Debate Hayek vs Keynes

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 12 сен 2024
  • Minha palestra no debate Hayek vs Keynes na Academia Brasileira de Letras, organizado pelo IBMEC (Virginia Barbosa), onde explico de forma sucinta a Teoria Austríaca de Ciclos Econômicos (TACE), situando-a na crise econômica atual.

Комментарии • 137

  • @RogerioManica
    @RogerioManica 10 лет назад +15

    Excelente a palestra. Só agora que tive a oportunidade de assistir.

  • @lehticia1988
    @lehticia1988 11 лет назад +19

    Sei que a Unicamp é totalmente Keynesiana e me parece que a UFRJ também.

    • @luizgustavorocha5583
      @luizgustavorocha5583 3 года назад

      Tu se formou em que?

    • @rafaelsilveira4162
      @rafaelsilveira4162 3 года назад

      Quase todas são

    • @isaquebrazdossantos6076
      @isaquebrazdossantos6076 3 года назад

      o pior é escola marxista deveria ser estudadas todas visões economica

    • @MoschiniAdriano
      @MoschiniAdriano 8 месяцев назад

      Todas as universidades brasileiras se predomina o pensamento keynesiano, quanto mais estado melhor; são funcionários publicos

    • @hahahahahhaa5567
      @hahahahahhaa5567 4 месяца назад

      ​@@MoschiniAdrianofaz nem sentido isso kkkk

  • @chrisdipaulla
    @chrisdipaulla 12 лет назад +20

    Keynes é para quem nada sabe de economia...¬¬ Parabéns Rodrigo, mais um excelente vídeo!

    • @p356.
      @p356. 7 лет назад +5

      Rodrigo Frédéric Von Hayek prêmio Nobel em economia, Liberal clássico e o próprio Keynes disse ser incapaz de refutar as obras de hayek.
      Exemplo de obra: O caminho da Servidão

    • @nevasta0
      @nevasta0 7 лет назад +8

      Rodrigo
      Seu comentário é de uma burrice tão gigantescamente inacreditável que eu certamente perdi alguns pontos de Q.I (e pontos de fé na humanidade) depois de lê-lo.
      Como alguém pode ter toda sua capacidade de raciocínio e de assimilação deturpada dessa forma?
      Frutos das obras de Hayek? PQP. Onde Hayek foi seguido? E mesmo que você consiga citar um ou dois exemplos de grandes nomes na política que leram Hayek (como Tatcher) certamente isso não significa quase nada perto do contexto mundial.
      Sempre houve desigualdades e miséria, qualquer indivíduo com o mínimo de conhecimento em história/antropologia saberia disso. Hoje em dia qualquer indivíduo de classe média em um país desenvolvido tem muito mais acesso à saúde, educação, e até lazer, do que o homem mais rico do mundo há séculos atrás. Hoje em dia há miséria? Sim... exatamente nos países com menos liberdade econômica e que são dominados por Estados autoritários, guerras, etc.
      E antes que eu me esqueça, VAI TOMAR NO CU! O Estado não produz nada, e é ele o responsável por milhares de anos de atraso em todas as áreas possíveis do desenvolvimento humano. Se você defende uma quadrilha organizada que já matou milhões de pessoas ao longo da história e que continua prejudicando a vida de bilhões de pessoas atualmente, você merece, certamente, a morte. Flws.

    • @silver7562
      @silver7562 7 лет назад +3

      WTF?? Um mercado com intervenção estatal só vai fazer os ricos ficarem mais ricos, idiota. É por isso que o Brasil tá uma merda, porque as grandes corporações se juntam com o Estado acabando com o livre-mercado

    • @pablosebastian1288
      @pablosebastian1288 6 лет назад +2

      Hayek é para sonhador, utópico assim como Marx. Ambos sonhadores.

    • @drjp4212
      @drjp4212 6 лет назад

      Se livre mercado é concentrador de renda, Estatismo é mais ainda, pq o Estado só existe graças ao apoio do principais agentes de importância econômica numa sociedade.
      Não tem saída para quem imagina que igualdade é uma coisa boa...é melhor desigualdade sendo que os que têm menos patrimônio tenham uma vida digna (classe média ampla) do que igualdade sendo todo mundo na miséria.

  • @_Eduzao
    @_Eduzao 4 года назад +3

    Vídeo/aula maravilhosa, simples e esclarecedora, parabéns!!

  • @bizuinvestimentos4914
    @bizuinvestimentos4914 3 года назад +2

    Deu banho de teoria econômica austríaca o Constantino. Ainda tinha muito mais a ser acrescentado sobre o pensamento austríaco das crises. Mas foi muito bom.

