Se você acha que está na hora de atualizar seus conhecimentos em tecnologia, você tem 15% de desconto se usar o meu link na Alura! alura.tv/cienciatododia
Oi! Eu sou sua fã. E eu acredito que boa parte da população Brasileira também goste de Café como eu e minha mãe, e em minha opinião, seria muito interessante um vídeo inteiro falando sobre essa bebida delisiosa.
MANO, PENSA NA GLR QUE TÁ SIMULANDO NÓS, VENDO A GENTE PENSAR SE ESTAMOS OU NÃO DENTRO DE UMA SIMULAÇÃO? MÓ SATISFAÇÃO PRA ELES HEIN? VENDO O TRABALHO PERFEITO HAHAHAHAHAHA
Se um cérebro de Matrioska pode simular outro cérebro de Matrioska, assim como um computador pode simular outro, com certeza estamos em um episódio de Rick and Morty
Esse vídeo teve um twist completamente inesperado para uma crise existencial. Deveria ser previsível, dado o histórico de vídeos do canal, mas eu realmente fui surpreendido. Parabéns Pedro e equipe!
Lembrei de "o guia dos mochileiros da galaxia", onde o conputador era um planeta. Com todos os seus componentes biológicos sendo as "peças". É legal imaginar um conceito assim, onde cada organismo, do micro ao macro, fazem parte de um todo desse super computador. O livro é otimo! Se não me engano foi ate o Pedro quem falou dele num episódio do sinapse.
essa frase faz sentido já que o nosso selebro(não sei inscrever) e um computador que funciona aleatoriamente se caso a humanidade consiga controlar o selebro a jente pode descobrir muitos segredos do universo
Que vídeo incrível! Eu fico muito feliz por vídeo assim cada vez mais ganhar visibilidade no RUclips. Acho muito importante exercitar nossa mente com diversas hipóteses e por meio delas aprender a ter um senso crítico para pensar, e ao mesmo tempo treinar nossa imaginação com base na quantidade de informação que vamos aprendendo com o vídeo. A edição é muito boa e não fica cansativo. Parabéns para toda a equipe!
Essas hipóteses científicas sempre me lembram a espécie dos Vex em Destiny, lá eles são tidos inicialmente como uma espécie de máquinas conscientes e extremamente inteligentes que invadiu o sistema solar, posteriormente se descobre que eles sempre estiveram no sistema solar, e depois se descobre que eles sempre estiveram aqui até antes de um ponto onde eles não eram máquinas e nem sequer existia o sistema solar como nós conhecemos, porque eles dominam alguma forma de viagem no tempo. O grande trunfo dos Vex é que eles criam máquinas a partir de máquinas como na hipótese de John von Neumann, e eles tem a pretensão de transformar todo o sistema solar e a matéria que ele contém (incluindo seres vivos, luas, planetas e o próprio Sol) em máquinas Vex. Chega um ponto onde o jogador descobre uma estrutura baseada em um cérebro de Matrioshka criado por eles chamado de "A Câmara de Cristal", lá tudo que é simulado pode de alguma forma sair da simulação e afetar o mundo exterior, e isso ameaça a existência da humanidade de várias formas, por isso a câmara é "destruída" pelos humanos. Outro ponto interessante é sobre as motivações dos Vex, eles são seres que querem dominar e mudar tudo segundo a sua própria imagem brutal. Para eles, somente eles deveriam existir como espécie consciente no Universo, e o mais assustador é que em alguma simulação ou linha do tempo que eles simularam, eles conseguiram, já que uma famosa personagem que viajou no tempo voltou pro passado para nos dizer isso.
destiny tinha absolutamente tudo pra ser um dos jogos mais renomados da historia, mas a empresa continua forçando a barra com DLCs com preços abusivos e microtransações; eh um potencial desperdiçado e que mesmo sendo desperdiçado conseguiu ser incrível e marcante p minha infância e pra vida de muita gente
Eu adoro destiny, mas odeio o fato deles terem apagado as campanhas clássicas, pra mim que não jogou no lançamento é frustante não poder acompanhar a campanha desde o início.
Esse vídeos lembrou de um tópico que estudei uma vez. E com certeza adoraria ver mais vídeos desse canal maravilhoso, falando sobre máquinas de turing como já houve, mas com tópicos novos, como o teorema da reciprocidade de Kleene pra autômatos, regex e até fenômenos interessantes da teoria da computação relacionadas a fenômenos matemático. De longe, ciência, tecnologia e filosofia são coisas que me cativam por isso adoro seu conteúdo desde aqueles vídeos mais simples e caseiros sobre probabilidade. De tempos em tempos percebo que o Pedro adora voltar a explicar algumas coisas de outro vídeo com mais esmero, pra informação não passar batida. Que vídeo inspirador, pra não dizer o mínimo. 💕💕⭐
Reatores de fusão não substituiriam uma esfera de Dyson? Obviamente uma estrela fornece muita energia, mas reatores são menores e mais práticos. Isso quando/se tornarem operacionais.
Creio que daria no mesmo, já que o sol funciona por fusão. Só pouparia o trabalho de gastar muita energia/recursos para que a fusão seja feita, já que a gravidade do sol faz esse trabalho
Não tenho formação nem nada do tipo porém, um reator usa pouca quantidade de material para gerar energia. O sol ele faz esse processo com milhares ou bilhões de vezes mais material, logo a energia produzida é bilhões de vezes maior
Mas se ele pode recriar em simulação cada átomo do universo, ele poderia simular um universo onde cada estrela possuísse um cérebro de matrioska, ou seja, uma simulação onde haveria um poder de processamento infinitamente maior que o dele próprio, de onde ele poderia acessar respostas para coisas que mesmo ele não teria capacidade de calcular. Isso não seria um paradoxo?
