O cara simplesmente dá uma aula gratuita sobre o assunto e ainda tem gente que acha algo para criticar.....parabéns Fernando e muito obrigado pelos vídeos; excelentes como sempre!
Alô, Lobo do Mar ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Como diz meu velho e sábio pai, "a dor ensina a gemer", e "o bom cabrito não berra". Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Valeu Fernando, transformou minha pergunta em uma bela aula, muito obrigado, pois você tem prazer em compartilhar seu conhecimento de uma forma clara e objetiva, e como você sempre diz... Vamos juntos!!!
Alô, Júlio ! Muito obrigado por sua mensagem !!!! Espero tê-la respondido à altura, e tê-lo atendido devidamente. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Uma verdadeira aula, obg professor Belchior. Assistir seus vídeos é o mesmo que está em uma verdadeira sala de aula com um excelente professor. Parabéns pelo canal.
Fernando! Eu trabalho a quase uma década em marcenarias, e me motivei a montar a minha própria marcenaria a partir de um momento que envolveu uma crise no setor junto com minha demissão. Hoje como paixão pra mim que é a marcenaria, busco a perfeição em cada detalhe no que faço, com busca incansável pelo conhecimento. Uma pena seu negócio ser distante da minha cidade, trabalharia com gosto fazendo parte da sua equipe! Abraços; Rubens Baumgaertel.
Olá Fernando, eu utilizei uma sobra de cumaru com óleo de linhaça e chamei de tábua de cortes. Rs! Não tive nenhum problema, a não ser o "peso". Ótimo vídeo, bem completo.
Alô, Allan ! Muito obrigado por sua mensagem !!!! O Simão Ferreira também postou mensagem falando do uso do cumaru. Muito obrigado por sua informação, que vem para somar e ajudar a todos !!! Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Parabéns meu amigo, vc e outros marceneiros daqui do you tube foram minha inspiração pra montar minha humilde oficina. Estarei em breve colocando meus trabalhos no meu canal e espero que sirva também de inspiração pra outros. Muito obrigado por vc passar o seu conhecimento pra nós que somos amantes da marcenaria hobby. Grande abraço meu xará
Meu amigo espetacular explanação, além do pdf auxiliar que foi feito com maestria. Parabéns, só esse vídeo justificou a inscrição no seu canal. Obrigado por partilhar esses conhecimentos com o esse exército de viciados em pó (de madeira) hehehe. Abraços
Um vídeo excelente desses e gente comentando sobre como ele fala em inglês ou se fala muito e faz pouco. A solução é simples, não assisti ou diminuí o volume ao nível zero. Ah! E para os que estão reclamando de pouca ação, vai para o Senai do Brás e paga 3 mil reais em um curso de marcenaria fina... Fernando obrigado pelas dicas de sempre, continue falando. Seja inglês, mandarim ou português...
Excelente! Pela primeira vez vejo no Brasil, pelo RUclips, alguém falando a verdade sobre tábuas de corte. Suas explicações auxiliam não apenas quem quer construir uma, mas também quem quer comprar uma tábua de boa qualidade. Eu diria que, das tábuas prontas no mercado, de cada quinze, apenas uma está dentro dos padrões que você tão bem descreveu.
Assisti tantos vídeos seus já, hoje te vi na Leroy Merlin e fiquei te encarando sem saber se era você ou não. Cheguei em casa já vim pesquisar e ainda descubro que estamos não só na mesma cidade, mas também no mesmo bairro! Na próxima peço pra tirar uma foto kkkkk. Obrigado pelo conhecimento!
Alô, Luiz ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Você sabe que minha qiulometragem rodada é alta ... Lembro de você da Leroy, mas fiquei em dúvida se era alguém que eu conhecia, e fiquei com vergonha de perguntar ... Muito bem : da próxima vez, é só me dar um alô para a gente falar de marcenaria !!! Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
olá Fernando Belchior ,eu necessariamente não estou pensando em tábuas de cortes mas de colheres artesanal e sua dica de madeiras me ajudou muito agora não vou envenenar meus fregueses obrigado...
Alô, Hamilton ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Realmente, envenenar os fregueses não é bom para os negócios ... Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Excelente explicação Fernando, meu filho pediu-me para fazer uma tábua pra ele é disse que faria sem problema mas que antes assistisse sua "aula" dos tipos de madeira, como preparara-la etc para esse projeto. Grande abraco.
alô Fernando ótima explicação. excelente. eu quero fazer uma tábua de corte mas não entendo nadica de nada de madeiras. este nomes que vc disse sobre madeiras pra mim é inglês kkkkk psiu, quem ninguém nos ouça mas não entendo coisa nenhuma de marcenaria kkkk não fala pra ninguém. tá é segredo kkkkk. vc falou das dimensões das tábua s mas vejo pelos outros canais tábuas muito grossas .se fizer uma com 600 mm comprimento e 400 mm largura .e muito grossa . vou precisar de um guindaste kkk ou não kkk. qual o minimo e o máximo na espessura? e porque. obs .me de umas dicas de como posso passar a conhecer algum tipos de madeiras. estou com muitas duvidas pra vc me orientar ,mas vou deixar pras próximas perguntas .tá juntos. um forte abraço.ótimo fim de semana .
Alô, José ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Uma tábua de 400 mm por 600 mm deve ter uma espessura acima dos 35 mm. Sobre conhecimento de madeiras, sua sugestão já está anotada. Vamos preparar um vídeo a respeito do assunto. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
alô Fernando. obrigado . vai ser legal um pouco de conhecimento sobre madeiras. então se fizer uma tábua menor a mencionada da pra ser com uns 30 mm né. aborda este tema também no seu vídeo ok! um forte abraço.fico feliz quando me respondem! tem alguns que espero resposta faz tempo.e nada. só eles perdem kkkkk. tamos juntos.obrigado.
