Não dá pra fugir da realidade. Bicicleta, elétrica ou normal, precisa de ciclovia pra ser segura. Na rua uma bicicleta é mais arriscada que qualquer moto.
Uso a e-bike como meio de transporte na cidade de Belo Horizonte há 2 anos. Já rodei mais de 3000 km no Centro e nunca tive problemas de colisão ou queda, mas também a minha e-bike tem todo equipamento obrigatório(retrovisores, lanterna traseira e dianteira são essenciais), além de pedalar de forma defensiva pois sabemos do "ponto cego dos motoristas". Entendo que temos muito a evoluir em termos de estrutura e leis adequadas para a nova realidade dos Transportes sustentáveis, mas é um caminho sem volta para termos mais qualidade de vida nas cidades.
Eu ando de bike elétrica a seis anos, um dos problemas que encontrei, e que as pessoas entram na frente da bike elétrica, sem ter noção da velocidade que ela anda, temos que frear bruscamente correndo o risco de cair.
Poise como exigir "aulas de legislação e habilidade" sendo que até as pessoas a pé querem atravessar com semáforo verde andar no canto da rua quando se tem calçada vezes até no meio dela kkkkk
Amigo, as pessoas não têm noção cara, sem querer eu atropelei um idoso com a bike elétrica, o idoso atravessou fora da faixa como sinal aberto ficou no meio da rua achando que eu ia conseguir frear. 🤷🏻🙂↕️
Para variar, sempre um posicionamento bem embasado. Da minha parte, eu abandonei tanto a moto quanto a bike. Os maiores problemas que encontrei não foram o motoristas, mas os motoclistas e bikers (envolvido em dois acidentes). Me parece que todos querem ser os donos da rua. Um reflexo de uma sociedade individualista e sempre com mais pressa. Bom te ver volta.
Excelente vídeo, como de costume! Gostaria muito que as pessoas fizessem essa reflexão que você fez ao final do vídeo sobre se expor ao risco e ver se compensa a bike elétrica x moto. No trânsito pesado do RJ, na Barra da Tijuca e Zona Sul, por exemplo, tem muita Bike Elétrica rodando entre os carros a mais de 60 km/h.
Olar, há duas coisas que deixam a bicicleta elétrica muito mais segura e que quando removidas fazem com que ela deixe legalmente de ser uma bicicleta se transformando em um ciclomotor. A primeira é o limitador de velocidade que você mencionou. Quando o motor corta a 25 Km/h por ela ser mais pesada que uma bicicleta normal, é bem difícil (tirando as ladeiras) você pedalar a 30, 35 Km/h. A segunda que é ainda mais importante é o fato dela só funcionar quando você pedala. Se tem acelerador não é bicicleta. Acelerar sem pedalar aliena o ciclista. É impressionante como é mais seguro conduzir um veículo que está atrelado ao seu esforço físico, você está presente, mesmo que seja leve por causa do motor. Sobre trocar por uma moto, não dá, eu uso uma cargueiro elétrica e levo minha bebê para a creche. Não lançaram uma moto cargueiro de caixa dianteira (seria um produto interessante).
Muito bom o video, parece que tem algo pessoal ai rs, sem duvidas a diferença de epi's entre ambos é grande, o poder de frenagem entre eles tambem, mas o grande problema mesmo acredito ser a convivencia mesmo. Dependendo dos locais onde se pedala as finas sao mais frequentes ou mais raras. Porem esse a versus b não dá muito certo, talvez esteja vendo mais o lado da motocicleta por estar usando mais esse modal. Ps: temos maus condutores em todos os modais, habilitados ou não.
Eu quando era "jovem" andava no trânsito "brigando" com os carros. Hoje, ao menos em cidade "pequena", ando de bike usando as vantagens: Calçada, ciclovia e usando a via como bike e não como um carro. Quebrar algumas regras é muito mais seguro que querer fazer igual a um veículo motorizado.
Gostei do vídeo e as informações são muito úteis, minha conclusão é que as pessoas que usam bike elétrica ou autopropelidos devem fazer pelo menos um treinamento por conta própria sobre as leis de trânsito ou que os vendedores desse tipo de micromobilidade sejam obrigados a dar esse tipo de treinamento antes da venda, simples assim e dai tudo fica mais harmonioso e tranquilo mas não precisa exigir a CNH e emplacamento conforme a resolução do CONTRAN 996, de 15 DE JUNHO DE 2023.
Estava com saudades dos seus vídeos trazendo assuntos tão relevantes. Nesse cenário de aumento de bicicletas elétricas é bom levantar essa questão de quão seguro possa ser esse veículo. A propósito: só tenho moto, então minha preferência é pelo veículo a combustão
Já atropelei um idoso com bike elétrica, muito forte e não dá para frear em cima da pessoa, o idoso atravessou fora da faixa de pedestre e com sinal aberto quando eu vi já foi em cima. 🙂↕️ Mas ele ficou bem ❤️🩹 Graças a Deus.
