GTA VI - esse realismo pffff | Fala, PH!

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 8 фев 2025
  • Explorando o tão aguardado trailer de GTA VI, mergulho no universo do realismo nos jogos e questiono sua verdadeira importância. Como da área do cinema, desbravo o terreno do audiovisual para entender como GTA VI se compara e até mesmo desafia a percepção do realismo na indústria cinematográfica e dos games.
    🚓 Neste vídeo, você encontrará:
    A relação entre realismo e sucesso comercial nos jogos e no cinema;
    A utilização do realismo como uma ferramenta de marketing;
    Discussões sobre a necessidade do realismo gráfico e como ele se compara à experiência do cinema;
    Jogos que triunfam sem depender do realismo gráfico;
    A obra de arte na era da reprodutibilidade técnica no mundo dos jogos;
    Considerações sobre a elitização dos jogos devido às barreiras tecnológicas e financeiras.
    🗣 Para participar! Deixe sua pergunta nos comentários ou no tópico fixo:
    bit.ly/4alxtNU
    📚 Meus livros: phsantos.com/
    #FalaPH

Комментарии • 1,1 тыс.

  • @Gustavo-rl9qb
    @Gustavo-rl9qb Год назад +864

    Entendo o seu ponto PH, mas não concordo, não é pq vai ser realista q a história vai ser vazia, Red Dead Redemption 2 tá aí pra provar

    • @dantedmc8940
      @dantedmc8940 Год назад +171

      PH não joga, desconsidere

    • @GustavoHenrique-xg4ey
      @GustavoHenrique-xg4ey Год назад +90

      ele inputou que gta é vazio só pq é lucrativo

    • @reborn_neo_art
      @reborn_neo_art Год назад +34

      O cara esqueceu que tudo é arte, sendo comercial ou não
      A escolha de outros jogos que ele citou é ser mais fantasioso, lúdico. Gta vai pro lado realista.
      Ambos tem artistas trabalhando pra entregar uma obra prima

    • @Xilier
      @Xilier Год назад +32

      Existe uma fato sobre GTA, até mesmo incluindo o rede dead e outros jogos da rockstar (até de outras empresas): quando mais realista é o mundo e a história, menos divertido é o jogo, especialmente para o público geral.
      Pega o GTA 4, que tem uma história muito superior ao 5 e um gameplay bem mais realista. O pessoal o odiou porque ele não era tão divertido como os outros GTAs e para a maioria do público isso que conta. Já o 5 mesmo tendo uma história pior e uma gameplay até mais arcade, bateu todos os recordes de venda porque ele é EXTREMAMENTE DIVERTIDO e isso que importa para o público em geral.
      O próprio red dead 2 muitos doparam do game pelo ritmo lento, de precisa gerenciar o cavalo, alimentação e para ter uma sensação maior de faroeste, diferente do primeiro red dead que tinha um ritmo bem mais frenético (olha que as primeiras missões do jogo é ficar cuidando da fazenda da Bonnie).
      Ser divertido não impede do game ser 'realista' e ter uma história madura, mas o legal do GTA é ser uma caricatura da sociedade e focar na diversão. Grande parte que joga o game só quer andar pela cidade.

    • @AngeloAlvesRibeiro
      @AngeloAlvesRibeiro Год назад +6

      Belo comentário, mas a questão do realismo é por conta da imersão no jogo. O jogador se insere no mundo como um avatar no mundo digital.

  • @makssie
    @makssie Год назад +157

    Ph entendo seu ponto, mas acho que isso vale para Alan Wake 2, mas ainda assim o realismo de Alan Wake 2 é um surrealismo estilo Twin Peaks e acaba trazendo toda atmosfera tensa, seria legal vc comentar sobre o jogo.
    GTA VI é mais sobre sarcasmo de sociedade

    • @vitorjcunha
      @vitorjcunha Год назад +8

      Ele não crítica o conteúdo de GTA, olhe o vídeo por outra perspectiva.

    • @makssie
      @makssie Год назад

      @@vitorjcunha estou falando sobre o realismo dos jogos, que as vezes vc tornar algo real de um meio surreal acaba tornando o jogo mais imersivo

    • @fabriciobraga4556
      @fabriciobraga4556 Год назад +2

      Vou aproveitar o hype do seu comentário pra lembrar o PH que The Last of Us (o fino da arte!) foi produzido justamente para vender o caro PS3 de 2013.
      O ps3 estava falindo pq a concorrente Xbox 360 era muito mais barato e mais fácil de piratear os jogos.
      Apesar dos conceitos dos pensadores, a arte pode sim ser um item comercial nessa nossa sociedade.

    • @Nintend0nepiece
      @Nintend0nepiece Год назад +4

      ​​@@fabriciobraga4556cara, você viajou PESADO nesse comentário. O PS3 começou atrás do Xbox 360, mas em 2013 já tinha passado em vendas o console da Microsoft e já tava no fim de seu ciclo de vida. E associar o sucesso do Xbox à pirataria é uma análise superficial que não passa de uma falácia. A pirataria só foi relevante em países em desenvolvimento como o Brasil, que nunca representaram uma fração significativa na venda de hardware. Os números realmente significativos vieram dos EUA e Europa.

    • @umnegoqualquer9767
      @umnegoqualquer9767 Год назад +1

      ​@@Nintend0nepiece The Last Of Us tanto No PS4 quanto no PS3 foram o "Mata console" ou "Mata Geração" Foram jogos lançados no fim das gerações quase que ultrapassando os limites, então realmente seu ponto esta correto!
      E sobre a questão do XBOX tambem, acredito que os motivos pelos quais o XBOX tenha se saido bem pelo que me lembre era por conta dos serviços mil vezes melhor do que o da sony na epoca ( Falecido Live Gold que dava jogos por mês ).

  • @yoannw
    @yoannw Год назад +241

    PH muito boa sua reflexão.
    Porém, sem ter jogado alguma coisa da Rockstar recente, fica difícil vc entender o que eles entregam de fato.
    GTA 4 e 5 e Red Dead Redemption 1 e 2, que são os últimos lançamentos, tem fortes enredos e forte apelo ao simular um ecosistema, seja ele da selva de pedra ou da natureza.
    1 - Realismo em jogos
    O realismo em jogos, pode ser subdividido em três subcategorias: gráfico, mecânica e detalhismo
    vou explicar um pouco sobre cada um ligado ao GTA
    Gráfico - O jogo GTA por se tratar de um jogo sandbox que cada vez aumenta o escopo de tamanho de mapa, mecânicas e detalhismo ele não consegue chegar ao patamar dos jogos mais realistas graficamente já lançados em relação a pessoas. Pode perceber que tudo que é inanimado tem um gráfico muito bom, porém pessoas não tanto, o que pode se tratar de questão de teto tecnológico ou simplesmente uma decisão da equipe de não trazer o realismo ao extremo nas representações humanas para que os jogadores não se sintam mal em matar.
    Mecânica - Nesse aspecto uma coisa curiosa aconteceu! O GTA 4 é mais realista na mecânica do que o GTA 5, vou citar um exemplo: a mecânica dos carros que ao estar caindo totalmente soltos no ar, no GTA 4 que é mais realista você não pode movimentar o carro, já no GTA 5 você pode alterar a direção, rotacionar.
    Se o carro capotar e ficar de lado: no GTA 4 não consegue descapotar, no GTA 5 é só clicar para um dos lados que ele descapota.
    Essa decisão dos desenvolvedores de tirar o realismo e ficar mais arcade na mecânica é proposital por conta do GTA 5 online.
    O cabelo da pessoa estar mais realista no GTA6 é uma evolução mecânica e não gráfica.
    Detalhismo - Nisso é incontestável, o realismo no detalhismo em cada GTA é um salto! o jeito de andar, como cada NPC se comporta. GTA 4: poucos lugares para adentrar, GTA5: aumentar esses lugares só que o nivel de detalhismo dentro é pequeno, já o GTA 6 pelo que foi mostrado no trailer e baseado no Red Dead 2, cada objeto vai estar lá, como garrafas e não um parede chapada com skin de garrafa. ou uma TV que tem até o cabo de força.
    O GTA 5: com praia com 5 pessoas, GTA6: no trailer apresentar os lugares com mais de 50 pessoas.
    Esse é o ponto que cada GTA se supera, ele quer simular um ecossistema vivo como se fosse real.
    A água estar mais realista no GTA6 não é questão gráfica, é um misto de mecânica e detalhismo.
    2- GTA
    A empresa que desenvolve o jogo percebeu uma coisa no último lançamento (GTA5), que existem dois tipos de pessoas que jogam GTA, e uma terceira que gosta das duas.
    Pessoa 1: Gosta da história e se envolvem com isso, nisso desde o GTA4 ficou um nível absurdo, enredo muito bem produzido, em Red dead 2 a gente chora por uma morte de um cavalo!
    Pessoa 2: Gosta do caos, não segue a linha narrativa e que só quer tocar o terror e testar tudo que o jogo pode oferecer.
    Conclusão:
    O GTA a partir do 5, criou um jogo focado em narrativa e criou o modo online para pegar esses dois públicos.
    O realismo na mecânica foi diminuído para que o jogo fique mais divertido e que estresse menos o jogador e também para fazer subgames dentro do jogo serem mais gostosos de jogar, como por exemplos corridas mirabolantes.
    O realismo em gráficos ele segue o que o mercado do Hardware oferece, se tem Ray tracing vamos usar, se tem DLSS vamos usar, ele não criou nada novo.
    O realismo em Detalhismo nesse sim o GTA é a frente do tempo, o que teoricamente não tem uma necessidade de um hardware de ponta para roda-lo, claro que vai exigir mais, mas não é o ponto fundamental.
    Tudo é questão mercadológica, como eles vão ganhar mais dinheiro, eles tem que lançar um jogo que vá durar mais de 10 anos o online, então tem que realmente ser a frente do seu tempo em algum quesito.
    Eles deixarem o jogo exclusivo para PS5 e XBOX e não lançarem para PC, pode ser mercadológico que as duas empresas molham a mão da empresa para vender mais console. ou é questão técnica pois para fazer o port para o PC bem feito precisa de mais tempo? eu acho que SONY e MICROSOFT colocam dinheiro para ficar exclusivo, pois a venda de hardware de PC não entra dinheiro para elas e sim para cria Hardware, e quanto mais tempo o jogo fica no PC mais ele perde valor, então é tudo um sobre dinheiro e não sobre vender CONSOLE e HARDWARE.
    Dizer que o jogo ser realista é para vender um equipamento não é bem o correto, por exemplo o Death Stranding, jogo muito realista graficamente, que tem um enredo muito bom, e que tem o realismo na mecânica grande que chega a dar raiva, mas que não foi feito para vender muito, foi feito pra ser contemplativo.
    Cada jogo ele tem um proposito e o GTA o proposito inicial dele é ser o jogo mais lucrativo da história, passando a sensação de realismo de ecossistema e detalhismo e com enredo com um nível ótimo. independente do hardware, até pq eles vão fazer rodar onde for possível! se fosse possível que ele rodasse na sua calculadora, eles fariam, pois eles querem lucrar!

    • @obeyruffi3051
      @obeyruffi3051 Год назад +2

      🙌🏼 aprendi Algo Hoje

    • @donald177
      @donald177 Год назад

      GTA 4 tem mais lugares acessíveis para entrar do que GTA 5

    • @yoannw
      @yoannw Год назад

      ​@@donald177 fui até checar a informação, aqui para ver se não tinha falado nenhuma bobeira, mas não.
      GTA 5 tem mais de 3x lugares acessíveis que o GTA 4, inclusive se comparar somente o online do 5 como 4 já da muito mais.

    • @donald177
      @donald177 Год назад

      @@yoannw bom me refiro mais o modo offline, sei lá acho estranho, GTA 4 tem vários stript club, tem aquele burguer lá, cluckin Bell, e uns prédios acessíveis, esses lugares principalmente esses de alimentação nem dá pra entrar no GTA 5, agr fiquei surpreso ver que o 5 tem mais lugares

    • @yoannw
      @yoannw Год назад

      @@donald177 se for levar em consideração o online do 5 só o diamond casino é gigantesco e super detalhado, os iates, os apartamentos, os bares, lugares para comprar e ganhar dinheiro, bankers gigantescos, não tem como comparar o 5 com o 4

  • @gabrielramos5408
    @gabrielramos5408 Год назад +261

    Entendo sua análise PH. Mas acho que você perdeu um ponto que o Gaveta mencionou no vídeo dele sobre o GTA VI. A busca pelo "realismo" não tem por objetivo "vender placa de vídeo" ou elitizar o acesso aos gamers, mas sim simular a realidade. O GTA, para além da história principal que sempre é muito boa, é um simulador de vida para a maioria dos jogadores. Essa é a importância dos gráficos: quanto maior o realismo, melhor a imersão e simulação de uma vida real dentro do jogo.

