Gostei deste vídeo e espero que os próximos episódios também sejam ótimos. Foi bacana acompanhar este documentário que abordou a introdução da Copersucar-Fittipaldi na F1. Sem dúvida, foi uma empreitada ousada para enfrentar as equipes turbinadas com o dinheiro das empresas tabagistas.
Puxa vida pessoal. Que excelente trabalho. A história da Copersucar Fittipaldi é incrível e com trabalhos como este contribui muito para a difusão desta incrível e singular história. Parabéns. Estou ansioso para a continuidade. Sucesso
Likeado e inscrito instantaneamente hehehe qdo alguem promove algo em prol da nossa memória e ainda em alto nível, tem que ser apreciado!!! para´béns pelo belo trabalho!!!!
Excelente registro histórico. Um resgate primoroso do nosso automobilismo. Parabéns. Orgulho dos desbravadores Fittipaldi e de todos os integrantes envolvidos.
Pena é que, um canal que tem o apuro histórico, o detalhe, excelente narração, ótima imagem, ter tão poucos subscritos. E tem canais que só exibem porcaria e têm milhões de subscritos....mas sou fiel até ao fim!!! Excelente trabalho Felipe, grande abraço!👏👏👏👏🇵🇹🇧🇷
Em qual botão eu aperto pra seguir 15x e dar like mais 1000? Adorei não apenas pela qualidade de sempre mas por várias informações que nem fazia ideia até então. BRAVO!!!!!
Realmente foi incrível o que essa equipe fez...partir do zero utilizando recursos nacionais para projetar um formula 1... não tem precedentes, não existe parâmetros para classificar a grandiosidade do que esses caras fizeram... muito bom o conteúdo, as imagens, referências... parabéns meu amigo
Parabéns pela iniciativa de reescrever a história dessa equipe que trás saudades de infância, porque eu estive no primeiro teste de pista em Interlagos
Nossa! será histórico essa serie de vídeos, um criador de conteúdo que gosto, falando da minha equipe de F1 favorita, junção perfeita, desde ja, vou deixar meus parabéns pelo conteúdo que ira trazer, sei q foi horas de trabalho posto nesse vídeo
Perdi o grid do chat ...Mas não o vídeo kk Começo de história muito boa dos Fitipaldi, eles merecem nosso apoio pelo que fizeram, temos que reconhecer isso.
Muito bom o primeiro episódio. Ficou claro os rumos iniciais da equipe Fittipaldi. Mas com certeza uma iniciativa corajosa. Pena que a equipe não teve continuidade nos anos 80. Se não tivesse o tropeço do F6 e parte da imprensa brasileira criticando e desmerecendo a iniciativa dos irmãos Fittipaldi, acredito que eles poderiam chegar ao nível da Williams.
Parabéns Felipe. Fico feliz por você estar produzindo esse documentário sobre a equipe Copersucar Fittipaldi de F1, pois se tratou de uma das poucas iniciativas sérias de se desenvolver algo bom neste país, e ainda mais diretamente para a Formula 1 que é o top de tecnologia automobilística, mas que infelizmente foi massacrada por uma mídia não especializada da época e que até hoje não recebe o devido valor. Aguardo ansiosamente a parte 2 e espero muito que o RUclips pare de te dar tanta dor de cabeça. Abraço
Imagina se na época de 70, o Brasil tivesse uma cobertura de imprensa especializada para a Fórmula 1 ou para demais esportes, como xadrez por exemplo, que a gente teve o grande Mequinho fazendo frente com os melhores enxadristas do mundo, assim como a Fittipaldi fez dentro da Fórmula 1.. O quanto de tecnologia e cultura esse país perde ao longo dos anos é inacreditável! Excelente matéria Automobilismo Brasil, conteúdo total de primeira irmão!
Havia cobertura dita especializada no esporte-motor ! Esse é que é o problema !!!!! Vejam a entrevista - recente - de E FITTIPALDI para R Barrichello onde o primeiro, diplomaticamente, reclama da imprensa brasileira "não especializada" em relação à sua escuderia. Na verdade o projeto COPERSUCAR sofreu nas mãos da imprensa "main stream" mesmo. Naturalmente ele não vai falar isso. Óbvio! Mas apreciando os dados pode-se constatar. Saudações
@@Paulo-nb4kh Essa sua abordagem é mais uma questão política né Paulo, onde que hoje, o pessoal já compreende uma forma mais atual sobre democracia! Então no meu comentário, estava levando em consideração somente prioridades que a cultura e tecnologia proporcionam para um bem comum, independente de uma forma arcaica de sistema governamental!