concordo com você até certo ponto, a realidade e que sim, andar de bike elétrica é perigoso, mais não acredito que é pelo fato das pessoas terem ou não ou 45 horas aula de legislação teórica mais e na pratica, desde criança eu sei que devo parar com o carro no "PARE" na primeira vez que eu peguei o carro ultrapassei uns 15 "PARE" kkkkk mais foi porque nem estava prestando atenção, mesmo sabendo disso e muitos motoristas experientes habilitados com o tempo ganham excesso de confiança que faz com que eles se importem cada vez menos com a sinalização ainda mais no dirigindo dia a dia seja carro ou moto importante frisar que você tratou sobre motociclista entregador empinando moto e costurando todos a 200km/h como se fosse recreativo mais eles não fazem isso em lugar fechado fazem isso no transito do dia a dia inclusive muita gente reclama de jovens empinando suas "Cinquentinhas" por aí mais a realidade e que a maioria desses jovens faz isso não apenas por que não tiveram aula de legislação ou pratica, mais porque aprenderam observando os próprios motociclistas mais velhos e habilitados a anos que muitas vezes conhecem de cor e salteado a legislação e se comportam de maneira imprudente no transito propositalmente por excesso de confiança e a falta de punição das fiscalizações por parte da policia afinal se realmente as autoescolas do Brasil capacita as pessoas para dirigir porque os proprio examinadores dizem na cara do aluno que 20 aulas praticas não ensinam a dirigir e que isso é só no transito real porque a de moto a prova acontece em circuito fechado e por que os alunos chegam aos 30 km/h e segunda marcha no máximo sendo que um ciclista experiente em uma descida facilmente passa disso vamos combinar é importante sim fazer autoescola! mais do jeito que está no Brasil com os preços cada vez mais altos e as aulas cada vez mais simples nem da para chamar de autoescola, um ciclista ganha mais habilidade na rua pelo simples fato de estar na rua e não dentro de um pátio fechado, gostei do seu canal abraço LIKE HEHEHE
Não existe veículo perigoso, na minha opinião. O perigo está em que os usa. E, sim, campanhas, treinamento e esclarecimentos, seria algo de positivo e produtivo.
Video muito bem ponderado, dirigo carro, ja dirigir moto por 14 anos, e de vez em quando uso a bike como meio de transporte e concordo com tudo que vc disse. Problema nesses assuntos a galera é muito passional, e vira um verdadeiro fla-flu então falou qualquer ponto negativo do seu meio de transporte favorito a galera ja fica enfurecida e não aceita qualquer outro ponto de vista.
Hoje, vi um acidente, na Av. Paulista, na ciclovia. Um corredor esbarrou no ciclista, que caiu e se feriu. Falta consciência por todos, não apenas os motoristas de veículos.
Já aconteceu comigo numa ciclofaixa, o pedestre estava na calçada andando de costas pra mim, eu estava vindo atrás dele e estava numa velocidade razoável, ele simplesmente desceu da calçada sem olhar, e entrou na minha frente, resultado, eu caí no meio da avenida. A sorte é que era um domingo e a avenida estava tranquila e não tinha nenhum carro passando no exato momento
IREI RENOVAR MINHA CARTEIRA AB. BIKE ELÉTRICA ESTÁ FORA DOS MEUS PLANOS PORQUE NÃO SUPORTA CHUVAS FORTES. ESTOU NA DÚVIDA ENTRE BIKE MOTORIZADA A COMBUSTÃO OU MOTOCICLETA. PRIMEIRO IREI ECONOMIZAR UMA ENTRADA. DEIXAREI A DECISÃO PRA ADIANTE.
Estava pesquisando sobre a bicicleta elétrica 🤡🤡 queria muito comprar para ir buscar minhas filhas na escola, e considerando oque a moça do vídeo disse relembrei oque eu ja passei com a bicicleta normal com minha filha na garupa, ônibus, carros, até mesmo outra pessoas com bicicleta. Acho que vou desistir da bicicleta elétrica,😅
vou ter que fazer uma observação , eu tenho triciclo elétrico , e tenho medo, entãonda estudando e treino aos domingos , então é bom uma escola sim é se vc em presa em sair pilotando, mas vc pode aprender sozinho eu ainda não fui para transito ainda não tou sando a bike a escola não unico jeito não, é perigoso cara compra hoje se acha cara e sai sem dar uma treinada
Gosto do seu canal e das reflexões. Concordo que os ciclistas precisam de treino, precisam entender a dinâmica do trânsito e dependendo da cidade precisam de mais equipamentos de segurança, mas gostaria de sugerir um item. Não podemos desistir da busca por um trânsito mais seguro e por velocidades compatíveis com a vunerabilidade do corpo humano, afinal atropelamentos seja de ciclistas (de elétricas ou não) ou pedestre sempre vai ser cruel com aquele que está fora do carro. Precisamos de cidades mais humanas.
Lindo seu discurso, me senti por um momento num mundo cor de rosa, com arco iris ao fundo e pessoas boas por toda parte. Sabe o que precisamos!!? PESSOAS COM MAIS EDUCAÇÃO, coisa que se traz de casa. Educação não é o governo que dá ou um discurso lindo de que "ohh!!! precisamos disso ou daquilo". Pessoas precisam de educação, simples!!? Só que não..
Problema eu vejo hj trânsito tem cara dirige mal que fecha maldade e tem ciclista moto lei trânsito não existe ele tudo certo contramão calçada farol para eles não existe 😢
Agora pessoal aqui dizer que uma bike é mais perigoso que uma moto isso loucura é só ver os índices de mortalidade de moto vs bicicleta que os números falam pro se só.
Oia a sumida apareceu ksksksk, bom te vê por aqui de novo, eu acho assim que quem sai da bicicleta pra ir pra moto tinha a obrigação de passa por um ciclomotor tipo mobilete por pelo menos 1 ano pra ter noção de como é andar de moto ou qualquer veiculo sobre duas rodas motorizado, assim concerteza muita gente ia ter noção das coisas
Tenho um Autopropelido ( parece uma moto bis) Tem 1000 whats de potência , acerelador até 32 km, autonomia de 150 km.Tem freio a disco, luz alta e baixa, setas, retrovisores, buzina. Não precisa de chn nem emplacamento. O meu Autopropelido parece muito o a moto do vídeo.
