Eua, Espanha, Austrália) sou tecnólogo em rh, tenho curso de Excel avançado, fiz trabalho voluntário na área, falo inglês e espanhol, certificado pelo CPA10, fiz um curso livre na área de negócios durante o tempo em que morei nos EUA e agora estou tentando uma especialização em Marketing o mercado está cada vez mais difícil só há algum espaço se você tiver muitas experiências.

    • @julianac8791
      @julianac8791 3 года назад +1

      MDS??????????

    • @julianac8791
      @julianac8791 3 года назад +1

      Eu to chocada, e pra piorar, ganha uma migalha trabalhando MUITO

    • @marcosjeydson4975
      @marcosjeydson4975 2 года назад

      Tu tá na rua igual a maioria de nós?

  • @terabyteinformatica2430
    @terabyteinformatica2430 3 года назад +5

    Agora, se vc é de Família com mais Recursos Financeiros beleza vá pra vida Acadêmica! Pois sua família irá segurar a tua peteca até depois do Doutorado, e nesse meio caminho não invente de casar e ter filhos, a chance de dar m... é bem grande!

    • @mamemicg
      @mamemicg 2 года назад +3

      Os concursos estão escassos e o números de diplomados disputando aumentou drasticamente, o que vejo é o pobre buscando tirar título e o rico buscando se inserir no mercado e/ou começar um negócio, startup, etc.
      Empresas quer pessoas que apresentam resultado e não apenas mais um papel, nego entra na pós e fica numa masturbação mental infinita e não consegue depois arrumar um emprego se quer e fica vivendo na total dependência do estado.
      Por isso tem cara só com técnico ou uma tecnólogo empregado e conquistando suas coisas enquanto tem mestre e doutor aí sem ter nem onde cair morto.

  • @adrianarturoarispetorrez2788
    @adrianarturoarispetorrez2788 2 года назад +6

    A pandemia chegou e deixou em evidência essa realidade que você disponibilizou há 2 anos!

  • @MarcelaSilva-jy4bh
    @MarcelaSilva-jy4bh 4 года назад +9

    Aleno boa abordagem, tem mts incompetentes com diploma na mão, enrolou anos e que resultado, não estuda realmente. O sistema e uma carnificina, trabalho em uma grande empresa eles q saber do serviço pronto, que desenvolva o serviço mostra resultado encima de resultado, mts romantizaro a faculdade, até a própria família romantiza para a pessoa se iludi, quando muitos sai lá fora não aguenta a pressão ai vem a depressão até o suicídio em mts casos.

  • @misterm7777
    @misterm7777 2 года назад +6

    Eu seria um se não mudasse pra área de Ti. Estou no meio do doutorado em física mas atuo tb na área de Ti

    • @mamemicg
      @mamemicg Год назад +2

      Física é a maior roubada, formação de futuro desempregado.

  • @nataliaangelica9875
    @nataliaangelica9875 4 года назад +10

    Cara o negócio e não ficar estudando sem entrar no mercado de trabalho, primeiro entra no mercado sente ele aí sim vc faz seus estudos.

    • @Diogodigo26
      @Diogodigo26 4 года назад +5

      hoje eu falaria exatamente isso para um jovem: faz um curso técnico , entra no mercado de trabalho e depois investe numa faculdade ( com mais calma). FAzer uma faculdade e procirar emprego com um diplominha nas mãos é pedir para ficar desempregado.

    • @rebecarafaela5166
      @rebecarafaela5166 3 года назад +1

      Sim verdade

  • @thupangas
    @thupangas 4 года назад +10

    o segredo de hoje em dia é ter certificação ai sim as empresas te chamam uma certificação vale mais que diploma de faculdade spi estou fazendo a minha pq não to pagando nada,

  • @luizgonzaga2883
    @luizgonzaga2883 Год назад +7

    Para os graduados tem uma empresa que pegar todos UBER

    • @nilsonazambuja3461
      @nilsonazambuja3461 11 месяцев назад +2

      ou viver de Bolsa😄😄😄😄😄😄😄😄

  • @Guilherme04111993
    @Guilherme04111993 5 лет назад +10

    Irei me forma em letras para que eu possa vim ensinar a geração para que abram a mente e consigam aplicar o que for ensinado para eles na vida. Serem melhores em tudo

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  5 лет назад +1

      Exatamente esse a ideia, Guilherme! Espalhar conhecimento e tornar as pessoas mais conscientes. Boa sorte na jornada para se tornar professor - senão a profissão mais nobre do mundo!

  • @paulogadioli7866
    @paulogadioli7866 Год назад +5

    "Skin the game". Esqueçam os diplomas de pós-graduação, se capacitem com a internet, melhorem seus portfólios, invistam em seu próprio negócio ou estudem para um cargo público. Pós graduação só é benéfico para aumentar o Lattes dos orientadores.

    • @mamemicg
      @mamemicg Год назад +5

      Verdade brutal, mas muitos insistem negar isso.

  • @jairolucena2118
    @jairolucena2118 4 года назад +15

    Acredito que os mestres e doutores do Brasil tem uma ideia deturpada dos seus títulos.
    Nos países mais ricos, temos mestres trabalhando em creches, lógico, eles tem melhores salários em relação aos graduados.
    Aqui, se fizer mestrado ou doutorado só quer trabalhar em Universidade.
    Tem Estados que pagam muito bem para esses profissionais lecionarem em nível fundamental e médio.

  • @noobinaction3910
    @noobinaction3910 3 года назад +5

    Sou da área de TI uma porção significativa das pessoas na área diz que não é necessário uma formação superior, eu também pensava assim eu quase terminei a faculdade em 2004.
    Mas por n fatores me dediquei fazer dinheiro buscando ferramentas que pagavam bem e sempre como um PJ.
    Foi uma época muito boa, eu nunca mais ganhei tanto dinheiro como em 2009 e 2010, de lá pra cá a renda no geral desacelerou muito.
    Em 2015 após enrolar muito resolvi que tentaria emprego em multinacionais de TI, para isso eu precisa ter meu diploma, no início de 2017 eu estava formado e entrei na Oracle, lá pagava bem, mas meu salário no primeiro ano não foi tão bom, mas compensou pelo bônus e benefícios, após um ano de casa consegui um aumento excelente e fiquei numa situação confortável.
    Em 2018 eu iniciei uma pós em ciência de dados, me ajudou na visão geral do meu trabalho, principalmente em estatística que eu conseguir aplicar em algumas coisas do trabalho.
    No final de 2019 surgiu uma oportunidade para entrar na Amazon, pulei de cabeça, me aprofundei na cultura amazonian, logo após completar meu primeiro ano na Amazon ingressei num mestrado e agora eu estou lutando pra equilibrar os pratinhos, meu mestrado é em ciência da computação e tem me ajudado a desenvolver uma linha de raciocínio científico, por incrível que pareça isso se encaixa muito com o modo de pensar da Amazon. E alguns cargos aqui na AWS o mestrado é contado como diferencial, há uns poucos dias recebi uma indicação para algumas vagas no Google, todas contam o mestrado como um diferencial. Se der certo eu aviso depois.
    Hoje, eu entendo que o mestrado e o doutorado tem foco em pesquisa, mas de certa forma ajuda em empregos onde esse tipo de conhecimento faz diferença, para um programador comum isso pesaria muito pouco, mas para cenários onde se exige pesquisa e conhecimento profundo faz muita diferença, a maioria das vagas de cargos técnicos aqui na Amazon ou no Google acaba contando o mestrado ou phd como diferencial.

    • @mamemicg
      @mamemicg 3 года назад +3

      Cara, é preciso entender que no seu caso a área de TI é um pouco mais tolerante enquanto a títulos mas não muito.
      Acredito que o diferencial seu que abriu portas foi a EXPERIÊNCIA aliada a formação e NAO SOMENTE FORMAÇÃO.

    • @EngenheirUber
      @EngenheirUber 7 месяцев назад

      @@mamemicg europa, estados unidos e na maioria dos paises desenvolvidos e em empresas internacionais o mestrado é no mínimo imprescindivel e fundamental, o 1 major college ( eles consideram o primeiro ciclo, dura no máximo 3 a 4 anos) Por exemplo em Portugal Medicinaa é 4 anos + 2 anos de mestrado, engenharia é 3 anos + 2 anos de mestrado. Ou seja o curso tecnólogo que aqui é considerado de nível superior em paises de primeiro mundo é considerado curso técnico, o que todos os formandos no ensino médio saem. Em quesito educação ainda estamos muito atrás dos paises desenvolvidos, aonde se concentram os maiores salários de mão de obra qualificada, onde ter um Master ou PHD é o mínimo para determinados cargos.

