Eu amo q a Gabbie faz video sobre oq ela quer e quando quer, parece aquele seu amigo q do nada tem um hiperfoco num assunto e quer te falar tudo kkkkkk é mt bom
Fui assistir enquanto cozinhava, minha mãe escutou da insônia nos sintomas e ficou doida kkkkkkkk fui explicar que era raro e ela lançou “As vezes eu posso ser a rara” kkkkkkkkkkk
Gabbie, sou vestibulanda de medicina , tô acostumada a assistir aulas e fiquei impressionada com sua didática, acho que é porque você sabe que muita gente não lembra do básico. Tem muito professor que não se liga em explicar que a proteína do nosso corpo vem do alimento, por exemplo. Você explica muito bem! Amei o vídeo, sou bem obcecada por príons inclusive.
Menina sim!!!!! Ela, explicando basicamente síntese protéica. Bom demais!!! ❤ Inclusive essa matéria foi meu terror no primeiro semestre da faculdade 😅
Sou formada em biomedicina e, cara, ela explicou um negócio tão complicado de uma forma tão bem resumida, também fiquei bastante impressionada. Amo estudar príons e ela falou muito bem!
Desculpa o textão mas precisava agradecer e dizer o motivo. Obrigada Gabbie , dez anos estudando sobre prions e você foi a primeira a passar todas as informações de forma correta e completa ,entre lágrimas de tristeza e ao mesmo tempo de finalização de um ciclo de buscas ,nem médicos neurologistas com quem conversei ,nem textos académicos foram tão direto ao ponto de maneira simplificada, agora me sinto segura em explicar para meus filhos e netos o que foi a doença que meu esposo teve . Em 2013 meu esposo começou com sintomas muito estranhos ,não dormia ,cambaleava ,tinha alucinações ,mioclonias , a cada semana algo novo aparecia,em abril daquele ano já não conseguia andar ,eu tinha que dar banho nele ,ficou agressivo mesmo sem qualquer coordenação ,foi parando de falar e comer ,e eu indo de médico em médico para tentar descobrir o que estava acontecendo ,mesmo do jeito que estava não internarão , no dia 15 de maio ele começou a ter dificuldade para respirar chegando a ficar alguns minutos sem respirar ,chamei ambulância e finalmente internaram ,começaram mais dias terríveis ,15 dias num hospital sem qualquer preparo e eles fazendo testes com medicações sem saber ao certo o que ele tinha, até mesmo exame do liquor foi feito sem qualquer preparo ,sem eles terem a mínima idéia do que ele tinha . No dia 1° de junho transferiram para o HC de Curitiba ,fizeram dezenas de exames e colocaram ele em coma induzido , 3 dias depois veio a suspeita da doença tão rara e temida Creutzfeldt-Jakob exporadica . Ele não voltou mais do coma e no dia 4 de agosto faleceu com 50 anos , apesar de todos os exames feitos o atestado de óbito foi como possível doença prionica e pneumonia pois não é feito no Brasil a autópsia (foi o que os médicos alegaram ,precisa ter equipe preparada e material cirúrgico especifico) .
Meudeus, eu sinto muito pela sua perda e espero que sua família esteja bem!! Vim nos comentários em busca de uma história ou relato sobre pois achei o conteúdo muito interessante e de certa forma tive um medinho rs, não esperava essa bomba de sentimentos que infelizmente não acabou igual a um episódio de Dr House....
faço veterinária e tenho 2 curiosidades: 1- teve um caso desse príon espontâneo em uma vaca no Brasil, ela era velha e por isso pensaram ser desse tipo, e foi todo um auê pra provar que foi ao acaso e não por contágio (o comércio de carne para totalmente se for assim) 2- é por causa dos príons que tem escrito no pacote de ração do seu cachorro/gato "esse produto não deve ser usado na alimentação de ruminantes"
@@osunboynas rações de cães e gatos são utilizados nutrientes de origem animal mas ruminantes (principalmente vacas, ovelhas e cabras) não podem comer o que eh de origem animal, principalmente por causa do risco dos príons então a ração que eh dada pra cachorros não pode ser oferecida a vacas
@@osunboy antigamente era costume dar farinha de ossos e de sangue aos bovinos, o que deu origem ao "mal da vaca louca". Hoje em dia é uma prática proibida, mas a gente sabe que tem gente que faz mesmo assim. Agora pense bem, o ser humano é um lixo neh, pega um animal herbívoro, com quatro estômagos adaptados para comer planta, e faz ela comer carne. Canibalismo, essas farinhas são feitas com os restos de carcaça (gado). Ainda é permitido para aves, suínos, peixe e seus pets. Sou agrônoma, a amiga vet me corrija aí se falei besteira 😅
sim, eu morei la dps de 2010 e nao posso doar. tbm n sei qual é a pira, imagino que possa ter um período de incubação mt longo e que nao existam testes pra doença, pq realmente parece uma medida mt descabida
curiosidade: tem um canal no youtube de um homem que documentou a insônia fatal dele. é um conteúdo bem sensível e faz 7 anos que ele não posta nada (já podemos imaginar o que aconteceu..). caso alguém tenha curiosidade, o nome do canal é Ricard Siagian
Prions são as coisas que mais me dão medo, pq é totalmente aleatório. Ou é genética (que ngm controla) ou é espontâneo (que ngm controla), imagina só receber uma notícia que tu vai morrer, com 100% de certeza, sem nem ter feito nada
eu já li sobre prions em um livro chamado "A Molecule Away From Madness", em que uma médica fala sobre doenças causadas por uma única molécula, é muito interessante e bem facil de entender pro público geral, super recomendo
Finalmente a gabbie voltou com oa 2 melhores quadros. Surto coletivo e curiosidades aleatórios! Eu amo o pare de mimimi e o jornal da gabbie. Mais amo muito esses surtos e curiosidades dela. A Gabbie explica de uma forma tão boa e que dá para entender facilmente além de ser super carismáticas.
