A luta de um quilombo contra a especulação imobiliária
HTML-код
- Опубликовано: 7 фев 2025
- O Quilombo Quingoma, na Bahia, existe desde 1569, mas seus 4.500 moradores nunca receberam o título de posse da terra. Um processo para isso finalmente acontecer está paralisado desde 2015. Enquanto isso, um bairro planejado é erguido dentro do território reivindicado pelos quilombolas.
#quilombo #quilombolas #bahia
www.dw.com/brasil
dw_brasil
dw.brasil
dw.brasil
Precisa um portal gringo divulgar essa notícia, pois não vemos em nenhuma mídia local. Um completo absurdo
Como sempre neste país, os ricos acham que podem tomar o que é dos outros. E que papel feio do Estado da Bahia permitir que tamanha invasão aconteça 😢
Minha solidariedade ao povo Quingoma. Esperamos que a justiça prevaleça para preservação de sua história e da natureza que os rodeia.
O descaso é o silêncio do governo da Bahia, de prefeitura de Lauro de Freitas e da imprensa diante situação dese quilombo é absurda.
Excelente Matéria.
Viva ao Povo Quilombola \\o//
As comunidades tradicionais brasileiras historicamente sofrem com a falta de apoio e histórica negligencia do poder público, esse é mais um capitulo das ações maldadosas e coordenadas do Estado brasileiro. O governo da Bahia é uma vergonha.
O quilombo quingoma vem sofrendo cada vez mais com o conflito territorial. Ele está se intensificando agora mais há mais de três décadas a região tem a ocupação agressiva da aristocracia local.
Até hoje qualquer cidadão que mora em quilombo ou algo parecido sofre com essas empresas. Antes mesmo de começar as obras, estados, prefeituras e MPs já sabem de tudo. A luta aí é inválida.
Quando vamos parar de destruir nosso planeta????
Vc mora no ar?
@@karloseduardo7176 não é essa questão amigo.
Temos que diminuir a população o controle de Natalidade é obrigatório nesse caso
Vc tem um intestino no lugar do cérebro?@@karloseduardo7176
@@karloseduardo7176 queria ser burro igual tu, pra poder dormir em paz todo dia
Excelente canal
TRISTE SITUAÇÃO.
Situação complicada. 5 milhões é muito pouco. Deveria haver um acordo, e em uma área maior q essa e uma restituição financeira muito maior q essa...
Devem receber o título de propriedade, não só de posse.
O nosso glorioso lmperador distribuiu nossas terras de mamata para estrangeiros, mas nunca deu uma mula para os ex lzkravus
Está bem mal informado. O Estado brasileiro nunca deu terras para ninguém, apenas promessas (principalmente para estrangeiros que quase foram escravizados).
@@JoaoLuiz-cm5mc mal informado está você. Até 1900, 90% de todos os imigrantes da região sul receberam terras. Matéria do jornal GAUCHA ZERO HORA
Se quiser ler é só digitar "imigrantes ganharam terras devolutas" na sua barra de pesquisa 😘
@@JoaoLuiz-cm5mc hahhaha nem vc acredita nisso, os estados do sul só são mais desenvolvidos por conta da reforma agrária, milhões de estrangeiros recebendo terras. Agora essas mesmas famílias são contra reforma agrária no resto do país
O PT governa a Bahia desde 2007. A regulação está parada desde 2015. Cadê a (dita) esqueda do PT pra demarcar o território quilomoba? Na verdade o PT não olha aos pobres faz tempo.
RUI COSTA , comprou foi uma Baita Fazenda no Sul da BAHIA.
Jaques Wagner e outros , também com Fazendas na Chapada Diamantina, fora os Apartamentos no Caminho das Árvores em Salvador.
A solução para isto, é entrar com usucapião. Se tivessem feito isto há anos, poderiam ter escritura hoje. Entrar com processo, não deixar parado, resolver as pendências, pagar o advogado (senão não anda) e alguém que realmente entende, cobrar o advogado (senão, ainda pode parar). Para este caso, talvez não tenha solução, mas os próximos que lerem isto, talvez mude o destino de muitas famílias. Eu sei, custa dinheiro, mas, vender parte do terreno e usar para pagar o processo do resto, ainda é uma ação que pode salvar o resto. Quando a coisa cai no interesse de uma construtora grande, mineradora grande, ai tudo pode mudar.
Taí a questão, será que uma comunidade quilombola tem acesso a essa informação e pior ainda, dinheiro pra pagar o advogado? Acho que um processo desse seria bem caro e haveria o risco do advogado ser subornado por outros interessados se é que me entende.
@@nayarascaldeira8901 Eu tenho certeza que não é caro. Já comprei terreno, e o dono, que tinha comprado, pago, mas não pegou documentos, entrou e ganhou. De graça. Como a empresa não existia mais, foi a solução. Terreno da minha família também, entraram, de graça, e ganharam, pois documentos estavam enrolados desde o bisavô. Claro, só tem que pagar o advogado, mas ai também né, se não tem dinheiro, vende parte do terreno. Se não fizer, dá nisso ai, pode perder.
Verdadeiro extermínio mesmo. 😢
Que horror.
E o PT não faz nada!
285 hectares e a comunidade rejeitou? Aceitava e continuava a luta, esses argumento de solo sagrado e etc... na funcion.
verdade
Faz o L! O governo do amor!
Quem é mesmo o governador da Bahia?? Ah é o amor...
Acho pouco o que essa galera passa. O Nordeste é tomado pelo PT e sua corja. Pessoas que já sofreram tanto. O L diz que ama o meio ambiente, só não disse qual.
Independente da letra, L de ladrão ou B de BOSTA a justiça com os povos da floresta tem que prevalecer!