POR QUE O BRASILEIRO É TÃO IMPRODUTIVO?

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 26 окт 2024

Комментарии • 458

  • @vhfalainvestidor
    @vhfalainvestidor  2 месяца назад +35

    Fui atrás da explicação mais científica possível do motivo pelo qual somos tão preguiçosos....
    E ligando todos os pontos, faz muito sentido, o que você acha?

    • @dp_illustration
      @dp_illustration 2 месяца назад +15

      Ótimo vídeo! Porém, só a parte científica não explica tudo, e nem exatamente o porquê da produtividade do brasileiro médio ser baixa. Fatores históricos e sócio-culturais também entrariam na equação (e esses tendem a ser absurdamente decepcionantes).
      Pessoalmente, tendo um breve período como professor, tentei abrir a cabeça dos meus alunos, em vão! Tentava motivá-los de todas as formas, tanto nos estudos, quanto na vida. Dizia sempre que eles poderiam ser mais, se estudassem e se esforçassem, que ninguém determinava que eles não conseguiriam fazer algo, que apenas eles têm esse poder. Mas esbarrei na muralha da ignorância, da baixa autoestima, da "cultura" da moleza e do "deixa disso", da extrema necessidade de validação e festas, e do "jeitinho brasileiro".
      O poder do (mau) costume é avassalador! As pessoas preferem viver acomodadas, se vitimizando, sonhando com o ganho fácil, sem esforço, e se tornarem ricas e idolatradas dessa forma. Não adianta jogar fatos. Não adianta dizer (e mostrar) que elas poderiam ser diferentes se quisessem. Preferem viver estagnados intelectualmente a desenvolver a consciência!
      Ironicamente, estão satisfeitos com isso! Satisfazendo a necessidade de comida, sexo e diversão, está tudo bem! Tudo funciona como reforço, seja positivo ou negativo, para que o brasileiro médio fique inerte. Chega a ser tenebroso!

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  2 месяца назад +7

      @@dp_illustration Caramba, meu amigo! Que relato tenebroso!!
      Realmente, a cultura do jeitinho brasileiro leva a maioria das pessoas a inércia vivendo em constante utopia de que um dia serão agraciadas por uma riqueza do além... Como dizia Adam Smith: "A ambição universal do homem é colher o que ele nunca plantou". Essa frase nunca fez tanto sentido em se tratando de Brasil.
      E temos uma encrenca ainda maior: a massa pensante, que possui discernimento crítico e entende a realidade dos fatos, ao invés de conscientizar a população em geral, se aproveita da ignorância para vender o enriquecimento rápido ilusório (apostas, jogos de azar e quaisquer outros tipos), se aproveitam para se perpetuarem no poder político oferecendo migalhas mensais para gerar um senso de reciprocidade com os beneficiários.
      Infelizmente nós que estamos aqui hoje discutindo sobre esse assunto somos a minoria, mas vejo isso como uma oportunidade de continuar disseminando a palavra positiva para agregar valor na vida das pessoas. Mesmo que seja 1 só pessoa. Pelo menos conseguimos mudar uma história.

    • @leojandre4970
      @leojandre4970 2 месяца назад

      Acho que o buraco é mais embaixo...
      Só 12 em cada 100 brasileiros é plenamente capaz no idioma. Entre analfabetos totais e funcionais são 176 milhões de pessoas. É como tirar dois estados, Bahia e Piauí, e descobrir que os outros 15 estados brasileiros não leêm, escrevem ou sequer entendem e falam a mesma língua. Isso é a tragédia catastrófica semente de todas as mazelas.

    • @luizcarlosgoncalves8660
      @luizcarlosgoncalves8660 2 месяца назад +2

      Vc produz o que ???

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  2 месяца назад +5

      @@luizcarlosgoncalves8660 No RUclips, minha missão é produzir conteúdos de qualidade para agregar valor na vida das pessoas, principalmente focado em investimentos, economia e finanças.
      Acredito que a única forma de realizar uma mudança contundente na nossa sociedade seja por meio da educação, mesmo que isso leve décadas ou até mesmo gerações. Não há nenhum país no mundo cujo governo não seja reflexo direto da própria população. Por isso, precisamos nos armar intelectualmente e espalhar a importância de se construir uma massa intelectual capaz de pensar criticamente sobre as estruturas atuais do nosso país.
      Como você pode ver em diversos comentários neste vídeo de brasileiros morando fora do Brasil, a educação é o pilar mais importante para o desenvolvimento de uma sociedade. Eu trouxe no vídeo estudos técnicos e acadêmicos, mas nada melhor do que o relato de quem está no "chão de fábrica".
      E você? O que produz para o avanço da nossa sociedade?

  • @danielcardoso9796
    @danielcardoso9796 Месяц назад +18

    O Brasil é um dos povos mais trabalhador. O problema é que a maioria só ganha pra comer,temos os impostos mais caros do mundo e o salário mínimo que não acompanha.

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  Месяц назад +2

      Exatamente!!! Nós somos um país que exporta muito cérebro.
      O grande problema é a carga tributária que simplesmente impede o brasileiro de evoluir. Aqui, ao invés do Estado fornecer as condições necessárias para que a nossa população evolua e sinta-se livre financeira e geograficamente, ele prefere intervir em todos os aspectos da economia, desde dono de bancos até petroleiras e o básico (educação, saúde, saneamento e segurança) são negligenciados.
      E para disfarçar toda essa lambança, a política do auxílio....

  • @alex.silva10
    @alex.silva10 2 месяца назад +9

    O que ocorre é que toda a estrutura mundial e histórica foi criada para américa latina e África virarem exportadores agrícola e não mudarem. Para um país produzir mais deve destruir o lobby que pessoas poderosas têm há muito tempo... por exemplo fazendeiros amam um dólar alto, com inflação alta e desemprego alto. Se o desemprego está baixo ele tem dificuldade para contratar mão de obra barata e disposta, quando o dólar está alto o lucro de investir em soja e exportação é maior e quando a inflação está alta ele está ficando mais poderoso no mercado interno(ama um escambo). Sem falar de banqueiros que desejam juros alto e donos de imóveis que gosta do mercado imobiliário desaquecido.

    • @GabrielMunin
      @GabrielMunin 2 месяца назад +4

      Ou seja o brasileiro prefere que o país fique em crise eternamente para ganhar mais em cima dos necessitados do que trabalharem em união visando o futuro.

    • @THEPUNISHERBRAZIL
      @THEPUNISHERBRAZIL Месяц назад

      Pais agrário é uma merd4 por conta disso

    • @alex.silva10
      @alex.silva10 Месяц назад +4

      @@GabrielMunin exatamente, toda a estrutura cultural do brasileiro é corrompida. Somos uma ex colônia que teve família real e escravidão e um grande fluxo migratório recente. Isso gera um egoísmo extremamente disfuncional... Sem falar da quantidade de dinheiro que está nas mãos de famílias antigas fazendas passadas e fundos de investimento passado de geração em geração.

    • @tygoufaynanchal3903
      @tygoufaynanchal3903 Месяц назад +2

      ​@@alex.silva10Comentário excelente. Concordo com você. Aqui ainda predomina o projeto Casa Grande e Senzala.

  • @laiz1151
    @laiz1151 2 месяца назад +32

    É por isso que a jornada nos Estados Unidos é das 9 h ás 17 h e a nossa é das 8 h ás 18 h. Faz todo o sentido, ao invés de enrolar, os americanos trabalham de verdade, e a tecnologia e organização das coisas ajudam eles a render mais.

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  Месяц назад +5

      Isso é bem verdade Laiz, a jornada de trabalho em países desenvolvidos (Holanda, Dinamarca, Alemanha...) não passa de 32 horas semanais.
      E o engraçado é que o trabalhador produz muito mais!! É claro que é uma análise simplista em meio a tantas disparidades (educação, cultura, tecnologia...) Mas, são os fatos. O primeiro ponto para evoluirmos é encararmos esses fatos.

    • @EliasFilho-rm9cv
      @EliasFilho-rm9cv Месяц назад +2

      ​@@vhfalainvestidor Bem interessante mesmo. Aqui,a direita Br,por birra, não quer aprovar o fim da jornada 6x1. Não é grande coisa,mas sairíamos dessa escala odiosa.
      Tem um ranking bem interessante sobre países onde as pessoas mais trabalham (em horas trabalhadas, não por produtividade)e advinha? O Brasil, se não me engano,está em 2°.

    • @edward28051989
      @edward28051989 Месяц назад +2

      @@EliasFilho-rm9cv Ué, acho que você não entendeu o vídeo ou não entendeu o que os críticos do fim da jornada 6x1 argumentam. Ou sei lá, você acredita que as coisas mudam só porque o papel assinado pelo político diz que tem que mudar e pronto.
      Um país que tem uma economia improdutiva e pobre por natureza, que bate no peito que o ano só começa depois do carnaval e que adora emendar feriado, ainda quer trabalhar menos igual países altamente produtivos? É muita falta de semancol quem propôs isso, como sempre copiam coisas lá de fora e esquecem que estão em um país subdesenvolvido. Primeiro torne as empresas brasileiras tão produtivas como nos países desenvolvidos, depois naturalmente a jornada de trabalho vai diminuir, pois não vai precisar trabalhar tanto para gerar a mesma receita. E o Brasil não tá fazendo nada para isso acontecer, pelo contrário, tá é dificultando mais ainda as coisas.
      Eu odeio a 6x1 também, hoje tô na 5x2 híbrida, mas sempre notei como nossas empresas são improdutivas nas coisas básicas. Fala de habilidades dos funcionários, falta de tecnologia nas ferramentas de trabalho e junta com nossas cidades engarrafadas e nossa legislação bizarra...

    • @EliasFilho-rm9cv
      @EliasFilho-rm9cv Месяц назад

      @@edward28051989 tu acha. Mas eu não disse nada disso.
      A produtividade é bem importante.
      Em questão de feriados, nós temos menos do que a Alemanha. Mesmo assim,em HORAS TRABALHADAS,passamos mais tempo no trabalho do que eles. Eu tbm sei que eles são bem mais produtivos que os Br,s.

  • @magdasouza2921
    @magdasouza2921 2 месяца назад +15

    Só os brasileiros que trabalham cinco meses no ano para pagar impostos. trabalhamos muito pra receber pouco. A hora trabalhada no Brasil é uma vergonha.

    • @manuelfernandesfilho6047
      @manuelfernandesfilho6047 Месяц назад +1

      No brasil não vale a pena trabalhar. Trabalhar pra sustentar um governo corrupto.o que interessa é arrecadar pra encher o cofre .é eles endividam o pais .a dívida é gigante .aí você vai é continua sustentando .o que fazer é juntar aprender outro idioma e ir embora .😮

    • @vladimirrosa125
      @vladimirrosa125 Месяц назад +3

      Talvez isso explique a “desmotivação” do brasileiro: passando necessidade fica difícil ser produtivo

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  Месяц назад +2

      Nossa carga tributária (ainda mais com a aprovação do IVA - Imposto sobre o Valor Agregado) será a maior do mundo, sendo que dentre todos os países da OCDE, somos o que temos menor IDH e menor reversão de impostos em benefício para a sociedade.
      Se a população de um modo geral, soubesse ao menos identificar que a cada R$ 1,00 de Bolsa Família que elas estão recebendo, o governo recebe de volta R$ 3,00 desse mesmo beneficiário em impostos, talvez não lutaríamos para mais auxílios e sim por menos Estado!
      Isso é tão fácil quanto ler uma Nota Fiscal, em que obrigatoriamente os impostos e tributos devem estar descriminados.
      Um dia chegaremos lá, vamos fazer nossa parte!

    • @magdasouza2921
      @magdasouza2921 Месяц назад

      @@vhfalainvestidor É a triste realidade, trabalhamos arduamente p/ sustentar essa máquina pública podre, que além de nos depenar nos oprimem.

  •  Месяц назад +20

    Trabalhei em Escola Pública por 30 anos. Pra ser sincero, eu nunca vi tanta gente atrapalhando o trabalho do professor. Despotismo, maniqueísmo e má vontade em vários níveis. Sem contar perseguições, ofensas, assédio moral, violência, etc...

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  Месяц назад +2

      Infelizmente, esse ainda é o retrato do Brasil...
      Também estudei em escola pública aqui em São Paulo e no Nordeste... Não há dúvidas que o ambiente em si não colabora para o estudo. Mas, esse seu relato é de dentro da escola "do outro lado da moeda", como profissional.
      Essas ofensas pelas quais você passou, imagino que não sejam somente por parte dos alunos, mas dos pais e dos próprios "companheiros", mas poderia compartilhar um pouco mais disso conosco? Há interesses políticos em manter a educação do jeito que está?

  • @jhonnytotalfire8487
    @jhonnytotalfire8487 Месяц назад +2

    Eu consegui comprar uma casa e recebo aluguel depois de 10 anos trabalhando de coletor de lixo ,hoje to em um bico de terça a sexta feira ganhando 100 por dia ,to fora da CLT as empresas pedem muito por pouco,ou você trabalha 6 dias e tem 1 de folga ou trabalha 9 horas por dias de segunda a sexta pra não tirar mais que 1.600 livre que atualmente não ta dando pra sustentar a casa direito .

  • @geancarlos364
    @geancarlos364 2 месяца назад +21

    E quando a pessoa vai em um posto de saúde, que os médicos chegam cedo mas só começam atender quando querem.