Eu fiz uma pergunta em outro vídeo, mas ela foi respondida aqui. Eu usei a Muiracatiara e passei óleo de soja para selar, o resultado ficou muito bom. É uma excelente madeira, com cor e textura muito boas. Abraço
Alô, Afrânio ! Muito obrigado por sua mensagem !!! De maneira simplificada : 1 - decida se você vai unir as peças com um encaixe meia esquadria ou, por exemplo, meia madeira. Se for meia esquadria, pense numa forma de reforçar o encaixe - por exemplo, com talas; 2 - tomada a decisão sobre o tipo de encaixe, desenhe as peças para você ter certeza do que deve fazer em termos de usinagem para chegar ao formato final delas; 3 - lembre-se de que você deve fazer um rebaixo nas peças para receber o vidro, e que a moldura deve ser sustentada em toda a sua extensão, desejavelmente, para suportar o peso do vidro sem que isso ofereça risco dele se partir. Se ficou alguma dúvida, por favor, me acione. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
excelente vídeo Fernando..agora..gostei desses roxinhos ai..aqui no sul não encontro..podemos trocar, te mando um pedaço de zassafrás em troca..rsrsrs..abraço
Alô, Edson ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Sim, a ma;caranduba é uma boa madeira para produção de tábuas de corte. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Parabéns pelo vídeos e pelos ensinamentos passados. Tenho uma dúvida, tenho uma “bolacha” que estou transformando em uma tábua de corte, porém ela apresenta pequenas rachaduras! Alguma dica de como preenchê-las? Me falaram pra por cera de abelha sólida no local, o que me diz?
Alô, Douglas ! Muito obrigado por sua mensagem !!! A solução é fazer o preenchimento com pequenos insertos de madeira maciça, usando para colagem dos mesmos a Titebond III, que é aprovada para uso em peças que tenham contato indireto com alimentos. Você pode usar folhas de madeira maciça se as rachaduras forem muito pequenas. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Boa noite! Como seu canal é o melhor que encontrei até agora, gostaria de saber quais ferramentas devo adquirir para fazer uma tábua bem feita, do início ao fim!
Alô, Valdinei ! Muito obrigado pela mensagem, e pelo vídeo. Você prefer usar ferramentas elétricas, ou ferramentas manuais (não elétricas) ? Desde já, muito obrigado por sua resposta. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Olá Fernando como vai? Parabéns pelos seus videos, vejo todos quando recebo a notificação. Estou fazendo algumas tábuas de corte como hobby e gostei muito dessa madeira vermelha Muirapiranga, já procurei em algumas madeireiras mas não encontrei, você sabe me dizer onde posso encontrar? Desde já obrigado.
Alô, Paulo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! A muirapiranga - da qual eu já tinha ouvido falar, mas que tive a chance de ver há pouco tempo atrás - é uma madeira maravilhosa. Tirando o fato de apresentar veios revesos, é maravilhosa. Tem uma cor belíssima, é dura, resistente e pesada. A que aparece no vídeo foi comprada na Diskmad, que fica no km 17 da Raposo Tavares, em São Paulo. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Essa é sempre a pergunta q não quer calar... onde encontrar essas madeiras citadas aqui na cidade de Sao Paulo.... vlw a dica da loja... vou la pesquisar.... muito bom!!!
Oi Fernando. Reformei uma tábua de corte e usei no acabamento o óleo mineral medicinal para prisão de ventre. Apliquei-o após lixar muito bem a madeira. A princípio ficou muito bom. Entretanto, depois de algumas lavagens, a tábua voltou a arrepiar é praticamente perdeu o lixamento e o acabamento. O que pode ter acontecido? Será que apliquei óleo em pouca quantidade? Dei apenas uma demão. Agradeço se puder me ajudar. Abço. Renê Trentin
Fernando, bom dia! eu de novo! Então, cortei algumas pranchas de jatobá (30x40) pra fazer tábua de corte e fiz vários modelos de cortes retos, curvos, circulares, em forma de guitarra... bom, minha dúvida é a seguinte. fiz os cortes e, deixei elas muito tempo parada, sem hidratação, seca... quase 2 meses. Algumas racharam nas beiradas... então eu pergunto: 1) A culpa foi minha? Não devia ter deixado elas sem hidratação? sem ter acabado elas? 2) as tábuas de cortes retas racharam. as curvas não. Coincidência? 3) Fazer um "rejunte" com cola e pó de serra resolve? qual melhor opção de "calafetar" as rachaduras? Mais uma vez, Obrigado!
Boa noite Mestre Fernando Belchior! Me tira uma dúvida. Cumaru e Timborana são boas madeiras para tábua de corte? Quanto ao Jatobá, também pode ser utilizada e sem o problema de soltar tinta? Obrigado
Alô, Janderson ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Cumaru e timborana são madeiras difíceis de serem trabalhadas. Além disso, são de colagem difícil, e você deve usar, assim, a Titebond III neste processo. O jatobá pode apresentar o problema de "soltar tinta", que pode ocorrer de peça para peça. Nunca fiz este processo, mas creio que uma solução é o uso de óleo de Tung puro no acabamento, dado o fato dele criar uma camada polimerizada (ou assim aparentando) o que, creio, produzirá um bom resultado. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Ok, obrigado. Vou explicar, que que tenho um tio (nem sei se é vivo ainda) o nome dele é Pedro, ele era marceneiro e tinha um filho com o nome Fernando que tinha +/- a minha idade, só que a ultima vez que vi ele eu tinha uns 8 anos de idade kkk perdi o contato com eles desde então, aí pensei q por acaso poderia ser vc o meu primo Fernando que também teria se formado em marcenaria hehhe. Muito obrigado, abraço.
