Pôxa Daniel, te conheci hoje e não me canso de assistir aos seus vídeos, um melhor que o outro; e o mais importante: Vc passa CONFIABILIDADE. Dá pra perceber de longe que vc não é patrocinado e nos passa todo o seu conhecimento de graça. Muito obrigada por compartilhar conosco sua sabedoria. A cada vídeo seu assistido, me apaixono mais pelo seu canal. Parabéns e... SUCESSO. Vc merece.
Parabéns. Eu assisto cada vez menos conteúdo de RUclips, pois são rasos. Prefiro mirar numa estratégia enxuta de ETFs núcleo e poucos satélites e esquecer tanta informação inútil sobre outros tantos ativos, que muita gente apresenta, inclusive de forma raivosa e sem postura profissional. Um dos poucos que assisto é você e o Otávio Paranhos. Fora isso, é só leitura de livros e esperar o tempo fazer o resto. Mais uma vez parabéns. Seu conteúdo é de muita qualidade.
@@investimentos Se o objetivo de comprar uma small é ter lucro quando ela crescer, qual seria o sentido de investir nesse tipo de etf se quando essas ações valorizam, elas deixam de ser small e saem do índice?
Aquele tipo de vídeo que deixamos na velocidade normal, pra não perder nenhum detalhe. Grato pelo trabalho apresentado. Ótima explicação. Maratonando seus vídeos. Viciante.
Primeiro vídeo que assisto seu. Gostei muito, principalmente da explicação direta, de fácil entendimento para leigos como eu, e com exemplos. Excelente! Mais um inscrito!
Bom depois te tanto conhecimento do seus videos vai minha contribuição: ETF que historicamente tem performado bem, small caps com alguns filtros (valor, crescimento, qualidade e momentum) é o FEMS.... o ruim é essa taxa de administração alta comparado aos outros de 0,80%. Gostaria muito de adicionar um filtro desse gênero nos emergentes atualmente possuo só o FNDE, mas ainda carecemos de opções. Pensando em adicionar um VWO mesmo pra base neutra e seguir em frente. Obrigado daniel, grande abraço.
Eu não sou muito fã justamente por esse custo bem alto Joaquim. Se você busca uma exposição neutra porém nas small caps de emergentes, tem o SCZ também. Pode ser uma opção adicional ao VWO. Infelizmente, multifatores nessa categoria é difícil de achar mesmo.
Excelente vídeo Daniel, obrigado por compartilhar o conhecimento. Estou seguindo a estratégia de ETFs irlandeses, com uma base maior neutra em VWRA 60%, países emergentes 25% com EIMI, e pensei em 10% em small caps no USSC e 5% SMALL CAPS Europa com ZPRX. O que acha desta carteira? tenho 42 anos e este dinheiro na bolsa somente devo precisar depois de aposentar com 55 anos ou mais. Muito Obrigado!!!
Excelente vídeo como sempre! Comecei a investir em ETF - VT , graças às suas análises. Vou aumentar posição e depois penso em acrescentar ETF - RSP. Tenho posições em REIT - IIPR, e stocks: BEN , GOOGL e AMZN.
Mais um vídeo assistido e agradeço seu trabalho educativo. Uma dúvida, que não sei se abordou em seus vídeos: na hora da Venda do ETF o que é cobrado de taxas ou impostos pela corretora e/ou o fisco?
Ao vender um ETF, você só deve o imposto sobre lucro (ganho de capital). Se for residente brasileiro e realizar vendas de ações americanas, REITs, ETFs e criptomoedas que somem menos de 35 mil reais no mês, está isento desse imposto. Taxas só as de corretagem caso a sua corretora cobre. Tem também taxas da bolsa mas não passam de um ou dois centavos, custos insignificantes. Na hora de repatriar o dinheiro, terá o custo do IOF de 0.38% (por enquanto) e o spread cambial cobrado pela empresa que realizar essa remessa (gira em torno de 1.5% a 2% no mercado, alunos do Autonomia pagam 0.7%).
Querendo comprar o meu primeiro ETF. Na B3, existe algum ETF de tecnologia (da bolsa americana)? Na B3, quais são os ETFs setoriais? (idem) Na B3, quais são os ETFs de estratégia (exemplo: small caps)? (idem) (Proteção cambial; ir além da proteção cambial; proteção contra risco PolíTico-ideológico.)
Daniel, pq não gostas do AVUV? Apesar de ser gestao ativa, o custo é relativamente baixo, e vem entregando bons resultados em relacao aos outros etfs, alem de incluir outros fatores alem de tamanho e valor.
