CASTELO DE LEIRIA | Descida espetacular pelo teleférico

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 9 дек 2024
  • Thanks for watching. Please support our channel: / @366alldays
    Recentemente alvo de intervenções de melhoria, o Castelo está muito bem estruturado, bons acessos e bem recuperado. Subida pelas escadas e passadiços e descida espetacular pelo teleférico.
    O CASTELO
    Guarda no interior das imponentes muralhas vestígios das diversas fases de ocupação, desde a fortaleza militar ao palácio real.
    Desde os primórdios da ocupação humana na Península Ibérica, quando os instrumentos principais eram feitos de pedra, o homem deixou-se encantar por estas paisagens envolventes, entre o mar e a serra!
    Foram vários os reis e rainhas que se deixaram deslumbrar pela paisagem fantástica que é possível observar do topo do morro.
    D. Dinis terá sido o monarca que mais tempo passou em Leiria, juntamente com a sua esposa, a Rainha Santa Isabel, a quem é atribuída a lenda do Milagre das Rosas(1), sendo esta apenas uma das várias histórias que nasceram em Leiria graças a estes reis.
    Vários séculos depois, o Castelo, bem como a cidade, viriam ainda a sofrer danos, com as invasões francesas, ficando quase ao abandono.
    Valeu o esforço da Liga dos Amigos do Castelo e do famoso arquiteto suíço, Ernesto Korrodi, que ali realizaram obras de recuperação e que devolveram a ligação entre este magnífico monumento e a população.
    Em 2021, foram concluídas as obras de requalificação de grande parte do espaço, que permitiram não só valorizar ainda mais a sua riqueza patrimonial e aumentar o seu potencial turístico, como torná-lo mais inclusivo e aberto a todos os cidadãos, através da construção de dois acessos mecânicos (no lado norte e no lado sul), que são de utilização gratuita.
    1 - Reza a lenda que a rainha saiu do Castelo de Leiria, numa manhã de inverno, para distribuir pães pelos mais desfavorecidos. Surpreendida por D. Dinis, que lhe perguntou onde ia e o que levava no regaço, a rainha teria respondido: São rosas, Senhor!. Desconfiado, D. Dinis inquiriu: Rosas, em Janeiro?. D. Isabel expôs então o conteúdo do regaço do seu vestido e nele havia rosas, ao invés dos pães que ocultara.
    LOCALIZAÇÃO
    Rua do Castelo, 2400-235 Leiria
    GPS: 39º44’51.00”N | 8º48’31.00”W
    Como chegar: bit.ly/1YRiSyn
    #viajar #travel #viajes #castelo

Комментарии • 2