Ótimo vídeo , mas infelizmente não teve o uso referências as ciências humanas nem mesmo citou um dos antropólogos que se dedicaram a escrever sobre o tema. Recomendo ler O Povo Brasileiro de Darcy Ribeiro!
Esse vídeo em 9:18 prova que somos uma espécie única no mundo, podemos ter evoluído dos primatas, mas somos completamente diferente de todas as outras espécies, e completamente improvável a espécie mais frágil, com os filhotes mas frágeis dominar o planeta, não existe filhote mais indefeso que o do homem depois do nascimento aos 10 anos, e o que é mais impressionante e sermos a única espécie ter o senso do 'Eu Existo".
Só uma correção: o latim não é uma língua extinta, e sim uma língua morta. Línguas mortas são as línguas que não possuem mais falantes nativos mas ainda são faladas/estudadas como segunda língua por indivíduos atualmente. Esse é o caso do latim! Não há falantes nativos do latim, mas há sim falantes dessa língua ainda hoje.
@@jacksonoliveira842 eu não acho que a religião automaticamente implica racismo e corrupção, tanto que muitos brasileiros são católicos, independentemente de descendência, e nem por isso são qualificados da maneira que tu descreveu. Claro que existem exemplos óbvios de picaretagem com religião, vide as igrejas evangélicas, mas de certa forma a religião (palavra de ateu qui) faz mais bem do que mal.
@@jacksonoliveira842 Se fosse isso, não haveria miscigenação, já que antigamente no Brasil quase 100% eram católicos, isso eu falo de Pobres a Classe Média, que se casaram com negros, indígenas, asiáticos, europeus etc, ou quer dizer, o Brasil nasceu num berço Católico e se desenvolveu aí, acredito que as ideias classe nobre ou rica, que espalhava ideais de ódio a negros etc
@@thelendaryus4468 Superior? kkkkkkkkkkl viajou em cara, tá achando que é 1945?? Não existe isso. Só estou querendo dizer que nem todo mundo é tri-racial no Brasil.
Minha avó por parte de mãe é filha de brancos com indígenas; o meu avô por parte de mãe era negro dos olhos azuis; minha avó por parte de pai é a junção de várias nacionalidade brancas; junto com meu avô por parte de pai que é negro; deu em uma família toda miscigenado, com pessoas com pele escura, clara e parda. Só faltou ter parte amarela no meu sangue, mas não tenho. E sim, tenho uma parte da família que se envolveu com amarelos
Esse vídeo me fez lembrar a fala do Emicida numa entrevista com o professor Sílvio Almeida. Ele falava de uma visita a África, onde ele não se preocupou se era negro, pardo...mas se sentiu um ser humano. O contexto da frase não era o mesmo desse vídeo. Mas resumiu tudo, somos todos seres humanos, descendentes de um mesmo conjunto de DNA não importa nossa aparência.
fiz esse teste e é bem interessante mesmo, sou um mix de italiano, inglês, espanhol, português, angolano, indígenas de todas as partes da América e até uns mouros. é muito louco pensar como esse tanto de gente foi se movendo e se encontrando, sofrendo e sobrevivendo pra chegar em mim
O livro da Lilia Schwarcz, " O espetáculo das raças: Cientistas, instituições e questão racial no Brasil do século XIX", é muito bom para explicar alguns fenômenos sócio-raciais do Brasil, desde o projeto de branqueamento ao fazer ciência das primeiras escolas de direito do país. Vale a pena ler
Esse papo de branqueamento só serve para os racialistas do MN virem com essas papagaiadas liberais americanas importadas e anti-nacionais. Essa antropóloga é mais uma membro da comunidade cosmopolita do nariz adunco e isto explica muita coisa.
Fiz um teste genético e meu resultado foi: 54,3% Ibérico 20,8% Amerindio Andino 7,5 Serra leonês 6,6 Nigeriano 8,3% Eslavo 1.7 Chinês/ Vietnamita 0,8 Amerindio amazônico Isso que dá orgulho de ser brasileiro, saber que eu tenho essa mistura de tantos povos, tantas culturas, tudo correndo nas minhas veias.
é praticamente impossível sentir orgulho da nossa miscigenação... quem acha que racismo não existe não estudou história... esse serra leonês e nigeriano provavelmente foi fruto do estupro de um ibérico...
@Thorin Rei Sob a Montanha O site faz esse mapa com comparações genéricas. Amostras de DNA de nativos americanos é mais difícil de coletar e por isso eles agrupam mais e não deixam tão preciso. Eslavo foi a minha dedução, no site fala "Europa oriental"
@@Riyoshi000 Eu não disse que racismo não existe nem de que eu não sei como esses povos foram trazidos pra cá. O que eu sinto orgulho é de ter várias culturas, várias etnias, mesmo que sejam de maneiras ruins. Ou você acha que a migração dos humanos pra fora da África foi pacífica? Você acha que o contato de humanos e neandertais foi pacífico? Infelizmente a história humana e de todo planeta está cheia de violência, não dá pra gente olhar com a ótica moderna coisas que aconteceram há centenas ou milhares de anos atrás.
@@mfdd5715 mas não é baseado em raça, é uma construção social TB! Só não nos pilares de sociedade que a gente conhece. Tipo...um leão ou um lobo lidera e domina um bando não por sua carga genética superior! Ou pela cor da sua pelagem ...
@@AndersonSantos-hz3hf acho q ele quis dizer não de raça ,mas de características físicas e biológicas q alguns seres humanos tem e através delas se indentificaram mais em atividades. Quando a civilização ainda era primitiva , tinha pessoas q cassavam melhor, outras q usavam melhor sua capacidade na agricultura e outras q eram mais estrategistas, isso aconteceu e acontece em outras espécies tbm.
eu sou catarinense polaco, minha namorada é negra retinta e nossa filha nasceu negra de olhos cor de mel. agora estamos morando em Tres de Maio-RS e ela é a unica pretinha da escolinha .
Que fofo, ensine a ela a responder com base assim q ganhei respeito na escola, minha mãe e negra e meu pai branco, eu tenho cabelo crespo como minha mãe e sou branca e minha irmã negra de cabelo cacheado, assim a melanina não era usada como nossa defesa.
@@thiagolutten3483se vc adquiriu essa informação saiba que estamos vinculados a um contrato, vc me deve R$ 10.000 por esse conhecimento. Vou te mandar um boleto
Caraca, a sessão de comentários ta me dando calafrios. Se toda vez que alguém distorce o conteúdo do vídeo pra dar legitimidade ao próprio ponto de vista plantassem uma árvore, o planeta terra estaria completamente reflorestado. Dá desgosto....
Eu acho isso uma coisa não científica. Também não gosto de preencher. É como escrever. Bonita ou feia. Forte ou fraca. Alta ou baixa.. Não há um critério objetivo.
(9:00) Correção: Latim não é língua extinta, é língua morta. Língua extinta é, por exemplo, a língua dos antigos egípcios. Línguas extintas são línguas que não podem ser faladas porque não há registro suficiente sobre elas para isso. Não é o caso do latim, que recebe a classificação "língua morta" por não ter falantes nativos.
Sou descendente de japoneses e minha filha é a primeira mestiça (que tenho conhecimento, pelo menos) da família. Até a geração dos meus pais, todos foram ensinados a se relacionar somente com nipo descendentes (xenofobia braba), o que, ainda bem, mudou na minha geração (todos meus irmãos e primos namoram ou são casados com não japoneses). Toda cultura tem seu lado B, né...
Isso acontece por conta da longa história de isolamento do Japão. São 2 grandes grupos que historicamente formaram o japonês moderno, etnia conhecida como Yamato: Jomon e Yayoi. Eles eram grupos bem diferentes genetica e culturalmente, e é essa mistura que diferencia os japoneses de outros asiáticos orientais. Os Jomon chegaram no Japão em torno de 14.000 anos atrás, e após a grande migração Yayoi a partir da Península Coreana em torno de 1000 A.C., não houve nenhuma onda migratória subtancial para o país, e a história de isolmento foi constante, lembremo-nos do famosoo isolamento desde o xogunato Tokugawa (década de 1630) até 1853, quando o general Perry (EUA) bateu na porta do Japão pontando canhões e exigindo abertura do país. Durante ese período nenhum estrageiro era permitido no país, salvo em alguns portos.
Eu tive uns vizinhos, brasileiros, netos de japoneses que ouviram, na infância, que, se casassem com um "brasileiro" o filho nasceria aleijado! . Isso nos anos 70 já 😱
@Fabricio Costa olha, pelos relatos do meu pai, tinha essa preocupação com tradições sim, mas o preconceito tava embutido sim. "Tem que casar com nihonjin (japonês/a) pq gaijin (não japonês/a) não vai ser tão bom marido/esposa"
Tô na mesma, cara. Negro, neto de quilombola, a família do meu pai tem descendência italiana e minha esposa é japonesa. Fico imaginando como vai ser essa criança.
Eu vivo fora do Brasil a anos e notei o quão racista minhas noções eram no Brasil quando no estrangeiro tive um choque em ver pessoas brancas trabalhando em obras!
Quem nunca? Se ver crianças loirinhas e rosadas em situação de rua não estranhou mais do que ver as negras e pardas? É racismo? Ou só constatação de que os demais se ferram muito mais?
