Você sabe o ESTRAGO que a Nostalgia pode causar?
HTML-код
- Опубликовано: 5 фев 2025
- Me paga um cafézinho! ko-fi.com/senh...
Vídeo do Normose sobre a BP: • O que a Brasil Paralel...
Nostalgia é um sentimento complicado. Ele nos dá conforto, nos tranquiliza, mas nos coloca em uma prisão. Nesse vídeo eu vou apresentar a minha perspectiva sobre a nossa relação com a nostalgia, como ser nostálgico demais pode se tornar algo tóxico e como essa prisão da nostalgia pode atrapalhar as nossas vidas em múltiplos níveis. Além disso, também mostro como a manipulação da nostalgia coopta milhões de pessoas por ano.
Vídeo de tema espinhoso, sim, mas é algo que eu queria falar há um tempo já e aproveitar pra mencionar como obras como Final Fantasy VII são afetadas por isso e seus processos de experimentação são atrapalhados no meio. Saudosismo demais faz mal e eu quero mostrar pra vocês como.
primeiro video do canal que eu vejo. gostei bastante das suas referencias. mto bom ver um canal de games nessa pegada. ja fui ver outros videos e ganhou um inscrito. ansioso pra ver mais videos seu
Bem interessante a profundidade do vídeo, realmente não esperava. Minha nostalgia me traz conforto nos jogos, mas tô sempre aberto ao novo, justamente pq minha geração favorita é a do ps1 e PS2, e haviam jogos excelentes antes deles porém que não me pegaram tanto, e atualmente existem jogos excelentes que me pegam até mais dos que os da minha geração favorita, tudo caminha pra frente, e eu tento acompanhar isso da maneira que consigo.
Excelente trabalho e conteúdo.
Eu respeito muito quem pega uma geração ou um console mesmo e mergulha nele pra experimentar de tudo. Um amigo meu colocou como missão de vida dele jogar todos os jogos de PS1 (ou ao menos todos que ele é capaz de jogar) e eu acho isso sensacional. As vezes tu nem precisa ser alguém extremamente atualizado com lançamento (até pq tem sua própria toxicidade nisso), só basta olhar pros lados e experimentar mais mesmo nos consoles que tu tem experiência. Sempre tem alguma surpresa e é incrível.
Caralho
Que vídeo foda
Eu esperava um vídeo sobre vídeo game
E veio uma puta crítica, com ótimas referências, e um texto muito bem lapidado e não fugiu do tema, apenas aprofundou
Sem dúvidas vc é um dos criadores de conteúdo que mais gosto de acompanhar e mais sobe no meu conceito
Espalho seus vídeos sempre que posso
Muito obrigado, mesmo!
Primeiro vídeo que assisti seu. Eu não o conhecia e eu sou pesquisador (mesmo que área seja outra, arquitetura).
Achei fantástico suas colocações e como vc fez o argumento do vídeo todo, referencias e usar o FFVII como mote. Isso diz muito sobre o que vivemos na arte em geral e como a crítica tem lidado com esse momento. Parabéns, serio mesmo.
Muito obrigado!
nostalgia ainda será considerada doença mental do jeito que as coisas estão indo. já tem muita gente velha falando de nostalgia diferentes para coisas diferentes de forma quantificada como se fosse produto.
jogo x me da nostalgia 1, jogo y me da nostalgia 2, jogo z me da nostalgia 3. e sempre tem aquela coisa que causa nostalgia como se fosse um pacote com 12 nostalgias em lata.
Tua vez lembra a voz do lar dos games. Achei que era ele kkk ótimo vídeo.
Como esse vídeo brotou pra mim eu não sei. Mas ao abrir no horário do almoço sem compromisso algum foi a melhor atitude que tomei. hahahaha e foi justamente como pensei "vou clicar sem compromisso, mas tenho quase certeza da surpresa"
Vídeo maravilhoso, meu bom. Amo como ele vai totalmente na contramão dessa enxurrada de vídeos todos iguais apelando pra nostalgia barata e farmar views no RUclips, do tipo "essa é a pior geração de games". Chuta uma árvore cai 5 iguais
Sempre bom te ver por aqui, meu nobre. Agradeço pelas palavras!
