Refletindo após o vídeo já postado, sobre hipóteses, vemos na história que impérios como o romano acabaram "colonizados" por territórios conquistados como o grego. Importaram de lá quase tudo, para a construção da civilização. Será que poderia isso ter acontecido numa eventual bem sucedida conquista espanhola da China? Afinal os jesuítas na China já se vestiam como chineses. Como isso impactaria no Brasil, que inclusive era território filipino na união ibérica? É um tema fantástico e apaixonante de se dissertar
Isso que você está falando, já me passou pela mente uns 35 anos atrás quando eu estava no ensino médio. Tive a ideia de, na feira de ciências do colégio, montar numa sala inteira uma espécie de labirinto. Cada ponto decisivo da história poderia levar a diferentes cenários e consequências. Como seria o mundo se as Américas não tivessem sido descobertas? Ou se o imperio romano ou mongol não tivessem caído? Ou se o avião não tivesse sido inventado? Poderíamos de repente ter computadores mas continuarmos nos locomovendo em cavalos? Ou talvez o transporte para outros planetas fosse algo corriqueiro, mas não tivéssemos rádio, tvs, tratamento de câncer. É interessante imaginar possibilidades se a sequência histórica tivesse mudado em qualquer ponto. Nada do que foi descoberto ou feito foi algo natural ou obrigatório. O carro poderia não ter sido inventado. Ou as embarcações que permitiram cruzar o Atlântico e o Pacífico poderiam não ter sido desenvolvidas. Se hoje cruzar o Pacífico num avião ou navio moderno não é algo simples, imagine fazer isso 500 anos atrás numa "canoa" grande de madeira e sem motores...
Agora eu entendi do porque existe uma cena de um filme em que Felipe II diz que o destino de Espanha não pode esperar tanto tempo e citou a China como uma de suas pretensões de conquista. Muito obrigado História Ibérica, por me fazer compreender essa cena.
Conte sobre a guerra mundial luso-batava quando os holandeses, britanicos e alemães tentavam tomar posses dos portugueses no mundo enquanto a União Ibérica vigorava.
@@historiaiberica entre entre 1593 e 1597 a união Ibérica lutou tentou colonizar o Camboja (um reino tributário da China Ming) e os Português já haviam por três vezes tentado lutar no Sul da china, todas essas tentativas falharam, fala sobre elas em outro vídeo, esse ficou esquisito, pareceu que a União Ibérica era imparável, mas na verdade o Homem mais poderoso do mundo era o imperador Chinês, a China era mais populosa e rica do que qualquer império no mundo, na época a China tinha um exército de mais de um milhão de soldados e uma parte considerável dele estava armada com armas de fogo, os Ibérico nunca tiveram chance alguma contra a China Ming.
@@livrariaabsinto100 Sim, o Imperador Chinês, um homem politicamente frágil e com um Império militarmente ruim. Se isso daí era o homem mais poderoso do mundo, eu digo, que lixo! Até poderia ser mais populosa, mas rica não tenho certeza. Ademais, quem dominava o Comércio mundial nessa época era Portugal. Sim, eles também estavam armados com armas de fogo no Século XIII e isso não os impediu de serem derrotados pelos mongóis. Ademais, esse Exército de 1 milhão de pessoas poderia ser dissipado se os espanhóis soubessem explorar as fragilidades políticas que assolavam a China de então.
@@livrariaabsinto100que besteira cara, união ibérica tava focada em outras frentes, China nunca teria chance contra uma grande frota ibérica, não atoa o comércio entre Japão e China foi controlado por Portugal
Eu hypei o vídeo. Espero que a medida que cresça, pois merece crescer muito mais, continue sendo valente para postar conteúdo de qualidade sem pagar pedágio para progressistas.
Según tengo entendido España aunque tuvo la intención de invadir China ya tenía muchos frentes abiertos en otras partes del mundo, hubiera sido una tarea imposible, entonces prefirió comerciar con China antes que intentar invadirla, China necesitaba plata y España especias y otras cosas, fue un negocio redondo mientras se pudo sacar plata de Hispanoamérica. Muy buen canal, felicidades! 🇪🇸🇵🇹
@@EmillyGoelzer Macau não foi conquistada, ela era arrendada mas a soberania era Chinesa e os portugueses tinham que pagar uma quantia pela estadia e uma quantia e a taxa normal pelas importações e tudo em prata.
@@livrariaabsinto100 *Bom até onde eu sei 🌏 os portugueses foram obrigados a devolver pra China 🇨🇳 em 1999 alias a população até um dia desses aí falava português em Macau 🇲🇴*
@@EmillyGoelzer Sim, em 1873 eles assinaram um acordo com o governo Qing para estabelecer por cem anos Macau como Protetorado, mas lá a população falante de portugueses nunca superou os 5%, hoje o governo estima cerca de 2%.
O catolicismo é provavel que pudesse vingar porque existiam muitaw comunidades antigas de cristãos nesturianos. Aliás, existia uma imensa de dezenas de milhares de praticantes a norte de pequim, pelo menos, até 1600. Mas a lingua dificilmente vingaria, era e é um povo imenso. Os indianos quase não sairam influenciados com o inglês, os chineses reagiriam da mesma forma com o espanhol...
Não existe isso, meu querido. Não confunda identarismo com marxismo. Tantos os wokers e os se dissem ser conservadores (coisas que eles não são) são neoliberais antidentidade nacional e nossa cultura.
@@shamelessshark0710 Sim, existe. Quando os marxistas russos (soviéticos) viram que não iam conseguir derrotar os Estados Unidos militarmente, propositalmente minaram a cultura para enfraquecer o povo e o país - marxismo cultural. Pesquise videos com o Yuri Besmenov e também o documento apresentado no congresso americano em 1963, 45 communist goals for America. Os items 25 e 26 são bem interesantes.
@@grandeestadocatolicodavini3712 , os wokers os neocon estão a serviço da elite globalista que quer destruir qualquer forma tradição e nacionalismo. Essa teoria esdrúxula foi criada pelo Olavo de Carvalho para criar essa brigar de esquerda e direita, o próprio Olavo estava a trabalhar aos interesses dessa elite.
Nah Conversão dos Incas e Astecas só ocorreu após sua conquista e Roma não foi conquistada pelos judeus(primeiros cristãos) só pq converteram, idem as expansões islâmicas onde primeiro conquistava e depois impunha taxação em quem não convertia A gente tem essa ideia de conversão antes de conquista aqui pq muitas vezes os nossos índios eram convencidos a se aliar aos portugueses após virarem católicos, mas o contrário também existia onde padres jesuítas se juntaram aos índios e se revoltaram contra os portugueses pelo seu tratamento aos nativos e escravagismo, mas a gente só vê o lado conquistador da história porque os portugueses ganharam
@@pedrolira5897 sim, mas para acabar com outro também. Um povo começa a abdicar primeiro de sua religião, depois altera ou deixa de praticar seus costumes/tradições e finalmente seu idioma. A Europa mesmo é um exemplo disso. Não só a Europa mas quase o mundo inteiro. De origem o mundo é pagão. América nos primórdios = Pagã Europa = Pagã Asia = Ainda é pagã, mas partes dela como no oriente médio, são infiéis como islâmicos adoram dizer, abandonaram suas origens. África = Pagã Oceania = Pagã. O mundo inteiro é de costumes/crenças originalmente Pagã.
Vale lembrar que, o nome Filipinas, vem do nome do Rei da Espanha, Filipe II. As Espanha, teve planos para conquistar o Nipongo. Vale lembrar que, quando a Espanha tentou conquistar à Terra dos Anglos, o plano fracassou por conta de uma tempestade.
É que na verdade os ibéricos escondem as derrotas, principalmente portugueses, mas houve sim tentativas de colonização, os Portugueses tentaram três vezes o Sul da China, perderam as três, no final alugaram Macau (pois é, Macau não era conquistada) , na União Ibérica tentaram conquistar o Camboja e sofreram uma de suas piores derrotas.
@@Belinda8881 Mas isso é lenda, na net tem o uma tese de mestrado de uma mulher chamada, Maria Clara Porto de Lima, ela é sobre Macau, mas também tem um livro chamado a Águia e o Dragão de Serge Gruzinski, ele é sobre os Ibéricos no século 15 e 16, acaba falando sobre como houve a conquista do México, mas todas as tentativas contra a China fracassaram.
@@livrariaabsinto100 Meu caro, os portugueses se estabeleceram na China da mesma maneira como se estabeleceram na Índia, através de feitorias Não é questão de esconder as derrotas, mas sim de redescobrir o passado. A História Ibérica nos é ensinada de uma maneira muito superficial e tendenciosa. Sim, Camboja, que deveria ser mais estável do que os Ming.
Isso já seria impossível, a china tinha uma população imensa de mais de 100 milhões de habitantes na época, enquanto o império espanhol tinha em torno de 30 a 50 milhões, sem contar que, ao contrario da conquista da América os espanhóis não teriam muita vantagem tecnológica, pois os chineses também tinham canhões, e o território imenso do imperio ming tornaria a conquista espanhola impossível.
Sim, no entanto, os espanhóis contavam que receberiam ajuda de chineses rebeldes, pois havia um enorme descontentamento com a Dinastia Ming. Os chineses terem armas de fogo, não é nada, pois eles tinham e perderam para os mongóis.
@@grandeestadocatolicodavini3712 de fato é possível que rebeldes chineses ajudariam os espanhóis, mas esses rebeldes provavelmente não se tornariam súbitos ou aceitariam um domínio espanhol, existia na sociedade a noção de que eram o estado mais importante do mundo, logo os rebeldes procurariam criar uma nova dinastia ao invés de buscarem vassalagem de um povo que consideravam "inferiror". Na conquista mongol, o império chinês estava dividido em dois, a dinastia Jin no norte e a dinastia Song no sul. O grande Cã encontrou uma China dividida e exausta pela guerra civil, os espanhóis encontrariam um estado unificado mesmo que ineficiente.
@@grandeestadocatolicodavini3712 de fato contariam com ajuda, mas creio que o mais provável é que os rebeldes chineses tentaria formar uma nova dinastia do que submeter-se ou tornarem-se vassalos do império espanhol, a China da época acreditava ser "o centro do mundo" e portanto recusariam a dominação estrangeira. Na conquista Mongol a China estava enfraquecida e dividida entre duas dinastias, a Jin no norte e a Song no sul, a invasão mongol aconteceu numa época em que a China estava cansada e dividida enquanto que os espanhóis enfrentariam um estado unificado e pacífico (mesmo que fosse ineficiente seria um grande desafio).
@@grandeestadocatolicodavini3712 de fato é possível que ocorre-se apoio de rebeldes, mas é imensa a chance de essa rebelião resultasse em uma nova dinastia imperial ao invés de uma colonização espanhola, ou mesmo vassalagem por parte da Espanha, a China ao longo se sua história sempre se considerou o "centro do mundo" portando é dificil pensar que voluntariamente aceitariam dominio estrageiro.
@@grandeestadocatolicodavini3712 sobre os mongois, na época da conquista Mongol o estado chinês estava dividido e em guerra civil entre a dinastia Jin ao norte e a dinastia Song ao sul, quando eles invadiram os exercitos estava exaustos de 20 anos de guerra e o estado estava fragmentado, os espanhois encontrariam um estado unificado e um exército sem tanto desgaste. Além de que, os mongóis invadiram pelo norte, onde é mais fácil chegar a capital (a muralha já havia sido derrubada a muito tempo no passado) enquanto os espanhois iriam invadir pelo sul, além de ser mais complicado teriam um longo trajeto até a capital, que dificultaria muito uma conquista.
Ótimo video! A união Ibérica foi o inicio do fim do império Português. Além de sofrer ataques dos inimigos Espanhóis, Portugal perdeu dos melhores galeões nesse período.
A Espanha já tinha que proteger suas colônias e já teve que libertar a nossa Capital, Salvador, dos invasores holandeses. Portugal foi quase que totalmente derrotado por seus inimigos holandeses.
@@ffreire5545 O quase não entra numa equação. E quase totalmente, ainda menos sentido faz. O que é isso "quase totalmente"? No Brasil, os derrotados foram os neerlandeses, tal como foram também os franceses. Os vencedores foram os portugueses!
@@VictorPMarcos Perfeitamente meu Sr! Não me referi a territórios realmente colonizados por Portugal, mas sim aos seus numerosos entrepostos comerciais da África e principalmente da Ásia.
Um vídeo sobre a formação, treinamento, e detalhes sobre a composição dos Tercios espanhóis seria muito bem vindo. Os mais famosos ícones do "pike and shot". Foi a mais formidável formação de infantaria na Europa entre o início do Seculo XVI até o surgimento das táticas lineares por Gustavus Adolphus no Século XVII e sua posterior evolução no Século XVIII.
´Muito interessante este vídeo. Desconhecia. Embora seja dito que os portugueses também seriam protagonistas nesse plano, nomeadamente colaborando na invasão China através de Macau, não me parece que seria fácil obter a participação portuguesa nessa aventura.
Os portugueses já estavam lá. Os espanhóis chegaram pela união com Portugal. Tanto que só Portugal tinha territórios na China ( Macau, que devolveu em 2000 por acordo com a China). Bem como na Índia. Na África por acordo com Portugal deu a Guiné equatorial a Espanha e os portugueses receberam a ilha de Curaçao.
Sube más por favor qué hubiera pasado si Felipe II de España y I de Portugal conquista China, Korea ( Joseon) y Japón y incluso también llega a Rusia por favor
Sobre a parte que fala que o Catolicismo estava avançando, nao só Nagasaki era um polo para os cristaos mas no Japão alguns Daimyo ja tinham se convertido ao catolicismo (ta certo que as vezes muito por interesse no comercio com portugueses). Mudou no final do periodo Sengoku (guerra civil) quando o pais promoveu o isolacionismo e reprimiu o cristianismo.
Além disso o império inca estava em guerra civil e muitos indígenas de tribos conquistadas também apoiaram os espanhóis. Sim, a História é muito complexa. Por isso, é errado julgar ela.
La evangelización, las minas y el comercio. En 1550 Carlos V organizó un debate sobre sobre la conquista. "La junta/controversia de Valladolid" se llama. Es muy interesante.
E hoje a China é o maior parceiro comercial da Espanha fora da UE. Tem investido na AL acredito para não entregar as "colônias" de mão beijada para os chinos. Colonização tem seus prós e contras, entre 1772 e 1882 se formaram em torno de 150 mil alunos em universidades locais na América Espanhola. Nesse mesmo período 1242 alunos da colônia Brasil se formaram em Coimbra, só foi ter universidade aqui depois de 1808.
A vastidão do império espanhol também influencia. O Brasil em 1808 já era um gigante, sim, mas um gigante tipo bola de queijo, coeso, concentrado. Mas a América espanhola ia dos Estados Unidos até à Patagônia. E tinha duas frentes marítimas, uma para o Atlântico e outra para o Pacífico. Mas, pense assim... Ao menos, todos os estudantes do império português tinham a mesma educação, pois todos eram formados no mesmo local! Tudo depende da perspetiva 😅🤔😅
@@grandeestadocatolicodavini3712 Meu Deus esse maluco continua apregoando essas mentiras. O que havia no Brasil eram ofícios especializados em ensinar profissões específicas para profissionais liberais e apenas um punhado de pessoas selecionadas podiam estudar nestes ofícios para depois atuar em segmentos econômicos bastante restritos pela Coroa. Elas estavam longe de serem consideradas "universidades", pois não haviam uma série de cursos que ensinava diversas profissões e estudos, e nem tinham o caráter de pesquisa científica. Talvez você no alto de teus 83 de QI consiga entender a analogia que vou usar agora: Nós temos escolas de ensino profissionalizante como SENAC e temos universidades com uma amplo oferecimento em bacharelados e mestrados, como a USP. Pense nessas instituições de ensino como o SENAC. Deu pra entender ou quer que eu desenhe?
