Eu entendo a galera da bolha dev que fala mal do fiasco. Mas puta que pariu! O cara criou um formato de video de tecnologia perfeito de se assistir! O cara é o GOAT nao tem jeito
@@AnajuliaBarros-op3yg É oq? PROPAGANDA? Puta que pariu jkkkkkkk Eu ja vi gente puta comigo por que eu pego view falando merda mas PROPAGANDAeu nunca vi kkkkkk Eu levo de boa
Muito bom e real. Tem gente que morre porque é tanto requisito e coisa pra aprender pra pegar um trabalho que no final nunca vai trabalhar. Lembro de quando fui aprender git, peguei curso da udemy cheio de comando específico. Mermão, em 6 anos de programação, só fiz um cherrypick uma vez na vida (e quando eu precisei eu busquei no google). Tem muita coisa que tu só realmente aprende na hora que precisar
Eu odeio gente que enche de pre requisito a area só pra inflar o ego e se achar especial por ter passado por eles. O unico pre requisito da programacao é querer aprender o resto vc se vira com o tempo.
Meu amigo esse seu comentário veio em uma excelente hora p mim. Eu tô pra morrer de ansiedade com tanta coisa pra aprender e sempre acho que tem que tá na ponta da língua. Mesmo ainda não trabalhando na área, concordo c vc, acho que na hora que precisar tem mtas formas de pesquisar né, e se for algo que vc vá usar mto, o aprendizado vem naturalmente. Obrigado a vc e ao Fiasco.
@@gustavobarreto223 acho q essa foi umas das viadagens que matou meu estudo, comecei com uns 12 com python dai ficou meu desinteressante e fui pesquisar oque aprender e boom entrei na pilha de sempre pesquisar oque aprender e mais tutorial e mais boom nunca fiz nada to com 15 agr 😒( parte é responsabilidade e culpa minha, até porque eu era criança e nao tinha mt lucidez e consciencia) pena q uns 3-4 anos foi pro lixo poderia ter aprendido mt coisa e hj estar onde eu tanto queria estar mas nhee nunca é tarde demais vou recomeçr pelo menos agora tenho um norte pra seguir e tenho meus problemas do tipo procrastinação "resolvidos"
Concordo 100% com fiasco. Quando tinha uns 14 pra 15, eu me interessei na área (Na real, sempre quis criar um jogo) aí como qualquer alma inocente, pensei que aprenderia tudo vendo um simples curso, aí fui lá pro meu pai e falei para ele comprar, bem, ele comprou, fiz uma parte do curso, o suficiente para ver meu instrutor criar objetos básicos, aí, confiante, pensei que poderia criar o meu mesmo código, só que sozinho, resumo, criei um novo projeto e fuz a msm pergunta que todos fazem no jnício "O que eu faço?". Acabou com eu vendo novamente o curso, revendo, acho que foi umas três, e mesmo assim, nn conseguia, aí me frustrei e abandonei a programação. Aí, uns meses depois, entrei em uma comunidade, essa comunidade tinha um bot dedicado a ela, aí eu tive inspiração suficiente para tentar criar meu próprio bot, por causa dessa iniciativa, que foi mais de 2 anos de puro desenvolvimento, aprendi o porque de eu não aprendi vendo cursos, simplismente pq meu instrutor dava um problema e já resolvia, e óbvio, eu nn tinha mérito nenhum, mas com o projeto do bot, tive que aprender a ler documentação, requisições e métodos de segurança, eu criava meu próprio problema, e resolvia, lembro de como é a sensação, é muito bom ver um código que você criou funcionando direitinho, mesmo com dias de estresse, parece que todo esforço valeu a pena. Bem, ainda tô com 17 anos, e já sei desenvolver APIs robustas e aplicações, tudo isso devo a minha iniciativa de criar um projeto que eu achava impossível (Tem glr melhor que eu, mas tô satisfeito), e... Véy, meus primeiros códigos do bot, parecia um orangotango escrevendo, fiasco, tu tem razão.
@@morkatopudim Que eu saiba a boa prática seja onde for leva a perfeição, relaxa que é sabido que isso é culpa da nossa educação que formou pessoas orgulhosas em serem burras, método Paulo Freire.
@@Dante-Dev-FullStack KKKKKK, mds, educação que ama tantos os burros que multiplica eles. Irmão, tu só vai se irritar com isso, é apenas uma sátira, minha última resposta.
@@morkatopudim Não lhe chamei de burro, constatei um fato que é verídico sobre a nossa educação. Desculpe se deu a entender isso, vejo várias pessoas com raiva quando corrigidas. Tchau.
Tenho muitos projetos não coneçados que desisti porque gastei toda a energia em pensar como estruturar e como aplicar alguns petterns. O meu favorito é o state, eu tentava aplicar em tudo, até que percebi que o meu código crescia desnecessariamente e que eu facilitava a manutenibilidade de algo que nunca mais iria mexer.
concordo, ate Fabio Akita ja falou que se você ainda nem trabalha com programação não faz sentido esta estudando padrões e teorias, e mesmo quando esta trabalhando ele recomenda estuda aos poucos .