Parabéns por mais esse vídeo fantástico! Seu fã do seu trabalho... E conte sempre comigo para divulgar todo este maravilhoso conteúdo que você produz! Abraço e obrigado!
encontrei uma vez o Emerson em cgh e fiquei muito emocionado...gostaria de saber o que hoje os irmãos Fittipaldi fabricam ou fornecem no ramo do automobilismo
Fala Gu Legal então, são umas 60 horas por semana, esse vídeo em específico foram umas 140h pq tenho trabalhado nesse vídeo faz dois meses. Eu quis fazer até às músicas da intro e do vídeo que é uva versão de ivory Tower do filme never ending history. Só as músicas foram quase 1 semana de trabalho no soundtrap mas é bom pq vou poder usar elas em outros vídeos.
Si pudiesen tener más apoyo en su propio país la Fittipaldi estaría hasta el día de hoy en el circo de nuestra amada F1, deade Uruguay un abrazo Soy fanático de este canal
Parabéns pela série, poucos são os que divulgam os projetos ambiciosos ocorridos no Brasil, o automobilismo brasileiro deve muitos aos Fittipaldis. Chega de complexo de vira lata, já dizia o saudoso Nelson Rodrigues.
Pois é Gerson falou tudo , muitos times tiveram resultados e um staff muito pior que a copersucar , por lá passaram , Ramires, Warr, Newey, Postletwaite , Belamy , Rosberg , e a lista continua kkkkk
O projeto foi em grande parte interrompido pela cobertura parcial feita pelos jornais da época. "Venderam" a noção de que a Copersucar era uma vergonha nacional, sendo que foi o oposto. SE eles tivessem contado a história direito, a equipe teria apoio popular e não faltariam patrocínios.
Bom dia Felipe! Só agora consegui parar para apreciar vosso trabalho. 4:20 - Isso que você comentou perdura até os dias de hoje. Uma vez estávamos almoçando, minha esposa e eu, com o presidente de uma empresa em que eu trabalhei aqui no Canadá e eu não vou lembrar agora qual era o assunto que estávamos conversando, mas ele deixou bem claro que ele não gostava de fazer negócios com empresas brasileiras por causa de corrupção.
Sim e foi uma pena, a copersucar lutando para mudar esse cenário e ao invés de a imprensa abraçar o projeto, eles o tornaram uma piada no fim, e todo o ganho que a copersucar estava tendo quanto ao reconhecimento de marca a nível internacional, ela estava sofrendo com a deterioração da marca a nível nacional. Tiveram de sair ou os danos ao nome seriam irreversíveis. A CCE sofreu com isso, sua marca teve uma deterioração pública tão grande nos anos 80 que até hj ela não superou. A Peugeot do Brasil entre outras, não adianta, quando o nome é deteriorado é muito difícil de mudar e para evitar a destruição do nome a copersucar saiu e essa saída foi o início do fim para o time.
Muito bom o formato documental. O problema do carro é que ele foi muito a frente da sua época naquele tempo, a tentativa de diminuir o perfil o tornou mais pesado justamente pela questão de, naquele momento, a disponibilidade em relação aos materiais de construção ainda ser algo bastante limitado, mesmo em grandes equipes, mas o trabalho aerodinâmico foi exemplar para a época, temos que tirar o chapéu para os envolvidos, ousar nunca é uma falha.
Sim e foram prudentes e humildes de entender que o design não estava funcionando e logo alteraram , pois a mecânica tem que ser atendida pela aerodinâmica.
Bom trabalho Felipe. O Ricardo Divila foi grande figura da F 1 mas não teve sorte. Fez mal ausentar se durante a época dos turbo teria feito grandes carros com aqueles supermotores. A Copersucar foi o projecto certo na altura errada. Nos anos oitenta e tal teriam vingado a meu ver com motor turbo e sem efeito solo. Os carros eram caixotes de aerodinâmica e o que contava era potência e consumo versus leveza e rigidez daí o sucesso da McLaren project 4. Com dinheiro e os pilotos certos podiam ter sido uma grande equipa. Mas isto são ses ... Abraço!
A História da Coopersucar-Fittipaldi tem um ar de desafio e inocência, como a idéia de ter um F1 com tecnologias que se aproximavam do 100% de brasilidade e de manter a sua "fábrica" no Brasil. Mas era uma época onde se poderia deixar levar por essas ilusões. Na minha opinião, a equipe poderia ao menos fincar sua sede em Portugal e utilizar algumas peças mais simples fabricadas localmente, mas testando novos componentes para utilização futura.
Muito Bom ..altas informações que ninguem conhecia com certeza ....e o Brasil sendo Brasil ; desvalorizando nosso maior bem que é o Brasileiro Trabalhador e os GRANDES ESPORTISTAS ,ARTISTAS , MUSICOS ...ENTRE OUTROS
Sinceramente, quem dá dislike nesse conteúdo deveria pelo menos apontar o que está desagradando. Excelente introdução de uma história fantástica, não há como não gostar. Será que teremos menção ao saudoso Sid Mosca, o criador da livery Copersucar-Fittipaldi, também? Grande abraço e continue com o ótimo trabalho!