    • @HellenyAlves
      @HellenyAlves 2 месяца назад +2

      Horrível, aqui no Brasil nada funciona pro pobre.

    • @SérgioDantas-s7f
      @SérgioDantas-s7f Месяц назад +3

      O pior de tudo é isso. Demora a atender; quando atende é de má-vontade. É uma tristeza.

    • @moneytron4143
      @moneytron4143 Месяц назад +2

      Vai trabalhar em um posto de saúde e ver quantos pacientes os médicos e enfermeiros têm que atender em um dia. Faltam profissionais. Ao menos aqui os pobres ainda têm alguma assistência de saúde, mesmo que não seja a ideal, nos EUA deixam morrer na calçada me frente ao hospital quem não tem dinheiro.

    • @geancarlos364
      @geancarlos364 Месяц назад +1

      @@moneytron4143 deixa os estados unidos de fora porque estamos no Brasil, aí é com os governantes de lá, Graças a Deus no Brasil digamos que é melhor para o pobre, mas em relação a atender várias pessoas, não é esse o trabalho do profissional? Ou ele tem que ir pro posto e ficar conversando ou mexendo no celular? Se a pessoa tá ganhando pra isso tem que trabalhar mesmo...

    • @urso265
      @urso265 Месяц назад +3

      @@moneytron4143 No SUS é comum o médico chegar as 10, mesmo que a consulta comece as 8. Aí na consulta ele atende todo mundo correndo pra sair logo pra almoçar.

  • @CANALJOJO99
    @CANALJOJO99 2 месяца назад +8

    O cara conseguiu as 4 mil horas antes mesmo de conseguir os mil inscritos. Parabéns! Tem futuro demais!

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  Месяц назад

      Obrigado pelo Feedback Jojo!!!
      Vindo de você, que já possui um canal de referência no RUclips, é muito gratificante para mim! Espero continuar agregando valor na vida das pessoas, cada vez mais!!!

  • @rodrigobeneditodemoraes3685
    @rodrigobeneditodemoraes3685 Месяц назад +4

    Muito esforço para pouca remuneração é uma conta que não fecha e por esta razão que os trabalhadores ficam constantemente protelando

  • @IronRidee
    @IronRidee Месяц назад +4

    Muita ousadia sua trazer lógica para internet, parabéns pelo conteúdo, você é um homem honrado e inteligente, espero que seu vídeo chegue a muita gente e que eles entendam oque está dizendo, é muito importante!

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  Месяц назад

      Muito obrigado pelo Feedback! Seu comentário me deixou muito feliz e com a sensação de que estou no caminho certo.
      Acredito muito na mudança de paradigma do nosso país. E se nós, que somos células positivas, queremos mudanças, devemos espalhar o conhecimento e a educação para o máximo de pessoas possíveis. Assim, além de agregar valor na vida do próximo, conseguimos ajudá-lo a pensar criticamente por si só.

  • @Diggo22
    @Diggo22 2 месяца назад +2

    Muito bom o vídeo, ótima qualidade técnica e conteúdo idem! Parabéns!
    Já vou me inscrever
    Espero q o canal creça bastante para q mais pessoas tenham acesso a esse tipo de questionamento.
    Claro q é bom se preparar para os haters, soças e mamadores de parasitas políticos mafiosos em geral mas isso faz parte do crescimento! Boa sorte!

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  Месяц назад +1

      Obrigado pelo Feedback Diggo!!
      Seja bem vindo ao nosso canal, vamos crescer ele juntos!
      Infelizmente, tratar de questões sensíveis não agrada a gregos e troianos, mas eu sempre defenderei o direito de nós questionarmos o que é simplesmente apresentado como "normal".
      Vou melhorar cada vez mais para trazer conteúdos de maior qualidade e impacto para o máximo de pessoas, e assim, agregar valor na vida de vocês.
      Obrigado!

  • @vitorsantos2120
    @vitorsantos2120 2 месяца назад +2

    Produtividade é uma coisa e carga horária é outra.
    O brasileiro trabalha e muito, já morei em outros paises e posso confirmar.
    A produtividade é medida de acordo com o valor do trabalho. Um servente num país desenvolvido produz mais em valor, porque ganha mais, mas não porque trabalha mais.
    O acesso a ferramentas e maquinario barato ajuda e muito, mas o brasileiro tá longe de ser preguiço.

    • @GabrielMunin
      @GabrielMunin Месяц назад +2

      Ta o brasileiro trabalha muito e daí? Isso torna ele mais eficiente? Isso torna ele mais produtivo? O problema não é se a pessoa trabalha pouco ou muito o problema é o que a pessoa pode ou não gerar de volta. Tem países que as pessoas trabalham pouco e produzem mais que o brasileiro você já parou para se perguntar o por quê disso?

    • @GabrielMunin
      @GabrielMunin Месяц назад +1

      Quanto a questão de preguiça, não é porque o cara ou mulher está ali na empresa que significa que ele quer estar ali, quando falamos de preguiça falamos da pessoa trabalhar sem qualquer vontade e fazendo corpo mole por conta disso.

    • @vitorsantos2120
      @vitorsantos2120 Месяц назад +2

      @@GabrielMunin
      E você acha que no exterior todo mundo quer trabalhar? Kkkkk
      Vai pro mundo, cara e para de falar bosta na Internet. As pessoas vão trabalhar porque precisam de dinheiro para comer, se vestir, comprar remédios

    • @tygoufaynanchal3903
      @tygoufaynanchal3903 Месяц назад +1

      ​@@vitorsantos2120Eu penso que o brasileiro não é preguiçoso. Ele é mal qualificado/treinado. O fator cultural/educacional contribui para essa deficiência de produtividade.

  • @JohnUsp
    @JohnUsp 2 месяца назад +2

    Pesquisa muito bem feita, esse canal vai crescer bastante se continuar assim. Parabéns.

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  Месяц назад +1

      Obrigado pelo Feedback!! É muito bom saber que você gostou do vídeo, isso me motiva a melhorar cada dia mais em meus roteiros e edições.
      Nós cresceremos esse canal juntos! Em prol da educação de qualidade para as pessoas.

  • @NoweBlack
    @NoweBlack 2 месяца назад +22

    A má gestão dos recursos direcionados a educação e o método de ensino brasileiro são os fatores que mais afetam a qualidade. Existem países com menor renda per capita que nós e com menos porcentagem direcionada a educação que nos superaram.
    Fora isso, vídeo excelente!

    • @NoweBlack
      @NoweBlack 2 месяца назад

      Tem meu like,meu inscrito e meu sininho

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  2 месяца назад +3

      Exatamente isso!!
      Nosso erro é focar em educação superior e esquecer da educação básica.
      Aí criamos essa anomalia de que estudante de escola pública faz faculdade particular e estudante de colégios particulares vão para faculdade pública….

    • @riancarlos3248
      @riancarlos3248 2 месяца назад +2

      Esses países têm proporções continentais como nós? Enfrentam os mesmos problemas que nós? Não é tão simples quanto faz parece ser, é multifatorial. Há gente que nem infraestrutura adequada têm para chegar à escola. A nossa realidade é muito diferente de outros países. Temos uma má gestão sim, mas acreditar que o que temos é bom é tolice, há muito despreparo também de educadores, os piores muitas vezes vão para bairros periféricos e normalmente não conseguem transmitir uma educação adequada aos alunos além das escolas estarem sucateadas.

    • @riancarlos3248
      @riancarlos3248 2 месяца назад

      ​@@vhfalainvestidor Não concordo totalmente, de fato há investimento maior no ensino superior. Mas ainda não o bastante. Em geral não há investimento em educação. Eu vivo essa realidade, há equipamentos e utensílios caríssimos que o governo muitas vezes não dispõe verba quando se danificam e demoram semanas ou meses para consertar, vejo muitos estudantes inclusive recebendo oportunidades fora do país, pois não conseguem conduzir suas pesquisas aqui, é uma fuga de cérebros. Sei que o senhor parece bem intencionado, mas acredito que ainda não tenha entendido a realidade nesse aspecto. Alguns podem pensar que a solução seria deslocar do ensino superior e realocar para educação básica, sendo que é impreciso. O melhor ao meu ver é investir em toda a estrutura educacional.

  • @tomsidera
    @tomsidera Месяц назад +1

    8:02 "Preço caro" não existe. O correto é preço alto, baixo etc.
    Caro e barato são características das coisas que se compra (ou do serviço contratado). Por isso não dá pra dizer que um preço é "caro", já que não estamos comprando o preço, mas sim o produto. O que é "caro" é o produto. O preço é só uma característica do produto.

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  Месяц назад

      Opa, show de bola Tom! obrigado pela correção!!
      O feedback de vocês é muito importante para que eu me aperfeiçoe ainda mais para os próximos vídeos.

  • @lucasjordan3821
    @lucasjordan3821 2 месяца назад +7

    No caso não generalize chamando todos de vagabundo se você se olha no espelho e enxerga isso é problema seu.

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  Месяц назад +4

      Obrigado pelo Feedback Lucas!! É muito importante saber que a hipérbole que eu utilizei (figura de linguagem portuguesa) não foi do agrado de todos.
      Eu a utilizei para chamar a atenção para a importância do tema, não para ferir nenhum brasileiro (até porque eu sou um né kkk).
      Enfim, obrigado pelo retorno, continuarei me aprimorando e aperfeiçoando os vídeos para trazer um conteúdo de qualidade para vocês.

  • @linhadefrente182
    @linhadefrente182 2 месяца назад +2

    Muito bom seu conteúdo. Parabéns. Desejo que vc cresça neste negócio e nos mantenha informado sobre temas como esses.

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  Месяц назад

      Obrigado pelo Feedback!! Fico muito feliz em saber que você gostou do conteúdo, isso que me mantém motivado!!!
      Pode deixar, comprometo-me em sempre trazer conteúdo de qualidade para vocês, buscando sempre me aperfeiçoar para agregar o máximo de valor em suas vidas!

  • @POLARTTYRTM
    @POLARTTYRTM Месяц назад +10

    Sim, o brasileiro vai ser muito produtivo trabalhando 40 horas por dia pra ganhar um salário por mês que não paga nem um aluguel, confia nessa amigo. Os lugares mais ricos, produtivos e com maiores índices de felicidade trabalham as menores horas,e não confie em famosas figuras americanas pois são distorcidas, pergunte a qualquer americano comum.
    Aliás, um experimento de reduzir a carga horária no brasil aconteceu e os resultados foram excelentes, trabalham 4 dias por semana e conseguiram produzir muito mais em menos tempo do que trabalhando às vezes de segunda a segunda por infinitas horas ao dia, simplesmente porque estavam mais disposts e contentes com a vida, e quase 98% aprovou o experimento e o considerou ideal, pois produziram mais em menos tempo enquanto ainda tinham tempo pra viver em vez de só ter 1 dia na semana pra só dormir e se preparar pra mais uma semana de escravidão. Ninguém é produtivo quando se é tratado como capacho e burro de carga. Esses vídeos falando que as pessoas são preguiçosas são PÉSSIMOS. Pergunte a quem trabalha em lugares como Noruega, Dinamarca e outros parecidos com baixa carga horária como é mais produtivo trabalhar com menor carga horária.
    Aqui só se pensa em tirar o direito de todo mundo e prender a pessoa no trabalho até ela ficar doente e morrer por um salário miserável e depois reclamar que ninguém quer mais trabalhar. É cada uma que tenho que ouvir nessa internet, viu.
    O que faz um trabalhador ser produtivo é ter o balanço entre vida e trabalho, ser bem renumerado e não ser tratado como burro de carga. Ninguém vai ser produtivo sendo tratado e pago como escravo. Se pudesse, empresa e governo estaria fazendo a gente trabalhar de graça até completa exaustão de nem conseguir mais levantar.
    Além do mais, o brasil é um país agrário, não temos indústria, não produzimos NADA. Os países que mais geram riqueza e bem estar como Suíça ou Alemanha, produzem, e produzem bens de manufatura, não matéria prima crua de minério e madeira. Meu deus do céu. Parece que nascer nesse país é uma punição severa pra algum crime na vida passada.

    • @tygoufaynanchal3903
      @tygoufaynanchal3903 Месяц назад +2

      😂Você falou justamente o que eu penso. Nunca fui de acreditar em reencarnação, mas quando eu olho para os lados e vejo que nasci no Brasil tenho a impressão de que é uma punição de vidas passadas. Vejo o Brasil como um país abençoado por D'us, mas em matéria de povo/pessoas isso aqui é um horror.

    • @DonVitoxD
      @DonVitoxD Месяц назад +1

      Imagina nascer em países ainda piores. Complicado.
      Aqui quem tem a oportunidade de estudar e se enfiar no meio do mercado de trabalho qualificado tem que fazer isso pra ontem.
      Aos demais, meus pêsames, é suportar até o fim da vida.

    • @theuzarette
      @theuzarette Месяц назад +1

      Resumiste tudo: aqui a mentalidade escravocrata ainda permanece forte!

    • @POLARTTYRTM
      @POLARTTYRTM Месяц назад

      @@theuzarette e esses boomers chama a "geração atual" de chorona e várias coisas por não aceitar essas condições. Eles são o culpados disso ainda existir porque tiveram DÉCADAS pra acabar com isso é simplesmente só abaixaram a cabeça e aceitaram serem escravizados.

