Eu fiz o mesmo com a minha coleção, tinha NEO-GEO AES, Mega Drive, SNES, Sega Saturn com cartões de VCD e PhotoCD, jogos, etc, etc. Todos os consoles até 2002, até aquele game cube da Panasonic eu tinha, acho que encheu o saco. Comecei desde o Atari, vivi toda a era da guerra de consoles no Japão então eu tinha a possibilidade de ter todos os consoles envolvidos nessa guerra, já tenho 42 anos e hoje eu tenho outras prioridades como sair com a esposa, conhecer lugares, viver um pouco mais longe dos jogos. O que eu sinto falta, porém, é daquela sensação que a maioria que tem a minha idade pode sentir e que a geração daqui para frente talvez não tenha, a evolução e o impacto de sair de um Atari para Odyssey, depois para um Master System, NES, Megadrive, SNES, N64, etc, etc. Infelizmente não tem mais isso, hoje a molecada só pensa em gráfico e os jogos que me acostumei a jogar era muito mais focado em diversão que eu não encontro mais nos consoles atuais.
Ahow q dah hora conhecer seu canal! Eu coleciono a 6 anos, foco em ter apenas os jogos, não ligo pras caixas e etc... E já cai em cada enrascada, comprei cada jogo caro demais aqui no Brasil, sendo que estavam 9$ no Ebay haha!
Falou tudo Marcel! Ótimas dicas essas de coletânea de games retro ou digitais nos aparelhos. Melhor que pagar absurdos em games retro. Colecionar é sinônimo de luxo aqui no Brasil.otimo vídeo 👍🏻
Dinossauro GAMER Valeu pelo apoio Dino! Agora é só ficar no Detetive Dino acabando com lojistas safados para eles saberem onde não comprar! Muito obrigado pelo apoio!
Eu tenho alguns consoles e jogos aqui, no começo comecei meio q a ficar neurótico com esse lance de colecionar. Qualquer jogo que eu queria jogar, corria pra algum site de leilão pra procurar... Lembro uma vez q queria jogar Secret of Mana, fui procurar no ML... CARO! Ebay, maioria tb saia caro convertendo pra Real, fora o tempo q iria demorar para chegar... e era isso pra qualquer jogo, pra qualquer sistema. Ai eu percebi q eu não estava jogando nada, pois perdia mais tempo procurando os jogos/consoles para comprar. Além do mais, minha renda era baixa... colecionar, principalmente aqui no Brasil, tem que ter dinheiro, ou tar disposto a gastar muitas vezes praticamente o salario todo em um único jogo, para a maioria. Então eu comecei a pesar na balança se valia mesmo a pena... fora a infraestrutura toda. Em determinado momento vi que tinha consoles demais (hj em dia ta tudo guardado no armário). Cada vez que queria jogar algum deles, era uma trabalheira, ter q ligar na tv, arranjar espaço na regua pras fontes, a TV dava pra manter ligado no máximo uns 3 ou 4 VGs (TV de tubo). Logo percebi q iria ter q comprar outra TV tb... arranjar lugar pra ela e etc... Hj em dia desencanei, ainda mantenho os consoles guardados, pois pretendo ir de flshcart mesmo e os de CDs, queimo as midias e pronto. Na maioria das vezes, muito mais pratico ligar o PC (Tenho um sistema Linux dedicado com o Retropie x86 instalado), com 200GiB+ de ROMs e ISOs... só escolher o jogo, colocar um bom shader/filtro CRT, sentar no sofá e jogar... eventualmente compro um controle mais próximo do SNES/MEGA pra ter uma experiencia mais parecida com a real e fim xD Pelo menos agora consigo jogar td o que eu quero em segundos... sem ter q ter trabalho de ligar console na tv, garimpar jogo e gastar dinheiro...
Cara, a MESMA coisa. Eu tô pra começar a minha coleção tem no mínimo uns 10 anos porque sempre a prioridade é outra. Agora a minha situação financeira está mais legal mas o problema é espaço e os jogos que eu gostaria de ter estão brincadeira de caro. Estou morando no Canadá e o que eu tenho feito pra matar a nostalgia é ter comprado as versão mini. Isso daí foi uma maneira bem legal que eu encontrei pra matar a nostalgia e tal mas mesmo com toda facilidade toda de jogar com hdmi na tv moderna eu me vejo mais jogando no emulador mesmo assim. É beeeeeem mais fácil. 🤣
@@romulodornelas3206 As versoes Mini são uma boa forma de saciar essa sede. Infelizmente aki no Brasil nem isso ta valendo a pena, tudo a preço de ouro.
Bom tema de vídeo. Muitas pessoas acabam comprando compulsivamente, gastando um dinheiro que por ora pode estar sobrando, mas que pode fazer falta no futuro. Quem nunca se arrependeu de um investimento?
Mais um ponto crucial, aprender a desapegar do que não usa da coleção ou que tem repetido. Um ótimo modo de manter a coleção e poder comprar com o lucro da venda outros itens.
Fiquei muito satisfeito ao ver que estou no caminho certo. Sempre pensei nesses pontos. Considero minha coleção pequena, mas estou muito feliz com ela e estou conseguindo aos poucos, pegando primeiro os jogos que eu mais gosto e considero indispensáveis ter na coleção. Divido meu orçamento também com uma outra coleção, que é a de mangás/hqs/livros e nunca tive problemas, com um orçamento de 200 à 250 reais mensais no máximo, as vezes até menos por n questões. Gostei muito do vídeo, bom trabalho. Ganhou mais um inscrito.
Mestre Marcel, que saudades, passei 2 semanas enfiado estudando para as provas finais, que bom voltar a assistir e comentar nos vídeos. Eu coleciono e sabe Deus o que me seguro muitas vezes ou não kkkkk pq tem horas que falta grana mas temos nosso jeito e já estou num nível que os vendedores se tornaram amigos então agora fica mais fácil pagar e conseguir itens difíceis. O principal é além de colecionar, jogar não deixar só de exposição na estante, a diversão vem em primeiro lugar. Hoje prezo por cib mas antigamente pegava fita só chip mesmo kkkkkkk, mas ficamos mais chatos com o tempo. Abraços, vida longa e próspera !
Excelente! Parabéns pela sinceridade e franqueza. Não tenho dúvidas de que você conseguiu ligar o alerta em muita gente. Inclusive, a mim mesmo! Pé no freio!!! Este vídeo deveria ser considerado como de utilidade pública!! Grato pelas ótimas dicas e informações. Saudações.
Brother, muito obrigado pelo vídeo, é muito bom ter a visão de alguém que tem mais experiência em tal área, ou no caso nessa questão de colecionar. Eu particularmente estou colecionando 16 e 8 bits, mas a minha coleção é limitada aos jogos que gosto, pretendo comprar everdrive para jogar o restante. Forte abraço.
Que legal é bem isso mesmo, mire o que vc quer colecionar, eu uso a paciência e nunca de um passo maior que a perna, Minh coleção é Mega Drive com cartuchos,( completos ou só cartucho ) agora N64, Nes, Snes, Master System, Atari tudo Everdrive, um assunto muito bom Marcel que venha mais ... um abraço!
Muito sábio você Marcel!!! Parabéns vc evitou muita destruição de muitas vidas com esse video!!! Pq uma coisa que o ser humano tem é a tendência de ser desequilibrado... e com esse video as pessoas serão ajudadas.... Gloria a Deus por isso!!!
Eu coloquei em meta todos os consoles que eu queria ter,depois relacionei 10 títulos de cada console baseado em jogos que eu realmente gostava de jogar,depois procurei ter o máximo de acessórios originais,busquei a melhor TV para cada geração de consoles,fiz o máximo de testes através de emulação,comprei todos os everdrivers que consegui.hoje só compro o que realmente quero, sem oba oba,não sigo regras.Hoje com 45 anos de vida,me sinto realizado em relação a jogos e consoles.
eu conheço uma pessoa que vendeu toda sua coleção que não era pequena e disse que não queria fazer mais isso, após um tempo começou tudo de novo, vai entender.
Quem cair nesse video, faça o favor a si mesmo de assistir a serie desse canal 'Crônicas da História do Videogame'. Especialmente da Tengen x Nintendo. Quando a historia começa a engrenar, parece estarmos assistindo um filme, nao so pela historia impressionante, como pela narrativa detalhada do autor.
Que ótimo canal. Belas dicas, sou um colecionador iniciante ainda e aproveitei muitas dicas deste video. Parabens pelo trabalho e obrigado por um conteúdo de qualidade em meio a tanta porcaria q tem por aí.
achei bacana seu video vc dizer que acontece com a pessoas que tem esse hobby de colecionar games sou tbm colecionador de videogame mais eu gosto de ter somente os console alguns console que gosto atualmente tenho 18 console e alguns jogos não sou fanático tenho isso como hobby o videogame que tenho mais jogos é o master system 18 jogos pq marcou minha infância foi primeiro videogame que joguei.
Que vídeo lindo! Ótimos conselhos sobre sistematização das coleções, ponderações a respeito da viabilidade ou não de se iniciar uma coleção e dicas de organização de finanças no final. Meus parabéns, Marcel!
Aqui em casa focamos nos RPGs (todas plataformas) e no NES (queridinho). Lógico que quando surge de outras plataformas compramos também. Amigo, excelente vídeo! Obrigada
gargamelverde Aqui em casa eu tenho 3 queridinhos: Master System + Krikzz Everdrive, Mega Drive + Cabo RGB scart e upscaler, e Wii + virtual console. Bjs!
Marcel nao modifiquei nao pq achei bem dificil o esquema para isso, mas modifiquei para s-video e ficou muito mas muito melhor q a saida video composto. O mod FM é um sonho, quem sabe um dia, kkkk Abraco!
Mini muito obrigado por essas importante dicas, quero sim colecionar mas não é tão fácil como parece ser e nem tão barato assim ainda mas aqui no nosso país aonde pessoas metem a mão nos preço,quero sim um cantinho na minha casa aonde possa guardar minha coleção mas sem exagero um dia eu vou conseguir sim, como você disse sem exagera quando der para comprar beleza eu compro quando não der paciência vou curtindo o que já conquistei sem ficar na secura.
Muito bom, esse foi um dos poucos vídeos que vi que valeu a pena acompanhar até o final, eu gosto de coleciona mais SNES pois foi meu primeiro Video Game, like
Video perfeito, estava essa semana mesmo pensando em começar a colecionar... ainda não sei se faço do Snes ou N64... os dois fizeram muito parte da minha vida na adolescência. Obrigado pelas dicas! Ganhou mais um inscrito.