Em relação aos freios, acho que a marca utilizada era Lucas Girling. Essa empresa já tinha participação na Freios Varga, uma tradicional apoiadora dos irmãos Fittipaldi.
Oi Tito então, o jornal O Globo trouxe essa informação direto dos irmãos Fittipaldi quando eles apresentaram o carro no salão negro. Lá eles deram os detalhes técnicos. Assim como eles trocaram a caixa Hewland , eles podem ter trocado os freios mais tarde, de fato o carro foi bem modificado ao longo da temporada.
Sim foi uma pena que o dinheiro acabou o plano era bom, era um carro de F5000 modificado para F1 mas se o motor desse certo e tivesse investimentos, acho que daria certo.
FD-01 inspirado em tecnologia 5 anos atrasada. Lotus do início da década de 60 com o menor peso possível. O desempenho falou por si. Quando apareceu o Wolf F1 com fibra de carbono e 576kg, o resultado logo aparaceu. Como o Gurgel, dificuldades e teimosia. Depois da Constituição de 88 e o domínio da esquerdopatia, os empreendedores nacionais ficaram arrasados. E viva o "Sertanejo". Saudades do Pop Rock nacional.
@@sergiosilva3317 Na segunda parte ele menciona a apresentação do FD-01 em Brasília com a presença do Presidente General Geisel. E os jornalitas, conhecidamente de esquerda, passaram a debochar dos Fittipaldis. Simples assim. Na época pensaram ser jornalistas não especialisados. Na verdade era a revolução cultural e psicopata de tomar o poder ao longo das décadas. Só psicopata planeja o poder para daqui 30 ou 40 anos.
@@josegeraldobarbosa2208 eu não estou nem aí com a Venezuela. Lá não é o meu país e suponho que não seja o seu. Cuide do seu rabo e esqueça o dos outros.
A imprensa brasileira sempre foi uma porcaria. Em vez de relatar o feito épico, trataram a iniciativa como uma piada. Piada é essa imprensa. Nos anos 70 e hoje.
Assisti outro dia no SporTV como no final dos anos 70 a imprensa (que não entendia patavinas de automobilismo) começou a tratar o carro da parceria, dizendo que ele era uma vergonha.
É preciso distinguir a imprensa realmente especializada de um Fernando Calmon, Edgard Mello F°, Cláudio Carsughi e outros de outra imprensa de "curiosos" demagogos.
@@germanoalmeida6968 Edgar Mello Filho é uma das maiores enciclopédias automobilísticas do Brasil, e hoje comenta as corridas da NASCAR. É muito bom observar como ele domina o assunto do automobilismo com autoridade.
@@wandersoncampos3682 se me expressei mal, peço desculpas. Edgar sempre foi ótimo, apenas um comentario sobre a trapaça de Mansell tirando Senna em Portugal 89, uma vergonha para a F1, a Ferrari; Edgar chamou o inglês e Prost de: duas "aberrações" como homens, com toda coragem de falar a pura verdade. Na Manchete no dia do féretro de Senna, a cena de um menino pequeno, vestido com um macacão de piloto, e nosso comentarista sem drama ou fingimento, não escondeu as lágrimas porém discretas. Sempre foi fã de Edgar.
foi uma equipe com muitos avanços tecnologicos, que mais tarde foram copiados por diversas equipes da formula 1, pena que a maioria da impressa nacional como sempre desprezando as coisas do brasil, deixando de valorizar o pais e suas empresas que aqui se estabeleceram, pena tambem que os motores por ela recebida sempre eram com regime de potencia abaixo das demais equipes nascidas na inglaterra, mas foi um marco da industria nacional
Sim Paulo quantos anos motores vc está perfeito, eles recebiam o cosworth porém não tinham a mesma preparação das britânicas . Só isso já atrapalhava demais.
O documentário que a Globo fez deveria ter abordado o início dessa forma que você fez, mas ficou cheio de imperfeições ao falar da coopersucar e toda a empreitada na criação da equipe focando na participação indireta do governo federal e depois nos resultados durante a ditadura, enfim... babacas de opinião controversa. Não a toa que mídia fez chacota (e muita), mas ela mesma não se redimiu na mesma medida quanto a pressão realizada sobre a equipe pelos resultados. Vídeo devidamente likeado e compartilhado! Até quarta!
Felipe, parabéns pelo trabalho! Alguns detalhes fiquei sabendo hoje, como o orçamento da equipe em comparação com as outras. Informação que ninguém da imprensa brasileira ("jornalismo profissional) havia contado.
É verdade e quando falam, eles dizem que foi algo astronômico mas era 1 quarto do que era pago na Band ou globo por 1min nos intervalos dos jogos do Brasil na copa de 74.
Mas é sempre assim, toda a realidade era desconstruída , era complicado demais , a copersucar conseguiu crescer o reconhecimento de marca a nível internacional mas quando a imprensa começou a destruir a imagem da equipe a nível nacional ela teve de sair pois seu nome não estava mais ligado a tecnologia e sim a uma piada, piada essa criada por uma empresa covarde que não entendia a complexidade da tarefa de se construir um F1.
