MAES NARCISISTAS: FILHA DOURADA X FILHA BODE EXPIATÓRIO

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 17 мар 2021
  • FILHA DOURADA x FILHA BODE EXPIATÓRIO + IRMÃ DO MEIO REVOLTADA!
    Um dos filhos pode ser tratado como mais importante, ou melhor do que os outros.
    Essa é uma dinâmica comum nessas famílias. O “FILHO de OURO” e o filho “BODE EXPIATÓRIO”.
    Na minha família ainda existia a filha revoltada, que não era nem uma coisa nem outra ... era tratada com indiferença e sempre reagia a qualquer tentativa de abuso!
    O “filho de ouro” é o eleito para funcionar como a extensão idealizada da mãe ou pai narcisista. Ele é o mais mimado, favorecido e pode tudo.
    O filho “bode expiatório” é o escolhido como extensão de tudo o que os pais não conseguem aceitar em si mesmos.
    Os pais precisam ter alguém em quem projetar seus sentimentos negativos.
    O “bode expiatório”, então, se torna a lata de lixo psíquico da família.
    Ele nunca está certo, nada do que ele faz é reconhecido, e ele é o primeiro a levar a culpa quando algo dá errado.
    É ele quem vai carregar o peso da PATOLOGIA da FAMÍLIA nos ombros, e será sempre mantido nesse lugar.
    Mas sempre há uma chance de mudarmos essa situação, sim...MUDANDO NOSSO AMBIENTE! A pior coisa é tentar conviver com uma mãe narcisista
    Siga-me nas minhas redes sociais!
    ➜ Instagram:
    / terapeuta_vanessasander
    ➜ Facebook:
    / vanessasande. .
    Atendimento online para Brasil e exterior, favor entrar em contato 48- 998260030 - agende sua consulta e livre -se das sombras que te impedem de ser feliz!

Комментарии • 112

  • @ValquiriaCastro_nutri
    @ValquiriaCastro_nutri 9 месяцев назад +6

    O vídeo mais verdadeiro que já vi, que me definiu corretamente.
    Que Deus abençoe muito sua vida 🙏❤
    Obrigada pelo vídeo, vou salvar pra sempre, pois não posso esquecer de quem sou eu.

    • @vanessasander4201
      @vanessasander4201  9 месяцев назад +1

      Sim provavelmente você tem muito mor aí dentro de você ! No próximo sábado 21/10 vou fazermos workshop somente sobre o assunto presencial e on-line ! farei uma constelação de uma filha de mãe narcisista e isso ajudará muitos ! vou deixar
      aqui o link do grupo pás moiteis informações chat.whatsapp.com/KCI0J5LWC2x1Z4io24cpXa

    • @ValquiriaCastro_nutri
      @ValquiriaCastro_nutri 9 месяцев назад +1

      @@vanessasander4201 gratidão ❤️ continue seu trabalho lindo 😍 me ajudou grandemente e ajudará muitos.

  • @danielesouza3285
    @danielesouza3285 2 года назад +18

    Fui o bode expiatório, sofri horrores da infância até juventude e nem assim me sinto coitadinha. Não sinto essa carência afetiva graças a Deus! Aprendi a me amar e pronto. Entendo perfeitamente que nem todos agirão da mesma forma, cada um com sua fragilidade. Desejo superação a todos na mesma posição, vcs são muito especiais.

  • @cristinacalochorios2267
    @cristinacalochorios2267 2 года назад +31

    Todo o amor que eu não tive da minha mãe eu dei elevado a enésima potência para minha filha , dando-lhe toda segurança e estabilidade que eu não tenho até hoje...

    • @vanessasander4201
      @vanessasander4201  2 года назад +10

      Tanto eu como minha irma mais velha fizemos o mesmo, com nossos filhos! E como se fosse uma engenharia reversa, você faz pelo filho o que nao recebeu, o unico cuidado é não cair na armadilha de querer proteger demais e não deixar que os filhos se desenvolvam com autonomia e auto responsabilidade!! Parabens! Pois não e uma tarefa facil dar o que não recebemos!

    • @thaisconstantino2815
      @thaisconstantino2815 2 года назад +2

      Eu também! Hoje, me conforta entender que a gente tem muito valor por pensar e agir assim.

    • @nettfranca1587
      @nettfranca1587 2 года назад +4

      Também tudo que minha mãe fez e faz pra mim de ruim, procuro não ser com meu filho, faço tudo que posso por ele.....não sei como uma mãe pode ser tão má, acho isso pura maldade mesmo, na minha casa somos em três filhos 2 meninas e 1 menino, eu e minha irmã somos as perseguidas a que ela fala mal, meu irmão o protegido, não tenho raiva dele pois não tem culpa, e é gente boa, a culpa é dela apenas....mas eu sou a desprezada, a que fala mal despreza mais.....infelizmente descobri tarde esse termo mãe narcisista , pensei q era apenas ruindade, sofri a infância ,a adolescência, a vida adulta, hoje vou buscar ter mais conhecimento disso pra me proteger, e manter a distância q for possível....sinto que ela não gosta de mim mesmo.....como se nunca tivesse tido mãe, cresci sozinha.

    • @maricoca2805
      @maricoca2805 15 дней назад

      Eu queria ter sido assim, mas como nunca recebi nem um abraço nem de pai e nem de mãe, fui péssima para os meus filhos, não consigo abraçar, dar um beijo e nem falar eu ti amo, por mensagens eu ainda consigo, mas não consigo ser melosa com eles, isso me dói, já chorei muito.

    • @debora-we9gv
      @debora-we9gv 5 дней назад

      ​@@vanessasander4201mesmo porque do contrário (mimar demais) pode dar ruim, e formar novos narcisistas!

