Olá! Para medir o aterramento hoje utilizamos o Amperímetro. Desconectamos o cabo terra que entra na residência e isolamos o cabo Nu das 3 hastes. Ligamos uma fase (com disjuntor) na haste. Medimos a corrente. Aí pela Lei de Ohms R=V/I Vale lembrar que a fase foi medida antes de ser conectada à haste.
Nó, vc tirou todas as minhas dúvidas, utizo aterramento da Cemig para aterrar fotovoltaica e chuveiro e estava com está dúvida, valeu, agora voltarei a dormir
Fala André, blz? Estou com uma dúvida cruel, o padrão de entrada da minha casa é monofásica, pra alterar para bifásica é apenas incluir mais um fio e trocar o disjuntor, claro, além de solicitar a alteração da Cia de fornecimento de energia?
e nos tempos de hoje ainda tem gente que diz que pode ligar o terra no ferro do pilar mais proximo que como e fincado no chão já esta aterrando kkkk muito bom o video!
Essa CEMIG é super cara!UMA DAS ENERGIA MAIS CARAS DO MUNDO! -Consumo de 234kwh -Preço kwh 1,0568 REAIS -TAXA ILUMINAÇÃO 34,78 -BANDEIRA Verm. 31,31 -TOTAL A PAGAR : 313,38 REAIS.
Valeu! Matou minha duvida! Mas caí em outro problema... na minha região não tem nenhum eletricista realmente qualificado que siga a NBR e que possua um terrometro para fazer essa medição.
André costumo aterrar uma haste ou mais e mandar para o qdc ,para mim é um sistema TT , já me disseram que o terra fica fultuando e ai ?????.Parabéns seu trabalho è excelente.
Fala André! Estou me atualizando na área e tenho acompanhado muito seus vídeos e achei esse. Muito simplificado e eficaz. Valeu pelas dicas, são imprescindíveis para toda dúvida que surja ou para aprendizado.
Sou de Fortaleza-Ce, aqui a concessionária é a Enel, e a responsabilidade de fixar o quadro e instalar a haste de aterramento é do proprietário, com isso geralmente o aterramento não é eficaz por muitas vezes o valor da resistência medida não ser menor que 5 ohms e a concessionária não fazer nem exigir uma medição da eficácia, então sempre recomendo ao cliente usar um sistema TT (aterramento independente da concessionária) eficaz e dividiria para todos os aparelhos da residência.
Aqui em São Paulo a Enel não deixa o terra ser utilizado, o aterramento dela é somente para o neutro, no padrão novo, assim deixaram na minha residência então tive que fazer o aterramento de uma haste na garagem a três metros de distância do padrão de entrada
Muito bom o vídeo, aquele aterramento que fazemos com a hastea tem que ser os 2,80mts que a hastea mede. Porque tem gente que corta as vezes chega deixar com um metro só.
Fabio Fialho o correto eu utilizar a haste por completo, sem cortar a mesma. Quanto maior a haste, maior a area de contato com a terra e maiores sao as chances de um aterramento eficiente.
Fiz eletrica residencial em 1999 e trabalho na área predial e fiz industrial todos dois professores técnicos eletricistas não me recomendaram usar o neutro terra sempre independente bom final de semana
André! Boa noite, mas uma vez o tabu dos aterramentos ,agora te digo na ausência do aterrômetro há outra maneira de achar resistência próxima de zero,com algum outro aparelho mais prático.
Também eu tava na dúvida esclarecida agora, obrigado pela informação!
Год назад
Excelente aula. Parabéns André. Fiquei fã da Engehall. Pode me esclarecer uma dúvida? É possível (e seguro) em uma instalação elétrica que está sendo toda renovada, com inclusão de QDC, aterramento próprio no terreno (pois a residência não possuía nada disso), é possível que se tenha aterramento nas tomadas da casa sendo que o eletricista só passou os fios fase e neutro ou é obrigatório que o fio verde de aterramento chegue a cada uma das tomadas?
