Realmente estágios aqui no Brasil está bem complicado, eu pensava que estágio era pra aprender, mas vendo as vagas parece que eles querem que nós ensinemos pra eles.
Stack .Net completa (C#) Backend: .Net Core (novembro vira .Net 5) Frontend: Blazor (WASM ou Server tipo php) Mobile e Desktop: Xamarin ML: ML.Net (suporta libs python) IoT: IoT.Net (raspberry pi) Games: Unity 3D ou Gobot Francamente, também sei um pouco de JS mas a princípio consigo me virar com 100% de C# e consigo compartilhar todo o domínio das aplicações 😁
Eu sou FullStack Dev em uma empresa e a nossa Stack é "SERN"(não tenho a certeza se essa é a sigla), mas consiste em MySQL, Express, React e Node porém com TypeScript tanto no front como no back. Eu acho TS maravilhoso, resolve muitos dos "pontos fracos" do JS sem a necessidade de aprender uma nova linguagem do zero por serem muito semelhantes.
Eu abri uma empresa aqui no RJ pensando em fazer o que vc falou, só que eu não sabia que o nome é Software House, minha empresa chama-se ADTEC Sistemas
massa! desejo sucesso pro teu negócio! e quando eu disse que prefiro freela vs ser empresário, eu me refiro a ter outros programadores trabalhando pra você. Claro que como freelancer eu tenho meu cnpj e posso tercerizar algumas tarefas pra entregar projeto. Mas, é mais uma questão de conceito da empresa mesmo. Sucesso Francisco! 🚀
meuuuu Deus do ceu que sustooooooooooooooo kkkk eu trabalho escultando teus videos, essa voz no minuto 12:09 quase me matou kkkkkkk mano você é top de mais, te vejo como uma referencia....valeuuuuu pelos conteudos
Não acho que tem que jogar o jogo, aceitar certas coisas e se submeter aquilo faz com que o mercado brasileiro não mude, a tentativa de explorar quem tá começando se aproveitando de maneira ridícula. Estudar pra aplicar em uma vaga de estágio depois de já ter saído do estágio de iniciante não faz sentido, melhor partir pra trabalhar como freelancer ou desenvolvendo apps tentando atender a pequenas necessidade de clientes da região onde está.
concordo contigo, tem que tentar vários caminhos. ou essa empresa tá muito fora do que se precisa tecnicamente, ou mesmo pra fazer o freelancer vai faltar esse conhecimento. de qualquer forma no freelance ou estágio, vai estar recebendo pra aprender (o que é o melhor cenário). No cenário do freelance precisa de mais confiança.
Mas sobre aceitar o jogo, quando comecei a aplicar pra vagas no exterior, eu ficava muito indignado com o jogo (fazer entrevista técnica resolvendo algoritmos e coisas que não usamos no dia a dia), mas se não tivesse estudado, não estava na Holanda hoje. A realidade é que tu sempre vai ter uma opinião utópica sobre como deveria ser, mas ninguém tá nem aí pra ela na realidade. Se tu quer trabalhar em uma empresa X que pede Y, vai atrás do Y. Se tu acha que consegue um caminho melhor fora dessa empresa X, vai por esse caminho. Mas todo caminho vai te apresentar coisas que tu discorda, o mundo não te “deve” nada.
@@LucasMontano O grande problema é ser generalista na hora de buscar o estágio ou emprego assim como certas empresas que pedem tais conhecimentos, estão sendo generalistas e não procurando alguém que resolva algo pra determinado problema. Sempre digo pra muitos, se você não tem um foco do que quer fazer irá quase sempre de encontro com estas vagas mencionadas. Vejo tantos querendo trabalhar como front e querendo aprender React, Angular, Vue, etc sem conhecer nenhum de forma substancial a ponto de conseguir resolver os problema que surgirem, acaba virando um generalista que não sabe muito de nenhum e um pouco de cada. No fim não achará vaga alguma!
Algumas coisas para se estudar com foco no front-end (fora de ordem): - Npm - Grunt - Webpack - Gulp - Babel - Prettier - editor config - Arquiteturas de projeto - JavaScript - Typescript - Css - Html - Sass - Less - Css - Pug - Redux - Vue - Vuex - Context Api - React native - Native script - Tests - Storybook - Jest - Handlebars - Axios - Netsuite - Docker - Laravel - Clean code - Gráficos Obs: é uma minima parcela do que tive contato no ano passado.
