Todos os pontos apresentados no vídeo. 00:00 Direito de Imagem V.S. Direito da Obra 06:30 Preciso pedir autorização para fotografar na rua? 10:24 Posso vender quadros e prints das fotos que fiz? 12:37 Vou publicar as fotos e agora? 16:40 E se o rosto da pessoa não aparecer na foto? 19:21 Ambiente Público V.S Ambiente Privado 22:45 Qual a Finalidade das suas Fotografias? 28:19 De quem você pode fazer fotos na rua? 24:09 Posso gravar tudo? Posso fotografar tudo? 27:51 Fotografar em Manifestações e atos Públicos 29:55 Fotografar Arquitetura na Fotografia de Rua 33:09 Locais Públicos, Grafites, Artes e Autorizações 37:39 Posso fazer um livro com as fotografias de rua? 41:50 Comercializou, PRECISA DE AUTORIZAÇÃO. 42:26 Tempo de Direito de Imagem e Direito de Obra 44:39 EXISTE MUITA PROTEÇÃO PARA A CRIATIVIDADE 48:03 QUEM É QUE MANDA NA FOTOGRAFIA? 49:41 Respondendo algumas perguntas dos Inscritos 54:07 Mickey em Domínio Público - O que é isso? 56:21 Publiquei uma foto e fui processado - O que fazer? 57:59 Conclusão total sobre Fotografia de Rua e seus Direitos
Sério mesmo, deem um like aqui, só pra que eu tenha idéia de quantos fotógrafos estão irregulares ou ilegais. Pq assim fica realmente difícil, ninguém vai querer assinar sem receber algum. O que limita o meio.
Que vídeo meus amigos, que vídeo! Parabéns por compartilhar todo esse conhecimento. Agregou muito! Algumas coisas eu não sabia e são informações muito importantes! Vlw d+
Este vídeo é uma aula. Parabéns Franzen. Ocorre uma dúvida principalmente para fotógrafos de rua. Onde algumas inspirações são gringas. E sim eles vao vender prints de pessoas locais, grafites. Mas cada pais , Estados possuem leis diferentes. Parabéns pelo vídeo.
Como um viciado em conteúdo de fotografia de rua dos EUA, é brochante saber as diferenças dos dois países. Mas não posso evitar meu vicio em tirar fotos de pessoas aleatórias na rua. Talvez um dia eu faça um site e coloque as fotos lá e colocar um aviso que não encontrei as pessoas e rezar pra não dar nada haha. Tudo pela arte. Mas obrigado pelo vídeo, extremamente esclarecedor.
Sensacional essa vídeo Franzen, sou iniciante em fotografia de rua, aconteceu uma situação chata por esses dias comigo na rua quando estava tirando fotos, agora me sinto mais seguro do que posso ou não fazer.
Essa é a minha preocupação master: queria tirar fotos de pessoas em estado de miséria e hipossuficiência finaceira. Não sabem ler nem escrever, não possuem residência ou contato telefônico. E aí, o que faço? Gravo elas dando autorização?
Respeite a individualidade das pessoas. Focou no indivíduo? Autorização. Comercializou? Contrato. Bom senso é tudo. E sem medo, melhor pedir perdão e apagar a foto, do que não fazer e perder uma fotografia foda por medo. Ótimo video!!
Olá Ricardo! Seu trabalho é incrível cara! Eu gostaria de fazer um livro fotográfico sobre o "Carnaval Carioca" com fotografia inclusive de foliões em seus bloquinhos de rua. Pessoas. Por conta disso eu gostaria demais de ter acesso a um bom contrato, já procurei alguns advogados e nenhum me passou certeza do que estou fazendo. Me recomenda um bom modelo ou alguem para conversar sobre?