Hoje digo isso também aos meus clientes, comecei nos anos 90 acumulei em torno de 200 consoles, 40 Arcades e muitos jogos e acessórios originais. chegando ao ponto de que um comodo não cabia mais os consoles e os Arcades pararam de jogar nos bares e tive que começar a trazer para casa. No final troquei toda a parte de consoles por um carro porque se não fizesse a troca eu iria acabar jogando tudo na rua... Tinha muitas reliquias como o WonderMega, os 4 modelos de 3DO com quase 100 jogos originais, Neo-Geo AES com 2 controles originais e 7 jogos, Neo-Geo CD com 96 Jogos originais... por aí vai Os Arcades fui me desfazendo aos poucos e hoje fabrico Arcades com emuladores de todos os sistemas. Hoje digo que com um Arcade com PC emulando todos os retrogames + PlayStation3 desbloqueado com HD incluindo todos os principais jogos de PS1, PS2 e PS3 tenho uma biblioteca de jogos muito maior que eu tinha com todos os consoles que acumulei. Bom vídeo, força ai no Canal, caso queira fazer um vídeo relacionado a Arcades pode contar comigo, estamos próximos sempre atendo clientes ai na região de Campinas.
Eu só admiro os jogos e consoles antigos eu não tenho coragem de fazer uma coleção e é bom ter gente q coleciona se não esses games antigos se tornariam lixo eletrônico. ótimo vídeo
A paranoia também pode ser lida como ACUMULO! Eu nunca tive vontade de colecionar todos os consoles, nem tenho capital e espaço para isso. Mas há uma exceção nisso, os consoles da SEGA. Comprei um MDIII com Sega CD porque esses 2 marcaram a minha alma, e nunca os tive na época, consegui depois de 20 anos. Idem com o Sega Saturn japonês mais branco que meu lençol. O próximo será o Dreamcast. Com relação a jogos, compro quando der, sendo original ou não, só quero que funcione. Enquanto isso, vou rodando o que posso via ISO (ou Everdrive no caso do Mega Drive). Os demais sistemas continuo rodando via emulador no PC. Tenho um PC Gamer que segura de boas, dá pra rodar de boas até PS2 e Wii.
Colecionar games é caro, exige bastante tempo, pois precisa pesquisar muito(garimpar) e você vira quase um acumulador mesmo. Parece que não tem fim e se não tiver cuidado vira paranoia sim! Sou colecionador e se tivesse que começar hoje do zero, não compraria tudo que comprei. Dá trabalho pra vender, e é difícil encontrar algo com preço em conta com pouca pesquisa.
Excelente. Comecei colecionando porque era algo que me remetia a uma época muuuuito boa da minha vida e que tenho muito carinho. O fato de "apenas jogar" com certeza não seria relevante para se ter uma coleção.
Bom dia aos amigos do canal Minicastle, em especial para o Marcel que fez esse vídeo. Eu não gosto muito de me expôr na rede, mas depois de ter visto esse vídeo pela 7ª ou 8ª vez eu senti ser necessário fazer um comentário nesse canal. Primeiramente, foi com esse vídeo que eu conheci ao canal de vocês. Já tive uma coleção de games que eu chamo de "na doida": eu tinha uma pilha imensa de consoles, jogos, controles, enfim, tudo sem nenhum critério e sem saber muito bem como fazer e manter a coleção. Mas infelizmente por pressões diversas da vida, eu me senti na necessidade de me desfazer de todos os meus videogames, pois pensei que não seria mais necessário e nem bom continuar comprando videogames e jogos. Tenho certeza que muitos que lerão aqui sabem como é essa paixão ardente que nos chama novamente... E a vontade de comprar, ter e jogar videogames novamente me atacou, e finalmente decidi que essa era uma coisa que eu não abriria mão nunca mais na minha vida, e, que eu continuaria sim com a prática de colecionar videogames. Isso depois de ter vendido tudo que eu tinha anteriormente... Por mais que no futuro possa acontecer de eu ficar sem um centavo para gastar durante algum período difícil da vida, eu não vou mais me desfazer de nenhum console que eu tenho atualmente. Não mais! Esse vídeo foi tão importante, mas tão importante na minha decisão, que ele me ajudou a organizar minhas finanças, planejar meu orçamento que eu vou gastar com videogames e o mais importante de tudo: me ajudou a definir O QUE colecionar. No meu caso eu já decidi que vou ter todos os consoles da Nintendo e da Sony (porque elas são de looooooonge as duas empresas que mais me fizeram e ainda fazem amar jogar videogame) tanto de mesa quanto os portáteis. No meu caso, os portáteis eu decidi comprar todos com caixa e manuais completos e os de mesa pegar loose mesmo. Hoje, pouco mais de 6 meses depois que vi esse vídeo eu já recuperei um Super NES, um Nintendo 64, um Wii Mini (coincidência? rs), um Wii-U (esse eu não tinha antes... e que console DA PORRA!), um Playstation ONE slim e um Playstation 3 slim tb (que tinha sido o único console da minha antiga coleção que eu acabei não vendendo). Já de portáteis, eu tenho um DSi e um PSVita (todos completos na caixa com manuais tudo completinho mesmo). Eu consegui criar esse critério de coleção principalmente por causa dos custos inflacionados dos consoles atualmente, o que me faz poder comprar completos apenas os portáteis. Enfim, decidi escrever tudo isso por causa desse vídeo, então eu gostaria muito de agradecer especialmente ao Marcel pela produção dele e espero que em breve possa haver novos vídeos abordando o tema de coleção. Já aproveitando até sugiro que façam um vídeo explicando quais cuidados ter e como comprar no Ebay e no Aliexpress, porque eu nunca tive coragem de tentar comprar nada nesses sites ainda. Mais uma vez agradeço e vida longa ao Minicastle que ganhou mais um fã desde que assisti esse vídeo.
Excelente vídeo Marcel... Os 4 questionamentos que você formulou são importantes para direcionar não só quem vai começar a colecionar, como para quem já coleciona!! E eu concordo com você, também não me sinto confortável comprando em parcelas e que o cartão de credito é uma ótima forma de comprar a distância! Abrcs e sucesso ao Mini!!!!
Bacana o vídeo, boas dicas. O que eu mais vejo hj em dia é gente "juntando" coisas pra tirar foto e colocar em instagram e facebook. Jogar mesmo ficou em segundo, terceir planos. até escrevi uma matéria sobre isso no meu blog. Vou me inscrever no canal.
Segui seus conselhos e parti pra emulação usando um MacBook ligado em uma tv, apenas comprei controles dos videogames pra jogar, comprei do Atari, nes , snes, megadrive e master system pra ter uma experiência similar a da época, obrigado pelas preciosas dicas.
Marcel, manda um vídeo com sua coleção de gamecube. Tenho muitos jogos dessa plataforma comigo... eventualmente posso ter algo que você procura. Excelente vídeo. Sem medo de errar, o Mini é o melhor canal de games do Brasil. abs!
Kkkkkkkkkkkk o último ensinamento Jedi foi fantástico "...dicas que aprendemos, tomando no rabo...." Marcel Kenobi. Valeu pela dica pois abriu meus olhos, eu estava nessa vibe de colecionar qualquer coisa. Sempre bom ter dicas racionais, tirando o foco da emoção de rever consoles e jogos antigos, e aquela vontade de tê-los sem medir a real necessidade/disponibilidade orçamentária. Valeeeeeeu molekito....
Cara meus parabéns. Este vídeo é uma verdadeira aula sobre colecionismo retro gamer. Se eu tivesse visto isto antes teria evitado muita dor de cabeça em minha jornada. Abraço!
Decidi colecionar jogos de DS e 3DS na caixa. Até agora, tem valido muito a pena! Ooook... Só me enganei com um ou dois jogos, mas acontece... Fora isso, tô satisfeita. Já tem mais de 50 aqui. Sei que não é uma coleção Retro, mas um dia vai ser, né :v
Você exemplificou questões muito importantes para quem entra nesse meio. Fiz os mesmos questionamentos não de uma vez, mas ao longo de um período (felizmente no começo), e isso evitou que eu tivesse problemas. Parabéns.
São Boa dicas, eu faço parte da geração mais recente e sempre vivi no meio de PlayStation portanto na minha coleção pretendo ter apenas jogos de PlayStation 1,2,3 ou4, embora o megadrive tem vindo a me impressionar, com os seus jogos! Embora adore videojogos não vou gastar muito dinheiro por causa deles
Para evitar essas perturbações devemos focar somente em 3 consoles que a pessoa gosta muito e pegar somente jogos que realmente vai jogar ser racional e não impulsivo
perfeito... minha coleção não é tao grande... comecei de verdade na geraçao do ps3/wii U/xbox360... e fui expandindo bem moderadamente, com portateis, xbox one, ps4, n64, ps2... e cai em muitas armadilhas de credito, isso realmente é importante estabelaça prioridades... e sua familia e filhos com certeza vem antes... mas podem andar juntos... hj ensino meu filho de 2 anos a jogar.... hehehe parabéns de verdade pelo esforço e trabalho de nos trazer um canal assim... esse tema me pegou em cheio... bem no coraçao....
Cai aqui de paraquedas, olha seu vídeo foi muito interessante pé no chão cara muito bom, não foi do tipo que diz: se não pode jogar no original nem gasta grana ou emulador não é aceitável tá destruindo os jogos antigos e tal, vc foi sensato sabe que tem gente que não tem condições de sair metendo o o loco, eu mesmo tive alguns consoles alguns eu perdi outro deram defeito e queria voltar a comprar e depois desse vídeo você mudou minha visão e agora vou passar a pensar com mais carinho minhas prioridades nós games e escolher a melhor solução pq vc me mostrou que coleção não é ostentar itens caríssimos que muitas vezes nem são raros vlw cara você me ajudou muito.
muito boa as dicas Marcel! tô aqui querendo iniciar uma coleção Master System e afins da Sega e esse vídeo me deu uma ótima base! Vamos lá mas com calma, rsrs abraços
Concordo com essa opinião, o problema é ver "ofertas boas" de consoles e jogos retrôs e acabo comprando as vezes até por impulso. Comprei um SD2Snes que ainda não chegou e estou me enchendo de cartuchos... No mega drive só nesses últimos 3 meses deve ter comprado mais de 20 cartuchos (antes ía comprar apenas Virtua Racing e Sonic & Knuckles). Mas vou me controlar, quero ter apenas o que tenho agora de retro consoles Snes, Mega Drive e N64. (Já tenho X360, PS3 e Wii, meio encostados)
Erivando Andrade Ah sim! As ofertas me matam tb!!! Aquela hora que vc acha uma coisa muito legal, num preço bacana e num momento de conta estourada. É fogo!
Saudações Marcel. Ótimo vídeo. Realmente colecionar consoles antigos é um hobby caro e para quem vai iniciar realmente é interessante ver este vídeo. Eu, além de jogar, gosto de cuidar dos aparelhos e poder mostrar para as gerações mais novas os aparelhos que existiram há mais de 15 anos (meu 3DO é quase alienígena mesmo pra quem tem minha idade kkkkkkkkkkk). Grande abraço!
To conhecendo seu canal agora, bem bacana esse vídeo, inscrito aqui! Eu tenho alguns poucos consoles aqui, (snes, n64, dreamcast, ps1, psp, ps2, ps3, ps4). To na busca por enquanto de (atari 2600, megadrive, saturn, wii, xbox360). Desde quando bateu essa vontade, tive metas bem modestas sobre colecionar, tipo... em cada sistema quero apenas uns 5-15 jogos originais com caixa(os que eu curto mais) + flashcart/HD quando possível. Isso pra mim já é o suficiente! (por enquanto kkkk). Outro ponto importante pra mim é sobre a experiencia de jogo, de ps2 pra trás tem que ser TV crt obrigatoriamente. Valeu pelas dicas no vídeo!