#asklucasmontano Quais as funções/obrigações de um programador Junior? Comecei como Jr a uns 3 meses na empresa que eu trabalhava de suporte e 3 semanas depois me colocaram num projeto Java e me deram a parte principal do sistema para desenvolver, achei uma ótima oportunidade de aprender e crescer porém também acho isso muita responsabilidade para alguém que não tem tanta experiência como dev, a pressão de entrega está me perturbando bastante pois não tenho um rendimento mt bom por ser iniciante. Seu canal é ótimo. Sucesso :D
Se vc é junior pede ajuda pra alguém mais experiente na empresa, eu sou junior tbm e esses dias tive um feedback justamente por tentar resolver muita coisa sozinho sendo junior
@@pedromarcosramos9211 mas eu peço, só a empresa que eu tô é estilo go horse, então é tudo mt bagunçado os dev fazem várias coisas ao msm e as vezes ele não tem tempo de te apoiar
Pro cara da primeira pergunta. A resposta é praticar código competitivo em sites especializados: leetcode, algoexpert e hackerank. Essas perguntas de entrevista abrangem estruturas de dados e algoritmos. É só questão de treino e estudar. É a maneira que as big techs usam pra contratar e por algum motivo algumas empresas e startup aqui no Brasil estão adotando isso. Pra mim se sua empresa faz isso e não é uma empresa já consolidada ou de destaque, sua empresa é cringe e perde muita oportunidade. Mas enfim, é só treino e estudo nada de outro mundo.
Cara, sensacional! Muito obrigado por retornar a minha pergunta kkk Tenho tentado me lançar como freelancer e já até presto serviços a uma empresa, mas quero crescer mais estou bem no início tentando correr atrás de clientes e coisas assim, por isso queria ouvir mais de você. Mais uma vez, muito obrigado pelo retorno. Tu me inspira pra caramba !
@@pablobarbosa6123 não eu digo tipo... Uma loja virtual, um anotador de pedidos, ou qualquer projeto opensource que seja só mudar imagens e detalhes Ao alterar um projeto desses pegas experiência em trabalhar em código legado de outra pessoa ao mesmo tempo que pegas portifólio de clientes Exemplo, se usas PHP, um OpenCart ou algo similar
#askLucasMontano cara, muito bom seus vídeos. Parabéns. Minha pergunta: porque a grande parte das empresas, no meu caso em todas que trabalhei, não arquitetam o código? Eles simplesmente codam pra entregar o produto rápido, sem testes, etc. Uma curiosidade é que eu já trabalhei com um programador "sênior", que já estava na empresa à 18 anos, mas escrevia códigos horríveis, não seguia SOLID, nem DRY, ele simplesmente fazia do jeito que aprendeu, e se nós que estavamos lá a bem menos tempo falava que o código dele estava ruim ele reclamava e falava que nós estavamos errados. O duro é que o CEO protegia ele porque ele querendo ou não era um funcionário exemplar e "entregava". Hoje estou numa empresa melhor e estou implementando nos projetos que entro TDD e clean architecture.
VALEU MEGA LIKE , e bom tu é baita vendedor pelo jeito faz o tema de casa direitinho... Abraços meu se alguem notou direito voçê detalhou um monte de conteudo pra estudar ...
#AskLucasMontano Lucas o que tu me diz sobre colocar no portfólio projetos feitos em tutoriais do youtube(ex: uma cópia do instagram)? eles agregam no portfólio ou são irrelevantes?
@@andersinho3653 eu sempre faço isso nos meus projetos, mas eu queria saber msm era se esses projetos seriam levados em consideração quando avaliados por um entrevistador
Só o código copiado em si não vale muito. Pois talvez alguém olhe e pense, será que essa pessoa fez isso mesmo ou só copiou e colou o código? Uma coisa interessante e vc adicionar uma funcionalidade nova nesse projeto. Aí sim e uma valia enorme.
#askLucasMontano Eai Lucas. Eai Sarah. Eu queria saber se pra quem quer entrar para alguma empresa FANG, aplicar testes para empresas "menores" é fugir muito do foco. Precisa ir trabalhando em várias empresas até chegar em uma grande ou já ir com tudo na empresa dos sonhos? Sou Estagiário, me formo esse ano em S.I. e pretendo continuar na minha atual empresa para conseguir mais experiência, como em um vídeo que você disse que ter um tempo mínimo na empresa é bom. Mas estou meio perdido por onde eu começo a jornada pra conseguir atingir esse objetivo. Desde já agradeço, abraço!
#asklucasmontano blz? Sei que as atualizações são necessárias para os celulares e tal, mas...e os antigos? Dá para gerar conhecimento aplicando ideias para os que não atualizam mais, rodar outro SO para que podemos aproveitá-los, além de usar eles como relógio/alarme/rádio e mp3. Abs.
Lucas, parabéns pelo conteúdo, tá demais de bom! O título de engenheiro de software, geralmente é dado para pessoas que tem diplona nos cursos de engenharia de software e ciências da computação, mas para alguém que tem anos de experiência na mesma área de um engenheiro formado, na sua opinião, pode se considerar também um Engenheiro de Software? Grande abraço!
hoje meu cargo é Sênior Android Engineer, e fiz Sistemas de Informação... engineer é um nome de vaga bem comum na gringa, e que não remete a uma graduação de engenharia. No Brasil não sei se o termo está sendo usado.