Gente, não acredito que você vai falar de biologia, minha area de formação. Por essa não esperava. Estudei sobre prions há tanto tempo atrás que parece outra vida. Só pra lembrar, até hoje existe debate se vírus são seres vivos ou não, já que eles possuem material genético mas não possuem uma célula.
@@abner77felipelembro dos vídeos dela com o Jean e o Luba. É divertido, mas o fato é que ela ficou realmente muito mais adulta com o conteúdo atual. Não sabia que ela já tinha falado sobre isso antes.
@@davidbio1 Sim, ela sempre teve uma vibe mais centrada, mas nos últimos anos aprimorou isso. E o vídeo em questão que eu mencionei se chama "A doença que somente os canibais têm", pesquisa que você vai adorar, é muito bom.
No filme O Livro De Eli, num mundo pós apocalíptico, uma maneira de detectar canibais era mandar estenderem as mãos, se estiverem tremendo são canibais.
Amo que a Gabbie faz apenas o que ela quer. Posta vídeo quando quer, na quantidade que ela estiver disposta a fazer, os quadros a gabbie faz quando ela bem entende. Meu sonho e crescer e ser ela !
Gabbie, logo no começo do vídeo vc falou sobre o fato dessas proteínas aí serem "não vivas", mas vírus também são questionados como uma forma de vida (por não cumprirem todos os requisitos pra serem uma). Adorei a aulona q vc deu, suas explicações são incríveis!! Faz mais vídeos assimmm são super interessantes!!!! 🎉
Pronto, agora eu vou ficar paranóico achando que tô com prion toda vez q eu acordar sem sono no meio da noite ou começar a tremer por qualquer motivo que seja.
Mas para que a preocupação se a partir dos sintomas você não terá mais o que fazer? A partir disso é só ir atrás de paliativos e gastar as economias, caso tenha.
Minha avó teve (ao que tudo indica) doença priônica, não sobreviveu. Estava bem e começou a ter alguns sintomas que pareciam ser de demência, porem isso não foi confirmado. Foram 30 dias desde a entrada dela no hospital até a morte. Nos primeiros 15 dias ela estava bem, conversando, interagindo, porem foi como se ela simplesmente fosse desligando, dormindo cada vez mais até que entrou em um coma natural. Nos exames os médicos identificaram esses furinhos na parte central do cérebro, informaram que tinha tudo para ser uma doença priônica. Quando ela faleceu os meus tios optaram por não investigar para não demorar o enterro. Para ter certeza teria que ir para estudos... É ainda bem triste para nós, em um mês ela estava ótima, no outro tinha partido. Saudades Vó.
Gabbie eu te imploro faz um quadro chamado "Surto Coletivo" e faz uma playlist só com esse tema. Faziam anos que eu não te assistia e voltei a assistir pq seu conteúdo É PERFEITO! To amando muito
tem um livro q se chama "Louco Aos Poucos" q fala de um menino q tem a doenca da vaca louca e comeca a viver muitas aventuras, o final do livro todos ja sabe infelizmente, mas é MUITO bom!! LEIAM!!
Sou mestra em genética e biologia molecular e essa foi uma aula impecável! Gabbie ahaza em tudo! Curiosidade: a dobra das proteínas está relacionada à própria interação entre os aminoácidos em sequência, inclusive por isso nosso cabelo é liso, ondulado ou cacheado, pela interação dos aminoácidos entre eles mesmos (afinal cabelo é queratina, ou seja, proteína). Menor que três!
@@inp7477 aminoácidos são as moléculas que formam uma proteína. O DNA codifica exatamente isso, e a ordem de cada um deles faz com que as interações físico-químicas entre eles ajudem no dobramento da proteína. Tipo, em vez dela ser uma cobrinha como o DNA, ela forma estruturas complexas igual à imagem que a Gabbie mostrou, que faz com que ela tenha funções específicas. (Isso é só um basicão pra explicar, pq é bem mais complexo haha)
imagine um trem e seus vagões, cada parte dessa composição seria um aminoácido que juntou. a proteína é o conjunto todo. e essa estrutura é 3 d pois os vagoes podem se atrair ou repelir, gerando os formatos finais.
Meu vizinho morreu de vaca louca. O coitado ficou completamente louco, delirou por muito tempo. Era triste ver a familia dele sofrendo, ouvindo ele gritar, delirando q precisava sair d casa. O homem virou um zumbie.
Meu esposo faleceu de doença prionica exporadica ,foi assim mesmo ,e ficamos de mão atadas ,não existe cura nem nada que amenize a não ser deixar em coma até descansar.
No filme The Book of Eli (O Livro de Eli) de 2010. Mostra pessoas com essa doença kuru por pessoas são que canabais e que tem sintoma tremedeira nas mãos. Foi muito interessante aprofundar esse assunto, parabéns Gabbie!
Juro que isso caiu no meu vestibular em algumas questões e eu só acertei porque a Gabi tinha falado disso há uns anos. Hoje eu to no quarto ano da faculdade de medicina lkkkkkk valeu Gabi
estudante de veterinária aqui 🙋🏻♀️ por causa da vaca louca, agora não se pode ter restos de nenhum tipo de animal (não só da própria espécie) em alimentos dados a ruminantes (vacas, ovelhas e cabras principalmente), mesmo que em rações de cães e gatos, além de aves, por exemplo, isso ainda aconteça
Eu estou deslumbrada com esse vídeo, a gabi é ótima explicando as coisas, eu já entendia o que era a doença da vaca louca, já tinha ouvido falar sobre essa tribo de canibais com esse tipo de doença que deixava as pessoas tremendo, mas eu nunca ia saber que existia uma conexão entre essas duas coisas e que era essa doença incrívelmente assustador.