    • @edsonlimabonfim9369
      @edsonlimabonfim9369 Год назад +7

      Né, eu me lembro bem de quando saí do vice city pro S.A. foi um absurdo pelo realismo. Depois o 5, na primeira jogada eu atropelei um coelho e simplesmente pirei pelo realismo (que se fosse a fundo ainda tinha falhas, sempre tem).

    • @obeyruffi3051
      @obeyruffi3051 Год назад

      🙌🏼, exatamente. Vou lá ver o vídeo do Gaveta

    • @renightt
      @renightt Год назад +11

      Eu acho que pode ser o caso, mas temos que lembrar que isso é um mercado bilionário. Então, sim, a parte de vender placa de vídeo tb é parte do 'jogo" do mercado. Vemos cada vez mais jogos com requisitos altíssimos e muitas vezes mal otimizados, movimentando o mercado de hardware. Agora, entrando no ponto artístico, acredito que o realismo serve tb para aumentar a imersão, principalmente se aliado a uma narrativa que foca em personagens e emoções corporais. Então o ponto do PH não está totalmente errado.

    • @slashdementia
      @slashdementia Год назад +2

      é lógico que a intenção também é elitizar o acesso aos jogos, cara. isso já acontece a muito tempo, a gente zera os jogos pelo youtube pq tá cada vez mais difícil de rodar até num pc decente. difícil até de comprar os jogos, que tão chegando a custar 350 reais. sem falar dos exclusivos que querem te forçar a comprar um console, enfim

    • @edsonlimabonfim9369
      @edsonlimabonfim9369 Год назад

      @@slashdementia usando um exemplo de um youtuber que vi recentemente. Elitizar mesmo é o que jogos curtos fazem de oferecer menos por preços absurdos. Em seu vídeo, o youtuber desabafa sobre um jogo de mais de 300 reais com história de 20 horas. Enquanto um GTA da vida é um jogo praticamente sem fim, que vai além de missões. Dessas elilitizações é um dos que menos faz, pois com seu aumento de realidade ele só melhora. Inclusive, ha quem critique o 5 por ele ser inferior ao 4, isto é, sendo vendido como superior, mas não sendo realmente. Casos assim já é o capetalismo em ação. Mas se esse 6 vier pra superar tudo mesmo, ter o aparelho certo pra desfrutar (afinal você não vai rodar em uma máquina qualquer) pode ser o preço justo.
      Em suma, elitizar de verdade seria cobrar mais por pouca diferença.

  • @pedrinhosari
    @pedrinhosari Год назад +189

    Nossa o vídeo que o Gaveta fez sobre o mesmo tema "realismo do gta" responde completamente esse vídeo do PH. Sério PH, se puder assista esse vídeo que acho que vai ser muito bom pra ti, principalmente pq ele faz um paralelo mt bom com O show de truman

    • @jor.rubensalomao
      @jor.rubensalomao Год назад +7

      Isso aí, o PH pode dar uma espiada no vídeo do Gaveta. É outro que analisa pela ótica dele de editor e criador audiovisual.

    • @lucasaraujolopesdesousa2981
      @lucasaraujolopesdesousa2981 Год назад +2

      Up

    • @prof_jucemar_morais
      @prof_jucemar_morais Год назад +4

      Caramba, eu subi aqui só pra falar isso...huahauha!
      leia o meu comentário aí
      Abraços!

    • @BARACHETA30
      @BARACHETA30 Год назад +2

      CONCORDO PLENAMENTE!

    • @renantomazini
      @renantomazini Год назад +4

      Mas não responde, o aspecto de contação de história que PH fala é um e o que Gaveta fala da tal imersão é outra.

  • @bsdrago
    @bsdrago Год назад +68

    Sugiro rever o realismo no game. O choque de realismo nesse game nao sao os graficos, mas as historias. Esse que faz o game diferente. Eu poderia discursar aqui, mas vi que recentemente o GAVETA fez um video que meio que segue a emsma linha que defendo, sugiro dar uma olhada. =) Sempre otimo o canal.

    • @felipeamorim3840
      @felipeamorim3840 Год назад +6

      Cara, você não entendeu o vídeo, ou não assistiu, ele pontua que é exatamente isso que você comentou que faz com que o jogo seja "real" e interessante, no entanto, ele diz que percebeu que a maioria das pessoas estão hypando o jogo pelo gráfico realista. Sacou? Mano, interpretação de texto parou de existir nas escolas do Brasil?

    • @bsdrago
      @bsdrago Год назад +6

      @@felipeamorim3840 vi o video, nao preciso que repita o que foi dito. se vc discorda d comentario, argmenta de boa, mas nao faça especulação ou axincalhe quem ta batendo papo, e nem contigo é, ok? eduacação claramente foi algo ignorado na vida da pessoa.

    • @felipeamorim3840
      @felipeamorim3840 Год назад +2

      @@bsdrago É porque realmente você não entendeu nada, eu chuto que você não assistiu inteiro, porque você faz uma critica, que literalmente é o argumento que o PH fez no vídeo, e você comenta descordando do cara! É muito difícil não perder a cabeça com esses fenômenos da internet

    • @bsdrago
      @bsdrago Год назад +7

      @@felipeamorim3840 so guarda pra vc cara. vc nemm é educado, nem tem procuração do ph, nem entendeu nada igualmente, nao sabe conversasr com uma pessoa desconhecida, e nem tem, acimaa de tudo, detenção da verdade sobre como o video foi feito ou como ele deve ser interpretado. Essa NAO discussão perdeu o sentido.

    • @DanielSantosOliveiradso
      @DanielSantosOliveiradso Год назад +1

      Na vdd o Gaveta fala sobre como a rockstar entra na proposta de exagerar o mundo real nas gameplays, pq todo mundo quer fazer coisas que não fariam na vida real.

  • @baunilhabaiana
    @baunilhabaiana Год назад +51

    O realismo do GTA é puramente gráfico,pois o mundo em si é um espelho do nosso mundo,mas funcionando como sátira da sociedade americana em geral e nesse trailer ainda se vê uma certa ironia naqueles vídeos curtos que mostram coisas ocorridas na Florida.
    GTA sempre é inovador,seja em estrutura de história,criação de mundo,imersão nesse mundo (seja uma parte pequena pelo gráfico e uma parte grande pelo trabalho da construção de NPCs,eventos,locais e todo o resto),então vejo sim muito sentido nesse realismo
    (gráfico) no GTA VI.
    E outra,o realismo de GTA não tem nada a ver com o realismo de Jeanne Dielman,por exemplo,duas coisas completamente diferentes,duas propostas diferentes,mesmo sendo ambos realista (GTA 6 pra mim realista somente no quesito gráfico, visto que realismo nos jogos está muito mais ligado a aparência do mundo do que o realismo de Jeanne Dielman,que é realista por outras razões)

    • @HienaBRA
      @HienaBRA Год назад +4

      Perfeito o seu comentário, eu iria dizer o mesmo, PH foi infeliz ao comentar sobre algo que não entende, não acompanhou a história da franquia, seu conhecimento sobre GTA é do que ele lembra dos primeiros jogos de PS1.

    • @comrade-cccp
      @comrade-cccp Год назад +1

      comentário impecável

    • @awilliandf
      @awilliandf Год назад +2

      Lendo seu comentario completo ficou claro seu pensamento. Mas acho que na sua frase inicial faltou a palavra "não" é puramente gráfico...

  • @skidao
    @skidao Год назад +188

    Melhor ficar nos filmes, PH!

    • @eusoualaska7733
      @eusoualaska7733 Год назад +12

      Nem nos filmes

    • @StereoChimps
      @StereoChimps Год назад +8

      melhor ficar com as criticas de wikipedia dele

    • @GustavoReal
      @GustavoReal Год назад +3

      nem nos filmes kkkk

    • @ivenssousa5802
      @ivenssousa5802 Год назад +8

      esse tipo de comentário é tão raso e pequeno, que me pergunto se viram o vídeo.

    • @samu_galo
      @samu_galo Год назад

      ​@@eusoualaska7733vários fãs encubados só PH, falam mal mas não saem do canal dele

  • @acaiacatutak
    @acaiacatutak Год назад +3

    Perfeito, PH! A galera esquece que a Rockstar, inclusive no próprio Read Dead 2 foi assim, é conhecida pela prática de crunch para alcançar esse hiper realismo dela, fazendo a galera trampar 100h por semana, com pagamento irregular, para entregar esse resultado. Além da única finalidade de marketing e forçar a troca de consoles, não existiria sem a hiper exploração dos trabalhadores dela.

    • @acaiacatutak
      @acaiacatutak Год назад +1

      Fora que é só uma reprodução computadorizada de cenas e personalidades locais, sem qualquer criatividade ou sequer autorização dessas pessoas (já foram duas que se viram ali e denunciaram em suas redes)

  • @TheSpeedRain
    @TheSpeedRain Год назад +21

    Em games, a função do gráfico é representar os elementos de forma que as pessoas consigam entender. O estilo gráfico já depende do objetivo artístico do game, se ele quer ser mais verossímil, ou mais cartoon, e essa escolha é feita não por acaso, mas para dar suporte narrativo ao tipo de história que pretende ser contada, e quais sensações os criadores querem passar com ela. Sendo assim, para o GTA, para o Red dead redemption, ou para um The Last of Us, esse nível se verossimilhança é fundamental, assim como o também seria fundamental um visual cartunesco para um game do Super Mario ou Crash Bandicoot. Assim como nos filmes, nenhum elemento que constitui um game está lá por acaso, tudo serve ao propósito da experiência que se quer passar.

    • @Marlon_Paiva
      @Marlon_Paiva Год назад +2

      Acho que o PH erra ao comparar a necessidade do realismo com filmes, em filmes você não tem controle sobre personagens ou veículos e liberdades de escolha. Nos games existe essa necessidade de criar sensação de verossimilhança com o mundo real para fornecer aquele sentimento de "podemos fazer o que quiser".

    • @TheSpeedRain
      @TheSpeedRain Год назад +8

      @@Marlon_Paiva não só a verossimilhança com o real, mas também a questão da imersão, seja esse gráfico "realista" ou cartoon. Dizer que o gráfico não importa para imersão é o mesmo que dizer que um filme não precisa da direção de arte, fotografia, figurino, apenas o texto. Bom, aí não seria mais um filme, e sim um livro, né?

    • @Marlon_Paiva
      @Marlon_Paiva Год назад

      @@TheSpeedRain exatamente

    • @Marlon_Paiva
      @Marlon_Paiva Год назад +1

      Outro fato interessante para contrapor o argumento do vídeo: se gráfico não importa, por que remakes de jogos como o de Resident Evil 4 são tão aclamados e indicados a premiações?

    • @TheSpeedRain
      @TheSpeedRain Год назад +1

      @@Marlon_Paiva nesse caso eu não usaria isso como argumento, pois remake e remaster, de games não muito antigos, tem sim objetivo de fazer muita grana com a fama e o hype. Mas a pergunta que eu faria é: Resident Evil 4 de GameCube/PS2 seria possível, com a mesma imersão e mecânica, em um console mais simples, como o PS1? Claramente a resposta é NÃO. O avanço tecnológico vai abrindo novas possibilidades, e os criadores conseguem produzir experiências que antes não era possível, é assim na indústria dos games e também no cinema. A impressão que eu tenho é que os games são vistos por outros nichos como um produto cultural de segunda categoria, e por isso são analisados sob essa perspectiva superficial por pessoas de outros nichos.