[Junião] Valeu MK3FANATIC x! Muito obrigado pela sua inscrição e seja bem-vindo ao Mini! Rapaz, já tem bastante coisa e sobre a TV de tubo, realmente é um charme. Infelizmente nem todos tem condição de ter uma dessas em casa muitas vezes por problemas de espaço. Felizmente hoje em dia existem soluções para jogar jogos antigos em TVs modernas e a gente fala muito sobre isso por aqui. Forte abraço!
Uma saída também seria colecionar consoles e buscar os seus respectivos flashcards. Colecionar consoles hoje acaba sendo mais barato que colecionar jogos. Ainda encontramos aparelhos com preços muito bons.
Cara a melhor coisa é colecionar consoles. De portáteis possuo o PSP, PSP Vita e New 2ds destravados além do GPD xd (que é um tablet fodastico de 5 polegadas rodando Android com um keypad acoplado). Além disso possuo um Wii e PS2 Fat (com HD e sem leitor de mídia óptica) desbloqueados e futuramente pretendo um PS3 destravado. Só com isso eu tenho acesso a uma vasta Biblioteca (90% - 95% dos jogos lançados talvez) para jogar um jogo diferente por dia até o fim da vida. Somando as memórias micro SD, adaptadores, hds, películas, capas, etc dá um valor aproximado de R$ 4k para essa coleção de hardware. Ainda não tenho filhos, mas já tenho o suficiente para contar a história dos jogos para eles e me divertir até a velhice. O que vem dessa geração (PS4, Xbox One e Switch) realmente não me interessa. Então meus gastos serão apenas com manutenção básica (troca de baterias e pasta térmica, limpezas, etc). O que na pior das hipóteses deverá sair por uns R$ 500 por ano.
Esse vídeo nunca deixa de ser atual. O período de ouro pra colecionar jogos antigos na minha opinião, foi o final dos anos 90 e até a primeira metade dos anos 2000. Depois disso, só preços inflacionados e jogos em estado de conservação cada vez piores com o selo raro de qualidade. Hoje me rendi aos everdrives, já peguei o do mega, o próximo será do SNES. Colecionar hoje, é algo praticamente impossível.
meu irmao seu canal é muito bom acrediti ser bem mais novo que vc e sua visao mais a frente clareou a minha ainda um pouco ofuscada sobre minha coleçao obrigado pelas ideias e pelos videos, ganhou um inscrito, like e vou mostrar agora pra um camarada se atentar tbm abraço
A verdade é que compramos essas coisas pra tentar sentir a mesma felicidade que tínhamos quando éramos crianças, pois ser adulto é chato pra cacete e a maioria de nós está na meia idade, frustrado e sem interesse por outros hobbies. Comprei um Snes na caixa, praticamente zerado, paguei uma fortuna, estou comprando Zelda original porque nunca quis jogar a emulação, deixei pra jogar justamente num console quando pudesse pagar por um. Sempre tive a ideia de comprar apenas os jogos que eu acho interessante, então mesmo que gaste um absurdo em uns 3 jogos, ainda assim terá sido dinheiro bem gasto, mesmo sabendo que pouco tempo depois ele será guardado em cima do guarda-roupa, a sensação de ter um lugar comum pro qual posso voltar quando me sentir pra baixo é mais do que suficiente pra justificar meu surto de falta de bom senso. Vale lembrar que muita gente compra essas coisas, também, porque tiveram quando eram crianças e sentem saudades porque acabaram se desfazendo do que tinham. Por outro lado há muita gente que era criança e pobre, que só teve acesso a essas coisas na casa de amigos ou até mesmo em locadoras que permitiam pagar pra jogar por um tempo. Estas pessoas, hoje trabalhando e tendo dinheiro, procuram realizar um sonho que tinham quando pequenos e não vão poupar dinheiro pra alcançarem essa satisfação.
@ZerandoTodosOsJogosDoMundo Não concordo. Quando você é adulto e rico, acaba se viciando em sexo com prostitutas, em drogas ou em bebidas alcoólicas e sua vida vira uma merda.
cara, comprei um gamecube esses dias por ter sido um videogame que joguei apenas uma vez e sempre tive muita curiosidade de jogar outros jogos. ter assistido a esse vídeo foi uma ótima forma de assimilar até como levo minhas coleções de quadrinhos e vinis. muito obrigado pelas dicas!
Adquiro, quando possível, cartuchos de SNES, pois é o videogame do meu coração e que mexe com minha memória afetiva. Gosto de ter os jogos físicos, pois posso toca-los, cheira-los e guarda-los num local bacana e organizado. Abraço Marcel, excelente vídeo.
Vira e mexe eu volto pra ver esse vídeo pq é muito bom, esses tempos eu quase peguei um lote de jogos do Saturno que me interessei pelo tanto pelos jogos, quanto pelo preço, mas eu não tenho nem pretenção atualmente de gastar uma bela grana num Saturno, talvez mais pra frente. Comprei um PS1 e um super Nintendo com intenção de colecionar, mas meio que larguei de mão pq os jogos estão num preço mais alto do que tenho pretendido pagar, acabou que esses 2 consoles estão parados na minha mão com pouco uso, Wii meio que tá nessa lista tbm. Pela oferta e pelo que representa, tenho preferido ir atrás de jogos do PS2 e PS3, master system eu me interessei recentemente e to buscando algumas coisas que se acha num preço legal, WiiU eu gosto bastante e ultimamente tem surgido coisas boas, psp eu gosto muito mas o meu ta com problema, o que me desanimou um pouco de comprar coisas pra ele
Vídeo super importante! Faz tempo que não compro nada por estar desempregado, mais vou ficar esperto na hora que voltar a comprar. Tentar comprar só o necessário e o que vou realmente jogar. Quero colecionar Game Boy, pois amo o portátil. Obrigado pelas dicas, acabo de me inscrever no canal. :-D
Eu só irei colecionar os games que gosto, estou começando agora, já tenho um PSone, PS2 Slim e um PS2 FAT. Parabéns pelo canal, ótimas dicas. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
O cartão de crédito, uma coisa que vc não falou é o principal. Quando usa vc compromete e gasta o dinheiro que não recebeu ainda. Por isso o cartão de crédito pré-pago acho melhor, mas tem o lado ruim de poder gastar facilmente.
Eu voltei a comprar meus consoles há 3 anos e não me arrependi, muito pelo contrário. Todas as vezes que tenho tempo pra ficar a vontade na minha sala e jogar meus consoles da infância é muito gratificante, muito. Parabéns Marcel pelo vídeo, nota A.
Só pelo prazer de colecionar já me dá uma nostalgia, e aqui em casa tem um espaço gigante e eu sempre sonhei em ter um quarto com vários games retro e consoles, mas tem aquele negócio da limpeza que eu já não curto muito, mas pra mim seria um sonho sendo realizado. Um dia eu ainda vou ter um quarto infeitado de games.
Excelente video, em pleno 2020 quase saindo a nova geração e eu querendo um super nintendo kk. No meu caso eu quero coleciona-lo pelo fator emocional pela nostalgia, tive um super quando era criança; e no meu caso não ligo se a fita é original ou paralela, pois também não pretendo ter todos os jogos, mas sim aqueles que mais me marcaram na minha infância.
Uma avaliação muito sensata, com dicas muito pertinentes. Sou colecionador de micros clássicos (em particular, o MSX), e lá atrás eu coloquei limites no q eu queria ter na minha coleção. Conheço muitos q n estabeleceram foco, comprou muita coisa, n usa a maioria e estão endividados. Excelente vídeo, parabéns!
Muito esclarecedor o vídeo, sempre optei por emulação justamente por questão de custos, a minha coleção baseia-se em poder jogar todos os jogos possíveis, seja emulado, copia de backup ou qualquer outra forma, por isso tenho apenas um PC bem potente com 8tb de armazenamento, um xbox one x em uma TV 4k para jogar os jogos atuais, um Snes com um Super Ufo e todos os jogos, amém dos controles e receptores sem fio para ele, um WiI totalmente destravado e um 3ds Xl totalmente destravado para jogar os joguinhos da Nintendo, brevemente pretendo comprar um Xbox Clássico que esteja em boas condições e destravado só para poder jogar Toejam e Earl 3, pois este nunca foi emulado e nem saiu para outra plataforma. Parabéns pelo canal, achei uma das minhas melhores descobertas no youtube este ano :D
Eu estou impressionado pela sua visão,tava fazendo listas de jogos que eu quero comprar (até coloquei o Jaguar ) kkkkk revi meus conceitos e percebi que vou colecionar jogos da biblioteca que eu curto e das empresas que curto também ,todos da Nintendo,Sega,Playstation e Xbox (salve 10 jogos de Atari 2600) e os jogos de Neo Geo (o video game que eu acho incrível)! Parabéns pelo seu video ! Me fez tirar 6 plataforma que eu realmente não gostava. Novo inscrito!
Bela abordagem Marcel, eu coleciono porque isso me traz otimas recordações da minha infancia e adolescência. Ah, e jogar no próprio console retrô é muito melhor q emulador em pc.
Poxa, que vídeo legal! Nem percebi os 40 minutos passando, haha! Bem legal essa diversidade de desejos de coleção. Eu, por exemplo, só mantenho uma pequena coleção de consoles (tenho pouquíssimos jogos, na maioria de ps4), pois não tenho problema em jogar em emuladores. Tenho somente os consoles que marcaram minha vida, que são todos os playstations e nintendos de mesa, que ficam expostos como decoração. Pra mim é o suficiente.
Ótimo vídeo! O Playstation 2 tem muitas coletâneas boas de jogos retro. Achei suas dicas bem sensatas, vou tentar colocar em prática, pois ultimamente estou vidrado em colecionar acessórios, principalmente controles da Hori/Nintendo.
Vou fazer uma analogia: Esse vídeo parece um viciado em drogas,com uma estante cheia de cocaína e crack no fundo do seu quarto,falando com outros usuários de drogas para não comprarem essas mesmas drogas que ele comprou. O viciado em cocaína fala para o outro usuário que também quer começar a usar, para não comprar drogas pesadas, ele diz para o novo usuário para comprar uma cachaça,mas se a cachaça não deixar muito doido ele vai usando outras drogas até chegar na cocaína ou no crack.
Carlos Henrique Na verdade eu até quero que eles comprem os jogos... mas sabendo de ante mão problemas e dificuldades. Mas confesso que eu ri da Analogia! Bem pensada
Ótimo video, muito esclarecedor! O mais próximo de um collector's paranoia que tive foi nos anos 2006-9 com o PS2 e o que eu reparei depois de uns 3 anos foi que eu havia gasto mais dinheiro do que me diverti, com mais de 150 títulos, diversos importados que havia pago mais de 100 reais eu não tinha nem 10 minutos de jogatina e no final é aquilo, você nunca vai adquirir todo dinheiro investido vendendo seja em unidade ou lote. Desde então sou muito fã de emulação jogo portáteis no meu Ps Vita e consoles no PC, a única coisa que eu adoro pra auxiliar na emulação é comprar controles USB no formato dos clássicos, como do snes, gamecube, dreamcast, acho que aumenta a experiência. Valeu cara ótimo conteúdo!