    • @tygoufaynanchal3903
      @tygoufaynanchal3903 Месяц назад +1

      @@theuzarette Exatamente. Ainda existe uma cultura de Casa Grande e Senzala neste país. Não houve mudança de mentalidade no país. Inclusive, como a nossa República foi um golpe pelos militares e com o fim da escravidão não houve nenhum projeto de integração dos escravos a sociedade, então continuou o mesmo "modus operandi" neste país.

  • @vitorpinheiro4451
    @vitorpinheiro4451 2 месяца назад +14

    Outro fator é que vc é jovem, recem formado na faculdade vai lá buscar o seu emprego que na teoria deveria pagar uns 4, 5 SM muito mal paga 2 e ainda exige tempo de experiência em carteira, ou seja, esquece o seu estágio queridão. A saída é trabalhar pra si mesmo mas como sem capital?

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  2 месяца назад +2

      É muito isso mesmo!!!
      Uma informação que eu não coloquei no vídeo, mas olhando agora deveria ter colocado é quanto a geração de renda que esse trabalhador que hipoteticamente ganha R$ 5.000,00 deve gerar para a empresa.
      Imagine só: Se a empresa está desembolsando R$ 14.000,00 por mês para pagar aquele trabalhador que recebe R$ 5.000,00, considerando uma margem de lucro de 20% para a empresa, esse trabalhador deve gerar no mínimo R$ 21.280,00 de receita para a empresa (20% de lucro + imposto 32% em grandes empresas).
      Como fazer tudo isso sem uma educação de qualidade e o domínio dos recursos tecnológicos?...
      Tem que ter muito suco para espremer....

    • @DonVitoxD
      @DonVitoxD Месяц назад

      Passei por isso até conseguir a primeira experiencia em escritório, e é horrível mesmo.
      Você vê gente fazendo as mesmas petições que você ganhando o triplo do seu salário e você lá ganhando 2 mil, 2,5mil sem hora pra sair, sem vida, sem planejamento futuro, pois o salário mal paga as contas.
      Vontade é sair nas ruas e protagonizar o "um dia de fúria" isso sim.

  • @FernandoCordeiroMalheiros
    @FernandoCordeiroMalheiros Месяц назад +2

    O brasileiro não tem profissionalismo. Independente de salário vc tem que ser bom profissional, isso fará portas novas se abrirem. Mas aqui é o país do povo pão e circo. Temos que aplaudir os empregos e as empresas, pois elas fazem nossa economia crescer, mas no Brasil o que se aplaude é futebol, políticos, funk...

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  Месяц назад

      Você fez uma observação bem importante Fernando!!
      A questão cultural realmente influencia muito, mas nem tudo está perdido. Se nós divulgarmos o conhecimento, estimularmos o pensamento crítico e podarmos o mal comportamento, teremos uma chance...
      O primeiro passo, como você bem disse, é parar de acreditar no governo e na falácia de que o mal do Brasil são os empresários, quando na verdade são eles os geradores de emprego e maiores pagadores de impostos....
      Governo possui o domínio sobre a fala do Homer Simpsons, né? "A culpa é minha, então eu coloco em quem eu quiser"...

  • @miltonjunior78
    @miltonjunior78 2 месяца назад +3

    Vejo que a improdutividade do brasileiro está mais ligada ao investimento em máquinas, equipamentos e automação, sem isso os meios de trabalho fica obsoleto. Paralelamente a exploração de recursos naturais faz 500 anos e nada muda.

  • @marcelocosta-ns4ei
    @marcelocosta-ns4ei Месяц назад +2

    Não tem nada a ver com p brasileiro e sim com a pressão internacional contra nosso crescimento.
    Falta de capacitação
    Burocracia
    Legislação governamental
    Sem contar que o trabalhador informal é visto como bandido pelas forças de segurança.

  • @canalcolecoesdemais6957
    @canalcolecoesdemais6957 2 месяца назад +13

    Brasileiro que jogar futebol, fazer danca no tik tok, dancar forró, sambar, e virar mcs ai os poucos inteligentes que buscam o melhor ou vão para outros países menos burocraticos e libertarios, e culturalmente fortes ou muitos vão desistir e viver na mediocridade.

    • @-LexLuthOr
      @-LexLuthOr 2 месяца назад +2

      Quais são esses países menos burocráticos e libertários?! Quais são os países que não tem futebol, música barulhenta e tik Tok?

    • @luc101215
      @luc101215 2 месяца назад

      Isso nao e de Brasileiro, e de Latino Americano.

    • @GabrielMunin
      @GabrielMunin 2 месяца назад +1

      @@-LexLuthOr os países escandinavos

    • @-LexLuthOr
      @-LexLuthOr Месяц назад

      @@GabrielMunin , as sociais democracias não são burocráticas? Não tem dançarinas de tik Tok e nem MÚSICAS bizarras? Há! Há!

    • @vicentedutra8815
      @vicentedutra8815 Месяц назад +1

      Se jogar futebol, fazer dança no tik Tok, dançar forró, sambar e virar Mc's der dinheiro, então está valendo. Capitalismo é isso.

  • @ajdsful
    @ajdsful Месяц назад +3

    A produtividade no Brasil é um tema complexo e multifacetado. Embora a burocracia e o estancamento da indústria sejam fatores importantes, há várias outras razões que também merecem consideração: Burocracia e Carga Tributária: A complexidade dos processos burocráticos e a alta carga tributária podem desincentivar a eficiência e o investimento, prejudicando a produtividade das empresas e dos trabalhadores.
    Infraestrutura: A falta de infraestrutura adequada, como transporte e logística, pode aumentar os custos e reduzir a eficiência operacional das empresas.
    Educação e Qualificação: A qualidade da educação e a formação técnica nem sempre atendem às necessidades do mercado de trabalho, o que pode limitar a capacidade de inovação e a adaptação às novas demandas.
    Ambiente de Negócios: A instabilidade econômica e a falta de previsibilidade podem desestimular investimentos e inovações, afetando a produtividade.
    Cultura e Hábitos de Trabalho: Aspectos culturais também desempenham um papel. Em alguns contextos, pode haver uma resistência a mudanças ou uma menor valorização da eficiência e da produtividade.
    Tecnologia e Inovação: A adoção de novas tecnologias e práticas de gestão pode estar defasada em comparação com outros países mais desenvolvidos, impactando a produtividade.

  • @verther10
    @verther10 2 месяца назад +18

    Acredito que o fator humano conta muito. Não adianta o trabalhador ser qualificado se ele não tem a intenção de se melhorar no trabalho. Sou brasileiro e moro no Japão e tenho a oportunidade de trabalhar com vietnamitas, filipinos, japoneses e bangladeshes. Os brasileiros, pelo menos aqui estão mais para trabalhadores de bangladesh que são muito morosos, preguiçosos e quase sem iniciativa. Tem um agravante a mais de que nós reclamamos muito, faltamos muito, chegamos atrasados. Outro dia, um brasileiro na casa dos 20 e poucos anos, ex-colega de trabalho faltou dois dias, nos deixando na mão, e qual foi a explicação dele quando voltou ao trabalho? Faltou porque ele quis comemorar, pasmem, com a família o aniversário dele. Que pai, que mãe em sã consciência permite que falte ao trabalho para comemorar aniversário ainda mais aqui no Japão?
    Por outro lado, trabalhando com vietnamitas, noto que eles são muito mais ágeis, concentrados, já vem ao Japão sabendo se comunicar em japonês e tem brasileiros aqui com décadas morando aqui e não sabem nem se comunicar com eficência com um japonês. Para se ter uma noção o quanto a nossa mão de obra perdeu muito de valor e atratividade para os japoneses, a média de idade dos brasucas aqui onde trabalho é de 46 anos enquanto que a dos vietnamitas, filipinos e bangladeshes são de 23 anos.
    Não quero e nem é essa a minha intenção de falar mal dos brasileiros, mas tenho que relatar a verdade para que nós possamos melhorar a nossa situação e a do Brasil. O problema dos brasileiros, pelo menos aqui, é a conversa, o papinho enquanto está no trabalho e isso acarreta muitos erros, além de aos olhos de quem paga o nosso salário é perda de dinheiro ver funcionários papeando no horário de trabalho enquanto tem muitos afazeres a serem feitos. A falta de propósito também leva a isso.
    Espero que um dia nós possamos reverter essa situação.

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  2 месяца назад +2

      @@verther10 Muito obrigado por enriquecer a nossa discussão sobre esse tema. Pelo seu relato, conseguimos ver que até do outro lado do mundo o famoso "jeitinho brasileiro" se mantém vivo...
      Infelizmente, enquanto a nossa cultura for assim, será difícil arrumar a nossa casa. Mas, nós vamos sim reverter essa situação...
      Só de estarmos aqui discutindo sobre isso já mostra que somos células positivas buscando espalhar a conscientização para o máximo de pessoas possíveis. (coisa que o governo não quer que façamos....)

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  2 месяца назад

      @@verther10 Você que está no Japão há algum tempo, pode também nos dizer a diferença educacional entre os nossos países?
      Principalmente a educação que é proveniente das famílias, pois essa é “gratuita”, não dependemos do governo para criarmos bem nossos filhos, então não teríamos a quem culpar pela falta dela.

    • @verther10
      @verther10 2 месяца назад +4

      @@vhfalainvestidor Claro, oque se nota nas escolas japonesas é a formação do aluno para futuro cidadão, ciente da contribuição individual para a sociedade. Isso é ensinado desde a pré-escola no respeito às regras, a ordem e o respeito aos mais velhos. Os alunos desde o pré-primário vão sozinhos para a escola, formando filas nas ruas com o mais velho liderando na frente. As mães se revezam nos cruzamentos para que os alunos possam atravessar em segurança as ruas até a escola. Noto que os alunos do pré são felizes. Depois eles vão para o básico onde já se fazem limpeza das salas de aulas e servem a refeição para os colegas. Cabe destacar que o desempenho daqui em diante dos alunos até se formarem no colegial definem as escolhas futuras para qual universidade poderão entrar. Aqui a concorrência e a rotina se tornam duras a partir do ginásio, onde o respeito aos colegas mais velhos se torna mais visível. No ginásio também tem os clubes onde os alunos podem praticar várias modalidades de esportes, músicas, xadrez, idiomas, cultura japonesa, programação, entre outros.
      Os alunos de qualquer série, quando saem da escola não trocam o uniforme por roupas normais quando vão para outros locais como shoppings, por exemplo, como forma de responsabilidade no agir pois estão representando a escola.
      Tem muito mais coisas que eu poderia dizer, pois tenho amigos que tem filhos em escolas japonesas e sempre elogiam o ensino tanto da moral e da ética na escola, bem como a forma como as matérias são explicadas pelos professores.
      Como você pode ver, é muito, mas muito parecico com o modelo brasileiro de ensino, não é mesmo? rsrsrsrsrs.

    • @verther10
      @verther10 2 месяца назад +2

      @@vhfalainvestidor Torço para que o Brasil um dia seja um pouquinho parecido com o Japão, com muito mais segurança, respeito ao próximo, valorização da educação escolar e as ruas mais limpas. Um dia quero retornar ao Brasil que é o país que amo mas pelo jeito que anda a sociedade, a segurança e a economia do país, vou postergando a volta. Acho que é o dilema de quem vive fora, é melhor viver pobre mas feliz ou infeliz tendo o dinheiro para viver? Infelizmente, no Brasil, mesmo com tudo de bom que a natureza nos oferece, nós lutamos para sobreviver ao invés de viver.

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  2 месяца назад +1

      @@verther10 kkkkk Exatamente igual aqui... (quem dera)
      Você trouxe uma observação extremamente rica sobre o sistema educacional japonês, e é realmente impressionante ver como a formação do cidadão é integrada desde os primeiros anos de vida escolar. Eu achei muito interessante ter um modelo educacional que valoriza não apenas o aprendizado acadêmico, mas também a construção de caráter, responsabilidade social e respeito.
      O contraste com o sistema brasileiro é evidente e até meio triste... Enquanto o Japão foca na formação integral do aluno, que vai muito além das notas e inclui desde cedo a noção de contribuição individual para o bem comum, no Brasil, muitas vezes, a educação acaba se limitando ao âmbito acadêmico, sem uma ênfase tão forte na formação de valores cívicos e na preparação do aluno para a vida em sociedade.
      Isso, claro, tem raízes históricas e culturais complexas, mas também abre um espaço importante para repensarmos nosso sistema e buscar inspirações em modelos que já mostraram sucesso em outras partes do mundo.
      Sua reflexão é valiosa e realmente faz pensar em como poderíamos aprender com exemplos como o do Japão para construir uma educação que vá além do conteúdo acadêmico, preparando verdadeiramente os alunos para serem cidadãos conscientes e atuantes. Vale a pena fazer um vídeo sobre isso? O que você acha? Eu acho que o real problema é o interesse político em desenvolver uma massa pensante e crítica.... Dificultaria muito eles a fazer o que fazem...

  • @Andersonminuceli
    @Andersonminuceli Месяц назад +1

    Salário do brasileiro é ridiculo. Comparação é desigual. Meu irmao por exemplo é engenheiro mas trabalha nos EUA como servente de pedreiro .Empresários milionários e funcionários na miséria. Salário não paga custo de 1 pessoa mais. A média salarial é de pouco mais de 2 mil. Só um aluguel aqui onde moro passa de mil fácil. Já foi o tempo que as pessoas faziam carreira. Eu tenho mais de 40 anos, sempre fui dedicado, trabalhei 15 anos numa mesma empresa.

