Como estudante da UFABC e cristã, fico muito triste e peço que orem pela preservação da nossa fé Esse, infelizmente, é apenas uma amostra do que vemos e ouvimos todos os dias. Oro muito para que Deus nos capacite para pregar lá dentro
Não é aceitável isso. Reclame e clame socorro divino e das autoridades competentes. Eu acho um grande ABSURDO gente entrar em igreja e quebrar imagens sacras. Vcs deveriam falar contra o anti-catolicismo
Infelizmente todo ambiente em que há pessoas fortemente de esquerda é assim. Estudei 1 ano na USP e a turma, os professores eram todos assim. Eles tinham um discurso de proteção da periferia, mas viviam com esse tipo de fala como a da Marilena, era como se as pessoas na periferia fossem ratos do laboratório sociológico deles. Sinceramente, é muito nojento, um desrespeito completo às pessoas que eles supostamente estão defendendo. Após presenciar toda essa hipocrisia, deixei de dizer que eu era de esquerda, pois só é possível ser se vc mudar o cristianismo pra se adequar às ideologias deles, dizer o que eles querem ouvir, como fazem alguns pastores progressistas pregando um Jesus histórico comunista.
Se vc se desse ao trabalho de saber mais sobre ele não ia parecer tão hipócrita da sua parte. A fala dele é tão somente sobre isso. Os achismos sobre os outros. Isso é muito perigoso.
Quando você falou sobre o apoio que a igreja dá aos pobres, me lembrou um livro que estou lendo, escrito pelo mestre e doutor em antropologia Juliano Spyer: Povo de Deus: Quem são os evangélicos e por que eles importam. Quem não conhece, embora ainda não tenho terminado, sugiro a leitura.
Sim. É um dos poucos acadêmicos do Brasil que trata os evangélicos enquanto fenômeno social, com o rigor metodológico necessário. Boa parte são de pseudo acadêmicos destilando preconceito mesmo...
Tive que ler o livro dela na graduação... observei na época a dicotomia sobre o escrever e o viver e vivenciar... triste, mas essa é a realidade dos que "produzem conhecimento " no Brasil. O pior é que se você quer ter um diploma em uma UF, você não pode pensar e, se pensar de uma maneira oposta a dos catedras, rsrsrs você não se formará...
Isso é natural, visto que professores são pessoas, que por sua vez possuem emoções. O problema é que há alunos que querem ser maiores que professores. Todos estão ali por um motivo: troca de conhecimento. Professores ensinam e alunos aprendem, qualquer variação disso é bônus. Faço o possível para dizer ao professor o que ele quer ouvir. Mas formo minha opinião independente da dele. Assim são os livros. Quem os escreve? Mestres e doutores (professores) que registram o seu conhecimento. Quando alguém diz "tal livro cita..." você está "concordando" (usando o pensamento) de alguém. A academia, no mundo, é repleta de casos de ego. No Brasil não é diferente e pior, aluno não tem a disciplina de respeitar professores.
@@kanamatrix4498 Concordo, mas isso não dá direito ao professor de ficar destilando ódio contra os alunos, como se apenas a opinião dele servisse. O professor deve respeitar o aluno também, como alguém que, ingressando na academia, será tão produtor de conhecimento quanto ele. P.S.: Sou professor.
@@edbarros3504 Detesto esse tipo de filme. A única coisa que estou propondo é que o aluno também respeite o professor e não imponha opinião como se fosse consenso acadêmico ou "a única forma possível de se pensar para um ser humano decente". Quando eu estava na faculdade, tinham vários professores assim. Não todos, óbvio. Eles também não me perseguia, até porque nunca fui muito confrontador, mas a situação era bem chata. Já me retirei de algumas aulas por conta de proselitismo por conta do professor. Enfim, respeito mútuo nunca é demais. Só isso que eu proponho.
@@yoremusic6920 Conforme seu comentário, creio que o ponto chave aqui é: o que é respeito para você (principalmente nos dias atuais, no Brasil)? Se for um professor que dá a aula dele, conta "suas verdades" e não agride verbalmente o aluno que é "comportado"? Beleza, então. Mas um professor que já sabe que sempre vai ter um aluno "chato", que a todo momento questiona para por o conhecimento do professor à prova, que se limita porque não concorda com o ponto dele... Todo professor tem um nível de proselitismo. Se um professor, de geografia, possuir bons argumentos para convencer aos alunos que aquecimento global é falso, ele vai conseguir alguns. Mas os que não creem precisam se opor? Sabemos que aquecimento global é real,as o professor "ensinar" diferente, nesse caso, não vai impactar drasticamente no conhecimento. Diferente de uma defesa de terra plana. 😅
Hoje, coincidentemente meu devocional na Bíblia da YouVersion (que também coincidentemente a palavra do dia veio pelo Victor Fontana) foi em 2Pedro 3:3 NAA [3] Antes de tudo, saibam que, nos últimos dias, virão escarnecedores com as suas zombarias, andando segundo as próprias paixões. E na carta anterior, Pedro fala que é grande valia participar do sofrimento de Cristo, por conta do nome do nosso Senhor. Resumindo, como é bom ser odiado pela babilônia e amados por Cristo.
Meu nobre, já que tem esse entendimento importante, dissemine isso. Olha quantos crentes estão sedentos de "vingança"? Incoerente, certo? Para o bem de cada um de nós, precisamos mudar.
Sou um pentecostal de periferia, e me interessei por estudar o fenômenos sociológicos do meu meio. Por isso concordo com algumas react desse video do Victor pelo canal do Bruno Reikdal sem preconceitos e claro , o Victor deveria vê-lo com atenção. Sou um dos poucos na minha comunidade de convivência religiosa que começou a ter um ma consciência crítica e política, e por isso sou visto como esquedista. Apesar de poucos recursos mantenho com dificuldades minha biblioteca de biblioteca de teologia, sociologia da religião pentecostal e política .
Vocês ouviram o que foi dito: 'Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo'. Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem. Mateus 5:43-44
Então. Cheguei aqui por indicação de um querido amigo Pastor Evangélico. Sou de axé, sou de esquerda e acredito que o problema está nas generalizações. Tenho um respeito ENORME pelas instituições evangélicas e não meço o todo pela parte (as lideranças que mercantilizam a fé e/ou oscilam valores de acordo com o vento). Temos lideranças na esquerda que são cansadas, traumatizadas (especialmente as que tem relação com religião de matriz africana e são sistematicamente atacadas pelas más exceções) e acabam pecando por pensar com o “estômago”. Gostei de pontos de sua fala e vou te acompanhar. Precisamos, todos, voltar para as bases e entender qual a função primordial de nossas funções.
O Vitor é um querido. Ele está falando para os seguidores dele. Isso é óbvio. Procure saber quem ele é antes de critica-lo. E sobre a "pessoa que ele está falando" não é ela que fala sobre tolerância, amor e etc? .....hipocresia que fala neh
@@thiagowosniak_só pesquisar antes de falar. Antes de qualquer título ele é muito querido no meio teológico, pai de uma menina linda nivel 2 de suporte.
Nossa, esses dias eu desinstalei o Twitter porque vi um post chamando o Brasil de teocracia. Ao mesmo tempo que aquilo me fez rir, me subiu uma indignação tão grande que não aguentei continuar lá. Deus tenha misericórdia.
@@davimag2071 Tenho pra mim que os cristãos que conseguem ficar lá vão passar pela Grande Tribulação de boa😅 Aquilo é o chorume das redes, muito pesado.
Excelentes palavras. Neopentecostal é odiado pq não é entendido. Tenho um profundo respeito pelos neopentecostais apesar de ser ateu. Os exemplos que o Victor Fontana deu de como os evangélicos ajudam, mostra que existe um ideário muito mais de esquerda que imaginamos justamente por essa questão da universalidade já que Deus vê todo mundo como igual. Pois ora, não é assim que uma pessoa de esquerda devia pensar? As frases do Jessé e da Marilena são infelizes demais da conta
neopetencostal não tem que ser entendido. É um movimento herege até para protestantes. mas não são terroristas. só faltam de oportunidades de terem acesso a um conhecimento teológico bem embasado.
Kkkkkkkkk muito bom! Agora, uma fofoca: ela é muito mentirosa viu! Nehuma das historias delas batem. Se vc pegar cameras e datas das histórias que ela conta os eventos nunca aconteceram e aa pessoas que ela cita nunca estiveram lá. E de papinho em papinho é assim que ela tenta ganhar confiabilidade em suas teses. Até hoje eu não me conformo como ninguém desmascara essa mulher.
Victor, um dia te conto um diálogo rico que tive a oportunidade de ter com um expoente que compõe esse espectro do pensamento. Temos que ama-los. Obrigada, pela milésima vez.
E os valores cristãos de bondade, respeito e amor ao próximo?” Na maioria da vezes não são postos em prática.Poucos cristãos realmente tentam. Alguns só conseguem com muito sacrifício e uma boa dose de hipocrisia. Na maioria das vezes, só com aqueles que são próximos demais: cônjuge, pai, mãe, filhos... É muito difícil alguém conseguir fazer isso com desconhecidos. No período natalino, por exemplo, é fácil perceber o enorme esforço que os cristãos fazem para suportar seus semelhantes. Testar esses valores é fácil. Basta um indivíduo declarar-se contrário ao Cristianismo. No mesmo instante, a bondade, o respeito e o amor cristãos são trocados por ódio, ressentimento e intolerância. EM SITUAÇÕES COMO ESSA, O BICHO HOMEM SURGE SEM MÁSCARA: COLÉRICO, PRECONCEITUOSO E VINGATIVO, COMO SEU DEUS, DE QUEM ELE DIZ SER A IMAGEM E SEMELHANÇA.
Sou sociólogo e acho que algumas coisas devem ser pontudas. A primeira delas é que de fato, parte substancial da elite intelectual não percebe (ou ignora) a desigualdade social manifestada nos espaços de construção do pensamento científico. Essa falta de percepção gera um tipo de discurso que pretende ser reflexivo, mas acaba sendo condescendente com os mais pobres. O segundo ponto é, quando se fala em "Esquerda" ou "esquerdista" da forma como foi dita no vídeo, o que me parece é que o Victor ignora que não possível generalizar uma corrente de pensamente de forma tão genérica, logo incorre no mesmo erro de intelectuais que massificam pentecostais como se fossem uma única coisa. Além disso, talvez falte ao Victor uma leitura mais profunda sobre o que esses dois intelectuais articulam em seus trabalhos sobre a relação da religião com a política. Ambos trabalham com a ideia de que parte dos evangélicos pentecostais e neopentecostais foram cooptados por um discurso de panico moral, promovido por oportunistas da política de direita e extrema-direita, nesse sentido, no meu ponto de vista, ao mencionar o desconforto com essa relação de parte dos Evangélicos com a extrema-direita a questão gira em torno do quanto as camadas populares são potencialmente vítimas de políticos autoritários que manipulam elementos que são preciosos aos evangélicos. Meu professor escreveu um trabalho interessante sobre essa temática e usa como referência o próprio Dietrich Bonhoeffer, cristão e intelectual que sofreu na carte com a associação de parte dos cristãos com o fascismo alemão.
Concordo em partes, mas quando você afirma que "o termo esquerda ou esquerdista é uma generalização incorreta para uma corrente de pensamento," o mesmo vale para a expressão "cooptação por parte de políticos de direita e extrema-direita," especialmente quando se deseja tratar de uma análise mais profunda sobre.
@nascimentvm verdade, fui pouco preciso nessa parte. Mas me refiro especialmente a parte da direita que assumiu esse papel de "conservadora", tipo o bolsonarismo.
@@elden5052 Isso é consequência dos maus testemunhos que os falsos pastores, cristãos, dão .Eu que sou crente tenho medo de certos cristão. Olha certos jogadores de futebol. ENTRAM no jogo fazendo o sinal da cruz, olha para o céu FALA com Deus, ajoelha no campo ORA, põe faixa escrito : Jesus 100%. Depois sai nos jornais por praticar estupro, outro está preso por estupro coletivo, pastores presos POR ESTUPRO . O ministro da educação do Bolsonaro P ASTOR Milton Ribeiro exigia barra de Ouro. É ou não é para ter medo? FLOR DE LIZ PRESA NUNCA ME CONVENCEU A BANCADA EVANGÉLICA EM BRASÍLIA É UMA VERGONHA PARA O NOME DO SENHOR. Gosto muito do Victor Fontana mas agora ele também misturando com política, falando da direta da esquerda, pensei que ele estava fora disso, que pena.A Direta não é tudo de bom para Brasil e muito menos para os pobres isso é fato. Nós fomos chamados para sermos sal da terra e luz do mundo . Só que hoje os cristãos muitas das vezes é pior que os impios.Pode ter certeza que essa mulher falou que tem medo porque teve alguma experiência ruim com quem usa o nome do senhor em vão.
Não, temos medo porque vocês quebram terreiros, nos apedrejam, quebram nossos objetos sagrados, nos chamam de filhos de satanás, porque em alguns bairros não podemos sequer usar nossas roupas de santo sem sermos xingados e agredidos.....
@@rafaelrochaporciuncularodr976que radicalismo, nos apredeja, isso não acontece, cite um fato! Quanto a quebrar objetos "sagrados " jamais alguém verá eu ir a um lugar desses badernar, más se eu encontrar um sapo sofrendo costurado com nomes na boca, irei desfazer no nome de Jesus, ou quando encontrar uma obra feita com jarros e peças íntimas, com propósito de destruir casamento alheio, irei desfazer no nome de Jesus, ou alguma obra pra causar enfermidade em alguém, irei desfazer no nome de Jesus, quanta hipocrisia, pense em um povo que dissemina amor😮.
@@rafaelrochaporciuncularodr976 Amigo, isso é a turma da facção lá do Rio de Janeiro... Que não é nem 3% dos que se "identificam como evangélicos" em toda a nação. Te dei essa colher de chá porque aquela turma não é cristã...
@@rafaelrochaporciuncularodr976 Mentirosos, Aonde os pastores neo petencostais apoiam malucos desequilíbrados apredejarem terreros de umbadas? O que você diz a respeito da moça da umbanda que deu uma pedrada na mãe por ela ser crente da Assembléia da igreja de malafaia? Isso você passa pano nê.
Uma vez eu tentei entender um livro da Marilena. Quando eu passei da terceira página, eu já estava meio perdido. Achei que a coisa estava acima de mim e parei. Eu me achei meio burro (rs). Aí eu li um livro do David Hume e vi que ele escrevia bem e ela escreve mal.
Uma mulher que disse odiar a classe média, esquecendo-se que ela mesma pertenceria a esta classe, já diz tudo sobre ela. Eu não perderia nenhum tempo lendo sequer um bilhete escrito por ela.
Não existe traficante evangélico ou cristão, existe traficante disfarçado de evangélico ou cristão. O cristão ou evangélico não trafica por amar ao próximo.
Tenho enorme respeito pelos pentecostais. Nao existiria evangélicos no pais sem os pentecostais. Todos os evangélicos devem ser gratos aos pentecostais.
Não, os pentecostais ensinam tudo errado, e eles são os responsáveis por tanto desigrejado, pois a pessoa vai nessas igrejas e é engambelado por um monte de heresias, se decepcionam pq com o tempo aquele q tem dois neurônios funcionando percebe q foram enganados, foram traídos e saem condenando todos os evangélicos, pensando q todos são ignorantes iguais os pentecostais.
@@10101maximus vc fala em línguas fajutas? Vc determina a cura? Vc profetiza a vitória? Existe apóstolo na sua igreja? Existe profeta na sua igreja? Tua igreja não apresenta a planilha de todo o valor q entra e sai da igreja? A liderança da sua igreja é formada por pessoas de uma única família? Tua igreja não permite q vc possa visitar outras igrejas evangélicas? Tua igreja prega q só seus membros serão salvos? Tua igreja pede voto da irmandade em algum político? Se a tua resposta for sim para qq uma das perguntas então é vc q irá chorar qdo acordar da cegueira.
