Minha interpretacao dessa frase é que quando depois de tentarmos o suicidio, ai sim vc é capaz de fazer qualquer coisa, ja que perdeu o senso de preservacao propria, vira um kamikaze.
@@balacobaco9317 é só a lógica queu cheguei cara, relaxa nao to querendo ser o dono da verdade, é só minha interpretacao, se tiver outra manero, fala ai✌🏻
“Somos os filhos do meio da história, sem lugar e posição, não temos grandes guerras e nem grandes depressões, nossa guerra é espiritual, nossa depressão são nossas vidas, crescemos assistindo televisão achando que um dia nos tornaríamos milionários, deuses do cinema ou estrela do rock mas nós não somos, e estamos muito muito revoltados”
"O mundo de chumbo nos mantém firmes, e estamos acorrentados, despedaçados, vazios, assustados, eternamente acorrentados a esse bloco de mármore do Ser ... e nós - nós somos os macacos de um Deus frio.” Karl Marx, 1837.
@@osvaldodaluz1887 Não sei que guerra irmão, se a guerra for ver pessoas idiotas igual você achando que tá fazendo alguma diferença militando e digitando baboseiras em redes socias, esquece.
Fui assistir o filme achando que era apenas sobre brigas de rua ou algo genérico no estilo final fight, e acabo me deparando com algo totalmente diferente, nossa verdadeira luta é com nós mesmos, nós somos nossa depressão, as vezes perder a expectativa é libertador, para ficarmos livres precisaríamos perder tudo...
Clube da Luta foi ofuscado por Matrix e Sexto Sentido, os três filmes foram lançados em 1999. Cheguei a ver um vídeo uma vez de uma crítica sobre CdL que falavam isso, em 1999 só se falava sobre Matrix. Três grandes filmes!
Em 1999 também foram lançadas Três Reis e Quero ser John Malkovich outros dois filmes fodas e que tem uma pegada que em muitos pontos se assemelha a Clube da Luta. 99 foi um ano foda pro cinema!
Só achei sacanagem não ter indicações a melhor filme, melhor ator (Edward Norton) e melhor ator coadjuvante (Brad Pitt), mereciam pelo menos indicações.
Clube da luta é um dos meus filmes favoritos. Perdi as contas de quantas vezes assisti e me deleito com o quanto me identifico com o vazio existencial do personagem de Edward Norton.
Seloco, esse filme fez minha cabeça fritar, tive que recorrer ao RUclips pra entender, poucos filmes faz a gente explorar o conhecimento igual esse. Indo assistir novamente kkkkkkkk
Se vc gosta de matrix da uma olhada no canal do elegante ele tem uma odisseia dissecando matrix ( os 3 filmes ) e o animatrix e é muito bom da uma olhada lá
1ª regra: não há regra. 2ª regra: não fale a ninguém sobre a primeira regra. 3ª regra: se falar para alguém sobre a primeira regra, então fale para ele sobre as outras regras. Estou repassando as regras. Agora é com vocês.
Cara, o Tyler proibe que o narrador(Norton) converse com a Marla sobre ele (o Tyler). Tem um momento que o narrador está na cozinha, o Tyler no porão, e a Marla chega. Ocorre um diálogo no qual os tres participam. Se você assistir outra vez, ignorando as falas do Narrador, o sentido do diálogo muda. Se vc assistir novamente, agora ignorando as falas do Tyler, o diálogo tem um terceiro sentido. Genial!
Teve 25 horas que é um baita filme. Norton certamente é um dos atores mais subestimados do cinema. E ele merecia o Oscar por A outra história americana.
Esse está salvo no meu HD dos melhores filmes da história. Só achei injusto agora saber que o Edward Norton ganhou 15 milhões de dólares menos que o Brad Pitt. O narrador só se ferra o filme todo kkkkk.
Cara, eu sou estudante de psicologia e assisti esse filme para a realização de um projeto (tudo bem, que no fim das contas mudei), e eu simplesmente sou apaixonada por clube da luta e sua avaliação é perfeita. Como estudante de psico, amei ouvir tudo isso ♡
Quando eu vi, a quase 20 anos atrás, eu não tinha me dado conta dos sinais. Tomei um baita susto quando a identidade dele ficou bem clara pra mim. Muito bom!
Assistí há 20 anos. Fita alugada. Ainda era videocassete. Meio sonolento. O início do filme já começou a me dar uns uppercuts no estômago. Acordei de imediato. Acho que não dormí até hoje. Decididamente instigante. Recomendo muito. Muda seu olhar sobre a vida!!!
@@giovanasilva4175 Talvez prefira continuar envelhecendo e engordando com pena de você mesma, ao invés de sair e lutar (premissa do filme). Fazer o quê né?! Cada um na sua. É o que todos deveriam fazer. Ao invés de ficar dando palpite na opinião alheia!!!
Tenho problema de insônia,e certa noite eu já tina passado duas noites sem dormir e decidi assistir esse filme que eu tanto já quis ver e cara,FOI TERAPÊUTICO Hoje não sofro mais de insônia ASSISTA ESSE FILME TARDE DA NOITE!!! Melhor hora para assistir
Esse filme é realmente genial até na parte que o narrador não fuma no começo somente o Tyler, então depois aparece cenas dele fumando no escritório mostrando que mesmo o seu alter-ego fumando ele tbm começou a fumar pois se viciou em cigarro .
Que análise sensacional, perfeita! Sério, acabei de assistir ao filme e vim ver sua crítica, Otávio, e falo sem nenhuma dúvida: deveria ser obrigatório a todos que assistirem ao filme virem ver esta análise assim que acabarem. Sou estudante de Psicologia e a análise que você fez do id, ego e superego foi brilhante. Minha experiência com o filme foi multiplicada por 10 após assistir este vídeo, gratidão e parabéns pelo trabalho excepcional de sempre!
Esse "Clube da Luta" faz jus ao termo de retrato de uma época, especialmente da masculinidade, o papel do homem na sociedade!!!! Sensacional!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Só queria dizer que eu percebi a imagem mais azul (fria) quando vc falava do narrador e mais amarelada (quente) quando falava do Tyler. Obrigado pelo vídeo, ficou maravilhoso.
Eu vi o Tyler piscando na tela apenas duas vezes. Achei estranho, agora, eu não ter percebido as primeiras, que foram até mais escrachadas. Também me senti muito perspicaz por ter notado ele no aeroporto, mas parece que isso é normal kk
Poderia ser ele gritando e apenas projetando na persona Marla, assim como quando ele pensa que está lutando com o Tyler, quando, na verdade, está sozinho
Quem mais percebeu que quando tá falando do narrador o Otávio põe uma iluminação azul e quando falado do Tyler ele põe uma iluminação laranja que nem no filme? Tá eu acho que todo mundo percebeu isso
Rapaz, esse filme me surpreendeu eu nunca imaginei que o filme tinha uma mensagem tão incrível, pela capa não imaginei(Imaginei muita porrada kkk). Aprendi muito com esse filme todos deveriam assistir, em alguns pontos me pareço com Tyler.
@@marcoswilliamcancoesvc ta tentando convencer a gente disso ou se convencer disso amigão? Vc está falando pra quem? Tem alguém ai? É isso que ele quer que vc pense?
Só uma pequena errata aqui: Em 12:51 você fala sobre um segundo romance que aponta o nome do protagonista como, Sebastian. Porém, a continuação de clube da luta não é um romance, como o primeiro, e sim uma HQ publicada pela editora Dark horse, em 2015. Inclusive, um clube da luta 3, também em quadrinhos, está sendo publicado neste momento nos EUA. Ótimo video, Otávio!