@@grandeestadocatolicodavini3712 Meu Deus esse maluco continua apregoando essas mentiras. O que havia no Brasil eram ofícios especializados em ensinar profissões específicas para profissionais liberais e apenas um punhado de pessoas selecionadas podiam estudar nestes ofícios para depois atuar em segmentos econômicos bastante restritos pela Coroa. Elas estavam longe de serem consideradas "universidades", pois não haviam uma série de cursos que ensinava diversas profissões e estudos, e nem tinham o caráter de pesquisa científica. Talvez você no alto de teus 83 de QI consiga entender a analogia que vou usar agora: Nós temos escolas de ensino profissionalizante como SENAC e temos universidades com uma amplo oferecimento em bacharelados e mestrados, como a USP. Pense nessas instituições de ensino como sendo o SENAC.
Mas é mais fácil dizer Filipe II porque em todo o Mundo ele é conhecido assim. Mesmo em Portugal todo mundo diz Afonso Henriques. Se você pergunta por Afonso I muitos vão estranhar.
Madrid acionava os mexicanos que navegavam até as Filipinas. Os mercadores filipinos, por solicitação dos dos navegadores mexicanos, se lançavam ao mar e trocavam a prata hispano-americana por porcelana e seda nos portos do Império da China. Essa foi uma importante rota comercial!
A China seria diferente, claro. Creio que o catolicismo e até mesmo o cristianismo como um todo teria muito mais influência e a miscigenação teria gerado povos mestiços. Creio que q cultura seria mosturada também em muitos locais. Dai pra frente é difícil prever. Muita coisa teria mudado.
na verdade a China Ming tinha um milhão de soldados, boa parte armadas com armas de fogo, ela nem de longe era fraca, só na invasão Japonesa da Coreia (guerra Imjin), o Japão enviou mais de 300 mil soldados a Coréia tinham mais de 107 mil e a China 140 mil, todos os três lados eram extremamente bem armados, mas a China era muito mais sofisticada que a Coreia e Japão, tanto que na Primeira batalha, 2 mil soldados chinesas derrotaram 13 mil soldados japoneses. Só lembrando que o Japão sozinho tinha mais armas de fogo do que a Europa toda, só na Guerra Imjin o Japão sozinho tinha 75 mil arcabuzes, Imagine a China, que tinha manuais falando que 50% de uma infantaria poderiam ser armadas com armas de fogo, ou seja, ela dizia que poderia armar meio milhão de soldados com Arcabuz, e um canhão a cada 12 soldados.
@@livrariaabsinto100 Ter armas de fogo não significa muita coisa, pois eles perderam para os mongóis, mesmo tendo essa vantagem tecnológica. E qual foi a Primeira Batalha, por gentileza?! Sim e só lembrando que quem trouxe as armas de fogo ao Japão foram os portugueses. O fato dela ter manuais dizendo isso não prova nada, pois uma coisa é você ter manuais, outra coisa é você ter capacidade, será que a China tinha isso?!
@@grandeestadocatolicodavini3712 bro o imperio mongol invadiu a china muito antes das grandes navegações depois foram derrotados e expulsos instaurado assim a dinastia ming já vi que você gosta de subestimar a china e outros impérios e exaltar esses latinos l1xos
Os espanhóis estiveram nas filipinas hoje nem lingua nem qualquer vestígios de espanha se encontram nas filipinas, na China Macau a lingua oficial é português a presença de Portugal está em todos os lados.
El intercambio de las Filipinas cuyo nombre deriva de Felipe II , fueron intercambiadas por las Molucas al reino de Portugal en la doble monarquia , precisamente para controlar la entrada al mar de China , entonces había geoestrategia lo que no había era ya capacidad el imperio estaba agotado .
Se tivesse se concretizado teríamos uma China talvez menor em território ela teria o espanhol como língua comercial e os dialetos locais como segunda língua talvez o Japão não teria invadido a China na 2° guerra por ser a China um protetorado espanhol que nessa época tinha um governo fascista que tinha simpatia pela Alemanha de Hitler que era uma espécie de aliada do Japão. Enfim várias coisas teriam sido diferentes no Oriente talvez a China hoje seria vários países independentes como ocorreu nas colônias espanholas das Américas.
Dificilmente a China adotaria o espanhol como língua oficial, é um povo de cultura milenar muito mais antigo que os ibéricos. Sem falar que pra conquistar todo aquele território a Espanha levaria décadas e entraria possivelmente em declínio.
Conquistar a China com intuito civilizatório, Filipe deveria estar chapadão de cannabis, os espanhóis não conseguiram nem ganhar uma guerra contra o Camboja que era um estado tributário dos Mings kkkkk
@@grandeestadocatolicodavini3712 e perderam mesmo assim, se não ganham disso vai ganhar da China como? Você mesmo se refuta. Sem falar que a maioria do povo do Camboja se juntou ao Sião quando os espanhóis tentaram intervir, camaçada de pau em católico abusado.
@@luanmoreira1424 nem era o principal e melhor exército da Espanha cara,sem falar que algumas tempestades atrapalharam, outra coisa é que 150 espanhóis repeliram 2000 chineses,mas faltou coordenação, assim como a Inglaterra inicialmente perdeu na índia,ele voltaram e depois conseguiram conquistar
@@Pynmhelpcelebro Cara aceita, os espanhóis não teriam chances de conquistar a China, até porque teriam que sacrificar toda a nata do seu exército e talvez os recursos das suas colônias ocidentais para isso. A Espanha era poderosa, mas os impérios grandes são mais fáceis de cair.
@@grandeestadocatolicodavini3712 E o povo do Camboja preferiu lutar ao lado dos siameses contra os espanhóis, essa empreitada de tentar conquistar a China seria o suicídio do império espanhol.
Portugal, Espanha e Inglaterra foram os grandes conquistadores de terras além mar. Dos 3 qual hoje ainda é protagonista no cenário mundial?. Quais ex colonias são protagonista mundiais? Fico a imaginar um grande "Se" ( e vão dizer : ah mais não existe os ses na História😅😅😅). Porque Japão,China não foram colonizados por estas 3 potências?. Porque fomos colonizados e porque houve o flagelo da escravidão na África???. Na minha humilde e rasa, rasa e sem embasamento opinião, acredito que um povo não é apenas o seu território, sua cultura, suas crenças. Um povo é a união entre todos em um único objetivo. E está união é o que fez das ex colonias espanholas se separarem e fez o Brasil ser o que é ( gigante por própria natureza 😢😮) .
Acho que seria quase impossível, uma vez que conquistar a América Latina era uma coisa outra coisa séria um exército imenso , nem a Inglaterra teria tanta força, o tamanho da China somente uma coalizão com as maiores potências da época
Falar sobre hipóteses não é fácil. Sinceramente será que foi avaliado corretamente que seria possível subjulgar o território da China? Será que a dinastia Ming não seria capaz de unir "todos senhores feudais chineses"? Acredito que um historiador dedicado a história chinesa possa ajudar sobre esta hipotese, mas eu creio que não seria nada fácil para os espanhóis.
Praticamente impossível os espanhóis conquistarem toda a dinastia Ming, até pq não era apenas o território chinês, tinha os estados tributários. Inclusive, o Camboja era um deles e deu uma camada da de pau nos espanhóis.
@@luanmoreira1424Acho q no máximo os espanhóis teriam uma chance de conquistar algo no Arquipélago Malaio, pq da Indochina pra cima seria impossível kkkkkkkkj
@@luanmoreira1424 Mentira, o que aconteceu ali foi que o Camboja foi conquistado pelos Siameses e os espanhóis estavam ali para ajudarem os cambojanos.
@@grandeestadocatolicodavini3712 seria sim impossível a Espanha conquista toda a China, você tá historicamente enviesado pq a Espanha é uma nação católica e vc é católico kkkkkkk sobre o Camboja, o povo não se juntou ao espanhóis para lutarem contra Sião, pelo contrário ajudaram os siameses a derrotar os espanhóis, não tem nada de “império espanhol bonzinho queria ajudar os locais a se livrarem da invasão”, o intuito era subjugar, impor-se culturalmente/religiosamente e explorar econômica aquele povo. Só a norma do colonialismo, nada de anormal.
Se a China fosse dominada pela Espanha! Sem dúvida, o espanhol seria a língua mundial ! Olha o tamanho e a quantidade de habitantes da china e some isso a América Latina e filipinas !
Não necessariamente, se a história dos Estados Unidos continuasse canônica nessa realidade, o inglês continuaria sendo a língua mundial, o espanhol só seria a mais falada
Tá de sacanagem né? Cristianismo está em decadência isso sim, apenas na África Subsaariana e América Latina. Sejamos sinceros, Islâmicos estão Franca acessão
Você fumou o quê para falar tamanha besteira? Só nos seus sonhos porque os Cristãos nunca vão dominar a China para virar um País de Terceiro Mundo como a maioria dos Países Hispânicos com Cartéis de Drogas e Corrupção
Impossível não era, mas seria um empreendimento custoso demais e os chineses estavam na média em pé de igualmente tecnológica com a Europa. Em alguns campos eram superiores, em outros inferiores
@@grandeestadocatolicodavini3712em tempo de guerra um povo se une, independentemente do governo instável. Durante a segunda guerra mundial comunistas e nacionalistas se uniram para combater um inimigo em comum, imagine o que faria nessa época.
Espanha nunca teria sido capaz de colonizar a China. O único território que ocuparam no Índico foi as Filipinas, e porque um português os levou até lá. No fim, nem a língua lá deixaram.
@@marcioaraujo431os territórios portugueses pelo mundo eram muitos, o Brasil era só um deles. Com o domínio filipino, vários territórios ultramarinos e entrepostos comerciais portugueses no oriente foram alvos de ataque e passaram para as mãos de holandeses e ingleses.
@@luanmoreira1424? Muito bem! Para além de pôr em "stand by" a mais antiga aliança diplomática do mundo, a Aliança Luso-Inglesa (Tratado de Windsor). Enfim....
Perdão pelo comentário longo. Peço que leiam até o final, para entender o meu ponto de vista: Com todo o respeito, mas creio que isso seria um desastre para a China, caso viesse realmente a ocorrer. Não, meus caros, isso não se trata, primordialmente, de religião, mas sim de ganância e o desejo de conquistar novas terras. Não haveria “humanismo” ou “amor” nisso. Por quê? Porque não podermos achar que seria algo “romântico”, que os chineses aceitariam se submeter a povos os quais eles consideravam “bárbaros”. Eram/são duas culturas extremamente exógenas uma para outra. Provavelmente, haveria discórdias e os espanhóis estabeleceriam sua vontade nessas terras, destruindo grande parte do milenar patrimônio cultural da China. E digo isso justamente levando em conta os astecas e incas, que foram tomados como exemplos nessa hipotética conquista da China. E, levando em conta que o projeto de conquista seria levado aos demais países da Ásia, o mesmo poderia ocorrer com eles. Incluso, hipoteticamente, Japão e Coréia. Sim, o Japão, o mesmo que apoiou esse projeto, a princípio. Ou vocês acham que, a partir do momento em que as relações do Japão com os países ibéricos “azedassem”, a Espanha, já tendo dominado um “tubarão grande” como a China, não teria invadido o arquipélago? Curiosamente, foi esse mesmo temor de uma possível invasão de Espanha e Portugal, que fez com que o xogunato os expulsasse de lá, temor esse deflagrado no incidente do navio San Felipe, em 1596 (onde o capitão, um espanhol, teria dito que o trabalho missionário era um prelúdio à conquista). Isso acabou se convertendo no infeliz e cruel episódio dos 26 mártires do Japão. Além disso, gostaria de apontar a hipocrisia de algumas (ALGUMAS, não todas) pessoas ao criticarem o imperialismo exacerbado britânico, francês, holandês, árabe, otomano, persa, mongol ou de quem quer que fosse, visto que os ibéricos, principalmente os espanhóis do século 16, eram tais quais eles. E, antes de qualquer coisa, não sou favorável às atitudes imperiais desses povos citados, além dos ibéricos também. Não havia heróis ou vilões nessa história. A questão é que, seja “A” ou “B”, não existiam conquistadores “bonzinhos”. Todos, embora com diferentes métodos, estavam em terras estrangeiras atendendo aos interesses de SUAS terras natais. __________________________________________ Agora, sobre o plano de invasão em si: bem, o que dizer sobre isso? Li sobre esse plano há alguns anos atrás, e fiquei estupefato pela Espanha tencionar conquistar a China. Hoje, olhando de um ponto de vista histórico, não dá para dizer se foi megalomania, audácia, “coragem”, “estupidez” ou uma mistura de tudo. Porém, acredito que as chances disso dar certo seriam muito poucas. Não inexistentes, claro, mas baixas. Primeiramente, não podemos comparar a China com as civilizações do novo mundo, como astecas ou incas. Como os chineses seriam ruins de guerra? Eles simplesmente descobriram a pólvora, tinham armas de bronze e aço, tinham uma cavalaria poderosa, um exército numeroso, além de terem lutado contra alguns dos impérios mais poderosos da Terra, como os mongóis, os abássidas, os timúridas, etc. Eles não temeriam uma guerra contra os espanhóis e os portugueses. E devo dizer que os chineses já enfrentaram os próprios portugueses em duas ocasiões diferentes, e venceram. Foram elas a Batalha de Tamão, em 1521, e a Batalha da Ilha da Veniaga, em 1522. Além disso, não é como se os chineses não estivessem a par da movimentação dos europeus naquela região. As próprias batalhas contra os portugueses se deram pelo fato, inicialmente, da conquista portuguesa de Malaca, em 1511, cujo sultanato em tributário da China. E foi essa ação que levou a desconfiança e o desprezo inicial da China em relação aos mesmos portugueses, cujo estabelecimento em Macau só foi permitido pelas autoridades chineses muito tempo depois, através do pagamento de tributo às autoridades chinesas bem como pelo fato destes ajudarem a China à combater a pirataria na costa do país. E por falar em piratas, mesmo a Espanha teve dificuldades em enfrentá-los. Vide a invasão do pirata Limahong à Manila, em 1574, que quase destruiu as Filipinas espanholas. E mais: a Espanha nunca conseguiu sequer conquistar o Sultanato de Mindanao, ao sul das ilhas Filipinas, ou conquistar o Camboja, no fim do século 16 (1593-1597). Conquistar a China era um projeto, de um ponto de vista realista, extremamente megalomaníaco e surreal. Sem contar que, mesmo nas Filipinas, a Espanha teve dificuldades com os próprios chineses que lá habitavam, nas duas rebeliões Sangley, em 1603 e 1639. Mesmo que fosse uma invasão com trinta mil homens. Vejam: o Japão, durante a Guerra Imjin (1592-1598), em suas duas invasões, tentou conquistar a China através da península coreana, com mais de TREZENTOS MIL SOLDADOS. E não conseguiram sequer conquistar a Coréia, em si. Sem contar que, mesmo que eles conseguissem chegar à Pequim e capturar o imperador, manter o domínio no país seria outra história. À exemplo do Camboja, eles até conseguiram manter um governante aliado/vassalo por algum tempo, o rei Satha I, mas este acabou sendo derrubado pelos cambojanos e os ibéricos foram expulsos dali em 1597. Agora imaginem isso, mas, provavelmente, pelo menos umas dez vezes mais intenso: China. Guerrilhas provavelmente fariam estragos nas espanholas, bem como o constante conflito com os poderosos senhores de guerra chineses. Também cito o fato de a Espanha tentar colonizar Taiwan, no século 17, e ser expulsa de lá pelos holandeses. E os mesmos serem expulsos por dissidentes Ming (já que a dinastia que foi derrubada pelos Qing, em 1644), liderados por Koxinga, em 1661. E Koxinga ameaçou invadir as Filipinas, o que fez com que o governador local reunisse tropas para defender Manila, tendo desistido de uma invasão à Mindanao bem como abrir mão, para sempre, das ilhas Molucas.