  • @tufab3494
    @tufab3494 Год назад +25

    As vezes o PH lança umas analises cirúrgicas, mas as vezes ele me faz questionar quem foi o gênio que criou a profissão de "crítico"

  • @joaogvc
    @joaogvc Год назад +81

    PH, se você tiver a oportunidade de jogar Red Dead Redemption 2, vai entender o que a Rockstar é capaz de fazer e tenho certeza de que irá mudar de opinião sobre várias coisas que disse nesse vídeo, especialmente na capacidade da desenvolvedora fazer uma obra ao mesmo tempo comercial, porém extremamente artística e complexa.

    • @vitorjcunha
      @vitorjcunha Год назад +5

      Em nenhum momento ele crítica o conteúdo de GTA, ele faz um debate sobre por que o Hype é tão grande em cima dos gráficos, sendo que em tese, toda a qualidade artística de um produto é todo o restante.

    • @iBocks_
      @iBocks_ Год назад +7

      @@vitorjcunha O hype que o gta tem não é gerado somente por causa do gráfico, e sim pelo poder que a rockstar tem de fazer um mundo tão imersível e profundo que nenhum outro jogo ou franquia supera, sendo assim o maior e melhor produto da história do mundo dos games

    • @Kaas-uu5pp
      @Kaas-uu5pp Год назад +3

      ​@@vitorjcunhaimpossível analisar algo a mais que gráfico com oq foi mostrado, no final nem faz sentido

    • @knvgroff
      @knvgroff Год назад +4

      @@vitorjcunha O problema é q para a maioria o hype sobre GTA não tem nada a ver com gráfico, mas sim por ser GTA e pós RDR2...

  • @joaopedrosilva2538
    @joaopedrosilva2538 Год назад +24

    Ph,a questão desse jg, é q justamente essa empresa,a rockstar, raramente comete erros quando se trata de jgs novos,eles entregam tanto uma gameplay satisfatória,uma história impecável e juntamente com realismo técnico,porem nunca se esquecendo q é um jg,se vc pegar cada um dos jgs deles,vc vera q cada um tem um estilo de arte único, diferente de outras empresas como EA ou Ubisoft,

  • @felipevilhena4724
    @felipevilhena4724 Год назад +4

    Impressionante como um vídeo simples desse gerou tanta situação ruim. As redes sociais amplificaram nossa comunicação, mas, desaprendemos a dialogar.

  • @lucasribeiro2018
    @lucasribeiro2018 Год назад +143

    PH, vamos partir do GTAV, não se trata dos gráficos, você precisa entender toda história e mistérios que inclusive são milhares, o fato de você investigar mistérios e ver a conclusão te coloca em situações que pode acontecer no seu dia a dia, isso que faz a Rockstar faturar bilhões!

    • @dantedmc8940
      @dantedmc8940 Год назад +9

      PH não joga, desconsidere

    • @felipeamorim3840
      @felipeamorim3840 Год назад +17

      Cara, você não entendeu o vídeo, ou não assistiu, ele pontua que é exatamente isso que você comentou que faz com que o jogo seja "real" e interessante, no entanto, ele diz que percebeu que a maioria das pessoas estão hypando o jogo pelo gráfico realista. Sacou?

    • @glenncleberson
      @glenncleberson Год назад

      pior q tbm nao se trata da historia, gta V virou um sucesso ainda maior por causa do online, q deu uma das maiores vida util de um jogo da historia. O segredo de gta na minha visão é q ele é a personificação do termo sandbox, nenhum outro jogo consegue dá a liberdade q gta dá, acho q só minecraft conseguiu rivalizar

    • @BrunoFAlexandre
      @BrunoFAlexandre Год назад +4

      Em momento nenhum ele disse que o GTA é sobre gráfico. Ele criticou o hype que se tem em volta dos gráficos dos vídeo games mais recentes e questionou se isso realmente é algo que interfere na qualidade artística dos jogos.

    • @izumaruu
      @izumaruu Год назад +1

      ​@@dantedmc8940Ele mesmo pediu para que discutissemos sobre para ele ter um melhor entendimento, não há o que desconsiderar.

  • @Raroberti
    @Raroberti Год назад +1

    Perfeito PH. É mais um exemplo do fetiche que se constrói em cima da técnica. Assim como Avatar eh menos um filme do que um apuro técnico. O que importa é a ferramenta técnica que torna tamanho realismo possível. E assim se "justifica" o progresso da técnica, que por sua vez é o processo da indústria, que por sua vez é o processo do capital

  • @pedroduranruis
    @pedroduranruis Год назад +48

    Recomendo vc ver o modo história dos jogos mais recentes, começando pelo San Andreas, a história das missões tem mensagens bem críticas mesmo trazendo momentos mt cômicos e até bizarros (diria até tarantinesca).

    • @AndreLuiz-zf6pe
      @AndreLuiz-zf6pe Год назад +1

      Porém a qualidade gráfica dos jogos faz diferença para você poder se conectar também

    • @AndreLuiz-zf6pe
      @AndreLuiz-zf6pe Год назад

      O legal e que pareça a vida real mais não que seja muito real

    • @pedroduranruis
      @pedroduranruis Год назад

      ​@@AndreLuiz-zf6pesim com certeza

    • @paulo9428
      @paulo9428 Год назад +1

      Tô jogando o gta san andreas recentemente e n consigo ver mt critica nas missões nn, tem uma ou outra coisa ali tipo os policias etc, mas tem umas missões bizarras q me tira mt da imersão do game, tipo a missão q o cj cimenta o cara no banheiro e a q ele tritura a glr com aquele "trator" sla isso me distancia mt do personagem

    • @pedroduranruis
      @pedroduranruis Год назад

      ​@@paulo9428te falar q tem sim, aí q vem a sátira à sociedade americana, um certo anarquismo q n tem consequências reais. Sabemos as bizarrices que pessoas reais fazem e não tem consequências.

  • @izaquequinino17110
    @izaquequinino17110 Год назад +98

    GTA nunca foi sobre realismo, sempre foi sobre o caos. Aquele sentimento de anarquismo que o jogo permite ao jogador, vc poder fazer simplesmente o que quiser, uma sensação de poder, como se fosse uma realidade espelho da nossa no qual podemos quebrar as regras sem medo de represarias.

    • @mr.charreu2978
      @mr.charreu2978 Год назад +14

      Sim e tbm sobre criticar o mundo e gozar com nós jogadores e governos etc isso que faz GTA ser divertido e Profundo tbm

    • @izaquequinino17110
      @izaquequinino17110 Год назад +8

      ​@@mr.charreu2978exatamente, essa paródia escrachada que o GTA faz com a vida real, sem limites ou consequências, é esse pandemônio proporcionado pela jogatina que faz o game ser o que ele é, já que ele preenche o vazio de nós jogadores em violar certas regras e fazer o que quiser.

    • @pedroduranruis
      @pedroduranruis Год назад +6

      ​@@izaquequinino17110 E serve como crítica ao mundo real, pq se vc analisar bem... as coisas hoje em dia não até mais bizarras q no jogo

    • @theezikss
      @theezikss Год назад +9

      Sem contar com a grande sátira que GTA faz a própria cultura Americana kkkkkkk essa franquia é a melhor.

    • @pedroduranruis
      @pedroduranruis Год назад +4

      ​@@negancomediante8126Mas toda obra tem mensagem, mesmo se for beeem sutil, fazer uma obra sem viés é impossível.

  • @marciocruz3429
    @marciocruz3429 Год назад +14

    Jogue red dead redemption 2 um dia, PH. Seria legal demais a sua reflexão sobre a história.

  • @eSchoolpoke
    @eSchoolpoke Год назад +21

    Salve pessoal, em nenhum momento ele disse que GTA vai ser vazio por causa do gráfico, e sim que isso pouco importa para a narrativa da obra. Pelo menos foi o que eu entendi, abração!

    • @Gregory_Alexandre
      @Gregory_Alexandre Год назад

      Oque n deixa de estar errado, pois faz diferença, se essa for a ideia do obra, que é o caso...

    • @eSchoolpoke
      @eSchoolpoke Год назад +1

      pode crer, meu único ponto é que distorceram o que ele disse, agora vc discordar do que ele disse ta tudo bem hehe@@Gregory_Alexandre

    • @christianocampos4900
      @christianocampos4900 Год назад +1

      Ph foi corajoso ahhaha, o povo só quer ouvir elogios, man, tem menos de 2 minutos que foram pro ar e a galera quer que ele fale que o jogo é maravilhoso hahahah

    • @ViniciusOliveira-ve7dp
      @ViniciusOliveira-ve7dp Год назад +2

      Entendi desta mesma maneira. Kk
      Ele não desqualificou o game por conta do “ultra realismo”, mas levou a refletir se o gráfico é o “X” da questão, se o gráfico é o que torna o jogo uma “obra de arte”. Ou, se o gráfico é somente um “3D” no cinema.
      Porque até então, no início do vídeo, o que passaram a ele foi que o jogo tem o mérito e o hyper que tem, por conta do ultra realismo, então ele parte a reflexão desse ponto.

    • @iBocks_
      @iBocks_ Год назад

      @@ViniciusOliveira-ve7dp Esse é o erro dele e de todos os ignorantes que querem dar pitaco na obra ou na franquia sem conhece-la, PH fez o mesmo que os ignorantes, dar a sua visão e contexto que por mais que seja muito mais apurada do que a maioria das pessoas, sua fala é totalmente inválida pois a construiu sobre uma premissa da qual ele acredita que seja a correta, porém de forma nenhuma se traduz para a realidade.

  • @Ironicosempre
    @Ironicosempre Год назад +14

    A galera pirou no trailer não por ser "realista" somente, óbvio que é bonito e eu acho maneiro ser realista, mas por saber que a imersão que a Rockstar sempre coloca nos seus jogos será ainda maior, porque o que gostamos de fato nos GTAs é o poder de controle e liberdade que esses jogos nos trás, e o realismo ajuda nesse aspecto, que faz parecer que estamos no mundo real, fazendo coisas que não fazemos na vida real, e a Rockstar sabe mesclar bem o realismo visual, com o "arcade" das gameplays, e como se não bastasse só isso, GTA sempre tem uma história muito boa, que são em sua grande maioria sátiras do mundo real.

  • @YllaSjofn
    @YllaSjofn Год назад +2

    Em jogo se procura realismo visual, mas a ação continua em foco. Filmes geralmente já são realista visualmente, mas se falta ação, falta interesse.

    • @phsantos
      @phsantos  Год назад

      Interesse de quem?

    • @YllaSjofn
      @YllaSjofn Год назад

      @@phsantos Da maioria dos expectadores, tipo eu, aqueles que não possuem um gosto refinado.

    • @phsantos
      @phsantos  Год назад

      @@YllaSjofnque triste. Lamento.

    • @YllaSjofn
      @YllaSjofn Год назад

      @@phsantos Compreendo, mas é a vida. Lentidão dói demais.

  • @badenvieira
    @badenvieira Год назад +16

    Acho que a pergunta sobre aguentar ver um filme totalmente realista também pode ser feita pros jogos. O Gaveta aborda isso no vídeo dele sobre esse trailer, que tocar o terror de um jeito muito próximo da realidade em algum momento pode ser desconfortável. Sempre precisa ter algum nível de distanciamento da realidade pra ser divertido, seja em filmes ou jogos. O GTA mais realista foi o IV, e até hoje muita gente não gosta dele porque não é tão divertido. Os carros são difíceis de controlar em alta velocidade. As missões são mais pé no chão, e até as mais ousadas não são mirabolantes. O protagonista entra no crime por falta de escolha e trata aquilo como o que sobrou pra ele fazer, depois como mero trabalho a ser feito. No final, ele perde quem mais ama por causa dos crimes que cometeu, e termina solitário e arrependido. Não deixa de ter seu grau de distanciamento da realidade, mas a maior diferença pros outros GTAs é que nele o jogador sente que as coisas tem peso e consequência, seja na mecânica ou na história.

  • @alu_castilho18
    @alu_castilho18 Год назад +1

    Muito superficial a análise do PH, porém para ele capturar a história do game e ver a arte que até então ele não vê na franquia, ele precisa interagir com o jogo, acompanhar as as cenas e os diálogos, isso tornou GTA um sucesso, todo enredo, trama, trilha sonora, milimetricamente pensados, integram não só GTA mais muitos outros games nas Artes Eletrônicas, a serie The last of US nasceu do game.
    Dado que o campo de consciência do PH é voltado a series e filmes, ele os assiste para dai então elaborar o seu parecer e análise sobre.