  • @aliengameskkv7374
    @aliengameskkv7374 2 года назад +20

    Sensação de não conseguir fazer as coisas direito, sofro muito com essa sequela. Sempre acho que sou ruim na minha profissão mesmo recebendo várias elogios.

    • @vanessasander4201
      @vanessasander4201  2 года назад +2

      Essa sensação de incapacidade é uma das piores consequências sim, pois devido ao perfeccionismo extremo que fomos criados , nada do que fazemos nós parece bom ou suficiente, comece aprendendo a se amar e se aceitar como é e não como a imagem que foi projetada em você de perfeição que não existe !

    • @vanessasander4201
      @vanessasander4201  2 года назад +1

      Da uma olhada nesse vídeo que falo exatamente da crença de incapacidade ruclips.net/video/lHwUO-l_7SE/видео.html

  • @galromeu4179
    @galromeu4179 9 месяцев назад +3

    Entrei em uma família que o meu esposo é o bode espiatorio, demorei 3 anos ate descobri, expôs a mãe narcisista, e acabei com o barato dela, tudo que ela manipula eu exponho, mas meu esposo sempre foi vítima, é tudo que vc falou, diga naoo não e se afastar da manipulação.

  • @vivaoliveira9271
    @vivaoliveira9271 2 года назад +7

    Vivo isso na pele desde pequena .E nunca me deixei cair pelos abusos dela . Pra mim ela sempre foi a insana no meu psicológico ela nunca mexeu sempre bati de frente porém ela jogou meus irmãos e pai contra mim desde pequena ...eu ofereço onque sobra em mim se ela tem maldade só lamento

    • @vanessasander4201
      @vanessasander4201  2 года назад

      Sim, quando nos tornamos o "revoltado", ovelha negra" , assim como eu, nos blindamos com a raiva e não deixamos nada nos atingir, mas tem as suas consequenciais também, geralmente temos o gatilho da fuga para entrar em qualquer relação amorosa, dificuldade de expressar o que sente, a maioria explode facilmente, ou seja tem dificuldade de lidar com as emoções, não sabemos pedir ajuda, porque sempre nos foi negada, continue fazendo o seu melhor, independente do que as pessoas pensam, observe os momentos que toma ações com raiva.e aprenda a utilizar a raiva a seu favor, coloquei a live completa no canal sobre a raiva , ta aqui o link. ruclips.net/video/2U0dQm5XRBQ/видео.html

  • @Divapsatya
    @Divapsatya 2 года назад +18

    Sim. Se conseguimos criar nossos filhos de forma diferente da mãe disfuncional, somos sobreviventes. Li o livro O QUE VOCE REALMENTE QUER PARA SEUS FILHOS de Dr. Wayne W. Dyer. Consegui sair do ciclo.

  • @daniminato83
    @daniminato83 2 года назад +4

    Nossa! Eu me identifico com teu depoimento pessoal sobre tua vivência com mãe narcisista. Eu também sempre bati de frente, desde a adolescência. Na infância ela tinha explosões de raiva comigo e eu não entendia por quê. Na adolescência, como eu digo hoje, depois de entender ao 34 anos que eu tinha uma mãe narcisista, eu aprendi a me defender dela, a não aceitar o que ela tentava me taxar. Ela ia para a casa de irmãos dela contar que eu era agressiva, que eu enfrentava ela, eu era o problema da família. Minhas outras irmãs todas boas, casadas com seus primeiros namorados, eu já estava com vinte e poucos anos, com um filho e muitos relacionamentos fracassados. Ela não contava que chamava meu namorado atual da época, para dizer que eu era louca, que eu não prestava, contava nas mãos quantos homens me deitei. Ela dava liberdade para não me respeitarem. Minha própria mãe não me respeitava. Meu pai que me criou era ausente nesses momentos, não se envolvia. Eu sou filha de uma relação dela fora do casamento. Quando ela voltou para meu pai de criação, marido, já estava grávida de mim. Então ela entrou em uma religião para pedir perdão dos pecados e ali me arrastou por anos, até eu não aceitar ir, pois era muito triste pensar que toda minha família iria morrer em um Armagedom, sobrando apenas nós duas. Então com doze anos, diante da minha negativa, ela me disse que eu já estava criada, não poderia fazer mais nada por mim. Eu já rolava na casa de um irmão e outro, a partir daí ela começaria a me mandar embora em qualquer situação que eu não aceitasse a palavra dela. Depois tentou muitas vezes tirar meu filho mais velho de mim, me anulava como mãe, se ajoelhava no chão e rogava que eu fosse muito infeliz na vida. Mentia que eu agredia ela, eu nunca encostei a mão nela, apesar dela fazer de tudo para que isso acontecesse. Eu fui saber o que era paz com 34 anos, quando conquistei minha casa própria, pq antes eu achava que devia ficar perto dela, mesmo casada, que ela precisava de mim, todos os outros filhos, até mesmo os mais amados não a procuravam tanto , somos oito ao total. Depois de três meses que eu me mudei, ela faleceu. Por muito tempo eu fazia as coisas em casa e ficava esperando a desaprovação dela, que ela ia aparecer para dizer que estava errado. Estou hoje com 39 anos e me descobrindo como mulher, como mãe. Pois eu não sabia quem eu era antes.

  • @veve7738
    @veve7738 8 месяцев назад +1

    Eu sempre fui a queridinha dela, minha irmà foi a desprezada, boa vó, com minhas filhas e hj, aos 48 anos entendi q resolvi ter autonomia e ver a narcisista q ela me elege ser inimiga é triste, eu agradeço a espiritualidade , peço perdão a Deus, muita praga ela me joga, sempre tive fé e sigo clamando saber viver da melhor maneira

  • @Filhadasestrelas
    @Filhadasestrelas 2 года назад +4

    Sou o bode da família. Rompi amizade com minha irmã dourada. Fazia da minha vida um inferno. Com apoio dos meus pais. Prefiro caminhar sozinha

    • @vanessasander4201
      @vanessasander4201  2 года назад +2

      O importante é você não excluir ou não se excluir , pois pertencemos a essa família, tem que aceitar e honrar todos , e aí fazer o movimento de estar sozinha sem excluir, aceitar e o processo .. saber que não vai mudar mas você pode melhorar a sua vida! Força!

