Por que os romanos nao se aventuraram em conquistar a Rússia?
HTML-код
- Опубликовано: 27 ноя 2024
- Neste vídeo veja por que os romanos não conquistaram a Rússia e quais seriam os prós e contras se eles anexassem o vasto territorio russo ao seu imperio.
------------------------------------------------------------------------
+Saiba mais sobre o Império Romano através de grandes obras
📚 SPQR - Uma história da Roma antiga, Mary Beard: amzn.to/3rQzmgW
📚 Em nome de Roma: Os conquistadores que formaram o império romano: amzn.to/37HCFA3
📚 Roma antiga: de Rômulo a Justiniano: amzn.to/3KawLEU
📚 Box - Os Senhores de Roma: amzn.to/3vbOWpu
📚 Outros livros sobre História Antiga: amzn.to/36LIFaA
------------------------------------------------------------------------
Seja membro deste canal e ganhe benefícios:
/ histórias romanas
Sem falar da logística, seria uma loucura a logística para aquela região gelada.
Certíssimo. *NɅPOLIPOSER* resolveu atacar naquela friagem e *SE DɅNOU MUITO BEM DɅNɅDO.* Quase século e meio adiante o território havia se amplificado por causa da *UNIÃO SOVIÉTICɅ,* mas um certo *MɅLUCɅUSTRÍɅCO* achou boa ideia invadir, mesmo com a proximidade do *INVERN❄ PɅVOROSO* na região. Acho que depois disso ficou a lição para militares do mundo inteiro!...: não investir em conquista de países cujo tamanho é imenso. E tem o plus do *VIETNɅM,* que não é campeão em extensão, mas rechaça invasores de várias nacionalidades há *M1LÊNI000S.*
No sul da Rússia não neva. E grabde parte da Russia está ao sul em relacao a Inglaterra, que era a porcao morte do Imperio. Saia da lorota do senso comum.
O inverno russo, onde as temperaturas atingem facilmente os 30 graus negativos, também seriam um grande obstáculo.
Creio q não. Mas o contrário, o clima dificultou estabelecimento de povos e o desenvolvimento. Daí não havia quem pilhar para suprir uma ocupação de região tão vasta e "desabitada". Resumindo, não havia o quê conquistar, só terras.
Não diz bobagem meu filho. Se o frio não fosse relevante na guerra antiga, os eskimos seriam Romanos.
Quem fosse o imperador romano, dependendo da época, ele seria o "primeiro Napoleão Bonaparte".
@Caioo Não existia com o nome Rússia, quem pesquisa sabe disso
@@caioo7283ele invadiriam pra conquistar gelo, já que não havia geladeira. Por isso ele criaram o primeiro rudimentar frigobar cheio de vinho italiano.
Acho que nem as mulas de Mário iriam tão longe kkkkkk. A Rússia era na época um local muito afastado para ser conquistado, o império romano era basicamente as regiões próximas ao mar Mediterrâneo. E ainda tem a questão do clima da região que é muito rigoroso, os romanos não lutavam no inverno.
Um frio absoluto kkkkkkk
Ninguém lutava no inverno
@@bolabola9354 Os mongois derrotaram os russos no inverno
@@legatusbasileus6094 Uma exceção
@@bolabola9354 se tem excessão, então não pode-se afirmar "ninguém".
0:10
Na verdade eles coexistiram por bastante tempo, e os romanos exerceram uma influência fortíssima sobre eles que é sentida até hoje assim como no ocidente, desde a religião ao alfabeto.
É importante lembrar que a queda de Roma no século V representa apenas o fim do Império Ocidental, e não do Império Romano como um todo, visto que o Império Oriental não só sobreviveu como prosperou por mais mil anos, conseguindo inclusive reconquistar brevemente parte do Ocidente no século VI, incluindo a própria cidade de Roma.
Embora hoje eles sejam mais conhecidos pelo termo bizantinos, esse é um exônimo anacrônico criado por historiadores que vieram depois, e não era como eles se referiam a si mesmos, nem como os povos vizinhos se referiam a eles. Mesmo falando grego, que sempre havia sido a língua predominante no leste do império, eles nunca deixaram de continuar se identificando como romanos, e até o século XX ainda era comum muitos gregos se identificarem como "romaioi". Quando os turcos iniciaram a conquista da anatólia, eles chamaram o seu novo território de "Sultanato de Rum", uma corrupção da palavra Roma.