Mediante tantos questionamentos que podem ser levantados no quesito “SER CHEIO DE DEUS” ou “deus guarda o seu povo”, faço a mesma pergunta que já fiz em outro texto: A FÉ DEUS É UM ADORNO? UM ENFEITE? UMA SENHA? UM CÓDIGO...? PRA QUE SERVE? QUAL A SUA UTILIDADE? Será que uma pessoa que tem a fé em deus como bandeira principal em suas falas é realmente uma pessoa equilibrada qual possamos nos relacionar seguramente? Uma coisa é certa: quem quer pegar o passarinho jamais vai dizer: “xô passarinho”!Em nome de deus, os maiores danos que se tem registro, foram causados pelo homem e para o próprio homem, seja a si mesmo, a um grupo ou a uma nação inteira.EM NOME DE DEUS POUQUÍSSIMAS PESSOAS SE AJUNTARAM E AINDA SE JUNTAM PARA FAZER O BEM OU QUE É CERTO. ESSAS CERTAMENTE NÃO PRECISARIAM DE DIVINDADE ALGUMA PARA O FAZÊ-LO, MAS O FAZEM POR JULGAREM TAMBÉM ESTAREM SOB DIREÇÃO DIVINA.Depois de tantos erros e acertos, estar mais que na hora de tomarmos vergonha na cara e crescermos, deixarmos de terceirizar nossas responsabilidades ou tentar corromper os deuses para se dar bem em algo, e olharmos mais para a linha horizontal homem-homem e não na vertical homem-deus ou pior ainda: com a cara enterrada no chão falando sozinho.À medida que o time dos bajuladores dos deuses e das vítimas do ocaso divino diminuir, UMA SOCIEDADE MAIS RESPONSÁVEL, SEGURA E SUSTENTÁVEL SURGIRÁ SEM PRECISAR DE PROFECIA MACABRA NENHUMA PARA TRAZER A ORDEM SOCIAL. Nesse dia, os espaço dos que vivem dos “royalties da fé” serão substituído pelos que realmente produzem algo útil a sociedade e a cooperatividade substituirá o vitimíssimo e as divisões que o campo da fé produz. Nesse dia os “deuses” terão de mudar de planeta ou construir “novos céus, novas terras e novos escravos” para manipularem...
Desculpe meu querido, mas em que realidade você vive? Quando você diz que pouquíssimas pessoas se unem em nome de Deus para promover o bem, ignora as universidades, os hospitais, o trabalho social da periferia todos advindos do cristianismo. Além disso, julga a sociedade de forma generalizada considerando que seu mal é a afetação da divindade. Então todos os nossos problemas decorrem de termos um Deus? Tudo ficará melhor se abdicarmos d'Ele? Seu texto tem três grandes problemas: o início, o fim e o intervalo entre eles.
ARROGÂNCIA é querer se sentir superior e não ouvir o que os outros têm a dizer, o que não é o meu caso. Não me acho superior a nenhum grupo (NÃO CONFUNDA EXPOR MINHA OPINIÃO COM ARROGÂNCIA), E ESTOU ABERTO A TODO TIPO DE ARGUMENTO, DESDE QUE ELE ME CONVENÇA COM BASE NA RAZÃO HUMANA E NA PLAUSIBILIDADE. E não, não sou dono da verdade, isso é coisa de religiosos. EU SOU CÉTICO, SÓ ACREDITO EM UMA "VERDADE" SE HOUVEREM EVIDENCIAS PARA ELA. Atitudes absolutistas que ignoram evidencia são características religiosas. DIÁLOGOS NÃO PRECISAM DE CORDIALIDADE OU DE QUALQUER COISINHA BONITINHA PARA ENFEITÁ-LO. PRECISA É DE RECIPROCIDADE PARA QUE AMBOS OS LADOS POSSAM ADMITIR QUE O OUTRO ESTEJA CERTO QUANDO ESTE CONSEGUIR. E PRECISAM SE BASEAR NA CIÊNCIA E NA LÓGICA. Cordialidade, prepotência ou sinceridade não são levadas em conta numa discussão lógica.
Olha, eu sou cristão, mas eu me assusto com o modo de ser de mts crentes de certas igrejas. É assustador como são manipulados por suas lideranças e praticam atos de ódio. O jeito é nós darmos um ótimo testemunho.
@@GilneiMascarenhas1991 Porque o as falas deles decorrem desses "crentes". Que propagam ódio e são manipulados por "pastores" que usam deles para benefício próprio
@@pakimonsas "Propagam ódio" sob qual ponto de vista? Quem define o tal do "ódio" ao qual você se refere? É o mesmo ódio que levou o governo da Bahia, em postagem em seu Instagram oficial, dizer que quando um evangélico diz que alguém "tem que procurar Jesus", está proferindo discurso de ódio?
A IRA E RAIVA por exemplo, é o resultado interior de pessoas que se frustram facilmente por que são desequilibradas ou por que não conseguem ter controle das coisas ao seu redor. Quem é onisciente jamais poderia ficar frustrado, pois nada o surpreenderia, pois por antecipação poderia “calibrar” os próprios sentimentos. Deus é onisciente e mesmo assim estar o tempo inteiro irado...
Em nossa sociedade cristã, “cheia de deus”, os crimes mais cometidos são os crimes contra a vida, a liberdade e a propriedade pública e privada. A mesma bíblia que diz: “trazei todos os dízimos à casa do senhor” ou “o senhor é o meu pastor e nada me faltará”, também diz: “não matarás”, “não roubarás”, “não causarás danos ao teu próximo”, “não mentiras” e tantas outras coisas. COMO NENHUM GRUPO RELIGIOSO SEGUE TOTALMENTE A BÍBLIA E TODOS SEGUEM APENAS O QUE MAIS APOIAM SUAS IDEIAS OU ESCONDEM SEUS DEFEITOS, FICA FÁCIL ESCOLHER NO QUE DESEJA ACREDITAR E DESPREZAR TODO O RESTANTE DO MESMO LIVRO “SAGRADO”. É COMO SE FOSSE UM RESTAURANTE SELF-SERVICE: CADA UM PEGA APENAS O QUE GOSTA DE COMER OU QUE PODE PAGAR!.; Em nosso país cristão, cuja bancada evangélica foi eleita justamente para “velar pela nação” e guiar nosso povo para mais perto de deus, nossos políticos tem sido retratados em todos os cantos do mundo como sendo os mais suscetíveis ou coniventes com a corrupção. Que vergonha! Estamos virando uma piada lá fora, enquanto que países considerado como ateus tem fechado suas prisões por falta de “clientes”. Em alguns lugares onde o brasileiro era tido como um povo alegre e receptivo, agora estarmos sendo retratados como trouxas e defensores de criminosos políticos.
Fala Victor! Tenho uma pergunta que não tem haver com o vídeo, mas importante. Em um certo vídeo, você citou um teólogo que melhorou a ideia de exílio do N.T.Wright. Gostaria de saber o nome do autor e sua obra se não for muito incômodo. Desde já, muito obrigado !
Vitor cita as tempestades no sul do país.... Engraçado que uma pastora diz que as tempestades foram culpas dos terreiros.... Se eu citar tudo que foi falado a respeito disso....serei bloqueado....
Infelizmente, nos cristãos, só gritamos quando apanhamos, mas quando batemos,nos calamos. Peço perdão por essa ofensa,mesmo q não tenha saído dos meus lábios.
@@joilmapaulo9432esperamos também o perdão pelo nojento Anti-catolicismo. Invasão de igreja pra quebrar imagens é crime. E não são os ateus, os budistas, os judeus, os muçulmanos e umbandistas que estão fazendo essas coisas anti-católicas
@@ArturSilvaGonçalves-i8r Infelizmente, quando se segue líder com pensamento distorcido,o povo se desvia da verdade e do amor ao próximo. Espero de verdade, q o amor de Deus seja sobre nós, ao ponto de essas coisas não ocorra mais.
Victor, em primeiro lugar eu amo você. Já saí de muito longe só pra ver uma pregação sua, e vou fazer isso de novo agora em novembro, qiando vc for pregar na Zona Leste. Vc colocou um ponto importante: você é "bem nascido"! Se você tivesse nascido pobre, de periferia, e tivesse esse conteúdo intelectual-teológico (que um pobre de periferia nunca vai ter, pois fazer a caminhada de construção do teu intelecto CUSTA CARO), você entenderia que ser pobre, evangélico de direita não faz sentido. Você sabe muito bem como surgiu esse negócio de Direita e Esquerda lá na França. Não é possível que vc seja tão ingênuo a ponto de não enxergar como o povo evangélico está sendo cooptado, com a mente cauterizada, para manutenção de poder dos donos de grande igrejas no nosso país. Inclusive um dele é DONO do partido do Governador de SP, e logo vai ter um líder na câmara dos deputados. Essa manipulação da ingnorância, que impede de um pobre evangélico ter consciência de classe, é extremamente interessante pra "conservar" o PODER político das classes dominantes. E a única coisa que o pobre tá conservando é a desigualdade social, e desmonte dos direitos trabalhistas e benefícios sociais. A Direita NUNCA vai defender direitos de pobre. Isso dá brecha pra esses "intelectuais" de esquerda fazer essa consideração equivocada sobre nosso povo. A política subiu aos púlpitos! Mas fazer um vídeo pra mexer com isso espinhoso, né? Aí quando vc se ofende com uma fala equivocada desses intelectuais que também naõ tem vivência de pobre, faz vídeo. No final é debate de intelectuais, porque nem Teólogos maravilhosos como vc, nem intelectuais como esses dois que vc citou, tem vivência de pobre de periferia.
O comentário mais sensato, assistia muito aos vídeos do Victor, mas depois que ele fez um vídeo tão superficial sobre um assunto tão delicado que foi a pec do e$tupr@... Deu um desânimo, mesmo sendo cristãos, não podemos tratar de modo tão superficial assunto tão sério e importantes... Assistindo esse vídeo fiquei com essa mesma sensação, complicado quando queremos tratar sobre assuntos espinhosos, vivendo limitados dentro do nosso campo de visão....
Com toda humildade do mundo, gostaria de entender como as pessoas que possuem viés esquerdista não conseguem compreender que o pobre não tem consciência de classe, não sabe de garantias sociais ou distribuição de renda. Ele se aproxima dos ideais da direita única e exclusivamente pela MORAL CONSERVADORA SOCIAL que a esquerda tem o prazer de avacalhar. Enquanto a esquerda continuar pregando essa cultura woke que fere deliberadamente os princípios cristãos, o pobre mais pobre, principalmente os que seguem a Bíblia, continuarão vendo todos de esquerda como seus inimigos. Eles não têm conhecimento suficiente para discutir sobre economia, mas nunca irão apoiar quem é à favor de aborto e casamento gay. O importante para o crente pobre são as pautas conservadoras apoiadas pela direita. A esquerda necessita perder um pouco dessa arrogância e entender os reais motivos em vez de só ficar chamando o pobre de ignorante.
1Pedro 3: Mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois. Não vos amedronteis, portanto, com as suas ameaças, nem fiqueis alarmados; 15 antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós.
O que nós podemos fazer? Eu, pelo menos, a ignoro. Não estou nem aí para o ódio desta senhora. O amor do Senhor Jesus é muito maior do que qualquer ódio. Esse amor supre todas as minhas necessidades. E eu estou sabendo da existência dessa senhora por causa do vídeo. Nem sabia quem ela era.
Olha acho o vídeo do Vitor um vídeo que eu classificaria como uma série de adjetivos ruins, mas nisso concordo com você, a esquerda no geral não é tão crítica a determinados países islâmicos como é com outros grupos religiosos
21 день назад+1
Também é importante lembrar que o "cristianismo liberal" que existiu na Alemanha nos séculos XIX e início do XX nada tem a ver com o que hoje chamam de liberalismo teológico.
Eu sou evangelico e er ora mim ficar feliz com o crescimento evangelico, mas infelizmente nós estamos tendo um crescimento de pessoas convencidas a um segmento religioso tipo como era na Irlanda entre católicos e protestantes. O crescimento das Igrejas como está se dando infelizmente não é de pessoas convertidas a Cristo ,mas conhecida a serem de um segmento que está mais voltado para um sistema religioso. E sim do jeito que está quando se tornarmos a maioria de evangelhico do jeito que está vamos nos tornar um Irã sim.
Curioso como gente tão inteligente assim tem tão pouco autocrítica e menos ainda memória, porque quem sempre teve um bom relacionamento com o governo iraniano e tantos outros do mesmo calibre, desde a primeira vez no poder, é o governo da mesma vertente deles...
Então, diante de comentários "cristofóbicos", creio que nossa oração deveria ser: Pai me ajuda a amar essas pessoas e fazer genuinamente a oração "perdoa-lhes, eles não sabem o que falam". E Vitor, não estou nem aí se você foi ou não pra Seul. 😂😂😂. Deus te abençoe e continue concedendo sabedoria do Alto. Tenho aprendido muito com vc. Abraço.
Os evangélicos cristianizou a direita e a direita,mudanizou alguns seguimentos da igreja. Quando entendermos isso,vamos ver porque os evangélicos vão sofrer perseguição no âmbito público e só não vai ser por órgãos governamentais, porque temos a lei da liberdade cristã.
@@MariaCarvalho-ks5ix Vejo os cristãos hoje dizendo,cristãos não podem ser de esquerda, aí lembro q foi os cristãos, q em 89,apoiaram o Lula,em troca da lei q o Lula,sancionou em 2000,q é os direitos adequeridos da igreja em seu governo. Por isso q eu sempre digo,quem apoia a direita, dizendo q são a certa p a igreja apoiar, eu lembro q isso é meramente oportunismo.
Há dezenas de outros conceitos controversos e antagônicos que tornam nulas toda e qualquer idéia de divindade que queiram atribuir ao deus cristão por exemplo. Todos esses conceitos não foram formados de um dia pra uma noite, alguns levaram séculos para serem introduzidos sistematicamente, mas que para os “transeuntes da fé” acreditam que as coisas sempre foi assim.UM DEUS ONISCIENTE E ETERNO, que cria pessoas com uma vida curta mesmo sabendo exatamente quais iriam “amá-lo” e as quais iriam “PECAR”, e que estas apenas por alguns segundos de “PECADOS” irão padecer eternamente num tormento infernal sem fim, para todo o sempre...Isso não cola, não condiz com a idéia de amor e justiça que dizem ser um dos atributos principais de do deus cristão!.Um paraíso celestial que só poderá ser alcançado se formos capachos de pessoas maliciosas, mal intencionadas, gananciosas ou sedentas de poder...quer dizer... Melhor dizendo... UM CÉU QUE SÓ PODERÁ SER ALCANÇADO MEDIANTE UMA VIDA DE PRIVAÇÕES, PENITENCIAS, NEGAÇÃO DA PRÓPRIA NATUREZA HUMANA CRIADA POR ELE MESMO, e pela confissão pública de que um suposto galileu assassinado aos 33 anos é o deus filho, encarnado em forma humana...Já vi isso em outro lugar, onde mesmo? Já sei: nos vários outros “messias” e deuses da cultura “pagã” que alguém resolver tomar para si e registrar como se fosse dono da patente!.;Fora isso tem a idéia do purgatório, do celibato, da celebração ritualísticas diárias pessoais e coletivas, da obediência aos sacramentos, dos ritos de passagens, das festividades para lembrá-lo o quanto ele é grande, forte e poderoso, ou lembrá-lo de sua própria morte e ressurreição bem como dos rituais e orações para lembrá-lo que ele precisar se lembrar dos órfãos, dos pobres, famintos e necessitados do mundo inteiro...TUDO ISSO ANULA A IDEIA DO SAGRADO NESSE DEUS E AS PESSOAS NEM SE DÃO CONTA.