  • @fernandodebacker7692
    @fernandodebacker7692 Год назад +3

    Na boa PH, esse vídeo é uma sucessão de achismos com preconceitos sobre games que já foram extintos a muito tempo e umas comparações com filmes que não cabem.

  • @BrunoRodriguesfwz
    @BrunoRodriguesfwz Год назад +1

    Só joga red dead redemption 2, você vai entender o pq falamos que este jogo será imersivo, o assunto é, como a Rockstar sempre se distanciou dos outros jogos.

  • @louisianapereiravieira8582
    @louisianapereiravieira8582 Год назад +14

    Na verdade, o que sempre despertou o interesse da galera na franquia GTA é primeiramente a sensação de que vc pode fazer o que quiser no mundo aberto, o gráfico auxilia na realização desse efeito. Logo, se você tem uma gameplay que permite que o jogador tenha autonomia dentro das cidades (que são sátiras de cidades reais como NYC, Miami e LA o que deixa mais divertido, pois vc reconhece pontos reais) aliado aos gráficos que tentam emular o mundo real, vc cria a sensação de liberdade irrestrita, mas não iguais aos simuladores de vida real, mas algo que instiga e desperta no jogador de cometer aquilo que na nossa sociedade é proibido e mau visto, como cometer crimes. Acho que GTA é muito mais sobre isso do que qualquer outra coisa.

    • @knvgroff
      @knvgroff Год назад +1

      Acho que o problema foi como as pessoas apresentaram o trailer ao PH, dando ênfase só no realismo, mas o publico do GTA ama os jogos por essa ideia de um "emulador de vida", pessoas fora da bolha como o PH vão achar que só tão hypando por causa de gráfico, mas a gente sabe que é muito mais que isso. Até a metade do vídeo tava gostando da reflexão do PH, mas depois percebi que por ele não estar muito inserido no mundo dos jogos e principalmente do GTA, a critica estava sendo meio generalista já que realmente tem muito jogo que só tem gráfico mas não tem história nem conteúdo, só que vindo da rockstar sabemos dos potencial, são 10 anos esperando. kkkkk

    • @AvidamodernadeDjinn
      @AvidamodernadeDjinn Год назад +1

      Exatamente isso. Esse comentário resume e responde tudo q foi levantado no vídeo.

    • @louisianapereiravieira8582
      @louisianapereiravieira8582 Год назад

      @@knvgroff fora que, o que tá no teaser do jogo, pode nem ser o gráfico do mesmo. Pq quando a gente jogo, fica renderizando, então, tem diferença de qualidade.

    • @knvgroff
      @knvgroff Год назад

      @@louisianapereiravieira8582 mas a questão é que os jogos da rockstar depois do lançamento costumam ficar mais bonitos que os nos primeiros trailers kkkkk

  • @lenmarckandrade2765
    @lenmarckandrade2765 Год назад

    Acho fascinante como o PH consegue construir uma reflexão incrível sobre um conteúdo totalmente fora de sua zona de conforto. Compreendo e concordo com os comentários argumentando que o realismo de GTA não é inversamente proporcional à qualidade da narrativa (realismo que na minha visão soma bastante na imersão durante o gameplay), mas é fundamental ressaltar o lado mercadológico, especialmente em um cenário onde gráficos são muitas vezes o ponto mais discutido quando pintam notícias sobre novos jogos, especialmente os AAA. Analisando profundamente, não são os gráficos que definem GTA. Todavia, dá pra afirmar isso em contraste com a visão de mercado? Excelente vídeo, PH!

  • @hyogaac
    @hyogaac Год назад +10

    Acho que o vídeo do Gaveta sobre o trailer do jogo responde alguns desses questionamentos

  • @renanaugusto1242
    @renanaugusto1242 Год назад +1

    Eu concordo que a busca pelo realismo pode afastar os games da arte. Porém, GTA está longe de ser vazio.

  • @patricklorran1960
    @patricklorran1960 Год назад +4

    O trailer é impressionante por que está rodando in-game. É diferente de uma animação onde tudo é feito e pré renderizado e estamos vendo só o resultado final. O trailer mostra (ou deveria) algo próximo doq vai ser o jogo final com todas as possibilidades que o jogador terá

    • @carlacp8230
      @carlacp8230 Год назад

      vc diz, diferente de rodar em real time, apresentações rodam no máximo de qualidade porque podem rodar em esquemas pre definidos, isso muda em real time, onde pode dropar frames e a qualidade nem sempre ser a máxima

  • @li.costa7f
    @li.costa7f Год назад +1

    A busca por realismo nos games para mim é parecida com a busca pelo aperfeiçoamento da qualidade das CGIs nos filmes.
    O seu engano foi achar que as pessoas se empolgaram com GTA 6 simplesmente por ele ter gráficos realistas. Na verdade as pessoas se empolgam muito com todos os jogos dessa desenvolvedora, a Rockstar Games. Nos ultimos tempos todos os jogos desenvolvidos por eles são marcos na industria, divisores de água, já faz anos que eles tem sido imbatíveis na produção de jogos de mundo aberto, sempre trazem narrativas incríveis, com roteiros e diálogos super bem escritos, além disso eles criam mundos que parecem vivos, onde tudo parece funcionar sozinho, mesmo sem a interferencia do jogador. Eles lançam pouquíssimos jogos, justamente pq levam de 8 a 10 anos pra finalizarem suas super produções. Com o passar dos anos a Rockstar se tornou a excelência máxima nos games, em praticamente todos os quesitos, tanto técnicos quanto artisticos e narrativos, somando isso ao tempo em que eles levam pra produzirem um jogo, faz com que o hype pelos próximos lançamentos deles sejam sempre astronômicos, e mesmo assim, até hoje eles nunca decepcionaram, mesmo criando muita expectativa nos fans, eles sempre conseguiram entregar algo acima do que se esperavam deles. Basicamente os caras são gênios, quando eles lançam um jogo é comparável com quando um grande diretor lança um filme, tipo o Tarantino ou o Scorcese.

  • @tnas_
    @tnas_ Год назад +7

    15:54 imagina você ser um desenvolvedor da equipe que fez o jogo, dedicar literalmente ANOS da sua vida pra construir uma experiência inigualável pro seu público, pra chegar um zé desses e resumir todo o trabalho a "vender placa de vídeo" kkkk

  • @Nikhileshdeva
    @Nikhileshdeva Год назад

    PH, a arte do GTA é em relacao a tecnologia para simular a realidade! A Arte está na Engenharia!! Fazer todos esses graficos da forma que fizeram os tornam magos da programacao! Para o setor de tecnologia isso é um divisor de aguas! vai mudar a industria!!

  •  Год назад +14

    o hype de gta é orgânico, o jogo não vende por conta de hype, vende muito pois são obras que nunca decepcionam, pelo contrário, sempre superam as expectativas.

  • @canalbelfort2620
    @canalbelfort2620 Год назад

    oque eu vi em um video é que, o que pucha a vontade de jogar gta e tu fazer no jogo coisaas que não poderia fazer na vida real, e oque aumenta a imersão no gta e o cuidado com simular detalhes no mundo que te inserem muito no mundo, sla, tu dar um tiro no galão de agua ele jorrar agua, ou tu ter um mundo mt vivo, em que tem pessoas indo trabalhar tem pessoa no parque, o que aumento a consenquencia da tua ações (psicologicamente)

  • @eduardohamada8032
    @eduardohamada8032 Год назад +5

    GTA tem um impacto tão grande na indústria do entretenimento que seu trailer atualmente tem 133 MILHÕES de visualizações em apenas 4 DIAS, pelo que sei nenhum filme conseguiu tal proeza
    O sucesso da franquia não é pelos gráficos(que são sempre excelentes) mas sim pelo mundo aberto enorme e rico em detalhes, são tantos que passam vários anos e ainda acham coisas novas
    Você pode andar de carro, moto, avião, helicóptero, jet ski, lancha...ir na academia, barbeiro, banco, etc...jogar um jogo dentro do jogo, ter um celular, agora vai ter uma rede social
    O jogo em si é uma grande sátira do mundo atual, só ver o trailer que foi baseado em fatos reais como a velha com martelos e o coringa da Florida, crocodilo na piscina, sugar daddy...
    PH uma sugestão de vídeo: react da história do Red Dead Redemption 2, uma das melhores histórias que vi seja em jogo, filme ou série. Tem vídeos no RUclips que contam a história sem precisar jogar

  • @cezaraugusto845
    @cezaraugusto845 Год назад +2

    O PH leu meu comentário e ainda mencionou no vídeo, que honra.
    Obrigado meu amigo, que Deus te abençoe e que continue com seu conteúdo maravilhoso 👏🏼👏🏼

  • @KelyCristineCelestinoPereira
    @KelyCristineCelestinoPereira Год назад +3

    Eu jogo a pouquíssimo tempo, mas o que percebo depois de jogar Red Dead Redemption 2, é a possibilidade de "viver uma vida que eu não posso" e quanto mais realismo melhor para essa percepção, imersão.

  •  Год назад

    Excelente contribuição PH. Eu não consigo deixar de ver paralelos entre entre os blockbusters de ambas mídias, VGs e Cinema, e esse trailer enfatiza isso.
    Ainda mais se você consegue enxergar as semelhanças "estéticas" (seria esse o termo?); trilha sonora e montagem do trailer de GTA VI remetem muito ao que o do V fazia, mas numa proporção maior e mais colorida.
    E, logicamente, como você bem pontuou, precisaremos de consoles e/ou peças de computador cada vez mais poderosas pra rodar o joguinho e streamar para estranhos na internet, para fins de validação.

  • @hrqmatos
    @hrqmatos Год назад +3

    Pra mim, o jogo é muito mais imersivo que um filme, porque você faz parte diretamente da história
    ,

  • @caiopaysan
    @caiopaysan Год назад

    Perfeito desenvolvimento para quem não é da área, tudo hoje em dia é pensado para gerar receita pra tal indústria, quem não tiver vídeo game tem que comprar um, quem tiver pc tem que evoluir o seu, caso contrário não jogará, mas vai muito mais além do que apenas realismo, GTA fez parte de várias gerações, entrega muito mais que realismo, talvez você tivesse que da uma olhada no enredo do último GTA, mas foi muito válido sua análise, você faz minha cabeça doer de tanto refletir em coisas que se não fosse vendo seus vídeos eu nem me esforçaria pra pensar Hehehe abs amigo, vc é fod4 no que faz, gosto muito

  • @jjoaovvic
    @jjoaovvic Год назад +11

    PH, sobre a questão do realismo a gente pode seguir por dois caminhos nos videogames, o realismo gráfico e o realismo na jogabilidade. Sobre o primeiro eu vejo que é uma busca por uma melhoria técnica, os videogames foram uma mídia que evoluiu performaticamente muito mais rápida que qualquer outra, 30 anos atrás os jogos eram feitos de pixels gigantes na tela. Então se tornou um ponto de referência as evoluções gráficas nessa mídia. Na indústria de jogos temos uma categoria chamada AAA (triplo A/triple A), ela se assemelha aos blockbusters do cinema, são jogos feitos por produtoras gigantescas e com orçamentos altíssimos. Os AAA são os jogos que mais buscam o realismo gráfico, pois eles que tem o orçamento necessário para empurrar os limites gráficos para frente. GTA VI é um desses jogos, e todos os grandes GTAs foram marcos de evolução gráfica, por isso a alta expectativa de parte do público.
    Agora sobre o realismo na jogabilidade esse é um ponto complicado. Por mais realista que um jogo tente ser você ainda o controla através de botões. O jogador não atirando com uma arma, o jogador está apenas clicando um botão que representa a ação de atirar. Logo tal busca por realismo encontra uma limitação de hardware. Mesmo ignorando essa questão, o realismo não necessariamente faz um jogo bom, podendo tornar o jogo em algo enfadonho. As pessoas não querem esperar 3 meses na vida real para um pé de planta crescer no jogo de fazendinha, por exemplo. Então todos os jogos se encaixam entre o realismo completo e o abstrato completo, mas nunca chegando em um dos lados completamente.
    Ficou um textão, mas espero que goste. Sou jogador de videogames e game designer, então é um assunto que me intriga.

