Esse canal merecia ter o maior destaque entre todos os que são relacionados a investimentos e finanças pessoais. Sem exagero, vidas e famílias poderiam ter sido salvas se os envolvidos tivessem conhecimento do que se prega aqui.
O autor do vídeo ***AINDA*** NÃO ENTENDEU [ou Ñ quer entender] que qdo se PAGA imóvel com DINHEIRO de TERCEIROS ... a vantagem é q a prestação APENAS adiantou ao CREDOR a VALORIZAÇÃO FUTURA e ao DEVEDOR, o USOFRUTO IMEDIATO do bem p/ fazer o que bem quiser com ele. O que MENOS IMPORTA é o VALOR FINAL do FINANCIAMENTO pois quem o paga é o INQUILIINO; sai de GRÁTIS tando par ao credor quanto devedor. Cada um que analise os riscos e oportunidades, e a fonte do financiamento (pq tem que ser apenas "banco" MALVADÃO ?! E se for um familiar a "taxas" mais baratas ?!) mas daí dizer que só idiota faz financiamento ... é um COMPLETO DESCALABRO. ENQUANTO isso ... continuem dando grana ao canal e continuem se perguntando como uns ficam ricos e outros nÃo saem do lugar.
vc alugando imovel e investindo, a cada mes o valor de juros recebidos abate mais do valor q se paga de aluguel, e mtas vezes vc consegue manter o valor do aluguel congelado, negociando com o dono q não quer ver o imovel parado gerando taxas e sem render enquanto espera novo inquilino, dessa forma se junta dinheiro pra comprar uma casa na velhice e não precisar se mudar.
Mas não está errado. Nesse caso do financiamento de imóvel, em particular, o banco lucra porque eventualmente essa SELIC vai cair para um valor menor do que você paga nos juros do financiamento (que também inclui a TR). Lembrando também que os bancos oferecem no máximo 90% do CDI, mas normalmente é 85%. Ou seja, mesmo quando está ganhando, é uma merreca de no máximo 2% ao ano, e só quando a SELIC está bem alta.
@@elmojackson6621deixa de ser tanso, o Banco vai ganhar no minimo 3x o valor bruto de um imovel com a selic a 1% ou a 10%. O exemplo foi dado no video.
Faltou só o gráfico clássico do caminho do trem para explicar visualmente. Que c/ dívida o caminho vai ser muito longo. Eu tenho financiamento imobiliário hoje, mas meu objetivo principal vai ser quitar essa dívida. Por questões familiares acabamos tomando atitudes que não condizem c/ nossas crenças, mas temos que seguir em frente e ajustar o que podemos.
Bancos adoram essa ideia do pague financiamento com aluguel: 1 - O banco mantém as propriedades no próprio portfolio, aumentando o próprio capital (afinal IMÓVEL FINANCIADO É DO BANCO); 2 - Banco terceiriza o custo e o risco de manter as propriedades para o "esperto" que paga financiamento com aluguel.
Bom, eu nunca tive casa, mas esposa engravidou, e por isso as prioridades meio que mudaram. Tenho uma boa renda, mas sempre morei de aluguel por opção. Tenho também um bom terreno (que tinha comprado para investir). Consigo construir uma bela casa nele com 380/500k. Possuo 1 kk+ investidos, rendendo uns 11k/mês, e aporto de 5 a 10k/mês. Nunca financiei nada na vida, mas estava pensando se, ao invés de me descapitalizar para construir (e perder os rendimentos), não seria melhor pegar um financiamento com parcela similar ao que pago de aluguel (uns 3k) e ir usando os aportes (ou parte deles) para amortizar a dívida até quitá-la (o que deve ocorrer entre 3 a 5 anos). Financeiramente, parece fazer sentido.
Faça o seguinte experimento mental: você mora de aluguel, daí um belo dia compra financiado o imóvel do vizinho, que tem um inquilino que paga aluguel de custo idêntico ao seu. Daí me diga se você deixou de ter o prejuízo do aluguel ou se na verdade só obteve uma nova fonte de renda.
@@no_more_spamplease5121 pro valor da parcela ser igual ao valor do aluguel o valor da entrada foi bem alto. Mas a questão do financiamento de longo prazo é a imprevisibilidade financeira.
Esse papo de que com o valor do aluguel vc paga a parcela é mentira. Se fosse verdade, ninguem alugava. Aqui onde moro, apto de 100 metros quadrados, tá 500 mil, o que dá 5 mil de parcela de financiamento. Já o aluguel desse mesmo apto é 1500. Desconta os 10% da imobiliária e IR, sobra uns 1200 ou até menos. Ou seja, é 5 mil de parcela contra 1200 de aluguel. Façam o calculo na cidade de vcs, vão ver que é parecido.
Investimento alavancado vai dar super certo, né? Já que é tão vantajoso assim, que enriquece, compre logo uns 15 imóveis de uma vez fazendo dívida então, espertão. Confia! 😌
Mas isso é coisa de pessoa jurídica que tem bastante capital, que no caso sabe do custo dos juros e troca ele por liquidez do empréstimo. Isso não é para pessoa física.
Aí vc pega o dinheiro e investe, mas como é fácil investir e desinvestir, vc desinveste e gasta pq investir não é pra vc! Aí vc tem zero apartamento, zero dinheiro!
Isso de pagr 3 imóveis seria se a pessoa pagasse todas as parcelas do financiamento. Normalmente vc abate o saldo devedor e quita o financiamento mais rápido.
Não mesmo. Tu paga 3 justamente se conseguir antecipar prestações futuras. Se deixar pra pagar o financiamento em 35 anos, vai terminar pagando uns 5, 6, 7 imóveis pra ficar com apenas 1. Tá na cara que tu não percebeu que se paga mais juros no início do financiamento. Ainda mais se optar pelo SAC, que ainda é mais "benéfico" do que o PRICE pra quem financiar a dívida. Tu já inicia pagando juros altíssimos quando opta por financiar qualquer coisa.