@@rogerscleykrebisdasilva4308 Primeiro lugar, os europeus não escravizaram os africanos, os próprios africanos guerreavam entre si, se escravizavam e vendiam pros europeus. Segundo lugar, a humanidade sempre guerrou e invadiu uns aos outros, não é excluisividade dos europeus, basta ver os muçulmanos que invadiram várias e várias vezes a Europa durante toda a história.
Ainda não terminei o video, mas esse assunto me lembra do crescente e talvez majoritário grupo de pessoas que quer apagar o termo pardo, justo o termo que faz jus a nossa miscigenação.
Somos na maioria misturados, mas vivemos no endeusamento de gente branca Europeia e Norte americana. Também temos a cultura de se aproveitar do próximo, e de sermos corruptos.
@@ghost9stan711 as pessoas confundem América do Norte com América Anglo-saxônica. E México tem uma cultura quase nada semelhante a dos Estados Unidos, devido a sua cultura e colonização.
@@kimdim2050 Brasileiro nem a própria história conhece, a miscigenação não ajudou em nada na união ou aprendizado mútuo dessas culturas, ninguém é devidamente "representado" aqui. Você vê pelo preconceito ridículo que as regiões do Brasil tem para com as outras. A única coisa que todas essas regiões tem em comum, é a corrupção, a verdadeira marca do Brasil.
Acho que o brasileiro é um verdadeiro experimento de mistura de etnias, pois somos diferentes e ao mesmo tempo podemos ter a cara de uma raça qualquer do mundo.
uma vez quando estava 4° ano do fundamental I eu tinha perguntado a professora que dava aula pra nossa turma se nós Brasileiros éramos vira-latas, depois dessa pergunta a professora respondeu "nós não somos vira-latas e se você se considera um problema é seu,não é mesmo turma?" e então a sala toda concordou com ela e depois meus colegas de turma e a própria professora ficaram de chacota comigo pelo resto do dia,kakakakakakaka.
Por volta de 7:30 você diz uma coisa que muita gente não entende - somos *produtos do nosso tempo*. Muitas ideias que hoje são lugar comum, antigamente não eram nem cogitadas. Julgar as pessoas do passado pelas ideias atuais não é preciso porquê as ideias "progressistas" e "conservadoras" de ontem provavelmente são ideias "conservadoras" e/ou ultrapassadas hoje. E no futuro acontecerá o mesmo conosco. Antes que alguém tente distorcer pra qualquer coisa, só estou fazendo um comentário sobre algo não relativo, mas correlato, ao vídeo.
Mind Blowing.✨🤯 Tenho certeza que não estudei isso durante minha época no ensino médio. Embora me lembre razoavelmente das explicações sobre fenótipos e os genótipos. edit: Lendo os comentários, parece que muita gente não entendeu nada, e continuam tentando levar esse conceito de ''raça'', ou ''pureza grupal'' a frente.
Tem algum componente genético que explique a vontade inevitável de um descendente de italiano, afirmar sempre que possível e desnecessariamente que é "descendente de italiano"?
se chama "eu tenho cidadania europeia, e vc não" kkkkkkk ja que qualquer descendente de italiano seja lá quantas geração passados pode pega cidadania italiana.
Não acho curioso. Cachorros de raça não são só "estética". Esses animais foram selecionados artificialmente por anos com base em características fenotípicas e comportamentais desejadas. É por isso que você não vê um vira-lata ser usado por Corpo de Bombeiros ou Polícia, por exemplo. Cachorros de função (resgate, farejo, policial) necessitam ser de raça específica, pois exigem comportamentos específicos para desempenho daquela função, coisa que nem todo cachorro tem. Precisamos desmistificar essa ideia de que as pessoas só desejam um cachorro de raça por "status" e "beleza".
@@targaryen7029 entendo, mas mantenho a minha opinião apesar da sua explicação científica. Me parece que a intenção de quem adota um cachorrinho é que ele seja dócil, não que tenha o faro aguçado ou que proteja a casa. Além de tudo existe a possibilidade de treinar o doguinho e moldar os hábitos do animal, o que parece mais simples já que os traços da linhagem são fracos. Ok, temos o labrador como ótimo exemplo de cachorrinho naturalmente carinhoso, mas eu nunca vi um vira-latas agressivo (a não ser os que apanharam por motivos sem fundamento). E o risco de herdar doenças da raça? A fenotipagem mais pura aumenta essa tendência, não é? Me desculpe pela minha ignorância do ponto de vista genético, mas a realidade é que vira-latas sofrem preconceito, SIM.
@@allanlima9941 se tu me acha estúpida por dizer o que vejo e penso, não tentarei te convencer do contrário. Não tenho problemas em assumir que me equivoquei quando os argumentos me convencem a mudar meu ponto de vista. Mesmo discordando e sendo mal educado, respeito sua posição. Tu deve ter seus motivos.
@@targaryen7029 na verdade, não no caso da polícia e do corpo de bombeiros, existem cachorros selecionados mais pela eficiência doq pela beleza mas me explica o pq de puddles e pugs existirem se ambos são, literalmente, aberrações genéticas sem nenhuma vantagem? E me diz porque cachorros tidos como "elegantes" são bem mais caros e desejados q, por exemplo, um pitbull da vida?
eu e meus irmãos é um ótimo exemplo do q é o povo br: um branco pálido de cabelo crespo, outro bem pardo de cabelo liso, outro pardo de cabelo crespo e eu 'branco levemente bronzeado" com olho claro e labios grandes. detalhe, todos 100% de sangue kkkkkk
Em casa é bem parecido, pai branco e mamis negra e 3 filhos, o primeiro do cabelo crespo e de pele negra mais escura, a segunda de pele negra mais clara e cabelos lisos e eu nasci branca do cabelo cacheado hauahauhau
Átila, é tão triste ver os comentários, perceber que as pessoas estão com algum tipo de déficit cognitivo grave, ou simplesmente fazem comentários sem ver o vídeo, pois não entenderam nada do que vc expôs de forma clara e didática. Que desânimo, professor...
Não há déficit cognitivo algum. Há comentários tolos, como também há comentários com consistência. A não ser que Vc pretenda que o Prof. seja o dono de toda a verdade possível. Coisa que acho improvável. Eu sou biólogo tbm. Sei tbm que a ciência pode ser manipulada, às vezes, para atender a interesses específicos, aliás, como toda criação humana pode. Mas existem conceitos que são fáticos, simplesmente não há como questionar, pq são analisáveis de forma simples e racional. Tal é o conceito biológico de raça.
Engraçado q pensamos os grupos branco, índio e negro como homogêneos. Mas vale lembrar q esse "branco" q veio para as Américas era muito misturado c o judeu e árabe na península ibérica de espanha e Portugal. So dsi ja vemoa q a variaçao é muito maior. I mesmo vale para o indígena, que são varias nações, troncos linhuisticos bem diferentes tb. Os tupi dominaram o territorio brasileiro um pouco antes dos europeus chegarem, outras tribos mais antigas ja ocupavam o "Brasil". E dos africanos podemos falar o mesmo, diversos reinos e matrizes geneticas bem variadas: ethiope, egípcio, marroquino, sul africano, Mali...
E também vale ressaltar que para estudiosos de outras partes da Europa os ibéricos eram tidos como "europeus de segunda" devido a essa influência. O mesmo se aplica aos napolitanos e sicilianos dentro da Itália.
@@flavioferreira4978 Depende da época, na era em que chegaram aqui, a Península Ibérica não tinha essa definição de Portugal e Espanha que temos hoje, eram reinos menores que foram se unindo por casamento e disputas e as outras monarquias, principalmente inglesa e francesa viviam atrás de casamento com os ibéricos que estavam em alta, tanto pelo desenvolvimento comercial e marítimo quanto por serem os "preferidos" da Igreja Católica. Depois do século XVI que foram caindo e a Inglaterra e a França, junto com os reinos protestantes foram se aliando e ganhando mais poder.
@@giovannihoffmann2325 sim. No caso estava falando das primeiras migrações, dos ibéricos portugueses e espanhóis, considerados brancos. Queria refletir sobre onquanto estes paises ja eram miaturados c oitraa culturas antes de virem para as Américas. No centro sul do brasil outros povos vieram, algins mediterrâneos tb italianos e outros germânicos. Tem os japoneses, libaneses e outros tantos. Na minha fala estava me referindo aos ibericos mesmo..
É triste como o próprio humano inventou teorias para taxar de forma negativa um humano igual. Nós Africanos somos pessoas gentis e regidas por lei, temos sentimentos tanto quanto os europeus. Nosso continente é acolhedor e não somos macacos. Vivemos em sociedades, também temos edifícios gigantes, altas grifes, também temos pontos luxuosos etc. Aqui não é só Florestas, espero que quando forem falar de África, falem muito mais do aquele estereótipos ( pobres e sem era nem beira). Ah! Ameiiii as explicações nesse vídeo. Bjs de Angola 🇦🇴.
Ah, e a maioria que vejo nesses videos é comentários de muitod brasileiros que acham que só descendem de europeus,o que é completamente errado,pois durante a colonização foi trazido muitos africanos e portugueses. Indíginas era um pouco menor,mas mesmo assim n assumem raízes africanas.
Nunca soube me definir, nem branca, nem negra, nem amarela, nem indígena. Nas pesquisas eu nem coloco nada. Enfim, na real tem um pouquinho de cada. BR total.
