Entrevista Heitor Villa-Lobos - 1959 Nova York, Estados Unidos [RARO]
HTML-код
- Опубликовано: 24 ноя 2024
- *essa entrevista de fato é de 1959, meses antes de sua morte.
O local é Bear Mountain, no Harriman State Park, estado de Nova York, Estados Unidos. Cenário de uma apresentação do Maestro Heitor Villa-Lobos, num festival que acontecia por lá. Desde o primeira edição do evento, em 55, ele tinha lugar cativo para reger orquestras, mas aquela era a primeira ocasião em que Villa-Lobos executaria um repertório todo seu. Antes da apresentação, o maestro concede entrevista ao repórter José Roberto Dias Leme, um dos fundadores do “Voz da América”, programa pioneiro do serviço americano de rádio em língua portuguesa (criado em 1941 e extinto em 1981).
Villa-Lobos comenta assuntos da época, saúda o povo brasileiro, declara amor à terra natal - o Rio de Janeiro - e conversa com o jornalista enquanto, ao fundo, a orquestra ensaia a apresentação de logo mais. No áudio que hoje faz parte do acervo da Rádio MEC FM, Villa-Lobos desmistifica o processo de criação. “Esse negócio de vir inspiração não existe em mim. Eu nasci inspirado já. Ou faço uma boa coisa, ou faço uma porcaria. Mas esse negócio de eu procurar inspiração, deixar crescer cabeleira pra ter inspiração, beber, isso não existe em mim. Eu escrevo quando é preciso”.
villalobos.iu.e...
"On 12/7/59, Villa-Lobos conducted the four songs from Forest of the Amazon at the Empire State Music Festival in Harriman State Park (Bear Mountain) in New York, with soprano Elinor Ross and the Symphony of the Air. This was the composer's last concert before his death.The first performance of the entire suite was on November 21, 1969. Lucia Godoy was the soprano, and Mario Tavares conducted the Orchestra & Chorus of the Teatro Municipal, Rio de Janeiro.
Superinteressante ver esse sotaque carioca mais antigo. O famoso S chiado aparece muito pouco, a gente escuta o o Villa-Lobos carregando no R e a sonoridade como um todo é bem diferente.
Como será que a gente vai falar daqui a 70 anos?
Só olhar as letras dos funks cariocas... é assim, infelizmente
nunca imaginei ouvir um registro como esse!
Tenho visto muitas entrevistas antigas, anos 30, 40, 50. Tenho reparado que os cariocas dessa época tinham um sotaque muito parecido com o sotaque do português de Portugal.
Interessante como ainda havia um sotaque próximo aos portugueses no Rio de Janeiro.
Tem algum aqui no YT pra indicar?
TEZ MR , É PORQUE NAQUELA ÉPOCA A LÍNGUA PORTUGUESA ESTAVA AINDA EM EVOLUÇÃO , A LÍNGUA PORTUGUESA BRASILEIRA ATUAL E DIFERENTE DA DE PORTUGAL , SÓ EVOLUIU MESMA NA DÉCADA DE 60 QUANDO ADQUIRIMOS OS IDIOMAS DE OUTROS PAÍSES , DESDE 1500 ATÉ A DÉCADA DE 50 DO SÉCULO XX ( 20 ) , NÓS TÍNHAMOS DIALETOS VINDOS DE PORTUGAL , ESPANHA , ITÁLIA , ALEMANHA ETC , QUE HOJE ESSES MESMOS SOTAQUES ESTRANGEIROS SÃO FALADOS LÁ EM OUTRAS NAÇÕES
Depende também da região de Portugal, né?!
Lá não existe uma língua homogênea.
@@ALANLACORTEBRITO
Pois é! Em cada década você vê um jeito diferente de se falar o português.
Creio q simplesmente é a força do hábito de falar outras línguas em excesso, já q ele vivia muito no exterior, e com isso o português ficava meio enrolado... Q nem quando a gente fica muito tempo em um estado com um sotaque diferente da nossa região d origem.