    • @mamemicg
      @mamemicg 7 месяцев назад +1

      @@EngenheirUber Aí que está o erro, isso que vc falou é algo que foi verdade no passado, no presente mudou muito. Aliás teve uma matéria de um professor pesquisador na revista Nature que falava exatamente o que se tornou a pós graduação nos EUA.
      Teve tbm diversas postagens de um pesquisador e professor em astrofísica da Universidade de New York onde ele tratava exatamente disso. É que já possui um tempo isso, mas se eu encontrar vou postar aqui.
      Mestrado, doutorado para atuar lá fora pode até ter demanda DEPENDENDO da área e SOMADO a experiência PROFISSIONAL. Se acha que vai conseguir só no título eu digo que não vai.
      E se for aqui no Brasil então é que não consegue mesmo, sem chance pois é atraso de vida se a pessoa esta fazendo visando retorno financeiro pois não vai ter.
      Talvez exceção seja na área de TI e medicina, de resto aqui no Brasil não rola não.

    • @EngenheirUber
      @EngenheirUber 7 месяцев назад

      @@mamemicg meu amigo estudar sempre dará um retorno. Conhecimento tem poder, não se pode minimizar ou menosprezar jamais quem investe em qualificação profissional. Uma hora o retorno financeiro aparece, mas, é melhor um profissional fazer seu mestrado ou doutorado e concorrer aos concursos do que se rebaixar a sub empregos. Ou simplesmente se mudar para um país onde sua mão de obra seja valorizada, que é o que mais ocorre atualmente, maioria dos PHD e pós Doc estão saindo do Brasil por não ter valorizacão profissional aqui.

    • @mamemicg
      @mamemicg 7 месяцев назад

      @@EngenheirUber A realidade é muito mais em baixo. Estudar não necessariamente vai ti fazer ganhar maia dinheiro (depende de outros fatores do que somente estudar), vai no máximo melhorar suas opções e aumentar suas chances de obter uma oportunidade. Mas isso tbm não é garantia de nada.
      Mas existe uma garantia atualmente no Brasil, cursar mestrado e doutorado é garantia de ser pobre. De fato é muito tempo e muito empenho para retorno nulo ou a quem dar expectativas.
      Temos um verdadeiro exército de mestres e doutores desempregados nesse país.
      Lá fora as coisas estão ficando ruim nesse sentido também. O que pode salvar, e isso é lá fora, é aliar a formação a experiência profissional. Se chegar lá fora com título de mestre e doutor é NUNCA ter trabalhado na vida e ainda com mais de 30 anos de idade fica muito difícil arrumar uma colocação dentro de uma empresa.
      O problema é que as pessoas romantizam as coisas, acha que é um mar de rosas lá fora e eu digo que NAO É.
      Eu quando trabalhei no EUA tirei o visto EB2 e com a experiência que tive dos contatos, não apenas eu mas meus amigos, posso afirmar que seguir essa tríade de graduação, mestrado e doutorado é o caminho mais difícil para ser pobre no Brasil. Fora suas chances aumentam um pouco, mas sem experiência profisisonal fica difícil.
      No Brasil não tem vaga na academia nem para 1/3 do que se forma hoje, imagina mais adiante formando cada vez mais pessoas. Virou commoditie.
      E ter que trilhar todo esse caminho para fazer concurso? Isso para mim é falta de inteligência. Se for para isso melhor terminar apenas a graduação e se preparar para o concurso da PRF chance muito maior de entra e vai ganhar ao longo da carreira bem mais que um acadêmico.

  • @alexandredantas9890
    @alexandredantas9890 5 лет назад +7

    Eu estou decidido a me enforcar com uma corda depois que a minha mãe de 80 anos se for. Eu não tenho filhos e por isso não haveria nenhuma necessidade de continuar vivendo. Eu me arrependo muito de ter ficado quase vinte anos na faculdade de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará sem ter conseguido me formar. Passei por muitas crises de ansiedade durante o período em que estive na faculdade. Gostaria muito de morrer para me libertar do sentimento de fracasso por não ter conseguido me formar. Antes de me enforcar, vou tomar muitos comprimidos de Rivotril com álcool. Assim, já terei perdido a consciência antes de sentir o laço da corda apertando o meu pescoço...

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  5 лет назад +13

      Alexandre, sem desconsiderar o seu sofrimento, nem a sua dor, mas DEFINITIVAMETNE isso não é um fracasso e muito menos um motivo pra suicídio. Pra começar, a maioria das pessoas nem consegue entrar numa faculdade federal, se isso fosse métrica pra sucesso, estaríamos todos condenados... Você conseguiu, só claramente não estava no lugar certo. Ou talvez o curso simplesmente não era para você, e agora você tem a oportunidade de começar algo novo. .
      Parabéns por você estar cuidando da sua mãe. São poucos os que fazem isso. De certa forma, você está sendo um herói.
      Acredito que você deva buscar novos horizontes na sua vida. Começar um trabalho novo, engajar-se numa causa social. Você pode ser o herói de mais pessoas. Mas, para isso, você precisa acreditar em você mesmo. Eu acredito. E espero que essa fase passe logo. Não desista de você. Procure alguém para conversar e organizar sua mente. Não se entregue. Espero poder ter ajudado.

    • @OldSchoolHipHopMusic
      @OldSchoolHipHopMusic 5 лет назад +4

      Comigo foi assim tbm, Até q eu chutei o balde Alexandre. N tenho filhos, sou solteiro, e minha mae só tenho ela, ficaria muito dificil se eu a perder, mas eu já experienciei coisas sobrenaturais que fez com q eu deixasse de acreditar que a vida acaba por aqui e que n existe alma. E mais, podemos levar sofrimento pra nossa alma se acabar se se suicidar, é melhor continuarmos aqui mesmo, há muita coisa boa pra se divertir e fazer.

    • @TheShampp
      @TheShampp 4 года назад +1

      Conversa com um psicólogo... vai te ajudar a enfrentar melhor esses sentimentos frente a esse cenário.

    • @deborabenevides8517
      @deborabenevides8517 3 года назад +2

      Nenhuma ideia fale uma vida. Quando der, escuta aquela música da banda titãs "enquanto houver sol". Espero que fique bem ❤️

  • @useranonimo4959
    @useranonimo4959 4 года назад +27

    Disse tudo! Para minha área de formação (engenharia) essa vida acadêmica após a graduação é uma zona de conforto para os que sentem medo de enfrentar o mercado de trabalho, o que eu tive de estagiário que ostentava intercâmbio na Europa, oportunidade de mestrado, artigos publicados, notas altas, etc. Não é brincadeira, os caras trabalhavam por meio salário, moravam de aluguel com a mãe e ainda tinham coragem de se dizer melhores que os rapazes que fizeram faculdade privada e já recebiam o piso da categoria kkkkkk
    Essa "profissão estudante" destrói esses recém formados que se trancam nesse Mundinho fechado da universidade, nunca encaram o mercado de trabalho, quando decidem o fazer já estão velhos e completamente descolados da realidade. Esses caras recebem bolsas de mestrado ou doutorado de 1500 ou 2500 e ainda se consideram parte de uma "elite intelectual" com um grande potencial (eterno potencial) que nunca gera um resultado palpável (no sentido financeiro).

    • @andremoreira2745
      @andremoreira2745 4 года назад +7

      @user anônimo isso também é verdade kkk. Afundaram com o mercado acadêmico, não tem vaga para todo mundo, forma aos milhares mestres e doutores todo ano e não tem vaga para toda essa gente na academia e por tabela o mercado de trabalho não absorve este é o resultado. Por isso eu digo, para não se fazer pós, o melhor a se fazer seria arrumar uma ocupação profissional seja lá do que for quando as coisas melhorarem utilize essa experiência a seu favor. "Universidade forma bacharel e professor, quem forma profissional é o mercado".

    • @useranonimo4959
      @useranonimo4959 4 года назад +3

      @@andremoreira2745 exatamente, disse tudo!