Quando vou fazer um vestibular dá uma certa perplexidade pra mim também, pele branca e cabelo crespo e nos braços o tom fica com um aspecto de casca de laranja.
@Gabriel Teles Exato, mesma situação. Mistura de branco com negros e ai você não se identifica com brancos nem com negros e quando põe pardo falam que você é branco. Pra evitar ponho branco e fds, não quero cotas e pouco me importa a minha raça, não entendo por que tanta preocupação com algo totalmente irrelevante.
Existe uma pesquisa muito interessante sobre o genoma do brasileiro. Os primeiros resultados indicaram que esta mistureba de genes exige entender quais doenças e prevenção pode-se ter para uma das populações mais miscigenada do mundo.
Esse vídeo veio num momento muito oportuno pra mim. Estava há meses pensando em fazer um teste de DNA pra saber sobre minha ancestralidade, porque desconheço completamente a história e origem dos meus antepassados indígenas, mas não sabia se esses testes à venda na internet eram confiáveis e/ou precisos. Obrigada, Átila, por sempre trazer conteúdo de qualidade!
Uma coisa interessante é que quase todas as pessoas de pele clara tem traços indígenas e de africanos no genes fruto de estupro e do embraquecimento das pessoas naquela época. Como retratado na obra Redenção de Cam mostrada no vídeo tantas vezes.
A raça não é sobre DNA, é sobre leitura e posição social, é uma diferenciação pela cor da pele e cultura (etnia), como vc disse, para detrimento de privilégios ou falta deles. Mas nem sempre pessoas são da mesma raça e mesma etnia, isso difere de acordo com região e cultura
Atila, gostaria de saber se existe alguma iniciativa de integração dos diferentes bancos de dados contendo análises dos genomas dos brasileiros. Digo isso por perceber que existem diferentes bancos brasileiros e a integração potencializaria enormemente as análises e geração de metadados com base neles. No mais, sigo agradecida por se empenho pela popularização da ciência. Abraços e sucesso!
A minha raça é: "Tiquim". Tiquim de uns, tiquim de outros. Ainda bem que meus ancestrais não tiveram sucesso se em algum momento cruzaram com cabras. Ufa! 🙌🏼🙌🏼🙌🏼🙌🏼🙌🏼🙌🏼
a gente aceita tão facilmente que alguns grupos podem ser mais altos, fortes e correr mais rápido.. Mas não podemos falar de inteligência nem de agressividade.. e lutamos ativamente contra cientistas e pesquisas que propõe esse pensamento.
se houver mesmo essas diferenças. se um grupo tiver mesmo mais facilidade de aprender. mais facilidade de controlar as emoções... nosso dever não é saber quais grupos tem dificuldade e com essa informação tentar deixar o terreno mais plano e justo para todos?
O próprio Atila disse no video, nós temos uma variabilidade genética muito baixa. Tirando esses aspectos externos como cor de pele, tipo de cabelo, etc... nos somos todos muito parecidos, provavelmente por causa de um "gargalo genético" na nossa evolução. Ou seja, ser humano é ser humano, tudo meio igual, duvido que tenha variabilidade genética pra diferenças desse tipo em relação a inteligência ou controle emocional, até pq "inteligência" entre seres humanos é algo muito difícil de se medir tbm. Provavelmente qualquer diferença desse tipo é muito mais fruto do meio em que essa pessoa foi criada e as suas influencias do que algum fator genético.
Eu sou filho de dois negros, mas quase minha família inteira é branca, minha vó era muito branca des olhos bem verdes, eu nasci branco dos olhos verdes e cabelo 1c, e fiquei assim até os 4 anos de idade, depois o meu cabelo foi mudando e ficou 2a, meu tom de pele escureceu e agora eu sou pardo, e meus olhos ficaram castanho claro e verde só ao redor.😊
Não sou branco, nem negro, e muito menos índio, mas sou todos ao mesmo tempo, sou brasileiro legítimo, um em todos, todos em um, pois sou filho desta terra Brasil.
@@antinoofromgreece6560 Não tenho nenhuma base científica pra dizer isso, mas creio que nossa genética não seja predominantemente europeia não, talvez vc tenha essa impressão por ser sulista ou morar em uma região com muita gente branca, mas até onde eu reparei, a maioria do Brasil é parda, e se é parda, é pq descende de africanos
Mina tataravó era uma india brasileira que foi capturada e amarrada num cipó e levada para uma cidade do nordeste onde conheceu um militar europeu dos olhos azuis e acabou se casando com ele, o resto da família é uma mistura de italianos raiz e sergipanos raiz (mãe sergipana e pai italiano. Este é o Brasil
@V N P X T se isso se passou depois da independência, claro que a culpa é do Brasil. Também pode ter querido dizer que isso era o Brasil, nesse tempo. Hahahahah
@V N P X T Sorte porque estava amarrada num cipó, não sabemos quem foi e felizmente um homem militar italiano de olhos azuis passou e a libertou, dessa situação.Ela também afirma que a tataravó era Índia mas não refere as razões porque foi amarrada ao cipó.
Eu e meu marido fizemos a análise de DNA no meu DNA saúde, foi bem legal! Adoramos! Pegamos o link aqui em outro vídeo. Ver nossas origens foi muito bacana 🧬
Atila é a força que sempre acontece na Natureza, em meio a tanta "celebridade", políticos e gente totalmente burra fazendo sucesso. Aparece aquele 0,01% que faz ter orgulho!
Fiz DNA genético e sou muito miscigenada: italiana, portuguesa, escandinava, grega, escocesa, francesa, nigeriana, indígena, árabe, marroquina e esquimó.
O brasil simplesmente para mim ha todas as racas. Pois pessoaa de todo o mundo se ha aqui,varios imigrantes de varios paises vieram para aqui e se misturaram negros brancos asiaticos indigenas arabes. Entao o brasil e muito miscigenado. Pois assim pra mim nao da para dizer q o brasil tem uma raca definida. Por exemplo os nordicos sao 100% brancos
Não existem raças, mano, só a raça humana e as etnias. Raça é tipo, um Pug e um Pitbull, tem até diferença no nome científico dps do epíteto específico, nós somos todos homo sapiens sapiens.
É incrível que tem gente que defende o conceito social de raça.Seja por privilégio fianaceiro, seja por motivação política e ideológica. Não existe o conceito de raça geneticamente , existem características baseadas em condições climáticas e de alimentação o que pode variar de uma região para outras porém não é considerado como fator raça. Como foi falado no vídeo, populações africana e Ameríndias tem mais diversidade genética do que os Europeus mas ambas tem em comum, todas elas são iguais no DNA . Os conceitos de raça que conhecemos é moderno. No passado a escravidão era muito praticado entre os povos, seja por guerras ,dívidas e sequestros. E o racismo que atualmente mais associamos aos negros ,no passado sequer era discutido muitos menos se pensava inferioridade de uma cor da Pele antes do conhecimento científico. No império Romano por exemplo haviam negros presentes na sociedade e a escravidão de um negro não era pela cor da pele e sim da sua origem de uma tribo ou de uma tribo,assim como acontecia com outros escravos de vários povos diferentes das váriados tons de pele. um Europeu naquele tempo não veria Negros por um milênio até a queda de Constantinopla.O que fizeram eles a navegar pelo atlântico até chegar às índias ,mas mesmo que eles descobrirem que tinham povos subsaarianas ainda assim não havia um pretexto racista para escravizar ,já que o pensamento naquele tempo era bem diferente era meramente mercantilista, esses povos africanos escravizavam tribos rivais e vendiam para um comerciante ,o mesmo acontecia com os árabes . Hoje se discute sobre a escravidão negra ponto de vista do ocidente, porém até hoje é considerado um tabu em alguns países da África sobre a escravidão praticada por muçulmanos.
Eu sempre tive a preferência por uma nova opção caso alguém pergunta: que raça que vc reconhece? Muitos nem perguntam e já preenche como branca. Na realidade gostaria que tivesse a opção miscigenada.
Sou bem misturada, brasileira pura. A família da minha mãe é 85% de origem alemã, o restante é da Suíça e um pouquinho de Estrasburgo na França. A família do meu pai é toda da Ucrânia porém ainda tenho uma trisavó indígena.
Que interessante! Eu n sei mta coisa, só dedução pela aparência e sobrenomes da família pq ngm na minha familia se importa mt com isso kk mas eu com ctz sou bem miscigenada tbm.
Eu vejo como positivo a miscigenação do povo brasileiro, mas só é uma pena que toda essa miscigenação não é mostrada principalmente nas telenovelas nacionais falta mais representatividade nas produções de telenovelas no Brasil.
Não há nenhuma vantagem na micigenação,um estado multi racial viverá sempre em uma eterna guerra civil espiritual interna não criativa,A Raça Branca e a Raça Negra são profundamente distintas entre si.
@@JoseAlves-sd9uf Discordo completamente eu tenho vários amigos e amigas brancos e nos damos muito bem, mas como toda macieira boa sempre tem uma maça podre.