É de meu parecer que a abordagem denominada "clean code", apesar de sua popularidade contemporânea, não deva ser encarada como a panaceia para todos os males do desenvolvimento de software. Embora seja louvável buscar-se a clareza e a organização no código, tal metodologia pode incorrer em excessos, priorizando a forma sobre a função e sacrificando, por vezes, a eficiência em prol da estética. Ademais, a rigidez das diretrizes impostas pelo "clean code" pode tolher a criatividade e a flexibilidade do programador, tornando-o mais um executor de regras preestabelecidas do que um artífice da lógica computacional. Em suma, a busca pela qualidade no código não deve ser um fim em si mesma, mas sim um meio para o desenvolvimento de software que atenda às necessidades do usuário de forma eficaz e eficiente.
Ótimo vídeo! Boa parte dos problemas mencionados no vídeo tentei resolver no meu livro "Deixe seu código limpo e brilhante - desmistificando a clean code com Java e Python" (publicado pela Casa do Código). Ele é focado para iniciantes com exemplos bem mais fáceis e em português para iniciantes.
aaaaaaah naaaoooo meu sonho esse curso do Filipe.... fiasco pfv, trabalho de motorista de app, não tenho cartão, segura esse desconto até a morteeeeeee kkk te amo fiasco, seus vídeos me fizeram sair de um hiato de estudar programação, e desde que saiu esse curso eu quero rsrs segura essa cachaça e não perde esse desconto
Exatamente man o livro só vai fazer sentido quando vc já tiver passado por todas as dores, não é indicado para iniciantes, vc que é iniciante não se preocupe com isso agora.
Sou aluno do curso.dev e infelizmente perdi a oportunidade do cupom de 10% mas posso afirmar que o valor que eu paguei foi barato comparado a todo conteúdo que é entregue. Pode ir sem medo.
Eu fui um dos trouxas que achou que pra codar "clean code" precisaria ler esse livro. Lendo um pouco eu percebi que já fazia a maioria das coisas por padrão. Codar "limpo" não é segredo pra ninguém que evolui a cada dia na programação, vem facilmente com o tempo.
Acho que Clean Code do Bob Martin é o livro mais superestimado que tem de computação. Tem alguns conselhos bons pra quem tá iniciando e pra quem já tem alguma experiência, mas tem certas coisas lá que sai quase como dogma e não acho que seja tão simples assim; isso resulta em pessoas que saem aplicando regras de forma cega e achando que quem discorda é um idiota. Além de certos exemplos, que quando terminava eu ficava abismado, no nível "como que essa por*&a tá melhor irmão? Era um código simples e agora tem 10 arquivos diferentes e tá muito mais difícil de entender". Sugiro esses autores clássicos que falam de tópicos sérios de arquitetura e manutenabilidade de software de forma muito mais detalhada e com nuances: Martin Fowler (Refactoring, PoEAA), Eric Evans (DDD), Vaughn Vernon (Implementando DDD e DDD destilado), Frederick Brooks (Mythical Man Month) e David Thomas (Pragmatic Programmer).
Fora que o livro se contradiz, como no exemplo do SetupTeardownIncluder. Gosto das ideias gerais do livro, mas ser dogmatico com o que o Bob escreve ali é pedir pra criar um programa complexo e cheio de indireções sem necessidade alguma. É terrível ter que ficar pulando entre 10 funções e lembrar o que cada uma faz* pra entender uma lógica que deveria ser simples. *Sim, o nome da função tem que explicitar o que ela faz, mas tem momentos que você PRECISA analisar a implementação de algum processo de fora a fora. Ter que olhar cada função, lembrar o que cada uma faz pra depois juntar as peças é HORRÍVEL, ainda mais sabendo que essa abstração não traz benefício e foi criada só pra seguir cegamente alguma regra (DRY, por exemplo). Complexidade tem que ser criada quando justificada no contexto do projeto e quando realmente for necessária. Fora isso, é só indireção e mais dor de cabeça sem retorno :) Aproveitando, também recomendo o livro Grokking Algorithms (Aditya Y. Bhargava)
@@alessandro3974 Os princípios SOLID são ideias que precedem o Martin (ele só agrupou e vendeu a receita). Eu acredito que são bons conhecer e podem ser úteis sim, são amplos o suficiente pra se aplicar a qualquer projeto, por outro lado acho que são vagos o suficiente pra serem inúteis na prática em muitos casos. E se quiser seguir religiosamente vai sair um sistema tão ruim de dar manutenção quanto um sem SOLID (mas por razões diferentes).
@@douglasepp Ler é claro que vale a pena, mas o clean code é bem técnico. Não vale a pena ler se você estiver começando a programar, eu recomendei o codificador limpo, que é bem menos técnico e mais voltado para o comportamento do programador, ele adorou kkk.
Tive um tech lead completamente paranoico com clean code e otimização do código, que a gente ficava tentando otimizar o código mesmo antes de estar pronto, era um inferno total e o triplo do tempo gasto pra fazer as coisas.
Clean code, é bom você começar programando com ele, porque pegar um projeto legado para aplicar clean code, na maioria das vezes as equipas fazem um novo projecto (na minhas experiências foi assim).
Penso o mesmo de design patterns e SOLID, a maioria deles os iniciantes jamais vão ter visto e os exemplos são muito rasos, pouco aplicáveis na vida real e requerem realmente tempo de carreira e experiência com diversos tipos de sistemas. No fim das contas isso tudo vira decoreba e muito desses conceitos vem naturalmente com o decorrer do tempo e experiência prática
Ingles é essencial para qualquer profissão, então eu recomendo bastante. Mas importa referir que a lingua inglesa não é limitante para aprender e ser melhor em programação.