Boa hein. Seria legal procurar por um advogado ou algum escritório que seja especialista em Direito de Imagem, Direito de Obra... Fale com a PINC, eles são especialistas em criatividade e o Fellipe é um dos sócios. pinc.com.br
Pra comercializar sem autorização então não pode, artes, quadros esculturas, edifícios, casas ,instituições, pessoas, pets, carros, ...por isso todo site de foto só tem paisagem de grama, árvore e passarinho.....é foda....partiu foto de árvore pública de novo.....
Muito bom conteúdo, gostaria de saber como fica na situação em que o fotografo terceiriza a edição das imagens ou video? São consideradas duas obras distintas a editada e a não?
Atualmente, muitos fotógrafos estão fazendo registros de pessoas treinando corrida e bicicleta nas áreas de lazer, sem pedir autorização e vendendo em sites como Banlek, Foco Radical, Fotop, entre outros... Alguns gostam e compram, outros não. Mas independente disso, sem pedir autorização, esse tipo de trabalho não deveria ser permitido, então?
A pessoa se encontra em local público, então pode ser fotografada. Principalmente quando estiver em prova. Vou trazer um vídeo sobre esses sites de compra e venda de fotos esportivas em breve. Mas sim, é permitido. Mas como tudo, precisamos sempre prestar atenção no que vamos publicar ou colocar a venda.
@@ricardofranzenart vou aguardar esse vídeo. Já tiraram fotos minhas, sem autorização, em momentos de lazer com a minha bike e essas fotos foram comercializadas, nestes 3 sites que eu citei. Não é algo que me incomoda, mas no início foi bem estranho. Por isso a minha dúvida se é permitido comercializar as fotos, mesmo em circunstâncias como essa.
Que nada se a área é pública não há direitos ao não ser se a pessoa vier requerer. Imagina tirar foto de multidão? E como uma imagem na internet se está ali é pra usar!
Pois é se estou em um show e tiro foto minha em uma multidão, para comercializar num quadro....tomo processo da banda e dos mil que apareceram......kkkkkkkk
Olá !! Muito bom o canal ! Posso fotografar uma pessoa em espaço público, sem que ela perceba (distraída), com o intuito de vender a foto para ela mesma ? Caso ela se mostre insatisfeita, apagar a imagem já resolveria o problema ? Obrigada !!
Mas uma pergunta, isso vale para quem é fotografado por um profissional. Mas se for uma pessoa com um celular e vai lá e clicka é a mesma coisa né? A lei vale para ambos?
Ela está no fundo da imagem principal. Ela não é o foco do vídeo. O foco do vídeo sou eu e o Fellipe falando sobre direito de imagem em um local privado a qual as pessoas podem “circular livramente”. A partir do moimento em que o foco do vídeo for ela, ela terá que ceder sua imagem. Pelo contrário, não. Pois ela nao é foco principal do vídeo. É igual meus vídeos de fotografia de rua. Ligo a GoPro e saio gravando toda a cidade, andando com a câmera ligada, falando e fotografando… Como a GoPro está filmando tudo em local público, onde todos os seres tem direito de ir e vir, eu não preciso do direito de imagem de ninguém, pois estou gravando a cidade, o foco é o caminho, as ruas e não as pessoas que estão aparecendo no vídeo.