Por séculos foram os romanos do oriente quem preservaram muito da cultura, escritos e arquitetura da antiguidade, até a conquista de Constantinopla em 1453. Eles também transmitiram o cristianismo ortodoxo para os povos eslavos (incluindo os Rus, que chegaram a tentar conquistar Constantinopla), e no processo o seu alfabeto, que eventualmente foi adaptado, dando origem ao alfabeto cirílico moderno utilizado em vários países incluindo na Rússia, país cuja religião predominante é o cristianismo ortodoxo.
Gostei do seu comentário!
Que aula 👏👏👏. Não é zoeira, é sério. Não fazia nem ideia dessas coisas. Valeu pelo comentário
Pelo lado do Ocidente o Sacro Império Romano Germânico durou também por 1.000 anos só desfeito por Napoleao no início do sec. 19. Por que eu vejo esse fanatismo só com as coisas do Oriente?
Caracas... deu aula. Parabéns!!!!
Aprendi muito.
Eles estiveram em territórios que fizeram parte do império Russo como a Georgia , que eles chamavam "fim de todo o mundo", onde chegagram a construir um muro de pedra para previnir invasao de povos vindo da Ásia. Essa regiao ai desde o período neolítico, já cultivavam videiras, e começaram a produzir vinhos de excelente qualidade, e filtravam os vinho num recipiente próprio de lá. Os romanos tinha conhecimento dessa região, e chegaeam a conquistar partes da região do Cáucaso.
Era uma civilização incrível mesmo..
@@walterazvdo concordo plenamente!
O q eu acho é q essa trilha sonora dá o maior clima de Civilizations pros vídeos do canal
Bem, Roma tinha um vassalo na área, o Reino do Bósforo e as colônias gregas do Mar Negro e já se sábia desde a época de ouro de Atenas que a região tinha terras extremamente férteis, inclusive exportando muito trigo. Deste ponto de vista, fazia sentido conquistar a região.
A Grande questão em Roma é que, do começo ao fim do Império, lhe faltava mão de obra.
Roma tinha um grande território, com uma população aparentemente grande, mas a verdade era que sua densidade populacional era baixa, e numa época sem maquinas, o trabalho braçal humano tinha muito peso, sendo este um dos principais motivos da necessidade constante de escravos em Roma. Algo que era levado ao extremo devido ao fato de a maior parte das terras estarem na mão de uma plutocracia escravista sendo a classe camponesa, praticamente extinta em sua metade ocidental.
O império mau tinha números para povoar suas próprias terras, construir novos assentamentos em uma terra distante era algo totalmente fora de pensamento para eles.
Esqueceu talvez do fato mais importante: A Russia fica no centro de uma planície que começa na França e termina na China, sem defesas naturais, é um território que so se pode defender com estratégia de terra arrasada e /ou com estados-tampão (buffers). Basicamente é horrivel pra defender e acredito que tinha pouca viabilidade econômica no período clássico.
Verdade. Só pra se deslocar de Roma até onde hoje é Moscou, naquele tempo, demorava no mínimo uns 60 dias
Não é bem assim, a região da UcrânIa, Belarus e Rússia Europeia, são cortadas por grandes rios e pântanos que por si mesmos, representavam barreiras naturais formidáveis. O próprio clima, representou um grande desafio para os exércitos de Napoleão e de Hitler como por exemplo, a rasputissa periodo chuvoso em o que o solo fica coberto de lama e o nível dos grandes rios como Dnnieper, Don e Volga sobe e depois o implacável inverno.
@@sergiosantos4061 mas ai essas barreiras seriam usadas contra a própria Roma. Para o leste, basicamente não existe barreira natural.
Períodos históricos diferentes, os romanos antigos eram um povo que assimilava outras cultura é vise versa, tudo tinha que trabalhar como um relógio.
Os MONTES URAIS não são uma planície!
A real é que Roma conquistou todo o mundo que valia a pena, os que não foram anexados eram apenas territórios que não valiam o custo-benefício.