Enfim, não digo que é impossível, mas era algo muito difícil e pouco provável de acontecer. Não só as chances de isso ter dado errado eram muitas, mas também o que viria depois era quase certo: a China faria de tudo para expulsar a Espanha das Filipinas. E, na rabeira, expulsaria os portugueses de Macau. Além disso, certamente acabaria perseguindo os cristãos da região, ainda mais se descobrissem que havia religiosos envolvidos com tal plano. Mesmo o próprio Felipe II acabou não dando mais apoio ao plano, vide que ele parecia inviável, e ainda acabaria por prejudicar o lucrativo comércio que a Espanha (e Portugal) tinha com a China. De um ponto de vista lógico, foi até bom não ter acontecido. Como eu disse outrora, não é que os ibéricos sejam melhores ou piores que outros colonizadores. Mas países da Ásia como China, Coréia, Japão, Tailândia e outros possuem culturas riquíssimas, e que provavelmente seriam extremamente prejudicadas casos seus respectivos países caíssem na mão de colonizadores, FOSSE QUALQUER UM DELES (não me refiro só à Espanha). Bem, essa é minha opinião. Perdão se eu acabei escrevendo algo errado, mas talvez eu não tenha conseguido me expressar nesse texto da maneira como eu queria, como em minha mente. E eu não escrevi exatamente tudo o que eu queria nesse comentário (até porque é um assunto bem extenso). Respeito quem pensa diferente e estou aberto à discussões. E mais uma vez, peço desculpas pelo longo comentário. Até mais.
Sim, havia sim, pois os Ming dificultavam a evangelização da China e uma solução encontrada seria o domínio espanhol, onde a evangelização seria bem mais fácil. Não, pois os chineses, ao contrário dos Astecas não praticavam Sacrifícios humanos na altura e muito das culturas Inca e Asteca ainda estão aí. Sim, mas é claro, ainda mais depois que este se fechou ao comércio e passou a perseguir cristãos. Não eram não, pois esses Impérios, não tinham por objetivo levar a Civilização e a Fé aos 4 cantos do Mundo. Havia sim, em toda a história existem heróis e vilões. Você confunde Império com Imperialismo, sendo que existe uma diferença.
Poderia ar certo sim, pois a Dinastia Ming enfrentava vários problemas políticos e os espanhóis poderiam usar isso ao seu favor tal como fizeram com os Astecas. Sim, lutaram contra os mongóis e perderam, mesmo tendo armas de fogo. Com relação aos outros Impérios, a mesma coisa. Sim, e os ibéricos também não temeriam um confronto contra os chineses. Duas ocasiões muito próximas. Ademais, nessa última, apesar da vitória tática, os portugueses conseguiram sair do bloqueio imposto. O assentamento em Macau se deu por razões comerciais, tal como se deu na Índia. A Espanha já sofria com a pirataria aqui no Ocidente, haja vista os ingleses e os holandeses. O Sultanato de Mindanao teve que fazer negociações e ceder uma ilha para não ser conquistado. A Espanha infelizmente não conseguiu evitar que os cambojanos caíssem nas mãos dos Siameses. Claro que não, pois a Coreia se recusou a ceder o acesso militar aos japoneses e antes que estes pudessem chegar na China, os Ming vieram em auxílio dos coreanos. Não, se fosse bem planejado e bem preparado. A China não estava nos seus piores dias.
Para falar a verdade, o Rei Satha I foi deposto pelos siameses e quem expulsou os espanhóis de lá foram os siameses. Eles iriam conseguir, pois pretendiam fazer na China, o mesmo que fizeram na América, se miscigenar com eles. Muitos senhores da guerra provavelmente passariam para o lado espanhol e as guerrilhas seriam muito mais um problema para os Ming do que para os espanhóis. Não faria não, até porque a Espanha já estava estabelecida lá, e outra, uma viagem até as Filipinas seria muito custoso para a China nesse cenário. Ademais, Felipe II só não o fez, porque ele já tinha inimigos demais na sua vizinhança. Sim, eles foram os melhores colonizadores. A Coreia caiu nas mãos de uma potência colonizadora, que foi o Japão e aquilo foi um desastre. Acredito eu que a cultura coreana seria melhor respeitada pelos ibéricos, cuja a única coisa que tentariam mudar lá seria a religião.
Que o plano existiu é fato, portanto palmas para o canal!! MAS qdo se faz Historia Contrafactual ha que se escavucar bem a CAUSA do desvio da linha temporal antes de especular as CONSEQUENCIAS. Sem uma boa causa, esqueça perder tempo com consequencia. Porque na consequencia a gente invevitavelmente "voará"
Na verdade a união Ibérica tentou sim conquistar, ela começou pelo Sudeste Asiático entre 1593 e 1597, com soldados de todas as partes da união Ibérica, inclusive japoneses católicos a Espanha tentou colonizar o Camboja, o resultado foi uma derrota catastrófica, se nem colonizar um reino tributário dos Ming a Espanha conseguiu, imagine a China com seu exército com mais de um milhão de soldados armados com armas de fogo ? só lembrando que Portugal tentou por três vezes lutar contra o Sul da China, por três vezes foram derrotados e em uma tiveram uma nau capturada, seus tripulantes foram esquartejados vivos e forçado a caminhar aos pedaços com seus pênis na boca.
A Dinastia Ming era fraca politicamente e militarmente, seria facilmente conquistada pela Espanha. Os mongóis conquistaram os chineses mesmo estes tendo armas de fogo, não setia diferente para com a Espanha. Talvez a Espanha tenha sido derrotada no Camboja por este ser mais estável do que os Ming. Portugal venceu várias Batalhas no Sudeste Asiático, não vem.
@@grandeestadocatolicodavini3712 Na verdade os mongóis conquistaram a China Song, quase 300 anos antes, passaram 79 anos lutando e 99 como dinastia Yuan, ou seja, administravam nos moldes chineses e não mongóis, e nem Portugal nem Espanha e nem Holandeses jamais venceram uma única batalha contra a China Ming, na verdade até pra piratas eles perdiam, Taiwan foi tomada por um pirata que inclusive ameaçou Manila (capital da colônia espanhola na Ásia) e ameaçou Jacarta (capital holandesa das colônias na Ásia), caso esses tentassem tomar Taiwan.
@@grandeestadocatolicodavini3712 Fora que na estabilidade você está terrivelmente enganado, na no século 16 a China era um monstro burocrático, com mais de 20 mil quadros administrativos, todos cobertos por funcionários admitidos por concurso público, só de funcionário público a china tinha mais gente do que a Portugal tinha habitantes. kkk, só os quadros administrativos eram 20% da população portuguesa da época.
@@livrariaabsinto100 Sim, eles conquistaram os chineses, não muda o fato se eles lutaram contra os Ming ou os Song, fato é que eles tinham essa vantagem tecnológica diante dos mongóis e mesmo assim perderam. Taiwan que estava sob domínio holandês. Ademais, esses piratas não eram grandes coisas, pois os espanhóis surraram uns piratas samurais vindos do Japão, aqueles chineses, caso ousassem a ameaçar qualquer posse espanhola iriam levar uma bela surra. Ademais, desde quando burocracia é sinônimo de estabilidade?! A China poderia ter uma burocracia grande, mas ineficiente e geradora de descontentamento. Lamento, tudo o que você me disse foi puro Flatos Vocis.
@@grandeestadocatolicodavini3712 O youtube apagou uma dos comentários, mas falei basicamente que não existe nenhum historiador sério que coloque qualquer império do século 16 como mais poderoso que a China Ming, militarmente era era um monstro, um milhão de soldados, um canhão para cada 12, capacidade industrial para colocar 50% de suas tropas armadas com arcabuzes, estamos falando de meio milhão de soldados, seria como quase a metade de Portugal entrar em campo de batalha, só o Japão colocou 75 mil soldados armados com arcabuzes nas guerras imjin, todos eram extremamente treinados, até os holandeses temiam as forças da China e do Japão. Só lembrando, um pirata chinês tomou uma colônia europeia e ameaçou outras duas, Koxinga tomou Taiwan dos holandeses e ameaçou Manila (colônia espanhola) e Jakarta (colônia) holandesa, caso interferissem na sua guerra contra os Qing, sem chances amigo, nem Espanha nem Portugal tinham chances contra os Ming, os mongóis foram quase 300 anos antes, passaram mais 70 anos lutando e só governaram 99 anos e nos moldes chineses, e caso não saiba, os mongóis também tinham armas de fogo, na verdade foram eles que introduziram a pólvora na Europa ou se esqueceu que passaram 300 anos na Rússia e foram até a Polónia ?
10:04 hehehe 1 nao foi unico imperio a ter crises de consciencia, geralmente coincidindo com periodos de aperto imperial ( imp romano, imp britanico isto é bem documentado) 2. Discussoes sobre etica de conquista com sacerdotes sem a participacao de ricaços e generais é letra morta
La junta/controversia de Valladolid. Isabel la católica también se preocupaba por el buen trato a los indios. Si bien había corrupción, eso no quita que se hubieran hecho leyes para protegerlos.
Não creio que se a colonização tivesse dado certo, haveria uma grande miscigenação entre chineses e espanhóis, nos moldes que houve na América. Os portugueses, não obstante ter uma população menor, ficaram séculos em Macau, e a miscigenação foi mínima. O mesmo se deu na colonização espanhola das Filipinas.
E nunca iriam conseguir mesmo que tentassem agora eu queria ver a espanha tentando é sendo humilhada se a espanha já levou uma surra para o pessoal da Camboja imagina para os chineses seria uma humilhação total para a espanha o próprio vídeo relata que a dinastia ming afundava navios ibericos
Colombo era português nascido em Cuba do Alentejo, foi o rei de Portugal D. JOÃO II Que mandou Colombo para Castela para os levarem para as caraíbas, assim Portugal já podia ir para a Índia sem que Portugal fosse inválido por Castela
Besteira, Colombo nasceu em Genova e ninguém sabia da América. E que risco Portugal corria de ser invadido?! Os espanhóis estavam muito mais preocupados com os mouros do Sul (isso até 1492), do que com os Descobrimentos.
@@grandeestadocatolicodavini3712 Colombo era Português. Nasceu em Cuba, no Alentejo, era muito próximo da família real( pensa-se que era filho bastardo de Dom Fernando, irmão de Afonso V) e espião de Dom João II. Portugal estava interessado em chegar à Índia por mar para obter o domínio do comércio das especiarias. Queria ser o primeiro a consegui-lo, portanto urgia desviar a atenção e os empreendimentos dos espanhóis.( para uma rota completamente diferente.)
@@grandeestadocatolicodavini3712 o Reino de Granada era vassalo do reino de Espanha. Mantê-lo foi uma decisão tomada por reis de Espanha, no interesse próprio. Até que surgiu Isabel, a católica, fanática e decidiu pôr fim a esse estado de coisas. Tudo terminou com a rendição de Boabdil, consciente de que não poderia opor resistência aos exércitos de Castela e de Aragão. Portanto, os espanhóis, desde a conquista do restante sul de Espanha, por volta de mil duzentos e pouco, não andariam em grandes guerras com o reino de Granada.
@@Belinda8881 Para falar a verdade, até hoje discutem-se as origens de Colombo, mas muitos sustentam que ele era genovês, embora eu tenha achado a hipótese portuguesa interessante. Essa história dele ser espião de D.João II não passa de muita imaginação para passar pano para a burrada que este fez de não ter aceitado financiar a Expedição de Colombo. Sim, mas os espanhóis não tinham interesse, até aquele momento de chegarem as Índias.
@@grandeestadocatolicodavini3712 sim é verdade...mas os espanhois (assim como portugueses, ingleses, holandeses, franceses e afins), vieram pra America escravizaram, torturaram, mataram aqueles que nao morreram de doenca em nome da conquista, ouro, etc... Astecas, Maias, Incas e todos os outros povos originarios vao contar a mesma historia...de novo, moralidade zero.
Delírio desse filipi maluco Pra isso acontecer teria que ter uma grande quantidade de gente lá! E já tinha possessões do Sul da Argentina até o norte do México Como ia dar conta?
@@grandeestadocatolicodavini3712uma coisa é invadir outra coisa é manter Só lembrar as possessões que a Espanha perdeu Teve que entregar o haiti pra franca, perdeu a guiana, a jamaica e a florida pra Inglaterra e perdeu vários territórios que hj são parte do Brasil pra Portugal Imagina se quisesse dominar a China?
@@grandeestadocatolicodavini3712e não se estabeleceram porquê? Porque era impossível conseguir pessoas para povoar e defender tantos territórios nos vários continentes. Uma simples questão de números.
Como assim foi sepultado?! Meu caro, apesar da derrota, a Marinha Espanhola não sofreu um grande abalo com a derrota da Invencível Armada, pelo contrário, esta derrota nem fez cosquinha na Armada Espanhola, tanto é verdade que os espanhóis derrotaram os ingleses na Contra Armada. Daria sim para continuar com o plano.
Certamente. O problema é que foram surgindo outros desafios que sepultaram o plano de vez. Um exemplo foram as invasões holandesas no Brasil. Não tinha como empreender a conquista de um império do outro lado do mundo enquanto um rival seu toma seu território. Você primeiro tem que reconquistar o que já é seu antes de empreender algo novo.
A multiplicidade de guerras e adversários (pouco tempo depois começaria a guerra dos 30 anos também, por exemplo) impediram a Espanha de concentrar forças no plano da China, que restou abandonado
@@historiaiberica Sim, é verdade, sem falar que os próprios holandeses eram rebeldes para os espanhóis. Ademais, a Espanha já tinha vários inimigos na sua vizinhança como ingleses, franceses e holandeses, além dos turcos. Realmente, seria burrice empreender uma conquista a China nessas circunstâncias.
Não conseguiu nem invadir a Inglaterra ( ver a grande armada ) Como iria evangelizar a china . Nem os portugueses conseguiu Falar de religião , no Japão Oras bolas !!!!!!!!!!!!!!!!!
Porém eles conseguiram evangelizar os indianos (não todos mas grande parte de Goa), Macau (sim Macau tem uma grande parte de cristãos), Ilha de Flores e Timor. E o império espanhol evangelizou as Filipinas.