    • @danielgalhardo5953
      @danielgalhardo5953 12 дней назад

      Eu sou, fiz o mesmo, mas é barca furada. Se quiser uma dica: Tenha CERTEZA que eles não sentem nada por você porque NÃO CONSEGUEM E NUNCA IRAO CONSEGUIR isso ficou muito claro pra mim e foi quando comecei a não ser um vassalo, ser agredido, etc, pois ao ter a consciência de que eles só virão à você e CERTAMENTE irão te usar, mais nada, fica mais fácil para você dizer não é com isso vai ganhando mais confiança não só em relação a eles como em relação a outras pessoas. Agora se mesmo assim não conseguir diante a insistência em te usarem e você ter tentado de tudo, aí bye bye. No Brasil infelizmente a influência da religião mais prevalente leva as pessoas a colocarem a mãe como uma santa a ser bajulada à todo custo sendo que Cristo depois de seu batismo e início de seu ministério não chama sua mãe de mãe, mas sim de "mulher", pegue sua bíblia se acredita no livro, claro e leia, está tudo lá com os papéis muito bem definidos. Se não quiser ler pode dar um "google" que milhões de explicações sobre isso virão de tão claro que é. Lembre-se esse pessoal só irá te procurar quando PRECISAREM de você, mais nada e sabendo disso claramente irá conseguir colocar limites.

    • @danielgalhardo5953
      @danielgalhardo5953 12 дней назад

      Precisar em todos os aspectos, MAS PRINCIPALMENTE O EMOCIONAL, pois como eles não tem e vc tem e em razão disso é um alvo fácil! Bastam 5 min sem limites, sairá emocionalmente arrebentado ou sugado ou com ira ou com medo ou com culpa ou com mais dependência emocional, etc e aí pode ser um gatilho para uma possível queda o que dte deixará pior ainda. Não é fácil , mas lembre-se por mais doloroso que seja : ELES NÃO TEM O SENTIMENTO QUE VOCÊ TEM, POIS NÃO CONSEGUEM TER E NUNCA, LEMBRE-SE NUNCA IRA CONSEGUIR, SÓ IRAO TE PROCURAR PARA TE USAR E NORMALMENTE APARECEM TE BAJULANDO! É A FISGA, SE MORDER JÁ ERA.

  • @giane8071
    @giane8071 2 года назад +3

    Para todos que são filhos de mãe narcisista posso vos dizer que ela não vai mudar. Ela vai morrer assim, independente do que vces façam, independente do que vocês conquistam, independente do passar dos anos.
    Ou aceitem como ela é ( mas se dêem o respeito) ou corram para bem longe dela

  • @MrLid888
    @MrLid888 2 года назад +9

    A filha revoltada é a filha invisível, hoje dito assim.

    • @vanessasander4201
      @vanessasander4201  2 года назад +3

      A minha revolta serviu para muitas coisas! Aprendi usar a raiva a meu favor!! Fiz uma live sobre esse tema está disponível ainda no meu insta ! Da uma olhada vanessasander.educ_a_dor

    • @MrLid888
      @MrLid888 2 года назад +1

      @@vanessasander4201 vou sim, preciso! Meus dias estão assim, de revolta.

    • @cleuzadesouzamajorcleo5338
      @cleuzadesouzamajorcleo5338 2 года назад +2

      EU BATI DE FRENTE TAMBÉM, BUSQUEI TUDO, CONSEGUI ALGUMAS COISAS QUE ELES NÃO CONSEGUIRAM. E CONTINUO SENDO O BODE. FAMÍLIA DESFUNCIONAL NÃO TEM JEITO. MRLHOR É FICAR LONGE.

    • @vanessasander4201
      @vanessasander4201  2 года назад

      @@MrLid888 tem um trecho aqui no youtube ruclips.net/video/BUQYrq12IyI/видео.html

    • @vanessasander4201
      @vanessasander4201  2 года назад +1

      @@cleuzadesouzamajorcleo5338 Sim cleuza exato, mesmo batendo de frente, eles vão tentar te manipular, ou usar seus filhos caso tenha para fazer chantagem emocional, ela nunca conseguiu desttruir minha vida, mas nunca desisitiu de tentar também, eu ja morei em mais de 30 lugares para sair de perto, ja sai do pais e se voltar a me perseguir eu saio denovo! Mesmo sendo a filha revoltada, parecendo ser invisivel ela sempre ira tentar, e acaba ficando com raiva de nós porque não cedemos

  • @diaspersonal9834
    @diaspersonal9834 2 года назад +3

    Gostei da explicação!Parabéns

  • @elainedionizia93
    @elainedionizia93 2 года назад +10

    Eu sou o bode expiatório e o meu irmão é o filho dourado rs sofro demais minha mãe é psicopata socorro kk

    • @vanessasander4201
      @vanessasander4201  2 года назад +1

      Pensa que é difícil mas vários de nós que sofremos fizemos tudo diferente para mudar a consciência e preciso aceitar tudo como é ! Honrar seus pais porque lhe deram a vida e seguir em frente! Se a situação para impossível de resolver afaste se ! Entenda ela não vai mudar a única saída é vc mudar !

    • @neidefrancisco4910
      @neidefrancisco4910 2 года назад

      Veja os vídeos do dr Kurt Mendonça...o melhor sobre narcisismo perverso

    • @neidefrancisco4910
      @neidefrancisco4910 2 года назад

      Assista dr Kurt Mendonça

  • @muzandlc9225
    @muzandlc9225 2 года назад

    ru era o bode expiatório... igualzinho vc falou...mas eu n levava mto a sério...mas a rivalidade tá viva até hoje!!!