Os romanos foram mais sábios que Napoleão e Hitler que viveram na idade moderna . A Rússia não podia ser conquista por que o seu próprio território a protegia.
Excelente vídeo!! Fala passo a passo sobre a desastrosa derrota romana na Batalha de Carras, onde devido a teimosia de Crasso, e também pela inveja que sentia de Julio César e Pompeu em ter grandes grandes glórias, teve uma derrota humilhante que custou a sua vida e a de seu filho.
O filme "Dragon Blade" de 2015 com Jackie Chan e John Cusack fala do que ocorreu com os sobreviventes romanos depois da Batalha de Carras! 😉
@@marcossousa6320 esse filme é top.
@@chenchocorleone2622 Exatamente, amigo! Adoro esse filme! Abraços fortes! 😉
De fato, a RÚSSIA no tempo dos romanos foi uma terra totalmente desconhecida e distante.
Também não havia um Estado organizado na região. Ao contrário do que afirma o vídeo, havia milhões de pessoas vivendo na região, principalmente em vilas rurais, mas também povos seminômades. Tanto que era uma área conhecida para a captura de pessoas que eram escravizadas.
Não avia civilização ou riquezas visível que atraísse os romanos para a vastidão do território russo. Seria um expedição custosa e sem ganhos, sendo que de terras os romanos ja tinham bastante para administrar e defender.
Fazia mais sentido anexar a Ucrânia completamente do que a Rússia, pois é a região com as terras mais férteis da Europa. Importante pra distribuir aos legionários essas terras extras e aumentar a produção agrícola do Império.
A região da Ucrânia já tinha um povo guerreiro habitando lá, que eram os citas e eles eram praticamente impossíveis de serem dominados.
Tudo se resume em logística, quanto mais longe mais difícil a conquista!
Caramba heim, que vídeo gostoso, valeu mesmo, cada vez que fala dos povos diferentes que tiveram contato com os romanos fico mais curioso ainda, ainda mais esses euvessios!
Parabéns!
Ainda tem o fator climático. A Rússia está no extremo norte e isso faz a região ser extremamente fria. Não a toa povos nórdicos (como ancestrais dos povos germânicos e vikings) historicamente tentam migrar pro sul. Ao menos no inverno, não imagino como soldados romanos poderiam ficar marchando ou lutando na Rússia.
Salve. Gostei do canal, mas notei que não tem nenhum vídeo de vocês até agora abordando a função de Ditador na Roma Antiga, seria interessante um vídeo sobre este tema, pois este termo na época de Roma tinha um significado totalmente distinto do que usamos atualmente.
Obrigado pelo feedback
@ o vídeo tem afirmações grosseiras
Os Romanos nunca tiveram interesse em conquistar terras congeladas. O frio intenso da Rússia e as temperaturas baixíssimas daquelas regiões nunca foram de interesse dos Romanos. E sem contar também que aquele região era praticamente totalmente inóspita, se tratava de um vasto e imenso território muito selvagem de gigantescas florestas. Nem os Vikings e nem se quer os Mongóis haviam chegado por lá ainda. Tudo era somente uma vastidão imensa de florestas e gelo.
Negativo, na época era Tartária, e os homens de lá eram terríveis, pesquise!
@@Xibungo Terríveis ,lutavam com paus e pedras.
@@XibungoOs tártaros vieram depois.. os que moravam lá eram os temíveis citas ou sármatas! Pelo menos na estepe pôntica. Eram muito bons com cavalos e flechas.
Parabéns. Excelente vídeo !!! Creio de fato não haveria nenhuma vantagem aparente, na expansão do império romano para a Rússia... Fora o fato que o território, era gigantesco, difícil de ser controlado mesmo pelo império romano...
Tem uns poréns aí.
A Rússia de Kiev abrangia tanto a Belarus quanto Moscóvia - que parece ser como você define a Rússia com base na atual Rússia - no caso eram um só país cuja a capital era Kiev.
E a Rússia de Kiev tem até umas histórias interessante no que tange religião e a suas relações com o Império Romano (Bizantino). Roma tentou usar os Rus' Kiev como força de apoio contra os Bulgaros, não lembro se na época a Bulgaria já era um império cristão que proclamou um Czar/César OU se ela ainda era um Canato. Mas houve muita conspiração de Roma com os Magiares Húngaros, Bulgaros, Turcos Cazares da Cazária(onde alguns alegam ser a origem dos atuais israelenses) e os Império dos Abassádias que sucedeu os Sassânidas.