@@JoaoPaulo-yy3uj acho que o melhor começo, na verdade, seria com uma linguagem que te ajudaria a resolver algum tipo de problema no qual você tem interesse. Se o interesse for em mobile, por exemplo, talvez não seja tão interessante começar por Python.
#askLucasMontano Lucas, tenho cidadania italiana, já morei na europa um tempo, tenho inglês e italiano bem avançados e há um ano voltei pro Brasil pra estuda ADS numa faculdade aqui na minha cidade.. Porém esses dias bateu a vontade de voltar pra Europa, arrumar um emprego qualquer e continuar estudando by my self até arrumar um emprego como junior.. Minha pergunta é; o que vc acha dessa ideia? seria loucura largar a faculdade faltando 1 ano pra terminar e partir pra Europa? obs: além da faculdade, faço curso de JS, HTML, CSS e Vue por fora (Udemy).. Valeu e teu canal é ótimo!!
Pessoal, estudem e adquiram experiência, não seja como eu que se formou e buscou seu primeiro trampo depois de formado, trabalho e ganho somente 1,150 reais PJ. Ainda vou ter que abrir MEI pra emitir nota pro "empregador". Então ganharei em média 1100 reais. Pago minha própria gasolina, estacionamento e almoço. Detalhe, sou desenvolvedor .Net júnior. Iniciativa privada no Brasil é de muito mal gosto. Mas como eu ainda não tenho experiência, sou "obrigado" a trabalhar assim. Mas em breve vou zarpar rumo a novas oportunidades.
Cara Trabalha remoto ou seja freelance Não vais ganhar" experiência de empresa" mas vais ganhar algo e ter empolgação Isso aí é o que pagam pra estágio por aqui Pra .Net podes tentar ir pra .Net Core API e Xamarin Forms e sair vendendo Apps 😁 Um app simples de loja provavelmente tem pronto no GitHub e podes vender (alterando só figuras e detalhes) facilmente por 4k ou mais
#AskLucasMontano Olá Lucas, parabéns pelo canal, te assisto a muito tempo, e posso dizer que seu videoa foram decisivos pra mim entrar no mundo da programação. Mesmo desconfiando bastante da minha capacidade de aprender a programar, entrei num curso de ads a 1 ano e meio, mas comecei a me focar aprender a programar de fato tem +- 7, 8 meses , a menos de 3 meses consegui meu primeiro estagio. Até hj acho q me contrataram meio por dó, estava bastante crua, so sabia C e nao tinha ideia algum de db. A empresa trabalha com sistemas legado, em vb, asp sql server, e java no android, eu to indo bem em quase tudo, Java me da calafrio, tentei fazer uma button, pra exportar dados de rastreio em xml, falhei miserávelmente, e desde entao me chefe so me passa projetos de desktop (que nao tem java) mas pra ser efetivada preciso aprender java. Tem algum conselho ou dica, pra ajudar a aprender e java e perder o medo de nao ser bom o suficiente?
#askLucasMontano Lucas, tive 3 matérias de Banco de Dados na faculdade e muita coisa eu não cheguei a usar no trabalho (obrigado ORMs). Você acha importante um dev back-end estudar SQL em um nível avançado? Abraços!
É mais vantajoso você filtrar pelo seu bairro/município, quais são as tecnologias mais requisitadas pelo mercado e estuda aquela que você mais gostar, e mantenha o foco que uma hora a oportunidade chega e tu abraça. Eu já estudei Java, C#, Javascript/NodeJS, mas eu consegui mesmo uma vaga, devido ao soft skill e por ter um bom conhecimento técnico com NodeJS, e isso demanda muito tempo e foco na tecnologia em questão. Um site que recomendo é Indeed, ProgramaThor e muito networking no linkedin.
Sou de São Paulo - SP, e há vagas para qualquer tecnologia, mas se for filtrar as que eu vejo há mais vagas são Java, C# por conta dos sistemas legados ( não somente ) , e Javascript que está bombando tanto no Front-end quanto Back-end.
#askLucasMontano cara seus vídeos sempre são ótimos!! Parabéns!! Eu tenho vontade de ir para a Suécia, só que pelo que leio são bem restritivos com contratação de imigrantes por lá... E ja vi falar que as vezes não estar geograficamente presente é uma desvantagem. Sei que vagas pra programador tem em todo lugar e que tendo a experiência e estando no momento certo sempre temos chance. Não sei nem se você conhece algo de lá, mas queria saber se na sua opinião você acha que tentar um curso de sueco por 3 meses pra estar presente na Suécia ajudaria na chance de conseguir entrevistas e talvez uma vaga? Obrigado desde já e um abração cara!
#askLucasMontano Estou atualmente no ensino médio e eu queria saber se voce acha importante cursar um colégio técnico, isso vai agregar algum valor para o meu curriculo?