Uma coisa que eu sempre gosto de lembra é que computadores podem resolver literalmente infinitos problemas... dito isso eles resolvem 0% dos problemas e se voce não entendeu isso procure no youtube ou pesquise mesmo é claro por Problemas Incomputáveis.
Na verdade, um algoritmo que tenha a variável de livre arbítrio como a nossa simulação parece ter é o único modo de não fazer uma simulação previsível.
Pedro, No caso da esfera de DYSON, quanto de matéria prima e onde obteríamos tamanha quantidade de material que necessitaríamos para confeccionar tal intento? Seria viável? Qual seria a distância que o calor da estrela não chegaria a derreter esse material, por mais tecnológico que fosse? Ou mesmo, se a distância for considerável entre a estrela e a esfera, não aumentaríamos demais a quantidade de material? O que poderia significar em uma quantidade exorbitante de material, que impossibilitaria sua confecção, por mais planetas, luas, asteroides, etc., que pudéssemos minerar; o que ensejaria na impossibilidade de implantação de uma esfera propriamente dita? Ou seja, para a construção de uma Esfera de DYSON, para um sol, da dimensão do nosso, ensejaria explorar recursos, que significaria a destruição talvez não de um, mas de vários sistemas planetários para a obtenção de tamanha gama de material? E diga-se de passagem, que a esfera não é de uma placa nua e crua, mas seria um sistema eletrônico para esse fim, que ensejaria a obtenção de outros materiais, que talvez, pela sua raridade e quantidade, ensejasse tanta destruição de sistemas planetários, que inviabilizaria tal intento? Acredito que um anel já ensejaria em um pesadelo logístico, devido a gama colossal de material; de transporte; e uma estrutura ainda maior para o processamento, tratamento e finalização da produção, até chegarmos ao que precisaríamos, por melhores que fossem nosso recursos tecnológicos. E os rejeitos, ou mesmo o material, ou outros análogos para a transformação e tudo mais. Talvez, se chegássemos a idealizar uma empreitada como essa, acredito que seríamos como a fala do personagem de MATRIX (primeiro filme) Agente Smith, na cena em que estava torturando Morfeu, de que: "os humanos são como vírus..." Causaríamos mais destruição, que benefícios práticos. Nos colocando como civilizações alienígenas dos filmes de ficção científica, livros, desenhos e animações, atrás de recursos e destruindo mais e mais tudo a nossa frente.
na ficção cientifica geralmente é necessario voce destruir um ou dois sistemas solares inteiros pra construir uma dessas, é bem caro. e honestamente, o universo gigante do jeito que é, c acha mesmo que varios sistemas solares fariam diferença? isso aqui é um grande tesouro que ainda estamos nos preparando para pegar.
Penso que além do hardware existe uma parte importante que é o desenvolvimento de softwares para dar conta disso, por exemplo se levassemos um PC atual para os anos 90 pouco dele seria extraído com as linguagens de programação da epoca. Talvez novas formas de softwares do futuro poderão fazer incrivelmente muito mais com menor demanda por hardware
Caraca esse vídeo tem tudo haver com o que estou pesquisando sobre computadores 😀 depois das minhas pesquisas eu começei a me perguntar: qual é o limite de potência que um computador? Só que no meu caso eu começei essa pesquisa de uma forma muito criativa: Eu estou fazendo muitas pesquisas detalhadas sobre as tecnologias do mundo Pokémon, e mesmo que sejam tecnologias fictícias, isso abre alguns questionamentos sobre a tecnologia e sua capacidade. Primeiro eu pesquisei sobre a pokebola e cheguei a conclusão que para a pokebola seja possível ela teria que ser um supercomputador quantico capaz de guatdar um cérebro de um ser vivo e todo o seu sistema de estruturas moleculares. E além disso em Pokémon existe um PC que guarda todas essas pokebolas (supercomputadores quanticos) e eu cheguei a conclusões como: para o PC Pokémon guardar UM POKÉMON os componentes do computador como memória RAM, SSD, Placa Mãe aproximadamente 10.000 vezes mais potentes do que os componentes mais potentes inventados até hoje. E isso para apenas UM POKÉMON, agora imagina guardar bilhões de Pokémons.
Supercomputadores atuais não poderiam ser equipados com uma IA capaz de fazer pesquisas sobre doenças e respectivos tratamentos e também capaz de pesquisar seus próprios upgrades?
Me pega muito essa reflexão, com o Frontie ele poderia criar várias simulações onde testasse as eficazes de curas, ou sou burro muito burro e não sei oq tô falando
Eu apoio os projetos folding@home por meio do meu computador e daí fiquei imaginando se um supercomputador com uma IA avançada não poderia encontrar muito mais rapidamente curas e tratamentos para diferentes doenças. No passado até queria montar um mini servidor com Raspberry Pi 4 (agora 5) para isso, no entanto atualmente não tenho dinheiro para um projeto deste porte com este objetivo.
Mas já existem diversas curas e tratamentos, o problema é que é caro e tem pouca acessibilidade (coisa que uma IA com poder de processamento não vai ajudar)
Ainda mais que se tratando de natureza, nem tudo é exato igual um pensamento computacional, não é só falar assim "pra curar o câncer é só retardar o crescimento e reprodução acelerada de células e colocar elas em G0..." tem uma questão bem mais complexa, chegando em níveis microscópicos e microscópicos do corpo humano, mesmo que a IA dissesse o caminho e mostrasse a solução, não teria garantia nenhuma de sucesso, já que é apenas uma "máquina de algoritmos e replicação de dados"
O objetivo da IA seria de encontrar pontos fracos nas doenças, vírus.... explorar estes pontos fracos e simular resultados à partir de princípios ativos que não prejudicassem o doente. Similar aos projetos que caem para mim do folding@home, mas com muito mais poder de processamento envolvido.