Parabéns pelo vídeo. Compactuo com muito do que foi falado, principalmente o risco de viciar no colecionismo e comprometer o orçamento pessoal. Minha motivação para o retrogaming tem sido adquirir consoles que tive ou sempre quis ter no passado, ter alguns jogos físicos que foram mais marcantes para mim e complementar com flashcarts. Não tenho espaço nem condições de tempo e dinheiro para me abarrotar de jogos, acessórios e outras coisas, então tento ser objetivo na coleção. Para os mais puristas pode nem ser considerado coleção de fato, mas é o que me atende e satisfaz. Sempre pesará o aspecto emocional, o quanto uma plataforma ou jogo marcou um determinado momento de nossas vidas; vivi o auge da era 16 bit, então ter SNES e Mega Drive me é muito importante, mas nem por isso quero ter fisicamente tudo o que foi lançado para eles. Tenho Game Boy, do clássico ao Advance SP, DS e 3DS, mas não me sinto obrigado a completar tudo o que existe para esses sistemas; tenho PS3, Wii, Wii U e está por vir o Switch, mas sempre com esse pensamento, ter aquilo que me atrai e satisfaz, sem o compromisso de ter tudo. Enfim, colecionismo é isso, varia de pessoa para pessoa, vai da experiência e das motivações de cada um. O que devemos sempre é ser prudentes e investir o que realmente podemos naquilo que efetivamente queremos, e não entulhar salas, quartos e garagens com coisas que nunca jogaremos e que, eventualmente, perecerão e serão esquecidas. Novamente parabéns, ganhaste mais um inscrito. ;-)
Parabéns pelo vídeo mano Marcel * Como sempre trazendo para comunidade gamer, aquele papo com bastante conteúdo e sempre com base na verdade. Bom seria se todos os colecionadores pensassem assim! Ajudaria bastante não só ao bolso deles, mais também para dar uma trava naqueles vendedores mercenários que poem o preço lá em cima por conta de compradores sem noção que pagão qualquer preço sem medir as consequências. Excelente vídeo mano Marcel * Parabéns ...
Marcel tenho 8 consoles e não muitos jogos, mas eu não me arrependo nenhum pouco. Eu acho lindo olhar pra minha estante e ver ela lotada de aparelhos que eu sonhava ter quando criança. Minha meta é ter mais uns 5 ou 6 nas minhas contas apenas. Não vou colecionar tudo. Só o que eu joguei na infância, e o que me traz saudades. abraço
Rapaz,eu adorei seu vídeo. Realmente você disse verdades. Comecei a colecionar sem perceber,eu vendia o videogame que enjoava,mas guardava os jogos,e comprava outro aparelho e comprava mais jogos pro aparelho atual. Com o passar dos anos foi ficando algumas coisas perdidas aqui. Hoje em dia eu procuro ter tudo que não pude ter na época e somente o que me agrada. Já me considerei viciado nisso de jogar,deixei oportunidades passarem e passei uns anos apenas perdendo tempo jogando ao invés de trabalhar ou estudar. Vendi tudo de tranqueira que tinha e na época fiquei só com um Turbo Game(que tenho até hoje). Hoje em dia acertei minha vida,fui ao longo dos anos comprando jogos que curto,e tenho uma coleção maneira somente com o que realmente gosto. Raramente jogo,mas ainda jogo e me divirto com o que tenho. O fato de eu jogar pouco e não focar em zerar o jogo,faz com que eu nunca enjoe do título jogado,pois eu guardo o jogo e acabo indo pra outro,e demora pra eu retornar pro que eu estava jogando. Sempre que posso compro algo,as vezes passo da cota mensal de despesa com jogos,e procuro sempre policiar isso. Nos últimos meses bati o recorde de gastos com jogos,pois realizei a vontade de ter um AES,e surgiu um completo até com a nota fiscal e com aspecto de novo. E de bônus veio com 5 jogos que adoro! Comprei mais um jogo de AES recentemente,o que fez eu ter um gasto que nunca tive na vida em um único mês. Meu consolo foi que posso vender por quase o dobro,visto que paguei relativamente barato,mas adorei o aparelho e a alegria que passei nos primeiros dias,jogando e curtindo cada jogo sem ser emulado,na plataforma neo geo original,valeu cada centavo gasto. Enfim,vejo faz tempo os videogames como um hobby igual vejo os meus livros e filmes em mídia física. Aos poucos estou substituindo os piratinhas mídia prata do ps1 pelos mesmos títulos,sendo que originais;o preço as vezes é um absurdo,mas sempre pesquiso e procuro ter paciência,e acabo dando a sorte de conhecer alguém que ofereça um preço aceitável e compro o jogo desejado. Fiz mês passado uma conta rápida pra calcular por alto o quanto já gastei nos últimos 3 anos em jogos,e já encostou em 20 mil reais. Não sei o que teria feito com esse dinheiro se não tivesse gasto em jogos,mas sei que tudo o que comprei vale mais hoje em dia. Graças ao fato de ir comprando jogos e negociando com conhecidos,vendendo e fazendo trocas,conheci outras plataformas e outros jogos,o que fez eu ver o quanto perdi de coisas maneiras que eu poderia ter usufruído no passar do tempo. Eu particularmente nunca senti grande vontade de usar emulação,tenho meus jogos por nostalgia,pela arte das caixas,pelo fato de ter algo que não tive na época,pq é bonito,pq no hardware original ouço uma trilha sonora melhor que na emulação,pelo fato de o jogo ter uma imagem melhor numa TV de tubo do que no emulador em uma LCD,e etc... Enfim,sou nostálgico,esse mundo hoje rotulado como Geek ou Nerd me fez conhecer outras coisas legais,me fez despertar o interesse que eu tinha por outras coisas antigas e maneiras,tais como ter fliperama antigo,disco de vinil,TV antiga e etc.. Hoje reúno amigos numa velha lojinha que estou reformando,e todos se divertem em máquinas antigas com jogos originais rodando ali,fora os videogames antigos. Faço venda de fliperamas antigos,monto coisas pra mim,e pretendo seguir uma carreira própria nesse ramo,o qual também exige estudo. Estou ciente que a vida é curta demais,e quero no fim de tudo saber que aproveitei um pouco,fiz o que gostava e arrisquei,mesmo com medo,um novo rumo,um rumo que me agradava,que era meu mundo onde eu pude ganhar dinheiro com o que gosto,com o que tenho,e que fiz outras pessoas felizes de alguma forma. No fim de tudo são somente lembranças, e quero que elas sejam boas,e não de arrependimento por não ter feito isso ou aquilo. O lado ruim do colecionismo,é que já vi muitos sem vida social,gastarem o que não tinha,se isolar da realidade e ver videogames como se fosse a coisa mais importante da vida,deixar de lado a humildade e ser soberbo e nem perceber o próprio vício. Essas coisas entristecem,e gostaria que tais pessoas procurassem se tratar,mas é complicado você convencer uma pessoa dessas,tão materialista e num mundo particular a reconhecer a doença que o cerca. Espero que seu vídeo faça algumas dessas pessoas a repensar nas próprias atitudes e consumismo.
Eu fiz o mesmo com a minha coleção, tinha NEO-GEO AES, Mega Drive, SNES, Sega Saturn com cartões de VCD e PhotoCD, jogos, etc, etc. Todos os consoles até 2002, até aquele game cube da Panasonic eu tinha, acho que encheu o saco. Comecei desde o Atari, vivi toda a era da guerra de consoles no Japão então eu tinha a possibilidade de ter todos os consoles envolvidos nessa guerra, já tenho 42 anos e hoje eu tenho outras prioridades como sair com a esposa, conhecer lugares, viver um pouco mais longe dos jogos.
O que eu sinto falta, porém, é daquela sensação que a maioria que tem a minha idade pode sentir e que a geração daqui para frente talvez não tenha, a evolução e o impacto de sair de um Atari para Odyssey, depois para um Master System, NES, Megadrive, SNES, N64, etc, etc. Infelizmente não tem mais isso, hoje a molecada só pensa em gráfico e os jogos que me acostumei a jogar era muito mais focado em diversão que eu não encontro mais nos consoles atuais.
Ahow q dah hora conhecer seu canal!
Eu coleciono a 6 anos, foco em ter apenas os jogos, não ligo pras caixas e etc...
E já cai em cada enrascada, comprei cada jogo caro demais aqui no Brasil, sendo que estavam 9$ no Ebay haha!
sou teu fã mano vejo seus videos sempre
ColoniaContraAtaca eae
Falou tudo Marcel! Ótimas dicas essas de coletânea de games retro ou digitais nos aparelhos. Melhor que pagar absurdos em games retro. Colecionar é sinônimo de luxo aqui no Brasil.otimo vídeo 👍🏻
Dinossauro GAMER Valeu pelo apoio Dino! Agora é só ficar no Detetive Dino acabando com lojistas safados para eles saberem onde não comprar! Muito obrigado pelo apoio!
Já começou a desapegar Dino?
Eu tenho alguns consoles e jogos aqui, no começo comecei meio q a ficar neurótico com esse lance de colecionar. Qualquer jogo que eu queria jogar, corria pra algum site de leilão pra procurar... Lembro uma vez q queria jogar Secret of Mana, fui procurar no ML... CARO! Ebay, maioria tb saia caro convertendo pra Real, fora o tempo q iria demorar para chegar... e era isso pra qualquer jogo, pra qualquer sistema. Ai eu percebi q eu não estava jogando nada, pois perdia mais tempo procurando os jogos/consoles para comprar. Além do mais, minha renda era baixa... colecionar, principalmente aqui no Brasil, tem que ter dinheiro, ou tar disposto a gastar muitas vezes praticamente o salario todo em um único jogo, para a maioria. Então eu comecei a pesar na balança se valia mesmo a pena... fora a infraestrutura toda. Em determinado momento vi que tinha consoles demais (hj em dia ta tudo guardado no armário). Cada vez que queria jogar algum deles, era uma trabalheira, ter q ligar na tv, arranjar espaço na regua pras fontes, a TV dava pra manter ligado no máximo uns 3 ou 4 VGs (TV de tubo). Logo percebi q iria ter q comprar outra TV tb... arranjar lugar pra ela e etc... Hj em dia desencanei, ainda mantenho os consoles guardados, pois pretendo ir de flshcart mesmo e os de CDs, queimo as midias e pronto. Na maioria das vezes, muito mais pratico ligar o PC (Tenho um sistema Linux dedicado com o Retropie x86 instalado), com 200GiB+ de ROMs e ISOs... só escolher o jogo, colocar um bom shader/filtro CRT, sentar no sofá e jogar... eventualmente compro um controle mais próximo do SNES/MEGA pra ter uma experiencia mais parecida com a real e fim xD
Pelo menos agora consigo jogar td o que eu quero em segundos... sem ter q ter trabalho de ligar console na tv, garimpar jogo e gastar dinheiro...