Daniel, essa sequência sobre os tipos de ETF está muito boa. Eu queria saber se vale a pena ter um ETF de US small caps neutro no core da carteira e um de US small caps value como satélite e quais as porcentagens sugeridas para cada? Obrigado
Eu não vejo tanto sentido em ter um de small cap neutro e outro de valor na mesma estratégia. Sou muito favorável de ter um de valor apenas. E, considerando que as small caps americanas representam por volta de 3% do mundo, gosto de ter até 2 vezes esse peso na carteira. Caso seja algo que você confia muito e quer ter mais que isso, não passaria dos 10%.
É possível sim! E isso de lotes de 100 só existe no Brasil. Nenhum outro lugar do mundo te obriga. Você pode, inclusive, comprar frações de cotas (menos de 1) em vários ETFs irlandeses e todos os americanos, se a corretora permitir.
Acho a metodologia dele incrível. Um ETF quase perfeito. O negativo é que ele é muito novo e tem um AUM e uma liquidez MUITO baixos. Isso afeta um pouco a negociação e os custos, e justamente por isso que ainda não tenho ele na carteira. Para desenvolvidos Ex-US, tenho o neutro SCZ e pretendo, quando o ISVL ficar um pouco maior, trocar a posição para ele.
Parabéns pelo canal! Quanto a ETFs de valor irlandeses ex-US, o q é interessante estudar? Tenho visto o ZPRX ser citado para exposição à Europa, mas e qto aos demais desenvolvidos?
Daniel, Excelente vídeo! Maratonando por aqui todo o conteúdo. Faltava-me coragem para zerar posição no BR, mas hj tomei a decisão. Estratégia de investir em VT e adicionar small caps de valor, 10% em cada. Pensei em SLYV para exposição nos EUA; DGS para exposição de emergentes e AVDV para desenvolvidos ex-usa. Sei que para exposição para regiões fora dos EUA temos poucas opções mas gostaria de saber qual seriam as suas opções para que possamos seguir essa estratégia. At.te.
Cara, realmente small cap value fora dos EUA é mais complicado mesmo. Eu não sou tão fã de DGS por usar dividendos como filtro, mas acaba criando uma exposição indireta. AVDV é ativo mas tem custo baixo, então está ok. Não é ideal, mas é o que tem.
@@investimentos Muito obrigado pela resposta Daniel. Ela foi de grande valia para me mostrar que tenho uma estratégia e que tende a ser correta. Adicionaria mais alguma coisa nessa estratégia ou algum conselho/indicação para estudo a fim de consolidá-la ainda mais? Tmj!
Daniel, visto a baixa liquidez do ISVL, acha que o DISV apesar da gestão ativa seria interessante? Apesar de ativa parece ser feito baseado em métricas interessantes. Obrigado!
Déniél, muito bom o vídeo, parabéns! Senti falta de menções sobre ETFs de SC value em desenvolvidos fora dos EUA e emergentes. Existem? Quais são? Possuem os mesmos filtros do SLYV?
Edu, valeu pelo comentário. De desenvolvidos existem sim, mas o único passivo é muito pequeno, jovem e tem pouca liquidez (o ISVL). Tem também o AVDV, mas esse é ativo. Já para emergentes, small cap value eu ainda não encontrei. Os filtros divergem um pouco mas o objetivo final é o mesmo.
Excelente vídeo, como sempre! Daniel, estou ciente de que a expectativa de maior retorno do fator valor pode não se materializar ao longo de décadas, ou mesmo nunca. Ainda assim, as muitas fontes que estudei instigaram uma convicção robusta o suficiente para que eu cogite investir 30% da carteira nesta estratégia. Neste caso, haveria alternativas melhores do que os ETFs QVAL e IVAL? Você poderia mencionar aspectos sobre tais ETFs que mereçam uma análise mais cuidadosa, da mesma forma como você alertou que o AVUV e o AVDV são de gestão ativa? Muito obrigado!
@@investimentos Seria ótimo um vídeo sobre como identificar ETFs ativos, algo nem sempre evidente. O QVAL, por exemplo, usa critérios objetivos e pré-estabelecidos. Você o considera ativo apenas devido à diferença nos pesos dados a cada ação em comparação com os do benchmark (percentual de "active share") ou existe outro motivo? Quanto às alternativas ao QVAL, o que você sugere para ser estudado por quem pretende concentrar ao máximo em valor, os ETFs de pure value (RPV, RFV e RZV) ou há algo melhor? E para desenvolvidos, em substituição ao IVAL? Muito obrigado, Daniel!
