Memórias do Cais do Valongo (subtitle in english)

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 5 сен 2024
  • O filme “Memórias do Cais do Valongo”, com 28 minutos, apresenta entrevistas com seis autores do livro "Rodas dos Saberes do Cais do Valongo" sob direção do cineasta Antonio Carlos Muricy e co-direção de Carlo Alexandre Teixeira. Enfatiza a memória e história passada na região portuária que ficou conhecida no séc. XIX com o nome “Pequena África”, termo cunhado segundo consta pelo sambista e pintor, Heitor dos Prazeres.
    MÚSICA:
    . berimbatranse - É do Pandeiro Show!
    (solo de berimbau - Ramiro Gonzales)
    . arranjos - Pedro Lima
    :::::
    The film Memórias do Cais do Valongo, with 28 minutes, features interviews with six authors of the book Roda dos Saberes do Cais do Valongo, under the direction of filmmaker Antônio Carlos Muricy and co-directed by Carlo Alexandre Teixeira, com a participação especial de Délcio Teobaldo. Emphasizes the memory and past history in the port region of Rio, which became known in the nineteenth century with the name “Little Africa”, a term coined by reportedly samba composer and painter, Heitor dos Prazeres.

Комментарии • 105

  • @alicepequenocavalcanti1524
    @alicepequenocavalcanti1524 2 года назад +13

    Sem dúvidas um dos melhores documentários que já assisti, pena que só podemos curtir uma única vez e não há como dar nota 1000!!!! Obrigada por esse banquete cultural da nossa história. Parabéns pelo profissionalismo e o detalhe nos relatos e nas imagens, uma ferramenta importantíssima para o surgimento de questões para se repensar a nós mesmos como indivíduos e como sociedade.

  • @AsindayleApangesy
    @AsindayleApangesy 8 лет назад +68

    "Nas américas onde o negro foi economicamente escravizado, ele culturalmente foi o elemento civilizador"
    Parabéns pelo documentário. Excelente.

    • @diogeneslabre9279
      @diogeneslabre9279 8 лет назад +1

      +Asindayle Apangesy Oi Asindayle! Civilizador sim por tanta coisa pela alegria, resistência, música, comida...felicidades do Diógenes Labre

    • @toninhomuricy
      @toninhomuricy 4 года назад

      @@nweifnewweofewon6259 onde tem feitiçaria? Só vejo ignorância na sua afirmação...

    • @toninhomuricy
      @toninhomuricy 4 года назад +1

      @@nweifnewweofewon6259 vc apagou seu texto...

    • @toninhomuricy
      @toninhomuricy 4 года назад +1

      @@nweifnewweofewon6259 tosco é vc que escreve e apaga suas msgs...

  • @andersonsoterobinbin1802
    @andersonsoterobinbin1802 3 года назад +6

    Nossa sou professor de História em Minas , esses historiadores são ótimos , já fui no cais do valongo e na "pequena áfrica " vale a pena recomendo

    • @andersonsoterobinbin1802
      @andersonsoterobinbin1802 3 года назад +2

      @@monicalima3066 Minha mãe é carioca , vila da penha ! Rio e Minas tem muita inteligação por causa da estrada real , razão da capital ter ido pra RJ foi a descoberta do ouro

  • @Didabovi
    @Didabovi 4 года назад +5

    Material de ouro! Eternizar esses momentos com o Monumento do Cais do Valongo amostra para o público é o mínimo que se deve fazer .A Cultura Africana é tudo na cultura brasileira. Parabéns pelo documentário.

  • @josecarlosalvesdonasciment2011
    @josecarlosalvesdonasciment2011 8 лет назад +17

    Que maravilha toda esta narrativa sobre o Cais do Valongo. Acho que a grande maioria dos cariocas não tem noção do que foi a chegada de milhares de negros por este lado da cidade. Que beleza!!