Assim como Jonas influenciou TODA a nacao de Ninive, pregando a palavra aos menores da sociedade, o Brasil fará o mesmo caminho, pregando o Evangelho aos menores e mudando a sociedadde. O Culto Cristao muda a cultura de um pais. Amem.
Mas a evidência de que Hitler acreditava em um Deus criador pessoal - e em uma vida após a morte pessoal, que também exclui o panteísmo - É amplamente forte.Da mesma forma, há evidência de que Hitler venerava Jesus Cristo como uma figura central em sua soteriologia torcida.
O Victor tem virado uma figura interessante…a base do vídeo não está relacionada a um pensamento de esquerda, mas a um comportamento humano. Ele pincela o comportamento humano praticado por pessoas de esquerda, para fazer crítica a esquerda. Sugiro um exercício: faça a inversão da história, um cristão ouve de um taxista um “exu te abençoe”, e ele se assuste. Você vai construir a mesma estrutura argumentativa com diferentes exemplo, porque é um comportamento humano (até não generalizado), não é um comportamento ideológico, e sim a gente diante do diferente. Isso faz com que o conteúdo seja político, ideológico. Aí fica estranho a frase “não faço vídeo político em tempo de eleição para não influenciar”, mas nos três anos anteriores o canal é repleto de vídeos do tipo. Dá uma canseira…
Eu acredito que a crítica do Fontana é válida, acompanho muitos canais de esquerda e escuto podcast e eles contam essas histórias que parecem inventadas , acredito que é pra afirmar que a esquerda está numa cruzada contra a teocracia que vai dominar o mundo e os evangélicos que acompanho falam que existe uma ordem que governa o mundo kkkk , então o que o Victor disse está correto na minha visão, pois nossos comportamentos são guiados por ideologias uma mais outros menos . Abraços
Curiosamente vi muita crítica por parte de pessoas de esquerda/progressista à fala do Jessé Souza no bluesky (VOLTA PRA LÁ, VICTOR!!!). Tenho minhas dúvidas se esse tipo de raciocínio tem infiltração "nas massas" quanto tem nos meios acadêmicos e políticos - suposta alta cúpula. Mas tenho uma dúvida tangencial ao tema do vídeo: Ao falar sobre o fascismo alemão você cita o apoio por parte de um cristianismo liberal. Qual era linha ideológica ou teologia desse cristianismo?
Eu estou quase começando a ter medo do movimento neopentecostal, a cada loucura sendo chamado de evangelho, dizendo e fazendo cada loucura dizendo que Deus mandou falar, que tá dando medo de ter medo. Claro, meu medo não tem a mesma motivação de ambos.
Concordo com tudo, só um detalhe amar sim, mas sem esperar que com isso eles mudem de opinião a respeito dos cristãos, pois o ódio deles é pela palavra que carregamos é ao Cristo que servimos.
É inegável que o cristão é o povo mais odiado da Terra. Todo mundo quer ouvir que os seus pecados estão perdoados, mas não quer atender o "vai e não peques mais". Aliás, que pecado? Na teoria da relativização, o que um considera pecado, o outro, não; e 'tá tudo bem'. Assim dizem. E se insistir no contrário, é discurso de ódio, mas desta vez, sem relativismo. Enquanto isso, a criminalização da sã doutrina está tomando forma na demagogia brasileira.
Respeito muito o Vitor, e concordo que utilizar o Irã como alegoria, foi ruim. Porém o receio que os evangélicos no Brasil transformem o Brasil numa teocracia (e possivelmente absolutista), é totalmente justificado. A demais quero responder alguns pontos do vídeo: 12:40 - É dito algo no sentido de "Qual país viola direitos por causa dos evangélicos"? É fato que hoje não ha um país de maioria cristã que institucionalmente viole direitos por conta da religião, o que não quer dizer que nunca houve, ou pior que evangélicos e cristãos não se aliaram a poderes políticos da época para patrocinar genocídio, exploração e escravidão. O racismo nos EUA teve forte apoio dos protestantes, a ponto de por muitos anos as igrejas serem separadas para brancos e negros. No caso Loving, onde uma mulher negra casou-se com um homem branco, na época que era crime casamento interracial, ambos foram detidos, e o juiz que concedeu soltura cita Deus na parte da sentença em que recrimina relações sexuais entre pessoas de diferentes cores 15:07 - É dito algo como "A violência que o traficante prática, prática por que é traficante ou evangélico?" O Vitor está certo ao vincular a violência com o crime, mas errado ao retirar a religião do contexto da violência, pois afinal, quantas igrejas evangélicas foram fechadas em comunidades onde há criminalidade por serem igrejas evangélicas? Não recordo do Vitor mencionar que foram fechados por traficantes evangélicos por serem terreiros 15:30 - É dito algo como "A elite intelectual odeia pobre" queria lembrar ao Vitor que na pandemia viralizou um video de um pastor e uma pastora, se referiam as pessoas de um determinado bairro pobre algo no sentido de "pessoal mais sujinho", Por esses pastores poderia eu considerar todos os demais assim? Queria saber também o que os evangélicos pensam sobre "área VIP" em igrejas, se isso é ok, e quem é o público dessa zona VIP? Ainda, acho que o Vitor que aparentemente está preocupado com a discriminação aos pobres pode ir numa dessas igrejas da parede preta, ou até numa presbiterianas se informar sobre os pobres que as frenquentam e as ações que elas fazem em comunidades carentes 18:20 - É dito algo como "A gente tem que demonstrar que não tem nenhum Irã para virar". Acho que o Vitor deveria ir conversar com os evangélicos que ABERTAMENTE dizem que deveria ter oração nas escolas, que a bíblia deveria ser lida nas escolas, deveria conversar com o pessoal da bancada evangélica que aprova projeto em cima de projeto na linha do "dia da bíblia", "dia do pastor" e por ai vai. Essa institucionalização da religião em meio ao estado não é exatamente o que voce diz que não ocorre? Outro ponto chave para uma teocracia avançar é o pânico moral, e é muito comum vermos evangélicos fazerem isso com assuntos ligados a lgbts e drogas. Já que o Vitor falou de política, na disputa pela prefeitura de SP um evangélico inventou uma mentira sobre um adversário consumir drogas, mentira essa que foi compartilhada por vários evangélicos, e que chegou ao extremo desse mesmo evangélico publicar laudo falso e ser compartilhado novamente por evangélicos. Chegou ao ponto de um outro evangélico, o pastor Silas Malafaia desmentir o laudo (o laudo, mas não a mentira desde o princípio) e pasmem, evangélicos atacaram o Malafaia por ele estar fazendo o que é certo 24:25 - É dito algo como "Somos a favor da universalidade de direitos" Os evangélicos no congresso do BR há pouco tempo tentaram aprovar o fim do casamento entre pessoas do mesmo sexo (direito esse que é apenas cívil, não religioso), e um outro projeto para criminalizar mulheres que passam pela a experiência do aborto, inclusive aquelas vitimas de estupro. Tudo baseado na sua percepção religiosa, sem dar a ressalva de que o estado é laico e não precisa seguir princípios religiosos para definir direitos como esses. 26:50: É dito algo como "Na tragédia do RS quem tava lá organizando para receber doação" quero informar ao Vitor que vários órgãos e organizações da sociedade civil estavam atuando para socorrer vítimas das enchentes da forma como podiam, e não só evangélicos. Artistas, movimentos sociais, partidos de esquerda e direita, todos mobilizados! Mas vale lembrar que houve evangélicos que disseram que o RS estava sofrendo as consequências por suas "práticas religiosas". Por fim, no início do vídeo, 06:22 é dito algo como "A gente sabe quem é a esquerda e ficou claro nas eleições municipais" . Respondo ao Vitor que eu penso que a esquerda assinou a lei da liberdade religiosa, a Dilma foi a inauguração do templo de Salomão e dezenas de vezes recebeu evangélicos no Planalto. Entretanto crítico a esquerda quando Lula quando junto com a bancada evangélica do congresso aprova leis que visam o perdão de dívida de entes religiosos e mais isenção fiscal para as mesmas, que na maioria beneficiam instituições evangélicos. Embora eu particularmente entenda que a esquerda não conhece realmente os evangélico, e pelo vídeo do Vitor deduzo que há evangélicos que também não conhecem a si mesmos, devo aqui contar ao Vitor que a esquerda não vê evangélicos como mero curral eleitoral, nem como uma massa fácil de seduzir com populismo barato e pânico moral. A esquerda elegeu Monica Franscisco, um mulher negra da periferia e evangélica, mas que não precisou usar sua religião de escada para ser eleita pela esquerda. A esquerda tem orgulho da Senadora Eliziane Gama, evangélica que é evangélica de direita, mas democrática e responsável com seu país, assim como tem orgulho e elegeu Marina Silva pela sua bela biografia. Cristãs essas atacadas pelos próprios evangélicos, enquanto Eduardo Cunha, Pastor Everaldo, nunca sofreram a mesma rejeição dada a essas mulheres. Ainda convido o Vitor a conhecer os dados da eleição de 2024, como por exemplo a taxa de reeleição que conforme analistas políticos, tem haver com as emendas parlamentares, que se cristalizaram durante o governo daquele que se colocou e e foi colocado pela maioria dos evangélicos como seu representante, e que ficaram conhecidas como "orçamento secreto" o que é considerado por muitos uma distorção na administração das finanças públicas, e geraram uma série de mal uso do dinheiro público. Talvez o Vitor entenda o mal que o orçamento secreto produziu ao país e ainda produz, mesmo que sob novos aspectos mas com velhos problemas, possa ajudar a convecer a bancada evangélica a se empenhar pela revogação desse tipo de emenda.
Um dicionário...apenas um dicionário para se verificar os sentidos das palavras e atributos surreais ao seres venerados já seria o suficiente para mudar a lógica dos fatos. Não seria necessário nesses casos um curso de teologia, filosofia ou antropologia para entender o porquê de tantos comportamentos e falas antagônicas. Pensar sobre o sentido daquilo que se profere como verdade absoluta já resolveria metade do problema. A outra metade seria feita pela mudança de postura.Então dizem que deus é amor e que seu amor é incondicional, mas ao mesmo tempo dizem que o único meio de alcançar o amor de deus é adorando-o senão ele te castiga, obedecendo os textos de um livro dito sagrado, aceitando o seu filho como salvador e professando-o como sendo o próprio deus encarnado. POIS “QUEM NÃO CRER NO FILHO JÁ ESTAR CONDENADO”! Desse modo, conclui-se que não há amor incondicional nenhum por parte desse mesmo deus, e que a sujeição total ao que dizem seus representantes a cerca dele é o único meio de alcançar esse “amor” divino.
Juliano Spyer é o exemplo de um intelectual q fez um trabalho sério na análise sobre os evangélicos. Jessé Souza é mais militante q intelectual. Ele e a Marilena Chaiuí nunca conseguiriam fazer uma auto crítica sobre a esquerda. São como cristãos fundamentalistas q vivem na ilusão de q o meio a q pertencem é perfeito.
Os pais têm a obrigação de nutrir a auto-estima de seus filhos; eles TAMBÉM TÊM A OBRIGAÇÃO DE EDUCAR SEUS FILHOS SOBRE A HISTÓRIA DA RELIGIÃO E ENCORAJAR O PENSAMENTO CRÍTICO E INDEPENDENTE E O CETICISMO.* É essencial expor as crianças às realidades da religião.Podemos começar com a necessidade dos humanos primitivos de explicar o mundo ao seu redor e trabalhar nosso caminho através da mitologia antiga, por exemplo. OS antigos deuses gregos, sacrifício humano, Yahweh do Antigo Testamento, Jesus, Maomé e o Islã, as Cruzadas, as conquistas muçulmanas, a Inquisição, missionários nas Américas, hipocrisia do Vaticano, destruição ambiental, superpopulação, pobreza, miséria e exploração, direito até o novo milênio, cristão, islâmico - “pró-vida” e fundamentalismo talibã. Ufa!!!; ->* EXPLIQUE ÀS CRIANÇAS A DIFERENÇA ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO, RAZÃO HUMANA E FÉ, MATERIAL E SOBRENATURAL, MITO E FATO, MORAL RELIGIOSA E ÉTICA HUMANISTA!.;->* Incentive as crianças a examinar as diferenças e semelhanças entre as várias religiões e os contrastes entre sociedades seculares e teocracias!.;->* Incentive as crianças a fazer perguntas e exigir respostas. Incentive as crianças a ler uma grande variedade de livros - de geologia a mitologia - jornais e revistas. Discuta questões éticas com seu filho para que ele aprenda o valor de formar uma opinião. * Explique às crianças as funções do cérebro e como certos tipos de distúrbios neurológicos e doenças mentais foram interpretados no passado como “visões de deus”. * Não vejo mal em frequentar a igreja ocasionalmente com a vovó - isso dá à criança uma visão sobre a crença religiosa e pode atuar como um reforço de imunidade. * As visitas ao museu são ótimas! São esqueletos educativos e de dinossauros do tamanho de casas são um bom antídoto contra a “ciência” da criação! * A MAIORIA DAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS TEM UMA EXCELENTE SELEÇÃO DE LIVROS INFANTIS SOBRE CONHECIMENTO CIENTÍFICO: VIDA na Terra, evolução, dinossauros, sistema solar, ecologia, geologia, biologia, pré-história, sociedade humana, bem como mitologia/mitos da criação de várias culturas. Os livros infantis sobre as diferentes religiões são caiados para dar às crianças uma boa impressão sobre uma determinada religião, ou seja, eles não contam a história completa. Quanto aos livros que criticam a religião, eles são praticamente inexistentes. * Sempre mantenha as linhas de comunicação abertas e incentive seu filho a conversar com você sobre qualquer assunto que esteja em sua mente. * Com as meninas, é importante discutir o papel restrito e o status inferior das mulheres dentro da religião e educá-las sobre a ameaça do fundamentalismo religioso. Veja Mulheres na Bíblia e Islã e Direitos das Mulheres . * Eu não torturaria crianças pequenas com a leitura da Bíblia, mas crianças mais velhas e adolescentes se beneficiarão da alfabetização da Bíblia e do Alcorão. * Podemos ensinar às crianças um comportamento ético pelo exemplo, não por “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”.Crianças confiantes, seguras e bem informadas, com auto-estima saudável, estarão muito mais protegidas contra o vírus da religião.Como Francis Bacon disse uma vez: “Conhecimento é poder!”
. É o brio, a altivez, a soberba. A sensação de que “Eu sou melhor que os outros” por algum motivo. Isto leva a ter uma imagem de si inflada, aumentada, não correspondendo a realidade.Além dos cristãos, podemos considerar como soberbos grupos como os nazistas, os xenófobos, a Ku Klux Kan, entre outros. Não há como o cristão não ser SOBERBO, pois para ele, somente se você aceitar Jesus Cristo como seu salvador você será salvo, e isto é uma pretensão de superioridade. Internamente, o cristão se acha MELHOR que as outras pessoas que não são cristãs. É A SOBERBA HUMANA. Tudo o que não fazem para não se sentirem detentores de um conhecimento superior e secreto. Pertencentes a um grupo de seres iluminados e superiores ao resto da humanidade.
Concordo com o que você diz sobre esses tipo de abordagem feito pela esquerda sobre os evangélicos. Porém, falta clareza e denuncias mais clara sobre muitos movimentos perversos como, por exemplo, Macedo, Valdomiro e Agenor Duque. Falta a nós evangélicos denunciar as perversidades desses sujeitos, pois tem muita gente que pensa que ser evangélico é aquilo.
