exatamente assim, no meu país ( Uruguay) houve um ministro de educação ( 2010- 2015) que falava assim : "estamos formando jovens xa eles sair do país e trabalhar fora" ...
É muito animador nestes tempos de neoliberalismo e alienação pessoas como vc Professor André Roncaglia trazer iluminação a temas públicos tão importante como a Reindustrialização.
Parabéns professor!!! Precisamos muito dessas iniciativas...esperamos que escutem...só que a Rússia não invadiu a Crimeia...ela voltou aos braços da mamãe Ursa de livre e espontânea determinação dos povos
O Brasil precisa fortalecer sua indústria! Isso é ESSENCIAL se agente quiser ter um país forte economicamente e tbm politicamente e sem condições de trabalho precarizadas.
Uma voz que apresenta realidade material e propoe caminhos viaveis para o crescimento e desenvolvimento socio economico. Aprendo muito com o prof romcaglia desde o conexao Shanghai. Vamos compartilhar para se toenar muitas vozes lucidas clamando nesse deserto q o neoliberalismo deixou o planeta
Tem como não admirar a aula do professor Roncaglia. Parabéns pela energia diprendida para tentar levar algum conhecimento ao nosso congresso, trabalho Herculano.
Professor André! Obrigada por tanto! Que nossos parlamentares possam ter absorvido um pouco do conhecimento pra conseguirmos avançar e elevar nosso país!
Um passo de cada vez, pense em dois anos atrás e vai se encher de esperança. No período Guedes falar contra liberalismo econômico era tratado como leproso. Que André siga crescendo, tenho certeza que a equipe econômica pelo menos ficou de olho no passe dele.
A parte final é verdadeira, precisamos que ricos contribuam de forma justa. Mas por que nunca é assim no Brasil? O discurso é sempre o mesmo, mas, na prática, vemos a classe média absorvendo essa responsabilidade. Como confiar que um sistema bancado pelos "ricos" criará novas regras que prejudiquem os "ricos"?
Pior é que a longo prazo os ricos ganhariam se não mais, de forma mais segura. A distribuição leva a mercado consumidor, que leva a crescimento interno, criando estabilidade e crescimento. O problema é uma cultura colonial de exploração máxima de recursos e uma cultura de ver as regras para os outros, mesmo entre os mais pobres, não dá pra distribuir e o povo comprar bugiganga chinesa na Shopee. De fato temos que substituir os produtos da shopee por nossos, não estou dizendo que isso resolve o problema do Brasil, mas exemplifica.
Boa noite Prof. André, sou Mestre em Engenharia Elétrica e gostei muito da sua citação sobre flexibilidade e redundância na geração de energia elétrica, parece algo simples, mas vai ser o maior desafio da geração de eletricidade nos próximos anos, parabéns pela impecável elaboração do seu texto.
Parabéns pela apresentação da palestra, André! E parabéns por tocar na questão da reforma tributária e da justa contribuição maior que os mais ricos têm que ter.
Concordo com a primeira parte, mas foi os outros lugares que abriram as portas para ele romper a bolha, muitas outras bolhas tem que ser quebradas, então o caminho é espalhar a palavra.
Que discurso elucidativo, que orgulho de ver alguém trazendo soluções para o nosso país. Você faz uma diferença enorme para o crescimento da nossa nação brasileira
Pena que não tem muito efeito. 13k views só. O que funciona é enganar, manipular, incitar o ódio, programar o pensamento através de repetição, de palavras de ordem, da criação de gatilhos mentais através de associações a certas palavras a certos sentimentos. Tudo bem irracional. Emocional. É isso que funcional. Falar de forma inteligente não funciona em nada.
Poderia fazer um video sobre o milagre economico da estonia? É um pais com grande facilidade de empreender. Eu gostaria de ver a visao desemvolvimentista do pq eles sao ricos hoje, ja que apenas livre mercado não é o suficiente.
A gente tem que lembrar que, em primeiro lugar, muitos só estão ali porque se comprometeram a defender a classe dominante, então dificilmente um projeto, por melhor que seja, seria tocado para o bem coletivo, mas em favor da elite parasitária
Eeeh.. André para presidente (contém ironia)!!!!!. Aqui é uma porra de colônia (já escrevi 1 tri de vezes), ninguém vai fazer nada, vai desenvolver nada, recuperar empresa, jamais acontecerá! O plano é - fazendão forever - e assim será. Porém foi positivo , discursou, ganhou aplausos, quem sabe vira parlamentar a boquinha é boa. Simples assim.
A 2 anos estava pior, André nem falaria em público. Contra o modelo fracassado neo-liberal, nem pensar. Podemos discordar do Haddad mas vem costurando e gerando mudanças institucionais, a equipe é top. Tempo ao tempo. PS. Concordo que milagres é grandes mudanças não veremos, mas se estiver no rumo certo, já é 1/2 caminho.
Pensa que a 1 ano nem estariam nessa reunião, temos que apoiar o Rincaglia compartilhar os vídeos, isso abre portas, quem sabe um dia iram querer ouvir.