  • @cassi05
    @cassi05 2 месяца назад +3

    Amigo do canal... você usou o termo "desgoverno" no vídeo...eu já utilizo essa palavra há muito tempo... tenho 63 de idade...e como você bem falou...não há interesse nenhum do governo... seja o governo da arminha ou do L ...em resolver essas questões mencionadas...e entre muitos outros problemas... enfim quem puder "se" mandar daqui...que o faça sem olhar para trás e sem remorso!

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  Месяц назад +1

      Cassi, seu relato é a realidade do Brasil. Obrigado por compartilhar conosco.
      Temos inúmeros problemas para resolver no país, e infelizmente o (des)governo já vem de muito tempo, como você mesmo disse. As perspectivas de melhora não são boas, mas, resta a nós tentarmos um último suspiro antes que seja realmente tarde demais...

    • @tygoufaynanchal3903
      @tygoufaynanchal3903 Месяц назад +1

      ​@@vhfalainvestidorEsses (des)governos no Brasil só defendem grupos de interesse e usam o povo (ou, público brasileiro) como massa de manobra.

  • @sandromatheus2508
    @sandromatheus2508 2 месяца назад +2

    Ganhando um inscrito, muito bom o seu conteudo!

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  Месяц назад

      Obrigado Sandro!! O seu feedback é muito importante e motivador para mim.
      Seja bem vindo ao canal, iremos crescê-lo juntos!! Sempre nos aperfeiçoando para trazer conteúdo de qualidade para o máximo de pessoas. E, assim, agregar valor na vida do máximo de pessoas possível.

  • @palhaassada1989
    @palhaassada1989 Месяц назад +1

    Bem informado 👏🏽👏🏽

  • @carraracom
    @carraracom 2 месяца назад +2

    Teu estudo é muito bom. Mas se somar as cascatas de impostos sob produtos, serviços e trabalho. O trabalhador CLT recebe menos de 10% do que produz.

  • @coisasnatv
    @coisasnatv Месяц назад +2

    O jovem desta geração não sabe o que é Ctrl+C e Ctrl+V (e não estou brincando ou sendo irônico).

  • @Nicolas_SS88
    @Nicolas_SS88 2 месяца назад +3

    Bom video, mas esqueceu de citar os principais fatores: 1 - A produtividade nos EUA é maior tambem pq as empresas pagam impostos sobre o lucro e não faturamento, ou seja, no Brasil para um empresa investir em um equipamento melhor para seus funcionarios, seja para conforto ou produtividade, tem que tirar do lucro. 2 - A CLT cria regalias que a pessoa se esforca apenas por 3 meses, depois disso como tem seguro desemprego e outras "garantias", muito fazem pouco caso até para ser demitido. Hoje um funcionario no Brasil tem mais preucupacão como pode processar uma empres do que subir de vida.

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  Месяц назад +1

      Show de bola suas observações Nicolas. Obrigado por complementar o vídeo com essas informações.
      Realmente, pela carga tributária que temos hoje no Brasil, além dessa forma que você citou, outra que é muito mais amplamente utilizada é a alavancagem para aquisição e modernização de equipamentos. Assim, as dívidas são contabilizadas no balanço antes do pagamento de impostos, reduzindo propositalmente a carga tributária sobre o lucro operacional (EBIT).

    • @renanfernandesbaroni4209
      @renanfernandesbaroni4209 Месяц назад

      Cara tu tá certo, mas discordo disso do seguro desemprego, porque tu precisa trabalhar 1 ano e meio para conseguir, e ser demitido, as empresas não demitem funcionários justamente para eles não pegarem o seguro desemprego, é muito difícil, elas só demitem só se for por justa causa mas se tu não dar motivos vai ficar na empresa até morrer se quiser, e ninguém quer tomar uma justa causa no rabo, e não receber nada do acerto, seguro desemprego é necessário vem do nosso bolso, não vem do bolso do empresário, e não tem como a pessoa viver a vida dela só de seguro desemprego

    • @renanfernandesbaroni4209
      @renanfernandesbaroni4209 Месяц назад +1

      Carga tributária atrapalha os empresários sim, mas atrapalha muito mais o pobre, imagina tu dar um lucro de 100 mil por mês ralando igual um escravo as empresas dando a "escolha de fazer hora extra" por livre e espontânea pressão e horas extras que vão até 23:00 da noite, chamando para trabalhar até no domingo, receber 1500, desses 1500, 750 é imposto para o governo, e as coisas que nós consumimos tem imposto também, então a culpa é dos próprios empresários ( não todos mas a maioria) e a culpa é do governo, já cansei de trabalhar em firma que o maquinário era de 1980, e de tanto reformar, consertar as máquinas o empresário poderia muito bem comprar uma máquina mais moderna, e não tem essa de que ele não tem dinheiro, pois desde os anos 80 até agora não deu tempo de guardar um dinheiro para comprar maquinário novo, enfim, só quem trabalhou no chão de fábrica sabe como é comer o pão que o diabo amassou, e ainda vem com essas reformas trabalhistas que só ferram mais ainda a vida do trabalhador, vocês podem me chamar de esquerdista não sou, sou capitalista não babador de ovos

    • @flaforfun6692
      @flaforfun6692 Месяц назад

      ​@@renanfernandesbaroni4209já trabalhei numa fábrica e era assim msm
      Tinha dias que pegava 06:00 da manhã e saia só 20:00 as vezes até mais.
      Só com o almoço na barriga

  • @Rafael-j4n5x
    @Rafael-j4n5x 2 месяца назад +32

    Pelo jeito o brasileiro já se conformou com essa situação 😢

    • @JoaoBruxo539
      @JoaoBruxo539 2 месяца назад +4

      aceite, contra fatos não a argumentos, então aceite e faça o famoso e carinhoso L e T e M e Toda as letras do alfabeto porque é assim que se cria hyper e coloca esses desgoverno.

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  2 месяца назад +1

      ​@@JoaoBruxo539 Infelizmente essas tendências ainda conseguem manipular as pessoas. Sou de São Paulo e irei votar daqui a alguns dias, mas sinceramente, ainda não vi um debate sério e racional de forma que seja apresentado propostas condizentes com o tamanho e importância da nossa cidade na economia.
      Não há projetos, propostas de reformas ou melhorias. O intuito é primeiro vencer as eleições, depois pensar no que fazer.
      Enfim, ainda temos um longo caminho pela frente, mas tenho certeza que iremos conseguir mudar esses paradigmas tão fortes...

    • @carlosr192
      @carlosr192 2 месяца назад +3

      Brasileiro produz 25% a menos que um profissional de fora...por que de alguma maneira não se sente valorizado. É uma questão de estímulo resposta.
      Não temos planos de carreira nas empresas...tão pouco salários atraentes na maioria dos cargos. Chefes tóxicos são a regra e trasporte para o serviço é complicado e demorado.
      O sistema criou o monstro.

    • @professorcaveirinha4784
      @professorcaveirinha4784 2 месяца назад

      Infelizmente o brasileiro sempre vai achar mais fácil ser pobre.

    • @GabrielMunin
      @GabrielMunin 2 месяца назад +2

      @@carlosr192 olha amigo eu não tô dizendo que o governo não é culpado mas ele não é o único o brasileiro desde a colonização tem uma aversão ao conhecimento. O brasileiro é arrogante ao extremo e não aceita o contrário ou não aceita o sucesso alheio, além de que claro o brasileiro é autoritário por natureza e não aceita que seu político de “estimação” seja questionado dando ao político assim a ideia de que ele é perfeito e não aceita questionamentos de quem paga o salário dele. Enfim o problema do Brasil não é político e sim cultural

  • @cristiano440
    @cristiano440 2 месяца назад +9

    O problema aqui é a cultura do oportunismo. Criamos um país de acomodados, preguiçosos com educação voltada ao trabalho "braçal" e pensamento individualista, cada um tentando sobreviver nem que isso custe a vida do outro. Já pude vivenciar uma realidade totalmente diferente de outro país, onde existem sim problemas, porém as pessoas trabalham no "ganha-ganha", em todos os sentidos, as pessoas não querem para os outros o que não gostariam para si próprias, cada um trabalhando pensando em como dar o seu melhor e como ele pode ajudar o outro a ser ainda melhor, provocando uma reação em cadeia. E isso reflete até na esfera governamental. Infelizmente, neste país do QI 83, isso pode não ocorrer nunca. Por mais riquezas, belezas e recursos que temos, não chegaremos nem perto de países como a Turquia por exemplo, que é quase um terceiro mundo da Europa, mas faz parte da OTAN (não que isso seja bom, só estou exemplificando o grau de importância do país). Já conversei com muita gente de fora, já convivi com pessoas comuns de diversos países... e é serio isso... eles nem sabem que a gente existe direito, eles acham que a capital é Rio de Janeiro ou São Paulo, o resto é tudo favela e mato, podem acreditar. Tem várias pesquisas rolando lá fora perguntando onde as pessoas iriam em caso de guerra nucle4r, e o Brasil não é citado como destino em nenhuma... mas Chile e até a Argentina são opções, menos o Brasil, em termos de mercado financeiro... somos usados por especuladores... é uma pena... quem puder que se mude daqui e procure opções mais seguras, quem não puder, viva da maneira mais correta possível e peça a misericórdia de Deus.

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  2 месяца назад +2

      Você levantou questões muito profundas e infelizmente, elas refletem uma realidade que muitos de nós enfrentamos e observamos no dia a dia aqui no Brasil...
      A educação, muitas vezes focada apenas em preparar para o trabalho "braçal", deixa de lado a formação de valores como cooperação, ética e visão de longo prazo, como você bem disse. E isso é muito triste, pois nossos alunos saem da escola sem saber se comportar civilmente na sociedade e sequer sabem formular uma crítica ao sistema atual.
      O contraste que você faz com outras culturas, onde o conceito de "ganha-ganha" é mais presente, realmente mostra o quanto ainda precisamos evoluir nesse sentido. Países que incentivam o crescimento conjunto, onde as pessoas buscam o melhor para si e para os outros, criam uma base sólida para o desenvolvimento sustentável em todos os níveis, incluindo o governamental. O Brasil, com toda a sua riqueza e potencial, infelizmente ainda não conseguiu alcançar esse tipo de mentalidade de forma ampla.
      Sua observação sobre como somos vistos no exterior é um reflexo de como nossa imagem, tanto internamente quanto internacionalmente, é moldada por essas falhas estruturais. A falta de reconhecimento global e o uso do país por especuladores são sintomas de um problema maior, onde o desenvolvimento é prejudicado por uma visão curta e um certo conformismo.
      Apesar de tudo, acredito que mudanças são possíveis, embora difíceis e lentas. É preciso uma transformação profunda na forma como enxergamos o papel de cada indivíduo na sociedade, começando pela educação e passando por reformas políticas e econômicas que incentivem a colaboração em vez do oportunismo.
      Para aqueles que não têm a opção de sair do país, como você mencionou, viver com integridade e buscar fazer a diferença no microcosmo onde estão inseridos é um caminho possível, mesmo que muito desafiador.
      O que você acha que poderia ser feito para começarmos a mudar essa cultura?
      Como podemos incentivar uma mentalidade mais colaborativa e voltada para o bem comum?
      Estou curioso para ouvir suas ideias, pela bagagem de conhecimento que você tem.

    • @tygoufaynanchal3903
      @tygoufaynanchal3903 Месяц назад +1

      Muito obrigado pelo seu comentário. Infelizmente, vejo da mesma forma. Inclusive, penso que o Brasil nunca deixou de ser colônia. Ainda vivemos o modo "Casa Grande e Senzala" aqui.

  • @iurirenan6875
    @iurirenan6875 2 месяца назад +7

    Esse é um dos vídeos mais completos que já vi, referente ao regresso na produtividade brasileira. Parabéns. Tem mais um seguidor, e que venham muitos outros👏👏👏

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  2 месяца назад +1

      @@iurirenan6875 Cara, seu comentário realmente fez meu dia! 😄
      Saber que o vídeo te ajudou e que você decidiu se juntar à nossa comunidade é incrível! Eu sempre tento trazer conteúdos que agreguem de verdade, e é bom demais saber que você achou esse vídeo tão completo.
      E agora que estamos nessa juntos, me diz: tem algum outro tema que você gostaria de ver por aqui?
      Ou algum ponto sobre produtividade que você acha que vale a pena a gente trocar uma ideia? Curto muito ouvir o que vocês pensam e quero continuar fazendo conteúdos que realmente façam a diferença.
      Estamos juntos nessa! 🚀

  • @DI54461
    @DI54461 2 месяца назад +65

    O brasileiro não é produtivo porque não vale a pena ser produtivo. Se os chefe ver que você é prestativo e interessado vai literalmente te escravizar, e você não vai receber nada em troca por isso. Já passei por isso, tive que pedir demissão pois já estava ficando doente. Nunca mais cometo o erro de ser produtivo.

    • @divaldojeff466
      @divaldojeff466 2 месяца назад +1

      Vc é maluco! Abraço de Angola.