Nostalgia pra mim é algo muito ruim. Eu assisto anime, e nessa eu costumo fazer algo chamado de "matar a nostalgia". Eu pego um anime que gostava na adolescência, e revejo pra ver se é bom pra minha perspectiva atual. O passado se foi, não da pra forçar a perspectiva atual nele.
obrigado RUclips, dessa vez vc me recomendou exatamente oq eu queria ver, eu AMO o final fantasy 7 original, é o meu jogo preferido e tem um grande valor sentimental, e eu adorei oq eles fizeram no remake, só joguei a primeira parte, mas é muito interessante esse uso da metalinguagem dentro do jogo de "desafiad o destino" as vezes parece que eles tão dando uma piscada pra mim enquanto jogo, eu fiquei aind mais curioso pra ver como vão ser os próximos, lindo vídeo
Se tem uma coisa que me irrita, e como grupos políticos usam nostalgia como massa de manobra, não que não possa ter política, afinal tudo que a gente vive e político, mas a visão radical que trazem pra esse tipo de abordagem principalmente nos últimos anos e tensa, e horrível entrar em grupo de discussão sobre algo, e dar de cara com esse tipo de gente que comenta as maiores atrocidades com uma desculpa nostálgica. Parabéns ótimo vídeo.
O projeto FF VII remake é excelente. Gostei muito dos seus argumentos. Excelente vídeo.
Vídeo diferenciado e inteligente, parabéns
O homem soltou CANETADAS
Tenho um apontamento político a adicionar. O conservadorismo per se defende a manutenção de instituições que, conforme o tempo passa, se mostram estáveis e funcionais. Pensemos na Justiça, por exemplo, no próprio SUS. Reconhecer que certas instituições funcionam e que elas sigam operando faz parte do conservadorismo. E mais, eles também defendem que a evolução se dê em cima dessa base pré-estabelecida, evitando que novas ideias radicalmente diferentes surjam pra "reinventar a roda".
Contudo, a própria base do conservadorismo é captada pela extrema-direita e aí sim vira terreno para o passado glorioso, um dos pilares do fascismo :3
Excelente vídeo, meu prezado.
Além de bonito e simpático, é inteligente, esse é o Felipe Lee!
Muito obrigado pelo apontamento, meu nobre!
Mermão que video! parabéns !
Velho, eu tô ARREPIADO com esse vídeo. Que coisa linda!
Vídeo DO CARALHO e me pegou certinho quando tava pensando sobre. Inclusive sobre o FFVII Remake, eu penso nele como a 3º Temporada de Twin Peaks, ou o Revival como o Lynch chama. Pra mim não é um remake, é uma re-imaginação, e gosto de como eles contam a história não só com o pretexto de "desafiar o destino" mas também desafiar quem tá atrás da tv jogando e tudo o que a pessoa acredita. Parabéns pelo vídeo, gostei DEMAIS e esse tipo de conteúdo tem que proliferar mais, ainda mais na massa mais casual gamer. É aquilo, a indústria não é feita de um TLOU atrás do outro, tem sempre coisa melhor.
Muito obirgado pelas palavras e concordo muito contigo nisso!
mario wonder p mim representa mt bem isso, é um jogo que celebra a nostalgia dos marios antigos ao msm tempo que é algo novo e revitalizado, um jogo mt gostosinho de jogar, quem é cego por nostalgia e pensar que não tem coisa boa hj em dia precisa abrir os olhos pra novas experiências
Gabriel Xp???? GABRIEL XP É VOCÊ MESMO!?!?
@@RaikenNotsuki sim, It`s me, Xp
O vídeo e ótimo gostei muito, eu amei re5 re6 e Operation Raccon pra constar hahahah. Mas o problema de hoje em dia também , eu acho é a falta de diversidade nos jogos. Hoje só tem Shoter, mundo aberto genérico , e souls like. Dificilmente lançam mussou, best UP, terror mesmo. E poucos jogos que fogem dessa tendência são massacrados ou recebem poucas verbas das empresas. Só ver eventos de games anunciando 10 jogos com mesma temática. Daí acaba a pessoa sentindo falta do passado pela variedade e originalidade. Mas também tem o fator da pessoa ficar presa ao passado e não se permitir o novo como foi dito. Um exemplo e fã de kof 2002 que sempre fala mal dos novos
Lindo texto, os argumentos fazem bastante sentido, principalmente pra pessoas que não conseguem abandonar as coisas antigas e não dá chance pro novo. Ouso até dizer que essas pessoas não gostam de videogame. Gostam de sentir de volta na época que gostaram, e usam a nostalgia como "gatilho" pra ativar essas sensações.