No RS será construído um gigantesco Data Center em uma área de 700 hectares e com investimento total de R$500 bilhões, ele será construído aos poucos e quando estiver operando na sua totalidade terá um consumo de 4.750 MW de energia o equivalente a todo o consumo do estado do RJ. O Data Center será utilizado para armazenamentos de dados, internet, IA, etc. O Brasil é um país com grande potencial para receber Data Centers pois possui energia de sobra e com possibilidades de aumentar a produção com usinas eólicas offshore, solar, hidrelétricas, etc.
o próprio NO MANS SKY brinca com isso. Muito obrigado, sempre entregando vídeos que nos tornam capazes de compreender mesmo que minimamente o assunto, melhor canal da atualizada sobre ciências.
Se eu tivesse o computador mais potente do universo eu rodaria Minecraft com shaders e 5 mods de realismo,ate porque 6 mods ja é d+,ai fica mais real que a realidade
Vídeo foda!! eu já estava sentindo que iria chegar no final com essa crise existencial kkkk Aliás quero mais videos falando sobre essa possível simulação!!!
Eu estou agora pedindo um filme , pique Hollywood com uma civilização avançada construindo um computador desse, o quão incrível isso iria ser é brincadeira
Esse rapaz tinha que escrever roteiro de ficção-científica pra hollywood iria ganhar milhões 😂😂😂... meu pai eterno que mente fértil e profunda é essa? Kkkkk
Se estamos numa simulação, esta é tão realista que indica que a esfera de Dyson construída é das mais avançadas. Isso por sua vez indica que quem nos simula é uma civilização de conhecimentos avançados. Contudo nossa simulação está em estagio primitivo a quem nos simula, provavelmente indicando que alguma coisa deu errado na realidade deles.
Tem vídeos no canal falando tudo sobre ela. Exemplo: Escala de Kadashev. 2 videos . Um mais recente, e outro mais antigo. Como construir uma esfera de Drake. Esfera de Drake ( se eu não me engano. ) Espero que eu tenha ajudado. 😊
Meu mano sr.ciencia, faz um video sobre a galeria/biblioteca de babel, aquela que é infinita e que tem tudo escrita nela, nao sei explicar muito bem, mas acho que daria um video bom
eu sempre fiquei pensando assim: "cara, já pensou um jogo que fosse feito igual a vida? tipo, que não fosse feito com polígonos e tals, mas sim como moléculas o suficiente pra se juntar e montar um corpo humano dentro de um jogo, mas ai iria precisar de um computador mó além do inexistente".
também pensava nisso! assim como ele falou no vídeo... um jogo onde os insignificantes polígonos formariam apenas os átomos, cada átomo simulado simultâneamente e perfeitamente, formando molėculas, materiais e até seres vivos. mas não apenas simulações de seres vivos, na verdade, esse "jogo" seria tão realista, que os seres ali presente estariam literalmente vivos, cada ser sendo independente e individual, sempre "sendo carregado". sinceramente, a ideia de simular a vida sempre me intrigou. tanto pelo fato de nós já podermos estar nele, tanto pela vontade de saber se isso ė realmente possível.
Se vc parar pra pensar, emaranhamento quântico poderia ser uma forma de poupar processamento. Vc cria um objeto do tipo "átomo de hidrogênio" com determinada característica e depois só pede pra renderizar ele em diferentes pontos do mapa...
Pedro, se o cérebro de Matrioshka consegue simular o universo, isso significaria então que podemos retroceder os movimentos dos elementos da simulação e obter uma imagem do passado? E quanto ao problema de estarmos sozinhos, ou não, no universo, mesmo que estejamos em uma simulação em que nossa população tenha sido inserida unicamente, é fato de que um universo complexo teve que ser criado, e com isso, existe ainda a possibilidade de uma nova civilização surgir como uma consequência.
Estar nessa simulação explicaria eventos isolados para alguns, como aparições, fantasmas e coisas não físicas. Também os caso como Lobisomem, Vampiros e coisas desse sentido em epocas específicas da existência.
se eu tivesse o computador mais potente do universo, eu iria só simular uma vidinha melhor pra min , eu já estou, cansado de passar por situações ruins, calejado de tanto sofrer , e também uma vida melhor para todas as outras pessoas aonde não existisse perda nem dor nem sofrimento, sem fome sem miséria... coisas que o mundo precisa hoje em dia
A hipótese da simulação, ao sugerir que tudo pode ser uma simulação, é uma forma de ceticismo radical, uma vez que a própria noção de dúvida pressupõe algum conhecimento confiável. Em outras palavras, se não podemos confiar em nossas percepções, não podemos confiar em nada, o que torna a própria hipótese da simulação incoerente.
Faz sentido desde que sejamos induzidos a descobrir os nuances da física, como diz que "feitos a imagem e semelhança", fomos baseados em algo e por fazermos sentido a hipótese faz sentido, considerando que não sabemos nada sobre antes do big bang, e as leis da realidade são coerentes e equilibradas.
Lembrei do conto "A última pergunta", do Isaac Asimov. O computador colossal que ao final se torna o próprio Universo é similar a essa fábula tecnológica.
Os computadores de tycoon do roblox podem ser infinitos , e talvez não fassa parte do paradoxo de queijo porque a localidade do servidor mas se os jogos fosse "p2p (peer to peer)" e tambem simular bots inteligentes , ai sim fazeria parte desse paradoxo , e a classificação de quantidade seria bem importante ,pode acelerar bastante o processamento por sua dinamicidade
Somos uma simulação criada para uma feira de ciências, por um aluno do equivalente ao 7.o ano do ensino fundamental nosso. E o pior é imaginar o nervosismo dele por perceber que a simulação não está dando certo. Ou por ela estar se auto destruindo, ou por ela estar percebendo que é uma simulação. Em qualquer um dos casos o experimento corre risco de ser abandonado.