    • @mrcubitcho4586
      @mrcubitcho4586 3 года назад +1

      Mercado? Que mercado? Pra ser Analista ou gestor? Grande bosta! Sou formado em mecatrônica e tenho mestrado em elétrica. Tudo que vocÊ fala aí, é pura verdade com exceção dessa parte de "encarar o mercado". Fiz estágio desde meu 2º semestre da faculdade e sinceramente, pense numa área bem bosta viu! Cheguei a ser contratado como engenheiro e, por incrível que pareça, minha bolsa do mestrado era melhor do que meu salário no mercado! Passe ia entender pq a galera prefere ser uber do que encarar o mercado kkkk O que tá me salvando é dar aulas em universidades privadas mesmo e pagando muito mais do que eu recebia antes ou meus amigos por aí que não conseguem nem emprego por empresa não ter condições de pagar o piso. Mas aí eu faço a pergunta pra vocÊ, chefe: Contrata pra trabalhar na área ou é só mais um que se aproveita dos desesperados pra jogar em cargo de analista e pagar merreca? Primeira vez que tenho a oportunidade de perguntar isso pra alguém que contrata um profissional.

  • @diegoamorim5592
    @diegoamorim5592 Год назад +2

    Aqui no Acre, ninguém consegue nada, nem estágio.

  • @aprovacaoemfoco6884
    @aprovacaoemfoco6884 4 года назад +12

    As únicas graduações que valem a pena são: área de ti, exatas e medicina.

    • @mamemicg
      @mamemicg 3 года назад +9

      Exatas? Para mim só TI e medicina, o resto só se vc não quiser seguir na área

    • @aprovacaoemfoco6884
      @aprovacaoemfoco6884 3 года назад +1

      @@mamemicg é que talvez não seja tão bom assim em exatas, para se dar bem tem que ser o melhor possível.

    • @mamemicg
      @mamemicg 3 года назад +7

      @@aprovacaoemfoco6884 não se trata de ser bom, tem um monte de mestres e doutores em engenharia, matemática, química, física desempregados.
      Se trata de mercado, a lógica do mercado não é a mesma lógica dos bancos universitários.
      Quem não consegue ter esse discernimento básico da realidade já começa errado.

    • @JoaoGuilherme-wd8mw
      @JoaoGuilherme-wd8mw 3 года назад +1

      @@mamemicg no interior tem vagas para professores de exatas, mas a maioria não quer sair dos grandes centros urbanos.

    • @mamemicg
      @mamemicg 3 года назад +2

      @@JoaoGuilherme-wd8mw não é o que eu vejo na prática, ter um ou outro caso não representa o quadro geral que, no geral, é muito ruim.

  • @paulokofpv
    @paulokofpv 2 года назад +5

    Sejamos sinceros, para que serve esses doutores em humanas/sociais? Só para formar mais doutores, que formarão mais doutores… Isso não é viável! Ou algo é feito urgente, ou pelo menos se coloque na cabeça dessa mulecada que nem o Estado e nem o mercado tem a obrigação de sustentar eles. Complicado…

    • @eusolitude
      @eusolitude 2 года назад +1

      Serviria bastante para ajudar o pensamento autônomo e crítico se o país tivesse visão da sua importância.

    • @mamemicg
      @mamemicg Год назад +1

      Na verdade mestres e doutores de nennhuma área disperta o interesse pelo mercado.

    • @Karamelozreb
      @Karamelozreb Год назад

      Doutor de Informatica tbm não vale nada, em 4 anos já ta desatualizado.

  • @tiagoalmeida3067
    @tiagoalmeida3067 3 года назад +10

    Tem muita gente, principalmente a molecada, que vai pro mestrado e doutorado porque tem medo de trabalhar. O cara passa 5 anos naquela rotina da faculdade, estudando, tomando cerveja, festinhas da faculdade, e quando chega nos anos finais e faz estágio, ele percebe como é a vida numa empresa, onde um puxa o tapete do outro e ninguém é amiguinho de ninguém; onde tem uma rotina puxada, tem de bater cartão e um chefe no seu pé te pressionando para fazer um trabalho chato, longe daquilo que a pessoa sonhou. Daí o que acontece? O cidadão acha que a carreira acadêmica é uma maneira de permanecer para sempre um estudante, permanecendo sempre sob aquela mesma conhecida pressão dos professores e da vida de estudos a qual ele se acostumou. O cara simplesmente foge da realidade chata do mundo, permanecendo pra sempre um estudante e adiando o máximo possível a entrada no mercado de trabalho. Em muitos, muuuuuitooos casos é isso.

    • @phamela915
      @phamela915 Год назад

      Concordo!

    • @lucineanogueiradealmeida9408
      @lucineanogueiradealmeida9408 9 месяцев назад

      claro,gente...vc vive o inferno na empresa q te paga mal. Sei disso pq uma vez consegui uma bolsa q ganhava o mesmo na multinacional, sem comentários, foi o período mais feliz da minha vida.

    • @lucineanogueiradealmeida9408
      @lucineanogueiradealmeida9408 9 месяцев назад

      A gnt vive em uma sociedade q mdsssssssss..tem q sofrer, tem empresa q trabalhar nela é doentio e só recebe bem alto escalão.

  • @annacarollynemesquita1036
    @annacarollynemesquita1036 5 лет назад +6

    Sou formada em serviço social,mas vou começar meu curso de técnico em enfermagem, pq? Por que o mercado de trabalho é mais amplo,Quero fazer estágio para aprender,gosto da área...Meu objetivo é me formar em enfermagem para emigrar para os EUA!...foco total nisso

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  5 лет назад +1

      É um plano, Anna!
      Aprender inglês é fundamental.
      Vou deixar aqui a playlist de idiomas: alenooliveira.com.br/playlist-idiomas

    • @eduardodequeiroz8964
      @eduardodequeiroz8964 4 года назад +3

      Mas a enfermagem que você fizer aqui no Brasil acredito que não vale em território americano. Teria que se graduar lá para atuar na área, num é mesmo?

    • @marcosjeydson4975
      @marcosjeydson4975 2 года назад

      @@eduardodequeiroz8964 ñ vale não

  • @andremoreira2745
    @andremoreira2745 4 года назад +14

    Três considerações:
    Mestrados e doutorados são voltados para pesquisa, não mercado. Muita gente acaba direcionando sua formação para essa área e depois descobre que às vezes não ajuda em nada para arrumar um emprego. Um MBA ou similar seria muito mais vantajoso.
    Popularização de cursos de qualidade duvidosa em universidades ainda mais duvidosas. Antigamente a pós-graduação era oferecida em poucos lugares e sinônimo de excelência acadêmica. Hoje em dia brotaram UniEsquinas em todo que formam profissionais (inclusive doutores) com conhecimento para lá de duvidoso. É óbvio que esses diplomas não tem valor nenhum. O MEC sequer deveria autorizar a existência desses cursos...
    O mercado brasileiro não está bom, e isso se reflete em todos os níveis. As vagas para professores/pesquisadores são muito limitadas. Há poucas empresas de ponta, o setor industrial é fraco, portanto há pouca demanda.

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  4 года назад +5

      Obrigado pela contribuição, André! Bem-vindo ao canal.
      1 - De certa forma, seria. Complemento e bato ainda na tecla da pessoa ir para o mercado o mais rapidamente possível. Um cara com 2-3 anos de experiência vale mais do que um cara com MBA sem experiência.
      2 - É difícil ponderar em termos gerais.
      Uma crítica ao MEC é que acho ridícula a exigência é exigir mestrado e doutorado para ensinar.
      Imagina um cara com experiência de 30 anos não pode ensinar em detrimento de um recém-formado no mestrado...
      3 - A depender do setor e área, acredito que se as pesquisas que foram voltadas para a prática e resolver problemas do mercado terão mais chances de vingar.
      Valeu!

    • @useranonimo4959
      @useranonimo4959 4 года назад +4

      1- concordo.
      2- isso não é culpa do formado e nem da uniesquina, isso é culpa do sistema educacional, o mercado de trabalho não existe para agradar, existe para quem agarra oportunidades e aprende a trabalhar com elas, independente se é capaz ou de onde veio, esse fetiche por "diplomas e certificados de instituições conceituadas" é o mesmo que a fetichização do doutorado ou mestrado, só que travestido de crítica juvenil...
      3- concordo.

    • @andremoreira2745
      @andremoreira2745 4 года назад +3

      @@useranonimo4959 pois é também concordo com seu comentário, antigamente o nome da instituição em que se era formado tinha algum valor de mercado,porém, hoje quem vai lhe contratar não quer saber de onde você veio e sim se você sabe fazer o que lhe é exigido. Acredito também que um importante fator que influenciou a nos ter chegado neste ponto foi também; uma falta de professores responsáveis para falar a verdade aos alunos e falta de discernimento dos alunos para entender o mundo que lhes cerca, hoje em dia com internet e rede sociais não da para se deixar enganar, está tudo aí se ilude quem quer ou quem não se deu o trabalho de pesquisar melhor a realidade.