André, só avisando que tá dando propaganda do Brasil Paralerdos nos seus vídeos. Não sei se é possível ou viável ainda, mas existem meios de desativar isso
Porque focou no que aquele público poderia absorver, devagar e sempre, quem sabe uma plateia melhor, ou em um momento mais técnico. Espalhe a palavra, precisamos ajudar o André a abrir brechas e ter lugar de fala.
Muito triste quando mostra o publico, todos largados nas cadeiras, olhando os celulares, ngm se importando, todos agindo como que o que está sendo falado fosse, qualquer coisa, esse é a galera que governa nosso pais, 0 patriotismo, 0 empatia, 0 inteligência, 0 tudo, são só pesos, grandes pedras segurando o potencial do nosso pais, precisamos nos desamarrar dessas pedras, deixa-las soltas pra afundar, ou devemos jogá-las no fundo do mar a força
Verdade, mas alguns estavam ligados, tem que continuar batendo na porta, um dia ela se abre. Pior era antes que se alguém falasse contra o neoliberalismo parecia leproso, André e outros estão quebrando paradigmas, um dia de cada vez.
@@0102MOA não sei em que mundo vocês vivem. Liberalismo ou "neoliberalismo" como vocês gostam de falar nunca foi aceito no mundo político. Tivemos sim, impulsionado pelo bolsonarismo, um pequeno surto de liberalismo. Mas isso depois de anos de estatismo que não levaram a nada. Pois não importa qual a corrente econômica predominante, o nosso congresso é majoritariamente composto de políticos profissionais, cujo principal objetivo de vida é se manter no poder.
@@ademirpereirajorge7166 Cara nem dá pra chegar no fim da sua "opinião" de tanta bobagem. Neoliberalismo é a ótica econômica dominante das últimas décadas, criada a partir da ótica da escola de Chicago se espalhar como pólvora vendendo a ideia do mundo que se auto regula, claro que alguns países não adotaram em larga escala, se tocaram rapidamente da canoa furada, mas sempre esteve lá na ideologia dos economistas (a maioria), hoje nem o FMI compra esta bronca, nos EUA já fazem piada em congressos. Mercado se auto regula, nem precisava experimentar, piada pronta. Bolsonaro não tem capacidade nem de pensar política econômica, só usa o discurso para ser contra os seus inimigos, os perigosos comunistas que só existem na cabeça do seu gado.
Ele foi polido, ela não tem a escala, mas definitivamente não tem a vontade, investir em pesquisa, educação e desenvolvimento tecnológico demanda tempo e sistema quer lucro pra ontem.
André Rocaglia, seria bom te ver comentando uns vídeos de mais um daqueles influencer de economia, chamado Rob Correa. É enojante a perspectiva apocalíptica e bolsonarista que ele tem sobre a economia. Seria interessante um contraponto, uma voz racional, frente a aquela voz belicosa e acobertadora de uma ideologia bolsonarista.
Não é a mesma coisa, os "ativos" rurais que vc citou foram trazidos para o Brasil, são ativos de grande consumo de terra e mão de obra, serviram bem combinados ao regime escravista. O ouro por outro lado, assim como o pau Brasil eram "ativos" de exploração estrativista, oque André coloca vai na mão contraria aos elementos citados, energia limpa, melhoria ambiental, produção qualitativa de alimentos, assim como saúde todos se incerwm de uma forma ou de outra no desenvolvimento sustentável e na indústria verde.
Oque é uma bobagem, se espalhar o dinheiro com projetos bons, cai estar gerando mercado e demanda, oque leva a crescimento das empresas. O problema é que no Brasil tem ricos que produzem e que só vivem de exploração do mercado de capitais, esses não adianta vão ter de perder os dedos para manter a mão.
@@0102MOA E tão pior quanto, como era uma empresa gigante, os "bacanas" não tinha dinheiro suficiente para a compra, fizeram um marketing para que os trabalhadores usassem o FGTS. O gov não pode nem dizer em estatizar que o pessoal perde dinheiro.
Não é desenvolver é fomentar. Articular projetos e financiamentos que permitam que empresas se desenvolvam, criar caminhos de articulação entre pesquisa, desenvolvimento e mercado. Ou seja ser o articulador!
Nao somente a eletrobras , e sim a petrobras tbm... e cansativo de ver setores de infra/base/energia com foco em lucro , sendo que eles sao base pra todos os outros serviços ..... existem diversos jogos de geopolitica como victoria 3 e Power and Revolution , e construçao de industrias com alinhamento a educaçao , sao quase requerimento para uma sociedade mais produtiva , justa , e rica , normalmente eu estatizo tudo , mais ja fiz gameplay full liberal ambos modelo funcionam , basta vontade do nosso povo
Mais cansativo ainda sabendo que a Eletrobras era totalmente lucrativa, só o ativo dos depósitos da.Eletrobras quase pagavam o investimento é o contrato fixo com o governo retira todo o risco. Nem na China vai ver negócio assim, só pros migos.
Mas você percebeu que ele colocou alguns fatores que diminuem a pressão do freio, como liberdade do Banco Central financiar a longuíssimo prazo e aumento do capital por arrecadação específica do setor que foge da conta, os 0,1%.
Год назад+1
Professor, o objetivo deste tipo de seminário, é de apenas concientizar ou informar?