Brasileiros não gostam de automobilismo, nem de esporte algum, gostam de vencer pra expiar seus próprios fracassos. Então o que vence e deixa ele alegre é fantástico, o que frustra essa expectativa é um lixo e merecedor das piadas mais infames. Esse é um exemplo, o que fizeram com Barrichello é outro. Lembro também do Guga, que foi número 1 do tênis, um esporte que a grande maioria dos brasileiros não dá a mínima, quando o cara tava no auge era herói, depois já não servia pro brasileiro médio se entreter e logo não merecia respeito. O que esses caras se propuseram a fazer foi fantástico, e não mereciam o escárnio que sofreram na época!
Muito bom o vídeo. Espero que o problemas com views seja resolvido. Será difícil ficar sem esse canal caso ele acabe.
Gostei deste vídeo e espero que os próximos episódios também sejam ótimos. Foi bacana acompanhar este documentário que abordou a introdução da Copersucar-Fittipaldi na F1. Sem dúvida, foi uma empreitada ousada para enfrentar as equipes turbinadas com o dinheiro das empresas tabagistas.
Puxa vida pessoal. Que excelente trabalho. A história da Copersucar Fittipaldi é incrível e com trabalhos como este contribui muito para a difusão desta incrível e singular história. Parabéns. Estou ansioso para a continuidade. Sucesso
História que vale a pena sempre ver e ouvir, sempre tem algo novo. Parabéns
Soy de Montevideo, Uruguay.Sigo o canal increible las historias !!
Excelente vídeo 👏👏👏👏👏
SENSACIONAL como sempre. Detalhes historicos importantissimos para um pais que teima em apagar suas memorias. Sem falar no esporte em si. Parabens.!
Bela apresentação! Parabéns pelo trabalho!
Muito top,parabéns🏁🇧🇷
Likeado e inscrito instantaneamente hehehe qdo alguem promove algo em prol da nossa memória e ainda em alto nível, tem que ser apreciado!!! para´béns pelo belo trabalho!!!!
Like!
Parabéns!
conteúdo fantástico!
Show demais!!!
Parabéns!!!!
Excelente registro histórico. Um resgate primoroso do nosso automobilismo. Parabéns. Orgulho dos desbravadores Fittipaldi e de todos os integrantes envolvidos.
Excelente trabalho de informação!!!! Obrigado
Obrigado mais uma vez mestre, vc vai trazer um pouco de luz pra essa bela trajetória que a imprensa não especializada tanto manchou e denegriu.
Agora sim essa equipe histórica terá uma série a sua altura. Parabéns Felipe!
Excelente matéria. Verdadeira e bem apresentada. Parabéns
Parabéns por esse primeiro episódio!!! Muito bom!!!
Pena é que, um canal que tem o apuro histórico, o detalhe, excelente narração, ótima imagem, ter tão poucos subscritos. E tem canais que só exibem porcaria e têm milhões de subscritos....mas sou fiel até ao fim!!! Excelente trabalho Felipe, grande abraço!👏👏👏👏🇵🇹🇧🇷
Muito bom, bem detalhado como nós amantes do esporte gostamos, parabéns!
P.S. nasci em nov. de 74, essa história é maravilhosa para mim.
Parabéns por seu trabalho. Desconcertante sua aplicação e pesquisa. Parabéns!
O vídeo mais completo que já fizeram sobre a COPERSUCAR parabéns esse canal é fera
Excelente!!
Adorei! Muito bom.
Em qual botão eu aperto pra seguir 15x e dar like mais 1000? Adorei não apenas pela qualidade de sempre mas por várias informações que nem fazia ideia até então. BRAVO!!!!!
Eu abro o video dou like porque sei que vem coisa de primeira. Agora como tem gente que é mal amada e da deslike nos videos dele? Absurdo
Showww de video legal di mais histórica fantástica!!!!!!!!!!!
Sensacional, uma grande história e um assunto dos mais interessantes para quem gosta de Automobilismo. Não consigo esperar o próximo capítulo...
Simplesmente, esplêndido!
Já no aguardo...
Ótimo, simplesmente ótimo
Like dado! Show de vídeo.
Excelente vídeo, sou um grande fã da Fittipaldi-f1 o que eles fizeram, na quela época foi titânico.
