Mano, saiba que você é inspiração para a galera que tá começando. Estou no começo do começo do começo na aprendizagem de programação, mas cada coisa simples que eu consigo acertar já é motivo para comemorar. Sucesso na sua caminhada mano, você merece! 🏆
Hoje trabalho como projetista mecânica freelance para uma única empresa. Ganho o suficiente para pagar as contas fixas (e básicas para minha sobrevivência). Estou BASTANTE endividada!! Porém, escolhi recusar alguns trabalhos dentro de fábricas para poder me dedicar quase exclusivamente à Engenharia de Computação que comecei ano passado. Não é fácil se manter focada no futuro enquanto a vida financeira desmorona, mas se eu voltar a vender 10 - 11 horas do meu tempo diário vou acabar ficando nessa vidinha para sempre! É preciso força, coragem, determinação e muuuuitas horas de estudos para mudarmos nossas vidas!
Caraca, parece que você está descrevendo o meu momento: passei de júnior para pleno rapidamente e estou frustrado com a minha empresa (e creio que qualquer outra que eu entrar). Decidi esses dias a tirar do papel uma ideia que por alguns anos eu me achei incapaz de executá-la. Excelente! Muito animador. Já estou dando os primeiros passos e isso me inspira!
Muito bom, sou teu fã, simples e direto, seus videos é motivador, não sei se essa é sua proposta, mas assim que me sinto quando os vejo. Tô tentando desenvolver um app, sozinho, as vezes bate um desanimo e perco o foco, até porque tenho meu trabalho CLT e isso contribui com um pouco de cansaço, mas sigo com o propósito de conseguir botar meu projeto no mercado e trabalhar de qualquer lugar e no horário que eu quiser, essa é minha meta. Continue nessa pegada, Abraço.
Minha dica seria, se esse projeto for muito grande, pega um bem pequeno antes para vc passar por todo o processo de subir seu app e ver ele na mão das pessoas... isso vai te dar um gás
Seu vídeo me inspirou! Estou a anos procurando emprego na área e nada... Só consegui um estágio que me paga 680 reais por mês sem benefícios... Anunciei no grupo do meu condomínio que eu sou TI pra levantar uma grana e me apareceram muitos Notebooks pra arrumar. Vou juntar uma grana e montar minha empresa de desenvolvimento de softwares. Muito obrigado pela inspiração, Igor!
Tbm estou assim, no entanto não posso dizer q sou um dev, sou apenas um estudante (ainda) de qse 40 anos, tenho 2 empregos, um a noite (recepcionista de hotel pequeno, em cidade pequena), outro durante o dia no ql sou autônomo (piscineiro), faço EAD na UNOPAR, quinto semestre, mas com o tempo q tenho pra estudar, só completo os requisitos, isso me faz sentir q não estou preparado, e como sou casado tenho 2 mulekes arteiros hehehe, fico com medo de destabilizar pra enfiar a cara, mas uma hora eu engato a primeira e saio hehehe.
Cara, vai na fé. Meu primo começou com 14 anos e hoje já é um dos melhores programadores que conheço (pessoalmente). Detalhe: Ele ainda tem 17. E já está bem acima de mim, com 20 e dois cursos nas costas :l
Meu problema: começar 200 projetos e não finalizar nenhum deles. Isso foi citado naquela Live especial que você participou, e tenho tentado mudar isso desde então. Mais um ótimo vídeo. Sucesso!
Dinheiro, não tenho como abandonar a minha CLT para focar todo o tempo em empreender. Por isso uso o meu tempo a noite e final de semana para construir coisas que geram valor.
Cara, tenho 44 anos, estou no 2º semestre de ADS (estou fazendo em EAD por conta do trabalho) e já faz um tempo que me interessei na área da programação. Comecei com Excel VBA mas, já estou desenvolvo em Java (coisas pequenas, desktop). Não sou formado mas, trabalhei muito na área de designer gráfico, tive um serigrafia (Silk Screen) e trabalhei em gráficas, etc... mas eu não consigo me ver ainda como programador e nem no mercado por conta que eu tenho que trabalhar em outra área, por enquanto, para garantir meu sustento e da minha família. Acredito que terei que ser mais ousado. Porém, como eu trabalho na área de segurança eletrônica e gosto da parte de criar soluções físicas, estou estudando essa área na parte de softwares, como gerenciamento de portarias, leitura facial com câmeras, etc. Não sei se a formula certa mas, pode ser uma delas. O que você acha? Abraço! Sou novo inscrito no canal e procurei seu canal depois que assisti a live (não ao vivo) que você participou com a Vanessa e o Gabriel do Código Fonte.
4 года назад+2
Tenho uma trajetória parecida com a sua, parabéns irmão pela força de vontade de sair da inercia.
Li errado o titulo do video e adorei o video. Nao desistir é a palavra chave. Suas dicas servem para nao empreendedores tb. Acreditar, investir o seu tempo no que acredita, saber que vao acontecer erros, aprender com os erros, até o sucesso chegar. Ele vai chegar pq vc acreditou, aprendeu e venceu.
A transparência que você mostra suas experiencias e a realidade na área não encontrei em nenhum outro lugar, mais um vídeo de pés no chão, motivador e único, parabéns.
Muito legal o video. Me deu uma visão que eu nao tinha. Pra mim tem sido bem desafiador me tornar um programador. Tenho 38 anos de idade e resolvi mudar completamente de profissão. Quando fiquei de saco cheio do meu trabalho como analista de relacionamento com o cliente resolvi empreender numa coisa totalmente diferente e estudei elétrica, me lançando no mercado como eletricista. Fiquei nisso por 3 anos. Mas sempre gostei do Design e Desenvolvimento e após esse período aprendi outra coisa totalmente nova pra mim e em dois meses de muito estudo me tornei Ux/Ui Designer mas com aquela vontade de programar. Entao estou estudando html, CSS (para me reciclar pq o último curso de webdesigner que eu fiz foi no Senac em 2007 rsrs) e para iniciar no mundo da programação escolhi a linguagem javascript para depois ampliar o conhecimento em outras linguagens. Hoje estou procurando me recolocar no mercado mas enquanto isso tenho estudado muito e vejo que empreender é uma alternativa pra não ficar parado. Entao obrigado por compartilhar a experiência. Foi muito util pra mim para me ajudar a estruturar alguns passos. Se tiver mais alguma sugestão para alguem como eu pode mandar 😉 Um grande abraço.