Concordo mas 2 anos atrás nem estariam presentes, André vai quebrando barreiras, hj foi uma grande conquista, tenho certeza que pelo alguns estão repensando conceitos, mais divulgação, uma batalhanpor dia e André junto a outros vai mudando a mentalidade tacanha não liberal.
Falando pra uma galera que só se interessa em investir em seus próprios projetos de poder. Nada passa aí se não tiver alguma compensação política ou financeira pra eles próprios. Os resultados? Esses ficam pra segundo plano.
Essa conversa não é absorvida pelas pessoas que realmente vão fazer alguma coisa de fato. Em muitas instituições brasileiras lidamos com dinossauros no cargo de chefia. Limitado por ignorância, no sentido de ignorar mesmo o novo, o que vai "dar trabalho", de achar que tem que manter do jeito que está.
É uma vergonha um assunto de tamanha importância ser debatido na câmara dos deputados e encontrar os mesmo a mexer no telefone como se nada passasse, vermes.
Política é isso, não dá pra mudar tudo da noite pro dia. O importante é que está reunião não teria acontecido a 2 anos e algumas conquistas estão sendo articuladas, se passar a 2a parte da reforma tributária tera sido um grande avanço para um 1o ano de governo.
Para o desmatamento que vai haver financiamento para reflorestamento. O Banco de fomento de vários países está disposto a investir, principalmente se houver negociação de carbono envolvida. O reflorestamento não é tão lento assim, quando se pensa no longo prazo. Precisa de projetos bons, pesquisa, e estrutura montada, daí vai haver investidores. Ninguém vai investir em um sonho, precisa virar realidade pro dinheiro aparecer.
Pode até discordar, mas presídio é uma estrutura de prestação de serviço, desde.que bem regulado funciona "sozinho". As indústria que se defende são as estratégicas de energia e infra-estrutura.
Pense que a 2 anos André nem seria ouvido, devagar André vai quebrando tabus, tenho certeza que pelo menos a equipe econômica ficou de olho no passe do André, mas seu trabalho de economista divulgador é professor é o mais importante nesse momento. A 2 anos "ninguém" falaria em público contra o melódico neo-liveral fracassado, seria linchado, André vai desmascarando e quem sabe um dia será mais ouvido ainda. Fé!
Não sei bem se o que foi dito, da forma que foi dito, é a crença dominante do Prof. André. Já assisti a muitos de seus vídeos aqui e ele aparenta ser menos ideólogo, mais técnico e racional. Contudo, a julgar apenas pela fala deste vídeo, a nova política industrial se resumiria a dirigir a economia (com direito a restatizações) através do incentivo de mais gastos (sem dizer como, onde e o porquê) com juros subsidiados pelo Bndes, nos setores de energia, transporte, saúde e educação. Os projetos não necessariamente seriam viáveis, naturalmente dando prejuízo aos Bancos, segundo a fala do Professor. O importante mesmo seriam os "transbordamentos". Com pedido de intervenção no setor elétrico, juros subsidiados, dirigismo econômico, incentivos setoriais e taxação de ricos, só faltou pedir um "#voltadilma"! Quero e prefiro crer que tal vigor retórico tenha sido pela emoção de estar na casa parlamentar!
Acho que vc não entendeu bem. Ele defende o estado como articulador do desenvolvimento, (como EUA e China fazem, pra falar de poucos), o Banco de Desenvolvimwnto como ferramenta de desenvolvimento, como outros 56 bancos de desenvolvimwnto fazem, só nos EUA são 3 ou 4). No caso não é estatizar, mas recuperar a companhia lucrativa que é estratégica para a industrialização. Os juros não são subsidiados, o banco central apenas opera por análise de risco de longo prazo é sempre bom lembrar que o BC é um banco muito lucrativo que finan ia.entre outras coisas empresas brasileiras para operarem aqui e em outros países (neste caso viabiliza a competição, de novo como.outros bancos centrais fazem pelo mundo), os bancos comuns não operam em empréstimos de longuíssimo prazo, preferem o lucro imediato, atrelado a 5-10 anos no máximo. É importante lembrar que ele coloca muito claramente que os bancos centrais dos outros países também querem investir aqui, mas precisa ter projeto, não é só pedir empréstimos.que eles vem, é criar projetos como o de energia verde que poderia ser alavancado por uma Petrobras, com fomento do banco central para transporte e desenvolvimento, aí os europeus vão jogar dinheiro, entendeu a lógica. PS. A taxação dos ricos, ou melhor dizendo a taxação na pessoa, ao invés de na empresa, faz com que ricos invistam no negócio, ao invés de fazerem o contrário tirarem dinheiro e concentrarem na exploração de ativos financeiros, como títulos da dívida por exemplo, se não fosse a prática que atinge absolutamente todos os países desenvolvidos até dedicaria mais tempo explicando, mas nem é necessário, imposto proporcional é uma obviedade internacional. Só países colôniais fazem diferente.