Boa noite dona Suzana, gosto muito dos seus vídeos , você já viu o canal ; Garagem 2.0 ? Tenho uma leve impressão que vcs são irmãos 🤔 você parece de mais com ele 🤔
Entre Moto e bicicleta na cidade, a moto ainda é muito mais segura porque caminhão, ônibus, carro e moto não respeitam o ciclista mas respeitam o motoqueiro. Eu já percebi isso no meu dia a dia de entregador de aplicativo. Se eu descer da bike, os motoristas de caminhão, ônibus e carros entendem que eu sou um pedestre segurando uma bike hahaha Aí, em trechos que tem faixa de pedestre, eles param e dão a vez para eu passar. Se eu estiver montado na bike, eles me ignoram e passam na frente. E outra, no caso dos demais veículos, por terem suspensão, eles passam nos buracos da cidade de São Paulo (que são muitos) praticamente sem sentir. A maioria das bicicletas por serem rígidas, ou seja sem suspensões, todo impacto de passar nos buracos vai direto na bunda kkkkkk Eu tomo na bunda todos os dias, infelizmente. Prefiro bike mas tô pensando seriamente em adquirir uma moto para andar na cidade.
É por esse motivo que eu ando de moto, mas não ando de bicicleta. A bicicleta no geral oferece muito menos segurança, principalmente nos pontos mostrados no começo do vídeo, estabilidade, absorção de impacto do solo e capacidade de frenagem. Sem contar nos EPIs. Sobre o que eu acho, bom eu acho e recomendo sempre o transporte por ônibus, carro e se vc puder, quem sabe um tanque de guerra. No trânsito selvagem do Brasil, não recomendo moto e muito menos bicicleta.
Então em sua concepção "Idio...." não deveria existir bike no Brasil!!? Sai da sua bolha filhão... Tanto bike(principalmente bike) quanto moto tem sua aplicações, o Brasil é grande e existem muitas outros lugares fora do seu "mundinho". Fora que é um pensamento pra lá de "egoista" né hahaha.... Se como pedestre estou sujeito a "N" perigos por causa de motorista(assassino em potencial no volante) eu deveria não sair de casa!? Talvez comprar um avião ou um helicóptero? Perá lá... É doentio, "um mundo só com carros" acho que é legal né... rsrs
@@Fabio_AL2077 não sei porque, mas ainda me surpreendo em como algumas pessoas, não respondem sobre o que foi escrito, mas sobre o que a cabeça delas pensa que foi escrito. Onde eu disse que não deveria existir bike no Brasil? Vou repetir, eu escrevi: eu ACHO e RECOMENDO sempre o transporte por ônibus, carro e aqui entra a "IRONIA" (busque no dicionário) um tanque. Simplesmente disse a minha opinião e o que eu recomendo, não disse que precisa acabar com modal A ou B, eu acredito na liberdade de escolha de cada individuo, que cada pessoa tem que ter a liberdade para escolher o modal que achar melhor e, isso não muda o fato de que existe modal mais seguro e modal menos seguro. É como diz o ditado você pode ignorar a realidade, mas não pode ignorar as consequências de ignorar a realidade. O "mundinho" ao qual você se refere é a cidade da moça do vídeo. São Paulo, 12 milhões de habitantes, somada a grande SP 45 milhões de habitantes, 1/5 da população do Brasil, maior cidade do hemisfério sul do mundo, mais respeito com a cidade onde nasci e moro, por favor. Já morei em cidade de 3 mil habitantes fazendo uso da bicicleta como transporte, as estatísticas mostram (além da experiência pessoal), que o trânsito brasileiro é: violento, mortal e perigoso, morre muita gente. No trânsito você vê a cultura e educação da nossa gente se manifestar da pior forma possível. Eu vejo isso, todo dia, piorando infelizmente. Se você me perguntar o que eu acho ideal, eu te responderia que primeiramente seria uma cidade planejada, com um forte e robusto sistema de transporte sobre trilhos de alta capacidade (metrô e trem), com incentivo a bicicletas pra fazer o micro trajeto até as estações, com grandes calçadas para que através da caminhada as pessoas também pudessem fazer esse micro trajeto a pé, onde os veículos ficariam restritos a serviços essenciais como: Ambulância, Bombeiro, Polícia e transporte de cargas pesadas. Agora saindo do mundo ideal da minha cabeça e indo pra realidade, perigosa e cruel como ela é, eu vou recomendar a você, e a qualquer outra pessoa que opte por meios mais seguros, como o transporte coletivo, ou carro. Porque eu não te conheço, mas me coloco no seu lugar, você provavelmente tem uma família, que sentiria muito a sua ausência, diante de estatísticas tão assustadoras, expressando a minha humilde opinião, e dizendo aqui a minha recomendação, simplesmente o que eu recomendo, é que se locomova por um meio mais seguro. Pesquise sobre o caso da Marina que ocorreu em 2020, eu fiquei muito revoltado com aquilo, porque eu me coloco no lugar da família, como o dela, tem centenas mais, os números mostram que acidentes fatais com bicicletas, vem aumentando conforme as pessoas estão aderindo ao transporte com bicicletas. Eu ando de moto, mas não recomendo que outras pessoas andem de moto. Em São Paulo, sabe quem mais morre (em números absolutos) depois dos pedestres? Os motociclistas, todo dia morre 1. Aí eu te pergunto, tem mais pedestre ou motociclista na cidade? Se tivéssemos acesso a frota de bicicletas eu não tenho dúvida, proporcionalmente os ciclistas ficariam em primeiro lugar e depois as motos. Provavelmente os pedestres seriam os últimos, todos morreremos um dia, porém eu sempre vou recomendar o meio de transporte mais seguro que vai te dar uma maior chance de sobrevivência nessa selva que é o nosso trânsito. Lembrando, estabilidade, absorção de impacto do solo, capacidade de frenagem, capacidade de aceleração, tudo isso é mínimo na bicicleta. A nossa realidade não permite o transporte seguro por bicicleta ou motocicleta, infelizmente. Você quer utilizar um modal menos seguro? Use. Mas eu sempre vou recomendar a não faze-lo.
