Conheci, algumas pessoas que trabalham na Enfermagem e todos assinaram contrato, quando a Cooperativa mandou embora, todos processaram a cooperativa e ganharam. O Juiz entendeu que como trabalhar um certo tempo no mesmo local (hospital) era para ser considerado CLT. Pode ser cooperativa ou Oq for. Vai no advogado que eles resolvem. O que nós temos direito, temos que correr atrás. Na minha opinião, não podemos aceitar esse tipo de trabalho por que desvaloriza nossa área, mas sei que têm pessoas que precisam e irão aceitar. Então segue como eu falei no começo.☝️🏽
É isso mesmo Carlos, infelizmente no Brasil a falta de emprego é tanta que a categoria aceita trabalhar 12 horas ganhando menos q uma faxineira, o trabalho da faxina é muito honrado, mas a responsabilidade que um técnico tem com a vida de um ser humano nas mãos é muito maior.
Eu aceitei trabalhar no contrato porque eu não tenho experiência hospitalar e não consigo porque só querem com experiência aí para não ficar desempregada eu acabo aceitando trabalhar em cooperativa, contrato.
Eu botei na justiça e ganhei,até porque essas cooperativas é todas fraldes nós não recebemos lucros nenhum e recebemos ordens,temos horários de chegar e sair e obrigada a ficar se o profissional faltar, em fim ganhei a causa
Lei 12690 de 19 de Julho de 2012, que rege as cooperativas de trabalho ... Art. 7º A Cooperativa de Trabalho deve garantir aos sócios os seguintes direitos, além de outros que a Assembleia Geral venha a instituir: I - retiradas não inferiores ao piso da categoria profissional e, na ausência deste, não inferiores ao salário mínimo, calculadas de forma proporcional às horas trabalhadas ou às atividades desenvolvidas ....
Melhor deixar um advogado especializado para esclarecer a questão, pois existem Leis que regem esse setor. Inclusive, artigo onde reza que não podem pagar abaixo do piso da categoria.
Fui chamada pra uma cooperativa. assumir um paciente, quado olhei o home Care eles pagava 65 reais por plantão 12 por 36 um total de 900 e pouco, quando a cooperativa de retirasse o a porcentagem 24% sobraria 700 e pouco. cai fora é um absurdo fiquei indignada
Considerando que ao se reunirem em uma cooperativa de trabalho as pessoas exercem coletivamente uma atividade profissional, a lei lhes assegura um conjunto mínimo de direitos que se aproxima daqueles constantes do Artigo 7o da Constituição Federal de 1988 (CF/ 1988), relativos ao trabalho assalariado. São eles: l retiradas não inferiores ao piso da categoria profissional e, na ausência deste, não inferiores ao salário mínimo, calculadas de forma proporcional às horas trabalhadas ou às atividades desenvolvidas; l jornada de trabalho de 8 (oito horas diárias) e 44 (quarenta e quatro horas semanais), exceto quando a atividade demandar a prestação de trabalho por plantões ou escalas; l repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos; l repouso anual remunerado; l retirada para o trabalho noturno superior à do diurno; l adicional sobre a retirada para as atividades insalubres ou perigosas; e l seguro de acidente de trabalho… AO MEU ENTENDIMENTO ELES TEM SIM QUE PAGAR O PISO SALARIAL. A PRÓPRIA LEI DELES FALA ISSO!
Trabalho em uma cooperativa desde 2017, faço 12/36. Em residência,sou autônoma mas eles mandam como CLT. Nem horário de almoço temos o direito de ter. Faço 25 mnts. Muito triste com tudo isso, terminei meu técnico em abril., estou saido de cooperativa e vou lutar pelos meus direitos. Muito obrigada pelo vídeo.
Exatamente, entrei pra pegar experiência pq pra arcar com dívidas é difícil já que demoram 2 a 3 meses as vezes pra pagar , o lado bom foi que me abriu portas pra outras oportunidades melhor .
Não é bem assim,agora existe um piso nacional e ponto,portanto,ninguém que exercer a função de técnico se enfermagem,registrado no COREN,com obrigações e direitos,inclusive estes técnicos só podem exercer a função se estiver em dia com o COREN,estes são contratados pelo convênio,hospital somente quando estiverem legalizados e aptos para a função,inclusive responde pelos seus atos junto ao COREN. Portanto,o que muda é que antes o valor do piso base da enfermagem era baixo,a ponto que em cada estado ou cidade tinha um valor diferente,agora não,o piso base para técnico de enfermagem é de 3.325,00 a ÂMBITO NACIONAL,então que paguem um valor justo, nessa pegada de convenção coletiva e ISONOMIA SALARIAL ! O QUE É:ISONOMIA SALARIAL, trata-se da lei que protege os trabalhadores de injustiças ligadas a distinções salariais, as quais podem acontecer no pagamento dos salários recebidos por colaboradores que exercem a mesma função trabalhista, mas são remunerados de forma diferente por seus empregados. Assim sendo,na home care e ou cooperativa,deixa bem claro,que o salário/retirada da cota mensal,não pode ser inferior a 1 salário da categoria,que passa a ser a partir de hoje 3.325,00 pra facilitar um pouco mais,este valor dividido por 15 plantões da o valor de cada plantão de 221,66 e vc sendo técnico legalizado e ativo,é o mínimo que pode receber! Já se tem a perda do 13°salário,férias,fundo de garantia,vale alimentação,vale transporte,aposentadoria,mas isso vai mudar tb um dia,assim como Unimed,Beneficência Portuguesa e outros já tem suas home care com seus funcionários registrados,as home e cooperativas,um dia vão ter que se tornar empresas e registrar os técnicos,que não são cuidadores! Pacientes são atendidos em residências,por liminar e ou por não ter espaço suficiente,pra internar esses milhares ou milhões de pacientes em instituições com isso tendo um custo muito menor devido a mão de obra e logística operacional,portanto somos uma extensão muito mais barata do hospital! E tem mais,esse reconhecimento e valorização profissão,já era pra ter acontecido a muito tempo,afinal não tem lógica receber 120,00 reais por plantão e ainda descontar refeição 15,00 e 4 condução 20,00 e outros gastos! Parabéns pela conquista técnicos de enfermagem! * PS: MEU QUERIDO,SE VC TRABALHA PRA RECEBER,OK ENTÃO TÁ EU TRABALHO COM O MESMO PTE. A 7ANOS,JÁ CRIEI VÍNCULO, 15 PLANTÕES,ENTÃO O PISO MÍNIMO DA CATEGORIA,TEM QUE SER RESPEITADO!