Falou tudo cara, eu também passei por isso, já desencanei também e uso recalbox
Parabéns Ricardo! Tenho certeza que sente até aliviado...
Cara, a MESMA coisa. Eu tô pra começar a minha coleção tem no mínimo uns 10 anos porque sempre a prioridade é outra. Agora a minha situação financeira está mais legal mas o problema é espaço e os jogos que eu gostaria de ter estão brincadeira de caro. Estou morando no Canadá e o que eu tenho feito pra matar a nostalgia é ter comprado as versão mini. Isso daí foi uma maneira bem legal que eu encontrei pra matar a nostalgia e tal mas mesmo com toda facilidade toda de jogar com hdmi na tv moderna eu me vejo mais jogando no emulador mesmo assim. É beeeeeem mais fácil. 🤣
Falou tudo colega eu parei hj so jogo no meu mini snes e meu mini mega drive e meu mini ps1 e meu ps4 e xbox. Ja gastei muito dinheiro
@@romulodornelas3206 As versoes Mini são uma boa forma de saciar essa sede. Infelizmente aki no Brasil nem isso ta valendo a pena, tudo a preço de ouro.
Muito boa explicação! É esse tipo de conteúdo que o RUclips deveria dar mais valor!
Bom tema de vídeo. Muitas pessoas acabam comprando compulsivamente, gastando um dinheiro que por ora pode estar sobrando, mas que pode fazer falta no futuro. Quem nunca se arrependeu de um investimento?
Ailton Spíndola Sem dúvida Ailton. É como as pessoas que gastam muita grana em tecnologias que acabam esquecidas
@@MinicastleOrg achei interessante sua resposta. Mas ao mesmo tempo curioso: quais tecnologias estavam em sua mente quando você respondeu isto?
Mais um ponto crucial, aprender a desapegar do que não usa da coleção ou que tem repetido. Um ótimo modo de manter a coleção e poder comprar com o lucro da venda outros itens.
Fiquei muito satisfeito ao ver que estou no caminho certo. Sempre pensei nesses pontos. Considero minha coleção pequena, mas estou muito feliz com ela e estou conseguindo aos poucos, pegando primeiro os jogos que eu mais gosto e considero indispensáveis ter na coleção. Divido meu orçamento também com uma outra coleção, que é a de mangás/hqs/livros e nunca tive problemas, com um orçamento de 200 à 250 reais mensais no máximo, as vezes até menos por n questões. Gostei muito do vídeo, bom trabalho. Ganhou mais um inscrito.
Valter Santiago Muito muito obrigado Valter! Que bom que curtiu e bem vindo ao Mini!
Valter Santiago Tb adoro mangás! !! O que tem lido recentemente?
Valter Santiago faço das suas minhas palavras!
Mestre Marcel, que saudades, passei 2 semanas enfiado estudando para as provas finais, que bom voltar a assistir e comentar nos vídeos. Eu coleciono e sabe Deus o que me seguro muitas vezes ou não kkkkk pq tem horas que falta grana mas temos nosso jeito e já estou num nível que os vendedores se tornaram amigos então agora fica mais fácil pagar e conseguir itens difíceis.
O principal é além de colecionar, jogar não deixar só de exposição na estante, a diversão vem em primeiro lugar. Hoje prezo por cib mas antigamente pegava fita só chip mesmo kkkkkkk, mas ficamos mais chatos com o tempo.
Abraços, vida longa e próspera !
Excelente! Parabéns pela sinceridade e franqueza. Não tenho dúvidas de que você conseguiu ligar o alerta em muita gente. Inclusive, a mim mesmo! Pé no freio!!! Este vídeo deveria ser considerado como de utilidade pública!!
Grato pelas ótimas dicas e informações.
Saudações.
Marcos Pereira Muito muito obrigado Marcos. Que bom que gostou!
Ótima reflexão Marcel !!! Assim como um bom livro, um bom filme, a jogatina retrô no console original é uma bela máquina do tempo !!! Abraços. 😊
Ramon M. Silva Sem dúvida Ramon! Não da para dispensar um bom livro ou um bom console!
Brother, muito obrigado pelo vídeo, é muito bom ter a visão de alguém que tem mais experiência em tal área, ou no caso nessa questão de colecionar. Eu particularmente estou colecionando 16 e 8 bits, mas a minha coleção é limitada aos jogos que gosto, pretendo comprar everdrive para jogar o restante. Forte abraço.
Que legal é bem isso mesmo, mire o que vc quer colecionar, eu uso a paciência e nunca de um passo maior que a perna, Minh coleção é Mega Drive com cartuchos,( completos ou só cartucho ) agora N64, Nes, Snes, Master System, Atari tudo Everdrive, um assunto muito bom Marcel que venha mais ... um abraço!
Joao Mateus Cardoso Que bom que curtiu João! Pode deixar que segunda ta vindo outro que nem esse!
Velho seu canal é muito bom... Parabéns pelo trabalho de vocês. Sou fã!
Hiei Kang Valeu pelo apoio Hiei! Muito obrigado
Muito sábio você Marcel!!! Parabéns vc evitou muita destruição de muitas vidas com esse video!!! Pq uma coisa que o ser humano tem é a tendência de ser desequilibrado... e com esse video as pessoas serão ajudadas.... Gloria a Deus por isso!!!
ótimo vídeo, nada como sofá,tv, console e controle !!!
prazeroso ter coleção de games antigos!!
Testa- vinil Co op no sofá da sala é o máximo
Eu coloquei em meta todos os consoles que eu queria ter,depois relacionei 10 títulos de cada console baseado em jogos que eu realmente gostava de jogar,depois procurei ter o máximo de acessórios originais,busquei a melhor TV para cada geração de consoles,fiz o máximo de testes através de emulação,comprei todos os everdrivers que consegui.hoje só compro o que realmente quero, sem oba oba,não sigo regras.Hoje com 45 anos de vida,me sinto realizado em relação a jogos e consoles.
eu conheço uma pessoa que vendeu toda sua coleção que não era pequena e disse que não queria fazer mais isso, após um tempo começou tudo de novo, vai entender.
Marcus Vinicius kkkkkkk Acontece mesmo Marcus
Vira doença mesmo, eu jogo no emulador e acho perfeito.
Não suportou a abstinência.....kkkkkk
Aí é doença, com todo respeito, eu tenho uns consoles aqui mas me policio demais com isso, realmente é algo perigoso.
@@oCanalDoConsumidor tem jogos do snes que vale 2000 a 3000$
Quem cair nesse video, faça o favor a si mesmo de assistir a serie desse canal 'Crônicas da História do Videogame'.
Especialmente da Tengen x Nintendo. Quando a historia começa a engrenar, parece estarmos assistindo um filme, nao so pela historia impressionante, como pela narrativa detalhada do autor.
[Marcel] Valeu Felipe! Muito obrigado pelo apoio!
teu conteúdo é muito rico, eu torço muito pelo crescimento do canal
Gabriel Vilela Muito muito obrigado Gabriel! Valeu pelo apoio!
Que ótimo canal. Belas dicas, sou um colecionador iniciante ainda e aproveitei muitas dicas deste video. Parabens pelo trabalho e obrigado por um conteúdo de qualidade em meio a tanta porcaria q tem por aí.
[Junião] Sempre à postos Maicon e seja bem-vindo ao Minicastle!
Este canal é muito bom. qualidade e informação é aqui. Parabéns pela qualidade e informações que o canal passa
achei bacana seu video vc dizer que acontece com a pessoas que tem esse hobby de colecionar games sou tbm colecionador de videogame mais eu gosto de ter somente os console alguns console que gosto atualmente tenho 18 console e alguns jogos não sou fanático tenho isso como hobby o videogame que tenho mais jogos é o master system 18 jogos pq marcou minha infância foi primeiro videogame que joguei.
Que vídeo lindo! Ótimos conselhos sobre sistematização das coleções, ponderações a respeito da viabilidade ou não de se iniciar uma coleção e dicas de organização de finanças no final. Meus parabéns, Marcel!
[Marcel] Super Leo, valeu mesmo! Saudades vei!
Aqui em casa focamos nos RPGs (todas plataformas) e no NES (queridinho). Lógico que quando surge de outras plataformas compramos também. Amigo, excelente vídeo! Obrigada
gargamelverde Aqui em casa eu tenho 3 queridinhos: Master System + Krikzz Everdrive, Mega Drive + Cabo RGB scart e upscaler, e Wii + virtual console. Bjs!
gargamelverde Nes é vida! E Rpg da SQUARE e da Enix são uma delicinha
Gabriel Campana Gabriel... vc modificou o seu master para fm?
Marcel nao modifiquei nao pq achei bem dificil o esquema para isso, mas modifiquei para s-video e ficou muito mas muito melhor q a saida video composto. O mod FM é um sonho, quem sabe um dia, kkkk Abraco!
gargamelverde Dahora
Mini muito obrigado por essas importante dicas, quero sim colecionar mas não é tão fácil como parece ser e nem tão barato assim ainda mas aqui no nosso país aonde pessoas metem a mão nos preço,quero sim um cantinho na minha casa aonde possa guardar minha coleção mas sem exagero um dia eu vou conseguir sim, como você disse sem exagera quando der para comprar beleza eu compro quando não der paciência vou curtindo o que já conquistei sem ficar na secura.
Muito bom, esse foi um dos poucos vídeos que vi que valeu a pena acompanhar até o final, eu gosto de coleciona mais SNES pois foi meu primeiro Video Game, like
Melhor análise sobre motivações e situações que encaramos no mundo do colecionismo que já assisti, parabéns!
Video perfeito, estava essa semana mesmo pensando em começar a colecionar... ainda não sei se faço do Snes ou N64... os dois fizeram muito parte da minha vida na adolescência. Obrigado pelas dicas! Ganhou mais um inscrito.
Hoje digo isso também aos meus clientes, comecei nos anos 90 acumulei em torno de 200 consoles, 40 Arcades e muitos jogos e acessórios originais. chegando ao ponto de que um comodo não cabia mais os consoles e os Arcades pararam de jogar nos bares e tive que começar a trazer para casa.
No final troquei toda a parte de consoles por um carro porque se não fizesse a troca eu iria acabar jogando tudo na rua...
Tinha muitas reliquias como o WonderMega, os 4 modelos de 3DO com quase 100 jogos originais, Neo-Geo AES com 2 controles originais e 7 jogos, Neo-Geo CD com 96 Jogos originais... por aí vai
Os Arcades fui me desfazendo aos poucos e hoje fabrico Arcades com emuladores de todos os sistemas.
Hoje digo que com um Arcade com PC emulando todos os retrogames + PlayStation3 desbloqueado com HD incluindo todos os principais jogos de PS1, PS2 e PS3 tenho uma biblioteca de jogos muito maior que eu tinha com todos os consoles que acumulei.
Bom vídeo, força ai no Canal, caso queira fazer um vídeo relacionado a Arcades pode contar comigo, estamos próximos sempre atendo clientes ai na região de Campinas.
Eu só admiro os jogos e consoles antigos eu não tenho coragem de fazer uma coleção e é bom ter gente q coleciona se não esses games antigos se tornariam lixo eletrônico. ótimo vídeo
Alexandre Werpachowski Que bom que gostou Alexandre!
