Gostei bastante da sua aula, eu gabaritei minha prova sobre análise da narrativa onde analisei o conto de Clarrice Lispector "O primeiro beijo". Estou aqui pois quero reforçar meu conhecimento pois hoje vou apresentar meu artigo, gostei do jeito que explica usando exemplos, amei o de GOT e o de Harry Potter ❤
Vevz você explicou de forma brilhante cada função de personagens aqui. Eu diria até que é uma video-aula. Adoro personagens expansivos ou seja aqueles que conversam com muitas pessoas durante a história.
Vídeo ótimo; depois daquele sobre narradores, estou lendo mais atenta à estrutura das histórias, coisa que nem sempre fiz...Tks, God, temos booktubers que nos instigam a pensar e dialogar com as histórias! \o/
Amo vilões, os bonzinhos são legais mas o que seria de uma história fantástica boa sem um vilão incrível. Recentemente "conheci" o Doctor Doom e estou apaixonado. Arrasou no vídeo Vevs
Estou adorando passear. Essa divisão plana X esférica me lembrou uma discussão "das braba" que meu professor teve com um aluno sobre Aurélia ser uma personagem esférica ou não. Foi uma treta forte.
Vevs você dá aula particular sobre essas teorias e tudo mais sobre o universo da literatura.. Porque eu tenho a impressão de que até aulas de mandarim com você podem ser interessantes... (#ArrasaFalandoSobreEssesAssuntos)
Aplausos, Vevs! Estou saturado de precisarem justificar um vilão. Se por um lado amo que perdemos essa "visão monocromática" de bem e mal, me enjoa ter que explicar tudo pra todos. Eh difícil nós definirmos personagens de quadrinhos americanos, pq varia mto dependo do roteirista, do momento e mesmo do apelo do público (vide Tony Stark antes, durante e depois a Guerra Civil). Mangás, por ter um fim, fica mais fácil, e se tem um personagem que eu amo/sou nessa vida eh o Orochimaru, de Naruto. O creepy favorito da galera começou sim como um vilão. Quiseram dar um backstage triste, mas eu pelo menos fingi que nem vi, pq ele eh aquilo que é sua mais sentia falta em uma história: Um vilão causador! #PeloDireitoDeSerVilão Anti-heróis são personagens ótimos, mas me chame de hipócrita, porem não consigo ter um apego a eles como protagonista, acho que as únicas excessões são o Dorian e o Lestat, apesar do primeiro passar por uma mudança brusca e o segundo eu só tê-lo visto como uma figura mais heróica n ' O Vampiro Lestat (soh li os dois primeiros das Crônicas até o momento). Olha que interessante, eu nunca nem sequer procurei saber sobre anti-vilões, pra ser sincero nunca tinha nem ouvido essa expressão. Mas a idéia de caracterização pode alterar a depender do ponto de vista? Analisemos, por exemplo, a Sininho, de Peter Pan. Ela pode ser considerada uma antagonista da Wendy, uma anti-heroína e mesmo uma heroina, por ter salvado o Peter? Estou gostando muito dessa série de vídeos! Agora, além de dar pitaco nos narradores, vou ficar amolando ps personagens tbm!
Um tipo de personagem q é bacana de comentar são os mestres, que se encaixam como herói, mas não praticam a ação principal, apenas ensinam e conduzem. Pode haver um anti-mestre também, que ensinaria errado (?). Em algumas histórias, até o vilão tem um mestre.
Se é um mestre a ajuda o herói de verdade, é herói. Se é um mestre e sacaneia, bom, tem que ver por que e aí classificar nos outros tipos. Ooooou... você pode ter acabado de criar um novo tipo de personagem!!!!!
+Jecineide Carvalho A Teoria Literária é a base, daí pode fugir do assunto o quanto quiser. "quer atenção desliga a wi-fi do mundo" >>>> SO TRUE!!! Eu sou uma das únicas pessoas que conheço que defende o primeiro filme do Thor, e isso justamente porque Loki é um vilão bem complexo. A Marvel vacilou naquela parte na Terra, mas o drama em Asgard é tão Shakespeare que faz total sentido ter sido dirigido pelo Kenneth Branagh, fora que o Tom Hiddleston é ator shakespeareano, então ele acabou levando boa parte da carga dramática. No primeiro Thor, essa linha entre herói e vilão é muito mais tênue porque Thor é um babaca, Odin é um babaca, Loki também é um babaca. E uma coisa que passa meio despercebido é que a intenção do Loki no final não era governar Asgard, mas provar ser um filho capaz, daí a armadilha pra atrair o Laufey. E depois de cair, ele fica loucão.................... Nada disso justifica as ações dele, mas, como você disse, é importante entender as motivações. Eu já sou #TeamCap. O Steve é bonzinho? É. Mas ele tá o tempo todo correndo o risco de passar pro outro lado -- trabalhando pra S.H.I.E.L.D (feat. HYDRA), como seria diferente? E essa é uma luta interna que eu gosto de ver nos heróis, eles não precisam ser seres superiores incorruptíveis, mas gente como a gente (ou quase), que escolhe fazer algo bom, mesmo se caminhos mais ~atrativos~ se abrirem.
Aula? Eu não dou aula! Mas que bom que está ajudando, só cuidado porque aqui está tudo bem superficial, não tem como aprofundar em um vídeo de 10 minutos. Na descrição eu deixei uns nomes de textos, talvez seja útil ((:
Adorei o video, concordo plenamente sobre vivermos na época do Anti-herói! Conforme você foi falando comecei a lembras da série The Vampire Diaries na qual tem o personagem Damon Salvatore, inicialmente ele é o maior vilão e percebemos a complexidade por trás disso ... Muito joinha o Video, me inscreverei!
Que bom que gostou \o/ Dica: releva os exemplos de GoT e foca nos tipos. Você não precisa saber quem é Ramsay, só precisa saber que Ramsay era um personagem secundário que ganhou foco de protagonista. Eu sempre acabo voltando pros exemplos de ASOIAF/GoT porque o GRRM planejou muito bem as estruturas narrativas, os exemplos são muito ricos.
Olá, Vevs :) É claro que eu não podia me conter é tenho que citar novamente 'Desventuras em Série'. Amo muito esses livros é acho genial a forma como o ator vai desconstruindo os órfãos de heróis a vilões. O que eu acho mais incrível é pq os reais motivos do Conde Olaf nunca são totalmente revelados pq não precisa ele é ruim pq sim (Espero fazer sentido) #PeloDireitoDeSerVilao
+Nayra Regilca Se eu sempre uso ASOIAF de exemplo, tá liberado falar de DeS HAHAHAHAHAHAHAHAHA Eu também acho o trabalho de construção dos personagens dessa série uma coisa maravilhosa, especialmente porque todo mundo tem algo a esconder e a gente nunca sabe a história completa.
oi. admiro intensamente suas dicas e seu trabalho. PS: meu estilo literário de personagem, hoje em dia são os ant-herói, mas quando me atrevo a escrever acabo apenas dando incenso aos personagens que não podem ser classificados como bons ou mal em que toda opinião reverente as decisões deles apenas são questão da opinião das pessoas que lêem. PS2: poderia fazer um vídeo sobre a arte de desenvolver capas, mapas e gravuras em livros.
Já aderi ao #pormaisviloes Vê, Que sensacional sua forma de fazer vídeos. Me levou à curiosidade de pensar sobre esses aspectos teóricos dos personagens. Fantástico. AMEI mesmo
Nossa. No livro "O Sonho do Tigre", ultimo da saga da Maldição do tigre, eu sou apaixonada pela Deusa Durga, que é a personagem secundária, gosto muito mais dela do que do protagonista que é Kishan o Tigre negro. Amei seu vídeo. Obrigada.
Como você classificaria os personagens de Os Irmãos Karamazov? Aliocha herói; Ivan anti-herói; Dmitri anti-vilão e Fiodor vilão? Ou alguns personagens são simplesmente inclassificáveis nesse quesito?
Eu não estudo Teoria Literária, nem nada do género, mas sou um nerd no que toca a Português. Adoro estudar obras, principalmente as que eu gosto, e de ouvir a minha professora a explicar todas essas diferenças. Quando soube que ias fazer videos sobre isso, fiquei muito contente mesmo. :) :) :) Sem dúvida, que os personagens "esféricos" são os que cativam mais a leitura e exemplo disso é não mais não menos que as "Crónicas de Gelo e Fogo", em que GRRM dá um sambada na cara das pessoas, fazendo-nos amar uma personagem e em outro livro odiá-lo. Outro exemplo disso, é Eça de Queirós n' "Os Maias" (não sei se conheces), mas ele parte do mocinho muito engraçado e traquina para um anti-heroi que as pessoas não sentem qualquer empatia com ele. Quanto às personagens secundárias serem muitas das vezes a razão de nós gostarmos da história é bem verdade, principalmente quando a narrativa aparece em primeira pessoa, no caso da Saga do Assassino, por exemplo. O personagem principal é muito bom, mas o que faz a história saltar é quando nos apercebemos o quê que acontece à sua volta com o resto da corte e por aí.... Vevs, queria agradecer muito pelo facto de fazeres video sobre Teoria Literária. Gosto mesmo muito :D :D Sou um dos teus fãs daqui de Portugal ;) Joinha :P Ps: gostava de videos com mais frequência, mas fico contente que demores e apresentes videos com tanta qualidade :)
Vevs, não sei se você já viu o seriado Suits (muito bom, recomendo bastante - tem no Netflix), mas quando você citou o Anti-Vilão, só lembrei do Louis! Um advogado excelente, brilhante na corte, mas sem traquejo social - o que poderíamos chamar de "weirdo". No começo ele tá sempre lá, bisbilhotando nos casos de Mike e Harvey, exigindo uma promoção para a chefe, Jessica, e parece ser aquele cara bem irritante, mas conforme o conhecermos melhor, vimos quão ele é esforçado, engraçadíssimo (as melhores alfinetadas!), só não consegue de forma alguma se encaixar naquele ambiente. E já tinha visto uma matéria no blog da editora Intrínseca, não lembro a autora, sobre a necessidade de vilãs femininas, da necessidade de explorar o lado caótico e sombrio do gênero, citando a Gillian Flynn como exemplo.