Fala André! Beleza? Minha duvida é: - No caso de um aterramento tipo TT, qual é o melhor lugar para posicionar a haste de aterramento em uma instalação? - No caso de utilizar mais de uma haste, qual a distancia minima entre elas? - E qual a distancia máxima entre minha haste de aterramento e meu QDC (Quadro de Distribuição de Circuitos)? - Posso usar a mesma malha de aterramento de proteção de equipamentos para a de SPDA? Conclui os cursos de Eletricista Profissional e de NR-10... E continuo aprendendo com os videos no canal! ;-)
Fala André blz ,por favor faz um vídeo falando sobre qual a finalidade ou o porque de alguns tipos de disjuntores terem a função TRIP no seu sistema de funcionamento.
André muito bom o vídeo um colega de profissão ou seja um eletricista mim falou uma vez que mesmo se colocar-mós um aterramento separado do aterramento do padrão ele tem que ser interligado no neutro da Cemig que no caso é a nossa consecionaria aqui em minhas caso isso não seja feito uma sobre carga por exemplo o sistema de aterramento não funcionar 100% vc confirma essa ipotese
no caso seria um projeto simples para uma residencia de dois quartos de um pavimento ,mas futuramente pretendo fazer um segundo pavimento de 3 quartos,acredito que esse de 2.4m barra de 1/2 poderá atender, obrigado
Ótimo vídeo parabéns. Quando possível posta mais video sobre padrão de entrada, pq entender essas mormas da Cemig é bem complicado pra quem ta iniciando. Abraços.
FALA MEU JOVEM.. EU FAÇO UMAS COISAS NA ELÉTRICA.... MÁS EU TE PERGUNTO, SE EU ATERRAR O NEUTRO DIRETO, O NEUTRO DA TOMADA ? COM 3 BARRAS E TERRA GEL ?TESTANDO PARA UMA LAMPADA ACENDER ? ISSO DAR CERTO ? FUNCIONA NORMAL UM FREEZER.... ?
Olá, ramal de entrada subterrâneo da CEMIG é esclusivo para cargas acima de 93kva (se não me engano). VocÊ deve consultar a ND-5.1 e/ou 5.2 (atendimento coletivo). Todas as vezes que executei este tipo de padrão a responsabilidade do cliente é até a entrada de energia, ou seja toda a parte no subsolo e subindo no poste, a CEMIG so se responsabiliza de conectar a rede, os cabos de entrada, tubulaçoes tudo é do cliente.
Andre boa noite, valeu pelo vídeo. Tenho outra dúvida sobre curto circuito. Porque as vezes o disjuntor responsável pelo circuito não desarma? O que desarma acaba sendo o superior na hierarquia? Sugestão de vídeo. Obrigado.
⚡ AULA GRATUITA: Como Fazer Uma Instalação Elétrica Completa do Zero, Com Facilidade, Mesmo que Você Não Seja Um Eletricista Profissional:
➽ eletr.co/comentario?CVjkDhCQ1Ug
------
✅ Gostou desse vídeo?
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
✍ Deixe seu comentário
📢 Compartilhe com os amigos
🕵 Siga nossas redes ➽ engehall.com.br/links
- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -
Como fazer o esquema de aterramento TN-S no padrão pré fabricado?
Posso utilizar dps no neutro usando o aterramento do padrão?
Olá! Para medir o aterramento hoje utilizamos o Amperímetro. Desconectamos o cabo terra que entra na residência e isolamos o cabo Nu das 3 hastes. Ligamos uma fase (com disjuntor) na haste.
Medimos a corrente. Aí pela Lei de Ohms R=V/I Vale lembrar que a fase foi medida antes de ser conectada à haste.