Era sempre Roma jogando uma tribo contra a outra.
Ridículo isso, Ucrânia que nada tem haver com a Rus de Kiev
@@gustavusiiadholpusvasa7563
Pelo contrário. Ela é a pátria fundadora de todas as russias.
@@gustavusiiadholpusvasa7563 tem pq era um povo so, tudo povos eslavos
A Ucrânia é anterior à Rússia. A Rússia seria filha da mãe Ucrânia. Os russos querem inverter as coisas. ESSA é a verdade.
@@fernandotavares3605
Não é bem inverter. São o mesmo povo, porém com ramificações é como comparar os estados brasileiros, de certo modo. A pequena Rússia (Ucrânia), a Rússia branca(Belarus/Bielorrússia) e a grande Rússia (a atual Rússia com núcleo em Moscou).
Seus vídeos são incríveis amigo. Parabéns ao canal. Sugestão faça um vídeo sobre o Império Romano do Oriente.
Excelente conteúdo, como sempre. Mas, sem cair no jogo do maniqueismo de acusar um povo como bom ou mau, não dá pra afirmar que os romanos só invadiam e dominavam por ter seus interesses ou os de seus "aliados" ameaçados. Pra começar, esses "aliados", via de regra, eram povos subjugados pelo poder romano. Povos que não tinham a menor chance de enfrentar Roma e, por isso, preferiam se submeter ao seu poder. Muitos desses povos já haviam tentado resistir à dominação, mas eram vencidos e conquistados, de modo que a pacificação, em geral, significava submissão dessas sociedades.
Em segundo lugar, os romanos invadiam sim para tomar riquezas dos outros povos. Para isso, bastava eles saberem que poderiam se beneficiar economicamente e que havia condições de vencer a guerra para tal. As tentativas de conquistar a Pártia são um exemplo disso.
Por fim, é claro que os romanos também guerreavam para defender seus interesses, como foi dito no vídeo. E, como eram uma potência militar, na maior parte das vezes venciam e se impunham.
Em MyFictionalWorld, um mundo fictício, isso fui testado. O Império Cartaziano expandiu seu domínio ao oriente, e quando chegou na prásia, enfrentaram os gotos, que mesmo em menor número e equipamentos piores, venceram. A diferença de clima e geografia favoreceu os gotos, e os deu a vitória
Não sou historiador, desconheço muita coisa, mas li o bastante para saber que povos como fenícios e cartagineses não se impuseram pelas armas, apesar de terem exércitos.
Povos como os escandinavos, resistiram por séculos a novidade da agricultura, era mais cômoda a vida de caçadores coletores. Porque chamar a atenção de piratas?
Roma escolheu o poder, não o desenvolvimento. Na verdade, o desenvolvimento alheio o estorvou em muitas ocasiões onde apelou para as armas.
Em sábias palavras: “quem com o ferro fere, com ferro será ferido”.
Faz um vídeo sobre a vida de Cipião Africano e a batalha contra Aníbal.
_Grande Cipião_ se não fosse por ele Roma não seria oq foi..
Romanos: Maior fria essa parada
🤣🤣🤣 certamente! Conquistar um enorme bloco de gelo, para quê?
Faz uma série contando a história de roma desde o início,dos imperadores e do império bizantino
Adora história greco-romano👍
_Eu amo a civilização romana.. chega gozo.._
Ótimo tema. Tenho uma sugestão, faz um vídeo falando se o Império Romano seria capaz de anexar os territórios sassanidas.
Interessante dessa perspectiva, conquista em guerras punitivas e defesa de aliados, explica a muralha de Adriano sem aquelas teorias estranhas sobre as tribos isatis.