+Emanuelle Lima Nunca assisti Suits, mas sua descrição me lembrou um pouco o Mr. Norrell, que eu considero um anti-vilão. Sobre as vilãs femininas, acho que precisamos mesmo é de mais vilãs complexas, porque vilã por vilã, a gente tem um lista e elas têm os motivos mais rasos do mundo, geralmente inveja ou ciúmes e de uma forma bastante sexista. Indo bem no básico, a Rainha Má quer matar a Branca de Neve por inveja por causa da beleza, eu nunca vi um vilão masculino com tal motivação. Agora, quanto a Gillian Flynn... Hmm... eu tive meus poréns com Garota Exemplar (só vi o filme), mas acho um bom caminho.
Como não amar esta série de vídeos? #pelodireitodeservilão. Pessoas interessantes me cativam, e sinto isso quando leio histórias que sabem explorar seus personagens, apesar de achar que bons personagens acabam morrendo na lama de histórias ruins. Adorei conhecer melhor sobre o tema. Você tem algum texto não muito técnico para indicar sobre o assunto? um grande abraço. Jeferson
Tem coisa mais triste do que bons personagens em histórias ruins? É de partir o coração em milhares de pedacinhos D: Na descrição do vídeo, eu deixei o nome de três textos: um deles é o livro do Vladimir Propp, que analisou os tipos de personagens nos contos de fadas (e são personagens que aparecem em outras histórias também), o outro é um texto específico sobre anti-heróis e tem o livro do Antonio Candido sobre a personagem no romance. Acho que são textos bem acessíveis ((:
O que eu acho que acontece quanto essa questão de vilão e anti-heroi é que a gente ta tão acostumado com o anti-heroi que quando chega um vilão de verdade, a gente sente raiva e se revolta com aquele personagem. Por exemplo, em Sherlock. Todo mundo tava acostumado com o Moriarty (q eu sinceramente não sei mais oq aquele cara é) e aí aparece o Magnussen. Todo mundo se revoltou, porque "isso é um absurdo! Esse cara é muito mau. Por que ele faz isso?? Cadê o Moriarty?" A gente acabou se acostumando com um formato mais bem e mau, e não bem vs mau. Aquela coisa: Você não precisa ser mau e nem precisa ser bom, basta ser um pouco dos dois na medida certa. Acho q isso de certa forma prejudica um pouco a literatura atual. É bom ler esse tipo de livro onde é difícil descobrir quem ta do lado de quem? Sim, é ótimo e eu adoro. Mas é bom as vezes ver uma situação onde a pessoa é má simplesmente pelo ato de ser, onde o mau é mau por si só.Ps: Acho que os criadores de Once Upon A Time precisam conhecer a tag #pelodireitodeservilão
#somos todos vilãos! hahah AMEI!!! Eu andava pensando sobre isso! Não entendo de personagens e narrativas, mas tb sinto falta de vilões de raiz! Nem todo mundo tem uma explicação para suas maldades, tem gente que é ruim de pronto! Se a gente for comparar à vida, tem pessoas que sofrem desde criança e são pessoas muito boas e lindas, ao contrário de alguas pessoas que são ruins e colocam a "culpa" no passado. Bondade ou maldade todo mundo tem, cada um explora o lado que é mais confortável!!! ODIEI terem humanizado a Malévola tb!! Ela era minha bruxa favorita!!! Adoro anti-heróis tb pq é mais fácil de se identificar. Embora a sua explicação de Cinderela pra mim é uma das melhores interpretações! Acho que Disney (por mais que eu ame) estragou mto os contos de fadas. Esses dias vi uma matéria dizendo que estão lançando livros anti-princesas, com mulheres fortes como Frida Kahlo. Eu acho tonto! Dá muita raiva.. não acho as princesas tontas, a Disney que deu um jeitinho de deixá-las muito frágeis. rs O que vc acha sobre essa transformação dos contos de fadas originais com a versão Disney? Tio Walt cagou no maiô?? Espero que vc continue com esses temaas por que eu to amando!
Na verdade, quem começou com a suavização dos contos de fadas foram os próprios irmãos Grimm, que todo mundo idolatra como "criadores de contos de fadas macabros". E eles nem sequer eram os criadores, só compilaram as histórias da tradição oral! Sinceramente, não sei por que implicam tanto com as princesas. Eu cresci vendo esses filmes e nunca me tornei o que alguns alegam que as meninas se tornariam: donas de casa passivas. Eu consigo ver personalidade na maioria delas (Aurora eu dou um desconto porque o cabelo dela é lindo, mas a coitada só dorme, aí fica difícil). É aí que entra meu ponto de que ser gentil, ser bondoso é visto como fraqueza. Frida Kahlo era uma mulher forte, Audrey Hepburn, que muitos só lembram como a "Bonequinha de Luxo", também o era. E pode parar com isso de dizer que não entende de narrativas e personagens, olha só que comentário super pertinente esse que você deixou xDD
+Vevsvaladares Vc é linda, obrigado por responder e pela luz do comentário! Olha, to tentando defender a Aurora, mas tb to achando difícil! rs Embora ela seja uma camponesa tipo aquela "de nobre coração que vai todos os dia ao bosque recolher lenha" e isso faz com que ela não seja nada delicada como no desenho, ela é meio desgraçada da vida, né? Ela é "atacada" por um principe no meio da floresta, gama nele (ui! rs) e é obrigada a ser princesa para cumprir o seu destino mortal, sendo que ela tava super de boas na floresta. Acho que é uma das mais sofridas, talvez. Ela indo pra roca é tipo Harry Potter indo pro Voldermort... rs enfim... XD
Não sei o porquê das pessoas pensarem que antagonistas são vilões... por exemplo: em Otelo, de Shakespeare, o antagonista não é o Iago e sim o CIÚMES do Otelo.. sim, algo que ele fica lutando a obra toda...
Sim, eu acredito que o antagonista de muita história pode ser algo mais filosófico, metafísico, às vezes algo na própria pessoa, como no caso do Otelo. Nem tudo tem que ser personificado.
#pelodireitodeservilão sim, apoio essa causa, adoro Voldemort, amo a Dolores Umbrege, e amo de paixão a minha e só minha... Belatrix Lestrange.... amos os vilões e acho que eles merecem mais destaques, foi por isso que resolvi escrever uma história que ressaltasse o vilão.... eles merecem mais considerações...
Difícil dizer porque é narrado em terceira pessoa e vira e mexe Machado foca em um ou em outro. Mas aparentemente, Estácio é o antagonista porque toda a desgraça que acontece no fim do romance é desencadeada por ele, ele encontra o pai verdadeiro de Helena, ele entrega ela a família, ele sentia ciúmes e queimou a carta de Mendonça, mesmo não intencionalmente, Estácio como menino mimado faz o enredo caminhar pro fim, enquanto Helena sofre as consequências e a dor é focada nela como se ela realmente tivesse maior parte do protagonismo
olá gostei muito.do vídeo, queria saber se você tem vídeo-aulas também?
9 лет назад
Vevs, seu vídeo me fez pensar mais uma vez em um "problema" que não me sai da cabeça: estou lendo "Guerra e Paz", já estou chegando ao final, mas uma questão permanece: quem é o personagem principal daquele livro? O tradutor, na apresentação, sugere Pierre, mas não concordo com ele, para mim não há nada na narrativa que o faça sobrepujar os demais personagens, tão importantes quanto ele; seria, então, a sociedade russa do começo do século XIX? Talvez. O mesmo problema eu tive quando da leitura de "Os Miseráveis", mas de forma bem mais atenuada. Acho que quando você comentou essa obra, disse que o narrador era o protagonista; concordo. Em relação à rejeição atual ao herói, já li várias vezes que este seria um grande problema da literatura brasileira, em que faltam heróis e abundam personagens de alguma forma "disfuncionais", "deslocados". Tendemos a ver a virtude como algo pedante e impossível. No mais, ótimo vídeo!
Meus conhecimentos de Stephen King são bem limitados. Me diga você, como ela seria classificada? As características de cada um estão aí no vídeo, é só analisar (:
Muito bom vídeo Vevs. Seria Dom Quixote um herói ou anti-herói ? Talvez um anti-herói que queira ser herói. E Raskólnikov então que parece se encaixar em todas as definições apresentadas. A não ser a do herói, porque né...
Acredita que eu citei o Raskólnikov, mas tinha barulho no fundo e eu tive que cortar? DDD: Quando eu estudei o Dostô na faculdade, a turma inteira o achava anti-herói (considerando que Dostô era mestre nisso desde o Memórias do Subsolo) e eu o achava anti-vilão. Sei lá, ele jura que já fazendo o maior bem pra humanidade provando a teoria dos seres humanos inferiores e superiores, mas só faz besteira! HAHAHAHAHAHA E acho que o Dom Quixote é isso mesmo: um anti-herói que pensa ser herói. Coitado...
#PeloDireitoDeSerVilão Sabia que a Vevs ia falar de Theon e GOT, mds, tava sentindo aqui... Mas primeiro, organização da Vevs nota mil, até com leituras e tudo bonitinho. Alguns personagens são maus. Malucos, perturbados de verdade. Ou só maquiavélicos. Mas isso porque o objetivo deles é o que realmente importa, e está acima de tudo e todos. Tipo, Drácula, Amazing Amy, Libby Day, aquela doutora de A menina que tinha dons... Antagonistas, certo? Não sei dizer, alguma coisa sobre esses personagens desperta em mim um sentimento de identificação subliminar. "Nossa, eu quero que a Amy termine de esculachar o Nick". Uma coisa estranha, mas esse sentimento aparece, mas não é constante o suficiente pra se tornar uma regra e se aplicar a todos os antagonistas. As vezes, os antagonistas são muito muito interessantes, porque não se tem que esperar nada de bom deles, e nada de nada em geral. Então eles só surpreendem.
O segredo aqui é descobrir quando eu não vou falar do Theon e de GoT HAHAHAHAHAHA Mas fazer o que, GRR Martin escreveu quase que uma cartilha de Teoria da Narrativa, dava pra analisar tudo isso só usando as Crônicas. E que oportunidade maravilhosa pra falar que o problema daquele plot ali já começou na inversão de funções -- descaracterização me irrita mais que as invenções aleatórias de D&D. Minha relação com os antagonistas depende muito de quem eles estão antagonizando e por que, mas acho que eles foram ficando mais interessantes à medida que os protagonistas (muitas vezes, heróis) foram ficando mais rasos.