  • @Marcos33d
    @Marcos33d Год назад +3

    E melhor comprar ações e viver de dividendos.

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  Год назад +3

      Tem que aprender a ganhar dinheiro primeiro hehe

    • @Marcos33d
      @Marcos33d Год назад +3

      @@AlenoOliveira Se acredita que eu sair da faculdade em 2006,pelo medo de não ter emprego.
      Eu botei uma barraca de churros na rodoviária e investir na Vale e no Banco do Brasil.
      Poderia ter me ferrado de verde amarelo!
      Eu fico triste pq meus amigos ganham 2 3 ou 4k.b

  • @augustodutra3839
    @augustodutra3839 3 года назад +6

    Acho que tudo depende, realmente mestrado e doutorado não garante emprego mesmo. Mas abrem portas, principalmente para quem quer sair do Brasil. Além disso, existem muitas áreas de inovação tecnológica, como indústria química, telecomunicações, área médica, onde é essencial saber fazer pesquisa. É claro que, network e marketing pessoal, no final sempre falam mais alto quando se trata de sucesso na carreira.

    • @mamemicg
      @mamemicg 3 года назад +3

      A chave para abrir portas se chama EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL.

    • @mamemicg
      @mamemicg 2 года назад +2

      Conheço eletricistas, bombeiros hidráulicos que não sabem o que é desemprego, pois faltam profissionais nessas áreas. Conheço também vários profissionais com nível superior que estão vendendo salgados nas ruas. Daqui para frente, se a pessoa não tiver a humildade de encarar o que estiver disponível, vão morrer de fome. Papeis, títulos não garante nada. O futuro é sombrio para os orgulhosos que pensam que um monte de papéis vale algo. Desça do salto e não escolha trabalho.

    • @augustodutra3839
      @augustodutra3839 2 года назад

      @@mamemicg Isso que você disse é a mais pura verdade. Mas em nenhum eu falei sobre ensino superior. Eu me refiro a pós-graduação strictu sensu. O bombeiro, o eletricista etc são muito necessários em uma sociedade. Mas não são eles que vão pesquisar e criar um remédio pra covid por exemplo. Pra isso você precisa de gente que entende método científico e uma série de outras coisas que você só obtém em cursos de mestrado e principalmente doutorado.

    • @mamemicg
      @mamemicg 2 года назад

      @@augustodutra3839 e já temos aos milhares com essa formação querido, temos um exército de mestres e doutores desempregados e continuamos formando mais.
      Não existe falta dessa gente, muito pelo contrário.
      E quando a matéria é empregabilidade esse pessoal é o que menos consegue se inserir no mercado de trabalho, nem a academia tem condição de absorver essa monstruosidade de gente com titutlo e sem experiência é resultado zero.
      Conhecimento não vale nada se não for colocado em prática.
      Quando o cara se forma tem que lutar com todas as forças para não entrar nesse de fazer pós e buscar uma ocupação profissional caso contrário vai sofrer muito pois é a forma mais difícil de ser pobre.

    • @augustodutra3839
      @augustodutra3839 2 года назад +1

      @@mamemicg Na verdade não, no curso onde faço mestrado tem menos de 10 alunos e só 1 de doutorado. Isso que faço em Universidade Federal, não é nem particular. Toma cuidado com o que você lê por aí. Muita gente gostar de desqualificar a ciência falando bobagens desse tipo. Como eu disse antes, depende da área. Se você for procurar nos cursos de humanas, tem um exército mesmo. Agora se você for ver nas áreas de biológicas, Química e engenharia tem gente faltando e muita oportunidade no mercado, principalmente no exterior onde conhecimento científico é valorizado nas empresas. São áreas onde você precisa de cientistas para inovar.

  • @brunocustodio1348
    @brunocustodio1348 2 года назад +3

    Gostei muito do conteúdo. Parabéns!
    Penso em cursar Letras Francês (licenciatura) na Federal do meu estado, mas ser professor nunca foi um objetivo de vida para mim. Talvez eu esteja indo pela vaidade, pelo título. De qualquer forma, gosto de idiomas e aprendi francês de forma autodidata. Caso não consiga emprego na área ao concluir a graduação, penso em dar aulas de francês de graça em alguma ONG, sei lá.

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  2 года назад

      Bem, dar aula de graça não vai pagar o aluguel. Se você gosta de idiomas, pode ver algo relacionado a turismo, que é um setor com MUITA carência de profissionais que falam outros idiomas. Acrescenta o inglês aí e você vai achar trabalho muito rápido. Quem sabe ir passar um tempo fora também.
      Não sugeriria de forma nenhuma cursar Letras Francês só pelo título. Perda de tempo total.

    • @brunocustodio1348
      @brunocustodio1348 2 года назад

      @@AlenoOliveira Obrigado!

  • @curiosidadesegambiarras2333
    @curiosidadesegambiarras2333 2 года назад +3

    Eu fiz 2 faculdades,na terceira a construtora faliu mas logo consegui emprego 😀

  • @eduardoamorim8292
    @eduardoamorim8292 5 лет назад +12

    Não da pra ver o vídeo todo, assim que começa a frase "precisa trabalhar", enquanto a pós-graduação (mestrado e doutorado) não for considerado um trabalho e sim um trabalho de pesquisa. Não chegaremos a lugar nenhum. Esse tipo de descrédito é o principal fato da decadência e distanciamento da ciência com a população.

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  5 лет назад

      Olá, amigo Eduardo. Por isso, fiz a premissa de que não é uma opinião sobre todas as áreas e pedi para cada um fazer sua autocrítica.
      Fiz essa premissa no vídeo e na descrição. Existem SIM áreas em que o trabalho de pesquisa deve ser considerado um trabalho, como colocou. Outras não.
      Se analisar bem, saberá que existem sim áreas em que trabalhos acadêmicos não contribuem para o avanço da Ciência. Pense sobre as pós e mestrados faz de conta que existem.
      De forma nenhuma, advogo pelo fim de trabalhos acadêmicos com esse fim. MUITO PELO CONTRÁRIO.
      Reveja minhas premissas, faça uma análise mais holística do meio acadêmico e concordaremos em muitos pontos.
      Obrigado por contribuir com a discussão!

    • @__psicomed
      @__psicomed 5 лет назад +7

      Eduardo, a pesquisa é um trabalho, e dos mais difíceis. Mas em muitas áreas, para o MERCADO, e é disso que falamos, não agrega em habilidades requeridas.

    • @eduardoamorim8292
      @eduardoamorim8292 5 лет назад +3

      @@__psicomed Errado! agrega e muito, mas a mão de obra se torna cara para o contratante, por isso eles preferem não contratar um profissional para gastar mais.

    • @__psicomed
      @__psicomed 5 лет назад +5

      @@eduardoamorim8292 , como você mesmo disse: é caro para o contratante, e se é caro não agrega. Estamos no mercado: a menos que toda a qualificação do profissional, GARANTA, e eu digo GARANTA, o lucro maior do empregador no final, não agrega. A menos que ele tenha, sei lá, outros objetivos.. O que é raro. Repito, estamos no mercado.

    • @eduardoamorim8292
      @eduardoamorim8292 5 лет назад

      @@__psicomed Garante! mas é caro!

  • @lemonapplevodka
    @lemonapplevodka 4 года назад +9

    Vc bate na tecla do trabalhar a qualquer custo mesmo que de
    graça, oq é praticamente impossível no Brasil. Se uma empresa for pega com um "funcionário" sem registro em carteira tá ferrada. Tenho vários amigos que tentaram estagiar de graça e nem leram o currículo deles. Emprego hoje em dia é lenda. O negócio é fazer uber ou, para os que têm tempo sobrando, tentar a sorte em concursos públicos.

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  4 года назад +2

      Fala, Gabriel! Cara, não sei bem qual o contexto em que você está vivendo, em quais circunstâncias está - e sobre isso não posso falar nada - mas, cara, não dá para restringir tuas únicas oportunidades a uber e concurso.
      Quanto a situação dos teus amigos, por que eles não conseguiram, você não vai sequer tentar? Será que abordaram da forma correta? Será que apenas não tiveram sorte?
      O mundo é beeeeeem maior do que isso, cara. Estamos na era da internet hoje. Dá para aprender infinitas habilidades (design, webdesign, programação de sites, administração de redes sociais de empresas, infoprodutos, etc)
      Enfim, apenas alguns pensamentos!
      Tudo de bom para você! Abraço

    • @lemonapplevodka
      @lemonapplevodka 4 года назад +11

      @@AlenoOliveira cara, com todo o respeito a essas profissões, mas eu me ferrei 6 anos numa faculdade de engenharia mecânica pra virar webdesigner ou adm de rede social? sem condições né

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  4 года назад +5

      @@lemonapplevodka cara, acho que há um problema de ego, status também...essa galera ganha muita grana.
      É preferível não fazer nada e se definhar ao longo do anos pela frustração?