    • @phsantos
      @phsantos  Год назад +1

      Boa

    • @andreluiz88281
      @andreluiz88281 Год назад

      foi o que eu pensei tbm... Na vida real vc não pode ter a experiência de ser um médico, agricultor, astronauta, motorista em uma semana. óbvio que cada uma dessas profissões vc tem que estudar por longos anos pra ter a experiência completa, e essa é a graça/diversão dos jogos. Um jogo como o PH sugeriu não seria divertido, assistir a filmes e documentários tão reais não é algo que me deixa feliz, mas revoltado com a situação que é apresentada, e eu sem o poder de fazer algo que seja relevante, e sabendo que quem pode não o-faz. Imagina um jogo assim... onde vc não é capaz de fazer o que deve ser feito, não dá. Portanto não seria feito com o propósito de um jogo. Ao menos Eu, jogo pra sair da minha realidade, e quanto mais acredito nela por meio de histórias e gráficos ultra realistas que me fazem sentir que estou no personagem, mais eu acho o jogo incrível.
      basicamente, gosto de jogo e não uma simulação de vida de 12h de dia e 12h de noite e ainda sem trilha sonora, deu pra entender? kkk

  • @ASAPgreed
    @ASAPgreed Год назад +1

    PH, o ponto da franquia GTA é ser um "emulador de vida real", logo, ser realista se torna uma necessidade. O GTA é pra ser um mundo igual ao nosso mas sem regras, onde a gente pode cometer atrocidades sem se importar, pois é apenas um jogo.
    Num geral, eu concordo com você. O realismo nos jogos geralmente não é fundamental como é no GTA.

  • @luanyudi19
    @luanyudi19 Год назад +20

    Pro meu pai realismo nos jogos é o único argumento para trocar de geração 🤣. Pensa num bicho reclamão quando vê algum jogo de mundo aberto onde o personagem simplesmente atravessa folhas e arbustos sem amassa-los

    • @vitinho36
      @vitinho36 Год назад

      Se o seu pai tá se incomodando com o personagem atravessando as folhas, talvez ele não esteja tão imerso no jogo.

    • @Marlon_Paiva
      @Marlon_Paiva Год назад

      Eu sou meio que assim também! Kkkk realismo pra mim traz mais imersão de gameplay em qualquer jogo, acho que o argumento do PH não cabe aqui pelo fato de ele comparar com filmes, a imersão do videogame baseada no realismo ocorre pelo fato da verossimilhança com o mundo real e a liberdade de opções dentro do mundo virtual.

    • @iBocks_
      @iBocks_ Год назад

      Seu pai é muito inteligente, principalmente para alguém da idade dele e que não deve acompanhar o mundo dos games, o que ele vê é algo além da imagem que é mostrada, ele busca o conteúdo que está inserido no mesmo, é como uma casca de ovo, ao ver ela você até pode achar bonito, mas ao tocar é quebrado.

  • @lincolngladyson5607
    @lincolngladyson5607 Год назад +1

    Gente! Vou falar o obvio aqui. O PH não ataca o GTA nesse vídeo. Ele faz desse vídeo uma oportunidade,um convite a reflexão sobre essa busca por realismo. Só isso.

    • @vitorjcunha
      @vitorjcunha Год назад +1

      Aushsh acho que tá difícil muita gente entender que ele não tá falando do conteúdo do jogo.

  • @FredMohbz
    @FredMohbz Год назад +4

    Já que narrativa entrou no papo, seria maneiro tu falar sobre ALAN WAKE que é o ganhador de melhor nerrativa do The Gema Awards, ou focar também em ooutros jogos que venceram esse prêmio ou que focam em narrativa. Fica a sugestão!

  • @tijghtyjerbuhjuytg7998
    @tijghtyjerbuhjuytg7998 Год назад +2

    Bom vou dá minha visão como um gamers pobre.
    realmente jogo tem essa evolução gráfica é evolução de IA, mas não necessariamente é pela venda de placas mas uma questão de longevidade do jogo
    Gta5 quando lançou ele tinha um avanço de qualidade maior que ps3 ou xbox 360 os videogames rodavam no limite pq o jogo foi pensado para durar mais que 5 anos ainda na época sem a fama do on-line.
    Gta6 provavelmente é pensado para durar década ou até mesmo ser game evolutivo.

  • @JacobGameClub
    @JacobGameClub Год назад +7

    Obrigado PH, é tão "difícil" ser "diferente", e pensar um pouco além, da maioria, que por muitas vezes nos pegamos pensando "será que só eu estou errado?". Bem, errado ou não, ao menos não sou "só eu".
    P.S. Minha esposa e eu conseguimos transferência pra Fortaleza. Quero muito te conhecer cara! Me aguarde.

  • @SnowLupi
    @SnowLupi Год назад

    Depois de ver, e ouvir, tudo q falou sobre esse assunto. Só cabe um único e simples comentário, em forma de citação: I see you.
    Parabéns, meu caro. Parabéns.

  • @uflaviojs
    @uflaviojs Год назад +5

    Baita Reflexão meu amigo, Parabéns! Tô feliz com realismo do meu PS2 desde 2008 ❤️😂

  • @TheRatolinox
    @TheRatolinox Год назад +1

    Pronto 9:29, todo esse fuzuê por causa disso...
    Simples e claro, a forma de consumo é diferente, GTA te oferece o mundo que é cada vez mais real a cada título, porém diferente de um filme por mais realista que seja, você controla TUDO, isso mexe com o desejo em várias formas, do inalcançável, o proibido, o sucesso ou fracasso, quanto mais real, mais fácil de mentir pra si mesmo que as ações do personagem são suas, pouco importa a história do GTA, o maior sucesso dessa franquia se deu quando chegou o online, as pessoas já não jogavam a história, o interessante é ter uma garagem cheia de carro, avançar o sinal, quebrar as regras num mundo controlado.
    Pra mim mexer com as emoções das pessoas através de uma mídia é arte.

    • @TheRatolinox
      @TheRatolinox Год назад

      Outra coisa, ninguém diz que um jogo é mais bonito ou mais artístico por ter uma estética mais próxima ao mundo real, mas sim que pra franquia GTA é interessante. O melhor GTA seria um capacete que te transporta pra um mundo perfeitamente idêntico ao nosso, justamente pq essa é a proposta.
      Mas ainda assim, eu acharia um jogo mais interessante visualmente se for parecido com Hades (acho que a maioria tbm).

  • @ghabrielF
    @ghabrielF Год назад +13

    Sou designer de games, e devo dizer que vc é um dos poucos criadores de conteúdo que levantou esse tema e discutiu com lucidez. O meio gamer criou esse culto por realismo, e as empresas, principamente ocidentais, ficaram refém de sua própria criação. A rockstar é excelente no que faz, de fato ela vai entregar o que promete. Porém, ela é mais a exceção do que a regra. Já vi diversos jogos serem um desastre completo por prometerem de mais em aspectos técnicos, e entregarem pouquíssimo no aspecto lúdico, que deveria ser o principal. O público gamer pensa que quer realismo, mas como em toda a arte, não é sobre o que o público quer, e sim sobre o que o criador tem como visão. Vejo que os studios japoneses, por mais que usem do realismo, eles não tem uma preocupação tão grande como o ocidente nesse aspecto. Vide Nintendo e Fromsoftware. Elden Ring tem um visual estonteante, que se deve muito mais a direção de arte, do que texturas 4k e quantidade de polígonos em cena.

    • @jagle6085
      @jagle6085 Год назад +1

      Aí um comentário de especialista na área como o seu só tem 5 likes, e do carinha fanboy da Rockstar que não sabe nada de nada tem 300 kkkkkkk

    • @zxxzzz
      @zxxzzz Год назад

      concordo totalmente, e esse movimento de busca ao realismo não ocorre somente nos jogos, não faz muito tempo que vi o pessoal comentando sobre arte moderna e desqualificando-a no que concerne ao seu estado de ser arte, comparando-a com esculturas gregas e outras formas de artes mais apegadas ao realismo e etc...
      acho que cabe voltar um degrau dessa discussão, centrada no âmbito dos jogos, contexto tão nichado, para o âmbito da arte em geral, qual o sentido de se criar um obra de arte tão fidedigna ao real, quando se tem na mão um aparelho que faz o mesmo? sinto que falta esse conhecimento basilar na teoria da arte: definição do que é arte, movimentos etc...

    • @zxxzzz
      @zxxzzz Год назад

      digo mais, por exemplo, undertale tem uma narrativa excepcional, com gráficos simples, e me causou mais imersão que red dead 2, onde se preza tanto o realismo que o jogo se torna muitas vezes monótono.
      outro exemplo, vi alguém comentado que no do gta 4, em comparação com o gta 5, quando seu carro capota basicamente já era, no 5 você consegue virar tranquilamente, ai entra a questão, esse realismo no gta 4 o torna intrinsecamente melhor por ser mais semelhante a realidade? é isso que se busca realmente em um jogo?

  • @vhmguedes
    @vhmguedes Год назад

    Baita reflexão, tem um ponto muito legal que eu não tinha atentado mas o "hype" do GTA vai muito alem da imersão ou do realismo mas sim o histórico da Produtora e os sucessos do passado, a forma como a Rockstar provoca o mundo que vivemos e a forma Real e irreal ao mesmo tempo e pricipalmente a liberdade que isso passa, o trailer/teaser/video do youtube nos abre um leque de possibilidades que vai além da imersão, é a fusão da arte com a tecnologia onde a interpretação e as ações são ditadas não mais só pelo autor mas sim pelo jogador/consumidor/apreciador.

  • @christopher9291
    @christopher9291 Год назад +2

    Vou propor outra perspectiva PH
    O realismo de certa forma impulsiona as tecnologias num geral, poucos anos atrás Alan Wake 2 seria impossível, mudar, reescrever cenários.
    O vídeo game vai começar a extrapolar-se para outras mídias, assim como em The mandalorian eles usam uma engine de vídeo videogame para construir cenários e projetar eles ali mesmo.
    Eu pessoalmente estou querendo fazer filmes, curtas, e esses avanços ajudam de mais.
    O mais importante sempre será narrativa, mas o tanto que isso avança, nos conecta e emerge numa realidade fantástica que só é possível ali, dentro do vídeo game, no fim queremos (por algum motivo) borrar a linha entre o real e o fake.
    Minha perspectiva ❤

  • @outrocoelhogamer5847
    @outrocoelhogamer5847 Год назад

    Reflexão muito boa.
    Eu acho que o público se divide em dois:
    - Aqueles que realmente só prezam pela beleza estética técnica. Para estes eu não sei responder.
    - Os demais que falam "realismo" como a riqueza de detalhes INTERATIVOS. Aí o hype vem pela possibilidade de coisas que poderão fazer, não sobre ser belo. Claro que o belo ajuda, mas o belo vazio cai no primeiro grupo de pessoas.

  • @lucasdamasceno9845
    @lucasdamasceno9845 Год назад +4

    É ate interessante eu ter visto esse video logo dps do teaser. A primeira coisa que pensei depois do teaser n foi sobre historia, personagem, missões... Pensei em quais peças eu ia ter q comprar pra jogar isso.

  • @diegopieczykolo1922
    @diegopieczykolo1922 Год назад +1

    Fala PH sobre o realismo nos jogos é importante lembrar que existe uma grande diferença entre realismo nos gráficos e na gameplay
    Para exemplificar foque na saga de jogos de corrida Forza que é dividida entre Horizon e Motorsport, apesar de ambos terem gráficos super realistas apenas o Motorsport procura ser um simulador de corrida enquanto o Horizon busca ser mais arcade com foco na diversão. Outro bom exemplo seria um jogo de sobrevivência como The Long Dark que tem gráficos cartunescos mas gameplay super realista com fomo, frio, sede, cansaço etc
    Em suma o realismo dos gráficos de GTA não implica em uma gameplay nem em história realista, portanto acho que não cabe a comparação com os filmes realistas que você citou

    • @diegopieczykolo1922
      @diegopieczykolo1922 Год назад

      Comentei sem ter terminado o vídeo, eu concordo completamente com oque você diz sobre o FOMO e a cultura do hype
      vídeo perfeito do PH

  • @ruygalvao8416
    @ruygalvao8416 Год назад +4

    Cheguei atrasado na discussão, mas deixo aqui meu elogio: você não tem medo de dar a sua opinião, e sua honestidade é o caminho. Continue falando de coisas que não são sua especialidade e vamos abrir cada vez mais o diálogo (pelo menos com quem deixar)

  • @josehpcarma1835
    @josehpcarma1835 Год назад +1

    Eu tenho gta 4 até hoje e o clima triste de nova york é imersivo não é vazio !