@@moyses1987 ele tá certo, raças são melhores separadas, você iria querer cruzar o seu cachorro com outra raça ou com a mesma? pode existir direitos iguais sem que a população seja composta de vira latas, não é questão de racismo e sim de manter as caracteristicas do seu povo intacta
Eu acho muito legal a gente descobrir as nossas origem, eu tenho por parte de pai descendência italiana e por parte de mãe africana e indigna, tbm acho que tenho descendência espanhola por parte de mãe por conta do meu sobrenome Varela que é um sobrenome espanhol pelo o que eu vi.
Promoção MeuDNA: bit.ly/Atila-meuDNAPREMIUM
Gostaria de saber Atila, qual é o seu editor de video?
Não ta com 400 reais... Deu 300 reais de desconto, é isso mesmo?
Atila também sou uma mistura de índio, branco e outras que eu nem
sei, como muitos brasileiros 😅
Ótimo vídeo , mas infelizmente não teve o uso referências as ciências humanas nem mesmo citou um dos antropólogos que se dedicaram a escrever sobre o tema. Recomendo ler O Povo Brasileiro de Darcy Ribeiro!
Esse vídeo em 9:18 prova que somos uma espécie única no mundo, podemos ter evoluído dos primatas, mas somos completamente diferente de todas as outras espécies, e completamente improvável a espécie mais frágil, com os filhotes mas frágeis dominar o planeta, não existe filhote mais indefeso que o do homem depois do nascimento aos 10 anos, e o que é mais impressionante e sermos a única espécie ter o senso do 'Eu Existo".
Atila trocando o termo "sexo para engravidar" por "vamos misturar nossos genes", achei conceito
Chegar na mina e lançar essa
@@happyboy6879 😂😂😂😂😂😂
Da na mesma, para obter a troca de genes ,tem que fazer sexo para engravidar. o que há de errado?
@@fabrizioleonebarbosa1036 nada ue,
ela so disse q ele abreviou
eu diria q a resposta correta pra pergunta é "sim"
Eu assisti o vídeo mas não entendi seu comentário. Poderia explicar?
KKKKKKKK MTO BOM VSF
@@thiagocorrea9029 Eh uma piada com o título do video:
Qual a raça do Brasileiro?
Sim
@@thiagocorrea9029 provavelmente era uma pergunta no título do vídeo, mas, depois, e o título foi alterado.
@@canaldopasin818 valeu
Como já dizia o filósofo: essa é a mistura do Brasil com Egito.
Salamaleico irmão
Tchê tchê tchê tchê tchê TCHÊ
Interessante é que o povo egípcio em geral é bem parecido com brasileiro(de influência portuguesa, turca, síria), e vice versa.
Quê?
Debaralabaxúbia!
Só uma correção: o latim não é uma língua extinta, e sim uma língua morta. Línguas mortas são as línguas que não possuem mais falantes nativos mas ainda são faladas/estudadas como segunda língua por indivíduos atualmente. Esse é o caso do latim! Não há falantes nativos do latim, mas há sim falantes dessa língua ainda hoje.
Sem o latim como exorcizariamos os demônios, não é mesmo?
Obrigada pelo esclarecimento.
@@luizandrade10anosatras86 esse mesmo
Idioma tão belo, talvez eu aprenda um dia
@@009curiosa )
Eu acho triste que o racismo ainda existe num país tão miscigenado como o Brasil...
@@jacksonoliveira842 eu não acho que a religião automaticamente implica racismo e corrupção, tanto que muitos brasileiros são católicos, independentemente de descendência, e nem por isso são qualificados da maneira que tu descreveu. Claro que existem exemplos óbvios de picaretagem com religião, vide as igrejas evangélicas, mas de certa forma a religião (palavra de ateu qui) faz mais bem do que mal.
@@jacksonoliveira842 Burrice nojenta a sua, a Igreja Católica defende e sempre defendeu a dignidade de todo e qualquer ser humano.
@@Augustuscaesar71 Sim, queimando pessoas que eles acreditavam serem praticantes de bruxaria.
@@Mike-td4uq maior instituição de caridade do mundo*
@@jacksonoliveira842 Se fosse isso, não haveria miscigenação, já que antigamente no Brasil quase 100% eram católicos, isso eu falo de Pobres a Classe Média, que se casaram com negros, indígenas, asiáticos, europeus etc, ou quer dizer, o Brasil nasceu num berço Católico e se desenvolveu aí, acredito que as ideias classe nobre ou rica, que espalhava ideais de ódio a negros etc
Eu sou negro, neto de quilombola, e a família do meu pai tem descendência italiana. Minha esposa é japonesa. Agora imagina a mistura do nosso filho.
Vc parece pardo mas ok
@@ludwigwittgenstein1280 sou negro.
@@ludwigwittgenstein1280 é logico cara o comentario dele já está dizendo tudo
Meldels Tiago q salada Hahaha
Felicidades ♥️
Pretos e pardos no Brasil é classificado como negros.
Atila: "E se tudo der certo, vamos combinar ainda mais esses genes"
Eu: Eita vem um nenem ai
biologos se declarando é engraçado kkk
Vai ser lindinha ou lindinho demais!
Um neném indígena, europeu e asiático.
Quero saber se vai ter orelhinhas ou não kkkk
Anjo querubim com QI altíssimo
A raça brasileira é o arco-íris étnico.
Falo isso nas minhas aulas. Amoooo
50 tons de pele
Fale por você.
@@giovannihoffmann2325 Por que se doeu?
Acha sua etnia superior as outras?
@@thelendaryus4468 Superior? kkkkkkkkkkl viajou em cara, tá achando que é 1945??
Não existe isso.
Só estou querendo dizer que nem todo mundo é tri-racial no Brasil.
Seria interessante você falar sobre biótipo corporal (Ectomorfo, Endomorfo e Mesomorfo) e como seus metabolismo podem ser diferentes.
Ótimo tema.
Da uma olhada no canal do Renato Cariane q lá ele explica bem bem a questão dos biotipos pra quem não sabe ainda
Acho que esse tipo de coisa é mais pseudo hein, igual aquilo de cada parte do pé ser referente a uma parte do corpo
@@jp4101 é referente a outro assunto, biotipo é uma coisa e genética outra
@@jp4101 Que? Kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Meu pai é branco, e minha mãe é filha de negro com indigena. Sou pardo e nordestino. Brasileiro extremo kkkkk.
Do mesmo jeito mas ao contrário KKKKKKKKKK
Minha avó por parte de mãe é filha de brancos com indígenas; o meu avô por parte de mãe era negro dos olhos azuis; minha avó por parte de pai é a junção de várias nacionalidade brancas; junto com meu avô por parte de pai que é negro; deu em uma família toda miscigenado, com pessoas com pele escura, clara e parda. Só faltou ter parte amarela no meu sangue, mas não tenho.
E sim, tenho uma parte da família que se envolveu com amarelos
Meu avo materno e negro e minha avo branca meu avo parteno era
Meus pais são Bahianos decentente de italiano com indígena.
@@bartolomeubovie5479 imagina, tu não deve ser muito bonito
Esse vídeo me fez lembrar a fala do Emicida numa entrevista com o professor Sílvio Almeida. Ele falava de uma visita a África, onde ele não se preocupou se era negro, pardo...mas se sentiu um ser humano. O contexto da frase não era o mesmo desse vídeo. Mas resumiu tudo, somos todos seres humanos, descendentes de um mesmo conjunto de DNA não importa nossa aparência.
fiz esse teste e é bem interessante mesmo, sou um mix de italiano, inglês, espanhol, português, angolano, indígenas de todas as partes da América e até uns mouros. é muito louco pensar como esse tanto de gente foi se movendo e se encontrando, sofrendo e sobrevivendo pra chegar em mim
Você disse algo muito especial: sobrevivendo. Você traz consigo a herança de todos eles e com certeza os passará pra frente.
Mas os portugueses descendem de mouros
@@grasicsc1 Portugueses do sul*
@@giovannihoffmann2325 Na vdd a maioria dos portugueses de todas as partes de Portugal possuem ascendência norte africana mas é maior no Sul mesmo
Interessante parece com o meu, aliás também sou moreno claro igual tu
Tom de pele do brasileiro médio: não tão branco para ser branco na Escandinávia e não tão negro para ser negro na África subsaariana.
resumindo : feio
@@denion1700 fale por vc mesmo kghkjkgk
@@victortauber2233 em 90% dos casos. é
@@denion1700 quem ama o feio bonito lhe parece. Quando vc passar a ver beleza no brasileiro sua vida (dia a dia) vai melhorar bastante.
@@denion1700 vc tem um problema de auto estima neh, sugiro ajuda, vc se deprecia tentando depreciar o outro...
Ate hoje me surpreendo com a qualidade dos videos do Atila
Verdade
Eu também
Nossa pensei exatamente isso
O cara é " oh cara ".👏🏽👏🏽👏🏽👏🏽
Um absurdo esse vídeo não ter a abertura do Raça Negra.
Também achei estranho
@@matheusramosdemellogandor mds amg foi só uma piada kkkkkk
Nem rola
Robozinhos do youtube e copyright derrubariam o vídeo
Ideia genial mas o vídeo ia cair em 15 minutos.
Perdeu uma puta oportunidadem
O livro da Lilia Schwarcz, " O espetáculo das raças: Cientistas, instituições e questão racial no Brasil do século XIX", é muito bom para explicar alguns fenômenos sócio-raciais do Brasil, desde o projeto de branqueamento ao fazer ciência das primeiras escolas de direito do país. Vale a pena ler
Esse papo de branqueamento só serve para os racialistas do MN virem com essas papagaiadas liberais americanas importadas e anti-nacionais. Essa antropóloga é mais uma membro da comunidade cosmopolita do nariz adunco e isto explica muita coisa.