Adooooro analisar personagens! E muito obrigado, eu acho muito cansativa essa moda de "heróis são chatos, vilões são incompreendidos". #pelodireitodeservilão e ainda #pelodireitodeserherói E eu voto por um vídeo sobre personagens masculinos e femininos! *0* Amo seus vídeos, Vevs!
Nossa, sim, amei o #PeloDireitoDeSerHerói! Isso é algo que eu vou defender sempre, porque se depender daqui a pouco só tem história de ~vilão incompreendido~
Ouvi que protagonista/antagonista e personagem central são diferentes. Um exemplo é o primeiro filme dos Piratas do Caribe: o protagonista era o casal William e Elizabeth, o antagonista era o Barbosa, e o personagem secundário era o Jack Sparrow, mas este roubava a cena e acabava sendo o centro muitas vezes. Nos demais filmes ele acabou virando protagonista.
Hmm... acho você confundiu com protagonista ser diferente de herói, não? O protagonista, necessariamente, é o personagem central. Isso está na própria etimologia da palavra. O que pode acontecer é uma história ter o vilão como protagonista, ou um personagem secundário, como você exemplificou com o Jack Sparrow (:
Mas no primeiro filme o Jack tem um destaque tão grande q a gente presta mais atenção nele do que no casal. Eu até achei q o Jack era o protagonista depois q terminei de ver o filme na primeira vez.
Vevs, primeiramente, parabéns pelo vídeo, valeu a pena esperar. Queria sua opinião a respeito do Capitão Nemo (20 mil léguas submarinas), eu sempre fico em dúvida se ele é só antagonista ou se também é vilão Ps.: também adoro a mother gothel (que por algum motivo insisto em chamar de mother gotham, vai entender). Por um mundo com mais vilões literários assim #PeloDireitoDeSerVilão
Cercei é um anti-herói ou anti-vilão? Com certeza meu tipo de personagem preferido é o anti-herói, são os mais engraçados e não fazem drama, vamos combinar drama demais em um personagem cansa! Sempre me lembro do sargento de milícias que é um dos meus personagens preferidos.
Acredito que você acabou de ler o outro comentário sobre a Cersei, né? Então, eu ainda acho que ela é vilã, mas uma Vilã Trágica. Pra ela ser uma anti-heroína, ela teria que ter atitudes heroicas, até agora, não vimos nenhuma. Ela poderia ser uma anti-vilã, mas o anti-vilão busca uma meta heroica e eu ainda vejo muito egoísmo e maldade na Cersei, e isso desde pequena. Mas como ela é uma personagem bem complexa, por isso não fica naquela nota única de ser maldosa e pronto. A gente conhece o drama pessoal dela e até simpatiza.
terminei de ver a lenda de Korra e percebi que a Kuvira é um ótimo exemplo de anti-vilã, aliás, acho que todos os vilões da lenda de Korra são anti-vilões.
O Conde de Monte Cristo(Edmond Dantès), personagem maravilhoso que considero um dos melhores no quesito Anti-herói. Apesar que as vezes as motivações dele parecem meio complicadas. Você consideraria ele alguma outra coisa? Ótimo vídeo! Realmente nos faz pensar em como nos relacionamos com esses personagens.
#pelodireitodeservilao Vamos combinar, a Maleficent é a vilã mais diva dos filmes da Disney, eu queria um bonequinho Pop! dela. Eu jurava que quem dublou as canções do Prince Philip tinha sido o mesmo ator que interpretou o Freddy, daquele filme com a Audrey Hepburn, My Fair Lady, porém fui checar agora, e nopes, não foi. Achava o timbre muito parecido. Peter Pan seria um anti-herói? Estou lendo o livro, e não dá para dizer que o menino Pan pertença ao lado branco da força. Vevs, vc teria outra indicação sobre teoria literária fora o Operadores de leitura da Narrativa? Este eu não consigo encontrar :(
Tem bonequinhos Pop! dela? * - * Porque eu passei a vida querendo um da Catelyn e nunca fizeram mimimimimi Eu não lembro dele cantando... Só lembro do "mas, papai, estamos no século XIV!" e o "você gosta de cenouras?" qqqqq Eu acho Peter Pan MUITO anti-herói. MUITO MESMO! Mas ele jura que tá sendo a pessoa mais heroica da província, né? Isso que é legal, como leitores, a gente percebe quem os personagens realmente são. Na descrição desse vídeo eu deixei uns três livros, mas são mais específicos sobre personagens, vou ver se lembro de algum outro sobre Teoria da Narrativa mesmo.
+Vevsvaladares Oops, passei batido pela descrição do vídeo desta vez, vou conferir as suas indicações. Tem Pop!'s das vilãs da Disney!!! Já vi da bruxa da Branca de Neve, da Ursula, da Cruela Devil, e duas versões da Malévola, uma da animação (pele verde, quero essa!) e uma da live-action.
Vevs, quando vc comentou a diferença entre o antagonista e o vilão, e citou o soldado invernal, um outro exemplo poderia ser nos Jogos Vorazes, correto ? Pq os tributos dos outros distritos são antagonistas, já q eles estão se colocando no caminho entre os protagonistas e os seus objetivos, mas o posto de vilão é ocupado pela Capital. Acertei ?
Sim, perfeito, principalmente quando pensamos nos carreiristas. Eu ainda os acho um tanto rasos, mas não consigo dizer que sejam vilões, eles são vítimas ali; e é mais triste quando a gente lembra que eles são treinados desde pequenos :/
+Vevsvaladares Então, as pessoas quando leem os livros acabam erroneamente os categorizando como vilões, quando na verdade, o verdadeiro vilão é o sistema desigual na qual eles vivem, deixando-os sem outra escolha senão lutar com o que for preciso pra sobreviver ? Hm, eu acho que já vi isso em algum lugar...
O anti-vilão é alguém que tem atitudes ~vilanescas~, mas com fins heroicos. Eu citei o Javert porque a vida dele é a justiça, mas isso o levou a ser obcecado por um único ex-prisioneiro e quase ferrar a história inteira por causa disso. No caso do Draco, o outro exemplo, é porque ele assume o papel de vilão na vida estudantil do Harry, mas no Enigma do Príncipe, a gente descobre que ele só estava participando do esquema megaevil (não sei até que ponto seria spoiler pra você) porque a família dele estava ameaçada. Ele continuou tomando decisões que o classificariam como vilão, mas não porque ele gostasse daquilo. Esclareceu um pouco? (:
TIRA OS OLHOS DO PRINCE PHILLIP! Ó lá o Eric, que cara legal... O Aladdin... P.S.: se não viu ainda, procura as outras ilustrações do finlandês que eu falei no vídeo (:
#pelodireitodeservilão Eu amo os vilões e anti hérois! Tanto que eu me apego quando eu vejo que o personagem não é bonzinho, acho eles até bestas! Também gosto daqueles que buscam fazer o bem, mas não vêem a grande porcaria que está fazendo, me divirto muito com eles! Um personagem que gosto muito é o Jorg da Trilogia dos espinhos.
Holden é um anti-herói por excelência! Na verdade, ele foi criado pra isso e faz parte da onda modernista de priorizar anti-heróis no lugar dos heróis. Jga no Google que aparecem vários estudos sobre os anti-heróis na literatura dos EUA.
+Juliana Almeida Booooooooooooa pergunta! Eu diria herói, mas um herói totalmente falho. Às vezes, a gente tem que ir pela função que o escritor deu ao personagem, e o Demolidor foi criado pra figurar entre os heróis e a Marvel tem esse histórico de heróis mais humanos. Mas essa dubiedade do personagem é incrível, ainda mais quando a gente pensa que o Fisk é um senhor anti-vilão, isso deixa o antagonismo entre eles ainda mais forte. É mais ou menos o que você pensa ou totalmente diferente?
#PeloDireitoDeSerVilão Essa coisa de ter que ficar justificando o vilão já cansou, né? Drácula, Malévola e o Coringa, por exemplo, são ótimos como vilões, ponto. E herói sempre está em um dos extremos, ou é sonso e passivo ou forte e durão, será que não existe um meio termo? Tira uma dúvida, a Imperatriz Criança em qual classificação de personagem ela se encaixa melhor? Li alguns meses atrás e tô confuso, achei a personagem meio complexa.
+Israel Barros Eu gosto particularmente de não sabermos isso da Imperatriz Criança, como o livro menciona várias vezes, o símbolo dela, a existência dela alimenta todas as criaturas, boas e más, então, acho que ela é algo acima do bem e do mal, ela seria uma representação da imaginação em toda a sua pureza e sem nenhum contato com a realidade, tanto que ela dá para o Bastian o AURYN para ele reconstruir Fantasia, mas não fala que ele vai perder suas memórias à cada desejo que ele faz, ela é só imaginação, então talvez não tenha noção que o escapismo extremo seja algo ruim, além do que, é dito que ela mesma não é uma Fantasiana, mas de outra espécie, poderia ser alguma outra parte da consciência humana, do mesmo jeito que todos em Fantasia fazem parte da imaginação.
+Israel Barros +Felipe Lima Eu fico uma semana doente e quanto volto, vocês já se resolveram HAHAHAHAHAHA Eu fiquei pensando bastante na Imperatriz Criança quando estava organizando o vídeo, ô personagem difícil! Ela é bem maquiavélica, isso sabemos, mas é difícil até mesma classificá-la como anti-vilã, porque até que ponto as ações dela foram ruins? O Bastian adorou ler o livro! No final, eu pensei o mesmo que o Felipe e a coloquei em uma instância superior, ela é um personagem, mas um personagem que representa algo muito maior, a própria fantasia (e Fantasia, o reino). Spoilers da vida real: vou falar um bocado sobre A História Sem Fim no próximo vídeo de teoria (;
Vevsvaladares Felipe Lima Acho que só a personagem da Imperatriz já daria um bom tema pra uma monografia, de tão complexa é...hahaha E aproveita pra te agradecer Vevs por essa indicação que já entrou no top de livros da vida.
