O papel da APS no acolhimento e atendimento às crianças vítimas de violência

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 14 авг 2024
  • Webpalestra realizada em 14/08/2024 com a participação de Gardênia Araújo, professora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Amapá, especialista em Saúde da Família e Educação em Saúde na área de enfermagem
    Resumo: A Atenção Primária à Saúde (APS) desempenha um papel fundamental como o primeiro ponto de contato da maioria das pessoas com o sistema de saúde. Isso coloca os profissionais da APS em uma posição única para identificar, prevenir e intervir em casos de violência infantil. É crucial que os profissionais de saúde que atuam nesse nível de atenção estejam devidamente capacitados para acolher, atender e oferecer cuidados integrais às crianças vítimas de violência e suas famílias. Esses profissionais contribuem para a recuperação da saúde, a promoção dos direitos das crianças e a construção de uma sociedade mais justa, onde aqueles que ainda estão em fase de crescimento são protegidos.
    Nesta webpalestra, abordaremos a importância da proteção infantil e o papel da APS, discutindo os diferentes tipos de violência infantil e seus impactos. Também exploraremos o papel dos profissionais de saúde na identificação e intervenção em casos de violência, além de explicar a aplicação da Linha de Cuidado de Violência Infantil 2014. Serão detalhados o fluxo de atendimento na APS para casos de violência infantil e a importância dos procedimentos para a notificação compulsória obrigatória.
    Slides: repositorio.uf...

Комментарии •