Opa, tudo bem? Tenho um questionamento. Se a energia de ativação é mais baixa na superfície, por consequência, o coeficiente de difusão é maior. Isso implica a afirmação que a difusão é mais rápida na superfície, do que no contorno de grão? Embora o contorno tenha um maior espaço.
Fala Wictor, obrigado pela pergunta. A Difusão é maior na superfície de grão, porem se você avaliar um cubo metálico, como exemplo, a superfície será apenas a área desse cubo, enquanto que o contorno de grão atua tanto na superfície quanto em toda a estrutura (interna). Dessa forma, apesar da difusão ser mais rápida na superfície, os contornos de grão apresentam, na pratica, uma influência maior na difusão exatamente por estarem presentes em maior número. Pegou?
3 года назад
@@ExplicaProfessor perfeito. Concordo com sua afirmação. Poderia dizer que é semelhante a uma vazão de um canal (1) com área maior, comparado a um outro canal (2) com área menor?! A vazão (quantidade) é maior em (1), mas a velocidade é maior no outro (2).
@Wictor Patrício pensando em vazão, acho que uma analogia mais adequada seria a seguinte: em um furo de tamanho x, passam x Litros de agua por minuto. Essa é a minha superfície Porém se eu tenho um furo de tamanho x/10 vão passar x/10 Litros de água por minuto. Esse é meu contorno de grão. Todavia, em um metal eu tenho apenas um furo de tamanho x, referente à superfície. Logo X Litros. Por outro lado eu tenho eu tenho 1000 furos de tamanho x/10. Logo 100X Litros Quando a gente vai avaliar em qual das duas situações vaza mais agua, a gente percebe que é nos furos de tamanho x/10, que apesar de individualmente vazarem menos agua, por ter uma grande quantidade, eles acabam vazando mais agua no processo como um todo.
Veja as nossas playlist's de ciência dos materiais Curso teórico completo: ruclips.net/p/PL92zIL5bZDE3DXmMW_DCkcdyOp26vUIjg Exercícios resolvidos do Callister: ruclips.net/p/PL92zIL5bZDE0w8DlerVSqZwMxC-6hqSB
Opa, tudo bem? Tenho um questionamento. Se a energia de ativação é mais baixa na superfície, por consequência, o coeficiente de difusão é maior. Isso implica a afirmação que a difusão é mais rápida na superfície, do que no contorno de grão? Embora o contorno tenha um maior espaço.
Fala Wictor, obrigado pela pergunta. A Difusão é maior na superfície de grão, porem se você avaliar um cubo metálico, como exemplo, a superfície será apenas a área desse cubo, enquanto que o contorno de grão atua tanto na superfície quanto em toda a estrutura (interna).
Dessa forma, apesar da difusão ser mais rápida na superfície, os contornos de grão apresentam, na pratica, uma influência maior na difusão exatamente por estarem presentes em maior número. Pegou?
@@ExplicaProfessor perfeito. Concordo com sua afirmação.
Poderia dizer que é semelhante a uma vazão de um canal (1) com área maior, comparado a um outro canal (2) com área menor?!
A vazão (quantidade) é maior em (1), mas a velocidade é maior no outro (2).
@Wictor Patrício pensando em vazão, acho que uma analogia mais adequada seria a seguinte:
em um furo de tamanho x, passam x Litros de agua por minuto. Essa é a minha superfície
Porém se eu tenho um furo de tamanho x/10 vão passar x/10 Litros de água por minuto. Esse é meu contorno de grão.
Todavia, em um metal eu tenho apenas um furo de tamanho x, referente à superfície. Logo X Litros. Por outro lado eu tenho eu tenho 1000 furos de tamanho x/10. Logo 100X Litros
Quando a gente vai avaliar em qual das duas situações vaza mais agua, a gente percebe que é nos furos de tamanho x/10, que apesar de individualmente vazarem menos agua, por ter uma grande quantidade, eles acabam vazando mais agua no processo como um todo.
Veja as nossas playlist's de ciência dos materiais
Curso teórico completo:
ruclips.net/p/PL92zIL5bZDE3DXmMW_DCkcdyOp26vUIjg
Exercícios resolvidos do Callister:
ruclips.net/p/PL92zIL5bZDE0w8DlerVSqZwMxC-6hqSB