Os cristãos questionam a religião? Jamais. Questionar dá trabalho e é pecado. A religião não quer, não pode e não deve ser questionada. É apenas suficiente dizer: "Eu creio!" e tudo está resolvido. As pessoas não têm muito tempo para estudar religião e muito menos questioná-la. Apenas um pequeno número freqüenta algum tipo de culto. Sempre num horário que não tenham nada mais importante a fazer, como o Domingo à noite, por exemplo. Os que gostam de ver o "Fantástico", da Rede Globo de Televisão, evitam freqüentar cultos nesse horário.
UFABC MENCIONADA! Inclusive, vc mesmo já deu um estudo na ABU ABC, durante a pandemia, sobre principios de interpretação bíblica, pelo qual eu sou grato até hoje! ruclips.net/video/4TwIfCypTu4/видео.html
Muitos ateus não gostam que se fale em Deus ou riem da gente. Mas tudo bem. Já vc está praticamente afirmando que " esquerda" ateu e " direita" cristão, o que é um equívoco enorme.
Dois passos pra trás necessários, devemos considerar seitas como igrejas? Pois até onde eu lembro as igrejas tradicionais não tem as ditas igrejas neopentecostais como igreja, a exemplo da Mundial, Universal, igreja da graça, adventista, testemunhas de Jeová e afins.
Então amigo, eu comecei a ver isso tardiamente, graças a Deus, graças a Deus que eu sempre gostei da leitura, e comentei a procurar na história da religião cristã no Brasil e vi que os protestantes e os católicos perseguiam os pentecostais no início do século xx, os pentecostais mais pobres começaram evangelizaram o Brasil com fervor e foram com o tempo ganhando espaço. Nós anos 60 a população pentecostais aumentou, e é claro no começo alguns líderes pentecostais viram com isso a possibilidade de ganhar espaço na política, já na década de 80 os políticos evangélicos pentecostais começaram a aparecer no cenário. Agora mudou o cenário dos pentecostais, eles são políticos de direita e até de extrema direita, dizem lutar por pautas cristãs, porém só lutam pela burguesia, pelos empresários e pela elite agrária e não por direitos iguais e pela população mais pobre, é lamentável. O que levou a esse fenômeno no meio dos pentecostais que são a maioria nas periferias são muitas , acho que uma delas é a militância do engajamento nas redes sociais , as fake news e o discurso do ódio comprado pela onda bolsonarista. A realidade socioeconômica é profissional dos evangélicos de periferia tem um ascensão por meio do empreendedorismo, então muitos cristãos pentecostais acabam apoiando a direita por se acharem empresários e não empreendedores, abertos a grandes riscos socioeconômicos da montanha russa econômica brasileira.
Eu não entendo o motivo de cristãos tradicionais se associarem com pentecostal/neopentecostais, principalmente quando o assunto toca a prática política desse grupo. Se a questão fosse a fé, unicamente, eu entenderia, mas o ponto é o que esse grupo anseia na política e na sociedade.
Victor, respeito muito o teu trabalho e te acompanho há muitos anos já, e tenho admiração em muitos pontos e discordâncias em outros, sempre de maneira respeitosa, claro. Acredito que tiras da equação um aspecto importantíssimo do problema, que é: as pessoas cristãs (eu incluso) são uma maioria no Brasil, e de uma maneira ou de outra recebemos uma influência epistemológica sutil da Teologia do Domínio. Essa coisa demoníaca que tá bastante atrelada à teologia da prosperidade coloca sempre o evangélico na obrigação de demonizar o outro, de querer dominar o outro, de colocar a religião pentecostal/evangélica como religião principal, em ocupar todos os espaços (públicos e privados) adaptando uma promessa abraâmica como se fosse para o crente do século XXI. Acho justificado em muitos aspectos o receio do ateu/não-cristão/pessoa da esquerda, e vejo as críticas que se fazem aos evangélicos, não como uma ofensa a essas pessoas, mas a uma lógica incorporada na nossa prática religiosa que é bastante nociva. Procuramos sempre nos defender desses ataques ao invés de perceber o nosso lugar de perseguidores nessa sociedade, se Jesus tivesse vivo hoje, estaríamos crucificando ele de volta, pois estaríamos defendendo essa visão tóxica do evangelho e não a boa nova de fato. Por que não olhamos essas críticas aos evangélicos como o que ela é: uma crítica a como a igreja evangélica se apresenta no Brasil oprimindo pessoas.
Entendo que 507 anos após a reforma protestante, estamos sedentos por uma nova. Mas desta vez não pra tirar a Bíblia da igreja e distribuir ao povo, mas sim para esclarecer o povo que precisam ler a Bíblia. Grande parte dessa manipulação que observamos se dá por conta de ignorância teológica, permitir que outros interpretem a Bíblia por nós e concordar com a interpretação sem questionar pela falta de argumentos suficientes para. O povo é enganado por não conhecer a palavra.
MANTER UM NÍVEL DE CONDUTA MORAL ILIBADA E EQUILIBRADA dissociado de qualquer tipo de agrupamento religioso é uma ofensa a quase todos eles. Uma calúnia e uma blasfêmia direta aos agrupamentos cristãos, pois nesse grupos, o bem e o mal que comentemos estar intimamente relacionados a “ter ou não ter deus no coração”, ou seja, estar ou não ligado a um agrupamento religioso, ser ou não capacho de um “homem de deus”. Segundo eles, é absolutamente impossível qualquer pessoa praticar o bem sem antes de tudo proclamar que só jesus é o senhor e que o pai, o filho e o espírito são a mesma pessoa!.;Agora vejam o contraste dessa afirmação falaciosa: NESSE PAÍS DE GENTE “CHEIA DE DEUS” O QUE MAIS TEM CRESCIDO É A CRIMINALIDADE, A DESORDEM E A CORRUPÇÃO. Será que o sentimento de estar cheio de deus e de ser guiado por deus não é a causa principal de muitas pessoas se esquivarem de suas responsabilidades, trazendo prejuízos à si mesmas e a tantos outros? Nos países onde a constituição tem mais autoridade do que a fé em deus, as pessoas sabem que serão penalizadas por suas ações e um nível de consciência coletiva mais elevada é compartilhada entre todos. Já nos locais onde é mais importante ter fé em deus do que “andar na linha”, são tantas coisas que de tão corriqueiras, passam desapercebidas, sendo antagônicas a própria ideia de um povo “guiado por deus”. Vejamos algumas: • Entre quase 210 nações no globo, temos a terceira maior população carcerária do mundo com quase 1 milhão de presos, SENDO QUE MAIS DE 90% DELES SÃO CRISTÃOS, FREQUENTADORES DE IGREJAS OU DIZEM ACREDITAR EM DEUS E QUE SEGUNDO A CRENÇA COMUMENTE ACEITA, ESSE INDIVÍDUO MESMO ENCARCERADO JÁ SERIA UMA PESSOA “CHEIA DE DEUS” POR FAZER TAL AFIRMAÇÃO!.; • Quando a maioria dos casais (cristãos) se separam, a maior preocupação de um dos conjugues é quanto aos filhos menores, pois na maioria dos casos serão violentados sexualmente ou abusados e humilhados física e moralmente por um dos novos conjugues. NA IMENSA MAIORIA DOS CASOS A JUSTIÇA NUNCA SERÁ FEITA E SEQÜELAS PERMANENTES IRÃO FAZER PARTE DA MENTE OU DO CORPO DO QUE FORA ABUSADO. INCRÍVEL NOTAR COMO ESSAS PESSOAS “CHEIAS DE DEUS” ABUSAM DE INDEFESOS, COMO SE MORASSEM NUMA SELVA, NUM LOCAL SEM LEIS. Os casos mais graves costumam ser exatamente dentro das igrejas, pois qualquer um que intente denunciar esses tipos de abusos será duramente penalizado pelo grupo, já que alguns líderes com medo de perde a “clientela” e causar uma má imagem ao grupo chegam a usar versículos da bíblia de modo intencionalmente distorcidos para inibir o desejo de justiça do fiel. O caso fica mais grave ainda quando o próprio líder é o abusador. Quanto aos casos de maus tratos a menores depois de uma nova união conjugal, há centenas de relatos documentados de conjugues (cristãos) que mataram ou abandonaram em qualquer lugar seus próprios filhos a pedido novo conjugue (cristão), bem como dezenas de outros casos em que os dois juntos cometeram tais crimes. Essas pessoas se dizem cheias de deus, e seus crimes serão esquecidos ou tolerados se continuarem professando essa mesma fé. Ruim mesmo é pra quem morre ou pra quem foi abusado. ESPERAR A “JUSTIÇA DE DEUS” NESSES CASOS, É O MESMO QUE O DIABO SE CONVERTA. SÓ ILUSÃO MESMO!
Desculpa sou novo convertido , ignorante e muitas áreas do evangelho , e comunidade religiosa . Tenho uma pergunta esse "pensadora" de esquerda sabia que o Uber era pentecostal só pelo fato dele falar "Vai com Deus" ?
Talvez pelo jeito de conversar e se portar dentro do veículo ela percebeu que ele era cristão e como em especial ela não gosta de pentecostais ela usou isso como plano de fundo, mas quando é um católico romano da Teologia da Libertação a favor de aborto, que vota na esquerda e a favor de uma suposta revolução eles batem palma!!!
AMBIÇÃO E INDEPENDÊNCIA : Jesus obviamente não se importou com essas características, pelo menos em relação à sua própria agenda. Veja Mateus 10:38: “E quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim”. EM OUTRAS PALAVRAS, ELE ESPERAVA QUE SEUS DISCÍPULOS ABANDONASSEM SUAS VIDAS ANTERIORES E SE JUNTASSEM AO SEU SHOW ITINERANTE DE MÁGICA EVANGÉLICA. Depois disso, eles deveriam continuar a transmitir sua mensagem de acordo com suas instruções.
Sinceramente, fica muito dificil de gostar com o festival de intolerância, crimes em sequência , curandeirismo rasteiro, associação com o tráfico explícita, e a imposição de uma agenda teocrática á todo país, então, vcs deviam repensar onde estão e na lama que estão envolvidos.
Por que deus precisa de glória? Ele tem problemas de baixo estima? O desejo por fama, honra e glória não seria características de pessoas puramente tolas, de mentes não amadurecida, de egoísmo elevado e de caráter duvidoso? Por que deus precisa ser louvado, honrado e glorificado diariamente já que dizem que ele é completo de tudo e de nada precisa? Será que ele se esquece dos próprios atributos que possui e por isso precisa que seus súditos o lembrem sempre? Ou será que ele não tem todos esses atributos que os concílios disseram que ele tem, e dessa forma seus súditos tentam fazê-lo acreditar que ele os tem, a fim de se auto beneficiarem com bajulações descabidas? DIZEM QUE QUEM ESQUECE DE DAR GLÓRIAS AO SEU NOME É COMIDO DE BICHO E TERÁ UMA VIDA INTEIRA DE MALDIÇOES.Por que será que o deus bíblico usa as desgraças alheias para se promover ou faz nações inteiras perecerem com o intuito apenas de ser glorificado e o seu nome ser conhecido? Que tipo de ser é tão carente de atenção assim, a ponto de causar o terror só para ser notado? Não seria mais barato fazer vários outdoor em cada canto do planeta apresentando sua imagem e propostas do que sair matando gente inocente?
Necessidade de culto, de adoração, de bajuladores...ISSO É HERANÇA DOS ANTIGOS REIS, DITADORES E SENHORES DE ESCRAVOS E NÃO DE UMA DIVINDADE! Um deus que se preze “vomitaria” de nojo cada vez que alguém tentasse lhe render louvores, principalmente pela morte dos “inimigos”. A necessidade de culto é nula quando seu “patrão” é bem resolvido, sabe o que quer e onde quer chegar. Somente pessoais baixas e inseguras almejam o culto, pois nesse ato mentem para si mesmas que são amadas por todos, mesmo sabendo que na verdade não o são. Um dos atributos de deus é a sua completude, ou seja ele é completo. Se é completo dispensa qualquer forma de culto, pronto!Há dezenas de outros conceitos controversos e antagônicos que tornam nulas toda e qualquer idéia de divindade que queiram atribuir ao deus cristão por exemplo. Todos esses conceitos não foram formados de um dia pra uma noite, alguns levaram séculos para serem introduzidos sistematicamente, mas que para os “transeuntes da fé” acreditam que as coisas sempre foi assim.
Eu pretendo ocupar esse espaço intelectual! Vou me formar em Ciência da Computação, mas já estou me preparando para a Fuvest e Enem novamente, pois quero estudar história e filosofia. Precisamos de cristãos ocupando esses espaços que hoje são atribuídos à esquerda.
Fontana is back baby
Tem um livro do Gutierres Siqueira " quem tem medo dos evangélicos" é muito bom também, aborda esse tema de teocracia.
@@ricardostechechem5407 quem tem medo dos evangélicos eu não sei. Mas quem ama os evangélicos que eu seu: o diabo.
Como estudante da UFABC e cristã, fico muito triste e peço que orem pela preservação da nossa fé
Esse, infelizmente, é apenas uma amostra do que vemos e ouvimos todos os dias.
Oro muito para que Deus nos capacite para pregar lá dentro
Não é aceitável isso. Reclame e clame socorro divino e das autoridades competentes.
Eu acho um grande ABSURDO gente entrar em igreja e quebrar imagens sacras. Vcs deveriam falar contra o anti-catolicismo
Infelizmente todo ambiente em que há pessoas fortemente de esquerda é assim. Estudei 1 ano na USP e a turma, os professores eram todos assim. Eles tinham um discurso de proteção da periferia, mas viviam com esse tipo de fala como a da Marilena, era como se as pessoas na periferia fossem ratos do laboratório sociológico deles. Sinceramente, é muito nojento, um desrespeito completo às pessoas que eles supostamente estão defendendo.
Após presenciar toda essa hipocrisia, deixei de dizer que eu era de esquerda, pois só é possível ser se vc mudar o cristianismo pra se adequar às ideologias deles, dizer o que eles querem ouvir, como fazem alguns pastores progressistas pregando um Jesus histórico comunista.
Sim, pq p certo é Jesus armamentista e associado ao tráfico.
Acuse-os do que você faz, chame-os do que você é!
Nossa que Gênio vc
@@marisagoes542Nossa, que puxa saco você!
@@marisagoes542Ele ta falando dela tbm.
É a int0ler4ncia do bem.
Ou Intoler4ncia relativa
Saudades destas reflexões... este vídeo tem uma coisa muito séria, ele termina... sinceramente sensacional...pra não perder o costume ❤.
Eu amo o Victor pistola! Show, luta com amor, literalmente
Eu não entendo como a palavra pensador ou intelectual pode ser associada a pessoas que se expressam de forma tão abjeta.
Se vc se desse ao trabalho de saber mais sobre ele não ia parecer tão hipócrita da sua parte. A fala dele é tão somente sobre isso. Os achismos sobre os outros. Isso é muito perigoso.
Eu não entendo como uma pessoa que se intitula intelectual pode ser tão hipócrita no sentido de ditar o que pode ou não ser expressado.
@@marisagoes542 creio que ele ta falando dela.
"Conhecer não só em uma entrevista utilitária".
A frase que vou carregar comigo em 2025
Quando você falou sobre o apoio que a igreja dá aos pobres, me lembrou um livro que estou lendo, escrito pelo mestre e doutor em antropologia Juliano Spyer: Povo de Deus: Quem são os evangélicos e por que eles importam. Quem não conhece, embora ainda não tenho terminado, sugiro a leitura.
Sim. É um dos poucos acadêmicos do Brasil que trata os evangélicos enquanto fenômeno social, com o rigor metodológico necessário.
Boa parte são de pseudo acadêmicos destilando preconceito mesmo...
Tive que ler o livro dela na graduação... observei na época a dicotomia sobre o escrever e o viver e vivenciar... triste, mas essa é a realidade dos que "produzem conhecimento " no Brasil. O pior é que se você quer ter um diploma em uma UF, você não pode pensar e, se pensar de uma maneira oposta a dos catedras, rsrsrs você não se formará...