Penso em desistir todo dia. Fazer o quê , não é fácil , mas aprendi quê , se quer evoluir , você tem que fazer de baixo e tem que fazer projetos que outros podem usar. Imagina-se que quando você está ajudando alguém , isso te motiva a evoluir!
Grande Igor, beleza man! Então, me chamo Cleyton, sou desenhista, e sou apaixonado por programação. Fiz um curso de Web design, tem uns 10 anos e desde então, fui para a área de desenho. Gostaria muito de empreender, tenho algumas ideias para App's, tenho cinco jogos escritos cara, mas, não encontro tempo. acordei alguns dias para de madrugada para estudar, mas depois não consigo render em meu serviço e isso estava me prejudicando. O seu video foi muito esclarecedor para mim e gostaria de elogiar.
Igor, muito obrigado por esse video em relação ao trabalho estou na mesma situação, bem confortável mas insatisfeito, realmente me identifiquei muito. Todo dia(ou quase) tento conciliar faculdade, trabalho e meu projeto de um dia empreender mas ainda, para mim, ainda não sinto saber o suficiente para andar com minhas próprias pernas.
Excelente vídeo da sua experiência pessoal e profissional. A gente vê aonde as pessoas estão, mas não sabemos o preço que pagaram. Esse vídeo ajuda e muito quem está iniciando. Show!
Engraçado eu encontrar seu video esses dias. Ha anos que eu tento empreender e não consigo por medo de não conseguir pagar minhas contas. Hoje eu não posso muito de me dar ao luxo porque tenho família e sou um pouco mais velho. Mas a ideia ainda não sai da minha cabeça. O que me da mais medo mesmo é como ir galgando aos poucos até finalmente conseguir ter esse luxo, principalmente porque tenho família e não posso jogar tudo pro alto.
Que legal, e sempre bom ouvir as batalhas que as pessoas têm que vencer antes do sucesso, e o um processo, geralmente as pessoas só enxerga o resultado final, ótimo vídeo.
O que está me impedindo é a preguiça mesmo. Tô acostumado no meu emprego, comprei 4 cursos de programação na Udemy faz uns 2 anos e essa semana que resolvi começar os cursos. Na época da faculdade eu programava bastante, é algo que amo fazer mesmo que por hobby, mas agora vou tentar de verdade tirar nem que seja uma hora por dia pra estudar, ler e programar um pouco. Parabéns pelo conteúdo, abraços!
Quando tudo parece perdido e a vontade de desistir parece que vai vencer, venho aqui e me deparo com esse vídeo do Igor e as histórias dos inscritos... Tudo isso dá um novo gás na gente... E vamos em frente!!! Valeu, Igor! Valeu galera!!!
Grande Igor, parabéns pelo canal! Na minha opinião você fala de forma sucinta de aspectos muito importantes que chega a parecer que é tudo muito fácil. Sei que não é, mas quero dizer que sua comunicação com a audiência transmite essa segurança. Congrats! Tem umas idéias muito inspiradores no canal, como as de criação de renda passiva com aplicações, criar um app simples ou até de uma ideia já implementada mas pôr a mão na massa para fazer. Eu acho que meus problemas para eu ainda não ter empreendido ainda são aspectos psicológicos, como achar que pode não dar certo algo que possa fazer, ficar preso a "segurança" de um emprego, procrastinação.Estou lutando contra isso, até tratando e já estou implementando ideias para fora do papel. Um forte abraço!
Curti muito este video! Hoje eu to empregado ganhando um bom salario!! Sou desenvolvedor React quero fazer um PWA para pedir agua e Gás, real time! Só para testar como seria os pedidos! começar aqui primeiro em meu bairro! este seria para conseguir ter algum produto digital! Agora como designer Gráfico e de Produto e também desenvolvedor ! Tenho um projeto que que quero muito reallizar, já fiz uns três prótipos de máquinas cnc e também já construi minha própria impressora 3D! quero abrir uma empresa pra fabricar desenhos, seja dois 2D ou três 3D a começar com uma router CNC! Só para você ter uma ideia já toco este projeto a 7 anos, anos horas vagas quando sobre e no recurso que tenho!
que video sensacional, respondendo sua pergunta tudo o que vc disse é o meu receio de empreender , e eu quero ser util para as pessoas e aprender a solucionar problemas
Hoje meu maior problema não é o medo de empreender, mas sim a falta de Foco, a motivação e a dopamina em algum projeto duram 1 semana e logo vem outra ideia e nunca nada é concluído.
@Alessandro Reis fuma um back e começa a viajar nas coisas simples q as pessoas precisam no dia a dia q rapidim vem uma ideia top, mas ai tu tem q anotar se n depois esquece
Tenho 16 anos, e parei pra perceber que o melhor momento pra mim arriscar e agora, eu juntos de 2 amigos criamos uma empresa, é depois que a pandemia acabar, a gente já tinha feito uma reunião, sobre um aplicativo pra ajudar microempreendedores mas no final eles gostaram mais de outro projeto, mas mesmo que eu tenha esse projeto com meus amigos, estou tentando achar outro fico vendo alguns vídeos de edição e foto e etc pra aprender o máximo nessa quaretena
Igor, me sinto muito nessa pegada de fazer apps e viver disso mais percebo que não tenho tantas competências e me fauta muito entender a lógica de programação na hora de por a mao na massa na ideia que tive....
Nossa Igor exatamente o que acontece comigo, muitas vezes me faço estas mesmas perguntas e vejo aqui nos comentários que muitas pessoas passam sempre pelos mesmos problemas mesmos desafios.......seus videos são muito bons.....parabéns!!!
Faaaaaala Igor, beleza? como sempre você tem colocado vídeos shows... muito bom mesmo. Suas dicas são espetacular. E também me emotiva a continuar estudando e programando atras dos meus sonhos... Parabéns mais uma vez. Muito bom!
Hoje tenho muita vontade de começar a desenvolver de forma independente, mas fica só no pensamento. Eu coloco muitas barreiras, não sei isso ainda, não sei aquilo, e em momentos que eu podia tá fazendo algo eu não faço nada, desperdiço meu tempo jogando, descansando do trabalho, etc. Por causa da quarentena tive que abandonar meu curso de desenvolvimento, e isso me fez questionar se eu devo continuar.