Anti-heróis e 'braço-direito do mocinho' são meus personagens preferidos em termos de 'quero ser assim quando eu crescer'. Agora, sinceramente, me apego demais aos anti-vilões porque eles costumam tirar meu chão e me levar a reflexões filosóficas sobre leis, códigos morais, a natureza humana, os fins justificam os meios... eles realmente me fazem conhecer alguns demônios interiores. ^^"
Eu sou assim tambééééém! Acho que eu posso dizer que gosto de todos os tipos de personagem, mas anti-vilão chega pra abalar estruturas emocionais e fazer a gente repensar nos lados da história.
Jogando a polêmica de vez na mesa: eu sinto real dúvida quanto algumas personagens, principalmente em ASOIAF -- Ramsay, embora seja só vilão na série, é anti-vilão nos livros por causa da backstory, okay. Mas Cersei é o que minha gente? No primeiro livro e no segundo ela talvez seja uma anti-vilã com motivos para agir assim, talvez até anti-heroína. A partir do quarto livro Martin te joga guela baixo que é louca e que foi sempre assim desde criança, não a pobre Sansa que sofreu mudanças quando sofreu grandes decepções, qualificando-a como Vilã. E, ainda tem a Rã, que pode ter motivado um pouco a 'maldade' dela... E aí?
É por isso que eu cito tanto ASOIAF nesses vídeo de Teoria Literária. Aquilo ali dá tanto pano que faz inveja na Penélope! Deixa eu dividir pra não me perder: - Seguindo sua lógica, o Ramsay da série seria muito mais anti-vilão que o dos livros. Na série que eles priorizaram o mimimi meu pai não se orgulha de mim, no livro eu o acho um personagem até bastante raso, até porque só o vemos nos POVs do Theon, que não é um narrador confiável. Na dúvida, pra mim, em ambas as versões ele é vilão. Por mais que tenha um drama por trás, ele gosta muito de fazer maldades. Por outro lado, o Theon no Fúria dos Reis é um anti-vilão. A meta dela era ganha o respeito do pai, ele sabia que o que estava fazendo era errado, mas não viu outra saída. - Agora a Cersei é muito mais complexa! Na superfície, ela é o arquétipo da Rainha Má, mas o drama é maior que esse. Eu ainda a colocaria como vilã, mas uma "Sympathetic Villain" ou uma Vilã Trágica. A gente conhece o lado dela e é tenso, mas em nenhum momento ela parece ter metas/crenças heroicas a ponto de ser considerada uma anti-vilã.
+Gustavo Guimarães eu considero a Cersei vilã, só pelo fato de que ela é ruim desde criança. Ruim, porque assassinou a melhor amiga só por ela gostar do Jaime. Melara. Ela não ama ninguém a não ser a si mesma. Até o amor pelos filhos dá a entender que ela só se importa com eles por serem uma extensão de si mesma.
+Vevsvaladares Concordo! Agora que pensei um pouco aqui, faz realmente sentido. Você considera Daenerys anti-heroína ou heroína? Ela não está na Baía dos Escravos só pra satisfazer seus próprios interesses, isso me confunde quanto a ela ser anti-heroina, ela pensa estar salvando aquelas pessoas... mas não é heroína por muitas vezes, agindo ao contrário dos típicos heróis. Os que não gostam dela a julgam anti-vilã, porque ela estaria piorando a situação ali sem perceber. Enfim, ASOIAF tem muito personagem complexo que dá pra discutir por muuuito tempo hahaha.
+Thiago Silva Porque o roteiro está ruim. Eu não largo série por causa de ator, ainda mais uma série como Doctor Who, em que a mudança é o motivo pra durar tanto. E eu curti o Capaldi de Doutor (;
HAHAHAHAHAHA Joffrey tinha muito probleminhas. Mas sabe que eu acho que o comportamento do Joffrey piorou por ele viver em um lar totalmente desestruturado? A mãe odiava o pai, o pai não ligava pro filho... Pra quem já tinha tendências a transtorno de personalidade, foi quase um convite. (Calma, tem gente que defende o Joffrey, tipo, de verdade?)
Eu acho que sofro desse desgosto por heróis...rs, pq eu prefiro os anti heróis e prefiro muito. Tem heróis que eu gosto mas tem que ser um personagem muito bem construído. Já os vilões eu já aceito bem, também não gosto desse papo de que vilão sempre tem que ter um justificativa que vai causar um certe tipo de entendimento por suas atitudes, acho q o vilão pode ser mal e não um incompreendido (Claro que torcendo sempre para o personagem ser bem construído).
Vevs, sempre me incomodou essa onda de odiar o heroi. Tá por todo canto. Obviamente, não sou contra uma pessoa odiar o heroi, cada um com sua opinião. Mas eu não posso deixar de achar injusto a ideia de que o heroi é menos complexo. Eu pessoalmente nunca deixei de gostar dos herois, mesmo amando muito os anti-heroi e anti-vilão. Inclusive, tem um chamado Kennit, dos livros da Robin Hobb, Liveship Traders Trilogy, já leu? Ela é amiguinha do George, enfim, ele é atualmente o meu favorito. Simplesmente incrível. Mas nessa história mesmo, os herois são inegavelmente maravilhosos, tão trabalhados que você fica de boca aberta. É isso. Acho injusto essa (modinha?) de nem dar uma chance ao heroi só pelo fato de ele ser heroi.
Onde eu assino? Falou tudo, mas tudo mesmo! Eu não conheço essa trilogia, mas fico feliz de saber que existem livros com heróis bem trabalhados. O foco foi pro anti-herói e pro vilão por tanto tempo que a os heróis começaram a ser bem rasos... Acho que deveria voltar a ter histórias com heróis bem trabalhados pra tentar chamar o pessoal de volta (:
Não tenho um favorito.Isso depende de como a personagem foi desenvolvida.Já uma personagem que é impossível de se classificar é Jorg Ancrath,protagonista da Trilogia dos Espinhos.Eu o considero meu Anti-Herói favorito,mas outros o consideram um vilão terrível.
+Brasil Acima de Tudo Eu não li, mas achava que o próprio autor o tivesse definido como anti-herói, não? Às vezes, pra nós leitores, que temos a informação completa, o personagem pode ser uma coisa, mas pros outros personagem da história é outra.
Por favor, vídeo à parte sobre como analisamos personagens masculinos e femininos de forma diferente!!!
"Não romântico estilo flores e chocolate. Isso é..... Brega"
Não esperava menos de você, Vevs hahahahaha Vídeo sensacional
A imagem que eu passo... #PeloDireitoDeNãoSerRomântica HAHAHAHA
Eu nunca tinha parado pra pensar na existência do anti-vilão. Sempre aprendendo com os seus vídeos.
Mano quando a pessoa só usa os melhores exemplos merece meu like sua geeksinha
Gostei bastante da sua aula, eu gabaritei minha prova sobre análise da narrativa onde analisei o conto de Clarrice Lispector "O primeiro beijo". Estou aqui pois quero reforçar meu conhecimento pois hoje vou apresentar meu artigo, gostei do jeito que explica usando exemplos, amei o de GOT e o de Harry Potter ❤
Vevz você explicou de forma brilhante cada função de personagens aqui. Eu diria até que é uma video-aula. Adoro personagens expansivos ou seja aqueles que conversam com muitas pessoas durante a história.
Vídeo ótimo; depois daquele sobre narradores, estou lendo mais atenta à estrutura das histórias, coisa que nem sempre fiz...Tks, God, temos booktubers que nos instigam a pensar e dialogar com as histórias! \o/
Amo vilões, os bonzinhos são legais mas o que seria de uma história fantástica boa sem um vilão incrível. Recentemente "conheci" o Doctor Doom e estou apaixonado. Arrasou no vídeo Vevs
Concordo contigo, um bom vilão é sempre importante numa história de fantasia, mas acho que o desafio maior nessa histórias é criar um bom herói.
muito bom
Seus vídeos estão abrindo minha cabeça! Sempre tive curiosidade sobre teoria literária e o jeito como vc fala tudo fica fácil e envolvente!
Oba, mais teoria!!!!! #pormaisviloes
Sim, mais teoria o/
Adorando esses vídeos teóricos!!! 😍 Vevs, faz um sobre gêneros!!!! 😄
+Dario Pato Tá na lista! Provavelmente será o quarto vídeo de teoria -- oops, spoiler :xxx
+Vevsvaladares hahahah Esse spoiler vale!!! =D
Estou adorando passear.
Essa divisão plana X esférica me lembrou uma discussão "das braba" que meu professor teve com um aluno sobre Aurélia ser uma personagem esférica ou não. Foi uma treta forte.
Vevs você dá aula particular sobre essas teorias e tudo mais sobre o universo da literatura.. Porque eu tenho a impressão de que até aulas de mandarim com você podem ser interessantes... (#ArrasaFalandoSobreEssesAssuntos)
Aplausos, Vevs!
Estou saturado de precisarem justificar um vilão. Se por um lado amo que perdemos essa "visão monocromática" de bem e mal, me enjoa ter que explicar tudo pra todos.
Eh difícil nós definirmos personagens de quadrinhos americanos, pq varia mto dependo do roteirista, do momento e mesmo do apelo do público (vide Tony Stark antes, durante e depois a Guerra Civil). Mangás, por ter um fim, fica mais fácil, e se tem um personagem que eu amo/sou nessa vida eh o Orochimaru, de Naruto. O creepy favorito da galera começou sim como um vilão. Quiseram dar um backstage triste, mas eu pelo menos fingi que nem vi, pq ele eh aquilo que é sua mais sentia falta em uma história: Um vilão causador! #PeloDireitoDeSerVilão
Anti-heróis são personagens ótimos, mas me chame de hipócrita, porem não consigo ter um apego a eles como protagonista, acho que as únicas excessões são o Dorian e o Lestat, apesar do primeiro passar por uma mudança brusca e o segundo eu só tê-lo visto como uma figura mais heróica n ' O Vampiro Lestat (soh li os dois primeiros das Crônicas até o momento).
Olha que interessante, eu nunca nem sequer procurei saber sobre anti-vilões, pra ser sincero nunca tinha nem ouvido essa expressão. Mas a idéia de caracterização pode alterar a depender do ponto de vista? Analisemos, por exemplo, a Sininho, de Peter Pan. Ela pode ser considerada uma antagonista da Wendy, uma anti-heroína e mesmo uma heroina, por ter salvado o Peter?