Todas as cooperativas que prestam serviço para uma entidade pública ou privada ela celebra contrato com a mesma e isso já caracteriza um regime de CLT porque os profissionais que irão trabalhar naquele local pela cooperativa serão efetivos pela cooperativa e não pela instituição que contrata e por isso é que o piso salarial também abrange as cooperativas, como para pagar ela passeia a nossa remuneração em horas ela precisará basear o valor da hora pelo valor do piso salarial nacional ainda que a quantidades de plantões no mês não feche o valor total do piso mais ainda sim será equivalente ao valor do piso, bem diferente de trabalhar na cooperativa atualmente por exemplo ganhando a R$: 8,77 a hora trabalhada fechando um total em 12h de R$: 105,00, com certeza se esse valor da hora for baseada no valor do piso óbvio que será bem mais do que isso!
Oq podemos fazer, para não deixar as cooperativas tomarem conta do mercado?? Pois a tendência é que isso ocorra, vão abrir mais e mais cooperativas, pois as empresas vão se beneficiar para não pagar o Piso salarial, assim como ja ocorre com os Fisioterapeutas... Etc...
A presidente do corem do Ceará disse que nos teremos direito sim!! Tem que ser pago de acordo com o piso salárial. Assim como Descanso anual remunerado.
Eu digo: Não quero mais trabalhar assim, prefiro particular e indicação. Fui lesada por esse povo que realizaram desconto e não me repassaram. Me arrependo até o último fio de cabelo, aff
Por isso que eu cair fora. Recebi uma proposta de trabalho para trabalhar em Home care, detalhe meu primeiro emprego 😏 daí penssei ganhar por visita de enfermagem segundo o contratador disse que variava as visitas entre 70.00 à 100.00 sem ajuda de custos a contratação não era CLT era regime de MEI ou RPA e não recebia por procedimentos feitos no paciente, uma responssabilidade tremenda, ou seja praticamente pagar pra trabalha 🙆 estou fora prefiro estudar pra minha residência que é agora pra o final do ano é mais futuro e estou estudando cursos extras pra uma colocação no mercado de trabalho. Cooperativas e Home care tô fora
Sim! É o ideal! Mas infelizmente nem todos conseguem só ficar estudando, precisam trabalhar. Só quem se submete a isso são pessoas sem experiência e que precisam realmente trabalhar. As Cooperativas se aproveitam disso pois nem todo hospital contrata profissional sem experiência, por mais que tenha cursos extras ou especializações. Que bom que vc conseguiu se livrar desse tipo de exploração. Eu também consegui, graças a Deus!
Ótimo, conteúdo trabalho em cooperativa há 15 anos , não sabia que existia essa possibilidade do nome ficar sujo .o jeito é pular fora enquanto há tempo.obrigada pela informação vc é ótimo.
Infelizmente as cooperativas só se aproveitam dos profissionais que não tem experiência e precisam de emprego, é muito triste a situação. Enfermagem sendo desvalorizada como sempre !
Sou enfermeira e me candidatei para uma certa cooperativa quando soube do valor para realizar a visita no paciente caí de costa o que que é isso estudei 4 anos pra ganhar isso ,não podemos aceitar tudo, não merecemos tudo que eles oferecem sejamos mais espertos a lei é falha .
E quem trabalha em hospital por cooperativa trabalha até mais que um CLT...e não tem essa de faltar não pq se corre o risco de voltar e ter outro em seu lugar, minha amiga foi dispensada da cooperativa porque pegou COVID no próprio hospital que prestava serviços, e teve que se ausentar com atestado médico...
Agradeço a Deus pelo meu emprego, trabalho em uma indústria como técnica de enfermagem do trabalho em regime CLT a 4 anos, meu salário não é dos melhores mais vejo pessoas ganhando até mesmo de um salário mínimo.
Aqui em São Luís- Maranhão...... As cooperativas chegaram com tudo os home o que fizeram, não tivemos opções ou vai pra cooperativa ou fica sem emprego, não teve escolha, foi em massa.... Aí como ficamos, ficamos sem o emprego ou vamos para a cooperativa???
Nós que trabalha em cooperativa home Care é complicado, uns tem medo de processar, outros medo de ficar sem serviço, se eu não aceito um valor baixo outro vai lá e aceita, é por issu que nunca vencemos... Pq não nos unimos ...
Trabalho em cooperativa a quase 4 anos, sem férias 48 horas semanais, depois que faz os descontos eu tiro menos de do mínimo aff! Vivo orando para consegui outro trabalho.
Prof temos n Brasil muitas HomeCa e sem contrato, pagam apenas horas de plantão, e estou observando que tb não estão acompanhando o piso. Eu após ter tido um tumor e ficar anos afastada pelo INSS não consegui me recolocar na rede hospitalar, e parti para HomeCar, porém os valores estão uma vergonha plantão de 12 h por $110 reais?! Sem direito a nada! Me nego, não estou fazendo mais plantões, porém com 63 anos fica difícil encontrar trabalho na área mesmo com experiência e com CPF carimbado. E muito longe de aposentadoria. Só por Deus mesmo!
Os municipios usam a cooperativa como desculpa para n pagarem o q é devido. Acho isso um absurdo e agora é que isso vai continuar....isso n deveria existir ou mesmo ngm que se sujeitasse a isso. Deixasse la em falta doa profissionais para que houvesse mais respeito com a categoria...absurdo !
Como assim não adere, a lei é clara todo contrato, convenções e acordos tem que seguir o piso . Se alguma pessoa seja física ou privada contratar abaixo do piso o profissional pode até aceitar . Mas se fazer um BO contra sofrerá as sanções da lei . Piso é piso .
Boa noite a todos, e ao professor Éder meu respeito e admiração por este mestre, o que penso é, de cooperativa, só pra adquirir experiências e depois alçar voos mais altos, ou trabalhar clt em um hospital e trabalhar, exemplo cooperativa, ou seja trabalhar clt no hospital e cooperativa por fora...