Também tem o oposto, quando a intenção da pessoa é não aceitar referências a elementos antigos e só quer novidade o tempo todo. Tá certo que buscar inovações é o que faz a tecnologia evoluir, mas precisa evoluir tanto? Não se pode trabalhar bem o que já temos antes de realmente querer uma novidade totalmente inovadora? Até que ponto a "inovação" fica acima da "renovação", criando experiencias e vivencias novas em cima do que já temos?
É de se pensar. E vídeo que me faz pensar sempre merece minha curtida. Muito bom conteúdo, Sr. Genérico!
"quando a intenção da pessoa é não aceitar referências a elementos antigos e só quer novidade o tempo todo"
Nem te conto o próximo vídeo desses que eu vou fazer...
Mas muito obrigado!
YES!
Que venha! Mas sem pressa que é pra vir elegante.
Um excelente vídeo, muita riqueza aqui, tá? Valeu pelo conteúdo!
Que video maravilhoso!!!
Cliquei esperando uma discussao simples sobre FF7 e recebi uma critica politica bem fundamentada.
Obrigado!
Engraçado que desejam voltar pro passado mas não querem abrir mão de certos confortos da modernidade, tipo fazer compras pelo aplicativo ou extrair um siso com anestesia. 😆
"Ah, no meu tempo era melhor", mas se ameaça tirar os serviços de streaming, o ifood, a internet, a pessoa bate o pé. Engraçado isso, né HUSAHUASUHSAUHASHUSAUH
No meu universo era melhor, engraçado né kkkkkk
Que vídeo MARAVILHOSO ! não sei nem o que dizer ! rsss
GIGANTESCO!
Que texto incrível mano!
Sensacional, brother.
de vez em quando o RUclips recomenda um canal bom, vlw RUclips 🙌
Vídeo maravilhoso, mano.
Opa seus argumentos são muito bom eu tive meu primeiro contato com FF7 com a versão de celular o ever crise a história é muito boa é um dos ff mais bem trabalhando da história, o ff7 ec so existe hoje em dia graças ao remake infelizmente os fanboys e os fans odeia esse jogo só por ser de telefone e estão massacrando o jogo des do lançamento até hoje eu gostei bastante do jogo gosto da história do jogo e é muito bom o jogo expandiu mais a história contando o passado do ff7 mais infelizmente o único erro pros fans é porque é um jogo de telefone e nada mais que isso😅
gostei do video, ganhou um inscrito
Pra min não parece um remake e sim um jogo novo, quer ver um jogo que tem uma nostalgia pior que FF7 é Chrono Trigger!
Algo que vale a menção é como o mercado vê esse sentimento da nostalgia exatamente dentro dos remakes como um todo. O diferente, como citado com FF7 é rejeitado por não ser igual, enquanto aquilo que, mesmo não sendo igual, mas é familiar, tende a ser glorificado como os Resident Evil (a qualidade não entra em questão neste momento). Eu particularmente não sou fã da ideia de remakes, a tentativa de refazer algo de outro tempo vai mudar o que aquilo era, mesmo que se esforcem a deixá-lo igual, não é possível replicar o passado na totalidade. Remakes como Crash, Shadow of Colossus e tantos outros, para mim, nada mais são do que a tentativa quase desesperada de apelar a um público que já consumiu aquilo com a desculpa de "apresentar" (vender) para o público novo. O original está lá, basta pegá-lo e portar ou fazer um remaster (coisa que os próprios fãs fazem bastante como no próprio vídeo tem com o FF₇ original) mas a busca por querer o atual em partes igual ao passado com intuito de vender para certos públicos é só mais uma manobra do capitalismo desenfreado, se não é nisso, basta lembrar dos tais "cartas de amor" que tentam replicar um sentimento e familiaridade antiga em algo novo, claro, alguns destes são realmente bons, mas a qualidade deles não entra nessa questão e sim como e para quem eles estão se vendendo.