Acredito que é muito difícil nos imaginarmos vivendo nessa época. Nós bons tempos de Roma os Romanos obtiveram inúmeras vitórias mas também sofreram derrotas que foram vergonhosas para um exército que se dizia bem treinado. Muitas vezes as legiões fora mal comandadas por generais que não se importavam com a vida dos soldados e muitas vezes combatiam em terreno impróprio para o modo de combater dos legionários o que favorecia seus inimigos.E muitas vezes saiam vitoriosos mas uma vitória de Pirro que foi um general romano que venceu mas perdeu tantos soldados que a vitória não compensou.
Pirro não foi general romano e sim Rei de Épiro inimigo de Roma que havia vencido varias batalhas contra Roma pagando um preço muito alto por isso,
deixo aqui uma citação do próprio a respeito dessas vitórias pirrícas:
"Os exércitos se separaram; e, diz-se, Pirro teria respondido a um indivíduo que lhe demonstrou alegria pela vitória que "uma outra vitória como esta o arruinaria completamente". Pois ele havia perdido uma parte enorme das forças que trouxera consigo, e quase todos os seus amigos íntimos e principais comandantes; não havia outros homens para formar novos recrutas, e encontrou seus aliados na Itália recuando. Por outro lado, como que numa fonte constantemente fluindo para fora da cidade, o acampamento romano era preenchido rápida e abundantemente por novos recrutas, todos sem deixar sua coragem ser abatida pela perda que sofreram, mas sim extraindo de sua própria ira nova força e resolução para seguir adiante com a guerra."
Ok, reconheço então que errei ao mencionar Pirro como sendo um general Romano. Obrigado por corrigir e ainda bem que o Pirro não foi Romano, menos mal.
@@pedropaim7499 Parabéns por reconhecer seu erro amigo . Todos nós somos dignos de erros e acertos . Sua humildade é nota dez . Não fez ofensas a nenhum leitor ou comentarista .
Pirro rei de Epiro. Esmagou os romanos, mas ao custo de todo o seu exército, mas os romanos possuía uma reserva de homens alistados e rapidamente se recompôs e a Grécia basicamente não tinha mais homens disponíveis, então depois ela se rendeu. Eu gosto tanto dessa história que eu sei ela na narração original em estilo poético traduzida num livro que tenho do século 19.
Excelente estudo! Parabéns por trazer mais um vídeo esclarecedor 👍
Gostei muito do vídeo você já disse tudo amigo, não era do interesse de Roma gastar vidas e recursos em terras onde eles não sabiam o que lucrar nelas concordo com tudo que você citou👏
Não existia estado russo, a maior parte do território da atual Rússia ocidental era deserto de pessoas (teve gente achando que eu quis dizer que era deserto de vegetação), eles não encontrariam muita resistência lá mas era muito distante e não tinha sequer como saber o que de fato havia lá e muito menos como chegar já que teriam que atravessar a Germânia que eles nunca dominaram por completo.
Deserto não, estepes, especialmente no oeste, mais a leste teriam as cordilheiras dos Urais e Altai, e por fim, as florestas siberianas.
@@caesar2066 deserto de pessoas camarada, isso que eu quis dizer.
@@vinibroetto engana se,existia o grande imperio da tartaria,muito avançado em tecnologia
É basicamente o que o cara disse no vídeo...
Roma sempre esteve como objetivo dominar o Mediterrâneo e seus territórios banhados pelo mar, algumas regiões da Rússia eles tinham apenas como clientes e volta e meia entravam em guerra para proteger seus negócios.
Muito bom.
Acho que o frio e o gelo seriam fatores intimidadores para qualquer exército.
menos para os Mongóis
Quanto maior for o território, pior é para proteger e tomar conta.
Já disse tudo no vídeo. Pra que iriam fazer isso? Não havia necessidade e era muito caro e difícil. Sem contar o inverno russo.Talvez pudessem primeiro estabelecer contato comercial e ver no que iria dar.
MUITO BOM CONTEÚDO INFORMATIVO 👏🏿👏🏿👏🏿👏🏿
O único jeito de os Romanos conseguirem se expandir era por ponto a ponto!
Primeiro conquistar uma área e depois construir fortalezas e assim que tiver consolidado partir para outra área.
E anida dar a infra estrutura romana e modo de vida e serem mais diplomáticos e usar a força em último caso, também ajudaria em muito na expansão com o mínimo de custo possível material e humana. É demorado, mas se feito com paciência e isto de séculos chegariam a China.
