Arma Glock G 25, munição CBC Ogival +p. Sempre usei para defesa tanto na Glock com na minha 938( primeira arma ) as munições da Gold, deixei de usar quando participei de uma troca de tiros situação de perigo real e as munições expansivas + p .40 não transfiram a porta do ficando alojadas na lataria do carro não atingindo o agressor, o fato se deu com vários companheiros em outras situações, hoje só uso Ogival + P em minha arma particular, contudo, sou obrigado a usar a Expansiva +P durante o turno de serviço. O teste e o comentário final de uso de Ogival + P corroboram com meu pensamento dada a minha experiência.
Sou Policial Militar, nosso armamento é utilizado pra proteção da vida, em tese se vc conseguir parar o indivíduo com apenas um disparo é mais eficaz e visa proteger tanto a vida do agente de segurança pública, como do infrator, as munições expansivas possuem um maior poder de parada em relação as ogivais no caso da .40, por isso, e de acordo com nossa legislação o policiamento ordinário utiliza essa tipo de munições. Contudo, eu discordo desse posicionamento por vários fatores, mas cumpro o que a minha instituição manda.
George Ramos pq é a munição que a polícia nos dá para trabalhar. o pensamento dá corporação é o stop Power. eles não querem uma munição perfurante, pois temem acertar inocentes
gostei muito deste vídeo eu uso 380+p ogival para mim e a ponta mais eficaz para defesa pessoal em cal .380 que tem pouco poder de parada, sendo ideal a perfuração do alvo em pontos vitais.
Esse vídeo é um dos mais úteis dos últimos tempos, pela relevância e pela quantidade de pessoas que tem interesse direto no assunto. Depois, parta para os comparativos cruzados, com o mesmo tipo de munição para calibres diferentes. Acrescento uma sugestão, faça três disparos para excluir o mais discrepante, daí faça a média apenas dos que tiverem resultado mais consistente. Abraço.
Concordo plenamente com os 3 disparos e exclusão do mais discrepante!! Utilizamos essa técnica no laboratório e é uma excelente forma de obter um resultado mais preciso!! PS.: Vídeo excelente DA, muito útil!! Continue assim!!
7 лет назад+6
Renato Leite o foda é que essas munições são caras, têm limite de compra anual e eu quero fazer outros testes.
Diário do Atirador Já pensou em tentar fazer uma parceria com a CBC?? Não sei é uma boa ideia, porquê seria mal visto por alguns por conta desse monopólio, mas não sei... testes de qualidade assim, acho que eles apoiariam, talvez até liberem gelatina balística!!! Não sei o que é melhor... só queria saber sua opinião sobre isso!!! Na verdade, acabei de lembrar que outro RUclipsr começou a fazer fazer vídeos com a CBC, então acho melhor ficar quietinho e continuar o excelente trabalho!!! Rsrsrs
7 лет назад+5
Eles raramente apoiam nosso trabalho. Quem tem monopólio não precisa de propaganda. Eu gostaria de ter apoio pq esse canal me dá uma despesa danada.
Diário do Atirador rsrsrs. Essa nossa legislação sempre descaralhando a porra toda. Como se já não bastasse o preço da munição industrializada, ainda tem a restrição ridícula de volume anual. Lamentável!
Muito bom!!! Como eu moro num lugar onde as roupas são leves.. não vejo tanta necessidade de usar ogival..a não ser que.. tenha que atirar através do parabrisas e vidro lateral, mas aí tanto a ogival quanto a expansiva terão desvio de trajetória... Grande abraço!
Excelente vídeo prático!!! Parabéns!!! Faz um vídeo comparativo com gelatina balística para vermos quantas polegadas cada projetil penetra e possamos ver o comportamento das munições e projéteis
Excelente video. Sou adepto do double tap: dois disparos (no mínimo) no centro de massa até cessar a agressão. Deste modo, intercalo dois tipos de munição no carregador: ponta oca + p e ogival + p. Deste modo, garanto a combinação poder de parada e penetração.
E seria ótimo repetir este teste utilizando gelatina balística. Tenho dúvidas sobre a qualidade da expansão da ponta oca +p e ficaria mais tranquilo sabendo na prática.
7 лет назад+13
Eu vou tentar produzir vídeos com gelatina balística. Prometo isso para o futuro breve.
Olá D.A., Já vi alguns testes feitos com CBC .380ACP. Embora a diferença tenha sido pequena, em todos os testes a "EXPO 95gr +p" superou no quesito penetração em diferentes materiais, inclusive em relação a "ETOG 95gr +p". Assim, seria lega se você, além de gelatina balística (ou plastilina que é mais fácil de obter no Brasil e mais barata), testasse outros materiais (incluindo algo atrás para ver até onde vai a penetração). Por exemplo, chapa de metal (não muito fina) e, por trás, plastilina (ou gelatina balística) ou até mesmo resmas de papel. Abçs,
ATÉ QUE ENFIM UM VÍDEO FUNCIONAL DE NOVO! AGORA TENTE UMA ENTREVISTA COM A GLOCK DO BRASIL NO PRÓXIMO. PRA SABERMOS SOBRE O FUTURO DO MERCADO INTERNO. OBRIGADO.
Seus vídeos são tecnicamente muito sensatos, gosto muito da sua abordagem sobre os temas propostos! Principalmente no RUclips onde tem um monte de despreparados q se auto intitulam conhecedores e especialistas! Parabéns!