    • @AlessandroAP
      @AlessandroAP 2 месяца назад +12

      Aconteceu isso comigo, o cara que trabalha é cobrado, o que enrola é bem visto

    • @douglasgoncalvescirino9114
      @douglasgoncalvescirino9114 2 месяца назад +6

      Não se engane. Continue trabalhando duro pq tem SEMPRE alguém olhando o seu esforço. Já tive várias frustrações nesse quesito e mesmo assim prosperei. Morei fora por dois anos, conheço mais de vinte países e graças a Deus e trabalho duro, prosperei. O que você disse tem muita verdade sim. Tem muita gente atoa por aí em posição de poder (o que é pior) e é por isso que vc deve prosperar. Estude baste e trabalhe duro. Tu é brabo!!! 🙏

    • @GabrielMunin
      @GabrielMunin 2 месяца назад +2

      Ué amigo procure alguém que te valorize não leve o seu caso como regra

    • @tiagonet8794
      @tiagonet8794 Месяц назад +2

      exatamente

  • @helsonhirth739
    @helsonhirth739 Месяц назад +2

    Como não existe uma etnia única, não existe união entre os brasileiros.Fui em uma agência bancária pra tentar resolver um problema muito simples e foi quase impossível...atendimento extremamente péssimo....

    • @jonathannunes7368
      @jonathannunes7368 Месяц назад

      Não acho q esse seja o problema ja q por ter muitos brancos pobres não se tem a ideia racial de brancos sao superiores e negros inferiores se tem mais isso em classes sociais

  • @PomboHardcore
    @PomboHardcore 2 месяца назад +40

    "Investir em educação", investir em educação que tem como ídolo Paulo Freire é o mesmo que rasgar nota por nota

    • @DanielBruzzivaz
      @DanielBruzzivaz 2 месяца назад +3

      Gadooo

    • @rosamonteiro7955
      @rosamonteiro7955 2 месяца назад +7

      É como colocar água numa lata toda furada.

    • @DanielBruzzivaz
      @DanielBruzzivaz 2 месяца назад

      @@rosamonteiro7955 é só parar de por fiii no mundo 🤣🤣🤣

    • @raelfernandesturatti5399
      @raelfernandesturatti5399 2 месяца назад +5

      Só por curiosidade, já leu algo de Paulo Freire para citar ao menos um motivo do porque ele é algo ruim para educação?

    • @luc101215
      @luc101215 2 месяца назад

      @@DanielBruzzivaz Realmente somos gados, voce nao viu o video que o Brasil so cai a educaçao ne, ah é, voce nao sabe interpretar textos ou videos.. Entendi.

  • @manoeldecioestigarribia1071
    @manoeldecioestigarribia1071 2 месяца назад +3

    Você não pode comparar Brasil com USA. O Brasil pode ser justamente comparado com Colômbia, México e África do Sul. O problema do Brasil não é propriamente dinheiro e sim uma profunda reforma na educação. É assunto pra conversa longa.

    • @GabrielMunin
      @GabrielMunin Месяц назад

      Nada haver, o Brasil poderia muito bem sim ser um EUA se o povo e os líderes que ele pari soubessem corretamente explorarem os recursos e potencial humano do mesmo

  • @sebastiaonetodesousalima2064
    @sebastiaonetodesousalima2064 Месяц назад

    No dia que começarmos a investir na educação de base, teremos um futuro melhor, sem falar nas empresas que usam equipamentos velhos e querem produção alta, trabalhei em alguns lugares que os computadores eram antigos, lentos, softwares piratas, em um desses locais tive que usar meu notebook e no dia que neguei, fui chamado de ingrato, só passei na sala do dono da empresa e falei que tava caindo fora, não iria trabalhar pra gente desorganizada e que não investe no próprio negócio.

  • @MateusRodrigues-hn2jz
    @MateusRodrigues-hn2jz 2 месяца назад +1

    Rapaz uma coisa que eu percebi também é que países que tem boa parte de economia virada para o turismo, não desenvolve também por que as únicas coisas incentivadas são aproveitar o máximo o final de semana, com cervejinha, entretenimento e incentivo à promiscuidade que ajuda a atrair turistas que vêm atrás de diversão.

  • @brncs_90
    @brncs_90 2 месяца назад +3

    No meu entendimento das leis brasileiras, o percentual de despesas em educação por receita não é baixo; dos municípios e estados/DF é 25% dos impostos e fundos de participação... Isso com mais 18% do IPI e do IR da União em ensino superior, principalmente.
    Não sei como é na Coreia do Sul, mas, ao que diz no The Global Economy, o percentual do Brasil é quase o dobro. O problema, daí, parece que é o nosso absoluto sendo tão pequeno.
    O que isso nos diz? Pra mim, diz que damos muito dinheiro na mão dos professores e não investimos em capital de qualidade (material didático robusto, inteligência artificial, computação, treinamento, serviços de terceiros, etc). Você vê docente de universidade pública ganhando 40-50 salários mínimos só por ser velho de casa. Despesa, em Contabilidade, não se confunde com Custo, ou com Investimento sequer... É um parâmetro enganoso, achar que jogar dinheiro na mão de professor salvará a educação e a produtividade.
    Eu acho que devemos advogar a cobrança por capital material e por desempenho de professor. Professor não pode atrasar matéria, não pode deixar de dar devolutiva (correção comentada) sobre provas, não pode continuar cometendo os mesmos erros de sempre... Hoje, era pra todas as aulas serem gravadas para fins de autorreflexão, de o professor assistir, comparar com os colegas e ver onde melhorar...

    • @wilberferreira3941
      @wilberferreira3941 2 месяца назад

      Não vai mudar em nada, vc vê pelo nosso ensino médio que sempre muda as matérias, mas as notas dos alunos não.

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  2 месяца назад +1

      A questão do "absoluto pequeno" é fundamental. Embora a porcentagem de investimento em educação seja significativa, o valor absoluto acaba sendo insuficiente para enfrentar os desafios que o Brasil enfrenta, especialmente considerando a necessidade de modernizar e melhorar a qualidade do ensino.
      O ponto que você traz sobre a necessidade de investir mais em capital de qualidade, como material didático moderno, tecnologia, inteligência artificial, e formação contínua dos professores, é essencial. Esses investimentos são fundamentais para criar um ambiente educacional que realmente prepare os alunos para os desafios do mundo moderno.
      A cobrança por desempenho e responsabilidade dos professores é outra questão crítica. Não basta apenas destinar mais recursos; é necessário garantir que esses recursos sejam utilizados de forma eficaz, com metas claras e um sistema de avaliação que incentive a melhoria contínua. A ideia de gravar aulas para autorreflexão e melhoria contínua é uma sugestão interessante que poderia ajudar a elevar o padrão de ensino, promovendo a troca de boas práticas entre os educadores.
      Em resumo, o problema não é necessariamente a falta de recursos, mas sim como esses recursos são geridos e aplicados. Uma reformulação no modelo de investimento e uma maior ênfase na qualidade e no desempenho poderiam trazer mudanças significativas para o sistema educacional brasileiro.
      O que você acha que seria o primeiro passo para começarmos a implementar essas mudanças? Como podemos garantir que os recursos sejam usados de forma mais eficiente para realmente melhorar a educação no Brasil?

    • @brncs_90
      @brncs_90 2 месяца назад

      @@vhfalainvestidor, boa pergunta... Os professores são doutrinados a achar que seu trabalho será bom se e somente se lutarem por suas carreiras, contra o "Estado Neoliberal" (um inimigo onipresente, até quando o governo é patentemente de esquerda)... Tinha que ser uma medida implementada de cima pra baixo, pois o ambiente educacional (e acadêmico também, mas o que nos importa aqui é mais sobre a base, o fundamental/médio) é todo corroído de corporativismo sindicalista... Sempre vêm com aquela piada de gestão democrática, que não passa de "o quanto os professores acham que devem ganhar" e "o quanto sua vida deve ser fácil".
      Bom, eles não vão aceitar, até porque tem muitos outros funcionários/empregados públicos nadando de braçada também... Só se reestruturassem todos, pra não alegarem perseguição e injustiça. Tal restruturação seria benéfica, a meu ver, mas as pessoas não querem perder status por seu país.

  • @markzl
    @markzl 2 месяца назад +2

    Trabalho em uma empresa americana, sou gerente de projetos e acho um absurdo como conseguimos em 10 pessoas fazer o que precisaria de 40 nas 12 empresas que trabalhei no brasil.
    Aqui, com salario garantido, dificuldades para demitir e falta de profissionais qualificados, todos trabalham pra fazer o minimo para nao serem mandados embora

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  2 месяца назад +1

      Você trouxe uma perspectiva muito pertinente e que realmente destaca a diferença entre a cultura de trabalho em empresas americanas e brasileiras.
      É impressionante como um ambiente de trabalho bem estruturado, com processos claros e uma equipe motivada, pode resultar em uma produtividade tão alta. Infelizmente, como você apontou, muitos profissionais no Brasil acabam caindo em uma zona de conforto, fazendo apenas o mínimo necessário devido à segurança do emprego e à falta de incentivos para se destacar.
      Essa situação é realmente frustrante, tanto para gestores como você, que já vivenciaram outras realidades, quanto para o próprio desenvolvimento do país!!
      A falta de profissionais qualificados e a cultura de fazer o mínimo criam um ciclo vicioso que limita o crescimento das empresas e, consequentemente, da nossa economia como um todo.
      Mas, isso levanta uma questão importante: como podemos mudar essa mentalidade no Brasil? Talvez seja necessário repensar desde a base, com investimentos em educação e qualificação, até a criação de ambientes de trabalho que incentivem a inovação e recompensem o desempenho. E é claro: RETIRAR o governo sugando todos os pontos de seiva possível da empresa e do trabalhador.
      O livro "O Moedor de Pobres" do Alexandre Ostrowiecki traz um dado interessante para termos a noção do tamanho do Estado e como ele consegue manipular as massas de forma tão efetiva: A cada R$ 1,00 efetivamente pago para o Bolsa Família, o governo arrecada R$ 3,00 dessa mesma população por meio de impostos e taxas embutidas no consumo. Ou seja, o governo quebra as pernas da população, depois oferece uma muleta "grátis" e ainda sai como herói....
      Sua experiência certamente adiciona muito valor a essa discussão, e seria interessante explorar mais como podemos trazer essas boas práticas para cá.
      O que você acha que seria um bom primeiro passo para começarmos a transformar essa realidade, começar pelo governo? pelas escolas ou pelas empresas?

  • @Paulo-og8rh
    @Paulo-og8rh 2 месяца назад +2

    No Brasil tudo é culpa do governo A função dos políticos é resolver esses problemas Israel Suiça Noriega montaram operações e planos de governo para tornar o país produtivo Por exemplo, Israel queria desenvolver e se tornar uma potência tecnologica e o que o governo fez? Contratou empresas ofereceu dinheiro para que cérebros engenheiros de outros países tipo China, EUA Alemanha fossem trabalhar em Israel e desenvolver seus projetos lá Resumindo,se vc quer ser o melhor contrate os melhores Aqui no Brasil é o contrário, tudo que é relacionado a crescimento e avanço é proibido Por exemplo.Na maioria de países desenvolvidos ferramentas e máquinas não tem impostos e dependendo do valor da máquina o governo paga a metade Já aqui no Brasil é o contrário,se a máquina pra produzir um produto custa 20 mil e precisa ser importada ela sobe para 200 mil por causa dos impostos e burocracia tornando a compra inviável O brasileiro é o povo maís trabalhador do mundo e não sei por qual intenção simplesmente é proibido de produzir Se aqui no Brasil tivesse um governo norueguês Suiço japonês o Brasil seria a maior nação do mundo

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  2 месяца назад +1

      De fato, é frustrante ver como, em outros países, governos proativamente criam estratégias para impulsionar setores-chave da economia, como Israel fez ao se tornar uma potência tecnológica. A visão de que, para ser o melhor, é preciso contratar e atrair os melhores, é fundamental para o sucesso em qualquer área. Mas, não parece ser aqui no Brasil....
      No Brasil, a situação parece ser o oposto, como você mencionou. Em vez de incentivar o crescimento, muitas vezes as políticas governamentais criam barreiras que desestimulam a produção e a inovação. O exemplo que você deu sobre a tributação de máquinas e ferramentas é emblemático. Em muitos países, esses itens essenciais para a produção são isentos de impostos ou até mesmo subsidiados, enquanto aqui, os altos custos decorrentes de impostos e burocracia tornam a compra inviável, o que impede o avanço da indústria e da tecnologia.
      Se nossas qualidades fossem apoiadas por políticas governamentais que incentivassem a produção, o investimento em inovação e a redução de burocracias, o Brasil poderia, de fato, alcançar um patamar de destaque global.
      A ideia de que o Brasil poderia ser a maior nação do mundo com um governo mais eficiente, como o de países como Noruega, Suíça ou Japão, não é um exagero. Temos recursos naturais abundantes, uma população trabalhadora e uma posição geográfica estratégica. O que falta é uma gestão que priorize o crescimento, a inovação e a criação de um ambiente propício para o desenvolvimento econômico.
      A mudança, porém, exige uma reformulação profunda nas políticas públicas e uma visão de longo prazo que vá além dos interesses imediatistas. E você acha que a classe política quer isso? Eu duvido muito, por isso é necessário um movimento conjunto da sociedade, que cobre e exija dos políticos em que votaram as reformas necessárias para destravar o potencial que o Brasil tem.
      O que você acha que seria a primeira medida que deveríamos adotar para começar essa transformação?
      Como podemos criar um ambiente mais favorável para a inovação e a produtividade no Brasil?