Isso é natural, visto que professores são pessoas, que por sua vez possuem emoções.
O problema é que há alunos que querem ser maiores que professores. Todos estão ali por um motivo: troca de conhecimento. Professores ensinam e alunos aprendem, qualquer variação disso é bônus.
Faço o possível para dizer ao professor o que ele quer ouvir. Mas formo minha opinião independente da dele. Assim são os livros. Quem os escreve? Mestres e doutores (professores) que registram o seu conhecimento. Quando alguém diz "tal livro cita..." você está "concordando" (usando o pensamento) de alguém.
A academia, no mundo, é repleta de casos de ego. No Brasil não é diferente e pior, aluno não tem a disciplina de respeitar professores.
@@kanamatrix4498 Concordo, mas isso não dá direito ao professor de ficar destilando ódio contra os alunos, como se apenas a opinião dele servisse. O professor deve respeitar o aluno também, como alguém que, ingressando na academia, será tão produtor de conhecimento quanto ele.
P.S.: Sou professor.
@@yoremusic6920 Está assistndo muito a filmes do tipo "Deus está morto".
@@edbarros3504 Detesto esse tipo de filme. A única coisa que estou propondo é que o aluno também respeite o professor e não imponha opinião como se fosse consenso acadêmico ou "a única forma possível de se pensar para um ser humano decente".
Quando eu estava na faculdade, tinham vários professores assim. Não todos, óbvio. Eles também não me perseguia, até porque nunca fui muito confrontador, mas a situação era bem chata. Já me retirei de algumas aulas por conta de proselitismo por conta do professor.
Enfim, respeito mútuo nunca é demais. Só isso que eu proponho.
@@yoremusic6920 Conforme seu comentário, creio que o ponto chave aqui é: o que é respeito para você (principalmente nos dias atuais, no Brasil)?
Se for um professor que dá a aula dele, conta "suas verdades" e não agride verbalmente o aluno que é "comportado"? Beleza, então.
Mas um professor que já sabe que sempre vai ter um aluno "chato", que a todo momento questiona para por o conhecimento do professor à prova, que se limita porque não concorda com o ponto dele...
Todo professor tem um nível de proselitismo.
Se um professor, de geografia, possuir bons argumentos para convencer aos alunos que aquecimento global é falso, ele vai conseguir alguns. Mas os que não creem precisam se opor?
Sabemos que aquecimento global é real,as o professor "ensinar" diferente, nesse caso, não vai impactar drasticamente no conhecimento. Diferente de uma defesa de terra plana. 😅
Hoje, coincidentemente meu devocional na Bíblia da YouVersion (que também coincidentemente a palavra do dia veio pelo Victor Fontana) foi em 2Pedro 3:3 NAA
[3] Antes de tudo, saibam que, nos últimos dias, virão escarnecedores com as suas zombarias, andando segundo as próprias paixões.
E na carta anterior, Pedro fala que é grande valia participar do sofrimento de Cristo, por conta do nome do nosso Senhor.
Resumindo, como é bom ser odiado pela babilônia e amados por Cristo.
Meu nobre, já que tem esse entendimento importante, dissemine isso. Olha quantos crentes estão sedentos de "vingança"?
Incoerente, certo? Para o bem de cada um de nós, precisamos mudar.
Obrigada por essas belas palavras. Que Deus te abençoe 🙏
Sou um pentecostal de periferia, e me interessei por estudar o fenômenos sociológicos do meu meio. Por isso concordo com algumas react desse video do Victor pelo canal do Bruno Reikdal sem preconceitos e claro , o Victor deveria vê-lo com atenção. Sou um dos poucos na minha comunidade de convivência religiosa que começou a ter um ma consciência crítica e política, e por isso sou visto como esquedista. Apesar de poucos recursos mantenho com dificuldades minha biblioteca de biblioteca de teologia, sociologia da religião pentecostal e política .
Vire católico. É benção
Olha aí porque as pessoas vem pegando "medo" de um tipo de crente... @@ArturSilvaGonçalves-i8r
Vocês ouviram o que foi dito: 'Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo'.
Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem.
Mateus 5:43-44
Primeiro! Aveeeee fênix!
Fiquei com medo que fosse Ave Maria
Então. Cheguei aqui por indicação de um querido amigo Pastor Evangélico.
Sou de axé, sou de esquerda e acredito que o problema está nas generalizações.
Tenho um respeito ENORME pelas instituições evangélicas e não meço o todo pela parte (as lideranças que mercantilizam a fé e/ou oscilam valores de acordo com o vento). Temos lideranças na esquerda que são cansadas, traumatizadas (especialmente as que tem relação com religião de matriz africana e são sistematicamente atacadas pelas más exceções) e acabam pecando por pensar com o “estômago”.
Gostei de pontos de sua fala e vou te acompanhar. Precisamos, todos, voltar para as bases e entender qual a função primordial de nossas funções.
Eles querem te exterminar e vc está ai passando pano.tsc,tsc
@@rafaelcherem6224Eles querem te exterminar... Vou te contar viu... Difamação é fogo...
Gargalhei no "quem me conhece sabe"
😂😂😂😂
Fiquei curioso de quem ele estava falando kkk
O Vitor é um querido. Ele está falando para os seguidores dele. Isso é óbvio. Procure saber quem ele é antes de critica-lo. E sobre a "pessoa que ele está falando" não é ela que fala sobre tolerância, amor e etc? .....hipocresia que fala neh
@@thiagowosniak_só pesquisar antes de falar. Antes de qualquer título ele é muito querido no meio teológico, pai de uma menina linda nivel 2 de suporte.
@@RaphaelSilva18tbm acho engraçado a hipocresia.
Nossa, esses dias eu desinstalei o Twitter porque vi um post chamando o Brasil de teocracia. Ao mesmo tempo que aquilo me fez rir, me subiu uma indignação tão grande que não aguentei continuar lá. Deus tenha misericórdia.
Fez muito bem! Aquele Twitter é um negócio absurdo.
@@davimag2071 Tenho pra mim que os cristãos que conseguem ficar lá vão passar pela Grande Tribulação de boa😅
Aquilo é o chorume das redes, muito pesado.
Como sempre um excelente vídeo
Como sempre, brilhante, Victor!
O quão "do bem" a pessoa é, ao ponto de se incomodar com um "vai com Deus"... Quem esse Deus pensa que é?
Uma pergunta que revela muitas verdades
Pessoas dignas de pena. Julgam-se tão sabidas, mas falam tamanho absurdo! Oremos!
Excelentes palavras. Neopentecostal é odiado pq não é entendido. Tenho um profundo respeito pelos neopentecostais apesar de ser ateu. Os exemplos que o Victor Fontana deu de como os evangélicos ajudam, mostra que existe um ideário muito mais de esquerda que imaginamos justamente por essa questão da universalidade já que Deus vê todo mundo como igual. Pois ora, não é assim que uma pessoa de esquerda devia pensar? As frases do Jessé e da Marilena são infelizes demais da conta
neopetencostal não tem que ser entendido. É um movimento herege até para protestantes. mas não são terroristas. só faltam de oportunidades de terem acesso a um conhecimento teológico bem embasado.
Muito bom , quando pede para substituirmos por outros grupos, é perceptível o que disse.
Kkkkkkkkk muito bom! Agora, uma fofoca: ela é muito mentirosa viu! Nehuma das historias delas batem. Se vc pegar cameras e datas das histórias que ela conta os eventos nunca aconteceram e aa pessoas que ela cita nunca estiveram lá. E de papinho em papinho é assim que ela tenta ganhar confiabilidade em suas teses. Até hoje eu não me conformo como ninguém desmascara essa mulher.
Victor, um dia te conto um diálogo rico que tive a oportunidade de ter com um expoente que compõe esse espectro do pensamento. Temos que ama-los. Obrigada, pela milésima vez.
Bah, fantástico
E os valores cristãos de bondade, respeito e amor ao próximo?” Na maioria da vezes não são postos em prática.Poucos cristãos realmente tentam. Alguns só conseguem com muito sacrifício e uma boa dose de hipocrisia. Na maioria das vezes, só com aqueles que são próximos demais: cônjuge, pai, mãe, filhos... É muito difícil alguém conseguir fazer isso com desconhecidos. No período natalino, por exemplo, é fácil perceber o enorme esforço que os cristãos fazem para suportar seus semelhantes. Testar esses valores é fácil. Basta um indivíduo declarar-se contrário ao Cristianismo. No mesmo instante, a bondade, o respeito e o amor cristãos são trocados por ódio, ressentimento e intolerância. EM SITUAÇÕES COMO ESSA, O BICHO HOMEM SURGE SEM MÁSCARA: COLÉRICO, PRECONCEITUOSO E VINGATIVO, COMO SEU DEUS, DE QUEM ELE DIZ SER A IMAGEM E SEMELHANÇA.
Sou sociólogo e acho que algumas coisas devem ser pontudas. A primeira delas é que de fato, parte substancial da elite intelectual não percebe (ou ignora) a desigualdade social manifestada nos espaços de construção do pensamento científico. Essa falta de percepção gera um tipo de discurso que pretende ser reflexivo, mas acaba sendo condescendente com os mais pobres.
O segundo ponto é, quando se fala em "Esquerda" ou "esquerdista" da forma como foi dita no vídeo, o que me parece é que o Victor ignora que não possível generalizar uma corrente de pensamente de forma tão genérica, logo incorre no mesmo erro de intelectuais que massificam pentecostais como se fossem uma única coisa. Além disso, talvez falte ao Victor uma leitura mais profunda sobre o que esses dois intelectuais articulam em seus trabalhos sobre a relação da religião com a política. Ambos trabalham com a ideia de que parte dos evangélicos pentecostais e neopentecostais foram cooptados por um discurso de panico moral, promovido por oportunistas da política de direita e extrema-direita, nesse sentido, no meu ponto de vista, ao mencionar o desconforto com essa relação de parte dos Evangélicos com a extrema-direita a questão gira em torno do quanto as camadas populares são potencialmente vítimas de políticos autoritários que manipulam elementos que são preciosos aos evangélicos.
Meu professor escreveu um trabalho interessante sobre essa temática e usa como referência o próprio Dietrich Bonhoeffer, cristão e intelectual que sofreu na carte com a associação de parte dos cristãos com o fascismo alemão.
🤝❤️
Concordo em partes, mas quando você afirma que "o termo esquerda ou esquerdista é uma generalização incorreta para uma corrente de pensamento," o mesmo vale para a expressão "cooptação por parte de políticos de direita e extrema-direita," especialmente quando se deseja tratar de uma análise mais profunda sobre.
@nascimentvm verdade, fui pouco preciso nessa parte. Mas me refiro especialmente a parte da direita que assumiu esse papel de "conservadora", tipo o bolsonarismo.
Concordo, com o seu comentário. Aparentemente o Victor,caiu na mesma armadilha q a profa..
Catolicismo é benção
Tem medo, pq aquilo q habita neles odeia o Espírito de Deus…
@@elden5052 Isso é consequência dos maus testemunhos que os falsos pastores, cristãos, dão .Eu que sou crente tenho medo de certos cristão. Olha certos jogadores de futebol. ENTRAM no jogo fazendo o sinal da cruz, olha para o céu FALA com Deus, ajoelha no campo ORA, põe faixa escrito : Jesus 100%. Depois sai nos jornais por praticar estupro, outro está preso por estupro coletivo, pastores presos POR ESTUPRO . O ministro da educação do Bolsonaro P ASTOR Milton Ribeiro exigia barra de Ouro. É ou não é para ter medo? FLOR DE LIZ PRESA NUNCA ME CONVENCEU
A BANCADA EVANGÉLICA EM BRASÍLIA É UMA VERGONHA PARA O NOME DO SENHOR. Gosto muito do Victor Fontana mas agora ele também misturando com política, falando da direta da esquerda, pensei que ele estava fora disso, que pena.A Direta não é tudo de bom para Brasil e muito menos para os pobres isso é fato. Nós fomos chamados para sermos sal da terra e luz do mundo . Só que hoje os cristãos muitas das vezes é pior que os impios.Pode ter certeza que essa mulher falou que tem medo porque teve alguma experiência ruim com quem usa o nome do senhor em vão.
Não, temos medo porque vocês quebram terreiros, nos apedrejam, quebram nossos objetos sagrados, nos chamam de filhos de satanás, porque em alguns bairros não podemos sequer usar nossas roupas de santo sem sermos xingados e agredidos.....
@@rafaelrochaporciuncularodr976que radicalismo, nos apredeja, isso não acontece, cite um fato! Quanto a quebrar objetos "sagrados " jamais alguém verá eu ir a um lugar desses badernar, más se eu encontrar um sapo sofrendo costurado com nomes na boca, irei desfazer no nome de Jesus, ou quando encontrar uma obra feita com jarros e peças íntimas, com propósito de destruir casamento alheio, irei desfazer no nome de Jesus, ou alguma obra pra causar enfermidade em alguém, irei desfazer no nome de Jesus, quanta hipocrisia, pense em um povo que dissemina amor😮.
@@rafaelrochaporciuncularodr976 Amigo, isso é a turma da facção lá do Rio de Janeiro... Que não é nem 3% dos que se "identificam como evangélicos" em toda a nação. Te dei essa colher de chá porque aquela turma não é cristã...
@@rafaelrochaporciuncularodr976 Mentirosos, Aonde os pastores neo petencostais apoiam malucos desequilíbrados apredejarem terreros de umbadas? O que você diz a respeito da moça da umbanda que deu uma pedrada na mãe por ela ser crente da Assembléia da igreja de malafaia? Isso você passa pano nê.
Uma vez eu tentei entender um livro da Marilena. Quando eu passei da terceira página, eu já estava meio perdido. Achei que a coisa estava acima de mim e parei. Eu me achei meio burro (rs). Aí eu li um livro do David Hume e vi que ele escrevia bem e ela escreve mal.
Uma mulher que disse odiar a classe média, esquecendo-se que ela mesma pertenceria a esta classe, já diz tudo sobre ela. Eu não perderia nenhum tempo lendo sequer um bilhete escrito por ela.
Não existe traficante evangélico ou cristão, existe traficante disfarçado de evangélico ou cristão. O cristão ou evangélico não trafica por amar ao próximo.
Tenho enorme respeito pelos pentecostais. Nao existiria evangélicos no pais sem os pentecostais. Todos os evangélicos devem ser gratos aos pentecostais.
Não, os pentecostais ensinam tudo errado, e eles são os responsáveis por tanto desigrejado, pois a pessoa vai nessas igrejas e é engambelado por um monte de heresias, se decepcionam pq com o tempo aquele q tem dois neurônios funcionando percebe q foram enganados, foram traídos e saem condenando todos os evangélicos, pensando q todos são ignorantes iguais os pentecostais.
@@jrbr9544 quando sair da jaula vai ver o quanto essa palestrinha é equivocada
@@10101maximus apagaram meu comentário. A vdd é dura, mas ainda bem q deu tempo de vc ler.
@jrbr9544 quando você entender o Reino vai cair em lágrimas por sua cegueira
@@10101maximus vc fala em línguas fajutas? Vc determina a cura? Vc profetiza a vitória? Existe apóstolo na sua igreja? Existe profeta na sua igreja? Tua igreja não apresenta a planilha de todo o valor q entra e sai da igreja? A liderança da sua igreja é formada por pessoas de uma única família? Tua igreja não permite q vc possa visitar outras igrejas evangélicas? Tua igreja prega q só seus membros serão salvos? Tua igreja pede voto da irmandade em algum político? Se a tua resposta for sim para qq uma das perguntas então é vc q irá chorar qdo acordar da cegueira.