9:48 o Loos propondo que cérebro de Matrioshka tem a capacidade de fazer uma simulação quase perfeita e fazendo nos meros humanos ter uma crise existencial
Acha que seria possivel fazer uma simulação de uma civilização, avançar seu tempo e roubar sua tecnologia? tipo, como seria realista daria para replicar qualquer criação de dentro dessa simulação e simplesmente usarmos para nós mesmos...
A ideia desses computadores é conseguir mais conhecimento e para adquirir isso nada melhor que um organismo vivo e pensante que é capaz de se questionar tudo .
Se você acha que está na hora de atualizar seus conhecimentos em tecnologia, você tem 15% de desconto se usar o meu link na Alura!
alura.tv/cienciatododia
😮
Não perdôo. Edita e posta de novo
Por isso o Rio grande do Sul merece as enchentes!!
12:10 Corrigir a tradução (automática?) para o inglês; ela trocou seu nome por uma...digamos...acusação bem pesada.
Quem?
Gente, é pra ser 175KM e não 175KM quadrados!
Okay Pedro
Bixin conpridu
Ciencia me da um salve velho por favor kkkkkkk
Tudo bem Loos.
Oi! Eu sou sua fã.
E eu acredito que boa parte da população Brasileira também goste de Café como eu e minha mãe, e em minha opinião, seria muito interessante um vídeo inteiro falando sobre essa bebida delisiosa.
MANO, PENSA NA GLR QUE TÁ SIMULANDO NÓS, VENDO A GENTE PENSAR SE ESTAMOS OU NÃO DENTRO DE UMA SIMULAÇÃO? MÓ SATISFAÇÃO PRA ELES HEIN? VENDO O TRABALHO PERFEITO HAHAHAHAHAHA
Na vdd nao setia perfeito eles iam meter um: ala sabem que e simulação cletin
@@batatinhadoforroe se eles tambem forem uma simulação?
Um computador operando outro computador que está operando outro computador. Todos eles baseados na existencia humana. 🤯
@@batatinhadoforro Rick and Morty brinca muito com isso. kkk
Aí eles devem estar pensando que fudeu, pq eles podem estar em uma tb kkkkkk
O vídeo tem 15 minutos e saiu faz 1. O caba vem e comenta "Vídeo incrível como sempre" - esse é FÃ!
Confiança o processo kkk
E ta errado?
Apa.
Assistiu na velocidade 15x 😂
é a obsessão por likes
Se um cérebro de Matrioska pode simular outro cérebro de Matrioska, assim como um computador pode simular outro, com certeza estamos em um episódio de Rick and Morty
Vdd kkkkk
O Ford não esperava que o Dipper fosse tão longe
Isso é um problema de recursão
@@Dustluks Foi do Soos a ideia, ctz
E estamos numa simulação que usa muito pouco processamento.
Esse vídeo teve um twist completamente inesperado para uma crise existencial. Deveria ser previsível, dado o histórico de vídeos do canal, mas eu realmente fui surpreendido. Parabéns Pedro e equipe!
E com esse vídeo aprendemos uma coisa: o Pedro só estava pensando em jogar Minecraft com shaders KKKKKKKK
Kkkkkk
Minicraft? 😂😂
😂😂😂
Da qui a pouco ele faz um canal de manicreft
Temos que focar no que realmente importa!
10:50 chamem o Iberê, temos uma missão para ele
Vc sabe que o computador precisa de muita energia quando o calor liberado é o bastante para abastecer outro computador
😢😢😢
Nss
Isso quebra a lei da termodinâmica e da entropia.
Lembrei de "o guia dos mochileiros da galaxia", onde o conputador era um planeta. Com todos os seus componentes biológicos sendo as "peças". É legal imaginar um conceito assim, onde cada organismo, do micro ao macro, fazem parte de um todo desse super computador.
O livro é otimo! Se não me engano foi ate o Pedro quem falou dele num episódio do sinapse.
A mente é um super computador que muitos ainda não ousaram saber onde estão o mouse e o teclado.
Prof. Nédi
essa frase faz sentido já que o nosso selebro(não sei inscrever) e um computador que funciona aleatoriamente se caso a humanidade consiga controlar o selebro a jente pode descobrir muitos segredos do universo
@@NayronSilveira-yl9es "Cérebro" é a palavra que você buscava, meu caro!
@@masscarin7516 muito obrigado meu caro, a palavra parece ta errada escrita certa
Só não me pergunte onde tão as entrada USB
@@MateusMM nos
ouvido
Que vídeo incrível! Eu fico muito feliz por vídeo assim cada vez mais ganhar visibilidade no RUclips. Acho muito importante exercitar nossa mente com diversas hipóteses e por meio delas aprender a ter um senso crítico para pensar, e ao mesmo tempo treinar nossa imaginação com base na quantidade de informação que vamos aprendendo com o vídeo. A edição é muito boa e não fica cansativo. Parabéns para toda a equipe!
Essas hipóteses científicas sempre me lembram a espécie dos Vex em Destiny, lá eles são tidos inicialmente como uma espécie de máquinas conscientes e extremamente inteligentes que invadiu o sistema solar, posteriormente se descobre que eles sempre estiveram no sistema solar, e depois se descobre que eles sempre estiveram aqui até antes de um ponto onde eles não eram máquinas e nem sequer existia o sistema solar como nós conhecemos, porque eles dominam alguma forma de viagem no tempo. O grande trunfo dos Vex é que eles criam máquinas a partir de máquinas como na hipótese de John von Neumann, e eles tem a pretensão de transformar todo o sistema solar e a matéria que ele contém (incluindo seres vivos, luas, planetas e o próprio Sol) em máquinas Vex. Chega um ponto onde o jogador descobre uma estrutura baseada em um cérebro de Matrioshka criado por eles chamado de "A Câmara de Cristal", lá tudo que é simulado pode de alguma forma sair da simulação e afetar o mundo exterior, e isso ameaça a existência da humanidade de várias formas, por isso a câmara é "destruída" pelos humanos.