Quem chega primeiro, bebe água limpa... Igor, vc falou que passou uns 6 meses desenvolvendo vários apps até começar a ter algum retorno. Nisso foram quantos apps até o primeiro acerto?
Tô colocando a mão na massa, vou dormir um pouco mais tarde mas estou fazendo meu primeiro projeto para publicar. Duas funcionalidades inteiramente prontas, e a meta é terminar ainda esse mês de junho.
Muito bom conteúdo, todo cuidado é pouco. Eu mesmo estou querendo trilhar por este mesmo caminho, de se tornar independente, e não foi porque eu vi seu vídeo, rssss, já é minha intensão a anos, mas nunca consigo. Este ano estou focado nos estudos para conseguir alcançar em um curto prazo.
Excelente Vídeo como sempre. Estou tentando empreender também, mas o principal medo é saber se vou conseguir entregar o que eu queria. Se o projeto que na minha mente esta de um jeito, se vou conseguir entregar como estou pensando, muitas vezes pela falta de conhecimento na linguagem/arquitetura que estou me arriscando. Grande abraço.
Eu hoje estou finalizando o mestrado (e já com projeto pronto para o doutorado), e além de estar tentando empreender com mais outros 3 excelentes profissionais ainda trabalho numa startup da qual me tornei sócio. Meu "problema" é que a minha área de expertise é uma área extremamente restrita (bioinformática) e que normalmente não remunera tão bem.
É impressão ou o pessoal aqui a maioria é do RJ? rs Sou de SP capital, tenho uma Assessoria Financeira há alguns anos. Gosto muito de tecnologia e até sei programar o básico. Se alguém tiver interesse em conversar sobre um dueto ou trio num projeto bacana, dá um toque, vamos ver o que rola. Minha expertise é em finanças e desenvolvimento de negócios e tb tenho um capital para Joint Ventures. Abs!
Bom vou falar do meu medo de hoje! tenho corrido atras de muitas tecnologias e perdendo o foco no meu objetivo, pois vejo muitas empresas pedindo varias habilidades na área. para vaga de emprego e também por não ter feito nem uma faculdade. onde eu moro aqui em Brasília, exigem muito isso, para uma vaga. por isso tenho algumas ideias no papel, mas fico comedo de pública... e não da em nada!
Acho que o primeiro de tudo é a PROCRASTINAÇÃO. Depois disso, acho que o principal para mim é a insegurança. Será que eu tenho capacidade e conhecimento o suficiente pra colocar essa ideia em prática? Meu app está seguro? O que se preocupar primeiro? E ai vai...
CRIEI UM APP BOBO, DEPOIS UM DOIS PROGRAMINHAS QUE ATENDIA UMA DEMANDA, 2 ANOS DEPOIS TOPEI COM UM REPRESENTANTE DE UM FUNDO DE INVESTIMENTO E METI DE CARA 100 MIL NO BOLSO E DEPOIS DO MPV VOU PEGAR MAIS 400. DICA SEMPRE FAÇA, NO MÍNIMO VAI GANHAR EXPERIÊNCIA .
Isso vale também para websites? De tentar ganhar com publicidade? O que me impede de tirar do papel é que eu sempre acho que não estou pronto, e que devo estudar mais. O problema é que quanto mais eu estudo, mais eu vejo que não sei nada e mais tenho que estudar kkk. É uma espiral sem fim. No fim das contas, estudo, estudo e não coloco nada em prática.
Acho que muitos de nós temos esse problema, eu tô tentando usar uma técnica de estudar o básico e partir para a prática logo. Senão acabo fazendo 1000 cursos com a ilusão de que sei fazer,,, daí quando parto para prática da aquele branco.
Mano, Eu tenho estudado desenvolvimento web com Flask e Python. Comprei livros de Flask que tem projeto para desenvolver. A partir desse aprendizado , eu crio variações do projeto. No meu caso, depois de criar o primeiro CRUD e renderizar um template o resto é só criatividade pra variar pq o conceito já está formado. É necessário praticar, inventar, refazer. Só assim podemos encontrar os bugs. Se preparar para o pior é ter calma para resolver os bugs. São os bugs iniciais que são importantes. Vc sabe que está bem preparado se consegue ler e interpretar os bugs.
O meu maior impecílio é o fato de ter família, trabalhar numa grande empresa e ter um bom salário... Pode parecer estranho reclamar disso sendo que pra muita gente é um sonho, mas eu sou analista de suporte e quero virar programador só que não consigo pensar numa maneira de "largar tudo" e começar a trabalhar com programação.... Minha família depende de mim....
Simmmm... nesse caso eh muito difícil.... tente fazer um plano de transição da forma mais segura... converse com sua família para conseguir montar uma reserva para isso é aos poucos vá fazendo a migração. Mas calcule sempre o risco direitinho.
Igor, não sei se é de seu interesse, mas já pensou em dar mentoria para programadores iniciantes, uma assinatura talvez. Se vc tiver interesse faz uma enquete e pergunta a sua publico, "ate quanto pagariam", "Qual área mais interessa, empreendedorismo em app, programação e etc..." Não vejo muito desse tipo de serviço para programadores.
Eu to tentando aprender a programar mas to quase desistindo na vdd nao sei oq quero pra vida , escolhi programaçao pq gosto mto de tecnologia sempre gostei de hardware e games tbm, mas nao tenho foco e mtas nao priorizo o estudo e me cobro mto, mas nao pretendo desistir uma hora acho q eu vou conseguir focar nisso e criar algum projeto
Fale Igor bom dia! Amigo hoje estou totalmente insatisfeito com o meu trabalho e estou desenvolvendo umas coisas com java desktop, mobile e web com react native, tenho uma pulga atras da orelha gritando para eu sair da zona de conforto e então estou me preparando para sair de belém do pará para ir para SP meter a cara seja sendo empregado ganhando xp ou até me arriscar como empreendedor afinal qual lojinha ou supermercado não quer ter seu app?! acredito que mercado tem só ainda não descobrir como andar com minhas próprias pernas e descolar esses clientes.
Já tive esse sentimento, ter um emprego com pouquíssimas tarefas a fazer e ser pago por isso pode ser o sonho de muitos, porém, para alguns isso é angustiante. Eu te entendo!