@@vitorvec se eu tenho 100 mil financiado e pago as parcelas por um ano (13 mil por exemplo) e no segundo ano eu pago os 99 mil do saldo devedor eu paguei no total 112 mil. E não 300 mil.
Se tu tem dinheiro pra pagar em 2 anos, então porque fez o financiamento de 30 anos? 🤔🤫🤑 Mas sério mesmo agora: o grande problema aqui é que as suposições são totalmente aleatórias e não correspondem em nada com a realidade. Quem foi que te disse que o financiamento de 100 mil em 30 anos vai te fazer pagar apenas 13 mil de parcelas no primeiro ano? Olha só a SANDICE que tu tá falando, meu. É matematicamente improvável que um financiamento de 100 mil em 30 anos resulte numa parcela inicial de apenas mil reais. (Mas se tu conseguir, me avisa, porque ESTE financiamento eu quero muito fazer $$$)
@@vitorvec que não seja 13 que seja 20 mil ou 30 ainda assim não da total de 300 mil. E sobre os 2 anos ocorre que a pessoa pode melhorar o valor que ganha.
@@osmarferreira6821 Mas se tu pode melhorar de vida, porque vai se comprometer com financiamento de 30 anos em vez de usar teu dinheiro pra qualquer outra coisa que será mais benéfica pra tua vida? Seja como for, não faz o menor sentido de qualquer forma. No mais, usando valores mais adequados à realidade, como 20 ou 30 mil, tu vai ver que dá, sim, uns 3 imóveis antecipando o financiamento e uns 6 se cumprir o prazo de 30 anos. A matemática é só uma ferramenta. É só colocar no papel: Com apenas dois anos de financiamento e quitando ele, tu já terá pago entre 30 a 40% de juros. Ou seja, em apenas dois anos de financiamento, tu já pagou 1,4 apartamento. Por que não aceita que vai pagar 3 em 15 anos e 6 em 30?
Eu só tenho inveja de quem compra imovel e não gasta com manutenção do mesmo, pelo pouco de imóveis que eu acompanho ao longo do tempo se consome um valor expressivo para manter conservado.
Mas bastter e a questão da amortização ? Nem todo mundo que financia um apartamento vai ignorar o fato de que é possível amortizar as parcelas, dependendo de quanto você estiver disposto a pagar por mês em 1~3 anos você paga tudo e nem de longe você chega perto de pagar dois apartamentos. Obviamente, se não fizer isto, de fato não vale a pena mas creio que talvez a pessoa que tenha feito não tenha sido estupida o suficiente para dar dinheiro de graça pagando por 30 anos visto que o objetivo era investir.
Normalmente o kra tem o mínimo da entrada e vai comprometer 30% da renda bruta pra pagar a parcela. Isso pra pagar em 30 anos. Que milagre o cara vai fazer pra pagar isso em 3 anos? É possível? Sim, mas muito pouco provável.
O Baster fala muita coisa boa, mas essa de dizer que SEMPRE é péssimo negócio financiar imóvel ele tá errado! Eu financiei minha primeira casa para pagar em 25 anos, mas paguei em 7 anos. O valor total que paguei de entrada + amortização + juros e taxas de administração foi menor do que o valor que vendi o imóvel logo após acabar de quitar, e já realizando as devidas correções no valor da entrada e mensalidades que paguei. Ou seja, pra mim foi um investimento bom sim, pois todo valor que paguei retornou com ganho considerável e ainda morei no imóvel 7 anos sem gastar o aluguel. Tenho todos valores anotados e as contas estão corretas. Então, sim, comprar imóvel financiado pode ser um bom negócio.
@@leandrosantiago10 qdo o bastter fala sobre n financiar, ele considera a maioria das pessoas....vc eh exceção e p vc deu tudo certo pq n ficou sem emprego ou renda p pagar o financiamento A grande maioria das pessoas n paga em 7 anos...e/ou perdem a fonte de renda... E de repente se tivesse juntando a grana por 7 anos teria comprado um apto melhor..financiar eh antecipar os sonhos
Impressionante esse relato do empréstimo. O Tiago Nigro tem milhoes de subs e o baster 150K. Prova que as pessoas buscam ser iludidas e enganadas. Esse negocio de tomar dinheiro e ficar enrolado em divida ninguem fala.
Existe 1 caso, MCMV, compensa sim, pois aluguel aumenta, e financiamento não, o porem esta na entrada, ai vaibde caso a caso, meu colega paga 300 no dele de financiamento e hoje vale 250mil o ap, onde antes valia 95mil
Eu vou em algum momento fazer uma simulação que envolva a compra comparada de alguem que financiou e alguem que comprou a vista. A primeira vista parece obvio, o poupador usou o juros composto a seu favor e chegou no montante necessario bem antes que o 'impaciente' que comprou com dinheiro do banco. Mas, uma coisa que parece que insistem em ignorar eh que o poupador teve que morar em lugar enquanto poupava, pagando aluguel. Isso importa porque o financiamento te tira esse ônus. Então uma pessoa que financia num negocio ruim ( 100% e no prazo max.) Vai pagar uns 2,2 imoveis em 30 anos ( se financiar menos de 100% e por menos tempo vai pagar bem menos de 2). A pessoa espertona que nao entra nessa e fica no aluguel vai pagar em 30 anos, a uma media de aluguel de 0,5%/mes, ou 6%/ano, 1,8 imoveis. Um paga 2,0 e fica com um e outro paga 1,8 e fica com nenhum. Parece dificil de escolher, eu sei, tem o risco e inflacao e tal ( quem ta no aluguel ta tranquilão, inflação nem lhe diz respeito porque essa so afeta imovel proprio) Agora caberia simular uma compra a vista de alguém que poupou enquanto pagava aluguel. Em quanto tempo,considerando que ela poupasse o mesmo que ela pagaria no financiamento por mes, ela atingiria o valor do imóvel? Certamente com juros composto a seu favor menos de 30 anos, mas quantos? Nesses anos, quanto de aluguel gastou-se em porcentagem do imovel? Se for 15 anos gastou-se 0,9 imovel com aluguel (0,5% x 180). Sei nao, será que essa conta fecha muito a favor do aluguel?