@@YBastion cara tu é uma cabaço no transito e vem com esse papo hahaha o mesmo pra mulher do video, ja vi muitos desses ''ciclistas'' que parecem idosos motando na bike pela primeira vez na vida... deixa pra quem sabe andar, é melhor mesmo.
@@YBastion excelente comentário! Só não concordo que numa cidade ideal carros deveriam ser apenas de serviços essenciais. Carro particular é uma solução pro trânsito. Só não deve ser a principal solução, que infelizmente é o que é feito hoje. Tudo fica jogado pra escanteio e só é feita infraestrutura decente para carros. De resto concordo contigo e parabéns pela educação e respeito. Pessoas que nem você estimulam o debate para encontrar soluções.
@@rodrigosouto9502 obrigado pelo feedback amigo, espero que meu comentário tenha sido proveitoso de alguma forma. Também ando repensando a questão do carro particular como parte da solução, um modelo que acho bem interessante é a questão do carro por aplicativo, ele se torna muito mais acessível e utilizado do que um carro pra cada família por exemplo. Além de ser economicamente mais acessível.
Pois é... várias partes exatamente iguais. Seria mais honesto colocar o link para o vídeo original em que se inspirou do que postar como se tivesse tido uma ideia original.
Eu não sei onde você tirou sua CNH, mas onde eu tava tirando a minha, sim eles ensinam a olhar no sentido de toda curva ou cruzamento que você dá de cara. Todo veículo é perigoso, mas quanto menos estabilidade e potência ele tiver, mais perigoso ele se torna, sendo assim, moto tá no topo no quesito velocidade vs estabilidade. 99% dos motoboys são filhos da p@# e não respeitam o trânsito, muito nem ao menos possuem CNH. E não é porque você tem uma que signifique que você é habilidoso no trânsito, pois muitos ou quase todos os que possuem CNH, fazem merda no trânsito quase que o tempo todo. O que define o perigo do veículo, não é o veículo em si, mas quem está a o conduzir. Eu prefiro 1 milhão de vezes uma bike, do que a moto mais potente e bonita do mundo, por diversos motivos, o principal é praticar atividade física enquanto se desloca para locais longe de forma relativamente segura (em comparação a outros veículos de maior porte e potência) e sem gastos com combustível e sem estar agredindo o meio ambiente com dispersão de CO2 na atmosfera. Eu trabalhava de entregador de delivery e sempre andei com o maior cuidado do mundo respeitando tudo e todos a minha volta, mas os tais senhores habilidosos de CNH, vez ou outra tentavam botar veículo pra cima de mim, frear em cima de mim,e xingar do nada, buzinar do nada, etc. Duas vezes que me acidentei com minha bike, uma vez foi por causa de uma árvore tombada na rodovia, que ficou quase 1 mês pra ser removida e outra vez foi por causa de excesso de areia no canteiro lateral da rodovia onde eu circulava. Culpa da minha falta de habilidade de conduzir uma bike? Não, culpa dos governantes que são ótimos em cobrar impostos, mas péssimos em convertê-los em coisas para o bem estar nosso no trânsito. Muitos ciclistas fazem merda no trânsito, mas não é por falta de CNH, porque muitos usam bike como transporte alternativo e são habilitados, mas porque assim como a maioria dos condutores de veículos de maior porte, agem com irresponsabilidade, porque pelas leis de trânsito, o veículo de maior porte deve dar prioridade ao de menor, os ciclistas e pedestres, se confiam muito nessa regra achando que ela vai ser respeitada, daí é nisso que acontecem os atos de imprudência de ambas as partes (pedestre e condutor). Mas eu desconheço, condutores mais irresponsáveis do que os motoboys, eles são as principais causam de acidentes no trânsito e não os ciclistas.
Olar! Se você viu essa riminha, deixe um joinha!
Saudades de vc e seus vídeos parabéns 👏👏👏
Eu pedalava muito no Japão e nunca senti medo. Já aqui no Brasil, é adrenalina pura 😂😂
Vidaloka total
Não dá pra fugir da realidade. Bicicleta, elétrica ou normal, precisa de ciclovia pra ser segura.
Na rua uma bicicleta é mais arriscada que qualquer moto.
Uso a e-bike como meio de transporte na cidade de Belo Horizonte há 2 anos. Já rodei mais de 3000 km no Centro e nunca tive problemas de colisão ou queda, mas também a minha e-bike tem todo equipamento obrigatório(retrovisores, lanterna traseira e dianteira são essenciais), além de pedalar de forma defensiva pois sabemos do "ponto cego dos motoristas". Entendo que temos muito a evoluir em termos de estrutura e leis adequadas para a nova realidade dos Transportes sustentáveis, mas é um caminho sem volta para termos mais qualidade de vida nas cidades.
Ql é o medole da ebike? Esses equipamentos são removíveis?
@@malikq5461 acho que não é muito sobre equipamentos e nem ser elétrico mais sobre quem está conduzindo
Eu ando de bike elétrica a seis anos, um dos problemas que encontrei, e que as pessoas entram na frente da bike elétrica, sem ter noção da velocidade que ela anda, temos que frear bruscamente correndo o risco de cair.
Poise como exigir "aulas de legislação e habilidade" sendo que até as pessoas a pé querem atravessar com semáforo verde andar no canto da rua quando se tem calçada vezes até no meio dela kkkkk
Amigo, as pessoas não têm noção cara, sem querer eu atropelei um idoso com a bike elétrica, o idoso atravessou fora da faixa como sinal aberto ficou no meio da rua achando que eu ia conseguir frear. 🤷🏻🙂↕️
Para variar, sempre um posicionamento bem embasado.