Mediante tantos questionamentos que podem ser levantados no quesito “SER CHEIO DE DEUS” ou “deus guarda o seu povo”, faço a mesma pergunta que já fiz em outro texto: A FÉ DEUS É UM ADORNO? UM ENFEITE? UMA SENHA? UM CÓDIGO...? PRA QUE SERVE? QUAL A SUA UTILIDADE? Será que uma pessoa que tem a fé em deus como bandeira principal em suas falas é realmente uma pessoa equilibrada qual possamos nos relacionar seguramente? Uma coisa é certa: quem quer pegar o passarinho jamais vai dizer: “xô passarinho”!Em nome de deus, os maiores danos que se tem registro, foram causados pelo homem e para o próprio homem, seja a si mesmo, a um grupo ou a uma nação inteira.EM NOME DE DEUS POUQUÍSSIMAS PESSOAS SE AJUNTARAM E AINDA SE JUNTAM PARA FAZER O BEM OU QUE É CERTO. ESSAS CERTAMENTE NÃO PRECISARIAM DE DIVINDADE ALGUMA PARA O FAZÊ-LO, MAS O FAZEM POR JULGAREM TAMBÉM ESTAREM SOB DIREÇÃO DIVINA.Depois de tantos erros e acertos, estar mais que na hora de tomarmos vergonha na cara e crescermos, deixarmos de terceirizar nossas responsabilidades ou tentar corromper os deuses para se dar bem em algo, e olharmos mais para a linha horizontal homem-homem e não na vertical homem-deus ou pior ainda: com a cara enterrada no chão falando sozinho.À medida que o time dos bajuladores dos deuses e das vítimas do ocaso divino diminuir, UMA SOCIEDADE MAIS RESPONSÁVEL, SEGURA E SUSTENTÁVEL SURGIRÁ SEM PRECISAR DE PROFECIA MACABRA NENHUMA PARA TRAZER A ORDEM SOCIAL. Nesse dia, os espaço dos que vivem dos “royalties da fé” serão substituído pelos que realmente produzem algo útil a sociedade e a cooperatividade substituirá o vitimíssimo e as divisões que o campo da fé produz. Nesse dia os “deuses” terão de mudar de planeta ou construir “novos céus, novas terras e novos escravos” para manipularem...
Desculpe meu querido, mas em que realidade você vive? Quando você diz que pouquíssimas pessoas se unem em nome de Deus para promover o bem, ignora as universidades, os hospitais, o trabalho social da periferia todos advindos do cristianismo. Além disso, julga a sociedade de forma generalizada considerando que seu mal é a afetação da divindade. Então todos os nossos problemas decorrem de termos um Deus? Tudo ficará melhor se abdicarmos d'Ele? Seu texto tem três grandes problemas: o início, o fim e o intervalo entre eles.
ARROGÂNCIA é querer se sentir superior e não ouvir o que os outros têm a dizer, o que não é o meu caso. Não me acho superior a nenhum grupo (NÃO CONFUNDA EXPOR MINHA OPINIÃO COM ARROGÂNCIA), E ESTOU ABERTO A TODO TIPO DE ARGUMENTO, DESDE QUE ELE ME CONVENÇA COM BASE NA RAZÃO HUMANA E NA PLAUSIBILIDADE. E não, não sou dono da verdade, isso é coisa de religiosos. EU SOU CÉTICO, SÓ ACREDITO EM UMA "VERDADE" SE HOUVEREM EVIDENCIAS PARA ELA. Atitudes absolutistas que ignoram evidencia são características religiosas. DIÁLOGOS NÃO PRECISAM DE CORDIALIDADE OU DE QUALQUER COISINHA BONITINHA PARA ENFEITÁ-LO. PRECISA É DE RECIPROCIDADE PARA QUE AMBOS OS LADOS POSSAM ADMITIR QUE O OUTRO ESTEJA CERTO QUANDO ESTE CONSEGUIR. E PRECISAM SE BASEAR NA CIÊNCIA E NA LÓGICA. Cordialidade, prepotência ou sinceridade não são levadas em conta numa discussão lógica.
Excelente reflexão, Victor.
Trata-se do ódio do bem. Pior é que tem pastor que concorda com eles, porque são de esquerda.
Sabem de quem estou falando.
Olha, eu sou cristão, mas eu me assusto com o modo de ser de mts crentes de certas igrejas. É assustador como são manipulados por suas lideranças e praticam atos de ódio. O jeito é nós darmos um ótimo testemunho.
Não existem exceções, em todo meio há radicais.
Pergunta sincera: por qual motivo citar isso nos comentários do vídeo em que o assunto são as falas de Marilena Chauí e Jessé Souza?
@@GilneiMascarenhas1991 Porque o as falas deles decorrem desses "crentes". Que propagam ódio e são manipulados por "pastores" que usam deles para benefício próprio
@@pakimonsas Quer dizer que o Uber que falou "Deus te acompanhe" sintetiza e expressa todo esse ódio que você descreveu?
@@pakimonsas "Propagam ódio" sob qual ponto de vista?
Quem define o tal do "ódio" ao qual você se refere? É o mesmo ódio que levou o governo da Bahia, em postagem em seu Instagram oficial, dizer que quando um evangélico diz que alguém "tem que procurar Jesus", está proferindo discurso de ódio?
E é exatamente pessoas como a Marilena que defendem tolerância, amor e respeito ao outro.
A IRA E RAIVA por exemplo, é o resultado interior de pessoas que se frustram facilmente por que são desequilibradas ou por que não conseguem ter controle das coisas ao seu redor. Quem é onisciente jamais poderia ficar frustrado, pois nada o surpreenderia, pois por antecipação poderia “calibrar” os próprios sentimentos. Deus é onisciente e mesmo assim estar o tempo inteiro irado...
Em nossa sociedade cristã, “cheia de deus”, os crimes mais cometidos são os crimes contra a vida, a liberdade e a propriedade pública e privada. A mesma bíblia que diz: “trazei todos os dízimos à casa do senhor” ou “o senhor é o meu pastor e nada me faltará”, também diz: “não matarás”, “não roubarás”, “não causarás danos ao teu próximo”, “não mentiras” e tantas outras coisas. COMO NENHUM GRUPO RELIGIOSO SEGUE TOTALMENTE A BÍBLIA E TODOS SEGUEM APENAS O QUE MAIS APOIAM SUAS IDEIAS OU ESCONDEM SEUS DEFEITOS, FICA FÁCIL ESCOLHER NO QUE DESEJA ACREDITAR E DESPREZAR TODO O RESTANTE DO MESMO LIVRO “SAGRADO”. É COMO SE FOSSE UM RESTAURANTE SELF-SERVICE: CADA UM PEGA APENAS O QUE GOSTA DE COMER OU QUE PODE PAGAR!.; Em nosso país cristão, cuja bancada evangélica foi eleita justamente para “velar pela nação” e guiar nosso povo para mais perto de deus, nossos políticos tem sido retratados em todos os cantos do mundo como sendo os mais suscetíveis ou coniventes com a corrupção. Que vergonha! Estamos virando uma piada lá fora, enquanto que países considerado como ateus tem fechado suas prisões por falta de “clientes”. Em alguns lugares onde o brasileiro era tido como um povo alegre e receptivo, agora estarmos sendo retratados como trouxas e defensores de criminosos políticos.
Fala Victor! Tenho uma pergunta que não tem haver com o vídeo, mas importante. Em um certo vídeo, você citou um teólogo que melhorou a ideia de exílio do N.T.Wright. Gostaria de saber o nome do autor e sua obra se não for muito incômodo. Desde já, muito obrigado !
Vitor cita as tempestades no sul do país.... Engraçado que uma pastora diz que as tempestades foram culpas dos terreiros.... Se eu citar tudo que foi falado a respeito disso....serei bloqueado....
Infelizmente, nos cristãos, só gritamos quando apanhamos, mas quando batemos,nos calamos. Peço perdão por essa ofensa,mesmo q não tenha saído dos meus lábios.
O Victor falou sobre esses absurdos na época, procure os vídeos e lives que tratam das enchentes e você verá as críticas dele a esse tipo de coisa.
@@joilmapaulo9432esperamos também o perdão pelo nojento Anti-catolicismo. Invasão de igreja pra quebrar imagens é crime. E não são os ateus, os budistas, os judeus, os muçulmanos e umbandistas que estão fazendo essas coisas anti-católicas
@@ArturSilvaGonçalves-i8r Infelizmente, quando se segue líder com pensamento distorcido,o povo se desvia da verdade e do amor ao próximo.
Espero de verdade, q o amor de Deus seja sobre nós, ao ponto de essas coisas não ocorra mais.
@@joilmapaulo9432 não é que vc tá certo?
Não achei a frase em que vc pede perdão igual no outro comentário. Li errado?
No Paraná vários funcionários públicos como conselheiros tutelar estão sofrendo perseguição por serem cristãos
Oremos ❤
Verdade
Victor, em primeiro lugar eu amo você. Já saí de muito longe só pra ver uma pregação sua, e vou fazer isso de novo agora em novembro, qiando vc for pregar na Zona Leste.
Vc colocou um ponto importante: você é "bem nascido"! Se você tivesse nascido pobre, de periferia, e tivesse esse conteúdo intelectual-teológico (que um pobre de periferia nunca vai ter, pois fazer a caminhada de construção do teu intelecto CUSTA CARO), você entenderia que ser pobre, evangélico de direita não faz sentido. Você sabe muito bem como surgiu esse negócio de Direita e Esquerda lá na França.
Não é possível que vc seja tão ingênuo a ponto de não enxergar como o povo evangélico está sendo cooptado, com a mente cauterizada, para manutenção de poder dos donos de grande igrejas no nosso país. Inclusive um dele é DONO do partido do Governador de SP, e logo vai ter um líder na câmara dos deputados. Essa manipulação da ingnorância, que impede de um pobre evangélico ter consciência de classe, é extremamente interessante pra "conservar" o PODER político das classes dominantes. E a única coisa que o pobre tá conservando é a desigualdade social, e desmonte dos direitos trabalhistas e benefícios sociais. A Direita NUNCA vai defender direitos de pobre. Isso dá brecha pra esses "intelectuais" de esquerda fazer essa consideração equivocada sobre nosso povo. A política subiu aos púlpitos!
Mas fazer um vídeo pra mexer com isso espinhoso, né? Aí quando vc se ofende com uma fala equivocada desses intelectuais que também naõ tem vivência de pobre, faz vídeo.
No final é debate de intelectuais, porque nem Teólogos maravilhosos como vc, nem intelectuais como esses dois que vc citou, tem vivência de pobre de periferia.
O comentário mais sensato, assistia muito aos vídeos do Victor, mas depois que ele fez um vídeo tão superficial sobre um assunto tão delicado que foi a pec do e$tupr@... Deu um desânimo, mesmo sendo cristãos, não podemos tratar de modo tão superficial assunto tão sério e importantes... Assistindo esse vídeo fiquei com essa mesma sensação, complicado quando queremos tratar sobre assuntos espinhosos, vivendo limitados dentro do nosso campo de visão....
Com toda humildade do mundo, gostaria de entender como as pessoas que possuem viés esquerdista não conseguem compreender que o pobre não tem consciência de classe, não sabe de garantias sociais ou distribuição de renda. Ele se aproxima dos ideais da direita única e exclusivamente pela MORAL CONSERVADORA SOCIAL que a esquerda tem o prazer de avacalhar. Enquanto a esquerda continuar pregando essa cultura woke que fere deliberadamente os princípios cristãos, o pobre mais pobre, principalmente os que seguem a Bíblia, continuarão vendo todos de esquerda como seus inimigos. Eles não têm conhecimento suficiente para discutir sobre economia, mas nunca irão apoiar quem é à favor de aborto e casamento gay. O importante para o crente pobre são as pautas conservadoras apoiadas pela direita. A esquerda necessita perder um pouco dessa arrogância e entender os reais motivos em vez de só ficar chamando o pobre de ignorante.
Victor, alguma atualização no curso roteiro de estudos?
O incrível é que alguns intelectuais vêem virtudes nas organizações santas que atuam nos morros e nos presídios
1Pedro 3: Mas, ainda que venhais a sofrer por causa da justiça, bem-aventurados sois. Não vos amedronteis, portanto, com as suas ameaças, nem fiqueis alarmados; 15 antes, santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós.
O que nós podemos fazer? Eu, pelo menos, a ignoro. Não estou nem aí para o ódio desta senhora. O amor do Senhor Jesus é muito maior do que qualquer ódio. Esse amor supre todas as minhas necessidades. E eu estou sabendo da existência dessa senhora por causa do vídeo. Nem sabia quem ela era.
E quando nós (evangélicos) falamos do Iram, eles dizem que somos preconceituosos. Vamos voltar para as bases.
Olha acho o vídeo do Vitor um vídeo que eu classificaria como uma série de adjetivos ruins, mas nisso concordo com você, a esquerda no geral não é tão crítica a determinados países islâmicos como é com outros grupos religiosos
Também é importante lembrar que o "cristianismo liberal" que existiu na Alemanha nos séculos XIX e início do XX nada tem a ver com o que hoje chamam de liberalismo teológico.
Olá. Desculpe pelo comentário não ser assunto do vídeo. Mas poderia colocar na rinha bíblica a passagem de 1 joao 4:15 . Obrigada!🙏🏼
Eu sou evangelico e er ora mim ficar feliz com o crescimento evangelico, mas infelizmente nós estamos tendo um crescimento de pessoas convencidas a um segmento religioso tipo como era na Irlanda entre católicos e protestantes. O crescimento das Igrejas como está se dando infelizmente não é de pessoas convertidas a Cristo ,mas conhecida a serem de um segmento que está mais voltado para um sistema religioso. E sim do jeito que está quando se tornarmos a maioria de evangelhico do jeito que está vamos nos tornar um Irã sim.
Curioso como gente tão inteligente assim tem tão pouco autocrítica e menos ainda memória, porque quem sempre teve um bom relacionamento com o governo iraniano e tantos outros do mesmo calibre, desde a primeira vez no poder, é o governo da mesma vertente deles...
Então, diante de comentários "cristofóbicos", creio que nossa oração deveria ser: Pai me ajuda a amar essas pessoas e fazer genuinamente a oração "perdoa-lhes, eles não sabem o que falam". E Vitor, não estou nem aí se você foi ou não pra Seul. 😂😂😂. Deus te abençoe e continue concedendo sabedoria do Alto. Tenho aprendido muito com vc. Abraço.
Se a 'perseguição ' fosse por causa de Cristo, essa seria a nosso postura correta. O problema é,q não é por isso.
@@joilmapaulo9432 Parcialmente correto. As elites intelectuais brasileiras são preconceituosas e hostis a evangélicos per si, sim.
Eu gostaria de saber o que a direita e?
Os evangélicos cristianizou a direita e a direita,mudanizou alguns seguimentos da igreja. Quando entendermos isso,vamos ver porque os evangélicos vão sofrer perseguição no âmbito público e só não vai ser por órgãos governamentais, porque temos a lei da liberdade cristã.
@@joilmapaulo9432Puxa vc falou tudo.
@@MariaCarvalho-ks5ix Vejo os cristãos hoje dizendo,cristãos não podem ser de esquerda, aí lembro q foi os cristãos, q em 89,apoiaram o Lula,em troca da lei q o Lula,sancionou em 2000,q é os direitos adequeridos da igreja em seu governo. Por isso q eu sempre digo,quem apoia a direita, dizendo q são a certa p a igreja apoiar, eu lembro q isso é meramente oportunismo.