Bom dia Daniel mais uma vez parabéns por todo o conteúdo dos seus videos. Infelizmente não temos na europa estes ETF , no entanto encontrei do mesmo segmento os ETF com os Tickers ZPRR CSUSS. Como sei qual destes 2 cumpre com os criterios do SLYV? Tenho dificuldade em encontrar estes critérios na facsheet. Se calhar seria um tema interessante para um video (ou se calhar já foi abordado e eu ainda não vi). Obrigada
Oi Odete, tudo bem? Esses dois ETFs que você mencionou seguem a classe "Small caps" nos EUA, mas não focam no fator valor. Portanto, não são similares ao SLYV. Eles seriam similares ao ETF americano IWM. O mais próximo ao SLYV, que segue "small cap value," seria o USSC.
Ola, Daniel, o que achas do zprv e do zprx, versões irlandesas do svc?! Compensam apesar da alta taxa de adm (0,3%) ?! Sequer entendi a metodologia deles, rs Segunda questao, pensando em estratégia de alocação, se eu considerar aplicar por exemplo 30% da minha carteira em SCV (que acredito que agora será o único fator que usarei além da alocacao neutra), vc vê lógica na divisao Us/ ex-Us/ emergentes na mesma proporção neutra de 60/30/10% ?! Vejo muita gente usando o DGS como estratégia de Scv para emergentes, o que achas?! Grande abraço
Para small cap value EUA, prefiro o USSC. Para Europa, o ZPRX é bom sim! E sim, eles compensam o custo mais alto pelo menor imposto sobre dividendos e vantagens sucessórias. Sobre a alocação, faz sentido sim essa distribuição. Quanto ao DGS, não gosto muito. Filtro de dividendos para mim não faz sentido, mas, por falta de alternativa, pode ser usado.
Daniel entendi a teoria, mas tem um racional que não consigo entender nos ETFs de smallcap value...Se algumas empresas que estão com valuation baixo e começam a ter lucro e crescer, a partir do momento que elas se tornarem mid cap, por exemplo, o fundo vai ser obrigado a vendê-las pra se manter dentro do índice e você vai estar perdendo essas empresas que estão crescendo ?
Você não estará perdendo cara. Estará se desfazendo de empresas que, depois dessa alta, ficaram mais caras, e investindo naquelas que nesse momento estejam mais baratas. Essa é a proposta dessa estratégia.
Ola Daniel, e o que achas dos jovens porém já badalados etfs da Avantis (Avuv e Avdv)?! Além da Dimensional que esta entrando no mercado dos etfs e convertendo varios funds em etf ?!
Daniel, no vídeo só foram citados os ETFs de Small Cap Value com exposição nos USA. Quais são os ETFs de Small Cap Value com exposição nos países desenvolvidos?
Parabéns Daniel pelo ótimo conteúdo e pelo canal. Estou, aos poucos, absorvendo todas as informações de todos os vídeos :) Sobre um ETF small cap value de emergentes, pela falta no mercado, o que acha do FEMS? Acho q ele mistura value and growth. E para US Small Cap Value o que acha das características do DFSV? Pois estou em uma corretora (Passfolio) que não possui todos esses ETFs comentados (ex. AVDV etc). Isso me leva a última pergunta, considerando os custos de corretagem, os aportes mensais não tão altos e alguns ETFs na carteira. Vale a transferência de custódia para a IBKR? Ou continuo na, agora, Sproutfi? Muito obrigado e tudo de bom.
Oi Daniel, parabéns pela robustez do conteúdo. Me interesso em formar posição de longo prazo em ETFs irlandeses, passivos, de acumulação e que invista em small caps americanas. Agradeço caso possa indicar opções ou como encontrá-los. Sucesso com o canal!
Não vejo sentido nessa exposição. Mid caps perdem muito da característica mais importante desse ETF, que é o tamanho. De qualquer maneira, se você quer mid caps, o VBR faz isso. Inclui tanto small quanto mid caps em sua composição, com foco em valor também.
Ótimo vídeo, Daniel! Tbm senti falta de ETFs pra Desenvolvidos e Energentes, o q vc recomendaria pra estudo? Uma outra dúvida: se fatores fazem a diferença, pq investir em temáticos? Não seriam os fatores, no fim das contas, de empresas dentro do ETF temático que os fazem ter um período de boa rentabilidade?
Essa classe para desenvolvidos e emergentes é bem limitada. Desenvolvidos tem o AVDV e o ISVL, cada um com seus defeitos. Emergentes ainda não encontrei um com essa especificação. Se souberem, me avisem. Sobre os temáticos, faz sentido adicionar eles na carteira caso seja um setor/tema que você acredita muito e quer adicionar na sua estratégia. Nem sempre eles entregam a performance esperada, e nem sempre por causa dos fatores. Enfim, são exposições diferentes visando caminhos diferentes para a rentabilidade.