  • @SOMBRA397
    @SOMBRA397 Месяц назад

    Simples, claro e didático. Parabéns ao Constantino!

  • @mautube79
    @mautube79 11 лет назад +3

    Agente racional, curva de rendimento de produção decrescente, economia atomística, informação perfeita. Essas são algumas das simplificações (sim, todo modelo exige uma simplificação) do liberalismo. A questão é... o quão aderentes são com a realidade? Não existiriam... oligopólios, grandes instituições financeiras, ganhos de escalas na produção, incerteza de decisão para investimento? Se existem, quais as consequências?

    • @lucashaniel9704
      @lucashaniel9704 4 года назад +2

      A liberdade de competição acaba necessariamente com os oligopólios, oligopólios é uma característica de uma economia estatal muito interventiva. Mas claro, não é impossível, mas aí entra outra característica, a justiça. Um sistema judicial eficiente somaria no impedimento e de oligopólios, para constatar jornalisticamente isso, basta pesquisar e ver que até empresas que detém boa parte do mercado (pela preferência do consumidor e não pela falta de competição) como a Microsoft já sofreram processos por prejudicarem a livre concorrência. Lembrando que liberais neoclássicos e liberais são diferentes. Dessa forma, quando o Estado intervem para "ajudar" os empresários, também pode gerar oligopólios e corrupção, isso é bem característico aqui no Brasil nas "instituições sociais".

  • @karsan01
    @karsan01 12 лет назад +2

    Quem acha que o governo gasta bem o dinheiro que arrecada? IHHHH, só o Cavendish levantou a mão. Quem gosta de crédito farto e juros alto? Caramba, todo mundo levantou a mão. Só que os banqueiros sabem muito bem o que é juros alto, a classe média e baixa está muito eufórica, comprando carro, televisão e até apartamento, para pensar sobre o assunto agora. Mas tenho certeza que os banqueiros não vão deixar esquecer.

  • @Rafael19762009
    @Rafael19762009 12 лет назад +2

    Olá Rodrigo. Eu entendo a sua militância pelo liberalismo econômico. Todos nós temos o direito a nilitância, mas o problema é que a escola austríaca é muito utópica: para ela ser aplicável, não poderia haver estado. Aí seria algo semelhante à utopia comunista. Esta é a vantagem do keynesianismo: eles não pregam um mundo ideal.

    • @MoschiniAdriano
      @MoschiniAdriano 8 месяцев назад

      O keynesianismo prega um caos para que o estado venha solucionar; nunca haverá solução para miséria, saude, segurança, educação, desemprego, ..., o caos precisa existir e estar em evidência para justificar a ação do estado.

  • @luizfernandolopes
    @luizfernandolopes 8 лет назад +14

    Que incrível acabou com os "mágicos" keynesianos ahahahahaha Como o capitalismo em sua essência é lindo!! Liberdade!

  • @MolokoVellocet747
    @MolokoVellocet747 11 лет назад +6

    Simplesmente todas as universidades brasileiras são assim.

  • @pauloevaristovideiralima486
    @pauloevaristovideiralima486 6 лет назад +6

    Dá bilhão ?

  • @adonaisales1
    @adonaisales1 5 лет назад +1

    kkkk Faltou a replica,não? Eu queria ouvir o palestrante que defenderia Keynes.

  • @CharlesWarner50
    @CharlesWarner50 12 лет назад +1

    Rodrigo
    Gosto muito das suas palestras e visito seu espaço com frequencia. Sou adepto da teoria da escola austriaca e sou leitor assiduo do site mises.org.br.
    Muita boa sua palestra sobre o debate entre Hayek & Keynes. Porém, fica aqui manifestada minha opinião em achar excessivo o uso de estrangeirismos por voce, o que torna a oratoria um pouco deselegante.
    Fica a dica, caso ache importante.
    Parabens

  • @guilhermejurdi
    @guilhermejurdi 4 года назад +1

    Excelente! Não sabia que você defendia economia austríaca. Mesmo entre os ditos liberais (na verdade estatistas disfarçados), é difícil achar quem a conhece e defende. Um abraço!

    • @lucascarvalho7191
      @lucascarvalho7191 3 года назад

      a escola austriaca tem seus meritos com autores como hayek é israel krizner mas a escola chicaguista/monetarista é bem superior

  • @NoxAlbel
    @NoxAlbel 12 лет назад +3

    É uma falácia esse "eu conheço a realidade". Essa é uma das fomas mais desonestas de desmerecer o conhecimento científico. Um vendedor de cachorro quente certamente conhece a "realidade" ou a prática econômica que o envolve, mas nem por isso entende mais de economia que um estudante universitário, que aprendeu com livros. Acorda para a vida. Para com esses argumentos falaciosos. Busca sustentar a tua ideia na razão. Depois volta e nós conversamos.