Considerando que em uma rua todas as casas estão com o neutro aterrado pra mim esse aterramento funcional do padrão e muito eficiente
Fiquei mais feliz em saber disso. A casa tem aterramento separado. O
Da Cemig ficou para aterramento da foto usina solar e cerca elétrica
Nó, vc tirou todas as minhas dúvidas, utizo aterramento da Cemig para aterrar fotovoltaica e chuveiro e estava com está dúvida, valeu, agora voltarei a dormir
Eu não sabia que era possível usar o aterramento da concessionária acabei fazendo outro. Parabéns pelo vídeo André, tenho aprendido muito.
Fala André, blz? Estou com uma dúvida cruel, o padrão de entrada da minha casa é monofásica, pra alterar para bifásica é apenas incluir mais um fio e trocar o disjuntor, claro, além de solicitar a alteração da Cia de fornecimento de energia?
e nos tempos de hoje ainda tem gente que diz que pode ligar o terra no ferro do pilar mais proximo que como e fincado no chão já esta aterrando kkkk
muito bom o video!
Até que enfim alguém falando algo razoável e lógico aqui na Net. Parabéns pela clareza e amplitude. Quem sabe, sabe!!!
Cara vc é muito top. Show de bola sua explicação
Essa pergunta eu iria fazer tbm, mais enfim tirou minha dúvida
OBRIGADO ANDRÉ VC ME TIROU U.A DUVIDA GRANDE PARABENS PELA EXPLICAÇAO
Essa CEMIG é super cara!UMA DAS ENERGIA MAIS CARAS DO MUNDO!
-Consumo de 234kwh
-Preço kwh 1,0568 REAIS
-TAXA ILUMINAÇÃO 34,78
-BANDEIRA Verm. 31,31
-TOTAL A PAGAR : 313,38 REAIS.
Muito interessante vou reparar se no meu tem, nei dei conta disto muito bem explicado sobre o assunto.
Show de bola já havia falado isso para um cliente mais mesmo assim fiz um aterramento específico pra seu qdc ficou otimo
Tirou minha dúvida
Valeu André, rápido e claro.
NOTA MIL OS SEUS VIDEOS ANDRE
tinha muita dúvida! agora sim ficou show de bola
cara,gosto do seu canal.
faz um vídeo medindo o aterramento.
Quanta simpatia e inteligência em uma pessoa só! Parabéns André!!
Super inscrita nesse canal já!
Conseguir tira minha dúvida, bastante esclarecedor, obrigado!
Obrigado por tudo professor gostei
Valeu! Matou minha duvida! Mas caí em outro problema... na minha região não tem nenhum eletricista realmente qualificado que siga a NBR e que possua um terrometro para fazer essa medição.
Está foi a informação que eu estava presisano obrigado
O neutro do padrão de entrada é aterrado tbm pelo fato de proteger as instalações caso ocorra uma inversão de fase na rede elétrica
André costumo aterrar uma haste ou mais e mandar para o qdc ,para mim é um sistema TT , já me disseram que o terra fica fultuando e ai ?????.Parabéns seu trabalho è excelente.
Boa noite gostei do vídeo parabéns
Fala André!
Estou me atualizando na área e tenho acompanhado muito seus vídeos e achei esse. Muito simplificado e eficaz.
Valeu pelas dicas, são imprescindíveis para toda dúvida que surja ou para aprendizado.
Boa tarde André, eu também tinha esta dúvida, obrigado por esclarecer, abraço amigão
Sou de Fortaleza-Ce, aqui a concessionária é a Enel, e a responsabilidade de fixar o quadro e instalar a haste de aterramento é do proprietário, com isso geralmente o aterramento não é eficaz por muitas vezes o valor da resistência medida não ser menor que 5 ohms e a concessionária não fazer nem exigir uma medição da eficácia, então sempre recomendo ao cliente usar um sistema TT (aterramento independente da concessionária) eficaz e dividiria para todos os aparelhos da residência.
Gostei da resposta . show de bola sua explicação...valeu
André faz um vídeo pra gente,explicando se o eletricista pode ou não usar aparelho odontológico durante o período usual.
boa explicação tirou as minhas duvidas
Aqui em São Paulo a Enel não deixa o terra ser utilizado, o aterramento dela é somente para o neutro, no padrão novo, assim deixaram na minha residência então tive que fazer o aterramento de uma haste na garagem a três metros de distância do padrão de entrada
Ótimo,parabéns!
gosto muito das video aulas
Aqui no sul a CEEE aceita o aterramento no padrão
Muito bem explicado.