    • @cariocabassa
      @cariocabassa 2 года назад

      Sou bem carioca e não sabia exatamente o que aconteceu ali mesmo...uma vez minha prima me falou sobre isso...lembro "Cais do Valongo"...mas não sabia tudo isso...
      Muito interessante...👍🏼

  • @rosangelacandidadealencar573
    @rosangelacandidadealencar573 6 месяцев назад

    Amei! Lembro bastante da leitura do livro "Um defeito de cor". Que ressignifica no séc XIX no Brasil, toda a participação do povo negro na construção do que hoje somos. Nas ruas, nas senzalas, nas irmandades, nas revoluções do período...

  • @victoriaferreira6905
    @victoriaferreira6905 7 лет назад +10

    "Uma tragédia sempre é uma tragédia, não tem como você tirar da tragédia essa perspectiva, mas há 'insights' que nos redimem como homem.." De arrepiar.

  • @vanderson7179
    @vanderson7179 Год назад +2

    Estava à me perguntar, porquê após a abolição alguns negros retornaram para essa região, batizada de pequena África. Eu mesmo me respondi, essa era a maior lembrança da sua terra. Foi nesse cais que suas lembranças foram deixadas, lágrimas derramadas e dores reveladas. Logo, é nesse cais que uma reconstrução, ainda que marginalizada, é construída. O memorando do cais do Valongo deve continuar existindo pelo fato de que, a África que há no Brasil não se perca com o tempo!

  • @lailaoliveiraneves3467
    @lailaoliveiraneves3467 Месяц назад

    Muito bacana o documentário! Uma coisa que achei incrível foi a não distinção de raças, brancos e negros contando a história do nosso país, dos nossos antepassados. Achei bonito isso, hoje em dias os negros estão vendo brancos como seus inimigos, isso é triste .

  • @tener.nogueira
    @tener.nogueira 8 лет назад +8

    documentário ESPLÊNDIDO, parabéns.
    Isso devia passar na tv aberta...
    Salve meu Rio de Janeiro, lugar igual não há no mundo

  • @Jorgeadsartes
    @Jorgeadsartes 3 месяца назад

    Conheço muito bem o centro do Rio de janeiro. Hoje em dia quando passo perto do cais do Valongo sinto um certa angustia que não sei explicar, me emociono a ponto de verter lágrimas. A importância de se contar esta história passa também, pela necessidade de hoje não nos deixamos ser sub julgados como inferiores quando foram nossos antepassados que construíram este país.

  • @claudiasilveirasilveira723
    @claudiasilveirasilveira723 4 года назад +2

    Simplesmente emocionante...A maioria dos brasileiros não sabe a história por trás do seu passado, como ainda existe racismo? Se somos descendentes dos negros .Tai esse documentário esplêndido que não deixa a história morrer.

  • @euvoceeamusica
    @euvoceeamusica 7 месяцев назад

    tremendo documentario!!
    satisfação imensa poder assistir isso hoje e conhecer um pouco dessa perspectiva da história daí.

  • @laniams1
    @laniams1 6 месяцев назад

    DOCUMENTÁRIO MARAVILHOSO!!! GRATIDÃO!!!

  • @MarcoAurelio-fe5jw
    @MarcoAurelio-fe5jw 4 года назад +2

    Excelente documentário. Sou mulato e até hoje sinto , de forma metafórica , as chibatas no meu corpo. Professor Luiz Antônio Simas é disparado a maior autoridade brasileira em diáspora africana.

  • @sandra4701
    @sandra4701 8 лет назад +8

    Que documentário maravilhoso! Uma aula da nossa história! Da historia do RJ! A importância da Pequena África.

  • @rosagaruzi5962
    @rosagaruzi5962 Месяц назад

    Documentario de excelência!

  • @marciarodrigues4199
    @marciarodrigues4199 2 года назад

    Boa noite
    Muito bom o conhecimento e aprendizado

  • @juliogoncalves878
    @juliogoncalves878 4 года назад +2

    Adorei o documentário, parabéns!!!!, muita informação interessante sobre a nossa cultura e passado, que não deve ser esquecido .