Estou gostando muito dessa série de vídeos! Agora, além de dar pitaco nos narradores, vou ficar amolando ps personagens tbm!
Amando esta série, #pelodireitodeservilao
Excelente vídeo, Vevs!
Obrigada :3
Um tipo de personagem q é bacana de comentar são os mestres, que se encaixam como herói, mas não praticam a ação principal, apenas ensinam e conduzem. Pode haver um anti-mestre também, que ensinaria errado (?). Em algumas histórias, até o vilão tem um mestre.
Se é um mestre a ajuda o herói de verdade, é herói. Se é um mestre e sacaneia, bom, tem que ver por que e aí classificar nos outros tipos.
Ooooou... você pode ter acabado de criar um novo tipo de personagem!!!!!
dica pro próximo vídeo tipos de enredo.... tá muito bom esse novo quadro do canal continue assim grande abraço!
+Abraão Palheta Foi quaaaaaaaaase!
+Vevsvaladares
muito bom saber seus vídeos tem me ajudado muito... Já estou ancioso pelo próximo vídeo!
Oi Vevs :)
Estou amando a programação do canal, vi vários vídeos antigos também, muito mara.
Pelas citações acho que você vê os filmes da Marvel
+Jecineide Carvalho A Teoria Literária é a base, daí pode fugir do assunto o quanto quiser.
"quer atenção desliga a wi-fi do mundo" >>>> SO TRUE!!!
Eu sou uma das únicas pessoas que conheço que defende o primeiro filme do Thor, e isso justamente porque Loki é um vilão bem complexo. A Marvel vacilou naquela parte na Terra, mas o drama em Asgard é tão Shakespeare que faz total sentido ter sido dirigido pelo Kenneth Branagh, fora que o Tom Hiddleston é ator shakespeareano, então ele acabou levando boa parte da carga dramática.
No primeiro Thor, essa linha entre herói e vilão é muito mais tênue porque Thor é um babaca, Odin é um babaca, Loki também é um babaca. E uma coisa que passa meio despercebido é que a intenção do Loki no final não era governar Asgard, mas provar ser um filho capaz, daí a armadilha pra atrair o Laufey. E depois de cair, ele fica loucão.................... Nada disso justifica as ações dele, mas, como você disse, é importante entender as motivações.
Eu já sou #TeamCap. O Steve é bonzinho? É. Mas ele tá o tempo todo correndo o risco de passar pro outro lado -- trabalhando pra S.H.I.E.L.D (feat. HYDRA), como seria diferente? E essa é uma luta interna que eu gosto de ver nos heróis, eles não precisam ser seres superiores incorruptíveis, mas gente como a gente (ou quase), que escolhe fazer algo bom, mesmo se caminhos mais ~atrativos~ se abrirem.
A music da vinheta é a mesma dos vídeos do Tempero Drag
Moça, estou adorando suas aulas, vou até aproveitá-las para elaborar meu projeto de Análise e Prática de Estágio Obrigatório.
Aula? Eu não dou aula!
Mas que bom que está ajudando, só cuidado porque aqui está tudo bem superficial, não tem como aprofundar em um vídeo de 10 minutos. Na descrição eu deixei uns nomes de textos, talvez seja útil ((:
mille grazie!
Adorei o video, concordo plenamente sobre vivermos na época do Anti-herói!
Conforme você foi falando comecei a lembras da série The Vampire Diaries na qual tem o personagem Damon Salvatore, inicialmente ele é o maior vilão e percebemos a complexidade por trás disso ...
Muito joinha o Video, me inscreverei!
Vevs, amo demais essa coerência das tuas críticas! terminei o vídeo com aplausos ashuahsu #PeloDireitoDeSerVilão
+SamDL Às vezes, acho que as coisas só fazem sentido na minha cabeça, aí imagino o pessoal assistindo com cara de QQQQ HAHAHAHAHAHA Então, obrigada!!
+Vevsvaladares Não! Teus vídeos sempre fazem muito sentido pra mim. Amo o canal, e essa série tá muito boa, não para, please. Beijos ❤️
Que vídeo excelente! Tô amando essa série de vídeos. Parabéns!
Adorando essa série de vídeos! Aprendendo muito!
#pelodireitodeservilão
Vídeo excelente! Adoro sua forma bem humorada de explicar esse assuntos. Só fiquei perdida com a referência a Got, já que nunca li/ assisti.
Que bom que gostou \o/
Dica: releva os exemplos de GoT e foca nos tipos. Você não precisa saber quem é Ramsay, só precisa saber que Ramsay era um personagem secundário que ganhou foco de protagonista.
Eu sempre acabo voltando pros exemplos de ASOIAF/GoT porque o GRRM planejou muito bem as estruturas narrativas, os exemplos são muito ricos.
Parabéns pelo conteúdo!
Olá, Vevs :)
É claro que eu não podia me conter é tenho que citar novamente 'Desventuras em Série'. Amo muito esses livros é acho genial a forma como o ator vai desconstruindo os órfãos de heróis a vilões. O que eu acho mais incrível é pq os reais motivos do Conde Olaf nunca são totalmente revelados pq não precisa ele é ruim pq sim (Espero fazer sentido) #PeloDireitoDeSerVilao
+Nayra Regilca Se eu sempre uso ASOIAF de exemplo, tá liberado falar de DeS HAHAHAHAHAHAHAHAHA
Eu também acho o trabalho de construção dos personagens dessa série uma coisa maravilhosa, especialmente porque todo mundo tem algo a esconder e a gente nunca sabe a história completa.
oi. admiro intensamente suas dicas e seu trabalho.
PS: meu estilo literário de personagem, hoje em dia são os ant-herói, mas quando me atrevo a escrever acabo apenas dando incenso aos personagens que não podem ser classificados como bons ou mal em que toda opinião reverente as decisões deles apenas são questão da opinião das pessoas que lêem.
PS2: poderia fazer um vídeo sobre a arte de desenvolver capas, mapas e gravuras em livros.
Já aderi ao #pormaisviloes
Vê,
Que sensacional sua forma de fazer vídeos. Me levou à curiosidade de pensar sobre esses aspectos teóricos dos personagens. Fantástico. AMEI mesmo
Vevs, adoro essa sua série de vídeos. ♥
Fico muito feliz, de verdade, porque eu estou me divertido muito com eles! (:
o melhor vídeo. Vevs, vc pensa em escrever um livro algum dia? Ql série está assistindo agr? bj, seu canal é top.
Vídeo sensacional, apenas
Aí o Psychobooks aparece aqui pra comentar vídeo meu e eu fico besta sem saber o que responder :x
(me deixa ter ataque de fangirl!)
Obrigada!!
Nossa. No livro "O Sonho do Tigre", ultimo da saga da Maldição do tigre, eu sou apaixonada pela Deusa Durga, que é a personagem secundária, gosto muito mais dela do que do protagonista que é Kishan o Tigre negro. Amei seu vídeo. Obrigada.
Como você classificaria os personagens de Os Irmãos Karamazov? Aliocha herói; Ivan anti-herói; Dmitri anti-vilão e Fiodor vilão? Ou alguns personagens são simplesmente inclassificáveis nesse quesito?
Ai, tô adorando!
AEEEEEEEE assim que é bom! (:
Eu não estudo Teoria Literária, nem nada do género, mas sou um nerd no que toca a Português. Adoro estudar obras, principalmente as que eu gosto, e de ouvir a minha professora a explicar todas essas diferenças. Quando soube que ias fazer videos sobre isso, fiquei muito contente mesmo. :) :) :)
Sem dúvida, que os personagens "esféricos" são os que cativam mais a leitura e exemplo disso é não mais não menos que as "Crónicas de Gelo e Fogo", em que GRRM dá um sambada na cara das pessoas, fazendo-nos amar uma personagem e em outro livro odiá-lo. Outro exemplo disso, é Eça de Queirós n' "Os Maias" (não sei se conheces), mas ele parte do mocinho muito engraçado e traquina para um anti-heroi que as pessoas não sentem qualquer empatia com ele.
Quanto às personagens secundárias serem muitas das vezes a razão de nós gostarmos da história é bem verdade, principalmente quando a narrativa aparece em primeira pessoa, no caso da Saga do Assassino, por exemplo. O personagem principal é muito bom, mas o que faz a história saltar é quando nos apercebemos o quê que acontece à sua volta com o resto da corte e por aí....
Vevs, queria agradecer muito pelo facto de fazeres video sobre Teoria Literária. Gosto mesmo muito :D :D
Sou um dos teus fãs daqui de Portugal ;) Joinha :P
Ps: gostava de videos com mais frequência, mas fico contente que demores e apresentes videos com tanta qualidade :)
Muito bom! Adorei o vídeo, Vevs!
melhor série
Amo esse tipo de vídeo 💙💙💙💙💙💙
Vevs, não sei se você já viu o seriado Suits (muito bom, recomendo bastante - tem no Netflix), mas quando você citou o Anti-Vilão, só lembrei do Louis! Um advogado excelente, brilhante na corte, mas sem traquejo social - o que poderíamos chamar de "weirdo". No começo ele tá sempre lá, bisbilhotando nos casos de Mike e Harvey, exigindo uma promoção para a chefe, Jessica, e parece ser aquele cara bem irritante, mas conforme o conhecermos melhor, vimos quão ele é esforçado, engraçadíssimo (as melhores alfinetadas!), só não consegue de forma alguma se encaixar naquele ambiente.
E já tinha visto uma matéria no blog da editora Intrínseca, não lembro a autora, sobre a necessidade de vilãs femininas, da necessidade de explorar o lado caótico e sombrio do gênero, citando a Gillian Flynn como exemplo.
+Emanuelle Lima Nunca assisti Suits, mas sua descrição me lembrou um pouco o Mr. Norrell, que eu considero um anti-vilão.
Sobre as vilãs femininas, acho que precisamos mesmo é de mais vilãs complexas, porque vilã por vilã, a gente tem um lista e elas têm os motivos mais rasos do mundo, geralmente inveja ou ciúmes e de uma forma bastante sexista. Indo bem no básico, a Rainha Má quer matar a Branca de Neve por inveja por causa da beleza, eu nunca vi um vilão masculino com tal motivação. Agora, quanto a Gillian Flynn... Hmm... eu tive meus poréns com Garota Exemplar (só vi o filme), mas acho um bom caminho.
me inscrevi no canal hoje e já sai um vídeo sobre teoria literária \O/
sensacional !!!!!