  • @luizhs.
    @luizhs. Год назад +5

    PH, você soa como um professor de matemática tentando ensinar português 😂, mas valeu a tentativa

    • @phsantos
      @phsantos  Год назад +1

      Pois me ensina mah

  • @LucariomC-137
    @LucariomC-137 Год назад

    No caso do GTA o realismo vai além de apenas vc ver a arte e narrativa produzida pelos criadores. Mas você também pode se transpor para dentro daquele mundo, então o realismo faz com que a quantidade de interações coisas que possamos fazer dentro do game sejam infinitas. Eu mesmo nunca zerei, só jogava pra testar o realismo, fazer coisas doidas dentro do jogo e etc.

  • @adpmaia
    @adpmaia Год назад +1

    Excelente reflexão, que a meu ver ajuda a gente também a entender o impacto de jogos indie (boa narrativa através de gráficos com orçamento enxuto) e da própria Nintendo, que segue apostando nas suas IPs clássicas em hardwares sempre defasados em relação aos principais players do mercado, e que não obstante "come pelas beiradas" e segue angariando fãs e prêmios

  • @OThiSAO
    @OThiSAO Год назад

    Você abriu uma boa reflexão. Há coisas que entendo a galera não engolir mas sua predisposição a aprender e provocar é boa. Não se perca nos comentários ruins.

  • @Preocup4do
    @Preocup4do Год назад +2

    Fala PH, tudo certo? Achei muito interessante sua visão sobre o trailer e me fez refletir mais a fundo esse aspecto do realismo nos vídeo games, Mas uma curiosidade me veio a cabeça enquanto assistia e se possível gostaria que comentasse num vídeo futuro.
    Dentre os jogos citados (Ori, journey, Detroit, Hades), entre outros que possa ter jogado ou consumido de alguma forma.
    Como foi sua experiência? Algum te marcou de forma mais profunda?
    Não sei se já fez alguma live jogando algo assim, mas adoraria assistir e ver sua percepção.
    Já faz alguns anos que os jogos indies me cativam muito mais do que os grandes lançamentos e realmente existem diversos títulos com arte, trilha sonora, narrativa e até mesmo uma gameplay excepcional, ainda que não se agarrem a estética realista, no sentido puramente gráfico.
    Excelente vídeo como sempre, abraços!

  • @gabrielbremenne
    @gabrielbremenne Год назад +1

    O realismo no qual a gente está falando e no qual o nosso hype está tão alto, são os detalhes dos mundos da rockstar games, o realismo é tão grande, que sua mente tende a pensar que aquilo alí é o mundo real, não se tratam de gráficos, se trata do mundo, voc vê NPCs trabalhando, vivendo suas vidas, consertando coisas, se comportando de formas diferentes uns dos outros, sua mente tende a esquecer que aquilo foi feito por pessoas e acha que aquele mundo está vivo, esse é o hype em cima da rockstar, os mundos deles são extremamente vivos.

  • @eltonsilva5452
    @eltonsilva5452 Год назад

    Perfeito! Não é incomum por exemplo existir os chamados mods nos games, que são basicamente pacotes com modificações que podem melhorar graficos, correçoes de bugs ou suporte para idiomas que são feitos por jogadores. O que pode ser bem vindo, mas o que acho interessante é que normalmente essas modificações graficas buscam deixar o jogos mais "realista", ignorando completamente que artistas pensaram e trabalharam naquelas texturas, modelos, animaçoes e etc. Isso me tras a ideia de que os jogadores pensam muito sobre a parte tecnica da abra.
    Antigamente revistas especialisadas em games quando faziam suas criticas costumavam dividir a nota em categorias como: graficos, design de som e etc. Dando uma nota para cada uma, e acredito que isso é estranho pq quando pensa-se apenas no tecnico o subjetivo é deixado de lado, ou seja, o que demada reflexão e interpretação. Não atoa por isso vemos pessoas que acham que jogos com orçamentos menores não deveriam ser indicados como melhores do ano em premiações.
    Sobre o jogo esta ligado a um equipamento e ao avanço das tecnologias, na minha visão, cria outro problema e ai vou lembrar do Kojima que a pouco tempo estava falando sobre o tempo de vida dos games em comparação com os filmes. Podemos sem muita dificuldade ter contato com filmes muito antigos, mas o mesmo não acontece os jogos, alguns deles ficaram presos em hardwares muito especificos e foram abandonados lá.

  • @gabrielbarbedo6124
    @gabrielbarbedo6124 Год назад

    PH, por exemplo, para eu ver a Mona Lisa, eu preciso ir para o Luvre, ou posso imprimir, ou ver do computador. Não seria o mesmo com o GTA 6? Eu não podendo tê-lo ao vivo, não posso ver o jogo pelo youtube por exemplo?

  • @H3eSDP
    @H3eSDP Год назад +1

    Curto os videos do PH, mas esse video é a prova de que vc não deve comentar sobre coisas que vc não conhece kkkkk

  • @christianthorstensen386
    @christianthorstensen386 Год назад

    Fala PH! Mais um vídeo maneiro hehe acho que muito do que você falou faz sentido se GTA ou outros jogos fossem "vistos". Mas eles são "jogados". As duas práticas são "ativas", e os sujeitos que as realizam constroem significado, mas elas não são a mesma. E isso altera a maneira como podemos pensar "reprodutibilidade" com relação aos jogos digitais. Não que não haja, mas é diferente. E aí, a ideia de que a potência gráfica está ali só pra vender placa de video perde força. Tem isso, mas não é só isso.
    Se vc tiver vontade e saco hahaha recomendo assistir, jogar ou refletir sobre os MMOs, jogos online para milhares de jogadores em que não há narrativas postas pelo sistema (como o próprio modo online do GTA V, o "role-play"). Há narrativas, só que são criadas pelos jogadores. E muitas vezes ficam só em suas mentes hehe
    Há acadêmicos que exploram esse tema tb. O livro "In-Game: From Immersion to Incorporation", de Gordon Calleja trabalha bastante isso. Infelizmente não foi traduzido, a área de estudos de jogos não tem muita força nas humanidades aqui na academia brasileira.
    Enfim, mal pelo textão, e muito obrigado por mais um vídeo foda. Eu adoro seu trabalho, cara!! Vc é demais :))

  • @DimHazard
    @DimHazard Год назад

    Pra mim a questão de realidade nos jogos sempre será um diferencial positivo, quanto mais realista melhor. A diferença em assistir um filme "realista" e jogar um jogo "realista" é bem diferente.
    Em filmes vc não tem o controle de nada, vc não consegue fazer escolha nenhuma, então nessa questão quanto mais realista for um filme as vezes mais chato seja de assistir,
    algo que é muito diferente em jogos.
    Jogos de esporte é um bom exemplo, mesmo sem narrativa alguma, o objetivo é simular algo que existe ao mesmo tempo que precisa te dar uma diversão e uma sensação de estar no controle de tudo o que acontece. Eu amo assistir UFC e acompanho quase todas as lutas e recentemente lançou o jogo do UFC5 promentendo ser o mais realista possível, ou seja, tentando ao máximo simular coisas que acontecem nas lutas reais e os gráficos são muito importantes pra que isso aconteça, pois senão era só criar bonecos quadrados sem expressões nenhuma e fazer se baterem.
    Nesse exemplo, pra quem gosta de jogar vídeo-game, vc poder controlar o seu lutador favorito e ver o quão parecido com a vida real ele está no jogo é uma sensação muito foda. Então a minha conclusão é que jogos como GTA, Red Dead, Uncharted e The Last of Us, estão tentando simular a realidade que nós conhecemos e os gráficos são extremamente importantes em relação as expressões nos rostos dos personagens, afim de enriquecer a narrativa do jogo e dar a sensação de controle sobre aquele personagem de forma única e imersiva.

  • @danielsoares3703
    @danielsoares3703 Год назад

    sinceramente parece que muitos não vão até o fim do vídeo , "fica-se pela jogabilidade" é justo o que a maioria tá falando, com outras palavras.

  • @fbaraky660
    @fbaraky660 Год назад +1

    A visão sobre o realismo só servir a propósitos mercantilistas é extremamente simplória.
    Acho que nem vale estender muito além disso.
    Mas é uma afirmação tão absurda que a mesma lógica (sofisma, porque obviamente é apenas uma opinião) poderia ser aplicada a movimentos artísticos como renascentismo, realismo e variados graus de "realismo" entre o impressionismo e o abstrato. Todos são artes, não é porque um é fiel à imagem real que é menos arte do que outro.
    Até porque a escolha estética é apenas UM elemento. A arte é o CONJUNTO da obra, quando se trata de um jogo.
    A história, os altos e baixos, as hipérboles da realidade; ou seja, a experiência como um todo. Da mesmíssima forma que um filme, ou, se quiser usar um exemplo um pouco mais "estranho", uma ópera.
    Ademais, gosto muito das opiniões do PH Santos sobre filmes, e ver alguém cometendo uma bola fora, sendo uma boa referência intelectual sobre algum outro tema, é bem legal porque mostra que todos somos humanos.

  • @TaffsX
    @TaffsX Год назад

    A experiência de jogar é diferente de assistir, ou seja o realismo nos jogos impressiona, o realismo no cinema nem tanto já que graficamente falando o cinema já é realista em seu visual, são pessoas reais fazendo algo verdadeiro ou não. O gamer que curte tecnologia se impressiona ao ver o avanço tecnológico quando em algum momento o virtual se confunde com a realidade, seja na física do game ou nas texturas dos objetos. Ver o comportamento da luz em um jogo ser tão fiel a realidade é impressionante. Pra mim que jogou atari ver até onde os jogos chegaram me impressiona. Não discordo de que muitas vezes a busca por este realismo pode ser para justificar o upgrade de hardware, para manter a indústria do hardware sempre te empurrando peças novas, mas no final das contas mesmo que dispensável, o benefício para o consumidor existe.
    O realismo nos jogos não é algo indispensável para jogar e se divertir/emocionar, ele complementa a experiência. Assim como no cinema, existem jogos que se fossem extremamente realista não funcionaria, quebraria a experiência já em outros casos o realismo se faz necessário. Um exemplo são jogos de terror/gore que quanto mais próximo da nossa realidade o jogo é, mais imersivo, crível é a experiência de jogar. O que claro não anula a possibilidade de um jogo em pixel arte ser tão ou mais assustador que um jogo realista. É aí que mora a arte, a direção de arte na hora de definir como será o estilo do jogo antes do desenvolvimento.
    Sobre a elitização dos jogos que citou, assim como a tecnologia avança e limita um público, ela também avança para tornar acessível este mesmo produto. Veja o Xbox Gamepass que com valores extremamente baixos te da acesso a essa mídia sem a necessidade de investir em um console ou outro tipo de hardware caro.
    Foi legal você citar a Monaliza como exemplo por que eu posso voltar na questão da experiencia de se consumir uma arte, seja ela cinema, pintura, música, vídeo game ou qualquer arte que seja. A comparação que fez entre o realismo nos jogos e o realismo no cinema no início do vídeo trata-se muito do tipo de experiência que a arte oferece e a que você quer experienciar. Assim como ter algo realista nos jogos pode ser realmente impressionante e agradar o jogador, ir ver a Monaliza pessoalmente pode ser muito mais incrível do quer ver uma impressão na sua mão ou ter digital na tela do seu pc, que mesmo podendo dar zoom, tirar zoom, virar de ponta cabeça, não te da a experiencia de ir ao local e ter a sensação de esta lá próximo a obra de arte.
    Em resumo, é impossível entender o sentimento de quem joga um game ou consome qualquer tipo de arte. São tantos jogos, tantos filmes tantas pinturas e tantas pessoas no mundo para serem impactadas com a arte que não tem como dizer o que realmente é de valor ou se estamos somente sendo induzidos a comprar o mais caro para ter uma experiencia falsa.
    Parabéns pelo vídeo! É legal ver alguém de fora da bolha comentando sobre, me faz questionar sobre os meus gostos e preferencias :)

  • @gabrielelvira_
    @gabrielelvira_ Год назад +1

    Vídeo espetacular. Um crítico de cinema conseguir produzir o melhor comentário que eu vi sobre um trailer de jogo, simplesmente por sair do óbvio, diz muito tbm como a mídia especializada em games massifica a forma q o público recebe o produto

    • @gabjackbr7241
      @gabjackbr7241 Год назад

      Discordo um pouco, pois, pelo fato do Ph não ter visto ou vivenciado as últimas obras que a Rockstar (desenvolvedora do game) produziu, ele não pegou a essência do que o game proporciona, não somente em questão de gráficos em si, mas por serem obras de uma narrativa muito boa.
      Os gráficos são meramente para aumentar a imersão de jogabilidade que o jogo proporciona, mas o grande chamativo mesmo é presenciar as possibilidades que esse mundo pode proporcionar com esse gráficos dentro da narrativa. O próprio vídeo do Gaveta sobre GTA VI explica muito disso, recomendo dar uma olhada também, vale muito a pena.