Há dezenas de outros conceitos controversos e antagônicos que tornam nulas toda e qualquer idéia de divindade que queiram atribuir ao deus cristão por exemplo. Todos esses conceitos não foram formados de um dia pra uma noite, alguns levaram séculos para serem introduzidos sistematicamente, mas que para os “transeuntes da fé” acreditam que as coisas sempre foi assim.UM DEUS ONISCIENTE E ETERNO, que cria pessoas com uma vida curta mesmo sabendo exatamente quais iriam “amá-lo” e as quais iriam “PECAR”, e que estas apenas por alguns segundos de “PECADOS” irão padecer eternamente num tormento infernal sem fim, para todo o sempre...Isso não cola, não condiz com a idéia de amor e justiça que dizem ser um dos atributos principais de do deus cristão!.Um paraíso celestial que só poderá ser alcançado se formos capachos de pessoas maliciosas, mal intencionadas, gananciosas ou sedentas de poder...quer dizer... Melhor dizendo... UM CÉU QUE SÓ PODERÁ SER ALCANÇADO MEDIANTE UMA VIDA DE PRIVAÇÕES, PENITENCIAS, NEGAÇÃO DA PRÓPRIA NATUREZA HUMANA CRIADA POR ELE MESMO, e pela confissão pública de que um suposto galileu assassinado aos 33 anos é o deus filho, encarnado em forma humana...Já vi isso em outro lugar, onde mesmo? Já sei: nos vários outros “messias” e deuses da cultura “pagã” que alguém resolver tomar para si e registrar como se fosse dono da patente!.;Fora isso tem a idéia do purgatório, do celibato, da celebração ritualísticas diárias pessoais e coletivas, da obediência aos sacramentos, dos ritos de passagens, das festividades para lembrá-lo o quanto ele é grande, forte e poderoso, ou lembrá-lo de sua própria morte e ressurreição bem como dos rituais e orações para lembrá-lo que ele precisar se lembrar dos órfãos, dos pobres, famintos e necessitados do mundo inteiro...TUDO ISSO ANULA A IDEIA DO SAGRADO NESSE DEUS E AS PESSOAS NEM SE DÃO CONTA.
Assim como Jonas influenciou TODA a nacao de Ninive, pregando a palavra aos menores da sociedade, o Brasil fará o mesmo caminho, pregando o Evangelho aos menores e mudando a sociedadde. O Culto Cristao muda a cultura de um pais.
Amem.
Mas a evidência de que Hitler acreditava em um Deus criador pessoal - e em uma vida após a morte pessoal, que também exclui o panteísmo - É amplamente forte.Da mesma forma, há evidência de que Hitler venerava Jesus Cristo como uma figura central em sua soteriologia torcida.
O Victor tem virado uma figura interessante…a base do vídeo não está relacionada a um pensamento de esquerda, mas a um comportamento humano. Ele pincela o comportamento humano praticado por pessoas de esquerda, para fazer crítica a esquerda. Sugiro um exercício: faça a inversão da história, um cristão ouve de um taxista um “exu te abençoe”, e ele se assuste. Você vai construir a mesma estrutura argumentativa com diferentes exemplo, porque é um comportamento humano (até não generalizado), não é um comportamento ideológico, e sim a gente diante do diferente. Isso faz com que o conteúdo seja político, ideológico. Aí fica estranho a frase “não faço vídeo político em tempo de eleição para não influenciar”, mas nos três anos anteriores o canal é repleto de vídeos do tipo. Dá uma canseira…
Eu acredito que a crítica do Fontana é válida, acompanho muitos canais de esquerda e escuto podcast e eles contam essas histórias que parecem inventadas , acredito que é pra afirmar que a esquerda está numa cruzada contra a teocracia que vai dominar o mundo e os evangélicos que acompanho falam que existe uma ordem que governa o mundo kkkk , então o que o Victor disse está correto na minha visão, pois nossos comportamentos são guiados por ideologias uma mais outros menos . Abraços
Curiosamente vi muita crítica por parte de pessoas de esquerda/progressista à fala do Jessé Souza no bluesky (VOLTA PRA LÁ, VICTOR!!!). Tenho minhas dúvidas se esse tipo de raciocínio tem infiltração "nas massas" quanto tem nos meios acadêmicos e políticos - suposta alta cúpula.
Mas tenho uma dúvida tangencial ao tema do vídeo: Ao falar sobre o fascismo alemão você cita o apoio por parte de um cristianismo liberal. Qual era linha ideológica ou teologia desse cristianismo?
Eu estou quase começando a ter medo do movimento neopentecostal, a cada loucura sendo chamado de evangelho, dizendo e fazendo cada loucura dizendo que Deus mandou falar, que tá dando medo de ter medo. Claro, meu medo não tem a mesma motivação de ambos.
Depende muito. O problema são os pastores oportunistas. Ser neopentecostal não deveria afetar ninguém. Sou ateu e curto muito discutir religião
É só ler às escrituras, E dizer pra essas pessoas pseudo Evangélicos, que tem um Dom de
profecias. Essa profecia provém do altíssimo?
Concordo com tudo, só um detalhe amar sim, mas sem esperar que com isso eles mudem de opinião a respeito dos cristãos, pois o ódio deles é pela palavra que carregamos é ao Cristo que servimos.
É inegável que o cristão é o povo mais odiado da Terra.
Todo mundo quer ouvir que os seus pecados estão perdoados, mas não quer atender o "vai e não peques mais".
Aliás, que pecado? Na teoria da relativização, o que um considera pecado, o outro, não; e 'tá tudo bem'. Assim dizem. E se insistir no contrário, é discurso de ódio, mas desta vez, sem relativismo.
Enquanto isso, a criminalização da sã doutrina está tomando forma na demagogia brasileira.
👍
Respeito muito o Vitor, e concordo que utilizar o Irã como alegoria, foi ruim. Porém o receio que os evangélicos no Brasil transformem o Brasil numa teocracia (e possivelmente absolutista), é totalmente justificado. A demais quero responder alguns pontos do vídeo:
12:40 - É dito algo no sentido de "Qual país viola direitos por causa dos evangélicos"? É fato que hoje não ha um país de maioria cristã que institucionalmente viole direitos por conta da religião, o que não quer dizer que nunca houve, ou pior que evangélicos e cristãos não se aliaram a poderes políticos da época para patrocinar genocídio, exploração e escravidão. O racismo nos EUA teve forte apoio dos protestantes, a ponto de por muitos anos as igrejas serem separadas para brancos e negros. No caso Loving, onde uma mulher negra casou-se com um homem branco, na época que era crime casamento interracial, ambos foram detidos, e o juiz que concedeu soltura cita Deus na parte da sentença em que recrimina relações sexuais entre pessoas de diferentes cores
15:07 - É dito algo como "A violência que o traficante prática, prática por que é traficante ou evangélico?" O Vitor está certo ao vincular a violência com o crime, mas errado ao retirar a religião do contexto da violência, pois afinal, quantas igrejas evangélicas foram fechadas em comunidades onde há criminalidade por serem igrejas evangélicas? Não recordo do Vitor mencionar que foram fechados por traficantes evangélicos por serem terreiros
15:30 - É dito algo como "A elite intelectual odeia pobre" queria lembrar ao Vitor que na pandemia viralizou um video de um pastor e uma pastora, se referiam as pessoas de um determinado bairro pobre algo no sentido de "pessoal mais sujinho", Por esses pastores poderia eu considerar todos os demais assim? Queria saber também o que os evangélicos pensam sobre "área VIP" em igrejas, se isso é ok, e quem é o público dessa zona VIP? Ainda, acho que o Vitor que aparentemente está preocupado com a discriminação aos pobres pode ir numa dessas igrejas da parede preta, ou até numa presbiterianas se informar sobre os pobres que as frenquentam e as ações que elas fazem em comunidades carentes
18:20 - É dito algo como "A gente tem que demonstrar que não tem nenhum Irã para virar". Acho que o Vitor deveria ir conversar com os evangélicos que ABERTAMENTE dizem que deveria ter oração nas escolas, que a bíblia deveria ser lida nas escolas, deveria conversar com o pessoal da bancada evangélica que aprova projeto em cima de projeto na linha do "dia da bíblia", "dia do pastor" e por ai vai. Essa institucionalização da religião em meio ao estado não é exatamente o que voce diz que não ocorre? Outro ponto chave para uma teocracia avançar é o pânico moral, e é muito comum vermos evangélicos fazerem isso com assuntos ligados a lgbts e drogas. Já que o Vitor falou de política, na disputa pela prefeitura de SP um evangélico inventou uma mentira sobre um adversário consumir drogas, mentira essa que foi compartilhada por vários evangélicos, e que chegou ao extremo desse mesmo evangélico publicar laudo falso e ser compartilhado novamente por evangélicos. Chegou ao ponto de um outro evangélico, o pastor Silas Malafaia desmentir o laudo (o laudo, mas não a mentira desde o princípio) e pasmem, evangélicos atacaram o Malafaia por ele estar fazendo o que é certo
24:25 - É dito algo como "Somos a favor da universalidade de direitos" Os evangélicos no congresso do BR há pouco tempo tentaram aprovar o fim do casamento entre pessoas do mesmo sexo (direito esse que é apenas cívil, não religioso), e um outro projeto para criminalizar mulheres que passam pela a experiência do aborto, inclusive aquelas vitimas de estupro. Tudo baseado na sua percepção religiosa, sem dar a ressalva de que o estado é laico e não precisa seguir princípios religiosos para definir direitos como esses.
26:50: É dito algo como "Na tragédia do RS quem tava lá organizando para receber doação" quero informar ao Vitor que vários órgãos e organizações da sociedade civil estavam atuando para socorrer vítimas das enchentes da forma como podiam, e não só evangélicos. Artistas, movimentos sociais, partidos de esquerda e direita, todos mobilizados! Mas vale lembrar que houve evangélicos que disseram que o RS estava sofrendo as consequências por suas "práticas religiosas".
Por fim, no início do vídeo, 06:22 é dito algo como "A gente sabe quem é a esquerda e ficou claro nas eleições municipais" . Respondo ao Vitor que eu penso que a esquerda assinou a lei da liberdade religiosa, a Dilma foi a inauguração do templo de Salomão e dezenas de vezes recebeu evangélicos no Planalto. Entretanto crítico a esquerda quando Lula quando junto com a bancada evangélica do congresso aprova leis que visam o perdão de dívida de entes religiosos e mais isenção fiscal para as mesmas, que na maioria beneficiam instituições evangélicos. Embora eu particularmente entenda que a esquerda não conhece realmente os evangélico, e pelo vídeo do Vitor deduzo que há evangélicos que também não conhecem a si mesmos, devo aqui contar ao Vitor que a esquerda não vê evangélicos como mero curral eleitoral, nem como uma massa fácil de seduzir com populismo barato e pânico moral. A esquerda elegeu Monica Franscisco, um mulher negra da periferia e evangélica, mas que não precisou usar sua religião de escada para ser eleita pela esquerda. A esquerda tem orgulho da Senadora Eliziane Gama, evangélica que é evangélica de direita, mas democrática e responsável com seu país, assim como tem orgulho e elegeu Marina Silva pela sua bela biografia. Cristãs essas atacadas pelos próprios evangélicos, enquanto Eduardo Cunha, Pastor Everaldo, nunca sofreram a mesma rejeição dada a essas mulheres.
Ainda convido o Vitor a conhecer os dados da eleição de 2024, como por exemplo a taxa de reeleição que conforme analistas políticos, tem haver com as emendas parlamentares, que se cristalizaram durante o governo daquele que se colocou e e foi colocado pela maioria dos evangélicos como seu representante, e que ficaram conhecidas como "orçamento secreto" o que é considerado por muitos uma distorção na administração das finanças públicas, e geraram uma série de mal uso do dinheiro público. Talvez o Vitor entenda o mal que o orçamento secreto produziu ao país e ainda produz, mesmo que sob novos aspectos mas com velhos problemas, possa ajudar a convecer a bancada evangélica a se empenhar pela revogação desse tipo de emenda.
Um dicionário...apenas um dicionário para se verificar os sentidos das palavras e atributos surreais ao seres venerados já seria o suficiente para mudar a lógica dos fatos. Não seria necessário nesses casos um curso de teologia, filosofia ou antropologia para entender o porquê de tantos comportamentos e falas antagônicas. Pensar sobre o sentido daquilo que se profere como verdade absoluta já resolveria metade do problema. A outra metade seria feita pela mudança de postura.Então dizem que deus é amor e que seu amor é incondicional, mas ao mesmo tempo dizem que o único meio de alcançar o amor de deus é adorando-o senão ele te castiga, obedecendo os textos de um livro dito sagrado, aceitando o seu filho como salvador e professando-o como sendo o próprio deus encarnado. POIS “QUEM NÃO CRER NO FILHO JÁ ESTAR CONDENADO”! Desse modo, conclui-se que não há amor incondicional nenhum por parte desse mesmo deus, e que a sujeição total ao que dizem seus representantes a cerca dele é o único meio de alcançar esse “amor” divino.
Juliano Spyer é o exemplo de um intelectual q fez um trabalho sério na análise sobre os evangélicos.
Jessé Souza é mais militante q intelectual. Ele e a Marilena Chaiuí nunca conseguiriam fazer uma auto crítica sobre a esquerda. São como cristãos fundamentalistas q vivem na ilusão de q o meio a q pertencem é perfeito.
🙌🙌🙌🙌🙌
Excelente, e nem tô falando pela "treta". Mudando de assunto e os vídeos "pastorais" sobre Bevere e afins, ainda tem paciência?
Os pais têm a obrigação de nutrir a auto-estima de seus filhos; eles TAMBÉM TÊM A OBRIGAÇÃO DE EDUCAR SEUS FILHOS SOBRE A HISTÓRIA DA RELIGIÃO E ENCORAJAR O PENSAMENTO CRÍTICO E INDEPENDENTE E O CETICISMO.* É essencial expor as crianças às realidades da religião.Podemos começar com a necessidade dos humanos primitivos de explicar o mundo ao seu redor e trabalhar nosso caminho através da mitologia antiga, por exemplo. OS antigos deuses gregos, sacrifício humano, Yahweh do Antigo Testamento, Jesus, Maomé e o Islã, as Cruzadas, as conquistas muçulmanas, a Inquisição, missionários nas Américas, hipocrisia do Vaticano, destruição ambiental, superpopulação, pobreza, miséria e exploração, direito até o novo milênio, cristão, islâmico - “pró-vida” e fundamentalismo talibã. Ufa!!!; ->* EXPLIQUE ÀS CRIANÇAS A DIFERENÇA ENTRE CIÊNCIA E RELIGIÃO, RAZÃO HUMANA E FÉ, MATERIAL E SOBRENATURAL, MITO E FATO, MORAL RELIGIOSA E ÉTICA HUMANISTA!.;->* Incentive as crianças a examinar as diferenças e semelhanças entre as várias religiões e os contrastes entre sociedades seculares e teocracias!.;->* Incentive as crianças a fazer perguntas e exigir respostas. Incentive as crianças a ler uma grande variedade de livros - de geologia a mitologia - jornais e revistas. Discuta questões éticas com seu filho para que ele aprenda o valor de formar uma opinião.
* Explique às crianças as funções do cérebro e como certos tipos de distúrbios neurológicos e doenças mentais foram interpretados no passado como “visões de deus”.
* Não vejo mal em frequentar a igreja ocasionalmente com a vovó - isso dá à criança uma visão sobre a crença religiosa e pode atuar como um reforço de imunidade.
* As visitas ao museu são ótimas! São esqueletos educativos e de dinossauros do tamanho de casas são um bom antídoto contra a “ciência” da criação!
* A MAIORIA DAS BIBLIOTECAS PÚBLICAS TEM UMA EXCELENTE SELEÇÃO DE LIVROS INFANTIS SOBRE CONHECIMENTO CIENTÍFICO: VIDA na Terra, evolução, dinossauros, sistema solar, ecologia, geologia, biologia, pré-história, sociedade humana, bem como mitologia/mitos da criação de várias culturas. Os livros infantis sobre as diferentes religiões são caiados para dar às crianças uma boa impressão sobre uma determinada religião, ou seja, eles não contam a história completa. Quanto aos livros que criticam a religião, eles são praticamente inexistentes.
* Sempre mantenha as linhas de comunicação abertas e incentive seu filho a conversar com você sobre qualquer assunto que esteja em sua mente.