Grande vídeo! Vou indica-lo ao maior número de policiais que conheço, pois os que trabalham/trabalharam comigo eu já informei repetidas vezes sobre minha predileção pela etpp e/ou etog, fundamentando os motivos como: peso do projétil, capacidade de causar ferimentos (profundidade dá cavidade permanente no corpo humano, e não aquela balela da gelatina balística ou em melancias) entre outros; assim como a falta de confiabilidade na 840... todavia infelizmente a maioria ignora ou não acredita! Confiando a vida num calibre "mágico" (.40) e na sorte de que à arma (Taurus) não vai apresentar pane.. Triste ilusão, mas graças à Deus, das vezes que deram panes em confrontos, o efetivo saiu ileso! Quando migrei pra o 380, precisamente pra Glock g25, foi pela confiabilidade no armamento e pela facilidade de aquisição de munições (geralmente vende-se munições de uso permitido em lojas de caça e pesca por todo o Brasil), pois depois de muitas pesquisas e perguntas à pessoas dá área do tiro policial e seus efeitos ( uma delas foi o nosso irmão em armas Tony Eduardo), cheguei a conclusão que em armas de porte, o que realmente importa é aonde vc atinge o agressor! Já que o "poder de parada" é muito relativo.
muito bom teste. realmente, é muito polêmica essa discussão de qual melhor munição usar para defesa. Eu, particularmente, peguei a expo +p, de 95gr. um teste mais próximo do ideal, certo eu, seria fazer numa parte de carne com costela de porco. vermos os comportamento das munições Etog + p, Expo +p e Gold. Tirariamos a dúvida de vez., pelo menos, em se tratando da balística terminal no tiro direto.
Muito bom o vídeo, uso normalmente no carregador munição intercalada silver point e gold+p+, só uma constatação na cartela da munição vem dizendo a velocidade do projétil.
Na minha 938, só uso a ogival + P o poder de perfuração é tremendo, dependendo onde pegar pode haver fratura de osso. Já vi esse tipo de munição transfixiar a frente da Kombi e prerfurou o painel atrás do banco do motorista e alojar no banco traseiro.
Em questões de balística terminal ainda acredito que a penetração da expo +p ( antiga silver point) seja muito semelhante a etog +p e ainda tem uma pequena expansão.
Muito bom seu vídeo! Muito.técnico! Parabéns! Fiz teste com imbel MD2 .380 ACP, munição ETOG +P e Gold, na ETOG fator ficou um ponto acima do seu, não sei se meu acelerômetro esta afiado, fiz media aritmética de 10 disparos. Utilizo ETOG+P 95Gr para defesa, não há para mim dúvidas nas variáveis de balística terminal que é mais eficiente. ETOG +P em 5 polegadas fornecendo 338 joules de cinética e atingido velocidade do som em .380 ACP.
muito bom, vídeo com narrativa rápida e simples de entender, quanto a minha munição para defesa é a 380 ogival + P, já fiz testes e foi a melhor desempenho. obrigado e um forte abraço!
Parabéns Tiago, excelente video. Nao possuo arma, mas já embasado por um video do Toni Eduardo, assim que conseguir adquirir a minha, usarei, sem dúvidas, a ETOG +P.
Thyago, excelente vídeo!! Eu nao sou especialista, mas ACHO que a EXPO +P eh a melhor munição da CBC. Digo pois mesmo sendo ponta oca, ela expande um pouco e consegue penetrar bem mais que a Gold. Gosto de combinar a Etog +p e Expo +p, pois ambas tem o formato da ponta parecido e tem o mesmo peso (mais linearidade na subiba da rampa e recuo do ferrolho). Abs!
Gostei do vídeo e dos comentários. Uma munição muito efetiva tb é a silver point + P, em teste o poder de penetração da mesma em relação a gold + P chega a + 30%, então para um tiro onde o alvo se encontra atrás de uma porta de madeira ou ferro ela seria a melhor opção.
Boa noite. Este vídeos é o melhor reproduzido até hoje. Gostaria de saber se é possível fazer com os projéteis de pontas mais pesadas de 95gns que eu utilizo ( ogival +p e expo +p ) em alvos de carne por exemplo, para ver penetração e expansão. Obrigado.
O teste já foi realizado há um tempo considerável, contudo, adquiri uma pistola .380 há menos de 6 meses, e tenho estudado com razoabilidade a questão do objetivo, caso eu tenha de utilizar o armamento para defesa pessoal. Sou civil, e independente a liberação de calibres com maior energia, ao meu conceito diante a minha realidade, o calibre .380 com munição Gold é o mais indicado, via de fato ser mais fácil manter um agrupamento regular no cidadão que impõe a ameaça, desta feita, minimizo a possibilidade de danos colaterais a terceiros que eventualmente possam estar próximos só evento. Termino dizendo que por várias oportunidades aventei a possibilidade de adquirir uma 9mm, mas sempre retorno ao pensamento acima exposto e considero que o calibre .380 em pistola, é o mais indicado para defesa pessoal quando o possuidor é um civil, até porque, com a possibilidade de aquisição de tão somente 50 munições por ano, não capacita um cidadão comum a ter a destreza necessária para manusear satisfatoriamente uma .40 ou uma 9mm, sob o prisma contextualizado, tais calibres devem ser utilizados apenas pelas forças de segurança pública ou CAC'S. Esclareço que sou tão somente um intusiasta, não escorando minhas explanações em dados técnicos.
Todos os testes, são válidos. Mas, o que eu gosto mesmo, é o teste prático no alvo, pra ver a qualquer, que vara maias. Qual que penetra, mais. pode ser em madeiras Etc.
Parabéns pelo video, conteúdo bem esclarecedor, usava só a ETOG por "ciclar" mais suave na Glock porem deixei de usar na minha g25 pois em um lote novo tive uma munição que não deflagrou, hoje uso só a Gold.
7 лет назад
Victor Hugo Nobre esse risco existe na Gold também. Eu dou instrução com munição Treina original e vejo pane de nega o tempo todo. É a espoleta...
salve Thiago eu não dava nada numa 380, agora na mão do professor eu vi o resultado muito bom gostei . Thiago tenho amigo que é policial ele diz que usa na glock 380 dele , uma munição 7.65 será que funciona mesmo ???.