Outro ponto interessante é sobre as motivações dos Vex, eles são seres que querem dominar e mudar tudo segundo a sua própria imagem brutal. Para eles, somente eles deveriam existir como espécie consciente no Universo, e o mais assustador é que em alguma simulação ou linha do tempo que eles simularam, eles conseguiram, já que uma famosa personagem que viajou no tempo voltou pro passado para nos dizer isso.
destiny tinha absolutamente tudo pra ser um dos jogos mais renomados da historia, mas a empresa continua forçando a barra com DLCs com preços abusivos e microtransações; eh um potencial desperdiçado e que mesmo sendo desperdiçado conseguiu ser incrível e marcante p minha infância e pra vida de muita gente
Uma pena Destiny não ter investido apenas e exclusivamente em seu lore. Um jogo com um potencial absurdo. Eu era fã! 🥺
Infelizmente eu só M@t3i tudo que se movia sem prestar atenção nenhuma na história então agradeço por me mostrar esse fato incrível
Eu adoro destiny, mas odeio o fato deles terem apagado as campanhas clássicas, pra mim que não jogou no lançamento é frustante não poder acompanhar a campanha desde o início.
curioso ein
11:15 e qual monitor a gente usaria??
Carl Sagan:Vivemos em uma sociedade extremamente dependente da ciência e da tecnologia, na qual quase ninguém sabe nada sobre ciência e tecnologia.
11:58 Eu "ouvi" essa pergunta antes mesmo de dar play no vídeo 😅 muito bom
"E se a gente fosse apenas uma simulação de matriostica"
Meu cérebro: fudeu
@@ggn.s n imagino q morrer na matrix mataria a pessoa de verdade, talvez depois de morrer a gente possa acordar de verdade
Me sinto muito confortável quando penso nessa possibilidade.
No pior dos casos vc se torna um niilista e sai matando todo mundo pq nada mais faz sentido pra vc kkkkkkk
Isso foi específico @@lucasroberto8944
0:21 dá pra jogar roblox :D
achei que fosse só as minhas meias que sumissem... Mas pelo que estou vendo, existe uma máfia das meias.
Excelente vídeo, Pedro. Como todos os outros que você e sua equipe fazem!
Esse vídeos lembrou de um tópico que estudei uma vez. E com certeza adoraria ver mais vídeos desse canal maravilhoso, falando sobre máquinas de turing como já houve, mas com tópicos novos, como o teorema da reciprocidade de Kleene pra autômatos, regex e até fenômenos interessantes da teoria da computação relacionadas a fenômenos matemático. De longe, ciência, tecnologia e filosofia são coisas que me cativam por isso adoro seu conteúdo desde aqueles vídeos mais simples e caseiros sobre probabilidade. De tempos em tempos percebo que o Pedro adora voltar a explicar algumas coisas de outro vídeo com mais esmero, pra informação não passar batida. Que vídeo inspirador, pra não dizer o mínimo. 💕💕⭐
Reatores de fusão não substituiriam uma esfera de Dyson? Obviamente uma estrela fornece muita energia, mas reatores são menores e mais práticos. Isso quando/se tornarem operacionais.
Creio que daria no mesmo, já que o sol funciona por fusão. Só pouparia o trabalho de gastar muita energia/recursos para que a fusão seja feita, já que a gravidade do sol faz esse trabalho
@@sazuko1831o sol e um reator de fusão, fazer um reator de fusão para este fim seri gastar energia para fazer algo que já existe ( outro sol)
Não tenho formação nem nada do tipo porém, um reator usa pouca quantidade de material para gerar energia. O sol ele faz esse processo com milhares ou bilhões de vezes mais material, logo a energia produzida é bilhões de vezes maior
@@b4nnff647 esfera de dyson existe? É possível/ fácil/ viável? O Sol está lá, inclusive flutuações gravitacionais, radiação, vento solar, asteróides.
As estrelas são reatores a fusão gigantes
Faz um vídeo sobre: O que aconteceria se a luz fosse mais rápida
Tudo isso para, simplesmente, responder "42".
9:30 sim, você acertou, eu realmente perguntei isso!
Mas se ele pode recriar em simulação cada átomo do universo, ele poderia simular um universo onde cada estrela possuísse um cérebro de matrioska, ou seja, uma simulação onde haveria um poder de processamento infinitamente maior que o dele próprio, de onde ele poderia acessar respostas para coisas que mesmo ele não teria capacidade de calcular. Isso não seria um paradoxo?
sempre que assisto aos vídeos, fico pensando o quão incrível deve ser estar em um churrasco com grupo de amigos e o Pedro conversando sobre ciência...
Uma coisa que eu sempre gosto de lembra é que computadores podem resolver literalmente infinitos problemas... dito isso eles resolvem 0% dos problemas e se voce não entendeu isso procure no youtube ou pesquise mesmo é claro por Problemas Incomputáveis.
Mano do céu, se a atual humanidade é uma simulação, o algoritmo dos caras é uma merda.
Ou não, somos frutos de uma das primeiras tentativas de simulação e estamos até em um museu para mostrar como a coisa começou
@@BrianDreher É outra possibilidade. Eu já estou mesmo na idade de virar peça de museu. 😄
Na verdade, um algoritmo que tenha a variável de livre arbítrio como a nossa simulação parece ter é o único modo de não fazer uma simulação previsível.
Um bom tema para um futuro vídeo seria sobre baterias de sódio, a prometida revolução das baterias, gostaria muito de um vídeo seu sobre o assunto.
Rodaria o Universo 2, Brabos demais kkkkkk
esse jogo existe já
Pedro,
No caso da esfera de DYSON, quanto de matéria prima e onde obteríamos tamanha quantidade de material que necessitaríamos para confeccionar tal intento? Seria viável?