  • @tpennafort
    @tpennafort 12 лет назад +2

    Abílio Diniz contratou o Rodrigo mesmo?

  • @marinhopduarte
    @marinhopduarte 12 лет назад +1

    Excelente vídeo. Muito esclarecedor.

  • @mautube79
    @mautube79 11 лет назад +2

    Ou seriam irrelevantes e a simplificação é boa?

  • @fernandosorrilha
    @fernandosorrilha 12 лет назад +1

    O que o fato dele ser jornalista da Globo o desqualifica?

  • @avaliacaodeprodutosbrasil
    @avaliacaodeprodutosbrasil 4 года назад

    Muito atual esta análise, Constantino. Será que Keynes não morreu mesmo ?

  • @henriquedeoliveira7676
    @henriquedeoliveira7676 6 лет назад +2

    Só não mostrou a surra que vc tomou depois né.

  • @rocketstarbr
    @rocketstarbr 11 лет назад +1

    Falar em escola neoclássica é muito abrangente. Muita coisa na economia não mudou da época de Adam Smith (e até antes deles) outras mudaram a ponto de causar uma revolução marginal. A escola austríaca na história fica no período neoclássico depois de Adam Smith. Mas muita coisa mudou da fundação até hoje, outras não mudaram. Informação perfeita acho que pela teoria de equilíbrio geral é mais um conceito abstrato do que aplicação prática. Mas o agente é sempre racional.

  • @edigom6941
    @edigom6941 11 лет назад +1

    É divertido a forma "eloquente" de soltar um termo em ingles ali e aqui ao longo da exposicao em portugues.
    Exemplos de outras regioes do planeta que buscam explicar uma situacao "mundial"
    Enfim, é realmente incrível como estes economistas conseguem retirar leite de pedra.
    Ressaca maior NA FRENTE. É muita eloquencia!

  • @cosmonoetos
    @cosmonoetos 12 лет назад +1

    Excelente. Onde eu encontro a íntegra?

  • @Rafael19762009
    @Rafael19762009 12 лет назад +1

    @Renanmbrun666 IDH é melhor, sem dúvida. Sobre a China, quando a população tiver mais liberdade, começarão a exigir mais educação pública, saúde, aposentadorias, enfim, vários elementos constituintes do bem-estar que obrigarão o Estado a intervir tipo governo sueco ou alemão para proporcionar o bem-estar. Ou mesmo como o brasileiro. A própria liberdade permite que as classes baixas obriguem o Estado a servi-las melhor. Não há escapatória.

    • @lucashaniel9704
      @lucashaniel9704 4 года назад

      Não é a liberdade econômica que faz isso, e sim a criticidade e intelectualidade de uma população. Há diversos países com péssimos índices educacionais e que a população exige melhora, porém não a tem. Os governos que citou estão no top 100 de grau de liberdade econômica. E se for estudar a evolução econômica desses países, vera que tais índices melhoraram concomitante a medidas liberais tomadas na economia (mais liberdade econômica, índices positivos subindo).

  • @Rafael19762009
    @Rafael19762009 12 лет назад +4

    @gustyvedova É porque as medidas keynesianas sempre salvam o capitalismo. Mais alguma dúvida?

    • @lucashaniel9704
      @lucashaniel9704 4 года назад +5

      As medidas Keynesianas que geram problemas no capitalismo*

    • @macristinamah7251
      @macristinamah7251 4 года назад

      @@lucashaniel9704 destruiu cara, verdade

  • @Rafael19762009
    @Rafael19762009 12 лет назад +2

    Continuando: os keynesianos dizem: "pessoal, o mundo é imperfeito, então temos o Estado para impedir a guerra de todos contra todos; não temos a melhor teoria (pois não é utópica como as grandes teorias), mas temos a melhor prática. Salvamos o mundo na década de 30. E hoje, países com grande intervenção estatal são os que mais crescem. Não adianta, é a melhor prática.

    • @lucashaniel9704
      @lucashaniel9704 4 года назад +3

      Isso não é verdade, os países com menor intervenção estatal são os que mais crescem. Mas imagino que baseie sua "prática" no único país que de fato tenha muita intervenção estatal (todos tem, mas uns mais, outros menos, o índice de liberdade econômica aponta isso) e é "grande", que é a China. Se for o caso, é valido ressaltar que a economia chinesa é uma curiosa e anomalia, uma mistura de socialismo com mercantilismo, para ela é preciso uma analise específica. Existem vários gráficos que demonstram que a China alimenta uma bolha tão grande que vai despejar merda no mundo todo os efeitos de seu estouro, espero que não acredite em mim e tome a liberdade de estudar e constatar por si só, mas lembre-se, que quando estourar, os Austríacos avisaram.