Já começou errado achando que o financiamento de 30 (TRINTA) anos (ANOS) vai resultar nesse valor ínfimo de 2,2 vezes o valor do imóvel. Tá na cara que, dentre outras coisas, tu sequer colocou a correção monetária anual. Estuda primeiro, depois refaz tuas contas, e finalmente volta aqui pra pedir desculpas pra quem leu teu comentário até o fim. 🎉
@@vitorvec tudo bem com você? Não parece com essa animosidade toda. Desculpa aí fazer vc ler meu comentário tá, mas olha só, quer fatorar correção monetária? Ótimo, inclua em tudo, no valor do imóvel, na dívida, no aluguel. Que diferença faz? Ou quem paga aluguel não eh afetado por inflação? Aluguéis ficam mais baratos com o tempo eh? Se corrigir uma coisa corrija a outra e diga qual eh o resultado. Simples assim. Sem empáfia, faça sua continha e demonstre, aprenderei e te agradecerei ainda. Ou fica nessa aí de mandar os outros estudarem.
@@vitorvec não é por nada não mas fechei um financiamento esses dias ai com cet de ~600 mil, o valor do imovel é de 250 mil reais, são 200 mil reais financiados em 30 anos, no final então com a conta vou pagar mais ou menos 2,4x o valor do imovel, descontando valorização, essa história de pagar 4, 5x o valor do imóvel não é verdade, só se a pessoa for muito ruim de conta. Tb fiz um financiamento de carro anteriormente, o carro custava 45, dei 5 mil e fiz o resto em 48x e paguei em menos de 2 anos, o valor final de tudo ficou em 55 mil mais ou menos, menos de 1,5x o valor do carro. é ÓBVIO que eu perdi e vou perder dinheiro nos dois negócios, mas as coisas não são tão simples assim, o carro permitiu que eu praticamente dobrasse a minha renda e fizesse um monte de coisa q eu queria fazer e o apartamento, se vc fizer uma conta grosseira e dividir 600 mil por 30 anos da em média 1600 reais por mes, valor que com certeza eu gastaria mais pra pagar aqui na minha cidade, o aluguel num lugar ok já está valor.
Esses cálculos são simples de se fazer em uma planilha eletrônica, Diego. E em menos de 500 linhas, já que os financiamentos são no máximo em 420 meses. Mas o Raul Sena e o Eduardo Feldberg, dentre outros, já fizeram planilhas do tipo. Eles têm as opiniões deles; eu acho que o ideal é o meio a meio: juntar reservas até atingir 50% do valor do imóvel e comprar financiando a outra metade, não se esquecendo de manter uma reserva de emergência. Dessa forma o risco de inadimplência é menor, e os gastos com juros também são menores, já que estes incidem sobre um saldo devedor menor. Se a pessoa mora na casa dos pais, aí realmente não faz sentido entrar em financiamento. Sem precisar pagar aluguel, dez anos de economia compram um imóvel à vista.
6:27 o raciocínio está bem equivocado na frase exibida. É justamente quando a trolha de juros está empalando o sujeito, é que ele precisa buscar amortizar. Amortizar é trazer valor futuro para valor presente. Logo, um valor futuro que se atualiza a uma taxa de, por exemplo, 10% ao ano, no prazo de 30 anos, quando trazido ao presente, representa apenas uma fração daquele valor colossal "projetado". Quando o governo faz o que fez há 2 anos atrás, onde os juros da economia são reduzidos a marretada, também é nessa hora que o sujeito deve aproveitar para aliviar um pouco a trolha. Ele deve focar em apenas uma coisa: reduzir a taxa de atualização de 10%/ano no montante total de sua dívida, a qual ele havia acordado antes. Esse valor é fixo no contrato assinado, mas não precisa ser o mesmo valor em um novo contrato. Logo, o sujeito endividado precisa renegociar com o credor atual ou levar sua dívida para outro banco que ofereça juros mais baixos. Isso será possível pois outros bancos estarão oferecendo condições melhores (ou menos piores) para novos contratos, visto que estarão seguindo "as diretrizes" do governo. Eu tenho certeza, mas certeza absoluta, que o banco atual credor vai fazer uma contraproposta para não perder a boquinha de 30 anos sendo remunerado a um percentual ainda altamente lucrativo para ele, mas um pouco menos sufocante ao endividado.
EM se SIMULANDO pela PRICE financiamento de 30 anos de imóvel de R$ 1MM a 8% aa sem entrada... o valor total pago será de ~R$2,5MM o que na continha do autor do video será igual a TRÊS IMÓVEIS; Só que .... o AUTOR ESQUECE que (1) o valor Original de R$ 1MM NÃO ENTRA na CONTINHA pois seria gasto independentmente do financiamento, ENTÃO a proporção seria de 1,5 apto, e não e 3 !!, e (2) passados TRINTA anos ... o valor do imóvel NÃO será de R$ 1MM, provalmentente um MÚLTIPLO maior que 2x!, ou seja ... a prestação APENAS adiantou a VALORIZAÇÃO FUTURA ao CREDOR ("banco malvadão") e USOFRUTO IMEDIATO do bem ao DEVEDOR. Cada um que analise os riscos e oportunidades, inckusive buscar OUTRAS FONTES de FINANCIAMENTO mais amigáveis mas daí dizer que só idiota faz financiamento ... é o mesmo que dizer q só burro faz video sob financiamento.
Além desse exagero de ficar repetindo que se paga 3 imoveis, alguém pode pelo amor de Deus me explicar que risco eh esse da inflação pra quem contraiu credito imobiliário? A não ser que seja um contrato de taxa variável, a inflação vai diminuir o custo do empréstimo, o imóvel vai valorizar um pouco e a dívida vai permanecer com as taxas e valores quando da assinatura do contrato. Realmente não entendo.