Qual seria a distância que o calor da estrela não chegaria a derreter esse material, por mais tecnológico que fosse? Ou mesmo, se a distância for considerável entre a estrela e a esfera, não aumentaríamos demais a quantidade de material? O que poderia significar em uma quantidade exorbitante de material, que impossibilitaria sua confecção, por mais planetas, luas, asteroides, etc., que pudéssemos minerar; o que ensejaria na impossibilidade de implantação de uma esfera propriamente dita?
Ou seja, para a construção de uma Esfera de DYSON, para um sol, da dimensão do nosso, ensejaria explorar recursos, que significaria a destruição talvez não de um, mas de vários sistemas planetários para a obtenção de tamanha gama de material? E diga-se de passagem, que a esfera não é de uma placa nua e crua, mas seria um sistema eletrônico para esse fim, que ensejaria a obtenção de outros materiais, que talvez, pela sua raridade e quantidade, ensejasse tanta destruição de sistemas planetários, que inviabilizaria tal intento?
Acredito que um anel já ensejaria em um pesadelo logístico, devido a gama colossal de material; de transporte; e uma estrutura ainda maior para o processamento, tratamento e finalização da produção, até chegarmos ao que precisaríamos, por melhores que fossem nosso recursos tecnológicos.
E os rejeitos, ou mesmo o material, ou outros análogos para a transformação e tudo mais. Talvez, se chegássemos a idealizar uma empreitada como essa, acredito que seríamos como a fala do personagem de MATRIX (primeiro filme) Agente Smith, na cena em que estava torturando Morfeu, de que: "os humanos são como vírus..."
Causaríamos mais destruição, que benefícios práticos. Nos colocando como civilizações alienígenas dos filmes de ficção científica, livros, desenhos e animações, atrás de recursos e destruindo mais e mais tudo a nossa frente.
sim
na ficção cientifica geralmente é necessario voce destruir um ou dois sistemas solares inteiros pra construir uma dessas, é bem caro.
e honestamente, o universo gigante do jeito que é, c acha mesmo que varios sistemas solares fariam diferença? isso aqui é um grande tesouro que ainda estamos nos preparando para pegar.
Pedro, fale sobre o computador humano do “o problema dos três corpos” 🙏
Video excelente com o ótimo roteiro escrito pela Roberta Duarte! Parabéns pela ideia e por me deixar ficar com crise existencial ao final dele!
Com certeza um computador do tamanho da terra poderia calcular a “questão fundamental da vida, do universo, e de tudo mais"
Pra que? a resposta é 42
@@melhor-of-the-wordReferência a Mochileiro das galáxias.
Famoso pensador profundo
@@fordprefectt69420 dps se o sr tiver noticias sobre uma possivel destruição da terra me avisa p eu pegar carona p outro lugar flw?
Na real, é a pergunta que ele tem que calcular, porque já temos a resposta.
Penso que além do hardware existe uma parte importante que é o desenvolvimento de softwares para dar conta disso, por exemplo se levassemos um PC atual para os anos 90 pouco dele seria extraído com as linguagens de programação da epoca. Talvez novas formas de softwares do futuro poderão fazer incrivelmente muito mais com menor demanda por hardware
0:27 computador comum = gabinete vazio, kkk
realidade de muitos
Como vc é chato, faça um vídeo melhor
parece o pessoal q chama CPU de computador
Como você é hilário. 🥱
@@Kaskariguducalma amigo, foi só uma brincadeira pra rir.
Caraca esse vídeo tem tudo haver com o que estou pesquisando sobre computadores 😀 depois das minhas pesquisas eu começei a me perguntar: qual é o limite de potência que um computador?
Só que no meu caso eu começei essa pesquisa de uma forma muito criativa: Eu estou fazendo muitas pesquisas detalhadas sobre as tecnologias do mundo Pokémon, e mesmo que sejam tecnologias fictícias, isso abre alguns questionamentos sobre a tecnologia e sua capacidade.
Primeiro eu pesquisei sobre a pokebola e cheguei a conclusão que para a pokebola seja possível ela teria que ser um supercomputador quantico capaz de guatdar um cérebro de um ser vivo e todo o seu sistema de estruturas moleculares. E além disso em Pokémon existe um PC que guarda todas essas pokebolas (supercomputadores quanticos) e eu cheguei a conclusões como: para o PC Pokémon guardar UM POKÉMON os componentes do computador como memória RAM, SSD, Placa Mãe aproximadamente 10.000 vezes mais potentes do que os componentes mais potentes inventados até hoje. E isso para apenas UM POKÉMON, agora imagina guardar bilhões de Pokémons.
Eu estou precisando de um Cérebro de Matrioska para assistir Ciência Todo Dia. Meu Tablet atrasou 3 minutos para notificar o vídeo novo.
Eu também. 😂
🎉
🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉
🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉🎉
Gostos de todos seus vídeos. Esse tipo de assunto amo muitíssimo!
OBRIGADO!
Supercomputadores atuais não poderiam ser equipados com uma IA capaz de fazer pesquisas sobre doenças e respectivos tratamentos e também capaz de pesquisar seus próprios upgrades?
Me pega muito essa reflexão, com o Frontie ele poderia criar várias simulações onde testasse as eficazes de curas, ou sou burro muito burro e não sei oq tô falando
Eu apoio os projetos folding@home por meio do meu computador e daí fiquei imaginando se um supercomputador com uma IA avançada não poderia encontrar muito mais rapidamente curas e tratamentos para diferentes doenças. No passado até queria montar um mini servidor com Raspberry Pi 4 (agora 5) para isso, no entanto atualmente não tenho dinheiro para um projeto deste porte com este objetivo.