  • @andremorttari7009
    @andremorttari7009 2 месяца назад +1

    É fácil apontar o dedo para o trabalhador e responsabilizá-lo pela baixa produtividade, mas isso é apenas uma visão superficial e injusta do problema. Falo com conhecimento de causa, tendo trabalhado no Reino Unido, em Portugal e no Brasil, realizando exatamente as mesmas funções. No Reino Unido, sentia que trabalhava menos, mas colhia melhores frutos, com um salário mais alto e uma carga emocional muito menor. Isso não é coincidência.
    Quando o ambiente de trabalho é saudável, seguro e amparado por métodos eficientes e ferramentas adequadas, o trabalhador naturalmente prospera. A produtividade não é apenas uma questão de esforço individual, mas também de como a empresa estrutura seus processos, motiva e apoia seus colaboradores.
    Como podem me culpar por ser menos produtivo em Portugal ou no Brasil, onde as condições de trabalho muitas vezes são tóxicas, desorganizadas e inseguras? O problema real está na gestão empresarial, na falta de visão e no desprezo pelo bem-estar do trabalhador. Não é a falta de esforço, mas a falta de condições adequadas que nos impede de atingir nosso potencial pleno.

    • @tygoufaynanchal3903
      @tygoufaynanchal3903 Месяц назад +1

      Comentário excelente. A produtividade é sistêmica e sinérgica, pois ela depende de vários fatores como maquinário, tecnologia, educação, qualificação, treinamento, mentalidade, cultura, princípios e valores, projeto de país/nação, burocracia, instituições, infraestrutura, inovação, investimento, poupança etc. Quantos mais fatores forem utilizados, mas ela se torna presente no país.

  • @MarcosTokuo
    @MarcosTokuo 2 месяца назад +4

    Moro no Japão e vejo o extremo oposto. Sendo que o Brasil tem uma imensa quantidade de recursos naturais e clima favorável e o Japão depende muito da importação de matéria-prima.
    Sempre acreditei que o problema do Brasil fosse a política com a burocracia. Mas infelizmente o fator humano pesa bastante a tal ponto que mesmo que o sistema e a educação favorecessem o povo ainda estaria preso na mentalidade de fazer o menor esforço possível.
    Enfim, não existe uma solução fácil no curto prazo. E fica nesse sistema que além de ter que ensinar como pescar, o brasileiro vai querer a vara e o barco. Só que depois pega esse barco e vende para pegar o dinheiro e ficar sem fazer nada.
    Assim se perpetua o problema...

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  2 месяца назад +3

      Marcos, você disse tudo!!
      O Brasil tem as condições naturais perfeitas. Teoricamente seria o país mais bem equipado para promover desenvolvimento tecnológico de ponta, capaz de fazer frente com os Estados Unidos sem maiores problemas.
      Mas, como você bem disse, a própria população estraga o país. E nem adianta reclamarmos dos políticos apenas, porque eles são um simples reflexo da nossa sociedade.
      Uma frase que eu gosto muito é do filósofo Imannuel Kant, que diz que o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Mas, não só a educação técnica, que nós aprendemos na escola, também a educação moral e cívica que deveria vir da família! Algo quase que inexistente aqui no Brasil...
      O que eu vejo são a maior parte das famílias desestruturadas terceirizando o trabalho de educar cívico e moralmente a criança para a "rua", terceirizando o trabalho de educar técnico e cientificamente para a escola, e se tudo der errado, o Exército servirá como "reformatório"...
      Enquanto for assim, realmente o problema vai se perpetuar.
      Você poderia explorar um pouco mais esse assunto conosco? Imagino que no Japão, até mesmo pela questão cultural, a educação de berço deve ser bem enfática, não é mesmo? Além disso, eu gostaria de saber qual a principal diferença que você vê no sistema educacional do Brasil e do Japão. Eles focam mais na Educação Básica?

    • @MarcosTokuo
      @MarcosTokuo 2 месяца назад +2

      @@vhfalainvestidor As ruas do Japão são limpas e não existe pichação porque praticamente ninguém joga lixo na rua e existe respeito pela propriedade alheia.
      Então existe sim um foco na Educação básica onde as crianças desde cedo já são preparadas para viver num senso coletivo.
      No trânsito não se vê lombadas (quebra-molas) e os motoristas sempre param para dar prioridade para os pedestres passarem. E inclusive existe até uma carteira de motorista nível gold para quem não comete infrações durante 5 anos. Ou seja, existem estímulos para quem colabora e punições duras para quem não respeita as regras.
      Os banheiros públicos estão sempre limpos e conservados. Se aparecer algum buraco na rua, no dia seguinte eles refazem toda a pista já evitando no futuro outros problemas.
      Na questão da produtividade é só ver que produtos Made in Japan tem mais durabilidade e qualidade. A frota de carros nas ruas raramente tem uma marca estrangeira. Mesma coisa no setor de eletrônicos. Não porque existe um "protecionismo" para produtos nacionais, simplesmente a preferência desses produtos. O consumidor paga sabendo do processo de produção e inspeção e espera que no mínimo seja bom.
      Quanto a política, não tem como existir corrupcão num sistema onde uma pequena mudança como pegar 3% da verba municipal da educação e jogar para transportes já faz com que a população se mobilize no dia seguinte já questionando a mudança na prefeitura. Enfim, as coisas funcionam porque o povo japonês quer que seja assim...

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  2 месяца назад +1

      @@MarcosTokuo Caramba Marcos, que relato sensacional!!
      Parece até que vivemos em mundos diferentes! Esse é o verdadeiro poder de uma sociedade consciente de seus direitos e de seus deveres! Deve ser até gratificante para a própria população comprar produtos nacionais, pois como você bem disse elas confiam umas nas outras.
      Aqui no Brasil, parece que é tudo ao contrário do que você disse. Esse é o verdadeiro poder de uma educação básica de qualidade: formar CIDADÃOS. Isso não é dever da escola, nem mesmo do Exército. Isso é dever das famílias. Enquanto essa consciência não for enraizada nas pessoas, as nossas crianças continuarão sendo formadas pela "Rua". E a inércia da improdutividade continuará....
      Acho que a cultura também tem um papel fundamental nesse aspecto. Como funciona no Japão? Em relação ao governo, eles também são tão submissos? Aqui, políticos são tratados como deuses. Alguns até mesmo possuem o título de "Pai" - o pai dos pobres.
      Ou seja, nossa sociedade é uma sociedade orfã. Orfã de cultura, de senso crítico e de valores morais e cívicos. E para isso, precisa de um pai dizendo o que é certo ou errado. E tal como uma criança, nossa sociedade não faz julgamento de valores nem críticas ao que o "pai" diz. Apenas aceita como verdade absoluta e vai às urnas digitar o número ordenado....

  • @thefim7764
    @thefim7764 2 месяца назад +19

    Mano, conheci seu canal agora e já vi potencial... continue, independente da demora! Vai ter momentos em que você vai ficar desanimado, mas NÃO PARA! Continue produzindo conteúdo

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  2 месяца назад +3

      Muito obrigado pelo Feedback!! É muito importante para mim, de verdade.
      Procuro ao máximo melhorar e trazer conteúdo de qualidade para vocês. As vezes o algoritmo do RUclips é um pouco injusto, mas tudo bem. Se eu conseguir agregar valor na vida de uma só pessoa, já estou muito feliz 😁

  • @williammalves
    @williammalves Месяц назад +2

    Spoiler: tu podes pedir aumento do limite da conta via WhatsApp para teu gerente, ou ainda utilizar o internet banking para tu mesmo fazeres.

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  Месяц назад

      Foi pior que isso William!! Foi a minha gerente do banco que mandou eu ir na agência mais próxima kkkk
      Ou era isso, ou então ela enviaria para mim os formulários de aumento de limite e eu deveria imprimi-los, assiná-los, digitalizá-los novamente e depois reenviar para ela....

    • @williammalves
      @williammalves Месяц назад

      @@vhfalainvestidor tudo com assinatura digital, meu amigo. Digo isso por ser bancário. Relatos como essa situação que tu passaste me dão pavor! D:

  • @sitiomelhoridadejedicaiafa9534
    @sitiomelhoridadejedicaiafa9534 Месяц назад

    Para refletir ❤

  • @eversonbielavski8516
    @eversonbielavski8516 Месяц назад +1

    Creio que se em determinadas funções as pessoas recebecem por produção ao invés de salário fixo seria melhor.

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  Месяц назад

      @@eversonbielavski8516 Boa Everson!!! Por que você acha que essa dinâmica não poderia se estender para todas as profissões?
      Na minha opinião, até mesmo os trabalhos deveriam ser contratuais, isso acabaria com a rigidez de um funcionário em uma empresa. O mesmo trabalhador poderia prestar serviço para diversas empresas simultaneamente da maneira que ele achasse melhor, e consequentemente aumentando seu capital (se fosse do interesse dele).
      Essa sistemática de trabalho por contrato já é uma febre em alguns lugares no mundo, mas ainda é a exceção.

    • @eversonbielavski8516
      @eversonbielavski8516 Месяц назад

      @@vhfalainvestidor Falei isso sobre a minha realidade, com as funções que já trabalhei, trabalho manual. Mas creio que talvez possa ser aplicado a outras funções também.

    • @eversonbielavski8516
      @eversonbielavski8516 Месяц назад

      Seria bom se todas as profissões receberem por comissão ao meu ver, mas talvez algumas pessoas preferem algo fixo.

  • @wendel9523
    @wendel9523 2 месяца назад +20

    salário mínimo, esforço mínimo.

  • @marcelorocha6553
    @marcelorocha6553 2 месяца назад +1

    Fora a educação financeira do brasileiro que é zero, hoje graças a Deus tenho meus investimentos minha liberdade financeira, quando estava na academia lembro que muita gente desistiu, principalmente em matérias de cálculos, tive muito trabalho para acompanhar os professores, tive que estudar e muito matérias que nuca vi em escola públicas

  • @leomarcosferreira9101
    @leomarcosferreira9101 2 месяца назад +3

    E esse livro do professor Maurício aí na estante 👏👏👏😎

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  Месяц назад

      Opa!! Mercado de Opções do professor Maurício é o "190" da BM&F.
      Grata satisfação de tê-lo como meu espectador, obrigado!!

  • @gefersonsantos2829
    @gefersonsantos2829 2 месяца назад +1

    Eu estive com dengue esses dias , fui obrigado a ir nos postinho perto de casa fazer uma consulta.fiquei 4 para fazer apenas um consulta e um exame simples .quando passei pela medica levei um choque quando percebi que ela nao sabia nem digitar ,ela usava apenas os dedos indicadores pare apertar as teclas ,fora que cada dedada parecia que iria querbra a mesa .😅😂😂

  • @jeanclaudio8076
    @jeanclaudio8076 Месяц назад +1

    O país Brasil é sem dúvida o melhor do mundo, mas em relação a uma parte do povo que não quer melhorar, é péssimo, assim se quiser trabalhar para ter resultados conquistando pelo menos o mínimo para viver com dignidade saia do Brasil, porque nesse país quem melhora de vida passa a ser considerado um opressor burguês que será perseguido por isso.

  • @jairduarte2987
    @jairduarte2987 Месяц назад +1

    Acho que um dos motivos é o fato de o Brasil ser um país tropical, um trabalhador é menos produtivo em altas temperaturas 😂

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  Месяц назад

      O pior de tudo é que eu já vi essa teoria 🤣
      E o exemplo era tão esdrúxulo quanto: "O trabalhador brasileiro, após sua rotina de trabalho prefere ir para a praia ou para a piscina aproveitar o dia ao invés de estudar, por isso nosso povo é assim"....
      Mais bizarro que isso impossível, já que o Vietnã (que nem é tanta referência assim), possui praticamente o mesmo clima que nós e as suas notas no PISA são extremamente superiores que as nossas (nossos 10% melhores alunos não alcançam os últimos 10% deles...)

  • @Martins6585
    @Martins6585 2 месяца назад +16

    Americano ganha quadruplo ou Quintuplo por hora... Ja brasileiro 1.500 por mes... Quem quer ser produtivo desse jeito...

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  Месяц назад +1

      Você está corretíssimo! Sem dúvidas o maior elogio e a maior motivação para um trabalhador é o dinheiro.
      Você ficaria feliz se amanhã recebesse 2,83x o seu salário?
      Esse é o custo do Estado que nós sustentamos....
      Se o Estado não fosse tão gordo, pesado e ineficiente, talvez sobrasse mais para os trabalhadores...

  • @Carlos-u2x8t
    @Carlos-u2x8t Месяц назад

    No Brasil,a pessoa trabalha conforme oq ganha, ganha trabalha pouco e assim vai

  • @danielmunoz530
    @danielmunoz530 2 месяца назад +1

    duvido que um policia ou um seguranca dos eua trabalhe mais

  • @josemariagoncalves4373
    @josemariagoncalves4373 2 месяца назад +1

    E quem te convenceu que brasileiro se qualificando,estudando,se aperfeiçoando profissionalmente vai ganhar mais ? O correto é mesmo estudar,se graduar etc,mas ao entrar no mercado de trabalho ele vai ser é explorado e vão empurrar é o salário mínimo e mais nada" alta concentração de renda" fim.