E que era a Inglaterra em 1588? Nada Como conseguiu a Inglaterra seu império? Seguindo as bases de portugueses e espanhóis em grande medida! Enquanto Espanha tentava invadir a Inglaterra, a Espanha estava acabando de conquistar Portugal e seu império. Estava em vários conflitos ao mesmo tempo também, na guerra dos oitenta anos com a Holanda, com os árabes do norte de África, com revoltas no seu império e muito mais. O seu deboche só mostra que não tem noção da complexidade da época!
@@JoséS-u7e se você parar e pensar , nessa época a china tinha uma cultura de maís de 2.000 Mil anos . E a Espanha era o que ? Uma civilização . Um império romano ? Saí da sala abestaiado
Os espanhóis tinham boas fontes lá dentro. Vale lembrar que a dinastia Ming cairia dando lugar à dinastia Qing apenas 40 anos após isso. E a dinastia Qing, também em decadência, perdeu a guerra do ópio aos britânicos. Só que diferente do plano de vender drogas, os espanhóis tinham um plano quase civilizacional baseado na experiência americana
@@historiaiberica acontece que a Civilização chinesa já era bem estabelecida a milênios, as instituições chineses, mesmo após queda das dinastias, eram bem compreendidas e difundidas entre o povo chinês, ao contrário do que ocorreu mas Américas aonde já se encontravam um equilíbrio bem.fragil de poder entre os governantes e seus subordinados
@@historiaibericaApenas o pirata koxinga conseguiu derrotar os holandeses em Taiwan. Os exércitos chineses, compostos por centenas de milhares de soldados, teriam aniquilado os espanhóis como cachorros.
@@caioalmeida4139 Ao longo da história chinesa, já ouveram várias dinastias, várias ao mesmo tempo ocupando regiões da China de hoje. Ademais, a Espanha daria a eles uma forte autonomia, então poderia dar certo.
Filipe IV não cumpriu as promessas que Filipe II/I tinha feito: um rei para dois reinos. Portugal manter-se-ia como reino independente, com os portugueses à frente dos lugares mais importantes. Filipe IV/III simplesmente ignorou essas promessas e afrontou os portugueses. Queria transformar Portugal numa província de Espanha substituindo todos os portugueses que até então se encontravam à frente de lugares importantes. Portugal era um reino mais antigo, com as suas fronteiras definidas desde 1297, com uma identidade fortíssima, tendo construído um império enquanto que Filipe ainda tentava construir o seu. Nunca aceitaria ser uma província subalterna de Espanha.
@@Belinda8881 Não só isso, várias possessões portuguesas estavam sob ataque dos holandeses e ingleses, além do fato de que Felipe IV/III aumentou os impostos, tudo isso contribuiu para a Revolta.
@@grandeestadocatolicodavini3712 Sim, também. Para além de os homens portugueses serem obrigados a lutar na Flandres,e quando da revolta de 1 de dezembro, terem sido convocados a lutar na Catalunha.Portugal foi muitíssimo prejudicado.
É tudo muito mais complexo. Como você poderia governar um império tão vasto numa época sem internet, fax, telefone, estradas rápidas, trem, avião, tradutor Google, produção em serie a larga escala, etc ??????? Se hoje em dia a União Europeia ou os EUA têm seus problemas, imaginem no Passado como seria manter tantos territórios!
ojalá los imperios ibéricos hubieran sido aliados de verdad, le hubieran plantado caro a Francia y a Inglaterra, y hoy en día tendrían el rol que tienen ellos en el mundo, o incluso más que eso, una pena que pueblos hermanos tuviéramos esa rivalidad tóxica que a lo único que nos llevó fue a la decadencia, hoy en día no pintamos nada, pero viva Iberia por siempre ❤️🇪🇸🇵🇹
@@historiaiberica ele não conseguiu invadir a Inglaterra a única guerra que venceram foi no México pq os próprios mexicanos lutaram uns contra os outros.
@@Alejandrocasabranca Vá ver bem. A Espanha de Filipe tinha terras na Espanha atual, zonas de França, Bélgica e Holanda, o sul de Itália e todo o império espanhol na América. E depois vem de presente todo o império português. Acha que é pouco num mundo sem internet, sem avião e sem estradas e trem? Hoje em dia é tudo fácil. Por isso não damos valor às grandes coisas do Passado. Muita gente deu a vida e esses nunca são falados
A China nunca foi um verdadeiro objectivo da Espanha ou Portugal porque esta era impossível de conquistar. O tratado de Tordesillas estabelece bem os domínios de Portugal e Espanha e Filipe II respeitou essa divisão. Os espanhóis somente chegaram as Filipinas e não avançaram mais Devido a esse Tratado.. Comparar a China com o Império Azteca é ridículo. Uma quimera de uns poucos loucos sonhadores. Este vídeo não tem rigor histórico
Most of the Spanish opponents were primitive tribes that had not formed a national consciousness or even entered an iron society. Want to conquer China? Don't be kidding. When the Ming Dynasty was on the verge of extinction, it also took back Taiwan from the Dutch. Not to mention the many wars between the Qing Dynasty and Tsarist Russia in the early days of the Qing Dynasty. Even Tsarist Russia did not gain any benefits from the many wars with the Qing Dynasty. It is even more impossible for Spain to do it.
Spain was much more powerful than Russia at the time..which was a primitive society based on serfdom centuries behind Europe back then. What are You talking about? 😂😂
@@juantorres-dj3fn The Spanish couldn't even beat the Dutch. Have you forgotten Taiwan? The Ming Dynasty, which had lost 90% of its territory and was on the verge of extinction, landed in Taiwan and expelled the Dutch. The opponents of the Spanish colonization were almost all primitive tribes from the Stone Age. 😂
@@神可汗 Spain was stronger than Russia at that time for sure..As I told you, Russia was extremely poor and backwards (still is till these days compared to the West). They were just able to conquer or attack You in Central Asia because of its population and the fact that the mongoloid peoples we're much fewer, especially at that time. Nowadays, I guess that Russia would have serious trouble invading just Kazakhstan, let alone the whole region.
Tão hipócrita quanto cultura woke. Afinal, cultura woke quer impor suas ideias, destruindo a cultura em que nasceu. E se você não concorda com eles, eles querem seu fim. Se dizem uma cultura da tolerância e do amor, mas depois te humilham se você discorda e querem destruir sua cultura, porque eles acham que são superiores. Se uma pessoa woke não respeita a cultura cristã/ocidental, em que nasceu, como vai respeitar uma cultura africana ou nativa americana? Para já, que não tem controle absoluto, dizem proteger elas, mas mais tarde vão destruir essas culturas para impor uma só cultura global. A cultura que eles defendem e que acham superior. Se chama a isto colonialismo. Na minha terra se diz: "chame mau ao Joaquim, antes que ele chame você de ruim" E se diz também"quem diz, é quem é " E é verdade, eles dizem uma coisa, mas fazem outra. O que eles criticam nos outros, eles fazem igual. Enfim... O ser humano sendo ser humano
@@KaijuHell Woke é pior. Religião sempre dá a oportunidade de retificar suas ações, através do perdão. Woke esfrega sempre na ferida... Nunca deixa curar Pelo menos na religião cristã e budista é, mais oh menos, assim que funciona
@@JoséS-u7e Desculpa mas a religião principalmente a cristã faz mais o contrário, muitas igrejas evangélicas que pregam mais a ignorância do que de Deus, a influência política cada vez mais influente no cristianismo, e o woke também, não sei se vc reparou mas tanto o wokismo e o cristianismo estão sendo muito influenciados pela política, então sim, tanto o wokismo e a religião estão sendo ruins para as pessoas, e se vc é um cristão que não liga para política ou qualquer coisa que vc não concorde 100% eles logo te taxam de esquerdista, eles logo dizem que vc não cristão de verdade, ou seja pra ser cristão hoje em dia tem que ser político e tem que concordar 100% com as ideias da direita, isso vale também pro wokismo, por isso ambos não são uma boa escolha, são poucos os crentes que não cai nesses papos desses políticos que se aproveitam da religião
@@JoséS-u7e Ambos são ruins pra mim, pode ver que ambos estão sendo influenciados pela política, se você é cristão e não concordar 100% com as ideias da direita, logo você é taxado de esquerdista, ou seja se você é cristão você tem que ser político e tem que concordar 100% com as ideias da direita mesmo que você não concorde no fundo, isso vale também para o wokismo, ou seja tanto a religião principalmente a cristã e o autismo não são bom pra ninguém, o que tem de político se aproveitando da religião de vocês não é brincadeira, vocês podem achar que é necessário, mas na verdade isso tá destruindo a crença de vocês, e logo a religião de vocês vão estar igual aos wokes, você está entendendo o que eu quero dizer né ?
A confusão na cabeça dos cristãos sinceros começou quando o cristianismo virou religião oficial nos tempos do Imperador Constantino e os cristãos começaram a achar que o mundo lhes pertencia. Na época o cristianismo foi adaptado ao mundo pagão e o mundo pagão ao cristianismo, e ao invés de os cristãos evangelizarem visando resgatar pessoas do mundo para Cristo passaram a tentar dar ao mundo e seus habitantes uma aparência cristã, exigindo dos pagãos que vivessem como cristãos. Deu no que deu e hoje estranhamos quando os pagãos ao nosso redor, mesmo aqueles batizados numa religião cristã, teimam em se livrar do jugo religioso que receberam de cristãos sinceros e ingênuos. Será que não sabiam que "ninguém deita vinho novo em odres velhos; doutra sorte, o vinho novo rompe os odres e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se"? (Mc 2:22).
Refletindo após o vídeo já postado, sobre hipóteses, vemos na história que impérios como o romano acabaram "colonizados" por territórios conquistados como o grego.
Importaram de lá quase tudo, para a construção da civilização. Será que poderia isso ter acontecido numa eventual bem sucedida conquista espanhola da China? Afinal os jesuítas na China já se vestiam como chineses. Como isso impactaria no Brasil, que inclusive era território filipino na união ibérica?
É um tema fantástico e apaixonante de se dissertar
Por favor, faça um vídeo sobre o lendário boiadeiro Raimundo Jacó, ele está presente até os dias atuais no imaginário nordestino.
Isso que você está falando, já me passou pela mente uns 35 anos atrás quando eu estava no ensino médio.
Tive a ideia de, na feira de ciências do colégio, montar numa sala inteira uma espécie de labirinto.
Cada ponto decisivo da história poderia levar a diferentes cenários e consequências.
Como seria o mundo se as Américas não tivessem sido descobertas?
Ou se o imperio romano ou mongol não tivessem caído?
Ou se o avião não tivesse sido inventado?
Poderíamos de repente ter computadores mas continuarmos nos locomovendo em cavalos?
Ou talvez o transporte para outros planetas fosse algo corriqueiro, mas não tivéssemos rádio, tvs, tratamento de câncer.
É interessante imaginar possibilidades se a sequência histórica tivesse mudado em qualquer ponto.
Nada do que foi descoberto ou feito foi algo natural ou obrigatório.
O carro poderia não ter sido inventado.
Ou as embarcações que permitiram cruzar o Atlântico e o Pacífico poderiam não ter sido desenvolvidas.
Se hoje cruzar o Pacífico num avião ou navio moderno não é algo simples, imagine fazer isso 500 anos atrás numa "canoa" grande de madeira e sem motores...
@@citizenBR100 Genial imaginar cenários alternativos com suas respectivas consequências.
Seria interessante algum vídeo sobre "Lenda Negra" espanhola.
+1
Agora eu entendi do porque existe uma cena de um filme em que Felipe II diz que o destino de Espanha não pode esperar tanto tempo e citou a China como uma de suas pretensões de conquista. Muito obrigado História Ibérica, por me fazer compreender essa cena.
A capacidade da Espanha conquistar a China era menor que Portugal conquistar o Marrocos com Dom Sebastião. Pura ficção ou ilusão.
Não custava ser ambicioso. O que era difícil (leia-se impossível) era a concretização
@@LA-kg6zd Não era não, pois a Espanha iria contar com a ajuda de chineses rebeldes.
@@tanianobre4577 Não era não, pois a China Ming era bastante instável politicamente.
Cena em questão:ruclips.net/video/eH0Rs5Q4oK4/видео.htmlsi=1YLjLOOIJjovwdcX
Conte sobre a guerra mundial luso-batava quando os holandeses, britanicos e alemães tentavam tomar posses dos portugueses no mundo enquanto a União Ibérica vigorava.
Falaremos sobre isso muito em breve
@@historiaiberica entre entre 1593 e 1597 a união Ibérica lutou tentou colonizar o Camboja (um reino tributário da China Ming) e os Português já haviam por três vezes tentado lutar no Sul da china, todas essas tentativas falharam, fala sobre elas em outro vídeo, esse ficou esquisito, pareceu que a União Ibérica era imparável, mas na verdade o Homem mais poderoso do mundo era o imperador Chinês, a China era mais populosa e rica do que qualquer império no mundo, na época a China tinha um exército de mais de um milhão de soldados e uma parte considerável dele estava armada com armas de fogo, os Ibérico nunca tiveram chance alguma contra a China Ming.
@@livrariaabsinto100 Sim, o Imperador Chinês, um homem politicamente frágil e com um Império militarmente ruim. Se isso daí era o homem mais poderoso do mundo, eu digo, que lixo!
Até poderia ser mais populosa, mas rica não tenho certeza. Ademais, quem dominava o Comércio mundial nessa época era Portugal.
Sim, eles também estavam armados com armas de fogo no Século XIII e isso não os impediu de serem derrotados pelos mongóis. Ademais, esse Exército de 1 milhão de pessoas poderia ser dissipado se os espanhóis soubessem explorar as fragilidades políticas que assolavam a China de então.
@@livrariaabsinto100que besteira cara, união ibérica tava focada em outras frentes, China nunca teria chance contra uma grande frota ibérica, não atoa o comércio entre Japão e China foi controlado por Portugal
@@Pynmhelpcelebro Já conversamos sobre isso em outro comentário, e lá você viu que nem de longe erra assim.
Começando o vídeo eu estava me perguntando: "será que seria certo?" Pois que grata surpresa pensar que eles fizeram esse mesmo questionamento
Obrigado pelo conteúdo de qualidade
Eu hypei o vídeo. Espero que a medida que cresça, pois merece crescer muito mais, continue sendo valente para postar conteúdo de qualidade sem pagar pedágio para progressistas.
*ADORO O SEU CANAL!! SOU DE PORTUGAL, ACABEI DE INSCREVER*
Este episódio foi fantástico, minha mente está borbulhando até agora haha... Obrigado por compartilhar, sou fã do seu canal !!!
Según tengo entendido España aunque tuvo la intención de invadir China ya tenía muchos frentes abiertos en otras partes del mundo, hubiera sido una tarea imposible, entonces prefirió comerciar con China antes que intentar invadirla, China necesitaba plata y España especias y otras cosas, fue un negocio redondo mientras se pudo sacar plata de Hispanoamérica. Muy buen canal, felicidades! 🇪🇸🇵🇹
Na verdade eles tentaram, mas perderam no sudeste asiático.
@@livrariaabsinto100 Eles perderam para os rivais malaios e siameses.
você usa legendas ou entende o audio em portugues original ?
Obrigado pelo vídeo. Suas produções estão cada vez melhores.
*Vivendo e aprendendo 😊*
Tanto Portugueses quanto espanhóis tentaram colonizar a China, mas ambos perderam.