Mas já existem diversas curas e tratamentos, o problema é que é caro e tem pouca acessibilidade (coisa que uma IA com poder de processamento não vai ajudar)
Ainda mais que se tratando de natureza, nem tudo é exato igual um pensamento computacional, não é só falar assim "pra curar o câncer é só retardar o crescimento e reprodução acelerada de células e colocar elas em G0..." tem uma questão bem mais complexa, chegando em níveis microscópicos e microscópicos do corpo humano, mesmo que a IA dissesse o caminho e mostrasse a solução, não teria garantia nenhuma de sucesso, já que é apenas uma "máquina de algoritmos e replicação de dados"
O objetivo da IA seria de encontrar pontos fracos nas doenças, vírus.... explorar estes pontos fracos e simular resultados à partir de princípios ativos que não prejudicassem o doente. Similar aos projetos que caem para mim do folding@home, mas com muito mais poder de processamento envolvido.
11:56 Aquele momento do vídeo onde eu bugo e começo a ter crise existencial, muito obrigado!
Reúno aqui todos os fãs do canal Ciência Todo Dia .
No RS será construído um gigantesco Data Center em uma área de 700 hectares e com investimento total de R$500 bilhões, ele será construído aos poucos e quando estiver operando na sua totalidade terá um consumo de 4.750 MW de energia o equivalente a todo o consumo do estado do RJ. O Data Center será utilizado para armazenamentos de dados, internet, IA, etc. O Brasil é um país com grande potencial para receber Data Centers pois possui energia de sobra e com possibilidades de aumentar a produção com usinas eólicas offshore, solar, hidrelétricas, etc.
Matrix. O filme buggou minha mente. O Pedro acabou de confirmar o bug. Explodiu com o aquecimento.
o próprio NO MANS SKY brinca com isso. Muito obrigado, sempre entregando vídeos que nos tornam capazes de compreender mesmo que minimamente o assunto, melhor canal da atualizada sobre ciências.
Se o universo for uma simulação eu vou ficar muito decepcionado por terem usado tanto poder só pra rodar essa desgraça de planeta
O planeta é maravilhoso...deixa de mi-mi-mi
Se eu tivesse o computador mais potente do universo eu rodaria Minecraft com shaders e 5 mods de realismo,ate porque 6 mods ja é d+,ai fica mais real que a realidade
12:00 eu tava me perguntando isso desde o início kkk
Vídeo foda!! eu já estava sentindo que iria chegar no final com essa crise existencial kkkk Aliás quero mais videos falando sobre essa possível simulação!!!
Slk, acho que um computador desse dava pra rolar GTA 5 no máximo 😎
GTA 6?
😢
@@GliTTcH404 Talvez rode no médio, mas muito provável no low
Com um PC desse da pra rodar o GTA 10, tbm chamado de matrix 😂
Acha? eu tenho certeza, até pq o jogo foi feito em um computador mais fraco que ele KKK
Eu estou agora pedindo um filme , pique Hollywood com uma civilização avançada construindo um computador desse, o quão incrível isso iria ser é brincadeira
Esse rapaz tinha que escrever roteiro de ficção-científica pra hollywood iria ganhar milhões 😂😂😂... meu pai eterno que mente fértil e profunda é essa? Kkkkk
Quero o vídeo sobre a "Realidade simulada"
No final, teve uma crise existencial.
Sim, queremos vídeos sobre realidade simulada!
Vídeo de realidade simulada UP! ⬆️
Caraca eu amo esse canal, eu clico nos vídeos sem pretenções e saio dos vídeos questionando a realidade kkkkk ♥
Certeza que não iria roda o mapa do Vinícius 13 do Minecraft com shaders
Deviamos usar esse cérebro pra rodar uma simulação ultra realista de doom
o basilisco de roko ia gostar desse PC
Se estamos numa simulação, esta é tão realista que indica que a esfera de Dyson construída é das mais avançadas. Isso por sua vez indica que quem nos simula é uma civilização de conhecimentos avançados. Contudo nossa simulação está em estagio primitivo a quem nos simula, provavelmente indicando que alguma coisa deu errado na realidade deles.
Frase da semana: “Computadores são inúteis. Eles só podem dar respostas” (Pablo Picasso)
15:30 eu justamente simularia senarios onde os acontecimentos foram um pouco diferentes. Universos alternativos por exemplo.
1:48 acho que a resposta é 42
Referência ao Guia do Mochileiro das Galáxias!!! 😅😅
clássico
Eu tenho CERTEZA! Hehehehe
Filosofia das braba!!! Fascinante!
E eu exatamente AGORA tentando recuperar meu PC antigo aqui com um Pentium 4 lançado no ano 2000😃
Eu ontem com meu monitor de tubo KKKK
Eu com tablet Genesis 2003 KKKKKK
Acho que todo mundo tem uma relíquia da tecnologia perdida em casa kkk
4:10... Com essa pergunta, tive uma breve memória do filme matrix! 🤣
O que eu queria saber é como a esfera de dyson transmitiria a energia
Tem vídeos no canal falando tudo sobre ela.
Exemplo:
Escala de Kadashev. 2 videos . Um mais recente, e outro mais antigo.
Como construir uma esfera de Drake.
Esfera de Drake ( se eu não me engano. )
Espero que eu tenha ajudado. 😊
A ponto de suportar o calor do sol
Meu mano sr.ciencia, faz um video sobre a galeria/biblioteca de babel, aquela que é infinita e que tem tudo escrita nela, nao sei explicar muito bem, mas acho que daria um video bom
eu sempre fiquei pensando assim: "cara, já pensou um jogo que fosse feito igual a vida? tipo, que não fosse feito com polígonos e tals, mas sim como moléculas o suficiente pra se juntar e montar um corpo humano dentro de um jogo, mas ai iria precisar de um computador mó além do inexistente".
também pensava nisso!
assim como ele falou no vídeo... um jogo onde os insignificantes polígonos formariam apenas os átomos, cada átomo simulado simultâneamente e perfeitamente, formando molėculas, materiais e até seres vivos. mas não apenas simulações de seres vivos, na verdade, esse "jogo" seria tão realista, que os seres ali presente estariam literalmente vivos, cada ser sendo independente e individual, sempre "sendo carregado".
sinceramente, a ideia de simular a vida sempre me intrigou. tanto pelo fato de nós já podermos estar nele, tanto pela vontade de saber se isso ė realmente possível.