A valores atuais vc pagaria 3 imóveis mas daqui 20-30 anos você paga só uns 2 mesmo (perda garantida claro) Ex: financiamento de 500 mil que juros pague total de 1milhao e pouco
Nossa que malabarismo na matematica só pra fazer o cara colocar o dinheiro em ativos de risco,maior remuneraçao maior o risco,isso é investimento,o cara trocou uma divida que teria retorno zero e transformou em um imovel,que pagou tres e vale tres onde ele perdeu,depois se ele investir o dinheiro do aluguel onde vai morar vai pagar aluguel? Ele trocou divida por patrimonio Depois rentabilizou esse patrimonio transformando em moradia e o custo que ele teria de aluguel ai sim faz um investimento ,matematica correta nao mente
Ninguém falou pra colocar dinheiro em ativo de risco. Nenhum ativo que eu conheço ganha de divida. Se ganhasse, banco não faturava 40bi por ano. Se o apartamento desse dinheiro, construtora valia mais que banco. Uma carteira diversificada é menos arriscada que uma carteira só com imóveis. Tem um Nobel de economia dos anos 90 provando isso. Se você afirma que é mentira, publica e ganha o Nobel de economia também. Ou continua contraindo dívida e trabalhando na sua lojinha e passando vergonha na Internet.
@@fernandopikler vai seguindo exemplo de exeçao ,eu posso citar milhares de pessoas que pagaram(3)imoveis em financiamentos e tem agora 1 que vale 3 ,nao gastou com aluguel pois agora tem patrimonio,quantos consegue citar que enriqueceram pagando aluguel e investindo em bolsa,só yotuber mesmo
@@fernandopikler maior risco maior retorno isso vc concorda,parece que banco só faz financiamento de banco ,falta conhecimento das atividades dos bancos,porque se fosse assim seria tao facil conseguir um financiamento
@@fernandopikler como acha que a economia funciona credito ,se acabar o credito(divida)a sociedade colapsa,entende que o rendimento do investimento é divida de alguem,e se alguem te paga juros é porque ganha um juros maior de alguem é tao simples massss
Olá Willian, você continua querendo discutir, então vamos lá: Você tem razão. A economia funciona com crédito. O banco central emite divida a uma taxa básica. A questão é que esse crédito é barato pra banco e grandes empresas e caro pra você. O que você não consegue entender é que o banco não vai ser estúpido de emprestar dinheiro a você a uma taxa baixa sendo que ele pode emprestar do estado a mesma taxa. Me responda, Willian, quem tem mais probabilidade de dar calote, você trabalhador (seja PJ ou CLT) que vende sua força de trabalho ou o estado que imprime a própria moeda? Porque caralho o banco emprestaria barato pra você se ele pode emprestar do estado? É isso que você tem que começar a entender. Para de discordância e vai estudar. Você tá discutindo com gente que tem 10 anos a mais de estudo que você ao invés de parar, refletir e pesquisar pra tomar decisões mais inteligentes no futuro.
"Tentar parecer esperto não muda a matemática"
Uma das frases para ser destacada.
Esse canal merecia ter o maior destaque entre todos os que são relacionados a investimentos e finanças pessoais. Sem exagero, vidas e famílias poderiam ter sido salvas se os envolvidos tivessem conhecimento do que se prega aqui.
"A verdade é como poesia, e a maioria das pessoas odeia poesia."
Isso é vdd. O Bastter apesar de ser meio doido, presta um serviço à sociedade.
O autor do vídeo ***AINDA*** NÃO ENTENDEU [ou Ñ quer entender] que qdo se PAGA imóvel com DINHEIRO de TERCEIROS ... a vantagem é q a prestação APENAS adiantou ao CREDOR a VALORIZAÇÃO FUTURA e ao DEVEDOR, o USOFRUTO IMEDIATO do bem p/ fazer o que bem quiser com ele. O que MENOS IMPORTA é o VALOR FINAL do FINANCIAMENTO pois quem o paga é o INQUILIINO; sai de GRÁTIS tando par ao credor quanto devedor. Cada um que analise os riscos e oportunidades, e a fonte do financiamento (pq tem que ser apenas "banco" MALVADÃO ?! E se for um familiar a "taxas" mais baratas ?!) mas daí dizer que só idiota faz financiamento ... é um COMPLETO DESCALABRO. ENQUANTO isso ... continuem dando grana ao canal e continuem se perguntando como uns ficam ricos e outros nÃo saem do lugar.
Tenho horror a dívidas. Quem entende os juros compostos ganha, quem não entende paga.
vc alugando imovel e investindo, a cada mes o valor de juros recebidos abate mais do valor q se paga de aluguel, e mtas vezes vc consegue manter o valor do aluguel congelado, negociando com o dono q não quer ver o imovel parado gerando taxas e sem render enquanto espera novo inquilino, dessa forma se junta dinheiro pra comprar uma casa na velhice e não precisar se mudar.
É Impressionamente eu hoje conseguir entender o que você diz.
Essa filosofia me tirou e tira de tanto rolo que você não acredita.
E olha que tem um certo "primo" ai na internet falando essa idiotice do primeiro caso. Deus tenha misericórdia dessa nação kkkk
Tem dois certos "primos" kkkkk
Tá bombando de gente vendendo curso dizendo que tem um monte de imóveis que se pagam com o aluguel.
Mas não está errado. Nesse caso do financiamento de imóvel, em particular, o banco lucra porque eventualmente essa SELIC vai cair para um valor menor do que você paga nos juros do financiamento (que também inclui a TR).
Lembrando também que os bancos oferecem no máximo 90% do CDI, mas normalmente é 85%.
Ou seja, mesmo quando está ganhando, é uma merreca de no máximo 2% ao ano, e só quando a SELIC está bem alta.
@@elmojackson6621deixa de ser tanso, o Banco vai ganhar no minimo 3x o valor bruto de um imovel com a selic a 1% ou a 10%. O exemplo foi dado no video.