Boa tarde companheiro parabéns pelo conteúdo, quais são as diferenças entre ijs e slyv? Vale a pena trocar o primeiro pelo segundo ou é basicamente a mesma coisa?
Eles são praticamente a mesma coisa. Seguem o mesmo índice e possuem os mesmos filtros. O SLYV é um pouco mais barato (0.15% contra 0.18%), mas não é uma diferença que justifique trocar o que você já tem.
Daniel, parabéns! Conhecimento disponibilizado de qualidade! Duas dúvida, primeira, no teu ponto de vista vale mais a pena VTI ou VOO + SLYV em uma carteira global? Hoje tenho como base o ACWV 40% pela mínima volatilidade Eua/Dev/Emerg como base e gostaria de aumentar a exposição individual, atualmente balanceando Voo 20% + 10% Sly para Eua e 20% Iqlt (valor) e 10% Ivlu. Entendo que tem uma sobreposição no ACWV em determinados aspectos, mas a intenção é aumentar o peso em determinados setores como o small e a parte das empresas de qualidade ex-eua com o iqlt. A segunda dúvida é, você acha interessante essa estratégia ou o acwv deveria ser removido dessa carteira e distribuído entre os outros ativos? Novamente obrigado pelo conteúdo.
@@investimentos obrigado pelo retorno, também gosto muito. Você acha que compensa manter o ACWV para a base da carteira? Aproveitando, existe algum ETF que tem o mesmo perfil que o IWQU e o IWVL negociado na bolsa americana?
Pôxa Daniel, te conheci hoje e não me canso de assistir aos seus vídeos, um melhor que o outro; e o mais importante: Vc passa CONFIABILIDADE. Dá pra perceber de longe que vc não é patrocinado e nos passa todo o seu conhecimento de graça. Muito obrigada por compartilhar conosco sua sabedoria. A cada vídeo seu assistido, me apaixono mais pelo seu canal. Parabéns e... SUCESSO. Vc merece.
Que honra!
10k de visualização, 1,3k de likes, custa clicar no "jóinha"?
Parabéns pelo vídeo, excelente explicação.
Valeu cara! Alguns não lembram mesmo hhahaha
Ótimo vídeo
Assistindo em Setembro 2024
Valeu Sergio!
Parabéns. Eu assisto cada vez menos conteúdo de RUclips, pois são rasos. Prefiro mirar numa estratégia enxuta de ETFs núcleo e poucos satélites e esquecer tanta informação inútil sobre outros tantos ativos, que muita gente apresenta, inclusive de forma raivosa e sem postura profissional.
Um dos poucos que assisto é você e o Otávio Paranhos. Fora isso, é só leitura de livros e esperar o tempo fazer o resto.
Mais uma vez parabéns. Seu conteúdo é de muita qualidade.
Muito obrigado pela mensagem e pela confiança! Também gosto muito do conteúdo do Otávio.
@@investimentos Se o objetivo de comprar uma small é ter lucro quando ela crescer, qual seria o sentido de investir nesse tipo de etf se quando essas ações valorizam, elas deixam de ser small e saem do índice?
Aquele tipo de vídeo que deixamos na velocidade normal, pra não perder nenhum detalhe. Grato pelo trabalho apresentado. Ótima explicação. Maratonando seus vídeos. Viciante.
Fico feliz em ler isso Jader! Seja bem vindo cara!
Bora estudar os etf de small cap de valor
Outro nível, da gosto ver o vídeo inteiro sem pulos.
Aí sim! 😁👊🏽
Seu conteúdo é excelente!
Obrigado pelo elogio Rapha!
Primeiro vídeo que assisto seu. Gostei muito, principalmente da explicação direta, de fácil entendimento para leigos como eu, e com exemplos. Excelente! Mais um inscrito!
Valeu Matheus! Seja muito bem vindo cara!
Muito bom Daniel. Teus vídeos estão me ajudando muito a investir no exterior.
Feliz em ler isso!
Essa série é um dos conteúdos que eu mais gosto quando tem vídeo novo no canal. Abs!
Bom saber cara! Vou gravar ela com mais frequência. Gosto muito de gravar e do resultado final. Valeu pelo comentário e pela força!
👊🏽
E o ETF VSS para quem quer algo nos mercados emergentes
Parabéns pelo ótimo trabalho de sempre! Poderia, por favor, comparar o SLYV com o IJR? Acho que renderia um vídeo interessante.