Mestre Marcel, como sempre com excelentes dicas, fantástico esse vídeo!!!!
Anderson Silva de Aguiar Muito muito obrigado Mestre Anderson
A paranoia também pode ser lida como ACUMULO!
Eu nunca tive vontade de colecionar todos os consoles, nem tenho capital e espaço para isso. Mas há uma exceção nisso, os consoles da SEGA. Comprei um MDIII com Sega CD porque esses 2 marcaram a minha alma, e nunca os tive na época, consegui depois de 20 anos. Idem com o Sega Saturn japonês mais branco que meu lençol. O próximo será o Dreamcast.
Com relação a jogos, compro quando der, sendo original ou não, só quero que funcione. Enquanto isso, vou rodando o que posso via ISO (ou Everdrive no caso do Mega Drive).
Os demais sistemas continuo rodando via emulador no PC. Tenho um PC Gamer que segura de boas, dá pra rodar de boas até PS2 e Wii.
Feripe Hatsune É! Eu ainda não sei o que vou fazer quando não couber mais nada em casa!
Que vídeo legal, kra! 45 minutos cravados assistidos! Valeu pelas dicas, pretendo me tornar um colecionador retro também!
[Marcel] Seja bem vindo a esse mundo maravilhoso Sandbox
Colecionar games é caro, exige bastante tempo, pois precisa pesquisar muito(garimpar) e você vira quase um acumulador mesmo. Parece que não tem fim e se não tiver cuidado vira paranoia sim! Sou colecionador e se tivesse que começar hoje do zero, não compraria tudo que comprei. Dá trabalho pra vender, e é difícil encontrar algo com preço em conta com pouca pesquisa.
luck kelu Colecionar retro é para comprar e morrer com a coisa... É muito dificil de se desfazer mesmo
Excelente. Comecei colecionando porque era algo que me remetia a uma época muuuuito boa da minha vida e que tenho muito carinho. O fato de "apenas jogar" com certeza não seria relevante para se ter uma coleção.
Bom dia aos amigos do canal Minicastle, em especial para o Marcel que fez esse vídeo. Eu não gosto muito de me expôr na rede, mas depois de ter visto esse vídeo pela 7ª ou 8ª vez eu senti ser necessário fazer um comentário nesse canal.
Primeiramente, foi com esse vídeo que eu conheci ao canal de vocês. Já tive uma coleção de games que eu chamo de "na doida": eu tinha uma pilha imensa de consoles, jogos, controles, enfim, tudo sem nenhum critério e sem saber muito bem como fazer e manter a coleção. Mas infelizmente por pressões diversas da vida, eu me senti na necessidade de me desfazer de todos os meus videogames, pois pensei que não seria mais necessário e nem bom continuar comprando videogames e jogos.
Tenho certeza que muitos que lerão aqui sabem como é essa paixão ardente que nos chama novamente... E a vontade de comprar, ter e jogar videogames novamente me atacou, e finalmente decidi que essa era uma coisa que eu não abriria mão nunca mais na minha vida, e, que eu continuaria sim com a prática de colecionar videogames. Isso depois de ter vendido tudo que eu tinha anteriormente... Por mais que no futuro possa acontecer de eu ficar sem um centavo para gastar durante algum período difícil da vida, eu não vou mais me desfazer de nenhum console que eu tenho atualmente. Não mais!
Esse vídeo foi tão importante, mas tão importante na minha decisão, que ele me ajudou a organizar minhas finanças, planejar meu orçamento que eu vou gastar com videogames e o mais importante de tudo: me ajudou a definir O QUE colecionar. No meu caso eu já decidi que vou ter todos os consoles da Nintendo e da Sony (porque elas são de looooooonge as duas empresas que mais me fizeram e ainda fazem amar jogar videogame) tanto de mesa quanto os portáteis. No meu caso, os portáteis eu decidi comprar todos com caixa e manuais completos e os de mesa pegar loose mesmo. Hoje, pouco mais de 6 meses depois que vi esse vídeo eu já recuperei um Super NES, um Nintendo 64, um Wii Mini (coincidência? rs), um Wii-U (esse eu não tinha antes... e que console DA PORRA!), um Playstation ONE slim e um Playstation 3 slim tb (que tinha sido o único console da minha antiga coleção que eu acabei não vendendo). Já de portáteis, eu tenho um DSi e um PSVita (todos completos na caixa com manuais tudo completinho mesmo). Eu consegui criar esse critério de coleção principalmente por causa dos custos inflacionados dos consoles atualmente, o que me faz poder comprar completos apenas os portáteis.
Enfim, decidi escrever tudo isso por causa desse vídeo, então eu gostaria muito de agradecer especialmente ao Marcel pela produção dele e espero que em breve possa haver novos vídeos abordando o tema de coleção. Já aproveitando até sugiro que façam um vídeo explicando quais cuidados ter e como comprar no Ebay e no Aliexpress, porque eu nunca tive coragem de tentar comprar nada nesses sites ainda. Mais uma vez agradeço e vida longa ao Minicastle que ganhou mais um fã desde que assisti esse vídeo.
Excelente vídeo Marcel...
Os 4 questionamentos que você formulou são importantes para direcionar não só quem vai começar a colecionar, como para quem já coleciona!!
E eu concordo com você, também não me sinto confortável comprando em parcelas e que o cartão de credito é uma ótima forma de comprar a distância!
Abrcs e sucesso ao Mini!!!!
Jose Augusto Gavazza Muito muito obrigado pelo apoio José! E que bom que gostou do vídeo!
Bacana o vídeo, boas dicas. O que eu mais vejo hj em dia é gente "juntando" coisas pra tirar foto e colocar em instagram e facebook. Jogar mesmo ficou em segundo, terceir planos. até escrevi uma matéria sobre isso no meu blog.
Vou me inscrever no canal.
Segui seus conselhos e parti pra emulação usando um MacBook ligado em uma tv, apenas comprei controles dos videogames pra jogar, comprei do Atari, nes , snes, megadrive e master system pra ter uma experiência similar a da época, obrigado pelas preciosas dicas.
Canal muito legal... vídeo mto bom, ideias organizadas etc! Parabéns
Marcel, manda um vídeo com sua coleção de gamecube. Tenho muitos jogos dessa plataforma comigo... eventualmente posso ter algo que você procura. Excelente vídeo. Sem medo de errar, o Mini é o melhor canal de games do Brasil. abs!
Kkkkkkkkkkkk o último ensinamento Jedi foi fantástico "...dicas que aprendemos, tomando no rabo...."
Marcel Kenobi. Valeu pela dica pois abriu meus olhos, eu estava nessa vibe de colecionar qualquer coisa. Sempre bom ter dicas racionais, tirando o foco da emoção de rever consoles e jogos antigos, e aquela vontade de tê-los sem medir a real necessidade/disponibilidade orçamentária. Valeeeeeeu molekito....
Cara meus parabéns. Este vídeo é uma verdadeira aula sobre colecionismo retro gamer. Se eu tivesse visto isto antes teria evitado muita dor de cabeça em minha jornada. Abraço!
Decidi colecionar jogos de DS e 3DS na caixa. Até agora, tem valido muito a pena! Ooook... Só me enganei com um ou dois jogos, mas acontece... Fora isso, tô satisfeita. Já tem mais de 50 aqui.
Sei que não é uma coleção Retro, mas um dia vai ser, né :v
Parabéns pela idéia, além de dicas para colecionar retro, dicas administrativas também!!!! Pura verdade e muito válido
Excelente vídeo Marcel.
Perguntas simples que devem ser feitas e exigem uma grande reflexão.
OBRIGADO PELO VIDEO. Estava pensando sobre isso esses dias sobre coleção de games. 4 ótimas questões para refletir antes de comprar.
Você exemplificou questões muito importantes para quem entra nesse meio. Fiz os mesmos questionamentos não de uma vez, mas ao longo de um período (felizmente no começo), e isso evitou que eu tivesse problemas. Parabéns.
Marcel, faz um vídeo mostrando tuas coleções, seria muito legal. Belo vídeo!
São Boa dicas, eu faço parte da geração mais recente e sempre vivi no meio de PlayStation portanto na minha coleção pretendo ter apenas jogos de PlayStation 1,2,3 ou4, embora o megadrive tem vindo a me impressionar, com os seus jogos! Embora adore videojogos não vou gastar muito dinheiro por causa deles
Para evitar essas perturbações devemos focar somente em 3 consoles que a pessoa gosta muito e pegar somente jogos que realmente vai jogar ser racional e não impulsivo
perfeito... minha coleção não é tao grande... comecei de verdade na geraçao do ps3/wii U/xbox360... e fui expandindo bem moderadamente, com portateis, xbox one, ps4, n64, ps2... e cai em muitas armadilhas de credito, isso realmente é importante estabelaça prioridades... e sua familia e filhos com certeza vem antes... mas podem andar juntos... hj ensino meu filho de 2 anos a jogar.... hehehe parabéns de verdade pelo esforço e trabalho de nos trazer um canal assim... esse tema me pegou em cheio... bem no coraçao....
Thiago Lombardi Que bom curtiu Thiagão! E Parabéns por já estar repartindo a paixão com o filhote! E fez muito bem com a coleção: devagar e sempre!
revendo, e realmente, sábias palavras, Marcel!! 4 questões chaves do colecionismo para qualquer coisa, não só vg!! abs
Cai aqui de paraquedas, olha seu vídeo foi muito interessante pé no chão cara muito bom, não foi do tipo que diz: se não pode jogar no original nem gasta grana ou emulador não é aceitável tá destruindo os jogos antigos e tal, vc foi sensato sabe que tem gente que não tem condições de sair metendo o o loco, eu mesmo tive alguns consoles alguns eu perdi outro deram defeito e queria voltar a comprar e depois desse vídeo você mudou minha visão e agora vou passar a pensar com mais carinho minhas prioridades nós games e escolher a melhor solução pq vc me mostrou que coleção não é ostentar itens caríssimos que muitas vezes nem são raros vlw cara você me ajudou muito.
Ótimo , vídeo. triste mesmo é a situação de quem tem mais de um hobby, como Hqs e Retro gamers como eu tenho. Abraços!!!!!
velho recluso Velho... É foda! Como sempre diz minha esposa "Por que Deus põe tanto bom gosto numa pessoa com tão pouca grana?" kkkkk
muito boa as dicas Marcel! tô aqui querendo iniciar uma coleção Master System e afins da Sega e esse vídeo me deu uma ótima base! Vamos lá mas com calma, rsrs abraços
Concordo com essa opinião, o problema é ver "ofertas boas" de consoles e jogos retrôs e acabo comprando as vezes até por impulso. Comprei um SD2Snes que ainda não chegou e estou me enchendo de cartuchos... No mega drive só nesses últimos 3 meses deve ter comprado mais de 20 cartuchos (antes ía comprar apenas Virtua Racing e Sonic & Knuckles). Mas vou me controlar, quero ter apenas o que tenho agora de retro consoles Snes, Mega Drive e N64. (Já tenho X360, PS3 e Wii, meio encostados)
Erivando Andrade Ah sim! As ofertas me matam tb!!! Aquela hora que vc acha uma coisa muito legal, num preço bacana e num momento de conta estourada. É fogo!
só depois de 15 anos vc vai parar....facil não
Saudações Marcel. Ótimo vídeo. Realmente colecionar consoles antigos é um hobby caro e para quem vai iniciar realmente é interessante ver este vídeo. Eu, além de jogar, gosto de cuidar dos aparelhos e poder mostrar para as gerações mais novas os aparelhos que existiram há mais de 15 anos (meu 3DO é quase alienígena mesmo pra quem tem minha idade kkkkkkkkkkk). Grande abraço!