Gabbie, você é incrível mulher!! Sou biomédica e cientista, e queria parabenizar você pela qualidade do conteúdo que você tá passando - e por ser simplificado para pessoas que não são da área 🤌🏻 que bela divulgadora científica que você é!
12:20 estudante de veterinária aqui. N sei se tá 100% certo. Basicamente, foi desenvolvido um modo de meio q fechar o ciclo de produção: vc cria o animal, ele é abatido e parte da carne vai ser comercializada como alimento pro humano. Mas tem muita coisa não conseguimos comer, sobra muito resíduo. Então esse resto é transformado em farinha (ex: farinha de carne e osso) e assim é usado pra várias coisas, a principal sendo a nutrição animal (cerca de 70% desses resíduos vão pra isso) N sei se a vaca louca veio depois do início desse uso mas atualmente é PROIBIDO o uso de farinhas de origem animal pra ruminantes (bovino, ovino ou caprino), justamente por conta dessa doença.
A primeira vez que eu ouvi falar de prions eu era criança. Eu tava fazendo uma coisa super saudável e apropriado pra idade, que era assistir Forensic Files no Discovery Channel. A maioria dos episódios era sobre crimes, mas tinha um ou outro episódio sobre mistérios médicos e um deles foi justamente sobre esse surto de doença da vaca louca na Inglaterra que você falou no vídeo. Pra quem entende inglês, tem esse episódio no RUclips, é só procurar pelo nome do programa e o nome do episódio, que é Foreign Body. É bem interessante, pra quem gosta desse tipo de assunto. Ainda pra quem se interessa por essas coisas e também entende inglês, meu podcast favorito tem um episódio ótimo sobre prions. O podcast se chama This Podcast Will Kill e é sobre doenças. É simplesmente perfeito e maravilhoso. Além do episódio sobre prions, recomendo muito pra começar os episódios sobre sarampo, raiva e cólera. As apresentadoras são da área de infectologia, mas também são muito boas comunicadoras. Elas falam sobre tudo da doença, desde o aspecto biológico do negócio, como a parte histórica (que é a minha favorita) e como é situação da doença atualmente. Recomendo demais!
Fiquei aterrorizada quando descobri isso um tempo atrás e o vídeo tá com a didática muito boa Gabbie❤️ sugestão: fala sobre a naegleria fowleri, a ameba comedora de cérebros
gabbie sou (muito quase) biólogo e fiquei muuito feliz vendo você falando tanto de biologia e se esforçando pra passar as informações certinhas ❤ é isso aí! mandou bem
Vídeo sensacional! Durante minha graduação em enfermagem, na matéria de epidemiologia fui sorteada a fazer um trabalho sobre a Doença de Creutzfeldt- Jakob, e foi extremamente difícil encontrar material que explicasse sobre as doenças prionicas de forma tão sucinta e de fácil entendimento .
Gabriel, eu sempre assisti seus vídeos de forma aleatória. Mas esse quadro, especificamente, me faz esperar ansiosa pelo próximo conteúdo. Só continue, por favor!
Teve um homem aqui no RUclips que possivelmente tinha essa insônia, ele relatava o quanto queria dormir mas não conseguia, muito triste essa trajetória dele até a morte😢
Quem aí lembra do castelo ratimbum? Mais especificamente daqueles eps onde os personagens tinham uma pergunta difícil, alguém respondia com "pq sim!" E depois outro personagem corrigia? Os prions seriam o caso q esse cara apareceria e falaria "é então... É pq sim mesmo..." 😂
Eu estudo odontologia e esse é um dos motivos que estamos deixando de usar enxertos ósseos de humanos ou animais. Existe o risco de transmitir príons, já que esse osso deriva de outros seres vivos. Temos enxertos excelentes totalmente sintéticos então não vejo o pq arriscar
Tirando o fato que eu estava almoçando enquanto assistia a este vídeo, e foi bastante nojento a parte da tribo Fore comendo seus mortos, ainda assim eu AMEI este vídeo, nunca tinha escutado sobre os príons. Valeu Gabbie, ganhou uma nova inscrita.
Gabbie, se não me engano, uma forma de "pegar" prion é por contaminação por material de cirurgia neurologica mal higienizado. Um paciente com prion faz uma cirurgia no cerebro/outras partes do sistema nervoso, o material não é higienizado a level de remover esses prions e o material é novamente utilizado em outro paciente, que desenvolve a mutação. Se houver algum biólogo/neurocirurgião nos comentários, favor confirmar essa informação.
@@inp7477 Somente em altíssimas temperaturas ,por esse motivo é recomendado cremar ,o que não foi possível devido a questão financeira. No caso da vaca louca no gado não adianta o calor do churrasquinho ,ou seja ainda não é possível a cura da doença .
Menina, bom dia. Gostei muito do seu vídeo. Sou professora e nunca tinha ouvido falar desta mutação. Isto sim e um vídeo que vale a pena, acrescenta. Parabens!!!!
Estou terminando a faculdade de medicina e recentemente atendi um paciente com creudzfeldt confirmada. Pude atende-lo em dois momentos no intervalo de 1 mes, e nunca vi uma deterioração tão rápida na vida
Gabi você podia tanto fazer as video aulas do meu curso de med vet, nunca prestei tanta atenção 🤣 Uma curiosidade: qualquer proteína de origem animal que os bovinos ingerirem eles podem contrair. Hoje em dia é proibido e um crime ofertar esses alimentos como cama de frango, farelo de sangue, etc. Além disso, existe um outro tipo de EBV que elas não precisam ingerir essas proteínas, elas simplesmente transformam as próprias 🤩
Primeira vez que eu soube sobre a Insônia Familiar Fatal foi num documentário quando eu era adolescente... E tinha imagens do paciente que tava sofrendo rapaz... Mexeu comigo, viu? Mas aí depois descobri que existem pouquíssimas famílias... O documentário é bem triste...