Isso traria várias questões filosóficas sobre o que é a realidade...
Se vc parar pra pensar, emaranhamento quântico poderia ser uma forma de poupar processamento.
Vc cria um objeto do tipo "átomo de hidrogênio" com determinada característica e depois só pede pra renderizar ele em diferentes pontos do mapa...
Esse aí sim vai conseguir rodar os vídeos da Thais Carla!
Guenta não
Num roda
No caso só um buraco negro poderia
Achei esse comentário pesado
13:47 Esquema de apostas, com certeza
O que eu queria perguntar à um computador desse é onde a minha borracha está.
Pedro, se o cérebro de Matrioshka consegue simular o universo, isso significaria então que podemos retroceder os movimentos dos elementos da simulação e obter uma imagem do passado?
E quanto ao problema de estarmos sozinhos, ou não, no universo, mesmo que estejamos em uma simulação em que nossa população tenha sido inserida unicamente, é fato de que um universo complexo teve que ser criado, e com isso, existe ainda a possibilidade de uma nova civilização surgir como uma consequência.
mas se a simulação foi projetada para apenas nos simular, a propria deveria se encarregar de destruir essa segunda civilização que aparecer.
Tem mais chance de você ser uma simulação do que você existir.
⚠ O objetivo era para ser um piada, mas eu não sou engraçada. Como vocês devem ter percebido. 😊
@@canaldahannah7811 Deu para entender bem o motivo disso.
Estar nessa simulação explicaria eventos isolados para alguns, como aparições, fantasmas e coisas não físicas. Também os caso como Lobisomem, Vampiros e coisas desse sentido em epocas específicas da existência.
Tudo se resume ao episódio do Tinder de Blackmirror kkkkk
Acho legal fazer um vídeo sobre como a internet é gerada, de onde ela vem e como ela funciona.
com um computador desses deve dar pra rodar GTA 6 no low
se eu tivesse o computador mais potente do universo, eu iria só simular uma vidinha melhor pra min , eu já estou, cansado de passar por situações ruins, calejado de tanto sofrer , e também uma vida melhor para todas as outras pessoas aonde não existisse perda nem dor nem sofrimento, sem fome sem miséria... coisas que o mundo precisa hoje em dia
Eu não tenho boca..
Mas quero gritar
AM
Eternidade
Quando ele começou a falar de mine, jurei que tava em um vídeo daquele cara que faz o povo falando de mine por ia KAKAKAKAKA
nem fudendo que te encontrei aqui mano KKKKKKKK
Sou o Ghost23
A hipótese da simulação, ao sugerir que tudo pode ser uma simulação, é uma forma de ceticismo radical, uma vez que a própria noção de dúvida pressupõe algum conhecimento confiável. Em outras palavras, se não podemos confiar em nossas percepções, não podemos confiar em nada, o que torna a própria hipótese da simulação incoerente.
Faz sentido desde que sejamos induzidos a descobrir os nuances da física, como diz que "feitos a imagem e semelhança", fomos baseados em algo e por fazermos sentido a hipótese faz sentido, considerando que não sabemos nada sobre antes do big bang, e as leis da realidade são coerentes e equilibradas.
Lembrei do conto "A última pergunta", do Isaac Asimov. O computador colossal que ao final se torna o próprio Universo é similar a essa fábula tecnológica.
E se os humanos fossem componentes de um computador que é a terra, criado para desvendar o universo... por seres muito além da nossa compreensão
Um leitor qualquer de "O mochileiro das Galáxias":
Religiões meio que já pensaram isso há milênios
Mais videos sobre a hipotese da simulaçao pleeeeease, sensacional cada video
Por favor Pedro! Faça um vídeo da teoria da simulação e como provar!
Os computadores de tycoon do roblox podem ser infinitos , e talvez não fassa parte do paradoxo de queijo porque a localidade do servidor mas se os jogos fosse "p2p (peer to peer)" e tambem simular bots inteligentes , ai sim fazeria parte desse paradoxo , e a classificação de quantidade seria bem importante ,pode acelerar bastante o processamento por sua dinamicidade
Pronto, acabou de dar ideia de "pós vida" para vários agnósticos... rsrsrs
Se a gente for um videogame, o cara que tá jogando comigo tá jogando errado
Olá crise existencial...
Somos uma simulação criada para uma feira de ciências, por um aluno do equivalente ao 7.o ano do ensino fundamental nosso.
E o pior é imaginar o nervosismo dele por perceber que a simulação não está dando certo. Ou por ela estar se auto destruindo, ou por ela estar percebendo que é uma simulação.
Em qualquer um dos casos o experimento corre risco de ser abandonado.
Eu simularia uma namorada :(
9:48 o Loos propondo que cérebro de Matrioshka tem a capacidade de fazer uma simulação quase perfeita e fazendo nos meros humanos ter uma crise existencial
Bão dia
Esse comentário foi feito quando o comentário fixado tinha 22 segs
Acha que seria possivel fazer uma simulação de uma civilização, avançar seu tempo e roubar sua tecnologia? tipo, como seria realista daria para replicar qualquer criação de dentro dessa simulação e simplesmente usarmos para nós mesmos...
Quando mais avança as pesquisas e as tecnologias sempre esbarramos no mesmo final, que existe um Arquiteto do universo.
A ideia desses computadores é conseguir mais conhecimento e para adquirir isso nada melhor que um organismo vivo e pensante que é capaz de se questionar tudo .