  • @emersonferreiracosta
    @emersonferreiracosta 2 месяца назад +1

    Somente 250 inscritos? Você vai nuito longe, bons roteiros, edições... você vai voar garoto XD

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  2 месяца назад

      Muito obrigado pelas palavras de incentivo! Saber que você curtiu os roteiros e as edições realmente me dá aquele gás para continuar melhorando e trazendo conteúdos ainda mais bacanas.
      Cada inscrito aqui é super importante, e ter pessoas como você acreditando no trabalho faz toda a diferença. Estamos só começando, e tenho certeza de que, com o apoio de vocês, vamos alcançar coisas grandes juntos.
      E claro, se tiver alguma sugestão ou ideia de tema que você gostaria de ver nos próximos vídeos, estou todo ouvidos.
      Vamos crescer juntos!!

  • @Rafael-j4n5x
    @Rafael-j4n5x 2 месяца назад +3

    Agora pra tomar cachaça e cerveja 🍺, o brasileiro é pronto

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  2 месяца назад +1

      Ah sim, com certeza! A política de pão e circo existe desde Antes de Cristo.
      Inclusive a maioria das maiores revoluções da história ocorreram quando o "pão e circo" não estavam presentes. Infelizmente, ao nosso redor a média é 4. Por isso que há tantas empresas de tecnologia de ponta que estão desesperadamente procurando pessoas com capacidade intelectual, emocional e crítica para ocupar cargos chaves.
      Em compensação, de trabalhadores sem especialização, que vivem só pela sexta-feira o mercado já está saturado. E é questão de tempo eles serem substituídos pela inteligência artificial e robôs.
      Você gostaria de um vídeo sobre esse tipo de assunto? Acho que seria interessante mostrar como logo logo os trabalhadores sem nenhuma vantagem competitiva serão substituídos pela máquina.

    • @ailtonsilva2574
      @ailtonsilva2574 2 месяца назад +1

      Ah, isso é verdade, ontem mesmo vi um montão de cachaceiros homens e mulheres com Caixa térmica cheia de ácidos e energético indo para festa de aparelhagem

  • @tiagoei
    @tiagoei Месяц назад +2

    Já viu o processo, custo e tempo necessário para fazer uma patente aqui? Supondo que conseguiu, já viu o custo de manter e o que de fato te oferece de proteção? Hahaha, piada! Se você precisar se defender, muita grana e anos...

  • @gabrielcastro7383
    @gabrielcastro7383 2 месяца назад +1

    Realmente.. Até o jornalista já começa o vídeo falando besteira... 25% a menos de 67 é 50,25 ..
    16,75 é 25% DE 67... Aí sim a proporção de 1 hora para 15 minutos faz sentido.

  • @hewertonmarcellochitckoski8735
    @hewertonmarcellochitckoski8735 2 месяца назад +1

    Eu tenho uma teoria..... é a Forma de contrato.....ou seja, em outros países você negocia com o patrão......e isso é por hora, aqui no Brasil não, é por mês.,..então, isso te faz ser procrastinador, ficar enrolando.

  • @fabiomagrini3189
    @fabiomagrini3189 Месяц назад +1

    Esquece, aqui eh somente funk, futebol, cerveja, carnaval e mule. Gente que eh inteligente e capacitada, nao tem valor algum e ainda sofre bulling. Se quiser se dar bem aqui, precisa ser politico, empresario amigo do rei ou ser servidor publico, ou ainda cantar funk, sertanojo e ter uma bunda grande gostosa, ou ainda jogar futebol, que ganha mais que qq funcionario clt.

  • @IOSET-lq5vh
    @IOSET-lq5vh Месяц назад

    O buraco é mais embaixo... O sálario de 2.000,00 no BR é raridade filho!

  • @eduardoromano4224
    @eduardoromano4224 Месяц назад +1

    É produtivo nos tempos de carnaval , algazarra tirar a paz e tudo dos os outros nesse nível ou melhor sair atropelando qualquer um por ai e que nem vê . Olha viver nesse pais para dizer a verdade cada vez ficando mais complicado mesmo.

  • @caco6138
    @caco6138 2 месяца назад +1

    Na prática, o problema da produtividade não é educacional e sim cultural, a cultura da malandragem no Brasil é cada dia maior e estimulada. Você vê pessoas com alto grau de eficiência no trabalho que quando entra numa empresa ou no funcionalismo público é desmotivada pela cultura do brasileiro... Quanto ao ENSINO no Brasil agente vê que é uma bosta, mas o problema não está no investimento e sim na metodologia de administração dos órgãos de ensino e na METODOLOGIA DE ENSINO... Quanto mais dinheiro tu investir no setor de educação pior vai ser o ensino...

    • @AmandaGualberto
      @AmandaGualberto 2 месяца назад +2

      Sem contar que é praticamente impossível estudar em casa por que sempre tem um otário fazendo barulho.

    • @caco6138
      @caco6138 2 месяца назад +1

      @@AmandaGualberto Isso mesmo, quando não é em casa e os vizinhos com som em altíssimo volume com músicas de baixo calão e criminosas ... Estudar na boa no Brasil é quase impossível...

  • @joaosinho5272
    @joaosinho5272 2 месяца назад +2

    Eu já assistir uns 30 vídeos sobre este tema.
    E a conclusão que eu cheguei...
    Foi que o Brasil é um país de "PAPAGAIOS" !!!
    Todas as opiniões sobre qualquer tema...
    Sempre segue o mesmo check-list !!!

  • @evertonbetao7974
    @evertonbetao7974 2 месяца назад +2

    Meu amigo eu sou da área industrial , ja trabalhei em empresa médio porte e também grande sabe qual eo problema , as empresas as vezes não consegue comprar equipamento moderno sem pagar muito imposto para o governo

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  2 месяца назад +1

      @@evertonbetao7974 Everton você tocou num assunto realmente muito importante!!!
      Nosso país é extremamente fechado para negociação externa. A taxação de importações é absurda (60% do valor do produto para quaisquer itens acima de US$ 50,00)…
      Isso é completamente bizarro!
      Como uma empresa vai evoluir tecnologicamente tendo que pagar praticamente o dobro do preço de um equipamento moderno? É realmente impossível….
      Fora que a cada ano que passa, nossa moeda se desvaloriza mais que o dólar, consequentemente essa disparidade só vai aumentando e nós só vamos ficando para trás…
      Poderia agregar aqui na nossa discussão de como era a questão do “Fator Humano” dentro das empresas pelas quais você passou? Quanto ele pesa para a evolução do trabalhador industrial?

    • @evertonbetao7974
      @evertonbetao7974 2 месяца назад

      @@vhfalainvestidor então o que mais acontece que já vi presencie a empresa não quer comprar ferramentas quer continuar trabalhando com a que tem , por conta do custo de uma nova ser muito cara , por exemplo eu atuo no setor de usinagem mecânica com cnc

    • @evertonbetao7974
      @evertonbetao7974 2 месяца назад

      Uma máquina cnc nova no Brasil pela fabricante Romi um centro de usinagem chega der 1 milhão e pouco de Reais

    • @evertonbetao7974
      @evertonbetao7974 2 месяца назад

      La fora o americano consegue comprar uma máquina dessas por 25 mil 30 mil dólares

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  2 месяца назад

      @@evertonbetao7974 Isso é um absurdo mesmo, né Everton... O governo praticamente está impossibilitando o crescimento dessa indústria com tamanha carga de imposto sobre importação desse tipo de maquinário.
      Na verdade, o mal está enraizado, porque além de pagar o imposto sobre a peça, ainda há uma carga tributária enorme sobre a própria empresa, fora os custos logísticos de frete para trazer essa máquina até a sede da empresa.
      Desse jeito, não tem como nenhuma empresa brasileira ter competitividade no cenário internacional. Se um maquinário de US$ 25.000,00 é vendido por mais de R$ 1 milhão... Isso explica muito o motivo pelo qual não temos nenhuma fabricante nacional de carros...
      No seu setor e na sua visão, para fazer uma aquisição desse porte que você exemplificou, seria necessário a empresa forçar mais os trabalhadores a produzirem para que haja um excedente de caixa e só então realizar a aquisição, ou vocês já trabalham no limite e realmente é quase impossível de adquirir esses equipamentos se o governo não flexibilizar as tarifas?
      Isso é realmente muito triste porque via de regra o empresário brasileiro só consegue importar máquinas e equipamentos tecnológicos quando eles já são obsoletos pela tamanha carga de impostos cobrados no nosso país...

  • @edileneruiz2784
    @edileneruiz2784 2 месяца назад +2

    Minuto 3:35 “maiores” índices de instabilidade. Corregir.

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  2 месяца назад

      @@edileneruiz2784 Desculpe pelo sotaque paulista, mas eu falei “menores índices de estabilidade” 🤣🤣🤣
      Realmente parece instabilidade…. Sotaque paulista ficou tipo “ñstabilidade”
      Desculpe 😅

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  2 месяца назад +1

      @@edileneruiz2784 Realmente parece “instabilidade”, mas eu falei “estabilidade” o sotaque paulista não ajudou muito, desculpe 😅
      Realmente revendo o vídeo ficou algo do tipo “ñstabilidade” 🤣🤣🤣
      Vou melhorar nesses aspectos, obrigado pelo Feedback, é realmente muito importante para eu saber onde devo melhorar cada vez mais 🏆

  • @marcioheleno
    @marcioheleno 2 месяца назад

    Cara, morei na Europa 5 anos, Espanha e Inglaterra. Lá o pais para em agosto, trabalham 6 horas por dia são mais improdutivos que nós.

  • @rafaelmartinsist
    @rafaelmartinsist 2 месяца назад +3

    Será porque não se paga pelo que o trabalhador produz? O salário pago ao trabalhador é tão baixo que o desestimula a produzir mais e não existe salário extra por uma produção extra, não existe ganho a mais por lucro maior da empresa ou órgão no qual trabalha, acredito que se pagassem mais por maior produtividade o brasileiro seria mais produtivo.

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  2 месяца назад +1

      De acordo com a pesquisa do FGV, se não houvesse interferência estatal com a CLT literalmente comento o salário do trabalhador, ele poderia ganhar até 2,83 vezes mais sem nenhum desembolso extra para a empresa.
      Um trabalhador CLT que ganha R$ 5.000,00 custa mais de R$ 14.000,00 para a empresa. Isso significa que ele poderia estar recebendo esses R$ 14.000,00 se não fosse a CLT. É por isso que há tantos informais e uma crescente "PJotização" das pessoas.
      Se a empresa simplesmente aumentar o salário, sem o governo parar de sugar a seiva do trabalhador, o que ocorrerá é que a empresa estará ainda mais engordando o Estado, que já é obeso.
      Mas, eu concordo com você. O dinheiro é o elogio mais sincero, tal como é o estímulo mais concreto.

  • @proximonivel3301
    @proximonivel3301 2 месяца назад +1

    Somos mesmo improdutivo pelo simples motivo vivemos no Brasil, se fosse morar em outro mais seríamos nós melhores do q eles, porque o Brasil não valoriza seus trabalhores, empreendedores e empresários. Além disso, quase a metade do salário é pra pagar impostos, o último motivo é a falta de educação e conhecimento funcional para exercer com excelência seu cargo.

  • @elementar2966
    @elementar2966 Месяц назад

    Esses são os maiores produtos exportados porém tem a EMBRAER Que exporta aviões e outras porém sem investimento o país não crescer. Pra favorecer a importação.

  • @helsonhirth739
    @helsonhirth739 Месяц назад

    O fator clima influencia muito nisso!

  • @UmbrellaGamerBRx
    @UmbrellaGamerBRx 2 месяца назад +1

    É Claro que produzem , só comparar os salarios e o Naipe de vida deles com a nossa !
    Aqui no Brasil com esse Governo é Desmotivante , Infelizmente !
    Salario Baixo , Custo de Vida alto !
    Sozinho é difícil alguem tentar comprar algum imóvel !

  • @gustavorockie8581
    @gustavorockie8581 2 месяца назад +15

    não dá pra entender o porquê do mesmo governo que come mais de duas vezes o valor que recebemos ainda querer comer partes do nosso salário com impostos e fundos🤔🤡

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  2 месяца назад +4

      Realmente é impressionante a fome insaciável do leão...
      Ele tributa a empresa, nossa renda, nosso consumo, nosso lucro (se você investir no Mercado Financeiro), nosso aluguel (se você possuir casas alugadas), fora IPVA, IPTU e o Imposto de Renda anual.
      Para bancar o luxo de Brasília, só com muito imposto mesmo....

    • @dp_illustration
      @dp_illustration 2 месяца назад

      Não dá para entender, porque não tem justificativa. Simples assim! A máquina pública só gera gastos, em vez de lucro. Em todas as esferas e setores, os gastos com pagamento de folha gira em torno de 75%, o que sugere um excesso de inúteis ganhando por trabalhar muito pouco e fazendo um serviço porco! E o que resta, mal é investido, já que está sujeito a desvios. É uma ganância sem fim de um bando de parasitas, só isso!