Fiz um teste genético e meu resultado foi:
54,3% Ibérico
20,8% Amerindio Andino
7,5 Serra leonês
6,6 Nigeriano
8,3% Eslavo
1.7 Chinês/ Vietnamita
0,8 Amerindio amazônico
Isso que dá orgulho de ser brasileiro, saber que eu tenho essa mistura de tantos povos, tantas culturas, tudo correndo nas minhas veias.
é praticamente impossível sentir orgulho da nossa miscigenação... quem acha que racismo não existe não estudou história... esse serra leonês e nigeriano provavelmente foi fruto do estupro de um ibérico...
@Thorin Rei Sob a Montanha O site faz esse mapa com comparações genéricas.
Amostras de DNA de nativos americanos é mais difícil de coletar e por isso eles agrupam mais e não deixam tão preciso.
Eslavo foi a minha dedução, no site fala "Europa oriental"
@@Riyoshi000 Eu não disse que racismo não existe nem de que eu não sei como esses povos foram trazidos pra cá.
O que eu sinto orgulho é de ter várias culturas, várias etnias, mesmo que sejam de maneiras ruins.
Ou você acha que a migração dos humanos pra fora da África foi pacífica?
Você acha que o contato de humanos e neandertais foi pacífico?
Infelizmente a história humana e de todo planeta está cheia de violência, não dá pra gente olhar com a ótica moderna coisas que aconteceram há centenas ou milhares de anos atrás.
Feio para porra
@@ahhsjsjssjabsjs2947 Mostra a cara aí então amigão.
Pelo menos eu mostro a minha e não fico me escondendo atrás de fake
Raça é uma construção social. Não natural ou biológica. Aprendi essa síntese da sua fala. Obrigada por tanto aprendizado
Só que se td fosse regido pela biologia teria grupos q dominariam outros. Voce ve isso na natureza.
@@mfdd5715 mas não é baseado em raça, é uma construção social TB! Só não nos pilares de sociedade que a gente conhece. Tipo...um leão ou um lobo lidera e domina um bando não por sua carga genética superior! Ou pela cor da sua pelagem ...
@@AndersonSantos-hz3hf acho q ele quis dizer não de raça ,mas de características físicas e biológicas q alguns seres humanos tem e através delas se indentificaram mais em atividades.
Quando a civilização ainda era primitiva , tinha pessoas q cassavam melhor, outras q usavam melhor sua capacidade na agricultura e outras q eram mais estrategistas, isso aconteceu e acontece em outras espécies tbm.
Também entedi isso
@@lipeeeeee Porque?
No Brasil tem dois grupos humanos, os pobres e os ricos.
O contribuinte e o funcionário público.
Na verdade são três: os pobres, os ricos e os que acham que são ricos
Os pobres os ricos e os políticos
@@gabiminelo ops vamos acrescentar aqueles que querem que os outros sejam mais pobres para eles poderem se sentir ricos.
@@gabiminelo boa!!!!!
eu sou catarinense polaco, minha namorada é negra retinta e nossa filha nasceu negra de olhos cor de mel. agora estamos morando em Tres de Maio-RS e ela é a unica pretinha da escolinha .
Tadinha, vai sofrer :(
Que fofo, ensine a ela a responder com base assim q ganhei respeito na escola, minha mãe e negra e meu pai branco, eu tenho cabelo crespo como minha mãe e sou branca e minha irmã negra de cabelo cacheado, assim a melanina não era usada como nossa defesa.
Política de embranquecimento continua forte no sul ein
@@ludwigwittgenstein1280 nem conhece aq irmão tá falando merda
Interessante ,Muito diferente daqui de Minas Gerais, onde tem muitos negros ao mesmo tempo que tem muitos brancos e muitas pessoas mestiças
Esse vídeo estabelece crucial diferença entre “achismo demagógico “ e análise muito bem fundamentada cientificamente.
R$1.000 o teste, nossa senhora... Queria fazer, mas sou pobre, tenho dinheiro pra essas coisa não kkkk
Fica rica dps faz
@@JVJath Esse foi o curso de coach mais rapido que eu ja vi. Tem futuro na área
@@thiagolutten3483se vc adquiriu essa informação saiba que estamos vinculados a um contrato, vc me deve R$ 10.000 por esse conhecimento. Vou te mandar um boleto
@@JVJath A foto de anime vem de brinde?
@@thiagolutten3483
Kkkk, desnecessário :v
Um vídeo necessário. Esses assuntos precisam ser mais difundidos no RUclips.
O Pirula tem 2 vídeos excelentes sobre esse tema: evolução e dispersão dos hominídeos.
@@rafaelzoletmartins5754 Isso mesmo! Um verdadeiro curso!
Caraca, a sessão de comentários ta me dando calafrios. Se toda vez que alguém distorce o conteúdo do vídeo pra dar legitimidade ao próprio ponto de vista plantassem uma árvore, o planeta terra estaria completamente reflorestado. Dá desgosto....
Nem me diga...
Eu tinha um ódio de ter que preencher cor na ficha de emprego! Sou branco mas dava vontade de escrever verde!
Eu acho isso uma coisa não científica. Também não gosto de preencher.
É como escrever. Bonita ou feia. Forte ou fraca. Alta ou baixa.. Não há um critério objetivo.
@@simoneazevedo8732 ,mesmo que tenha critério objetivo.. qual relevância disso pro trab a ser desempenhado?
Eu escrevo negra mas a questão é o porquê isso seria relevante???
Prefiro pensar que seja para contratar mais gente negra, mas duvido muito disso...
@@alaskachristin contrário irmão, o negócio é pra fortalecer o racismo estrutural
(9:00) Correção:
Latim não é língua extinta, é língua morta. Língua extinta é, por exemplo, a língua dos antigos egípcios.
Línguas extintas são línguas que não podem ser faladas porque não há registro suficiente sobre elas para isso. Não é o caso do latim, que recebe a classificação "língua morta" por não ter falantes nativos.
Ótima correção. Eu não sabia disso. Comentário muito produtivo.
Sou descendente de japoneses e minha filha é a primeira mestiça (que tenho conhecimento, pelo menos) da família. Até a geração dos meus pais, todos foram ensinados a se relacionar somente com nipo descendentes (xenofobia braba), o que, ainda bem, mudou na minha geração (todos meus irmãos e primos namoram ou são casados com não japoneses). Toda cultura tem seu lado B, né...
Geralmente os japoneses são um povo com pouca mistura étnica, percebi isso vendo vídeos do myheritage
Isso acontece por conta da longa história de isolamento do Japão. São 2 grandes grupos que historicamente formaram o japonês moderno, etnia conhecida como Yamato: Jomon e Yayoi. Eles eram grupos bem diferentes genetica e culturalmente, e é essa mistura que diferencia os japoneses de outros asiáticos orientais. Os Jomon chegaram no Japão em torno de 14.000 anos atrás, e após a grande migração Yayoi a partir da Península Coreana em torno de 1000 A.C., não houve nenhuma onda migratória subtancial para o país, e a história de isolmento foi constante, lembremo-nos do famosoo isolamento desde o xogunato Tokugawa (década de 1630) até 1853, quando o general Perry (EUA) bateu na porta do Japão pontando canhões e exigindo abertura do país. Durante ese período nenhum estrageiro era permitido no país, salvo em alguns portos.
Sei que não é o mais importante, mas que os filhos nascem muito bonitos é verdade!
Eu tive uns vizinhos, brasileiros, netos de japoneses que ouviram, na infância, que, se casassem com um "brasileiro" o filho nasceria aleijado! . Isso nos anos 70 já 😱
@Fabricio Costa olha, pelos relatos do meu pai, tinha essa preocupação com tradições sim, mas o preconceito tava embutido sim. "Tem que casar com nihonjin (japonês/a) pq gaijin (não japonês/a) não vai ser tão bom marido/esposa"
De professor p/ professor, excepcional este vídeo explicando sobre "raças " humanas.
Em casa é uma bagunça ,minha mãe é de origem italiana ,meu pai origem africana e minha esposa é de origem japonesa ,minhas filhas são tudo isso.
Tô na mesma, cara. Negro, neto de quilombola, a família do meu pai tem descendência italiana e minha esposa é japonesa. Fico imaginando como vai ser essa criança.
@@tiagoholland os racialisas devem te odiar
@@piaDoPr é foda conviver com 5 tipos de cultura dentro de casa, e mais 10 tipos fora. a miscigenação é muito boa.
“Se tudo der certo” Atilasinho Virá!
Ou palominha
eu nunca vou entender essa galera que da "deslike" nos vídeos do Atila
Nem eu
Todo RUclipsr tem seus haters naturais, se não tiver hater não é normal
Eu vivo fora do Brasil a anos e notei o quão racista minhas noções eram no Brasil quando no estrangeiro tive um choque em ver pessoas brancas trabalhando em obras!
Quem nunca? Se ver crianças loirinhas e rosadas em situação de rua não estranhou mais do que ver as negras e pardas? É racismo? Ou só constatação de que os demais se ferram muito mais?