  • @Rafael19762009
    @Rafael19762009 12 лет назад +1

    @Renanmbrun666 Este site que tu falaste não passa de um site ideológico. É o mesmo que eu te indicar o Manifesto Comunista para te convencer que o comunismo é bom.

  • @Rafael19762009
    @Rafael19762009 12 лет назад

    @diegogold1000 É isto que eu penso. Alguns serviços podem ser estatizados, outros não. Depende de questões múltiplas como interesse público, questões técnicas etc. A educação, por exemplo, deve ser majoritariamente pública, sem, no entanto, a proibição da escola privada. O mesmo para a saúde. O que não pode ocorrer de forma alguma é um ser humano ficar com um problema de saúde por não ter dinheiro, isto é hediondo. Para isto devem existir os impostos, gostem os empresários ou não.

    • @drjp4212
      @drjp4212 6 лет назад +4

      Imposto não é problema para empresário, mas sim para mercado consumidor (praticamente todos nós pessoas comuns).

  • @nilson93
    @nilson93 6 лет назад

    Ok, mas eu não consigo entender como a injeção de nova moeda pode ser ruim quando ela é utilizada para investimentos das empresas. Levando em conta que há mais moeda, mas também mais produtos (já que houve maior investimento a partir dessa nova moeda), como pode haver inflação? Entendo que injeção de nova moeda utilizada pelo governo para financiar obras aumentará a demanda, já que estará empregando mais pessoas com essa nova moeda mas sem produzir riqueza (aumento de oferta), causará inflação pq elevará a demanda sem aumentar a oferta. Porém, no caso de nova moeda para empresas e pessoas no geral (aumento de produção e do emprego) eu não entendo como pode haver inflação já que a oferta e a demanda estão sendo elevadas.

    • @v.6297
      @v.6297 6 лет назад +7

      Oi, sou estudante de economia. Posso te explicar sucintamente. Os austríacos, diferente da mainstream, consideram que um aumento na oferta de moeda terá diferentes efeitos a depender de onde essa moeda adicional entra no mercado, se no mercado dos bens de consumo (de que tu deste exemplo) ou se na estrutura produtiva (por isso os austríacos rejeitam a neutralidade da moeda e a teoria quantitativa da moeda).
      Quanto à estrutura produtiva, é bom notar a introdução pelos austríacos do fator tempo como um fator de produção, isto é, necessita-se tempo no processo produtivo.
      Quando há um aumento da poupança (que é a abstinência do consumo) e por conseguinte uma queda na taxa de juros, investimentos a longo prazo (note o fator tempo) tornam-se viáveis, de modo que *a estrutura produtiva é coordenada às preferências intertemporais dos indivíduos por meio da taxa de juros*
      Quando há uma expansão da base monetária, isto é, quando há um aumento na oferta de moeda de modo que se abaixe a taxa de juros para além do nível que o mercado estabelece pelo livre acordo de demanda e oferta de fundos (o que o Wicksell chama de taxa natural de juros), vai acontecer que os investimentos a longo prazo vão se tornar viáveis, a estrutura produtiva vai se alagar para processos mais indiretos (em termos temporais, mais longe dos bens de consumo, como pesquisa de novas tecnologias, desenvolvimento de novos produtos, etc); entretanto, as pessoas não estão poupando mais. E ai entra o problema; porque a queda da taxa de juro não foi lastreada em poupança.
      Este é um período de Bum, de forte "crescimento", economia aquecida.
      Entretanto, quando os fatores de produção destes estágios de produção mais indiretos forem pagos, as pessoas, cuja propensão a marginar continua a mesma, vão demandar mais bens e serviços (uma vez que sua renda aumentou), de modo que a razão entre consumo e poupança aumente, o que vai provocar uma shortage de bens de consumo (já que a demanda por eles excede a oferta). Essa demanda por bens de consumo (estimulada pelo pagamento dos fatores nos estágios mais indiretos) vai fazer com que os preços se elevem.
      E aqui entra o período da inflação.
      Mas não é só isso. Essa demanda adicional por bens e serviços vai fazer com que seja necessário às firmas dos estágios de produção mais diretos (em termos temporais, aqueles que estão mais perto dos bens de consumo e serviços, como varejo) um investimento adicional nesses estágios; essa necessidade de investimento vai então levar a uma demanda por fundos, que vai *aumentar a taxa de juros para além do nível no qual os investimento de longo prazo feitos no começo se sustentam*
      Agora, é o período do cabo de guerra. Os estágios de produção mais indiretos necessitam de uma taxa de juros mais baixa para darem certo; os estágios mais diretos, para atender a demanda por bens de consumo, demandam mais fundos para investimento, que eleva a taxa de juros. Eis o cabo de guerra. O que vai acontecer é que no fim os estágios de produção mais indiretos vão quebrar, e vão demitir seus funcionários.
      Dai temos desemprego em massa, e inflação: estagflação.