Rsrs... essa pergunta de compensa ou não sempre me parece uma pegadinha... se seu app tiver uma receita líquida de 10 reais e vc conseguir uma conversão por 9, compensa.... se seu app eh com propaganda e o usuário entra várias vezes por dia por vários munitions durante 1 ano, e vc consegue medir que o valor gerado por ele nesse tempo eh de 3 reais e vc gasta 1 real pra trazer ele compensa.... se vc gasta mais do que o usuário gera, não compensa.... o problema eh que vc tem que ter um jeito bom de monetizar e medir para vc chegar a sua resposta e ela vai mudar de app pra app.
Pode ser coincidência, mas ja ouvi essa história ao menos de umas 20 pessoas diferentes, "eu era bem sucedido mas sentia que não acrescentava o suficiente e resolvi mudar" hehehe, meio que Formula de Lançamento.
Se soubesse teria vendido alguma coisa então... 😂 Mas se vc entendeu que eu resolvi mudar pq eu sentia que não acrescentava acho que eu não fui muito claro então.
Igor, se vc estivesse começando esta jornada de desenvolvedor independente de apps hoje, quais tipos de apps vc dedicaria tempo e atenção tendo como objetivo principal um retorno em dólares estimado entre $1.000 e 1.600 por mês?
Atualmente meu maior inimigo é o tempo. Estou cursando o último ano da facul, produzindo meu TCC, trabalhando em uma empresa grande e desenvolvendo o meu primeiro job. Acredito muito nesse projeto, creio que ele abrirá portas para mim, tanto no profissional quanto no pessoal. Além do fato mais importante no momento, aprender. É uma das primeiras vezes que sinto empolgação absurda em passar dificuldade aceitando um desafio, e acho que quando isso se torna perceptível pra pessoa, não tem quem a segure. Desejo muita boa sorte e bom trabalho a todos que estão iniciando ou já tem uma carreira sólida, o mundo da tecnologia é foda demais. Quando vc se encontra feliz fazendo algo, mesmo passando dificuldade, é pq vc tá no caminho certo.
O que me tira tempo são os trabalhos da facul -.-' to com um projeto pessoal pra fazer pra minha cidade, ai to com o foco e animadao fazendo, do nada tenho que tirar 1 ou 2 semanas pra ficar fazendo os trabalhos da facul, ô saco...
Vídeo incrível, Igor. Mas a pergunta que não quer calar, qual linguagem você adotou para os próximos projetos daqui para frente? Você também a recomendaria?
Eu uso a tecnologia que resolve o problema melhor.... se eu preciso pegar algo na esquina da rua eu vou a pé, mesmo que eu tenha um carro. Se eu preciso me deslocar 30k eu iria de carro, mesmo que tivesse um avião... não existe bala de prata
@@Programadorbr Concordo com o Igor, também acho que não tem problema nenhum em querer ser empregado ao invés de empreender. O que eu não gosto é que o sistema (pelo menos no Brasil) nos molda para seguirmos sempre um mesmo caminho. Quem me dera se existisse o canal do Igor e de outros caras brabos no empreendedorismo uns 10 anos atrás e eu tivesse acesso a eles. Minha vida hoje com certeza seria diferente... Sempre fui infeliz na vida de empregado e não sabia o por quê, mesmo depois de passar por vários empregos diferentes. O problema estava em mim e não nos empregos. Mas eu fui ensinado que esse era o único caminho a ser seguido de onde eu vim.
Igor, meu medo de empreender é o mesmo de estar no emprego fixo. Medo de perder tempo! Assim como foi com vc está acontecendo comigo, grande parte do tempo fico sem ter nada para fazer, mesmo que eu esteja ganhando. Mas isso me deixa frustrado de certo modo, então estou com essa dúvida que é se devo ou não empreender?!
EU PROCRASTINO MUITO
Inclusive eu deveria estar programando o projeto, mas estou aqui no RUclips vendo dicas de empreendedorismo.
Hauahaua bem vindo ao clube
Es freelancer ?
Sobre a quantidade de projetos que já comecei e não terminei.
Alguém: "Fala 300, fala 300. Normalmente é 300."
Eu: "Um pouco mais 😏"
@@vinidotnet seria então 600?
@@vinidotnet vc me definio bastante, kkkkk talvez agora eu crie vergonha na cara e tire meus projetos da cabeça e coloque pra funcionar
Mano, saiba que você é inspiração para a galera que tá começando. Estou no começo do começo do começo na aprendizagem de programação, mas cada coisa simples que eu consigo acertar já é motivo para comemorar. Sucesso na sua caminhada mano, você merece! 🏆
" O problema não é fracassar, o problema é insistir no mesmo fracasso".
Momento de sabedoria! Eu digo isso a meus amigos, só que você fala muito melhor! Show Igor, só aumenta minha admiração pelo profissional!
Hoje trabalho como projetista mecânica freelance para uma única empresa. Ganho o suficiente para pagar as contas fixas (e básicas para minha sobrevivência). Estou BASTANTE endividada!! Porém, escolhi recusar alguns trabalhos dentro de fábricas para poder me dedicar quase exclusivamente à Engenharia de Computação que comecei ano passado. Não é fácil se manter focada no futuro enquanto a vida financeira desmorona, mas se eu voltar a vender 10 - 11 horas do meu tempo diário vou acabar ficando nessa vidinha para sempre! É preciso força, coragem, determinação e muuuuitas horas de estudos para mudarmos nossas vidas!
Caraca, parece que você está descrevendo o meu momento: passei de júnior para pleno rapidamente e estou frustrado com a minha empresa (e creio que qualquer outra que eu entrar). Decidi esses dias a tirar do papel uma ideia que por alguns anos eu me achei incapaz de executá-la.
Excelente! Muito animador. Já estou dando os primeiros passos e isso me inspira!
Muito bom, sou teu fã, simples e direto, seus videos é motivador, não sei se essa é sua proposta, mas assim que me sinto quando os vejo.
Tô tentando desenvolver um app, sozinho, as vezes bate um desanimo e perco o foco, até porque tenho meu trabalho CLT e isso contribui com um pouco de cansaço, mas sigo com o propósito de conseguir botar meu projeto no mercado e trabalhar de qualquer lugar e no horário que eu quiser, essa é minha meta.
Continue nessa pegada,
Abraço.