  • @wolverinenascimento356
    @wolverinenascimento356 2 года назад +5

    Acho que foi o meu caso, passei a vida inteira tentando agradar meus pais e percebi que falhei tudo. Consequência, vivo desconfiado de todo mundo e minhas relações não dão certo, até parece que todo mundo está me perseguindo!

    • @vanessasander4201
      @vanessasander4201  2 года назад +1

      E exatamente isso que acontece , quando não resolvemos os problemas relacionados a nossa infância , atraímos pessoas com as mesmas características , nossa frequência atrai pessoas com mesmos problema que temos que resolver! Mas existe saída sim , desde que nos reconhecemos que há um problema a ser tratado e nos responsabilizar em tratar isso de frente, sem as famosas fugas , que são distanciamento das pessoas, drogas , álcool, TA transtorno alimentar. ! No seu caso é necessário entender primeiro que não estamos aqui para agradar nossos pais e nem ninguém , mas sim honra lós porque nos deram a vida é aceita lós como são , sem mágoas!

    • @maricoca2805
      @maricoca2805 15 дней назад

      @@vanessasander4201 É isso mesmo, todos de casa só arrumam pessoa com as mesmas características, no começo a gente pensa que arrumou os melhores homens da vida, mas na verdade você arrumou mais um problema, eu sabia que tudo na minha vida estava errado, primeiro fui ver o que acontecia que sempre arrumei homens com problemas piores que os meus, e em 2019 tive o diagnostico de dependência emocional e agora estou correndo para saber o diagnostico desses anos todos de convívio com minha mãe.

  • @solangecalkavicius114
    @solangecalkavicius114 2 года назад +2

    Minha mãe , sempre me jogou contra meu pai. Qq. desentendimento entre eles, ficava do lado dela, brigava com ele. Poderia me dizer se isto é uma característica de Mãe narcisista.

    • @vanessasander4201
      @vanessasander4201  2 года назад +1

      Sim no caso você era filha única? Isso acontece geralmente com filho único, ou quando tem só irmãos homens , no seu caso há uma disputa de território entre a filha mulher com o pai… a mãe narcisista disputa esse território que no caso seria dela a maior importância

  • @lilianepatricia6347
    @lilianepatricia6347 2 года назад +1

    A minha MN sempre;deu preferência aos meus irmãos,eu sou a mais velha,sempre fui humilhada,abusada,e ela e o marido dela,incentivavam eles a me tratarem mal...Fora os abusos psicológicos,fisicos e sexuais que sofri...Meus irmãos,são narcisistas como eles,e não temos uma relação próxima,já me roubaram,e me prejudicaram na fase adulta...No momento estou em contato zerooo com eles;e com os parentes dela tbm..Tudo farinha do mesmo saco..Faço terapia,e tomo medicação controlada..Não é fácil,mas pus Deus e minha família que ele me deu,na minha lista de prioridade🙏🙏🙏E sigo feliz❤Vídeo excelente👏👏👏👏Gratidão🌸🌺

    • @vanessasander4201
      @vanessasander4201  2 года назад +2

      Isso acontece muito quando os irmãos se tornam narcizistas também , pq nos quando crianças temos nossos pais como heróis ou nos revoltamos com as atitudes ou seguimos fazendo a mesma coisa .. e o que Bert hellinger chama de amor cego! Siga na terapia e logo conseguirá se livrar dos remédios e das dores causadas !

  • @alexandrabcastro
    @alexandrabcastro Год назад +2

    consigo me enxergar total nisso ai! Essas pessoas criam situações de controle para além da propria morte delas! ..... mesmo que isso signifique deixar um filho na rua como indigente propositalmente roubando-lhe/ou negando-lhe o fato da existência de sua herança com o intuito de fazer o bode
    depender exclusivamente de pensão deixada integralmente ao filho dourado! ..... e a campanha de difamação deixada nas lembranças de familiares não se desfazem!!!! aliás, so pioram!
    Instaura-se um clima emocionalmente desequilibrado perante entes distantes que somente ouviram o que a minha ' mãe' disse a eles! ..... (EU NAO SOU EU, EU SOU O QUE MINHA MAE DISSE A ELES QUE EU SOU A 30 ANOS ATRAS - compreende?) Vc simplesmente não crescer aos olhos alheios dando total liberdade para entrarem em sua vida de qualquer jeito, logico, isso foi ensinado/permitido/autorizado pela forca maior da casa!
    Adorei o video, muito esclarecedor! Obrigada! APÓS OS 40 ESTOU DESCRUBINDO!

    • @vanessasander4201
      @vanessasander4201  Год назад +1

      Sim é exatamente isso! Não importa quanto tempo durou , o importante é que agora você enxergou e pode fazer teu processo de tomar as rendias da tua vida de volta , reintegrar sua família, pois eles também foram manipuladoras inclusive o irmã de ouro também sofre muito ! E eles não se enxergam assim pois muitos se sentem mal pelos pelo sofrimento causado aos irmaos ! O importante é que dá para mudar tudo isso! Logo mais farei um vídeo de como
      As constelações familiares mudaram a minha vida e de muitos que já passaram pela terapia!

  • @rorysstudies8243
    @rorysstudies8243 2 года назад +5

    Então no caso você era filho invisível? O bode ou é expulso de casa cedo ou é manipulado para não sair da casa da mãe pra servir de lata de lixo pra ela.