Por mais que seja raro, é bizarro saber que você pode ser a pessoa mais saudável do mundo, e do nada, por conta da sua própria célula, você pode ficar doente ao nivel de não ter nenhuma cura que te salve até o momento
12:30 esse processo de "moer" o gado e dar pro gado seria muito provável o que na pecuária se conhece como fazer "farinha de osso" e "farinha de sangue" que ajuda na reposição de nutrientes. É extremamente comum em todos os tipos de criações e inclusive tem no Brasil.
Eu tranquila assistindo o vídeo achando que seria apenas um caso específico e desbloqueou um novo medo e estou em um ciclo de paranoia absurdo 😢 Adorei a explicação, adoro seus vídeos ❤
Adoro seus vídeos. Quando eu era criança era normal comer cérebros de vaca. Escapei por sorte, porque comi muito. Neste vídeo tem um detalhe, você diz um gado, dois gados. Gado é um substantivo coletivo, é um conjunto de animais, geralmente chamados reses. Então uma res é um elemento do gado.
Quando eu vi sobre oq era o vídeo eu fiquei meio “uai essa mulher já falou disso”, mas agora eu lembrei que ela tinha falado especificamente da doença de kuro (não sei como escreve)
Tenho um adendo ao vídeo... Ps prions são ligeiramente mais estáveis que as proteínas "corretas" isso desencadeia a conversão de proteínas saudáveis em prions. E é por isso q é irreversível, pois a termodinâmica não permite
Eu amo q a Gabbie faz video sobre oq ela quer e quando quer, parece aquele seu amigo q do nada tem um hiperfoco num assunto e quer te falar tudo kkkkkk é mt bom
Aprendi o que é mitocôndria por causa dela inclusve KKKKKKKKKKK
E pior: são muito bons kkkkkkkkkkkkk
Pra mim esse é o tipo de canal perfeito, pode ser a coisa mais aleatória do mundo, se for interessante e bem explicado é bom de assistir
JURO
e esses vídeos são os melhores né ❤
Fui assistir enquanto cozinhava, minha mãe escutou da insônia nos sintomas e ficou doida kkkkkkkk fui explicar que era raro e ela lançou “As vezes eu posso ser a rara” kkkkkkkkkkk
to igual tua mãe
@@elsasuelen1756 eu sos
@@elsasuelen1756eu agoraa kkkkkk
Eu to igual à tua mãe
Nenhuma experiência é individual kkkk
Eu indo assistir super feliz um vídeo sobre um negócio tenebroso, porque conhecimento é tudo:
Sim!!
Pergunta pro professor d história pq ele nunca fala dela
E saindo com medo de ser a sortuda de ter uma doença raríssima 😅😂
Tmj 😊
Gabbie, sou vestibulanda de medicina , tô acostumada a assistir aulas e fiquei impressionada com sua didática, acho que é porque você sabe que muita gente não lembra do básico. Tem muito professor que não se liga em explicar que a proteína do nosso corpo vem do alimento, por exemplo.
Você explica muito bem! Amei o vídeo, sou bem obcecada por príons inclusive.
me identifiquei em tudo, tbm sou vestibulanda de medicina boa sorte amg
Menina sim!!!!! Ela, explicando basicamente síntese protéica. Bom demais!!! ❤ Inclusive essa matéria foi meu terror no primeiro semestre da faculdade 😅
Sou formada em biomedicina e, cara, ela explicou um negócio tão complicado de uma forma tão bem resumida, também fiquei bastante impressionada. Amo estudar príons e ela falou muito bem!
Desculpa o textão mas precisava agradecer e dizer o motivo.
Obrigada Gabbie , dez anos estudando sobre prions e você foi a primeira a passar todas as informações de forma correta e completa ,entre lágrimas de tristeza e ao mesmo tempo de finalização de um ciclo de buscas ,nem médicos neurologistas com quem conversei ,nem textos académicos foram tão direto ao ponto de maneira simplificada, agora me sinto segura em explicar para meus filhos e netos o que foi a doença que meu esposo teve .
Em 2013 meu esposo começou com sintomas muito estranhos ,não dormia ,cambaleava ,tinha alucinações ,mioclonias , a cada semana algo novo aparecia,em abril daquele ano já não conseguia andar ,eu tinha que dar banho nele ,ficou agressivo mesmo sem qualquer coordenação ,foi parando de falar e comer ,e eu indo de médico em médico para tentar descobrir o que estava acontecendo ,mesmo do jeito que estava não internarão , no dia 15 de maio ele começou a ter dificuldade para respirar chegando a ficar alguns minutos sem respirar ,chamei ambulância e finalmente internaram ,começaram mais dias terríveis ,15 dias num hospital sem qualquer preparo e eles fazendo testes com medicações sem saber ao certo o que ele tinha, até mesmo exame do liquor foi feito sem qualquer preparo ,sem eles terem a mínima idéia do que ele tinha .
No dia 1° de junho transferiram para o HC de Curitiba ,fizeram dezenas de exames e colocaram ele em coma induzido , 3 dias depois veio a suspeita da doença tão rara e temida Creutzfeldt-Jakob exporadica . Ele não voltou mais do coma e no dia 4 de agosto faleceu com 50 anos , apesar de todos os exames feitos o atestado de óbito foi como possível doença prionica e pneumonia pois não é feito no Brasil a autópsia (foi o que os médicos alegaram ,precisa ter equipe preparada e material cirúrgico especifico) .
Wow, sentimentos 😢😢
Meudeus, eu sinto muito pela sua perda e espero que sua família esteja bem!! Vim nos comentários em busca de uma história ou relato sobre pois achei o conteúdo muito interessante e de certa forma tive um medinho rs, não esperava essa bomba de sentimentos que infelizmente não acabou igual a um episódio de Dr House....
Lamento sua perda. Obrigada por compartilhar a história com a gente.
Boa explicação😅!!