#askLucasMontano estou aprendendo front-end (o básico) para poder ter uma noção e me aprofundar no back-end, não necessariamente JavaScript precisa ser uma linguagem que preciso me aprofundar de início (no front-end) correto?
Cara. A questão para vc ser freela é que vc precisa ter uma gama de clientes fixos, ou um ou mais apps/site provendo renda a você. Pois se vc depender de workana, 99 freelas e afins, vai passar fome os caras não querem pagar nem 500 reais num app. Realmente tem muita vaga ridícula no mercado hoje. Vagas que pedem 800 stacks diferentes para te pagar 2500, vagas pedindo experiência para estagiário. Vagas que claramente são perfil Sênior para profissional "jr" oferecendo valores ridículos, isso se vc ainda achar vaga jr, pois hoje elas quase não existem mais. Não é que toda a empresa hoje seja assim, mas infelizmente vc acha muitas dessas ruins por ai.
por isso é importante participar de varias entrevistas, pra conseguir comparar as oportunidades e ter um pouco mais de tranquilidade ao aceitar uma offer.
bla bla bla bla bla... bla bla bla bla bla bla bla bla .. o cara em vez de falar pra fugir dessas empresas que pedem muito e oferecem pouco o cara manda estudar mais pra aplicar nessas empresas... amigo se o cara for se especializar pra concorrer vaga de estagio?? a coisa ta ruim em .. aiai é cara uma
cada um faz o seu caminho. tu poderia não estudar e ficar esperando alguém te pegar pela mão também, mas não vai ser aqui nesse canal que tu vai escutar isso. eu não falo pra quem quer ficar na mediocridade.
Realmente estágios aqui no Brasil está bem complicado, eu pensava que estágio era pra aprender, mas vendo as vagas parece que eles querem que nós ensinemos pra eles.
Stack .Net completa (C#)
Backend: .Net Core (novembro vira .Net 5)
Frontend: Blazor (WASM ou Server tipo php)
Mobile e Desktop: Xamarin
ML: ML.Net (suporta libs python)
IoT: IoT.Net (raspberry pi)
Games: Unity 3D ou Gobot
Francamente, também sei um pouco de JS mas a princípio consigo me virar com 100% de C# e consigo compartilhar todo o domínio das aplicações 😁
Eu sou FullStack Dev em uma empresa e a nossa Stack é "SERN"(não tenho a certeza se essa é a sigla), mas consiste em MySQL, Express, React e Node porém com TypeScript tanto no front como no back.
Eu acho TS maravilhoso, resolve muitos dos "pontos fracos" do JS sem a necessidade de aprender uma nova linguagem do zero por serem muito semelhantes.
Bacana nunca tinha pensado dessa forma sobre softhouse vs freela
Excelente contribuição. Muito obrigado, Lucas.
parabéns, gostei do trabalho e a dedicação vocês nos vídeos. simples, mas bem elaborados e feito com coração.
Sempre adquirindo mais conhecimentos! Parabéns pelo vídeo
Eu abri uma empresa aqui no RJ pensando em fazer o que vc falou, só que eu não sabia que o nome é Software House, minha empresa chama-se ADTEC Sistemas
massa! desejo sucesso pro teu negócio! e quando eu disse que prefiro freela vs ser empresário, eu me refiro a ter outros programadores trabalhando pra você. Claro que como freelancer eu tenho meu cnpj e posso tercerizar algumas tarefas pra entregar projeto. Mas, é mais uma questão de conceito da empresa mesmo. Sucesso Francisco! 🚀
meuuuu Deus do ceu que sustooooooooooooooo kkkk eu trabalho escultando teus videos, essa voz no minuto 12:09 quase me matou kkkkkkk
mano você é top de mais, te vejo como uma referencia....valeuuuuu pelos conteudos
Não acho que tem que jogar o jogo, aceitar certas coisas e se submeter aquilo faz com que o mercado brasileiro não mude, a tentativa de explorar quem tá começando se aproveitando de maneira ridícula.
Estudar pra aplicar em uma vaga de estágio depois de já ter saído do estágio de iniciante não faz sentido, melhor partir pra trabalhar como freelancer ou desenvolvendo apps tentando atender a pequenas necessidade de clientes da região onde está.
concordo contigo, tem que tentar vários caminhos. ou essa empresa tá muito fora do que se precisa tecnicamente, ou mesmo pra fazer o freelancer vai faltar esse conhecimento. de qualquer forma no freelance ou estágio, vai estar recebendo pra aprender (o que é o melhor cenário). No cenário do freelance precisa de mais confiança.
Mas sobre aceitar o jogo, quando comecei a aplicar pra vagas no exterior, eu ficava muito indignado com o jogo (fazer entrevista técnica resolvendo algoritmos e coisas que não usamos no dia a dia), mas se não tivesse estudado, não estava na Holanda hoje. A realidade é que tu sempre vai ter uma opinião utópica sobre como deveria ser, mas ninguém tá nem aí pra ela na realidade. Se tu quer trabalhar em uma empresa X que pede Y, vai atrás do Y. Se tu acha que consegue um caminho melhor fora dessa empresa X, vai por esse caminho. Mas todo caminho vai te apresentar coisas que tu discorda, o mundo não te “deve” nada.