Mas olha só!!
Que bom que começamos bem (: Imagina se eu tivesse aparecido pra falar de um livro que você odeia? HAHAHAHAHA
kkkk vdd
Como não amar esta série de vídeos?
#pelodireitodeservilão. Pessoas interessantes me cativam, e sinto isso quando leio histórias que sabem explorar seus personagens, apesar de achar que bons personagens acabam morrendo na lama de histórias ruins. Adorei conhecer melhor sobre o tema. Você tem algum texto não muito técnico para indicar sobre o assunto?
um grande abraço. Jeferson
Tem coisa mais triste do que bons personagens em histórias ruins? É de partir o coração em milhares de pedacinhos D:
Na descrição do vídeo, eu deixei o nome de três textos: um deles é o livro do Vladimir Propp, que analisou os tipos de personagens nos contos de fadas (e são personagens que aparecem em outras histórias também), o outro é um texto específico sobre anti-heróis e tem o livro do Antonio Candido sobre a personagem no romance. Acho que são textos bem acessíveis ((:
O que eu acho que acontece quanto essa questão de vilão e anti-heroi é que a gente ta tão acostumado com o anti-heroi que quando chega um vilão de verdade, a gente sente raiva e se revolta com aquele personagem. Por exemplo, em Sherlock. Todo mundo tava acostumado com o Moriarty (q eu sinceramente não sei mais oq aquele cara é) e aí aparece o Magnussen. Todo mundo se revoltou, porque "isso é um absurdo! Esse cara é muito mau. Por que ele faz isso?? Cadê o Moriarty?" A gente acabou se acostumando com um formato mais bem e mau, e não bem vs mau. Aquela coisa: Você não precisa ser mau e nem precisa ser bom, basta ser um pouco dos dois na medida certa. Acho q isso de certa forma prejudica um pouco a literatura atual. É bom ler esse tipo de livro onde é difícil descobrir quem ta do lado de quem? Sim, é ótimo e eu adoro. Mas é bom as vezes ver uma situação onde a pessoa é má simplesmente pelo ato de ser, onde o mau é mau por si só.Ps: Acho que os criadores de Once Upon A Time precisam conhecer a tag #pelodireitodeservilão
#PeloDireitoDeSerVilão 😈
Estou adorando essa nova série do canal \o/
O personagem esférico e as redondas ?
#somos todos vilãos! hahah
AMEI!!! Eu andava pensando sobre isso! Não entendo de personagens e narrativas, mas tb sinto falta de vilões de raiz! Nem todo mundo tem uma explicação para suas maldades, tem gente que é ruim de pronto! Se a gente for comparar à vida, tem pessoas que sofrem desde criança e são pessoas muito boas e lindas, ao contrário de alguas pessoas que são ruins e colocam a "culpa" no passado. Bondade ou maldade todo mundo tem, cada um explora o lado que é mais confortável!!!
ODIEI terem humanizado a Malévola tb!! Ela era minha bruxa favorita!!!
Adoro anti-heróis tb pq é mais fácil de se identificar. Embora a sua explicação de Cinderela pra mim é uma das melhores interpretações! Acho que Disney (por mais que eu ame) estragou mto os contos de fadas. Esses dias vi uma matéria dizendo que estão lançando livros anti-princesas, com mulheres fortes como Frida Kahlo. Eu acho tonto! Dá muita raiva.. não acho as princesas tontas, a Disney que deu um jeitinho de deixá-las muito frágeis. rs O que vc acha sobre essa transformação dos contos de fadas originais com a versão Disney? Tio Walt cagou no maiô??
Espero que vc continue com esses temaas por que eu to amando!
Na verdade, quem começou com a suavização dos contos de fadas foram os próprios irmãos Grimm, que todo mundo idolatra como "criadores de contos de fadas macabros". E eles nem sequer eram os criadores, só compilaram as histórias da tradição oral!
Sinceramente, não sei por que implicam tanto com as princesas. Eu cresci vendo esses filmes e nunca me tornei o que alguns alegam que as meninas se tornariam: donas de casa passivas. Eu consigo ver personalidade na maioria delas (Aurora eu dou um desconto porque o cabelo dela é lindo, mas a coitada só dorme, aí fica difícil). É aí que entra meu ponto de que ser gentil, ser bondoso é visto como fraqueza. Frida Kahlo era uma mulher forte, Audrey Hepburn, que muitos só lembram como a "Bonequinha de Luxo", também o era.
E pode parar com isso de dizer que não entende de narrativas e personagens, olha só que comentário super pertinente esse que você deixou xDD
+Vevsvaladares Vc é linda, obrigado por responder e pela luz do comentário! Olha, to tentando defender a Aurora, mas tb to achando difícil! rs Embora ela seja uma camponesa tipo aquela "de nobre coração que vai todos os dia ao bosque recolher lenha" e isso faz com que ela não seja nada delicada como no desenho, ela é meio desgraçada da vida, né? Ela é "atacada" por um principe no meio da floresta, gama nele (ui! rs) e é obrigada a ser princesa para cumprir o seu destino mortal, sendo que ela tava super de boas na floresta. Acho que é uma das mais sofridas, talvez. Ela indo pra roca é tipo Harry Potter indo pro Voldermort... rs enfim... XD
eu tô rindo muito de você falando da sansa e do theon, e o comentário do sangue nos olhos... eu fiquei na mesma situação.
Eu fui tão controlada, né? HAHAHAHAHAHAHA
Impressionante. Se tivesse sido eu, o vídeo seria deletado por conta da linguagem imprópria.
Oi! Qual livro vc indicaria para aprofundarmos nos elementos da narrativa literária? Um livro ou um autor que tenha uma linguagem simples e precisa. 😉
Vc pretende fazer um video de indicações de livros teóricos?
+Izabela Souto Eu deixo algumas referências teóricas na descrição do vídeo (:
Não tinha prestado atenção. Desculpa, pelo comentário idiota então :/
Super concordo com #pelodireitodeservilão!!!!
Não sei o porquê das pessoas pensarem que antagonistas são vilões... por exemplo: em Otelo, de Shakespeare, o antagonista não é o Iago e sim o CIÚMES do Otelo.. sim, algo que ele fica lutando a obra toda...
Sim, eu acredito que o antagonista de muita história pode ser algo mais filosófico, metafísico, às vezes algo na própria pessoa, como no caso do Otelo. Nem tudo tem que ser personificado.
@@Vevsvaladares Acredito que um grande exemplo disso são as Crônicas vampirescas.
Qual é a sua opinião sobre o personagem Satanás no Paraíso Perdido de Milton?
#pelodireitodeservilão sim, apoio essa causa, adoro Voldemort, amo a Dolores Umbrege, e amo de paixão a minha e só minha... Belatrix Lestrange....
amos os vilões e acho que eles merecem mais destaques, foi por isso que resolvi escrever uma história que ressaltasse o vilão.... eles merecem mais considerações...
"Cinco temporadas de merlin e eu só consigo lembrar de três?" Diva, rainha, zero defeitos.
2471194/qual-personagem-dos-desenhos-animados-e-a-sua-cara/
A profundidade de uma colher de chá... Hermione feelings ❤️
no romance HELENA de Machado de Assis, quem é protagonista? ou antagonista, Helena ou Estácio?
Difícil dizer porque é narrado em terceira pessoa e vira e mexe Machado foca em um ou em outro. Mas aparentemente, Estácio é o antagonista porque toda a desgraça que acontece no fim do romance é desencadeada por ele, ele encontra o pai verdadeiro de Helena, ele entrega ela a família, ele sentia ciúmes e queimou a carta de Mendonça, mesmo não intencionalmente, Estácio como menino mimado faz o enredo caminhar pro fim, enquanto Helena sofre as consequências e a dor é focada nela como se ela realmente tivesse maior parte do protagonismo
olá gostei muito.do vídeo, queria saber se você tem vídeo-aulas também?
Vevs, seu vídeo me fez pensar mais uma vez em um "problema" que não me sai da cabeça: estou lendo "Guerra e Paz", já estou chegando ao final, mas uma questão permanece: quem é o personagem principal daquele livro? O tradutor, na apresentação, sugere Pierre, mas não concordo com ele, para mim não há nada na narrativa que o faça sobrepujar os demais personagens, tão importantes quanto ele; seria, então, a sociedade russa do começo do século XIX? Talvez. O mesmo problema eu tive quando da leitura de "Os Miseráveis", mas de forma bem mais atenuada. Acho que quando você comentou essa obra, disse que o narrador era o protagonista; concordo. Em relação à rejeição atual ao herói, já li várias vezes que este seria um grande problema da literatura brasileira, em que faltam heróis e abundam personagens de alguma forma "disfuncionais", "deslocados". Tendemos a ver a virtude como algo pedante e impossível. No mais, ótimo vídeo!
Vevs Macbeth (já pegando o hype do filme) seria mais um anti-herói protagonista ou um vilão protagonista?
Vevs, vc podia fazer um vídeo sobre os seus personagens favoritos! :)
#pelodireitodeservilão
eu visto muito de anti-heroi principalmente nos animes.
beijos adoro seus videos
Será que a Margaret, mãe da Carrie (Carrie, A Estranha - S. King) pode ser vista como vilã?
#PeloDiretoDeSerVilão
Meus conhecimentos de Stephen King são bem limitados. Me diga você, como ela seria classificada? As características de cada um estão aí no vídeo, é só analisar (:
Continue com os vídeos de teoria, estão muito bons. Não que todos os outros não sejam também, rs ;D #pelodireitodeservilão
Muito bom vídeo Vevs. Seria Dom Quixote um herói ou anti-herói ? Talvez um anti-herói que queira ser herói.
E Raskólnikov então que parece se encaixar em todas as definições apresentadas. A não ser a do herói, porque né...
Acredita que eu citei o Raskólnikov, mas tinha barulho no fundo e eu tive que cortar? DDD:
Quando eu estudei o Dostô na faculdade, a turma inteira o achava anti-herói (considerando que Dostô era mestre nisso desde o Memórias do Subsolo) e eu o achava anti-vilão. Sei lá, ele jura que já fazendo o maior bem pra humanidade provando a teoria dos seres humanos inferiores e superiores, mas só faz besteira! HAHAHAHAHAHA
E acho que o Dom Quixote é isso mesmo: um anti-herói que pensa ser herói. Coitado...