Minha dica seria, se esse projeto for muito grande, pega um bem pequeno antes para vc passar por todo o processo de subir seu app e ver ele na mão das pessoas... isso vai te dar um gás
Sinceridade acima de tudo, muito bom!
Seu vídeo me inspirou! Estou a anos procurando emprego na área e nada... Só consegui um estágio que me paga 680 reais por mês sem benefícios... Anunciei no grupo do meu condomínio que eu sou TI pra levantar uma grana e me apareceram muitos Notebooks pra arrumar. Vou juntar uma grana e montar minha empresa de desenvolvimento de softwares.
Muito obrigado pela inspiração, Igor!
Acho que o medo de estar perdendo tempo, fazendo tudo, colocando maior esforço pra no final não dar em nada é o meu maior medo
Tbm estou assim, no entanto não posso dizer q sou um dev, sou apenas um estudante (ainda) de qse 40 anos, tenho 2 empregos, um a noite (recepcionista de hotel pequeno, em cidade pequena), outro durante o dia no ql sou autônomo (piscineiro), faço EAD na UNOPAR, quinto semestre, mas com o tempo q tenho pra estudar, só completo os requisitos, isso me faz sentir q não estou preparado, e como sou casado tenho 2 mulekes arteiros hehehe, fico com medo de destabilizar pra enfiar a cara, mas uma hora eu engato a primeira e saio hehehe.
você é simplesmente íncrivel! Inspiração pra mim de 15 anos que quer seguir a carreira de DEV
Se você quiser mentoria gratuita é só dar um alô
Cara, vai na fé. Meu primo começou com 14 anos e hoje já é um dos melhores programadores que conheço (pessoalmente). Detalhe: Ele ainda tem 17. E já está bem acima de mim, com 20 e dois cursos nas costas :l
Meu problema: começar 200 projetos e não finalizar nenhum deles. Isso foi citado naquela Live especial que você participou, e tenho tentado mudar isso desde então. Mais um ótimo vídeo. Sucesso!
Dinheiro, não tenho como abandonar a minha CLT para focar todo o tempo em empreender. Por isso uso o meu tempo a noite e final de semana para construir coisas que geram valor.
Fala Igor, cara obrigado pela dica, pelo incentivo, to estudando comecei a tirar meus projetos do papel e espero que consiga sempre ta evoluindo.
Cara, você me fez enxergar o empreendedorismo de outra forma, antes eu jamais me via empreendendo, hoje já é uma questão a se considerar.
Cara, tenho 44 anos, estou no 2º semestre de ADS (estou fazendo em EAD por conta do trabalho) e já faz um tempo que me interessei na área da programação. Comecei com Excel VBA mas, já estou desenvolvo em Java (coisas pequenas, desktop). Não sou formado mas, trabalhei muito na área de designer gráfico, tive um serigrafia (Silk Screen) e trabalhei em gráficas, etc... mas eu não consigo me ver ainda como programador e nem no mercado por conta que eu tenho que trabalhar em outra área, por enquanto, para garantir meu sustento e da minha família. Acredito que terei que ser mais ousado. Porém, como eu trabalho na área de segurança eletrônica e gosto da parte de criar soluções físicas, estou estudando essa área na parte de softwares, como gerenciamento de portarias, leitura facial com câmeras, etc. Não sei se a formula certa mas, pode ser uma delas. O que você acha? Abraço! Sou novo inscrito no canal e procurei seu canal depois que assisti a live (não ao vivo) que você participou com a Vanessa e o Gabriel do Código Fonte.
Tenho uma trajetória parecida com a sua, parabéns irmão pela força de vontade de sair da inercia.
Li errado o titulo do video e adorei o video. Nao desistir é a palavra chave. Suas dicas servem para nao empreendedores tb. Acreditar, investir o seu tempo no que acredita, saber que vao acontecer erros, aprender com os erros, até o sucesso chegar. Ele vai chegar pq vc acreditou, aprendeu e venceu.
A transparência que você mostra suas experiencias e a realidade na área não encontrei em nenhum outro lugar, mais um vídeo de pés no chão, motivador e único, parabéns.
Muito legal o video. Me deu uma visão que eu nao tinha. Pra mim tem sido bem desafiador me tornar um programador. Tenho 38 anos de idade e resolvi mudar completamente de profissão. Quando fiquei de saco cheio do meu trabalho como analista de relacionamento com o cliente resolvi empreender numa coisa totalmente diferente e estudei elétrica, me lançando no mercado como eletricista. Fiquei nisso por 3 anos. Mas sempre gostei do Design e Desenvolvimento e após esse período aprendi outra coisa totalmente nova pra mim e em dois meses de muito estudo me tornei Ux/Ui Designer mas com aquela vontade de programar. Entao estou estudando html, CSS (para me reciclar pq o último curso de webdesigner que eu fiz foi no Senac em 2007 rsrs) e para iniciar no mundo da programação escolhi a linguagem javascript para depois ampliar o conhecimento em outras linguagens. Hoje estou procurando me recolocar no mercado mas enquanto isso tenho estudado muito e vejo que empreender é uma alternativa pra não ficar parado. Entao obrigado por compartilhar a experiência. Foi muito util pra mim para me ajudar a estruturar alguns passos. Se tiver mais alguma sugestão para alguem como eu pode mandar 😉 Um grande abraço.
Existe melhor explicação? Tem não! Parabéns Igor!
Penso em desistir todo dia.
Fazer o quê , não é fácil , mas aprendi quê , se quer evoluir , você tem que fazer de baixo e tem que fazer projetos que outros podem usar.
Imagina-se que quando você está ajudando alguém , isso te motiva a evoluir!
Grande Igor, beleza man! Então, me chamo Cleyton, sou desenhista, e sou apaixonado por programação. Fiz um curso de Web design, tem uns 10 anos e desde então, fui para a área de desenho. Gostaria muito de empreender, tenho algumas ideias para App's, tenho cinco jogos escritos cara, mas, não encontro tempo. acordei alguns dias para de madrugada para estudar, mas depois não consigo render em meu serviço e isso estava me prejudicando. O seu video foi muito esclarecedor para mim e gostaria de elogiar.
Igor, muito obrigado por esse video em relação ao trabalho estou na mesma situação, bem confortável mas insatisfeito, realmente me identifiquei muito. Todo dia(ou quase) tento conciliar faculdade, trabalho e meu projeto de um dia empreender mas ainda, para mim, ainda não sinto saber o suficiente para andar com minhas próprias pernas.
