Dança e Inclusão - Segunda Apresentação no Festival Parafolclórico Inclusivo - Dança do Carimbó.

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 8 ноя 2024
  • SEGUNDA APRESENTAÇÃO NO FESTIVAL PARAFOLCLÓRICO INCLUSIVO - GRUPO PARAFOLCLÓRICO NHEENGAÍBAS - DANÇA: CARIMBÓ
    Grupo Parafolclórico Nheengaíbas postando a segunda apresentação no I Festival Parafolclórico Inclusivo com o Tema: Danças Parafolclóricas com Surdos: Inclusão Cultural Regional.
    Sendo o grupo anfitrião do Festival, optamos por fazer nossas apresentações entre os coletivos convidados e a primeira dança que apresentamos não poderia ser outra, senão o nosso amado carimbó, que nesta coreografia adaptada para os Surdos, criada por Cristian Miranda e Duda Nunes, foi utilizada uma música versão da original: “Esse rio é minha rua” de Rui Barata e aqui interpretada pela cantora paraense Fafá de Belém.
    O Grupo Parafolclórico Nheengaíbas, que atua na cultura popular a mais de 30 anos, tem no carimbó, o carro chefe de suas apresentações. E, em nosso Festival Inclusivo, contamos com a participação de 6 (seis) pessoas Surdas em nossa coreografia, sendo elas: Edwilson da Silva, Darlem Carvalho, Patrícia Kelly, Dileto Borges, Wendel Silva e Eliane Saraiva com as quais nosso dançarinos participaram de duas oficinas no decorrer do Projeto para que pudessem ter maiores possibilidades de comunicação com estes Surdos.
    Foi mais uma experiência incrível. Os surdos foram extremamente dedicados, pontuais, responsáveis e muito interessados. São questionadores e procuram tirar todas as suas dúvidas, o que é excelente e mostra seu grande interesse em aprender coisas novas. E nesta experiência, contamos com o trabalho dos Professores Especialistas em LIBRAS e Inclusão: Ivanilson Santos e Marlise da Silva que contribuíram muito positivamente nessa troca e vivência.
    E assim, o carimbó foi apresentado pelo grupo Parafolclórico Nheengaíbas, com a inclusão de 6 (seis) pessoas Surdas no I Festival Parafolclórico Inclusivo com o Tema: Danças Parafolclóricas com Surdos: Inclusão Cultural Regional, o que nos deixou extremamente felizes e certos de que aliar a cultura à inclusão é um meio de garantir cidadania a todos os envolvidos.
    Este projeto é apoiado pela Secretaria de Estado de Cultura do Pará, Governo do Estado do Pará, com recursos provenientes da Lei Federal Cultural Aldir Blanc N.° 14.017, de 29 de Junho de 2020.
    #SecretariadeEstadodeCulturadoPará
    #GovernodoEstadodoPará
    #LeiAldirBlanc
    Gravação e Edição de video:
    Bianca Balieiro e Herllem Sabrina.

Комментарии •