    • @luthr704
      @luthr704 5 лет назад +2

      Quando a taxa de juros está alta, significa que no geral a população está consumindo e não poupando. Quando o governo coloca nova moeda na economia para obras, essas obras vão demandar materiais, porém quando à um aumento grande na demanda, as empresas que fornecem matéria prima não aumentam sua produção de um dia pro outro, demora anos para fazer novas empresas e aumentar a oferta. Portanto as outras empresas que comprarem nos proximos dias ou nos proximos meses, vão demandar uma oferta baixa fazendo o preço subir. E como toda sociedade não poupo recursos, por que eles estão consumindo(sabemos disso pela alta taxa de juros) acontece a inflação.

    • @nilson93
      @nilson93 5 лет назад

      @@v.6297 muito boa a resposta. Obrigado!

    • @cleitonlimacarvalho5042
      @cleitonlimacarvalho5042 5 лет назад

      @@v.6297 aumentar a quantidade de moeda faz a taxa de juros baixar (Temporalmente)? Você escreveu isso mais acima... Não entendi.. Não seria aumentar, já que vai entrar mais líquidez, aumentar a demanda por esse dinheiro nos bancos e consequentemente aumentar a taxa de juros?

    • @leonardovidotto3484
      @leonardovidotto3484 5 лет назад

      @@cleitonlimacarvalho5042 não entendi sua pergunta

  • @Rafael19762009
    @Rafael19762009 12 лет назад

    @Renanmbrun666 No heritage aparecem claramente nas primeiras posições tanto países em crescimento quanto países em crescimento negativo. Além do fato de ser muito discutível a medição de algo subjetivo. Outra coisa: foi a própria liberdade que permitiu aos empresários americanos e europeus irem para a China acabando com a base fiscal de seus países e deixando milhões de jovens sem a mínima possibilidade de ter um emprego.

    • @lucashaniel9704
      @lucashaniel9704 4 года назад +2

      Desconheço essa realidade, no EUA tem muita iniciativa privada de todo tipo. Os empresários que viajam para China não abandonam o país, e sim expandem os negócios, pois quem geralmente faz isso é porque está bem estabelecido no mercado local. Os empregos são escassos, quando ocorre intervenção do governo no mercado inflacionando-o e gerando demissões, ou excesso de burocracias.

  • @infosilva
    @infosilva 12 лет назад +1

    tem muito pouco estudo para explicar alguma coisa.... é jornalista da globo.. como tal a opinião é da globo.

  • @yuricastellobranco
    @yuricastellobranco 7 лет назад +4

    Keynes + população poupadora daria certo? hihiho

    • @marcosferreirafilho1316
      @marcosferreirafilho1316 5 лет назад +2

      Japão ta aí pra te responder...

    • @mariahelenaoliveira6167
      @mariahelenaoliveira6167 3 года назад

      @@marcosferreirafilho1316 não kkkkk não cresce mais nada chegou no teto deu merda kkk hayek se provou no tempo acertando em tudo quem leu os Áustriacos sabe facilmente se antecipar a bolhas keynesianas.

    • @omegab4k4
      @omegab4k4 3 года назад

      @@mariahelenaoliveira6167 Queria entender mais sobre isso do Japão kkk pode explicar ou falar algum lugar onde posso ler ou assistir?

    • @mariahelenaoliveira6167
      @mariahelenaoliveira6167 3 года назад +1

      @@omegab4k4 o Japão e o país mais endividado do mundo mas como tem uma estabilidade política e tecnologia sua moeda e valorizada e eles não sofrem com moeda fraca e perda de poder de compra em relação a outros países,mas graças a esse endividamento a economia deles que era a economia que mais crescia no mundo se estagnou a mais de uma década e outra coisa que é interessante a moeda deles não tem virgula ou seja e tudo junto com os centavos a escrita sem diferenciar os centavos.

    • @mariahelenaoliveira6167
      @mariahelenaoliveira6167 3 года назад +1

      @@omegab4k4 m.ruclips.net/video/gi_t9MLn_40/видео.html e só olhar a maior bolha keynesiana do mundo kkk

  • @infosilva
    @infosilva 12 лет назад +1

    trabalha como jornalista da globo.