Excelente vídeo da sua experiência pessoal e profissional. A gente vê aonde as pessoas estão, mas não sabemos o preço que pagaram. Esse vídeo ajuda e muito quem está iniciando.
Show!
Engraçado eu encontrar seu video esses dias. Ha anos que eu tento empreender e não consigo por medo de não conseguir pagar minhas contas. Hoje eu não posso muito de me dar ao luxo porque tenho família e sou um pouco mais velho. Mas a ideia ainda não sai da minha cabeça. O que me da mais medo mesmo é como ir galgando aos poucos até finalmente conseguir ter esse luxo, principalmente porque tenho família e não posso jogar tudo pro alto.
Que legal, e sempre bom ouvir as batalhas que as pessoas têm que vencer antes do sucesso, e o um processo, geralmente as pessoas só enxerga o resultado final, ótimo vídeo.
O que está me impedindo é a preguiça mesmo. Tô acostumado no meu emprego, comprei 4 cursos de programação na Udemy faz uns 2 anos e essa semana que resolvi começar os cursos.
Na época da faculdade eu programava bastante, é algo que amo fazer mesmo que por hobby, mas agora vou tentar de verdade tirar nem que seja uma hora por dia pra estudar, ler e programar um pouco.
Parabéns pelo conteúdo, abraços!
Quando tudo parece perdido e a vontade de desistir parece que vai vencer, venho aqui e me deparo com esse vídeo do Igor e as histórias dos inscritos... Tudo isso dá um novo gás na gente... E vamos em frente!!! Valeu, Igor! Valeu galera!!!
O problema não é fracassar. O problema é insistir no mesmo fracasso.
muito bom Igor
Grande Igor, parabéns pelo canal! Na minha opinião você fala de forma sucinta de aspectos muito importantes que chega a parecer que é tudo muito fácil. Sei que não é, mas quero dizer que sua comunicação com a audiência transmite essa segurança. Congrats!
Tem umas idéias muito inspiradores no canal, como as de criação de renda passiva com aplicações, criar um app simples ou até de uma ideia já implementada mas pôr a mão na massa para fazer.
Eu acho que meus problemas para eu ainda não ter empreendido ainda são aspectos psicológicos, como achar que pode não dar certo algo que possa fazer, ficar preso a "segurança" de um emprego, procrastinação.Estou lutando contra isso, até tratando e já estou implementando ideias para fora do papel.
Um forte abraço!
Curti muito este video! Hoje eu to empregado ganhando um bom salario!! Sou desenvolvedor React quero fazer um PWA para pedir agua e Gás, real time! Só para testar como seria os pedidos! começar aqui primeiro em meu bairro! este seria para conseguir ter algum produto digital! Agora como designer Gráfico e de Produto e também desenvolvedor ! Tenho um projeto que que quero muito reallizar, já fiz uns três prótipos de máquinas cnc e também já construi minha própria impressora 3D! quero abrir uma empresa pra fabricar desenhos, seja dois 2D ou três 3D a começar com uma router CNC! Só para você ter uma ideia já toco este projeto a 7 anos, anos horas vagas quando sobre e no recurso que tenho!
que video sensacional, respondendo sua pergunta tudo o que vc disse é o meu receio de empreender , e eu quero ser util para as pessoas e aprender a solucionar problemas
Cara espetacular. Estou passando por esse dilema ..!! Estou começando na programação.
Hoje meu maior problema não é o medo de empreender, mas sim a falta de Foco, a motivação e a dopamina em algum projeto duram 1 semana e logo vem outra ideia e nunca nada é concluído.
@Alessandro Reis fuma um back e começa a viajar nas coisas simples q as pessoas precisam no dia a dia q rapidim vem uma ideia top, mas ai tu tem q anotar se n depois esquece
Tenho 16 anos, e parei pra perceber que o melhor momento pra mim arriscar e agora, eu juntos de 2 amigos criamos uma empresa, é depois que a pandemia acabar, a gente já tinha feito uma reunião, sobre um aplicativo pra ajudar microempreendedores mas no final eles gostaram mais de outro projeto, mas mesmo que eu tenha esse projeto com meus amigos, estou tentando achar outro fico vendo alguns vídeos de edição e foto e etc pra aprender o máximo nessa quaretena
Igor, me sinto muito nessa pegada de fazer apps e viver disso mais percebo que não tenho tantas competências e me fauta muito entender a lógica de programação na hora de por a mao na massa na ideia que tive....
Que vídeo! Grandes lições foram passadas, mt inspirador. Valeu, Igor
Nossa Igor exatamente o que acontece comigo, muitas vezes me faço estas mesmas perguntas e vejo aqui nos comentários que muitas pessoas passam sempre pelos mesmos problemas mesmos desafios.......seus videos são muito bons.....parabéns!!!
"Segredo do sucesso está no fracasso" e superá-lo te aproxima do sucesso !
Passando aqui para lhe parabenizar. Igor você é um cara muito inteligente, você é um cara muito simples, sou seu fã.
Faaaaaala Igor, beleza? como sempre você tem colocado vídeos shows... muito bom mesmo. Suas dicas são espetacular. E também me emotiva a continuar estudando e programando atras dos meus sonhos... Parabéns mais uma vez. Muito bom!
Muito bom seu canal, você me inspira e ajuda a evitar alguns erros e pegar alguns atalhos!
Hoje tenho muita vontade de começar a desenvolver de forma independente, mas fica só no pensamento. Eu coloco muitas barreiras, não sei isso ainda, não sei aquilo, e em momentos que eu podia tá fazendo algo eu não faço nada, desperdiço meu tempo jogando, descansando do trabalho, etc. Por causa da quarentena tive que abandonar meu curso de desenvolvimento, e isso me fez questionar se eu devo continuar.
Uma lição atrás da outra nesse vídeo, sensacional.
Quem chega primeiro, bebe água limpa... Igor, vc falou que passou uns 6 meses desenvolvendo vários apps até começar a ter algum retorno. Nisso foram quantos apps até o primeiro acerto?
up
Up
Up
Up
up
Foi inspirador! Valeu!
Igor, vc é fera brother !
Cara, você sempre motiva a continuar tentando!!!! Valeu mesmo !! Você é fera!