    • @lemonapplevodka
      @lemonapplevodka 4 года назад +2

      @@AlenoOliveira ô, muita grana

    • @GabrielSilva-vq4ho
      @GabrielSilva-vq4ho 4 года назад

      @@lemonapplevodka Mete as caras em um concurso público então, cara!
      No Brasil, isso se torna a melhor opção...

  • @thiagofbond
    @thiagofbond 5 лет назад +5

    É a prática que trás todo conhecimento e experiência... Ótimo vídeo 👏👏👏👏

  • @Joao_saint17
    @Joao_saint17 Год назад +1

    As vezes você tem um bom currículo mais não tem a "aparência desejada" pelos recrutadores , e aí eles sempre falam isso : iremos entrar em contato, quando falam isso, na maioria das vezes é um NÃO disfarçado

  • @budapesteBR2012
    @budapesteBR2012 4 года назад +15

    Sou eng mecanico e estou 2 anos sem emprego, e sem experiencia depois de formado. Que curso deveria fazer? Tecnico em eletronica ou mecatronica, mba, ou especializaçao? Mas nao tenho dinheiro pra pagar uma pós de peso.

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  4 года назад +4

      Meu caro, como não sou da área, não posso orientar.
      Sinto muito pela sua situação.
      Já tentou buscar trabalho em empresas menores? Talvez se oferecer para trabalhar de graça por umas semanas, como período de experimentação.
      Espero que consiga algo em breve.
      Abraço!

    • @JoaoGabriel-dw1dq
      @JoaoGabriel-dw1dq 4 года назад +1

      Acabei o técnico em mecatronica ano passado no IF e da minha turma, poucos conseguiram atuar, a maioria (como eu) irá começar uma faculdade de engenharia esse ano,e ainda, mecatronica se aproxima muito mais de uma eletrica doque uma eng. mecânica então daria a você uma maior possibilidade de atuação, mas não nao seria algo garantido ou complementar

    • @Rafa-hz7fg
      @Rafa-hz7fg 4 года назад +2

      @@JoaoGabriel-dw1dq fiz um curso de técnico em eletromecânica em 2011,trabalhei 4 anos na área, depois desse período resolvi fazer faculdade, e fui em uma área completamente diferente pois na área de engenharia mecânica não via futuro já estava totalmente saturada, meus amigos que fizeram o curso Técnico comigo foram fazer curso de engenharia , muitos deles continuam atuando na área de mecânica industrial por que não acharam vagas de engenheiro ainda, gastaram rios de dinheiro em uma engenharia e não conseguem atuar, eu vou me formar no meio do ano já tenho um estágio engatilhado de um ano fora do país na minha área, vou fazer isso para não ficar parado sem emprego por enquanto, pois sei que para entrar em qualquer emprego necessito de experiência e infelizmente durante minha faculdade não consegui nem sequer um estágio na área, então essa é a minha última saída

    • @JoaoGabriel-dw1dq
      @JoaoGabriel-dw1dq 4 года назад

      @@Rafa-hz7fg Boa sorte nessa, infelizmente me parece que os cursos técnicos servem mais para ampliar conhecimento da área do que preparar para o mercado de trabalho. Pretendia alguma engenharia próxima ao tecnico que fiz mas acabei optando por fazer Física na usp,vou começar esse mês e espero que tenha feito a escolha certa.

    • @Rafa-hz7fg
      @Rafa-hz7fg 4 года назад +1

      @@JoaoGabriel-dw1dq Técnico é complicado, onde eu trabalhava já era uma exigência que todos os mecânicos deviam ter porém somente algumas pessoas trabalhavam como técnico, o salário é até interessante parecido com o salário de um engenheiro.
      Obrigado, desejo o mesmo para você! O importante é não desistir ao longo do tempo sempre surge oportunidade para quem se prepara e dedica. Força aí na sua nova jornada Bro!!

  • @ArthurDafs
    @ArthurDafs 4 года назад +3

    Gostei do vídeo, agora a vida acadêmica esta cada vez mais reduzida.

  • @josephromel4293
    @josephromel4293 4 года назад +10

    Vamos fazer aqueles barcos improvisados e migrar pra europa!!! Vamos renegar a nossa nacionalidade como protesto!

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  4 года назад +1

      O raciocínio vale para lá também e para os EUA...

  • @nataliaoliveira1802
    @nataliaoliveira1802 3 года назад +4

    O povo quando está na pós graduação se acham deuses!

    • @mrcubitcho4586
      @mrcubitcho4586 3 года назад +7

      UM BANDO DE FUTUROS FRUSTADOS QUANDO BATEREM DE FRENTE COM A REALIDADE E E CENÁRIO NOJENTO! ISSO É, SE CONSEGUIREM PASSAR NOS CONCURSOS DA VIDA!

  • @lucasmortale2
    @lucasmortale2 2 года назад +2

    Concordo com o que você falou, acredito que devemos equilibrar trabalho com vida acadêmica. Eu consegui esse equilíbrio fazendo mestrado profissional, infelizmente as pessoas ainda carregam preconceitos com esse tipo de programa de pós-graduação stricto-sensu.

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  2 года назад

      Preconceitos são derrubados com resultados

  • @joaopc1747
    @joaopc1747 Месяц назад

    Muitas pessoas perdem tempo estudando coisas desnecessárias como, por exemplo o inglês. Inglês será tão útil na sua vida profissional quanto análise combinatória!

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  Месяц назад

      Espero que seu comentário tenha sido uma grande ironia

  • @AlenoOliveira
    @AlenoOliveira  5 лет назад +4

    Deeeeeeixe seu comentário aqui com sua OPINIÃO sobre o vídeo!

  • @LuisGustavo-hz4gx
    @LuisGustavo-hz4gx 4 года назад +4

    Nao acharia estranho se surgisse novos títulos de ensino superior daqui um tempo, absurdo é pouco oque esse país passa

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  4 года назад +1

      O Google lançou uns cursos agora com essa proposta!

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  4 года назад +1

      É um movimento internacional. Não só no Brasil.

    • @dekihhhh
      @dekihhhh 3 года назад

      @@AlenoOliveira quais cursos, quero fazer!

  • @mamemicg
    @mamemicg 3 года назад +3

    Certificado não sobrepõe RESULTADO, o mercado quer RESULTADO!!!!!!

  • @AlenoOliveira
    @AlenoOliveira  5 лет назад +3

    Um Exército de Doutores Desempregados
    Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado vale a pena?
    Não sei se você conhece aquela pessoa que estudou, estudou, estudou...e estudou sem nunca ter trabalhado.
    Muita gente, ao entrar na Academia, acaba se perdendo numa busca incessante de títulos sem nunca ir para o mercado de trabalho.
    Premissa: NÃO estou generalizando. Há áreas que de fato a carreira acadêmica produz! Peço, portanto, para VOCÊ fazer uma AUTOCRÍTICA e analisar sua área.
    A realidade é dura para aquelas pessoas que caem nessa armadilha e não produzem.
    Estuda-se, por vezes, por anos a fio sem nunca prestar UM SERVIÇO, sem nunca estagiar, sem nunca trabalhar, sem nunca aplicar efetivamente o que se está aprendendo no mercado de trabalho.
    SUPLICO para que você não faça isso e vá ter EXPERIÊNCIAS o mais rapidamente possível.
    Vá aprender na prática as coisas que você está vendo na faculdade. Pode ser que você encontre algo fantástico ou descobrir que odeia o que pretende fazer pelo resto da vida.
    Suas notas poderão não valer nada na hora de uma entrevista de emprego se você não tiver uma experiência sequer.
    Takeaways desse vídeo:
    - Vá ter experiências, estágios - nem que seja de graça! Trabalhe no intuito de APRENDER habilidades e ofícios.
    - Antes de fazer um pós, pergunte-se: vou usar isso na minha vida como?
    - Pergunte-se com o que você gostaria de trabalhar. Imagine um dia perfeito na sua vida. Veja alguém a quem você pode modelar e faça a engenharia reversa do que essa pessoa fez.
    Aprenda algo todo dia,
    Do Amigo Aleno Oliveira
    PS.: No vídeo mencionei que tenho um Master in Law and Business (MLB) pela Bucerius Law School - Hamburgo, Alemanha. Aqui no Brasil, caracteriza-se como uma pós-graduação lato sensu.
    PS2: Para aprender a aprender, leia o Leitura Inteligente 2.0. Minha intenção é fazer uma lavagem cerebral em você para que você comece a aprender algo novo todo dia: alenooliveira.com.br
    /leitura
    PS3: Compartilhaaaaaa esse vídeo no Whatsapp!