Mas em relação ao que entra e a porcentagem de pagamento? Pq as cooperativa, não passa o que é pago pela home car, e estipulam o Valor fixo do plantão, isso é errado, então eles ganham da home car uma parte e encima da gente outra parte, vc tinha que fazer um vídeo falando sobre esse tema. Do valor que entra na cooperativa e o valor que é pago pra gente. Se o plantão é 200 reais pago pela home car é desse valor que tem que ser descontado o INSS e a porcentagem. E as cooperativa não fazem isso por isso que colocam na justiça e os técnicos ganham
Acabei de me formar e realmente está difícil a maioria pede experiência e são poucos os que pegam sem experiência .. então como conseguir experiência se ninguém abre portas .. investi tanto e me desanimei .. Vou entrar na cooperativa porque estou precisando muito só espero não passar mais transtornos..
Entre ao menos pra ganhar experiência , tbm to terminando o curso e assim q terminar vou tentar entra na cooperativa apenas pra ganhar experiência depois procuro outro rumo .
Sinto informar mas vai passar MTS ainda.. Trabalho em Home Care é humilhante, tem famílias q exigirá q leve até sua água para consumo, tenho colegas q não podiam tomar se quer banho, pq acha gasto. Fuja, principalmente se for família humilde, Deus me livre mas são os piores, querem agir como se fossemos suas domésticas, as quais se submetem ao constrangimento por medo de perder seus empregos... Fora q demora dois meses pra pagar... Eu sabia que era assim, mas confesso q atinge todos os limites... Força pra todos nós.. 👩🏽⚕️❤️
Mas não funciona assim todos não são donos...a gente só recebi si trabalhar e qualquer indisposição a cooperativa te desliga...nas cooperativas trabalhamos com horário e funções ordenadas.
Trabalho em cooperativa, ganho por hora trabalhada, a cooperativa faz um contrato com um órgão contratante que pode ser um hospital privado ou qualquer órgão publico, esses órgãos contratam por função então eles pagam para cooperativa o valor referente ao profissional, muitas vezes é o piso estipulado pelo estado ou município, por tanto com o piso aprovado os órgãos irão repassar referente ao piso da categoria, o que pode acontecer é esse reajuste demorar um pouco mais, pois a cooperativa faz um contrato definindo valores que deve ser cumprido até o fim do prazo, após isso os preços são reajustados. Você pode sim ganhar a baixo do piso, mas por ter poucas horas ou poucos plantões, mas independente do regime o preço da hora ou do plantão será ajustado ao piso.
E quando você é chamado para trabalhar na cooperativa (home Care) e não assina nada? A folha de "ponto" são as evoluções. 80 reais por 12 horas, sem descontos (aparentes).
O valor da hora do plantão deve ser calculado com base no piso salarial fixado na Lei 14.434/2022. Isto não significa que o técnico de enfermagem cooperado vai ganhar R$ 3.325,00, por mês, pois o valor que este profissional irá receber dependerá da quantidade de horas trabalhadas no mês.
Aqui em Aracaju/Sergipe o hospital que trabalho, deixou de fazer admissão por parte da enfermagem pelo próprio hospital agora só pela cooperativa.. e já tem muitos cooperados e tenho certeza que aos poucos vão introduzir Infelizmente.
Verdade também sou de Sergipe já enviei currículo pra vários hospitais e todos falam a mesma coisa, que no momento não estão contratado, mas fiquei sabendo que agora é só pelas cooperativas.
Vamos estudar um pouquinho.....A lei das cooperativas de trabalho garante retirada não inferior ao piso.....o princípio da cooperativa de trabalho é a não precarização do trabalho..... Ademais....o técnico de enfermagem não pode trabalhar como autônomo, até pq a lei da enfermagem impõe o trabalho subordinado......O que existe é muita cooperativa funcionando de forma ilegal, para encobrir uma relação subordinada de trabalho......passível de multa, responsabilidade civil, administrativa e criminal.....
É óbvio que as cooperativas são obrigado a aderir o piso salarial. Trabalho em cooperativa, e o posicionamento da mesma, está em andamento para que todos possam receber... Embora a leia ainda e recente, temos os mesmo direito sim!!
Boa explicação queria que voce fallasse dos RPA nao sou de coperativa . Apropia empresa me contratou , ela que desconta meu inss . Apropia empresa me contratou .
Com certeza as cooperativas vão lucrar. Por lei como cooperados temos direito a férias remunerada e não temos na prática; acredito que da mesma forma irá acontecer com o piso, é lei mas somos cooperados, logo não será obrigatório aderir. Por adesão por enquanto só Coren DF se manisfestou dizendo que em Brasília como sempre, será lei pagar o piso para cooperados!
Os hospitais não contratam gente com idade acima de 45 anos e alguns não contrata acima dos 40 anos e esse negócio de tem X contingente para ser atendido por profissional da enfermagem não funciona dentro das empresas e ninguém denuncia por medo de perder o emprego.
Me tire uma dúvida. Se a pessoa fez cadastro na cooperativa e trabalhou por um tempo mais hoje n trabalha mais pela cooperativa mesmo assim se a cooperativa declarar falência todos que são cadastro pode ficar com o nome sujo ?
E só o pessoal da enfermagem nao serem bobos, e cobrar o valor do dia de acordo com o piso, e se nao quiserem pagar e só o pessoal recusar, se todos da enfermagem fiserem isso as cooperativas vão ter que pagar o valor do piso, o problema da enfermagem e a falta de união!
Para nós exerce o trabalho de home care. O nosso coren tem q está ativo . E pagamos todo ano para isso. Então temos direito de receber o piso salário.se exercemos o mesmo trabalho e a mesma responsabilidade q os outros. Ou até mais. Ou então pq pagamos o nosso coren. Todo ano e cobrado e pagamos exatamente igual nossos colegas q trabalha em hospitais.
Como ficará o salário dos técnicos q atuam em Intervenção Específica, uma vez q recebemos um valor por procedimento realizado??? Como será calculado esse valor?
Trabalho em cooperativa, mas me lembro quando o Cofen fez a contagem de quantos corens estão ativos matriculados, acredito que eles contaram o total de matriculados ativos, será que vão deixar o home care de fora???