Já merece um like antes do vídeo. Abraço
Realmente foi incrível o que essa equipe fez...partir do zero utilizando recursos nacionais para projetar um formula 1... não tem precedentes, não existe parâmetros para classificar a grandiosidade do que esses caras fizeram... muito bom o conteúdo, as imagens, referências... parabéns meu amigo
A equipe era a maior confusão
@@furarao2001 era natural ainda mais na época do auge do romântico motorsports, era mais paixão e vontade do política e dinheiro
Sensacional Felipe
Parabéns pela iniciativa de reescrever a história dessa equipe que trás saudades de infância, porque eu estive no primeiro teste de pista em Interlagos
Nossa! será histórico essa serie de vídeos, um criador de conteúdo que gosto, falando da minha equipe de F1 favorita, junção perfeita, desde ja, vou deixar meus parabéns pelo conteúdo que ira trazer, sei q foi horas de trabalho posto nesse vídeo
Excelente
Parabéns pela iniciativa e a qualidade do trabalho. Aguardando o próximo capítulo.
Sucesso a todos!
Muito bom 👏🏼
Perdi o grid do chat ...Mas não o vídeo kk
Começo de história muito boa dos Fitipaldi, eles merecem nosso apoio pelo que fizeram, temos que reconhecer isso.
Opa valeu Ademilton
Esse cara que faz esses videos é fera
Já deixando o like! Vem coisa boa aí!
Muito bom o primeiro episódio. Ficou claro os rumos iniciais da equipe Fittipaldi. Mas com certeza uma iniciativa corajosa. Pena que a equipe não teve continuidade nos anos 80. Se não tivesse o tropeço do F6 e parte da imprensa brasileira criticando e desmerecendo a iniciativa dos irmãos Fittipaldi, acredito que eles poderiam chegar ao nível da Williams.
Verdade Marcelino acho que ficariam até 2005 depois realmente seria complicado mas aí a culpa é da F1 que depois de 2005 tornou se insustentável.
Eternizando a historia do automobilismo Brasileiro com um trabalho memorável, digno de admiração por qualquer entusiasta do esporte a motor, parabéns!
Parabéns Felipe. Fico feliz por você estar produzindo esse documentário sobre a equipe Copersucar Fittipaldi de F1, pois se tratou de uma das poucas iniciativas sérias de se desenvolver algo bom neste país, e ainda mais diretamente para a Formula 1 que é o top de tecnologia automobilística, mas que infelizmente foi massacrada por uma mídia não especializada da época e que até hoje não recebe o devido valor. Aguardo ansiosamente a parte 2 e espero muito que o RUclips pare de te dar tanta dor de cabeça. Abraço
Não é questão de a mídia não ser especializada, mas sim de a mídia ser mal intencionada.
Imagina se na época de 70, o Brasil tivesse uma cobertura de imprensa especializada para a Fórmula 1 ou para demais esportes, como xadrez por exemplo, que a gente teve o grande Mequinho fazendo frente com os melhores enxadristas do mundo, assim como a Fittipaldi fez dentro da Fórmula 1..
O quanto de tecnologia e cultura esse país perde ao longo dos anos é inacreditável!
Excelente matéria Automobilismo Brasil, conteúdo total de primeira irmão!
Falou tudo, esse país perde tecnologia, cultura, talentos, recursos naturais , enfim a lista é enorme, é uma pena sem dúvida.
Havia cobertura dita especializada no esporte-motor ! Esse é que é o problema !!!!! Vejam a entrevista - recente - de E FITTIPALDI para R Barrichello onde o primeiro, diplomaticamente, reclama da imprensa brasileira "não especializada" em relação à sua escuderia. Na verdade o projeto COPERSUCAR sofreu nas mãos da imprensa "main stream" mesmo. Naturalmente ele não vai falar isso. Óbvio! Mas apreciando os dados pode-se constatar. Saudações
@@Paulo-nb4kh Essa sua abordagem é mais uma questão política né Paulo, onde que hoje, o pessoal já compreende uma forma mais atual sobre democracia!
Então no meu comentário, estava levando em consideração somente prioridades que a cultura e tecnologia proporcionam para um bem comum, independente de uma forma arcaica de sistema governamental!
Parabéns por mais esse vídeo fantástico! Seu fã do seu trabalho... E conte sempre comigo para divulgar todo este maravilhoso conteúdo que você produz! Abraço e obrigado!
Legal, tema muito interessante!
estava jogando modo my team no f1 2020 e fiz a equipe do Fittipaldi lá.
Top eu vou esperar o 21 baixar de preço e vou ver se compro pq no lançamento vão ser tenso.
Agora a coisa ficou séria, já vou deixando o like antecipado!
Também vou antecipar o meu “like”!
encontrei uma vez o Emerson em cgh e fiquei muito emocionado...gostaria de saber o que hoje os irmãos Fittipaldi fabricam ou fornecem no ramo do automobilismo
Não da pra imaginar o tanto de horas que você gasta pra fazermos vídeos, show de informações, de vídeos de tudo, parabéns!!
Fala Gu Legal então, são umas 60 horas por semana, esse vídeo em específico foram umas 140h pq tenho trabalhado nesse vídeo faz dois meses. Eu quis fazer até às músicas da intro e do vídeo que é uva versão de ivory Tower do filme never ending history. Só as músicas foram quase 1 semana de trabalho no soundtrap mas é bom pq vou poder usar elas em outros vídeos.