#PeloDireitoDeSerVilão
Sabia que a Vevs ia falar de Theon e GOT, mds, tava sentindo aqui...
Mas primeiro, organização da Vevs nota mil, até com leituras e tudo bonitinho.
Alguns personagens são maus. Malucos, perturbados de verdade. Ou só maquiavélicos. Mas isso porque o objetivo deles é o que realmente importa, e está acima de tudo e todos. Tipo, Drácula, Amazing Amy, Libby Day, aquela doutora de A menina que tinha dons... Antagonistas, certo? Não sei dizer, alguma coisa sobre esses personagens desperta em mim um sentimento de identificação subliminar. "Nossa, eu quero que a Amy termine de esculachar o Nick". Uma coisa estranha, mas esse sentimento aparece, mas não é constante o suficiente pra se tornar uma regra e se aplicar a todos os antagonistas. As vezes, os antagonistas são muito muito interessantes, porque não se tem que esperar nada de bom deles, e nada de nada em geral. Então eles só surpreendem.
O segredo aqui é descobrir quando eu não vou falar do Theon e de GoT HAHAHAHAHAHA Mas fazer o que, GRR Martin escreveu quase que uma cartilha de Teoria da Narrativa, dava pra analisar tudo isso só usando as Crônicas. E que oportunidade maravilhosa pra falar que o problema daquele plot ali já começou na inversão de funções -- descaracterização me irrita mais que as invenções aleatórias de D&D.
Minha relação com os antagonistas depende muito de quem eles estão antagonizando e por que, mas acho que eles foram ficando mais interessantes à medida que os protagonistas (muitas vezes, heróis) foram ficando mais rasos.
Adooooro analisar personagens! E muito obrigado, eu acho muito cansativa essa moda de "heróis são chatos, vilões são incompreendidos". #pelodireitodeservilão e ainda #pelodireitodeserherói
E eu voto por um vídeo sobre personagens masculinos e femininos! *0*
Amo seus vídeos, Vevs!
Nossa, sim, amei o #PeloDireitoDeSerHerói! Isso é algo que eu vou defender sempre, porque se depender daqui a pouco só tem história de ~vilão incompreendido~
Ouvi que protagonista/antagonista e personagem central são diferentes. Um exemplo é o primeiro filme dos Piratas do Caribe: o protagonista era o casal William e Elizabeth, o antagonista era o Barbosa, e o personagem secundário era o Jack Sparrow, mas este roubava a cena e acabava sendo o centro muitas vezes. Nos demais filmes ele acabou virando protagonista.
Hmm... acho você confundiu com protagonista ser diferente de herói, não?
O protagonista, necessariamente, é o personagem central. Isso está na própria etimologia da palavra. O que pode acontecer é uma história ter o vilão como protagonista, ou um personagem secundário, como você exemplificou com o Jack Sparrow (:
Mas no primeiro filme o Jack tem um destaque tão grande q a gente presta mais atenção nele do que no casal. Eu até achei q o Jack era o protagonista depois q terminei de ver o filme na primeira vez.
Seus vídeos são um prazer autodestrutivo
Vevs, primeiramente, parabéns pelo vídeo, valeu a pena esperar. Queria sua opinião a respeito do Capitão Nemo (20 mil léguas submarinas), eu sempre fico em dúvida se ele é só antagonista ou se também é vilão
Ps.: também adoro a mother gothel (que por algum motivo insisto em chamar de mother gotham, vai entender). Por um mundo com mais vilões literários assim #PeloDireitoDeSerVilão
Ps. 2: Eu também só fui ver os barquinhos
Cercei é um anti-herói ou anti-vilão?
Com certeza meu tipo de personagem preferido é o anti-herói, são os mais engraçados e não fazem drama, vamos combinar drama demais em um personagem cansa! Sempre me lembro do sargento de milícias que é um dos meus personagens preferidos.
PS .. não acredito que Cercei seja uma vilã
Acredito que você acabou de ler o outro comentário sobre a Cersei, né?
Então, eu ainda acho que ela é vilã, mas uma Vilã Trágica. Pra ela ser uma anti-heroína, ela teria que ter atitudes heroicas, até agora, não vimos nenhuma. Ela poderia ser uma anti-vilã, mas o anti-vilão busca uma meta heroica e eu ainda vejo muito egoísmo e maldade na Cersei, e isso desde pequena.
Mas como ela é uma personagem bem complexa, por isso não fica naquela nota única de ser maldosa e pronto. A gente conhece o drama pessoal dela e até simpatiza.
+Vevsvaladares ... aguardando atitudes heróicas dela. Mas de qualquer jeito o carácter mãe dela alguma hora vai prevalecer!
"erra feio, erra feio, erra rude"
terminei de ver a lenda de Korra e percebi que a Kuvira é um ótimo exemplo de anti-vilã, aliás, acho que todos os vilões da lenda de Korra são anti-vilões.
O Conde de Monte Cristo(Edmond Dantès), personagem maravilhoso que considero um dos melhores no quesito Anti-herói. Apesar que as vezes as motivações dele parecem meio complicadas. Você consideraria ele alguma outra coisa? Ótimo vídeo! Realmente nos faz pensar em como nos relacionamos com esses personagens.
#pelodireitodeservilao Vamos combinar, a Maleficent é a vilã mais diva dos filmes da Disney, eu queria um bonequinho Pop! dela.
Eu jurava que quem dublou as canções do Prince Philip tinha sido o mesmo ator que interpretou o Freddy, daquele filme com a Audrey Hepburn, My Fair Lady, porém fui checar agora, e nopes, não foi. Achava o timbre muito parecido.
Peter Pan seria um anti-herói? Estou lendo o livro, e não dá para dizer que o menino Pan pertença ao lado branco da força.
Vevs, vc teria outra indicação sobre teoria literária fora o Operadores de leitura da Narrativa? Este eu não consigo encontrar :(
Tem bonequinhos Pop! dela? * - * Porque eu passei a vida querendo um da Catelyn e nunca fizeram mimimimimi
Eu não lembro dele cantando... Só lembro do "mas, papai, estamos no século XIV!" e o "você gosta de cenouras?" qqqqq
Eu acho Peter Pan MUITO anti-herói. MUITO MESMO! Mas ele jura que tá sendo a pessoa mais heroica da província, né? Isso que é legal, como leitores, a gente percebe quem os personagens realmente são.
Na descrição desse vídeo eu deixei uns três livros, mas são mais específicos sobre personagens, vou ver se lembro de algum outro sobre Teoria da Narrativa mesmo.
+Vevsvaladares Oops, passei batido pela descrição do vídeo desta vez, vou conferir as suas indicações.
Tem Pop!'s das vilãs da Disney!!! Já vi da bruxa da Branca de Neve, da Ursula, da Cruela Devil, e duas versões da Malévola, uma da animação (pele verde, quero essa!) e uma da live-action.
Teoria hoje , teoria amanhã , teoria sempre.
Mdsss quando ela fala de um livro que eu não li e eu fico tipo: tenho que ler pra entender tudo que ela fala kkkkkk
Vevs, quando vc comentou a diferença entre o antagonista e o vilão, e citou o soldado invernal, um outro exemplo poderia ser nos Jogos Vorazes, correto ? Pq os tributos dos outros distritos são antagonistas, já q eles estão se colocando no caminho entre os protagonistas e os seus objetivos, mas o posto de vilão é ocupado pela Capital. Acertei ?
Sim, perfeito, principalmente quando pensamos nos carreiristas. Eu ainda os acho um tanto rasos, mas não consigo dizer que sejam vilões, eles são vítimas ali; e é mais triste quando a gente lembra que eles são treinados desde pequenos :/
+Vevsvaladares Então, as pessoas quando leem os livros acabam erroneamente os categorizando como vilões, quando na verdade, o verdadeiro vilão é o sistema desigual na qual eles vivem, deixando-os sem outra escolha senão lutar com o que for preciso pra sobreviver ? Hm, eu acho que já vi isso em algum lugar...
8:15 Siimmm, mto eu
Não consegui entender direito o que é o anti-vilão :/
O anti-vilão é alguém que tem atitudes ~vilanescas~, mas com fins heroicos.
Eu citei o Javert porque a vida dele é a justiça, mas isso o levou a ser obcecado por um único ex-prisioneiro e quase ferrar a história inteira por causa disso. No caso do Draco, o outro exemplo, é porque ele assume o papel de vilão na vida estudantil do Harry, mas no Enigma do Príncipe, a gente descobre que ele só estava participando do esquema megaevil (não sei até que ponto seria spoiler pra você) porque a família dele estava ameaçada. Ele continuou tomando decisões que o classificariam como vilão, mas não porque ele gostasse daquilo.
Esclareceu um pouco? (:
Pera, Price Phillip também foi minha primeira crush GET OFF THE WAY VEVS
TIRA OS OLHOS DO PRINCE PHILLIP!
Ó lá o Eric, que cara legal... O Aladdin...
P.S.: se não viu ainda, procura as outras ilustrações do finlandês que eu falei no vídeo (:
#pelodireitodeservilão Eu amo os vilões e anti hérois! Tanto que eu me apego quando eu vejo que o personagem não é bonzinho, acho eles até bestas! Também gosto daqueles que buscam fazer o bem, mas não vêem a grande porcaria que está fazendo, me divirto muito com eles! Um personagem que gosto muito é o Jorg da Trilogia dos espinhos.
Holden de catcher in the rye seria um anti-herói ou anti-vilão? Bjs parabéns pelo canal
Holden é um anti-herói por excelência!
Na verdade, ele foi criado pra isso e faz parte da onda modernista de priorizar anti-heróis no lugar dos heróis. Jga no Google que aparecem vários estudos sobre os anti-heróis na literatura dos EUA.
+Vevsvaladares ah sim muito obrigado 👍🏼
#PeloDireitoDeSerVilão e novos vídeos seus.
Vevs, você vê o Demolidor com herói ou anti-vilão? 'o'
+Juliana Almeida Booooooooooooa pergunta!