@@0102MOA agradeço pela preocupação da resposta, ainda que não tenha entendido boa parte dos pontos que coloca! Talvez tenha confundido conceitos e misturado ideias, além de argumentar através de falas que seriam do Professor André, mas que não estão no vídeo. Você cita o Banco Central como Banco de investimento, o Prof. cita o BNDEs, contrapondo claramente a diferença de interesses: "bancos privados privilegiam o curto prazo e o retorno." Defende o contrário, por inferência, ao Bndes. Privilegiar o "não retorno" no longo prazo, esperando apenas os "transbordamentos", é comprometer a capacidade de fomento para projetos viáveis. O Estado é, sempre foi, e sempre será indutor de desenvolvimento. Na China e nos EUA, através de política industrial sim! Menos burocracia, desenvolvimento tecnológico, melhor ambiente de negócios, relações de trabalho maduras, qualificação maciça de mão de obra, desenvolvimento regional e capital barato, mediante projetos sólidos, são alguns exemplos. Não através de atuação direta com estatais, muito menos restatizações. A Eletrobrás, diga-se, era no setor elétrico uma das empresas menos lucrativas, em relação ao seu Patrimônio, assim como eram todas as estatais, antes das privatizações. Em suma, ficou faltando no vídeo o Prof. detalhar o que é, de fato, a Política Industrial que defende. Pareceu, pelo vídeo, a defesa do retorno dela, a famigerada "Nova Matriz Econômica". E a esse filme nós já assistimos! Abraço!
@@BrunoGomes-wi1iz Meu caro amigo Bruno, não tem porque eu fazer telefone sem fio das falas de Roncaglia, vou indicar o canal do André no RUclips (sóbuscar o nome dele), ele tem vídeos explicando ponto por ponto, principalmente a função estruturadora do BNDES. PS. A eletrobras era lucrativa, não dava prejuízo, mas prestava serviço, no primeiro ano de privatização ela deu prejuízo histórico, mas aumentou a contribuição dos acionistas, aonde isto levou, precarização do serviço. Não tem milagre vc convida alguém pra lucrar na prestação de serviço, ele prestará serviço aonde dá lucro, o resto se virá, mas não podemos ter esta prática se o país quer se desenvolver, as poucas estaduais vendidas pelo mundo, os Estados tiveram que reassumir, pesquise Europa.
Fortalecer a indústria para absorver e reter as mentes da universidade brasileira , assim evitamos a diáspora cerebral e evoluímos o país.
exatamente assim, no meu país ( Uruguay) houve um ministro de educação ( 2010- 2015) que falava assim : "estamos formando jovens xa eles sair do país e trabalhar fora" ...
@@fena1931O custo disso é imenso
fortalecer as leis trabalhistas, quem aguenta ficar aqui pra ganhar 3 mil por mês?
@@Psychobellic aonde você conseguiu ler "Fortalecer leis trabalhistas" em algum dos comentários.
eu quem escrevi, interpretação de texto faz bem
Ta acontecendo! Viva o Brasil!!
grande reconhecimento, grande retribuição para a sociedade!! Torcendo para que tenha iluminado a mente de muitos parlamentares
Fantástico, André! Sua fala foi brilhantemente construída é apresentada! Parabéns, professor!
É muito animador nestes tempos de neoliberalismo e alienação pessoas como vc Professor André Roncaglia trazer iluminação a temas públicos tão importante como a Reindustrialização.
PARABÉNS!
Reconhecimento merecido o/
Muito motivador!!!
Excelente como sempre!
Incrível André! Obrigado por tudo!
Esses que estão no celular ao invés de ouvir e estudar será que merecem o voto?
Excelente
Parabéns professor!!! Precisamos muito dessas iniciativas...esperamos que escutem...só que a Rússia não invadiu a Crimeia...ela voltou aos braços da mamãe Ursa de livre e espontânea determinação dos povos
O Brasil precisa fortalecer sua indústria! Isso é ESSENCIAL se agente quiser ter um país forte economicamente e tbm politicamente e sem condições de trabalho precarizadas.
Uma voz que apresenta realidade material e propoe caminhos viaveis para o crescimento e desenvolvimento socio economico. Aprendo muito com o prof romcaglia desde o conexao Shanghai. Vamos compartilhar para se toenar muitas vozes lucidas clamando nesse deserto q o neoliberalismo deixou o planeta
Prof André agregando muito no cenário politico-economico brasileiro, no senado e nas redes sociais 👏👏😃😃
Tem como não admirar a aula do professor Roncaglia. Parabéns pela energia diprendida para tentar levar algum conhecimento ao nosso congresso, trabalho Herculano.
Na moral professor- PRECISAMOS DO SENHOR EM TODAS AS CASAS DESSE BRASILZAO. AULAS E MAIS AULASB
Professor André! Obrigada por tanto! Que nossos parlamentares possam ter absorvido um pouco do conhecimento pra conseguirmos avançar e elevar nosso país!
Bravo!!!
Sempre muito lúcido!
ver tanta gente aplaudindo me da um ar de esperança, talvez?
Um passo de cada vez, pense em dois anos atrás e vai se encher de esperança. No período Guedes falar contra liberalismo econômico era tratado como leproso. Que André siga crescendo, tenho certeza que a equipe econômica pelo menos ficou de olho no passe dele.