@@AUTOMOBILISMOBRASIL Rapaz, eu tiro o chapéu pra você, mais uma vez meus parabéns isso que é amor pela F1.
19:00 horas que tá demorando a chegar hoje🤣🤣... ansioso pelo conteúdo 👏👏👏👏
Si pudiesen tener más apoyo en su propio país la Fittipaldi estaría hasta el día de hoy en el circo de nuestra amada F1, deade Uruguay un abrazo Soy fanático de este canal
Estou aguardando ancioço pra amanhã
Muito Bom, foi uma epoca, vitoriosa para o Brasil, pois Emerson Fittipaldi , havia sido campeaõ da F1,
Excelente vídeo, parabéns aos produtores!
Parabéns pela série, poucos são os que divulgam os projetos ambiciosos ocorridos no Brasil, o automobilismo brasileiro deve muitos aos Fittipaldis.
Chega de complexo de vira lata, já dizia o saudoso Nelson Rodrigues.
Pois é Gerson falou tudo , muitos times tiveram resultados e um staff muito pior que a copersucar , por lá passaram , Ramires, Warr, Newey, Postletwaite , Belamy , Rosberg , e a lista continua kkkkk
O projeto foi em grande parte interrompido pela cobertura parcial feita pelos jornais da época. "Venderam" a noção de que a Copersucar era uma vergonha nacional, sendo que foi o oposto. SE eles tivessem contado a história direito, a equipe teria apoio popular e não faltariam patrocínios.
Época de ouro do Brasil!! Que saudades desse tempo.
Bom dia Felipe!
Só agora consegui parar para apreciar vosso trabalho.
4:20 - Isso que você comentou perdura até os dias de hoje. Uma vez estávamos almoçando, minha esposa e eu, com o presidente de uma empresa em que eu trabalhei aqui no Canadá e eu não vou lembrar agora qual era o assunto que estávamos conversando, mas ele deixou bem claro que ele não gostava de fazer negócios com empresas brasileiras por causa de corrupção.
Sim e foi uma pena, a copersucar lutando para mudar esse cenário e ao invés de a imprensa abraçar o projeto, eles o tornaram uma piada no fim, e todo o ganho que a copersucar estava tendo quanto ao reconhecimento de marca a nível internacional, ela estava sofrendo com a deterioração da marca a nível nacional. Tiveram de sair ou os danos ao nome seriam irreversíveis. A CCE sofreu com isso, sua marca teve uma deterioração pública tão grande nos anos 80 que até hj ela não superou. A Peugeot do Brasil entre outras, não adianta, quando o nome é deteriorado é muito difícil de mudar e para evitar a destruição do nome a copersucar saiu e essa saída foi o início do fim para o time.
Muito bom o formato documental. O problema do carro é que ele foi muito a frente da sua época naquele tempo, a tentativa de diminuir o perfil o tornou mais pesado justamente pela questão de, naquele momento, a disponibilidade em relação aos materiais de construção ainda ser algo bastante limitado, mesmo em grandes equipes, mas o trabalho aerodinâmico foi exemplar para a época, temos que tirar o chapéu para os envolvidos, ousar nunca é uma falha.
Sim e foram prudentes e humildes de entender que o design não estava funcionando e logo alteraram , pois a mecânica tem que ser atendida pela aerodinâmica.
Bom trabalho Felipe. O Ricardo Divila foi grande figura da F 1 mas não teve sorte. Fez mal ausentar se durante a época dos turbo teria feito grandes carros com aqueles supermotores. A Copersucar foi o projecto certo na altura errada. Nos anos oitenta e tal teriam vingado a meu ver com motor turbo e sem efeito solo. Os carros eram caixotes de aerodinâmica e o que contava era potência e consumo versus leveza e rigidez daí o sucesso da McLaren project 4. Com dinheiro e os pilotos certos podiam ter sido uma grande equipa. Mas isto são ses ...
Abraço!
Legal gostei! Não conhecia esses detalhes! Parabéns! 😉
Opa valeu, vamos continuar, o primeiro ano do time foi difícil, mas depois as coisas melhoram para eles.
Parabéns Felipe, vc acertou na mosca esse conteúdo, ficou ótimo!
Opa valeu!!!!
A História da Coopersucar-Fittipaldi tem um ar de desafio e inocência, como a idéia de ter um F1 com tecnologias que se aproximavam do 100% de brasilidade e de manter a sua "fábrica" no Brasil. Mas era uma época onde se poderia deixar levar por essas ilusões. Na minha opinião, a equipe poderia ao menos fincar sua sede em Portugal e utilizar algumas peças mais simples fabricadas localmente, mas testando novos componentes para utilização futura.