Companheiro, seria bastante interessante um teste em parabrisa de veículo. Devido ao aumento da violência e abordagem de bandidos a automóveis pra assaltar. Então diante de uma reação, como seria um disparo de dentro pra fora. Comparando as munições ogival e ponta oca, quanto à capacidade de transfixação e também quanto ao desvio de trajetória que pode sofrer esses tipos de projéteis. Grande abraço e parabéns pelos sempre ótimos videos!
Parabéns pelo vídeo e obrigado por nos trazer tal conhecimento. Sou um amante de armas também é aprender sobre balística é importante. Traz mais vídeos assim. Abraços!
9mm (9x19) fica por volta dos 600J. Usar calibre permitido 380 pra defesa é complicado. Mas é como disseste mesmo, o negócio é acertar o alvo em locais que incapacitem o agressor. Eu intercalo ogival +p e ponta oca no carregador.
Bom dia lendo os comentários abaixo e relatos de colegas que passaram por situações de troca de tiros a ogival fez falta muitos estão intercalando ponta oca e ogival e muitos só ogival eu já testei numa porta de carro velha e a ogival atravessou e ponta oca nem todos eu já mudei para ogival.Mais isso é pessoal
Muito bom, Parabéns... sobre a munição Ogival, no canal do Takuya tem vários vídeos a respeito que mostram que é um mito essa questão, e nos prova que a ponta oca +p ou a Gold tem tanto poder de transfixar barricadas quando uma ogival, além da vantagem dela expandir muito mais e se fragmentar dentro do alvo. abraço, ótimos vídeos..
Com certeza para a defesa ETOG +P , também pensava diferente , preferia Gold HEX , mais depois de muito estudo e pesquisa , também fui convencido e pude tirar minhas próprias conclusões de que em meio biológico a penetração é o ponto crucial e isso é mais eficaz e evidente com as pontas ogivais !
Boa noite, em relação a defesa pessoal, para calibre .380 uso a Etog + P. Acredito também que a expansiva no combate urbano aonde frequentemente o projétil precisa atravessar outros materiais com vidro, lata e etc...a ponta oca perde efetividade por ter baixo poder de transposição.
Tiagão. Faz um vídeo falando sobre suas recargas para IPSC, que pólvora usa, quantidade, peso da ponta, fator que utiliza, prensa que utiliza, estou aguardando minha MD2 .380 e quero iniciar na categoria light. E quero comprar uma prensa mais Ainda estou em dúvida. Acredito que será um vídeo muito interessante e informativo.
Gostei muito do teste, focando alguns temas que realmente interessam. Achei muito interessante saber que é pequena a diferença de velocidade e de energia dos disparos de pistolas de calibre 380, com canos de 4 e de 5 polegadas. Também achei muito interessante esse comentário sobre a sua preferência pela munição ogival + p para defesa, pelas razões que apontou. A sua opinião corrobora a minha, a qual até aqui era baseada apenas na intuição. Obrigado pelo esclarecimento.
Acho ETOG +P a mais adequada por ter perfuração melhor, e pelo formato do projétil tender a ter menos panes de alimentação, pois algumas armas tem problemas pra alimentar munição hollow point.
Bom dia, o vídeo foi muito bom, tenho uma crítica construtiva sobre a edição do vídeo, mais específico quanto ao posicionamento da câmera, para que não pairasse nenhuma dúvida quanto ao teste seria de bom grado o posicionamento de uma câmera pegando o visor do cronógrafo. Só uma opinião.
muito bom o video camarada. Um detalhe: para um teste se considerar cientifico, precisa se disparar no minimo cinco muniçoes. Descarta a leitura mais baixa e a mais alta e faz a media dos tres restantes. Condiçoes de laboratorio exigem a medição de onze disparos, excluindose tamben as duas extremas. Ai pode falar de teste com qualidade razoavelmente cientifica. Grande abraço e continua com teus videos. Tiram muitas duvidas do atirador.
Prezado amigo. Vou dar uma sugestão de como fazíamos os testes na Amadeo Rossi nos anos 80, quando trabalhei lá. Dispare 5 tiros da munição a ser testada e despreze aquele de velocidade mais baixa. Deste modo, nos outros quatro tiros tu terá 25% em cada tiro e poderá fazer uma média de 100%. Desprezando sempre o tiro mais baixo, tu não rebaixa os demais! Grande abraço!
muito bom sugestao eh fazer testes de mesmo calibre/cano com polvoras diferentes. ate onde eu sei as +p da cbc usam polvora 210, com 0,85 de tempo de combustao seria interessante ver uma polvora mais rapida, como a 216, com 0,35 de tempo de combustao. especialmnete pra usar com os bulldgs do outro video. acredito que os resultados nesse caso seriam melhores.
Ouvi dizer que dá pra colocar super Bonder no orifício da Gold hex para aumentar o peso do projétil e aumentar a penetração. Esse orifício da Gold hex é exagerado para .380. ela expande até em um saco cheio d'água.
Poderia fazer com a Hex estou em dúvida qual seria a melhor gold +p+ ou hex? Eu utilizo a cooper bullet tactical .40 SeW é a que mais pega velocidade entre as munições .40, além de que perfura uma porta de carro tranquilamente.
muito bom, apesar de tudo uso uma ogival e uma gold Rex alternado kkkkkkkk em meus carregadores pra defesa pessoal com minha 380. na minha. 45 do eb uso ponta oca.
Daniel Santos Takuya takano fez um vídeo falando sobre quem faz essa intercalação de munição. ele disse que o recuo delas são diferentes e vc atirando poderá não ter precisão, devido a alternância de recuo
Uma sugestão, esse teste de munições 380 poderia ser feito em um pedaço de costela bovina ou suína, a 5 e 8 metros, visando acertar o osso da peça. Para termos uma noção de que tipo de estrago esses projéteis teriam contra um agressor....já deixei o like...