    • @cariocabassa
      @cariocabassa 2 года назад

      Que jamais..nunca deve ser esquecido...concordo!!!

  • @leandroolliveira2248
    @leandroolliveira2248 8 лет назад +30

    impressionante como a maioria dos negros desconhecem seu passado, sua história, suas raízes, a história do Brasil tem um dívida longa com as matrizes negras, e até hoje existem vestígios do sofrimento de ser negro na pele, não igual ao que aquele ser humano quando pisou aqui traficado, sem ninguém por ele, pior que a dor do açoite, foi a dor da alma.

    • @marianatedesco2731
      @marianatedesco2731 4 года назад +3

      E eles nao valorizam a raíz deles. Acredito q um día eles vao aprender a se amar mais.

    • @nweifnewweofewon6259
      @nweifnewweofewon6259 4 года назад +3

      o daome que vendia ne

    • @walmerinstoncorrea7194
      @walmerinstoncorrea7194 4 года назад +2

      A gorda puritana e frustrada dona Monarquia, massacrou por 3 séculos os pretos, mestiços e índios.
      A dona certinha República deu o tiro de misericórdia ao incinerar documentos referentes ao Holocausto da Escravidão !!!

    • @tuarchep3964
      @tuarchep3964 3 года назад

      É inacreditável!

    • @alicepequenocavalcanti1524
      @alicepequenocavalcanti1524 2 года назад +1

      Verdade Leandro. A família de minha mãe, os Luna Pequeno da Espanha, são calcazianos, e o surgimento da família luna, e posteriormente o Pequeno ( iniciado com objetivo de ser apenas uma irmandade para auxiliar os pobres) foi passado através da oralidade de pai para filho e era ensinado que cada descendente tivesse orgulho de pertencer a essa linhagem. Em 1950 meu avô colocou no papel. Já a família do meu pai, sabemos pouco, o que se sabe é que um ancestral que era médico em uma tribo zulu, foi sequestrado e vendido aqui no Brasil como escravo. Nada sabemos de seus descendentes, e várias histórias maravilhosas da vida dessas pessoas se perdeu. Uma pena! Tenho extremo orgulho de minha árvore familiar, de ambos os lados. Graças a Deus meus pais se encontraram e uniram o melhor dessas duas famílias.

  • @xalera22
    @xalera22 8 лет назад +13

    Documentário fantástico. Luis Antonio Simas é um puta historiador! Sensacional!

  • @isabelitasantos7536
    @isabelitasantos7536 8 лет назад +5

    Fico também,bastante emocionada só de pensar os meus antepassados vindo da Africa para o BRASIL , não digo como animais , porque esses tenho certeza receberam mais respeito do que os escravos, OS judeus , também tem seu lado triste na História, más a diferença é gritante , a cor da pele mostra o lado cruel que foi feito sobre essas pessoas, os Judeus tem quem os representa , más no Brasil os nossos politicos são a minoria , que se preocupam em resgatar este lado cruel da nossa raça, exemplo novembro tem o dia da conciençia negra, não ha na maioria das midias quase nada de relatos, nem comentários desta crueudade ,feita por seres ditos humanos ,sinto muito descaso e tristeza.

  • @florentinobie2820
    @florentinobie2820 9 лет назад +7

    ..." a heranca africana e a construcao da nacao que a gente vive hoje", uma passagem do comentario de gente que conhece a historia. Contudo, a mesma e o reflexo dos constantes disrespeitos, etnicos, religiosos e outros que a sociedade enfrenta... "SO O TEMPO PASSOU A MENTALIDADE PAROU"

  • @user-ri3xp2hn9o
    @user-ri3xp2hn9o 5 лет назад +2

    Uma verdadeira aula de História não contada nos livros!!!! 👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏👏

  • @thiagodode2852
    @thiagodode2852 7 лет назад +1

    Ao passar por essas bandas do cais do porto , não há como não dar um pulo no seculo passado e imaginar o Rio antigo de senhores , de sinhas e desse povo negro que construiu de fato o que conhecemos de nosso Rio de Janeiro , que sempre será uma Cidade Maravilhosa. Mesmo com todos nossos problemas , tenho orgulho em falar que sou Carioca da gema.