@@Libsaggi se ferram muito mais ou ferram os outros muito mais? Invadir outros países e escravizar é coisa de gente civilizada?
Uai eu vejo isso em todo lugar aqui o Brasil
@@lipeeeeee puxa saco de europeu 🤣🤣 Se forçar mais caga 🤣
@@rogerscleykrebisdasilva4308 Primeiro lugar, os europeus não escravizaram os africanos, os próprios africanos guerreavam entre si, se escravizavam e vendiam pros europeus. Segundo lugar, a humanidade sempre guerrou e invadiu uns aos outros, não é excluisividade dos europeus, basta ver os muçulmanos que invadiram várias e várias vezes a Europa durante toda a história.
Ainda não terminei o video, mas esse assunto me lembra do crescente e talvez majoritário grupo de pessoas que quer apagar o termo pardo, justo o termo que faz jus a nossa miscigenação.
Chega na gata e diz: "Bora misturar nosso DNA?"
Chega e diz: bora ali providenciar uma variabilidade genética
Adicionar Nescau no leite da família
@@maurovitorquerobinomartins6560 🤣🤣🤣🤣
Aparantemente funcionou com o Atula 0:24
.
esse vídeo chegou na hora certa, hoje em dia, tem muitas pessoas se questionando muito sobre isso.
Somos na maioria misturados, mas vivemos no endeusamento de gente branca Europeia e Norte americana. Também temos a cultura de se aproveitar do próximo, e de sermos corruptos.
mexicanos tbm sao norte americanos, mas nao sao endeusados
@@ghost9stan711 as pessoas confundem América do Norte com América Anglo-saxônica. E México tem uma cultura quase nada semelhante a dos Estados Unidos, devido a sua cultura e colonização.
.
@@kimdim2050 Brasileiro nem a própria história conhece, a miscigenação não ajudou em nada na união ou aprendizado mútuo dessas culturas, ninguém é devidamente "representado" aqui. Você vê pelo preconceito ridículo que as regiões do Brasil tem para com as outras. A única coisa que todas essas regiões tem em comum, é a corrupção, a verdadeira marca do Brasil.
@@kimdim2050 bom lá fora eles são como meros limpadores de privadas.
Somos o que somos...
INCLASSIFICÁVEIS! Arnaldo Antunes
Atila: Nós somos Amarelos? Brancos? Pardos?..
Eu:cor de burro quando foge.
Que vídeo incrível, Atila! Vou colocar ele nas minhas aulas, obrigada!
Acho que o brasileiro é um verdadeiro experimento de mistura de etnias, pois somos diferentes e ao mesmo tempo podemos ter a cara de uma raça qualquer do mundo.
realmente um experimento uma cobaia pra (eles)porem em prática o plano kalergi na Europa
Fiz o teste genético, amei os resultados. Grande e linda mistura !
uma vez quando estava 4° ano do fundamental I eu tinha perguntado a professora que dava aula pra nossa turma se nós Brasileiros éramos vira-latas, depois dessa pergunta a professora respondeu "nós não somos vira-latas e se você se considera um problema é seu,não é mesmo turma?" e então a sala toda concordou com ela e depois meus colegas de turma e a própria professora ficaram de chacota comigo pelo resto do dia,kakakakakakaka.
Quanta ignorância, você ficou de boa com isso?
@@takarolanense3545sim, até porque aquela era uma das melhores professoras que já tinha me dado aula aí eu levei na brincadeira.
Q malvada kdkbfkjfjkkkkk
Cê era do fundão né?! rsrs
Atila, vídeo fantástico. Seria legal legendar o vídeo em inglês para facilitar a discussão sobre raça no Brasil com amigos gringos rs
Por volta de 7:30 você diz uma coisa que muita gente não entende - somos *produtos do nosso tempo*. Muitas ideias que hoje são lugar comum, antigamente não eram nem cogitadas. Julgar as pessoas do passado pelas ideias atuais não é preciso porquê as ideias "progressistas" e "conservadoras" de ontem provavelmente são ideias "conservadoras" e/ou ultrapassadas hoje. E no futuro acontecerá o mesmo conosco.
Antes que alguém tente distorcer pra qualquer coisa, só estou fazendo um comentário sobre algo não relativo, mas correlato, ao vídeo.
Sou um homem simples: vejo a notificação de vídeo novo do Átila, clico.
A frase não fez sentido.
Really
simples e sabio kkk
@@lsbzkr se você clicar na notificação, o vídeo abre.
E isso faz de alguém um homem simples?
Parabéns pelo ótimo vídeo, Átila, como sempre
Mind Blowing.✨🤯 Tenho certeza que não estudei isso durante minha época no ensino médio. Embora me lembre razoavelmente das explicações sobre fenótipos e os genótipos.
edit: Lendo os comentários, parece que muita gente não entendeu nada, e continuam tentando levar esse conceito de ''raça'', ou ''pureza grupal'' a frente.
Tem algum componente genético que explique a vontade inevitável de um descendente de italiano, afirmar sempre que possível e desnecessariamente que é "descendente de italiano"?
Tem um componente social: se adiantar às pessoas que olham o sobrenome claramente italiano e falam AAAAAHH VOCÊ É ITALIANO, NÉ??!!
@@tatioliveira8598 perfeito
Complexo de colonizado
se chama "eu tenho cidadania europeia, e vc não" kkkkkkk ja que qualquer descendente de italiano seja lá quantas geração passados pode pega cidadania italiana.
O fato da imigração italiana ser mais recente, o que faz com que essa relação com a Itália ainda não tenha se diluído tanto ao longo do tempo.
Agora q eu descobri dessa classificação do Lineuzinho eu sou team Agostinho Carrara 100%
Kkkkl
Somos todos taxistas
Acho curioso brasileiro preferir cachorro de raça. Nem nós somos de uma só ( e isso é muito interessante )
Não acho curioso. Cachorros de raça não são só "estética". Esses animais foram selecionados artificialmente por anos com base em características fenotípicas e comportamentais desejadas. É por isso que você não vê um vira-lata ser usado por Corpo de Bombeiros ou Polícia, por exemplo. Cachorros de função (resgate, farejo, policial) necessitam ser de raça específica, pois exigem comportamentos específicos para desempenho daquela função, coisa que nem todo cachorro tem. Precisamos desmistificar essa ideia de que as pessoas só desejam um cachorro de raça por "status" e "beleza".
@@targaryen7029 entendo, mas mantenho a minha opinião apesar da sua explicação científica. Me parece que a intenção de quem adota um cachorrinho é que ele seja dócil, não que tenha o faro aguçado ou que proteja a casa. Além de tudo existe a possibilidade de treinar o doguinho e moldar os hábitos do animal, o que parece mais simples já que os traços da linhagem são fracos. Ok, temos o labrador como ótimo exemplo de cachorrinho naturalmente carinhoso, mas eu nunca vi um vira-latas agressivo (a não ser os que apanharam por motivos sem fundamento). E o risco de herdar doenças da raça? A fenotipagem mais pura aumenta essa tendência, não é? Me desculpe pela minha ignorância do ponto de vista genético, mas a realidade é que vira-latas sofrem preconceito, SIM.
@@lorenaferreiramarani126 quanta estupidez kkkkk
@@allanlima9941 se tu me acha estúpida por dizer o que vejo e penso, não tentarei te convencer do contrário. Não tenho problemas em assumir que me equivoquei quando os argumentos me convencem a mudar meu ponto de vista. Mesmo discordando e sendo mal educado, respeito sua posição. Tu deve ter seus motivos.
@@targaryen7029 na verdade, não
no caso da polícia e do corpo de bombeiros, existem cachorros selecionados mais pela eficiência doq pela beleza
mas me explica o pq de puddles e pugs existirem se ambos são, literalmente, aberrações genéticas sem nenhuma vantagem? E me diz porque cachorros tidos como "elegantes" são bem mais caros e desejados q, por exemplo, um pitbull da vida?
Átila faz um vídeo sobre corpos dos atletas! Diferenças de fibras musculares, etc.
Poderia ser "qual o atleta perfeito?"
Up
Minha Raça: Pouquim.
Pouquim dali, Pouquim daqui, Pouquim de lá
eu e meus irmãos é um ótimo exemplo do q é o povo br: um branco pálido de cabelo crespo, outro bem pardo de cabelo liso, outro pardo de cabelo crespo e eu 'branco levemente bronzeado" com olho claro e labios grandes. detalhe, todos 100% de sangue kkkkkk
Em casa é bem parecido, pai branco e mamis negra e 3 filhos, o primeiro do cabelo crespo e de pele negra mais escura, a segunda de pele negra mais clara e cabelos lisos e eu nasci branca do cabelo cacheado hauahauhau
Tipo aqui em casa. Meu pai é moreno e minha mãe branca. Eu nasci branco e meu irmão moreno.
Nenhum ai é branco.
@@giovannihoffmann2325 você é racista? Kkkkkkkk No seu DN vai dizer ao contrário
Os povos pré-Colombianos viram toda essa "gentileza" europeia.
Na colonização africana e entre ele mesmos nas guerras como foram gentis com judeus recentemente.
Haha Lineu era branco.
Verdade.
@Thorin Rei Sob a Montanha Da mesma forma que povos mais "avançados" que agiam como Neandertais
No Brasil o termo é pré-cabralino
@Victor Faouzi Exploração era prática de alguns, não de todos.
