ANÁLISE de SILENT HILL: THE SHORT MESSAGE

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 21 авг 2024
  • O novo jogo da saga Silent Hill é o próximo game a ser analisado no Clube Ludum. Como sempre, uma análise breve e objetiva.
    O método de análise consiste em explanar sobre os principais pontos do jogo de maneira resumida e objetiva para que se tenha conhecimento do que o game se trata.

Комментарии • 4

  • @jottalovegames
    @jottalovegames 5 месяцев назад +1

    Analise muito oxi como sempre. Mas acho que foi a mais positiva que vi, de longe. A fanbase no geral achou bem fraco como silent hill, além de ser mais um SH que não tem Silent Hill em lugar algumj.hehe
    Mas de graça vale e ao menos é jogvél, diferente do fiasco que foi o AH ascencion. ja resgatei na PSN, só falta arrumar um PS5 pra jogar!hehe

    • @clubeludum
      @clubeludum  5 месяцев назад +1

      Fico feliz que tenha gostado da análise! Muito ôxi!! 😁
      Pois é, eu na maioria das vezes tento ver o lado bom do jogo e, é claro, criticar o que tem que ser criticado. Obviamente que se fosse um game maior, daria para desenvolver muito mais coisa e deixá-lo bem melhor, porém, a proposta de Short Message claramente é outra.
      Quanto a questão "um SH que não tem Silent Hill em lugar algum", isto já foi abordado em SH4 e no Homecoming, por exemplo. Então a meu ver isto não é um problema, até porque o Short Message dá os indícios de que coisas estranhas acontecem em outros lugares e não apenas na cidade de Silent Hill.
      Eu sei que é algo complicado, pois o título da saga é o nome da cidade então sempre associamos, contudo, creio que é interessante expandir a saga, assim como acontece em Resident Evil, por exemplo.
      Enfim, Short Message é parecido com o Shattered Memories em termos de jogabilidade no fim das contas, mas bem menor evidentemente. Quando tiver a oportunidade jogue porque é bem macabro o game. Tem uma parte inclusive que ficou na minha mente por uns dias depois que fechei HAHAHAHA!!!!!!!!! Bem horrível.

    • @jottalovegames
      @jottalovegames 5 месяцев назад +1

      @@clubeludum É isso, todos os SH que não são em SH sempre dividiram bastante a fanbase. o 4 tinha o lance de ser um SH forçado pela Konami já que era um projeto pra nova IP mas eles até que contextualizavam bem, tinha o lance do ritual, varias referencias a cidade, referencias que existiam no 2 como a menção ao walter num file do SH2 (tipo o que fizeram com a Ada no RE 2 aproveitando uma menção que existia no 1), além da desculpa de que a cidade do Henry era vizinha. Dai pra frente a serie foi pra mão de estudios ocidentais e só se perdeu. Homecoming tem quem goste ma so problema nem é não ser em SH e sim de tentar repetir o que o 2 fez e ser todo bugado.
      A konami se perdeu com o lore da série. No SH1 a cidade estava sobre a influencia da Alessa, no 2 resolveram criar a ideia da cidade como uma entidade que punia pessoas ruins ou com taumas que seria o conceito usado nos jogos posteriores tirando o Origins e o Shattered Memories (que são os 2 melhorzinhos dos ocidentais pra mim)
      O lance de não ser na cidade até que aturo se o jogo for bom. Shattered memories era, esse feito com parte da equipe original deveria ser tbm, mas vamos ver como vai ficar o remake do 2 e o novo que pelo que vi se passa no japão.
      To com ressalvas mas quero muito jogar o short message. Valeu man, muito oxi pra vc.hehe

    • @clubeludum
      @clubeludum  5 месяцев назад

      Pois é, estas questões sempre dividiram a base de fãs. Não sei se é por simplesmente não gostarem das estórias dos jogos ou porque não compreendem as explicações dos games. Eu particularmente encaro os 4 primeiros jogos como o auge da saga.
      A questão do SH4 na verdade é que ele sempre foi um Silent Hill, inicialmente um spin-off, tanto que o nome original era "Room 302", e que seria diferente dos jogos anteriores, de acordo com declarações do próprio Masashi Tsuboyama e Akira Yamaoka.
      Vejo que o que aconteceu com o SH4 é parecido com o Resident Evil 4, ou seja, um jogo que tentou trazer algo novo, ser diferente, caso contrário, seria mais do mesmo. Basta ver que SH2 e SH3 não são tão diferentes em termos de jogabilidade. Embora suas suas estórias sejam fascinantes, um jogo não é só enredo, né? A sequência tem que inovar em alguma coisa e acredito que SH4 conseguiu fazer isto.
      Sobre ocidentais desenvolverem os jogos da saga, concordo que o terror e a trama mudaram e pecam em alguns aspectos, porém, pelo menos para mim, o Origins e o Homecoming são bons (o problema deste último é ser bugado demais HAHAHA!!!).
      Claramente são enredos que precisam de um refinamento para ficarem no patamar dos 4 primeiros jogos. Bem, uma coisa é certa: depois que a Konami terceirizou o desenvolvimento dos jogos da saga, a coisa começou a decair mesmo, contudo, não acho que são jogos horríveis.
      Infelizmente existe muita desinformação envolvendo a saga Silent Hill, como esta questão aí da cidade ser uma entidade. Sugiro que você assista os vídeos do canal "Robbie, o Coelho" em que muuuuuuitas coisas são esclarecidas.
      Acho que o futuro da saga é promissor. O jeito é torcer para que façam um bom trabalho no remake do SH2 e no Silent Hill f. Muito ôxi!
      Aliás, não acho que o enredo de Short Message seja fraco. Os temas abordados são bastante pertinentes e pesados, coisa que a saga Silent Hill sempre fez.