O primo pobre da boas dicas pro pobre sim
Não adianta. Vão continuar insistindo. Principalmente os que tem um financiamento e precisam se sentir psicologicamente bem com a merda que fizeram.
no momento que contrai divida de financiamento o brasileiro medio tende a acreditar q o imovel já é dele kkkkkkkkk
Quanta sobriedade, parabéns!
Excelente hr do facão. Excelentes ensinamentos
A realidade por pior que seja, ainda é melhor que a fantasia.
Faltou só o gráfico clássico do caminho do trem para explicar visualmente. Que c/ dívida o caminho vai ser muito longo. Eu tenho financiamento imobiliário hoje, mas meu objetivo principal vai ser quitar essa dívida. Por questões familiares acabamos tomando atitudes que não condizem c/ nossas crenças, mas temos que seguir em frente e ajustar o que podemos.
A vantagem, se existe alguma, em estar no fundo do poço é que qualquer movimento leva-nos para cima.
Nao se voce cavar mais.
@@juanquintana2127 Sabe o que é fundo? Se é fundo, é porque é a parte mais baixa.
Fundo do poço tem alçapão. Não se engane. O que pode piorar, vai piorar. Um abraço.
tem gente que corre atrás do ferro.
Bancos adoram essa ideia do pague financiamento com aluguel:
1 - O banco mantém as propriedades no próprio portfolio, aumentando o próprio capital (afinal IMÓVEL FINANCIADO É DO BANCO);
2 - Banco terceiriza o custo e o risco de manter as propriedades para o "esperto" que paga financiamento com aluguel.
Muito bom, Bastter ! Obrigado.
Excelente palavra.
Bom, eu nunca tive casa, mas esposa engravidou, e por isso as prioridades meio que mudaram.
Tenho uma boa renda, mas sempre morei de aluguel por opção. Tenho também um bom terreno (que tinha comprado para investir). Consigo construir uma bela casa nele com 380/500k. Possuo 1 kk+ investidos, rendendo uns 11k/mês, e aporto de 5 a 10k/mês. Nunca financiei nada na vida, mas estava pensando se, ao invés de me descapitalizar para construir (e perder os rendimentos), não seria melhor pegar um financiamento com parcela similar ao que pago de aluguel (uns 3k) e ir usando os aportes (ou parte deles) para amortizar a dívida até quitá-la (o que deve ocorrer entre 3 a 5 anos). Financeiramente, parece fazer sentido.
so calculando o custo efetivo total de se descapitalizar pra construir e de pegar o financiamento, acredito q fazendo isso vc desiste da ideia kkkkkk
lembrando q durante a construção de qualquer forma vc gastará com aluguel. e q construção nunca sai no prazo estimado.
@@RyuzakiPragmatico verdade
"- Ah, mas comigo não vai acontecer!"
Bom dia, uma coisa é nesse mundo não levamos nada, única certeza é a morte , continuar aportando e deixar o tempo passar.
Se vc quiitar o imóvel em 5 anos só pagará um imóvel e meio. Se pagar em 35 anos realmente pagará 3 imóveis.
kk esse canal é 10/10
Parabéns
a fanfic do cara q foi reformar a loja e acabou na bebida é excelente huahuahahu
Quem mora de aluguel e paga 1500 de aluguel mas pode financiar a 1100??? Como não compensa?
A questão é que você não calcula o imponderável pq ele é sorrateiro e não fica visível para você.
Não esqueça do valor da entrada!
Faça o seguinte experimento mental: você mora de aluguel, daí um belo dia compra financiado o imóvel do vizinho, que tem um inquilino que paga aluguel de custo idêntico ao seu. Daí me diga se você deixou de ter o prejuízo do aluguel ou se na verdade só obteve uma nova fonte de renda.
@@no_more_spamplease5121 pro valor da parcela ser igual ao valor do aluguel o valor da entrada foi bem alto. Mas a questão do financiamento de longo prazo é a imprevisibilidade financeira.
Esse papo de que com o valor do aluguel vc paga a parcela é mentira. Se fosse verdade, ninguem alugava. Aqui onde moro, apto de 100 metros quadrados, tá 500 mil, o que dá 5 mil de parcela de financiamento. Já o aluguel desse mesmo apto é 1500. Desconta os 10% da imobiliária e IR, sobra uns 1200 ou até menos. Ou seja, é 5 mil de parcela contra 1200 de aluguel. Façam o calculo na cidade de vcs, vão ver que é parecido.
Man , concordo com vc .. mas esse aluguel aí tá muito barato . Meu ap custo isso e o aluguel tá 2.100 SP -
Claro q vai da localização e demanda
Sim, quem diz que financiar é mais barato que aluguel geralmente não compara imóveis equivalentes
Bom dia!
Financiar pode fazer sentido na especulação imobiliária, sobretudo nos lançamentos e expansões municipais com forte potencial de valorização no CP
Investimento alavancado vai dar super certo, né? Já que é tão vantajoso assim, que enriquece, compre logo uns 15 imóveis de uma vez fazendo dívida então, espertão. Confia! 😌
Mas isso é coisa de pessoa jurídica que tem bastante capital, que no caso sabe do custo dos juros e troca ele por liquidez do empréstimo.
Isso não é para pessoa física.
O pior é assistir financistas profissionais falando por aí "ah, mas se você casar os índices vai dar tudo bom"
Aí vc pega o dinheiro e investe, mas como é fácil investir e desinvestir, vc desinveste e gasta pq investir não é pra vc! Aí vc tem zero apartamento, zero dinheiro!
Quem nasce para ser joomento vai ser joomento o resto da vida. E daí? Cada adulto que arque com as consequências de suas decisões mocorongas. 🤷🏽
@@no_more_spamplease5121 tendo escrito pensamento tão determinista, não resta dúvida de qual animal és 🐴
Vou comprar um lote em 72 prestacoes, em seguida voy plantar mãdiokas e vender pra pagar o banco.