Bom depois te tanto conhecimento do seus videos vai minha contribuição: ETF que historicamente tem performado bem, small caps com alguns filtros (valor, crescimento, qualidade e momentum) é o FEMS.... o ruim é essa taxa de administração alta comparado aos outros de 0,80%. Gostaria muito de adicionar um filtro desse gênero nos emergentes atualmente possuo só o FNDE, mas ainda carecemos de opções. Pensando em adicionar um VWO mesmo pra base neutra e seguir em frente. Obrigado daniel, grande abraço.
Eu não sou muito fã justamente por esse custo bem alto Joaquim. Se você busca uma exposição neutra porém nas small caps de emergentes, tem o SCZ também. Pode ser uma opção adicional ao VWO. Infelizmente, multifatores nessa categoria é difícil de achar mesmo.
Essa sequência sobre os ETFs está me ajudando de mais! Muito obrigado Daniel!
Show cara! Feliz em ajudar! 😁🙏🏽
Ótimo vídeo, parabéns!
Valeu Marcio!
Parabéns pelo conteúdo!!!
Valeu Rogerio!
Excelente vídeo Daniel, obrigado por compartilhar o conhecimento. Estou seguindo a estratégia de ETFs irlandeses, com uma base maior neutra em VWRA 60%, países emergentes 25% com EIMI, e pensei em 10% em small caps no USSC e 5% SMALL CAPS Europa com ZPRX. O que acha desta carteira? tenho 42 anos e este dinheiro na bolsa somente devo precisar depois de aposentar com 55 anos ou mais. Muito Obrigado!!!
São boas posições. Você só precisa entender bem o propósito de cada posição e o que fazer nos momentos mais difíceis.
Excelente vídeo como sempre! Comecei a investir em ETF - VT , graças às suas análises. Vou aumentar posição e depois penso em acrescentar ETF - RSP. Tenho posições em REIT - IIPR, e stocks: BEN , GOOGL e AMZN.
Mais um vídeo assistido e agradeço seu trabalho educativo. Uma dúvida, que não sei se abordou em seus vídeos: na hora da Venda do ETF o que é cobrado de taxas ou impostos pela corretora e/ou o fisco?
Ao vender um ETF, você só deve o imposto sobre lucro (ganho de capital). Se for residente brasileiro e realizar vendas de ações americanas, REITs, ETFs e criptomoedas que somem menos de 35 mil reais no mês, está isento desse imposto. Taxas só as de corretagem caso a sua corretora cobre. Tem também taxas da bolsa mas não passam de um ou dois centavos, custos insignificantes.
Na hora de repatriar o dinheiro, terá o custo do IOF de 0.38% (por enquanto) e o spread cambial cobrado pela empresa que realizar essa remessa (gira em torno de 1.5% a 2% no mercado, alunos do Autonomia pagam 0.7%).
Querendo comprar o meu primeiro ETF.
Na B3, existe algum ETF de tecnologia (da bolsa americana)?
Na B3, quais são os ETFs setoriais? (idem)
Na B3, quais são os ETFs de estratégia (exemplo: small caps)? (idem)
(Proteção cambial; ir além da proteção cambial; proteção contra risco PolíTico-ideológico.)
Por que não abrir uma conta em uma corretora americana? Sai da B3.
Daniel, pq não gostas do AVUV?
Apesar de ser gestao ativa, o custo é relativamente baixo, e vem entregando bons resultados em relacao aos outros etfs, alem de incluir outros fatores alem de tamanho e valor.
Prefiro evitar qualquer gestão ativa. Mas, entre os ativos, ele é o que mais me agrada.
Daniel, essa sequência sobre os tipos de ETF está muito boa. Eu queria saber se vale a pena ter um ETF de US small caps neutro no core da carteira e um de US small caps value como satélite e quais as porcentagens sugeridas para cada? Obrigado
Eu não vejo tanto sentido em ter um de small cap neutro e outro de valor na mesma estratégia. Sou muito favorável de ter um de valor apenas. E, considerando que as small caps americanas representam por volta de 3% do mundo, gosto de ter até 2 vezes esse peso na carteira. Caso seja algo que você confia muito e quer ter mais que isso, não passaria dos 10%.
Ótimo vídeo!
Gosto bastante do USSC. É possível negociar opções com ele na LSE? Se sim, precisa ser negociação em lotes de 100 em 100?
É possível sim! E isso de lotes de 100 só existe no Brasil. Nenhum outro lugar do mundo te obriga. Você pode, inclusive, comprar frações de cotas (menos de 1) em vários ETFs irlandeses e todos os americanos, se a corretora permitir.
E o que acha do etf ISVL ?
muito bom o vídeo, não conhecia o canal... acompanhando agora!