    • @vanessasander4201
      @vanessasander4201  2 года назад +3

      Sim eu sempre fui invisível e me tornei revoltada na adolescência por isso não conseguia me manipular bode expiatório era minha irma mais velha a primogênita que ela ainda persegue até hoje, demorou muito para sair de casa .. eu sai com 15 anos e virei a ovelha negra que “negou” a família , pois contas sempre com meus amigos os quais eram minha família de verdade

    • @rorysstudies8243
      @rorysstudies8243 2 года назад +2

      @@vanessasander4201 obrigada pela confirmação. Deus te abençoe ainda mais 🌼

  • @ciadosaberciadosaber6932
    @ciadosaberciadosaber6932 2 года назад

    É a realidade da vida graças a Deus a fé e Deus mim libertou

  • @anira9785
    @anira9785 2 года назад +2

    VERDADE!

  • @ariannaarianna7897
    @ariannaarianna7897 2 года назад +2

    Parabéns pelo vídeo! Muito bom.

  • @AnaMaria-zi5wr
    @AnaMaria-zi5wr 2 года назад +1

    Vanessa, parece que você está falando da minha vida. E de tudo que aconteceu comigo. Estou me recuperando! Faz um ano e seis meses que não tenho contato com ela.

  • @mariuse6774
    @mariuse6774 2 года назад +2

    Uaaaaauuuuuu.... Bem isso !!!!!!

  • @RG-lf9iq
    @RG-lf9iq 2 года назад +3

    Amei você. 😍. (Fui criada por uma avó narcisista, a quem devo tudo, mas sofri muito. Ela morreu eu ia fazer 18 anos. Vou fazer 40 e ainda sofro, principalmente de ansiedade.

    • @vanessasander4201
      @vanessasander4201  2 года назад +1

      Rita querida! A ansiedade pode vir de dentro da barriga de sua mãe e ter sido passada pela sua avo, somos afetados até 07 gerações, infelizmente, mas a parte boa é que podemos mudar isso tudo, não precisamos viver refens da nossa ancestralidade, e nem continuar a perpetuar problemas para as próximas gerações, eu quebrei o ciclo só depois com a 2 filha, a 1 que hoje tem 15, sofria de ansiedade desde os 07anos ... porque eu sofria também, mas quando mudamos nossa consicencia , tudo vai mudando junto, ela tá ótima hoje, a 2 filha não tem problema algum... então as vezes não temos forças de mudar só por nós, mas pelos filhos ou familiares próximos ganhamos força para começar !

    • @RG-lf9iq
      @RG-lf9iq 2 года назад

      @@vanessasander4201 Vanessa, obrigada pelas palavras. Vou refletir sobre isso. Estou em tratamento para depressão e ansiedade, condição que me afeta desde os 14 anos, mas que tomou proporções muito maiores depois de um relacionamento tóxico que durou dez anos e acabou muito mal. Mas já me sinto bem mais fortalecida. Quero ter saúde e viver muito para retribuir o carinho da minha mãe, irmão e sobrinhos (são as fofuras da tia. Por eles faço tudo que está ao meu alcance e me sinto feliz por isso).

    • @flordocampodocampo8024
      @flordocampodocampo8024 2 года назад

      Ansiedade e apenas uma das sequelas

  • @joanabarros6518
    @joanabarros6518 2 года назад +2

    Muito esclarecedor.Parabens.❤️

  • @anapaulasouza4103
    @anapaulasouza4103 2 года назад +5

    Só quero ser feliz,cresci em uma família assim,e até hj sou vista como a difícil de lidar.e a mãe narcisista como a heroína (não desmerecendo-a,pois de fato ela foi) mas tenho sequelas até hj .ela se foi mas deixou a mejerinha que é a que eu chamo de irmã,mas tá longe de ser .hj faço tudo quanto é tipo de terapia pra tentar me reconectar comigo mesma estou tentando juntar meus cacos.e tento não repetir com minhas filhas os mesmos erros que repeti sem saber.

    • @vanessasander4201
      @vanessasander4201  2 года назад +3

      Muitas vezes isso acontece mesmo, um dos filhos acaba reproduzindo os mesmos comportamentos da mãe , assume o papel pois assim aprendeu e acha que essa é a forma correta de se viver ! É triste 😞 como você vê aqui nos comentários sofremos muito mas alguns filhos conseguem fazer o oposto do comportamento! E com certeza a terapia irá te ajudar ! Eu já ajudei muita gente com as constelações familiares pois como falei os filhos “tomam” o lugar dos pais e os problemas se repetem … repetem e precisamos quebrar esse padrão transgeracional !!

    • @vanessasander4201
      @vanessasander4201  2 года назад +2

      Independente dela ter ido ou não, precisamos de cura, pois as memórias ficam em nossas células, e por mais que ela não esteja mais aqui as memórias permeptuam e moldam muitas vezes nossa vida, precisa sim ressignificar todos os traumas causados, um por um , achando cada fase se conflito, trazendo outro olhar para a mesma história conseguimos mudar nossa percepção , só assim conseguimos nos libertar do que as vezes parece uma assombração em nossas vidas, é comum um dos filhos assumir o papel quando a mãe morre, agora exercendo um pouco de compaixão, imagine que triste um irmão seguir os mesmos passos e ter as mesmas atitudes de uma mãe narcizista, não ennxergando o mal que esta fazendo para os outros, e como você mesmo disse, ela também deve estar querendo ser vista como "heroína" , em breve estareo com uma nova turma especifica de cura de traumas causados por pais narcisitas.. .ou toxicos , mande um mensagem no whats up caso queira participar!

  • @selmasilva6659
    @selmasilva6659 2 года назад +1

    É isso que acontece

  • @claudiasparrenberger3753
    @claudiasparrenberger3753 2 года назад +9

    Como se faz para se curar das feridas causadas pela mãe narcisistas. Sou o bode expiatório. Sofro até hoje com o mal que esta criatura me causou. Tenho depressão, dificuldades no trabalho e na vida afetiva. Ela me invalida o tempo inteiro.
    A MN quer me enlouquecer, diz coisas e depois diz que não disse.
    Pensei em suicídio várias vezes.
    Como se faz para se curar.