  • @Rafael19762009
    @Rafael19762009 12 лет назад

    @Renanmbrun666 Justamente para não precisar do particular é que precisamos de serviços públicos. Aliás, devido justamente à desigualdade social, é necessário existir o serviço público. Me responda como os pobres podem viver com o salário que ganham e ao mesmo tempo tendo de pagar escola particular, unimed etc?

    • @lucashaniel9704
      @lucashaniel9704 4 года назад

      Pobreza não é ruim, miséria sim. Nós pobres podemos viver com o salário que ganhamos e ter acesso a serviços privados com planejamento e educação financeira, e claro, não se pode fazer filho adoidado, é preciso se precaver e ter ciência da sua situação financeira, ser pobre e ter filhos desapropriadamente só causa mais caos (maioria de nós fazemos filhos por falta de prevenção, não por acidente). Mas caso tua visão de iniciativa privada seja a limitada do Brasil, de fato é muito difícil. Porém, uma vez que um país tenha uma liberdade econômica considerável, inevitavelmente esses serviços serão ofertados e acessíveis aos pobres. Dentista já foi coisa de rico, comprar carro já foi coisa de rico, celular já foi coisa de rico, mas são objetivos que hoje pobres podem possuir, celular principalmente. Claro, nem com boa liberdade econômica, nem sem, o serviço privado que o pobre tera vai ser comparado ao do rico. Ter acesso a hospitais como Albert Einstein (no Brasil), pelo mundo, só será possível com dinheiro, isso independe do sistema econômico. Mas quem disse que é preciso o melhor hospital? n pobres viveram/vivem anos com acesso mínimo, ter acesso a um "mínimo" do privado então, melhor ainda.

  • @Rafael19762009
    @Rafael19762009 12 лет назад +1

    outra coisa: mesmo que o liberalismo seja a melhor teoria, ela não demonstra preocupação com as pessoas. "Deixem elas sofrerem com a falta de tijolo". É como dizer a seu filho: "caia de um precipício para aprender a não cair mais". Teorias não resolvem os problemas do mundo, o que resolve é a prática. Senão a URSS seria perfeita. Alíás, critico as teorias mas sou marxista. Mas é mais no sentido de entender o mundo, não de revelar uma verdade.

    • @lucashaniel9704
      @lucashaniel9704 4 года назад +1

      Como não? A essência do ser liberal é porque vendo o que é melhor para economia torna por consequência a melhora da população. Onde viu uma sem a outra na historia da humanidade? Um país com uma economia "boa" gera necessariamente uma população com qualidade de vida, e um país com uma economia péssima tem o oposto para a população. Pobreza sempre vai existir, erradicar isso é utópico, miséria porém, pode ser perfeitamente combatida.

    • @felipi.fernandes
      @felipi.fernandes 2 года назад

      Cara você pelo jeito não sabe nada sobre o que defende a escola austríaca. Haveria um Estado mínimo que garantiria por meio de um incentivo básico o mínimo necessário para inserir o ser humano dentro do mercado, fazendo com que ele possa progredir por assim dizer, mas esse seria apenas um e o único incentivo. O que ele fala ali sobre os tijolos, tem haver com plano monetário, impressão de dinheiro, algo que é algo comprovadamente muito pior a longo prazo, e que acontece se você adota essa política keynesiana sem noção.
      Eu, particularmente acredito muito mais na escola austríaca, porém, ainda vou mais além. Estado não serve pra nada, ele só rouba por meio de impostos. Deixe o livre mercado operar e a sociedade viver por meio de contratos.
      Enfim, procure se inteirar mais do assunto, talvez você amadureça essa sua ideia, ela está incompleta.

  • @jonathancano2221
    @jonathancano2221 11 лет назад +1

    Cara eu não tenho muito conhecimento da escola austríaca. Porem se assemelha muito a escola clássica, neoclássica, novo clássica isso é nítido. Eu gostaria de saber a diferença, se é que existe, entre elas. Os pressupostos da escola austríaca alguém poderia me dizer? aparentemente informação perfeita e agentes racionais estão presentes. agora a pergunta esses dois pressupostos existem? esses dois pressupostos são muito abstratos para a realidade em que vivemos. vlw

    • @lucascarvalho7191
      @lucascarvalho7191 3 года назад

      eu recomendo um artigo do guido
      chamado neo classican vs austrian scholl vai te da uma base para entender a diferença

  • @cosmonoetos
    @cosmonoetos 12 лет назад +2

    @cosmonoetos já encontrei: watch?v=NW310tH08gI

  • @Rafael19762009
    @Rafael19762009 12 лет назад

    @Renanmbrun666 único veículo? Tu não tens televisão? hehe

  • @Rafael19762009
    @Rafael19762009 12 лет назад

    @Renanmbrun666 Enquanto houver Estado haverá intervenção e regulamentação. Somente se o Estado deixasse de existir seriam possíveis tanto a utopia comunista quanto a liberal. Alías, o proprio Marx afirmou que somente a supressão do Estado permitiria a utopia.