Acho a metodologia dele incrível. Um ETF quase perfeito. O negativo é que ele é muito novo e tem um AUM e uma liquidez MUITO baixos. Isso afeta um pouco a negociação e os custos, e justamente por isso que ainda não tenho ele na carteira. Para desenvolvidos Ex-US, tenho o neutro SCZ e pretendo, quando o ISVL ficar um pouco maior, trocar a posição para ele.
Parabéns pelo canal! Quanto a ETFs de valor irlandeses ex-US, o q é interessante estudar?
Tenho visto o ZPRX ser citado para exposição à Europa, mas e qto aos demais desenvolvidos?
Você encontra vários no justetf.com cara. Vai nesse link e filtra os que você busca: www.justetf.com/en/find-etf.html?0&sortField=null&orderDir=null
Top Dani! Sempre bom aprender mais contigo sobre os ativos que investimos, tenho o SLYV, assim sigo tranquilo e firme nos aportes. Obrigado!👊
Show Victor! Feliz que curtiu cara! TMJ nessa, literalmente! 👊🏽
Olá, Daniel! Excelente conteúdo! Para quem pretende expor em small caps value, o VRB é tão bom quanto o SLYV?
É diferente. VBR inclui também mid caps, então é uma exposição um pouco mais "poluída" observando apenas o fator tamanho. Eu prefiro o SLYV.
Muito bom os vídeos..
Valeu! 😁👊🏽
Daniel, Excelente vídeo! Maratonando por aqui todo o conteúdo. Faltava-me coragem para zerar posição no BR, mas hj tomei a decisão. Estratégia de investir em VT e adicionar small caps de valor, 10% em cada. Pensei em SLYV para exposição nos EUA; DGS para exposição de emergentes e AVDV para desenvolvidos ex-usa. Sei que para exposição para regiões fora dos EUA temos poucas opções mas gostaria de saber qual seriam as suas opções para que possamos seguir essa estratégia. At.te.
Cara, realmente small cap value fora dos EUA é mais complicado mesmo. Eu não sou tão fã de DGS por usar dividendos como filtro, mas acaba criando uma exposição indireta. AVDV é ativo mas tem custo baixo, então está ok. Não é ideal, mas é o que tem.
@@investimentos Muito obrigado pela resposta Daniel. Ela foi de grande valia para me mostrar que tenho uma estratégia e que tende a ser correta. Adicionaria mais alguma coisa nessa estratégia ou algum conselho/indicação para estudo a fim de consolidá-la ainda mais? Tmj!
Excelente!!!!
Obrigado Val! 🙏🏽
Excelente conteúdo e a forma com que o transmite. Parabéns e obrigado!
Valeu Douglas!
Daniel, visto a baixa liquidez do ISVL, acha que o DISV apesar da gestão ativa seria interessante? Apesar de ativa parece ser feito baseado em métricas interessantes. Obrigado!
Prefiro o AVDV!
Déniél, muito bom o vídeo, parabéns! Senti falta de menções sobre ETFs de SC value em desenvolvidos fora dos EUA e emergentes. Existem? Quais são? Possuem os mesmos filtros do SLYV?
Edu, valeu pelo comentário. De desenvolvidos existem sim, mas o único passivo é muito pequeno, jovem e tem pouca liquidez (o ISVL). Tem também o AVDV, mas esse é ativo. Já para emergentes, small cap value eu ainda não encontrei. Os filtros divergem um pouco mas o objetivo final é o mesmo.
Excelente vídeo, como sempre! Daniel, estou ciente de que a expectativa de maior retorno do fator valor pode não se materializar ao longo de décadas, ou mesmo nunca. Ainda assim, as muitas fontes que estudei instigaram uma convicção robusta o suficiente para que eu cogite investir 30% da carteira nesta estratégia. Neste caso, haveria alternativas melhores do que os ETFs QVAL e IVAL? Você poderia mencionar aspectos sobre tais ETFs que mereçam uma análise mais cuidadosa, da mesma forma como você alertou que o AVUV e o AVDV são de gestão ativa? Muito obrigado!
Ambos são ativos, com custos relativamente altos. Existem outras opções para se expor ao fator valor de forma mais barata e passiva, que eu prefiro.
@@investimentos Seria ótimo um vídeo sobre como identificar ETFs ativos, algo nem sempre evidente. O QVAL, por exemplo, usa critérios objetivos e pré-estabelecidos. Você o considera ativo apenas devido à diferença nos pesos dados a cada ação em comparação com os do benchmark (percentual de "active share") ou existe outro motivo? Quanto às alternativas ao QVAL, o que você sugere para ser estudado por quem pretende concentrar ao máximo em valor, os ETFs de pure value (RPV, RFV e RZV) ou há algo melhor? E para desenvolvidos, em substituição ao IVAL? Muito obrigado, Daniel!