Que história, sinto muito pela sua perda. Um abraço carinhoso em ti.
faço veterinária e tenho 2 curiosidades:
1- teve um caso desse príon espontâneo em uma vaca no Brasil, ela era velha e por isso pensaram ser desse tipo, e foi todo um auê pra provar que foi ao acaso e não por contágio (o comércio de carne para totalmente se for assim)
2- é por causa dos príons que tem escrito no pacote de ração do seu cachorro/gato "esse produto não deve ser usado na alimentação de ruminantes"
Não entendi a segunda. Qual é a relação das rações com o príon?
@@osunboynas rações de cães e gatos são utilizados nutrientes de origem animal
mas ruminantes (principalmente vacas, ovelhas e cabras) não podem comer o que eh de origem animal, principalmente por causa do risco dos príons
então a ração que eh dada pra cachorros não pode ser oferecida a vacas
@@osunboy antigamente era costume dar farinha de ossos e de sangue aos bovinos, o que deu origem ao "mal da vaca louca".
Hoje em dia é uma prática proibida, mas a gente sabe que tem gente que faz mesmo assim.
Agora pense bem, o ser humano é um lixo neh, pega um animal herbívoro, com quatro estômagos adaptados para comer planta, e faz ela comer carne. Canibalismo, essas farinhas são feitas com os restos de carcaça (gado).
Ainda é permitido para aves, suínos, peixe e seus pets.
Sou agrônoma, a amiga vet me corrija aí se falei besteira 😅
Também estudo Vet e ia escrever a mesma coisa kkkkk 😅🫶
@@jubis8115 é mais perigoso pros ruminantes doq pros próprios humanos?
Amo que a Gabbie vai de fofoca familiar no pare de mimimi até Assuntos super complexos, científicos e malucos ❤
Eu estou genuinamente feliz com.a qualidade da informação do vídeo. Tá tudo certinho e com as simplificações corretas. Divulgadora científica nata
Obrigado ciência todo dia
curiosidade: quem morou mais de 5 anos na europa depois de 1980 não pode ser doador de sangue no brasil pelo risco de trasmitir vaca louca
O que? Como assim? Tipo mesmo nos dias atuais?
sim, eu morei la dps de 2010 e nao posso doar. tbm n sei qual é a pira, imagino que possa ter um período de incubação mt longo e que nao existam testes pra doença, pq realmente parece uma medida mt descabida
e depois os europeus têm nojo de brasileiro, tenho orgulho de ser brasileira
mas vc sabe se é proibido para todas as pessoas? independente se ela consumia carne ou não? tipo se a pessoa for vegana
todo mundo. deve ter formas de contaminação cruzada, e tbm nao acho q tenha como vc comprovar que não come/comeu carne
curiosidade: tem um canal no youtube de um homem que documentou a insônia fatal dele. é um conteúdo bem sensível e faz 7 anos que ele não posta nada (já podemos imaginar o que aconteceu..). caso alguém tenha curiosidade, o nome do canal é Ricard Siagian
Prions são as coisas que mais me dão medo, pq é totalmente aleatório. Ou é genética (que ngm controla) ou é espontâneo (que ngm controla), imagina só receber uma notícia que tu vai morrer, com 100% de certeza, sem nem ter feito nada
É um pesadelo!! Acredite
sou estudante de biologia e fico muito feliz com a qualidade desse video!! obrigada Gabbie por trazer conteúdo responsável sobre ciências biológicas
eu já li sobre prions em um livro chamado "A Molecule Away From Madness", em que uma médica fala sobre doenças causadas por uma única molécula, é muito interessante e bem facil de entender pro público geral, super recomendo
Está em qual período?
Um novo medo foi desbloqueado em mim.
Coma comida cozida(mal passado nunca foi opção) ❤
@@jenarabastos4249 mas prions são proteínas, logo, resistentes à temperatura de cozimento
Socorro.
Finalmente a gabbie voltou com oa 2 melhores quadros. Surto coletivo e curiosidades aleatórios! Eu amo o pare de mimimi e o jornal da gabbie. Mais amo muito esses surtos e curiosidades dela. A Gabbie explica de uma forma tão boa e que dá para entender facilmente além de ser super carismáticas.
Gente, não acredito que você vai falar de biologia, minha area de formação. Por essa não esperava. Estudei sobre prions há tanto tempo atrás que parece outra vida. Só pra lembrar, até hoje existe debate se vírus são seres vivos ou não, já que eles possuem material genético mas não possuem uma célula.
Ela falou rapidamente sobre príons em um vídeo mais antigo dela, acho que de 2020, algo assim
@@abner77felipelembro dos vídeos dela com o Jean e o Luba. É divertido, mas o fato é que ela ficou realmente muito mais adulta com o conteúdo atual. Não sabia que ela já tinha falado sobre isso antes.
Na sua opinião como acadêmico, você considera os vírus vivos ou não?
@@davidbio1 Sim, ela sempre teve uma vibe mais centrada, mas nos últimos anos aprimorou isso. E o vídeo em questão que eu mencionei se chama "A doença que somente os canibais têm", pesquisa que você vai adorar, é muito bom.
@@osunboynão sou formada, mas eu considero que são vivos kkkkk se reproduz gnt!! Faz tanta bagunça, igual os prions!
No filme O Livro De Eli, num mundo pós apocalíptico, uma maneira de detectar canibais era mandar estenderem as mãos, se estiverem tremendo são canibais.
Amo que a Gabbie faz apenas o que ela quer. Posta vídeo quando quer, na quantidade que ela estiver disposta a fazer, os quadros a gabbie faz quando ela bem entende. Meu sonho e crescer e ser ela !
Chocado com a qualidade que essa menina consegue passar informações. É um dom!
Gabbie, logo no começo do vídeo vc falou sobre o fato dessas proteínas aí serem "não vivas", mas vírus também são questionados como uma forma de vida (por não cumprirem todos os requisitos pra serem uma). Adorei a aulona q vc deu, suas explicações são incríveis!! Faz mais vídeos assimmm são super interessantes!!!! 🎉
Pronto, agora eu vou ficar paranóico achando que tô com prion toda vez q eu acordar sem sono no meio da noite ou começar a tremer por qualquer motivo que seja.