Alô, Aparecido ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Tenho referências de que a jaqueira não é muito boa para esse uso. Mas como eu nunca usei pessoalmente, diria que o melhor é você fazer um teste. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Xará, parabéns pelos vídeos, ganhou mais um inscrito!!! seguinte,... arrumei uma tábua de corte e meu pai passou óleo de linhaça, mas o cheiro esta muito forte e já tem mais de duas semanas e o cheiro não sai! creio que seja para madeira externa. da para passar alguma coisa para tirar o óleo ou eu perdi a peça? abraço
Luís, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Creio ser possível recuperar a peça, com um pouco de trabalho e paciência. Vamos lá : 1 - lave a peça com água e sabão, ou detergente, várias vezes. Após lavá-la, deixe-a secar à sombra por uma semana. Repita esta operação até que o cheiro tenha desaparecido, ou esteja bem fraco; 2 - veja se você consegue comprar óleo de tung puro, e óleo cítrico. Não use o óleo polimerizado, ou o que é diluído com solventes. O óleo de tung vem de uma árvore chinesa cujas sementes têm o formato de coração - "tung", em chinês. O óleo tem odor considerado agradável pela maioria das pessoas, e dá um acabamento bonito, que se polimeriza ("plastifica", digamos assim), conferindo certa resistência à peça. Além disso, eventuais reparos são fáceis de serem feitos, bastando um leve lixamento na área afetada e reaplicação. O óleo de tung costuma ser viscoso e, assim, para dilui-lo, usa-se o óleo cítrico (aquele óleo que sai da casca de laranjas e limões e que sentimos na pele quando esprememos estas frutas). O óleo cítrico tem um cheiro considerado agradável pelas pessoas. Se o óleo de tung puro estiver muito viscoso, acrescente o óleo cítrico em 5 % do volume, e verifique se a viscosidade está adequada. Caso não, vá acrescentando até que ela lhe pareça adequada. Aplique o produto e deixe a tábua secar por um dia entre demãos. Aplique 3 delas; 3 - caso você tenha qualquer problema para adquirir o óleo de tung e o óleo cítrico, você pode usar o óleo mineral medicinal que é usado no tratamento de prisão de ventre., e que é vendido em farmácias. Ele dará uma proteção à tábua, mas não terá tanto efeito em relação ao odor deixado pelo óleo de linhaça. Uma marca comercial famosa é Nujol, mas seu preço é maior se comparado a outras marcas. Recomendo, assim, pesquisar para fazer a aquisição, se for esta a sua escolha. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
olá sr fernando tudo bem ??? sempre acompanho os videos, por favor , posso estar usando o cambara, ou garapeira para tabuas de corte ??? são madeiras bem densas correto ? muito obrigado
MEI, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Você pode usar o cambará ou a garapeira para fazer tábuas de corte. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Bom dia professor, primeiramente Eu sou sírio e moro no Brasil há mais de um ano tô gostando muito trabalhar com madeira e gostaria agradecer principalmente sua equipe pela toda informação que vcs nos dão, eu tenho uma dúvida se cumaru dá pra fazer tábua de corte e se fica caro ou não. Muito obrigado.
Alô, Shadi ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Dá para fazer tábuas de corte com o cumaru. Recomendo, entretanto, que elas tenham espessura acima de uns 35 mm - para que sejam razoavelmente estáveis. Quanto ao preço, um pouco difícil fazer qualquer comentário. O fato é que o cumaru não é das madeiras mais caras. Creio que, a preços de hoje - Setembro de 2018 - você o encontrará com preços em torno dos R$ 3.500 por metro cúbico. E, em termos de resistência, é uma madeira boa. Boa sorte e paz em sua nova vida aqui no Brasil, ou onde quer que você esteja. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando, meu querido parabéns, seus vídeos me ajudam muito . Poderia me dar um feedback de umas madeiras para taboas de carne que tenho aqui na região. Paraju : dizem que solta um líquido vermelho Sucupira Cumaru Abraços
Rafael, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Nunca havia ouvido falar do paraju soltar líquido vermelho. Qualquer das madeiras listadas para você são boas para serem usadas em tábuas de carne, apesar das dificuldades quanto à usinagem e colagem. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Olá Fernando parabéns pelo conteúdo do canal. Estou com dificuldade para identificar duas especies de madeira e gostaria de saber se vc pode me ajudar. grande abraço
Alô, Tomas ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Você pode por favor enviar fotos e demais características das peças para fernandoresponde@uol.com.br ? Desde já, muito obrigado ! Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Olá Fernando. Muito esclarecedoras as suas dicas. Gostei dos produtos para acabamento, porém eu uso em minhas peças o óleo de girassol ou de canola, NUNCA o de soja. Esses dois óleos "acordam" a madeira e são absorvidos muito bem sem deixar aquela "gosma" na peça. Peroba rosa seria uma boa madeira para tábuas de "corte"?? (tb vou lembrar desse detalhe) abç
Alô, Edejamir ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Eu não usaria peroba rosa em uma tábua de corte por dois motivos : 1 - creio que ela pode transferir o sabor amargo para os alimentos; 2 - a peroba rosa, apesar de dura, é ao mesmo tempo, quebradiça. Por isso, eu não a utilizaria. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Shertes ! Muito obrigado por sua mensagem !!! O angelim não é das minhas madeiras preferidas, porque gosta de "fazer graça", mexendo-se um tanto quando comparada a espécies mais comportadas. Se você o usar com peças de espessura razoável - acima dos 30 mm, eu diria - as chances dele "fazer graça" se reduzem e, aí, pode ser empregado. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Fernando, primeiramente parabéns pelo vídeo, sensacional!!!! Tenho dificuldade no acabamento das tábuas de corte, faço lixamento progressivo até a granulometria 280, mas ainda assim, dependendo da espécie, a superfície fica com um aspecto levemente aveludado após lavagem, principalmente nas regiões onde a fibra é revessa. Passar raspilha após o lixamento seria uma saída!? Muitíssimo obrigado!!!!
Alô, Fausto ! Muito obrigado por sua mensagem !!!! Temos um vídeo sobre o processo de lixamento e, nele, faço uma recomendação sobre o umedecimento da madeira, entre lixas, de forma a levantar os "pelos" da madeira e, assim permitir o lixamento que deixa a superfície lisa. O URL encontra-se abaixo : ruclips.net/video/65RAl3qo0Es/видео.html Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Obrigado por mais um excelente vídeo. Uma dúvida, você saberia dizer qual tinta mais indicada para um acabamento estético na tábua? Exemplificando: uma tábua com uma faixa colorida no canto superior.
Acredito eu que não tenha. Mas de uma coisa eu sei, é melhor vc procurar uma madeira da cor que vc queira e cole uma tira dela entre os outros pedaços.
Alô, Jimmy ! Muito obrigado por sua mensagem !!!! Por uma série de motivos - sendo o principal deles a saúde das pessoas que consumirão os produtos cortados sobre a tábua - você não deve utulizar tintas em suas tábuas de corte. Elas contêm uma série de produtos químicos para que funcionem bem - mas não em contato com alimentos. Assim, recomendo fortemente que você NÃO use tintas em suas tábuas de corte. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Tauan ! Muito obrigado por sua mensagem !!!! Você está certíssimo. Não se usa tintas em tábuas de corte. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Willer ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Apesar de conhecer a madeira pelo nome, nunca a tive em mãos mas, pelas descrições que recebi, não deve ser apropriada. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Ronaldo ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Temos pranchas armazenadas na horizontal e na vertical. As que estão na vertical são guardadas com um pequeno ângulo de inclinação justamente para que o problema que você cita não ocorra. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Bom dia Fernando! Muito obrigado por dividir seus conhecimentos. Sou iniciante na marcenaria e estou pretendendo começar a fazer umas tábuas de cortes. E ouvi falar que o jatobá é uma madeira que solta tinta e gosto. E a pessoa que me disse, falou que já fez tábuas de cortes com jatobá. Mas, ele mergulhava em água e deixava secar por uns 10 dias para ela soltar a tinta. Ele fazia esse procedimento 3 vezes. Isso procede ou existe mais de um tipo de jatobá?