Tu és show cara!!! Falar sobre o Clube da luta foi massa. Filmes como este é o que faz a sétima arte ser tão especial. Pena que atualmente eles não tem essa sensibilidade, será que é culpa da tecnologia com seus efeitos especiais?? É parece que sim... Abraços meu caro e obrigado por nos proporcionar esse prazer de valorizar a verdadeira arte de fazer arte.👏👏👏👏👏
@Yago Carvalho também penso assim o clube da luta é um filme muito "cru" com mensagens pesadas mostrando a dura realidade do jeito que é. Depois de ver o filme senti como um soco no estômago uma redpill digamos assim.
@@kaiquecaldeira continuo morando na praia, nao tenho mais sapatos nem stress, não tive covid, não sei o que está na moda, continuo trabalhando de casa, minha filha vive livre e feliz, e sigo planejando a próxima viagem.
Caramba, sua análise sobre id, ego e superego foi mil vezes melhor do que o do meu professor da Federal!! Suas análises são excelentes, parabéns pelo canal, sou seu seguidor assíduo!
Caramba foi o melhor vídeo de análise desse filme que eu vi até agora, parabéns. Dissecou a história e os caras detalhadamente. Nem tinha notado que até o padre acaba entrando para o clube kkkkk. Clube da luta é foda demais. Um dos meus favoritos.
Assisti pela primeira vez ontem, com minha esposa. Descobrimos o plot muito cedo, infelizmente. Mas ainda assim achamos um ótimo filme. Esses "glitchs" do Tyler aparecendo em algumas cenas, achei que fosse algum bug do monitor a princípio. Percebi que era proposital quando Tyler está cortando os filmes para colocar no projetor do cinema e então ele explica a brincadeira de colocar 1 frame de um filme +18 no meio do rolo do filme original. Só então percebi que aquilo foi proposital.
Eu assisti o filme umas 5 vezes e não entendia direito o porque eu gostava tanto desse filme, com essa avaliação do Otávio agora eu consigo entender melhor.
Seria muito bom se o super 8 fizesse uma análise de Constantine de 2005 com Keanu Reeves, pra mim um filme fantástico e empolgante do começo ao fim...fica a dica!
Vou deixar uma observação muito triste e trágica sobre esse filme que muitos desconhecem ou nem se recordam mais. Quando esse filme lançou no Brasil, e estava em exibição no Shopping Jardins ou Morumbi ( não me recordo ao certo ) um estudante de Medicina do último ano da Santa Casa, Mateus da Meira Costa, entro no banheiro no meio do filme onde se armou com uma Submetralhadora USE e num determinado trecho do filme ( se não me engano em uma das lutas no porão ) ele sobe no palco e descarrega a USE na plateia. Muitas pessoas mortas e outras tantas feridas ou mutiladas. Foi muito triste esse massacre. Foi diagnosticado esquizofrênico e cumpriu longa pena em Taubaté. Hoje parece morar com os pais em Salvador.
Assisti esse filme pela primeira vez agora em 2021. Que bom que não percebi que eram a mesma pessoa teria estragado toda a experiencia. Excelente Filme.
Meu filme favorito! Adorei sua crítica, me fez revisitar várias percepções que eu já tinha esquecido e inclusive descobrir muitas outras. Magnum Opus, é um puta plot twist, surta nossa cabeça e faz a gente ficar se perguntando se é aquilo mesmo que entendemos. 20 anos depois e ainda muito atual, e na verdade poucas obras atuais conseguem competir com essa temática psicológica. Brilhante. Deixei meu like! Valeu
Fight Club é um daqueles filmes que chega ao local sem perder um centímetro dele. O narrador sem nome (Edward Norton) é um trabalhador de escritório insone que vive uma vida materialista. Desde o início o filme comenta a natureza capitalista da sociedade retratando como o consumismo move o mundo, mas é incapaz de dar alívio no final. folhear catálogos de novos furnite para seu apartamento foi o único traço de personalidade do narrador. Para lutar contra suas insônias, ele começa a atender a grupos de apoio. Ao mentir para as pessoas, fingindo que tem condições que não tem, o narrador encontra alívio - a aceitação emocional que encontra nos grupos de apoio é suficiente para permitir que ele durma à noite. A complexidade emocional do personagem não é nada irrealista. David Fincher faz um comentário sutil, mas claro, sobre a natureza das sociedades materialistas onde ninguém realmente se escuta nem se preocupa uns com os outros. O sistema não se preocupa com ninguém, a distância entre as pessoas - especialmente reforçada pela forma como elas funcionam no mundo capitalista - é um grande ponto de conspiração. No entanto, quando o narrador encontra alguém que é um falsificador como ele, ele perde sua fuga emocional - "Sua mentira refletiu minha mentira. De repente, eu não senti nada. Eu não conseguia chorar, então mais uma vez eu não conseguia dormir". Pouco depois de Tyler Durden (Brad Pitt) ser introduzido na história, o personagem principal perde tudo o que ele valorizava. Privado de seus bens, ele procura consolo na companhia de um homem que é o oposto polar do que ele é. Se o narrador é um trabalhador que está muito preocupado com seu condomínio e seu trabalho, Tyler é um fabricante de sabonetes de rodas livres que não poderia se importar menos com todas essas coisas. O contraste entre eles é claro; Tyler recusa qualquer lógica consumista do narrador enquanto faz com que ele veja o quão fútil é o estilo de vida que ele estava levando - "Certo. Nós somos consumidores. Somos os sub-produtos de uma obsessão de estilo de vida". Os personagens aqui retratados são tão diferentes porque um deles é livre, enquanto o outro não é. Tyler, de forma niilista, ajuda o narrador a perceber que sua existência não tem sentido suficiente - algo que é claramente exibido no mundo capitalista - que tudo o que eles podem fazer é desistir de tudo. A autodestruição promovida pelo Clube de Luta é ironicamente o que permite ao narrador - assim como a muitos outros homens frustrados - encontrar consolo em sua vida mundana. Pouco a pouco o narrador está se despojando de suas crenças anteriores sobre o trabalho, sobre o comportamento e o valor das coisas. É interessante notar que o narrador não desiste imediatamente de seu emprego, imaginando como é difícil cortar os laços com o sistema - no entanto, ele eventualmente o faz. Muitos subtópicos são discutidos durante o filme. Vemos o narrador e Tyler, agora vivendo juntos, falando sobre muitas coisas. Eles falam sobre como ambos tiveram um pai ausente, como ambos não tiveram um senso de direção na vida em algum momento e foram instruídos a seguir o senso comum - "Ele diz, 'conseguir um emprego'. Então, eu tenho 25 anos, eu ligo novamente e digo: 'e agora?' Ele diz: 'não sei'. Casar". A natureza do sistema em que vivemos nos diz o que fazer desde o momento em que nascemos, enquanto ambos concordam com isso, eles também concordam que tudo isso é uma grande perda de tempo. É importante notar que ambos não tinham conexões significativas com outras pessoas, especialmente com as mulheres, como comenta Tyler - "Somos uma geração de homens criados por mulheres. Estou me perguntando se outra mulher é realmente a resposta que precisamos". medida que o clube cresce, o filme se aprofunda ainda mais nessas reflexões sobre o que realmente importa na vida - "A publicidade nos faz perseguir carros e roupas, trabalhos que odiamos para poder comprar s**t que não precisamos". Tyler se torna a fonte de inspiração para todos que freqüentam o clube de luta; todos são muito mais parecidos com o narrador, mas estão se esforçando para ser mais como ele. Em algum momento, Tyler decide que o clube é destinado a ser algo maior - o que ele chamaria de Projeto Mayhem. Enquanto o Clube de Combate original era algo mantido como um segredo idealizado para dar algum tipo de liberdade, através da autodestruição, a seus membros, o Projeto Maquiagem trata de declarar uma luta contra o sistema. A consciência coletiva frustrada foi a gota d'água que quebrou as costas do camelo - "Fomos todos criados na televisão para acreditar que um dia seríamos todos milionários, deuses de cinema e estrelas do rock. Mas não seremos. E estamos lentamente aprendendo esse fato. E estamos muito, muito pi***dispostos". No entanto, o narrador começa a ir lentamente contra o que Tyler pretendia fazer - uma espécie de lembrança de um pouco de seu eu passado e uma espécie de respeito pela autoridade da sociedade - e quando isso acontece é o momento em que o filme atinge seu clímax. A genialidade do filme é exibida quando descobrimos que Tyler Durden e o narrador são a mesma pessoa, eles sempre foram a mesma pessoa. Devido a sua saúde mental em declínio e sua vida sem sentido, ele criou um alter-ego - alguém capaz de manifestar tudo o que o
"Clube da Luta" é um dos filmes que me fazem amar cinema.....ótima análise Otávio...descobrir mais coisas que deixam melhor o que jà é muito bom......é supimpa!