Muito Bom ..altas informações que ninguem conhecia com certeza ....e o Brasil sendo Brasil ; desvalorizando nosso maior bem que é o Brasileiro Trabalhador e os GRANDES ESPORTISTAS ,ARTISTAS , MUSICOS ...ENTRE OUTROS
Sinceramente, quem dá dislike nesse conteúdo deveria pelo menos apontar o que está desagradando. Excelente introdução de uma história fantástica, não há como não gostar.
Será que teremos menção ao saudoso Sid Mosca, o criador da livery Copersucar-Fittipaldi, também?
Grande abraço e continue com o ótimo trabalho!
Sem dúvida, o Sid tem a sua história totalmente ligada a equipe Fittipaldi, vou citar ele sem dúvida.
Me lembro do 1o Fitipaldi. O estilo lembrava uma nave espacial, muito diferente dos demais carros.
Salve Felipe Tmj sucesso.
podia ter algum carro dos fittipaldi nos jogos da f1 no carros clássicos.
Sim sem dúvida o F8 seria legal demais. Ou mesmo o FD01 seria legal TB.
Felipe, mais uma vez muito obrigado!
Achei que ficou um poema de amor a esses dois gênios!!!
Valeu demais Carlos.
Felipe, mandei para o Wilsinho e para o Emerson no Instagram !
Estou vendo pela segunda vez !
Opa valeu!!!!
Devidamente LIKEADO!!!
Só no aguardo agora.
Opa valeu pela força Leiaute.
Que beleza de vídeo! Essa equipe nos enche de orgulho até hoje!
Em relação aos freios, acho que a marca utilizada era Lucas Girling. Essa empresa já tinha participação na Freios Varga, uma tradicional apoiadora dos irmãos Fittipaldi.
Oi Tito então, o jornal O Globo trouxe essa informação direto dos irmãos Fittipaldi quando eles apresentaram o carro no salão negro. Lá eles deram os detalhes técnicos. Assim como eles trocaram a caixa Hewland , eles podem ter trocado os freios mais tarde, de fato o carro foi bem modificado ao longo da temporada.
Iike
A equipe Fittipaldi merecia ter continuado mais tempo na f1
Sim sem duvida.
e lembrar que nessa epoca quase tivemos uma equipe 100% argentina criado pelo renomado engenheiro argentino oreste berta
Sim foi uma pena que o dinheiro acabou o plano era bom, era um carro de F5000 modificado para F1 mas se o motor desse certo e tivesse investimentos, acho que daria certo.
i esse vídeo é u maior em trazer essa história desse empreendimento do nosso esporte motor no mundo
Excelente vídeo!!! Estava aguardando ansiosamente essa série!!!! Obrigado 🙏
Vamos fortalecer o canal!!
Opa valeu .
Mto bom Felipe. Parabéns!
Opa valeu!!!
Que espetáculo... Que maravilha...vamos Brasil
FD-01 inspirado em tecnologia 5 anos atrasada. Lotus do início da década de 60 com o menor peso possível. O desempenho falou por si. Quando apareceu o Wolf F1 com fibra de carbono e 576kg, o resultado logo aparaceu. Como o Gurgel, dificuldades e teimosia. Depois da Constituição de 88 e o domínio da esquerdopatia, os empreendedores nacionais ficaram arrasados. E viva o "Sertanejo". Saudades do Pop Rock nacional.
que bobagem é essa de "esquerdopatia" ?
@@sergiosilva3317 Na segunda parte ele menciona a apresentação do FD-01 em Brasília com a presença do Presidente General Geisel. E os jornalitas, conhecidamente de esquerda, passaram a debochar dos Fittipaldis. Simples assim. Na época pensaram ser jornalistas não especialisados. Na verdade era a revolução cultural e psicopata de tomar o poder ao longo das décadas. Só psicopata planeja o poder para daqui 30 ou 40 anos.
@@josegeraldobarbosa2208 não era presidente, era ditador. se tivesse ganho títulos a equipe seria reconhecida. A mídia vive de resultados.
@@sergiosilva3317 Bacana é o Maduro na Venezuela. Veremos daqui 40 anos!
@@josegeraldobarbosa2208 eu não estou nem aí com a Venezuela. Lá não é o meu país e suponho que não seja o seu. Cuide do seu rabo e esqueça o dos outros.
Fantástico Episódio, já tinha visto vários documentários sobre a escuderia, mas você trouxe um olhar bem interessante. Parabéns!
Coopersucar Fittipaldi um orgulho brasileiro.Josias Cavalcanti perusio de Goiana PE
TB acho , ter um time competindo na F1 e pontuando, fazendo pódio. Espetacular o que eles conseguiram.
parabéns pelo 23 mil inscritos e rumo aos 24 kkk
Opa valeu!!!!
Oi Felipe, hoje pude assistir seu documentário sobre minha Equipe Copersucar de Automobilismo! Muito bem feito👏👏👏👏👏
A imprensa brasileira sempre foi uma porcaria. Em vez de relatar o feito épico, trataram a iniciativa como uma piada. Piada é essa imprensa. Nos anos 70 e hoje.