Na sinceridade uma atividade muito boa muito importante mas seria mais interessante ser um piso nacional tipo dos técnicos da enfermagem de Brasília sim seria obrigatório o empresário não vai se recusar de pagar por que será em nível nacional vai causar um racha em nível nacional Brasília as coisas funcionam bem pode perceber lá os salários são diferentes de todos os estados é muito estranho eles não querer aderir o mesmo piso dos outros estados se é o mesmo treinamento e mesma formação pasme é o mesmo Brasil parou pra pensar nisso.
esse "bater ponto" pode ser considerado "bater ponto através do app da cooperativa? ex; uma certa cooperativa pede para vc entrar no app e confirmar seu horário de chegada e horário de saída tbm fazer isso, eles falam que isso não é o ter um controle de funcionários e de realmente foram aquele X dia no paciente
Se as pessoas entendessem o poder do coletivo, nada disso aconteceria. Votariam que a partir de agora o valor cobrado das empresas de plano de saude ou hospital é igual ao piso e pronto. O presidente da cooperativa não teria para onde fugir a nao ser acatar e ir negociar com os contratantes.
Eu trabalho 48 hs porque se fosse 24 hs de plantão eu estaria passando muito aperto. Quero voltar a trabalhar em regime CLT. Os descontos são muitos, verifiquei que falta repasse do meu INSS que é descontado, tenho experiência em hospital, quero voltar, e outra fora que quem faz serviço na casa se mete na equipe de Enf. Aff
Legalmente esse é sim objetivo de uma Cooperativa. porém na realidade é bem diferente. Eu falo com provas e experiências que na Cooperativa que um dia trabalhei eles cobravam para os pacientes, exemplo 230,00 e repassava para o técnico 180,00 por 24h. E muito nojento as Cooperativas não dão nenhuma ajuda de custo. 😡
Bom dia! Oi,prof Eder, gostaria de saber como terminei o técnico em enfermagem,já tem 2 anos só que foi no tempo da pandemia,aí esse mês,já peguei a carteirinha do Coren,que curso ( s) mim indicaria,já que moro no interior,na Bahia e não tem muitas oportunidades de emprego.Aguardo resposta.Obg!
Não é mais fácil não entrar em Cooperativa. Se eu posso trabalhar no lugar onde paga o piso, pq eu entraria em cooperativa? Qual vc prefere? Ganhar 1 mil (cooperativa) ou 4 mil (piso salarial).
É porque geralmente quem entra em Cooperativa precisa trabalhar para pagar suas contas porém não tem experiência e vários hospitais só contratam com experiência. Por isso muitos se frustram na Enfermagem!
Conheci, algumas pessoas que trabalham na Enfermagem e todos assinaram contrato, quando a Cooperativa mandou embora, todos processaram a cooperativa e ganharam.
O Juiz entendeu que como trabalhar um certo tempo no mesmo local (hospital) era para ser considerado CLT.
Pode ser cooperativa ou Oq for. Vai no advogado que eles resolvem. O que nós temos direito, temos que correr atrás.
Na minha opinião, não podemos aceitar esse tipo de trabalho por que desvaloriza nossa área, mas sei que têm pessoas que precisam e irão aceitar. Então segue como eu falei no começo.☝️🏽
É isso mesmo Carlos, infelizmente no Brasil a falta de emprego é tanta que a categoria aceita trabalhar 12 horas ganhando menos q uma faxineira, o trabalho da faxina é muito honrado, mas a responsabilidade que um técnico tem com a vida de um ser humano nas mãos é muito maior.
Eu aceitei trabalhar no contrato porque eu não tenho experiência hospitalar e não consigo porque só querem com experiência aí para não ficar desempregada eu acabo aceitando trabalhar em cooperativa, contrato.
Eu tbm Patrícia trabalho em cooperativa por falta de opção 🤷🏼♀️, mesmo com já um ano de cooperativa, dizem que não serve de experiência pra hospital.
concordo
Eu botei na justiça e ganhei,até porque essas cooperativas é todas fraldes nós não recebemos lucros nenhum e recebemos ordens,temos horários de chegar e sair e obrigada a ficar se o profissional faltar, em fim ganhei a causa
Lei 12690 de 19 de Julho de 2012, que rege as cooperativas de trabalho
...
Art. 7º A Cooperativa de Trabalho deve garantir aos sócios os seguintes direitos, além de outros que a Assembleia Geral venha a instituir:
I - retiradas não inferiores ao piso da categoria profissional e, na ausência deste, não inferiores ao salário mínimo, calculadas de forma proporcional às horas trabalhadas ou às atividades desenvolvidas
....
😱
Melhor deixar um advogado especializado para esclarecer a questão, pois existem Leis que regem esse setor.
Inclusive, artigo onde reza que não podem pagar abaixo do piso da categoria.
COOPERATIVA, COOPERAÇÃO. NOME BONITO PARA UMA FINALIDADE MALIGNA QUE É EXPLORAR O TRABALHADOR.
Cooperativa e a mesma coisa que sindicato , pois todos têm que pagar um valor para eles
Fui chamada pra uma cooperativa. assumir um paciente, quado olhei o home Care eles pagava 65 reais por plantão 12 por 36 um total de 900 e pouco, quando a cooperativa de retirasse o a porcentagem 24% sobraria 700 e pouco. cai fora é um absurdo fiquei indignada
Considerando que ao se reunirem em uma cooperativa de trabalho as pessoas exercem coletivamente uma atividade profissional, a lei lhes assegura um conjunto mínimo de direitos que se aproxima daqueles constantes do Artigo 7o da Constituição Federal de 1988 (CF/ 1988), relativos ao trabalho assalariado. São eles:
l retiradas não inferiores ao piso da categoria profissional e, na ausência deste, não inferiores ao salário mínimo, calculadas de forma proporcional às horas trabalhadas ou às atividades desenvolvidas;
l jornada de trabalho de 8 (oito horas diárias) e 44 (quarenta e quatro horas semanais), exceto quando a atividade demandar a prestação de trabalho por plantões ou escalas;
l repouso semanal remunerado, preferencialmente aos domingos;
l repouso anual remunerado;
l retirada para o trabalho noturno superior à do diurno;
l adicional sobre a retirada para as atividades insalubres ou perigosas; e l seguro de acidente de trabalho…
AO MEU ENTENDIMENTO ELES TEM SIM QUE PAGAR O PISO SALARIAL. A PRÓPRIA LEI DELES FALA ISSO!
Trabalho em uma cooperativa desde 2017, faço 12/36. Em residência,sou autônoma mas eles mandam como CLT. Nem horário de almoço temos o direito de ter. Faço 25 mnts. Muito triste com tudo isso, terminei meu técnico em abril., estou saido de cooperativa e vou lutar pelos meus direitos. Muito obrigada pelo vídeo.
Acredito que cooperativa seja bom para ter o primeiro contato com a enfermagem, caso esteja desempregado, para não ficar "parado" digamos assim.