Será que dá certo?
Nao esqueca de diversificar.
Plante batatas também.
Lembre-se que a melhor lua para plantar mandioca é a lua de mel.
O banco já tá plantando a mandioca.
Cara imaginei a voz do Bastter: Vai terminar sem o lote e com a mandioca não vou nem dizer onde kk
@@PauloRodrigues-rt2dt 🤣👽✌🏻
Isso de pagr 3 imóveis seria se a pessoa pagasse todas as parcelas do financiamento. Normalmente vc abate o saldo devedor e quita o financiamento mais rápido.
Não mesmo.
Tu paga 3 justamente se conseguir antecipar prestações futuras. Se deixar pra pagar o financiamento em 35 anos, vai terminar pagando uns 5, 6, 7 imóveis pra ficar com apenas 1.
Tá na cara que tu não percebeu que se paga mais juros no início do financiamento. Ainda mais se optar pelo SAC, que ainda é mais "benéfico" do que o PRICE pra quem financiar a dívida.
Tu já inicia pagando juros altíssimos quando opta por financiar qualquer coisa.
@@vitorvec se eu tenho 100 mil financiado e pago as parcelas por um ano (13 mil por exemplo) e no segundo ano eu pago os 99 mil do saldo devedor eu paguei no total 112 mil. E não 300 mil.
Se tu tem dinheiro pra pagar em 2 anos, então porque fez o financiamento de 30 anos? 🤔🤫🤑
Mas sério mesmo agora: o grande problema aqui é que as suposições são totalmente aleatórias e não correspondem em nada com a realidade. Quem foi que te disse que o financiamento de 100 mil em 30 anos vai te fazer pagar apenas 13 mil de parcelas no primeiro ano?
Olha só a SANDICE que tu tá falando, meu.
É matematicamente improvável que um financiamento de 100 mil em 30 anos resulte numa parcela inicial de apenas mil reais.
(Mas se tu conseguir, me avisa, porque ESTE financiamento eu quero muito fazer $$$)
@@vitorvec que não seja 13 que seja 20 mil ou 30 ainda assim não da total de 300 mil. E sobre os 2 anos ocorre que a pessoa pode melhorar o valor que ganha.
@@osmarferreira6821
Mas se tu pode melhorar de vida, porque vai se comprometer com financiamento de 30 anos em vez de usar teu dinheiro pra qualquer outra coisa que será mais benéfica pra tua vida?
Seja como for, não faz o menor sentido de qualquer forma.
No mais, usando valores mais adequados à realidade, como 20 ou 30 mil, tu vai ver que dá, sim, uns 3 imóveis antecipando o financiamento e uns 6 se cumprir o prazo de 30 anos. A matemática é só uma ferramenta.
É só colocar no papel:
Com apenas dois anos de financiamento e quitando ele, tu já terá pago entre 30 a 40% de juros. Ou seja, em apenas dois anos de financiamento, tu já pagou 1,4 apartamento. Por que não aceita que vai pagar 3 em 15 anos e 6 em 30?
No fim das contas, é tudo "mintira".
" O Thiago fez até eu ficar bonito" ?!?!?
Aí também não né Bastter ....kkk
Exagerou mesmo... rs
Já vi vários magos das finanças indo nessa ilusão do dinheiro de graça. O circo sabe encantar o palhaço 🤡
Eu só tenho inveja de quem compra imovel e não gasta com manutenção do mesmo, pelo pouco de imóveis que eu acompanho ao longo do tempo se consome um valor expressivo para manter conservado.
Financiamento = Gambiarra Financeira
Mas bastter e a questão da amortização ? Nem todo mundo que financia um apartamento vai ignorar o fato de que é possível amortizar as parcelas, dependendo de quanto você estiver disposto a pagar por mês em 1~3 anos você paga tudo e nem de longe você chega perto de pagar dois apartamentos. Obviamente, se não fizer isto, de fato não vale a pena mas creio que talvez a pessoa que tenha feito não tenha sido estupida o suficiente para dar dinheiro de graça pagando por 30 anos visto que o objetivo era investir.
Se vc sabe q tem condicoes de amortizar e quitar em 3 anos, n precisa financiar..eh so juntar
Normalmente o kra tem o mínimo da entrada e vai comprometer 30% da renda bruta pra pagar a parcela. Isso pra pagar em 30 anos. Que milagre o cara vai fazer pra pagar isso em 3 anos? É possível? Sim, mas muito pouco provável.
@@atieppo pois eh...em 3 anos somente se receber uma grana inesperada tipo herança
O meu eu paguei em 10 anos
O Baster fala muita coisa boa, mas essa de dizer que SEMPRE é péssimo negócio financiar imóvel ele tá errado! Eu financiei minha primeira casa para pagar em 25 anos, mas paguei em 7 anos. O valor total que paguei de entrada + amortização + juros e taxas de administração foi menor do que o valor que vendi o imóvel logo após acabar de quitar, e já realizando as devidas correções no valor da entrada e mensalidades que paguei. Ou seja, pra mim foi um investimento bom sim, pois todo valor que paguei retornou com ganho considerável e ainda morei no imóvel 7 anos sem gastar o aluguel. Tenho todos valores anotados e as contas estão corretas. Então, sim, comprar imóvel financiado pode ser um bom negócio.
@@leandrosantiago10 qdo o bastter fala sobre n financiar, ele considera a maioria das pessoas....vc eh exceção e p vc deu tudo certo pq n ficou sem emprego ou renda p pagar o financiamento
A grande maioria das pessoas n paga em 7 anos...e/ou perdem a fonte de renda...
E de repente se tivesse juntando a grana por 7 anos teria comprado um apto melhor..financiar eh antecipar os sonhos
Eu sou burro assim mesmo e não estou de sacanagem
Impressionante esse relato do empréstimo. O Tiago Nigro tem milhoes de subs e o baster 150K. Prova que as pessoas buscam ser iludidas e enganadas. Esse negocio de tomar dinheiro e ficar enrolado em divida ninguem fala.