Porra meu Lex Luthor tupiniquim, eu sou teu fã 1 milhão de vezes. Que coisa linda ver você ai, agente da mudança.
po, Lex Luthor é o vilão 😅
Tá BEEEEM mais pra Prof. Xavier no caso. Haha
Que satisfatório é ouvir o Professor Roncaglia
Te amo, André! Orgulho do seu trabalho, professor
Gigante Adré
Parabéns professor! Acompanho seu trabalho sempre, lúcido, embasado, lógico, continue firme.
Precisamos sempre de suas análises André, seu conhecimento sobre desenvolvimentismo, é muito importante na academia e na sociedade brasileira.
#TaxarRicosJá
Participação maravilhosa, Professor, parabéns.
👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾
Sensacional, André!!!!
Parabéns irmão 👏👏👏
Parabéns
Dê a ordem camarada André
Brilhante fala do Roncaglia! Câmara deveria ser pra esse tipo de discussão, e não para baixaria como se vê no Congresso.
Parabéns e espero que ocorram outros
Grande brasileiro. Nosso país precisa de pessoas como você André. Nosso parabéns coletivo.
Por uma economia mais humana. Obrigado Professor!
Precisamos do professor André como ministro da fazenda.
Top!! Parabéns
Obrigado por mais essa aula, professor Andre Roncaglia
Parabéns, Prof André Roncaglia pela excelente explanação.
Mto reconfortante ver o conhecimento articulado no sentido do desenvolvimento.
parabéns professor!
Ate chorei. Incrivel Andre!
Esplendido
A parte final é verdadeira, precisamos que ricos contribuam de forma justa. Mas por que nunca é assim no Brasil? O discurso é sempre o mesmo, mas, na prática, vemos a classe média absorvendo essa responsabilidade. Como confiar que um sistema bancado pelos "ricos" criará novas regras que prejudiquem os "ricos"?
Pior é que a longo prazo os ricos ganhariam se não mais, de forma mais segura. A distribuição leva a mercado consumidor, que leva a crescimento interno, criando estabilidade e crescimento. O problema é uma cultura colonial de exploração máxima de recursos e uma cultura de ver as regras para os outros, mesmo entre os mais pobres, não dá pra distribuir e o povo comprar bugiganga chinesa na Shopee. De fato temos que substituir os produtos da shopee por nossos, não estou dizendo que isso resolve o problema do Brasil, mas exemplifica.
Boa noite Prof. André, sou Mestre em Engenharia Elétrica e gostei muito da sua citação sobre flexibilidade e redundância na geração de energia elétrica, parece algo simples, mas vai ser o maior desafio da geração de eletricidade nos próximos anos, parabéns pela impecável elaboração do seu texto.
Vc é o cara
Parabéns pela apresentação da palestra, André! E parabéns por tocar na questão da reforma tributária e da justa contribuição maior que os mais ricos têm que ter.
Grande roncaglia!!
Professor vc é uns dos poucos liberais q eu gosto kkk vc é 1000
Parabéns, professor. Realmente, é uma mente brilhante!👏
Que aula meu povo, que aula
Parabéns mestre! Tu é o cara.
Te admiro muito! Parabéns. Uso seus ensinamentos na minha escola. "Ciência trabalha no campo da complexidade" !
Parabéns, prof. André! Reconheço em vc um lutador pelo Brasil soberano, democrático e com justiça social.
Agora sim está em um lugar que merece. Esses papo-cast que participa (até demais) não agregam nada e dá ibope para um pessoal oco.
Concordo com a primeira parte, mas foi os outros lugares que abriram as portas para ele romper a bolha, muitas outras bolhas tem que ser quebradas, então o caminho é espalhar a palavra.
Que discurso elucidativo, que orgulho de ver alguém trazendo soluções para o nosso país. Você faz uma diferença enorme para o crescimento da nossa nação brasileira
Pena que não tem muito efeito. 13k views só.
O que funciona é enganar, manipular, incitar o ódio, programar o pensamento através de repetição, de palavras de ordem, da criação de gatilhos mentais através de associações a certas palavras a certos sentimentos. Tudo bem irracional. Emocional. É isso que funcional.
Falar de forma inteligente não funciona em nada.
Com certeza um discurso que deveria ser dito há muito tempo!
Poderia fazer um video sobre o milagre economico da estonia? É um pais com grande facilidade de empreender. Eu gostaria de ver a visao desemvolvimentista do pq eles sao ricos hoje, ja que apenas livre mercado não é o suficiente.
9:03 "pegar um café aqui" ☕
😊
up
A gente tem que lembrar que, em primeiro lugar, muitos só estão ali porque se comprometeram a defender a classe dominante, então dificilmente um projeto, por melhor que seja, seria tocado para o bem coletivo, mas em favor da elite parasitária
Eeeh.. André para presidente (contém ironia)!!!!!. Aqui é uma porra de colônia (já escrevi 1 tri de vezes), ninguém vai fazer nada, vai desenvolver nada, recuperar empresa, jamais acontecerá! O plano é - fazendão forever - e assim será. Porém foi positivo , discursou, ganhou aplausos, quem sabe vira parlamentar a boquinha é boa. Simples assim.
nao vai ser fazendao porra nenhuma
A 2 anos estava pior, André nem falaria em público. Contra o modelo fracassado neo-liberal, nem pensar. Podemos discordar do Haddad mas vem costurando e gerando mudanças institucionais, a equipe é top. Tempo ao tempo.