Tempos diferentes, objetivos distintos...Romanos eram disciplinados e não aventureiros. Muito bom o vídeo.
Território vasto,cheio de florestas densas e povos desconhecidos e que falavam um idioma muito diferente do germânico e e de todos os outros,o clima também não é dos mais calmos,.
A política de pax romana iniciada pelo imperador Otávio Augusto também influenciou no limite da expansão territorial. Se Roma continuasse se expandindo o número de escravos aumentaria, gerando mais revoltas dos plebeus e dos escravos, fazendo com que os provilégios dos patrícios continuassem diminuindo. Se nem a Germânia foi conquistada imagina a Rússia?!
Muito bom!
Penso q não foi levado em consideração o 'general inverno', o estado romano não estava preparado p/ avançar numa área tão fria, não tinha roupa, construções ou sementes apropriadas.
Verdade.. Obrigado por lembrar
Parabéns pelo conteúdo. Continue assim. Claro, preciso e conciso. Sem delongas. Ave!
Olá! De onde são essas imagens que você usa para ilustrar seus vídeos? São de alguma HQ? Excelente conteúdo!
Ola Douglas, costumo encontrar essas imagens no acervo do Google. 👍
Canal muito foda. Obrigado pelo vídeo.
O império bizantino, não tinham condições bélicas de enfrentar um inverno rigoroso.
Muito bom! Gostei muito dessa explicação. Sempre tive essa curiosidade.😁
Era muito distante ! Não daria. Mesma coisa o império sino mongol. Vir para o ocidente. Ficou uma sugestão eu gostaria de saber se teve algum contato entre Roma e a China ? Obrigado
Vídeo excelente!
Minha opinião é que na Rússia ainda existem pequenos assentamentos em locais mais remotos do território, e sim aquele povo ainda é bem selvagem 💣🔥
Conteúdo de qualidade
Resumindo, os romanos eram bem inteligentes e não davam murros em pontas de faca.
Excelente explicação
Acontece que recursos hoje considerados estratégicos (petróleo e gás) eram totalmente desconhecidos (e inúteis) à época.
A isso somam-se o vastíssimo território e o inverno rigoroso.
Rússia de Kiev é a antiga Rússia sim, a capital não precisa ser Moscow pra ser Rússia, tanto que a Capital já foi São Petesburgo.
Parabéns, irmão, primeiro Canal que foca numa civilização. Os demais são canais generalizados em história, também gosto, mas vc acertou em cheio🤔
correção: o ultimo imperador romano caiu no Sec. XV, não no Sec. V. Quando os turcos ("Otomanos") conquistaram Constantinopla, os símbolos religiosos e políticos foram levados para a Rússia. Por isso a Russia é dita "Terceira Roma" (inclusive usando a águia de duas cabeças, simbolo do Imperio Romano).
Muito boa explicação!
Quero mencionar que após a derrota da floresta comandada por Arminio contra os romanos,e que não sei como escreve o nome da floresta, os romanos desistiram de expandir por aquela região e honestamente nem sei se os romanos sabiam da existência de mas terras após a Germânia
Teutoburgo. Foi o desastre de Teutoburgo. Existia a crença na Hiperbórea desde a Grécia antiga. Essa Hiperbórea era o extremo norte que hoje se acredita ser a Rússia moderna
@@dimarqueslopes muito obrigado
Um livro famoso escrito por Tácito ( Germania) da o relato de povos fora das fronteiras do Império ao norte e leste. Em um dos relatos cita populações de regiões mais ao norte como os finlandeses .Esses relatos são baseados nos contos coletados por esses povos que tiveram contato com os teimamos,seja pelas guerras ,seja pelo comércio. Uma famosa estrada que é vida época de Roma era a Estrada do Âmbar que percorria a costa do Báltico até a Itália. Existiam contatos comercias e informações desses povos, porém o que fica a dúvida é se Roma nunca teve interesse de explorar o norte e o Leste da Europa ,já que há escritos de exploradores e navegadores na época.
@@fabrizioleonebarbosa1036 Acho que a falta de interesse é justamente porque não havia necessidade de se expandir pra aqueles lados. Se o comércio atendia aos desígnios do império, por que haver guerra pra conquista? As expansões territoriais acontecem porque se precisa (por acesso a recurso ou necessidade de defesa) não meramente por um desejo insano de ter um território alargado. Era assim ontem e é assim até hoje.