Oi diário do atirador parabéns pelo seu videos são mito bons e intuitivos e funcional fica aqui uma dica de DESAFIO para que possa realizar e sanar todas as duvidas para que venha realizar disparos de longo alcance com a espingarda calibre 12 usando munição balote em alvos de silhueta ou garrafa Pet de 2 litros na seguintes distancias de 50 metros,100 metros,150 metros,200 metros ou mais que seja possível dentro do limite de alcance útil desta arma&munição.....aguardo por vossa resposta.
Eu faço as minhas com as pontas de 125gr da 9mm claro numa 380 e coloco a carga como se fosse +p+ com a polvora 217 no cano da imbel md2 5 polegadas tem uma otima penetração😎😎
Parabéns pelo vídeo, ótimo trabalho. Fico no aguardo de mais testes como este. Seria legal testar o calibre 38 também em revolveres de cano maior (ex. 4'') e em armas longas, pra ver o quanto muita a balística externa do 38 em relação aos testes com cano de 2''.
Hoje entendo a logica da ogival ao passo da Gold. Pois não adianta nada expandir se nesse momento ela vai perder velocidade. E para gerar dano interno a munição tem que ter velocidade para romper a elasticidade dos orgãos internos ou tecidos. MAs eu usaria a famosa silver point que hoje mudou e esta com outro nome.
E ai o da Pt838C sai quando..? sugestão: usar paquimetro ou regua pra expor as dimensões corretas, como espessura total e da empunhadura, e comprimemto da empunhadura, cano e total da arma. abraço!
Acredito que para a .380 ACP seja mais adequado a munição com projétil de chumbo ogival, tendo assim, uma expansão mais controlada ( mas ainda havendo, diferentemente da ogival encamisada) e aumentando a penetração em relação a ponta oca.
Eu sempre usei a Gold na minha 938, porém, pensando pela lógica a ogival é mais versátil, pois parece ser mais eficiente num caso de reação embarcado por exemplo, tendo que atirar através de vidro ou lataria.
Parabéns pelo vídeo, eu não possuo uma arma, mais sempre gostei de armas e tenho uma admiração por todos que usam em nossa defesa, gostaria de saber quando você vai poder atirar com essas novas PT como ex. a Striker e vê se realmente a Taurus se redimiu de seus erros. Abraços a todos juntos samos fortes.
EU sempre uso em meu carregador uma seguencia de uma ogival (de preferencia gold) e uma ponta oca, sendo assim sempre faço sequencia de dois disparo. Se um nao resolver a outra resolve.
Minha pistola é muito confiável, mas não aceita essa mistura de munição. Dou 1000 tiros com a ogival e tenho pouquíssimas panes, misturando assim eu tenho no mínimo uma pane por carregador.
Quem está aqui em 2023 por decorrência da possivel restrição dos calibres?
Arma Glock G 25, munição CBC Ogival +p. Sempre usei para defesa tanto na Glock com na minha 938( primeira arma ) as munições da Gold, deixei de usar quando participei de uma troca de tiros situação de perigo real e as munições expansivas + p .40 não transfiram a porta do ficando alojadas na lataria do carro não atingindo o agressor, o fato se deu com vários companheiros em outras situações, hoje só uso Ogival + P em minha arma particular, contudo, sou obrigado a usar a Expansiva +P durante o turno de serviço. O teste e o comentário final de uso de Ogival + P corroboram com meu pensamento dada a minha experiência.
Bruno Otoni por isso ainda acredito que a 9mm acaba sendo adequada pra defesa, apesar da polêmica sobre penetração/parada.
Bruno Otoni Por que obrigado a usar a munição expansiva?
Sou Policial Militar, nosso armamento é utilizado pra proteção da vida, em tese se vc conseguir parar o indivíduo com apenas um disparo é mais eficaz e visa proteger tanto a vida do agente de segurança pública, como do infrator, as munições expansivas possuem um maior poder de parada em relação as ogivais no caso da .40, por isso, e de acordo com nossa legislação o policiamento ordinário utiliza essa tipo de munições. Contudo, eu discordo desse posicionamento por vários fatores, mas cumpro o que a minha instituição manda.
George Ramos
pq é a munição que a polícia nos dá para trabalhar. o pensamento dá corporação é o stop Power. eles não querem uma munição perfurante, pois temem acertar inocentes
Não sei dizer sou de outro estado
gostei muito deste vídeo eu uso 380+p ogival para mim e a ponta mais eficaz para defesa pessoal em cal .380 que tem pouco poder de parada, sendo ideal a perfuração do alvo em pontos vitais.
Esses teste ajudão muito as pessoas mais leiga.Espero que mais canais compartilem esse tipo de conhecimento.
Esse vídeo é um dos mais úteis dos últimos tempos, pela relevância e pela quantidade de pessoas que tem interesse direto no assunto. Depois, parta para os comparativos cruzados, com o mesmo tipo de munição para calibres diferentes. Acrescento uma sugestão, faça três disparos para excluir o mais discrepante, daí faça a média apenas dos que tiverem resultado mais consistente. Abraço.
Concordo plenamente com os 3 disparos e exclusão do mais discrepante!! Utilizamos essa técnica no laboratório e é uma excelente forma de obter um resultado mais preciso!!
PS.: Vídeo excelente DA, muito útil!! Continue assim!!
Renato Leite o foda é que essas munições são caras, têm limite de compra anual e eu quero fazer outros testes.
Diário do Atirador Já pensou em tentar fazer uma parceria com a CBC?? Não sei é uma boa ideia, porquê seria mal visto por alguns por conta desse monopólio, mas não sei... testes de qualidade assim, acho que eles apoiariam, talvez até liberem gelatina balística!!!