Eita, complicado...sorte que nunca tive problemas. Mas ficam algumas dúvidas. Foto de celular, selfie, e sai no fundo um casal ou qualquer outra situação, postei, posso postar? Fotos com intuito jornalístico, posso publicar e/ou comercializar? Quanto as obras arquitetônicas, se forem partes da obra que não a identifiquem ela claramente, posso comercializar? A simples exposição, sem intenção de lucro, uma foto com várias pessoas aleatórias, posso? Reforço a pergunta, um evento público, ano novo em Copacabana, show gratuito no aterro, carnaval de rua, tenho que pedir autorização para publicar , imprimir e/ou expor as fotos??? Fico triste porque, dificulta muito a fotografia de rua. Sempre evitei tirar fotos constrangedoras ou de casais(podem não ser um casal)
Todas as perguntas que fez foram respondidas. Mas vamos lá. 1. Qual o intuito da fotografia ou melhor, qual a parte principal da foto? 2. Tudo pode ser publicado, TUDO. Você só precisa prestar atenção no que vai ser comercializado. Com intuito jornalístico DO QUE? 3. Novamente, faço a pergunta: Qual o intuito da fotografia? A fotografia foi feita do que? 4. Se não tem intenção de lucro, pode usar/publicar/expor… Mas precisa prestar atenção no todo. Novamente a pergunta: Qual a intenção da fotografia? 5. Evento público, foto do público… Qual a intenção da fotografia? Sobre o que é a fotografia? Novamente, todas as perguntas que fez estão respondidas no vídeo. É só assistir com calma. (:
@@ricardofranzenart querido, assisti todo o vídeo, com cuidado, mas mesmo assim, dúvidas permaneceram, uma foto de um situação de rua, uma prisão, um acidente, um protesto, com intuito documental/jornalístico, será comercializada... Grandes eventos públicos onde eu exponha fotos... impossível pedir autorização de centenas de pessoas que aparecem na foto... Parte de um prédio, que por si não pode identificar o prédio.... Não é uma crítica Ricardo, não sou hater, mas dúvidas reais que ficaram..... Mas informações que tinha até então é, que o intuito não é a pessoa, posso até vender a foto.... Prédios....até então, achava que não tinha restrições... Fotos documentais e jornaliscas....em público...seriam livres mesmo que eu as vendesse.....
Pois é....duvido que os jornais peçam autorização de todos que aparecem no fundo da imagem passando na rua, de maneira clara que de para reconhecer a mesma.....e não dará em nada.
Burocracia até pra fotos? Nada disso, em um mundo cada vez mais globalizado, com cameras por toda parte, celulares etc, é ridículo querer censurar fotografia em público, e frequentemente materialmebte impossível eliminar certas pessoas das fotos. Eu tenho direito de fotografar tudo que está (dentro do acesso ao) público, ou seja, tudo que meus olhos podem ver em público. Se não quer ser fotografado em público, fique em casa. Exceto para fotos em que os personagens principais são usadas para fins comerciais. E chega de deixar o mundo mais chato. O cidadão é livre para tirar as fotos que quiser em público, não é crime, não incentivem essa tirania. Muitas vezes a fotografia é prova contra os abusos que acontecem. Censurar fotografia em público sim é infringir os direitos do cidadão.
Hahahahhahaha acredito que no caso de um ladrão, ele deixa de possuir muitos direitos pois está roubando o direito de outros. Algo a ser visto, mas acredito que não exista muito direito, principalmente direito de imagem, para um ladrão.
Não. Porque trata-se de um fato de interesse público. Se você faz uma fotografia de um político quando ele está inaugurando uma obra, não tem direito de imagem, porque trata-se de um fato de interesse público. Só um exemplo, ok?
Mas algumas reportagens sobre eventos, já prejudicaram pessoas que não deveriam estar lá, e não ganharam o processo de direito de imagem.....pois é.....kkkkkk
Cara, tenho feito trabalhos usando a Banlek (que é a mesma ideia que a Fotop), porém tenho fotografado algumas turmas de aulas e subido no link para vender aos pais das mesmas fotografadas, e que foram avisados previamente desse ensaio. Eu posso ser processado caso eles entendam que outra pessoa possa acabar adquirindo a foto do filho dela?
Todos os pontos apresentados no vídeo.
00:00 Direito de Imagem V.S. Direito da Obra
06:30 Preciso pedir autorização para fotografar na rua?
10:24 Posso vender quadros e prints das fotos que fiz?
12:37 Vou publicar as fotos e agora?
16:40 E se o rosto da pessoa não aparecer na foto?