Parabéns e obrigado!
Valeu Anthue! 👊🏽
Bom dia Daniel mais uma vez parabéns por todo o conteúdo dos seus videos. Infelizmente não temos na europa estes ETF , no entanto encontrei do mesmo segmento os ETF com os Tickers ZPRR CSUSS. Como sei qual destes 2 cumpre com os criterios do SLYV? Tenho dificuldade em encontrar estes critérios na facsheet. Se calhar seria um tema interessante para um video (ou se calhar já foi abordado e eu ainda não vi). Obrigada
Oi Odete, tudo bem? Esses dois ETFs que você mencionou seguem a classe "Small caps" nos EUA, mas não focam no fator valor. Portanto, não são similares ao SLYV. Eles seriam similares ao ETF americano IWM.
O mais próximo ao SLYV, que segue "small cap value," seria o USSC.
Ola, Daniel, o que achas do zprv e do zprx, versões irlandesas do svc?! Compensam apesar da alta taxa de adm (0,3%) ?! Sequer entendi a metodologia deles, rs
Segunda questao, pensando em estratégia de alocação, se eu considerar aplicar por exemplo 30% da minha carteira em SCV (que acredito que agora será o único fator que usarei além da alocacao neutra), vc vê lógica na divisao Us/ ex-Us/ emergentes na mesma proporção neutra de 60/30/10% ?! Vejo muita gente usando o DGS como estratégia de Scv para emergentes, o que achas?! Grande abraço
Para small cap value EUA, prefiro o USSC. Para Europa, o ZPRX é bom sim! E sim, eles compensam o custo mais alto pelo menor imposto sobre dividendos e vantagens sucessórias.
Sobre a alocação, faz sentido sim essa distribuição.
Quanto ao DGS, não gosto muito. Filtro de dividendos para mim não faz sentido, mas, por falta de alternativa, pode ser usado.
Daniel entendi a teoria, mas tem um racional que não consigo entender nos ETFs de smallcap value...Se algumas empresas que estão com valuation baixo e começam a ter lucro e crescer, a partir do momento que elas se tornarem mid cap, por exemplo, o fundo vai ser obrigado a vendê-las pra se manter dentro do índice e você vai estar perdendo essas empresas que estão crescendo ?
Você não estará perdendo cara. Estará se desfazendo de empresas que, depois dessa alta, ficaram mais caras, e investindo naquelas que nesse momento estejam mais baratas. Essa é a proposta dessa estratégia.
VBR gosto bastante tbm, o que vc acha?
Não sou tão fã. Prefiro uma exposição pura a small cap. VBR tem muita mid cap no meio.
Ola Daniel, e o que achas dos jovens porém já badalados etfs da Avantis (Avuv e Avdv)?! Além da Dimensional que esta entrando no mercado dos etfs e convertendo varios funds em etf ?!
Não sou fã de ETFs ativos cara.
Daniel, no vídeo só foram citados os ETFs de Small Cap Value com exposição nos USA. Quais são os ETFs de Small Cap Value com exposição nos países desenvolvidos?
Eu gosto do AVDV. É o que tenho na carteira.
@@investimentos Pensei que o AVDV, por ser ativo, não fosse uma boa escolha. Os ETFs passivos não são melhores que os ativos?
@@sergiolobo2871 explico os detalhes dessa escolha lá no Autonomia.
@@investimentos OK. Obrigado por responder e pelo seu trabalho.
Parabéns Daniel pelo ótimo conteúdo e pelo canal. Estou, aos poucos, absorvendo todas as informações de todos os vídeos :) Sobre um ETF small cap value de emergentes, pela falta no mercado, o que acha do FEMS? Acho q ele mistura value and growth. E para US Small Cap Value o que acha das características do DFSV? Pois estou em uma corretora (Passfolio) que não possui todos esses ETFs comentados (ex. AVDV etc). Isso me leva a última pergunta, considerando os custos de corretagem, os aportes mensais não tão altos e alguns ETFs na carteira. Vale a transferência de custódia para a IBKR? Ou continuo na, agora, Sproutfi? Muito obrigado e tudo de bom.
Oi Daniel, parabéns pela robustez do conteúdo.
Me interesso em formar posição de longo prazo em ETFs irlandeses, passivos, de acumulação e que invista em small caps americanas. Agradeço caso possa indicar opções ou como encontrá-los. Sucesso com o canal!
Você consegue encontrar qualquer ETF com essas características que mencionou no site justetf.com
Para small cap usa, o maior deles é o USSC.
Oi Daniel, o que acha da substituição do SLYV pelo USSC para aproveitar o beneficio dos ETFs irlandeses?