Não sei o que é melhor... só queria saber sua opinião sobre isso!!!
Na verdade, acabei de lembrar que outro RUclipsr começou a fazer fazer vídeos com a CBC, então acho melhor ficar quietinho e continuar o excelente trabalho!!! Rsrsrs
Eles raramente apoiam nosso trabalho. Quem tem monopólio não precisa de propaganda. Eu gostaria de ter apoio pq esse canal me dá uma despesa danada.
Diário do Atirador rsrsrs. Essa nossa legislação sempre descaralhando a porra toda. Como se já não bastasse o preço da munição industrializada, ainda tem a restrição ridícula de volume anual. Lamentável!
Excelente vídeo. Pra .380, costumo utilizar o ETOG +P
Muito bom!!! Como eu moro num lugar onde as roupas são leves.. não vejo tanta necessidade de usar ogival..a não ser que.. tenha que atirar através do parabrisas e vidro lateral, mas aí tanto a ogival quanto a expansiva terão desvio de trajetória... Grande abraço!
Muito bom vídeo, de excelente experiência para mim aumenta muito nosso conhecimento.
Excelente vídeo prático!!! Parabéns!!!
Faz um vídeo comparativo com gelatina balística para vermos quantas polegadas cada projetil penetra e possamos ver o comportamento das munições e projéteis
Excelente video. Sou adepto do double tap: dois disparos (no mínimo) no centro de massa até cessar a agressão. Deste modo, intercalo dois tipos de munição no carregador: ponta oca + p e ogival + p. Deste modo, garanto a combinação poder de parada e penetração.
E seria ótimo repetir este teste utilizando gelatina balística. Tenho dúvidas sobre a qualidade da expansão da ponta oca +p e ficaria mais tranquilo sabendo na prática.
Eu vou tentar produzir vídeos com gelatina balística. Prometo isso para o futuro breve.
Olá D.A.,
Já vi alguns testes feitos com CBC .380ACP. Embora a diferença tenha sido pequena, em todos os testes a "EXPO 95gr +p" superou no quesito penetração em diferentes materiais, inclusive em relação a "ETOG 95gr +p".
Assim, seria lega se você, além de gelatina balística (ou plastilina que é mais fácil de obter no Brasil e mais barata), testasse outros materiais (incluindo algo atrás para ver até onde vai a penetração). Por exemplo, chapa de metal (não muito fina) e, por trás, plastilina (ou gelatina balística) ou até mesmo resmas de papel.
Abçs,
Sensacional o trabalho que vc faz e disponibiliza para todos. Parabéns pelo empenho e profissionalismo.
Parabéns pelo teste. Esse esclareceu muito acerca dos tipos de munição. Abraço.
Gold +p será o que vou usar pra defesa pessoal! Esse vídeo foi definitivo na minha escolha. Obrigado.
Naaaao! Use ogival +P
Esse é um teste de balística externa
Quando o assunto é terminal a Gold é a pior munição nacional
Este é um ensaio para ser respeitado, parabéns
parabéns Guerreiro, excelente...não esqueça do teste do .38 com cano de 6 polegadas
ATÉ QUE ENFIM UM VÍDEO FUNCIONAL DE NOVO! AGORA TENTE UMA ENTREVISTA COM A GLOCK DO BRASIL NO PRÓXIMO. PRA SABERMOS SOBRE O FUTURO DO MERCADO INTERNO. OBRIGADO.
Cheng isso aí!
#Bolsonaro2018
Agora querendo queimar o filme do Bolsonaro já era.
Seus vídeos são tecnicamente muito sensatos, gosto muito da sua abordagem sobre os temas propostos! Principalmente no RUclips onde tem um monte de despreparados q se auto intitulam conhecedores e especialistas! Parabéns!
Grande vídeo! Vou indica-lo ao maior número de policiais que conheço, pois os que trabalham/trabalharam comigo eu já informei repetidas vezes sobre minha predileção pela etpp e/ou etog, fundamentando os motivos como: peso do projétil, capacidade de causar ferimentos (profundidade dá cavidade permanente no corpo humano, e não aquela balela da gelatina balística ou em melancias) entre outros;
assim como a falta de confiabilidade na 840... todavia infelizmente a maioria ignora ou não acredita! Confiando a vida num calibre "mágico" (.40) e na sorte de que à arma (Taurus) não vai apresentar pane.. Triste ilusão, mas graças à Deus, das vezes que deram panes em confrontos, o efetivo saiu ileso! Quando migrei pra o 380, precisamente pra Glock g25, foi pela confiabilidade no armamento e pela facilidade de aquisição de munições (geralmente vende-se munições de uso permitido em lojas de caça e pesca por todo o Brasil), pois depois de muitas pesquisas e perguntas à pessoas dá área do tiro policial e seus efeitos ( uma delas foi o nosso irmão em armas Tony Eduardo), cheguei a conclusão que em armas de porte, o que realmente importa é aonde vc atinge o agressor! Já que o "poder de parada" é muito relativo.
Na próxima oportunidade atira no vidro, porquê a porta do veículo tem os mecanismos do vidro elétrico e travamento da porta..
muito bom teste.
realmente, é muito polêmica essa discussão de qual melhor munição usar para defesa. Eu, particularmente, peguei a expo +p, de 95gr. um teste mais próximo do ideal, certo eu, seria fazer numa parte de carne com costela de porco. vermos os comportamento das munições Etog + p, Expo +p e Gold. Tirariamos a dúvida de vez., pelo menos, em se tratando da balística terminal no tiro direto.
Muito bom o vídeo, uso normalmente no carregador munição intercalada silver point e gold+p+, só uma constatação na cartela da munição vem dizendo a velocidade do projétil.
melhor teste que vi a respeito de energia e velocidade que vi aqui.
