O Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência no CREAS: Limites e Potencialidades

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 22 авг 2024
  • Este vídeo faz parte da trilha “SUAS: Possibilidades de Intervenção” do Módulo 2 do curso "Capacitação para Rede de Atenção às Vítimas de Violência", que integra o Programa Ludotecas do Instituto Sabin.
    O curso apresenta conceitos, teorias, leis, metodologias e recursos para a atuação no contexto da violência e é pensado para profissionais do atendimento às vítimas de violência, com foco no desenvolvimento dos profissionais ludotecários, que atuam de maneira conjunta e articulada para a atenção às pessoas em situação de violência.
    A trilha “SUAS: Possibilidades de Intervenção” aborda o funcionamento e estruturamento do Sistema Único de Assistência Social, seus níveis de atenção, suas funções, e o atendimento no CREAS a crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência, ponderando seus limites e suas possibilidades.
    O CREAS, ou Centro de Referência Especializado de Assistência Social, tem entre uma de suas funções o atendimento a mulheres vítimas de violência.
    Neste vídeo, a psicóloga Dra. Rebecca Ribeiro detalha como mapear a situação de violência vivida pelas vítimas, além de discutir a importância do profissional que realiza o atendimento, e elencar ferramentas e recursos que podem ser usados e foram discutidos no curso, como recursos lúdicos e o genograma.
    O Programa Ludotecas nasceu em 2008 com o objetivo de melhorar os atendimentos realizados pelos profissionais que atuam na rede de atenção à violência nas áreas de saúde, justiça, assistência social e segurança pública. A Ludoteca é uma sala ambientada, composta por diversos materiais pedagógicos como brinquedos, jogos, livros e recursos lúdicos. Além disso, o espaço é climatizado e possui a privacidade adequada para a escuta, oitiva ou acompanhamento terapêutico de crianças, adolescentes e famílias vítimas de violência.
    Atualmente, o Programa acontece de duas formas: com a doação de bens e serviços para ambientação do espaço físico e a oferta de capacitação continuada, por meio de curso EaD, para os profissionais da rede de atenção à violência. Saiba mais em institutosabin...
    Baixe a apostila completa do curso: institutosabin...
    Assista as playlists do curso "Capacitação para Rede de Atenção às Vítimas de Violência":
    Playlist do Módulo 1: • Módulo Introdutório | ...
    Playlist da Trilha "O SUS e o Enfrentamento à Violência": • O SUS e o Enfrentament...
    Playlist da Trilha "SUAS: Possibilidades de Intervenção": • SUAS: Possibilidades d...
    Playlist da Trilha "Investigação e Responsabilização de Crimes": • Investigação e Respons...
    Site oficial do Instituto Sabin: institutosabin...
    Siga o Instituto Sabin nas redes sociais!
    Instagram: / instsabin
    LinkedIn: / instituto-sabin
    Facebook: / instsabin

Комментарии • 3

  • @ElaineCristina-co1wc
    @ElaineCristina-co1wc Год назад

    Eles assina papel para abrir mão deles mesmo..hoje eu espero dono do restaurante dar comida para mim..e vou dormir lá de vez enquando

  • @ElaineCristina-co1wc
    @ElaineCristina-co1wc Год назад

    Tanta violência que virei mendingo..

  • @ElaineCristina-co1wc
    @ElaineCristina-co1wc Год назад

    Ah que bom saber eu virei mendingo por que meu pai bateu em mim .que bom saber que terá lei para adultos vuneravel..