    •  5 лет назад

      Conheço muita gente que não para de estudar justamente pra não ir pro mundo real e procurar um emprego de vdd ... 😂😂😂 Faculdade e as infinitas pós viraram a Disney pra qm não QR ir pro mundo real.
      E conheco MT gente q estudou certo tipo de matéria e jamais vai encontrar emprego pois ningm vai contratar iniciante na área. 😂😂😂😂😂😂

    • @flaviacj9177
      @flaviacj9177 5 лет назад

      Quisera eu ter lido esse teu aviso quando cursava Bio kkkkkkkkkkkk Me formei e nunca trabalhei na area ate hj e nunca vou trabalhar kkkkkkk Fazer o que né, tinha 17 anos quando comecei e 22 quando terminei, nessa idade a gente nao pensa direito o que quer ser na vida. . . Hj tenho ganho experiencia trabalhando em floriculturas e mantendo sempre contatos nesse meio, e mesmo sem nunca ter feito um curso especializado em florista, só nesse mes já me chamaram em 2 floriculturas como freelancer. É como vc disse, o que te faz sobreviver no mundo é ir ganhando EXPERIENCIA e CONTATOS, diploma e estudo sem nenhuma dessas 2 coisas vale pra p...orra nenhuma...

  • @edmilson-detudoumpouco.cri5982
    @edmilson-detudoumpouco.cri5982 3 года назад +5

    Bora pra roça, o Brasil é um país agrícola.

  • @tamotta5704
    @tamotta5704 5 лет назад +17

    Me tratam com inferioridade porque não tenho diploma 🎓 enfim vou precisar dessa porcaria. 😎

    •  5 лет назад +14

      Mandem eles pra PQP!

    • @tamotta5704
      @tamotta5704 5 лет назад

      @ 😂👏👏 boaa !!!

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  5 лет назад +5

      Sinto muito que você tenha que conviver com isso, Tami...
      Assim, aqui no Brasil, sofremos diversos preconceitos "velados" pela sociedade.
      E também coloco como premissa que, para vagas de emprego, diplomados tem maior média salarial.
      Sem falar ainda sobre o preconceito sobre o trabalho que temos. Tipo, na Europa, é normal o jovem com 18 anos estar fazendo bicos de garçom, babá no final de semana. Aqui não.
      Para o teu caso em específico, faria a mesma pergunta que fiz no vídeo: o que VOCÊ quer fazer?
      Existem diversas carreiras que não precisam de diploma universitário, tanto no caso de um emprego, quanto no caso de você empreender: ser vendedora de produtos mais caros (carros, imóveis, objetivos de luxo, seguro de vida), trabalhar com estética (cabelo, sobrancelha, maquiagem - aqui muitas ganham mais que muuuuitos advogados, contadores, administradores), organizar festas; trabalhar com vídeo e fotografia; ser uma agência de mídias sociais (demanda altíssima), só para citar algumas.
      Uma vez tendo sucesso em uma dessas carreiras e uma vida estável, bem como se autoeducando, o preconceito diminuirá sensivelmente.
      Certa vez, um amigo me disse que queria terminar a faculdade apenas para passar no "ritual" da sociedade...
      Espero ter ajudado e fico à disposição!

    • @tamotta5704
      @tamotta5704 5 лет назад

      @@AlenoOliveira obrigada !!! ❤

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  5 лет назад +4

      Complementando minha resposta: não se sinta diminuída por isso!!! Vá atrás dos seus objetivos, leia livros, autoeduque-se que você vai saber muuuuuuito mais coisas do que muitos "diplomados".
      Conte comigo nessa jornada! Anda lendo o que?

  • @FABIOALVES-eu4wf
    @FABIOALVES-eu4wf 3 года назад +3

    Quem é formado em ADM e não exerce, curte.

  • @anildacarvalho64
    @anildacarvalho64 5 лет назад +3

    Alano você deveria gravar um vídeo falando o passo a passo que você seguiu para abrir a mente das pessoas amo seus vídeos.

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  5 лет назад

      Oi, Anilda! Obrigado pela sugestão! Eventualmente faço. Deixa o canal crescer um pouco mais para falar com mais propriedade. Te agradeço por acompanhar. Conte comigo!

  • @fernandomori9351
    @fernandomori9351 2 года назад +1

    ja que impressionar o brasil e assim motociata pedindo emprego a todos os brasileiros que estao nessa situacao constrangedora

  • @henriquedeavelar6643
    @henriquedeavelar6643 3 года назад +5

    Eu fiz contabilidade com a intenção de atuar na área tributária tenho o maior arrependimento eu deveria ter feito ADM é uma profissão generalista não especifica que nem a contábil.

    • @rennernt
      @rennernt 3 года назад +2

      Estuda pra concursos fiscais pow!!

  • @antonioelison8866
    @antonioelison8866 7 месяцев назад +1

    Tô formado, se arrumar emprego vou pro mestrado kk

  • @edilenesouza8191
    @edilenesouza8191 9 месяцев назад

    Curso técnico é o mesmo caminho da graduação, pelo menos para mim foi, sou formada em técnico de segurança do trabalho e nunca exerci essa profissão, olha que corri atrás, enviando currículos para todas as empresas que estava contratando, e o que eu percebia nas entrevistas, é que as empresas contratavam quem tinha indicação, resumindo, só perdi o meu tempo e dinheiro. A única coisa que garante emprego no Brasil é empreender se vc tem um dinheiro para investir ou conseguir passar em um concurso público, no meu caso não passei ainda em um concurso público infelizmente.

  • @jeffersondenier
    @jeffersondenier 2 года назад +1

    Fiz minha faculdade de administração ao já estar trabalhando na área como jovem aprendiz.
    Depois, comecei a fazer estágio não remunerado pra acumular mais experiência.
    Aí veio a pandemia, acabei me formando longe do mercado.
    Torcendo pra encontrar algo logo, mesmo que fora da área.
    Sei que já era difícil e na atual situação e é ainda mais complicado atualmente. Mas não posso desistir.

    • @pedrroadv
      @pedrroadv Год назад

      Já encontrou algo?

    • @jeffersondenier
      @jeffersondenier Год назад

      @@pedrroadv graças a Deus passei em um concurso público. Não é na minha área de formação, mas já é alguma coisa enquanto procuro algo mais interessante.

    • @pedrroadv
      @pedrroadv Год назад

      @@jeffersondenier Parabéns, irmão! Deus abençoe!

    • @jeffersondenier
      @jeffersondenier Год назад +1

      @@pedrroadv obrigado, amigo! Deus te abençoe sempre!

  • @bernardomedeiros4884
    @bernardomedeiros4884 3 года назад +2

    Faço ciências sociais como vou aplicar esse curso em algo?o lance verdadeiro é que o mercado tá inchado de diplomas ,antigamente nao tinha tantas pessaos com diploma na mao ,o problema é que não qrem tocar na ferida sobre o Lula ( obs nao sou bolsominion)

  • @perfectrafael
    @perfectrafael 5 лет назад +6

    Estudo sem o objetivo de oferecer um produto ou serviço que as pessoas queiram consumir não dá dinheiro! Diploma não paga conta, conheço vários doutores passando necessidade, pois não tem concurso nem as particulares querem, pois são caros. Por isso parei no mestrado, melhor escolha que fiz na minha vida! Focado agora em trabalhar e investir. Educação financeira é o segredo da riqueza e não diplomas de faculdade.

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  5 лет назад

      educação financeira...e empreendedorismo, negócios, etc.
      Como disse, cada área é uma área. Precisamos sim de doutores que realizem pesquisas com o objetivo de "oferecer produtos e serviços", como bem colocou. Mas, há áreas em que há muito desperdício de recursos e energia.
      Recomendaria focar também no marketing digital. Internet. É o presente e será mais ainda o futuro.
      Abraço e bem vindo ao canal!

  • @fernandomori9351
    @fernandomori9351 2 года назад +1

    isso e uma vergonha , aos desempregados desse pais facam uma motociata com bandeiras e cartazes pedindo emprego

  • @fabianoalves6441
    @fabianoalves6441 5 лет назад +4

    Oi amigo estive conversando com um outro amigo que também tem um canal de educação, ele me disse que o livro: Napoleon Hill, A lei do triunfo é a obra original dele e o livro: Quem pensa enriquece é um resumo desse livro principal. Você concorda que seja ?