PS. Concordo que milagres é grandes mudanças não veremos, mas se estiver no rumo certo, já é 1/2 caminho.
andre faz um video sobre as ultima declarações do lula sobre meta fiscal
Fico puto da vida de ver o Roncáglia falando algo tão importante enquanto a maioria dos parlamentares ficam distraído no celular.
Pensa que a 1 ano nem estariam nessa reunião, temos que apoiar o Rincaglia compartilhar os vídeos, isso abre portas, quem sabe um dia iram querer ouvir.
André, só avisando que tá dando propaganda do Brasil Paralerdos nos seus vídeos. Não sei se é possível ou viável ainda, mas existem meios de desativar isso
É o algoritmo querendo polarizar a discussão. Esse algoritmo!
Eu juro que vou passar na Unifesp só pra ter uma aula com o andré roncaglia, essa didática dele me assusta kk
EXCELENTE! NÃO tocou no assunto microeletronica. CEITEC, COBRA COMPUTADORES. PORQUÊ?
Porque focou no que aquele público poderia absorver, devagar e sempre, quem sabe uma plateia melhor, ou em um momento mais técnico. Espalhe a palavra, precisamos ajudar o André a abrir brechas e ter lugar de fala.
Muito triste quando mostra o publico, todos largados nas cadeiras, olhando os celulares, ngm se importando, todos agindo como que o que está sendo falado fosse, qualquer coisa, esse é a galera que governa nosso pais, 0 patriotismo, 0 empatia, 0 inteligência, 0 tudo, são só pesos, grandes pedras segurando o potencial do nosso pais, precisamos nos desamarrar dessas pedras, deixa-las soltas pra afundar, ou devemos jogá-las no fundo do mar a força
Verdade, mas alguns estavam ligados, tem que continuar batendo na porta, um dia ela se abre. Pior era antes que se alguém falasse contra o neoliberalismo parecia leproso, André e outros estão quebrando paradigmas, um dia de cada vez.
@@0102MOA não sei em que mundo vocês vivem.
Liberalismo ou "neoliberalismo" como vocês gostam de falar nunca foi aceito no mundo político.
Tivemos sim, impulsionado pelo bolsonarismo, um pequeno surto de liberalismo.
Mas isso depois de anos de estatismo que não levaram a nada.
Pois não importa qual a corrente econômica predominante, o nosso congresso é majoritariamente composto de políticos profissionais, cujo principal objetivo de vida é se manter no poder.
@@ademirpereirajorge7166 Cara nem dá pra chegar no fim da sua "opinião" de tanta bobagem. Neoliberalismo é a ótica econômica dominante das últimas décadas, criada a partir da ótica da escola de Chicago se espalhar como pólvora vendendo a ideia do mundo que se auto regula, claro que alguns países não adotaram em larga escala, se tocaram rapidamente da canoa furada, mas sempre esteve lá na ideologia dos economistas (a maioria), hoje nem o FMI compra esta bronca, nos EUA já fazem piada em congressos. Mercado se auto regula, nem precisava experimentar, piada pronta. Bolsonaro não tem capacidade nem de pensar política econômica, só usa o discurso para ser contra os seus inimigos, os perigosos comunistas que só existem na cabeça do seu gado.
"o sistema financeiro privado não tem a capacidade para lhe dar com a escala dos desafios."
Ele foi polido, ela não tem a escala, mas definitivamente não tem a vontade, investir em pesquisa, educação e desenvolvimento tecnológico demanda tempo e sistema quer lucro pra ontem.
André Rocaglia, seria bom te ver comentando uns vídeos de mais um daqueles influencer de economia, chamado Rob Correa. É enojante a perspectiva apocalíptica e bolsonarista que ele tem sobre a economia. Seria interessante um contraponto, uma voz racional, frente a aquela voz belicosa e acobertadora de uma ideologia bolsonarista.
Sobre o Brasil ter um ativo internacionalmente estratégico, lembrarmos que também foi assim com o Açúcar, o Ouro e o Café!
Não é a mesma coisa, os "ativos" rurais que vc citou foram trazidos para o Brasil, são ativos de grande consumo de terra e mão de obra, serviram bem combinados ao regime escravista. O ouro por outro lado, assim como o pau Brasil eram "ativos" de exploração estrativista, oque André coloca vai na mão contraria aos elementos citados, energia limpa, melhoria ambiental, produção qualitativa de alimentos, assim como saúde todos se incerwm de uma forma ou de outra no desenvolvimento sustentável e na indústria verde.
Quando você falou de cobrar dos ricos muita gente não quis bater palma. 😂
Oque é uma bobagem, se espalhar o dinheiro com projetos bons, cai estar gerando mercado e demanda, oque leva a crescimento das empresas. O problema é que no Brasil tem ricos que produzem e que só vivem de exploração do mercado de capitais, esses não adianta vão ter de perder os dedos para manter a mão.
Eletrobrás de volta p a mão do povo!!!
Um absurdo vendemos a empresa por menos do que ela tinha em ativos nos depósitos e era totalmente lucrativa e estratégica.