Mais uma leitura adicionada na lista! Conteúdo impecável como sempre
Meus avós são da Áustria, Brasil, Grécia e Líbano. Dos 4 só a minha avó materna fala português como sua primeira língua. Muita diversidade ♥️
Legal!
Átila, é tão triste ver os comentários, perceber que as pessoas estão com algum tipo de déficit cognitivo grave, ou simplesmente fazem comentários sem ver o vídeo, pois não entenderam nada do que vc expôs de forma clara e didática. Que desânimo, professor...
Bota desanimo nisso! Tá triste a situação aqui. 😫
Não há déficit cognitivo algum. Há comentários tolos, como também há comentários com consistência. A não ser que Vc pretenda que o Prof. seja o dono de toda a verdade possível. Coisa que acho improvável. Eu sou biólogo tbm. Sei tbm que a ciência pode ser manipulada, às vezes, para atender a interesses específicos, aliás, como toda criação humana pode. Mas existem conceitos que são fáticos, simplesmente não há como questionar, pq são analisáveis de forma simples e racional. Tal é o conceito biológico de raça.
Engraçado q pensamos os grupos branco, índio e negro como homogêneos. Mas vale lembrar q esse "branco" q veio para as Américas era muito misturado c o judeu e árabe na península ibérica de espanha e Portugal. So dsi ja vemoa q a variaçao é muito maior. I mesmo vale para o indígena, que são varias nações, troncos linhuisticos bem diferentes tb. Os tupi dominaram o territorio brasileiro um pouco antes dos europeus chegarem, outras tribos mais antigas ja ocupavam o "Brasil". E dos africanos podemos falar o mesmo, diversos reinos e matrizes geneticas bem variadas: ethiope, egípcio, marroquino, sul africano, Mali...
E também vale ressaltar que para estudiosos de outras partes da Europa os ibéricos eram tidos como "europeus de segunda" devido a essa influência. O mesmo se aplica aos napolitanos e sicilianos dentro da Itália.
@@flavioferreira4978 Depende da época, na era em que chegaram aqui, a Península Ibérica não tinha essa definição de Portugal e Espanha que temos hoje, eram reinos menores que foram se unindo por casamento e disputas e as outras monarquias, principalmente inglesa e francesa viviam atrás de casamento com os ibéricos que estavam em alta, tanto pelo desenvolvimento comercial e marítimo quanto por serem os "preferidos" da Igreja Católica. Depois do século XVI que foram caindo e a Inglaterra e a França, junto com os reinos protestantes foram se aliando e ganhando mais poder.
A maioria do brancos no centro-sul nem são de raízes ibéricas, já começou errado por ai.
@@giovannihoffmann2325 sim. No caso estava falando das primeiras migrações, dos ibéricos portugueses e espanhóis, considerados brancos. Queria refletir sobre onquanto estes paises ja eram miaturados c oitraa culturas antes de virem para as Américas. No centro sul do brasil outros povos vieram, algins mediterrâneos tb italianos e outros germânicos. Tem os japoneses, libaneses e outros tantos. Na minha fala estava me referindo aos ibericos mesmo..
1 hora da manhã e eu não conseguindo dormir, amei o vídeo! Muito esclarecedor e com fontes também😊
É triste como o próprio humano inventou teorias para taxar de forma negativa um humano igual. Nós Africanos somos pessoas gentis e regidas por lei, temos sentimentos tanto quanto os europeus. Nosso continente é acolhedor e não somos macacos. Vivemos em sociedades, também temos edifícios gigantes, altas grifes, também temos pontos luxuosos etc. Aqui não é só Florestas, espero que quando forem falar de África, falem muito mais do aquele estereótipos ( pobres e sem era nem beira). Ah! Ameiiii as explicações nesse vídeo. Bjs de Angola 🇦🇴.
Comentario top!
@@ponto-de-conflito obrigada 🙏🏽! Veio de lá do fundo do meu coração.
Meu sonho visitar Angola e Moçambique. Só encontro pessoas que parecem ser legais desses países
@@MJ-il5hl você será bem-vindo cá em Angola 🇦🇴. Bjs 😘
Ah, e a maioria que vejo nesses videos é comentários de muitod brasileiros que acham que só descendem de europeus,o que é completamente errado,pois durante a colonização foi trazido muitos africanos e portugueses. Indíginas era um pouco menor,mas mesmo assim n assumem raízes africanas.
Se 400 reais é o desconto, imagina o valor desse teste genético? (Não é nem por ser caro... eu é que sou pobre mesmo.)
Simmmm KKKKK exatamente
Nunca soube me definir, nem branca, nem negra, nem amarela, nem indígena. Nas pesquisas eu nem coloco nada. Enfim, na real tem um pouquinho de cada. BR total.
Quando vou fazer um vestibular dá uma certa perplexidade pra mim também, pele branca e cabelo crespo e nos braços o tom fica com um aspecto de casca de laranja.
@Gabriel Teles Exato, mesma situação. Mistura de branco com negros e ai você não se identifica com brancos nem com negros e quando põe pardo falam que você é branco. Pra evitar ponho branco e fds, não quero cotas e pouco me importa a minha raça, não entendo por que tanta preocupação com algo totalmente irrelevante.
Vim do futuro próximo pra dizer que deu certo! Eles recombinaram os genes! Parabéns Atila e Paloma! :)
Existe uma pesquisa muito interessante sobre o genoma do brasileiro. Os primeiros resultados indicaram que esta mistureba de genes exige entender quais doenças e prevenção pode-se ter para uma das populações mais miscigenada do mundo.
Somos as futuras cobaias
Esse vídeo veio num momento muito oportuno pra mim. Estava há meses pensando em fazer um teste de DNA pra saber sobre minha ancestralidade, porque desconheço completamente a história e origem dos meus antepassados indígenas, mas não sabia se esses testes à venda na internet eram confiáveis e/ou precisos.
Obrigada, Átila, por sempre trazer conteúdo de qualidade!
Uma coisa interessante é que quase todas as pessoas de pele clara tem traços indígenas e de africanos no genes fruto de estupro e do embraquecimento das pessoas naquela época. Como retratado na obra Redenção de Cam mostrada no vídeo tantas vezes.
Sou uma mistura de Italianos, portugueses, negros e indígenas. Cada bisavô de um canto kkkkkkkkk
atila eu amo como vc passa o conteudo todo, bem didático
IBGE: Qual tua cor
Cara igual o Alien X: Sou pardo
IBGE: Compreensível
Tá bom pardo.
@@Centista.q.refutou.o.racismo eu não, credo
A raça não é sobre DNA, é sobre leitura e posição social, é uma diferenciação pela cor da pele e cultura (etnia), como vc disse, para detrimento de privilégios ou falta deles. Mas nem sempre pessoas são da mesma raça e mesma etnia, isso difere de acordo com região e cultura
Raça não se diferencia apenas por cor de pele e cultura, e sim por características físicas.
Varia muito , em 2015 quando a gasolina custava 2,90 eram leões ,hoje com a gasolina a 6,00 viraram gatinhos siameses com DNA de pangaré rsrs.
Atila, gostaria de saber se existe alguma iniciativa de integração dos diferentes bancos de dados contendo análises dos genomas dos brasileiros. Digo isso por perceber que existem diferentes bancos brasileiros e a integração potencializaria enormemente as análises e geração de metadados com base neles. No mais, sigo agradecida por se empenho pela popularização da ciência. Abraços e sucesso!
A minha raça é: "Tiquim". Tiquim de uns, tiquim de outros. Ainda bem que meus ancestrais não tiveram sucesso se em algum momento cruzaram com cabras. Ufa! 🙌🏼🙌🏼🙌🏼🙌🏼🙌🏼🙌🏼
@lopes Vieira kkkkkkkkkkkkkk, maldade.
Kkkjkkkkkk pqp
Com esse "Tiquim" tu é de Minas né?
Kkkkkkkk... essa foi a melhor e me identifiquei pacas...
a gente aceita tão facilmente que alguns grupos podem ser mais altos, fortes e correr mais rápido.. Mas não podemos falar de inteligência nem de agressividade.. e lutamos ativamente contra cientistas e pesquisas que propõe esse pensamento.
se houver mesmo essas diferenças. se um grupo tiver mesmo mais facilidade de aprender. mais facilidade de controlar as emoções... nosso dever não é saber quais grupos tem dificuldade e com essa informação tentar deixar o terreno mais plano e justo para todos?
@@joshiifive Não
Primeiro9 tem que provar onde começa e onde termina uma "raça' pra só daí especular sobre características inatas dessas peças de ficção.
Não.
O próprio Atila disse no video, nós temos uma variabilidade genética muito baixa. Tirando esses aspectos externos como cor de pele, tipo de cabelo, etc... nos somos todos muito parecidos, provavelmente por causa de um "gargalo genético" na nossa evolução. Ou seja, ser humano é ser humano, tudo meio igual, duvido que tenha variabilidade genética pra diferenças desse tipo em relação a inteligência ou controle emocional, até pq "inteligência" entre seres humanos é algo muito difícil de se medir tbm. Provavelmente qualquer diferença desse tipo é muito mais fruto do meio em que essa pessoa foi criada e as suas influencias do que algum fator genético.