Somente pra não passar fome
sim sim
Muito obrigada por esse esclarecimento.
@@gabrielrosa890 concordo, só se tu não tiver mais nada no mundo pra fazer
Exatamente, entrei pra pegar experiência pq pra arcar com dívidas é difícil já que demoram 2 a 3 meses as vezes pra pagar , o lado bom foi que me abriu portas pra outras oportunidades melhor .
Muitíssimo obrigada por dedicar o seu tempo Eden para nos trazer essas informações,que Deus continue te abençoando.
Não é bem assim,agora existe um piso nacional e ponto,portanto,ninguém que exercer a função de técnico se enfermagem,registrado no COREN,com obrigações e direitos,inclusive estes técnicos só podem exercer a função se estiver em dia com o COREN,estes são contratados pelo convênio,hospital somente quando estiverem legalizados e aptos para a função,inclusive responde pelos seus atos junto ao COREN.
Portanto,o que muda é que antes o valor do piso base da enfermagem era baixo,a ponto que em cada estado ou cidade tinha um valor diferente,agora não,o piso base para técnico de enfermagem é de 3.325,00 a ÂMBITO NACIONAL,então que paguem um valor justo, nessa pegada de convenção coletiva e ISONOMIA SALARIAL !
O QUE É:ISONOMIA SALARIAL, trata-se da lei que protege os trabalhadores de injustiças ligadas a distinções salariais, as quais podem acontecer no pagamento dos salários recebidos por colaboradores que exercem a mesma função trabalhista, mas são remunerados de forma diferente por seus empregados.
Assim sendo,na home care e ou cooperativa,deixa bem claro,que o salário/retirada da cota mensal,não pode ser inferior a 1 salário da categoria,que passa a ser a partir de hoje 3.325,00 pra facilitar um pouco mais,este valor dividido por 15 plantões da o valor de cada plantão de 221,66 e vc sendo técnico legalizado e ativo,é o mínimo que pode receber!
Já se tem a perda do 13°salário,férias,fundo de garantia,vale alimentação,vale transporte,aposentadoria,mas isso vai mudar tb um dia,assim como Unimed,Beneficência Portuguesa e outros já tem suas home care com seus funcionários registrados,as home e cooperativas,um dia vão ter que se tornar empresas e registrar os técnicos,que não são cuidadores!
Pacientes são atendidos em residências,por liminar e ou por não ter espaço suficiente,pra internar esses milhares ou milhões de pacientes em instituições com isso tendo um custo muito menor devido a mão de obra e logística operacional,portanto somos uma extensão muito mais barata do hospital!
E tem mais,esse reconhecimento e valorização profissão,já era pra ter acontecido a muito tempo,afinal não tem lógica receber 120,00 reais por plantão e ainda descontar refeição 15,00 e 4 condução 20,00 e outros gastos!
Parabéns pela conquista técnicos de enfermagem!
* PS: MEU QUERIDO,SE VC TRABALHA PRA RECEBER,OK ENTÃO TÁ EU TRABALHO COM O MESMO PTE. A 7ANOS,JÁ CRIEI VÍNCULO, 15 PLANTÕES,ENTÃO O PISO MÍNIMO DA CATEGORIA,TEM QUE SER RESPEITADO!
Excelente comentário, uma informação valiosas que vc deveria espalhar em vários vídeos e redes sociais!!
Todas as cooperativas que prestam serviço para uma entidade pública ou privada ela celebra contrato com a mesma e isso já caracteriza um regime de CLT porque os profissionais que irão trabalhar naquele local pela cooperativa serão efetivos pela cooperativa e não pela instituição que contrata e por isso é que o piso salarial também abrange as cooperativas, como para pagar ela passeia a nossa remuneração em horas ela precisará basear o valor da hora pelo valor do piso salarial nacional ainda que a quantidades de plantões no mês não feche o valor total do piso mais ainda sim será equivalente ao valor do piso, bem diferente de trabalhar na cooperativa atualmente por exemplo ganhando a R$: 8,77 a hora trabalhada fechando um total em 12h de R$: 105,00, com certeza se esse valor da hora for baseada no valor do piso óbvio que será bem mais do que isso!
As cooperativas estão abusando das necessidades dos trabalhadores, porém se for comprovado vínculo empregatício eles tem que indenizar.
Oq podemos fazer, para não deixar as cooperativas tomarem conta do mercado?? Pois a tendência é que isso ocorra, vão abrir mais e mais cooperativas, pois as empresas vão se beneficiar para não pagar o Piso salarial, assim como ja ocorre com os Fisioterapeutas... Etc...
A presidente do corem do Ceará disse que nos teremos direito sim!!
Tem que ser pago de acordo com o piso salárial. Assim como Descanso anual remunerado.
Sim de acordo com o piso, porém a cooperativa fica com uma porcentagem, o valor base é o piso, mas o valor da cooperativa sai nos descontos
Sinceramente ja trabalhei como técnica de enfermagem em cooperativas nao deu certo nao eu tinha que brigar pra receber só Jesus tô fora
Rosiane eu trabalhei mais de um ano em uma única casa em cooperativa fui mandada embora e não tive férias remunerada me falaram que não temos direito.
@@kellypaschoalmendes8012 eu brigo todo mês um estresse pra receber o pagamento dia 25e até hj 27 nada um saco isso
@@GabrielSouza-km4vo sim o home Care ou convênio repassa pra eles e eles não repassam fora os descontos abusivos.
Eu digo: Não quero mais trabalhar assim, prefiro particular e indicação. Fui lesada por esse povo que realizaram desconto e não me repassaram. Me arrependo até o último fio de cabelo, aff
Muito oportuna essa explicação, obrigada professor, vamos ficar espertos...
Por isso que eu cair fora. Recebi uma proposta de trabalho para trabalhar em Home care, detalhe meu primeiro emprego 😏 daí penssei ganhar por visita de enfermagem segundo o contratador disse que variava as visitas entre 70.00 à 100.00 sem ajuda de custos a contratação não era CLT era regime de MEI ou RPA e não recebia por procedimentos feitos no paciente, uma responssabilidade tremenda, ou seja praticamente pagar pra trabalha 🙆 estou fora prefiro estudar pra minha residência que é agora pra o final do ano é mais futuro e estou estudando cursos extras pra uma colocação no mercado de trabalho. Cooperativas e Home care tô fora
Sim! É o ideal! Mas infelizmente nem todos conseguem só ficar estudando, precisam trabalhar. Só quem se submete a isso são pessoas sem experiência e que precisam realmente trabalhar. As Cooperativas se aproveitam disso pois nem todo hospital contrata profissional sem experiência, por mais que tenha cursos extras ou especializações. Que bom que vc conseguiu se livrar desse tipo de exploração. Eu também consegui, graças a Deus!