@@LucasMontano O grande problema é ser generalista na hora de buscar o estágio ou emprego assim como certas empresas que pedem tais conhecimentos, estão sendo generalistas e não procurando alguém que resolva algo pra determinado problema.
Sempre digo pra muitos, se você não tem um foco do que quer fazer irá quase sempre de encontro com estas vagas mencionadas. Vejo tantos querendo trabalhar como front e querendo aprender React, Angular, Vue, etc sem conhecer nenhum de forma substancial a ponto de conseguir resolver os problema que surgirem, acaba virando um generalista que não sabe muito de nenhum e um pouco de cada. No fim não achará vaga alguma!
Verdade, o que achamos importa sim. Não podemos aceitar tudo, assim nada evolui. As empresas definem o mercado, mas, os profissionais também.
Algumas coisas para se estudar com foco no front-end (fora de ordem):
- Npm
- Grunt
- Webpack
- Gulp
- Babel
- Prettier
- editor config
- Arquiteturas de projeto
- JavaScript
- Typescript
- Css
- Html
- Sass
- Less
- Css
- Pug
- Redux
- Vue
- Vuex
- Context Api
- React native
- Native script
- Tests
- Storybook
- Jest
- Handlebars
- Axios
- Netsuite
- Docker
- Laravel
- Clean code
- Gráficos
Obs: é uma minima parcela do que tive contato no ano passado.
Backend, Back end ou Back-end ??
Atualmente eu uso PHP (Laravel) no back, Vue.js no front web e Flutter no mobile.
Java (Spring) + MySQL/MongoDB + Angular 2+
atualmente trabalho com desenvolvimento backendusando kotlin e spring boot em um framework open source - docs.usebeagle.io
#asklucasmontano
Quais as funções/obrigações de um programador Junior?
Comecei como Jr a uns 3 meses na empresa que eu trabalhava de suporte e 3 semanas depois me colocaram num projeto Java e me deram a parte principal do sistema para desenvolver, achei uma ótima oportunidade de aprender e crescer porém também acho isso muita responsabilidade para alguém que não tem tanta experiência como dev, a pressão de entrega está me perturbando bastante pois não tenho um rendimento mt bom por ser iniciante.
Seu canal é ótimo. Sucesso :D
Se vc é junior pede ajuda pra alguém mais experiente na empresa, eu sou junior tbm e esses dias tive um feedback justamente por tentar resolver muita coisa sozinho sendo junior
@@pedromarcosramos9211 mas eu peço, só a empresa que eu tô é estilo go horse, então é tudo mt bagunçado os dev fazem várias coisas ao msm e as vezes ele não tem tempo de te apoiar
@@sandroj4585 ai é complicado
Boa Lucas! Muito bom sempre cara! Parabéns!
Vídeo sensacional!!! Só por curiosidade, onde vc arranja as músicas dos seus vídeos?? São sensacionais
Concordo!
Também gostava de saber para poder usar nos meus vídeos ehehe
Pro cara da primeira pergunta. A resposta é praticar código competitivo em sites especializados: leetcode, algoexpert e hackerank. Essas perguntas de entrevista abrangem estruturas de dados e algoritmos. É só questão de treino e estudar. É a maneira que as big techs usam pra contratar e por algum motivo algumas empresas e startup aqui no Brasil estão adotando isso. Pra mim se sua empresa faz isso e não é uma empresa já consolidada ou de destaque, sua empresa é cringe e perde muita oportunidade. Mas enfim, é só treino e estudo nada de outro mundo.
Eita... esse mapa de cabeca para baixo desviou mto minha atencao
Acho que tenho toc
Tô começando a entra na área front-end e back-end. Já tenho uns conhecimentos em Python 3.
Cara, sensacional! Muito obrigado por retornar a minha pergunta kkk Tenho tentado me lançar como freelancer e já até presto serviços a uma empresa, mas quero crescer mais estou bem no início tentando correr atrás de clientes e coisas assim, por isso queria ouvir mais de você. Mais uma vez, muito obrigado pelo retorno. Tu me inspira pra caramba !
Vai em lojas do seu bairro com algum projeto pré pronto, e tenta vender ✌️
@@vsbb13 Oi, obrigado pela dica, mas no caso você falar criar por exemplo um SaaS ou algo que eu posso adaptar a cada cliente?
@@pablobarbosa6123 não eu digo tipo... Uma loja virtual, um anotador de pedidos, ou qualquer projeto opensource que seja só mudar imagens e detalhes
Ao alterar um projeto desses pegas experiência em trabalhar em código legado de outra pessoa ao mesmo tempo que pegas portifólio de clientes
Exemplo, se usas PHP, um OpenCart ou algo similar
@@vsbb13 Certo, entendi. Poxa, muito obrigado! Tem vários comércios por aqui, eu posso dar uma analisada. Agradeço mesmo!