é mais provável você morrer de acidente de trânsito do que prions
Mas para que a preocupação se a partir dos sintomas você não terá mais o que fazer? A partir disso é só ir atrás de paliativos e gastar as economias, caso tenha.
Minha avó teve (ao que tudo indica) doença priônica, não sobreviveu. Estava bem e começou a ter alguns sintomas que pareciam ser de demência, porem isso não foi confirmado. Foram 30 dias desde a entrada dela no hospital até a morte. Nos primeiros 15 dias ela estava bem, conversando, interagindo, porem foi como se ela simplesmente fosse desligando, dormindo cada vez mais até que entrou em um coma natural. Nos exames os médicos identificaram esses furinhos na parte central do cérebro, informaram que tinha tudo para ser uma doença priônica. Quando ela faleceu os meus tios optaram por não investigar para não demorar o enterro. Para ter certeza teria que ir para estudos... É ainda bem triste para nós, em um mês ela estava ótima, no outro tinha partido. Saudades Vó.
Gabbie eu te imploro faz um quadro chamado "Surto Coletivo" e faz uma playlist só com esse tema. Faziam anos que eu não te assistia e voltei a assistir pq seu conteúdo É PERFEITO! To amando muito
tem um livro q se chama "Louco Aos Poucos" q fala de um menino q tem a doenca da vaca louca e comeca a viver muitas aventuras, o final do livro todos ja sabe infelizmente, mas é MUITO bom!! LEIAM!!
Sou mestra em genética e biologia molecular e essa foi uma aula impecável! Gabbie ahaza em tudo! Curiosidade: a dobra das proteínas está relacionada à própria interação entre os aminoácidos em sequência, inclusive por isso nosso cabelo é liso, ondulado ou cacheado, pela interação dos aminoácidos entre eles mesmos (afinal cabelo é queratina, ou seja, proteína). Menor que três!
O que são aminoácidos em sequência?
@@inp7477 aminoácidos são as moléculas que formam uma proteína. O DNA codifica exatamente isso, e a ordem de cada um deles faz com que as interações físico-químicas entre eles ajudem no dobramento da proteína. Tipo, em vez dela ser uma cobrinha como o DNA, ela forma estruturas complexas igual à imagem que a Gabbie mostrou, que faz com que ela tenha funções específicas. (Isso é só um basicão pra explicar, pq é bem mais complexo haha)
imagine um trem e seus vagões, cada parte dessa composição seria um aminoácido que juntou. a proteína é o conjunto todo. e essa estrutura é 3 d pois os vagoes podem se atrair ou repelir, gerando os formatos finais.
@@MrGlaucos1 boa analogia!
Meu vizinho morreu de vaca louca. O coitado ficou completamente louco, delirou por muito tempo. Era triste ver a familia dele sofrendo, ouvindo ele gritar, delirando q precisava sair d casa.
O homem virou um zumbie.
Meu esposo faleceu de doença prionica exporadica ,foi assim mesmo ,e ficamos de mão atadas ,não existe cura nem nada que amenize a não ser deixar em coma até descansar.
No filme The Book of Eli (O Livro de Eli) de 2010. Mostra pessoas com essa doença kuru por pessoas são que canabais e que tem sintoma tremedeira nas mãos. Foi muito interessante aprofundar esse assunto, parabéns Gabbie!
Juro que isso caiu no meu vestibular em algumas questões e eu só acertei porque a Gabi tinha falado disso há uns anos. Hoje eu to no quarto ano da faculdade de medicina lkkkkkk valeu Gabi
estudante de veterinária aqui 🙋🏻♀️
por causa da vaca louca, agora não se pode ter restos de nenhum tipo de animal (não só da própria espécie) em alimentos dados a ruminantes (vacas, ovelhas e cabras principalmente), mesmo que em rações de cães e gatos, além de aves, por exemplo, isso ainda aconteça
Minha mãe dava resto de frango assado para as galinhas daqui KKKKK, tem problema? (Nunca comemos nenhuma galinha, apenas os ovos)
Gabbie, você explica de uma forma muito única. Seu canal deveria ter mais acessos.💗✨
Compartilhe❤
Eu estou deslumbrada com esse vídeo, a gabi é ótima explicando as coisas, eu já entendia o que era a doença da vaca louca, já tinha ouvido falar sobre essa tribo de canibais com esse tipo de doença que deixava as pessoas tremendo, mas eu nunca ia saber que existia uma conexão entre essas duas coisas e que era essa doença incrívelmente assustador.
Gabbie, você é incrível mulher!! Sou biomédica e cientista, e queria parabenizar você pela qualidade do conteúdo que você tá passando - e por ser simplificado para pessoas que não são da área 🤌🏻 que bela divulgadora científica que você é!
12:20 estudante de veterinária aqui. N sei se tá 100% certo.
Basicamente, foi desenvolvido um modo de meio q fechar o ciclo de produção: vc cria o animal, ele é abatido e parte da carne vai ser comercializada como alimento pro humano. Mas tem muita coisa não conseguimos comer, sobra muito resíduo. Então esse resto é transformado em farinha (ex: farinha de carne e osso) e assim é usado pra várias coisas, a principal sendo a nutrição animal (cerca de 70% desses resíduos vão pra isso)
N sei se a vaca louca veio depois do início desse uso mas atualmente é PROIBIDO o uso de farinhas de origem animal pra ruminantes (bovino, ovino ou caprino), justamente por conta dessa doença.