Da minha parte, eu abandonei tanto a moto quanto a bike. Os maiores problemas que encontrei não foram o motoristas, mas os motoclistas e bikers (envolvido em dois acidentes). Me parece que todos querem ser os donos da rua. Um reflexo de uma sociedade individualista e sempre com mais pressa.
Bom te ver volta.
Obrigada! Enquanto isso eu tô rezando pra ficar pronto o metrô perto de casa 😅
Fez bem, ando de moto por gosto muito, mas já parei uma vez e penso em parar novamente.
Excelente vídeo, como de costume! Gostaria muito que as pessoas fizessem essa reflexão que você fez ao final do vídeo sobre se expor ao risco e ver se compensa a bike elétrica x moto. No trânsito pesado do RJ, na Barra da Tijuca e Zona Sul, por exemplo, tem muita Bike Elétrica rodando entre os carros a mais de 60 km/h.
Exatamente! Nada nessa vida é preto e branco. Importante entender a sua propensão a riscos.
Olar, há duas coisas que deixam a bicicleta elétrica muito mais segura e que quando removidas fazem com que ela deixe legalmente de ser uma bicicleta se transformando em um ciclomotor.
A primeira é o limitador de velocidade que você mencionou. Quando o motor corta a 25 Km/h por ela ser mais pesada que uma bicicleta normal, é bem difícil (tirando as ladeiras) você pedalar a 30, 35 Km/h.
A segunda que é ainda mais importante é o fato dela só funcionar quando você pedala. Se tem acelerador não é bicicleta. Acelerar sem pedalar aliena o ciclista. É impressionante como é mais seguro conduzir um veículo que está atrelado ao seu esforço físico, você está presente, mesmo que seja leve por causa do motor.
Sobre trocar por uma moto, não dá, eu uso uma cargueiro elétrica e levo minha bebê para a creche. Não lançaram uma moto cargueiro de caixa dianteira (seria um produto interessante).
Eu tô pensando em pegar a NXT Juna, mas não sei se é boa!
Além da velocidade, o que torna o veículo um ciclomotor? Veículo autopropelido também precisa de CNH?
Muito bom o video, parece que tem algo pessoal ai rs, sem duvidas a diferença de epi's entre ambos é grande, o poder de frenagem entre eles tambem, mas o grande problema mesmo acredito ser a convivencia mesmo. Dependendo dos locais onde se pedala as finas sao mais frequentes ou mais raras. Porem esse a versus b não dá muito certo, talvez esteja vendo mais o lado da motocicleta por estar usando mais esse modal. Ps: temos maus condutores em todos os modais, habilitados ou não.
Eu quando era "jovem" andava no trânsito "brigando" com os carros. Hoje, ao menos em cidade "pequena", ando de bike usando as vantagens: Calçada, ciclovia e usando a via como bike e não como um carro. Quebrar algumas regras é muito mais seguro que querer fazer igual a um veículo motorizado.
Muito bom ver video novo no canal!!
Eba! Espero que goste ❤
Gostei do vídeo e as informações são muito úteis, minha conclusão é que as pessoas que usam bike elétrica ou autopropelidos devem fazer pelo menos um treinamento por conta própria sobre as leis de trânsito ou que os vendedores desse tipo de micromobilidade sejam obrigados a dar esse tipo de treinamento antes da venda, simples assim e dai tudo fica mais harmonioso e tranquilo mas não precisa exigir a CNH e emplacamento conforme a resolução do CONTRAN 996, de 15 DE JUNHO DE 2023.
Estava com saudades dos seus vídeos trazendo assuntos tão relevantes. Nesse cenário de aumento de bicicletas elétricas é bom levantar essa questão de quão seguro possa ser esse veículo.
A propósito: só tenho moto, então minha preferência é pelo veículo a combustão
Obrigada! Vale testar moto elétrica, que é bem divertido 😄
Já atropelei um idoso com bike elétrica, muito forte e não dá para frear em cima da pessoa, o idoso atravessou fora da faixa de pedestre e com sinal aberto quando eu vi já foi em cima. 🙂↕️ Mas ele ficou bem ❤️🩹 Graças a Deus.
Adorei, está mais cômico deixando assim mais interessante ao assistir.
Que bom que gostou! 🥰
concordo com você até certo ponto, a realidade e que sim, andar de bike elétrica é perigoso, mais não acredito que é pelo fato das pessoas terem ou não ou 45 horas aula de legislação teórica mais e na pratica, desde criança eu sei que devo parar com o carro no "PARE" na primeira vez que eu peguei o carro ultrapassei uns 15 "PARE" kkkkk mais foi porque nem estava prestando atenção, mesmo sabendo disso e muitos motoristas experientes habilitados com o tempo ganham excesso de confiança que faz com que eles se importem cada vez menos com a sinalização ainda mais no dirigindo dia a dia seja carro ou moto importante frisar que você tratou sobre motociclista entregador empinando moto e costurando todos a 200km/h como se fosse recreativo mais eles não fazem isso em lugar fechado fazem isso no transito do dia a dia inclusive muita gente reclama de jovens empinando suas "Cinquentinhas" por aí mais a realidade e que a maioria desses jovens faz isso não apenas por que não tiveram aula de legislação ou pratica, mais porque aprenderam observando os próprios motociclistas mais velhos e habilitados a anos que muitas vezes conhecem de cor e salteado a legislação e se comportam de maneira imprudente no transito propositalmente por excesso de confiança e a falta de punição das fiscalizações por parte da policia afinal se realmente as autoescolas do Brasil capacita as pessoas para dirigir porque os proprio examinadores dizem na cara do aluno que 20 aulas praticas não ensinam a dirigir e que isso é só no transito real porque a de moto a prova acontece em circuito fechado e por que os alunos chegam aos 30 km/h e segunda marcha no máximo sendo que um ciclista experiente em uma descida facilmente passa disso vamos combinar é importante sim fazer autoescola! mais do jeito que está no Brasil com os preços cada vez mais altos e as aulas cada vez mais simples nem da para chamar de autoescola, um ciclista ganha mais habilidade na rua pelo simples fato de estar na rua e não dentro de um pátio fechado, gostei do seu canal abraço LIKE HEHEHE
Parabéns Suzana, excelente conteúdo.