Eu sou filho de dois negros, mas quase minha família inteira é branca, minha vó era muito branca des olhos bem verdes, eu nasci branco dos olhos verdes e cabelo 1c, e fiquei assim até os 4 anos de idade, depois o meu cabelo foi mudando e ficou 2a, meu tom de pele escureceu e agora eu sou pardo, e meus olhos ficaram castanho claro e verde só ao redor.😊
Kkkkkkkk
E eu sou inexistente.
Maravilhosa explicação!Atila, por favor, você poderia fazer um video falando sobre o jejum intermitente? Obrigada☺️
Não sou branco, nem negro, e muito menos índio, mas sou todos ao mesmo tempo, sou brasileiro legítimo, um em todos, todos em um, pois sou filho desta terra Brasil.
ual
Poético
@@pitror4230 obrigado.
Fale por você.
@@giovannihoffmann2325 por isso escrevi na primeira pessoa do singular.
"Europeanus gentis" kkkkkkkkkkkkkkk tá bom
Sim, tomaram terras e cometeram genocídios, mas tudo com um sorrisinho gentil no rosto
Povo gentil que mais matou e saqueou!! É triste viu.!!!
@@adelmocosta2665 Hoje somos descendantes deles. A parte européia é predominante no povo brasileiro.
@@antinoofromgreece6560 Não tenho nenhuma base científica pra dizer isso, mas creio que nossa genética não seja predominantemente europeia não, talvez vc tenha essa impressão por ser sulista ou morar em uma região com muita gente branca, mas até onde eu reparei, a maioria do Brasil é parda, e se é parda, é pq descende de africanos
@@adelmocosta2665 Voce sabe q os primeiros portugueses que colonizaram o brasil eram,racialmente falando,predominatemente semitas ne?
Mina tataravó era uma india brasileira que foi capturada e amarrada num cipó e levada para uma cidade do nordeste onde conheceu um militar europeu dos olhos azuis e acabou se casando com ele, o resto da família é uma mistura de italianos raiz e sergipanos raiz (mãe sergipana e pai italiano. Este é o Brasil
Faça um exame de DNA, vai encontrar surpresas, porque o Brasil não é só isso.
@V N P X T se isso se passou depois da independência, claro que a culpa é do Brasil. Também pode ter querido dizer que isso era o Brasil, nesse tempo. Hahahahah
@V N P X T sorte dela que passou alguém de olhos azuis........
@V N P X T E quem lhe disse que foi um homem que a amarrou, só sabemos que foi um homem de olhos azuis que a libertou.
@V N P X T Sorte porque estava amarrada num cipó, não sabemos quem foi e felizmente um homem militar italiano de olhos azuis passou e a libertou, dessa situação.Ela também afirma que a tataravó era Índia mas não refere as razões porque foi amarrada ao cipó.
Eu e meu marido fizemos a análise de DNA no meu DNA saúde, foi bem legal! Adoramos! Pegamos o link aqui em outro vídeo. Ver nossas origens foi muito bacana 🧬
O mais importante é que todos vivam em harmonia !
confia
Só um detalhe: o termo tataravô é impreciso e inadequado. O certo é ir de bisavô, trisavô, tetravô e assim sucessivamente.
Título"qual é a raça dos Brasileiros?"
Argentinos em videogames:
MACACO,OLHA O MACACO!OLHA O MACAAAACO OLHA O MACAAAAACOO
Eles querem o que é nosso, desda cisplatina, são invejosos.
Nossa simm
Não liga, eles são invejosos!
PSN da ban agora
Somos macacos com orgulho
Você é incrível Átila! Parabéns por esse vídeo maravilhoso, você é necessário para a sociedade ❤️
Inclusive, parabéns pra Paloma.
Aniversário dela, né?
Fique sabendo que vc é meu crush intelectual!
Meu DNA é tão misto que tenho índios,árabes,negros e europeus sou a verdadeira mestiça kkkkkk
Atila é a força que sempre acontece na Natureza, em meio a tanta "celebridade", políticos e gente totalmente burra fazendo sucesso. Aparece aquele 0,01% que faz ter orgulho!
Fiz DNA genético e sou muito miscigenada: italiana, portuguesa, escandinava, grega, escocesa, francesa, nigeriana, indígena, árabe, marroquina e esquimó.
Imagina uma tour na máquina do tempo só visitando seus parentes? Show!
O brasil simplesmente para mim ha todas as racas. Pois pessoaa de todo o mundo se ha aqui,varios imigrantes de varios paises vieram para aqui e se misturaram negros brancos asiaticos indigenas arabes. Entao o brasil e muito miscigenado. Pois assim pra mim nao da para dizer q o brasil tem uma raca definida. Por exemplo os nordicos sao 100% brancos
Não existem raças, mano, só a raça humana e as etnias. Raça é tipo, um Pug e um Pitbull, tem até diferença no nome científico dps do epíteto específico, nós somos todos homo sapiens sapiens.
Atila Iamarino: Pesquisador; Biologo; Divulgador científico e Pai (spoiler ?)
Pensei o memso rs
Que video incrivel! Ha muito tempo quero fazer meu DNA, agora morando nos US vou comprar um kit por aqui.
Brasileiro é o gato de schrodinger racial.
Está vivo e morto. É branco, mas é preto, é negro e amarelo, é nativo e estrangeiro.
@@IraniVilela carai
bem isso mesmo Kkkjkkk
Fale por você.
@@giovannihoffmann2325 clbc
É incrível que tem gente que defende o conceito social de raça.Seja por privilégio fianaceiro, seja por motivação política e ideológica. Não existe o conceito de raça geneticamente , existem características baseadas em condições climáticas e de alimentação o que pode variar de uma região para outras porém não é considerado como fator raça. Como foi falado no vídeo, populações africana e Ameríndias tem mais diversidade genética do que os Europeus mas ambas tem em comum, todas elas são iguais no DNA . Os conceitos de raça que conhecemos é moderno. No passado a escravidão era muito praticado entre os povos, seja por guerras ,dívidas e sequestros. E o racismo que atualmente mais associamos aos negros ,no passado sequer era discutido muitos menos se pensava inferioridade de uma cor da Pele antes do conhecimento científico. No império Romano por exemplo haviam negros presentes na sociedade e a escravidão de um negro não era pela cor da pele e sim da sua origem de uma tribo ou de uma tribo,assim como acontecia com outros escravos de vários povos diferentes das váriados tons de pele.
um Europeu naquele tempo não veria Negros por um milênio até a queda de Constantinopla.O que fizeram eles a navegar pelo atlântico até chegar às índias ,mas mesmo que eles descobrirem que tinham povos subsaarianas ainda assim não havia um pretexto racista para escravizar ,já que o pensamento naquele tempo era bem diferente era meramente mercantilista, esses povos africanos escravizavam tribos rivais e vendiam para um comerciante ,o mesmo acontecia com os árabes . Hoje se discute sobre a escravidão negra ponto de vista do ocidente, porém até hoje é considerado um tabu em alguns países da África sobre a escravidão praticada por muçulmanos.
Legal cara, só falta eu existir.
só lunático acredita que raças não existem
Esse negócio do DNA de todo mundo ser 99,9% igual é muito louco
Eu sempre tive a preferência por uma nova opção caso alguém pergunta: que raça que vc reconhece? Muitos nem perguntam e já preenche como branca. Na realidade gostaria que tivesse a opção miscigenada.
Sou bem misturada, brasileira pura. A família da minha mãe é 85% de origem alemã, o restante é da Suíça e um pouquinho de Estrasburgo na França. A família do meu pai é toda da Ucrânia porém ainda tenho uma trisavó indígena.
@@vanesavlv Uau muito diversificada mesmo
Que interessante! Eu n sei mta coisa, só dedução pela aparência e sobrenomes da família pq ngm na minha familia se importa mt com isso kk mas eu com ctz sou bem miscigenada tbm.
Eu vejo como positivo a miscigenação do povo brasileiro, mas só é uma pena que toda essa miscigenação não é mostrada principalmente nas telenovelas nacionais falta mais representatividade nas produções de telenovelas no Brasil.
Não há nenhuma vantagem na micigenação,um estado multi racial viverá sempre em uma eterna guerra civil espiritual interna não criativa,A Raça Branca e a Raça Negra são profundamente distintas entre si.
@@JoseAlves-sd9uf Discordo completamente eu tenho vários amigos e amigas brancos e nos damos muito bem, mas como toda macieira boa sempre tem uma maça podre.
Apesar de não falado, o pessoal lá é brasileiro. Da pra literalmente ver a miscigenação nacional.
@@moyses1987 ele tá certo, raças são melhores separadas, você iria querer cruzar o seu cachorro com outra raça ou com a mesma? pode existir direitos iguais sem que a população seja composta de vira latas, não é questão de racismo e sim de manter as caracteristicas do seu povo intacta
@@JoseAlves-sd9uf que papo torto é esse?
esse pessoal dos comentarios ta muito militante, não entenderam o video, de fato não entenderam nada.
Triste...
Piorrr geração de todos os tempos
@@sheilaisaias967 sim
Eu acho muito legal a gente descobrir as nossas origem, eu tenho por parte de pai descendência italiana e por parte de mãe africana e indigna, tbm acho que tenho descendência espanhola por parte de mãe por conta do meu sobrenome Varela que é um sobrenome espanhol pelo o que eu vi.