Massa Tiago... muito esclarecedor esse vídeo, a série de modo geral, parabéns
Na minha 938, só uso a ogival + P o poder de perfuração é tremendo, dependendo onde pegar pode haver fratura de osso. Já vi esse tipo de munição transfixiar a frente da Kombi e prerfurou o painel atrás do banco do motorista e alojar no banco traseiro.
Muito bom o teste, boa e simples explicação para todos entenderem, e o detalhamento bem simplificado também! Parabéns!!!
Em questões de balística terminal ainda acredito que a penetração da expo +p ( antiga silver point) seja muito semelhante a etog +p e ainda tem uma pequena expansão.
Muito bom seu vídeo! Muito.técnico! Parabéns! Fiz teste com imbel MD2 .380 ACP, munição ETOG +P e Gold, na ETOG fator ficou um ponto acima do seu, não sei se meu acelerômetro esta afiado, fiz media aritmética de 10 disparos.
Utilizo ETOG+P 95Gr para defesa, não há para mim dúvidas nas variáveis de balística terminal que é mais eficiente. ETOG +P em 5 polegadas fornecendo 338 joules de cinética e atingido velocidade do som em .380 ACP.
Parabéns pelo vídeo,o melhor de todos que eu vi até hj
A munição que eu mais gostava na minha 938 era a silver point +p ogival,atualmente estou com a gold.Bacana e bem útil o video Parabéns.
Everaldo M. Andrade hj a substituta da Silver é a Ponta Oca, da cartela vermelha. Ela tem as mesmas especificações.
Valeu cara,muito obrigado pela dica.
muito bom, vídeo com narrativa rápida e simples de entender, quanto a minha munição para defesa é a 380 ogival + P, já fiz testes e foi a melhor desempenho. obrigado e um forte abraço!
muito bom esse vídeo, sempre pensei que a munição Gold era a melhor para todas as situações... parabéns pelo esclarecimento!!
Parabéns Tiago, excelente video. Nao possuo arma, mas já embasado por um video do Toni Eduardo, assim que conseguir adquirir a minha, usarei, sem dúvidas, a ETOG +P.
Parabéns pelo vídeo. Um meliante levou um tiro de gold próximo ao diafragma e foi um estrago. Ele agora virou caveira.
Thyago, excelente vídeo!! Eu nao sou especialista, mas ACHO que a EXPO +P eh a melhor munição da CBC. Digo pois mesmo sendo ponta oca, ela expande um pouco e consegue penetrar bem mais que a Gold. Gosto de combinar a Etog +p e Expo +p, pois ambas tem o formato da ponta parecido e tem o mesmo peso (mais linearidade na subiba da rampa e recuo do ferrolho).
Abs!
Muito bom o vídeo! Fico no aguardo do teste das munições .40!
Belo teste amigo . espero que um dia se torne um esporte acessivel ao grande publico devido a burocracia e ao alto custo
Parabéns pelo vídeo
Fez eu repensar
Vídeo com conteúdo Extremamente útil é bem embasado
Gostei do vídeo e dos comentários. Uma munição muito efetiva tb é a silver point + P, em teste o poder de penetração da mesma em relação a gold + P chega a + 30%, então para um tiro onde o alvo se encontra atrás de uma porta de madeira ou ferro ela seria a melhor opção.
Boa noite.
Este vídeos é o melhor reproduzido até hoje.
Gostaria de saber se é possível fazer com os projéteis de pontas mais pesadas de 95gns que eu utilizo ( ogival +p e expo +p ) em alvos de carne por exemplo, para ver penetração e expansão.
Obrigado.
O teste já foi realizado há um tempo considerável, contudo, adquiri uma pistola .380 há menos de 6 meses, e tenho estudado com razoabilidade a questão do objetivo, caso eu tenha de utilizar o armamento para defesa pessoal.
Sou civil, e independente a liberação de calibres com maior energia, ao meu conceito diante a minha realidade, o calibre .380 com munição Gold é o mais indicado, via de fato ser mais fácil manter um agrupamento regular no cidadão que impõe a ameaça, desta feita, minimizo a possibilidade de danos colaterais a terceiros que eventualmente possam estar próximos só evento.
Termino dizendo que por várias oportunidades aventei a possibilidade de adquirir uma 9mm, mas sempre retorno ao pensamento acima exposto e considero que o calibre .380 em pistola, é o mais indicado para defesa pessoal quando o possuidor é um civil, até porque, com a possibilidade de aquisição de tão somente 50 munições por ano, não capacita um cidadão comum a ter a destreza necessária para manusear satisfatoriamente uma .40 ou uma 9mm, sob o prisma contextualizado, tais calibres devem ser utilizados apenas pelas forças de segurança pública ou CAC'S.
Esclareço que sou tão somente um intusiasta, não escorando minhas explanações em dados técnicos.
Dou certeza que com a 380 vc já está bem servido.... Não esqueça de treinar sempre, nem que seja em seco!
Todos os testes, são válidos. Mas, o que eu gosto mesmo, é o teste prático no alvo, pra ver a qualquer, que vara maias. Qual que penetra, mais. pode ser em madeiras Etc.
Parabéns pelo video, conteúdo bem esclarecedor, usava só a ETOG por "ciclar" mais suave na Glock porem deixei de usar na minha g25 pois em um lote novo tive uma munição que não deflagrou, hoje uso só a Gold.
Victor Hugo Nobre esse risco existe na Gold também. Eu dou instrução com munição Treina original e vejo pane de nega o tempo todo. É a espoleta...
vídeo bastante funcional, deveria fazer um vídeo igual com munição .40 e 9mm
Nível científico! Parabéns e obrigado.
Muito bom! Parabéns. É esse tipo de conteúdo que eu quero ver no youtube.
Eu utilizo a Gold,mas sempre deixo um carregador cheio com a ogival +p ,pra no caso de presisar atirar através de alguma barreira.