Mano, com essa crítica esse filme se tornou realmente perfeito! To pensando cinema de uma maneira bem mais diferente e rica agora. Uau! Obrigado, cara!!!
Assisti ao filme uma dezena de vezes e recentemente li o primeiro livro. É incrível como essa história tem nuances e sempre há mais coisas pra aprender com ela. Uma das melhores que já vi/li.
Galera sou muito fã desse canal, e gostaria de pedir um favor à vocês, vamos fazer muitos pedidos para o Otávio pra fazer um vale crítica do filme porcos e diamantes!!!
Meu sonho é ver o Otávio Uga analisando o filme "O Poderoso Chefão - apenas o primeiro filme da saga" hehehehehehehehe "Deixe a arma, pegue os canolli" frase eterna do cinema !!!!!!!!!!!!
Mais uma ÓTIMA análise... E QUE filme é clube da Luta!!! Adorei a maquiagem no "olho roxo"... e as iluminações durante o vídeo... Curto DEMAIS esse canal, MUITO fera Otávio. Abraço.
Ide, ego e superego- Sigmund Freud Ide: implusos instintivos, paixão, agressividade(satisfação imediata) (Tyler durden) Superego-valores morais (narrador) Ego- parte racional, "juiz", o que a gente mostra aos olhos dos outros, tentando ouvir os dois lados, porém quando é corrompido para um dos lados acontece um desajuste, como é visto no filme, mas de acordo com o filosofo podendo ir para qualquer um dos lados. No caso do filme o ego sumiu equem ficou tomando conta foi o ide Mas quando ele quase morre, dps de uma batida o ego volta
Quando falam sobre esse filme sempre me vem a cabeça quando eles vão em uma clínica de lipoaspiração , pregão a gordura,torram ,e o óleo usam pra fazer sabão e vendem para as mesmas pessoas da clínica, 😂😂😂😂 muito doida essas cenas
EU AMO ESSE FILME. E fico indignada quando vejo as pessoas que se dizem amantes do cinema, o tratando como um filme superestimado , diminuindo a grandeza dele . Vi Clube da Luta a primeira vez , na faculdade . Entrei na sala de vídeo com o filme já passando , então não vi o nome dele , nem tinha levado spoiler. Então, eu fiquei fascinada e apaixonada . Isso foi em 2005 . Sou apaixonada por ele até hoje rsrs
Toda hora q o Otávio falava do Tyler, a câmera ficava mais próxima e as cores estavam mais "quentes". Já, falando do narrador, a câmera está afastada e as cores estão mais "frias". Muito bem, notei pela 3°vez vendo o vídeo
Gosto muito de ver esses vídeos de críticas do Otávio após ver o filme pra pegar as referências ao filme que ele põe nos vídeos. Como nesse, em que em algumas partes, a fotografia tá mais amarelada e em outras, está em seus tons normais.
12:39 Por algum motivo essa parte do vídeo está com a imagem menos saturada, o que acaba sendo interessante já que no próximo corte, aos 12:55, as cores voltam a ficar quentes, justamente quando o Otávio está falando sobre o Tyler.
Essa análise é o momento de regozijo e iluminação do Jack!! Estava esperando desde o vídeo sobre id, ego e super ego curioso sobre qual filme seria e nos comentários alguém disse que seria o Clube da Luta e eu apesar de achar até provável, duvidei, então, você ganhou a aposta, amigo!! Hehe! Não sabia que o filme da várias dicas que eram a mesma pessoa, nunca reparei nas várias vezes que assisti, tirando nas inserções de fração de segundo, legal saber disso e essa explicação sobre o quarto azul e o amarelo, isso só faz a gente amar ainda mais o filme!.. ..>>>==> E essas curiosidades no final também foi muito legal, só não consegui perceber ainda o traje de gordo caindo heheh!! Valeu por outra super análise, Otávio e aquele abraço!! P.S.: Já que a esperança é a última que morre, vou pedir mais uma vez um especial sobre George Romero, o pai do gênero de zumbis!! Pensa aí com carinho pleaaasee!! :))
O Otávio usando o mesmo recurso do filme. Quando fala da parte mais triste a imagem fica com tons mais azulados Quando fala da loucura fica com tons mais quentes Igual a um recurso usado pelo diretor de clube da luta
Olá Otávio, me considero um cinéfilo amador, mas em comparação às análises bem humoradas e perspicazes de sua parte, vejo quer sou apenas um "assistidô di fiumi", pois sou rabugento e falastrão! Há algum tempo, na faculdade, me perguntaram qual o melhor filme brasileiro que já havia assistido (em tempos de central do brasil, auto da compadecida e cidade de deus no auge das discussões) e eu respondo "Limite"! Quase apanhei. Ninguém conhecia. Sempre encarei cinema como algo muito sério. Meu sonho era escrever e dirigir um filme. Hoje sou professor, e escritor de contos e poemas nas horas vagas, com algo publicado. E, depois de conhecer seu canal e o do Getro Guimarães, tenho uma postura mais flexível em relação à arte cinematográfica em geral, era insuportável a experiencia de qualquer pessoa assistir um filme ao meu lado (só para te dar um exemplo, meu pai, fã de western desde criança (quando jovem viu No Tempo das Diligências no cinema, e seu ator preferido não era John Wayne nem Clint Eastewood, mas Randolph Scott) odiou "Shane" (1953 com Alan Ladd), quando assistimos juntos, e nos dias seguintes ficamos de cara amarrado um com o outro). Vejo com significante importância pessoas como você tecerem objetivas abordagens à filmes. E no seu caso, não só nos outros quadros, mas principalmente, no Super Vale Crítica e no impagável Os Peóres Filmes do Bundo, (como você diz), me sinto representado na mídia digital. As análises de Velocipastor, Cinderela Baiana e Cats são incrivelmente engraçadas, contudo, pra superar A Sereia: Lago dos Mortos você, meu caro, vai ter que se esforçar bastante: é só falar a palavra "smili" que todos em casa desatam a rir. Um grande abraço! Na próxima irei sugerir alguns filmes, ok?