Pensando agora, tem também o povo que rejeita o antigo e prefere viver só no presente, os que chamam de "datado" algo só pela aparência ou controles, não vou me alongar tanto, mas quase arranquei os cabelos quando um conhecido disse que não gostava de jogos do SNES e outros por serem em pixel art sendo que ele mesmo diz que gosta de pixel art, só não gosta dos jogos dessa época por o usarem de uma forma que não o agrada (??????). O cara ama Stardew Valley que chupa SNES e mete essa, dor de cabeça que não vale meu tempo
SEXTOU COM SENHOR GENERICO, LETS GOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO!
É muita coisa que gostaria de comentar, mas para não ficar um textao vou tentar resumir:
Persona 5, The Legend of Zelda Breath of the Wild, Elden Ring... quando voce fica mais velho por ter jogado muita coisa voce fica mais cansado se jogar tanto jogo, afinal hoje o acesso e muito mais facil que outrora e isso poder ser muito ruim porque voce nao tem tanto tempo para se dedicar em cada jogo, fora as suas obrigacoes. Mas sim, existe coisa moderna muito boa.
A questao é usam a palavra "Nostalgia" como Exodia argumentativo. Nao parece que existe Remake para todos os lados e que algo feito hoje vai ser obrigatoriamente melhor do que algo feito antes. Veja bem, o Remake de FF7 quando foi anunciado sequer sabia-se quantas partes seriam, poderiam ser 3, 6, 9. No final viroi um compre 3 e leve 1. E olha que ainda teria uma mente mais aberta em aceitar duas partes, mas e obvio que a Square quis farmar em cima do jogo. Aliás, se você acha que a Square está fazendo isso porque te ama e não porque ela quer lucrar loucamente com a sua franquia mais famosa, aí eu acho que tem algo errado.
Sobre as mudancas: meu problema principal com essa trilogia nao e nem a mudanca. O Rebirth em 95% do tempo é bem fiel ao original: muitas coisas nao acontecem como eram como por exemplo Gongaga: eram duas telas no original e acontece uma historia bem TOP que só acrescenta na Lore do jogo. Eu amei o Rebirth, so que ai eles quiseram meter um Multiverso. Não vou me estender no assunto para nao ser spoiler, mas me parece que enfiaram aquilo de ultima hora para fazer fanservice. Eu particulamente odeio essa historia de colocar multiverso onde nao precisa, parece que ficaram sem ideias e enfiaram isso la. O jogo original que infelizmente era so em ingles e poucas pessoas tiveram a oportunidade na epoca de entender. Eu mesmo joguei em 97 e depois em meados dos anos 2000 depois de ter feito ingles (tambem tinha a Gamersbook com a historia completa) consegui entender que o jogo tinha uma mensagem muito simples e clara. Agora virou uma brisa completa que aparemente foi criada para gerar hype para a parte final.
Ok, vamo lá:
1. Acesso a qualquer forma de entretenimento nunca será algo ruim, jamais. Se as obrigações da pessoa impedem ela de poder usufruir de qualquer forma de diversão e lazer, isso diz mais sobre a rotina e as obrigações impostas pelo sistema econômico do que de fato, algo sobre a produção de arte em geral.
2. Nostalgia não é um "Exodia Argumentativo", mas é uma muleta que muita gente se apoia pra não se dar ao trabalho de criticar algo que tem apreço. Se você acha que, considerando como fazem jogo hoje, tamanho, tempo de desenvolvimento e custo, seria totalmente possível enfiar em um jogo só todo o conteúdo de FF7, aí eu acredito que temos, de fato, algo errado. "Ah, mas o jogo poderia ser menor", daí, o problema disso não é exclusivo de FF7, mas sim de como se desenvolvem videogames no âmbito "Triplo A", as produções de centenas de milhões de dólares, como FF7R e Rebirth.