  • @VerodiaXXIII
    @VerodiaXXIII 2 месяца назад +1

    Toda vez que eu vejo fico torcendo, mas é sempre mais do mesmo sobre o que Nelson Rodrigues demonstrou em "A Pátria de Chuteiras".
    É viés atrás de viés, ignora de que todo lixo cultural despejado por aqui por esses endeusados como modelo de prosperidade, é um dos fatores que contribuí para a cultura da falta de interesse; isso é comum no mundo todo.
    Outra coisa é que concordo com a situação de auxílio governamental é que teria que ser atrelado ao desenvolvimento do beneficiário, são 168 bi para 21 milhões de pessoas. Esses recursos ficam no país mesmo e não são direcionados ao exterior, em relação à educação deu pra perceber que você não entende nada, ou seja, narrativa que exalta o estrangeiro em detrimento ao nacional.
    É uma pena que não é interessante aos políticos e seus sócios e também aos pedantes influencers... Não é tão raso assim simplesmente etereotipar "o brasileiro" num senso comum de indolente, improdutivo e ignorar raízes históricas e evidências, que culminou numa sociedade orgânica em desigualdades sociais, criticar bolsa família e ignorar as infindáveis pensões, benefícios reais que dilapidam o erário desde que nem se falava em BF, ignorar 5 bi destinados aos partidos para continuar a narrativa do "o seu não presta, o meu que sim" e não transparecer que tem diversos estudos de que o BF beneficia a economia apesar de não concordar com a forma que é empregado, inclusive lá no idolatrado país das maravilhas também tem, tem bolsa crack também é só dar uma pesquisadinha básica; olha só país modelo de economia, da corrida desenfreada dos rats... Também tem população de rua e beneficiários do...? Estado!
    E enquanto o brasileiro é isso, o brasileiro é aquilo, são narrativas que apontam mas não solucionam.
    Acho que é só o que penso para o momento. Um abraço e boa semana!

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  2 месяца назад +2

      Obrigado por agregar um ponto de vista diferente no debate, agora vamos aos fatos....
      Discordo de algumas partes da sua análise. Acho que é importante reconhecer as críticas e reflexões sobre o Brasil, especialmente quando se trata de questões culturais e políticas. A referência a "A Pátria de Chuteiras" de Nelson Rodrigues nos lembra que o Brasil é complexo, mas isso não significa que todas as críticas são apenas narrativas vazias ou viéses. Muitas vezes, apontar os problemas é o primeiro passo para tentar encontrar soluções. Em terra de cego, quem tem olho é rei, não é isso? Imagine no Brasil, em que estamos numa terra de cego, mudos e surdos...
      Sobre o auxílio governamental, concordo que ele precisa ser vinculado ao desenvolvimento dos beneficiários, mas não vejo isso como um motivo para desconsiderar as críticas ao sistema atual. É verdade que 168 bilhões de reais injetados na economia local podem ter impactos positivos, mas também é necessário questionar se esses recursos estão sendo usados de maneira eficiente e se estão realmente promovendo o desenvolvimento a longo prazo. 17% dos beneficiários com o BF gastam no mínimo R$ 100,00 com apostas esportivas e jogos de azar. Pode ter certeza de que esse dinheiro não fica aqui, inclusive é lavado internacionalmente.
      Essa ideia de que o auxílio sempre fica no país é uma grande ilusão que "elimina" a necessidade de discutir como esses recursos poderiam ser melhor direcionados. Enquanto isso, o "Seu Zé" pega 1/3 do BF para fazer a sua "fézinha" apostando e se viciando...
      Quanto à questão cultural, não acredito que exaltar exemplos estrangeiros signifique desprezar o nacional. Às vezes, comparar com outros países pode nos ajudar a identificar áreas onde podemos melhorar. Claro que isso deve ser feito com cuidado para evitar generalizações, mas fechar os olhos para modelos de sucesso em outras nações também não é a solução.
      O ponto sobre as pensões e o fundo partidário é extremamente válido, e concordo que esses problemas precisam ser enfrentados. No entanto, isso não significa que críticas ao Bolsa Família ou outros auxílios sejam inválidas. Podemos e devemos discutir todos esses aspectos simultaneamente, pois são todos parte de um sistema maior que precisa de reformas urgentes.
      Em resumo, acredito que, enquanto é crucial entender as raízes históricas e as complexidades do Brasil, também é necessário aceitar que algumas das críticas são fundamentadas e que apontar esses problemas é parte do caminho para encontrar soluções. A questão não é apenas criticar por criticar, mas sim entender como podemos avançar a partir dessas reflexões.
      O debate é fundamental para o progresso, e espero que possamos continuar discutindo essas questões de forma construtiva.

  • @wendel9523
    @wendel9523 2 месяца назад +1

    além de todos impostos e roubos as empresas escravizam o funcionário e paga mixaria
    onde vamos encontrar motivação para produzir mais? e ainda ser mau visto pelos próprios colegas de trabalho.

  • @orochimaruop6306
    @orochimaruop6306 2 месяца назад +6

    Edição boa e bom roteiro, q injustiça.
    Deveria ter mais alcance esses vídeo

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  2 месяца назад +1

      @@orochimaruop6306 Obrigado! Pois é, as vezes o algoritmo do RUclips pode ser um pouco cruel, mas nada que o compartilhamento com os amigos não possa resolver 😅
      Se cada pessoa que assistir o vídeo curtir, se inscrever no canal e compartilhar com 1 amigo, por exemplo, é impossível do algoritmo não nos notar 🥲
      Mas seguimos trabalhando!! Para cada vez mais agregar valor na vida das pessoas 🚀

    • @mundoparalelo-m6k
      @mundoparalelo-m6k 2 месяца назад +3

      realmente, vim pela thumbnail e para analisar essa edição né, achei q ja ia ter milhoes de visualização

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  2 месяца назад

      @@mundoparalelo-m6k Obrigado!! Espero que tenha gostado do conteúdo.
      Infelizmente ainda não chegamos as milhares de visualizações, mas vou continuar me esforçando para trazer conteúdo de qualidade para vocês
      O Feedback de vocês é muito importante para eu saber onde melhorar cada vez mais.

  • @JeffersonDobler
    @JeffersonDobler Месяц назад

    Por que lá o trabalhador é valorizado e não explorado como aqui sem contar que com trabalho honesto lá da pra ter uma vida boa e se alimentar bem diferente dos trabalhadores daqui.

  • @observacao7379
    @observacao7379 2 месяца назад +3

    feriados( historicamente católicos) e pontos facultativos também constam, como atraso na educação, produtos e serviços desse país...

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  2 месяца назад

      Você levantou uma questão muito relevante e que certamente merece uma discussão mais profunda!!!
      Historicamente, os feriados católicos têm raízes profundas na cultura brasileira, refletindo a colonização e a forte influência da Igreja Católica no desenvolvimento social do país. Esses feriados foram instituídos em um contexto onde a sociedade era amplamente agrária e religiosa, e a pausa no trabalho tinha um papel crucial para a manutenção das tradições e do bem-estar social.
      No entanto, à medida que o Brasil evoluiu para uma economia mais complexa e globalizada, esses feriados começaram a ter um impacto considerável na produtividade e na educação. Segundo alguns estudos, o Brasil é um dos países com o maior número de feriados no mundo, o que contribui para uma redução significativa no número de dias letivos e na eficiência produtiva em setores essenciais.
      Por outro lado, é importante reconhecer o valor cultural e social desses feriados, que ainda são momentos de descanso e reflexão para milhões de brasileiros. O grande desafio é encontrar um equilíbrio que permita a manutenção dessas tradições, sem comprometer o desenvolvimento educacional e econômico do país.
      O que você pensa sobre isso? Acha que é possível encontrar uma solução que concilie tradição e progresso? Esse é um debate que merece muita atenção, e fico curioso para ouvir mais sobre sua visão!

    • @observacao7379
      @observacao7379 2 месяца назад

      @@vhfalainvestidor sempre entendi os feriados como ponto de objeções, tanto no ponto de vista do empreendedor, como do trabalhos e no Brasil temos muitos feriados...

  • @maurivirtua
    @maurivirtua 2 месяца назад +94

    Continuem fazendo o L...

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  2 месяца назад +39

      Uma a hora a conta chega, não é mesmo? kkkk
      Mais de 20 anos de governos comunistas uma hora a casa cai.... Só trocaram de CPF, o plano se manteve o mesmo...

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  2 месяца назад +7

      @Rafael_Youssef Caramba Rafael, que bizarro!!
      Essa necessidade paternal que nós temos nasceu lá na Era Vargas e parece que só vem aumentando conforme o tempo vai passando (mas os benefícios aumentaram também né, então é relativamente normal isso acontecer)
      Quando a maioria dos brasileiros entenderem que o melhor auxílio que o governo pode dar é a desoneração do setor privado para a expansão do emprego, entraremos no caminho da prosperidade!!

    • @cleristondigital
      @cleristondigital 2 месяца назад +4

      Vc pode fazer todo alfabeto inteiro.. isso nunca irá mudar...

    • @javastarkcaerns3542
      @javastarkcaerns3542 2 месяца назад

      Sai da bolha cidadão L arminha cruzinha seja o que for sempre seremos bucha de canhão e escravos e tem quem acredita no sistema piamente.

    • @javastarkcaerns3542
      @javastarkcaerns3542 2 месяца назад +1

      ​@Rafael_Youssefvai ver é um mal de família, ainda bem que eles tem você o alecrim dourado para quebrar este ciclo de pobreza e julgar os seus.

  • @mauriciotadeudonascimento3674
    @mauriciotadeudonascimento3674 2 месяца назад

    Aqui no Brasil muitos cartórios não tem assinatura eletrônica, a pessoa as vezes ten que viajar para assinar um documento.

  • @oinquestionavel536
    @oinquestionavel536 2 месяца назад +1

    Dinheiro que não tem poder de compra
    E serviço mal remunerado... Essa é a resposta
    Quem Karalhos vai dar tudo de si ganhando miséria? Eu msm trabalho só o suficiente pra nao virem falar merda CMG, por empresa nehuma nem pra patrão nenhum, eu vou me matar dando a vida por um salário lixo de uma amoeda desvalorizada.

  • @MeirivamCosta
    @MeirivamCosta 2 месяца назад

    Então, é incrível o Brasil ser uma das maiores economias do mundo. 😂😂😂😂😂😂

  • @julievernunes1993
    @julievernunes1993 Месяц назад

    Culpa do governo que não teve um plano de investir em ciência e tecnologia pra melhorar a nossa eficiência no trabalho a maioria é tudo manualmente

  • @thiagohenriquegomescoelhod6959
    @thiagohenriquegomescoelhod6959 Месяц назад

    Se o fala investidor fosse produtivo, aumentaria a própria renda em vez de pedir ao banco aumento do limite.

    • @vhfalainvestidor
      @vhfalainvestidor  Месяц назад

      🤣🤣🤣 Muito boa meu amigo, confesso que ri bastante com o seu comentário, muito bom!!!
      Mas, eu não fui pedir um aumento de limite de cartão de crédito como você pensa. Fui aumentar o limite de transferência da minha conta.
      Estava restrito a menos de R$ 10.000,00 por transação por mês, e na época precisava transferir R$ 170.000,00 da minha conta para uma conta offshore.

  • @PauloJunior-vo3kt
    @PauloJunior-vo3kt Месяц назад

    Na verdade essa questão é meio complexa de ser discutida porque por exemplo, hoje qualquer ia ou programa faz qualquer coisa ligada a empregos administrativos e gerenciais, como atendente de caixa ou até limpeza de piso, nos estados unidos praticamente mais da metade dos caixas, atendentes e faxineiros de piso são maquinas ou robos, como contabilizar um computador fazer o serviço de uma pessoa ?, ou eles não contabilizam quando fazem essas pesquisas de produtividade porque num supermercado se não tem caixa e nem faxineiro é obvio que a produtividade vai ganhar sobre um supermercado brasileiro, se aqui precisamos de 100 pessoas para funcionar um supermercado e la nos estados unidos só precisa de 30, entende, é complexo entender que calculo é esse de produtividade e não se limita a computadores e robos, por exemplo se voce ja trabalhou mexendo num computador de uma empresa sendo do que for sabe que no brasil se usa o pior dos piores pcs que existe para fazer o serviço, tipo um processador de 15 anos atras se usam geralmente as empresas, e la nos estados unidos se usam um processador de 1 ano atras, ai não da né, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, é tipo uma ferrari apostar corrida com um cavalo, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, então esse papo de produtividade não tem sentido, claro que o brasil vai perder.

  • @AntonixWatanabe
    @AntonixWatanabe Месяц назад

    Porque o Brasil não tem parque bélico militar se tem recurso dos minerais?

  • @sargentofenix8395
    @sargentofenix8395 Месяц назад +1

    Então vc é o homem produtivo então final de semana vo enche uma laje de uma amigo vamo comigo ?

  • @mauriciotadeudonascimento3674
    @mauriciotadeudonascimento3674 2 месяца назад

    Benefícios é parte integrante do salário, tirar isso é precarizar ainda mais o trabalhador.

  • @marlonscalabrin
    @marlonscalabrin 2 месяца назад +1

    50 % dos adolescentes brasileiros HOJE usam celular e nao sabem usar o mouse

  • @medeiros7591
    @medeiros7591 2 месяца назад

    O transporte público funciona? A pessoa que ganha um salário mínimo consegue comprar um transporte ? Nos EUA o transporte público pode ser ruim mas com um salário mínimo vc consegue comprar um transporte e trabalhar e no brasil ?

  • @DiegoMachadodesigner
    @DiegoMachadodesigner Месяц назад

    Simples! Se a conta e baseado em salário e imposto, nós somos desvalorizado nosso salario e abomináveis e o nosso destaque cai!

  • @TheRaynerferreira
    @TheRaynerferreira Месяц назад

    Enquanto isso a galera q trabalha para aplicativos acham q sao patroes.

  • @ectorbsb
    @ectorbsb 2 месяца назад

    Adorei amigo... estamos condenados a sermos plantadores de soja kkkkkkk