@@0102MOA E tão pior quanto, como era uma empresa gigante, os "bacanas" não tinha dinheiro suficiente para a compra, fizeram um marketing para que os trabalhadores usassem o FGTS. O gov não pode nem dizer em estatizar que o pessoal perde dinheiro.
A tarefa principal do Estado é desenvolver as atividades industriais.
Não é desenvolver é fomentar. Articular projetos e financiamentos que permitam que empresas se desenvolvam, criar caminhos de articulação entre pesquisa, desenvolvimento e mercado. Ou seja ser o articulador!
Nao somente a eletrobras , e sim a petrobras tbm... e cansativo de ver setores de infra/base/energia com foco em lucro , sendo que eles sao base pra todos os outros serviços ..... existem diversos jogos de geopolitica como victoria 3 e Power and Revolution , e construçao de industrias com alinhamento a educaçao , sao quase requerimento para uma sociedade mais produtiva , justa , e rica , normalmente eu estatizo tudo , mais ja fiz gameplay full liberal ambos modelo funcionam , basta vontade do nosso povo
Mais cansativo ainda sabendo que a Eletrobras era totalmente lucrativa, só o ativo dos depósitos da.Eletrobras quase pagavam o investimento é o contrato fixo com o governo retira todo o risco. Nem na China vai ver negócio assim, só pros migos.
Por fim falarmos de Política Industrial
Só devia ter sido antes do arcabouço fiscal, é basicamente o freio de qualquer plano de crescimento do país.
Mas você percebeu que ele colocou alguns fatores que diminuem a pressão do freio, como liberdade do Banco Central financiar a longuíssimo prazo e aumento do capital por arrecadação específica do setor que foge da conta, os 0,1%.
Professor, o objetivo deste tipo de seminário, é de apenas concientizar ou informar?
É desanimador ouvir o André, e depois ver um deputado brigando contra o casamento gay, banheiro unissex...
Engraçado que todos ficam pendurados no celular… triste ver isso, ganham rios de dinheiro…
Falta de respeito com o palestrante.
Concordo mas 2 anos atrás nem estariam presentes, André vai quebrando barreiras, hj foi uma grande conquista, tenho certeza que pelo alguns estão repensando conceitos, mais divulgação, uma batalhanpor dia e André junto a outros vai mudando a mentalidade tacanha não liberal.
Mt bom! Não entendi absolutamente nada, parabéns!
Falando pra uma galera que só se interessa em investir em seus próprios projetos de poder.
Nada passa aí se não tiver alguma compensação política ou financeira pra eles próprios.
Os resultados? Esses ficam pra segundo plano.
caraca o ombro do andre, fi. Parece o batman
Todo mundo na plateia pendurado no celular..... e o fim mesmo....
Pensa que a dois anos, nem receberiam ele, devagar mas um grande avanço.
Essa conversa não é absorvida pelas pessoas que realmente vão fazer alguma coisa de fato. Em muitas instituições brasileiras lidamos com dinossauros no cargo de chefia. Limitado por ignorância, no sentido de ignorar mesmo o novo, o que vai "dar trabalho", de achar que tem que manter do jeito que está.
Espalha a palavra que ela chega em alguém, nem que seja pra informar, que sempre é o primeiro passo.
É uma vergonha um assunto de tamanha importância ser debatido na câmara dos deputados e encontrar os mesmo a mexer no telefone como se nada passasse, vermes.
Eu vi o xupetinha e o brunini na plateia? Hummm?
pegou esse terno com quem andre? kkkkkk da pra comprar um pra você hein
Hmmm! Com um fiscalista no ministério da fazenda fica difícil ir adiante….
Política é isso, não dá pra mudar tudo da noite pro dia. O importante é que está reunião não teria acontecido a 2 anos e algumas conquistas estão sendo articuladas, se passar a 2a parte da reforma tributária tera sido um grande avanço para um 1o ano de governo.
O mundo é dos calvos!
Gastos com reflorestamento é lento
Para o desmatamento que vai haver financiamento para reflorestamento. O Banco de fomento de vários países está disposto a investir, principalmente se houver negociação de carbono envolvida.
O reflorestamento não é tão lento assim, quando se pensa no longo prazo. Precisa de projetos bons, pesquisa, e estrutura montada, daí vai haver investidores. Ninguém vai investir em um sonho, precisa virar realidade pro dinheiro aparecer.
È uma pena que apesar de tudo o governo Lula esteja falando de Industria enquanto privatiza presidio.
Pode até discordar, mas presídio é uma estrutura de prestação de serviço, desde.que bem regulado funciona "sozinho". As indústria que se defende são as estratégicas de energia e infra-estrutura.
Será que uma pessoa que tem uma coluna no UOL tem credibilidade pra opinar sobre política e economia?
Depende dOs senhores parlamentares? Com esse monte de parlamentar indigente intelectual e moral? Fiquei desanimada agora.
Pense que a 2 anos André nem seria ouvido, devagar André vai quebrando tabus, tenho certeza que pelo menos a equipe econômica ficou de olho no passe do André, mas seu trabalho de economista divulgador é professor é o mais importante nesse momento. A 2 anos "ninguém" falaria em público contra o melódico neo-liveral fracassado, seria linchado, André vai desmascarando e quem sabe um dia será mais ouvido ainda. Fé!