Todo império tem um tamanho máximo que ela possa crescer sustentavelmente, depois de ele ter alcançado esse tamanho, ele começa a controlar as regiões adjacentes por intermédio poderio econômico e estados satélites como faz os EUA. Se não fosse assim os EUA poderiam ter anexado o Canadá e o México inteiro, simplesmente não faz sentido.
Vc afirma que os romanos não conquistavam sem objetivo, mas sempre fui instruído pelos professores e outros historiadores que eles invadiam com foco em absorver MAIS ESCRAVOS, esta era uma de suas principais atividades econômicas. Quem tem razão?
Canal excelente!
Os romanos queriam áreas com rotas comerciais e especiarias, principalmente pra Ásia, o norte era um fim de mundo pra eles
Um novo tema porque Roma não conquistou toda a ilha da Grã Bretanha e ilha da Irlanda?
pq não conquistou o litoral da arábia?
Pouco custo-benefício.
Havia algum valor a ser obtido na Grã-Bretanha e no País de Gales, lá as ovelhas eram comuns como fonte de lã e a Cornualha era a maior fonte de estanho na Europa Ocidental, essencial para o bronze que ainda era usado. Mas na Irlanda, havia principalmente florestas e pântanos, e na Escócia, havia muitas montanhas, neblina e guerreiros furiosos, mas poucos recursos significativos.
@@Detetive00000 Em 25 aC o exército romano invadiu a Arábia e foi militarmente bem-sucedido contra seus oponentes, mas fez progressos lentos em direção à capital sabéia, em grande parte devido ao clima e à geografia da região. O avanço romano acabou parando completamente quando os soldados começaram a sofrer de uma paralisia induzida pelo escorbuto em seus membros, provavelmente causada pela falta de vitamina C na dieta da campanha. Temendo que a doença "desconhecida" matasse suas tropas, o comandante romano da época retirou suas forças da Arábia.
Não seria lucrativo, coisa que até hoje consideramos como essencial para efeito de colonização. Pensemos em Marte. Não é viável colonizar Marte se não for lucrativo.
nem possível é ter vida humana lá,as pessoas viajam na ficção científica
@@SpartacusJusticanaoexistenesse não é possível por enquanto, mas acredito que será em breve.
@@lucasmazzi Elon musk fala isso, q precisa ter motivação econômica.
Realmente, não fazia sentido...
Talvez se o império ocidental tivesse durado mais, mas aí entramos já na ficção/ucrônia.
Mas aproveitando o tema, pergunto:
Existia alguma rota comercial/diplomática entre a China e Roma?
pt.m.wikipedia.org/wiki/Rela%C3%A7%C3%B5es_sino-romanas#:~:text=Rela%C3%A7%C3%B5es%20sino%2Drom%C3%A2nicas%20referem%2Dse,e%20as%20dinastias%20chinesas%20subsequentes.
A rota da seda
A Rússia sequer existia. O que tinhamos eram tribos dispersas em uma área extensa e de pouca relevância econômica para ser ocupada. Os romanos tinham planos basicamente voltados no auge do Império para a região do Oriente Médio, mas esbarraram na resistência do Império Parto e posteriormente do Império Persa Sassânida. Lembro também que esses poderosos impérios também pouco se preocuparam com os beduínos na península arábica por motivo similar, o que séculos mais tarde, se provou como um erro fatal.
Quem vai querer uma coisa que não tem nada , gelada e pouca povoada, distante.
Poderia ter um vídeo explicando cada motivo das conquistas de Roma
Canal muito bom
Expedições punitivas ou defesas de seu império em suas fronteiras.
Cada dia um vídeo mais interessante que o outro
Não tinha grandes riquezas para os romanos da época e nem grandes Metrópolis que viria ser atraente para coleta de imposto .
Na verdade a maior motivação dos Romanos sempre foi o medo.
Medo que os assolou em 390 ac com a invasão Gaulesa, e depois nas três guerras Púnicas. Posteriormente os bárbaros germânicos, dacios, tracios… o que os motivou a dominar essas areas.