@@livrariaabsinto100 *Os ingleses e alemães não os portugueses conquistaram Macau 🇲🇴 melhor do que nada*
@@EmillyGoelzer Macau não foi conquistada, ela era arrendada mas a soberania era Chinesa e os portugueses tinham que pagar uma quantia pela estadia e uma quantia e a taxa normal pelas importações e tudo em prata.
@@livrariaabsinto100 *Bom até onde eu sei 🌏 os portugueses foram obrigados a devolver pra China 🇨🇳 em 1999 alias a população até um dia desses aí falava português em Macau 🇲🇴*
@@EmillyGoelzer Sim, em 1873 eles assinaram um acordo com o governo Qing para estabelecer por cem anos Macau como Protetorado, mas lá a população falante de portugueses nunca superou os 5%, hoje o governo estima cerca de 2%.
Muito bom!!!
Está aí um fato histórico que eu não conhecia! ;)
Tenho um orgulho infinito de ter metade genética portuguesa e espanhola.
e africana
@@davib.almeida3613metade implica em DUAS PARTES!!! KKKKKKKK
@@Ninnynhafields a africana ninguém quer dizer, simples
@@davib.almeida3613 dizer o quê? Você está estereotipando a África!!!
@@Ninnynhafields vc tbm tem ascendencia africana
Canal super interessante 👏🏼👏🏼👏🏼
O catolicismo é provavel que pudesse vingar porque existiam muitaw comunidades antigas de cristãos nesturianos. Aliás, existia uma imensa de dezenas de milhares de praticantes a norte de pequim, pelo menos, até 1600.
Mas a lingua dificilmente vingaria, era e é um povo imenso. Os indianos quase não sairam influenciados com o inglês, os chineses reagiriam da mesma forma com o espanhol...
Talvez o máximo que surgiria era uma língua crioula mistura de ambas em algumas cidades
Tanto que nem os chineses de Macau falam português hoje em dia.
Cada vídeo do História Ibérica é um tiro no marxismo cultural que assola o Brasil.
Não existe isso, meu querido.
Não confunda identarismo com marxismo. Tantos os wokers e os se dissem ser conservadores (coisas que eles não são) são neoliberais antidentidade nacional e nossa cultura.
@@shamelessshark0710 Para falar a verdade existe sim e os wokes são crias desses caras.
@@shamelessshark0710 Sim, existe. Quando os marxistas russos (soviéticos) viram que não iam conseguir derrotar os Estados Unidos militarmente, propositalmente minaram a cultura para enfraquecer o povo e o país - marxismo cultural. Pesquise videos com o Yuri Besmenov e também o documento apresentado no congresso americano em 1963, 45 communist goals for America. Os items 25 e 26 são bem interesantes.
Existe, Shamelesshark. O YT escondeu minha resposta mas clique no opção comentários mais recentes e ela vai aparecer.
@@grandeestadocatolicodavini3712 , os wokers os neocon estão a serviço da elite globalista que quer destruir qualquer forma tradição e nacionalismo. Essa teoria esdrúxula foi criada pelo Olavo de Carvalho para criar essa brigar de esquerda e direita, o próprio Olavo estava a trabalhar aos interesses dessa elite.
Acho que a conversão de religiosa de um povo é o primeiro passo para este ser conquistado.
@@Canal_Abandonado_0923 Vai sim, os gregos!
Nah
Conversão dos Incas e Astecas só ocorreu após sua conquista e Roma não foi conquistada pelos judeus(primeiros cristãos) só pq converteram, idem as expansões islâmicas onde primeiro conquistava e depois impunha taxação em quem não convertia
A gente tem essa ideia de conversão antes de conquista aqui pq muitas vezes os nossos índios eram convencidos a se aliar aos portugueses após virarem católicos, mas o contrário também existia onde padres jesuítas se juntaram aos índios e se revoltaram contra os portugueses pelo seu tratamento aos nativos e escravagismo, mas a gente só vê o lado conquistador da história porque os portugueses ganharam
Religião, costumes e idioma. A tríade principal, para a morte de um povo.
@@kariyakagetoki698mas é isso que faz um povo
@@pedrolira5897 sim, mas para acabar com outro também.
Um povo começa a abdicar primeiro de sua religião, depois altera ou deixa de praticar seus costumes/tradições e finalmente seu idioma.
A Europa mesmo é um exemplo disso. Não só a Europa mas quase o mundo inteiro.
De origem o mundo é pagão.
América nos primórdios = Pagã
Europa = Pagã
Asia = Ainda é pagã, mas partes dela como no oriente médio, são infiéis como islâmicos adoram dizer, abandonaram suas origens.
África = Pagã
Oceania = Pagã.
O mundo inteiro é de costumes/crenças originalmente Pagã.
Vale lembrar que, o nome Filipinas, vem do nome do Rei da Espanha, Filipe II. As Espanha, teve planos para conquistar o Nipongo. Vale lembrar que, quando a Espanha tentou conquistar à Terra dos Anglos, o plano fracassou por conta de uma tempestade.
Muito bom vídeo, mas para mim uma surpresa essa possibilidade. Nunca tinha ouvido falar nessa hipótese.
É que na verdade os ibéricos escondem as derrotas, principalmente portugueses, mas houve sim tentativas de colonização, os Portugueses tentaram três vezes o Sul da China, perderam as três, no final alugaram Macau (pois é, Macau não era conquistada) , na União Ibérica tentaram conquistar o Camboja e sofreram uma de suas piores derrotas.
@@livrariaabsinto100 Pode ser. Mas sempre aprendi que Macau foi dado aos portugueses em agradecimento da defesa dos mares.
@@Belinda8881 Mas isso é lenda, na net tem o uma tese de mestrado de uma mulher chamada, Maria Clara Porto de Lima, ela é sobre Macau, mas também tem um livro chamado a Águia e o Dragão de Serge Gruzinski, ele é sobre os Ibéricos no século 15 e 16, acaba falando sobre como houve a conquista do México, mas todas as tentativas contra a China fracassaram.
@@livrariaabsinto100 Não conheço o livro.Se e uma tese de mestrado deve ser interessante.
@@livrariaabsinto100 Meu caro, os portugueses se estabeleceram na China da mesma maneira como se estabeleceram na Índia, através de feitorias
Não é questão de esconder as derrotas, mas sim de redescobrir o passado. A História Ibérica nos é ensinada de uma maneira muito superficial e tendenciosa.
Sim, Camboja, que deveria ser mais estável do que os Ming.
Isso já seria impossível, a china tinha uma população imensa de mais de 100 milhões de habitantes na época, enquanto o império espanhol tinha em torno de 30 a 50 milhões, sem contar que, ao contrario da conquista da América os espanhóis não teriam muita vantagem tecnológica, pois os chineses também tinham canhões, e o território imenso do imperio ming tornaria a conquista espanhola impossível.
Sim, no entanto, os espanhóis contavam que receberiam ajuda de chineses rebeldes, pois havia um enorme descontentamento com a Dinastia Ming.
Os chineses terem armas de fogo, não é nada, pois eles tinham e perderam para os mongóis.
@@grandeestadocatolicodavini3712 de fato é possível que rebeldes chineses ajudariam os espanhóis, mas esses rebeldes provavelmente não se tornariam súbitos ou aceitariam um domínio espanhol, existia na sociedade a noção de que eram o estado mais importante do mundo, logo os rebeldes procurariam criar uma nova dinastia ao invés de buscarem vassalagem de um povo que consideravam "inferiror".
Na conquista mongol, o império chinês estava dividido em dois, a dinastia Jin no norte e a dinastia Song no sul. O grande Cã encontrou uma China dividida e exausta pela guerra civil, os espanhóis encontrariam um estado unificado mesmo que ineficiente.
@@grandeestadocatolicodavini3712 de fato contariam com ajuda, mas creio que o mais provável é que os rebeldes chineses tentaria formar uma nova dinastia do que submeter-se ou tornarem-se vassalos do império espanhol, a China da época acreditava ser "o centro do mundo" e portanto recusariam a dominação estrangeira.
Na conquista Mongol a China estava enfraquecida e dividida entre duas dinastias, a Jin no norte e a Song no sul, a invasão mongol aconteceu numa época em que a China estava cansada e dividida enquanto que os espanhóis enfrentariam um estado unificado e pacífico (mesmo que fosse ineficiente seria um grande desafio).
@@grandeestadocatolicodavini3712 de fato é possível que ocorre-se apoio de rebeldes, mas é imensa a chance de essa rebelião resultasse em uma nova dinastia imperial ao invés de uma colonização espanhola, ou mesmo vassalagem por parte da Espanha, a China ao longo se sua história sempre se considerou o "centro do mundo" portando é dificil pensar que voluntariamente aceitariam dominio estrageiro.
@@grandeestadocatolicodavini3712 sobre os mongois, na época da conquista Mongol o estado chinês estava dividido e em guerra civil entre a dinastia Jin ao norte e a dinastia Song ao sul, quando eles invadiram os exercitos estava exaustos de 20 anos de guerra e o estado estava fragmentado, os espanhois encontrariam um estado unificado e um exército sem tanto desgaste.
Além de que, os mongóis invadiram pelo norte, onde é mais fácil chegar a capital (a muralha já havia sido derrubada a muito tempo no passado) enquanto os espanhois iriam invadir pelo sul, além de ser mais complicado teriam um longo trajeto até a capital, que dificultaria muito uma conquista.
Ótimo video! A união Ibérica foi o inicio do fim do império Português. Além de sofrer ataques dos inimigos Espanhóis, Portugal perdeu dos melhores galeões nesse período.
A Espanha já tinha que proteger suas colônias e já teve que libertar a nossa Capital, Salvador, dos invasores holandeses. Portugal foi quase que totalmente derrotado por seus inimigos holandeses.
@@ffreire5545 O quase não entra numa equação. E quase totalmente, ainda menos sentido faz. O que é isso "quase totalmente"? No Brasil, os derrotados foram os neerlandeses, tal como foram também os franceses. Os vencedores foram os portugueses!
@@VictorPMarcos Perfeitamente meu Sr! Não me referi a territórios realmente colonizados por Portugal, mas sim aos seus numerosos entrepostos comerciais da África e principalmente da Ásia.
Um vídeo sobre a formação, treinamento, e detalhes sobre a composição dos Tercios espanhóis seria muito bem vindo. Os mais famosos ícones do "pike and shot".
Foi a mais formidável formação de infantaria na Europa entre o início do Seculo XVI até o surgimento das táticas lineares por Gustavus Adolphus no Século XVII e sua posterior evolução no Século XVIII.
Nessa época a Espanha dispunha de uma grande armada naval que a caminho da Inglaterra afundou com uma tempestade
Sim e isso não afetou em nada o poder da Marinha Espanhola, pode ter a certeza disso.
Mais de metade era portuguesa.
@@grandeestadocatolicodavini3712 afetou mais Portugal, já que a maior parte dos navios era português.
´Muito interessante este vídeo. Desconhecia.
Embora seja dito que os portugueses também seriam protagonistas nesse plano, nomeadamente colaborando na invasão China através de Macau, não me parece que seria fácil obter a participação portuguesa nessa aventura.
Os portugueses já estavam lá. Os espanhóis chegaram pela união com Portugal. Tanto que só Portugal tinha territórios na China ( Macau, que devolveu em 2000 por acordo com a China). Bem como na Índia. Na África por acordo com Portugal deu a Guiné equatorial a Espanha e os portugueses receberam a ilha de Curaçao.
Sube más por favor qué hubiera pasado si Felipe II de España y I de Portugal conquista China, Korea ( Joseon) y Japón y incluso también llega a Rusia por favor
Sobre a parte que fala que o Catolicismo estava avançando, nao só Nagasaki era um polo para os cristaos mas no Japão alguns Daimyo ja tinham se convertido ao catolicismo (ta certo que as vezes muito por interesse no comercio com portugueses). Mudou no final do periodo Sengoku (guerra civil) quando o pais promoveu o isolacionismo e reprimiu o cristianismo.
Qual o site usado par criar essas imagens por IA?
Quais foram as motivações morais pra conquista dos países indígenas como os incas ?
Sacrifícios humanos e infanticídio.
Além disso o império inca estava em guerra civil e muitos indígenas de tribos conquistadas também apoiaram os espanhóis.
Sim, a História é muito complexa. Por isso, é errado julgar ela.
@@grandeestadocatolicodavini3712 Creio que está confundido com os astecas.
@@Betin264 Os Incas também faziam sacrifícios humanos, haja vista Machu Pichu.
La evangelización, las minas y el comercio.
En 1550 Carlos V organizó un debate sobre sobre la conquista.
"La junta/controversia de Valladolid" se llama. Es muy interesante.
E hoje a China é o maior parceiro comercial da Espanha fora da UE.
Tem investido na AL acredito para não entregar as "colônias" de mão beijada para os chinos.
Colonização tem seus prós e contras, entre 1772 e 1882 se formaram em torno de 150 mil alunos em universidades locais na América Espanhola. Nesse mesmo período 1242 alunos da colônia Brasil se formaram em Coimbra, só foi ter universidade aqui depois de 1808.
O Brasil tinha instituições de ensino que poderiam serem consideradas Universidades em termos práticos.
A vastidão do império espanhol também influencia. O Brasil em 1808 já era um gigante, sim, mas um gigante tipo bola de queijo, coeso, concentrado.
Mas a América espanhola ia dos Estados Unidos até à Patagônia. E tinha duas frentes marítimas, uma para o Atlântico e outra para o Pacífico.
Mas, pense assim... Ao menos, todos os estudantes do império português tinham a mesma educação, pois todos eram formados no mesmo local! Tudo depende da perspetiva 😅🤔😅
Um desses 1242 alunos, pelo menos, era negro e mineiro.
Surpreendente para o século 18.
@@grandeestadocatolicodavini3712 Meu Deus esse maluco continua apregoando essas mentiras. O que havia no Brasil eram ofícios especializados em ensinar profissões específicas para profissionais liberais e apenas um punhado de pessoas selecionadas podiam estudar nestes ofícios para depois atuar em segmentos econômicos bastante restritos pela Coroa. Elas estavam longe de serem consideradas "universidades", pois não haviam uma série de cursos que ensinava diversas profissões e estudos, e nem tinham o caráter de pesquisa científica. Talvez você no alto de teus 83 de QI consiga entender a analogia que vou usar agora: Nós temos escolas de ensino profissionalizante como SENAC e temos universidades com uma amplo oferecimento em bacharelados e mestrados, como a USP. Pense nessas instituições de ensino como o SENAC. Deu pra entender ou quer que eu desenhe?
@@grandeestadocatolicodavini3712 Meu Deus esse maluco continua apregoando essas mentiras. O que havia no Brasil eram ofícios especializados em ensinar profissões específicas para profissionais liberais e apenas um punhado de pessoas selecionadas podiam estudar nestes ofícios para depois atuar em segmentos econômicos bastante restritos pela Coroa. Elas estavam longe de serem consideradas "universidades", pois não haviam uma série de cursos que ensinava diversas profissões e estudos, e nem tinham o caráter de pesquisa científica. Talvez você no alto de teus 83 de QI consiga entender a analogia que vou usar agora: Nós temos escolas de ensino profissionalizante como SENAC e temos universidades com uma amplo oferecimento em bacharelados e mestrados, como a USP. Pense nessas instituições de ensino como sendo o SENAC.
Muito Top 👌👌👌👌👌👌
Ótimo vídeo!!