Alô, Antônio ! Muito obrigado por sua mensagem !!! O jatobá, efetivamente, pode soltar um pouco de "tinta". O processo de mergulhá-lo em água pode provocar algum resultado, desde que depois a peça seja seca. A questão é que, se esse jatobá for usado para fazer tábuas com colagens, é necessário que ele seja deixado por meses e meses para secar - ou a colagem fracassará. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Embuia é boa? Eu tenho um pouco de receio do cheiro que apesar de muito bom não sei se chegará interferir nos alimentos. Obrigado Fernando seus vídeos me ajudam muito.
Renato, alô ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Imbuia é, para mim, a melhor madeira que existe. Em minha opinião, parece não ter fibras, mas ser constituída de uma masa contínua. COla e usina muito bem. Com relação ao odor, a maioria o considera agradável - mas não sei como se processo o efeito de retenção deles nos alimentos. Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
Alô, Tânia ! Muito obrigado por sua mensagem !!! Acredito que existam produtos melhores como, por exemplo, o óleo mineral medicinal (usado como laxante), o óleo de coco, a cera de abelha, a mistura de cera de abelha com óleo de coco ... Ouvi relatos de colegas que falam da oxidação do óleo de oliva, e de algum odor residual Um grande abraço ! Fernando Belchior e equipe.
O cara simplesmente dá uma aula gratuita sobre o assunto e ainda tem gente que acha algo para criticar.....parabéns Fernando e muito obrigado pelos vídeos; excelentes como sempre!
Alô, Lobo do Mar !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Como diz meu velho e sábio pai, "a dor ensina a gemer", e "o bom cabrito não berra".
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Meu amigo, vc não faz, apenas, vídeos....vc dá aula!!! Gosto muito das suas aulas!!!! Abraços!!!
Alô, Victor !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Valeu Fernando, transformou minha pergunta em uma bela aula, muito obrigado, pois você tem prazer em compartilhar seu conhecimento de uma forma clara e objetiva, e como você sempre diz... Vamos juntos!!!
Alô, Júlio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!!
Espero tê-la respondido à altura, e tê-lo atendido devidamente.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Uma verdadeira aula, obg professor Belchior. Assistir seus vídeos é o mesmo que está em uma verdadeira sala de aula com um excelente professor. Parabéns pelo canal.
Alô, Marcos !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando! Eu trabalho a quase uma década em marcenarias, e me motivei a montar a minha própria marcenaria a partir de um momento que envolveu uma crise no setor junto com minha demissão. Hoje como paixão pra mim que é a marcenaria, busco a perfeição em cada detalhe no que faço, com busca incansável pelo conhecimento. Uma pena seu negócio ser distante da minha cidade, trabalharia com gosto fazendo parte da sua equipe!
Abraços;
Rubens Baumgaertel.
Alô, Rubens !
Muito obrigado por sua mensagem, muito atenciosa para conosco !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Finalmente entendi o que é "end grain" que eu tanto ouço nos videos em ingles. Ótimas dicas!
Alô, Gself !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Boa tarde, caro Fernando! Qual a espessura ideal(mais comum)? Obrigado!!
Muito boas as dicas, principalmente as madeiras recomendadas, um grande abraço !
Alô, Mário !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Olá Fernando, eu utilizei uma sobra de cumaru com óleo de linhaça e chamei de tábua de cortes. Rs! Não tive nenhum problema, a não ser o "peso". Ótimo vídeo, bem completo.
Alô, Allan !
Muito obrigado por sua mensagem !!!!
O Simão Ferreira também postou mensagem falando do uso do cumaru.
Muito obrigado por sua informação, que vem para somar e ajudar a todos !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito obrigado meu caro Fernando Belchior pela dica. Boa Noite pra vc e toda sua a família !!
Alô, Ruy !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Eu é que agradeço a oporunidade de ter podido ajudá-lo.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Com esse vídeo você tirou todas as minhas dúvidas. Obrigado
Alô, Eduardo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Minhas desculpas pela demora na resposta.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Bom dia Fernando. é muito Boas as dicas e corretas ok. só não sabia do uso do óleo medicinal mas é Esso vida longa amigão
Alô, Mareds !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Sensacional. Com certeza tirou todas as dúvidas de milhares de brasileiros! Obrigado e parabéns!
Alô, Renato !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Excelente explicação, sempre a experiência em primeiro lugar. Obrigado por compartilhar conhecimentos. Um agrande abraço. Vc é o melhor.
Alô, Cláudio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Parabéns meu amigo, vc e outros marceneiros daqui do you tube foram minha inspiração pra montar minha humilde oficina.
Estarei em breve colocando meus trabalhos no meu canal e espero que sirva também de inspiração pra outros.
Muito obrigado por vc passar o seu conhecimento pra nós que somos amantes da marcenaria hobby.
Grande abraço meu xará
Alô, Nódemadeira !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
E aí, dois anos depois do seu comentário. Como está indo a oficina e o trabalho? Comenta conosco!
Meu amigo espetacular explanação, além do pdf auxiliar que foi feito com maestria. Parabéns, só esse vídeo justificou a inscrição no seu canal. Obrigado por partilhar esses conhecimentos com o esse exército de viciados em pó (de madeira) hehehe. Abraços
Alô, Teófilo !
Muito obrigado por sua generosa mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito bom Fernando! Esclarecedor, disse tudo que a maioria que tem dúvidas procuram.
Alô, Engenheiro no Interior !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraco !
Fernando Belchior e equipe.
Um vídeo excelente desses e gente comentando sobre como ele fala em inglês ou se fala muito e faz pouco. A solução é simples, não assisti ou diminuí o volume ao nível zero. Ah! E para os que estão reclamando de pouca ação, vai para o Senai do Brás e paga 3 mil reais em um curso de marcenaria fina...
Fernando obrigado pelas dicas de sempre, continue falando. Seja inglês, mandarim ou português...
Muito obrigado por sua mensagem, Leonardo.
Parabéns por entender o que fazemos.