19:21 Ambiente Público V.S Ambiente Privado
22:45 Qual a Finalidade das suas Fotografias?
28:19 De quem você pode fazer fotos na rua?
24:09 Posso gravar tudo? Posso fotografar tudo?
27:51 Fotografar em Manifestações e atos Públicos
29:55 Fotografar Arquitetura na Fotografia de Rua
33:09 Locais Públicos, Grafites, Artes e Autorizações
37:39 Posso fazer um livro com as fotografias de rua?
41:50 Comercializou, PRECISA DE AUTORIZAÇÃO.
42:26 Tempo de Direito de Imagem e Direito de Obra
44:39 EXISTE MUITA PROTEÇÃO PARA A CRIATIVIDADE
48:03 QUEM É QUE MANDA NA FOTOGRAFIA?
49:41 Respondendo algumas perguntas dos Inscritos
54:07 Mickey em Domínio Público - O que é isso?
56:21 Publiquei uma foto e fui processado - O que fazer?
57:59 Conclusão total sobre Fotografia de Rua e seus Direitos
Se a pessoa que foi fotografada falecer, e não tiver mais nenhum familiar, a imagem nunca poderá ser utilizada?
@@RauanFellipe A imagem SEMPRE PODE SER UTILIZADA, SEMPRE. Ela só não pode ser vendida sem consentimento, sem autorização. (:
Comecei assistir de manhã, e estou terminando agora. Vídeo mais que necessário.
Caraca que serviço prestado fantástico; você não está de brincadeira em Ricardo!Valeu obrigado pelo conteúdo.
Let’s go irmão. (:
Sério mesmo, deem um like aqui, só pra que eu tenha idéia de quantos fotógrafos estão irregulares ou ilegais. Pq assim fica realmente difícil, ninguém vai querer assinar sem receber algum. O que limita o meio.
Excelente conteúdo e necessário aos profissionais. Parabéns.
Fundamental esse conteúdo 👏🏻
Grande Ricardo... Como sempre um baita conteúdo. Muito obrigado cara, me esclareceu varia dúvidas. Agradecimento também ao entrevistado. Abraço
Deixem o like para que esse belo serviço de utilidade pública chegue a mais pessoas! ❤
Conteúdo riquisimo show demais.
Que vídeo meus amigos, que vídeo! Parabéns por compartilhar todo esse conhecimento. Agregou muito! Algumas coisas eu não sabia e são informações muito importantes! Vlw d+
cara, conteúdo excelente!!! Continua!!!
show de bola! tava esperando esse vídeo pra aliviar a consciência! valeu!
Me livrou de todos os traumas e inseguranças kkk
Vídeo valioso!
Baita conteúdo!
Que conteúdo ❤
Importantissimo! Muito obrigado por trazer esse tema meu querido! Sensacional! 🙌🏼
Agora a gente fica mais tranquilo de fotografar tudo e todos, né não?
cara que conteudo incrivel
Parabéns excelente esclarecimento
Vídeo sensacional, obrigadaaa!
Muito bom, estou começando a fotografar por hobby e tirou as minhas dúvidas perfeitamente. Muito Obrigado.
Este vídeo é uma aula. Parabéns Franzen. Ocorre uma dúvida principalmente para fotógrafos de rua. Onde algumas inspirações são gringas. E sim eles vao vender prints de pessoas locais, grafites. Mas cada pais , Estados possuem leis diferentes. Parabéns pelo vídeo.
Tamojunto!
Obrigado pelo video foi muito esclarecedor!! Gostei muito desse formato, só faltou os @ do Felipe para conhecer melhor o trabalho dele. Abraço!!
Pô verdade né. Perfil do Fê é esse instagram.com/fellipenunesleite
Como um viciado em conteúdo de fotografia de rua dos EUA, é brochante saber as diferenças dos dois países.
Mas não posso evitar meu vicio em tirar fotos de pessoas aleatórias na rua.