    • @ariannaarianna7897
      @ariannaarianna7897 2 года назад +6

      Caiu a ficha pra mim quando eu passei nos primeiros lugares no concurso da pm do meu estado e ela fez de tudo pra eu desistir ,disse ate que era demais pra mim ser policial e eu nao tinha capacidade. Eu passei por muitas dificuldades, tive muita ajuda de um ex namorado que a minha mãe inclusive odiou desde o primeiro momento que é pm tb ,foi no quartel que eu aprendi as noções básicas de educação e como me comportar. Hj ela só tem meu desprezo e indiferença e a mn com a cara no chão me vendo trabalhando de viatura e ainda sendo respeitada em meu trabalho. Essa é que é a melhor parte . A dourada apesar de ter estudado em escolas melhores, ter estudado mais tempo que eu e com todo o incentivo dela á tentou duas vezes ingressar tb e não conseguiu.

    • @ariannaarianna7897
      @ariannaarianna7897 2 года назад +4

      Procure apoio de familiares e amigos que gostam de vc de verdade. A mn pare de tentar agradar e tb nao a odeie ,nao foi nada pessoal contra vc ela é ruim mesmo .com o tempo vc passa a não se importar e da seu desprezo e indiferença. Pq o que o narcisista quer é a sua reacao positiva ou negativa .foque em vc .A cura vem aos poucos.

    • @vanessasander4201
      @vanessasander4201  2 года назад +2

      Querida! Eu tb sou filha de uma ! Minha irmã e o bode expiatório e sim a primeira coisa que tem que fazer e cortar o vínculo total com ela! Não sinta culpa por isso! Se você quiser realmente se curar! Eu estou agora com um grupo de tratamento terapêutico onde 3 sãs 4 pessoa filhos de pais narcisistas se quiser podes entrar ! Me manda whats 48 99826030

    • @claudiasparrenberger3753
      @claudiasparrenberger3753 2 года назад

      Gratidão!!!

    • @alexandrebraga9275
      @alexandrebraga9275 2 года назад

      @@ariannaarianna7897 parabéns Deus sempre proverá fassa o seu melhor sucesso

  • @ariannaarianna7897
    @ariannaarianna7897 2 года назад +9

    Hj eu estava no aniversário do meu primo de 5 anos. Ele estava brincando, eu passei do nada e dei um abraço nele .E comentei que ele era muito inteligente .vc acredita que a Mn fez a mesma coisa depois me imitando. São invejosas mesmo .

    • @rorysstudies8243
      @rorysstudies8243 2 года назад +1

      E aí as pessoas ao redor acham que ela também fazia isso com você, que também elogiava e era amorosa...

    • @Fernanda-te1uv
      @Fernanda-te1uv 2 года назад

      Meu pai escrito...

    • @flordocampodocampo8024
      @flordocampodocampo8024 2 года назад +1

      @@rorysstudies8243 não ! Não é isso ! Disputando simpatia com a filha . Q os circunstantes vejam como ela é querida, bacana, amorosa . Não deixar pra filha os louros pelo gesto, pela iniciativa . E ela q e ! Ela q faz ! Não a filha !

    • @rorysstudies8243
      @rorysstudies8243 2 года назад +1

      @@flordocampodocampo8024 é as duas coisas né . Disputa e querer fingir que é uma boa mãe/pessoa, mas a disputa é sempre o maior motivo mesmo.

  • @Ro-dy4ls
    @Ro-dy4ls 2 года назад +3

    Eu e meu irmão mais velho somos o s bodes expiatórios do primeiro casamento, e meus outros 2 irmãos são os alecrim dourado ,perfeitos,ADORO meus irmãos mais a Dona Maria nao tenho nenhum afeto,zero afeto

    • @vanessasander4201
      @vanessasander4201  2 года назад +1

      O mais importante aqui é você não se culpar por não ter afeto, por não gostar, não precisamos gostar, não devemos gostar de quem nos maltrata, o que devemos fazer é nos acolher, apenas aceitar nossos pais como são, honrar e agradecer porque nos deram a vida, e somente isso, em casos mais serios devemos nos afastar por completo, para buscarmos nossa melhora e cura, alguns desses pais perseguem os filhos por anos por mais que voce se afaste, esse é o meu caso, mas quando vai te curando vai aprendendo a colocar os seus limites e não deixando mais as criticas e o desamor te afetarem, pois voce aprende a se amar, e fazer o seu papel de filho, a coisa mais errada que vemos é que acreditamos que estamos aqui para receber a amor, isso é uma ilusao que criamos lá na infancia, na realidade estamos aqui para dar amor, é isso que cura..

  • @armandoeisele3961
    @armandoeisele3961 2 года назад +2

    Eu me apeguei a Jesus. Cristo e a Deus que me salvou e me fez superar.

  • @436657755
    @436657755 2 года назад +2

    Tenho 47 e eka 74 nunca aceitou um relacionamento estragou tudo.Bebia muito era alcolatra .Fala mal de mim ate para meus filhos .Ela distanciou neus filhos de mim .Meu irmao filho de ouro enquanto para mim agressao verbal e fisica .Ate hoje sofro com tudo estou tentando superar .Para mim viver tenho que me afastar dela .Hj vivo longe dela e isso melhorou .

    • @vanessasander4201
      @vanessasander4201  2 года назад

      Sim o afastamento é o primeiro passo, mas ele tem que ser sem culpa e sem exclusão, a exclusão da pessoa gera dentro da compreensão sistemica, que outra pessoa da familia repita o comportamento de quem esta sendo excluido, ou não aceito, não excluir é simplesmente aceitar que ela é assim e ponto, não precisa amar , não precisar perdoar , simplesmente aceitar e o que é mais importante, é ter consciencia que eles não vão mudar, e que nós somos desta familia, não podemos nos excluir também, nós fazemos primeiro o afastamento sem excluir, depois começamos o processo de reconstrução de si mesmo.

