Iberismo: ¿Ilusión o posibilidad real? | Diario España

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 28 сен 2024
  • Adrián Gebé, participará en el especial preparado sobre iberismo del Diario España, donde analizará las potencialidades del iberismo. Junto a él estará el economista José María Escapa y el politólogo Daniel de la Rosa. ¡No te lo pierdas!

Комментарии • 9

  • @rafeldi55155
    @rafeldi55155 8 месяцев назад

    Creerlo es crearlo.

  • @joaograca4266
    @joaograca4266 2 месяца назад +2

    A primeira coisa para um espanhol antes de pensar em iberismo é aprender a história de Portugal para não fazer figura triste de dizer idiotices causadas pelo chauvinismo histórico de Castela que não é base para unir nem países, nem regiões do próprio país (o resultado dessa visão chauvinista castelhana é o que se passa na Catalunha, País Basco, Galiza e até Andaluzia).
    Tem que abandonar essa perspectiva porque é tóxica.
    Outro resultado é que o império ultramarino português durou de 1415 (Conquista de Ceuta) até 1999 (entrega de Macau à China), enquanto Castela (e depois Espanha) já tinha destruído tudo no séc XIX.
    A expressão dita: “Portugal construiu a sua identidade contra Espanha)…..patética frase de ignorância.
    Portugal tornou-se independente em 1139 do reino de Leão (não de Castela nem de Espanha que nem sequer existia). A identidade portuguesa constrói-se na reconquista cristã da península e na sua universalidade em África, América e Ásia…mais pela inteligência que pela força. É verdade que os castelhanos apenas se lembram dos monumentos portugueses relativos a Aljubarrota (mosteiro da batalha) e da restauração da independência de 1640, mas isso porque só porque é relativo a Espanha, mas a história de Portugal é bem mais vasta, interessante e impactante no mundo (não passamos o tempo a pensar em Espanha pois resistimos a todas as invasões espanholas, menos a de 1580, mas aproveitamos para aumentar o tamanho da América portuguesa 😂, apesar de ter perdido o império na Ásia muito por culpa de reis Filipes idiotas que empenhavam os recursos em guerras patéticas na Europa em vez de defender os territórios americanos e asiáticos.
    É claro que o iberismo faz sentido como amizade na Europa e no além-mar e potenciação de um gigante económico, mas tal passa pela diminuição de marxismo cultural na América do Sul e do chauvinismo castelhano (que permita manter a Espanha unida e uma relação saudável na Ibéria).
    Portugal é essencialmente uma cultura atlântica.
    O mínimo é conhecerem a história de Portugal para não dizerem parvoíces e poderem analisar melhor a conjuntura e planear com base em dados reais e não de legenda rosa uma futura jangada de pedra.
    Lembrem-se sempre:
    1-a história de Espanha é magnífica (eu conheço-a), é quase tão magnífica como a Portuguesa
    2-na idade média os mapas apresentavam a Europa como uma rainha. A coroa era Portugal. Aqui estamos no mesmo sítio.
    3-somos irmãos, claro. Mas vocês são os irmãos que falam muito (e alto) e pensam pouco
    😂😂😂😂😂
    É só para vos chatear.
    Acredito que uma melhor coordenação e aproximava entre os nossos países seria proveitosa quer na Europa quer no mundo.
    Espero que ainda hajam portugueses e espanhóis daqui a uns anos, pois cobardolas como somos, estamos a ver os nossos países ser tomados por muçulmanos e até por teorias dos indigenistas americanos, e não fazemos nada.
    Neste momento somos dois países dominados pelas maçonarias e portanto atravessamos uma fase histórica em que somos pouco mais que merda (mas merda de qualidade aqui em Portugal 😂)

    • @Iberismo
      @Iberismo  2 месяца назад

      Obrigado pela sua mensagem.
      O chauvinismo é um movimento existente tanto na Espanha como em Portugal. O iberismo quer superá-los. Não se pode viver de glórias antigas, mas devemos conhecer o nosso passado. Conhecemos muito bem Portugal e pensamos que é o principal país beneficiado com o iberismo. Também pensamos que a união ibérica deve sair de Portugal, como a unificação italiana saiu do reino do Piemonte-Sardenha.
      Só assim poderemos enfrentar em conjunto os desafios que se nos deparam. Portugal e Espanha têm uma história em comum que devemos aproveitar em benefício do nosso povo.

  • @pedrorodrigues7285
    @pedrorodrigues7285 8 месяцев назад

    Não obrigado.

  • @ISO21DIN
    @ISO21DIN 8 месяцев назад

    Los portugueses a su rincón.

    • @pedrorodrigues7285
      @pedrorodrigues7285 5 месяцев назад

      O mesmo digo eu dos castelhanos, em vossas casitas que ficam muito bem.

    • @ISO21DIN
      @ISO21DIN 5 месяцев назад

      @@pedrorodrigues7285 Los portugueses son nuestros súbditos y tenemos derecho legítimo sobre sus vidas y carnal sobre sus mujeres. ¡Y a callar!

    • @pedrorodrigues7285
      @pedrorodrigues7285 5 месяцев назад

      @@ISO21DIN o interessante destes iberistas espanhóis é que no final todos se revelam, uma cambada de falsos.
      Já agora explica lá como vocês vão tomar conta das nossas mulheres se nem das vossas conseguem tratar, Espanha a capital europeia do mundo LGBT, é o que há. :)
      Um português vale por 5 espanhóis no mínimo valeis muito pouco no combate, perderam praticamente todas as guerras contra nós, mas se tens dúvidas marcamos uma hora e um local para te amassar esses cornos, mas sem testemunhas, luta mano a mano, vamos lá ver de que massa és feito campeão.

  • @Pedro-ie5ju
    @Pedro-ie5ju 3 месяца назад

    Yo creo que cuando España y Portugal se acerquen, se descubrirán a sí mismos en el otro. Somos hermanos y venimos del mismo origen, no lo olvidemos