A que eu trabalho não tem desconto nenhum, eu pago meu inss como autônomo não tem nenhum documento assinado
No ES hospitais de grande porte estão aderindo a cooperativas e mandando funcionários embora. Tenso isso!!!!
Cooperativa serve pra adquirir experiência.
No mais, estude e passe no concurso.
Exatamente!
Trabalhei numa cooperativa como enf onde deixava 20% pra cooperativa e eu trabalhava 44 h sem férias sem décimo terceiro nada. Ficava com 2 mil
Amei, trabalho por cooperativa, trabalho escravo, por mais de dez anos, agora cansei vou voltar pra escola, parabéns pro
Ótimo, conteúdo trabalho em cooperativa há 15 anos , não sabia que existia essa possibilidade do nome ficar sujo .o jeito é pular fora enquanto há tempo.obrigada pela informação vc é ótimo.
Infelizmente as cooperativas só se aproveitam dos profissionais que não tem experiência e precisam de emprego, é muito triste a situação. Enfermagem sendo desvalorizada como sempre !
Infelizmente, é isso o que acontece só exploração demais
Sou enfermeira e me candidatei para uma certa cooperativa quando soube do valor para realizar a visita no paciente caí de costa o que que é isso estudei 4 anos pra ganhar isso ,não podemos aceitar tudo, não merecemos tudo que eles oferecem sejamos mais espertos a lei é falha .
E quem trabalha em hospital por cooperativa trabalha até mais que um CLT...e não tem essa de faltar não pq se corre o risco de voltar e ter outro em seu lugar, minha amiga foi dispensada da cooperativa porque pegou COVID no próprio hospital que prestava serviços, e teve que se ausentar com atestado médico...
Mais um ótimo vídeo, Dr., extremamente didático e informativo 👏👏👏
Obrigada professor Éder muito bem explicado.
Agradeço a Deus pelo meu emprego, trabalho em uma indústria como técnica de enfermagem do trabalho em regime CLT a 4 anos, meu salário não é dos melhores mais vejo pessoas ganhando até mesmo de um salário mínimo.
Mas acontece que a cooperativa não age assim ...Eles tratam a gente como funcionário!
Aqui em São Luís- Maranhão...... As cooperativas chegaram com tudo os home o que fizeram, não tivemos opções ou vai pra cooperativa ou fica sem emprego, não teve escolha, foi em massa.... Aí como ficamos, ficamos sem o emprego ou vamos para a cooperativa???
A lei diz que se reunirmos podemos decidir o valor dos plantões!
É só falar o dia! 🤭🤣👩🏽⚕️❤️
Nós que trabalha em cooperativa home Care é complicado, uns tem medo de processar, outros medo de ficar sem serviço, se eu não aceito um valor baixo outro vai lá e aceita, é por issu que nunca vencemos... Pq não nos unimos ...
Eu processei uma empresa e ganhei até o registro na carteira referente ao período é obrigatório eles registrar não fazem de sem-vergonha...
Parabéns obrigada pela informação
A cooperativa pode pagar menos de um salário mínimo para escala de 12/36 (15 palntões de 12h)???
Trabalho em cooperativa a quase 4 anos, sem férias 48 horas semanais, depois que faz os descontos eu tiro menos de do mínimo aff! Vivo orando para consegui outro trabalho.
Meu primeiro emprego foi na cooperativa de saúde, paguei pra fazer o curso pq n tinha experiência,para poder fazer uma prova e fazer parte da msm.
Prof temos n Brasil muitas HomeCa e sem contrato, pagam apenas horas de plantão, e estou observando que tb não estão acompanhando o piso. Eu após ter tido um tumor e ficar anos afastada pelo INSS não consegui me recolocar na rede hospitalar, e parti para HomeCar, porém os valores estão uma vergonha plantão de 12 h por $110 reais?! Sem direito a nada! Me nego, não estou fazendo mais plantões, porém com 63 anos fica difícil encontrar trabalho na área mesmo com experiência e com CPF carimbado. E muito longe de aposentadoria. Só por Deus mesmo!
Onde moro plantão em home care 24 h está 150 a 180 reais , sou recém formada e meu da uma tristeza saber q investir tanto além de dinheiro tempo etc
Encontrei outra forma de contato mais adequada. Parabéns pelo trabalho.
Os municipios usam a cooperativa como desculpa para n pagarem o q é devido. Acho isso um absurdo e agora é que isso vai continuar....isso n deveria existir ou mesmo ngm que se sujeitasse a isso. Deixasse la em falta doa profissionais para que houvesse mais respeito com a categoria...absurdo !
Vou continuar na minha até ver esse resultado se não aderir ao piso solto fora
Deve ser parecido como contratam Farmacêuticos,um amigo era contratado de uma farmácia como se fosse sócio e tinha um salário bem baixo.
Vão ter que pagar o piso igual,nada a menos do que o estabelecido e se não quiserem, denunciem!
Melhor eu não falar o q penso dessas cooperativas.🔥
Melhor não falar
concordo, mas todos entendemos a sua opniao, ja adianto concordo
Tô contigo
Foi falado q todos contratante era obrigado a pagar o piso
Em home Care eles não mandam contratos e existe de vc confirmar hora de chegada e tem carga horária 😊
Como assim não adere, a lei é clara todo contrato, convenções e acordos tem que seguir o piso . Se alguma pessoa seja física ou privada contratar abaixo do piso o profissional pode até aceitar . Mas se fazer um BO contra sofrerá as sanções da lei . Piso é piso .
Boa noite a todos, e ao professor Éder meu respeito e admiração por este mestre, o que penso é, de cooperativa, só pra adquirir experiências e depois alçar voos mais altos, ou trabalhar clt em um hospital e trabalhar, exemplo cooperativa, ou seja trabalhar clt no hospital e cooperativa por fora...