  • @angelicamacduff
    @angelicamacduff 2 года назад +1

    E quando a irmã mais velha se torna a cópia mais nociva da mãe narcisista, o irmão, 2º mais velho, se torna o abusador, as outras irmãs se tornam indiferentes contra os abusos psicológicos sofridos pela irmã mais nova, o bode expiatório? Eu decidi me afastar por completo. Simplesmente. Era um horror. Um menosprezo terrível, mesclado com doses de amor ... Um horror.

    • @vanessasander4201
      @vanessasander4201  Год назад +1

      Isso pode acontecer porque devemos pensar que a família e um sistema , e que nós quando crianças imitamos os comportamentos dos nossos pais para receber aprovação , na maioria das vezes o bode expiatório e a irmã mais velha mas ela acaba se tornando igual a mãe e fazendo os outros irmãos se tornarem o bode expiatório, ou seja ela está repetindo o comportamento , e o irmão também 2 mais velho , a indiferença dos outros se dá pela formação de vínculo de fuga , quando a criança não recebe no 1 ano de vida um vínculo seguro , ela cria uma capa de proteção fugindo das situações , o problema maior aqui é que todos podem e vão desenvolver algum tipo de transtorno ( bipolar tdah etc) porque não tiveram auto regulação emocional quando crianças por estarem em uma família disfuncional …

  • @maricoca2805
    @maricoca2805 15 дней назад

    Cada vídeo que vejo sobre esse tipo de mãe eu fico mais pasma, claro eu ainda preciso de um diagnostico, vou buscar. Eu saí de casa com 13 anos achando que meu pai era o capeta e aos 45 anos eu venho descobri que não foi apenas ele que me feriu. Eu fui como você, quando comecei a entender mais a vida falei que não queria dar a mesma vida que vivi para os meus filhos, mas eu acho que eles têm traumas que ainda passei para eles, mas graças a Deus que quando meu filho tinha 7 anos eu saí (depois de varias idas e vindas) de vez da casa dela, hoje ele tem 26 e minha filha tem 18, ela nunca foi criada totalmente na casa dela, mas mesmo assim, quero buscar a cura, pois ainda tenho muito pra viver com os meus filhos e netos e não quero continuar sendo uma pessoa privada de amigos, de conviver no social e outros traumas que vivo e só descobri agora nesse ultimo domingo que existe esse tipo de mãe, isso foi através de uma irmã de 30 anos que foi pesquisar sobre o assunto, eu, com 45 anos estou indo atrás de um diagnostico, pois tudo que passei bate com todos os vídeos de psicólogo/pessoas que vi até agora.

    • @vanessasander4201
      @vanessasander4201  14 дней назад

      Eu só descbobri aos 40 que na realidade com todos os estudos sobre o comportamento humano o problema não era meu pai, mas o que minha mãe tinha feito eu acreditar dele, precisamos hnrar nossos pais independente do que eles fizeram, porque eles nos deram a vida e nós seguimos em frente e eu tenho um caminho para que possa fazer diferente, não importa a idade que eles trenham sempre é possível ressignificar toda a his´toira e viver feliz! Preencha o formulário aqui e vou te dar uma sessão diagnóstica gratuita onde te mostro todos os caminhos possíveis para você tranformar a sua vida! segue frmulãrio ! forms.gle/Y7NEQkwRrSSebk8V6

  • @rosaaparecida2122
    @rosaaparecida2122 2 года назад +3

    No caso era eu o bode espiatorio dentro de 16 filhos morreram 6 ficaram 10 minha mãe era narcisista perversa casei com 17 anos para sair da casa,e hoje em tenho 49 anos sem amigas ou amigos e ainda me casei com outro narcista meu marido é igual á ela,meus filhos são adultos,ela já faleceu faz 10 anos mas o estrago que ela fez comigo não passa, não tenho saudades dela nem um pouco, porque me tornei um pessoa muito retraída com medo de tudo o estrago emocional que ela me causou foi muito grande, acho que ela estragou todos os filhos e filhas mas a mais prejudicada foi eu..😔😔😔

    • @vanessasander4201
      @vanessasander4201  2 года назад

      Sim a reprodução acontece inconscientemente, atraindo pessoas iguais inconsciente porque é o que temos dentro de nós, as feridas não curadas se tornam dores no corpo e na mente , quanto mais as ignoramos mais aparecem em outros lugares ou por outras pessoas .. eu tb passei por isso , mas depois de tratar as feridas consegui me reconstruir e ter uma relação saudável! É possível sim ! Não desista!

  • @FernandaSantim-bz1ru
    @FernandaSantim-bz1ru Месяц назад +1

    Ambiente de trabalho tóxico TMB facilita esse tipo de Comportamento ((já tive experiência de caso)) agora imagina em ksa?! Aí ferrou né

    • @FernandaSantim-bz1ru
      @FernandaSantim-bz1ru Месяц назад

      Não expressa porque não tem Definição e Orientação correta para ter uma Ação 🤷🏿‍♀️ quem resolve alguma coisa sem Saber o que é

    • @FernandaSantim-bz1ru
      @FernandaSantim-bz1ru Месяц назад

      Eu entendo mas tentar calçar os sapatos do caminhar da família é uma tarefa complicada 🤷🏿‍♀️

    • @vanessasander4201
      @vanessasander4201  Месяц назад

      sim o narcisismos esta em várias relações , geralmente quando temos na família eles vão aparecer em outras relações até com que a gente olhe aceite honre nossa vida aquela que recebemos de nossos pais sem
      mais julgamento ! Eu acabei de oferecer uma meditação de 21 para começar
      os essa mudança