Excelente! Pela primeira vez vejo no Brasil, pelo RUclips, alguém falando a verdade sobre tábuas de corte. Suas explicações auxiliam não apenas quem quer construir uma, mas também quem quer comprar uma tábua de boa qualidade. Eu diria que, das tábuas prontas no mercado, de cada quinze, apenas uma está dentro dos padrões que você tão bem descreveu.
Alô, Roberto !
Muito obrigado por sua mensagem, e pelos comentários !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Excelente explicação mestre Belchior, como sempre uma aula no "Fernando responde", forte abraço.
Alô, Reinaldo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Assisti tantos vídeos seus já, hoje te vi na Leroy Merlin e fiquei te encarando sem saber se era você ou não. Cheguei em casa já vim pesquisar e ainda descubro que estamos não só na mesma cidade, mas também no mesmo bairro! Na próxima peço pra tirar uma foto kkkkk. Obrigado pelo conhecimento!
Alô, Luiz !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Você sabe que minha qiulometragem rodada é alta ...
Lembro de você da Leroy, mas fiquei em dúvida se era alguém que eu conhecia, e fiquei com vergonha de perguntar ...
Muito bem : da próxima vez, é só me dar um alô para a gente falar de marcenaria !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando, mais uma vez você arrasou, parabéns, suas explicações são top.
Alô, Antônio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Olá Mestre Fernando! A cada aula pode se dizer aprendemos muito com esse mundo chamado marcenaria! Que DEUS continui te abençoando ok!👍
Alô, Jamilson !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
"Vamos Juntos" sim Fernando, Muito obrigado pelas dicas. Mais um escrito. Sucesso!!
Alô, Luiz !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Òtimo, sempre acrescentando sabedoria aos meros mortais kk..abraço amigão !
Alô, Paulino !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
magina eu quem agradeço pois é de grande valia sua dicas nos ajuda muito Deus ti abençoe
Alô, Luis !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Alô, Luis !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito bom Ms.Fernando, Obrigado por compartilha sua experiencia conosco.
Abraço
Alô, Murilo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muuuuito bom Mestre... Mais um aula incrível!
Alô, Leandro !
Muito obrigado por sua mensagem !!!!
Muito bom ouvie de você !!!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
olá Fernando Belchior ,eu necessariamente não estou pensando em tábuas de cortes mas de colheres artesanal e sua dica de madeiras me ajudou muito agora não vou envenenar meus fregueses obrigado...
Alô, Hamilton !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Realmente, envenenar os fregueses não é bom para os negócios ...
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Excelente explicação Fernando, meu filho pediu-me para fazer uma tábua pra ele é disse que faria sem problema mas que antes assistisse sua "aula" dos tipos de madeira, como preparara-la etc para esse projeto. Grande abraco.
Alô, Rogério !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Como sempre, perfeito na explicação.
Muito obrigado !
Boa noite Fernando, é nos denovo, (rsrsr) parabéns por mais essa importantes informações, pra mim que sou aprendiz foi muito valiosa. grande abraço
Alô, Marcos !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Olá Fernando,
Dicas preciosas !!!!!!!!!
Muito obrigado.
Abração
Alô, Antônio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Muito bom ouvir de você.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
alô Fernando ótima explicação. excelente. eu quero fazer uma tábua de corte mas não entendo nadica de nada de madeiras. este nomes que vc disse sobre madeiras pra mim é inglês kkkkk psiu, quem ninguém nos ouça mas não entendo coisa nenhuma de marcenaria kkkk não fala pra ninguém. tá é segredo kkkkk. vc falou das dimensões das tábua s mas vejo pelos outros canais tábuas muito grossas .se fizer uma com 600 mm comprimento e 400 mm largura .e muito grossa . vou precisar de um guindaste kkk ou não kkk. qual o minimo e o máximo na espessura? e porque. obs .me de umas dicas de como posso passar a conhecer algum tipos de madeiras. estou com muitas duvidas pra vc me orientar ,mas vou deixar pras próximas perguntas .tá juntos. um forte abraço.ótimo fim de semana .
Alô, José !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Uma tábua de 400 mm por 600 mm deve ter uma espessura acima dos 35 mm.
Sobre conhecimento de madeiras, sua sugestão já está anotada.
Vamos preparar um vídeo a respeito do assunto.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
alô Fernando. obrigado . vai ser legal um pouco de conhecimento sobre madeiras. então se fizer uma tábua menor a mencionada da pra ser com uns 30 mm né. aborda este tema também no seu vídeo ok! um forte abraço.fico feliz quando me respondem! tem alguns que espero resposta faz tempo.e nada. só eles perdem kkkkk. tamos juntos.obrigado.
Obrigado Mestre Fernando! Excelente AULA! Abração
Alô, Carlos !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Eu fiz uma pergunta em outro vídeo, mas ela foi respondida aqui. Eu usei a Muiracatiara e passei óleo de soja para selar, o resultado ficou muito bom. É uma excelente madeira, com cor e textura muito boas. Abraço
Muito bom mestre...👍
Alô, Alex !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito bom adorei as dicas . Vou ver se acho aqui na minha região alguma madeira dessas pra mandar fazer minha tábua.
Alô, Otávio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
é por esta e por outras que sempre tiro minhas duvidas com seus videos ,tu é um super mestre mesmo.
Alô, Paulo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito boas dicas, quanto a espessura das tabuas, tem uma espessura recomendada?
Pra agilizar o resumo... tempo 4:25
- Angico
- Játoba
- Tamarindo
- Marfim
- Muiracatiaria
E nunca use "Pau Bosta" como tábua de carne. kKAKAKA
Boa tarde, seus videos são muito bons! Por favor se possível me oriente como fazer uma moldura para uma mesa com tampo de vidro.
Alô, Afrânio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
De maneira simplificada :
1 - decida se você vai unir as peças com um encaixe meia esquadria ou, por exemplo, meia madeira. Se for meia esquadria, pense numa forma de reforçar o encaixe - por exemplo, com talas;
2 - tomada a decisão sobre o tipo de encaixe, desenhe as peças para você ter certeza do que deve fazer em termos de usinagem para chegar ao formato final delas;
3 - lembre-se de que você deve fazer um rebaixo nas peças para receber o vidro, e que a moldura deve ser sustentada em toda a sua extensão, desejavelmente, para suportar o peso do vidro sem que isso ofereça risco dele se partir.
Se ficou alguma dúvida, por favor, me acione.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
excelente vídeo Fernando..agora..gostei desses roxinhos ai..aqui no sul não encontro..podemos trocar, te mando um pedaço de zassafrás em troca..rsrsrs..abraço
Alô, Aelton !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Gostei da proposta ....