Muito bom saber que ta firme ainda.
Opa, tamo na atividade
Eu já acho moto e bicicleta muito visadas. Vou de monociclo, acho mais versátil e seguro (como sempre: se o condutor não for um sem-noção total...)
Monociclo elétrico ou monociclo a pedal?
otima analise brigadinho
Não existe veículo perigoso, na minha opinião. O perigo está em que os usa.
E, sim, campanhas, treinamento e esclarecimentos, seria algo de positivo e produtivo.
Video muito bem ponderado, dirigo carro, ja dirigir moto por 14 anos, e de vez em quando uso a bike como meio de transporte e concordo com tudo que vc disse. Problema nesses assuntos a galera é muito passional, e vira um verdadeiro fla-flu então falou qualquer ponto negativo do seu meio de transporte favorito a galera ja fica enfurecida e não aceita qualquer outro ponto de vista.
Hoje, vi um acidente, na Av. Paulista, na ciclovia. Um corredor esbarrou no ciclista, que caiu e se feriu. Falta consciência por todos, não apenas os motoristas de veículos.
Já aconteceu comigo numa ciclofaixa, o pedestre estava na calçada andando de costas pra mim, eu estava vindo atrás dele e estava numa velocidade razoável, ele simplesmente desceu da calçada sem olhar, e entrou na minha frente, resultado, eu caí no meio da avenida. A sorte é que era um domingo e a avenida estava tranquila e não tinha nenhum carro passando no exato momento
Tudo nessa vida e perigoso tem bicicleta q não e eletrica e e muito mais rápida tem q respeitar um ou outro educação e tudo
Pq N faz mais vídeos?
IREI RENOVAR MINHA CARTEIRA AB. BIKE ELÉTRICA ESTÁ FORA DOS MEUS PLANOS PORQUE NÃO SUPORTA CHUVAS FORTES. ESTOU NA DÚVIDA ENTRE BIKE MOTORIZADA A COMBUSTÃO OU MOTOCICLETA. PRIMEIRO IREI ECONOMIZAR UMA ENTRADA. DEIXAREI A DECISÃO PRA ADIANTE.
Estava pesquisando sobre a bicicleta elétrica 🤡🤡 queria muito comprar para ir buscar minhas filhas na escola, e considerando oque a moça do vídeo disse relembrei oque eu ja passei com a bicicleta normal com minha filha na garupa, ônibus, carros, até mesmo outra pessoas com bicicleta. Acho que vou desistir da bicicleta elétrica,😅
Eu teria muito medo de dirigir uma moto do que as que correm menos
vou ter que fazer uma observação , eu tenho triciclo elétrico , e tenho medo, entãonda estudando e treino aos domingos , então é bom uma escola sim é se vc em presa em sair pilotando, mas vc pode aprender sozinho eu ainda não fui para transito ainda não tou sando a bike a escola não unico jeito não, é perigoso cara compra hoje se acha cara e sai sem dar uma treinada
Gosto do seu canal e das reflexões. Concordo que os ciclistas precisam de treino, precisam entender a dinâmica do trânsito e dependendo da cidade precisam de mais equipamentos de segurança, mas gostaria de sugerir um item. Não podemos desistir da busca por um trânsito mais seguro e por velocidades compatíveis com a vunerabilidade do corpo humano, afinal atropelamentos seja de ciclistas (de elétricas ou não) ou pedestre sempre vai ser cruel com aquele que está fora do carro. Precisamos de cidades mais humanas.
Lindo seu discurso, me senti por um momento num mundo cor de rosa, com arco iris ao fundo e pessoas boas por toda parte. Sabe o que precisamos!!? PESSOAS COM MAIS EDUCAÇÃO, coisa que se traz de casa. Educação não é o governo que dá ou um discurso lindo de que "ohh!!! precisamos disso ou daquilo". Pessoas precisam de educação, simples!!? Só que não..
Quando passa um ônibus ou caminhão tirando uma fina é assustador
Muito bom gostei
Uma bicicleta elétrica é mais perigoso que uma bicicleta comum por causa da velocidade eu concordo com vc
Problema eu vejo hj trânsito tem cara dirige mal que fecha maldade e tem ciclista moto lei trânsito não existe ele tudo certo contramão calçada farol para eles não existe 😢
Por favor, qual o modelo da sua moto?
Ora ora, vejam só quem achou a senha do canal
😎
Boa sacada essa de espelhar a câmera para compor o cenário
Aproveitando, vc fica mais bonita sem maquiagem
Podia fazer um video sobre skate. Tem skates eletricos também
Nunca andei em um! Ainda pego um emprestado. Nunca fui do skate; sempre preferi patins.
Agora pessoal aqui dizer que uma bike é mais perigoso que uma moto isso loucura é só ver os índices de mortalidade de moto vs bicicleta que os números falam pro se só.