To conhecendo seu canal agora, bem bacana esse vídeo, inscrito aqui!
Eu tenho alguns poucos consoles aqui, (snes, n64, dreamcast, ps1, psp, ps2, ps3, ps4). To na busca por enquanto de (atari 2600, megadrive, saturn, wii, xbox360).
Desde quando bateu essa vontade, tive metas bem modestas sobre colecionar, tipo... em cada sistema quero apenas uns
5-15 jogos originais com caixa(os que eu curto mais) + flashcart/HD quando possível. Isso pra mim já é o suficiente! (por enquanto kkkk).
Outro ponto importante pra mim é sobre a experiencia de jogo, de ps2 pra trás tem que ser TV crt obrigatoriamente.
Valeu pelas dicas no vídeo!
[Junião] Valeu MK3FANATIC x! Muito obrigado pela sua inscrição e seja bem-vindo ao Mini! Rapaz, já tem bastante coisa e sobre a TV de tubo, realmente é um charme. Infelizmente nem todos tem condição de ter uma dessas em casa muitas vezes por problemas de espaço. Felizmente hoje em dia existem soluções para jogar jogos antigos em TVs modernas e a gente fala muito sobre isso por aqui. Forte abraço!
Video fantástico e muito bem explicado. Parabéns pelo canal e sucesso sempre.
Uma saída também seria colecionar consoles e buscar os seus respectivos flashcards. Colecionar consoles hoje acaba sendo mais barato que colecionar jogos. Ainda encontramos aparelhos com preços muito bons.
[Marcel] Isso mesmo Daniel! Acaba saindo bem mais barato quando se coleciona só o console por causa da escala de produção
Cara a melhor coisa é colecionar consoles. De portáteis possuo o PSP, PSP Vita e New 2ds destravados além do GPD xd (que é um tablet fodastico de 5 polegadas rodando Android com um keypad acoplado). Além disso possuo um Wii e PS2 Fat (com HD e sem leitor de mídia óptica) desbloqueados e futuramente pretendo um PS3 destravado. Só com isso eu tenho acesso a uma vasta Biblioteca (90% - 95% dos jogos lançados talvez) para jogar um jogo diferente por dia até o fim da vida. Somando as memórias micro SD, adaptadores, hds, películas, capas, etc dá um valor aproximado de R$ 4k para essa coleção de hardware. Ainda não tenho filhos, mas já tenho o suficiente para contar a história dos jogos para eles e me divertir até a velhice. O que vem dessa geração (PS4, Xbox One e Switch) realmente não me interessa. Então meus gastos serão apenas com manutenção básica (troca de baterias e pasta térmica, limpezas, etc). O que na pior das hipóteses deverá sair por uns R$ 500 por ano.
[Marcel] Mais ou menos por isso mesmo!
Parabens amigo.. não conhecia seu canal. Muito explicativo e sincero! Continue assim!
Gostei muito do canal, conheci pesquisando no RUclips. Parabéns e obrigado!
Esse vídeo nunca deixa de ser atual. O período de ouro pra colecionar jogos antigos na minha opinião, foi o final dos anos 90 e até a primeira metade dos anos 2000. Depois disso, só preços inflacionados e jogos em estado de conservação cada vez piores com o selo raro de qualidade. Hoje me rendi aos everdrives, já peguei o do mega, o próximo será do SNES. Colecionar hoje, é algo praticamente impossível.
Sempre volto a esse vídeo quando preciso repensar as coisas. Muito obrigado Mini! ❤️💚💙
meu irmao seu canal é muito bom
acrediti ser bem mais novo que vc e sua visao mais a frente clareou a minha ainda um pouco ofuscada sobre minha coleçao
obrigado pelas ideias e pelos videos, ganhou um inscrito, like e vou mostrar agora pra um camarada se atentar tbm
abraço
O que você acha de colecionar repros? Hoje tem trabalhos tão bons que nos lembram muito os originais.
A verdade é que compramos essas coisas pra tentar sentir a mesma felicidade que tínhamos quando éramos crianças, pois ser adulto é chato pra cacete e a maioria de nós está na meia idade, frustrado e sem interesse por outros hobbies. Comprei um Snes na caixa, praticamente zerado, paguei uma fortuna, estou comprando Zelda original porque nunca quis jogar a emulação, deixei pra jogar justamente num console quando pudesse pagar por um. Sempre tive a ideia de comprar apenas os jogos que eu acho interessante, então mesmo que gaste um absurdo em uns 3 jogos, ainda assim terá sido dinheiro bem gasto, mesmo sabendo que pouco tempo depois ele será guardado em cima do guarda-roupa, a sensação de ter um lugar comum pro qual posso voltar quando me sentir pra baixo é mais do que suficiente pra justificar meu surto de falta de bom senso.
Vale lembrar que muita gente compra essas coisas, também, porque tiveram quando eram crianças e sentem saudades porque acabaram se desfazendo do que tinham. Por outro lado há muita gente que era criança e pobre, que só teve acesso a essas coisas na casa de amigos ou até mesmo em locadoras que permitiam pagar pra jogar por um tempo. Estas pessoas, hoje trabalhando e tendo dinheiro, procuram realizar um sonho que tinham quando pequenos e não vão poupar dinheiro pra alcançarem essa satisfação.
@ZerandoTodosOsJogosDoMundo Não concordo. Quando você é adulto e rico, acaba se viciando em sexo com prostitutas, em drogas ou em bebidas alcoólicas e sua vida vira uma merda.
cara, comprei um gamecube esses dias por ter sido um videogame que joguei apenas uma vez e sempre tive muita curiosidade de jogar outros jogos. ter assistido a esse vídeo foi uma ótima forma de assimilar até como levo minhas coleções de quadrinhos e vinis. muito obrigado pelas dicas!
Adquiro, quando possível, cartuchos de SNES, pois é o videogame do meu coração e que mexe com minha memória afetiva. Gosto de ter os jogos físicos, pois posso toca-los, cheira-los e guarda-los num local bacana e organizado. Abraço Marcel, excelente vídeo.
Vira e mexe eu volto pra ver esse vídeo pq é muito bom, esses tempos eu quase peguei um lote de jogos do Saturno que me interessei pelo tanto pelos jogos, quanto pelo preço, mas eu não tenho nem pretenção atualmente de gastar uma bela grana num Saturno, talvez mais pra frente.
Comprei um PS1 e um super Nintendo com intenção de colecionar, mas meio que larguei de mão pq os jogos estão num preço mais alto do que tenho pretendido pagar, acabou que esses 2 consoles estão parados na minha mão com pouco uso, Wii meio que tá nessa lista tbm.
Pela oferta e pelo que representa, tenho preferido ir atrás de jogos do PS2 e PS3, master system eu me interessei recentemente e to buscando algumas coisas que se acha num preço legal, WiiU eu gosto bastante e ultimamente tem surgido coisas boas, psp eu gosto muito mas o meu ta com problema, o que me desanimou um pouco de comprar coisas pra ele
Me fez pensar sobre diversas atitudes que já tomei comprando games, muito bem explicado o vídeo, mais um inscrito!
Vídeo super importante! Faz tempo que não compro nada por estar desempregado, mais vou ficar esperto na hora que voltar a comprar. Tentar comprar só o necessário e o que vou realmente jogar. Quero colecionar Game Boy, pois amo o portátil. Obrigado pelas dicas, acabo de me inscrever no canal. :-D
[Junião] Valeu Tairone, muito obrigado e seja bem-vindo ao Mini!
Eu só irei colecionar os games que gosto, estou começando agora, já tenho um PSone, PS2 Slim e um PS2 FAT. Parabéns pelo canal, ótimas dicas. 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
O cartão de crédito, uma coisa que vc não falou é o principal. Quando usa vc compromete e gasta o dinheiro que não recebeu ainda. Por isso o cartão de crédito pré-pago acho melhor, mas tem o lado ruim de poder gastar facilmente.
Eu voltei a comprar meus consoles há 3 anos e não me arrependi, muito pelo contrário. Todas as vezes que tenho tempo pra ficar a vontade na minha sala e jogar meus consoles da infância é muito gratificante, muito. Parabéns Marcel pelo vídeo, nota A.
Ótimo vídeo do Mini, total verdade e um bom conselho, para todos que vão começar a colecionar fikdika!
Só pelo prazer de colecionar já me dá uma nostalgia, e aqui em casa tem um espaço gigante e eu sempre sonhei em ter um quarto com vários games retro e consoles, mas tem aquele negócio da limpeza que eu já não curto muito, mas pra mim seria um sonho sendo realizado. Um dia eu ainda vou ter um quarto infeitado de games.
Excelente video, em pleno 2020 quase saindo a nova geração e eu querendo um super nintendo kk. No meu caso eu quero coleciona-lo pelo fator emocional pela nostalgia, tive um super quando era criança; e no meu caso não ligo se a fita é original ou paralela, pois também não pretendo ter todos os jogos, mas sim aqueles que mais me marcaram na minha infância.
Uma avaliação muito sensata, com dicas muito pertinentes. Sou colecionador de micros clássicos (em particular, o MSX), e lá atrás eu coloquei limites no q eu queria ter na minha coleção. Conheço muitos q n estabeleceram foco, comprou muita coisa, n usa a maioria e estão endividados. Excelente vídeo, parabéns!
Muito esclarecedor o vídeo, sempre optei por emulação justamente por questão de custos, a minha coleção baseia-se em poder jogar todos os jogos possíveis, seja emulado, copia de backup ou qualquer outra forma, por isso tenho apenas um PC bem potente com 8tb de armazenamento, um xbox one x em uma TV 4k para jogar os jogos atuais, um Snes com um Super Ufo e todos os jogos, amém dos controles e receptores sem fio para ele, um WiI totalmente destravado e um 3ds Xl totalmente destravado para jogar os joguinhos da Nintendo, brevemente pretendo comprar um Xbox Clássico que esteja em boas condições e destravado só para poder jogar Toejam e Earl 3, pois este nunca foi emulado e nem saiu para outra plataforma.
Parabéns pelo canal, achei uma das minhas melhores descobertas no youtube este ano :D
Eu estou impressionado pela sua visão,tava fazendo listas de jogos que eu quero comprar (até coloquei o Jaguar ) kkkkk revi meus conceitos e percebi que vou colecionar jogos da biblioteca que eu curto e das empresas que curto também ,todos da Nintendo,Sega,Playstation e Xbox (salve 10 jogos de Atari 2600) e os jogos de Neo Geo (o video game que eu acho incrível)!