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Meu amigo, essa sua dica foi show de bola, vale a pena salvar esse video
abraço
Alô, José !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Que vídeo ótimo! Tantas dúvidas respondidas! Muito obrigada
Alô, Érica !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Boa noite vou fazer uma taboa de corte a massaranduba é boa pra fazer
Alô, Edson !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Sim, a ma;caranduba é uma boa madeira para produção de tábuas de corte.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
E a espessura, qual o mais utilizado?
explicações perfeitas esta em seus videos .
Alô, Paulo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Parabéns pelo vídeos e pelos ensinamentos passados. Tenho uma dúvida, tenho uma “bolacha” que estou transformando em uma tábua de corte, porém ela apresenta pequenas rachaduras! Alguma dica de como preenchê-las? Me falaram pra por cera de abelha sólida no local, o que me diz?
Alô, Douglas !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
A solução é fazer o preenchimento com pequenos insertos de madeira maciça, usando para colagem dos mesmos a Titebond III, que é aprovada para uso em peças que tenham contato indireto com alimentos.
Você pode usar folhas de madeira maciça se as rachaduras forem muito pequenas.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Eu gosto muito de ouvir esses vídeos
Alô, Donizete !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Boa noite! Como seu canal é o melhor que encontrei até agora, gostaria de saber quais ferramentas devo adquirir para fazer uma tábua bem feita, do início ao fim!
Alô, Valdinei !
Muito obrigado pela mensagem, e pelo vídeo.
Você prefer usar ferramentas elétricas, ou ferramentas manuais (não elétricas) ?
Desde já, muito obrigado por sua resposta.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Olá Fernando como vai?
Parabéns pelos seus videos, vejo todos quando recebo a notificação.
Estou fazendo algumas tábuas de corte como hobby e gostei muito dessa madeira vermelha Muirapiranga, já procurei em algumas madeireiras mas não encontrei, você sabe me dizer onde posso encontrar?
Desde já obrigado.
Alô, Paulo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
A muirapiranga - da qual eu já tinha ouvido falar, mas que tive a chance de ver há pouco tempo atrás - é uma madeira maravilhosa. Tirando o fato de apresentar veios revesos, é maravilhosa. Tem uma cor belíssima, é dura, resistente e pesada.
A que aparece no vídeo foi comprada na Diskmad, que fica no km 17 da Raposo Tavares, em São Paulo.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Obrigado Fernando vou entrar em contato com eles para buscar essa madeira.
Continue postando seus videos.
Essa é sempre a pergunta q não quer calar... onde encontrar essas madeiras citadas aqui na cidade de Sao Paulo.... vlw a dica da loja... vou la pesquisar.... muito bom!!!
Ola
.otimo video tirou todas as. Minhas duvidas a respeito de tabuas p churrasco....agora vou pesquisar as madeiras pra comprar n m livre...
Alô, Alfredo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Boa tábua nova de churrasco !
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Poderia informar qual a espessura ideal da carne de corte?
Eu tbm gostaria de saber
parabéns gostei ótima explicação. .parabéns
Alô, Luis !
Muito obrigado por sua mensagem !!!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Oi Fernando.
Reformei uma tábua de corte e usei no acabamento o óleo mineral medicinal para prisão de ventre. Apliquei-o após lixar muito bem a madeira. A princípio ficou muito bom. Entretanto, depois de algumas lavagens, a tábua voltou a arrepiar é praticamente perdeu o lixamento e o acabamento. O que pode ter acontecido? Será que apliquei óleo em pouca quantidade? Dei apenas uma demão.
Agradeço se puder me ajudar.
Abço.
Renê Trentin
video nota 10 Parabéns.
Alô, Rafael !
Muito obrigado por sua mensagem !!!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Já existe algum vídeo que você explica como deixa a marcenaria tão limpa???
Fernando, obrigado pelos bons esclarecimentos. Dentre as madeiras para tábua de corte pode incluir aroeira e sucupira branca?
como sempre dando uma super aula com muito esclarecimento e grandes dicas valeu professor Fernando obrigado e um grande abraço
Alô, Américo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Obrigado Fernando deu uma aula!!
Fernando, bom dia! eu de novo!
Então, cortei algumas pranchas de jatobá (30x40) pra fazer tábua de corte e fiz vários modelos de cortes retos, curvos, circulares, em forma de guitarra... bom, minha dúvida é a seguinte. fiz os cortes e, deixei elas muito tempo parada, sem hidratação, seca... quase 2 meses. Algumas racharam nas beiradas... então eu pergunto:
1) A culpa foi minha? Não devia ter deixado elas sem hidratação? sem ter acabado elas?
2) as tábuas de cortes retas racharam. as curvas não. Coincidência?
3) Fazer um "rejunte" com cola e pó de serra resolve? qual melhor opção de "calafetar" as rachaduras?
Mais uma vez, Obrigado!
Bom dia, gostei muito das informações, estou iniciando e elas serão muito úteis. Obrigado
Alô, Sérgio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Boa noite Mestre Fernando Belchior! Me tira uma dúvida. Cumaru e Timborana são boas madeiras para tábua de corte? Quanto ao Jatobá, também pode ser utilizada e sem o problema de soltar tinta? Obrigado
Alô, Janderson !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Cumaru e timborana são madeiras difíceis de serem trabalhadas. Além disso, são de colagem difícil, e você deve usar, assim, a Titebond III neste processo.
O jatobá pode apresentar o problema de "soltar tinta", que pode ocorrer de peça para peça. Nunca fiz este processo, mas creio que uma solução é o uso de óleo de Tung puro no acabamento, dado o fato dele criar uma camada polimerizada (ou assim aparentando) o que, creio, produzirá um bom resultado.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina muito obrigado por mais essa instrução. Abraço
Ótimo vídeo Mestre Fernando, obrigado pela aula. Abraço.
Alô, Oficina !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Mestre Fernando, desculpe te fazer uma pergunta, qual o nome de seu Pai?
Alô, Oficina !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Belchior.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Ok, obrigado. Vou explicar, que que tenho um tio (nem sei se é vivo ainda) o nome dele é Pedro, ele era marceneiro e tinha um filho com o nome Fernando que tinha +/- a minha idade, só que a ultima vez que vi ele eu tinha uns 8 anos de idade kkk perdi o contato com eles desde então, aí pensei q por acaso poderia ser vc o meu primo Fernando que também teria se formado em marcenaria hehhe. Muito obrigado, abraço.