Oia a sumida apareceu ksksksk, bom te vê por aqui de novo, eu acho assim que quem sai da bicicleta pra ir pra moto tinha a obrigação de passa por um ciclomotor tipo mobilete por pelo menos 1 ano pra ter noção de como é andar de moto ou qualquer veiculo sobre duas rodas motorizado, assim concerteza muita gente ia ter noção das coisas
Treinamento melhor também resolve 😜
Tenho um Autopropelido ( parece uma moto bis) Tem 1000 whats de potência , acerelador até 32 km, autonomia de 150 km.Tem freio a disco, luz alta e baixa, setas, retrovisores, buzina. Não precisa de chn nem emplacamento. O meu Autopropelido parece muito o a moto do vídeo.
Acima de 32 km/h precisa de CNH?
@@bpzadm Acima de 32 km/h e bateria acima de 1000w precisa de CNH-A ou ACC
@@bpzadmnão precisa, eu tenho uma igual desse modelo que a moça descreveu aí em cima, e não tenho CNH A. Existe vários vídeos informando sobre isso
Boa noite dona Suzana, gosto muito dos seus vídeos , você já viu o canal ; Garagem 2.0 ? Tenho uma leve impressão que vcs são irmãos 🤔 você parece de mais com ele 🤔
Não conheço 🤔
@@Comoeuvou Veja o vídeo , seu jeito de fala faz vc parece com ele 😁😅
Depôs mim conta tá
Entre Moto e bicicleta na cidade, a moto ainda é muito mais segura porque caminhão, ônibus, carro e moto não respeitam o ciclista mas respeitam o motoqueiro. Eu já percebi isso no meu dia a dia de entregador de aplicativo. Se eu descer da bike, os motoristas de caminhão, ônibus e carros entendem que eu sou um pedestre segurando uma bike hahaha Aí, em trechos que tem faixa de pedestre, eles param e dão a vez para eu passar. Se eu estiver montado na bike, eles me ignoram e passam na frente. E outra, no caso dos demais veículos, por terem suspensão, eles passam nos buracos da cidade de São Paulo (que são muitos) praticamente sem sentir. A maioria das bicicletas por serem rígidas, ou seja sem suspensões, todo impacto de passar nos buracos vai direto na bunda kkkkkk Eu tomo na bunda todos os dias, infelizmente. Prefiro bike mas tô pensando seriamente em adquirir uma moto para andar na cidade.
Discordo na minha cidade morre mais gente em cima moto do que bicicleta.
Isso tudo de roupa pra andar de moto Enquanto isso eu andando de xlx sem camisa e de chinelo 😂😂
Canal dos bicicleteiros vão ficar loucos
É por esse motivo que eu ando de moto, mas não ando de bicicleta. A bicicleta no geral oferece muito menos segurança, principalmente nos pontos mostrados no começo do vídeo, estabilidade, absorção de impacto do solo e capacidade de frenagem. Sem contar nos EPIs. Sobre o que eu acho, bom eu acho e recomendo sempre o transporte por ônibus, carro e se vc puder, quem sabe um tanque de guerra. No trânsito selvagem do Brasil, não recomendo moto e muito menos bicicleta.
Então em sua concepção "Idio...." não deveria existir bike no Brasil!!? Sai da sua bolha filhão... Tanto bike(principalmente bike) quanto moto tem sua aplicações, o Brasil é grande e existem muitas outros lugares fora do seu "mundinho". Fora que é um pensamento pra lá de "egoista" né hahaha.... Se como pedestre estou sujeito a "N" perigos por causa de motorista(assassino em potencial no volante) eu deveria não sair de casa!? Talvez comprar um avião ou um helicóptero? Perá lá... É doentio, "um mundo só com carros" acho que é legal né... rsrs
@@Fabio_AL2077 não sei porque, mas ainda me surpreendo em como algumas pessoas, não respondem sobre o que foi escrito, mas sobre o que a cabeça delas pensa que foi escrito. Onde eu disse que não deveria existir bike no Brasil? Vou repetir, eu escrevi: eu ACHO e RECOMENDO sempre o transporte por ônibus, carro e aqui entra a "IRONIA" (busque no dicionário) um tanque.
Simplesmente disse a minha opinião e o que eu recomendo, não disse que precisa acabar com modal A ou B, eu acredito na liberdade de escolha de cada individuo, que cada pessoa tem que ter a liberdade para escolher o modal que achar melhor e, isso não muda o fato de que existe modal mais seguro e modal menos seguro.
É como diz o ditado você pode ignorar a realidade, mas não pode ignorar as consequências de ignorar a realidade. O "mundinho" ao qual você se refere é a cidade da moça do vídeo. São Paulo, 12 milhões de habitantes, somada a grande SP 45 milhões de habitantes, 1/5 da população do Brasil, maior cidade do hemisfério sul do mundo, mais respeito com a cidade onde nasci e moro, por favor.
Já morei em cidade de 3 mil habitantes fazendo uso da bicicleta como transporte, as estatísticas mostram (além da experiência pessoal), que o trânsito brasileiro é: violento, mortal e perigoso, morre muita gente. No trânsito você vê a cultura e educação da nossa gente se manifestar da pior forma possível. Eu vejo isso, todo dia, piorando infelizmente.
Se você me perguntar o que eu acho ideal, eu te responderia que primeiramente seria uma cidade planejada, com um forte e robusto sistema de transporte sobre trilhos de alta capacidade (metrô e trem), com incentivo a bicicletas pra fazer o micro trajeto até as estações, com grandes calçadas para que através da caminhada as pessoas também pudessem fazer esse micro trajeto a pé, onde os veículos ficariam restritos a serviços essenciais como: Ambulância, Bombeiro, Polícia e transporte de cargas pesadas.