  • @SandraLDSilva
    @SandraLDSilva 3 года назад +3

    "A herança africana é a constru5ção da nação que agente vive hoje..."

  • @sergiomonteiro6401
    @sergiomonteiro6401 4 года назад +1

    Sensacional documentário!!! 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾

  • @ShellArte
    @ShellArte 8 лет назад +4

    Eu sou o Intrutor Shell e estive na palestra hoje no Aniversário do Mestre Sabiá e já estou divulgando seu filme! Muito bom!

  • @Beysilva
    @Beysilva 8 лет назад +8

    emocionante é preciso entender nossa historia

  • @cristianesaraivamoura3734
    @cristianesaraivamoura3734 4 месяца назад

    Ótima explicação
    Vídeo nota 10🎉🎉

  • @urbano268
    @urbano268 6 лет назад

    A história surpreende as vezes,uma reforma em sua casa e um cemitério de escravos é descoberto,quem poderia imaginar uma situação assim?Parabéns,a todos os pesquisadores que tem resgatado esse passado esquecido do Brasil.

  • @cirehn3866
    @cirehn3866 6 лет назад +2

    Ai meu deus, que lindo 💛 O único problema é que acaba 😍❤

  • @danieljunior2272
    @danieljunior2272 8 лет назад +1

    O melhor documentário que assisti até agora.

  • @larissaglouback
    @larissaglouback Год назад

    Queria curtir mil vezes. Excelente documentário!

  • @sergiomaggessi4090
    @sergiomaggessi4090 9 лет назад +1

    Sensacional trabalho. Vamos valorizar nossa história, nossas lutas e os que fizeram essa cidade ser o que é.

  • @thiagopedropinto
    @thiagopedropinto 8 лет назад +4

    Ótimo documentário! Muito bom e bem produzido.

    • @marianatedesco2731
      @marianatedesco2731 4 года назад

      Nos brasileiros precisamos resgatar a cultura q os africanos nos trouxeram e construiram o nosso país.

  • @kayh289
    @kayh289 2 года назад

    Simas é o cara msm, incrível ter aula com ele. Ótimo documentário!

  • @aline.maccord
    @aline.maccord 4 года назад +1

    Amei esse vídeo, importantíssimo! Obrigada por compartilhar!

  • @marlysuzetebrignoni3577
    @marlysuzetebrignoni3577 4 года назад +1

    Simplesmente AMO💖😘❤️

  • @juliomenezessilva7351
    @juliomenezessilva7351 9 лет назад +8

    Pequena África vive!

  • @clubemtrusso1147
    @clubemtrusso1147 2 года назад

    Amo a história da nossa Cidade brasileira

  • @nazarecruz7768
    @nazarecruz7768 3 года назад

    ESPETACULAR,é como eu defino esse vídeo!Parabens 👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽

  • @luizellabranco
    @luizellabranco Год назад

    Excelente documentário! Emocionante. ❤

  • @igorsperandio9458
    @igorsperandio9458 6 лет назад

    Que documentário lindo, faz parte das minhas origens!

  • @tuarchep3964
    @tuarchep3964 3 года назад

    Nosso talento não está apenas nos CAMPOS DE FUTEBOL!

  • @ederpolicarpo9590
    @ederpolicarpo9590 3 года назад +1

    Tanto é que a maior herança africana ficou na Bahia, tanto na religião, vestimentas, costumes e até no dialeto!

  • @andrediniz2409
    @andrediniz2409 9 лет назад +3

    Sensacional! Obrigado!