Muito bom este vídeo ref, tabua de corte, parabéns.Gostaria de saber se a madeira de jaqueira é boa para este trabalho. Obrigado abraço
Alô, Aparecido !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Tenho referências de que a jaqueira não é muito boa para esse uso. Mas como eu nunca usei pessoalmente, diria que o melhor é você fazer um teste.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
vamos junto! obrigadão pelas dicas
Alô, M. Duprat !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um gransde abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Xará, parabéns pelos vídeos, ganhou mais um inscrito!!! seguinte,... arrumei uma tábua de corte e meu pai passou óleo de linhaça, mas o cheiro esta muito forte e já tem mais de duas semanas e o cheiro não sai! creio que seja para madeira externa. da para passar alguma coisa para tirar o óleo ou eu perdi a peça? abraço
Luís, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Creio ser possível recuperar a peça, com um pouco de trabalho e paciência. Vamos lá :
1 - lave a peça com água e sabão, ou detergente, várias vezes. Após lavá-la, deixe-a secar à sombra por uma semana. Repita esta operação até que o cheiro tenha desaparecido, ou esteja bem fraco;
2 - veja se você consegue comprar óleo de tung puro, e óleo cítrico. Não use o óleo polimerizado, ou o que é diluído com solventes. O óleo de tung vem de uma árvore chinesa cujas sementes têm o formato de coração - "tung", em chinês. O óleo tem odor considerado agradável pela maioria das pessoas, e dá um acabamento bonito, que se polimeriza ("plastifica", digamos assim), conferindo certa resistência à peça. Além disso, eventuais reparos são fáceis de serem feitos, bastando um leve lixamento na área afetada e reaplicação. O óleo de tung costuma ser viscoso e, assim, para dilui-lo, usa-se o óleo cítrico (aquele óleo que sai da casca de laranjas e limões e que sentimos na pele quando esprememos estas frutas). O óleo cítrico tem um cheiro considerado agradável pelas pessoas. Se o óleo de tung puro estiver muito viscoso, acrescente o óleo cítrico em 5 % do volume, e verifique se a viscosidade está adequada. Caso não, vá acrescentando até que ela lhe pareça adequada. Aplique o produto e deixe a tábua secar por um dia entre demãos. Aplique 3 delas;
3 - caso você tenha qualquer problema para adquirir o óleo de tung e o óleo cítrico, você pode usar o óleo mineral medicinal que é usado no tratamento de prisão de ventre., e que é vendido em farmácias. Ele dará uma proteção à tábua, mas não terá tanto efeito em relação ao odor deixado pelo óleo de linhaça. Uma marca comercial famosa é Nujol, mas seu preço é maior se comparado a outras marcas. Recomendo, assim, pesquisar para fazer a aquisição, se for esta a sua escolha.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Boa tarde. A madeira de uma mangueira é boa para fazer tábua de corte?
Sim !
olá sr fernando tudo bem ??? sempre acompanho os videos, por favor , posso estar usando o cambara, ou garapeira para tabuas de corte ??? são madeiras bem densas correto ? muito obrigado
MEI, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Você pode usar o cambará ou a garapeira para fazer tábuas de corte.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Aula fantástica,sou muito seu fã! obrigado 👏👏
Alô, Beto !
Muito obrigado por sua mensagem !!!!
Muito obrigado por nos acompanhar !!!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Bom dia professor, primeiramente Eu sou sírio e moro no Brasil há mais de um ano tô gostando muito trabalhar com madeira e gostaria agradecer principalmente sua equipe pela toda informação que vcs nos dão, eu tenho uma dúvida se cumaru dá pra fazer tábua de corte e se fica caro ou não.
Muito obrigado.
Alô, Shadi !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Dá para fazer tábuas de corte com o cumaru. Recomendo, entretanto, que elas tenham espessura acima de uns 35 mm - para que sejam razoavelmente estáveis.
Quanto ao preço, um pouco difícil fazer qualquer comentário. O fato é que o cumaru não é das madeiras mais caras. Creio que, a preços de hoje - Setembro de 2018 - você o encontrará com preços em torno dos R$ 3.500 por metro cúbico. E, em termos de resistência, é uma madeira boa.
Boa sorte e paz em sua nova vida aqui no Brasil, ou onde quer que você esteja.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina muito obrigado, eu moro em Belo Horizonte mas com certeza vou visitar sua oficina se tiver um curso ano q vem..
Madeira de Amêndoa serve para fazer mesas e bancos ? Madeira e boa dura bem ?
Parabéns pelo vídeo.
Alô, Você Mesmo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando, meu querido parabéns, seus vídeos me ajudam muito .
Poderia me dar um feedback de umas madeiras para taboas de carne que tenho aqui na região.
Paraju : dizem que solta um líquido vermelho
Sucupira
Cumaru
Abraços
Rafael, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Nunca havia ouvido falar do paraju soltar líquido vermelho.
Qualquer das madeiras listadas para você são boas para serem usadas em tábuas de carne, apesar das dificuldades quanto à usinagem e colagem.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
otima dica amigao vlw muito !!
Alô, Adimilson !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Ótimo vídeo 👏👏. O Angelim pedra é bom para tábua de corte?
Douglas, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Sim.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Olá Fernando
parabéns pelo conteúdo do canal. Estou com dificuldade para identificar duas especies de madeira e gostaria de saber se vc pode me ajudar. grande abraço
Alô, Tomas !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Você pode por favor enviar fotos e demais características das peças para fernandoresponde@uol.com.br ?
Desde já, muito obrigado !
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Voltei pra relembrar e começar fazer a minha amanhã. Valeu mestre.
Olá Fernando. Muito esclarecedoras as suas dicas. Gostei dos produtos para acabamento, porém eu uso em minhas peças o óleo de girassol ou de canola, NUNCA o de soja. Esses dois óleos "acordam" a madeira e são absorvidos muito bem sem deixar aquela "gosma" na peça. Peroba rosa seria uma boa madeira para tábuas de "corte"?? (tb vou lembrar desse detalhe) abç
Alô, Edejamir !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Eu não usaria peroba rosa em uma tábua de corte por dois motivos :
1 - creio que ela pode transferir o sabor amargo para os alimentos;
2 - a peroba rosa, apesar de dura, é ao mesmo tempo, quebradiça.