Cara, isso é muito real. Ainda me considero iniciante, mas comecei a escrever nomes de variáveis mais longos e a separar funções/procedimentos pelo que eles fazem ao invés de enfiar tudo no cu de uma superfunção, e eu nem sabia que isso era princípio de Clean Code. Era literalmente só eu voltando pra adicionar coisa em projeto que demora mais de uma semana pra codar, e falando "que porra é essa que eu escrevi aqui" Eu me lembro que no médio-técnico, eu fazia uns algoritmos ridículos em C# que faziam soma ou concatenação, tinha a audácia de ficar com sangue no olho quando pediam algo mais visual, e todas as variáveis chamavam x e y. Isso lá em 2019 quando eu não tava levando nada disso a sério, e nem era pra levar porque eu ainda nem sabia o que era um framework Fiquei até mais confiante agora que descobri que pelo menos a minha lógica gambiarreira pelo menos está legível
Krl q canal bom kkkkkkk eu já era inscrito mas nem sei como, quando, e nem de que bueiro eu achei esse canal saindo. CONTUDO, um dos melhores conteúdos q eu assisto nesse site broxa, nem digo só na categoria e sim no geral msm.
o Fiasco é a luz no meio da escuridão de canais tech que só fazem react agora. Assistir um vídeo inteiro do cara só reagindo a um video ou lendo um texto cansou já
Pura verdade. Mas, como dito também no vídeo, cedo ou tarde, tem que aprender. POO com SOLID e design patterns resolvem muita coisa de maneira elegante. O que também não dá é o cara ficar a vida inteira codando como se fosse um iniciante, de qualquer jeito, como se tudo fosse apenas um protótipo onde as coisas só precisam funcionar sem se preocupar com mais nada. E faz parte aprender tudo isso, só precisa ficar claro que para um iniciante ainda não é a hora...
Eu concordo muito, se vc tá começando e já tacam na sua cara injeção de dependência vc fica com cara de otario, finge que não viu e segue o baile. Só depois que estiver mais avançado, criar seu primeiro sistema e perceber que ele está uma lixo, não tem testes e nem tem como testar pq tá tudo embaralhado, é nesse momento que vc vai entender o motivo dos padrões, das boas práticas, dos testes unitários e tudo mais(exemplo real infelizmente). Não adianta aprender a solução antes do problema.
Só verdades... Fiquei pelo menos um ano e meio criando variavel de uma letra com altas gambs. Isso que eh o bom da faculdade, voce é iniciante e nao sabe fazer um loop direito, entao tem mais é que escrever codigo em português, cheio de comentário e com nomes ruins
7:35 tenho que concordar com isso; exemplo: início desse ano comecei a faculdade em TI, e os meus colegas mais próximos pediam ajuda quando o deles estava dando problema (porque eu já sabia mais de lógica antes mesmo de entrar) e sempre era variáveis com nomes, mas se eu fosse querer exigir que eles seguissem diversas regras de boas práticas, no final, eles não iam ter aprendido b0sta nenhuma Até porque eu quando fui aprender no início não precisei ninguém cuspindo na minha cara que meu código era um lixo - eu já sabia disso
Maluco, tá simplesmente sensacional isso! Só acho que o cagada remunerada deveria ser uma série semanal. Mas senti falta daquele gorrinho de marinheiro cracudo do sul global.
me contrataram recentemente pra substituir um cara q tava de saída e fez basicamente todo o front end dos produtos da empresa, e meu papel era principalmente criar apps e dar manutenção nos que ele fez(já que me especializei em desenvolvimento mobile). tinha código mal feito nos apps em níveis que eu não achava que eram possíveis. ele tinha tentado usar uma arquitetura bizarra que era algo entre model-view-controller e DTO(isso tudo no front end de um app simples). nunca passei tanta raiva. estou até hoje encontrando coisas novas pra consertar pq tudo foi muito mal feito por alguém que achava q sabia oq tava fazendo
Cara seu último vídeo ta tirando meu sono kkkkkkkkk. Sobre fazer ou não faculdade, eu realmente preciso fazer faculdade, fui na "promessa" daquele curso verde que começa com try de que sairia sabendo programar, até sei digitar código, mas programar de fato não.
Boa... Isso também faz parte do lado humano da programação. As pessoas gostam de seguir regrinhas e livros sagrados. Tem coisas úteis ou não, mas o mais importante é que vai ter um monte de gente vendendo e tentando converter os infiéis.
Acho esse livro uma merdinha. Um monte de gente que leva como bíblia, escreve "código limpo", mas não consegue implementar nada. A maioria dos conceitos desse livro você aprende sozinho depois de trabalhar por alguns anos na indústria.
POG (Programação Orientada a Gambiarra) Eu to fazendo o Curso do DEDE desde o começo e entrei com o teu link :) O curso eh simplesmente foda, não existe nada parecido, simplesmente o melhor curso que eu ja vi. Na Moral, o curso.dev eh o caminho. Quem conseguir fazer, faca. Muito pika.
Pô, paizão. O click bait era de treta, eu queria ver o circo pegando fogo, já cheguei com duas pedras pra jogar em você, mas encontrei o sermão da montanha. Decepção, fiasco.
cara, quando sai um video teu eu ja venho correndo ver pq o conteudo do bebum sempre é algo que vem pra agregar KAKAKAKA nunca achei que iria falar isso de um c# de cana HAHAHA É NOIIIIXXXXX FIASCÃO!!!