Grande video e boa explicação... Mande uma show de bola ⚽ pra galera do estado Tocantins.. Kkk.... Valeu
Muito bom!! Valeu a dica.
Boa tarde muito boa o esclarecimento.
Perfeita explicação
Valeu professor!!
boa explicação. Parabéns rapaz
Muito esclarecedor essa informação. Valeu!
Ótima aula!
Show a aula de hoje.
muito bom esse vídeo tirou minha dúvida e esclareceu bastante muito obrigado e parabéns pelo trabalho...
Valeu André tirou minha dúvida também, obrigado.
Vlw andre!
Obg por tirar essa dúvida.
Oi André bom final de semana é o time Pascual
Ótima explicação e duvida esclarecida. Muito obrigado.
Todos os seus vídeos são excelentes, isso é impressionante....
Muito bom, isso com certeza é uma dica muito importante. Valeu Andres. Qnd abraço..
boa noite gostei da dica obrigado
Dúvida resolvida
Boa noite vc poderia mostrar a montagem do quadro de recebimento de energia
Olá, temos aulas completas no nosso curso de eletricista >www.cursodeeletricista.net/pagina-de-vendas
Andre faz um vídeo dos tipos de terrometro
Bom dia.
Poderia fazer um vídeo sobre a normas da Copel do Paraná
Gostei valeu André pela explicação muito OBRIGADO
Legal estava com essa dúvida e foi esclarecido 👍🏼
Belo vídeo bem explicado
Muito bom o vídeo, aquele aterramento que fazemos com a hastea tem que ser os 2,80mts que a hastea mede. Porque tem gente que corta as vezes chega deixar com um metro só.
Fabio Fialho o correto eu utilizar a haste por completo, sem cortar a mesma. Quanto maior a haste, maior a area de contato com a terra e maiores sao as chances de um aterramento eficiente.
o tamanho normal e 2,40 não sabia q existia maior.so q maior melhor!!
Boa tarde o correto é utilizar inteira.
Muito boa essa explicação.
Fiz eletrica residencial em 1999 e trabalho na área predial e fiz industrial todos dois professores técnicos eletricistas não me recomendaram usar o neutro terra sempre independente bom final de semana
Muito obrigado tirou a minha dúvida sim!
André! Boa noite, mas uma vez o tabu dos aterramentos ,agora te digo na ausência do aterrômetro há outra maneira de achar resistência próxima de zero,com algum outro aparelho mais prático.
Legal gostei to aprendendo bem já
Também eu tava na dúvida esclarecida agora, obrigado pela informação!
Excelente aula. Parabéns André. Fiquei fã da Engehall. Pode me esclarecer uma dúvida? É possível (e seguro) em uma instalação elétrica que está sendo toda renovada, com inclusão de QDC, aterramento próprio no terreno (pois a residência não possuía nada disso), é possível que se tenha aterramento nas tomadas da casa sendo que o eletricista só passou os fios fase e neutro ou é obrigatório que o fio verde de aterramento chegue a cada uma das tomadas?
Fala André! Eu vi esse vídeo semana passada muito bom, amanhã ele fará total diferença pra mim. Canal ajuda muito! Abraço!
Fera🙏 você é fora de sério 👊🏿 explica muito bem 🤘 parabéns 👏👏👏
Excelente explicação, parabéns.
Muito bom,também tinha essa dúvida
Fala André! Beleza?
Minha duvida é:
- No caso de um aterramento tipo TT, qual é o melhor lugar para posicionar a haste de aterramento em uma instalação?
- No caso de utilizar mais de uma haste, qual a distancia minima entre elas?
- E qual a distancia máxima entre minha haste de aterramento e meu QDC (Quadro de Distribuição de Circuitos)?