Olha depois desse vídeo, se eu já era esperta, vou ficar mais. Pq tudo que o professor Éder falou tem sentido
A maioria das pessoas vão procurar emprego em comperativa por não terem experiência, eles contratam sem experiência
Fale mais sobre isso, por favor 👏👏👏🙏🙏🙏🙌
Mas em relação ao que entra e a porcentagem de pagamento? Pq as cooperativa, não passa o que é pago pela home car, e estipulam o Valor fixo do plantão, isso é errado, então eles ganham da home car uma parte e encima da gente outra parte, vc tinha que fazer um vídeo falando sobre esse tema. Do valor que entra na cooperativa e o valor que é pago pra gente. Se o plantão é 200 reais pago pela home car é desse valor que tem que ser descontado o INSS e a porcentagem. E as cooperativa não fazem isso por isso que colocam na justiça e os técnicos ganham
Acabei de me formar e realmente está difícil a maioria pede experiência e são poucos os que pegam sem experiência .. então como conseguir experiência se ninguém abre portas .. investi tanto e me desanimei .. Vou entrar na cooperativa porque estou precisando muito só espero não passar mais transtornos..
Entre ao menos pra ganhar experiência , tbm to terminando o curso e assim q terminar vou tentar entra na cooperativa apenas pra ganhar experiência depois procuro outro rumo .
Sinto informar mas vai passar MTS ainda.. Trabalho em Home Care é humilhante, tem famílias q exigirá q leve até sua água para consumo, tenho colegas q não podiam tomar se quer banho, pq acha gasto. Fuja, principalmente se for família humilde, Deus me livre mas são os piores, querem agir como se fossemos suas domésticas, as quais se submetem ao constrangimento por medo de perder seus empregos... Fora q demora dois meses pra pagar... Eu sabia que era assim, mas confesso q atinge todos os limites... Força pra todos nós.. 👩🏽⚕️❤️
E quando vc não assina nada , eu trabalho como home care , nunca assinei nada , faço minhas evoluções, faço plantão de 48x48 e recebo por mês.
Mas não funciona assim todos não são donos...a gente só recebi si trabalhar e qualquer indisposição a cooperativa te desliga...nas cooperativas trabalhamos com horário e funções ordenadas.
Eu trabalhei um ano na cooperativa na área de saúde mental sem direito a nada foi a pior coisa que eu fiz
Trabalho em cooperativa, ganho por hora trabalhada, a cooperativa faz um contrato com um órgão contratante que pode ser um hospital privado ou qualquer órgão publico, esses órgãos contratam por função então eles pagam para cooperativa o valor referente ao profissional, muitas vezes é o piso estipulado pelo estado ou município, por tanto com o piso aprovado os órgãos irão repassar referente ao piso da categoria, o que pode acontecer é esse reajuste demorar um pouco mais, pois a cooperativa faz um contrato definindo valores que deve ser cumprido até o fim do prazo, após isso os preços são reajustados. Você pode sim ganhar a baixo do piso, mas por ter poucas horas ou poucos plantões, mas independente do regime o preço da hora ou do plantão será ajustado ao piso.
E quando você é chamado para trabalhar na cooperativa (home Care) e não assina nada? A folha de "ponto" são as evoluções. 80 reais por 12 horas, sem descontos (aparentes).
Além disso as cooperativas não fazem Assembléia é só fazer uma denúncia ao MPF E do Trabalho.
O valor da hora do plantão deve ser calculado com base no piso salarial fixado na Lei 14.434/2022. Isto não significa que o técnico de enfermagem cooperado vai ganhar R$ 3.325,00, por mês, pois o valor que este profissional irá receber dependerá da quantidade de horas trabalhadas no mês.
O que devo fazer perante a cooperativa quando resolver não ser mais cooperado , gostaria de me informar para não ter problemas lá na frente.
Da mesma forma que vc entrou,se associou...vai na cooperativa e se retira.
Aqui em Aracaju/Sergipe o hospital que trabalho, deixou de fazer admissão por parte da enfermagem pelo próprio hospital agora só pela cooperativa.. e já tem muitos cooperados e tenho certeza que aos poucos vão introduzir Infelizmente.
Demitiu também ?
Verdade também sou de Sergipe já enviei currículo pra vários hospitais e todos falam a mesma coisa, que no momento não estão contratado, mas fiquei sabendo que agora é só pelas cooperativas.
Pessoal, isso é muita falta de respeito com a Enfermagem!
Pelo jeito todo esforço para o piso salarial vai ser em vão, se os hospitais aderirem a isso e a enfermagem se sujeitar, infelizmente.
@@jsleal8971 se sujeitar é uma opção , e não devemos fazer isso!
A cooperativa não pode pagar abaixo do piso fio.
Vamos estudar um pouquinho.....A lei das cooperativas de trabalho garante retirada não inferior ao piso.....o princípio da cooperativa de trabalho é a não precarização do trabalho..... Ademais....o técnico de enfermagem não pode trabalhar como autônomo, até pq a lei da enfermagem impõe o trabalho subordinado......O que existe é muita cooperativa funcionando de forma ilegal, para encobrir uma relação subordinada de trabalho......passível de multa, responsabilidade civil, administrativa e criminal.....
É óbvio que as cooperativas são obrigado a aderir o piso salarial.
Trabalho em cooperativa, e o posicionamento da mesma, está em andamento para que todos possam receber...
Embora a leia ainda e recente, temos os mesmo direito sim!!
Boa explicação queria que voce fallasse dos RPA nao sou de coperativa . Apropia empresa me contratou , ela que desconta meu inss . Apropia empresa me contratou .
Eu acho que os descontos das cooperativas deveriam ser iguais, vejo umas cobrando 15% e outras cobrando 25%
Com certeza as cooperativas vão lucrar. Por lei como cooperados temos direito a férias remunerada e não temos na prática; acredito que da mesma forma irá acontecer com o piso, é lei mas somos cooperados, logo não será obrigatório aderir. Por adesão por enquanto só Coren DF se manisfestou dizendo que em Brasília como sempre, será lei pagar o piso para cooperados!
Os hospitais não contratam gente com idade acima de 45 anos e alguns não contrata acima dos 40 anos e esse negócio de tem X contingente para ser atendido por profissional da enfermagem não funciona dentro das empresas e ninguém denuncia por medo de perder o emprego.
PENSO SIMPLES ASSIM!! OU É CLT, CONCURSO OU PROFISSIONAL / EMPRESÁRIO AUTÔNOMO EM ASSISTÊNCIA.
Nossa muito esclarecimento, nao tinha essa visao, muito util.
Fico muito triste pela realidade de alguns profissionais!