Não adianta explicar. O povo não entende. Só quando está com mais de 50 anos é que percebe.
Existe 1 caso, MCMV, compensa sim, pois aluguel aumenta, e financiamento não, o porem esta na entrada, ai vaibde caso a caso, meu colega paga 300 no dele de financiamento e hoje vale 250mil o ap, onde antes valia 95mil
Olha o que tu tá falando, meu!
Pelamordedeus
Mais um iludido que se acha esperto, kkkkkk! Mas é isso mesmo: chapéu de otário é marreta. 🔨 Merecido demais. 😌
Já perceberam que é sempre o mesmo padrão? O emocionado achando que é espertalhão e que todo mundo é otario kk
Kkkkkk
Eu vou em algum momento fazer uma simulação que envolva a compra comparada de alguem que financiou e alguem que comprou a vista. A primeira vista parece obvio, o poupador usou o juros composto a seu favor e chegou no montante necessario bem antes que o 'impaciente' que comprou com dinheiro do banco. Mas, uma coisa que parece que insistem em ignorar eh que o poupador teve que morar em lugar enquanto poupava, pagando aluguel. Isso importa porque o financiamento te tira esse ônus. Então uma pessoa que financia num negocio ruim ( 100% e no prazo max.) Vai pagar uns 2,2 imoveis em 30 anos ( se financiar menos de 100% e por menos tempo vai pagar bem menos de 2). A pessoa espertona que nao entra nessa e fica no aluguel vai pagar em 30 anos, a uma media de aluguel de 0,5%/mes, ou 6%/ano, 1,8 imoveis. Um paga 2,0 e fica com um e outro paga 1,8 e fica com nenhum. Parece dificil de escolher, eu sei, tem o risco e inflacao e tal ( quem ta no aluguel ta tranquilão, inflação nem lhe diz respeito porque essa so afeta imovel proprio)
Agora caberia simular uma compra a vista de alguém que poupou enquanto pagava aluguel. Em quanto tempo,considerando que ela poupasse o mesmo que ela pagaria no financiamento por mes, ela atingiria o valor do imóvel? Certamente com juros composto a seu favor menos de 30 anos, mas quantos? Nesses anos, quanto de aluguel gastou-se em porcentagem do imovel? Se for 15 anos gastou-se 0,9 imovel com aluguel (0,5% x 180).
Sei nao, será que essa conta fecha muito a favor do aluguel?
Já começou errado achando que o financiamento de 30 (TRINTA) anos (ANOS) vai resultar nesse valor ínfimo de 2,2 vezes o valor do imóvel.
Tá na cara que, dentre outras coisas, tu sequer colocou a correção monetária anual.
Estuda primeiro, depois refaz tuas contas, e finalmente volta aqui pra pedir desculpas pra quem leu teu comentário até o fim. 🎉
@@vitorvec tudo bem com você? Não parece com essa animosidade toda. Desculpa aí fazer vc ler meu comentário tá, mas olha só, quer fatorar correção monetária? Ótimo, inclua em tudo, no valor do imóvel, na dívida, no aluguel. Que diferença faz? Ou quem paga aluguel não eh afetado por inflação? Aluguéis ficam mais baratos com o tempo eh? Se corrigir uma coisa corrija a outra e diga qual eh o resultado. Simples assim. Sem empáfia, faça sua continha e demonstre, aprenderei e te agradecerei ainda. Ou fica nessa aí de mandar os outros estudarem.
@@diegorodrigues5330
É como diz o menino Bastter:
Se tem que fazer continha, é porque não entendeu o conceito.
P. S.: Vai estudar, meu filho!
@@vitorvec não é por nada não mas fechei um financiamento esses dias ai com cet de ~600 mil, o valor do imovel é de 250 mil reais, são 200 mil reais financiados em 30 anos, no final então com a conta vou pagar mais ou menos 2,4x o valor do imovel, descontando valorização, essa história de pagar 4, 5x o valor do imóvel não é verdade, só se a pessoa for muito ruim de conta.
Tb fiz um financiamento de carro anteriormente, o carro custava 45, dei 5 mil e fiz o resto em 48x e paguei em menos de 2 anos, o valor final de tudo ficou em 55 mil mais ou menos, menos de 1,5x o valor do carro.
é ÓBVIO que eu perdi e vou perder dinheiro nos dois negócios, mas as coisas não são tão simples assim, o carro permitiu que eu praticamente dobrasse a minha renda e fizesse um monte de coisa q eu queria fazer e o apartamento, se vc fizer uma conta grosseira e dividir 600 mil por 30 anos da em média 1600 reais por mes, valor que com certeza eu gastaria mais pra pagar aqui na minha cidade, o aluguel num lugar ok já está valor.
Esses cálculos são simples de se fazer em uma planilha eletrônica, Diego. E em menos de 500 linhas, já que os financiamentos são no máximo em 420 meses. Mas o Raul Sena e o Eduardo Feldberg, dentre outros, já fizeram planilhas do tipo.
Eles têm as opiniões deles; eu acho que o ideal é o meio a meio: juntar reservas até atingir 50% do valor do imóvel e comprar financiando a outra metade, não se esquecendo de manter uma reserva de emergência. Dessa forma o risco de inadimplência é menor, e os gastos com juros também são menores, já que estes incidem sobre um saldo devedor menor.