* Com as meninas, é importante discutir o papel restrito e o status inferior das mulheres dentro da religião e educá-las sobre a ameaça do fundamentalismo religioso. Veja Mulheres na Bíblia e Islã e Direitos das Mulheres .
* Eu não torturaria crianças pequenas com a leitura da Bíblia, mas crianças mais velhas e adolescentes se beneficiarão da alfabetização da Bíblia e do Alcorão.
* Podemos ensinar às crianças um comportamento ético pelo exemplo, não por “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”.Crianças confiantes, seguras e bem informadas, com auto-estima saudável, estarão muito mais protegidas contra o vírus da religião.Como Francis Bacon disse uma vez: “Conhecimento é poder!”
. É o brio, a altivez, a soberba. A sensação de que “Eu sou melhor que os outros” por algum motivo. Isto leva a ter uma imagem de si inflada, aumentada, não correspondendo a realidade.Além dos cristãos, podemos considerar como soberbos grupos como os nazistas, os xenófobos, a Ku Klux Kan, entre outros. Não há como o cristão não ser SOBERBO, pois para ele, somente se você aceitar Jesus Cristo como seu salvador você será salvo, e isto é uma pretensão de superioridade. Internamente, o cristão se acha MELHOR que as outras pessoas que não são cristãs. É A SOBERBA HUMANA. Tudo o que não fazem para não se sentirem detentores de um conhecimento superior e secreto. Pertencentes a um grupo de seres iluminados e superiores ao resto da humanidade.
Talvez para estas pessoas tenha que falar Vai com o Dia** (não faria isto, mas parece que é o que eles querem rsrsrs)
O taxista devia ter falado "opa, peraí, eu sou da ibab"...
😂 mto bom!
😂😂
Concordo com o que você diz sobre esses tipo de abordagem feito pela esquerda sobre os evangélicos. Porém, falta clareza e denuncias mais clara sobre muitos movimentos perversos como, por exemplo, Macedo, Valdomiro e Agenor Duque. Falta a nós evangélicos denunciar as perversidades desses sujeitos, pois tem muita gente que pensa que ser evangélico é aquilo.
Os cristãos questionam a religião? Jamais. Questionar dá trabalho e é pecado. A religião não quer, não pode e não deve ser questionada. É apenas suficiente dizer: "Eu creio!" e tudo está resolvido. As pessoas não têm muito tempo para estudar religião e muito menos questioná-la. Apenas um pequeno número freqüenta algum tipo de culto. Sempre num horário que não tenham nada mais importante a fazer, como o Domingo à noite, por exemplo. Os que gostam de ver o "Fantástico", da Rede Globo de Televisão, evitam freqüentar cultos nesse horário.
UFABC MENCIONADA! Inclusive, vc mesmo já deu um estudo na ABU ABC, durante a pandemia, sobre principios de interpretação bíblica, pelo qual eu sou grato até hoje!
ruclips.net/video/4TwIfCypTu4/видео.html
Tutorial de como confrontar o hipócrita com a sua hipocrisia.
Queria ver as opiniões de Victor sobre as ideias e pensamento de esquerda e Botelho defende junto com Edi e Rene Padilha 😊😊.
Muitos ateus não gostam que se fale em Deus ou riem da gente. Mas tudo bem. Já vc está praticamente afirmando que " esquerda" ateu e " direita" cristão, o que é um equívoco enorme.
Dois passos pra trás necessários, devemos considerar seitas como igrejas? Pois até onde eu lembro as igrejas tradicionais não tem as ditas igrejas neopentecostais como igreja, a exemplo da Mundial, Universal, igreja da graça, adventista, testemunhas de Jeová e afins.
Então amigo, eu comecei a ver isso tardiamente, graças a Deus, graças a Deus que eu sempre gostei da leitura, e comentei a procurar na história da religião cristã no Brasil e vi que os protestantes e os católicos perseguiam os pentecostais no início do século xx, os pentecostais mais pobres começaram evangelizaram o Brasil com fervor e foram com o tempo ganhando espaço. Nós anos 60 a população pentecostais aumentou, e é claro no começo alguns líderes pentecostais viram com isso a possibilidade de ganhar espaço na política, já na década de 80 os políticos evangélicos pentecostais começaram a aparecer no cenário. Agora mudou o cenário dos pentecostais, eles são políticos de direita e até de extrema direita, dizem lutar por pautas cristãs, porém só lutam pela burguesia, pelos empresários e pela elite agrária e não por direitos iguais e pela população mais pobre, é lamentável. O que levou a esse fenômeno no meio dos pentecostais que são a maioria nas periferias são muitas , acho que uma delas é a militância do engajamento nas redes sociais , as fake news e o discurso do ódio comprado pela onda bolsonarista. A realidade socioeconômica é profissional dos evangélicos de periferia tem um ascensão por meio do empreendedorismo, então muitos cristãos pentecostais acabam apoiando a direita por se acharem empresários e não empreendedores, abertos a grandes riscos socioeconômicos da montanha russa econômica brasileira.
O cristão foi chamado para odiar o mal, logo...
Brincadeira 😂
Eu não entendo o motivo de cristãos tradicionais se associarem com pentecostal/neopentecostais, principalmente quando o assunto toca a prática política desse grupo. Se a questão fosse a fé, unicamente, eu entenderia, mas o ponto é o que esse grupo anseia na política e na sociedade.
Victor, respeito muito o teu trabalho e te acompanho há muitos anos já, e tenho admiração em muitos pontos e discordâncias em outros, sempre de maneira respeitosa, claro.
Acredito que tiras da equação um aspecto importantíssimo do problema, que é: as pessoas cristãs (eu incluso) são uma maioria no Brasil, e de uma maneira ou de outra recebemos uma influência epistemológica sutil da Teologia do Domínio. Essa coisa demoníaca que tá bastante atrelada à teologia da prosperidade coloca sempre o evangélico na obrigação de demonizar o outro, de querer dominar o outro, de colocar a religião pentecostal/evangélica como religião principal, em ocupar todos os espaços (públicos e privados) adaptando uma promessa abraâmica como se fosse para o crente do século XXI. Acho justificado em muitos aspectos o receio do ateu/não-cristão/pessoa da esquerda, e vejo as críticas que se fazem aos evangélicos, não como uma ofensa a essas pessoas, mas a uma lógica incorporada na nossa prática religiosa que é bastante nociva. Procuramos sempre nos defender desses ataques ao invés de perceber o nosso lugar de perseguidores nessa sociedade, se Jesus tivesse vivo hoje, estaríamos crucificando ele de volta, pois estaríamos defendendo essa visão tóxica do evangelho e não a boa nova de fato. Por que não olhamos essas críticas aos evangélicos como o que ela é: uma crítica a como a igreja evangélica se apresenta no Brasil oprimindo pessoas.
Entendo que 507 anos após a reforma protestante, estamos sedentos por uma nova. Mas desta vez não pra tirar a Bíblia da igreja e distribuir ao povo, mas sim para esclarecer o povo que precisam ler a Bíblia. Grande parte dessa manipulação que observamos se dá por conta de ignorância teológica, permitir que outros interpretem a Bíblia por nós e concordar com a interpretação sem questionar pela falta de argumentos suficientes para. O povo é enganado por não conhecer a palavra.
MANTER UM NÍVEL DE CONDUTA MORAL ILIBADA E EQUILIBRADA dissociado de qualquer tipo de agrupamento religioso é uma ofensa a quase todos eles. Uma calúnia e uma blasfêmia direta aos agrupamentos cristãos, pois nesse grupos, o bem e o mal que comentemos estar intimamente relacionados a “ter ou não ter deus no coração”, ou seja, estar ou não ligado a um agrupamento religioso, ser ou não capacho de um “homem de deus”. Segundo eles, é absolutamente impossível qualquer pessoa praticar o bem sem antes de tudo proclamar que só jesus é o senhor e que o pai, o filho e o espírito são a mesma pessoa!.;Agora vejam o contraste dessa afirmação falaciosa: NESSE PAÍS DE GENTE “CHEIA DE DEUS” O QUE MAIS TEM CRESCIDO É A CRIMINALIDADE, A DESORDEM E A CORRUPÇÃO. Será que o sentimento de estar cheio de deus e de ser guiado por deus não é a causa principal de muitas pessoas se esquivarem de suas responsabilidades, trazendo prejuízos à si mesmas e a tantos outros? Nos países onde a constituição tem mais autoridade do que a fé em deus, as pessoas sabem que serão penalizadas por suas ações e um nível de consciência coletiva mais elevada é compartilhada entre todos. Já nos locais onde é mais importante ter fé em deus do que “andar na linha”, são tantas coisas que de tão corriqueiras, passam desapercebidas, sendo antagônicas a própria ideia de um povo “guiado por deus”. Vejamos algumas:
• Entre quase 210 nações no globo, temos a terceira maior população carcerária do mundo com quase 1 milhão de presos, SENDO QUE MAIS DE 90% DELES SÃO CRISTÃOS, FREQUENTADORES DE IGREJAS OU DIZEM ACREDITAR EM DEUS E QUE SEGUNDO A CRENÇA COMUMENTE ACEITA, ESSE INDIVÍDUO MESMO ENCARCERADO JÁ SERIA UMA PESSOA “CHEIA DE DEUS” POR FAZER TAL AFIRMAÇÃO!.; • Quando a maioria dos casais (cristãos) se separam, a maior preocupação de um dos conjugues é quanto aos filhos menores, pois na maioria dos casos serão violentados sexualmente ou abusados e humilhados física e moralmente por um dos novos conjugues. NA IMENSA MAIORIA DOS CASOS A JUSTIÇA NUNCA SERÁ FEITA E SEQÜELAS PERMANENTES IRÃO FAZER PARTE DA MENTE OU DO CORPO DO QUE FORA ABUSADO. INCRÍVEL NOTAR COMO ESSAS PESSOAS “CHEIAS DE DEUS” ABUSAM DE INDEFESOS, COMO SE MORASSEM NUMA SELVA, NUM LOCAL SEM LEIS. Os casos mais graves costumam ser exatamente dentro das igrejas, pois qualquer um que intente denunciar esses tipos de abusos será duramente penalizado pelo grupo, já que alguns líderes com medo de perde a “clientela” e causar uma má imagem ao grupo chegam a usar versículos da bíblia de modo intencionalmente distorcidos para inibir o desejo de justiça do fiel. O caso fica mais grave ainda quando o próprio líder é o abusador. Quanto aos casos de maus tratos a menores depois de uma nova união conjugal, há centenas de relatos documentados de conjugues (cristãos) que mataram ou abandonaram em qualquer lugar seus próprios filhos a pedido novo conjugue (cristão), bem como dezenas de outros casos em que os dois juntos cometeram tais crimes. Essas pessoas se dizem cheias de deus, e seus crimes serão esquecidos ou tolerados se continuarem professando essa mesma fé. Ruim mesmo é pra quem morre ou pra quem foi abusado. ESPERAR A “JUSTIÇA DE DEUS” NESSES CASOS, É O MESMO QUE O DIABO SE CONVERTA. SÓ ILUSÃO MESMO!
Desculpa sou novo convertido , ignorante e muitas áreas do evangelho , e comunidade religiosa . Tenho uma pergunta esse "pensadora" de esquerda sabia que o Uber era pentecostal só pelo fato dele falar "Vai com Deus" ?
Talvez pelo jeito de conversar e se portar dentro do veículo ela percebeu que ele era cristão e como em especial ela não gosta de pentecostais ela usou isso como plano de fundo, mas quando é um católico romano da Teologia da Libertação a favor de aborto, que vota na esquerda e a favor de uma suposta revolução eles batem palma!!!
Com todo o respeito, mas o cristão de esquerda ou não leu a bíblia ou não leu Marx.
provavelmente ela não sabia, só tinha como alvo os petencostais, por isso chegou a essa conclusao esdrúxula (se é que essa história aconteceu mesmo).
@@fabiomaiadelima5576 Não entendi irmão ?
Caramba! É Seul? Kkk
Uber/taxista a maioria escuta jovem pan. Por ae você já observa
Demônios se convulsionam com um simples Fica com Deus....
AMBIÇÃO E INDEPENDÊNCIA : Jesus obviamente não se importou com essas características, pelo menos em relação à sua própria agenda. Veja Mateus 10:38: “E quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim”. EM OUTRAS PALAVRAS, ELE ESPERAVA QUE SEUS DISCÍPULOS ABANDONASSEM SUAS VIDAS ANTERIORES E SE JUNTASSEM AO SEU SHOW ITINERANTE DE MÁGICA EVANGÉLICA. Depois disso, eles deveriam continuar a transmitir sua mensagem de acordo com suas instruções.
Sinceramente, fica muito dificil de gostar com o festival de intolerância, crimes em sequência , curandeirismo rasteiro, associação com o tráfico explícita, e a imposição de uma agenda teocrática á todo país, então, vcs deviam repensar onde estão e na lama que estão envolvidos.
Por que deus precisa de glória? Ele tem problemas de baixo estima? O desejo por fama, honra e glória não seria características de pessoas puramente tolas, de mentes não amadurecida, de egoísmo elevado e de caráter duvidoso? Por que deus precisa ser louvado, honrado e glorificado diariamente já que dizem que ele é completo de tudo e de nada precisa? Será que ele se esquece dos próprios atributos que possui e por isso precisa que seus súditos o lembrem sempre? Ou será que ele não tem todos esses atributos que os concílios disseram que ele tem, e dessa forma seus súditos tentam fazê-lo acreditar que ele os tem, a fim de se auto beneficiarem com bajulações descabidas? DIZEM QUE QUEM ESQUECE DE DAR GLÓRIAS AO SEU NOME É COMIDO DE BICHO E TERÁ UMA VIDA INTEIRA DE MALDIÇOES.Por que será que o deus bíblico usa as desgraças alheias para se promover ou faz nações inteiras perecerem com o intuito apenas de ser glorificado e o seu nome ser conhecido? Que tipo de ser é tão carente de atenção assim, a ponto de causar o terror só para ser notado? Não seria mais barato fazer vários outdoor em cada canto do planeta apresentando sua imagem e propostas do que sair matando gente inocente?
Necessidade de culto, de adoração, de bajuladores...ISSO É HERANÇA DOS ANTIGOS REIS, DITADORES E SENHORES DE ESCRAVOS E NÃO DE UMA DIVINDADE! Um deus que se preze “vomitaria” de nojo cada vez que alguém tentasse lhe render louvores, principalmente pela morte dos “inimigos”. A necessidade de culto é nula quando seu “patrão” é bem resolvido, sabe o que quer e onde quer chegar. Somente pessoais baixas e inseguras almejam o culto, pois nesse ato mentem para si mesmas que são amadas por todos, mesmo sabendo que na verdade não o são. Um dos atributos de deus é a sua completude, ou seja ele é completo. Se é completo dispensa qualquer forma de culto, pronto!Há dezenas de outros conceitos controversos e antagônicos que tornam nulas toda e qualquer idéia de divindade que queiram atribuir ao deus cristão por exemplo. Todos esses conceitos não foram formados de um dia pra uma noite, alguns levaram séculos para serem introduzidos sistematicamente, mas que para os “transeuntes da fé” acreditam que as coisas sempre foi assim.
Eu pretendo ocupar esse espaço intelectual! Vou me formar em Ciência da Computação, mas já estou me preparando para a Fuvest e Enem novamente, pois quero estudar história e filosofia. Precisamos de cristãos ocupando esses espaços que hoje são atribuídos à esquerda.
A minha pergunta como cristão é eles estão errados? Infelizmente o fundamentalismo religioso esta distribuindo com a realidade do evangelho.
Defina "fundamentalismo"
Rapaz quem não te conhece que te compre.
Dá vontade de falar fica com Deus perto dela diversas vezes até o demônio dentro dela voltar pro inferno 🙂