Filipe ll não era rei de Portugal como rei de Portugal era Filipe l
Mas era a mesma pessoa 😅
@@victorb.s8294 Não juridicamente, ambos os impérios tinham jurisdição própria.
Mas é mais fácil dizer Filipe II porque em todo o Mundo ele é conhecido assim.
Mesmo em Portugal todo mundo diz Afonso Henriques. Se você pergunta por Afonso I muitos vão estranhar.
Kkk d. Pedro I na verdade era d. Pedro IV...😂😂😂
Madrid acionava os mexicanos que navegavam até as Filipinas. Os mercadores filipinos, por solicitação dos dos navegadores mexicanos, se lançavam ao mar e trocavam a prata hispano-americana por porcelana e seda nos portos do Império da China. Essa foi uma importante rota comercial!
Sugestão: Servidor do Canal no Discord.
A China seria diferente, claro. Creio que o catolicismo e até mesmo o cristianismo como um todo teria muito mais influência e a miscigenação teria gerado povos mestiços. Creio que q cultura seria mosturada também em muitos locais. Dai pra frente é difícil prever. Muita coisa teria mudado.
Sim véi mto doido
Situação parecida com o Brasil atual. A população é subjugada por um governo inepto militarmente.
na verdade a China Ming tinha um milhão de soldados, boa parte armadas com armas de fogo, ela nem de longe era fraca, só na invasão Japonesa da Coreia (guerra Imjin), o Japão enviou mais de 300 mil soldados a Coréia tinham mais de 107 mil e a China 140 mil, todos os três lados eram extremamente bem armados, mas a China era muito mais sofisticada que a Coreia e Japão, tanto que na Primeira batalha, 2 mil soldados chinesas derrotaram 13 mil soldados japoneses.
Só lembrando que o Japão sozinho tinha mais armas de fogo do que a Europa toda, só na Guerra Imjin o Japão sozinho tinha 75 mil arcabuzes, Imagine a China, que tinha manuais falando que 50% de uma infantaria poderiam ser armadas com armas de fogo, ou seja, ela dizia que poderia armar meio milhão de soldados com Arcabuz, e um canhão a cada 12 soldados.
@@livrariaabsinto100 Ter armas de fogo não significa muita coisa, pois eles perderam para os mongóis, mesmo tendo essa vantagem tecnológica.
E qual foi a Primeira Batalha, por gentileza?!
Sim e só lembrando que quem trouxe as armas de fogo ao Japão foram os portugueses.
O fato dela ter manuais dizendo isso não prova nada, pois uma coisa é você ter manuais, outra coisa é você ter capacidade, será que a China tinha isso?!
@@grandeestadocatolicodavini3712 bro o imperio mongol invadiu a china muito antes das grandes navegações depois foram derrotados e expulsos instaurado assim a dinastia ming já vi que você gosta de subestimar a china e outros impérios e exaltar esses latinos l1xos
Objetivo muy ambicioso, pero cuando España soñaba y HACIA
hoy es un chiste de país
Concordo 😂🤣 e Portugal também 😂
@@laudemar-A.B.6386 Y es por la gentuza que manda pero sobre todo por los que les votan
Os espanhóis estiveram nas filipinas hoje nem lingua nem qualquer vestígios de espanha se encontram nas filipinas, na China Macau a lingua oficial é português a presença de Portugal está em todos os lados.
existe um vestígio de espanha lá, o catolicismo extremo dos filipinos
Quem disse? Ainda hoje existe muita cultura hispânica nas Filipinas. Tem muito mais Espanha nas Filipinas do que Portugal em Macau.
@@Reaktionar Por exemplo...
Filipinas foi colonizada e administrada pelo EUA de protestantes e maçons que impuseram a desispanificação
@@MMXXVIdCo nome do país
Não assisti ao vídeo, mas passo aqui só para dizer que uma civilização milenar não se coloniza. Fora isso, todo sucesso!
Kkkkkk grande idiota! não viu, mas emite opinião Kkkkkk Mediunidade, Hein!
O que aconteceu com o thumbnail antigo? Ainda queria poder ver ele
Seria interessante sobre a história das Filipinas
Fala sobre a comuna de paris, por favor.
El intercambio de las Filipinas cuyo nombre deriva de Felipe II , fueron intercambiadas por las Molucas al reino de Portugal en la doble monarquia , precisamente para controlar la entrada al mar de China , entonces había geoestrategia lo que no había era ya capacidad el imperio estaba agotado .
Se tivesse se concretizado teríamos uma China talvez menor em território ela teria o espanhol como língua comercial e os dialetos locais como segunda língua talvez o Japão não teria invadido a China na 2° guerra por ser a China um protetorado espanhol que nessa época tinha um governo fascista que tinha simpatia pela Alemanha de Hitler que era uma espécie de aliada do Japão.
Enfim várias coisas teriam sido diferentes no Oriente talvez a China hoje seria vários países independentes como ocorreu nas colônias espanholas das Américas.
Dificilmente a China adotaria o espanhol como língua oficial, é um povo de cultura milenar muito mais antigo que os ibéricos. Sem falar que pra conquistar todo aquele território a Espanha levaria décadas e entraria possivelmente em declínio.
China Espanhola e Japão Português, seria fixe
Conquistar a China com intuito civilizatório, Filipe deveria estar chapadão de cannabis, os espanhóis não conseguiram nem ganhar uma guerra contra o Camboja que era um estado tributário dos Mings kkkkk
A guerra não foi contra o Camboja, mas sim contra Sião, pelo Camboja.
@@grandeestadocatolicodavini3712 e perderam mesmo assim, se não ganham disso vai ganhar da China como? Você mesmo se refuta. Sem falar que a maioria do povo do Camboja se juntou ao Sião quando os espanhóis tentaram intervir, camaçada de pau em católico abusado.
@@luanmoreira1424 nem era o principal e melhor exército da Espanha cara,sem falar que algumas tempestades atrapalharam, outra coisa é que 150 espanhóis repeliram 2000 chineses,mas faltou coordenação, assim como a Inglaterra inicialmente perdeu na índia,ele voltaram e depois conseguiram conquistar
@@Pynmhelpcelebro Cara aceita, os espanhóis não teriam chances de conquistar a China, até porque teriam que sacrificar toda a nata do seu exército e talvez os recursos das suas colônias ocidentais para isso. A Espanha era poderosa, mas os impérios grandes são mais fáceis de cair.
@@grandeestadocatolicodavini3712 E o povo do Camboja preferiu lutar ao lado dos siameses contra os espanhóis, essa empreitada de tentar conquistar a China seria o suicídio do império espanhol.
eu acho q os espanhois iam perder a guerra ou só conquistar um pedaço da china, a china é muito grande e tinham um grande exercito
Faz sobre como seria se Portugal tivesse colonizado o Japão likeee falouuu e fuii!
Up
Macau não obedecia aos reis Filipes, quando eram também reis de Portugal, por isso Macau é a cidade leal a Portugal.
que massa...
Portugal, Espanha e Inglaterra foram os grandes conquistadores de terras além mar. Dos 3 qual hoje ainda é protagonista no cenário mundial?. Quais ex colonias são protagonista mundiais? Fico a imaginar um grande "Se" ( e vão dizer : ah mais não existe os ses na História😅😅😅). Porque Japão,China não foram colonizados por estas 3 potências?. Porque fomos colonizados e porque houve o flagelo da escravidão na África???. Na minha humilde e rasa, rasa e sem embasamento opinião, acredito que um povo não é apenas o seu território, sua cultura, suas crenças. Um povo é a união entre todos em um único objetivo. E está união é o que fez das ex colonias espanholas se separarem e fez o Brasil ser o que é ( gigante por própria natureza 😢😮) .
Filipinas
Gran video amigo!
Gracias!
Este canal conta a história da Ibéria sob a perspectiva luso-brasileira 🇵🇹🇧🇷😎
Acho que seria quase impossível, uma vez que conquistar a América Latina era uma coisa outra coisa séria um exército imenso , nem a Inglaterra teria tanta força, o tamanho da China somente uma coalizão com as maiores potências da época
Falar sobre hipóteses não é fácil. Sinceramente será que foi avaliado corretamente que seria possível subjulgar o território da China? Será que a dinastia Ming não seria capaz de unir "todos senhores feudais chineses"? Acredito que um historiador dedicado a história chinesa possa ajudar sobre esta hipotese, mas eu creio que não seria nada fácil para os espanhóis.
Praticamente impossível os espanhóis conquistarem toda a dinastia Ming, até pq não era apenas o território chinês, tinha os estados tributários. Inclusive, o Camboja era um deles e deu uma camada da de pau nos espanhóis.
@@luanmoreira1424Acho q no máximo os espanhóis teriam uma chance de conquistar algo no Arquipélago Malaio, pq da Indochina pra cima seria impossível kkkkkkkkj
@@luanmoreira1424 Mentira, o que aconteceu ali foi que o Camboja foi conquistado pelos Siameses e os espanhóis estavam ali para ajudarem os cambojanos.
@@hastur_huyruzn Não seria não.
@@grandeestadocatolicodavini3712 seria sim impossível a Espanha conquista toda a China, você tá historicamente enviesado pq a Espanha é uma nação católica e vc é católico kkkkkkk sobre o Camboja, o povo não se juntou ao espanhóis para lutarem contra Sião, pelo contrário ajudaram os siameses a derrotar os espanhóis, não tem nada de “império espanhol bonzinho queria ajudar os locais a se livrarem da invasão”, o intuito era subjugar, impor-se culturalmente/religiosamente e explorar econômica aquele povo. Só a norma do colonialismo, nada de anormal.
Se a China fosse dominada pela Espanha! Sem dúvida, o espanhol seria a língua mundial ! Olha o tamanho e a quantidade de habitantes da china e some isso a América Latina e filipinas !
Não necessariamente, se a história dos Estados Unidos continuasse canônica nessa realidade, o inglês continuaria sendo a língua mundial, o espanhol só seria a mais falada
Que Cristo Rei um dia reine na China.
Tá de sacanagem né? Cristianismo está em decadência isso sim, apenas na África Subsaariana e América Latina. Sejamos sinceros, Islâmicos estão Franca acessão
Você fumou o quê para falar tamanha besteira? Só nos seus sonhos porque os Cristãos nunca vão dominar a China para virar um País de Terceiro Mundo como a maioria dos Países Hispânicos com Cartéis de Drogas e Corrupção
Por incrível que pareça o Cristianismo e as religiões na China estão crescendo
@@AndreVasconcelosSa então porque são perseguidos lá ou não passa de propaganda ocidental
@@godofwar-ti8fl A história mostra que o cristianismo cresce sob perseguição.
Impossível a Espanha ou a União Ibérica conquistar a China ou o Império Chinês naquelas alturas
Impossível não era, mas seria um empreendimento custoso demais e os chineses estavam na média em pé de igualmente tecnológica com a Europa. Em alguns campos eram superiores, em outros inferiores
@@mayconrralves É, mas eram politicamente instáveis e militarmente frágeis.
@@grandeestadocatolicodavini3712em tempo de guerra um povo se une, independentemente do governo instável. Durante a segunda guerra mundial comunistas e nacionalistas se uniram para combater um inimigo em comum, imagine o que faria nessa época.
@@luanmoreira1424rebelión de Taiping?
Esse canal sempre me surpreende!
Verdade!
Espanha nunca teria sido capaz de colonizar a China. O único território que ocuparam no Índico foi as Filipinas, e porque um português os levou até lá. No fim, nem a língua lá deixaram.
No reinado dos Filipes Portugal so perdeu territorios e foi a causa da decadencia do império português,
Brasil era português e triplicou de tamanho para o oeste.
@@marcioaraujo431os territórios portugueses pelo mundo eram muitos, o Brasil era só um deles. Com o domínio filipino, vários territórios ultramarinos e entrepostos comerciais portugueses no oriente foram alvos de ataque e passaram para as mãos de holandeses e ingleses.
E imaginar que os Espanhóis nem sequer tinham projecto, apenas seguiram as nossas rotas (tipo 50 anos depois). Até dói!
Sem falar que a maior parte da invencível armada era composta de navios portugueses, isso destroçou o poderio marítimo de Portugal.
@@luanmoreira1424? Muito bem! Para além de pôr em "stand by" a mais antiga aliança diplomática do mundo, a Aliança Luso-Inglesa (Tratado de Windsor). Enfim....
Perdão pelo comentário longo. Peço que leiam até o final, para entender o meu ponto de vista:
Com todo o respeito, mas creio que isso seria um desastre para a China, caso viesse realmente a ocorrer. Não, meus caros, isso não se trata, primordialmente, de religião, mas sim de ganância e o desejo de conquistar novas terras. Não haveria “humanismo” ou “amor” nisso. Por quê? Porque não podermos achar que seria algo “romântico”, que os chineses aceitariam se submeter a povos os quais eles consideravam “bárbaros”. Eram/são duas culturas extremamente exógenas uma para outra.
Provavelmente, haveria discórdias e os espanhóis estabeleceriam sua vontade nessas terras, destruindo grande parte do milenar patrimônio cultural da China. E digo isso justamente levando em conta os astecas e incas, que foram tomados como exemplos nessa hipotética conquista da China.
E, levando em conta que o projeto de conquista seria levado aos demais países da Ásia, o mesmo poderia ocorrer com eles. Incluso, hipoteticamente, Japão e Coréia. Sim, o Japão, o mesmo que apoiou esse projeto, a princípio. Ou vocês acham que, a partir do momento em que as relações do Japão com os países ibéricos “azedassem”, a Espanha, já tendo dominado um “tubarão grande” como a China, não teria invadido o arquipélago?
Curiosamente, foi esse mesmo temor de uma possível invasão de Espanha e Portugal, que fez com que o xogunato os expulsasse de lá, temor esse deflagrado no incidente do navio San Felipe, em 1596 (onde o capitão, um espanhol, teria dito que o trabalho missionário era um prelúdio à conquista). Isso acabou se convertendo no infeliz e cruel episódio dos 26 mártires do Japão.
Além disso, gostaria de apontar a hipocrisia de algumas (ALGUMAS, não todas) pessoas ao criticarem o imperialismo exacerbado britânico, francês, holandês, árabe, otomano, persa, mongol ou de quem quer que fosse, visto que os ibéricos, principalmente os espanhóis do século 16, eram tais quais eles.
E, antes de qualquer coisa, não sou favorável às atitudes imperiais desses povos citados, além dos ibéricos também. Não havia heróis ou vilões nessa história. A questão é que, seja “A” ou “B”, não existiam conquistadores “bonzinhos”. Todos, embora com diferentes métodos, estavam em terras estrangeiras atendendo aos interesses de SUAS terras natais.
__________________________________________
Agora, sobre o plano de invasão em si: bem, o que dizer sobre isso? Li sobre esse plano há alguns anos atrás, e fiquei estupefato pela Espanha tencionar conquistar a China. Hoje, olhando de um ponto de vista histórico, não dá para dizer se foi megalomania, audácia, “coragem”, “estupidez” ou uma mistura de tudo. Porém, acredito que as chances disso dar certo seriam muito poucas. Não inexistentes, claro, mas baixas.
Primeiramente, não podemos comparar a China com as civilizações do novo mundo, como astecas ou incas. Como os chineses seriam ruins de guerra? Eles simplesmente descobriram a pólvora, tinham armas de bronze e aço, tinham uma cavalaria poderosa, um exército numeroso, além de terem lutado contra alguns dos impérios mais poderosos da Terra, como os mongóis, os abássidas, os timúridas, etc. Eles não temeriam uma guerra contra os espanhóis e os portugueses.