É complicado mesmo, o mesmo evento e coberturas totalmente diferentes , é impressionante isso. E é só o início da coisa toda.
Assisti outro dia no SporTV como no final dos anos 70 a imprensa (que não entendia patavinas de automobilismo) começou a tratar o carro da parceria, dizendo que ele era uma vergonha.
É preciso distinguir a imprensa realmente especializada de um Fernando Calmon, Edgard Mello F°, Cláudio Carsughi e outros de outra imprensa de "curiosos" demagogos.
@@germanoalmeida6968 Edgar Mello Filho é uma das maiores enciclopédias automobilísticas do Brasil, e hoje comenta as corridas da NASCAR. É muito bom observar como ele domina o assunto do automobilismo com autoridade.
@@wandersoncampos3682 se me expressei mal, peço desculpas. Edgar sempre foi ótimo, apenas um comentario sobre a trapaça de Mansell tirando Senna em Portugal 89, uma vergonha para a F1, a Ferrari; Edgar chamou o inglês e Prost de: duas "aberrações" como homens, com toda coragem de falar a pura verdade. Na Manchete no dia do féretro de Senna, a cena de um menino pequeno, vestido com um macacão de piloto, e nosso comentarista sem drama ou fingimento, não escondeu as lágrimas porém discretas. Sempre foi fã de Edgar.
foi uma equipe com muitos avanços tecnologicos, que mais tarde foram copiados por diversas equipes da formula 1, pena que a maioria da impressa nacional como sempre desprezando as coisas do brasil, deixando de valorizar o pais e suas empresas que aqui se estabeleceram, pena tambem que os motores por ela recebida sempre eram com regime de potencia abaixo das demais equipes nascidas na inglaterra, mas foi um marco da industria nacional
Sim Paulo quantos anos motores vc está perfeito, eles recebiam o cosworth porém não tinham a mesma preparação das britânicas . Só isso já atrapalhava demais.
O documentário que a Globo fez deveria ter abordado o início dessa forma que você fez, mas ficou cheio de imperfeições ao falar da coopersucar e toda a empreitada na criação da equipe focando na participação indireta do governo federal e depois nos resultados durante a ditadura, enfim... babacas de opinião controversa.
Não a toa que mídia fez chacota (e muita), mas ela mesma não se redimiu na mesma medida quanto a pressão realizada sobre a equipe pelos resultados.
Vídeo devidamente likeado e compartilhado!
Até quarta!
Felipe, parabéns pelo trabalho! Alguns detalhes fiquei sabendo hoje, como o orçamento da equipe em comparação com as outras.
Informação que ninguém da imprensa brasileira ("jornalismo profissional) havia contado.
É verdade e quando falam, eles dizem que foi algo astronômico mas era 1 quarto do que era pago na Band ou globo por 1min nos intervalos dos jogos do Brasil na copa de 74.
@@AUTOMOBILISMOBRASIL Faz um programa de membros aqui, Felipe. Eu sou muitíssimo grato pelo conteúdo e gostaria muito de ajudar a manter o canal.
Mas é sempre assim, toda a realidade era desconstruída , era complicado demais , a copersucar conseguiu crescer o reconhecimento de marca a nível internacional mas quando a imprensa começou a destruir a imagem da equipe a nível nacional ela teve de sair pois seu nome não estava mais ligado a tecnologia e sim a uma piada, piada essa criada por uma empresa covarde que não entendia a complexidade da tarefa de se construir um F1.
Que Top seu trabalho... Parabéns... e muito obrigado.
Documentário top, parabéns 👏
O modelo do carro que foi usado No tunel de Vento era mt futurista, lindo no minimo
Verdade o protótipo do fd0q era bem avançado para época.
grande história.
Sim verdade a saga desses irmãos colocou o nome da família junto com a família Hill , Andretti , Unser entre outras grandes famílias do esporte.
Top!
Brasileiros não gostam de automobilismo, nem de esporte algum, gostam de vencer pra expiar seus próprios fracassos. Então o que vence e deixa ele alegre é fantástico, o que frustra essa expectativa é um lixo e merecedor das piadas mais infames. Esse é um exemplo, o que fizeram com Barrichello é outro. Lembro também do Guga, que foi número 1 do tênis, um esporte que a grande maioria dos brasileiros não dá a mínima, quando o cara tava no auge era herói, depois já não servia pro brasileiro médio se entreter e logo não merecia respeito. O que esses caras se propuseram a fazer foi fantástico, e não mereciam o escárnio que sofreram na época!
Parabéns!! Ótimo vídeo!!!
A colocação do sistema de refrigeração na parte de trás virou motivo de piada entre os engenheiros ingleses na época.
Muito irado esse documentário ! ! ! ! Sucesso sempre ! ! ! !