"Trabalhamos em empregos que odiamos para comprar porcarias de que não precisamos."
Crítica social
PiNGuiM, essa frase define 90% da sociedade mundial atual. Foda demais!!!
@@claudioantoniosuzukideoliv594 de longe a frase mais marcante do filme.
É só depois que se perde tudo é que está livre pra continuar agir n lembro dkdkdk
@@Guilherme___Gois deixa rolar
“Só depois de perdermos tudo, é que estamos livres para fazer qualquer coisa”.
Tyler Durden
Minha interpretacao dessa frase é que quando depois de tentarmos o suicidio, ai sim vc é capaz de fazer qualquer coisa, ja que perdeu o senso de preservacao propria, vira um kamikaze.
Só o fato de pensar que um dia você vai morrer. Você meio que se desprende de tudo, percebe que nunca foi seu. "Perder tudo"
Seria essa a liberdade?!
@@lucascosta8385 Valeu, vou tentar me matar aqui e já volto.
@@balacobaco9317 é só a lógica queu cheguei cara, relaxa nao to querendo ser o dono da verdade, é só minha interpretacao, se tiver outra manero, fala ai✌🏻
@@lucascosta8385 kkkk n fais sentido
"O Clube da Masturbação também permite bater em grupo ?"
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Ele é um gênio
Não, mas o clube do NoFap não permite bater.
pior que essa foi boa hahaha.
Porta dos Fundos fez o tema
“Somos os filhos do meio da história, sem lugar e posição, não temos grandes guerras e nem grandes depressões, nossa guerra é espiritual, nossa depressão são nossas vidas, crescemos assistindo televisão achando que um dia nos tornaríamos milionários, deuses do cinema ou estrela do rock mas nós não somos, e estamos muito muito revoltados”
Engraçado que quem fala isso é o Brad Pit um dos maiores deuses do cinema da atualidade
"O mundo de chumbo nos mantém firmes, e estamos acorrentados, despedaçados, vazios, assustados, eternamente acorrentados a esse bloco de mármore do Ser ... e nós - nós somos os macacos de um Deus frio.”
Karl Marx, 1837.
Essa frase já está atrasada, agora nós temos uma grande guerra, estamos em plena a ascensão do neofascismo
@@osvaldodaluz1887 Não sei que guerra irmão, se a guerra for ver pessoas idiotas igual você achando que tá fazendo alguma diferença militando e digitando baboseiras em redes socias, esquece.
Pois agora temos a pandemia Tyler.
Fui assistir o filme achando que era apenas sobre brigas de rua ou algo genérico no estilo final fight, e acabo me deparando com algo totalmente diferente, nossa verdadeira luta é com nós mesmos, nós somos nossa depressão, as vezes perder a expectativa é libertador, para ficarmos livres precisaríamos perder tudo...
Eu também achava a mesma coisa 😂
- I Am Mother é bom?
- Porque o Auto Da Compadecida é bom?
- Porque Cidade de Deus é bom?
Auto da compadecida, quero!!!!
Batman O Cavaleiro das Trevas
Up
SIMMMMM
Auto da compadecida!!
Clube da Luta foi ofuscado por Matrix e Sexto Sentido, os três filmes foram lançados em 1999.
Cheguei a ver um vídeo uma vez de uma crítica sobre CdL que falavam isso, em 1999 só se falava sobre Matrix.
Três grandes filmes!
Em 1999 também foram lançadas Três Reis e Quero ser John Malkovich outros dois filmes fodas e que tem uma pegada que em muitos pontos se assemelha a Clube da Luta. 99 foi um ano foda pro cinema!
Só achei sacanagem não ter indicações a melhor filme, melhor ator (Edward Norton) e melhor ator coadjuvante (Brad Pitt), mereciam pelo menos indicações.
Tem um filme de 99 chamado 13º andar, muito bom e que foi ofuscado por Matrix e a história desse é muito parecida com Matrix
Matrix e Clube da Luta igualmente icônicos
Matrix ofuscou também por que foi o filme que revolucionou as produções cinematográfica já feitas no final do século 20.
Clube da luta é um dos meus filmes favoritos. Perdi as contas de quantas vezes assisti e me deleito com o quanto me identifico com o vazio existencial do personagem de Edward Norton.
Procure um psiquiatra
Estou com a mesma sensação moça
e tem vontade de sair se socando e falando sozinha? filme meio bosta kkkkk
@@fecaliro26 tá certo
@Kk É porq o personagem do Narrador é maluco man, qualquer que se identifica com ele precisa de uma ajuda ai kdskdkskdskdks
Seloco, esse filme fez minha cabeça fritar, tive que recorrer ao RUclips pra entender, poucos filmes faz a gente explorar o conhecimento igual esse. Indo assistir novamente kkkkkkkk
Acabei de assistir e minha cabeça deu um nó kkkkk
@@marcusandrade4578 também
@@gusttsolador9760 também
Esse filme precisa ser assistido mais de uma vez, pois são muitos detalhes que passam despercebidos.
Veja ilha do medo meu chapa
Eu acabei de assistir o filme, vim aqui só pra entender mais kkkkkk
EU TBM RSRSRS
Somos 3
@@marcosaraujo2843 yeah bro
Tbm ai jsjsjs
Me encontro na mesma situação ksksks
Agora só tá faltando aquele vídeo sobre o primeiro Matrix 😉👏🏾
Up!!!
Se vc gosta de matrix da uma olhada no canal do elegante ele tem uma odisseia dissecando matrix ( os 3 filmes ) e o animatrix e é muito bom da uma olhada lá
@@DowJonesOfficial vlw mano mas eu já maratonei todos os vídeos sobre Matrix do canal elegante 😁
@@eder2828 as analises dele são mt boas! forte abç
up
1ª regra: não há regra.
2ª regra: não fale a ninguém sobre a primeira regra.
3ª regra: se falar para alguém sobre a primeira regra, então fale para ele sobre as outras regras.
Estou repassando as regras.
Agora é com vocês.
Tá errado man
@@ygorfenandes1478 humor e piadas
*Não está errado!* apenas humor e piadas que pra ti, não teve graça.
Piores filmes do mundo: Dragon ball evolution !
Super vale crítica: o iluminado e o enigma de outro mundo !
Up , pelo enigma de outro mundo
UP
cidade de deus
Up
up pelo dragonlixo evolixo KKK…
Podia ter um quadro de “filmes que você precisa ver”
Cara, o Tyler proibe que o narrador(Norton) converse com a Marla sobre ele (o Tyler). Tem um momento que o narrador está na cozinha, o Tyler no porão, e a Marla chega. Ocorre um diálogo no qual os tres participam. Se você assistir outra vez, ignorando as falas do Narrador, o sentido do diálogo muda. Se vc assistir novamente, agora ignorando as falas do Tyler, o diálogo tem um terceiro sentido. Genial!
Pode explicar melhor ?
@Sam Lowry falou muito e falou bosta
q?
Eu percebi essa mudança que vc falou @Sam Lowry, é uma pena que quando assisti já conhecia o plot twist do filme.
Eu assisti uma vez e fiquei super confuso com o filme, detalhes assim passam muito despercebido.
Edward norton no auge da carreira! Teve grandes atuações também em DUAS FACES DE UM CRIME e A OUTRA HISTÓRIA AMERICANA.