  • @ReflexosdeMarte
    @ReflexosdeMarte Год назад

    Lendo os comentários aqui eu percebi que a galera se doeu um pouco, sem entender que a crítica do PH (pelo menos ao meu ver) é ao hype da maioria das pessoas estar debruçado sobre o realismo do trailer, dos gráficos e da quantidade de NPC, etc. Sobre isso tenho dois pontos: no mundo dos games existe um hype absurdo sobre o realismo dos gráficos desde sempre, é meio que cultural, e isso vai sim ser divisor de águas pra cada jogo novo principalmente jogos AAA. Dito isso, é importante lembrar também que apesar de ter grande alvoroço acerca do realismo, quem realmente conhece a franquia GTA apoia esse hype também nas possibilidades da narrativa mesmo. No humor ácido e escrachado, nas críticas à sociedade estadunidense, na maneira como lidam com temas como racismo e consumismo etc coisa e tal. Digo isso porque, claro, quero ver gráfico realista (e aqui abro um parêntese, pois eu acho que a Rockstar apesar de apresentar gráficos super bonitos e realistas, aqui no gta 6 eles optaram por umas modelagens até bem caricatas), e novas mecânicas, quero mexer no espelho do carro, quero entrar em tudo que é prédio e coisa e tal, mas eu to mais ansioso pra ver o que vão fazer nesse jogo em vista dos acontecimentos dos últimos anos, e acho que falo por muita gente quando digo isso, enfim, ótimo vídeo como sempre PH
    edit: Joga Red Dead Redemption 2!! (ou faz um crítico de cinema reage)

  • @DanTTz
    @DanTTz Год назад +1

    O grande público tem criterios mas não compreende o mesmo, e isso sempre resulta nas grandes empresas criando um mercado cada vez manipulável e artificial, enquanto que a "arte" se torna cada vez mais abstrata e nichada

  • @vniciusouza
    @vniciusouza Год назад +1

    PH, você é um dos críticos de Cinema/Serie que mais acompanho, respeito MUITO o seu trabalho. Dito isso eu entendo o seu posicionamento referente ao jogo a começar pelo título do vídeo, foi pelo caminho contrario a maioria das pessoas que fala sobre o jogo, mas acho que faltou um pouco de compreensão da sua parte, pois da mesma maneira que existem jogos com Artes conceituais, animalescos e etc, existem jogos como o GTA, e não somente o GTA, temos vários outros que seguem essa mesma linha, tal qual no cinema existem filmes fantasiosos e filmes “reais” existem jogos como essa franquia, tem espaço para todos, dizer que “isso não funciona” sendo que a franquia é o maior jogo da cultura pop, que vendeu milhões e milhões de cópias é no mínimo contraditório, recomendo que você veja a narrativa, que você se aprofunde aos títulos anteriores e que não se trata só de vender placas de vídeos e consoles, seja um jogo que entrega realismo ou um jogo que entrega fantasia, arte é arte, no mais, seu vídeo vai gerar engajamento se era essa a intenção, você conseguiu.
    Feliz 2024 para todos nós galera!

  • @ISJuliaCorrer
    @ISJuliaCorrer Год назад

    No final a discussão é: as pessoas acham que querem/elogiam realismo, mas no final o que queremos mesmo é a verossimilhança em detalhes que jogos como os da rockstar apresentam. (Ou até mesmo como Baldur's Gate fez recentemente, só que com a gameplay buscando parecer a experiência da mesa.) O que torna o "realismo" uma desculpa perfeita pra promover vendas em busca de algo que não existe/não deve ser atingível. O que não necessariamente é o caso do GTA, pelo menos não completamente, mas que levanta o ponto pra se observar da mesma maneira.

  • @DanielSilva-kc8cz
    @DanielSilva-kc8cz Год назад +1

    Pra mim é simples, PH
    Jogos são portas para sermos qualquer outra coisa, seja um herói, um assassino, um jogador de futebol, um espartano em terra nórdica e etc
    E quanto mais "real" é, mais imersão sentimos
    Nos sentimos como próprio protagonista naquele momento
    E o GTA é oq mais brinca com a paródia do mundo real, logo se eu tenho uma paródia do mundo real extremamente realista, mais imersivo irá se tornar por consequência
    Não é uma regra, pq assim como vemos desenho, também gostamos de jogos mais "pixelados"

  • @TheScoutPlay
    @TheScoutPlay Год назад

    Essa foi a reflexão mais profunda e coerente que eu vi com relação a esse trailer, sem cair em análises tecnocráticas recheadas de especulação.
    Reconheceu a saga GTA pelo que ela é: um produto de uma empresa que visa o lucro e o benefício dos seus próprios.
    Analisou o conteúdo do trailer pelo que realmente interessa: qual é o propósito desse realismo e qual é o papel do trailer em comunicar a existência desse realismo?
    Amei.

  • @paulomribeirojr
    @paulomribeirojr Год назад

    O que faz sucesso nos games é um tipo especial de realismo: o realismo sem consequências (principalmente no jogo livre, fora do modo história). É excitante a suspensão da moral que nos permite atirar em ou atropelar outro ser humano. É divertido pular de um carro em movimento sem o medo da dor. Já o "realismo visual" é uma maneira de acelerar a imersão, tornando mais intensa essa remoção das consequências. Já no cinema (principalmente não mainstream) as consequências são um material valioso para o autor - que as tenta entregar para o espectador. Para o público gamer essas obras devem ser especialmente difíceis de digerir.

  • @jeliashachurado5384
    @jeliashachurado5384 Год назад

    Lembro quando eu apresentei um seminário sobre jogos no meu curso de cinema, baseado no livro Universo das Imagens Técnicas do flusser, e o quanto a minha parte se deu especificamente o quanto essa indústria voltada pro realismo limita muito as possibilidades da exploração do ambiente digital. Jogos como hyperbolica apresentam um ambiente que tem uma construção geométrica não euclidiana, o que ja é totalmente fora da nossa percepção de mundo comum, e é uma viagem inacreditável ter essa experiência. O ambiente digital é um proporcionador de experiências e perspectivas que fogem até mesmo da nossa capacidade de imaginar imagens e conceitos, e limitar essa capacidade pra imitação da nossa realidade ja se tornou massante. E isso é bem legal de se pensar quando jogos como Hyperbolica, superliminal, manifold garden, antichamber, baba is you, etc. São jogos que exigem tão pouco de hardware. Ou seja, o realismo em um jogo pouco contribui pra experiência se ela não for devidamente medida pra trazer algo novo e divertido, no máximo ajuda mesmo nessa questão que o PH apontou de alimentar a indústria de hardware. A propria rockstar ja errou em Red Dead Redemption 2 e GTA 4, que são jogos que se tornam bem massantes e por conta de seu suposto compromisso com o realismo: ver o arthur tirando a pele de um animal, após a quinta vez, é tão divertido quanto ver tinta secando; GTA4 até hoje é mal otimizado e tem a pior dirigibilidade que eu ja vi num jogo.
    Por isso, acho bem besta prezar o teaser pelo "realismo".

  • @gabrielrobis3701
    @gabrielrobis3701 Год назад +1

    Eae PH, reflexão super válida mas apontando pro alvo errado (mas justificável pela leiguisse em games), a questão gráfica nada mais é do que consequência da tecnologia atual no mercado e ainda assim pode ter certeza que a qualidade gráfica foi escolha artística, pode ter certeza que se a rockstar quisesse o game teria uma aproximação da realidade ainda maior. A comparação com os blackbuster foi infeliz kkkk, games que caberiam nessa comparação seriam algumas franquias de jogos da Ubsoft por exemplo, no sentido de só criar um produto pra vender e fazer dinheiro seguindo fórmulinha.
    A rockstar é de longe uma das empresas que mais tem zelo por suas criações, todos os games dela são únicos mesmo que parecidos em "estrutura", o que prova isso é o próprio GTA IV, que teve uma mudança total de tom (até mesmo na paleta de cores do game) na franquia e que entregou uma narrativa íncrivel, cheia de críticas e reflexões dentro de um game onde você ainda se diverte jogando.
    Se a rockstar como produtora de games tivesse preocupada apenas em gerar um produto vazio em experiência artística os games dela não demorariam tanto tempo para serem desenvolvidos.
    E termino mencionando Red Dead Redemption 2 (também da rockstar), que em questão de narrativa te garanto que se equipara aos melhores roteiros já apresentados no cinema e com o plus de você interagir com bonequinho e se divertir.

  • @izumaruu
    @izumaruu Год назад

    PH, sobre a busca do realismo nos games; Isso se deve pq os jogos com o passar do tempo sempre buscaram a evolução para chegar ao limite do que os Hardwares conseguem. Não é todo jogo que busca um realismo, porém, o realismo faz parte do que é o GTA; todos eles são uma evolução do anterior, não só em gráficos como em possibilidades e como os personagens são bem escritos. Falando da Rockstar, o seu titulo GTA sempre foi uma sátira e uma crítica aos Estados Unidos, visando mais a doidera do país em si; Já seu outro título Red Dead Redemption 2 (jogo mais realista até então na opinião de muitos) é uma obra de arte em muitos aspectos, sendo incrivelmente marcante em arte, desenvolvimento de personagem e etc. A questão é que nos games, existe espaço pra todo tipo de artista dar a sua visão sobre oq quiser, de forma mais ou menos realista.

  • @darci_davu
    @darci_davu Год назад

    Em relação à importância dos gráficos nos games, não é o mais realista que é o melhor. Mas isso se trata de avanço, onde muitas empresas como Ubisoft, usam marketing realistas para promover seus jogos e quando chega a hora do gameplay, é muito distante do que foi apresentado na cinemática ilustrativa, entregando mais do mesmo.
    A Rockstar, quando lança um jogo, tem a fama de que a geração ou se iniciou ou encerrou a partir de um jogo dela. Também, não só apenas os gráficos contam para os jogos da Rockstar, e sim os detalhes, o mundo, as conexões entre os NPCs. Há muitos jogos "realistas" que não entregam muita coisa, muita experiência. Por isso a grandeza desse trailer, porque só pelo pouco detalhe, dá para perceber que o mundo será imersivo, contando como satirizar o mundo real de forma exagerada, etc.

  • @carreiradesucesso138
    @carreiradesucesso138 Год назад

    Se eles conseguirem fazer algo próximo ao que acontece em jogador n 01 no game isso deve revolucionar a indústria num geral. Daí que fica o ponto do realismo, o “é mas não é” passará a ser ignorado pela experiência extra corpórea. O cara ser dono de um lote dentro do game por exemplo que depois pode vender pra outro construir um prédio que por sua vez passa pra outro que pode alugar pra vários inquilinos e por aí vai… Sei lá, são possibilidades

  • @diegomendes3369
    @diegomendes3369 Год назад

    PH, gostei bastante do seu ponto de vista de outro ângulo. Muito legal!!

  • @2G.Vascaino
    @2G.Vascaino Год назад +1

    Mundo realista é para saciar nossos desejos, o que não podemos fazer no mundo real fazemos no mundo falso. O sonho de muitos é que a realidade virtual evolua ao ponto de conseguirmos "entrar" nela, tipo o filme jogador número 1, e aí você perguntaria "se já tem o mundo real então pra que um mundo virtual? " e a resposta é para fazer o que não podemos fazer no mundo real

  •  Год назад

    O paralelo de “Céu Aberto” foi perfeito. O tal “realismo” não é um argumento que se sustente tão bem mesmo não, atende muito mais um clamor industrial.