Se a pessoa mora na casa dos pais, aí realmente não faz sentido entrar em financiamento. Sem precisar pagar aluguel, dez anos de economia compram um imóvel à vista.
nem todo mundo tem dinheiro para dar entrada e comprovação de renda para financiamento
6:27 o raciocínio está bem equivocado na frase exibida. É justamente quando a trolha de juros está empalando o sujeito, é que ele precisa buscar amortizar. Amortizar é trazer valor futuro para valor presente. Logo, um valor futuro que se atualiza a uma taxa de, por exemplo, 10% ao ano, no prazo de 30 anos, quando trazido ao presente, representa apenas uma fração daquele valor colossal "projetado". Quando o governo faz o que fez há 2 anos atrás, onde os juros da economia são reduzidos a marretada, também é nessa hora que o sujeito deve aproveitar para aliviar um pouco a trolha. Ele deve focar em apenas uma coisa: reduzir a taxa de atualização de 10%/ano no montante total de sua dívida, a qual ele havia acordado antes. Esse valor é fixo no contrato assinado, mas não precisa ser o mesmo valor em um novo contrato. Logo, o sujeito endividado precisa renegociar com o credor atual ou levar sua dívida para outro banco que ofereça juros mais baixos. Isso será possível pois outros bancos estarão oferecendo condições melhores (ou menos piores) para novos contratos, visto que estarão seguindo "as diretrizes" do governo. Eu tenho certeza, mas certeza absoluta, que o banco atual credor vai fazer uma contraproposta para não perder a boquinha de 30 anos sendo remunerado a um percentual ainda altamente lucrativo para ele, mas um pouco menos sufocante ao endividado.
EM se SIMULANDO pela PRICE financiamento de 30 anos de imóvel de R$ 1MM a 8% aa sem entrada... o valor total pago será de ~R$2,5MM o que na continha do autor do video será igual a TRÊS IMÓVEIS; Só que .... o AUTOR ESQUECE que (1) o valor Original de R$ 1MM NÃO ENTRA na CONTINHA pois seria gasto independentmente do financiamento, ENTÃO a proporção seria de 1,5 apto, e não e 3 !!, e (2) passados TRINTA anos ... o valor do imóvel NÃO será de R$ 1MM, provalmentente um MÚLTIPLO maior que 2x!, ou seja ... a prestação APENAS adiantou a VALORIZAÇÃO FUTURA ao CREDOR ("banco malvadão") e USOFRUTO IMEDIATO do bem ao DEVEDOR. Cada um que analise os riscos e oportunidades, inckusive buscar OUTRAS FONTES de FINANCIAMENTO mais amigáveis mas daí dizer que só idiota faz financiamento ... é o mesmo que dizer q só burro faz video sob financiamento.
Além desse exagero de ficar repetindo que se paga 3 imoveis, alguém pode pelo amor de Deus me explicar que risco eh esse da inflação pra quem contraiu credito imobiliário? A não ser que seja um contrato de taxa variável, a inflação vai diminuir o custo do empréstimo, o imóvel vai valorizar um pouco e a dívida vai permanecer com as taxas e valores quando da assinatura do contrato. Realmente não entendo.
Tá falando sério?
Todo contrato de financiamento no Brasil terá correção com indices como o IPCA ou IGP-M. Com exceção de prazos muito curtos e um ágio na venda grande.
A inflação influência na TR, que é uma taxa variável somada aos juros que você contratou no financiamento
A valores atuais vc pagaria 3 imóveis mas daqui 20-30 anos você paga só uns 2 mesmo (perda garantida claro)
Ex: financiamento de 500 mil que juros pague total de 1milhao e pouco
Nao adianta querem te convencer a comprar açoes morar de aluguel e sonhar em ganhar da inflaçao
🫏
Nossa que sacrifício gravar vídeo
Nossa que malabarismo na matematica só pra fazer o cara colocar o dinheiro em ativos de risco,maior remuneraçao maior o risco,isso é investimento,o cara trocou uma divida que teria retorno zero e transformou em um imovel,que pagou tres e vale tres onde ele perdeu,depois se ele investir o dinheiro do aluguel onde vai morar vai pagar aluguel?
Ele trocou divida por patrimonio
Depois rentabilizou esse patrimonio transformando em moradia e o custo que ele teria de aluguel ai sim faz um investimento ,matematica correta nao mente
Ninguém falou pra colocar dinheiro em ativo de risco. Nenhum ativo que eu conheço ganha de divida. Se ganhasse, banco não faturava 40bi por ano. Se o apartamento desse dinheiro, construtora valia mais que banco. Uma carteira diversificada é menos arriscada que uma carteira só com imóveis. Tem um Nobel de economia dos anos 90 provando isso. Se você afirma que é mentira, publica e ganha o Nobel de economia também. Ou continua contraindo dívida e trabalhando na sua lojinha e passando vergonha na Internet.
@@fernandopikler vai seguindo exemplo de exeçao ,eu posso citar milhares de pessoas que pagaram(3)imoveis em financiamentos e tem agora 1 que vale 3 ,nao gastou com aluguel pois agora tem patrimonio,quantos consegue citar que enriqueceram pagando aluguel e investindo em bolsa,só yotuber mesmo
@@fernandopikler maior risco maior retorno isso vc concorda,parece que banco só faz financiamento de banco ,falta conhecimento das atividades dos bancos,porque se fosse assim seria tao facil conseguir um financiamento
@@fernandopikler como acha que a economia funciona credito ,se acabar o credito(divida)a sociedade colapsa,entende que o rendimento do investimento é divida de alguem,e se alguem te paga juros é porque ganha um juros maior de alguem é tao simples massss
Olá Willian, você continua querendo discutir, então vamos lá:
Você tem razão. A economia funciona com crédito. O banco central emite divida a uma taxa básica. A questão é que esse crédito é barato pra banco e grandes empresas e caro pra você. O que você não consegue entender é que o banco não vai ser estúpido de emprestar dinheiro a você a uma taxa baixa sendo que ele pode emprestar do estado a mesma taxa. Me responda, Willian, quem tem mais probabilidade de dar calote, você trabalhador (seja PJ ou CLT) que vende sua força de trabalho ou o estado que imprime a própria moeda? Porque caralho o banco emprestaria barato pra você se ele pode emprestar do estado? É isso que você tem que começar a entender. Para de discordância e vai estudar. Você tá discutindo com gente que tem 10 anos a mais de estudo que você ao invés de parar, refletir e pesquisar pra tomar decisões mais inteligentes no futuro.