O problema é as pessoas não sabem como aprender, isso não é ensinado nas escolas e cursos online. Eu li clean code, sobre tdd, tests no estágio inicial...e todos esses conhecimentos me fez criar um modelo mental absurdo, eu implemento em qualquer coisa que vou aprender como frameworks, nova linguagem e etc... camadas de dificuldades ajuda demais no aprendizado, isso se chama pratica deliberada, é o que te faz sair do inferno dos tutoriais...e é o que vai te destacar do resto da limbo dos devs juniors que tem portifolios copiados dos cursinhos.
"porque, quando deus derrubou a torre de babel, homens diferentes falam línguas diferentes. Eu fiquei falando tupiniquim e meu chefe inglês" e forte em rapaz. Vou fazer camisa
🛑10% de desconto! Curso do Filipe Deschamps
Cupom: FIASCO10
go.hotmart.com/W84236223V
Pensei que ia colocar 10% de desconto no livro do Clean code :D
10% de cupom é r@la
Esse curso é atualizado até hoje?
Bora aprender JAVA
@@RodrigoMedeirosBrazil com A.i acabou esses cursecos...ja era...ela faz tudo!
Eu entendo a galera da bolha dev que fala mal do fiasco. Mas puta que pariu! O cara criou um formato de video de tecnologia perfeito de se assistir! O cara é o GOAT nao tem jeito
Nunca vi ninguem puto comigo. Eu sou mó de boa
@@GrandeFiasco eu já até vi propaganda no insta que te farpava kkkkkk
@@AnajuliaBarros-op3yg É oq? PROPAGANDA? Puta que pariu jkkkkkkk Eu ja vi gente puta comigo por que eu pego view falando merda mas PROPAGANDAeu nunca vi kkkkkk Eu levo de boa
@@GrandeFiasco😂😂😂😂
@@GrandeFiasconem sabia q o povo fica bravo contigo 😮
O selo "Alto em Gambiarra" precisa ser aprovado 💀
Muito bom e real. Tem gente que morre porque é tanto requisito e coisa pra aprender pra pegar um trabalho que no final nunca vai trabalhar. Lembro de quando fui aprender git, peguei curso da udemy cheio de comando específico. Mermão, em 6 anos de programação, só fiz um cherrypick uma vez na vida (e quando eu precisei eu busquei no google). Tem muita coisa que tu só realmente aprende na hora que precisar
Eu odeio gente que enche de pre requisito a area só pra inflar o ego e se achar especial por ter passado por eles. O unico pre requisito da programacao é querer aprender o resto vc se vira com o tempo.
Meu amigo esse seu comentário veio em uma excelente hora p mim. Eu tô pra morrer de ansiedade com tanta coisa pra aprender e sempre acho que tem que tá na ponta da língua. Mesmo ainda não trabalhando na área, concordo c vc, acho que na hora que precisar tem mtas formas de pesquisar né, e se for algo que vc vá usar mto, o aprendizado vem naturalmente. Obrigado a vc e ao Fiasco.
@@gustavobarreto223 acho q essa foi umas das viadagens que matou meu estudo, comecei com uns 12 com python dai ficou meu desinteressante e fui pesquisar oque aprender e boom entrei na pilha de sempre pesquisar oque aprender e mais tutorial e mais boom nunca fiz nada to com 15 agr 😒( parte é responsabilidade e culpa minha, até porque eu era criança e nao tinha mt lucidez e consciencia) pena q uns 3-4 anos foi pro lixo poderia ter aprendido mt coisa e hj estar onde eu tanto queria estar mas nhee nunca é tarde demais vou recomeçr pelo menos agora tenho um norte pra seguir e tenho meus problemas do tipo procrastinação "resolvidos"
Eu trampo com programação, até hoje só fiz commit, pull e tamo junto é nois.
Não só traz a camada de dificuldade como também a camada de ansiedade
Se eu tivesse pensado nessa frase teria colocado no video. Perfeita colocaçao
Porra falou tudo bicho, foi cirúrgico.
A verdadeira bolha tech é o fiasco fazer um vídeo, o Felipe deschamps fazer um react do video e o mano deyvin fazer o react do react
Isso é esquema de pirâmide!
Concordo 100% com fiasco. Quando tinha uns 14 pra 15, eu me interessei na área (Na real, sempre quis criar um jogo) aí como qualquer alma inocente, pensei que aprenderia tudo vendo um simples curso, aí fui lá pro meu pai e falei para ele comprar, bem, ele comprou, fiz uma parte do curso, o suficiente para ver meu instrutor criar objetos básicos, aí, confiante, pensei que poderia criar o meu mesmo código, só que sozinho, resumo, criei um novo projeto e fuz a msm pergunta que todos fazem no jnício "O que eu faço?". Acabou com eu vendo novamente o curso, revendo, acho que foi umas três, e mesmo assim, nn conseguia, aí me frustrei e abandonei a programação. Aí, uns meses depois, entrei em uma comunidade, essa comunidade tinha um bot dedicado a ela, aí eu tive inspiração suficiente para tentar criar meu próprio bot, por causa dessa iniciativa, que foi mais de 2 anos de puro desenvolvimento, aprendi o porque de eu não aprendi vendo cursos, simplismente pq meu instrutor dava um problema e já resolvia, e óbvio, eu nn tinha mérito nenhum, mas com o projeto do bot, tive que aprender a ler documentação, requisições e métodos de segurança, eu criava meu próprio problema, e resolvia, lembro de como é a sensação, é muito bom ver um código que você criou funcionando direitinho, mesmo com dias de estresse, parece que todo esforço valeu a pena. Bem, ainda tô com 17 anos, e já sei desenvolver APIs robustas e aplicações, tudo isso devo a minha iniciativa de criar um projeto que eu achava impossível (Tem glr melhor que eu, mas tô satisfeito), e... Véy, meus primeiros códigos do bot, parecia um orangotango escrevendo, fiasco, tu tem razão.