E devo dizer que os chineses já enfrentaram os próprios portugueses em duas ocasiões diferentes, e venceram. Foram elas a Batalha de Tamão, em 1521, e a Batalha da Ilha da Veniaga, em 1522. Além disso, não é como se os chineses não estivessem a par da movimentação dos europeus naquela região. As próprias batalhas contra os portugueses se deram pelo fato, inicialmente, da conquista portuguesa de Malaca, em 1511, cujo sultanato em tributário da China.
E foi essa ação que levou a desconfiança e o desprezo inicial da China em relação aos mesmos portugueses, cujo estabelecimento em Macau só foi permitido pelas autoridades chineses muito tempo depois, através do pagamento de tributo às autoridades chinesas bem como pelo fato destes ajudarem a China à combater a pirataria na costa do país.
E por falar em piratas, mesmo a Espanha teve dificuldades em enfrentá-los. Vide a invasão do pirata Limahong à Manila, em 1574, que quase destruiu as Filipinas espanholas. E mais: a Espanha nunca conseguiu sequer conquistar o Sultanato de Mindanao, ao sul das ilhas Filipinas, ou conquistar o Camboja, no fim do século 16 (1593-1597). Conquistar a China era um projeto, de um ponto de vista realista, extremamente megalomaníaco e surreal. Sem contar que, mesmo nas Filipinas, a Espanha teve dificuldades com os próprios chineses que lá habitavam, nas duas rebeliões Sangley, em 1603 e 1639.
Mesmo que fosse uma invasão com trinta mil homens. Vejam: o Japão, durante a Guerra Imjin (1592-1598), em suas duas invasões, tentou conquistar a China através da península coreana, com mais de TREZENTOS MIL SOLDADOS. E não conseguiram sequer conquistar a Coréia, em si.
Sem contar que, mesmo que eles conseguissem chegar à Pequim e capturar o imperador, manter o domínio no país seria outra história. À exemplo do Camboja, eles até conseguiram manter um governante aliado/vassalo por algum tempo, o rei Satha I, mas este acabou sendo derrubado pelos cambojanos e os ibéricos foram expulsos dali em 1597. Agora imaginem isso, mas, provavelmente, pelo menos umas dez vezes mais intenso: China. Guerrilhas provavelmente fariam estragos nas espanholas, bem como o constante conflito com os poderosos senhores de guerra chineses.
Também cito o fato de a Espanha tentar colonizar Taiwan, no século 17, e ser expulsa de lá pelos holandeses. E os mesmos serem expulsos por dissidentes Ming (já que a dinastia que foi derrubada pelos Qing, em 1644), liderados por Koxinga, em 1661. E Koxinga ameaçou invadir as Filipinas, o que fez com que o governador local reunisse tropas para defender Manila, tendo desistido de uma invasão à Mindanao bem como abrir mão, para sempre, das ilhas Molucas.
Enfim, não digo que é impossível, mas era algo muito difícil e pouco provável de acontecer. Não só as chances de isso ter dado errado eram muitas, mas também o que viria depois era quase certo: a China faria de tudo para expulsar a Espanha das Filipinas. E, na rabeira, expulsaria os portugueses de Macau. Além disso, certamente acabaria perseguindo os cristãos da região, ainda mais se descobrissem que havia religiosos envolvidos com tal plano. Mesmo o próprio Felipe II acabou não dando mais apoio ao plano, vide que ele parecia inviável, e ainda acabaria por prejudicar o lucrativo comércio que a Espanha (e Portugal) tinha com a China.
De um ponto de vista lógico, foi até bom não ter acontecido. Como eu disse outrora, não é que os ibéricos sejam melhores ou piores que outros colonizadores. Mas países da Ásia como China, Coréia, Japão, Tailândia e outros possuem culturas riquíssimas, e que provavelmente seriam extremamente prejudicadas casos seus respectivos países caíssem na mão de colonizadores, FOSSE QUALQUER UM DELES (não me refiro só à Espanha).
Bem, essa é minha opinião. Perdão se eu acabei escrevendo algo errado, mas talvez eu não tenha conseguido me expressar nesse texto da maneira como eu queria, como em minha mente. E eu não escrevi exatamente tudo o que eu queria nesse comentário (até porque é um assunto bem extenso). Respeito quem pensa diferente e estou aberto à discussões. E mais uma vez, peço desculpas pelo longo comentário. Até mais.
Sim, havia sim, pois os Ming dificultavam a evangelização da China e uma solução encontrada seria o domínio espanhol, onde a evangelização seria bem mais fácil.
Não, pois os chineses, ao contrário dos Astecas não praticavam Sacrifícios humanos na altura e muito das culturas Inca e Asteca ainda estão aí.
Sim, mas é claro, ainda mais depois que este se fechou ao comércio e passou a perseguir cristãos.
Não eram não, pois esses Impérios, não tinham por objetivo levar a Civilização e a Fé aos 4 cantos do Mundo.
Havia sim, em toda a história existem heróis e vilões.
Você confunde Império com Imperialismo, sendo que existe uma diferença.
Poderia ar certo sim, pois a Dinastia Ming enfrentava vários problemas políticos e os espanhóis poderiam usar isso ao seu favor tal como fizeram com os Astecas.
Sim, lutaram contra os mongóis e perderam, mesmo tendo armas de fogo. Com relação aos outros Impérios, a mesma coisa.
Sim, e os ibéricos também não temeriam um confronto contra os chineses.
Duas ocasiões muito próximas. Ademais, nessa última, apesar da vitória tática, os portugueses conseguiram sair do bloqueio imposto.
O assentamento em Macau se deu por razões comerciais, tal como se deu na Índia.
A Espanha já sofria com a pirataria aqui no Ocidente, haja vista os ingleses e os holandeses.
O Sultanato de Mindanao teve que fazer negociações e ceder uma ilha para não ser conquistado.
A Espanha infelizmente não conseguiu evitar que os cambojanos caíssem nas mãos dos Siameses.
Claro que não, pois a Coreia se recusou a ceder o acesso militar aos japoneses e antes que estes pudessem chegar na China, os Ming vieram em auxílio dos coreanos.
Não, se fosse bem planejado e bem preparado. A China não estava nos seus piores dias.
Para falar a verdade, o Rei Satha I foi deposto pelos siameses e quem expulsou os espanhóis de lá foram os siameses.
Eles iriam conseguir, pois pretendiam fazer na China, o mesmo que fizeram na América, se miscigenar com eles.
Muitos senhores da guerra provavelmente passariam para o lado espanhol e as guerrilhas seriam muito mais um problema para os Ming do que para os espanhóis.
Não faria não, até porque a Espanha já estava estabelecida lá, e outra, uma viagem até as Filipinas seria muito custoso para a China nesse cenário.
Ademais, Felipe II só não o fez, porque ele já tinha inimigos demais na sua vizinhança.
Sim, eles foram os melhores colonizadores.
A Coreia caiu nas mãos de uma potência colonizadora, que foi o Japão e aquilo foi um desastre. Acredito eu que a cultura coreana seria melhor respeitada pelos ibéricos, cuja a única coisa que tentariam mudar lá seria a religião.
Evangelização da China
Uhum kkkkkk
@@gsbpaulino realidade missionários espanhois e portugueses sendo crucificados com o resto dos evangelizados
Que o plano existiu é fato, portanto palmas para o canal!! MAS qdo se faz Historia Contrafactual ha que se escavucar bem a CAUSA do desvio da linha temporal antes de especular as CONSEQUENCIAS. Sem uma boa causa, esqueça perder tempo com consequencia. Porque na consequencia a gente invevitavelmente "voará"
Na verdade a união Ibérica tentou sim conquistar, ela começou pelo Sudeste Asiático entre 1593 e 1597, com soldados de todas as partes da união Ibérica, inclusive japoneses católicos a Espanha tentou colonizar o Camboja, o resultado foi uma derrota catastrófica, se nem colonizar um reino tributário dos Ming a Espanha conseguiu, imagine a China com seu exército com mais de um milhão de soldados armados com armas de fogo ? só lembrando que Portugal tentou por três vezes lutar contra o Sul da China, por três vezes foram derrotados e em uma tiveram uma nau capturada, seus tripulantes foram esquartejados vivos e forçado a caminhar aos pedaços com seus pênis na boca.
A Dinastia Ming era fraca politicamente e militarmente, seria facilmente conquistada pela Espanha.
Os mongóis conquistaram os chineses mesmo estes tendo armas de fogo, não setia diferente para com a Espanha.
Talvez a Espanha tenha sido derrotada no Camboja por este ser mais estável do que os Ming.
Portugal venceu várias Batalhas no Sudeste Asiático, não vem.
@@grandeestadocatolicodavini3712 Na verdade os mongóis conquistaram a China Song, quase 300 anos antes, passaram 79 anos lutando e 99 como dinastia Yuan, ou seja, administravam nos moldes chineses e não mongóis, e nem Portugal nem Espanha e nem Holandeses jamais venceram uma única batalha contra a China Ming, na verdade até pra piratas eles perdiam, Taiwan foi tomada por um pirata que inclusive ameaçou Manila (capital da colônia espanhola na Ásia) e ameaçou Jacarta (capital holandesa das colônias na Ásia), caso esses tentassem tomar Taiwan.
@@grandeestadocatolicodavini3712 Fora que na estabilidade você está terrivelmente enganado, na no século 16 a China era um monstro burocrático, com mais de 20 mil quadros administrativos, todos cobertos por funcionários admitidos por concurso público, só de funcionário público a china tinha mais gente do que a Portugal tinha habitantes. kkk, só os quadros administrativos eram 20% da população portuguesa da época.
@@livrariaabsinto100 Sim, eles conquistaram os chineses, não muda o fato se eles lutaram contra os Ming ou os Song, fato é que eles tinham essa vantagem tecnológica diante dos mongóis e mesmo assim perderam.
Taiwan que estava sob domínio holandês. Ademais, esses piratas não eram grandes coisas, pois os espanhóis surraram uns piratas samurais vindos do Japão, aqueles chineses, caso ousassem a ameaçar qualquer posse espanhola iriam levar uma bela surra.
Ademais, desde quando burocracia é sinônimo de estabilidade?! A China poderia ter uma burocracia grande, mas ineficiente e geradora de descontentamento.
Lamento, tudo o que você me disse foi puro Flatos Vocis.
@@grandeestadocatolicodavini3712 O youtube apagou uma dos comentários, mas falei basicamente que não existe nenhum historiador sério que coloque qualquer império do século 16 como mais poderoso que a China Ming, militarmente era era um monstro, um milhão de soldados, um canhão para cada 12, capacidade industrial para colocar 50% de suas tropas armadas com arcabuzes, estamos falando de meio milhão de soldados, seria como quase a metade de Portugal entrar em campo de batalha, só o Japão colocou 75 mil soldados armados com arcabuzes nas guerras imjin, todos eram extremamente treinados, até os holandeses temiam as forças da China e do Japão.
Só lembrando, um pirata chinês tomou uma colônia europeia e ameaçou outras duas, Koxinga tomou Taiwan dos holandeses e ameaçou Manila (colônia espanhola) e Jakarta (colônia) holandesa, caso interferissem na sua guerra contra os Qing, sem chances amigo, nem Espanha nem Portugal tinham chances contra os Ming, os mongóis foram quase 300 anos antes, passaram mais 70 anos lutando e só governaram 99 anos e nos moldes chineses, e caso não saiba, os mongóis também tinham armas de fogo, na verdade foram eles que introduziram a pólvora na Europa ou se esqueceu que passaram 300 anos na Rússia e foram até a Polónia ?
10:04 hehehe 1 nao foi unico imperio a ter crises de consciencia, geralmente coincidindo com periodos de aperto imperial ( imp romano, imp britanico isto é bem documentado) 2. Discussoes sobre etica de conquista com sacerdotes sem a participacao de ricaços e generais é letra morta
O Império Britânico não tinha crise de consciência nenhuma.
Não é não, pois na Espanha tinha uma forte influência estatal.
La junta/controversia de Valladolid.
Isabel la católica también se preocupaba por el buen trato a los indios.
Si bien había corrupción, eso no quita que se hubieran hecho leyes para protegerlos.
Não creio que se a colonização tivesse dado certo, haveria uma grande miscigenação entre chineses e espanhóis, nos moldes que houve na América. Os portugueses, não obstante ter uma população menor, ficaram séculos em Macau, e a miscigenação foi mínima. O mesmo se deu na colonização espanhola das Filipinas.
Que bom que não houve !!!
Porque não foi o foco dos portugueses de Macau se miscigenarem com as chineses de lá.
Ótimo conteúdo!
Ainda bem que não conseguiram!
E nunca iriam conseguir mesmo que tentassem agora eu queria ver a espanha tentando é sendo humilhada se a espanha já levou uma surra para o pessoal da Camboja imagina para os chineses seria uma humilhação total para a espanha o próprio vídeo relata que a dinastia ming afundava navios ibericos
invez de falar de como portugal q literalmente tinha colonias na China q duraram ate 1999 macau tu fala da Espanha
Falamos sobre isso no vídeo sobre como os escravos expulsaram os holandeses da China
ruclips.net/video/z12tgkDjf_c/видео.htmlsi=xEoRYKxWuwLzO6Us
@@historiaiberica Ata irei cer
Latchina?
Colombo era português nascido em Cuba do Alentejo, foi o rei de Portugal D. JOÃO II Que mandou Colombo para Castela para os levarem para as caraíbas, assim Portugal já podia ir para a Índia sem que Portugal fosse inválido por Castela
Besteira, Colombo nasceu em Genova e ninguém sabia da América. E que risco Portugal corria de ser invadido?! Os espanhóis estavam muito mais preocupados com os mouros do Sul (isso até 1492), do que com os Descobrimentos.
@@grandeestadocatolicodavini3712 Colombo era Português. Nasceu em Cuba, no Alentejo, era muito próximo da família real( pensa-se que era filho bastardo de Dom Fernando, irmão de Afonso V) e espião de Dom João II.
Portugal estava interessado em chegar à Índia por mar para obter o domínio do comércio das especiarias. Queria ser o primeiro a consegui-lo, portanto urgia desviar a atenção e os empreendimentos dos espanhóis.( para uma rota completamente diferente.)
@@Belinda8881 Isso é só teorias sem fundamento.
@@grandeestadocatolicodavini3712 o Reino de Granada era vassalo do reino de Espanha. Mantê-lo foi uma decisão tomada por reis de Espanha, no interesse próprio. Até que surgiu Isabel, a católica, fanática e decidiu pôr fim a esse estado de coisas. Tudo terminou com a rendição de Boabdil, consciente de que não poderia opor resistência aos exércitos de Castela e de Aragão. Portanto, os espanhóis, desde a conquista do restante sul de Espanha, por volta de mil duzentos e pouco, não andariam em grandes guerras com o reino de Granada.
@@Belinda8881 Para falar a verdade, até hoje discutem-se as origens de Colombo, mas muitos sustentam que ele era genovês, embora eu tenha achado a hipótese portuguesa interessante.
Essa história dele ser espião de D.João II não passa de muita imaginação para passar pano para a burrada que este fez de não ter aceitado financiar a Expedição de Colombo.