PlinioMateus87 Duas faces de um crime é SENSACIONAL.
Baita ator
Obrigado pelas dicas
Eu gosto dele em O despertar de uma paixão também, atuação impecável
Teve 25 horas que é um baita filme. Norton certamente é um dos atores mais subestimados do cinema. E ele merecia o Oscar por A outra história americana.
Esse está salvo no meu HD dos melhores filmes da história. Só achei injusto agora saber que o Edward Norton ganhou 15 milhões de dólares menos que o Brad Pitt. O narrador só se ferra o filme todo kkkkk.
Sério que tu se preocupa com os milhões a mesmo de algum!?🤔🤦
Porque na época o Pitt já era um ator mundialmente conhecido enquanto o Norton não
Norton era o ator principal e o Brad Pitt o coadjuvante, ne? Eles mereciam uma indicação ao Oscar por esse filme, foram incríveis.
vdd
Porra. O orçamento foi só pro cachê do Tyler kk
Otávio é muito audacioso em... quebrou as duas primeiras regras logo de cara. Hahaha
Cara, eu sou estudante de psicologia e assisti esse filme para a realização de um projeto (tudo bem, que no fim das contas mudei), e eu simplesmente sou apaixonada por clube da luta e sua avaliação é perfeita.
Como estudante de psico, amei ouvir tudo isso ♡
Quando eu vi, a quase 20 anos atrás, eu não tinha me dado conta dos sinais. Tomei um baita susto quando a identidade dele ficou bem clara pra mim. Muito bom!
Assistí há 20 anos. Fita alugada. Ainda era videocassete. Meio sonolento. O início do filme já começou a me dar uns uppercuts no estômago. Acordei de imediato. Acho que não dormí até hoje. Decididamente instigante. Recomendo muito. Muda seu olhar sobre a vida!!!
Isso que todos os filmes deveriam fazer ne amigo.
Quando acebei de ver a esse filme na casa da minha irmã, saí pra rua procurando briga... kkkk mas era noite e não tinha ninguém na rua... kkk filmaço
Puta filme foda. Meu único arrependimento e não tê-lo visto no cinema na época.
Nao muda nada
@@giovanasilva4175 Talvez prefira continuar envelhecendo e engordando com pena de você mesma, ao invés de sair e lutar (premissa do filme). Fazer o quê né?! Cada um na sua. É o que todos deveriam fazer. Ao invés de ficar dando palpite na opinião alheia!!!
Tenho problema de insônia,e certa noite eu já tina passado duas noites sem dormir e decidi assistir esse filme que eu tanto já quis ver e cara,FOI TERAPÊUTICO
Hoje não sofro mais de insônia
ASSISTA ESSE FILME TARDE DA NOITE!!!
Melhor hora para assistir
Podia fazer um sobre Seven - os sete crimes capitais
Esse é um super filme!
"os 7 pecados capitais"
Sim sim! outro filme que uso para referencia do meu projeto!
@@QRCode01 Não e assim, ela esta certa
Up
Esse filme é realmente genial até na parte que o narrador não fuma no começo somente o Tyler, então depois aparece cenas dele fumando no escritório mostrando que mesmo o seu alter-ego fumando ele tbm começou a fumar pois se viciou em cigarro .
O filme quando foi lançado estava muito a frente do tempo, merecia vários Oscar
MELHOR FILME DE TODOS OS TEMPOS... DAVID FINCHER SÓ FAZ FILMAÇO! PQP!!!!! *Where is my Mind é um encerramento do caralho*
Melhor diretor para adaptar livros!
O encerramento com where is my mind é minha cena número 1 do cinema de toda a história......
Eu fico impressionado como o Otávio assisti um filme e percebe coisas que eu não perceberia nem se assistisse 1.000 vezes
+1 voto para Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças! Filme foda!
Up!
Cezar Wagenheimer up
Up
Que análise sensacional, perfeita! Sério, acabei de assistir ao filme e vim ver sua crítica, Otávio, e falo sem nenhuma dúvida: deveria ser obrigatório a todos que assistirem ao filme virem ver esta análise assim que acabarem. Sou estudante de Psicologia e a análise que você fez do id, ego e superego foi brilhante. Minha experiência com o filme foi multiplicada por 10 após assistir este vídeo, gratidão e parabéns pelo trabalho excepcional de sempre!
Esse "Clube da Luta" faz jus ao termo de retrato de uma época, especialmente da masculinidade, o papel do homem na sociedade!!!! Sensacional!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Só queria dizer que eu percebi a imagem mais azul (fria) quando vc falava do narrador e mais amarelada (quente) quando falava do Tyler. Obrigado pelo vídeo, ficou maravilhoso.
Eu vi o Tyler piscando na tela apenas duas vezes. Achei estranho, agora, eu não ter percebido as primeiras, que foram até mais escrachadas. Também me senti muito perspicaz por ter notado ele no aeroporto, mas parece que isso é normal kk
Tá parecendo mesmo que tomou um murro no olho, boa caracterização, kkkkk
Ou será que ele tomou um soco e pra disfarçar fez o vídeo do clube da luta e se caracterizou como tal? Kkkkkkk
@@dchellabauru pensei a mesma coisa kkkk
no caso da marla, tem uma cena no restaurante que ela grita e todos olham, ela eu não acho que seja uma criação da cabeça dele
Poderia ser ele gritando e apenas projetando na persona Marla, assim como quando ele pensa que está lutando com o Tyler, quando, na verdade, está sozinho
@@JoaoVictor-lh3mg mas o garçon conversa com ambos
@@miqueiassv-6496 Da no mesmo, é a mesma lógica de quando ele acha que está brigando com Tyler, mas na verdade não estava
"Colar penas na bunda não transforma você em uma galinha"
Tyler Durden
Mas colar no cu transforma
@@Gabriel-jd1bk poético
Gostei da frase de Marla sobre a camisinha ser o sapatinho de Crystal desta geração. Faz todo o sentido
três dias de surra deixam o seu bumbum macio feito uma tábua.
@@uriah._. jkjkjkjkjjj ri muito
Quem mais percebeu que quando tá falando do narrador o Otávio põe uma iluminação azul e quando falado do Tyler ele põe uma iluminação laranja que nem no filme? Tá eu acho que todo mundo percebeu isso
Até comentei sobre isso tbm kkkk
@@douglasribeiro8751 Percebi isso tb, Otavio muito inteligente. Nós somos mais que percebemos.
é mesmooo!! só percebi pq vc falou, parabéns pela percepção
Sim eu percebi kkkkk
Pois é kkkkk brincando com a gente até sem falar.
Grande Otavio vamos lembrar que 99 foi o ano magico do cinema!! Os Filmes que revolucionaram e são imitados ate hoje!!
Faz uma super vale de critica de O Senhor Dos Anéis.
Upzão
Up
Ups infinitos kkkkk
Apoiadooooo
Uou!!
Só faltou falar da interpretação brilhante do Edward Norton!
Faz um sobre "A outra história americana", tbm com brilhante atuação do Norton.
Fiquei feliz por terem escolhido ele para o papel, ele é otimo mas tem poucos filmes na carreira
Rapaz, esse filme me surpreendeu eu nunca imaginei que o filme tinha uma mensagem tão incrível, pela capa não imaginei(Imaginei muita porrada kkk). Aprendi muito com esse filme todos deveriam assistir, em alguns pontos me pareço com Tyler.
Tbm mano
Todos nós temos um pouco de Narrador e Tyler dentro da gente, cabe a nós o quanto vamos deixar transparecer cada um.