Acho uma ótima se você tem acesso a eles. No longo prazo te trazem resultados ainda melhores.
Olá, Daniel! Qual ETF de Mid Cap Value com características idênticas ao SLYV? Grato!
Não vejo sentido nessa exposição. Mid caps perdem muito da característica mais importante desse ETF, que é o tamanho. De qualquer maneira, se você quer mid caps, o VBR faz isso. Inclui tanto small quanto mid caps em sua composição, com foco em valor também.
Dani, e o IJS , vc não acha interessante pra essa estratégia do factor investing?
Acho sim. Ele faz exatamente a mesma coisa que o SLYV. Tanto faz entre eles.
Daniel. O que você acha de comprar etfs comprando via irlanda, pagando menos impostos?
Cara, o vídeo da semana que vem fala EXATAMENTE sobre isso! Segura aí que segunda ele vem ao ar com a resposta 👊🏽
Show ! Pois abri uma conta na Interactive brokers e agora preciso de ajuda para escolher bons etfs. Muito obrigado!
Olá Daniel, tenho o ETF Small caps ISLV ele é compatível com o SLYV? GRATO
Ele é o SLYV de países desenvolvidos. Porém é muito pequeno e tem uma liquidez baixíssima. Tomaria cuidado com ele.
Deixa ver se entendi,
O que tenho é ETF pequeno, o ISLV?
MELHOR ter o SLYV que é maior e de países DESENVOLVIDOS ?
Boa tarde, atualmente existe algum bom small cap value ex-usa ?
Eu uso o AVDV.
@@investimentos muito obrigado. Irei analisar.
Qual a alternativa ao SLYV nos ETFs irlandeses?
USSC
@@investimentos 👍
Ótimo vídeo, Daniel! Tbm senti falta de ETFs pra Desenvolvidos e Energentes, o q vc recomendaria pra estudo? Uma outra dúvida: se fatores fazem a diferença, pq investir em temáticos? Não seriam os fatores, no fim das contas, de empresas dentro do ETF temático que os fazem ter um período de boa rentabilidade?
Essa classe para desenvolvidos e emergentes é bem limitada. Desenvolvidos tem o AVDV e o ISVL, cada um com seus defeitos. Emergentes ainda não encontrei um com essa especificação. Se souberem, me avisem.
Sobre os temáticos, faz sentido adicionar eles na carteira caso seja um setor/tema que você acredita muito e quer adicionar na sua estratégia. Nem sempre eles entregam a performance esperada, e nem sempre por causa dos fatores. Enfim, são exposições diferentes visando caminhos diferentes para a rentabilidade.
Boa tarde companheiro parabéns pelo conteúdo, quais são as diferenças entre ijs e slyv? Vale a pena trocar o primeiro pelo segundo ou é basicamente a mesma coisa?
Eles são praticamente a mesma coisa. Seguem o mesmo índice e possuem os mesmos filtros. O SLYV é um pouco mais barato (0.15% contra 0.18%), mas não é uma diferença que justifique trocar o que você já tem.
Muito bom o Vídeo, eu tenho o IJS, essa pergunta do Derek veio a calhar, vou continuar com o meu IJS.
Existem ETFs de Small+Value na Irlanda? Não encontrei nenhum até agora…
USSC.
Daniel, parabéns! Conhecimento disponibilizado de qualidade! Duas dúvida, primeira, no teu ponto de vista vale mais a pena VTI ou VOO + SLYV em uma carteira global?
Hoje tenho como base o ACWV 40% pela mínima volatilidade Eua/Dev/Emerg como base e gostaria de aumentar a exposição individual, atualmente balanceando Voo 20% + 10% Sly para Eua e 20% Iqlt (valor) e 10% Ivlu.
Entendo que tem uma sobreposição no ACWV em determinados aspectos, mas a intenção é aumentar o peso em determinados setores como o small e a parte das empresas de qualidade ex-eua com o iqlt.
A segunda dúvida é, você acha interessante essa estratégia ou o acwv deveria ser removido dessa carteira e distribuído entre os outros ativos?
Novamente obrigado pelo conteúdo.
Cara, eu gosto da combinação de VOO e SLYV, pendendo um pouco para small cap value, multifator que mais me agrada.
@@investimentos obrigado pelo retorno, também gosto muito. Você acha que compensa manter o ACWV para a base da carteira? Aproveitando, existe algum ETF que tem o mesmo perfil que o IWQU e o IWVL negociado na bolsa americana?
Olá.
Nao encontrei os links citados.
Clica na descrição do vídeo e depois "mais"
Isso, estão na descrição do vídeo.