  • @eduardo42457
    @eduardo42457 7 лет назад +3

    Show!!!

  • @reinaldocustodiofilho1701
    @reinaldocustodiofilho1701 2 года назад +1

    Muito a se saber e a ensinar nas escolas. Muito obg !!

  • @SandraLDSilva
    @SandraLDSilva 3 года назад +1

    Atento a tudo que acontece ao derredor da origem africana e indígena. Salve! Salve guerreiros e protetores da nossa ancestralidade...

  • @marcellomonteiromonteiro2419
    @marcellomonteiromonteiro2419 7 лет назад

    Documentário excelente. Parabéns!!

  • @ederpolicarpo9590
    @ederpolicarpo9590 3 года назад +1

    Vamos reitificar: Os primeiros africanos nunca chegaram primeiro ao Rio de Janeiro, e sim por Salvador na Bahia, que até então era a Capital da Colônia. Muitos tb entraram por Pernambuco. Tanto ao qual a família Real Portuguesa ao embarcar para o Brasil, Dom João desembarcou em Salvador e o restante no Rio. Somente depois da chegada deles que o Rio passou a receber maior contingente de escravos!

    • @taisrangel3960
      @taisrangel3960 6 дней назад

      verdade... se não existisse o RJ, a capoeira e o samba continuariam existindo na Bahia. O carioca e sua mania de grandeza. kkk. Fora a total exclusão do papel do nordeste na criação do caldo cultural e dos acontecimentos no período colonial, o doc traz boas considerações.

  • @povl
    @povl Год назад

    Parabéns. Muito obrigado.

  • @marlysuzetebrignoni3577
    @marlysuzetebrignoni3577 4 года назад +1

    Lamentável essa Cidade Maravilhosa estar sob o desmando de um crivella.

  • @elianerosa7518
    @elianerosa7518 4 года назад

    ótimo documentário

  • @maumyranda
    @maumyranda 5 лет назад

    Maravilhoso! 👍🏿👍🏿👍🏿👏👏👏

  • @silviasueli3753
    @silviasueli3753 2 года назад

    Lindos demais esses vídeos de documentários. Amei!

  • @mcrgodoy1944
    @mcrgodoy1944 2 года назад

    Que lindeza de apresentação. Amei. Fantástica.

  • @VitorPordeus
    @VitorPordeus 3 года назад

    anamnese essencial, filme essencial

  • @dgtips5400
    @dgtips5400 3 года назад

    Amei.

  • @CTR2985
    @CTR2985 Год назад +1

    ... a massa sonora visual narrada ...
    do ponto de vista histórico ... a baía de Guanabara ...

    • @CTR2985
      @CTR2985 Год назад

      .... Baía de Guanabara... formação geográfica que muito ... ajudou a ...

  • @cariocabassa
    @cariocabassa 2 года назад +1

    Se não me engano...a escola de samba "Salgueiro" fez uma música sobre esse assunto "do Cais do Valongo" no Carnaval de 1976 com uma puxadora do samba chamada "Dinalva"...acho que infelizmente ela já faleceu...
    O nome da música é "Valongo"...vou fazer uma pesquisa...

  • @monicaregina82
    @monicaregina82 4 года назад +2

    meus antepassados não tinham escravos, mas... escravizavam os próprios filhos!

  • @EdisonRibeiro10
    @EdisonRibeiro10 5 лет назад +1

    Ninguém consegue dar um nó no pingo d'água, é impossível, agora em goteira é fácil porque é esticada como uma tira.

  • @tuarchep3964
    @tuarchep3964 3 года назад

    E há os que dizem não ter nada a ver com o PASSADO! Gracinhas!!!!😁

  • @marlysuzetebrignoni3577
    @marlysuzetebrignoni3577 4 года назад

    Formidável.

  • @dgahot
    @dgahot 4 года назад

    Infelizmente no final do video o som desapareceu.