Eu assistir achando que fosse porrada, mas foi bem melhor que um filme sobre
@@paulowillianbentessampaio5864 Eu tenho só eu dentro de mim, oq eu penso é tudo eu, n tem ninguém mais dentro de mim
@@marcoswilliamcancoesvc ta tentando convencer a gente disso ou se convencer disso amigão? Vc está falando pra quem? Tem alguém ai? É isso que ele quer que vc pense?
Só uma pequena errata aqui: Em 12:51 você fala sobre um segundo romance que aponta o nome do protagonista como, Sebastian.
Porém, a continuação de clube da luta não é um romance, como o primeiro, e sim uma HQ publicada pela editora Dark horse, em 2015.
Inclusive, um clube da luta 3, também em quadrinhos, está sendo publicado neste momento nos EUA.
Ótimo video, Otávio!
um dos melhores filmes que ja vi, sem sombra de duvida é magnifico, um dos maiores se nao o maior plot twist do cinema
é o meu filme favorito, mas admito que o plot twist de "O sexto sentido" me chocou mais
o plot twist de "O Sexto Sentido" é mais impactante.
@@peripherico verdade, o de Ilha do medo tbm
Tu és show cara!!!
Falar sobre o Clube da luta foi massa.
Filmes como este é o que faz a sétima arte ser tão especial.
Pena que atualmente eles não tem essa sensibilidade, será que é culpa da tecnologia com seus efeitos especiais??
É parece que sim...
Abraços meu caro e obrigado por nos proporcionar esse prazer de valorizar a verdadeira arte de fazer arte.👏👏👏👏👏
@Yago Carvalho também penso assim o clube da luta é um filme muito "cru" com mensagens pesadas mostrando a dura realidade do jeito que é. Depois de ver o filme senti como um soco no estômago uma redpill digamos assim.
Amo esse filme, já tirei muitas lições dele pra minha vida. A principal foi que parei de comprar coisas que eu não preciso e mudei pra praia.
E como anda sua vida nesses tempos de hoje mariana
@@kaiquecaldeira continuo morando na praia, nao tenho mais sapatos nem stress, não tive covid, não sei o que está na moda, continuo trabalhando de casa, minha filha vive livre e feliz, e sigo planejando a próxima viagem.
@@kaiquecaldeira ah, e ainda por cima conheci o hoponopono, e tenho conquistado resultados incríveis! Recomendo muito.
Caramba, sua análise sobre id, ego e superego foi mil vezes melhor do que o do meu professor da Federal!! Suas análises são excelentes, parabéns pelo canal, sou seu seguidor assíduo!
Minha professora de etica na faculdade estava falando sobre esse assunto e a própria nos indicou esse filme
Caramba foi o melhor vídeo de análise desse filme que eu vi até agora, parabéns. Dissecou a história e os caras detalhadamente. Nem tinha notado que até o padre acaba entrando para o clube kkkkk. Clube da luta é foda demais. Um dos meus favoritos.
" como é um filme de 99 você já deve ter visto né!?" Eu indo assistir em 2020...
Foda kkkkkkkkkkkkk
Eu em 2021
Tmj kkkkkkkkkkkkkk..mas assisti primeiro pra depois pegar as referências e explicação melhor.
Eu indo assistir em 2021 E pior, achando q n era tão antigo assim.
2021!!!!
Faz um VALE CRÍTICA do filme: "Sexto Sentido".
otimo filme, com direito a um excelente plot twist
Único filme onde a Mila Jockovich fez uma atuação realmente boa..
@@charlittto kkk vdd.. ela ta no filme "Quinto Elemento".
Kkk nao acredito que fiz essa confusão..
6:50 Gostei da equivalência das cores da fotografia do filme no seu vídeo Otávio! Uma bela de uma alusão ao filme, perceptível aos olhos!
Clube da Luta é meu LIVRO favorito dentre muitos que já li.O filme é incrível,marcou minha vida.
Assisti pela primeira vez ontem, com minha esposa. Descobrimos o plot muito cedo, infelizmente. Mas ainda assim achamos um ótimo filme. Esses "glitchs" do Tyler aparecendo em algumas cenas, achei que fosse algum bug do monitor a princípio. Percebi que era proposital quando Tyler está cortando os filmes para colocar no projetor do cinema e então ele explica a brincadeira de colocar 1 frame de um filme +18 no meio do rolo do filme original. Só então percebi que aquilo foi proposital.
Eu assisti o filme umas 5 vezes e não entendia direito o porque eu gostava tanto desse filme, com essa avaliação do Otávio agora eu consigo entender melhor.
Seria muito bom se o super 8 fizesse uma análise de Constantine de 2005 com Keanu Reeves, pra mim um filme fantástico e empolgante do começo ao fim...fica a dica!
Foda foi nunca ter uma sequência 😭😭😭
ketaaaa
" não deixe o que possui te possuir"
Tem uma teoria de que o clube inteiro são desdobramentos da personalidade do personagem principal. Inclusive a Marla seria o seu lado feminino.
Caralho foda
Fragmentado
Teoria bem sem pé nem cabeça,
Isso já é exagero
Na verdade a teoria diz que é tudo um sonho, o narrador está em coma e o Durdan é o seu eu tentando acorda-lo com o projeto lá devastação
Faz de Magnólia, por favor!! Sabemos que é seu filme favorito, seria muito legal ver através da sua visão completamente "clubista" do filme, haha.
Up
Tom Cruise em sua melhor perfomace
@@danieloliveirafreitas4708 fato!!!
Primeira regra do Super Oito
Nunca esqueça de clicar no gostei
Nunca irei quebra essa regra!
É a primeira coisa que faço
Psiu! Você tá quebrando as duas regras... Uma Regra!
Qualquer coisa na internet: a
Pessoas: gado demais.
Ai cara, como eu queria q vc pudesse se dividir em três pra fazer mais e mais vídeos. To viciado em Super 8.
*Ansioso pelo vale crítica do "AUTO DA COMPARECIDA"!*
Vou deixar uma observação muito triste e trágica sobre esse filme que muitos desconhecem ou nem se recordam mais.
Quando esse filme lançou no Brasil, e estava em exibição no Shopping Jardins ou Morumbi ( não me recordo ao certo ) um estudante de Medicina do último ano da Santa Casa, Mateus da Meira Costa, entro no banheiro no meio do filme onde se armou com uma Submetralhadora USE e num determinado trecho do filme ( se não me engano em uma das lutas no porão ) ele sobe no palco e descarrega a USE na plateia. Muitas pessoas mortas e outras tantas feridas ou mutiladas. Foi muito triste esse massacre.
Foi diagnosticado esquizofrênico e cumpriu longa pena em Taubaté. Hoje parece morar com os pais em Salvador.
Assisti esse filme pela primeira vez agora em 2021. Que bom que não percebi que eram a mesma pessoa teria estragado toda a experiencia. Excelente Filme.
Assisti esse filme 20 vezes, mas depois de tudo que vc apresentou aqui, a próxima vai ser diferente de todas. Obrigado
Imagino usar essas referências na redação do Enem...Análises muito úteis
Meu filme favorito! Adorei sua crítica, me fez revisitar várias percepções que eu já tinha esquecido e inclusive descobrir muitas outras. Magnum Opus, é um puta plot twist, surta nossa cabeça e faz a gente ficar se perguntando se é aquilo mesmo que entendemos.