Faça um curso de língua portuguesa com urgência, "Com eu" não tem como tankar.
@@Dante-Dev-FullStack Desculpa se eu nn escrevo formalmente comentários do RUclips, vou corrigir... "Comigo".
@@morkatopudim Que eu saiba a boa prática seja onde for leva a perfeição, relaxa que é sabido que isso é culpa da nossa educação que formou pessoas orgulhosas em serem burras, método Paulo Freire.
@@Dante-Dev-FullStack KKKKKK, mds, educação que ama tantos os burros que multiplica eles. Irmão, tu só vai se irritar com isso, é apenas uma sátira, minha última resposta.
@@morkatopudim Não lhe chamei de burro, constatei um fato que é verídico sobre a nossa educação. Desculpe se deu a entender isso, vejo várias pessoas com raiva quando corrigidas. Tchau.
mano esse novo formato de vídeo do Fiasco tá perfeito pqp bom demais
Muito bom que eu percebi as legendas no mesmo momento em que ele começou a falar sobre elas.
Amem
Eu já salvei o dinheiro de muita gente com a solução: "isso pode ser uma planilha de excel"
A maioria dos Saas de hoje poderiam ser uma planilha. Nego nao sabe o poder o excel, anos 90 tudo era planilha em excel
Digo mais, tem carra do low/no code vendendo curso que basicamente ensina a transformar planilhas de exel em SAAS
Eu estou há mais de uma semana replicando em Python um planilha que eu fiz no excel em uma tarde 🤡🤡🤡
Fiasco você é o único Cara que me faz que me faz rir da profissão de programador, porque do resto é só lágrimas mesmo! 😂
Abraços a partir de Angola 🇦🇴
OUTRO COMENTÁRIO EM CAPS, CUIDADO PESSOAL NO FIM O VIDEO VIRA UM AD, maldito denunciou a piramide do clean code e fez uma
Tenho muitos projetos não coneçados que desisti porque gastei toda a energia em pensar como estruturar e como aplicar alguns petterns.
O meu favorito é o state, eu tentava aplicar em tudo, até que percebi que o meu código crescia desnecessariamente e que eu facilitava a manutenibilidade de algo que nunca mais iria mexer.
clean code é para quem já trabalha na área da programação, não para quem ta aprendendo, e sim, é super indicado usar, não caia nos gurus da internet.
"Clean Code" é o que separa os amadores dos profissionais, mas realmente é um livro que só deve ser lido por um dev pleno JAVA que quer ser sênior.
Clean code pra iniciante ou junior é esquema de piramide
@@GrandeFiasco então acho que ainda vai demorar para mim ler ele em
@@PauloDias83929Já é bom lendo sim pra se destacar, mas n precisa ler tudo. Lê umas 40npaginas e daqui 3 anos leia dnv
concordo, ate Fabio Akita ja falou que se você ainda nem trabalha com programação não faz sentido esta estudando padrões e teorias, e mesmo quando esta trabalhando ele recomenda estuda aos poucos .
acho que nem isso, livro com exemplos horriveis, eu taquei o meu no fogo
Bicho essas tua fala sobre Clean Code é o que eu sempre pensei, mas nunca externalizei de forma coerente. SENSATO DEMAIS!
É de meu parecer que a abordagem denominada "clean code", apesar de sua popularidade contemporânea, não deva ser encarada como a panaceia para todos os males do desenvolvimento de software. Embora seja louvável buscar-se a clareza e a organização no código, tal metodologia pode incorrer em excessos, priorizando a forma sobre a função e sacrificando, por vezes, a eficiência em prol da estética. Ademais, a rigidez das diretrizes impostas pelo "clean code" pode tolher a criatividade e a flexibilidade do programador, tornando-o mais um executor de regras preestabelecidas do que um artífice da lógica computacional. Em suma, a busca pela qualidade no código não deve ser um fim em si mesma, mas sim um meio para o desenvolvimento de software que atenda às necessidades do usuário de forma eficaz e eficiente.
Rapaz, pra quem está analisando clean code essa aí foi uma verdadeira clean prose
Ótimo vídeo!
Boa parte dos problemas mencionados no vídeo tentei resolver no meu livro "Deixe seu código limpo e brilhante - desmistificando a clean code com Java e Python" (publicado pela Casa do Código).
Ele é focado para iniciantes com exemplos bem mais fáceis e em português para iniciantes.
Esse editor tá sofrendo mais que estagiário
Pqp... 😂
O editor ja ta com dois c-sharp de tanta pica que tem que resolver. So se defende das grossa mesmo! hahaha
caramba o melhor ad que eu vi até hoje do curso do deschamps
aaaaaaah naaaoooo meu sonho esse curso do Filipe.... fiasco pfv, trabalho de motorista de app, não tenho cartão, segura esse desconto até a morteeeeeee kkk te amo fiasco, seus vídeos me fizeram sair de um hiato de estudar programação, e desde que saiu esse curso eu quero rsrs segura essa cachaça e não perde esse desconto
To tentando combinar com o Filipe de deixar um tempinho. Entao pelo menos na proxima semana ta garantido
Exatamente man o livro só vai fazer sentido quando vc já tiver passado por todas as dores, não é indicado para iniciantes, vc que é iniciante não se preocupe com isso agora.