#askLucasMontano cara, muito bom seus vídeos. Parabéns.
Minha pergunta: porque a grande parte das empresas, no meu caso em todas que trabalhei, não arquitetam o código? Eles simplesmente codam pra entregar o produto rápido, sem testes, etc.
Uma curiosidade é que eu já trabalhei com um programador "sênior", que já estava na empresa à 18 anos, mas escrevia códigos horríveis, não seguia SOLID, nem DRY, ele simplesmente fazia do jeito que aprendeu, e se nós que estavamos lá a bem menos tempo falava que o código dele estava ruim ele reclamava e falava que nós estavamos errados. O duro é que o CEO protegia ele porque ele querendo ou não era um funcionário exemplar e "entregava". Hoje estou numa empresa melhor e estou implementando nos projetos que entro TDD e clean architecture.
VALEU MEGA LIKE , e bom tu é baita vendedor pelo jeito faz o tema de casa direitinho... Abraços meu se alguem notou direito voçê detalhou um monte de conteudo pra estudar ...
#AskLucasMontano
Lucas o que tu me diz sobre colocar no portfólio projetos feitos em tutoriais do youtube(ex: uma cópia do instagram)? eles agregam no portfólio ou são irrelevantes?
up
Acho q é só colocar na descrição do projeto que é uma copia para praticar , que n é autoria sua
Up
@@andersinho3653 eu sempre faço isso nos meus projetos, mas eu queria saber msm era se esses projetos seriam levados em consideração quando avaliados por um entrevistador
Só o código copiado em si não vale muito. Pois talvez alguém olhe e pense, será que essa pessoa fez isso mesmo ou só copiou e colou o código? Uma coisa interessante e vc adicionar uma funcionalidade nova nesse projeto. Aí sim e uma valia enorme.
#asklucasmontano bom assistindo um de seus vídeos vi que voçê aprendeu PHP pode me falar algumas qualidades que vc percebeu por favor
Atualmente uso ASP NET Core no back e no front, junto dos bons e velhos HTML, CSS e Javascript
#asklucasmontano vc fala que o mobile é o futuro mais quais liguagem quais tecnologias são para estudar para mobile?
Cara vai de kotlin, A Google já mencionou que é a linguagem oficil para android
Valeu pelas instruções
#askLucasMontano Eai Lucas. Eai Sarah.
Eu queria saber se pra quem quer entrar para alguma empresa FANG, aplicar testes para empresas "menores" é fugir muito do foco. Precisa ir trabalhando em várias empresas até chegar em uma grande ou já ir com tudo na empresa dos sonhos?
Sou Estagiário, me formo esse ano em S.I. e pretendo continuar na minha atual empresa para conseguir mais experiência, como em um vídeo que você disse que ter um tempo mínimo na empresa é bom.
Mas estou meio perdido por onde eu começo a jornada pra conseguir atingir esse objetivo. Desde já agradeço, abraço!
#asklucasmontano blz? Sei que as atualizações são necessárias para os celulares e tal, mas...e os antigos? Dá para gerar conhecimento aplicando ideias para os que não atualizam mais, rodar outro SO para que podemos aproveitá-los, além de usar eles como relógio/alarme/rádio e mp3. Abs.
Lucas, parabéns pelo conteúdo, tá demais de bom!
O título de engenheiro de software, geralmente é dado para pessoas que tem diplona nos cursos de engenharia de software e ciências da computação, mas para alguém que tem anos de experiência na mesma área de um engenheiro formado, na sua opinião, pode se considerar também um Engenheiro de Software? Grande abraço!
hoje meu cargo é Sênior Android Engineer, e fiz Sistemas de Informação... engineer é um nome de vaga bem comum na gringa, e que não remete a uma graduação de engenharia. No Brasil não sei se o termo está sendo usado.
@@LucasMontano por isso fiquei confuso, vejo uma galera trampando por aqui no Brasil com o título de Engenheiro de Software mas não tem graduação, vlw
@Maicon Carvalho legal cara, essa era a dúvida, se com experiência suficiente para ocupar o cargo de engenheiro já era suficiente.
12:09 MC Brinquedo fazendo participação.
Kkkkkk
😂😂
Stack Java: SQL, Spring, docker. Aprendendo mobile, então eventualmente aprendo kotlin.
Mexo com codigo legado de JSP pra web! kkk
@@gabrielceolato2 tô só aprendendo e fazendo projetinhos mas n tenho paciência pra legado kkkkk
Ótimo como sempre!
com 14 anos: 2 Anos de python e agora estudando JavaScript
Cê é o bichão mesmo
@@jonas5985vlw, agora to indo pra css e html5
Ótimo conteúdo, sempre agregando... Agora uma curiosidade: por que o quadro está de ponta cabeça?