Agora saindo do mundo ideal da minha cabeça e indo pra realidade, perigosa e cruel como ela é, eu vou recomendar a você, e a qualquer outra pessoa que opte por meios mais seguros, como o transporte coletivo, ou carro. Porque eu não te conheço, mas me coloco no seu lugar, você provavelmente tem uma família, que sentiria muito a sua ausência, diante de estatísticas tão assustadoras, expressando a minha humilde opinião, e dizendo aqui a minha recomendação, simplesmente o que eu recomendo, é que se locomova por um meio mais seguro.
Pesquise sobre o caso da Marina que ocorreu em 2020, eu fiquei muito revoltado com aquilo, porque eu me coloco no lugar da família, como o dela, tem centenas mais, os números mostram que acidentes fatais com bicicletas, vem aumentando conforme as pessoas estão aderindo ao transporte com bicicletas. Eu ando de moto, mas não recomendo que outras pessoas andem de moto.
Em São Paulo, sabe quem mais morre (em números absolutos) depois dos pedestres? Os motociclistas, todo dia morre 1. Aí eu te pergunto, tem mais pedestre ou motociclista na cidade? Se tivéssemos acesso a frota de bicicletas eu não tenho dúvida, proporcionalmente os ciclistas ficariam em primeiro lugar e depois as motos. Provavelmente os pedestres seriam os últimos, todos morreremos um dia, porém eu sempre vou recomendar o meio de transporte mais seguro que vai te dar uma maior chance de sobrevivência nessa selva que é o nosso trânsito.
Lembrando, estabilidade, absorção de impacto do solo, capacidade de frenagem, capacidade de aceleração, tudo isso é mínimo na bicicleta. A nossa realidade não permite o transporte seguro por bicicleta ou motocicleta, infelizmente. Você quer utilizar um modal menos seguro? Use. Mas eu sempre vou recomendar a não faze-lo.
@@YBastion cara tu é uma cabaço no transito e vem com esse papo hahaha o mesmo pra mulher do video, ja vi muitos desses ''ciclistas'' que parecem idosos motando na bike pela primeira vez na vida... deixa pra quem sabe andar, é melhor mesmo.
@@YBastion excelente comentário!
Só não concordo que numa cidade ideal carros deveriam ser apenas de serviços essenciais. Carro particular é uma solução pro trânsito. Só não deve ser a principal solução, que infelizmente é o que é feito hoje. Tudo fica jogado pra escanteio e só é feita infraestrutura decente para carros.
De resto concordo contigo e parabéns pela educação e respeito. Pessoas que nem você estimulam o debate para encontrar soluções.
@@rodrigosouto9502 obrigado pelo feedback amigo, espero que meu comentário tenha sido proveitoso de alguma forma. Também ando repensando a questão do carro particular como parte da solução, um modelo que acho bem interessante é a questão do carro por aplicativo, ele se torna muito mais acessível e utilizado do que um carro pra cada família por exemplo. Além de ser economicamente mais acessível.
Video roubado do canal FortNine, "Why Electric Bikes are More Dangerous than Motorcycles"
Pois é... várias partes exatamente iguais. Seria mais honesto colocar o link para o vídeo original em que se inspirou do que postar como se tivesse tido uma ideia original.
Pessoa de 12anos pode andar
"Promo sm"
qualquer criança coloca 70 km/h em bicicleta de pedal em uma decida até 80 perigo começa ao levantar da cama
Eu não sei onde você tirou sua CNH, mas onde eu tava tirando a minha, sim eles ensinam a olhar no sentido de toda curva ou cruzamento que você dá de cara. Todo veículo é perigoso, mas quanto menos estabilidade e potência ele tiver, mais perigoso ele se torna, sendo assim, moto tá no topo no quesito velocidade vs estabilidade. 99% dos motoboys são filhos da p@# e não respeitam o trânsito, muito nem ao menos possuem CNH. E não é porque você tem uma que signifique que você é habilidoso no trânsito, pois muitos ou quase todos os que possuem CNH, fazem merda no trânsito quase que o tempo todo. O que define o perigo do veículo, não é o veículo em si, mas quem está a o conduzir. Eu prefiro 1 milhão de vezes uma bike, do que a moto mais potente e bonita do mundo, por diversos motivos, o principal é praticar atividade física enquanto se desloca para locais longe de forma relativamente segura (em comparação a outros veículos de maior porte e potência) e sem gastos com combustível e sem estar agredindo o meio ambiente com dispersão de CO2 na atmosfera. Eu trabalhava de entregador de delivery e sempre andei com o maior cuidado do mundo respeitando tudo e todos a minha volta, mas os tais senhores habilidosos de CNH, vez ou outra tentavam botar veículo pra cima de mim, frear em cima de mim,e xingar do nada, buzinar do nada, etc. Duas vezes que me acidentei com minha bike, uma vez foi por causa de uma árvore tombada na rodovia, que ficou quase 1 mês pra ser removida e outra vez foi por causa de excesso de areia no canteiro lateral da rodovia onde eu circulava. Culpa da minha falta de habilidade de conduzir uma bike? Não, culpa dos governantes que são ótimos em cobrar impostos, mas péssimos em convertê-los em coisas para o bem estar nosso no trânsito. Muitos ciclistas fazem merda no trânsito, mas não é por falta de CNH, porque muitos usam bike como transporte alternativo e são habilitados, mas porque assim como a maioria dos condutores de veículos de maior porte, agem com irresponsabilidade, porque pelas leis de trânsito, o veículo de maior porte deve dar prioridade ao de menor, os ciclistas e pedestres, se confiam muito nessa regra achando que ela vai ser respeitada, daí é nisso que acontecem os atos de imprudência de ambas as partes (pedestre e condutor). Mas eu desconheço, condutores mais irresponsáveis do que os motoboys, eles são as principais causam de acidentes no trânsito e não os ciclistas.
hoooo
q video terrivel, q ideia cretina
O seu👃é lindo ❤