Citas nunca foram uma ameaça, que só viria do extremo leste europeu com Átila o Huno… mas aí já era tarde demais!
🦇🔥🔥🧙🏻♂️ ESCOLA DE MAGIA GRIMÓRIO DE ATLÂNTIDA 🧙🏻♂️🔥🔥🦇
QUE OS VÉUS DA SABEDORIA SE ABRAM EM VOSSOS CAMINHOS ✨💫🧝💫✨
🧚🧚🧚🧚🧚🧚🧚🧚🧚🧚🧚🧚🧚🧚🧚
Prezado, RUclipsr:
Como você disse - durante o império romano - a Rússia não existia; e os romanos, não procuravam invadir ou conquistar o que desconheciam.
Portanto esse facto, torna inviável ou sem sentido, especular sobre o que um império faria muitíssimo depois de não existir como tal...
Realmente ,seria muito difícil pra época ,uma conquista de grande escala em terras difíceis,como você narrou ,aliados ,a Europa e bastante enorme.um exército sem logística e homens , não vai a lugar nenhum.
Interessante essa abordagem.
Concordo plenamente contigo, seria uma burrice enorme invadir o que hoje é a Rússia, só serviria pra talvez evitar a invasão de Napoleão que já teria um bom exemplo pra não seguir kkkkk!
Fala sobre a guerra contra os lusitanos e a traição feita, falando de uma das tribos que mais deu trabalho para ser conquistada.
O império romano nunca quis enfrentar os habitantes da Tartária (atual Rússia e outros).
Naquele tempo eles já sabiam que Russia nao é Iraque.
Eu acho que os romanos nem conheciam a russia, tinham aquela tendência grega de pensar que o mundo era apenas o mediterraneo e o resto era paisagem.
Concordo com o facto do terreno ser extremamente hostil, e muitas vidas e dinheiro serem desperdiçados, porque é verdade.
Interessante 👏👏👏
eles só iam ter desvantagem, e ainda os territórios conquistados estaria com menos defesas e mais vunerável para os inimgos atacarem.
Concordo com os argumentos abordados no vídeo.
Se nem os romanos ousaram entrar nessa aventura, ai vem o senhores napoleão e Hitler tentar 😅
otimo video. sugiro um video do terceiro imperio romano que srugiu na russia
Entre Roma e a Rússia ficava o território dos Partos próximo a Rússia. Roma evitava ter um conflito militar com os Partos. Abraços a todos os participantes do canal.
Valeu Mauricio sempre bom sua participaçao aqui no canal
@ Abraços e sucesso pro canal e você está indo bem parabéns.
Não foram para a Rússia pelo mesmo motivo que não foram pra Escandinávia: não tinham pra quê nem porquê.
Os romanos deveriam ter conquistado todo o continente africano
Os romanos não gostaria de viver no território gelado e frio por isso deixou aqueles povo que acostumado com frio e gelo que é basicamente vikings eslavos Roma gosta de lugar mais quente e perto do mar a Rússia só tem gelo
Tmbm mencionando eles iam sofrer pra sobreviver com alimentos iam sofrer de fone e perca de soldados e o imperio iria ficar mais fraco
E os lugares frios não eram ricos para os romanos por isso desistiram da Escócia e atual Alemanha (mesmo invadindo outras vezes e se vingando da emboscada na floresta em Teotoburgo).
Também na quela época acho que era só vila povoado pingando
@@oseiassilvaoliveira7434tmbm os povos celtas nao eram amiginhos so por fazer parte da mesma vila sempre teve brigas intensas de modo geral as multidoes sempre serao apaixonadas pelo corpo sangue
@@marcoslopeslopes3197 sim
Excelente
Querendo ou nao roma ou Constantinopla conquistou a Rússia adotaram tudo do Império Romano do Oriente. A aguia bicefela . O título czar que significa cesar . A arquitetura . Ou seja pode nao ter conquistado militarmente mas sim culturalmente 🏛🦅🇷🇺
Mesmo nos tempos modernos, com toda essa vastidão? Quem se atreveria?
Não existia Ucrânia. A Rússia de Kiev, é onde nasceu a Rússia. Recomendo pesquisar.