  • @Rafael19762009
    @Rafael19762009 12 лет назад

    @Renanmbrun666 Tu és um idealista. O modelo liberal puro é impossível de ser aplicado.

    • @chicagoboy2114
      @chicagoboy2114 4 года назад +1

      É “impossível” por causa de estadistas como você

    • @chicagoboy2114
      @chicagoboy2114 4 года назад +1

      Cirete do caralho

  • @DanielMartins-xs1cz
    @DanielMartins-xs1cz 5 лет назад

    Da bilhão?
    1 bilhão?

  • @MrRacucho
    @MrRacucho 12 лет назад +2

    Cara, eu só vou dizer (melhor, escrever) isso: esse cara não nunca leu Keynes!!!

  • @Rafael19762009
    @Rafael19762009 12 лет назад

    @Renanmbrun666 Não é mais sensato então haver uma regulamentação democrática, com a participação da sociedade civil, para impedir que os tijolos simplesmente acabem? Seria justo, por exemplo, deixar as leis de mercado destruirem as reservas de petróleo? Deixar alguns empresários, com a visão no lucro, com a liberdade de esgotarem bens de interesse público?

    • @lucashaniel9704
      @lucashaniel9704 4 года назад

      Não só justo, como inevitável! Só quem pode impedir o consumo desses bens é a demanda (população). Intervencionismo não deu certo em lugar nenhum, todos os países que tentaram vetar o consumo de bebida, o fornecimento de bebida não só permaneceu como aumentou, junto com o fornecimento clandestino. Assim foi com o cigarro, assim é com qualquer outra droga. O Estado intervir na economia do petróleo não impediria o fornecimento e compra do mesmo, apenas educando a população e os convencendo a população, tal como ocorreu em alguns países Europeu.

  • @Rafael19762009
    @Rafael19762009 12 лет назад

    @pledge1948 boa, é bem por aí

  • @E1guM
    @E1guM 5 лет назад +2

    Pq não chamaram o Ciro Gomes pra ele humilhar vc de novo ?

    • @big_gui
      @big_gui 5 лет назад +3

      Ciro Gomes defende o keynesianismo, de q forma ele ia humilhar um liberal? Cai na real

    • @leonardovidotto3484
      @leonardovidotto3484 5 лет назад

      @@big_gui Rodrigo disse que o estado tem que diminuir os gastos. Ciro pergunto aonde tem de ser diminuído. Rodrigo não soube responder. Rodrigo continou dizendo que o estado tem que diminuir os gastos. Ciro depois disse que os gastos não podem ser reduzidos para sustentar programas sociais... Nesse debate rodrigo perdeu.

    • @lucasantos808
      @lucasantos808 4 года назад +2

      @@leonardovidotto3484 ora, os gastos do governo em qualquer area é uma aberração, ou seja, não interessa onde

    • @leonardovidotto3484
      @leonardovidotto3484 4 года назад

      @@lucasantos808 Rodrigo cocô não soube dizer onde diminuir, ou por que a diminuição gera mais eficiência, apenas disse que tem de diminuir, Ciro é somente um político, não é um intelectual. Cocô se diz um intelectual, perdeu para o crio, o que demonstra a decadência da cultural explanada por Olavo de Carvalho na sua trilogia (imbecil coletivo; nova era e revolução cultural; o jardim das aflições). Decadência cultural gerada pela democracia, como explana Hoppe (no Democracia o Deus que falhou), se Hoppe fosse familiar ao Brasil, diria que este lugar já está num estágio muito avançado de democracia, pois seu nível de descivilização ultrapassa os outros lugares.

  • @HENZOPLY
    @HENZOPLY 3 года назад

    Eita ferro. Rótulos rótulos

  • @rpmarcosped
    @rpmarcosped 6 лет назад

    Bom

  • @frand36
    @frand36 12 лет назад +1

    Keynes rules.