  • @jesianei.r2184
    @jesianei.r2184 2 года назад

    Eu sempre fui a " ovelha negra da família" mesmo qndo criança... Pq meu irmão era mais estudioso, era mais tranquilo, não fazia bagunça, não respondia etc... Eu fui muito reprimida, muito oprimida, muito desdenhada pela minha mãe.... Meu irmão ela gabava para as visitas , eu não, ela sempre procurava dizer que eu tinha q brigar para estudar , ele não , ele estudava sozinho e por aí vai. Por um tempo até minha adolescência tive Ciúmes do meu irmão, por causa disso,.mas sempre eu o amei e o amo, depois passou , hoje eu o admiro muito, é um grande homem e profissional, excelente pai , marido... Tenho orgulho em dizer que é meu irmão. Tenho uma irmã 14 anos mais nova, casou teve seu BB e nunca saiu da casa dos meus pais, minha mãe da tudo por ela, não esconde ela ser a preferida dos filhos ,e isso não me magoa . Minha mãe è uma pessoa EGOÍSTA, dura de coração, não sei se pq é frustrada que e dona de casa e não teve profissão, ou, pq eu sou independente, casei, tive meus filhos, separei, casei denovo , separei e não deixei nem deixo se meterem na minha vida. Mas ela vive me criticando , nunca ou raramente ouço. Elogio dela, tenho meu trabalho, minha casa, meu carro , sou vaidosa e feliz. As vzs da uma tristeza qndo vejo que ela me faz "maldades" ainda. Como me deixar d fora de alguma comemoração em família , ou, algo assim. Mas sei que o problema é ela com ela mesma, não comigo. Pra ela quem vale muito é ela meu pai amado ( pessoa incrível) meu cunhado ( pessoa honesta e verdeira ) minha irmã ( a copia da minha mãe ) e meu sobrinho ( nosso anjo amado ). Até meu irmão ela crítica, q por ter condições financeiras muito boas , ajuda sempre que eles precisam, ela crítica.... Imagine eu , uma simples professora .... Mas eu tento ser bem diferente dela com meus filhos e na vida. O que ela tem de mérito é ser a mulher honesto, honrada, fiel ao marido e trabalhdeira. Mas .. como mãe amorosa, nunca ou não lembro d ter ouvido dela que ela me ama... Nem qndo criança... Eu falo sempre aos meus filhos que amo eles, sempre que estou junto ou por msg qndo não estão comigo. Eu faço o melhor que sei e tento ser uma mãe amorosa. Quero que quando eu partir ,meus filhos sintam saudades e não mágoas

  • @acasadaonca
    @acasadaonca Год назад

    Eu também fui embora de casa com 14 anos. Sempre fui o bode expiatório da minha família. Minha irmã mais velha influenciava minha mãe me maltratar. Uma das coisas mais cruéis foi na hora q minha mãe estava falecendo ela me deu um tapa isso foi muito dura nunca vou me cura

    • @vanessasander4201
      @vanessasander4201  Год назад

      Vai conseguir sim , eu consegui e hoje minha irmã também está conseguindo aos 47 anos voltando a te vida ! Não desista !

  • @cecejuscelenesouzamelo2969
    @cecejuscelenesouzamelo2969 2 года назад +1

    O caçula é o filho dourado da mamãe,o filho do meio é sempre o bode expiatório.
    Não deveria ser assim,pois filho não pede pra nascer.

  • @andrear.hoffmann9474
    @andrear.hoffmann9474 8 месяцев назад

    So entendi com 44 anos de idade😢

  • @perolasdoreino5250
    @perolasdoreino5250 2 года назад +1

    O que faz com que a mãe seja narcisista?

    • @vanessasander4201
      @vanessasander4201  2 года назад +1

      Existem várias hipóteses sendo estudadas mas não se chegou num consenso , hoje sabe se que fatores genéticos e ambientais influenciam o indivíduo, ou seja se a pessoa tem propensão genética a desenvolver o transtorno de personalidade narcisista, mais um pai ou mãe narcisista ela terá muito mais chance de desenvolver o transtorno do que uma outra pessoa que tenha a pré disposição genética mas vive em um ambiente favorável com pais amorosos e respeitosos ela poderá nunca desenvolver o transtorno. Então e multifatorial sim a causa!

  • @joniey1048
    @joniey1048 2 года назад +2

    Pode ser pai narcisista também...

    • @vanessasander4201
      @vanessasander4201  2 года назад +2

      Claro, são as mesmas projeções , mas existe uma inversão nesse caso se existir a mãe ela será omissa e passiva

    • @pmellobb
      @pmellobb 2 года назад +1

      meu pai me fez de bode, agora psiquiatra+remédios+alcool. 58 anos de amargura.

  • @naissantos2360
    @naissantos2360 10 месяцев назад +1

    Eu fui a bode expiatório 😢

    • @ivi8060
      @ivi8060 9 месяцев назад

      Eu também sou e só descobri agora, depois dos 50 e pra completar sou PAS também, hoje tenho Trauma Complexo e os vídeos de Alan Mocellim estão me ajudando muito.

  • @kelidefreitas8096
    @kelidefreitas8096 2 года назад +1

    Sou o bode espiatório

  • @carolpimenta252
    @carolpimenta252 2 года назад +1

    Não acho seu insta

    • @vanessasander4201
      @vanessasander4201  2 года назад

      Ola bom dia! Estava errado na descriçao do video mesmo, agora eu arrumei!! instagram.com/vanessasander.educ_a_dor/

  • @Alex_Santos424
    @Alex_Santos424 2 года назад

    Sua mãe ainda está viva? Se estiver será que assiste seus vídeos?