3. O que o Rebirth fez ou deixou de fazer não faz diferença nenhuma pra proposta desse vídeo por dois motivos. Primeiro: eu sequer joguei o Rebirth, não fiquei interessado na proposta dele depois de perceber que ele seria altamente dependente de um mundo aberto e das mecânicas que o envolvem. Segundo: eu falei sobre o Remake devido ao seu contexto histórico e discussões estavam rolando naquela época. Se eu fosse falar do Rebirth, eu falaria do Rebirth.
Cirúrgico como sempre. Que video do caralho, meu mano, puta que pariu. Toda vez que falarem sobre conservadorismo e nostalgia, vou mandar esse vídeo.
O cara conseguiu conectar final fantasy 7 com bolsonaro... visionário demais, slk.
que vídeo bom
Foi um ótimo vídeos.
Valeu!
video foda
Cara não concordo muito com a parte da experimentação, eu jogo bastante jogo antigo e remakes e até estou jogando o rebirth, mas eu experimento muita coisa nova de mente aberta. Agora eu não tenho culpa se de a cada 10 projetos da indústria (de AAA) 11 saem uma completa merda e injogaveis. Jogos cheios de bugs, mal otimizados, delays absurdos de render. A indústria indie salva um pouco, mas de uns 2-3 anos pra cá (2024) o preço dos jogos indies tem ficado absurdamente caros e não são todos bons, geralmente eles replicam uma fórmula de rpg antigo (apelando pra nostalgia também); souls like genérico em 2D ou 3D ou metroidvanias (que também apelam para nostalgia visto que a Konami abandonou a franquia). Então é um fato que a indústria tá se escorando na nostalgia enquanto os projetos novos e originais saem cada vez com mais problemas e afastam as pessoas, pois eles custam caro e não entregam o que deveriam pelo preço.
1. Experimentação não existe apenas no âmbito contemporâneo. No próprio vídeo eu falo que tem muita gente que se diz fã de consoles mais antigos que nunca saíram do básico, que é recomendado por todo mundo. Não é sobre olhar para trás ou para frente exclusivamente, mas sim perceber que em qualquer geração de videogame é possível olhar para os lados.
2. Os problemas da indústria AAA e sua lógica de lançamento são um tema de vídeo futuro, um complemento a esse. Só não vai ser o próximo pois eu já estou trabalhando em uma análise faz um tempão já.
3. Metroidvania não é um apelo nostálgico pois é simplesmente... um gênero de jogo, como qualquer outro. Metroidvania é pelo menos em sua metade uma franquia que teve uma renca de lançamento recente, Metroid. A Konami pode ter abandonado a franquia, mas, Metroid, que é a base do gênero Metroidvania, visto que Symphony of The Night se inspirou nele, ainda tá por aí firme e forte.
4. Robo-Quest, The Long Dark, Slime Rancher, Buckshot Roulette, Mullet Madjack, Ravenswatch, Stay Out of The House, Space Engineers, Curse of the Dead Gods, Penny's Big Breakaway, Othercide, Tribes of Midgard, Risk of Rain 2, Ultrakill, o próprio My Friend Pedro, que já foi review do canal, Midnight Fight Express, The Hong Kong Massacre. Tudo jogo indie que não é "eles replicam uma fórmula de rpg antigo (apelando pra nostalgia também); souls like genérico em 2D ou 3D ou metroidvanias (que também apelam para nostalgia visto que a Konami abandonou a franquia)".
5. Uso de gráficos pixelizados/lowpoly em indie, por exemplo, não é sempre apelo à nostalgia. As vezes, simplesmente quem faz o jogo não tem recurso pra ficar usando unreal engine, então faz com o que tem.
6. O custo dos jogos não é uma justificativa para nostalgia, mas é sim um sintoma de um sistema econômico podre, fraco, que tá caindo aos pedaços. Além disso, tem muito indie dev que é de boa com o lance da pirataria, pessoal sabe que tá foda e não é fácil comprar jogo. O próprio desenvolvedor-chefe do Ultrakill concorda com isso, o pessoal do Unsighted, jogo BR que foi premiadaço na gringa, também.
BARRAS !
Absurdo.
GASOSA.
Video bimbastico
generico que pip boy é esse
Não estou usando nenhum.