  • @lucascarvalho7191
    @lucascarvalho7191 3 года назад

    duas escolas de pensamentos utrapasdas mas acho que a escola austriaca tem alguns valores a mais do que o keynesianismo concordo com a teoria do emprededorismo de kirzner é sobre os ciclos econômicos do hayek mas sou muito mais monetarista do que austriacos é a escola austriaca errou em um monte de coisa

  • @pedroneves5461
    @pedroneves5461 8 лет назад +16

    Confiar no liberalismo economico é a mesma coisa que confiar no marxismo, seria muita utopia acreditar que o capitalismo é perfeito a ponto de se deixar confiar nele totalmente.Por exemplo se no brasil fossemos confiar na inteligengia e "bondade" e nossos empresários (e da maioria do povo em geral) o salario medio do brasil seria o mesmo do seculo XIX e a maioria dos trabalhadores trabalharia 12 horas até porque a maior paste da classe que comandava as empresas na epoca foi contra férias, salario minimo, 8 horas de jornada de trabalho etc.Fora que implantando o livre mercado poderia levar a monopolios : ou voce acha que uma empresa de refrigerantes regional poderia concorrer com a coca cola, voce acha que se a microsoft não fosse processada por monopolio eles deixariam que fazer de tudo para acabar com os concorrentes(ainda fazem so que em menor escala), e deixando o mercado agir livremente fatalmente essas grandes empresas dominariam tanto o mercado que poderiam fazer produtos de pessima qualidade e ditar o preço desses produtos como bem quiserem, isto causaria o oposto do imaginado pelo liberalismo: mais dificuldade na criação de empresas devido ao monopolio e preços ditados arbitrariamente.Enfim o governo pode não ser perfeito mas o mercado tambem passa longe de ser perfeito então precisamos de um para regular o outro.Mas ao contrario do marxismo que se mostrava uma ideia utobia e promissora e só se mostrou idiota e impraticavel quando foi experimentada na pratica, o liberalismo já se mostra uma ideia impraticavel logo de cara.

    • @darlangun21
      @darlangun21 8 лет назад +9

      +Pedro henrique me diz um monopólio que se mantêm sem nenhuma ajuda do governo, ou que tenha se formado sem o mesmo

    • @pedroneves5461
      @pedroneves5461 8 лет назад +3

      Darlan Campos Microsoft nos pcs.eu já tinha citado.

    • @ediniso1
      @ediniso1 8 лет назад +6

      +Pedro henrique Não é tão simples assim, veja bem... Um monopolio abusivo, ou seja, altos preços com produtos duvidosos só pode se manter com a ajuda do Estado... Caso a coca cola decida cobrar R$ 150,00 pela garrafa e R$50,00 pela lata, no dia seguinte as compras de pepsi terão atingido um grande aumento e depois de um mês, a Coca cola vai ser esquecida... Não quero brigar nem nada, você foi muito educado no seu comentário :). Caso você tenha interesse em entender melhor o Liberalismo ou Libertarianismo te convido a ler um livro chamado "Intervencionismo - Uma Análise econômica". e assistir o "Portal Libertarianismo" que tira varias duvidas!

    • @darlangun21
      @darlangun21 8 лет назад +8

      +Pedro henrique cara, o livre mercado não depende da boa vontade dos empresários, um estado que estimula a competição e não deixa nenhuma brecha que proteja empresas maiores tá fazendo o seu papel, claro que o capitalismo tem falhas de mercado, a diferença dele pro socialismo é exatamente essa que você citou, no socialismo, você depende da boa vontade das pessoas, de uma outra mentalidade, ja no capitalismo o próprio adam smith dá o exemplo "Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro e do padeiro que esperamos o nosso jantar, mas da consideração que ele têm pelos próprios interesses." no caso dos monopólios, existem 3 tipos de monopólios, os técnicos, os que se mantem através do governo e os monopólios privados, esses que não se mantem por muito tempo pelo simples fato da economia ser constituida de expansões e retrações, é preferivel que não sejam regulados esses monopólios, a fim de não limitar o mercado e "prender" a aquela situação, mas enfim, há muito o que ser observado.

    • @sergio8536
      @sergio8536 8 лет назад +8

      +Pedro henrique
      Amigo, a Microsoft criou um "monopólio" por mérito... E não existe concorrência porque ninguém consegue fazer um software de mesmo nível, de tão bons que os caras são.
      Os linux da vida não podem ser considerados concorrência, pois não são vendidos. Mas, se o software da Microsoft se tornar um lixo ou ela começar a fazer alguma merda, ela vai perder mercado para o Linux.
      Quando o Darlan pediu para você citar um monopólio, é um monopólio de outro estilo, onde uma empresa entrega um produto TOSCO e ninguém a derruba, e isso não existe. Monopólio por mérito é bom para o mercado, pois, se a empresa que tem o mérito começar a fazer merda, ela se fode... E isso a obriga a entregar um bom produto.
      Bom, basicamente é isso.