A primeira vez que eu ouvi falar de prions eu era criança. Eu tava fazendo uma coisa super saudável e apropriado pra idade, que era assistir Forensic Files no Discovery Channel. A maioria dos episódios era sobre crimes, mas tinha um ou outro episódio sobre mistérios médicos e um deles foi justamente sobre esse surto de doença da vaca louca na Inglaterra que você falou no vídeo. Pra quem entende inglês, tem esse episódio no RUclips, é só procurar pelo nome do programa e o nome do episódio, que é Foreign Body. É bem interessante, pra quem gosta desse tipo de assunto.
Ainda pra quem se interessa por essas coisas e também entende inglês, meu podcast favorito tem um episódio ótimo sobre prions. O podcast se chama This Podcast Will Kill e é sobre doenças. É simplesmente perfeito e maravilhoso. Além do episódio sobre prions, recomendo muito pra começar os episódios sobre sarampo, raiva e cólera. As apresentadoras são da área de infectologia, mas também são muito boas comunicadoras. Elas falam sobre tudo da doença, desde o aspecto biológico do negócio, como a parte histórica (que é a minha favorita) e como é situação da doença atualmente. Recomendo demais!
I'll practice my listening thank you Very much ❤
Fiquei aterrorizada quando descobri isso um tempo atrás e o vídeo tá com a didática muito boa Gabbie❤️ sugestão: fala sobre a naegleria fowleri, a ameba comedora de cérebros
Up! Seria interessante saber como ela age e mais sobre ela
gabbie sou (muito quase) biólogo e fiquei muuito feliz vendo você falando tanto de biologia e se esforçando pra passar as informações certinhas ❤ é isso aí! mandou bem
Vídeo sensacional! Durante minha graduação em enfermagem, na matéria de epidemiologia fui sorteada a fazer um trabalho sobre a Doença de Creutzfeldt- Jakob, e foi extremamente difícil encontrar material que explicasse sobre as doenças prionicas de forma tão sucinta e de fácil entendimento .
Gabriel, eu sempre assisti seus vídeos de forma aleatória. Mas esse quadro, especificamente, me faz esperar ansiosa pelo próximo conteúdo. Só continue, por favor!
Teve um homem aqui no RUclips que possivelmente tinha essa insônia, ele relatava o quanto queria dormir mas não conseguia, muito triste essa trajetória dele até a morte😢
Não existe uma razão, não existe um porquê, as coisas simplesmente são, somos apenas poeira de estrelas.
Quem aí lembra do castelo ratimbum? Mais especificamente daqueles eps onde os personagens tinham uma pergunta difícil, alguém respondia com "pq sim!" E depois outro personagem corrigia?
Os prions seriam o caso q esse cara apareceria e falaria "é então... É pq sim mesmo..." 😂
sou bióloga formada e posso afirmar que esse é um ótimo vídeo!!!! didática excelente
Eu estudo odontologia e esse é um dos motivos que estamos deixando de usar enxertos ósseos de humanos ou animais. Existe o risco de transmitir príons, já que esse osso deriva de outros seres vivos. Temos enxertos excelentes totalmente sintéticos então não vejo o pq arriscar
Tirando o fato que eu estava almoçando enquanto assistia a este vídeo, e foi bastante nojento a parte da tribo Fore comendo seus mortos, ainda assim eu AMEI este vídeo, nunca tinha escutado sobre os príons.
Valeu Gabbie, ganhou uma nova inscrita.
Gabbie, se não me engano, uma forma de "pegar" prion é por contaminação por material de cirurgia neurologica mal higienizado. Um paciente com prion faz uma cirurgia no cerebro/outras partes do sistema nervoso, o material não é higienizado a level de remover esses prions e o material é novamente utilizado em outro paciente, que desenvolve a mutação. Se houver algum biólogo/neurocirurgião nos comentários, favor confirmar essa informação.
Transplante de córnea
Uso de materiais neurocirúrgicos
Uso de hormônios de crescimento
Mas tem como "matar" os prions esterelizando?
@@inp7477 Somente em altíssimas temperaturas ,por esse motivo é recomendado cremar ,o que não foi possível devido a questão financeira.
No caso da vaca louca no gado não adianta o calor do churrasquinho ,ou seja ainda não é possível a cura da doença .
Vídeo ótimo, explicou muto bem, já tinha visto sobre príons, mas vale a pena aprender dnv,e ainda sair com informações a mais kaskaskas
Menina, bom dia. Gostei muito do seu vídeo. Sou professora e nunca tinha ouvido falar desta mutação. Isto sim e um vídeo que vale a pena, acrescenta. Parabens!!!!
Gabbie escrevi um artigo científico justamente sobre vaca louca!! Quando for ao ar eu posto o link aqui!!
Coloque aqui!!
Estou terminando a faculdade de medicina e recentemente atendi um paciente com creudzfeldt confirmada. Pude atende-lo em dois momentos no intervalo de 1 mes, e nunca vi uma deterioração tão rápida na vida
Gabi você podia tanto fazer as video aulas do meu curso de med vet, nunca prestei tanta atenção 🤣
Uma curiosidade: qualquer proteína de origem animal que os bovinos ingerirem eles podem contrair. Hoje em dia é proibido e um crime ofertar esses alimentos como cama de frango, farelo de sangue, etc.
Além disso, existe um outro tipo de EBV que elas não precisam ingerir essas proteínas, elas simplesmente transformam as próprias 🤩
Primeira vez que eu soube sobre a Insônia Familiar Fatal foi num documentário quando eu era adolescente... E tinha imagens do paciente que tava sofrendo rapaz... Mexeu comigo, viu?
Mas aí depois descobri que existem pouquíssimas famílias...
O documentário é bem triste...
gabbie 😭😭😭 eu tenho uma obsessão tremenda por príons e tudo que envolve eles . to feliz que voce fez um video sobre !!
Adoro esses vídeos, eu espero muito por essa notificação ❤❤❤❤
Daria pra fazer um baita filme ou serie de terror com os prions sendo o problema tipo um variante muito mais letal
Existe um filme que aborda sobre os príons: Somos o que somos (nome do filme), vale a pena assistir.
