"Não me diga adeus", samba batucado, de Luiz Soberano, com Aracy de Almeida, 1948

Поделиться
HTML-код
  • Опубликовано: 2 окт 2024
  • "Não me diga adeus", de Rubem Braga
    "A comissão julgadora botou em primeiro lugar aquela marcha do "Gato na tuba", que aliás é engraçada; porém a vasta plebe reagiu cantando o samba que deveria vencer: "Não me diga adeus". É um samba triste, que a voz de Aracy de Almeida, aquela voz de lavadeira mulata da beira do rio, faz ainda mais lindo e mais triste; bem, mas eu não vou falar do samba porque suponho que a esta altura dos acontecimentos um leitor que ainda não o conhece é um monstro - e não escrevo para os senhores monstros.
    "Pense nos sofrimentos meus" - chora o samba, e se a cruel amada (oh, como andam cruéis as amadas ultimamente!) despreza o sambista, a verdade é que tenho visto, quando um rádio ou vitrola enceta esse samba em qualquer canto do Rio - o barbeiro ficar de navalha suspensa no ar, a mocinha da loja parar o embrulho no meio, a moça da caixa suspirar de olhos no teto, e o grave transeunte, com vergonha de parar, ir andando mais devagarinho... "Não devemos nos separar".
    Aqui não se trata mais de um pedido; é a invocação de uma ordem superior, o triste verbo "dever" não no pobre sentido moral, mas num alto e grave sentido que envolve imperativos de sentimento, cominação de amarguras, sentença de desenganos".
    ***
    ("Não me diga adeus", de Rubem Braga, 1948)
    ("Não me diga adeus", de Luiz Soberano, João Corrêa da Silva e Paquito, com Aracy de Almeida e coro, trompete e trombone, cavaquinho e percussão, Odeon, gravação em 24/10/1947)
    ("Aracy de Almeida", foto, acervo Memórias e histórias das homossexualidades)
    ("Não me diga adeus", selo do disco Odeon 12.826; acervo Genius Lyrics)
    ***
    P.S.: Embora o selo indique "Benedicto Lacerda e seu conjunto", o acompanhamento não pertence ao famoso conjunto do grande flautista, então com Dino no 7 e Meira no 6 cordas.

Комментарии • 2

  • @danielatt1620
    @danielatt1620 2 дня назад +2

    Com certeza esse samba está na minha lista de melhores de todos os tempos.

    • @thiago00ist
      @thiago00ist 13 часов назад +1

      Conheci esse samba ontem, Aracy magnifica como sempre foi.