Sou aluno do curso.dev e infelizmente perdi a oportunidade do cupom de 10% mas posso afirmar que o valor que eu paguei foi barato comparado a todo conteúdo que é entregue. Pode ir sem medo.
Eu fui um dos trouxas que achou que pra codar "clean code" precisaria ler esse livro. Lendo um pouco eu percebi que já fazia a maioria das coisas por padrão. Codar "limpo" não é segredo pra ninguém que evolui a cada dia na programação, vem facilmente com o tempo.
Eu assistindo o Deyvin reagindo ao teu video e bate um alerta teu! 😂
O primeiro paradigma que aprendi foi o POG. Primeiro aprendemos a resolver os problemas, depois refinamos a forma como resolvemos os problemas.
Acho que Clean Code do Bob Martin é o livro mais superestimado que tem de computação. Tem alguns conselhos bons pra quem tá iniciando e pra quem já tem alguma experiência, mas tem certas coisas lá que sai quase como dogma e não acho que seja tão simples assim; isso resulta em pessoas que saem aplicando regras de forma cega e achando que quem discorda é um idiota. Além de certos exemplos, que quando terminava eu ficava abismado, no nível "como que essa por*&a tá melhor irmão? Era um código simples e agora tem 10 arquivos diferentes e tá muito mais difícil de entender".
Sugiro esses autores clássicos que falam de tópicos sérios de arquitetura e manutenabilidade de software de forma muito mais detalhada e com nuances: Martin Fowler (Refactoring, PoEAA), Eric Evans (DDD), Vaughn Vernon (Implementando DDD e DDD destilado), Frederick Brooks (Mythical Man Month) e David Thomas (Pragmatic Programmer).
Fora que o livro se contradiz, como no exemplo do SetupTeardownIncluder. Gosto das ideias gerais do livro, mas ser dogmatico com o que o Bob escreve ali é pedir pra criar um programa complexo e cheio de indireções sem necessidade alguma. É terrível ter que ficar pulando entre 10 funções e lembrar o que cada uma faz* pra entender uma lógica que deveria ser simples.
*Sim, o nome da função tem que explicitar o que ela faz, mas tem momentos que você PRECISA analisar a implementação de algum processo de fora a fora. Ter que olhar cada função, lembrar o que cada uma faz pra depois juntar as peças é HORRÍVEL, ainda mais sabendo que essa abstração não traz benefício e foi criada só pra seguir cegamente alguma regra (DRY, por exemplo).
Complexidade tem que ser criada quando justificada no contexto do projeto e quando realmente for necessária. Fora isso, é só indireção e mais dor de cabeça sem retorno :)
Aproveitando, também recomendo o livro Grokking Algorithms (Aditya Y. Bhargava)
Ótima colocação, no fim das contas existem diversos outros paradigmas de design muito melhores do que o SOLID por exemplo (que pra mim é patético)
@@alessandro3974 Os princípios SOLID são ideias que precedem o Martin (ele só agrupou e vendeu a receita). Eu acredito que são bons conhecer e podem ser úteis sim, são amplos o suficiente pra se aplicar a qualquer projeto, por outro lado acho que são vagos o suficiente pra serem inúteis na prática em muitos casos.
E se quiser seguir religiosamente vai sair um sistema tão ruim de dar manutenção quanto um sem SOLID (mas por razões diferentes).
Um aluno meu veio justamente me perguntando se valia a pena ler o Clean Code, não recomendei justamente por isso kkkkk.
Ler? nao vale a pena ler? LER?
@@douglasepp Ler é claro que vale a pena, mas o clean code é bem técnico. Não vale a pena ler se você estiver começando a programar, eu recomendei o codificador limpo, que é bem menos técnico e mais voltado para o comportamento do programador, ele adorou kkk.
Tive um tech lead completamente paranoico com clean code e otimização do código, que a gente ficava tentando otimizar o código mesmo antes de estar pronto, era um inferno total e o triplo do tempo gasto pra fazer as coisas.
"Grande craque Daniel!", professor Cerginho. O cara fala igual ao craque Daniel.
Eu adoro quem consegue pegar minhas referencias e inspiraçoes huehuehue.
Valeu mano Dedé pelo apoio.
Clean code, é bom você começar programando com ele, porque pegar um projeto legado para aplicar clean code, na maioria das vezes as equipas fazem um novo projecto (na minhas experiências foi assim).
concordo, mas fala sério
antes um clean code do que um legado feito por um outro junior. recomendo nem pro pior inimigo
Encontrar projecto legados é o normal, nunca tive a sorte de trabalhar num que não é legado tenho um baita azar
Penso o mesmo de design patterns e SOLID, a maioria deles os iniciantes jamais vão ter visto e os exemplos são muito rasos, pouco aplicáveis na vida real e requerem realmente tempo de carreira e experiência com diversos tipos de sistemas. No fim das contas isso tudo vira decoreba e muito desses conceitos vem naturalmente com o decorrer do tempo e experiência prática
VC APRENDE GAMBIARRAS PRA SABER O PQ NÃO SE DEVE USAR GAMBIARRAS...
ISSO É UM MESTRE!