Tô colocando a mão na massa, vou dormir um pouco mais tarde mas estou fazendo meu primeiro projeto para publicar. Duas funcionalidades inteiramente prontas, e a meta é terminar ainda esse mês de junho.
Ftavares, Ola, tudo bem. Parabens!
Muito obrigado por esse videos era o que eu precisava para colocar a mão na massa
Muito bom conteúdo, todo cuidado é pouco. Eu mesmo estou querendo trilhar por este mesmo caminho, de se tornar independente, e não foi porque eu vi seu vídeo, rssss, já é minha intensão a anos, mas nunca consigo. Este ano estou focado nos estudos para conseguir alcançar em um curto prazo.
Vai fundo
Parabéns pelo vídeo Igor e pelo canal !! Obrigado pelos seus insights !!
Excelente Vídeo como sempre. Estou tentando empreender também, mas o principal medo é saber se vou conseguir entregar o que eu queria. Se o projeto que na minha mente esta de um jeito, se vou conseguir entregar como estou pensando, muitas vezes pela falta de conhecimento na linguagem/arquitetura que estou me arriscando. Grande abraço.
Parabéns pelo vídeo. foi ótimo ver esse vídeo e abriu minha mente. obrigado
Eu hoje estou finalizando o mestrado (e já com projeto pronto para o doutorado), e além de estar tentando empreender com mais outros 3 excelentes profissionais ainda trabalho numa startup da qual me tornei sócio. Meu "problema" é que a minha área de expertise é uma área extremamente restrita (bioinformática) e que normalmente não remunera tão bem.
É impressão ou o pessoal aqui a maioria é do RJ? rs Sou de SP capital, tenho uma Assessoria Financeira há alguns anos.
Gosto muito de tecnologia e até sei programar o básico. Se alguém tiver interesse em conversar sobre um dueto ou trio num projeto bacana, dá um toque, vamos ver o que rola. Minha expertise é em finanças e desenvolvimento de negócios e tb tenho um capital para Joint Ventures. Abs!
Ótimos conselhos. Obrigado, amigo.
Parabéns por acreditar e persistir.
Muito legal a sua história, obrigado pelo vídeo
Muito massa vídeo, valeu o incentivo, uma hora chego lá!
Muito obrigado pelo conteúdo, deu uma luz.
Contona com os vídeos mano ajuda muito 👏🏻🙏🏻
Faz um vídeo sobre venda de templates WordPress...
Bom vou falar do meu medo de hoje! tenho corrido atras de muitas tecnologias e perdendo o foco no meu objetivo, pois vejo muitas empresas pedindo varias habilidades na área. para vaga de emprego e também por não ter feito nem uma faculdade. onde eu moro aqui em Brasília, exigem muito isso, para uma vaga. por isso tenho algumas ideias no papel, mas fico comedo de pública... e não da em nada!
Excelentes dicas, valeu Igor!!
Muito bom o vídeo.
Meu medo é de não saber em que área atuar como empreendedor, não sei é por causa que ainda estou no segundo semestre da faculdade.
Acho que o primeiro de tudo é a PROCRASTINAÇÃO. Depois disso, acho que o principal para mim é a insegurança. Será que eu tenho capacidade e conhecimento o suficiente pra colocar essa ideia em prática? Meu app está seguro? O que se preocupar primeiro? E ai vai...
CRIEI UM APP BOBO, DEPOIS UM DOIS PROGRAMINHAS QUE ATENDIA UMA DEMANDA, 2 ANOS DEPOIS TOPEI COM UM REPRESENTANTE DE UM FUNDO DE INVESTIMENTO E METI DE CARA 100 MIL NO BOLSO E DEPOIS DO MPV VOU PEGAR MAIS 400. DICA SEMPRE FAÇA, NO MÍNIMO VAI GANHAR EXPERIÊNCIA .
Isso vale também para websites? De tentar ganhar com publicidade? O que me impede de tirar do papel é que eu sempre acho que não estou pronto, e que devo estudar mais. O problema é que quanto mais eu estudo, mais eu vejo que não sei nada e mais tenho que estudar kkk. É uma espiral sem fim. No fim das contas, estudo, estudo e não coloco nada em prática.
Acho que muitos de nós temos esse problema, eu tô tentando usar uma técnica de estudar o básico e partir para a prática logo. Senão acabo fazendo 1000 cursos com a ilusão de que sei fazer,,, daí quando parto para prática da aquele branco.
Mano,
Eu tenho estudado desenvolvimento web com Flask e Python. Comprei livros de Flask que tem projeto para desenvolver. A partir desse aprendizado , eu crio variações do projeto. No meu caso, depois de criar o primeiro CRUD e renderizar um template o resto é só criatividade pra variar pq o conceito já está formado. É necessário praticar, inventar, refazer. Só assim podemos encontrar os bugs. Se preparar para o pior é ter calma para resolver os bugs. São os bugs iniciais que são importantes. Vc sabe que está bem preparado se consegue ler e interpretar os bugs.
Eu na vida. Me identifico com o loop infinito de ter sempre que aprender mais!
Amei, Qualidade como sempre!
O meu maior impecílio é o fato de ter família, trabalhar numa grande empresa e ter um bom salário... Pode parecer estranho reclamar disso sendo que pra muita gente é um sonho, mas eu sou analista de suporte e quero virar programador só que não consigo pensar numa maneira de "largar tudo" e começar a trabalhar com programação.... Minha família depende de mim....
Simmmm... nesse caso eh muito difícil.... tente fazer um plano de transição da forma mais segura... converse com sua família para conseguir montar uma reserva para isso é aos poucos vá fazendo a migração. Mas calcule sempre o risco direitinho.
Igor, não sei se é de seu interesse, mas já pensou em dar mentoria para programadores iniciantes, uma assinatura talvez. Se vc tiver interesse faz uma enquete e pergunta a sua publico, "ate quanto pagariam", "Qual área mais interessa, empreendedorismo em app, programação e etc..." Não vejo muito desse tipo de serviço para programadores.