FANTÁSTICA ENTREVISTA COM UMA PERSONALIDADE RARA , AGORA TEMOS A VOZ DELE REVELADA
Quem não arrepiou ao ouvir a voz do mestre.... tá morto!
caraca, a qualidade do audio ta muito boa
Cara, que emocionante ....Primeira vez que eu ouço a voz do Villa! Parabéns pela raridade!!
Muito bom, que figura, que maestro
Que simpatia e humildade, Villa-Lobos, simplesmente Gênio!!
Que interessante o sotaque da época ser tão parecido com os sotaques de Portugal.
Uma relíquia!
Um achado memorável!
Mas será que é ele mesmo falando? Uma gravação com a voz limpa desse jeito! Quer dizer, um registro antigo com uma qualidade tão boa!
@@AlexCruz-bg2fo , e pra que existe remasterização?
A voz é do Villa-Lobos, sim!
É uma relíquia essa entrevista. Pena que não existe uma filmagem de Villa-Lobos falando, seria muito interessante vê-lo com voz, gestos e imagem. Mas há alguns (poucos) trechos de filmagens dele regendo, uma dessas inclusive foi feita pelo Walt Disney em um documentário sobre a América Latina.
Os choros 6 é o meu preferido e o Villa Lobos diz que é a obra monumental ❤️
Vou reescutar com mais atenção, por enquanto sinto o choro 10 - rasga o coração - a que mais me emociona.
São poucos os brasileiros que souberam vasculhar e valorizar a riqueza de nosso país. Eis aí um exemplo.
Qualidade IMPECÁVEL!
Banda Devassa - Rio de Janeiro. (Cultura, Esporte e Lazer).
05 de Março - "Dia Nacional da Música Clássica".
A "música" é uma ferramenta que está bastante presente na vida das pessoas. Seja para inspirá-las, animá-las ou até fazer lembrar momentos especiais, a verdade é que ela tornou-se, praticamente, indispensável. Dependendo dos ritmos e estilos, a música delimita tribos, seguidores e até admiradores...
Nesse campo também está a "música clássica", considerada uma das mais admiradas e inspiradoras do mundo. Inspirados pelas melodias que ela possibilita, muitos nomes ganharam lugares garantidos no ritmo, servindo até como referência na própria história da música clássica.
Toda essa história merece ser lembrada, ano a ano. Instituído através de decreto presidencial no dia 13 de janeiro de 2009, o "Dia Nacional da Música Clássica" é comemorado hoje, "05 de março de 2020".
COMO FOI CRIADA A DATA.
A nível nacional, a data foi criada a partir de inspiração no calendário comemorativo do Estado do Rio de Janeiro. Por aqui... o dia "05 de março" fazia menção ao nascimento de um famoso músico maestro e compositor brasileiro de música clássica para violoncelo, violão e piano, "Heitor Villa-Lobos" (1887).
A data para celebrar a música clássica no Brasil foi criada em 2006, a partir de uma campanha da revista Viva-Musical.
Na ocasião foram elencado nomes de compositores famosos que representassem o gênero para que fosse feita votação.
Entre os nomes estavam os de "Heitor Villa-Lobos"... "Carlos Gomes" e "Padre José Maurício Nunes Garcia"....
(Villa-Lobos foi o escolhido).
SOBRE HEITOR VILLA-LOBOS...
"Heitor Vella-Lobos" nasceu na cidade do Rio de Janeiro no dia... (05 de março de 1887). Ele é considerado o maior expoente da música do modernismo brasileiro. Sua história com a música começou desde os 12 anos de idade, quando ele se interessou pelo primeiro instrumento: "o violoncelo".
Paralelo a essa atividade musical, Villa-Lobos interessou-se pela intensa musicalidade dos “chorões”... (representantes da música popular do Rio de Janeiro).
Nas suas composições ele evidenciou o "espírito nacionalista", mesclando influências populares, folclóricos e indígenas.
"Foi no ano de 1915 que Villa-Lobos iniciou sua carreira profissional como instrumentista".
Em 1922 Villa-Lobos participou da "Semana da Arte Moderna", no Teatro Municipal de São Paulo. No ano seguinte embarcou para a Europa, regressando ao Brasil em 1924. Viajou novamente para a Europa em 1927, com financiamento de um milionário carioca, onde passou por 66 cidades.