20 anos depois e ainda muito atual, e na verdade poucas obras atuais conseguem competir com essa temática psicológica. Brilhante.
Deixei meu like! Valeu
Podia fazer sobre o filme Django livre, do grande Tarantino. Uma obra prima:)
Primeira regra sobre o clube nunca fale sobre o clube
Segunda regra do Clube da Luta: Nunca fale sobre o Clube da Luta
Um que com certeza Vale à pena é A Lista de Schindler.
Fight Club é um daqueles filmes que chega ao local sem perder um centímetro dele. O narrador sem nome (Edward Norton) é um trabalhador de escritório insone que vive uma vida materialista. Desde o início o filme comenta a natureza capitalista da sociedade retratando como o consumismo move o mundo, mas é incapaz de dar alívio no final. folhear catálogos de novos furnite para seu apartamento foi o único traço de personalidade do narrador. Para lutar contra suas insônias, ele começa a atender a grupos de apoio. Ao mentir para as pessoas, fingindo que tem condições que não tem, o narrador encontra alívio - a aceitação emocional que encontra nos grupos de apoio é suficiente para permitir que ele durma à noite. A complexidade emocional do personagem não é nada irrealista. David Fincher faz um comentário sutil, mas claro, sobre a natureza das sociedades materialistas onde ninguém realmente se escuta nem se preocupa uns com os outros. O sistema não se preocupa com ninguém, a distância entre as pessoas - especialmente reforçada pela forma como elas funcionam no mundo capitalista - é um grande ponto de conspiração. No entanto, quando o narrador encontra alguém que é um falsificador como ele, ele perde sua fuga emocional - "Sua mentira refletiu minha mentira. De repente, eu não senti nada. Eu não conseguia chorar, então mais uma vez eu não conseguia dormir".
Pouco depois de Tyler Durden (Brad Pitt) ser introduzido na história, o personagem principal perde tudo o que ele valorizava. Privado de seus bens, ele procura consolo na companhia de um homem que é o oposto polar do que ele é. Se o narrador é um trabalhador que está muito preocupado com seu condomínio e seu trabalho, Tyler é um fabricante de sabonetes de rodas livres que não poderia se importar menos com todas essas coisas. O contraste entre eles é claro; Tyler recusa qualquer lógica consumista do narrador enquanto faz com que ele veja o quão fútil é o estilo de vida que ele estava levando - "Certo. Nós somos consumidores. Somos os sub-produtos de uma obsessão de estilo de vida". Os personagens aqui retratados são tão diferentes porque um deles é livre, enquanto o outro não é. Tyler, de forma niilista, ajuda o narrador a perceber que sua existência não tem sentido suficiente - algo que é claramente exibido no mundo capitalista - que tudo o que eles podem fazer é desistir de tudo. A autodestruição promovida pelo Clube de Luta é ironicamente o que permite ao narrador - assim como a muitos outros homens frustrados - encontrar consolo em sua vida mundana. Pouco a pouco o narrador está se despojando de suas crenças anteriores sobre o trabalho, sobre o comportamento e o valor das coisas. É interessante notar que o narrador não desiste imediatamente de seu emprego, imaginando como é difícil cortar os laços com o sistema - no entanto, ele eventualmente o faz.
Muitos subtópicos são discutidos durante o filme. Vemos o narrador e Tyler, agora vivendo juntos, falando sobre muitas coisas. Eles falam sobre como ambos tiveram um pai ausente, como ambos não tiveram um senso de direção na vida em algum momento e foram instruídos a seguir o senso comum - "Ele diz, 'conseguir um emprego'. Então, eu tenho 25 anos, eu ligo novamente e digo: 'e agora?' Ele diz: 'não sei'. Casar". A natureza do sistema em que vivemos nos diz o que fazer desde o momento em que nascemos, enquanto ambos concordam com isso, eles também concordam que tudo isso é uma grande perda de tempo. É importante notar que ambos não tinham conexões significativas com outras pessoas, especialmente com as mulheres, como comenta Tyler - "Somos uma geração de homens criados por mulheres. Estou me perguntando se outra mulher é realmente a resposta que precisamos".
medida que o clube cresce, o filme se aprofunda ainda mais nessas reflexões sobre o que realmente importa na vida - "A publicidade nos faz perseguir carros e roupas, trabalhos que odiamos para poder comprar s**t que não precisamos". Tyler se torna a fonte de inspiração para todos que freqüentam o clube de luta; todos são muito mais parecidos com o narrador, mas estão se esforçando para ser mais como ele. Em algum momento, Tyler decide que o clube é destinado a ser algo maior - o que ele chamaria de Projeto Mayhem. Enquanto o Clube de Combate original era algo mantido como um segredo idealizado para dar algum tipo de liberdade, através da autodestruição, a seus membros, o Projeto Maquiagem trata de declarar uma luta contra o sistema. A consciência coletiva frustrada foi a gota d'água que quebrou as costas do camelo - "Fomos todos criados na televisão para acreditar que um dia seríamos todos milionários, deuses de cinema e estrelas do rock. Mas não seremos. E estamos lentamente aprendendo esse fato. E estamos muito, muito pi***dispostos". No entanto, o narrador começa a ir lentamente contra o que Tyler pretendia fazer - uma espécie de lembrança de um pouco de seu eu passado e uma espécie de respeito pela autoridade da sociedade - e quando isso acontece é o momento em que o filme atinge seu clímax.
A genialidade do filme é exibida quando descobrimos que Tyler Durden e o narrador são a mesma pessoa, eles sempre foram a mesma pessoa. Devido a sua saúde mental em declínio e sua vida sem sentido, ele criou um alter-ego - alguém capaz de manifestar tudo o que o
Não tinha percebido as sutilizas no jogo de cores em cada um dos personagens, sensacional!!!
Eu brigava muito na escola. Aí um professor de Filosofia pediu pra fazer um resumo dele. Ele mudou muito minha adolescência. Obg prof
99 foi um ano complexo.
Fight Club concorreu com muitos filmes acima da.média.
Ótimo vídeo, Otávio !
Parabéns! Há anos faço aulas sobre Clube da Luta e achei, sinceramente, que não veria nada de novo aqui, mas vi! Muito bom!
Que explicação extraordinária!! Esse é um filme que não canso de ver de tempos em tempos. Parabéns pelo dissecamento dessa película maravilhosa!
Otávio faz um Vale Crítica de "Onde Os Fracos Não Tem Vez. Um dos melhores Clássicos que eu já ví.
"Clube da Luta" é um dos filmes que me fazem amar cinema.....ótima análise Otávio...descobrir mais coisas que deixam melhor o que jà é muito bom......é supimpa!
Ficou sensacional, Otávio! Sou fã incondicional do David Fincher e de Fight Club (tanto livro, quanto filme). Melhor vídeo sobre a obra!
Fizeram a escolha de no filme cortar o final do livro mas foi bom até ficou mais impactante.
Mano, com essa crítica esse filme se tornou realmente perfeito! To pensando cinema de uma maneira bem mais diferente e rica agora. Uau! Obrigado, cara!!!
Assisti ao filme uma dezena de vezes e recentemente li o primeiro livro. É incrível como essa história tem nuances e sempre há mais coisas pra aprender com ela. Uma das melhores que já vi/li.
Galera sou muito fã desse canal, e gostaria de pedir um favor à vocês, vamos fazer muitos pedidos para o Otávio pra fazer um vale crítica do filme porcos e diamantes!!!