Eu diria herói, mas um herói totalmente falho. Às vezes, a gente tem que ir pela função que o escritor deu ao personagem, e o Demolidor foi criado pra figurar entre os heróis e a Marvel tem esse histórico de heróis mais humanos.
Mas essa dubiedade do personagem é incrível, ainda mais quando a gente pensa que o Fisk é um senhor anti-vilão, isso deixa o antagonismo entre eles ainda mais forte.
É mais ou menos o que você pensa ou totalmente diferente?
Você é ótima, Verônica! #PeloDireitoDeSerVilão HAHAHAHA
🥰
#PeloDireitoDeSerVilão
Essa coisa de ter que ficar justificando o vilão já cansou, né? Drácula, Malévola e o Coringa, por exemplo, são ótimos como vilões, ponto. E herói sempre está em um dos extremos, ou é sonso e passivo ou forte e durão, será que não existe um meio termo?
Tira uma dúvida, a Imperatriz Criança em qual classificação de personagem ela se encaixa melhor? Li alguns meses atrás e tô confuso, achei a personagem meio complexa.
+Israel Barros Eu gosto particularmente de não sabermos isso da Imperatriz Criança, como o livro menciona várias vezes, o símbolo dela, a existência dela alimenta todas as criaturas, boas e más, então, acho que ela é algo acima do bem e do mal, ela seria uma representação da imaginação em toda a sua pureza e sem nenhum contato com a realidade, tanto que ela dá para o Bastian o AURYN para ele reconstruir Fantasia, mas não fala que ele vai perder suas memórias à cada desejo que ele faz, ela é só imaginação, então talvez não tenha noção que o escapismo extremo seja algo ruim, além do que, é dito que ela mesma não é uma Fantasiana, mas de outra espécie, poderia ser alguma outra parte da consciência humana, do mesmo jeito que todos em Fantasia fazem parte da imaginação.
Felipe Lima Vendo por esse lado faz sentindo mesmo, vlw pela resposta. ;-)
+Israel Barros +Felipe Lima
Eu fico uma semana doente e quanto volto, vocês já se resolveram HAHAHAHAHAHA
Eu fiquei pensando bastante na Imperatriz Criança quando estava organizando o vídeo, ô personagem difícil! Ela é bem maquiavélica, isso sabemos, mas é difícil até mesma classificá-la como anti-vilã, porque até que ponto as ações dela foram ruins? O Bastian adorou ler o livro!
No final, eu pensei o mesmo que o Felipe e a coloquei em uma instância superior, ela é um personagem, mas um personagem que representa algo muito maior, a própria fantasia (e Fantasia, o reino).
Spoilers da vida real: vou falar um bocado sobre A História Sem Fim no próximo vídeo de teoria (;
Vevsvaladares Felipe Lima Acho que só a personagem da Imperatriz já daria um bom tema pra uma monografia, de tão complexa é...hahaha
E aproveita pra te agradecer Vevs por essa indicação que já entrou no top de livros da vida.
:) A História Sem Fim, uma das poucas coisas que me faz chorar, morte de cavalos não dá!
Anti-heróis e 'braço-direito do mocinho' são meus personagens preferidos em termos de 'quero ser assim quando eu crescer'. Agora, sinceramente, me apego demais aos anti-vilões porque eles costumam tirar meu chão e me levar a reflexões filosóficas sobre leis, códigos morais, a natureza humana, os fins justificam os meios... eles realmente me fazem conhecer alguns demônios interiores. ^^"
Eu sou assim tambééééém! Acho que eu posso dizer que gosto de todos os tipos de personagem, mas anti-vilão chega pra abalar estruturas emocionais e fazer a gente repensar nos lados da história.
#pelodireitodeservilão!!!
Jogando a polêmica de vez na mesa: eu sinto real dúvida quanto algumas personagens, principalmente em ASOIAF -- Ramsay, embora seja só vilão na série, é anti-vilão nos livros por causa da backstory, okay. Mas Cersei é o que minha gente? No primeiro livro e no segundo ela talvez seja uma anti-vilã com motivos para agir assim, talvez até anti-heroína. A partir do quarto livro Martin te joga guela baixo que é louca e que foi sempre assim desde criança, não a pobre Sansa que sofreu mudanças quando sofreu grandes decepções, qualificando-a como Vilã. E, ainda tem a Rã, que pode ter motivado um pouco a 'maldade' dela... E aí?
É por isso que eu cito tanto ASOIAF nesses vídeo de Teoria Literária. Aquilo ali dá tanto pano que faz inveja na Penélope!
Deixa eu dividir pra não me perder:
- Seguindo sua lógica, o Ramsay da série seria muito mais anti-vilão que o dos livros. Na série que eles priorizaram o mimimi meu pai não se orgulha de mim, no livro eu o acho um personagem até bastante raso, até porque só o vemos nos POVs do Theon, que não é um narrador confiável. Na dúvida, pra mim, em ambas as versões ele é vilão. Por mais que tenha um drama por trás, ele gosta muito de fazer maldades. Por outro lado, o Theon no Fúria dos Reis é um anti-vilão. A meta dela era ganha o respeito do pai, ele sabia que o que estava fazendo era errado, mas não viu outra saída.
- Agora a Cersei é muito mais complexa! Na superfície, ela é o arquétipo da Rainha Má, mas o drama é maior que esse. Eu ainda a colocaria como vilã, mas uma "Sympathetic Villain" ou uma Vilã Trágica. A gente conhece o lado dela e é tenso, mas em nenhum momento ela parece ter metas/crenças heroicas a ponto de ser considerada uma anti-vilã.
+Gustavo Guimarães eu considero a Cersei vilã, só pelo fato de que ela é ruim desde criança. Ruim, porque assassinou a melhor amiga só por ela gostar do Jaime. Melara. Ela não ama ninguém a não ser a si mesma. Até o amor pelos filhos dá a entender que ela só se importa com eles por serem uma extensão de si mesma.
+Vevsvaladares Concordo! Agora que pensei um pouco aqui, faz realmente sentido. Você considera Daenerys anti-heroína ou heroína? Ela não está na Baía dos Escravos só pra satisfazer seus próprios interesses, isso me confunde quanto a ela ser anti-heroina, ela pensa estar salvando aquelas pessoas... mas não é heroína por muitas vezes, agindo ao contrário dos típicos heróis. Os que não gostam dela a julgam anti-vilã, porque ela estaria piorando a situação ali sem perceber. Enfim, ASOIAF tem muito personagem complexo que dá pra discutir por muuuito tempo hahaha.
vc nunca mais falo de doctor who e ia ser bom falar principalmente agora com a chegada da 9 tenporada
+Thiago Silva Eu não acompanho mais a série. Já tinha me desanimado com depois do especial, a 7ª temporada não ajudou muito.
+Vevsvaladare por que o mett Smith foi embora ou por que o doctor atual e um péssimo doctor
+Thiago Silva Porque o roteiro está ruim.
Eu não largo série por causa de ator, ainda mais uma série como Doctor Who, em que a mudança é o motivo pra durar tanto. E eu curti o Capaldi de Doutor (;
Gnt, Joffrey era apenas incompreendido..nossa pra que odiar o personagem? A gnt n sabe como a vida no palácio é difícil
HAHAHAHAHAHA Joffrey tinha muito probleminhas.
Mas sabe que eu acho que o comportamento do Joffrey piorou por ele viver em um lar totalmente desestruturado? A mãe odiava o pai, o pai não ligava pro filho... Pra quem já tinha tendências a transtorno de personalidade, foi quase um convite.
(Calma, tem gente que defende o Joffrey, tipo, de verdade?)
Vevsvaladares Acredite ou não, essas pessoas existem. E pior, estão entre nós ;-;
Sasuke é um anti herói não é, ele abandona que o ama pra se juntar a um psicopata e se tornar mais forte.
Na verdade ele é um anti-vilão, pois se alia ao mal por interesse próprio.
@@jonathasluan2133 Bem observado, ele ñ tm aliados, somente sua vinganca importa, independente d como ele irá alcancala
Eu acho que sofro desse desgosto por heróis...rs, pq eu prefiro os anti heróis e prefiro muito. Tem heróis que eu gosto mas tem que ser um personagem muito bem construído. Já os vilões eu já aceito bem, também não gosto desse papo de que vilão sempre tem que ter um justificativa que vai causar um certe tipo de entendimento por suas atitudes, acho q o vilão pode ser mal e não um incompreendido (Claro que torcendo sempre para o personagem ser bem construído).
Vevs, sempre me incomodou essa onda de odiar o heroi. Tá por todo canto. Obviamente, não sou contra uma pessoa odiar o heroi, cada um com sua opinião. Mas eu não posso deixar de achar injusto a ideia de que o heroi é menos complexo. Eu pessoalmente nunca deixei de gostar dos herois, mesmo amando muito os anti-heroi e anti-vilão. Inclusive, tem um chamado Kennit, dos livros da Robin Hobb, Liveship Traders Trilogy, já leu? Ela é amiguinha do George, enfim, ele é atualmente o meu favorito. Simplesmente incrível. Mas nessa história mesmo, os herois são inegavelmente maravilhosos, tão trabalhados que você fica de boca aberta. É isso. Acho injusto essa (modinha?) de nem dar uma chance ao heroi só pelo fato de ele ser heroi.
Onde eu assino? Falou tudo, mas tudo mesmo!
Eu não conheço essa trilogia, mas fico feliz de saber que existem livros com heróis bem trabalhados. O foco foi pro anti-herói e pro vilão por tanto tempo que a os heróis começaram a ser bem rasos... Acho que deveria voltar a ter histórias com heróis bem trabalhados pra tentar chamar o pessoal de volta (:
Não tenho um favorito.Isso depende de como a personagem foi desenvolvida.Já uma personagem que é impossível de se classificar é Jorg Ancrath,protagonista da Trilogia dos Espinhos.Eu o considero meu Anti-Herói favorito,mas outros o consideram um vilão terrível.
+Brasil Acima de Tudo Eu não li, mas achava que o próprio autor o tivesse definido como anti-herói, não?
Às vezes, pra nós leitores, que temos a informação completa, o personagem pode ser uma coisa, mas pros outros personagem da história é outra.
+Vevsvaladares Sério?Não sabia,.Se possível,leia esse livro.A história é muito boa e o final inesperado.
#PeloDireitoDeSerVilão