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  5 лет назад +1

      Oi, Fabiano! Sim, sim, concordo. O "A Lei do Triunfo" foi publicado em 1928, originalmente, em 8 volumes; e o Quem Pensa Enriquece somente em 1937.

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  5 лет назад +1

      Eu recomendo você ler primeiro o Quem Pensa Enriquece. A Lei do Triunfo é muuuuuuuuuuuuuuito grande!

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  5 лет назад +1

      Obrigado pela contribuição!

    • @fabianoalves6441
      @fabianoalves6441 5 лет назад

      @@AlenoOliveira Tá bem obrigado.

  • @CirioRich
    @CirioRich 2 года назад +2

    Eu compreendo o que você diz no vídeo sobre a falta de emprego para quem tem graduação e pós. Não está sendo fácil para ninguém mesmo, principalmente neste 2021, dois anos após a publicação deste vídeo. Eu faço Mestrado na área de Letras e trabalho em uma escola; meu objetivo mesmo é ser servidor público, ou seja, ser professor de uma universidade pública, mas para isso preciso passar por essas etapas: graduação, mestrado e doutorado para poder chegar lá, uma vez que as universidades estão exigindo nos editais professores doutores. Acredito que quem quer trabalhar no Magistério Superior tenha que fazer, mas quem vai fazer para outras áreas é melhor investir em especialização, a não ser que a pessoa faça um concurso na área que geralmente peça títulos para uma boa nota.

    • @mamemicg
      @mamemicg 2 года назад +1

      Universidade? Rapaz 90% das vagas já estão preenchidas o que sobra são essas 10% onde dentro desse número está os que faleceram e os aposentados.
      Existe um mar de gente com título de mestre e doutor que esta na mesma, quando abre uma vaga chove mais de 300 candidatos disputando a vaga vindo de todo canto do país e até do exterior, foi o que aconteceu num concurso para professor que teve num IF de uma cidade do interior.
      Acordem!!!!

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  2 года назад +1

      Eu acho essa regra de que só pode ser professor de graduação profissionais com mestrado e/ou doutorado extremamente burra e prejudicial para os alunos.
      Como negar os conhecimentos de um profissional que praticou a profissão por 20-30 anos no mercado, no dia a dia da profissão?
      Um advogado/arquiteto/contador/empresário/administrador/ que pratica a profissão há 20 anos não pode ensinar?
      Prefere-se algúem que - muitas vezes, não sempre - só estudou, estudou, estudou?
      Por vezes, os alunos chegam na graduação passando por professores que em sua maioria estiveram minimamente ou nunca estiveram desempenhando a profissão principal de sua gradução?

  • @AlmirVianaNery1
    @AlmirVianaNery1 2 года назад +3

    Excelente

  • @marciaminakawaminakawa8878
    @marciaminakawaminakawa8878 4 года назад +3

    Se não tivesse pos graduandos não teria solução para algumas doenças

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  4 года назад +2

      Acredito que você tenha ouvido a parte que eu disse e que tenha escrito: "Não estou generalizando. Você deve fazer uma análise da sua área.". Certo? =)

  • @GabrielOliveira-pr1hz
    @GabrielOliveira-pr1hz 4 года назад +11

    Isso acontece por que pessoas que não querem trabalhar no meio acadêmico inventam de fazer de mestrado e doutorado. O mestrado e doutorado são como estágios para quem quer ser pesquisador.

    • @thinker8286
      @thinker8286 3 года назад +4

      Pra quem segue a produção acadêmica, o destino é ser professor universitário ou funcionário público de qualquer área que exija sua formação. Mestrado e doutorado são irrelevantes para o setor privado.

    • @mrcubitcho4586
      @mrcubitcho4586 3 года назад +2

      Nada a ver! O que mais se tem é gente querendo fazer pesquisa e estar bem longe de sala de aula ! Perdi a conta de quantos professores estavam em sala de aula por obrigação de contrato! Um bando de frustrado e depressivo! De 10, talvez uns queriam e gostavam de lecionar. Mestrado e doutorado não serve de porra nenhuma se você não estiver no mínimo á com aquela vaga que você tanto almejou, isso sim! O cara se mata em um mestrado/DOUTORADO pra ser professor, não tem vaga! Em particular, só as peixada e q.i! Nas PÚBLICAS, NEM ABREM VAGAS! E quando abre, é uma e pra substituto! Sem contar que, no Brasil, pesquisador nem é visto como uma profissão! E fora que as bolsas pra pesquisa são ridículas! Quem quer trabalhar desse jeito?

    • @mrcubitcho4586
      @mrcubitcho4586 3 года назад +2

      @@thinker8286 Setor privado, se for lecionar/pesquisar, caso não seja uma universidade de ponta, é melhor nem ter doutorado! Se não eles lhe colocam pra fora pra não ter que sustentar com alto salário exigido! O que a galera faz é especialização! Eu e meu irmão passamos por isso

    • @GabrielOliveira-pr1hz
      @GabrielOliveira-pr1hz 3 года назад

      @@mrcubitcho4586 Mestrado e doutorada em algumas áreas tem relevância no mercado privado. Meu irmão tem doutorado em comunicação e isso ajudou na hora de ele conseguir emprego na área de pesquisa de mercado. Em algumas sub areas da minha área ajuda também. Já vi gente que durante o mestrado usava muita técnica de cromatografia e conseguiu emprego na industria por causa disso.

    • @GabrielOliveira-pr1hz
      @GabrielOliveira-pr1hz 3 года назад

      @@mrcubitcho4586 O cargo de pesquisado no Brasil nas universidade públicas e vinculado ao de professor. Mas a carga horária de aula que você precisa dar para a graduação não é tão grande, pelo menos onde me formei. Em Universidade pública você acaba fazendo bastante coisa

  • @marcosgomes6651
    @marcosgomes6651 3 года назад +7

    Fui ver uma vaga de garçom e eles pediram ensino médio completo. Mano oq q tem haver?
    Eu fico imaginando a cabeça do dono:
    Um garçom desastrado, escurrega e quebra os copos.
    Dono: "Ta vendo, ele derrubou pq n tem ensino médio completo"

    • @sebastiaofilho2403
      @sebastiaofilho2403 3 года назад +2

      Aí depende do lugar. Um barzinho, restaurante simples...de fato, nada a ver. Agora, se for um lugar sofisticado, aí o garçom tem de ter um certo "nível" mesmo para lidar com o público. Falar bem, saber ao menos o básico de matemática...

    • @marcosgomes6651
      @marcosgomes6651 3 года назад +2

      @@sebastiaofilho2403 Mas ser educado não precisa de Ensino Médio n, isso já vem de casa. Matemática todo mundo sabe.

    • @sebastiaofilho2403
      @sebastiaofilho2403 3 года назад

      @@marcosgomes6651 vc q pensa q todo mundo sabe matemática kkkkkkk já tive q ensinar vendedor de loja a usar até a calculadora pq n sabia fazer cálculo de porcentagem na calculadora. Mas cara...pq vc n termina o ensino médio? Hj em dia tá bem mais fácil. Vc pode concluir em um ano, pode concluir através do Enem. Querendo ou não, esses títulos são importantes sim. Corra atrás e faça. Eu me arrependo muito por n ter terminado a faculdade. Já perdi muita oportunidade por conta disso. Tô voltando este ano

    • @marcosgomes6651
      @marcosgomes6651 3 года назад

      @@sebastiaofilho2403 Pode ir pro shopping, pode ir pra academia mas não pode estudar, esse é o país que vivemos. As opções de supletivos estão temporareamente suspensas. Aí eu não sei oq foi pior, não conseguir terminar o Ensino Médio ou repetir de ano por não tem internet estável aqui em casa. :/ Mas boa sorte para nós e que a gente consiga um emprego

    • @Eutenhoumaduvida
      @Eutenhoumaduvida 2 года назад +1

      Tem edital de concurso público que, para pintar parede, é necessário ter nível médio. É um jeito de incentivar as pessoas a estudarem.

