Breve anotação (simples) do assunto abordado. Estudo: teologia sistemática (aula 4) Confissão de fé é um tratado de teologia sistemática feito por 151 teologia, baseado na bíblia feito em 1643. A confissão de fé começa com as escrituras e termina com escatologia (estudo do fim dos tempos). Confissão de fé de Westminster americano adotado pela igreja presbiteriana do Brasil. Capítulo 1 seção 1 da confissão: revelação geral e revelação especial. Revelação geral compreende a luz da natureza, providencie de Deus e sua grandeza (criação da terra e do homem) Revelação especial: para conhecer a Deus e sua vontade ele fez com que fosse escrita, registrada (bíblia) para salvação, preservação da verdade, propagação da verdade, segurança e conforto da igreja e para condenar a maldade da carne. Capítulo 1 seção 2: os livros que compõe as sagradas escrituras, inspirados por Deus. Cp1 sc3: livros apócrifos não são inspirados por Deus. 1:4: fé. 1:5: obra sobrenatural de Deus em nosso coração. O testemunho fiel da igreja é uma evidência de que a bíblia é a palavra de Deus; demonstra a excelência do conteúdo e a eficácia da doutrina; majestade e estilo da harmonia: vários autores diferente, porém permanece a harmonia da vontade de Deus; a revelação do único caminho para a salvação do homem, Jesus Cristo; completa perfeição da bíblia. A nossa certeza das sagradas escrituras como sendo inspiração dívida é através da fé produzida por meio do espírito santo. Cinco últimas seções: 6: suficiência das escrituras 7: coisas difíceis 8: as escrituras e as linguagens. 9: infalibilidade das escrituras, inerrância. 10: autoridade das escrituras como palavra do Deus altíssimo. 1pe1.21 : homens movidos pelo espírito santo para escrever as sagradas escrituras. 2pe3:15-16: Pedro testemunha da inspiração divina em Paulo. 2tm3.16: Escritos bíblicos são inspirados por Deus e úteis para disciplina, ensino, repreensão e educação na justiça. 3 pontos de vista sobre a inspiração. (Apenas 1 é correto) 1 inspiração mecânica: um ditado (estilo Chico Xavier). Lucas 1.4: fez pesquisas a respeito dos fatos. 2. Inspiração dinâmica: os autores foram inspirados porém não seus Escritos. Os versos escritos não parecem ser não inspirados. São perfeitos. 3. Inspiração orgânicas: independente dos tipos de pessoas, Deus usou para escrever as sagradas escrituras. Soberania do espírito santo. A inspiração não foi parcial. A inspiração não é um reflexo das experiência vividas. A inspiração é verbal. Inspiração x iluminação: inspiração carnal, emoção. Iluminação espiritual, Obra do espírito santo.
Cheguei atrasado 3 anos mas Cheguei, e estou aprendendo muito, obg pelo ensino.
Maravilhoso Estudo! DEUS abençoe cada dia mais a todos🙏🏼🌻
Deus os abençoe! A igreja de Cristo precisava de um conteúdo tão bom e gratuito.
Se possível, poderiam deixar os vídeos em uma só playlist, pois facilita as pessoas a saberem que se trata da continuação dos estudos.
Concordo
Breve anotação (simples) do assunto abordado.
Estudo: teologia sistemática (aula 4)
Confissão de fé é um tratado de teologia sistemática feito por 151 teologia, baseado na bíblia feito em 1643. A confissão de fé começa com as escrituras e termina com escatologia (estudo do fim dos tempos).
Confissão de fé de Westminster americano adotado pela igreja presbiteriana do Brasil.
Capítulo 1 seção 1 da confissão: revelação geral e revelação especial.
Revelação geral compreende a luz da natureza, providencie de Deus e sua grandeza (criação da terra e do homem)
Revelação especial: para conhecer a Deus e sua vontade ele fez com que fosse escrita, registrada (bíblia) para salvação, preservação da verdade, propagação da verdade, segurança e conforto da igreja e para condenar a maldade da carne.
Capítulo 1 seção 2: os livros que compõe as sagradas escrituras, inspirados por Deus.
Cp1 sc3: livros apócrifos não são inspirados por Deus.
1:4: fé.
1:5: obra sobrenatural de Deus em nosso coração. O testemunho fiel da igreja é uma evidência de que a bíblia é a palavra de Deus; demonstra a excelência do conteúdo e a eficácia da doutrina; majestade e estilo da harmonia: vários autores diferente, porém permanece a harmonia da vontade de Deus; a revelação do único caminho para a salvação do homem, Jesus Cristo; completa perfeição da bíblia. A nossa certeza das sagradas escrituras como sendo inspiração dívida é através da fé produzida por meio do espírito santo.
Cinco últimas seções:
6: suficiência das escrituras
7: coisas difíceis
8: as escrituras e as linguagens.
9: infalibilidade das escrituras, inerrância.
10: autoridade das escrituras como palavra do Deus altíssimo.
1pe1.21 : homens movidos pelo espírito santo para escrever as sagradas escrituras.
2pe3:15-16: Pedro testemunha da inspiração divina em Paulo.
2tm3.16: Escritos bíblicos são inspirados por Deus e úteis para disciplina, ensino, repreensão e educação na justiça.
3 pontos de vista sobre a inspiração. (Apenas 1 é correto)
1 inspiração mecânica: um ditado (estilo Chico Xavier).
Lucas 1.4: fez pesquisas a respeito dos fatos.
2. Inspiração dinâmica: os autores foram inspirados porém não seus Escritos. Os versos escritos não parecem ser não inspirados. São perfeitos.
3. Inspiração orgânicas: independente dos tipos de pessoas, Deus usou para escrever as sagradas escrituras. Soberania do espírito santo.
A inspiração não foi parcial.
A inspiração não é um reflexo das experiência vividas.
A inspiração é verbal.
Inspiração x iluminação: inspiração carnal, emoção. Iluminação espiritual, Obra do espírito santo.
Muito booooom 👏👏
❤
Obrigado senhor Jesus pela vida dos teus servos
Graça a Deus pela vida de seus servos.
Excelente estudo. Obrigada pelo ensino.
Além de inspirada, a Bíblia é fiel, verdadeira e sem erros para os que leem ela.
16:49
🙏🏿🙏🏿🙏🏿👍👍
Já li os 2 catecismo e a confissão de fe de westminster
29:27
Minuto 48 : na verdade não é 1 Pedro 21, mas sim 2 Pedro 21, 😉😉😉🙏🏾
Graça e paz meus irmãos... Alguém sabe informar, se esse é a continuação do estudo de Teologia Reformada que o Leandro Lima está fazendo?
Sim , irmão !
@@paulomauriciopaes1488 Obrigado meu irmão
Uma pergunta : Jesus usava a tradução septuaginta e não a original hebraica? Ou os apostolos quando escreveram o evangelho usaram a tradução grega?
Acredito que usavam a LXX pois o mundo da época era Helenizado.
@@douglasbrito4925 Se isso for verdade , entao seria dizer que o proprio Deus nas escrituras aprovou a tradução da biblia
@@ant1k exato. e ainda temos muitos paises que não possuem a biblia em sua propria linguá.