- Posso usar a mesma malha de aterramento de proteção de equipamentos para a de SPDA?
Conclui os cursos de Eletricista Profissional e de NR-10... E continuo aprendendo com os videos no canal!
;-)
Eu quase sempre usei o aterramento do padrão e nunca tive problemas não
André nota 10 como sempre.
O aterramento do neutro no padrão, vc faz antes ou depois de passar pelo medidor?
muito bom esse comentário
Fala André blz ,por favor faz um vídeo falando sobre qual a finalidade ou o porque de alguns tipos de disjuntores terem a função TRIP no seu sistema de funcionamento.
Olá Welton Soares, obrigado pelo dica.
Boa explicação nata mil seus vídeos
Parabéns pelos vídeos descontraídos e muito bem explicados
Boa esplicação.
Valeu pela dica
André muito bom o vídeo um colega de profissão ou seja um eletricista mim falou uma vez que mesmo se colocar-mós um aterramento separado do aterramento do padrão ele tem que ser interligado no neutro da Cemig que no caso é a nossa consecionaria aqui em minhas caso isso não seja feito uma sobre carga por exemplo o sistema de aterramento não funcionar 100% vc confirma essa ipotese
Valeu, muito obrigado
Boa noite André, estou fazendo minha casa e quero fazer o TN-S.
Moro em Biguaçu, SC.
no caso seria um projeto simples para uma residencia de dois quartos de um pavimento ,mas futuramente pretendo fazer um segundo pavimento de 3 quartos,acredito que esse de 2.4m barra de 1/2 poderá atender, obrigado
Eu estou usando a saída que a Cemig deixou, meu eletricista disse para não usar nenhum, eu estou usando
muito boa explicação
Ótimo vídeo parabéns. Quando possível posta mais video sobre padrão de entrada, pq entender essas mormas da Cemig é bem complicado pra quem ta iniciando. Abraços.
André existe a possibilidade de vc fazer um vídeo sobre instrumentos de medição de aterramento?
valeu, informação impotante.
André gostaria de saber mais a fundo sobre IDR ,DR ,DDR
FALA MEU JOVEM.. EU FAÇO UMAS COISAS NA ELÉTRICA.... MÁS EU TE PERGUNTO, SE EU ATERRAR O NEUTRO DIRETO, O NEUTRO DA TOMADA ? COM 3 BARRAS E TERRA GEL ?TESTANDO PARA UMA LAMPADA ACENDER ? ISSO DAR CERTO ? FUNCIONA NORMAL UM FREEZER.... ?
Muito bom parabéns.
Era uma dúvida minha tambem!
Valeu, ótimo vídeo.
Pode juntar o ateramento de dois padrão e fazer um co?
Muito obrigado!
André, por favor faz um vídeo sobre ramal de entrada subterrâneo padrão Cemig, quais são as responsabilidades do eletricista e oq é da Cemig, e etc...
Olá, ramal de entrada subterrâneo da CEMIG é esclusivo para cargas acima de 93kva (se não me engano). VocÊ deve consultar a ND-5.1 e/ou 5.2 (atendimento coletivo). Todas as vezes que executei este tipo de padrão a responsabilidade do cliente é até a entrada de energia, ou seja toda a parte no subsolo e subindo no poste, a CEMIG so se responsabiliza de conectar a rede, os cabos de entrada, tubulaçoes tudo é do cliente.
ah ok... muito obrigado!! nunca fiz esse tipo de serviço e não sei como fazer a infraestrutura quando essa oportunidade chegar kk
Andre boa noite, valeu pelo vídeo. Tenho outra dúvida sobre curto circuito. Porque as vezes o disjuntor responsável pelo circuito não desarma? O que desarma acaba sendo o superior na hierarquia? Sugestão de vídeo. Obrigado.
Boa tarde Andre!, eu prefiro o sistema de aterramento TT, acho mais pratico e seguro. vc concorda Andre
entendi obrigada.