Por mais que seja raro, é bizarro saber que você pode ser a pessoa mais saudável do mundo, e do nada, por conta da sua própria célula, você pode ficar doente ao nivel de não ter nenhuma cura que te salve até o momento
Nada melhor que uma informação que vai me causar paranóia essa noite 😊😊😊😊
Eu nesse exato momento deitado morrendo de medo
Parabéns pela explanação, muito boa!;
Mas uma perguntinha: suas unhas são naturais?
Abraço
Estudei sobre isso no começo desse ano e agora a Gabbie me vem com uma revisão PERFEITA e super didática ❤
Muito obrigado Gabbie por desbloquear um novo medo, mas é interessante esse assunto que não sabia kkkkkkkkkkkk
Meu deus que vídeo incrivel!!! Eu to amando tanto esses conteudos que a gabbie anda fazendo, que mulher inteligente!
Graças a Deus sei dessas informações desde o ensino medio e sempre fiz o favor de compartilhar com os outros🙏🙏🙏
minhas notificações favorita são as dos seus vídeos❤️
amo estudar sobre prions traga mais esse assunto gabi!!
Eu AMO os videos com fatos aleatorios explicados neste canal! Como pessoa curiosa eu amo meia horinha descobrindo algo aleatório.
Obrigada Gabbie :)
Uau Gaby, aula de Biologia em dia. Nota 100.
Sensacional!! Um achado maravilhoso esse canal ❤
12:30 esse processo de "moer" o gado e dar pro gado seria muito provável o que na pecuária se conhece como fazer "farinha de osso" e "farinha de sangue" que ajuda na reposição de nutrientes. É extremamente comum em todos os tipos de criações e inclusive tem no Brasil.
Eu tranquila assistindo o vídeo achando que seria apenas um caso específico e desbloqueou um novo medo e estou em um ciclo de paranoia absurdo 😢 Adorei a explicação, adoro seus vídeos ❤
pois a gabbie sentiu...
vi o seu vídeo e no MESMO DIA meu professor falou sobre na aula de genética, achei tudo!
Diva, faz um vídeo sobre essas queimadas em excesso!
Caramba, que vídeo bom, Gabbie. Eu estou encantada. ❤
Novo medo desbloqueado com sucesso 🤣
Vídeo novo bem na hora que eu vou cozinhar , obrigado gabbie❤❤🎉🎉
Ameeei❤ não a proteína, mas o video kkkkk
Amo, já sou ansioso e a Gabbie me deixa mais bitolado ainda ksksksks
Vi um video no tiktok ontem sobre isso nao entendi nada e agr vem a diva e explica tudo perfeitamente ❤
nossa, eu tava MALUCO atras de informações sobre o assunto! mt bom saber que não sou dodói da cabeça sozinho com coisa aleatória
17:26 Gabbie, um detalhe é que essa mutação acontece apenas com homens e acima dos 60 anos, pois é exclusiva do cromossomo Y.
Vinte minutos de pura informação mastigadinha em forma de entretenimento pra gente galera. Quem dera fosse assim nas escolas...
A Gabbie simplesmente desbloqueou um novo medo na gente e foi dormir 🤡💀
todos os leitores de Raphael Montes: IH CARAIO
☠️🕊
Li os livros do Raphael e não entendi🤡 poderia explicar?😊
@@emanuellylouise1507 jantar secreto
Insonia Familiar Fatal é uma coisa assustadora.
eu amo esses vídeos que a gabbie faz de fatos "aleatórios".
07:58 Bom dia Gabbie ❤❤ bom dia gente
Conheci o termo através do seu canal, e já pesquisei compulsivamente sobre kk
Muito bom.seu vídeo. Vc explica muito bem. Obrigada
Adoro seus vídeos.
Quando eu era criança era normal comer cérebros de vaca. Escapei por sorte, porque comi muito.
Neste vídeo tem um detalhe, você diz um gado, dois gados. Gado é um substantivo coletivo, é um conjunto de animais, geralmente chamados reses. Então uma res é um elemento do gado.
Obrigada Gabriela, novo medo desbloqueado. ☺
O lado bom de ser bióloga que trabalha com plantas é que as vezes esqueço dessa parte assustadpra da Biologia!
Quando eu vi sobre oq era o vídeo eu fiquei meio “uai essa mulher já falou disso”, mas agora eu lembrei que ela tinha falado especificamente da doença de kuro (não sei como escreve)
Meu deus obrigada, eu achei que tinha ficado doida ou que tava vivendo o déjàvi pq tinha certeza que ela já tinha falado sobre isso hajaha
Isso foi a propaganda mais pro veganismo ja existente
Passei o vídeo todo só olhando para o microfone piscando kkkkk mds que agoniaaaaa ❤😂
Novo medo desbloqueado com sucesso: meus ribossomos darem tilte e eu desenvolver príon kskskskk
eu amo esse quadro mds
caramba, cheguei nesse canal de forma totalmente aleatória, amei sua didática
como bióloga amo quando você trás esse tipo de conteúdo pro !!!!
Eu amo o conceito de videos da gabi
Tenho um adendo ao vídeo... Ps prions são ligeiramente mais estáveis que as proteínas "corretas" isso desencadeia a conversão de proteínas saudáveis em prions. E é por isso q é irreversível, pois a termodinâmica não permite
MDS eu sou hipocondríaca não poderia ver isso
@@giovanasouza5598 fica tranquila... Não há remédio nem tratamento. Só a morte, pode ficar sossegada q não há nada q vc possa fazer
Nossa Gabi eu te amo, tava conversando com um amigo sobre isso semana passada
eu aaaaaaaamo essa vibe cientista da gabbie
Ela não é? Jurei que era alguma coisa assim, tipo divulgadora
E quando a gabie descobrir sobre o cancer de cachorro de milhões de anos atrás, que é transmissível...