Ótimo teste
Em uma palestra com um especialista em Balística ele comprovou com dados e fatos que o ideal pra se ura e as munição ogivais.
salve Thiago
eu não dava nada numa 380,
agora na mão do professor eu vi o resultado muito bom gostei .
Thiago tenho amigo que é policial ele diz que usa na glock 380 dele , uma munição 7.65 será que funciona mesmo ???.
Companheiro, seria bastante interessante um teste em parabrisa de veículo. Devido ao aumento da violência e abordagem de bandidos a automóveis pra assaltar. Então diante de uma reação, como seria um disparo de dentro pra fora. Comparando as munições ogival e ponta oca, quanto à capacidade de transfixação e também quanto ao desvio de trajetória que pode sofrer esses tipos de projéteis. Grande abraço e parabéns pelos sempre ótimos videos!
Parabéns pelo vídeo e obrigado por nos trazer tal conhecimento.
Sou um amante de armas também é aprender sobre balística é importante.
Traz mais vídeos assim. Abraços!
9mm (9x19) fica por volta dos 600J. Usar calibre permitido 380 pra defesa é complicado. Mas é como disseste mesmo, o negócio é acertar o alvo em locais que incapacitem o agressor. Eu intercalo ogival +p e ponta oca no carregador.
Bom dia lendo os comentários abaixo e relatos de colegas que passaram por situações de troca de tiros a ogival fez falta muitos estão intercalando ponta oca e ogival e muitos só ogival eu já testei numa porta de carro velha e a ogival atravessou e ponta oca nem todos eu já mudei para ogival.Mais isso é pessoal
Muito bom, Parabéns... sobre a munição Ogival, no canal do Takuya tem vários vídeos a respeito que mostram que é um mito essa questão, e nos prova que a ponta oca +p ou a Gold tem tanto poder de transfixar barricadas quando uma ogival, além da vantagem dela expandir muito mais e se fragmentar dentro do alvo. abraço, ótimos vídeos..
Boa noite, gostei muito do vídeo, costumo usar nos meus carregadores a ogival e a Gold +P intercaladas.
Com certeza para a defesa ETOG +P , também pensava diferente , preferia Gold HEX , mais depois de muito estudo e pesquisa , também fui convencido e pude tirar minhas próprias conclusões de que em meio biológico a penetração é o ponto crucial e isso é mais eficaz e evidente com as pontas ogivais !
Parabéns pelo video!
Boa noite, em relação a defesa pessoal, para calibre .380 uso a Etog + P. Acredito também que a expansiva no combate urbano aonde frequentemente o projétil precisa atravessar outros materiais com vidro, lata e etc...a ponta oca perde efetividade por ter baixo poder de transposição.
Tiagão. Faz um vídeo falando sobre suas recargas para IPSC, que pólvora usa, quantidade, peso da ponta, fator que utiliza, prensa que utiliza, estou aguardando minha MD2 .380 e quero iniciar na categoria light. E quero comprar uma prensa mais Ainda estou em dúvida. Acredito que será um vídeo muito interessante e informativo.
Gostei muito do teste, focando alguns temas que realmente interessam. Achei muito interessante saber que é pequena a diferença de velocidade e de energia dos disparos de pistolas de calibre 380, com canos de 4 e de 5 polegadas. Também achei muito interessante esse comentário sobre a sua preferência pela munição ogival + p para defesa, pelas razões que apontou. A sua opinião corrobora a minha, a qual até aqui era baseada apenas na intuição. Obrigado pelo esclarecimento.
Obrigado por mais um excelente vídeo está de parabéns
Ótimo esse vídeo.
Tens que fazer um sobre as munições 9mm, quais as finalidades de cada, qual a melhor para defesa etc
Belo teste D.A. parabéns...
Acho ETOG +P a mais adequada por ter perfuração melhor, e pelo formato do projétil tender a ter menos panes de alimentação, pois algumas armas tem problemas pra alimentar munição hollow point.
Excelente vídeo amigo! Parabéns
Bom dia, o vídeo foi muito bom, tenho uma crítica construtiva sobre a edição do vídeo, mais específico quanto ao posicionamento da câmera, para que não pairasse nenhuma dúvida quanto ao teste seria de bom grado o posicionamento de uma câmera pegando o visor do cronógrafo. Só uma opinião.
parabéns irmão ótimo video eu compartilho da sua opnião tenho uma pt 57 e um rossi 38 só uso munição ogival.
Muito bom guerreiro.
Força
muito bom o video camarada. Um detalhe: para um teste se considerar cientifico, precisa se disparar no minimo cinco muniçoes. Descarta a leitura mais baixa e a mais alta e faz a media dos tres restantes.
Condiçoes de laboratorio exigem a medição de onze disparos, excluindose tamben as duas extremas.
Ai pode falar de teste com qualidade razoavelmente cientifica.
Grande abraço e continua com teus videos. Tiram muitas duvidas do atirador.
Prezado amigo. Vou dar uma sugestão de como fazíamos os testes na Amadeo Rossi nos anos 80, quando trabalhei lá. Dispare 5 tiros da munição a ser testada e despreze aquele de velocidade mais baixa. Deste modo, nos outros quatro tiros tu terá 25% em cada tiro e poderá fazer uma média de 100%. Desprezando sempre o tiro mais baixo, tu não rebaixa os demais! Grande abraço!
Thyago, gostaria muito de ver o teste em revolver com cano em 3". Seria importante para mim a comparação entre 2" e 3", já que viso o porte. valeu
muito bom
sugestao eh fazer testes de mesmo calibre/cano com polvoras diferentes.
ate onde eu sei as +p da cbc usam polvora 210, com 0,85 de tempo de combustao
seria interessante ver uma polvora mais rapida, como a 216, com 0,35 de tempo de combustao. especialmnete pra usar com os bulldgs do outro video. acredito que os resultados nesse caso seriam melhores.