Nesse momento eu não sei se conseguiria entregar muito valor nesse formato
Sempre excelente !! 👏👏
Eu to tentando aprender a programar mas to quase desistindo na vdd nao sei oq quero pra vida , escolhi programaçao pq gosto mto de tecnologia sempre gostei de hardware e games tbm, mas nao tenho foco e mtas nao priorizo o estudo e me cobro mto, mas nao pretendo desistir uma hora acho q eu vou conseguir focar nisso e criar algum projeto
Fale Igor bom dia! Amigo hoje estou totalmente insatisfeito com o meu trabalho e estou desenvolvendo umas coisas com java desktop, mobile e web com react native, tenho uma pulga atras da orelha gritando para eu sair da zona de conforto e então estou me preparando para sair de belém do pará para ir para SP meter a cara seja sendo empregado ganhando xp ou até me arriscar como empreendedor afinal qual lojinha ou supermercado não quer ter seu app?! acredito que mercado tem só ainda não descobrir como andar com minhas próprias pernas e descolar esses clientes.
Já tive esse sentimento, ter um emprego com pouquíssimas tarefas a fazer e ser pago por isso pode ser o sonho de muitos, porém, para alguns isso é angustiante. Eu te entendo!
Exatamente isso
Muito legal! Bom de mais!!
Uma boa fala...parabéns!
meu medo é a idade. fiz 50 e quero mudar de ramos. sou designer gráfico e namoro a programacao faz muito tempo.
Igor, fala um pouco sobre como divulgar esses apps, se compensa fazer campanhas pagas
Rsrs... essa pergunta de compensa ou não sempre me parece uma pegadinha... se seu app tiver uma receita líquida de 10 reais e vc conseguir uma conversão por 9, compensa.... se seu app eh com propaganda e o usuário entra várias vezes por dia por vários munitions durante 1 ano, e vc consegue medir que o valor gerado por ele nesse tempo eh de 3 reais e vc gasta 1 real pra trazer ele compensa.... se vc gasta mais do que o usuário gera, não compensa.... o problema eh que vc tem que ter um jeito bom de monetizar e medir para vc chegar a sua resposta e ela vai mudar de app pra app.
Programador BR kkkkkk sim, acho que a resposta segue essa linha de “o que olhar pra ver se compensa”, como medir essas métricas e tal
Financiei uma moto e conciliar o trabalho com o desenvolvimento tá me matando
Que vídeo incrível namoral
E exatamente o que eu penso sobre empreendedorismo.
1:55 Tenho a mesma percepção.
Obrigado por compartilhar
Belas dicas parabéns👏👏👏
Pode ser coincidência, mas ja ouvi essa história ao menos de umas 20 pessoas diferentes, "eu era bem sucedido mas sentia que não acrescentava o suficiente e resolvi mudar" hehehe, meio que Formula de Lançamento.
Se soubesse teria vendido alguma coisa então... 😂 Mas se vc entendeu que eu resolvi mudar pq eu sentia que não acrescentava acho que eu não fui muito claro então.
Igor, se vc estivesse começando esta jornada de desenvolvedor independente de apps hoje, quais tipos de apps vc dedicaria tempo e atenção tendo como objetivo principal um retorno em dólares estimado entre $1.000 e 1.600 por mês?
Atualmente meu maior inimigo é o tempo. Estou cursando o último ano da facul, produzindo meu TCC, trabalhando em uma empresa grande e desenvolvendo o meu primeiro job. Acredito muito nesse projeto, creio que ele abrirá portas para mim, tanto no profissional quanto no pessoal. Além do fato mais importante no momento, aprender. É uma das primeiras vezes que sinto empolgação absurda em passar dificuldade aceitando um desafio, e acho que quando isso se torna perceptível pra pessoa, não tem quem a segure.
Desejo muita boa sorte e bom trabalho a todos que estão iniciando ou já tem uma carreira sólida, o mundo da tecnologia é foda demais. Quando vc se encontra feliz fazendo algo, mesmo passando dificuldade, é pq vc tá no caminho certo.
Tempo!!!
A maior alíquota do ser humano ...
eu criei um projeto depois que foi em produção, me indicaram assistir seus vídeos projeto "espaco . online" agoua sou seu seguido e é um belo conteúdo
O que me tira tempo são os trabalhos da facul -.-' to com um projeto pessoal pra fazer pra minha cidade, ai to com o foco e animadao fazendo, do nada tenho que tirar 1 ou 2 semanas pra ficar fazendo os trabalhos da facul, ô saco...
Não tenho idéias. Sou uma pessoa mais não na massa do que pensador, se assim podemos dizer.
Eu sou o contrário. Consigo fazer alguns planos, mas na hora de executar fico meio em pânico por onde começar hehehe
Vídeo incrível, Igor. Mas a pergunta que não quer calar, qual linguagem você adotou para os próximos projetos daqui para frente? Você também a recomendaria?
Eu uso a tecnologia que resolve o problema melhor.... se eu preciso pegar algo na esquina da rua eu vou a pé, mesmo que eu tenha um carro. Se eu preciso me deslocar 30k eu iria de carro, mesmo que tivesse um avião... não existe bala de prata
@@Programadorbr Massa. entendo.
Bem legal essas dicas. 👏
cara que conteudo top.
Eu não sinto vontade de empreender no momento, só queria ter um emprego que ganhasse bem e continuasse ganhando experiência e melhorando a empresa
Não tem problema... tem espaço para todo mundo, saber o que vc quer já eh um passo importante
@@Programadorbr Concordo com o Igor, também acho que não tem problema nenhum em querer ser empregado ao invés de empreender. O que eu não gosto é que o sistema (pelo menos no Brasil) nos molda para seguirmos sempre um mesmo caminho. Quem me dera se existisse o canal do Igor e de outros caras brabos no empreendedorismo uns 10 anos atrás e eu tivesse acesso a eles. Minha vida hoje com certeza seria diferente... Sempre fui infeliz na vida de empregado e não sabia o por quê, mesmo depois de passar por vários empregos diferentes. O problema estava em mim e não nos empregos. Mas eu fui ensinado que esse era o único caminho a ser seguido de onde eu vim.
Eu ainda acho carissimo 99 dolares por ano, ainda mais pra quem começa a desenvolver.
Igor, meu medo de empreender é o mesmo de estar no emprego fixo. Medo de perder tempo! Assim como foi com vc está acontecendo comigo, grande parte do tempo fico sem ter nada para fazer, mesmo que eu esteja ganhando. Mas isso me deixa frustrado de certo modo, então estou com essa dúvida que é se devo ou não empreender?!