  • @dobrunoyuri
    @dobrunoyuri Год назад

    16:50 A mesma coisa vale pra shows de banda grande... Você paga mil conto num ingresso pra ver o artista num telão, sendo que poderia ver de casa, numa transmissão ao vivo ou numa gravação.

  • @Xilier
    @Xilier Год назад

    Têm vários jogos que os gráficos ou envelheceram muito bem, ou irão se manter legal pela direção de arte. O Yoshi island do SNES continua bonito até hoje, assim como o bloodborne do ps4.
    A from software é um bom exemplo de produtora que mesmo não tendo os jogos mais bonitos, compensa na direção de arte a ponto da pessoa ficar imersivo no game. O próprio Elden Ring é um exemplo disso.

  • @diegomagnoloiola
    @diegomagnoloiola Год назад +1

    Monte de gente falando que o sucesso de GTA é pela história, diversão, caos... Mas oq está sendo comentado é a necessidade e o hype que se forna em torno de gráficos realistas! Que é oq o trailer de GTA VI apresentou, apenas gráficos.
    E concordo, graficos realistas servem para vender a potência grafica de novos consoles e placas de vídeo; gráficos não é história ou diversão por si só. Ou então GTA San Andreas não continuaria sendo o melhor GTA mesmo com GTAs muito superiores graficamente que vieram depois (pelo menos considero o melhor 😅)
    Vou até elucidar mais um pouco. Em termos de imersão narrativa e diversão de jogabilidade, os PCs e videosgames já atingiram o limite, não é necessário novas gerações para se contar historias maiores ou mais imersivas, sobrando apenas os gráficos para forçar o aumento de potência de novas gerações de consoles. Mas acredito que em breve a IA generativa se torne o novo limiar para o salto tecnológico dos videogames

    • @rafa_ribn
      @rafa_ribn Год назад

      O hype da questão gráfica, é puramente pelo fato de que todos que estão no mundo gamer, sabem que a Rockstar sempre foi parâmetro para nova geração. Ninguém está esperando um GTA com gráficos melhores, apenas. É muito mais do que isso. GTA sempre foi um marco na questão gráfica, na narrativa, na jogabilidade, na imersão, etc. Você comentou que o trailer apenas mostrou gráficos...me parece que você não tá acostumado ou não conhece Rockstar. Eles têm um padrão de lançar o primeiro trailer dessa forma, apresentando gráficos e uma base do que será a história. Os trailers 2 e 3 que costumam ser focados em gameplay, mostrando as possibilidades que o jogo oferecerá. Rockstar sempre divulgou seus lançamentos dessa forma.

    • @diegomagnoloiola
      @diegomagnoloiola Год назад +1

      @@rafa_ribn nem todos que entraram no hype deste trailer jogam GTA, tenho amigos que nem jogaram os últimos GTAs e mesmo assim comentaram do trailer por exemplo e a vontade de jogar o VI. Não é sobre a qualidade dos games da Rockstar, que eu conheço, joguei todos os GTAs, mas sobre a importância que se dá aos gráficos, o hype que eles geram até em quem não está nem aí pra GTA e qual sua importância agora

    • @rafa_ribn
      @rafa_ribn Год назад

      @@diegomagnoloiola sim, sim. É que o jeito que você falou, foi como se não soubesse o modo como a Rockstar trabalha pra divulgar as coisas. Por isso comentei a questão gráfica. Eu discordo que o foco do trailer é o gráfico, até pq o trailer é completamente maluco assim como foram todos os trailers de outros GTA kkk. Como eu disse, o foco do primeiro trailer é mostrar o jogo de forma geral, os segundos e terceiros o foco é totalmente em gameplay. Só GTA 5 tem 200 milhões de copias vendidas kkkk, ou seja, a Fanbase é gigantesca, e o hype se dá por todos os fatores, por ser Rockstar, por ser GTA, por ser parâmetro de jogo de qualidade, e por aí vai. Por isso eu discordo desse argumento sobre gráficos, apenas.

  • @RickbondLHP
    @RickbondLHP Год назад +1

    GTA é uma grande sátira e crítica a cultura americana e o trailer está recheado disso, oq causou parte desse furor, visto que 10 anos dps do lançamento do GTA5, muita coisa mudou no mundo e havia um receio se GTA conseguiria seguir firme em sua proposta...o trailer da pistas de que sim! A realidade em GTA não se baseia apenas no gráfico mas sim nas possibilidades de seu mundo aberto, eles sempre conseguiram estabelecer um novo padrão a cada lançamento...é um mundo aberto que vc sente ser vivo, vc é mais um naquele mundo onde os NPCs têm suas rotinas e há uma quantidade absurda de pequenas histórias e easter eggs escondidas...a rockstar sempre soube fazer isso com mestria e, enfim, dps de 10 anos de espera a comunidade estava carente por um novo GTA e, de novo, é apenas um trailer, mas trouxe elementos que os fãs queriam ver...

    • @pedroduranruis
      @pedroduranruis Год назад

      Acho que a parada do GTA é a possibilidade de criar suas próprias pequenas narrativas, já me peguei jogando o GTA 5 só dirigindo até um objetivo pelo caminho mais longo ouvindo minha rádio favorita

  • @heldergalhardi3890
    @heldergalhardi3890 Год назад +2

    Ph, Lembro que conheci teu canal pela analise da cinemática de God of War... GTA não é apenas o maior sucesso comercial, mas seu impacto cultural é grande... porem para além disso alguns gtas tem uma narrativa maravilhosa. GTA IV traz a história de um ex soldado sérvio convencido pelo primo de que o sonho americano é real, e ao se deparar com a realidade da "liberty city" (versão de NYC) ele é completamente ácido e pessimista, a critica que esse personagem faz ao modo de vida americano é maravilhosa. Agora sobre o realismo, vale a pena pensar em um outro jogo aclamado da própria rockstar: Red Dead Redemption 2. O enredo é ótimo, mas o realismo do mundo, os encontros, e a própria construção de mundo são fundamentais para a imersão e pro enriquecimento do enredo.

    • @paulo9428
      @paulo9428 Год назад

      Eu acho q o realismo do gta se dá pelos detalhes do mundo em si e nn pelos gráficos até pq tirando o gta v o resto nenhum teve um gráfico bom pra época, mas era legal ver oq dava pra fazer no jogo, essa sensação de liberdade, acho q o hype pelo gráfico se dá mais por causa q até agr n teve nenhum game q usasse o potencial máximo dos novos consoles e esse era a esperança de q fariam algo q realmente valesse os novos consoles.

  • @joaomsilveira
    @joaomsilveira Год назад +1

    Fala PH! Entendo seu ponto e acho que ele é válido, especialmente na nossa realidade brasileira, mas ao mesmo tempo entendo que para o contexto do game, ele é bastante secundário. GTA VI vai ser lançado provavelmente no final de 2025, ou seja, quase 6 anos após o lançamento da atual geração de consoles, de modo que dizer que ele é lançado para vender consoles e placas de vídeo (apesar de verdade em parte, é claro), entendo como irrelevante. E sobre o ponto do realismo, vejo aqui um paradoxo que você poderia aprofundar: que joga GTA em geral, busca o realismo e a dita imersão exatamente como uma fuga da sua realidade. No jogo posso ser e fazer o que quiser, inclusive nos últimos anos se popularizou o GTA RP, onde o que as pessoas buscam é fazer o comum, o cotidiano, podendo ser transgressor ou não. E vejo que as questões narrativas que GTA e a Rockstar sempre propõem em seus jogos são muito relevantes e complexas e que também merecem ser analisadas. Eles criticam e satirizam o way of life norte americano, a igreja, a polícia, as teorias da conspiração, a própria indústria da tecnologia (no último GTA, de 2013, você mata uma paródia do mark zukerberg em uma missão porque ele roubava dados das pessoas) e vários outros núcleos e contextos sempre com bom humor e roteiros muito interessantes, e colocando o jogador como um protagonista. Além do vídeo do gaveta que o pessoal está recomendando, e que analisa o lado tecnológico do realismo, sugiro também o vídeo do Henry Bugalho falando sobre aspectos de racismo e representatividade que o trailer tem gerado discussões. Ah, e sobre a questão de GTA ter um lado elitista no que tange distribuição, vale lembrar que recentemente se anunciou que as versões anteriores - e ainda muito jogadas em todo o mundo - estarão disponíveis para jogar pelo Netflix. Por isso tudo, entendo que os aspectos que você enfatizou na sua análise não são os mais importantes e as discussões que gostaria de ver por aqui. Um grande abraço!

  • @renato.lucato
    @renato.lucato Год назад +1

    Fala PH! Antes de mais nada eu adorei o vídeo. Que saudade que deu das aulas teóricas de arte e design, inclusive para se debater a diferença entre as duas ( e sim elas existem). Acho interessante a reflexão do realismo no seu caráter técnico e estético, até porque dentro da história da arte o domínio técnico já foi a “grande busca”. Depois foi aos poucos deixada de lado no final do século XIX em diante, apesar de retornar em movimentos menores (como o hiperealismo). Exemplo: a arte do Gottfried Helnwein. Todavia, a “arte conceitual” - que ultrapassa a técnica empregada pelas academias mais tradicionais é a que “domina” hoje os círculos mais prestigiados artísticos. Dito isso, e levando em conta tudo que foi dito no video, enxergo que o realismo seria o ponto de partida, quase que a escolha primaria dos criadores. E a partir desse ponto buscar talvez o mais importante: conceito, narrativa, storytelling, etc. Se vão alcançar algo que agradem os fãs, ai é outros 500, mas de alguma forma o realismo (enquanto técnica) empregado no jogo já conectou a obra com o público alvo ou até mesmo com quem não é, pois no meu entendimento tudo aquilo que busca simular a “realidade” através de alguma plasticidade ao ponto mesmo de até enganar os olhos, é ao meu ver uma “arte” mais palpável - pressupondo que game é arte (será?). A história é realmente um circulo, uma hora desprezamos o realismo e na outra buscamos com afinco. Grande abraço!

  • @maiconnds
    @maiconnds Год назад

    O PH pontuou coisas muito relevantes e suas diferenças quanto imersão usando como contexto a realidade visual com a realidade de como a vida é... e em cima disso o foco narrativo pra abraçar tudo. Pelos comentários se percebe que muitos não entenderam o que o PH falou e provavelmente se assistissem duas, três, vinte vezes não entenderiam. É aquelas coisas "não critica meu joguinho" haha. Ele mesmo falou que não tem muito entendimento na franquia, e como muitos pediram ele analisaria mas usando base no que se fala com cinema, e umas pinceladas em alguns jogos. E o PH foi cirúrgico quando se fala na indústria de jogos, óbvio que a empresa quer lucrar, e recursos mais exigentes serão necessários... e aí a roda finceira acontece. E acredito que muitos não viram até o final, pois o que o PH falou " comprasse pelo realismo, ficasse pela narrativa". A quantidade de exemplos de jogos lindos mas que não prendem. Aí os dodói acham que ele falou que o GTA 6 vai ser isso, mas ele falou num contexto genérico. Enfim, parabéns PH por mais uma análise incrível.

  • @koda9915
    @koda9915 Год назад

    O futuro e a industria pedem esse realismo, inclusive a franquia gta, pois é o maior da industria, inclusive uma prova disso seria Red Dead 2 que valeria uma analise de cut scenes sua

  • @rafaelcolombo2604
    @rafaelcolombo2604 Год назад

    o realismo que as pessoas estão hypando não é só pelos gráficos quase perfeitos, é pela cidade ser viva, é sobre vc jogar podendo fazer o que quiser ou simplesmente ficar parado e ver que aquele mundo funciona sem o seu personagem, tbm é sobre a quantidade de NPCs juntos no mesmo local e cada um fazendo uma coisa, e as possibilidades de interações e eventos aleatórios que isso pode gerar. Claro que tbm tem o fator comercial, mas a Rockstar talvez seja a melhor desenvolvedora de jogos e levam muitos anos trabalhando no seu próximo lançamento (12 anos no caso do GTA 6) e quando eles lançam um, geralmente é o jogo que extrai o máximo que um console pode entregar e traz um novo patamar a ser alcançado pela indústria (não só no quesito gráfico), mas principalmente de mundo aberto, de imersão, de possibilidades, de entregar um jogo redondo quase sem bugs.