Talvez um dia eu faça um site e coloque as fotos lá e colocar um aviso que não encontrei as pessoas e rezar pra não dar nada haha.
Tudo pela arte.
Mas obrigado pelo vídeo, extremamente esclarecedor.
A diferença de lá pra cá é foda. E sobre publicar suas fotos, esse é o de menos. Agora se você vender, aí sim é ruim.
Sensacional essa vídeo Franzen, sou iniciante em fotografia de rua, aconteceu uma situação chata por esses dias comigo na rua quando estava tirando fotos, agora me sinto mais seguro do que posso ou não fazer.
Boa. Agora vai sem medo e com os argumentos corretos.
Toop muita informativo
AHHHHH, vc é um arraso! Muito Obrigada!
Tamojunto
grande Fellipe
Obrigado por isso
Um podcast logo de manhã? Amo!
Delícia de viver.
Excelente conteúdo! Muito esclarecedor
Muito útil essas informações. Parabéns e obrigado.
Tamojunto e bora pra rua fotografar e produzir. (:
@@ricardofranzenart padrinho eu vou tentar, mas acho que não sou muito bom de resenha como você 😁
Quando eu postar, te chamo para ver.
Na lei diz que só há direito de imagem se for para fins ilícitos....comercializar o objeto, foto da pessoa ou estatua...seria ilícito? Não entendi...
Essa é a minha preocupação master: queria tirar fotos de pessoas em estado de miséria e hipossuficiência finaceira. Não sabem ler nem escrever, não possuem residência ou contato telefônico. E aí, o que faço? Gravo elas dando autorização?
Respeite a individualidade das pessoas. Focou no indivíduo? Autorização. Comercializou? Contrato.
Bom senso é tudo. E sem medo, melhor pedir perdão e apagar a foto, do que não fazer e perder uma fotografia foda por medo. Ótimo video!!
EXATO
Peça perdão, não autorização haha
Olá Ricardo! Seu trabalho é incrível cara! Eu gostaria de fazer um livro fotográfico sobre o "Carnaval Carioca" com fotografia inclusive de foliões em seus bloquinhos de rua. Pessoas. Por conta disso eu gostaria demais de ter acesso a um bom contrato, já procurei alguns advogados e nenhum me passou certeza do que estou fazendo. Me recomenda um bom modelo ou alguem para conversar sobre?
Boa hein. Seria legal procurar por um advogado ou algum escritório que seja especialista em Direito de Imagem, Direito de Obra... Fale com a PINC, eles são especialistas em criatividade e o Fellipe é um dos sócios. pinc.com.br
@@ricardofranzenart Excelente, muito obrigado pelo caminho!
brabo.
Pra comercializar sem autorização então não pode, artes, quadros esculturas, edifícios, casas ,instituições, pessoas, pets, carros, ...por isso todo site de foto só tem paisagem de grama, árvore e passarinho.....é foda....partiu foto de árvore pública de novo.....
Muito bom conteúdo, gostaria de saber como fica na situação em que o fotografo terceiriza a edição das imagens ou video? São consideradas duas obras distintas a editada e a não?
isso pode ser decido no contrato. Em tese, a obra acaba sendo dos dois. Mas quem produziu tem mais domínio sobre.
Parabéns!
Atualmente, muitos fotógrafos estão fazendo registros de pessoas treinando corrida e bicicleta nas áreas de lazer, sem pedir autorização e vendendo em sites como Banlek, Foco Radical, Fotop, entre outros... Alguns gostam e compram, outros não. Mas independente disso, sem pedir autorização, esse tipo de trabalho não deveria ser permitido, então?
A pessoa se encontra em local público, então pode ser fotografada. Principalmente quando estiver em prova. Vou trazer um vídeo sobre esses sites de compra e venda de fotos esportivas em breve. Mas sim, é permitido. Mas como tudo, precisamos sempre prestar atenção no que vamos publicar ou colocar a venda.
