Anselmo, se você puder fazer um vídeo sobre as diferenças culturais no trabalho entre as empresas brasileiras e japonesas seria bastante interessante. Nos conte como foi seu processo de seleção, sua adaptação a esta nova cultura que acredito que foi um choque. Aqui, os candidatos enviam currículos escritos a mão e coisas muito antigas como FAX fazem parte do dia a dia no trabalho. Existe muito etarismo na área de programação no Japão? Muito obrigado.
@@verther10 oi, obrigado pela sugestão de vídeo! Vou falar a respeito disso no próximo vídeo :) Olha, não sei dizer se etarismo é forte como no Brasil. Mas pelo menos onde eu trabalho, eu consigo ver japonês daqui em idade avançada trabalhando como desenvolvedor. E não é nem em posição alta de gerência, é desenvolvimento mesmo. Em gerência é mais comum ter o pessoal com mais idade. Vou tentar pegar mais informações sobre etarismo para falar especificamente a respeito porque acho que dá bastante assunto também.
Anselmo, se você puder fazer um vídeo sobre as diferenças culturais no trabalho entre as empresas brasileiras e japonesas seria bastante interessante. Nos conte como foi seu processo de seleção, sua adaptação a esta nova cultura que acredito que foi um choque. Aqui, os candidatos enviam currículos escritos a mão e coisas muito antigas como FAX fazem parte do dia a dia no trabalho. Existe muito etarismo na área de programação no Japão?
Muito obrigado.
@@verther10 oi, obrigado pela sugestão de vídeo! Vou falar a respeito disso no próximo vídeo :)
Olha, não sei dizer se etarismo é forte como no Brasil. Mas pelo menos onde eu trabalho, eu consigo ver japonês daqui em idade avançada trabalhando como desenvolvedor. E não é nem em posição alta de gerência, é desenvolvimento mesmo.
Em gerência é mais comum ter o pessoal com mais idade.
Vou tentar pegar mais informações sobre etarismo para falar especificamente a respeito porque acho que dá bastante assunto também.
O inglês eu já tenho, me falta especializar em algo e tempo de mercado.
@@lunasouza7368 boa! Conselho: não dependa da empresa para se especializar, tente sempre buscar por conta própria a especialização.