Parabéns pelo seu video ! Me fez tirar 6 plataforma que eu realmente não gostava.
Novo inscrito!
Bela abordagem Marcel, eu coleciono porque isso me traz otimas recordações da minha infancia e adolescência. Ah, e jogar no próprio console retrô é muito melhor q emulador em pc.
Poxa, que vídeo legal! Nem percebi os 40 minutos passando, haha! Bem legal essa diversidade de desejos de coleção. Eu, por exemplo, só mantenho uma pequena coleção de consoles (tenho pouquíssimos jogos, na maioria de ps4), pois não tenho problema em jogar em emuladores. Tenho somente os consoles que marcaram minha vida, que são todos os playstations e nintendos de mesa, que ficam expostos como decoração. Pra mim é o suficiente.
adorei as dicas. pra mim o lema é devagar se vai ao longe, geralmente compro um ou dois jogos por mês hehe
Rafael Galatti Daqui a pouco vai estar com uma legião de games
Minicastle Org é isso aí, um dia eu chego lá ( e sem estourar o orçamento hehe)
Ótima reflexão! realmente muita gente entra nessa em um momento de empolgação.
Ótimo vídeo! O Playstation 2 tem muitas coletâneas boas de jogos retro. Achei suas dicas bem sensatas, vou tentar colocar em prática, pois ultimamente estou vidrado em colecionar acessórios, principalmente controles da Hori/Nintendo.
Fábio Silva A Hori manda muito bem né?! Eu adoro os controles deles!!!
e eu tentando comprar pelo menos 1 kk
KOF Orochi Saga tem um input lag injogável no PS2. Genesis Colection ou Sonic Mega Colletion tem um input lag que eu acho zoado pra jogar.
Muito bacana que o canal esteja crescendo! Grande abraço
Vou fazer uma analogia: Esse vídeo parece um viciado em drogas,com uma estante cheia de cocaína e crack no fundo do seu quarto,falando com outros usuários de drogas para não comprarem essas mesmas drogas que ele comprou. O viciado em cocaína fala para o outro usuário que também quer começar a usar, para não comprar drogas pesadas, ele diz para o novo usuário para comprar uma cachaça,mas se a cachaça não deixar muito doido ele vai usando outras drogas até chegar na cocaína ou no crack.
Carlos Henrique Na verdade eu até quero que eles comprem os jogos... mas sabendo de ante mão problemas e dificuldades. Mas confesso que eu ri da Analogia! Bem pensada
Ainda bem que você não interpretou errado o meu comentário. KKKK.
Carlos Henrique Melhor analogia hahaha
kkkkkkkkkkk vei eu ri
Eu ri muito dessa analogia. kkkkkkkkkk
Ótimo video, muito esclarecedor!
O mais próximo de um collector's paranoia que tive foi nos anos 2006-9 com o PS2 e o que eu reparei depois de uns 3 anos foi que eu havia gasto mais dinheiro do que me diverti, com mais de 150 títulos, diversos importados que havia pago mais de 100 reais eu não tinha nem 10 minutos de jogatina e no final é aquilo, você nunca vai adquirir todo dinheiro investido vendendo seja em unidade ou lote. Desde então sou muito fã de emulação jogo portáteis no meu Ps Vita e consoles no PC, a única coisa que eu adoro pra auxiliar na emulação é comprar controles USB no formato dos clássicos, como do snes, gamecube, dreamcast, acho que aumenta a experiência. Valeu cara ótimo conteúdo!
primeiro vídeo que assisti do seu canal e já me inscrevi. vídeo bem instrutivo. vários desses pontos aí eu já pensava dessa forma a respeito.
Só gostaria de lembrar que existe as joysticks dos consoles retro em USB para PC. Joysticks como Gamecube, Nintendo64, SNES e Mega Drive
Excelente!!!
Facilmente extrapolável para qualquer tipo de coleção
Parabéns pelo vídeo. Compactuo com muito do que foi falado, principalmente o risco de viciar no colecionismo e comprometer o orçamento pessoal. Minha motivação para o retrogaming tem sido adquirir consoles que tive ou sempre quis ter no passado, ter alguns jogos físicos que foram mais marcantes para mim e complementar com flashcarts. Não tenho espaço nem condições de tempo e dinheiro para me abarrotar de jogos, acessórios e outras coisas, então tento ser objetivo na coleção. Para os mais puristas pode nem ser considerado coleção de fato, mas é o que me atende e satisfaz.
Sempre pesará o aspecto emocional, o quanto uma plataforma ou jogo marcou um determinado momento de nossas vidas; vivi o auge da era 16 bit, então ter SNES e Mega Drive me é muito importante, mas nem por isso quero ter fisicamente tudo o que foi lançado para eles. Tenho Game Boy, do clássico ao Advance SP, DS e 3DS, mas não me sinto obrigado a completar tudo o que existe para esses sistemas; tenho PS3, Wii, Wii U e está por vir o Switch, mas sempre com esse pensamento, ter aquilo que me atrai e satisfaz, sem o compromisso de ter tudo.
Enfim, colecionismo é isso, varia de pessoa para pessoa, vai da experiência e das motivações de cada um. O que devemos sempre é ser prudentes e investir o que realmente podemos naquilo que efetivamente queremos, e não entulhar salas, quartos e garagens com coisas que nunca jogaremos e que, eventualmente, perecerão e serão esquecidas.
Novamente parabéns, ganhaste mais um inscrito. ;-)
Parabéns pelo vídeo mano Marcel * Como sempre trazendo para comunidade gamer, aquele papo com bastante conteúdo e sempre com base na verdade. Bom seria se todos os colecionadores pensassem assim! Ajudaria bastante não só ao bolso deles, mais também para dar uma trava naqueles vendedores mercenários que poem o preço lá em cima por conta de compradores sem noção que pagão qualquer preço sem medir as consequências. Excelente vídeo mano Marcel * Parabéns ...
Marcel tenho 8 consoles e não muitos jogos, mas eu não me arrependo nenhum pouco. Eu acho lindo olhar pra minha estante e ver ela lotada de aparelhos que eu sonhava ter quando criança. Minha meta é ter mais uns 5 ou 6 nas minhas contas apenas. Não vou colecionar tudo. Só o que eu joguei na infância, e o que me traz saudades. abraço
Rapaz,eu adorei seu vídeo. Realmente você disse verdades. Comecei a colecionar sem perceber,eu vendia o videogame que enjoava,mas guardava os jogos,e comprava outro aparelho e comprava mais jogos pro aparelho atual. Com o passar dos anos foi ficando algumas coisas perdidas aqui.
Hoje em dia eu procuro ter tudo que não pude ter na época e somente o que me agrada. Já me considerei viciado nisso de jogar,deixei oportunidades passarem e passei uns anos apenas perdendo tempo jogando ao invés de trabalhar ou estudar. Vendi tudo de tranqueira que tinha e na época fiquei só com um Turbo Game(que tenho até hoje).
Hoje em dia acertei minha vida,fui ao longo dos anos comprando jogos que curto,e tenho uma coleção maneira somente com o que realmente gosto. Raramente jogo,mas ainda jogo e me divirto com o que tenho. O fato de eu jogar pouco e não focar em zerar o jogo,faz com que eu nunca enjoe do título jogado,pois eu guardo o jogo e acabo indo pra outro,e demora pra eu retornar pro que eu estava jogando.
Sempre que posso compro algo,as vezes passo da cota mensal de despesa com jogos,e procuro sempre policiar isso. Nos últimos meses bati o recorde de gastos com jogos,pois realizei a vontade de ter um AES,e surgiu um completo até com a nota fiscal e com aspecto de novo. E de bônus veio com 5 jogos que adoro! Comprei mais um jogo de AES recentemente,o que fez eu ter um gasto que nunca tive na vida em um único mês. Meu consolo foi que posso vender por quase o dobro,visto que paguei relativamente barato,mas adorei o aparelho e a alegria que passei nos primeiros dias,jogando e curtindo cada jogo sem ser emulado,na plataforma neo geo original,valeu cada centavo gasto.
Enfim,vejo faz tempo os videogames como um hobby igual vejo os meus livros e filmes em mídia física. Aos poucos estou substituindo os piratinhas mídia prata do ps1 pelos mesmos títulos,sendo que originais;o preço as vezes é um absurdo,mas sempre pesquiso e procuro ter paciência,e acabo dando a sorte de conhecer alguém que ofereça um preço aceitável e compro o jogo desejado.
Fiz mês passado uma conta rápida pra calcular por alto o quanto já gastei nos últimos 3 anos em jogos,e já encostou em 20 mil reais. Não sei o que teria feito com esse dinheiro se não tivesse gasto em jogos,mas sei que tudo o que comprei vale mais hoje em dia. Graças ao fato de ir comprando jogos e negociando com conhecidos,vendendo e fazendo trocas,conheci outras plataformas e outros jogos,o que fez eu ver o quanto perdi de coisas maneiras que eu poderia ter usufruído no passar do tempo.
Eu particularmente nunca senti grande vontade de usar emulação,tenho meus jogos por nostalgia,pela arte das caixas,pelo fato de ter algo que não tive na época,pq é bonito,pq no hardware original ouço uma trilha sonora melhor que na emulação,pelo fato de o jogo ter uma imagem melhor numa TV de tubo do que no emulador em uma LCD,e etc...
Enfim,sou nostálgico,esse mundo hoje rotulado como Geek ou Nerd me fez conhecer outras coisas legais,me fez despertar o interesse que eu tinha por outras coisas antigas e maneiras,tais como ter fliperama antigo,disco de vinil,TV antiga e etc..
Hoje reúno amigos numa velha lojinha que estou reformando,e todos se divertem em máquinas antigas com jogos originais rodando ali,fora os videogames antigos. Faço venda de fliperamas antigos,monto coisas pra mim,e pretendo seguir uma carreira própria nesse ramo,o qual também exige estudo.
Estou ciente que a vida é curta demais,e quero no fim de tudo saber que aproveitei um pouco,fiz o que gostava e arrisquei,mesmo com medo,um novo rumo,um rumo que me agradava,que era meu mundo onde eu pude ganhar dinheiro com o que gosto,com o que tenho,e que fiz outras pessoas felizes de alguma forma. No fim de tudo são somente lembranças, e quero que elas sejam boas,e não de arrependimento por não ter feito isso ou aquilo.
O lado ruim do colecionismo,é que já vi muitos sem vida social,gastarem o que não tinha,se isolar da realidade e ver videogames como se fosse a coisa mais importante da vida,deixar de lado a humildade e ser soberbo e nem perceber o próprio vício. Essas coisas entristecem,e gostaria que tais pessoas procurassem se tratar,mas é complicado você convencer uma pessoa dessas,tão materialista e num mundo particular a reconhecer a doença que o cerca. Espero que seu vídeo faça algumas dessas pessoas a repensar nas próprias atitudes e consumismo.
Esse vídeo é muito bom todo mundo que é entusiastas para colecionismo de games ou qualquer outra coisa tem que assistir esse vídeo
LIKE SUPREMO!!!
Excelentes dicas!!!