Não sei bem se o que foi dito, da forma que foi dito, é a crença dominante do Prof. André. Já assisti a muitos de seus vídeos aqui e ele aparenta ser menos ideólogo, mais técnico e racional.
Contudo, a julgar apenas pela fala deste vídeo, a nova política industrial se resumiria a dirigir a economia (com direito a restatizações) através do incentivo de mais gastos (sem dizer como, onde e o porquê) com juros subsidiados pelo Bndes, nos setores de energia, transporte, saúde e educação. Os projetos não necessariamente seriam viáveis, naturalmente dando prejuízo aos Bancos, segundo a fala do Professor. O importante mesmo seriam os "transbordamentos". Com pedido de intervenção no setor elétrico, juros subsidiados, dirigismo econômico, incentivos setoriais e taxação de ricos, só faltou pedir um "#voltadilma"!
Quero e prefiro crer que tal vigor retórico tenha sido pela emoção de estar na casa parlamentar!
Acho que vc não entendeu bem. Ele defende o estado como articulador do desenvolvimento, (como EUA e China fazem, pra falar de poucos), o Banco de Desenvolvimwnto como ferramenta de desenvolvimento, como outros 56 bancos de desenvolvimwnto fazem, só nos EUA são 3 ou 4). No caso não é estatizar, mas recuperar a companhia lucrativa que é estratégica para a industrialização. Os juros não são subsidiados, o banco central apenas opera por análise de risco de longo prazo é sempre bom lembrar que o BC é um banco muito lucrativo que finan ia.entre outras coisas empresas brasileiras para operarem aqui e em outros países (neste caso viabiliza a competição, de novo como.outros bancos centrais fazem pelo mundo), os bancos comuns não operam em empréstimos de longuíssimo prazo, preferem o lucro imediato, atrelado a 5-10 anos no máximo. É importante lembrar que ele coloca muito claramente que os bancos centrais dos outros países também querem investir aqui, mas precisa ter projeto, não é só pedir empréstimos.que eles vem, é criar projetos como o de energia verde que poderia ser alavancado por uma Petrobras, com fomento do banco central para transporte e desenvolvimento, aí os europeus vão jogar dinheiro, entendeu a lógica.
PS. A taxação dos ricos, ou melhor dizendo a taxação na pessoa, ao invés de na empresa, faz com que ricos invistam no negócio, ao invés de fazerem o contrário tirarem dinheiro e concentrarem na exploração de ativos financeiros, como títulos da dívida por exemplo, se não fosse a prática que atinge absolutamente todos os países desenvolvidos até dedicaria mais tempo explicando, mas nem é necessário, imposto proporcional é uma obviedade internacional. Só países colôniais fazem diferente.
@@0102MOA agradeço pela preocupação da resposta, ainda que não tenha entendido boa parte dos pontos que coloca! Talvez tenha confundido conceitos e misturado ideias, além de argumentar através de falas que seriam do Professor André, mas que não estão no vídeo.
Você cita o Banco Central como Banco de investimento, o Prof. cita o BNDEs, contrapondo claramente a diferença de interesses: "bancos privados privilegiam o curto prazo e o retorno." Defende o contrário, por inferência, ao Bndes. Privilegiar o "não retorno" no longo prazo, esperando apenas os "transbordamentos", é comprometer a capacidade de fomento para projetos viáveis.
O Estado é, sempre foi, e sempre será indutor de desenvolvimento. Na China e nos EUA, através de política industrial sim! Menos burocracia, desenvolvimento tecnológico, melhor ambiente de negócios, relações de trabalho maduras, qualificação maciça de mão de obra, desenvolvimento regional e capital barato, mediante projetos sólidos, são alguns exemplos. Não através de atuação direta com estatais, muito menos restatizações. A Eletrobrás, diga-se, era no setor elétrico uma das empresas menos lucrativas, em relação ao seu Patrimônio, assim como eram todas as estatais, antes das privatizações.
Em suma, ficou faltando no vídeo o Prof. detalhar o que é, de fato, a Política Industrial que defende. Pareceu, pelo vídeo, a defesa do retorno dela, a famigerada "Nova Matriz Econômica". E a esse filme nós já assistimos!
Abraço!
@@BrunoGomes-wi1iz Meu caro amigo Bruno, não tem porque eu fazer telefone sem fio das falas de Roncaglia, vou indicar o canal do André no RUclips (sóbuscar o nome dele), ele tem vídeos explicando ponto por ponto, principalmente a função estruturadora do BNDES.
PS. A eletrobras era lucrativa, não dava prejuízo, mas prestava serviço, no primeiro ano de privatização ela deu prejuízo histórico, mas aumentou a contribuição dos acionistas, aonde isto levou, precarização do serviço. Não tem milagre vc convida alguém pra lucrar na prestação de serviço, ele prestará serviço aonde dá lucro, o resto se virá, mas não podemos ter esta prática se o país quer se desenvolver, as poucas estaduais vendidas pelo mundo, os Estados tiveram que reassumir, pesquise Europa.