Lucas, fale sobre c#. Vale a pena iniciar por essa linguagem?
O melhor começo seria Python, pois a curva de aprendizagem é uma das mais suaves, mas vejo muita gente falando algo parecido sobre C# também.
@@JoaoPaulo-yy3uj acho que o melhor começo, na verdade, seria com uma linguagem que te ajudaria a resolver algum tipo de problema no qual você tem interesse. Se o interesse for em mobile, por exemplo, talvez não seja tão interessante começar por Python.
Ótimo vídeo Lucas! 😉
Valeu Francisco!
Stack: Backend - Adonis.js / Frontend - React.js
Eu plugo meu NextJS/React em laravel, adonis, wordpress o que for e transformo ele em app se eu quiser 😎😂
Aqui é MSSQL / ASP.NET, VB.NET / Angular
essa é a stack que uso
12:09 o que foi isso?! Kakaka
Eu ouvi: Roça
Foi "Awsome" kkkkk
Susto do carai
@@TheChosen0791 Mas bem bizarro, né e aleatório! kakakka
Awesome! = Incrível!
kkk é porq ele falou um palavrão no meio da frase, ae manda um awesome no lugar
Stack ruby on rails, pouco javascript (usado apenas em IoT)
Comecei ads esse mês mas não consegui acumular a teoria kkkkkkkk . Éstou no ead.
No meu trabalho estava atendendo um cara que me chamou pra software dele pelo fato de eu está estudando programação
aspnet core = stack backend muito produtiva.
#askLucasMontano Lucas, tenho cidadania italiana, já morei na europa um tempo, tenho inglês e italiano bem avançados e há um ano voltei pro Brasil pra estuda ADS numa faculdade aqui na minha cidade.. Porém esses dias bateu a vontade de voltar pra Europa, arrumar um emprego qualquer e continuar estudando by my self até arrumar um emprego como junior..
Minha pergunta é; o que vc acha dessa ideia? seria loucura largar a faculdade faltando 1 ano pra terminar e partir pra Europa?
obs: além da faculdade, faço curso de JS, HTML, CSS e Vue por fora (Udemy)..
Valeu e teu canal é ótimo!!
1 ano passa tão rápido
Pessoal, estudem e adquiram experiência, não seja como eu que se formou e buscou seu primeiro trampo depois de formado, trabalho e ganho somente 1,150 reais PJ.
Ainda vou ter que abrir MEI pra emitir nota pro "empregador".
Então ganharei em média 1100 reais.
Pago minha própria gasolina, estacionamento e almoço.
Detalhe, sou desenvolvedor .Net júnior.
Iniciativa privada no Brasil é de muito mal gosto.
Mas como eu ainda não tenho experiência, sou "obrigado" a trabalhar assim.
Mas em breve vou zarpar rumo a novas oportunidades.
Cara
Trabalha remoto ou seja freelance
Não vais ganhar" experiência de empresa" mas vais ganhar algo e ter empolgação
Isso aí é o que pagam pra estágio por aqui
Pra .Net podes tentar ir pra .Net Core API e Xamarin Forms e sair vendendo Apps 😁
Um app simples de loja provavelmente tem pronto no GitHub e podes vender (alterando só figuras e detalhes) facilmente por 4k ou mais
#AskLucasMontano
Olá Lucas, parabéns pelo canal, te assisto a muito tempo, e posso dizer que seu videoa foram decisivos pra mim entrar no mundo da programação. Mesmo desconfiando bastante da minha capacidade de aprender a programar, entrei num curso de ads a 1 ano e meio, mas comecei a me focar aprender a programar de fato tem +- 7, 8 meses , a menos de 3 meses consegui meu primeiro estagio. Até hj acho q me contrataram meio por dó, estava bastante crua, so sabia C e nao tinha ideia algum de db. A empresa trabalha com sistemas legado, em vb, asp sql server, e java no android, eu to indo bem em quase tudo, Java me da calafrio, tentei fazer uma button, pra exportar dados de rastreio em xml, falhei miserávelmente, e desde entao me chefe so me passa projetos de desktop (que nao tem java) mas pra ser efetivada preciso aprender java. Tem algum conselho ou dica, pra ajudar a aprender e java e perder o medo de nao ser bom o suficiente?
A hashtag tá errada não?
Ótimo vídeo. Adoro seu canal cara!!
Sim hahaha ta errada
percebi tb kk
Ele ta colocando a tipagem do video 😆
@@erick_la poxa não entendi a piada ;-;
@@codigodesenior3995 Você pode fazer type assertion no typescript com a keyword as
#askLucasMontano Lucas, tive 3 matérias de Banco de Dados na faculdade e muita coisa eu não cheguei a usar no trabalho (obrigado ORMs). Você acha importante um dev back-end estudar SQL em um nível avançado? Abraços!
com toda certeza!