@@ricardofranzenart vou aguardar esse vídeo. Já tiraram fotos minhas, sem autorização, em momentos de lazer com a minha bike e essas fotos foram comercializadas, nestes 3 sites que eu citei. Não é algo que me incomoda, mas no início foi bem estranho. Por isso a minha dúvida se é permitido comercializar as fotos, mesmo em circunstâncias como essa.
@@omarciolima excelente ponto.
Como havia dito, de acordo com a lei, comercializar, não é fim ilícito...então não ganharia direito de imagem. De acordo com a lei.
Que nada se a área é pública não há direitos ao não ser se a pessoa vier requerer. Imagina tirar foto de multidão? E como uma imagem na internet se está ali é pra usar!
Vai pensando assim que o processo chega logo logo.
Pois é se estou em um show e tiro foto minha em uma multidão, para comercializar num quadro....tomo processo da banda e dos mil que apareceram......kkkkkkkk
Olá !! Muito bom o canal !
Posso fotografar uma pessoa em espaço público, sem que ela perceba (distraída), com o intuito de vender a foto para ela mesma ? Caso ela se mostre insatisfeita, apagar a imagem já resolveria o problema ?
Obrigada !!
Pode sim. (:
Resolve, mas por experiência própria: isso não vai acontecer. Ela vai adorar a fotografia e possivelmente compre. Vai com tudo.
Mas uma pergunta, isso vale para quem é fotografado por um profissional. Mas se for uma pessoa com um celular e vai lá e clicka é a mesma coisa né? A lei vale para ambos?
Vale pra todos, mas no vídeo o Fellipe deixa claro que se você não é fotógrafo, não trabalha com isso ou não tem projeto específico, não se preocupe.
@@ricardofranzenart que bom. Assim é bom.
Como fica o direito da imagem da mulher que aparece com cachorro no seu vídeo?
Ela está no fundo da imagem principal. Ela não é o foco do vídeo. O foco do vídeo sou eu e o Fellipe falando sobre direito de imagem em um local privado a qual as pessoas podem “circular livramente”. A partir do moimento em que o foco do vídeo for ela, ela terá que ceder sua imagem. Pelo contrário, não. Pois ela nao é foco principal do vídeo. É igual meus vídeos de fotografia de rua. Ligo a GoPro e saio gravando toda a cidade, andando com a câmera ligada, falando e fotografando… Como a GoPro está filmando tudo em local público, onde todos os seres tem direito de ir e vir, eu não preciso do direito de imagem de ninguém, pois estou gravando a cidade, o foco é o caminho, as ruas e não as pessoas que estão aparecendo no vídeo.
@@ricardofranzenart Ok obrigado pelo vídeo que esclareceu muitas duvidas.
@@luiss51 tamojunto po. Precisando de algo, só comentar. 🙏🏼🤘🏼
❤❤❤
🤝
Eita, complicado...sorte que nunca tive problemas. Mas ficam algumas dúvidas.
Foto de celular, selfie, e sai no fundo um casal ou qualquer outra situação, postei, posso postar?
Fotos com intuito jornalístico, posso publicar e/ou comercializar?
Quanto as obras arquitetônicas, se forem partes da obra que não a identifiquem ela claramente, posso comercializar?
A simples exposição, sem intenção de lucro, uma foto com várias pessoas aleatórias, posso?
Reforço a pergunta, um evento público, ano novo em Copacabana, show gratuito no aterro, carnaval de rua, tenho que pedir autorização para publicar , imprimir e/ou expor as fotos???
Fico triste porque, dificulta muito a fotografia de rua.
Sempre evitei tirar fotos constrangedoras ou de casais(podem não ser um casal)
Todas as perguntas que fez foram respondidas. Mas vamos lá.
1. Qual o intuito da fotografia ou melhor, qual a parte principal da foto?
2. Tudo pode ser publicado, TUDO. Você só precisa prestar atenção no que vai ser comercializado. Com intuito jornalístico DO QUE?