VAI SER MEU MANTRA A PARTIR DE AGORA
Ingles é essencial para qualquer profissão, então eu recomendo bastante.
Mas importa referir que a lingua inglesa não é limitante para aprender e ser melhor em programação.
O Michel Teló(Dedé) da progamação simplesmente gênio
Cara, isso é muito real. Ainda me considero iniciante, mas comecei a escrever nomes de variáveis mais longos e a separar funções/procedimentos pelo que eles fazem ao invés de enfiar tudo no cu de uma superfunção, e eu nem sabia que isso era princípio de Clean Code. Era literalmente só eu voltando pra adicionar coisa em projeto que demora mais de uma semana pra codar, e falando "que porra é essa que eu escrevi aqui"
Eu me lembro que no médio-técnico, eu fazia uns algoritmos ridículos em C# que faziam soma ou concatenação, tinha a audácia de ficar com sangue no olho quando pediam algo mais visual, e todas as variáveis chamavam x e y. Isso lá em 2019 quando eu não tava levando nada disso a sério, e nem era pra levar porque eu ainda nem sabia o que era um framework
Fiquei até mais confiante agora que descobri que pelo menos a minha lógica gambiarreira pelo menos está legível
Krl q canal bom kkkkkkk eu já era inscrito mas nem sei como, quando, e nem de que bueiro eu achei esse canal saindo. CONTUDO, um dos melhores conteúdos q eu assisto nesse site broxa, nem digo só na categoria e sim no geral msm.
Like no começo, porque deixar javeiro puto é sempre legal.
se esse video fosse lançado em 2010 o impacto seria outro. otimo video como sempre
Mano, que vídeo dá hora kkkkkkk .. a melhor parte foi o "se usar java, não é resolver um problema e criar outro!" Kkkkkkkkkkkkk
Fez o vídeo inteiro olhando pro meu ombro esquerdo
O homem voltouuu
O Fiasco fala o que todos sabem e não tem coragem de falar. Valeu!
o Fiasco é a luz no meio da escuridão de canais tech que só fazem react agora. Assistir um vídeo inteiro do cara só reagindo a um video ou lendo um texto cansou já
Pura verdade. Mas, como dito também no vídeo, cedo ou tarde, tem que aprender.
POO com SOLID e design patterns resolvem muita coisa de maneira elegante. O que também não dá é o cara ficar a vida inteira codando como se fosse um iniciante, de qualquer jeito, como se tudo fosse apenas um protótipo onde as coisas só precisam funcionar sem se preocupar com mais nada. E faz parte aprender tudo isso, só precisa ficar claro que para um iniciante ainda não é a hora...
Eu concordo muito, se vc tá começando e já tacam na sua cara injeção de dependência vc fica com cara de otario, finge que não viu e segue o baile.
Só depois que estiver mais avançado, criar seu primeiro sistema e perceber que ele está uma lixo, não tem testes e nem tem como testar pq tá tudo embaralhado, é nesse momento que vc vai entender o motivo dos padrões, das boas práticas, dos testes unitários e tudo mais(exemplo real infelizmente).
Não adianta aprender a solução antes do problema.
Tem nego que parece que limpa o cu antes de cagar. Eu tambem nao entendo
Keep calm and clean code 'till burnout
Greg virou couch de dev
Você é absolutamente genial mano
Só verdades... Fiquei pelo menos um ano e meio criando variavel de uma letra com altas gambs. Isso que eh o bom da faculdade, voce é iniciante e nao sabe fazer um loop direito, entao tem mais é que escrever codigo em português, cheio de comentário e com nomes ruins
7:35 tenho que concordar com isso; exemplo: início desse ano comecei a faculdade em TI, e os meus colegas mais próximos pediam ajuda quando o deles estava dando problema (porque eu já sabia mais de lógica antes mesmo de entrar) e sempre era variáveis com nomes, mas se eu fosse querer exigir que eles seguissem diversas regras de boas práticas, no final, eles não iam ter aprendido b0sta nenhuma
Até porque eu quando fui aprender no início não precisei ninguém cuspindo na minha cara que meu código era um lixo - eu já sabia disso
Maluco, tá simplesmente sensacional isso! Só acho que o cagada remunerada deveria ser uma série semanal.
Mas senti falta daquele gorrinho de marinheiro cracudo do sul global.
2:37 Eu passando por isso LITERALMENTE agora kkkkkkkk
Eles acham que é só quebrar mais funções "rogerinho" kkkkkkkk choque de cultura pra caralho o jeito que esse mano fala hahaha
QUE VIDEO BOM MEU BRUXO, JAMAIS VI TAMANHA SABEDORIA EM PALAVRAS. Desculpe pelo caps.
me contrataram recentemente pra substituir um cara q tava de saída e fez basicamente todo o front end dos produtos da empresa, e meu papel era principalmente criar apps e dar manutenção nos que ele fez(já que me especializei em desenvolvimento mobile). tinha código mal feito nos apps em níveis que eu não achava que eram possíveis. ele tinha tentado usar uma arquitetura bizarra que era algo entre model-view-controller e DTO(isso tudo no front end de um app simples). nunca passei tanta raiva. estou até hoje encontrando coisas novas pra consertar pq tudo foi muito mal feito por alguém que achava q sabia oq tava fazendo
apagar tudo e fazer do zero seria mais fácil kkkkkkk
Maldito seja, FIASCO. Agora não posso mais apertar o estagiário falando que o que ele fez ficou uma bosta.
