REPORTAGEM ESPECIAL SIC Notícias sobre Acolhimento de Crianças

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 17 янв 2022
  • A Reportagem Especial da SIC Notícias do dia 15 de janeiro de 2022 conta que Portugal é o país da Europa com maior percentagem de crianças em perigo colocadas em instituições.
    Das perto de sete mil crianças e jovens à guarda do Estado, pouco mais de 200 estão em famílias de acolhimento. Isto é, em Portugal, 97% das crianças separadas dos seus pais vivem em centros de acolhimento. Esta realidade no nosso país, é dito na Reportagem da SIC, contraria a Convenção sobre os Direitos da Criança, assim como a ONU e a própria lei portuguesa, que sublinham que a opção pelas instituições deve ser o último recurso.
    Já há duas décadas é claro segundo os especialistas os efeitos negativos que a institucionalização provoca nas crianças e alertam para a urgência em apostar em medidas como o acolhimento familiar.
    A Mundos de Vida foi pioneira na criação do primeiro serviço de acolhimento familiar do país, nos distritos de Braga e do Porto. Encontrou, formou e acompanha uma nova geração de famílias de acolhimento de qualidade que já acolheram mais de 180 crianças que puderam crescer num ambiente de felicidade, amor e compreensão.
    Na Reportagem da Sic Notícias surgem duas das nossas famílias de acolhimento (a Nadine Santos que acolhe uma rapariga) e a Susana e Miguel Figueiredo que acolheram um bebé em sua casa durante um ano e meio que regressou aos seus pais com quem mantém ainda hoje contacto. A colega Celina Cláudio, gestora do Serviço de Acolhimento Familiar da Mundos de Vida participa também na Reportagem da SIC.
    “Todas as crianças têm direito a crescer numa família”.
    Abraços.
    Missão Pijama | Mundos de Vida

Комментарии •