Ouvi dizer que dá pra colocar super Bonder no orifício da Gold hex para aumentar o peso do projétil e aumentar a penetração. Esse orifício da Gold hex é exagerado para .380. ela expande até em um saco cheio d'água.
Excelente.... parabéns pelo trabalho
Poderia fazer com a Hex estou em dúvida qual seria a melhor gold +p+ ou hex? Eu utilizo a cooper bullet tactical .40 SeW é a que mais pega velocidade entre as munições .40, além de que perfura uma porta de carro tranquilamente.
Ótimo vídeo Thiago. Funcional e esclarecedor!!!
muito bom, apesar de tudo uso uma ogival e uma gold Rex alternado kkkkkkkk em meus carregadores pra defesa pessoal com minha 380. na minha. 45 do eb uso ponta oca.
Daniel Santos
Takuya takano fez um vídeo falando sobre quem faz essa intercalação de munição.
ele disse que o recuo delas são diferentes e vc atirando poderá não ter precisão, devido a alternância de recuo
Se ambas forem +P não existe essa alternância de recuo.
Muito bom esse vídeo! Parabéns.
Ótimo vídeo !!!! Parabéns D.A
Uma sugestão, esse teste de munições 380 poderia ser feito em um pedaço de costela bovina ou suína, a 5 e 8 metros, visando acertar o osso da peça. Para termos uma noção de que tipo de estrago esses projéteis teriam contra um agressor....já deixei o like...
Oi diário do atirador parabéns pelo seu videos são mito bons e intuitivos e funcional fica aqui uma dica de DESAFIO para que possa realizar e sanar todas as duvidas para que venha realizar disparos de longo alcance com a espingarda calibre 12 usando munição balote em alvos de silhueta ou garrafa Pet de 2 litros na seguintes distancias de 50 metros,100 metros,150 metros,200 metros ou mais que seja possível dentro do limite de alcance útil desta arma&munição.....aguardo por vossa resposta.
parabens pelo video Thyago, com a glock g42 vc acha q iria dar muita diferença pra g25 ?
Vinicius Marques acho que ia sim. o cano é bem menor
Eu faço as minhas com as pontas de 125gr da 9mm claro numa 380 e coloco a carga como se fosse +p+ com a polvora 217 no cano da imbel md2 5 polegadas tem uma otima penetração😎😎
Tira uma dúvida usando as pontas d 9mm no cartucho 380 funciona normal tanto no pente quanto na câmera da arma cicla normal?
Não entendi muita coisa, mas foi um ótimo vídeo parabéns bom trabalho.
Brito me fala o que vc não entendeu. Aí faço um vídeo na série do Básico das Armas
+Diário do Atirador não entendo sobre as pontas das munições e tal
+Diário do Atirador também tenho curiosidade pra saber sobre o fps e a efetividade de um fuzil
Brito boa idéia! vou fazer esse vídeo!
+Diário do Atirador ok, parabéns pelo canal vídeos ótimos e explica bem.
Canal show de bola parabéns
Poderia fazer esses testes hj 2022 pra comparar a qualidade da munição pra ver de mudou
Obrigado por me responder nisso vejo o interesse de vcs nos clientes
Parabéns pelo vídeo, ótimo trabalho. Fico no aguardo de mais testes como este. Seria legal testar o calibre 38 também em revolveres de cano maior (ex. 4'') e em armas longas, pra ver o quanto muita a balística externa do 38 em relação aos testes com cano de 2''.
Hoje entendo a logica da ogival ao passo da Gold. Pois não adianta nada expandir se nesse momento ela vai perder velocidade. E para gerar dano interno a munição tem que ter velocidade para romper a elasticidade dos orgãos internos ou tecidos. MAs eu usaria a famosa silver point que hoje mudou e esta com outro nome.
Estou usando a gold hex +P...mas vou ver se substituo agora pela ogival +P... Acho que será mais em conta também!
E ai o da Pt838C sai quando..? sugestão: usar paquimetro ou regua pra expor as dimensões corretas, como espessura total e da empunhadura, e comprimemto da empunhadura, cano e total da arma. abraço!
Acredito que para a .380 ACP seja mais adequado a munição com projétil de chumbo ogival, tendo assim, uma expansão mais controlada ( mas ainda havendo, diferentemente da ogival encamisada) e aumentando a penetração em relação a ponta oca.
Eu sempre usei a Gold na minha 938, porém, pensando pela lógica a ogival é mais versátil, pois parece ser mais eficiente num caso de reação embarcado por exemplo, tendo que atirar através de vidro ou lataria.
parabéns pelo teste sério e bem feito. carecemos de trabalhos como o seu. gostaria de ver o msm teste com o cal 9mm
Parabens pelo vídeo e pelas explicaçoes!!!
Parabéns, bem explicativo.
Cara atira em molde de sabão ou massa balística pra aparecer a cavidade permanente
Parabéns pelo vídeo, eu não possuo uma arma, mais sempre gostei de armas e tenho uma admiração por todos que usam em nossa defesa, gostaria de saber quando você vai poder atirar com essas novas PT como ex. a Striker e vê se realmente a Taurus se redimiu de seus erros. Abraços a todos juntos samos fortes.
Excelente vídeo irmão!
EU sempre uso em meu carregador uma seguencia de uma ogival (de preferencia gold) e uma ponta oca, sendo assim sempre faço sequencia de dois disparo. Se um nao resolver a outra resolve.
Minha pistola é muito confiável, mas não aceita essa mistura de munição. Dou 1000 tiros com a ogival e tenho pouquíssimas panes, misturando assim eu tenho no mínimo uma pane por carregador.
Parabéns ! Agora , se possível, faça um com a GP 100 com cano de 4 e 5 polegadas !
Valeu ! Obrigado pelas informações !