  • @NathRodrigues
    @NathRodrigues 7 лет назад +3

    Podia ter pretxs falando sobre.

    • @katiareginafernandesfortes4370
      @katiareginafernandesfortes4370 4 года назад

      Um vídeo fantástico, a História do negro é fato vivido com muito resistência, é um documentário
      de circunstâncias profundas marcas de um povo quem lutar em prol da dignidade é respeito eu
      tenho esta minha gente um grande exemplo de coragem e virtude que mesmo tendo sindo libertado
      através da Carta de alforria, é sendo livre as marcas da história é muito profundas,que atravessa.
      seculos lutando para fazer valer essa tal liberdade de viver com paz e respeito.

  • @urbano268
    @urbano268 6 лет назад +1

    Excelente doc,só achei estranho o amigo ali afirmar que a república foi mais injusta que o Império,sendo que a escravidão apesar de ser abolida ali foi praticada em todo seu período.

    • @malicefelix
      @malicefelix 5 лет назад +3

      Ele falou que foi pela questão da marginalização. Isso é evidenciado com a Abolição + República, os ex-escravos ficaram a margem. Não foi citado, mas a História nomeia como Cantos - umas das formas de "conseguirem a vida"

  • @heleniceseverinodeoliveira9227

    VERDADEIROS JUDEUS DA BÍBLIA DE JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA.

  • @adolphovonlohrmann8577
    @adolphovonlohrmann8577 3 года назад

    Somos hoje essa miscigenação de raças, cores, credos, culturas e muitas saudades.

    • @aksakofjosemaria7238
      @aksakofjosemaria7238 9 месяцев назад

      Apesar dos sofrimentos que ficou gravado em nossos pensamentos, não podemos deixar de agradecer a todos os irmãos que naquela época emprestou seu sofrimento em prol da construção da nossa cultura; mesmo aqueles formadores da nossa elite ora tiram proveito dandon seguimento ao sentimento que a grande maioria do nosso povo tem aflorada os seus sentimentos de gratidão

  • @douglasmalthus
    @douglasmalthus 3 года назад

    Eles tentaram obliterar o elemento negro e indígena na sociedade brasileira, especialmente essa herança, extremamente matizada, oriunda da África - felizmente eles erraram oitenta milhões de vezes!!

  • @tuarchep3964
    @tuarchep3964 3 года назад

    Onde estão as TERRAS dos AFROBRASILEIROS?

  • @heleniceseverinodeoliveira9227

    VAMOS CONTAR A VERDADE.

  • @rafaelf.espindolams
    @rafaelf.espindolams Год назад

    🇧🇷🇦🇷

  • @marlysuzetebrignoni3577
    @marlysuzetebrignoni3577 4 года назад

    👋👋👋👋👋👋👋👋👋

  • @tuarchep3964
    @tuarchep3964 3 года назад

    Onde estão os AFROBRASILEIROS pecuaristas, suinocultores, plantadores e exportadores de soja, arroz, milho e etc....?

  • @nweifnewweofewon6259
    @nweifnewweofewon6259 4 года назад

    aquela viuvinha que vc fala pros padrões de hoje seria bem pobre o idh era bem baixo

    • @nweifnewweofewon6259
      @nweifnewweofewon6259 4 года назад

      mas pros padrões da epoca ainda era classe media epoca pobre

    • @joaomorais6572
      @joaomorais6572 2 года назад

      O meu avô materno foi de Portugal para São Paulo, trabalhar no caminho de ferro, regressando 20 anos depois!
      Qt sofrimento!
      Só a cultura, o conhecimento nos liberta!!!

  • @edsonsilvadossantos9262
    @edsonsilvadossantos9262 4 года назад

    "...homem branco me fez escravo..."mas, meu irmão de cor me atravessou (minha nota)...comentando um trecho da canção de encerramento...

  • @jairlugao1341
    @jairlugao1341 4 года назад

    O certo é Baía DE Guanabara
    e não Baía DA Guanabara
    .