Eu amo como o Otávio sempre se veste fazendo alusão à cada filme que ele fala. PERFEITO!
Por que '' Pulp Fiction: Tempo de Violência '' é bom?
É horrível pq tem violencia
Ezequiel 25.17
@@GSim035 boaaaaa
Meu sonho é ver o Otávio Uga analisando o filme "O Poderoso Chefão - apenas o primeiro filme da saga" hehehehehehehehe
"Deixe a arma, pegue os canolli" frase eterna do cinema !!!!!!!!!!!!
O que eu mais gostei foi os personagens
Eu sou completamente arriada por esse filme, uma obra prima que dá gosto de ver e rever
Mais uma ÓTIMA análise...
E QUE filme é clube da Luta!!!
Adorei a maquiagem no "olho roxo"... e as iluminações durante o vídeo...
Curto DEMAIS esse canal, MUITO fera Otávio.
Abraço.
Ide, ego e superego- Sigmund Freud
Ide: implusos instintivos, paixão, agressividade(satisfação imediata) (Tyler durden)
Superego-valores morais (narrador)
Ego- parte racional, "juiz", o que a gente mostra aos olhos dos outros, tentando ouvir os dois lados, porém quando é corrompido para um dos lados acontece um desajuste, como é visto no filme, mas de acordo com o filosofo podendo ir para qualquer um dos lados.
No caso do filme o ego sumiu equem ficou tomando conta foi o ide
Mas quando ele quase morre, dps de uma batida o ego volta
O livro também é ótimo, Chuck Palahniuk é um dos meus autores preferidos.
"monstros invisíveis", do Chuck, eh TOTALMENTE PERFEITO. Meu deus que livro impecável
Quando falam sobre esse filme sempre me vem a cabeça quando eles vão em uma clínica de lipoaspiração , pregão a gordura,torram ,e o óleo usam pra fazer sabão e vendem para as mesmas pessoas da clínica, 😂😂😂😂 muito doida essas cenas
scrr fiquei passando mal de nojo nessa cena
@@ylloww e aquele momento em que a bolsa de gordura rasgou no arame farpado, foi muito nojento
@@marcosviniciusfs20 nossa nem fala, nessa hora eu ja tava sentindo o gosto do gorfo na garganta
@@ylloww acredite se quiser, o sabonete que nos usamos para nos limparmos e o sabão em barra são feitos de maneira bem similar
EU AMO ESSE FILME.
E fico indignada quando vejo as pessoas que se dizem amantes do cinema, o tratando como um filme superestimado , diminuindo a grandeza dele .
Vi Clube da Luta a primeira vez , na faculdade . Entrei na sala de vídeo com o filme já passando , então não vi o nome dele , nem tinha levado spoiler. Então, eu fiquei fascinada e apaixonada . Isso foi em 2005 . Sou apaixonada por ele até hoje rsrs
vc tem q ta zoando kkkkkkkk
O melhor que já ví
@@fecaliro26 lógico que não 👍🏻
E porque voce ama todos sao obrigadas a amar? Tonta
@@mav987 tonta só se eu me der ao trabalho de bater boca , só dei minha opinião . Paz .
Toda hora q o Otávio falava do Tyler, a câmera ficava mais próxima e as cores estavam mais "quentes".
Já, falando do narrador, a câmera está afastada e as cores estão mais "frias".
Muito bem, notei pela 3°vez vendo o vídeo
Gosto muito de ver esses vídeos de críticas do Otávio após ver o filme pra pegar as referências ao filme que ele põe nos vídeos. Como nesse, em que em algumas partes, a fotografia tá mais amarelada e em outras, está em seus tons normais.
Faz por que é bom exorcista
Up
Uuuuuuuuuuppp
up
Essa análise merece um Oscar! 😍❤
Cara, como gosto dos seus textos. Parabéns. Os filmes nunca são mais os mesmos após suas análises. Muito bom mesmo!
Clube da Luta é um filme que, assim como Sexto Sentido, você se sente obrigado a assistir uma segunda vez para prestar mais atenção nos detalhes.
AMEIIII, Que tal um sobre Laranja mecânica
12:39 Por algum motivo essa parte do vídeo está com a imagem menos saturada, o que acaba sendo interessante já que no próximo corte, aos 12:55, as cores voltam a ficar quentes, justamente quando o Otávio está falando sobre o Tyler.
O vídeo todo foi assim KKKK uma ótima sacada.
Carai mano, notei isso agr sksksk
Essa análise é o momento de regozijo e iluminação do Jack!! Estava esperando desde o vídeo sobre id, ego e super ego curioso sobre qual filme seria e nos comentários alguém disse que seria o Clube da Luta e eu apesar de achar até provável, duvidei, então, você ganhou a aposta, amigo!! Hehe! Não sabia que o filme da várias dicas que eram a mesma pessoa, nunca reparei nas várias vezes que assisti, tirando nas inserções de fração de segundo, legal saber disso e essa explicação sobre o quarto azul e o amarelo, isso só faz a gente amar ainda mais o filme!.. ..>>>==>
E essas curiosidades no final também foi muito legal, só não consegui perceber ainda o traje de gordo caindo heheh!! Valeu por outra super análise, Otávio e aquele abraço!! P.S.: Já que a esperança é a última que morre, vou pedir mais uma vez um especial sobre George Romero, o pai do gênero de zumbis!! Pensa aí com carinho pleaaasee!! :))
O Otávio usando o mesmo recurso do filme.
Quando fala da parte mais triste a imagem fica com tons mais azulados
Quando fala da loucura fica com tons mais quentes
Igual a um recurso usado pelo diretor de clube da luta
Olá Otávio, me considero um cinéfilo amador, mas em comparação às análises bem humoradas e perspicazes de sua parte, vejo quer sou apenas um "assistidô di fiumi", pois sou rabugento e falastrão! Há algum tempo, na faculdade, me perguntaram qual o melhor filme brasileiro que já havia assistido (em tempos de central do brasil, auto da compadecida e cidade de deus no auge das discussões) e eu respondo "Limite"! Quase apanhei. Ninguém conhecia. Sempre encarei cinema como algo muito sério. Meu sonho era escrever e dirigir um filme. Hoje sou professor, e escritor de contos e poemas nas horas vagas, com algo publicado. E, depois de conhecer seu canal e o do Getro Guimarães, tenho uma postura mais flexível em relação à arte cinematográfica em geral, era insuportável a experiencia de qualquer pessoa assistir um filme ao meu lado (só para te dar um exemplo, meu pai, fã de western desde criança (quando jovem viu No Tempo das Diligências no cinema, e seu ator preferido não era John Wayne nem Clint Eastewood, mas Randolph Scott) odiou "Shane" (1953 com Alan Ladd), quando assistimos juntos, e nos dias seguintes ficamos de cara amarrado um com o outro). Vejo com significante importância pessoas como você tecerem objetivas abordagens à filmes. E no seu caso, não só nos outros quadros, mas principalmente, no Super Vale Crítica e no impagável Os Peóres Filmes do Bundo, (como você diz), me sinto representado na mídia digital. As análises de Velocipastor, Cinderela Baiana e Cats são incrivelmente engraçadas, contudo, pra superar A Sereia: Lago dos Mortos você, meu caro, vai ter que se esforçar bastante: é só falar a palavra "smili" que todos em casa desatam a rir. Um grande abraço! Na próxima irei sugerir alguns filmes, ok?
Quando ele falou que ia ter spoiler, não imaginei que séria do final com plot twist tbm 😔