3. Novamente, faço a pergunta: Qual o intuito da fotografia? A fotografia foi feita do que?
4. Se não tem intenção de lucro, pode usar/publicar/expor… Mas precisa prestar atenção no todo. Novamente a pergunta: Qual a intenção da fotografia?
5. Evento público, foto do público… Qual a intenção da fotografia? Sobre o que é a fotografia?
Novamente, todas as perguntas que fez estão respondidas no vídeo. É só assistir com calma. (:
E assim como a LEI, tudo é para ser interpretado. Por isso reforço aqui a minha pergunta: Qual a intenção da sua fotografia?
@@ricardofranzenart querido, assisti todo o vídeo, com cuidado, mas mesmo assim, dúvidas permaneceram, uma foto de um situação de rua, uma prisão, um acidente, um protesto, com intuito documental/jornalístico, será comercializada...
Grandes eventos públicos onde eu exponha fotos... impossível pedir autorização de centenas de pessoas que aparecem na foto...
Parte de um prédio, que por si não pode identificar o prédio....
Não é uma crítica Ricardo, não sou hater, mas dúvidas reais que ficaram.....
Mas informações que tinha até então é, que o intuito não é a pessoa, posso até vender a foto....
Prédios....até então, achava que não tinha restrições...
Fotos documentais e jornaliscas....em público...seriam livres mesmo que eu as vendesse.....
Pois é....duvido que os jornais peçam autorização de todos que aparecem no fundo da imagem passando na rua, de maneira clara que de para reconhecer a mesma.....e não dará em nada.
Burocracia até pra fotos? Nada disso, em um mundo cada vez mais globalizado, com cameras por toda parte, celulares etc, é ridículo querer censurar fotografia em público, e frequentemente materialmebte impossível eliminar certas pessoas das fotos. Eu tenho direito de fotografar tudo que está (dentro do acesso ao) público, ou seja, tudo que meus olhos podem ver em público. Se não quer ser fotografado em público, fique em casa.
Exceto para fotos em que os personagens principais são usadas para fins comerciais. E chega de deixar o mundo mais chato. O cidadão é livre para tirar as fotos que quiser em público, não é crime, não incentivem essa tirania. Muitas vezes a fotografia é prova contra os abusos que acontecem. Censurar fotografia em público sim é infringir os direitos do cidadão.
claramente não assistiu ao vídeo. Passar bem.
@@ricardofranzenart agora você defini o que eu vi e o que eu não vi também? País atrasado.
@@emerson3853 volte sempre.
Quando um repórter vai fazer a reportagem de um ladrao será que ele soube disso ele vai colocar no pau a rede emissora? 😅😅😂😂
Hahahahhahaha acredito que no caso de um ladrão, ele deixa de possuir muitos direitos pois está roubando o direito de outros. Algo a ser visto, mas acredito que não exista muito direito, principalmente direito de imagem, para um ladrão.
@@ricardofranzenart bom. Eu me pergunto pois sabe como está hoje em dia o mundo.
Não. Porque trata-se de um fato de interesse público.
Se você faz uma fotografia de um político quando ele está inaugurando uma obra, não tem direito de imagem, porque trata-se de um fato de interesse público. Só um exemplo, ok?
@@soninha651 excelente.
Mas algumas reportagens sobre eventos, já prejudicaram pessoas que não deveriam estar lá, e não ganharam o processo de direito de imagem.....pois é.....kkkkkk
Cara, tenho feito trabalhos usando a Banlek (que é a mesma ideia que a Fotop), porém tenho fotografado algumas turmas de aulas e subido no link para vender aos pais das mesmas fotografadas, e que foram avisados previamente desse ensaio. Eu posso ser processado caso eles entendam que outra pessoa possa acabar adquirindo a foto do filho dela?