Me tire uma dúvida. Se a pessoa fez cadastro na cooperativa e trabalhou por um tempo mais hoje n trabalha mais pela cooperativa mesmo assim se a cooperativa declarar falência todos que são cadastro pode ficar com o nome sujo ?
E só o pessoal da enfermagem nao serem bobos, e cobrar o valor do dia de acordo com o piso, e se nao quiserem pagar e só o pessoal recusar, se todos da enfermagem fiserem isso as cooperativas vão ter que pagar o valor do piso, o problema da enfermagem e a falta de união!
Eu não trabalho na área ainda mas é muito bom saber
De onde foi tirado estas informações? Em partes, não estou de acordo!
E como dono, não poderia o cooperador exigir uma percentagem maior,e tbm da uma olhada no qto foi cobrado pelo o esperto?
Para nós exerce o trabalho de home care. O nosso coren tem q está ativo . E pagamos todo ano para isso. Então temos direito de receber o piso salário.se exercemos o mesmo trabalho e a mesma responsabilidade q os outros. Ou até mais. Ou então pq pagamos o nosso coren. Todo ano e cobrado e pagamos exatamente igual nossos colegas q trabalha em hospitais.
Como ficará o salário dos técnicos q atuam em Intervenção Específica, uma vez q recebemos um valor por procedimento realizado??? Como será calculado esse valor?
Alguém sabe me informar o por que algumas cooperativas pedem xerox do nosso cartão bancário?
Trabalha para receber um valor não inferior ao piso. Vai ter que pagar pronto. Por bem ou por justiça.
Obrigada pelo vídeo sobre COOPERATIVA 👏👏👏👏
Mas é certeiro o lucro das cooperativas aumentas mas o nossos plantões vai continua ridiculamente baixo. Estou começando a desistir da enfermagem.
EMPREENDER É A SAÍDA!!!
@@JeffEFerr-tt7dw ja comecei esse ano 🙏🙏🙏
Excelente explicação. Como todos os seus demais vídeos.
Trabalho em cooperativa, mas me lembro quando o Cofen fez a contagem de quantos corens estão ativos matriculados, acredito que eles contaram o total de matriculados ativos, será que vão deixar o home care de fora???
Na sinceridade uma atividade muito boa muito importante mas seria mais interessante ser um piso nacional tipo dos técnicos da enfermagem de Brasília sim seria obrigatório o empresário não vai se recusar de pagar por que será em nível nacional vai causar um racha em nível nacional Brasília as coisas funcionam bem pode perceber lá os salários são diferentes de todos os estados é muito estranho eles não querer aderir o mesmo piso dos outros estados se é o mesmo treinamento e mesma formação pasme é o mesmo Brasil parou pra pensar nisso.
Cooperativas são empresas com fins lucrativos. E essa de dividir a renda com os cooperados ,meu Deus nunca isso foi vivido.
Melhor trabalhar em supermercado !!
Vou começa r a trabalha numa cooperativa agora
esse "bater ponto" pode ser considerado "bater ponto através do app da cooperativa? ex; uma certa cooperativa pede para vc entrar no app e confirmar seu horário de chegada e horário de saída tbm fazer isso, eles falam que isso não é o ter um controle de funcionários e de realmente foram aquele X dia no paciente
Faz o print do seu celular e salve sempre. Acho que pode valer como prova sim, afinal tem o nome da Cooperativa.
Trabalho em cooperativa e vou te falar, ohhh exploração viu
Se as pessoas entendessem o poder do coletivo, nada disso aconteceria. Votariam que a partir de agora o valor cobrado das empresas de plano de saude ou hospital é igual ao piso e pronto. O presidente da cooperativa não teria para onde fugir a nao ser acatar e ir negociar com os contratantes.
Essas prática era comum em Manaus.ainda tem colegas lutando na justiça por seis mil, oito mil...
Ok . Mas tem vantagem ou não trabalhar por cooperativa.?
.vocês já viram a entrevista da pessoa q o nosso presidente falou q vai ser o responsável para orientar ele? Piso já era pelo visto.
Onde está essa entrevista?
@@lainnyrodrigues6789 é só vc pesquisar no portal da enfermagem e outros
Muito bem explicado! Obrigada
Eu trabalho 48 hs porque se fosse 24 hs de plantão eu estaria passando muito aperto.
Quero voltar a trabalhar em regime CLT. Os descontos são muitos, verifiquei que falta repasse do meu INSS que é descontado, tenho experiência em hospital, quero voltar, e outra fora que quem faz serviço na casa se mete na equipe de Enf. Aff
Isso quando a gente tb tem que fazer os serviços da casa além do paciente
Lrealmente é bem triste além de descontar a gente não tem nem uma garantia...
Legalmente esse é sim objetivo de uma Cooperativa. porém na realidade é bem diferente. Eu falo com provas e experiências que na Cooperativa que um dia trabalhei eles cobravam para os pacientes, exemplo 230,00 e repassava para o técnico 180,00 por 24h.
E muito nojento as Cooperativas não dão nenhuma ajuda de custo. 😡
Éder moro em Goiânia
Estou fazendo curso técnico em enfermagem e eu estava pensando em mim cadastra em comperativa , agora mim deu medo
É o que sempre estou falando, Dr. Eder. Se o profissional não está registrado como enfermeiro ou técnico, esquece esse piso
O cadastro é no coren né?
Verdd, tu é tão bonito tu tem INSTAGRAM?
@@Vitorr_hugo Mano, tu é?
@@thaisalves2503 kkkk,vai dizer mana que tu tbm não achou ele bonito?
Bom dia! Oi,prof Eder, gostaria de saber como terminei o técnico em enfermagem,já tem 2 anos só que foi no tempo da pandemia,aí esse mês,já peguei a carteirinha do Coren,que curso ( s) mim indicaria,já que moro no interior,na Bahia e não tem muitas oportunidades de emprego.Aguardo resposta.Obg!
os contratos das cooperativa serão feitos no novo piso salarial.e com certeza ceram repassado aos cooperados.
Não é mais fácil não entrar em Cooperativa. Se eu posso trabalhar no lugar onde paga o piso, pq eu entraria em cooperativa? Qual vc prefere? Ganhar 1 mil (cooperativa) ou 4 mil (piso salarial).
É porque geralmente quem entra em Cooperativa precisa trabalhar para pagar suas contas porém não tem experiência e vários hospitais só contratam com experiência.
Por isso muitos se frustram na Enfermagem!