Qual a Stack de Vocês ?
Me: atualmente eu estudo... MongoDB, React.js/Vue.js, Node.js, Express
Qual tem mais vaga no mercado?
python kkkkkkkkkkk
@@Doot_00 kkkk
É mais vantajoso você filtrar pelo seu bairro/município, quais são as tecnologias mais requisitadas pelo mercado e estuda aquela que você mais gostar, e mantenha o foco que uma hora a oportunidade chega e tu abraça. Eu já estudei Java, C#, Javascript/NodeJS, mas eu consegui mesmo uma vaga, devido ao soft skill e por ter um bom conhecimento técnico com NodeJS, e isso demanda muito tempo e foco na tecnologia em questão. Um site que recomendo é Indeed, ProgramaThor e muito networking no linkedin.
Sou de São Paulo - SP, e há vagas para qualquer tecnologia, mas se for filtrar as que eu vejo há mais vagas são Java, C# por conta dos sistemas legados ( não somente ) , e Javascript que está bombando tanto no Front-end quanto Back-end.
@@StarDeathBRZ Muito Obrigado pelas dicas!!!!
#askLucasMontano cara seus vídeos sempre são ótimos!! Parabéns!! Eu tenho vontade de ir para a Suécia, só que pelo que leio são bem restritivos com contratação de imigrantes por lá... E ja vi falar que as vezes não estar geograficamente presente é uma desvantagem. Sei que vagas pra programador tem em todo lugar e que tendo a experiência e estando no momento certo sempre temos chance. Não sei nem se você conhece algo de lá, mas queria saber se na sua opinião você acha que tentar um curso de sueco por 3 meses pra estar presente na Suécia ajudaria na chance de conseguir entrevistas e talvez uma vaga? Obrigado desde já e um abração cara!
Lembrando que isso tudo é considerando um cenário sem corona virus kkkk planejo ir daqui uns 3 anos
#askLucasMontano
Estou atualmente no ensino médio e eu queria saber se voce acha importante cursar um colégio técnico, isso vai agregar algum valor para o meu curriculo?
E se eu quiser trabalha como freelancer e com software house? Tem como certo
#askLucasMontano estou aprendendo front-end (o básico) para poder ter uma noção e me aprofundar no back-end, não necessariamente JavaScript precisa ser uma linguagem que preciso me aprofundar de início (no front-end) correto?
E no back também, se for seguir no javascript
Eu achei esse vídeo Awesome!!! kkk
12:08 que som foi esse? kkkkk
Qual celular você usou para captar o áudio do vídeo?
Vlw pelas dicas! Pelo q to vendo vô partir pra algum framework JavaScript no front-end msm!
12:10 mais alguém se assustou?
kk
Mano, a pergunta que eu me faço é, porque as pessoas ficam querendo usar linguagens para ambientes em que elas não são nativas?
O que ouve com o microfone?
PHP + codeigniter + vuejs
Cara.
A questão para vc ser freela é que vc precisa ter uma gama de clientes fixos, ou um ou mais apps/site provendo renda a você.
Pois se vc depender de workana, 99 freelas e afins, vai passar fome os caras não querem pagar nem 500 reais num app.
Realmente tem muita vaga ridícula no mercado hoje.
Vagas que pedem 800 stacks diferentes para te pagar 2500, vagas pedindo experiência para estagiário.
Vagas que claramente são perfil Sênior para profissional "jr" oferecendo valores ridículos, isso se vc ainda achar vaga jr, pois hoje elas quase não existem mais.
Não é que toda a empresa hoje seja assim, mas infelizmente vc acha muitas dessas ruins por ai.
por isso é importante participar de varias entrevistas, pra conseguir comparar as oportunidades e ter um pouco mais de tranquilidade ao aceitar uma offer.
aaa n fez minha pergunta
Qual a stack de vocês ?
Me:
Backend -
PHP (Laravel)
MYSQL
Redis
Frontend
Bootstrap
VUE JS
jQuery
Ajax
Js
Mobile:
Flutter
Aprendendo na facu:
Python
Kotlin
SQL Server
Django
Flask
Como fica a questão de pagamentos de impostos e outras burocracias no freela? Não teria que ter empresa e emitir nota? Receio do leão hahah
up
#toolstack python
Primeiro 🔥
E essas olheiras aí? Virando a madrugada codando e corrigindo bug? Haha
bla bla bla bla bla... bla bla bla bla bla bla bla bla .. o cara em vez de falar pra fugir dessas empresas que pedem muito e oferecem pouco o cara manda estudar mais pra aplicar nessas empresas... amigo se o cara for se especializar pra concorrer vaga de estagio?? a coisa ta ruim em .. aiai é cara uma
cada um faz o seu caminho. tu poderia não estudar e ficar esperando alguém te pegar pela mão também, mas não vai ser aqui nesse canal que tu vai escutar isso. eu não falo pra quem quer ficar na mediocridade.
1
up