Sim, mas os espanhóis não tinham interesse, até aquele momento de chegarem as Índias.
moralidade espanhola na conquista da america foi comovente para mais de 95% da população originaria...que morreu... sem querer ser "conquistada"...
A maior parte morreu de doenças!
@@grandeestadocatolicodavini3712 sim é verdade...mas os espanhois (assim como portugueses, ingleses, holandeses, franceses e afins), vieram pra America escravizaram, torturaram, mataram aqueles que nao morreram de doenca em nome da conquista, ouro, etc...
Astecas, Maias, Incas e todos os outros povos originarios vao contar a mesma historia...de novo, moralidade zero.
Que fonte é essa? 😂
Só faltou combinar com o leão e mais ainda com os holadenses Kkkkkkkkkkk Kkkkkkkkkkk Kkkkkkkkkkk
Conquistar a China hahahahahahaha
Tá sonhando
Delírio desse filipi maluco
Pra isso acontecer teria que ter uma grande quantidade de gente lá!
E já tinha possessões do Sul da Argentina até o norte do México
Como ia dar conta?
O próprio vídeo explica, que a China Ming era politicamente e militarmente fraca e que uma invasão a ela não seria tão difícil.
@@grandeestadocatolicodavini3712uma coisa é invadir outra coisa é manter
Só lembrar as possessões que a Espanha perdeu
Teve que entregar o haiti pra franca, perdeu a guiana, a jamaica e a florida pra Inglaterra e perdeu vários territórios que hj são parte do Brasil pra Portugal
Imagina se quisesse dominar a China?
@@antoniolima6621 A Flórida ela conseguiu recuperar depois e a República Dominicana ocupa a maior parte da Ilha Espanhola.
@@antoniolima6621 Ela só perdeu esses territórios para Portugal porque eles não se estabeleceram ali.
@@grandeestadocatolicodavini3712e não se estabeleceram porquê? Porque era impossível conseguir pessoas para povoar e defender tantos territórios nos vários continentes. Uma simples questão de números.
Como assim foi sepultado?! Meu caro, apesar da derrota, a Marinha Espanhola não sofreu um grande abalo com a derrota da Invencível Armada, pelo contrário, esta derrota nem fez cosquinha na Armada Espanhola, tanto é verdade que os espanhóis derrotaram os ingleses na Contra Armada. Daria sim para continuar com o plano.
Certamente. O problema é que foram surgindo outros desafios que sepultaram o plano de vez. Um exemplo foram as invasões holandesas no Brasil. Não tinha como empreender a conquista de um império do outro lado do mundo enquanto um rival seu toma seu território. Você primeiro tem que reconquistar o que já é seu antes de empreender algo novo.
A multiplicidade de guerras e adversários (pouco tempo depois começaria a guerra dos 30 anos também, por exemplo) impediram a Espanha de concentrar forças no plano da China, que restou abandonado
@@historiaiberica Sim, é verdade, sem falar que os próprios holandeses eram rebeldes para os espanhóis. Ademais, a Espanha já tinha vários inimigos na sua vizinhança como ingleses, franceses e holandeses, além dos turcos. Realmente, seria burrice empreender uma conquista a China nessas circunstâncias.
Fora o fato de que a própria zona costeira espanhola era periodicamente alvo de ataques de piratas baseados no norte da África.
@@eduardoconsolodossantos2182 Sim, os piratas berberes.
Não conseguiu nem invadir a Inglaterra ( ver a grande armada )
Como iria evangelizar a china .
Nem os portugueses conseguiu
Falar de religião , no Japão
Oras bolas !!!!!!!!!!!!!!!!!
Porém eles conseguiram evangelizar os indianos (não todos mas grande parte de Goa), Macau (sim Macau tem uma grande parte de cristãos), Ilha de Flores e Timor.
E o império espanhol evangelizou as Filipinas.
Aquilo ali foi por conta do mau tempo. Ademais, a Inglaterra nem conseguiu invandir a Espanha.
E que era a Inglaterra em 1588? Nada
Como conseguiu a Inglaterra seu império? Seguindo as bases de portugueses e espanhóis em grande medida!
Enquanto Espanha tentava invadir a Inglaterra, a Espanha estava acabando de conquistar Portugal e seu império.
Estava em vários conflitos ao mesmo tempo também, na guerra dos oitenta anos com a Holanda, com os árabes do norte de África, com revoltas no seu império e muito mais.
O seu deboche só mostra que não tem noção da complexidade da época!
@@JoséS-u7e no final das contas, nem Portugal, nem Castela 😂deu empate.
@@JoséS-u7e se você parar e pensar , nessa época a china tinha uma cultura de maís de 2.000
Mil anos . E a Espanha era o que ?
Uma civilização . Um império romano ? Saí da sala abestaiado
Espanhóis só podiam tá chapados mesmo rsrs pra achar que os Chinas iriam se submeter a isso
Os espanhóis tinham boas fontes lá dentro.
Vale lembrar que a dinastia Ming cairia dando lugar à dinastia Qing apenas 40 anos após isso.
E a dinastia Qing, também em decadência, perdeu a guerra do ópio aos britânicos. Só que diferente do plano de vender drogas, os espanhóis tinham um plano quase civilizacional baseado na experiência americana
@@historiaiberica acontece que a Civilização chinesa já era bem estabelecida a milênios, as instituições chineses, mesmo após queda das dinastias, eram bem compreendidas e difundidas entre o povo chinês, ao contrário do que ocorreu mas Américas aonde já se encontravam um equilíbrio bem.fragil de poder entre os governantes e seus subordinados
@@historiaibericaApenas o pirata koxinga conseguiu derrotar os holandeses em Taiwan. Os exércitos chineses, compostos por centenas de milhares de soldados, teriam aniquilado os espanhóis como cachorros.
@@caioalmeida4139 Ao longo da história chinesa, já ouveram várias dinastias, várias ao mesmo tempo ocupando regiões da China de hoje.
Ademais, a Espanha daria a eles uma forte autonomia, então poderia dar certo.
@@grandeestadocatolicodavini3712 os chineses não precisam da Espanha, era a Espanha que precisa dos chineses
O PADRE CLAUDIO ACQUAVIVA ERA ITALIANO.
Verdade! Obrigado pelo apontamento
E o padre Anchieta, tão importante no Brasil era espanhol ! Servindo a Coroa Portuguesa!
👍
Se Portugal e Espanha fossem realmente unidos, teriam conquistado o mundo inteiro. Mas ficaram com tretas nacionalistas bestas e perderam tudo.
Filipe IV não cumpriu as promessas que Filipe II/I tinha feito: um rei para dois reinos. Portugal manter-se-ia como reino independente, com os portugueses à frente dos lugares mais importantes. Filipe IV/III simplesmente ignorou essas promessas e afrontou os portugueses. Queria transformar Portugal numa província de Espanha substituindo todos os portugueses que até então se encontravam à frente de lugares importantes.
Portugal era um reino mais antigo, com as suas fronteiras definidas desde 1297, com uma identidade fortíssima, tendo construído um império enquanto que Filipe ainda tentava construir o seu. Nunca aceitaria ser uma província subalterna de Espanha.
@@Belinda8881 Não só isso, várias possessões portuguesas estavam sob ataque dos holandeses e ingleses, além do fato de que Felipe IV/III aumentou os impostos, tudo isso contribuiu para a Revolta.
@@grandeestadocatolicodavini3712 Sim, também. Para além de os homens portugueses serem obrigados a lutar na Flandres,e quando da revolta de 1 de dezembro, terem sido convocados a lutar na Catalunha.Portugal foi muitíssimo prejudicado.
É tudo muito mais complexo.
Como você poderia governar um império tão vasto numa época sem internet, fax, telefone, estradas rápidas, trem, avião, tradutor Google, produção em serie a larga escala, etc ???????
Se hoje em dia a União Europeia ou os EUA têm seus problemas, imaginem no Passado como seria manter tantos territórios!
...e o mundo todo seria maravilhoso , igual à América Latina 😂😂😂
FRANGO CONTINUARIA SENDO PRONUNCIADO ''FLANGO'' KKKKKKK
Kkkkk
isso não muda o fato do merdil ser um país de terceiro mundo
ojalá los imperios ibéricos hubieran sido aliados de verdad, le hubieran plantado caro a Francia y a Inglaterra, y hoy en día tendrían el rol que tienen ellos en el mundo, o incluso más que eso, una pena que pueblos hermanos tuviéramos esa rivalidad tóxica que a lo único que nos llevó fue a la decadencia, hoy en día no pintamos nada, pero viva Iberia por siempre ❤️🇪🇸🇵🇹
Isso é mentira ele não conseguiu nem manter o Nordeste brasileiro 😅
Isso foi uns 30 anos antes da invasão do nordeste pelos holandeses
@@historiaiberica ele não conseguiu invadir a Inglaterra a única guerra que venceram foi no México pq os próprios mexicanos lutaram uns contra os outros.
@@Alejandrocasabranca Sim, e a Inglaterra não conseguiu invadir a Espanha.
@@grandeestadocatolicodavini3712 tomou toda a América do Norte 🤦♂️
@@Alejandrocasabranca
Vá ver bem. A Espanha de Filipe tinha terras na Espanha atual, zonas de França, Bélgica e Holanda, o sul de Itália e todo o império espanhol na América. E depois vem de presente todo o império português.
Acha que é pouco num mundo sem internet, sem avião e sem estradas e trem?
Hoje em dia é tudo fácil. Por isso não damos valor às grandes coisas do Passado. Muita gente deu a vida e esses nunca são falados
A China nunca foi um verdadeiro objectivo da Espanha ou Portugal porque esta era impossível de conquistar. O tratado de Tordesillas estabelece bem os domínios de Portugal e Espanha e Filipe II respeitou essa divisão. Os espanhóis somente chegaram as Filipinas e não avançaram mais Devido a esse Tratado.. Comparar a China com o Império Azteca é ridículo. Uma quimera de uns poucos loucos sonhadores. Este vídeo não tem rigor histórico
Most of the Spanish opponents were primitive tribes that had not formed a national consciousness or even entered an iron society. Want to conquer China? Don't be kidding. When the Ming Dynasty was on the verge of extinction, it also took back Taiwan from the Dutch. Not to mention the many wars between the Qing Dynasty and Tsarist Russia in the early days of the Qing Dynasty. Even Tsarist Russia did not gain any benefits from the many wars with the Qing Dynasty. It is even more impossible for Spain to do it.
Spain was much more powerful than Russia at the time..which was a primitive society based on serfdom centuries behind Europe back then. What are You talking about? 😂😂
@@juantorres-dj3fn Spain is stronger than Russia? This is the funniest joke I have ever heard 😂
@@juantorres-dj3fn The Spanish couldn't even beat the Dutch. Have you forgotten Taiwan? The Ming Dynasty, which had lost 90% of its territory and was on the verge of extinction, landed in Taiwan and expelled the Dutch. The opponents of the Spanish colonization were almost all primitive tribes from the Stone Age. 😂
@@神可汗Spanish Empire in 1630>>>>>>>>>>>>>>>>> Rússia ( losto otomans)
@@神可汗 Spain was stronger than Russia at that time for sure..As I told you, Russia was extremely poor and backwards (still is till these days compared to the West). They were just able to conquer or attack You in Central Asia because of its population and the fact that the mongoloid peoples we're much fewer, especially at that time. Nowadays, I guess that Russia would have serious trouble invading just Kazakhstan, let alone the whole region.
É bem melhor ver esses vídeos do que ir para a escola ouvir bobagens de militates.
A estupidez continua a não ter preço...
?
Hipocrisia danada essa religião viu
Tão hipócrita quanto cultura woke. Afinal, cultura woke quer impor suas ideias, destruindo a cultura em que nasceu. E se você não concorda com eles, eles querem seu fim.
Se dizem uma cultura da tolerância e do amor, mas depois te humilham se você discorda e querem destruir sua cultura, porque eles acham que são superiores.
Se uma pessoa woke não respeita a cultura cristã/ocidental, em que nasceu, como vai respeitar uma cultura africana ou nativa americana?
Para já, que não tem controle absoluto, dizem proteger elas, mas mais tarde vão destruir essas culturas para impor uma só cultura global. A cultura que eles defendem e que acham superior.
Se chama a isto colonialismo.
Na minha terra se diz: "chame mau ao Joaquim, antes que ele chame você de ruim"
E se diz também"quem diz, é quem é "
E é verdade, eles dizem uma coisa, mas fazem outra. O que eles criticam nos outros, eles fazem igual.
Enfim... O ser humano sendo ser humano
Resumindo, tanto woke e religião são péssimos
@@KaijuHell
Woke é pior.
Religião sempre dá a oportunidade de retificar suas ações, através do perdão. Woke esfrega sempre na ferida... Nunca deixa curar
Pelo menos na religião cristã e budista é, mais oh menos, assim que funciona
@@JoséS-u7e Desculpa mas a religião principalmente a cristã faz mais o contrário, muitas igrejas evangélicas que pregam mais a ignorância do que de Deus, a influência política cada vez mais influente no cristianismo, e o woke também, não sei se vc reparou mas tanto o wokismo e o cristianismo estão sendo muito influenciados pela política, então sim, tanto o wokismo e a religião estão sendo ruins para as pessoas, e se vc é um cristão que não liga para política ou qualquer coisa que vc não concorde 100% eles logo te taxam de esquerdista, eles logo dizem que vc não cristão de verdade, ou seja pra ser cristão hoje em dia tem que ser político e tem que concordar 100% com as ideias da direita, isso vale também pro wokismo, por isso ambos não são uma boa escolha, são poucos os crentes que não cai nesses papos desses políticos que se aproveitam da religião
@@JoséS-u7e Ambos são ruins pra mim, pode ver que ambos estão sendo influenciados pela política, se você é cristão e não concordar 100% com as ideias da direita, logo você é taxado de esquerdista, ou seja se você é cristão você tem que ser político e tem que concordar 100% com as ideias da direita mesmo que você não concorde no fundo, isso vale também para o wokismo, ou seja tanto a religião principalmente a cristã e o autismo não são bom pra ninguém, o que tem de político se aproveitando da religião de vocês não é brincadeira, vocês podem achar que é necessário, mas na verdade isso tá destruindo a crença de vocês, e logo a religião de vocês vão estar igual aos wokes, você está entendendo o que eu quero dizer né ?
Foi Portugal, e não Espanha.
A confusão na cabeça dos cristãos sinceros começou quando o cristianismo virou religião oficial nos tempos do Imperador Constantino e os cristãos começaram a achar que o mundo lhes pertencia. Na época o cristianismo foi adaptado ao mundo pagão e o mundo pagão ao cristianismo, e ao invés de os cristãos evangelizarem visando resgatar pessoas do mundo para Cristo passaram a tentar dar ao mundo e seus habitantes uma aparência cristã, exigindo dos pagãos que vivessem como cristãos. Deu no que deu e hoje estranhamos quando os pagãos ao nosso redor, mesmo aqueles batizados numa religião cristã, teimam em se livrar do jugo religioso que receberam de cristãos sinceros e ingênuos. Será que não sabiam que "ninguém deita vinho novo em odres velhos; doutra sorte, o vinho novo rompe os odres e entorna-se o vinho, e os odres estragam-se"? (Mc 2:22).
É muita burrice num texto só. Você deve estar chapado.
Esse Cristóvão Colombo, o pombo, descobriu uma alforreca no fundo de 1 caneca😂😂😂🤣🤣🤣🤣🤣🤣