Cara seu último vídeo ta tirando meu sono kkkkkkkkk. Sobre fazer ou não faculdade, eu realmente preciso fazer faculdade, fui na "promessa" daquele curso verde que começa com try de que sairia sabendo programar, até sei digitar código, mas programar de fato não.
A musiquinha do metrô do Rio na msg do editor eu não tankei!
A da soft skills foi diretamente pra mim 😅
O cara pôs versículos mesmo AÇDSKFJAÇLSKDJFAÇLKJDSFALÇKSDF o cara é um lenda, esquece kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Brooooo, essa sacada da legenda em inglês só com versículos foi fora da curva 🤯🤯🤯🤯🤯
Verdade 😅😅 ri auto
Boa... Isso também faz parte do lado humano da programação. As pessoas gostam de seguir regrinhas e livros sagrados.
Tem coisas úteis ou não, mas o mais importante é que vai ter um monte de gente vendendo e tentando converter os infiéis.
"O importante é funcionar... e se está funcionando, não mexa mais!!"
Aprendizado : “débito técnico” aprendido e pesquisado
Fiasco é um gênio 😂
9:17 😂😂😂 A panela é ruim quando não fazemos parte, excelente vídeo
espetacular!!!!!
A legenda com versículos bíblicos me quebrou KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Acho esse livro uma merdinha. Um monte de gente que leva como bíblia, escreve "código limpo", mas não consegue implementar nada. A maioria dos conceitos desse livro você aprende sozinho depois de trabalhar por alguns anos na indústria.
Nao tem como, é o Fiasco al Gaib. O formato do cara é bom demais!!!
Vc precisa sim, porém clean code eh código menor possível e mais claro possível não apenas um número X de linhas
POG foi a primeira coisa q aprendi em programação
POG (Programação Orientada a Gambiarra)
Eu to fazendo o Curso do DEDE desde o começo e entrei com o teu link :)
O curso eh simplesmente foda, não existe nada parecido, simplesmente o melhor curso que eu ja vi. Na Moral, o curso.dev eh o caminho.
Quem conseguir fazer, faca. Muito pika.
O curso do Dedé é sensacional
O que você tem contra minha profissão?
@@engenheirodepog Sua não, nossa! hahahaha
kkkkkkkkkkkkk cara, que vídeo maravilhoso, sério, muito bom cara kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Gostem ou não vai ter muito assunto pra fazer vídeo so daqui uns dias ta indo de bar em bar e rola outro video
Fiasco põe pra fora todo o ódio que eu sinto no dia a dia da profissão, haha! 😁❤️
precisou de menos de 1minuto de video pra eu me inscrever e deixar o like kkkkkk manda muito mano
Que conteúdo fascinante! Hahah
Pô, paizão. O click bait era de treta, eu queria ver o circo pegando fogo, já cheguei com duas pedras pra jogar em você, mas encontrei o sermão da montanha. Decepção, fiasco.
Você é o sal da terra!
cara, quando sai um video teu eu ja venho correndo ver pq o conteudo do bebum sempre é algo que vem pra agregar KAKAKAKA nunca achei que iria falar isso de um c# de cana HAHAHA É NOIIIIXXXXX FIASCÃO!!!
seria dahora demais se vc tivesse colocado um link de afiliado da amazon com o livro de clean code mano. ainda da tempo
As pessoas que indicam Clean Code não querem que alguém se interesse por programação pra não existir concorrência em um futuro próximo
Esse roteiro foi inspirado em choque de cultura, n é possivel kkkkkkkkjj
Hahaha esse vídeo foi uma obra prima!
Eu sou programador Java e me divirto com esse canal
Mano, que parada!
Parabéns, Fiasco! Inovou muuuuito
O problema é as pessoas não sabem como aprender, isso não é ensinado nas escolas e cursos online.
Eu li clean code, sobre tdd, tests no estágio inicial...e todos esses conhecimentos me fez criar um modelo mental absurdo, eu implemento em qualquer coisa que vou aprender como frameworks, nova linguagem e etc... camadas de dificuldades ajuda demais no aprendizado, isso se chama pratica deliberada, é o que te faz sair do inferno dos tutoriais...e é o que vai te destacar do resto da limbo dos devs juniors que tem portifolios copiados dos cursinhos.
Vou economizar a leitura de todos e adicionar uma camada de abstração no livro:
'Ctrl+Shift+X' >>> 'Prettier" >>> Install
De nada!
Eu não sabia que o Fiasco é tão legal. Fenômeno
Esse vídeo me ajudou a ser um vendedor melhor
deve ser criado um livro que introduza o paradigma orientado à gambiarra
"porque, quando deus derrubou a torre de babel, homens diferentes falam línguas diferentes. Eu fiquei falando tupiniquim e meu chefe inglês" e forte em rapaz. Vou fazer camisa
Essa musica do metro rio é muito bom KKKKKKKKK
Pera aí, esse é o fiasco? Me apaixonei 😭😭
nao entendi a thumbnail. como o clean code de c sharp é rola?
aconteceu, Fiasco entrou na fase Venom... ISTO É CINEMA!
Porque que todo dev parece que tem depressão severa?
porque não parece, nós temos
dev que não tem depressão é dev react, ainda não acordou pra realidade
pre-requisito do tcc
geraçaão depressão
@@magaki5736Vai dormir vovô
Não entendo nada que vc ta falando mas gosto dos seus videos 😂😂😂