Ao longo da carreira, "Heitor Villa-Lobos" recebeu 24 títulos na França, foi Membro da Academia de Belas Artes em Nova York e foi homenageado em diversos países...
No ano de 1945, foi responsável pela fundação da Academia Brasileira de Música, onde foi nomeado como o primeiro presidente. "O artista faleceu aos 72 anos, em 1959".
(Arizoli Carvalho - Rio, 05 de Março de 2020).
olha o sotaque... que interessante!!
Pra tu ver que nós tinhamos o sotaque do português de Portugal. A dicção do "R" dava para você ouvir nitidamente o fonema.
@@maths335 Hoje em dia, muitos lugares ainda tem este sotaque. E evolução da língua resultou nisto, imigração e etc.
É, o Rio recebeu milhões de portugueses, e faziam parte da elite; acabou virando o sotaque elitista do Rio.
@@Papa-xi8pwEm alguns lugares do interior do Rio tem isso, mas é meio raro
UM GRANDE MESTRE DA ARTE MUSICAL , HEITOR VILLA-LOBOS SENDO O CRIADOR DA MÚSICA ERUDITA BRASILEIRA
Que relíquia!!!
Muito lindo ele falar do Carlos Gomes. Outro grande gênio.
Muito obrigado, S. Sierra. Grande achado! Uma joia rara para os pesquisadores. Um grande abraço, Maurício (A História do Brasil nas ruas de Paris, Editora Leya).
Caro S Sierra.... INESTIMÁVEL serviço que você acaba de prestar!
Sempre ouvi trechos dessa entrevista que foram publicadas no CD "Villa-Lobos: Sua Vida, Sua Obra" e sempre me perguntei: "como será a entrevista completa?"
Emocionante ouvir e também nos divertir com esse gigante da nossa terra.
Ouvir também a Mindinha!.... :-)
Enfim.... MUITO OBRIGADO! Não há palavras! Só emoção.
Muito Obrigado!
É possível que mais algum material apareça. O canal arte1 está passando um especial do Villa-Lobos em 8 episódios. O primeiro estreou ontem ruclips.net/video/s8Km6NVfGY0/видео.html
Sim! Não assisti no dia, mas vi a reprise. Foi fantástico! Essa série, realmente, vai ser fabulosa.
Quanto a vc dizer "é possível que mais algum material apareça", eu e milhões, aqui, estamos ávidos e à espera! ;-)
Já me inscrevi em seu canal, para saber assim que publique - assim como tive a sorte de ser o primeiro a visualizar esse vídeo aqui... ;-)
Mais uma vez, parabéns.
Grande abraço!
Acabei de colocar um especial de 2009 dos 50 anos da morte do Villa-Lobos.
Grazie maestro
Excelente, nossa memória!
Parabéns pela postagem dessa relíquia de nossa história!
Excelente
incrível
difícil de dizer que ele morreria meses depois.. ele parecia tão jovial e alegre :(
Grande H Villa Lobos.👆😄
Informação preciosa sobre a trilha que ele fez para O Descobrimento do Brasil, de Humberto Mauro.
Maravilhoso!
A música tem que voltar às escolas...urgentemente,pelo Amor de Deus!!!
Concordo plenamente!!! Será que não há nada que nós possamos fazer para trazer a música para as escolas?
Que introdução maravilhosa haha
Boa tarde! O senhor possui também a gravação do concerto que ocorreu após a entrevista? Eu possuo apenas o registro de uma parte (O Papagaio do Moleque). Gostaria muito de ouvir o concerto todo.
Eduardo, poderia disponibilizar para nós o link deste vídeo?
@@Pedrotubes1 boa noite! Desculpe pela demora. Não é vídeo. O registro ao vivo do Papagaio do Moleque foi lançado em CD: www.amazon.com/Heitor-Villa-Lobos-Emperor-Symphony-conducted/dp/B002OY9JZC
Figuraça!
No Brasil um gênio não é valorizado enquanto vive. O reconhecimento é póstumo. Talvez por esse motivo nunca ganhamos um Prêmio Nobel.