Por isso, eu não a utilizaria.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Bom dia, excelente vídeo , madeira Angelim (Nobre) vc poderia falar sobre , indica para tábua de corte ?
Alô, Shertes !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
O angelim não é das minhas madeiras preferidas, porque gosta de "fazer graça", mexendo-se um tanto quando comparada a espécies mais comportadas.
Se você o usar com peças de espessura razoável - acima dos 30 mm, eu diria - as chances dele "fazer graça" se reduzem e, aí, pode ser empregado.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Bom dia Fernando
Como sempre tuas dicas são fantásticas
Forte abraço
Mais uma vez ótimo vídeo, tábua de corte, parabéns
Alô, Erich !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando, primeiramente parabéns pelo vídeo, sensacional!!!!
Tenho dificuldade no acabamento das tábuas de corte, faço lixamento progressivo até a granulometria 280, mas ainda assim, dependendo da espécie, a superfície fica com um aspecto levemente aveludado após lavagem, principalmente nas regiões onde a fibra é revessa. Passar raspilha após o lixamento seria uma saída!?
Muitíssimo obrigado!!!!
Alô, Fausto !
Muito obrigado por sua mensagem !!!!
Temos um vídeo sobre o processo de lixamento e, nele, faço uma recomendação sobre o umedecimento da madeira, entre lixas, de forma a levantar os "pelos" da madeira e, assim permitir o lixamento que deixa a superfície lisa.
O URL encontra-se abaixo :
ruclips.net/video/65RAl3qo0Es/видео.html
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Alô, Bubinga !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito obrigado pela atenção meus caros!
Aplicarei esta técnica inclusive em outros itens que fabrico, obrigado por compartilharem a experiência!
Alô, Fausto !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Dica sensacional.... show.
Obrigado pela dica parabéns pelo video
Alô, Hobby Wood !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Show.... Muito bom o vídeo.... Parabéns!!!!
Obrigado por mais um excelente vídeo. Uma dúvida, você saberia dizer qual tinta mais indicada para um acabamento estético na tábua? Exemplificando: uma tábua com uma faixa colorida no canto superior.
Acredito eu que não tenha. Mas de uma coisa eu sei, é melhor vc procurar uma madeira da cor que vc queira e cole uma tira dela entre os outros pedaços.
Alô, Jimmy !
Muito obrigado por sua mensagem !!!!
Por uma série de motivos - sendo o principal deles a saúde das pessoas que consumirão os produtos cortados sobre a tábua - você não deve utulizar tintas em suas tábuas de corte.
Elas contêm uma série de produtos químicos para que funcionem bem - mas não em contato com alimentos.
Assim, recomendo fortemente que você NÃO use tintas em suas tábuas de corte.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Alô, Tauan !
Muito obrigado por sua mensagem !!!!
Você está certíssimo.
Não se usa tintas em tábuas de corte.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Excelente explicação, parabéns, com certeza o Sr. é um profissional de primeira qualidade
Muito obrigado! Me ajudou muito.
Alô, Paulo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Como sempre seus vídeos são muito bons.
Cara, ta de parabéns, muito boa explicação, a melhor q ja vi aqui, falou tudo q queria saber!
Alô, Valdinei !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Muito esclarecedor o video! Saberia me informar se o sansão do campo é apropriado tbm?Obriigado!
Alô, Willer !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Apesar de conhecer a madeira pelo nome, nunca a tive em mãos mas, pelas descrições que recebi, não deve ser apropriada.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Mestre suas aulas são excelente. Sempre reparo que na sua oficina as tábuas são arrumadas na vertical. Isso não empena?
Alô, Ronaldo !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Temos pranchas armazenadas na horizontal e na vertical.
As que estão na vertical são guardadas com um pequeno ângulo de inclinação justamente para que o problema que você cita não ocorra.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Boa tarde. Pergunto:
E a Grápia?
Obrigado.
Paulo, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
A grápia, ou garapeira, pode ser usada em tábuas de corte.
Um grande abraço !
Fernando.
Bom dia Fernando! Muito obrigado por dividir seus conhecimentos.
Sou iniciante na marcenaria e estou pretendendo começar a fazer umas tábuas de cortes. E ouvi falar que o jatobá é uma madeira que solta tinta e gosto. E a pessoa que me disse, falou que já fez tábuas de cortes com jatobá. Mas, ele mergulhava em água e deixava secar por uns 10 dias para ela soltar a tinta. Ele fazia esse procedimento 3 vezes. Isso procede ou existe mais de um tipo de jatobá?
Alô, Antônio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
O jatobá, efetivamente, pode soltar um pouco de "tinta". O processo de mergulhá-lo em água pode provocar algum resultado, desde que depois a peça seja seca.
A questão é que, se esse jatobá for usado para fazer tábuas com colagens, é necessário que ele seja deixado por meses e meses para secar - ou a colagem fracassará.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Obrigado!
Olá Fernando tudo bem ??? Para acabamento tábua corte vc sugeriu OLEO MINERAL PARA LAXANTE é isso???? VLWWWW SUPER ABRACO
Alô, Toshio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Sim.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
@@FernandoBelchiorMarcenariaFina muito obrigado super abraço
Alô, Toshio !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um super abraço a você também.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Gostei do vídeo, muito esclarecedor.
Embuia é boa? Eu tenho um pouco de receio do cheiro que apesar de muito bom não sei se chegará interferir nos alimentos. Obrigado Fernando seus vídeos me ajudam muito.
Renato, alô !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Imbuia é, para mim, a melhor madeira que existe. Em minha opinião, parece não ter fibras, mas ser constituída de uma masa contínua. COla e usina muito bem.
Com relação ao odor, a maioria o considera agradável - mas não sei como se processo o efeito de retenção deles nos alimentos.
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Beleza de explicação. Grato.
Olá Fernando, o que você acha do uso de azeite de oliva como impermeabilização e acabamento em tábuas de corte? Obrigado e parabéns pelo vídeo.
Alô, Tânia !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Acredito que existam produtos melhores como, por exemplo, o óleo mineral medicinal (usado como laxante), o óleo de coco, a cera de abelha, a mistura de cera de abelha com óleo de coco ...
Ouvi relatos de colegas que falam da oxidação do óleo de oliva, e de algum odor residual
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.
Fernando Belchior - Marcenaria Fina Muito obrigada pela pronta resposta!
Alô, Tânia !
Muito obrigado por sua mensagem !!!
Um grande abraço !
Fernando Belchior e equipe.