  • @nicolasdominguez2056
    @nicolasdominguez2056 2 года назад +2

    Cara, entendo, mas também tem que ver a realidade como algo mais amplo. Se tu for pegar a porcentagem de pessoas que estão desempregadas com ensino fundamental, ensino médio e superior completo, é lógico que vai ver que, quando mais graduação, mais chances de ter emprego. Entretanto, é foda pq o desemprego está em massa, por isso, tem que ver que vale a pena sim ter títulos, por que isso dá um boom nao currículo, mas o vídeo faz um ponto certo, pois o estágio é a melhor forma de demonstrar que tu consegue aplicar na prática a teoria. Façam faculdade, se tiverem a competência, dedicação e o privilégio, façam pós. Além disso, não esqueçam que línguas são importantíssimos para os dias de hoje.

    • @mamemicg
      @mamemicg 2 года назад +2

      Você é alienado ou então nunca trabalhou.
      Vc não conhece o mercado de trabalho que repudia excesso de academicismo, a empregabilidade de pessoas com mestrado e doutorado é a mais baixa entre todas as categorias e isso não começou agora isso sempre foi assim tanto que quem tinha esse título só arruma emprego em universidade.
      E o pior vem agora, as universidades públicas já possuem 90% dos seus quadros completos sobrando o resto para esse mar de gente com títulos.
      A academia não tem condição de absorver 1/3 fo que está aí formado.
      Vc só pode esta viajando!!!!

  • @jacsmaciel
    @jacsmaciel 5 лет назад

    Nossa que vídeo maravilhoso, sensato.

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  5 лет назад

      Muito obrigado, Jacqueline! Bem-vinda! =D

  • @andregambe9869
    @andregambe9869 3 года назад +3

    Na verdade doutorado e mestrado e bom para concurso

    • @mamemicg
      @mamemicg 3 года назад +3

      Nem tanto, a pontuação somando os títulos não é alta no máximo somando tudo até o doutorado cobre 3 questões da prova.
      E ter que fazer mestrado e doutorado para fazer concurso vou te dizer viu, haja falta de inteligência.

    • @mrcubitcho4586
      @mrcubitcho4586 3 года назад +4

      Não mesmo! Mestrado e doutorado é bom quando vocÊ já foi aprovado no concurso! Caso contrário, vai jogar sua vida no lixo! Experiência própria! Mestre em Engenharia elétrica aqui falando! Se não fosse pelas universidades particulares, eu estava muito fudido e desempregado pq o mercado pra engenharia está um lixo no Brasil! Se eu pudesse voltar no tempo, migraria pra área da saúde sem pensar duas vezes! Agora, nem saúde mental pra tá estudando pra porra de vestibular tenho mais! Sou um dos que esperam professor de IF ou federal morrer ou se aposentar pra poder abrir vaga. E tenho certeza que será aquele negócio: 1 vaga pra 200 pessoas! kkkk

    • @mamemicg
      @mamemicg 2 года назад

      @@mrcubitcho4586 Conheço eletricistas, bombeiros hidráulicos que não sabem o que é desemprego, pois faltam profissionais nessas áreas. Conheço também vários profissionais com nível superior que estão vendendo salgados nas ruas. Daqui para frente, se a pessoa não tiver a humildade de encarar o que estiver disponível, vão morrer de fome. Papeis, títulos não garante nada. O futuro é sombrio para os orgulhosos que pensam que um monte de papéis vale algo. Desça do salto e não escolha trabalho.

    • @paulokofpv
      @paulokofpv 2 года назад +2

      Prova de títulos? Só se seu concorrente tiver feito 2 ou 3 pontos na sua frente. Tirando isso, não vale nada.

    • @mamemicg
      @mamemicg 2 года назад +3

      @@paulokofpv exatamente, os concursos estaduais e federais a pontuação por título é ridícula, já em termos de municípios já vi alguns pontuações altas mas os empregos não pagavam bem não chegando nem a 3 mil por mês.
      O cara fazer mestrado e/ou doutorado pensando nisso é sinal que a galera estuda para ignorante mesmo.
      Pessoal embarca nessa achando que vai mudar de vida por conta de título que fora da academia NINGUÉM dá valor, NINGUÉM da a mínima e o mercado não tem interesse nesse público dificultando até o ingresso desses no mercado de trabalho.
      Serão eternos estudantes sem renda se continuarem romantizando o mundo e a realidade.

  • @ERRO403
    @ERRO403 5 лет назад +10

    Tem gente que se enterra na Academia só pra pagar de gatinho intelectual e esticar décadas de vagabundagem, desfrutando de bolsas pobres só para fugir do trabalho. Em 2010 enquanto eu me graduava peguei um estágio pauleira em que ganhava metade de um salário mínimo, isso que eu era casado e tinha filho pra criar, me desdobrei entre a faculdade, trabalho e estágio. Hoje as empresas me disputam no tapa pra trabalhar pra elas. Tenho colegas dessa época que estão até hoje lá sem nunca terem trabalhado no mundo real correndo atrás de bolsas chinfrins e títulos que não vão servir pra nada. Att Gerson Ravv

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  5 лет назад +3

      Salve, Gerson! Fico feliz que tenha aberto os olhos para a prática tão cedo, apesar das adversidades, e tenha se especializado. A verdade amargará um pouco para seus colegas quando forem para o mercado de trabalho. Não acredito que todos queiram apenas ir atrás de títulos. Pode ser também simples falta de orientação e VISÃO, como a que você teve. Obrigado por contribuir e apareça sempre!

  • @dihogo2023
    @dihogo2023 5 лет назад +1

    mestrado e doutorado e para que fica na vida academica e vai virar doutur e dar aulas na universidade para o resto da vida, ainda acho melhor quando o professor tem conhecimento teorico e pratico obtido no mercado do trabalho. meu amigo que sair da graduacao para mestrado eu quero trabalhar em campo complicado eu to comecando ele ta terminando a faculdade.

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  5 лет назад

      Pois é, Diogo! Como disse no vídeo, cada caso é um caso. Cada área tem suas particularidades. Por vezes, pode ocorrer o que vimos: muitos livros, pouca prática, sem experiência.
      Bem vindo ao canal!

    • @dihogo2023
      @dihogo2023 5 лет назад

      @@AlenoOliveira os cursos profissiozalizantes que fiz no Senac foi bom pelo fato dos professores terem conhecimento teorico e pratico ja que a maioria tem mais 5 ou 10 anos de experiencia no curso que e ministrado, e bem melhor que alguem ao tem titulos academicos, pois eles te orientam melhor na hora de trabalhar e que o mercado quer.

  • @marlon7047
    @marlon7047 5 лет назад +2

    Muito bom!! Aleno, vc tem quantos anos?

  • @lucascastro5778
    @lucascastro5778 2 года назад

    Eu tenho um título de Mestre e atuo como professor de ciências do ensino fundamental II. Isso é normal?

    • @paulokofpv
      @paulokofpv 2 года назад

      É o que mais tem acontecido, gente com doutorado dando aula em ensino fundamental/médio.

    • @mamemicg
      @mamemicg 2 года назад +1

      Não, mas é o que tem já que nenhuma empresa tem necessidade de contratar mestres e doutores.

  • @michelsantana9806
    @michelsantana9806 5 лет назад +3

    Isso e revolução 4.0 inocente

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  5 лет назад

      Não necessariamente, Michel. O foco do vídeo foi dar prática ao estudo e não se perder na busca por títulos.
      Robotização e novas tecnologias é um ouuutro assunto - interessantíssimo - que está, de certa forma, interligado.
      Abraço!

    • @michelsantana9806
      @michelsantana9806 5 лет назад

      @@AlenoOliveira ok brother tá bom

  • @beatrizpacheco2945
    @beatrizpacheco2945 5 лет назад +1

    Excelente vídeo.

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  5 лет назад

      Obrigado, Beatriz! =D Qual ideia você vai levar para sua vida?

  • @aninhasanchez9266
    @aninhasanchez9266 5 лет назад +2

    👏👏👏👏Aleno vc é tão novinho, e já com tanto estudo, tanto conhecimento , tantas experiências. Um verdadeiro exemplo de referência!Te admiro muito! 😍

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  5 лет назад +2

      Muuuuuito obrigado, Ana! Te agradeço as palavras! Bem, tô nos 30 já! haha =D

  • @debgemima9811
    @debgemima9811 5 лет назад

    Excelente video

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  5 лет назад

      Obrigaaaaaado, Deb (de Débora?) haha bem vinda à seção de comentários! Com qual ideia você mais se identificou?

  • @gracatavares299
    @gracatavares299 3 года назад

    Oi isso e bom

  • @hello-wi5vy
    @hello-wi5vy 5 лет назад +1

    Só falou verdades.

    • @AlenoOliveira
      @AlenoOliveira  5 лет назад

      Pois ééé, Romildo...É um questão série que pode ter implicações por toda a vida. Bem vindo ao canal!